Embora já tenha sido publicado há quase 1 ano, só descobri agora, e já iniciei minha produção de Ginger Bug. Assistí a vários videos do assunto, mas este vídeo dá de 10 a zero em qualquer outro. Muito bem explicado, muito tranquila apresentação. Vi também o video em que vcs ensinam a fazer a bebida fermentada. Parabéns.
Muito obrigado pelo apoio Maurício, que bom que curtiu o video 🙂 Qualquer dúvida durante o processo de criação dos refrigerantes fermentados, é só perguntar!
@@marcaopimentel Opa Marco, tudo certo? A gente sempre coloca a receita no link na descrição do vídeo, aqui está: www.fermentura.com.br/post/ginger-bug
Acabei de abrir meu refri que fiz com o limão cravo aqui de casa e ficou surpreendente, muito gasoso. Pensei que meu ginger bug não ia dar muito certo, precisei alimentar só uma vez e meu gengibre não era orgânico. Super grata pela aula maravilhosa
💜💜💙💙💜💜 Já sofri 3 incidentes pra abrir garrafas gaseificadas. 1x escorregou da mão e caiu, no tombo a tampa quebrou e sujou até o teto. Outra vez tentei abrir dentro de uma jarra, mas a tampa escapou e levei um banho na cara, me sujei todo, corri pro banho. Outra vez fui usar garrafa de cidra com rolha e a rolha soltou na madrugada, estava dentro do forno e sujou tudo. Pois bem, então pesquisei muito e descobri a técnica que é usada na indústria de cerveja, cuja tecnica é parecida, levedura que fermenta a bebida. A técnica na industria pra evitar espumar durante o envase é manipular a bebida gelada, entre 0 a 4 graus. Fiz aqui, com minha garrafa pet de 1,5L, deixei por 2 horas no congelador e deu certo, abri e não espumou. Eu já tava a 2 dias tentando abrir, e agora descobri o melhor jeito.
Ah sim, isso mesmo, a gente sempre abre os refrigerantes bem gelados mesmo, outra coisa é se possivel usar garrafas Pet, que consegue ir apertando para sentir a pressão. Se for de vidro a gente tenta começar com uma bebida seca sem açucar, e adiciona só 5g de açucar por litro para evitar gaseificar demais.
Sucesso! No quinto dia o líquido ficou rosa e no sexto começaram a surgir as bolhas no fundo da garrafa. Seguindo para o vídeo do Spritzbier, feliz demais. Gratidão à vocês!!
❤❤❤❤❤❤❤❤REFLEXÕES LENDÁRIAS: "QUANDO O AMOR É VERDADEIRO.... A DISTÂNCIA NÃO SEPARA, O TEMPO NÃO ENFRAQUECE E NINGUÉM SUBSTITUI"..... SER FORTE É AMAR ALGUÉM EM SILÊNCIO... SER FORTE É IRRADIAR FELICIDADE QUANDO SE É INFELIZ... SER FORTE É TENTAR PERDOAR ALGUÉM QUE NÃO MERECE PERDÃO... SER FORTE É ESPERAR QUANDO NÃO SE ACREDITA NO RETORNO.... SER FORTE É MANTER SE CALMO EM MOMENTO DE DESESPERO.... SER FORTE É DEMOSTRAR ALEGRIA QUANDO NÃO SE SENTE.... SER FORTE..... É SORRIR QUANDO SE DESEJA CHORAR.... SER FORTE... É FAZER ALGUÉM FELIZ QUANDO SE TEM O CORAÇÃO EM PEDAÇOS... SER FORTE,,,, É CONSOLAR QUANDO SE PRECISA DE CONSOLO.... SER FORTE.... É CALAR QUANDO O IDEAL SERIA GRITAR À TODOS A SUA ANGÚSTIA..... SER FORTE... É ELOGIAR QUANDO SE TEM VONTADE DE MALDIZER..... SER FORTE..... É TER FÉ NAQUILO QUE NÃO SE ACREDITA... POR ISSO, POR MAIS DIFÍCIL QUE SUA VIDA POSSA PARECER: AME-A E SEJA FORTE!... PARABÉNS A TODOS PELAS CONQUISTAS... PARABÉNS A TODOS OS ANIVERSARIANTES DESTE MÊS. PARABÉNS.
Obrigado! O melhor video sobre o assunto. Bem explicado, sem enrolação e com os detalhes e soluções. Comecei a fazer antes de ver este video, estou corrigindo algumas coisas e espero poder tomar meu 1o. refri de gengibre feito em casa. Quando criança tomavamos Gengibirra que compravamos e um tipo de xarope de frutas que misturavamos na água para beber (Capilé).
Aqui em Embu Guaçu - SP tem muito lírio do brejo, é um tipo de gengibre espalhado por toda região. Certeza que colhendo selvagem eu vou garantir as leveduras. Vou experimentar ele cru praver se o gosto é parecido com o gengibre e adaptar a receita com ele.
@@solradiante1471 ainda não, estou sem tempo de colher. Esses dias comprei gengibre convencional, vou arrumar um tempo entre meu kefir e meu kombucha pra fazer um ginger bug
Consegui colher, estou analisando se pode ser usado imediatamente ou se precisa fazer algum processo tipo esperar secar. Acabei de comer umas lasquinhas, tem o gosto e a picancia bem mais suave que o gengibre convencional
iniciei um girger bug ontem somente com gengibre convencional e outro somente com gengibre de lirio do brejo, o de lirio do brejo ja formou gás de ontem pra hoje, mudou completamente o aroma, ele é bem mais perfumado e adocicado, o gengibre convencional começou a fermentar só agora a noite. Amanhã inicio o gingerberr do gengibre do brejo.
Estou chegando aqui agora no canal e estou gostando muito dos vídeos. Preciso de um bom probiótico e acho que neste canal tem.... Uma hora eu acho kkkk Deus abençoe seu canal.
Eu simplesmente amei esse vídeo. O mais completo sobre ginger bug. A minha preocupação era sobre como cuidar dele depois de ser feito. Peguei a dica de trocar os gengibres antigos. Valeu ❤
Vocês são incríveis, aprendendo muito com as dicas e arriscando minhas primeiras receitas. Uma pergunta: dei mole e deixei parado por uns 3 dias e aí começou a ficar seco e vinagrando. Se eu realimentar ele volta ao estado anterior, ou já era pra usar de starter nas bebidas? Valeuu❤
Oi Felipe, valeu pelo apoio! Se avinagrou você pode coar o líquido, descartar o gengibre e uma parte do líquido. Você vai manter mais ou menos 1/3 do pote com o líquido avinagrado (esse vai ser seu starter), e aí adicionar mais água, açúcar e gengibre, continuando as alimentações. Aí antes de avinagrar, quando perceber que tem bolhas no líquido e tem um cheiro frutado do gengibre, pode usar pra fazer seu refrigerante!
Oiiiiiii. Amei o vídeo. Me inscrevi pois quero aprender mais. Sobre ficar gelatinoso, eu fiz um refrigerante de abacaxi e ficou brm gelatinoso, não entendi o motivo, mas agora assistindo este vídeo entendi, mais ou menos né? Rsrsrs. Obrigada por compartilhar. Vou assistir mais vidros de vocês ❤❤
Obrigado pelo apoio Vilma! Pode fazer com casca de abacaxi sim, inclusive tem uma bebida típica norte americana chamada Tepache e que também possui adaptações aqui no Brasil, conhecida como Aluá, que usa justamente a casca do abacaxi como fermento para a bebida, temos um vídeo aqui no canal ensinando a fazer, um pouco antiguinho mas ainda válido kkkk
Fiz a primeira com a metade da receita e não deu certo, agora comprei um vidro maior e hoje é o segundo dia fermentando q é uma belezinha. Obg por dividir o conhecimento.
Você me pediu um feedback, então aí vai: 6o.(sexto dia)- O líquido está entre rosa e marrom claro, o aroma perfumado, o sabor doce e agradável, porém ainda não identifiquei nenhuma bolha ou espuma sequer se formando. O que você recomenda ? Desde já, agradeço !
@@charllesoliveira5817 A fermentação tem naturalmente um cheiro meio ácido e azedinho, mas se ficou com um cheiro muito ruim nos primeiros dias pode ser que tenha ocorrido alguma contaminação, talvez seja melhor descartar mesmo, sanitizar muito bem os potes e utensilios e começar um novo, de preferencia com outra leva de gengibre comprado
Vou para a quarta tentativa.. Tive problemas com mofo, mas não encontrava informações sobre os tipos de mofo.. Descartei e comecei do zero. A minha cidade é muito quente (Cuiabá - MT) e talvez seja interessante alimentar mais vezes. Vou tentas novamente com base nessas informações. Conteúdo de vocês é excelente. Parabéns ❤
Ah sim, como a temperatura pode varias bem o legal é ir experimentando, sempre que não estiver mais doce, pode alimentar de novo. E se estiver muito acido, já pode tirar uma parte e alimentar de novo com mais água.
Irmão, muito bem feito o seu vídeo! Vocês são bem didáticos. Tenho duas dúvidas e agradeço se puder me ajudar: 1 - Caso eu tenha interesse de produzir mais ginger bug, a lógica me diz que posso apenas multiplicas na mesma proporção e utilizar um recipiente maior, correto? A família aqui é grande e todos gostam demais. Não dou conta de comprar pronto para abastecer a casa. rrssss... 2 - Existem pesquisas que demonstram os benefícios à saúde desse processo? Principalmente no que diz respeito ao açúcar, como as reações químicas podem transformar o açúcar e anular os efeitos prejudiciais, etc. Muito grato pelo seu conteúdo. Esse é o tipo de canal que deveria ter milhões de seguidores. Infelizmente não é a realidade da nossa sociedade ainda. Abraço!
Opa, eai! Que bom que você e a familia curtiram o conteúdo e a receita 😀 Então, vamos lá: 1- A resposta é sim, é só você aumentar a proporção de todos os ingredientes em um recipiente maior que vai conseguir produzir em maior quantidade 2- Existem pesquisas sobre isso sim, com a fermentação a maior parte do açúcar é consumido pelas bactérias e leveduras, inclusive é um método utilizado industrialmente em alguns produtos, como laticínios por exemplo, onde é desejado reduzir a quantidade de lactose, já que algumas leveduras específicas consomem essa lactose, que é o açúcar do leite Espero ter ajudado com as dúvidas, forte abraço e bom ano novo!
@@carloscandella2008 Por enquanto é normal, se for só uma pelicola bem provavelmente é só a precipitação de fermento, não é bolor. Se ela começar a ficar peluda ou de outras cores, ai pode ser bolor e precisa ser descartado. Essa precipitação de fermento é bem comum, se ela for gelatinosa pode ser uma colonia de vinagre se formando, nesses dois casos é seguro continuar consumindo.
O meu ficou rosa o meu gengibre e orgânico eu tenho plantado no vaso eu pensei que tinha caído beterraba já que fiz bebida de beterraba fermentada muito obrigado
Meu Ginger bug está amanhecendo com uma nevoazinha branca, porém não fede, tem um cheiro de fermentado, será que estragou, não vejo as bolhinhas, alguém pode esclarecer ???
Olá! É normal da fermentação ter uma pelicula branca em cima ou uns pedacinhos no meio, se não tiver com cheiro ou gosto ruim, pode ficar tranquilo! As bolhas demoram alguns dias para começar a aparecer mesmo
Salve Fermentura ! estou fazendo novamente todo o processo de ginger bug, para posteriormente fazer o refrigerante de gengibre, pois o primeiro falhou, gostaria de saber, por gentileza, se o (fermento biológico em pó) utilizado em pão, seria uma boa opção ? e se ele altera o sabor do mesmo ? para fazer um segundo refrigerante, com menos tempo de espera, e quantos dias é recomendável deixar a garrafa fermentando usando este método do fermento industrial.
Salve Ramon, tudo certo? O fermento biológico utilizado em pão pode ser usado para fazer refrigerantes sim! Ele vai alterar um pouco o sabor, lembrando um pouco o sabor do pão ou da cerveja, mas vai funcionar também. Você pode usar uma quantidade bem pequena do fermento, já que ele é concentrado, e deixar na garrafa fechada e ir apertando diariamente. Quando a garrafa estiver bem durinha, colocar na geladeira e esperar gelar para tomar
Então, pensa que vc tá querendo cultivar um grupo de bactérias probióticas que ficam na casca do gengibre, você quer alimentar todos os dias para elas ficarem fortes, se multiplicarem e predominarem acima de qualquer outra bactéria que tenha no ambiente, para que seja seguro para consumo e para fazer o gás e sabor desejado. Se você esquece de alimentar, é como se você ficasse um dia sem comer, vai ficar fraco e uma hora morre. Se não tiver tempo para alimentar todos os dias ou se não for usar por um tempo, pode deixar na geladeira por até 1 semana, que eles vão "dormir", mas aí depois desse tempo é bom tirar e alimentar de novo
Gostaria de saber se ele precisa ficar no escuro ou pode na claridade. Esta minha grande dúvida que nao achei nem um video que fale sobre o armanezamento. Obrigada
Opa Ana, tudo bem? Não tem problema ficar na claridade não, mas é importante que não fique diretamente no sol, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento do fermento
videos bem didáticos, parabéns. uma duvida, talvez muito leiga, qual melhor forma de armazenar o gengibre para ter sempre e conseguir alimentar o Ginger bug diariamente? Eu mantenho congelado, posso utilizar este mesmo para alimenta-lo? obrigada
Olá Adna, nunca testamos, mas acredito que deve funcionar sim. O problema deve ser usar agua mais acida, deve ser mais lento para fermentar. Já a alcalina não vejo problema, e a iozonizada deve ser até melhor do que a com cloro. Vale o teste sim :D
Não sei se o gostinho de iogurte estragado você se refere ao gosto natural do ginger bug ou se pode ter ocorrido alguma contaminação no seu fermento, pois o normal é ser gostoso de beber
Fala Gustavo, tudo bem? Então, o ideal é ir provando regularmente, se o líquido estiver muito alcoolico ou ácido, já é bom trocar ele, então provavelmente não vai dar tempo de acabar, mas se acabar o procedimento é o mesmo. Em um potinho, é só coar o líquido, pode descartar o gengibre, e separar uma pequena parte desse líquido coado (uns 10%, é só pro starter). Colocar mais água nele, um gengibre novo e açúcar, mexe bem e continua o processo de novo, em alguns dias já vai ver as bolhinhas novamente e já pode usar pra fazer mais refri!
Fica um pouco sim, o álcool é um subproduto da fermentação, então vai gerar um pouco, mas não é uma quantia muito alta, não chega a deixar bêbado, é só deixar fermentar pouco que gera menos
Opa Izac, tudo bem? Antes de alimentar novamente, verifique se ele já está doce, se estiver não coloque mais açúcar, porque se tiver doce demais pode inibir a fermentação, já tivemos esse problema algumas vezes, então pode ser que te ajude 😁
@@Fermentura olá, usei ele come starter em um pote de grão de bico fermentado, mas após o uso , o gengibre está ficando gelatinoso... Vou reiniciar a fermentação. Grato Bom dia!
@@jhonnyd3505 Se ficou gelatinoso teve uma contaminação mesmo... Melhor descartar e começar de novo, higienizando muito bem o pote e os utensilios, também tenta deixar em outro local, as vezes alguma bacteria proxima do lugar que ele ficou pode ter contaminado
O correto é ficar atento as respostas do seu fermento, confiando sempre nos seus sentidos, tato, paladar e olfato. Se estiver com cheiro ou gosto de azedo, tem que ser descartado. As bactérias do ginger bug que são benéficas para nós geram bolhas e pode ficar com um resíduo branquinho na superficie, mas o cheio ainda vai ser perfumado de gengibre. Também pode ficar com cor levemente rosada quando o gengibre é bem fresco. O método de sanitização que a gente usa é lavar os utensilios com água e sabão mesmo, não é recomendado lavar o gengibre com sabão já que queremos os lactobacilos da casca
Como fazemos o fermento na água, sem oxigênio e com açucar estamos insentivamos as colonias de lactobacilos e leveduras a se fortalecerem. No caso a gente controla o ambiente, e com o ambiente bom para as bactérias boas é essa, elas se fortalecem e não deixam bactérias nossivas vivas dentro desse ambiente.
Adoro o canal de vcs!!! Estou tentando fazer o ginger bug pela 2 vez,dessa vez tem bolhas alimentei certinho, mas tem umas larvinhas subindo agora tenho que descartar?
Olá Sara, obrigado pelo apoio!! Ixi se apareceram larvinhas provavelmente alguma mosquinha conseguiu botar ovinhos pelo paninho de cima, a gente teve esse problema com o scoby de kombucha uma vez. Infelizmente terá que descartar, mas tenta refazer tampando com um pano com a trama menor, ou o que você pode fazer também que tem funcionado pra nós é deixar com a propria tampa do seu pote, mas sem fechar herméticamente, só encosta ela em cima pra poder sair ar sem ter espaço o suficiente pras mosquinhas
Alimentei 2 vezes meu gingerbug, esqueci os 2 dia seguintes, ficou quase sem cheiro e com uma nata em cima como se tivesse óleo. Gosto ácido como limão. Joguei fora e no fundo ficou branco como leite cheirando a sabão. Ele estragou ou é assim mesmo?
O fermento fica com essas caracteristicas sim quando fica muito passado, o liquido fica mais acido, avinagrado, e pode acontecer de formar um scoby em cima por conta do ambiente ácido. O sedimento branco no fundo é a parte do fermento que morreu, também é normal acontecer, mas como o seu fermento estava muito novo, tinha só 2 dias, melhor é começar novamente mesmo, porque não da para ter certeza que as bacterias que se fortaleceram aí eram boas
A ideia é ir experimentando, quando sentir que não está mais doce precisa alimentar de novo, se não alimentar o fermento pode morrer de fome e não funcionar nas bebidas.
Se formou um scoby é porque avinagrou demais ou estava perto de outra bebida que tinha a bolacha. Você pode só descartar o scoby, tirar uma parte do líquido, deixando um starter, colocar mais água, gengibre e açúcar e continuar o processo. Dá uma experimentada nele antes e ve se tá muito avinagrado
Eu fiz errado 😭 Fiz e deixei o pote bem fechado e já no segundo dia tava começando a formar bolinhas. Alimentei ele por, apenas, três dias com gengibre e açúcar e depois parei. Hoje está no 5 dia, mas ele não está mais com bolhas e a textura está ficando estranha e está formando tipo uma película de óleo. É melhor descartar e fazer novamente né?
No caso se deixar alguns dias sem alimentar ele pode morrer mesmo, nesse caso melhor começar de novo. Caso ache que não vai alimentar ele por alguns dias, não tempo problema colocar na geladeira, ele aguenta pelo menos uma semana na geladeira sem ser alimentado.
Opa Nando, tudo bom? Então, a kombucha vai ter a mesma função que o ginger bug, você pode usar ela pra fazer refrigerantes, mas se usar ela na base no ginger bug, a colônia de microrganismos que vai se estabelecer lá e se fortalecer vai ser a da kombucha, e não do ginger bug, daí vai estar fazendo outro fermento, com outro sabor
@@fertalmeida Você pode fazer os dois separados, e quando for fazer o refrigerante, coloca em uma garrafa com ginger bug e outro com kombucha pra ver a diferença de sabor, inclusive ja fizemos esse teste algumas vezes, fizemos uma com o kefir de água também e da pra perceber bem a diferença de sabor em cada cultura de fermento
Eu realmente preciso alimenta-los com gengibre todos os dias ? anda meio carinho o gengibre rsrs. Também assisti outros vídeos que a pessoa alimenta apenas com açúcar. Posso utilizar airlock no pote ?
Opa Lucian, tudo certo? Então, alimentamos diariamente porque assim você fortalece os microrganismos de forma mais rápida, pois o gengibre é o responsável pelos nutrientes e por trazer mais bactérias que queremos, mas você pode sim só alimentar com açúcar alguns dias e ir intercalando
Opa, tudo bom? O pote deve permanecer sempre semi tampado, já que a fermentação sempre gera gás e não pode ficar com pressão no pote. A tampa é só pra evitar entrar bichinhos, mas você pode colocar um paninho com elástico ou guardanapo com elastico também ao inves da tampa
Até da, mas o sabor vai ficar diferente. Depois da uma olhadinha no nosso video de kvass alcoolico, fazemos com fermento de pão e fica bem parecido com uma breja th-cam.com/video/ltMz1ORbpl8/w-d-xo.html&ab_channel=Fermentura
Não tomo refrigerante. Mas tenho curiosidade sobre o fermentado de gengibre, o " refrigerante " que resulta tem muito açúcar residual? Tem como fazer um gaseificado com menos açúcar?
A gente também não curte muito doce, então essa receita ficou legal pro nosso paladar, mas não tem problema diminuir não. O lance é que quando você for usar o ginger bug, ele próprio vai comer o açúcar e quanto mais tempo passar, mais açúcar ele vai comer e mais gaseificada e seca a bebida vai ficar. Você pode seguir nossa receita como base, e se sentir que tá muito doce ainda, fecha a garrafa e volta ela pra temperatura ambiente, aguarda mais uns dias e prova de novo. Se achar que no processo tá com muito gás, você pode abrir só pra liberar o excesso e fechar pra fermentar mais um pouco
@@Fermentura Vou tentar essa receita. Estou me preparando para fazer a sidra. Comprei uma enzima pectinase da China e vou tentar. Muito agradecida pela atenção.
Você fez mais de um litro do fermento ou da bebida? Porque não precisa fazer muito fermento, ja que somente 10% do fermento é utilizado pra fazer o refrigerante, a menos que queira fazer muito de uma vez, mas pode armazenar na geladeira, por até 1 semana
@@ismaelzanoni1 Aí você faz a parte da alimentação, descarta a maior parte do liquido e o gengibre, deixando um starter, adiciona mais água, gengibre novo e açúcar e deixa em temperatura ambiente para voltar a fermentar. Antes de usar é bom se certificar que ele está forte, que é quando ver bolhas novamente
Sim, no frio ele pode ser mais lento mesmo, ai você pode alimentar de dois e dois dias por exemplo. Pode ir experimentando pra ver quando o fermento precisa de mais açucar.
Boa tarde, tudo bem? Vi alguns vídeos e comecei o Ginger Bug ontem. Já hoje no segundo dia tinha bolhas e barulho de gás (tipo refrigerante). O que eu fiquei na dúvida é se pode ter fermentado tão rápido assim a ponto de eu usar ou espero mais uns dias. Considerando que aqui está fazendo 40 graus, acredito que o processo seja rápido mesmo. A outra dúvida é se quando eu alimento tem problema em mexer com a colher para misturar bem. Obrigado.
Opa Marcello, tudo bem? É possível fermentar rápido sim, principalmente quando tá muito calor e o gengibre é de boa procedencia 😁 Mesmo assim ainda é interessante continuar a alimentação por mais alguns dias, só para garantir a estabilidade da cultura, para não ter perigo de morrer ao colocar em um refrigerante que possa ter ingredientes mais "fortes", vamos dizer assim. Na alimentação não tem problema mexer com a colher não, desde que não seja um material enferrujado, tá tudo certo 🙂
@Fermentura O cheiro não é de podre. É um cheiro levemente ácido. A coloração está levemente escura, mas estou observando se escurece mãos ou solta cheiro ruim. Mas , com certeza, não é como o que eu havia feito antes; bolhas maiores, coloração clara e igual aos que vejo nos vídeos.
@@ismaelzanoni1 Na dúvida é melhor descartar mesmo, higienize bem o pote e os utensilios e compre gengibres novos, pode ser que aquela safra tinha alguma bactéria específica, ou até foi alguma contaminação no mercado mesmo
Opa, tudo bem? Até daria, não vai dar o mesmo gosto e textura por conta das características do fermento, mas você pode testar sim. Outra opção é usar o fermento de pão que se encontra fácil no mercado. Da uma olhada no nosso video de kvass alcoolico aqui no canal th-cam.com/video/ltMz1ORbpl8/w-d-xo.htmlsi=xh2tfwdwhImyBHSf
Fala Luis! Pode passar só uma água, já que o que vai fermentar são os microrganismos que estão na casca do gengibre, se usarmos algum agente sanitizante vamos acabar matando esse fermento
Olá! Você diz para alimentar o fermento ou para fazer o refrigerante? Para alimentar o fermento não faz sentido, já que o objetivo do fermento é fazer o próprio gás. No refrigerante até pode, mas não vai ser fermentado e não terá os beneficios probióticos, vai ser só um refrigerante normal
Você até pode usar esse fermento pra fazer pão sim, ele não vai se desenvolver tão bem quanto o levain de farinha, já que a colonia não ta tão acostumada a se alimentar dela, mas vai funcionar sim, tem gente que faz o fermento de uva passa pros pães e funciona super bem!
Oi miito obrigado pelo vídeo, meu bug soltou as bolhas da fermentação por dois dias, come cou a ficar rosado so que as bolhas sumiram e nao tem gosto de vinagre. E normal nao ter as bolhas ? Alis alimento todo dia
Talvez ele ainda esteja fraco para ser alimentado todo dia, se tiver muito açucar ele pode parar de fermentar. Talvez seja uma boa ideia experimentar e se estiver muito doce, diluir um pouco e esperar ele comer todo o açucar antes de adicionar mais. As vezes ele começa mais lento, e acabamos adicionando açucar quando ele ainda tem comida.
Meu ginger bug tem duas semanas não tem bolhas. Nos 3 primeiros dias fermentou bem mais depois não fez mais bolhas .gengibre orgânico. Como saber se deu certo? Eu Continuo colocando açúcar diariamente.
Olá Margarete, tudo bem? Em alguns casos pode ser que o fermento demore mais ou menos para consumir o açúcar, então vale experimentar o líquido antes de adicionar mais, porque senão ele vai agir como um conservante. Se estiver doce, espere mais um ou dois dias para adicionar mais açúcar, até ele terminar de comer
Posso utilizar o ginger bug como fermento/starter para a criação de um scoby de kombucha do zero? Ou seja, posso criar um scoby a partir de uma fermentação de chá preto SEM a presença de um scoby, apenas com o starter, que seria o ginger bug?
Desculpe @@Fermentura , mas não entendi bem a resposta. Eu devo deixar avinagrar bem APENAS o chá preto adoçado e SEM o starter (ginger bug) ? Ou o chá preto COM os starter (ginger bug) ?
@@MarceloSousa.tech_hq O scoby da kombucha que a gente conhece basicamente é uma colonia que se forma em ambientes ácidos, frutos de uma fermentação prévia. Pra avinagrar a bebida você precisa ter uma fermentação, então só o chá preto adoçado não seria possível, a menos que tenha alguma bacteria do ambiente que se alojou ali, mas a chance de pegar uma contaminação ruim também é alta. Você pode deixar avinagrar bem com o ginger bug e ele vai gerar uma colonia. Outra coisa que você pode fazer é comprar a kombucha pronta no supermercado, tirar um starter e ir alimentando ela com chá novo e açúcar, e em alguns dias você ja vai ter uma colonia nova. Esse processo é mais recomendado porque você já sabe que a cultura existente nessa kombucha sobrevive bem se alimentando do chá preto, o de ginger bug pode não se adaptar tão bem.
Sim, se usar esse fermento em agua com açucar, vai ter alcool no final, dependendo da força e da cepa, deve chegar perto de 11% se usar a quantidade certa de açucar, fechar em um airlock e deixar fermentar totalmente.
@@Fermentura entendi, a lias, eu quero fazer o fermento unicamente para a produção de álcool, portanto não estou preocupado com o sabor, tem outros alimentos que dá para usar para produzir o fermento?
@@Vinny_Cr O fermento precisa de algum carboidrato simples para se desenvolver, normalmente a gente usa o açúcar, mas você pode fazer com cana, frutas doces e outros alimentos que tenham comida pra ele, mas não pode deixar faltar senão ele morre
Opa Djalma, tudo bem? Uma técnica que a gente usa para alimentar o ginger bug é experimentar um pouquinho, se ele estiver seco, colocamos um pouco mais de açúcar e gengibre, se ele estiver muito doce, você pode colocar só mais um pouco de gengibre ou esperar mais alguns dias para realimentar. Já se ele estiver um pouco alcoólico ou ácido, você pode fazer o descarte, separando uma parte do líquido para usar como starter, colocando mais água, gengibre e açúcar. Em relação a saber quando utilizá-lo, você pode perceber que quando estiver pronto, ele vai começar a formar bolhas na superfície, indicando que já está forte o suficiente para fazer receitas
show coloquei nas garrafas ante ontem, ontem a garrafa pet estava bem mole ainda, hoje eu fui ver de manha e estava quase dura ja, amanha creio que ja vai estar pronta, ANCIOSO PELO RESULTADO @@Fermentura
show consegui fazer, ficou muito bom, muito feliz com o resultado, uma pergunta se possivel responder, se fazer o mesmo processo de um suco de abacaxi ou suco de manga exemplo, e adicionar 100ml fermento de gengibre, em 2 litros de suco creio que o sabor do fermento do gengibre não deve afetar tanto o sabor, daria certo tambem? @@Fermenturausando suco de manga ou abacaxi
@@diegobatistadasilva4271 Daria certo sim, só o suco de manga que é meio problemático porque ele é muito espesso, então o gás não vai ter pra onde sair quando abrir a garrafa, pode acabar expelindo um pouco da bebida, e também achamos que refri de manga fica meio esquisito quando testamos aqui, mas testa aí na sua casa e vê o que acha kkkk mas vai funcionar sim, pra qualquer suco/chá ou outra bebida caseira que não vá conservante, é possível fazer a fermentação e transformar num refri!
Como eu sei que meu ginger bug já está bom pra usar?? O meu no 3° dia tava cheio de bolhas e uma leve espuminha branca, agora no 4° e 5° dia acabaram as bolhas, e ele tá levemente doce e com um sabor forte... Será que morreu? KKKK
Opa Lucas, tudo certo? Quando ele estiver cheio de bolhas já pode usar sim! Agora que acabaram as bolhas, é melhor alimentar mais uma vez para ele ficar mais ativo, só para garantir que ainda está vivo. Se o líquido está muito forte, é melhor fazer um descarte, separa uma parte desse liquido, coloca mais açúcar, gengibre e água e aguarda mais uns 2 dias pra ele voltar a ativa antes de usar. Espero ter ajudado, abraços!
Pretendo começar a ajustar os sais também nas minhas fermentações e acho que seria legal vocês gravarem um vídeo testando… para saberem como fazer o ajuste, vejam esse vídeo: th-cam.com/video/iVqjMjcikMc/w-d-xo.html
@@Fermentura fiz uma parábola com a minha curva de peso… engordei no começo da pandemia e depois comecei a me reeducar para comer melhor e perdi 30kg… foi aí que comecei a me aventurar pelo mundo maravilhoso da fermentação… hahaha
Embora já tenha sido publicado há quase 1 ano, só descobri agora, e já iniciei minha produção de Ginger Bug. Assistí a vários videos do assunto, mas este vídeo dá de 10 a zero em qualquer outro. Muito bem explicado, muito tranquila apresentação. Vi também o video em que vcs ensinam a fazer a bebida fermentada. Parabéns.
Muito obrigado pelo apoio Maurício, que bom que curtiu o video 🙂 Qualquer dúvida durante o processo de criação dos refrigerantes fermentados, é só perguntar!
@@Fermenturanesse video nao tem as quantidades? Onde encontro? Hábraço! Acabei de assinar, belíssimo trabalho.
@@marcaopimentel Opa Marco, tudo certo? A gente sempre coloca a receita no link na descrição do vídeo, aqui está: www.fermentura.com.br/post/ginger-bug
Meu ginger bug está com uma névoa bem fininha e cheiro de fermentado, será que estragou, não encontrei bolinha.
Acabei de abrir meu refri que fiz com o limão cravo aqui de casa e ficou surpreendente, muito gasoso. Pensei que meu ginger bug não ia dar muito certo, precisei alimentar só uma vez e meu gengibre não era orgânico. Super grata pela aula maravilhosa
Que bom que deu certo!!
💜💜💙💙💜💜
Já sofri 3 incidentes pra abrir garrafas gaseificadas.
1x escorregou da mão e caiu, no tombo a tampa quebrou e sujou até o teto.
Outra vez tentei abrir dentro de uma jarra, mas a tampa escapou e levei um banho na cara, me sujei todo, corri pro banho.
Outra vez fui usar garrafa de cidra com rolha e a rolha soltou na madrugada, estava dentro do forno e sujou tudo.
Pois bem, então pesquisei muito e descobri a técnica que é usada na indústria de cerveja, cuja tecnica é parecida, levedura que fermenta a bebida. A técnica na industria pra evitar espumar durante o envase é manipular a bebida gelada, entre 0 a 4 graus.
Fiz aqui, com minha garrafa pet de 1,5L, deixei por 2 horas no congelador e deu certo, abri e não espumou.
Eu já tava a 2 dias tentando abrir, e agora descobri o melhor jeito.
Ah sim, isso mesmo, a gente sempre abre os refrigerantes bem gelados mesmo, outra coisa é se possivel usar garrafas Pet, que consegue ir apertando para sentir a pressão. Se for de vidro a gente tenta começar com uma bebida seca sem açucar, e adiciona só 5g de açucar por litro para evitar gaseificar demais.
Lendo o seu comentário e ao mesmo tempo visualizando a cena . Desculpe mas não teve como não dar boa gargalhada 🤣🤣🤣🤣
@@TheAurea2006 kkkkkkkkk
Sucesso! No quinto dia o líquido ficou rosa e no sexto começaram a surgir as bolhas no fundo da garrafa. Seguindo para o vídeo do Spritzbier, feliz demais. Gratidão à vocês!!
Então deu certinho! Depois fala o resultado do Spritzbier 😃
toma esse liquido fermentado assim mesmo? uma xícara por dia?
❤❤❤❤❤❤❤❤REFLEXÕES LENDÁRIAS: "QUANDO O AMOR É VERDADEIRO.... A DISTÂNCIA NÃO SEPARA, O TEMPO NÃO ENFRAQUECE E NINGUÉM SUBSTITUI"..... SER FORTE É AMAR ALGUÉM EM SILÊNCIO... SER FORTE É IRRADIAR FELICIDADE QUANDO SE É INFELIZ... SER FORTE É TENTAR PERDOAR ALGUÉM QUE NÃO MERECE PERDÃO... SER FORTE É ESPERAR QUANDO NÃO SE ACREDITA NO RETORNO.... SER FORTE É MANTER SE CALMO EM MOMENTO DE DESESPERO.... SER FORTE É DEMOSTRAR ALEGRIA QUANDO NÃO SE SENTE.... SER FORTE..... É SORRIR QUANDO SE DESEJA CHORAR.... SER FORTE... É FAZER ALGUÉM FELIZ QUANDO SE TEM O CORAÇÃO EM PEDAÇOS... SER FORTE,,,, É CONSOLAR QUANDO SE PRECISA DE CONSOLO.... SER FORTE.... É CALAR QUANDO O IDEAL SERIA GRITAR À TODOS A SUA ANGÚSTIA..... SER FORTE... É ELOGIAR QUANDO SE TEM VONTADE DE MALDIZER..... SER FORTE..... É TER FÉ NAQUILO QUE NÃO SE ACREDITA... POR ISSO, POR MAIS DIFÍCIL QUE SUA VIDA POSSA PARECER: AME-A E SEJA FORTE!... PARABÉNS A TODOS PELAS CONQUISTAS... PARABÉNS A TODOS OS ANIVERSARIANTES DESTE MÊS. PARABÉNS.
Obrigado! O melhor video sobre o assunto. Bem explicado, sem enrolação e com os detalhes e soluções. Comecei a fazer antes de ver este video, estou corrigindo algumas coisas e espero poder tomar meu 1o. refri de gengibre feito em casa. Quando criança tomavamos Gengibirra que compravamos e um tipo de xarope de frutas que misturavamos na água para beber (Capilé).
Que legal, agora pode fazer o seu próprio! Obrigado pelo apoio, que bom que curtiu o conteúdo 🙂
diferente dos refrigerantes artificiais o ginger bug apresenta benefícios para a flora intestinal
Isso mesmo Fabio, além de gostoso faz bem pra gente! 😁
Bom dia lindo de sol
Chegando já esmurrando o like. Vocês são show de bola. 🥰
Muito obrigado 🤩
muito bom saber essa coisa do melado
Minha curtida foi a 100 kkk
Merece uma bebida!!
Valeuu pelas dicas!!!
kkkkkk Valeeu pelo 100º comentário Gustavo!!
Aqui em Embu Guaçu - SP tem muito lírio do brejo, é um tipo de gengibre espalhado por toda região. Certeza que colhendo selvagem eu vou garantir as leveduras. Vou experimentar ele cru praver se o gosto é parecido com o gengibre e adaptar a receita com ele.
ótimo teste, depois diz pra gente se funcionou!
Fez?
@@solradiante1471 ainda não, estou sem tempo de colher. Esses dias comprei gengibre convencional, vou arrumar um tempo entre meu kefir e meu kombucha pra fazer um ginger bug
Consegui colher, estou analisando se pode ser usado imediatamente ou se precisa fazer algum processo tipo esperar secar. Acabei de comer umas lasquinhas, tem o gosto e a picancia bem mais suave que o gengibre convencional
iniciei um girger bug ontem somente com gengibre convencional e outro somente com gengibre de lirio do brejo, o de lirio do brejo ja formou gás de ontem pra hoje, mudou completamente o aroma, ele é bem mais perfumado e adocicado, o gengibre convencional começou a fermentar só agora a noite. Amanhã inicio o gingerberr do gengibre do brejo.
Top vou aprender a fazer isso
Quero muito fazer. Gosto de alimentaçao natural.
Vcs são muito bons ❤
Parabéns, pelas explicações. Um abraço.
Descobrindo agora! Vou fazer
Depois volta pra falar se deu certo :D
Descobri vocês hoje! já me inscrevi e vou tentar fazer o gengibre fermentado hoje!
Muito obrigada pelo carinho Sandra, que bom que se inscreveu e está curtindo o conteúdo! Qualquer dúvida pode nos perguntar!
Otima explicacao sobre os possiveis problemas! O meu ficou rosa, nao tinha ideia do porquê havia dado errado. Obg
Obrigado pelo apoio! Que bom que conseguimos ajudar 🙂
Que pena que no esté en español y que no tenga subtítulos
Estou chegando aqui agora no canal e estou gostando muito dos vídeos. Preciso de um bom probiótico e acho que neste canal tem....
Uma hora eu acho kkkk
Deus abençoe seu canal.
bem vindo ao canal Reginaldo! Temos vários probióticos, só ir testando e ver o que mais agrada :D
Eu simplesmente amei esse vídeo. O mais completo sobre ginger bug. A minha preocupação era sobre como cuidar dele depois de ser feito. Peguei a dica de trocar os gengibres antigos. Valeu ❤
Sucesso! Ficamos felizes em saber que curtiu o conteúdo Heitor :)
Vocês são incríveis, aprendendo muito com as dicas e arriscando minhas primeiras receitas. Uma pergunta: dei mole e deixei parado por uns 3 dias e aí começou a ficar seco e vinagrando. Se eu realimentar ele volta ao estado anterior, ou já era pra usar de starter nas bebidas? Valeuu❤
Oi Felipe, valeu pelo apoio! Se avinagrou você pode coar o líquido, descartar o gengibre e uma parte do líquido. Você vai manter mais ou menos 1/3 do pote com o líquido avinagrado (esse vai ser seu starter), e aí adicionar mais água, açúcar e gengibre, continuando as alimentações. Aí antes de avinagrar, quando perceber que tem bolhas no líquido e tem um cheiro frutado do gengibre, pode usar pra fazer seu refrigerante!
Valeu pelo retorno 🙌🏽
Excelente. Grato por compartilhar. Já começei fazer o meu. Estou fazendo com açafrão da terra tbm.
Sucesso Wilson! Depois conta pra gente como ficou! :D
Oiiiiiii. Amei o vídeo. Me inscrevi pois quero aprender mais. Sobre ficar gelatinoso, eu fiz um refrigerante de abacaxi e ficou brm gelatinoso, não entendi o motivo, mas agora assistindo este vídeo entendi, mais ou menos né? Rsrsrs. Obrigada por compartilhar. Vou assistir mais vidros de vocês ❤❤
Posso fazer de casca de abacaxi no lugar do gengibre? esse canal é maravilhoso já me inscrevi não perco nenhum vídeo seu um abraço de Curitiba Paraná
Obrigado pelo apoio Vilma! Pode fazer com casca de abacaxi sim, inclusive tem uma bebida típica norte americana chamada Tepache e que também possui adaptações aqui no Brasil, conhecida como Aluá, que usa justamente a casca do abacaxi como fermento para a bebida, temos um vídeo aqui no canal ensinando a fazer, um pouco antiguinho mas ainda válido kkkk
Fiz a primeira com a metade da receita e não deu certo, agora comprei um vidro maior e hoje é o segundo dia fermentando q é uma belezinha.
Obg por dividir o conhecimento.
Sucesso! :D
Acabei de comprar gengibres e vou fazer o meu fermento agora !!!😁
Sucesso! Depois diz pra gente se ficou bom 😁
Você me pediu um feedback, então aí vai:
6o.(sexto dia)- O líquido está entre rosa e marrom claro, o aroma perfumado, o sabor doce e agradável, porém ainda não identifiquei nenhuma bolha ou espuma sequer se formando.
O que você recomenda ?
Desde já, agradeço !
@@charllesoliveira5817 Demora um pouquinho mesmo, dá uma mexida no liquido pra ver se as bolhinhas menores sobem
Ficou com cheiro meio azedo, mas fez bolhas, o cheiro não é muito agradável não! Acho que vou descartar !🤔
@@charllesoliveira5817 A fermentação tem naturalmente um cheiro meio ácido e azedinho, mas se ficou com um cheiro muito ruim nos primeiros dias pode ser que tenha ocorrido alguma contaminação, talvez seja melhor descartar mesmo, sanitizar muito bem os potes e utensilios e começar um novo, de preferencia com outra leva de gengibre comprado
Vou para a quarta tentativa.. Tive problemas com mofo, mas não encontrava informações sobre os tipos de mofo.. Descartei e comecei do zero. A minha cidade é muito quente (Cuiabá - MT) e talvez seja interessante alimentar mais vezes. Vou tentas novamente com base nessas informações. Conteúdo de vocês é excelente. Parabéns ❤
Ah sim, como a temperatura pode varias bem o legal é ir experimentando, sempre que não estiver mais doce, pode alimentar de novo. E se estiver muito acido, já pode tirar uma parte e alimentar de novo com mais água.
Irmão, muito bem feito o seu vídeo! Vocês são bem didáticos.
Tenho duas dúvidas e agradeço se puder me ajudar:
1 - Caso eu tenha interesse de produzir mais ginger bug, a lógica me diz que posso apenas multiplicas na mesma proporção e utilizar um recipiente maior, correto? A família aqui é grande e todos gostam demais. Não dou conta de comprar pronto para abastecer a casa. rrssss...
2 - Existem pesquisas que demonstram os benefícios à saúde desse processo? Principalmente no que diz respeito ao açúcar, como as reações químicas podem transformar o açúcar e anular os efeitos prejudiciais, etc.
Muito grato pelo seu conteúdo. Esse é o tipo de canal que deveria ter milhões de seguidores. Infelizmente não é a realidade da nossa sociedade ainda.
Abraço!
Opa, eai! Que bom que você e a familia curtiram o conteúdo e a receita 😀 Então, vamos lá:
1- A resposta é sim, é só você aumentar a proporção de todos os ingredientes em um recipiente maior que vai conseguir produzir em maior quantidade
2- Existem pesquisas sobre isso sim, com a fermentação a maior parte do açúcar é consumido pelas bactérias e leveduras, inclusive é um método utilizado industrialmente em alguns produtos, como laticínios por exemplo, onde é desejado reduzir a quantidade de lactose, já que algumas leveduras específicas consomem essa lactose, que é o açúcar do leite
Espero ter ajudado com as dúvidas, forte abraço e bom ano novo!
Top, estou fazendo o meu
Boa! Depois volta pra falar se funcionou :)
@@Fermentura, boa noite, ontem apareceu na superfície tipo de bolor branco, tipo de uma lâmina bem fina
@@carloscandella2008 Por enquanto é normal, se for só uma pelicola bem provavelmente é só a precipitação de fermento, não é bolor. Se ela começar a ficar peluda ou de outras cores, ai pode ser bolor e precisa ser descartado.
Essa precipitação de fermento é bem comum, se ela for gelatinosa pode ser uma colonia de vinagre se formando, nesses dois casos é seguro continuar consumindo.
@@viniciusvicente1773 , muito obrigado por sua atenção 👍👍👍👍👍👍👍
Tô aprendendo 😁🖖🏽 e vou fazer Vcs são muito Didáticos Bakanaaa
Muito obrigado Silvia! Qualquer dúvida só perguntar que responderemos assim que possível 😁
Traudi eu quero refrigerante de gengibre
Tem receita aqui no canal!
Eu fiz um com gengibre velho. Meu gingerbug mofou 😢 tive q jogar tudo fora. Vou procurar gengibre mais frescos.
Tem que ser novo mesmo, pra garantir que as bactérias boas da casca ainda estão vivas! Depois fala pra gente se deu certo
Boa bora fermentureiros.
Valeu pelo apoio Antônio! Tamo junto 😁 Bora Fermentureiro!
@@Fermentura sempre faço ginger beer e também spritzbeer .
Obrigada vou fazer já ganhou uma escrita 🙏
Obrigado pelo apoio Sonia!
O meu ficou rosa o meu gengibre e orgânico eu tenho plantado no vaso eu pensei que tinha caído beterraba já que fiz bebida de beterraba fermentada muito obrigado
As vezes pode ficar rosa mesmo, principalmente se usar gengibre bem fresco, obrigado :D
Meu Ginger bug está amanhecendo com uma nevoazinha branca, porém não fede, tem um cheiro de fermentado, será que estragou, não vejo as bolhinhas, alguém pode esclarecer ???
12:00
Olá! É normal da fermentação ter uma pelicula branca em cima ou uns pedacinhos no meio, se não tiver com cheiro ou gosto ruim, pode ficar tranquilo! As bolhas demoram alguns dias para começar a aparecer mesmo
Gratidão sempre por compartilhar !
Salve Fermentura ! estou fazendo novamente todo o processo de ginger bug, para posteriormente fazer o refrigerante de gengibre, pois o primeiro falhou, gostaria de saber, por gentileza, se o (fermento biológico em pó) utilizado em pão, seria uma boa opção ? e se ele altera o sabor do mesmo ? para fazer um segundo refrigerante, com menos tempo de espera, e quantos dias é recomendável deixar a garrafa fermentando usando este método do fermento industrial.
Salve Ramon, tudo certo? O fermento biológico utilizado em pão pode ser usado para fazer refrigerantes sim! Ele vai alterar um pouco o sabor, lembrando um pouco o sabor do pão ou da cerveja, mas vai funcionar também. Você pode usar uma quantidade bem pequena do fermento, já que ele é concentrado, e deixar na garrafa fechada e ir apertando diariamente. Quando a garrafa estiver bem durinha, colocar na geladeira e esperar gelar para tomar
@@Fermentura obrigado ! vocês me ajudam muito ! 👊🏼
Legal 😊😀😀😀
Valeu pelo apoio 🙂
Legal isso !!!
Por que tem que alimentar todo dia? O que acontece se eu esquecer de alimentar um dia?
Então, pensa que vc tá querendo cultivar um grupo de bactérias probióticas que ficam na casca do gengibre, você quer alimentar todos os dias para elas ficarem fortes, se multiplicarem e predominarem acima de qualquer outra bactéria que tenha no ambiente, para que seja seguro para consumo e para fazer o gás e sabor desejado. Se você esquece de alimentar, é como se você ficasse um dia sem comer, vai ficar fraco e uma hora morre. Se não tiver tempo para alimentar todos os dias ou se não for usar por um tempo, pode deixar na geladeira por até 1 semana, que eles vão "dormir", mas aí depois desse tempo é bom tirar e alimentar de novo
Gostaria de saber se ele precisa ficar no escuro ou pode na claridade. Esta minha grande dúvida que nao achei nem um video que fale sobre o armanezamento. Obrigada
Opa Ana, tudo bem? Não tem problema ficar na claridade não, mas é importante que não fique diretamente no sol, pois isso pode prejudicar o desenvolvimento do fermento
videos bem didáticos, parabéns. uma duvida, talvez muito leiga, qual melhor forma de armazenar o gengibre para ter sempre e conseguir alimentar o Ginger bug diariamente? Eu mantenho congelado, posso utilizar este mesmo para alimenta-lo? obrigada
Pode sim, a única coisa é deixar descongelar antes de usar para que as bacterias e leveduras voltem a atividade antes de alimentar.
Pode fazer com água iozonizada ou alcalina?
Olá Adna, nunca testamos, mas acredito que deve funcionar sim. O problema deve ser usar agua mais acida, deve ser mais lento para fermentar. Já a alcalina não vejo problema, e a iozonizada deve ser até melhor do que a com cloro. Vale o teste sim :D
Perfeito! Muito obrigada
Muito obrigado pelo apoio! 😀
Como que faz pra tirar esse gostinho de iogurte estragado que fica na bebida (ginger beer) depois de pronta por conta do ginger bug???
Não sei se o gostinho de iogurte estragado você se refere ao gosto natural do ginger bug ou se pode ter ocorrido alguma contaminação no seu fermento, pois o normal é ser gostoso de beber
Comecei a fazer hoje. Fiz um gengibre inteiro e 100 gm de açucar. VAmos ver se dará certo.
Depois fala pra gente como ficou :D
Para um litro de suco de uva, qual o percentual do starter? Obrigado!
Pode colocar 100ml!
@@Fermentura
Obrigado, pela atenção.
Quando o líquido acabar, como proceder?
Fala Gustavo, tudo bem? Então, o ideal é ir provando regularmente, se o líquido estiver muito alcoolico ou ácido, já é bom trocar ele, então provavelmente não vai dar tempo de acabar, mas se acabar o procedimento é o mesmo. Em um potinho, é só coar o líquido, pode descartar o gengibre, e separar uma pequena parte desse líquido coado (uns 10%, é só pro starter). Colocar mais água nele, um gengibre novo e açúcar, mexe bem e continua o processo de novo, em alguns dias já vai ver as bolhinhas novamente e já pode usar pra fazer mais refri!
Obrigado, por sua atenção.
Me diz umacoisa, isto fica com teor alcoólico?
Meu organismo, nao aceita o álcool, fico mal!
Fica um pouco sim, o álcool é um subproduto da fermentação, então vai gerar um pouco, mas não é uma quantia muito alta, não chega a deixar bêbado, é só deixar fermentar pouco que gera menos
Opa, meu primeiro pote de gengibre, terceiro dia alimentado ele e até agora não subiu uma bolinha de fermentação, segue tentando e não desistindo
Opa Izac, tudo bem? Antes de alimentar novamente, verifique se ele já está doce, se estiver não coloque mais açúcar, porque se tiver doce demais pode inibir a fermentação, já tivemos esse problema algumas vezes, então pode ser que te ajude 😁
@@Fermentura olá, usei ele come starter em um pote de grão de bico fermentado, mas após o uso , o gengibre está ficando gelatinoso...
Vou reiniciar a fermentação.
Grato Bom dia!
@@jhonnyd3505 Se ficou gelatinoso teve uma contaminação mesmo... Melhor descartar e começar de novo, higienizando muito bem o pote e os utensilios, também tenta deixar em outro local, as vezes alguma bacteria proxima do lugar que ele ficou pode ter contaminado
Quantidade de gimgibre e água por dia
Quantidade de fermento de gimgibre pôr litros
Legal!!! Gratidão!!! 😘😘
Obrigado por nos apoiar Flavia 🙂
Bc não falou a quantidade de água e açúcar gengibre?
Olá! todas as medidas estão no nosso blog, o link tá na descrição do video www.fermentura.com.br/post/ginger-bug
Existe o risco de botulismo? Qual técnica vc usa para sanitizar os equipamentos?
O correto é ficar atento as respostas do seu fermento, confiando sempre nos seus sentidos, tato, paladar e olfato. Se estiver com cheiro ou gosto de azedo, tem que ser descartado. As bactérias do ginger bug que são benéficas para nós geram bolhas e pode ficar com um resíduo branquinho na superficie, mas o cheio ainda vai ser perfumado de gengibre. Também pode ficar com cor levemente rosada quando o gengibre é bem fresco. O método de sanitização que a gente usa é lavar os utensilios com água e sabão mesmo, não é recomendado lavar o gengibre com sabão já que queremos os lactobacilos da casca
Como ter certeza que as bactérias colonizadas são às boas e não às más?
Como fazemos o fermento na água, sem oxigênio e com açucar estamos insentivamos as colonias de lactobacilos e leveduras a se fortalecerem. No caso a gente controla o ambiente, e com o ambiente bom para as bactérias boas é essa, elas se fortalecem e não deixam bactérias nossivas vivas dentro desse ambiente.
Fiz meu ginger bug e ele esta tipo com uma espuma branca isso é normal??
o meu também tá assim e tô na dúvida 👀
É normal sim, essa espuma se dá por conta da fermentação do gengibre, você pode tirar com uma colher se quiser, mas não tem problema nenhum
Passo usar melado de cana no lugar do açúcar?
Pode sim! Qualquer tipo de açúcar fermentável pode ser usado, como açúcar mascavo, demerara, melado, etc
Oi, sei que parece Boba percentage. Eu. posso lavar o gengibre a casca do gengibre Antes de fazer o start?
Olá Samanta! Pode passar uma água, se lavar com algum agente sanitizante vai acabar matando as bacterias que vão fazer o fermento
Adoro o canal de vcs!!! Estou tentando fazer o ginger bug pela 2 vez,dessa vez tem bolhas alimentei certinho, mas tem umas larvinhas subindo agora tenho que descartar?
Olá Sara, obrigado pelo apoio!! Ixi se apareceram larvinhas provavelmente alguma mosquinha conseguiu botar ovinhos pelo paninho de cima, a gente teve esse problema com o scoby de kombucha uma vez. Infelizmente terá que descartar, mas tenta refazer tampando com um pano com a trama menor, ou o que você pode fazer também que tem funcionado pra nós é deixar com a propria tampa do seu pote, mas sem fechar herméticamente, só encosta ela em cima pra poder sair ar sem ter espaço o suficiente pras mosquinhas
Alimentei 2 vezes meu gingerbug, esqueci os 2 dia seguintes, ficou quase sem cheiro e com uma nata em cima como se tivesse óleo. Gosto ácido como limão. Joguei fora e no fundo ficou branco como leite cheirando a sabão. Ele estragou ou é assim mesmo?
O fermento fica com essas caracteristicas sim quando fica muito passado, o liquido fica mais acido, avinagrado, e pode acontecer de formar um scoby em cima por conta do ambiente ácido. O sedimento branco no fundo é a parte do fermento que morreu, também é normal acontecer, mas como o seu fermento estava muito novo, tinha só 2 dias, melhor é começar novamente mesmo, porque não da para ter certeza que as bacterias que se fortaleceram aí eram boas
Ola,qual a quantidade de gengibre e acucar na alimentação?
Temos a receita completa nesse link: www.fermentura.com.br/post/ginger-bug
Oi toa tarde! Pode fazer a alimentação 1 vez só no primeiro dia ( Pondo uma quantidade maior de açúcar ) e não alimentar até o 6 dia?
A ideia é ir experimentando, quando sentir que não está mais doce precisa alimentar de novo, se não alimentar o fermento pode morrer de fome e não funcionar nas bebidas.
Meu pote de Ginger Bug formou um Skob na parte superior. O que devo fazer com ele.
Se formou um scoby é porque avinagrou demais ou estava perto de outra bebida que tinha a bolacha. Você pode só descartar o scoby, tirar uma parte do líquido, deixando um starter, colocar mais água, gengibre e açúcar e continuar o processo. Dá uma experimentada nele antes e ve se tá muito avinagrado
Eu fiz errado 😭
Fiz e deixei o pote bem fechado e já no segundo dia tava começando a formar bolinhas. Alimentei ele por, apenas, três dias com gengibre e açúcar e depois parei. Hoje está no 5 dia, mas ele não está mais com bolhas e a textura está ficando estranha e está formando tipo uma película de óleo. É melhor descartar e fazer novamente né?
No caso se deixar alguns dias sem alimentar ele pode morrer mesmo, nesse caso melhor começar de novo. Caso ache que não vai alimentar ele por alguns dias, não tempo problema colocar na geladeira, ele aguenta pelo menos uma semana na geladeira sem ser alimentado.
@@Fermentura entendi. Obrigada por me responder!
Uma curiosidade... Já tentaram usar a base do combucha?
Opa Nando, tudo bom? Então, a kombucha vai ter a mesma função que o ginger bug, você pode usar ela pra fazer refrigerantes, mas se usar ela na base no ginger bug, a colônia de microrganismos que vai se estabelecer lá e se fortalecer vai ser a da kombucha, e não do ginger bug, daí vai estar fazendo outro fermento, com outro sabor
@@Fermentura Blz, bom saber. Que a curiosidade de qual sabor ficará melhor
@@fertalmeida Você pode fazer os dois separados, e quando for fazer o refrigerante, coloca em uma garrafa com ginger bug e outro com kombucha pra ver a diferença de sabor, inclusive ja fizemos esse teste algumas vezes, fizemos uma com o kefir de água também e da pra perceber bem a diferença de sabor em cada cultura de fermento
Eu realmente preciso alimenta-los com gengibre todos os dias ? anda meio carinho o gengibre rsrs. Também assisti outros vídeos que a pessoa alimenta apenas com açúcar.
Posso utilizar airlock no pote ?
Opa Lucian, tudo certo? Então, alimentamos diariamente porque assim você fortalece os microrganismos de forma mais rápida, pois o gengibre é o responsável pelos nutrientes e por trazer mais bactérias que queremos, mas você pode sim só alimentar com açúcar alguns dias e ir intercalando
Apartir do segundo dia o pote deve ser fechado ou permacer semi-tampado? Não ficou claro para mim.
Obrigado pelas excelentes dicas receitas
Opa, tudo bom? O pote deve permanecer sempre semi tampado, já que a fermentação sempre gera gás e não pode ficar com pressão no pote. A tampa é só pra evitar entrar bichinhos, mas você pode colocar um paninho com elástico ou guardanapo com elastico também ao inves da tampa
Oiê! Tô fazendo aqui, tô no sexto dia, já tem gás. Como eu sei se já dá boa usar?
Olá! Quando perceber que ele tá com bastante gás e um cheirinho gostoso de gengibre fermentado, ja pode usar!
Da para fazer cerveja com este Fermento?
Até da, mas o sabor vai ficar diferente. Depois da uma olhadinha no nosso video de kvass alcoolico, fazemos com fermento de pão e fica bem parecido com uma breja th-cam.com/video/ltMz1ORbpl8/w-d-xo.html&ab_channel=Fermentura
Não tomo refrigerante. Mas tenho curiosidade sobre o fermentado de gengibre, o " refrigerante " que resulta tem muito açúcar residual? Tem como fazer um gaseificado com menos açúcar?
A gente também não curte muito doce, então essa receita ficou legal pro nosso paladar, mas não tem problema diminuir não. O lance é que quando você for usar o ginger bug, ele próprio vai comer o açúcar e quanto mais tempo passar, mais açúcar ele vai comer e mais gaseificada e seca a bebida vai ficar. Você pode seguir nossa receita como base, e se sentir que tá muito doce ainda, fecha a garrafa e volta ela pra temperatura ambiente, aguarda mais uns dias e prova de novo. Se achar que no processo tá com muito gás, você pode abrir só pra liberar o excesso e fechar pra fermentar mais um pouco
@@Fermentura Vou tentar essa receita. Estou me preparando para fazer a sidra. Comprei uma enzima pectinase da China e vou tentar. Muito agradecida pela atenção.
@@rosaliafreire7939 Uau, que legal! Depois conta pra gente como ficou :D
Estou fazendo do jeito que vc ensinou, no entanto, já fiz mais de um litro. Como armazenar e por quanto tempo pode- se guardar o mesmo?
Você fez mais de um litro do fermento ou da bebida? Porque não precisa fazer muito fermento, ja que somente 10% do fermento é utilizado pra fazer o refrigerante, a menos que queira fazer muito de uma vez, mas pode armazenar na geladeira, por até 1 semana
@@Fermentura Depois de uma semana sem usa-lo para fazer refrigerante, é melhor jogar fora?
@@ismaelzanoni1 Aí você faz a parte da alimentação, descarta a maior parte do liquido e o gengibre, deixando um starter, adiciona mais água, gengibre novo e açúcar e deixa em temperatura ambiente para voltar a fermentar. Antes de usar é bom se certificar que ele está forte, que é quando ver bolhas novamente
@@Fermentura Muito bom!
vou fazer! muitíssimo obrigado!
E se estiver muito frio ,Demora mais para da certo?
Sim, no frio ele pode ser mais lento mesmo, ai você pode alimentar de dois e dois dias por exemplo. Pode ir experimentando pra ver quando o fermento precisa de mais açucar.
Boa tarde, tudo bem? Vi alguns vídeos e comecei o Ginger Bug ontem. Já hoje no segundo dia tinha bolhas e barulho de gás (tipo refrigerante). O que eu fiquei na dúvida é se pode ter fermentado tão rápido assim a ponto de eu usar ou espero mais uns dias. Considerando que aqui está fazendo 40 graus, acredito que o processo seja rápido mesmo. A outra dúvida é se quando eu alimento tem problema em mexer com a colher para misturar bem. Obrigado.
Opa Marcello, tudo bem? É possível fermentar rápido sim, principalmente quando tá muito calor e o gengibre é de boa procedencia 😁 Mesmo assim ainda é interessante continuar a alimentação por mais alguns dias, só para garantir a estabilidade da cultura, para não ter perigo de morrer ao colocar em um refrigerante que possa ter ingredientes mais "fortes", vamos dizer assim. Na alimentação não tem problema mexer com a colher não, desde que não seja um material enferrujado, tá tudo certo 🙂
Deu errado?
Fiz dois dias atrás e , ao invés de fazer bolinhas, espumou!
O que será que aconteceu?
Como era essa espuma? A fermentação também pode gerar espuma, desde que não tenha colorações ou cheiro e gosto estranhos
@Fermentura O cheiro não é de podre. É um cheiro levemente ácido. A coloração está levemente escura, mas estou observando se escurece mãos ou solta cheiro ruim.
Mas , com certeza, não é como o que eu havia feito antes; bolhas maiores, coloração clara e igual aos que vejo nos vídeos.
@@ismaelzanoni1 Na dúvida é melhor descartar mesmo, higienize bem o pote e os utensilios e compre gengibres novos, pode ser que aquela safra tinha alguma bactéria específica, ou até foi alguma contaminação no mercado mesmo
@Fermentura Bem pensado! Vou descartar e procurar gengibre em outro lugar. Valeu!
Será que da pra fazer cerveja com o ginger bug ? Ao invés de usar o fermento de cerveja ? Tem alguma dosagem por litro ?
Opa, tudo bem? Até daria, não vai dar o mesmo gosto e textura por conta das características do fermento, mas você pode testar sim. Outra opção é usar o fermento de pão que se encontra fácil no mercado. Da uma olhada no nosso video de kvass alcoolico aqui no canal th-cam.com/video/ltMz1ORbpl8/w-d-xo.htmlsi=xh2tfwdwhImyBHSf
@@Fermentura beleza, obrigado, já vi o vídeo do kvass e já fiz também 😁
Qual o procedimento de lavagem do gengibre? detergente, cloro só água?
Fala Luis! Pode passar só uma água, já que o que vai fermentar são os microrganismos que estão na casca do gengibre, se usarmos algum agente sanitizante vamos acabar matando esse fermento
@@Fermentura não tem problema lavar só com água se o gengibre não for orgânico?
@@valquiriagomes7857 não tem problema não, pois ainda tem microrganismos na casca, já que o gengibre é uma raíz e fica debaixo da terra
Olá!
Pode usar água com gás?
Olá! Você diz para alimentar o fermento ou para fazer o refrigerante? Para alimentar o fermento não faz sentido, já que o objetivo do fermento é fazer o próprio gás. No refrigerante até pode, mas não vai ser fermentado e não terá os beneficios probióticos, vai ser só um refrigerante normal
Pode usar esse fermento para fazer levain?
Você até pode usar esse fermento pra fazer pão sim, ele não vai se desenvolver tão bem quanto o levain de farinha, já que a colonia não ta tão acostumada a se alimentar dela, mas vai funcionar sim, tem gente que faz o fermento de uva passa pros pães e funciona super bem!
Oi miito obrigado pelo vídeo, meu bug soltou as bolhas da fermentação por dois dias, come cou a ficar rosado so que as bolhas sumiram e nao tem gosto de vinagre. E normal nao ter as bolhas ? Alis alimento todo dia
Talvez ele ainda esteja fraco para ser alimentado todo dia, se tiver muito açucar ele pode parar de fermentar. Talvez seja uma boa ideia experimentar e se estiver muito doce, diluir um pouco e esperar ele comer todo o açucar antes de adicionar mais. As vezes ele começa mais lento, e acabamos adicionando açucar quando ele ainda tem comida.
Meu ginger bug tem duas semanas não tem bolhas. Nos 3 primeiros dias fermentou bem mais depois não fez mais bolhas .gengibre orgânico. Como saber se deu certo? Eu Continuo colocando açúcar diariamente.
Olá Margarete, tudo bem? Em alguns casos pode ser que o fermento demore mais ou menos para consumir o açúcar, então vale experimentar o líquido antes de adicionar mais, porque senão ele vai agir como um conservante. Se estiver doce, espere mais um ou dois dias para adicionar mais açúcar, até ele terminar de comer
Posso utilizar o ginger bug como fermento/starter para a criação de um scoby de kombucha do zero? Ou seja, posso criar um scoby a partir de uma fermentação de chá preto SEM a presença de um scoby, apenas com o starter, que seria o ginger bug?
Teoricamente se você deixar ele avinagrar bem, uma hora um scoby vai começar a se formar na superfície, demora um pouco, mas funciona sim
Desculpe @@Fermentura , mas não entendi bem a resposta. Eu devo deixar avinagrar bem APENAS o chá preto adoçado e SEM o starter (ginger bug) ? Ou o chá preto COM os starter (ginger bug) ?
@@MarceloSousa.tech_hq O scoby da kombucha que a gente conhece basicamente é uma colonia que se forma em ambientes ácidos, frutos de uma fermentação prévia. Pra avinagrar a bebida você precisa ter uma fermentação, então só o chá preto adoçado não seria possível, a menos que tenha alguma bacteria do ambiente que se alojou ali, mas a chance de pegar uma contaminação ruim também é alta. Você pode deixar avinagrar bem com o ginger bug e ele vai gerar uma colonia. Outra coisa que você pode fazer é comprar a kombucha pronta no supermercado, tirar um starter e ir alimentando ela com chá novo e açúcar, e em alguns dias você ja vai ter uma colonia nova. Esse processo é mais recomendado porque você já sabe que a cultura existente nessa kombucha sobrevive bem se alimentando do chá preto, o de ginger bug pode não se adaptar tão bem.
Quais as quantidades usadas, tanto da agua, gengibre e do açúcar?
A receita completa está no blog, o link ta na descrição
@@Fermentura
Obrigado por sua atenção.
Da para usar para fermentar água com açúcar para produzir álcool?
Sim, se usar esse fermento em agua com açucar, vai ter alcool no final, dependendo da força e da cepa, deve chegar perto de 11% se usar a quantidade certa de açucar, fechar em um airlock e deixar fermentar totalmente.
@@Fermentura entendi, a lias, eu quero fazer o fermento unicamente para a produção de álcool, portanto não estou preocupado com o sabor, tem outros alimentos que dá para usar para produzir o fermento?
@@Vinny_Cr O fermento precisa de algum carboidrato simples para se desenvolver, normalmente a gente usa o açúcar, mas você pode fazer com cana, frutas doces e outros alimentos que tenham comida pra ele, mas não pode deixar faltar senão ele morre
Eu preciso esperar muito tempo e alimentar tipo a cada dois dias para utilizá-lo??? Obrigado
Opa Djalma, tudo bem? Uma técnica que a gente usa para alimentar o ginger bug é experimentar um pouquinho, se ele estiver seco, colocamos um pouco mais de açúcar e gengibre, se ele estiver muito doce, você pode colocar só mais um pouco de gengibre ou esperar mais alguns dias para realimentar. Já se ele estiver um pouco alcoólico ou ácido, você pode fazer o descarte, separando uma parte do líquido para usar como starter, colocando mais água, gengibre e açúcar. Em relação a saber quando utilizá-lo, você pode perceber que quando estiver pronto, ele vai começar a formar bolhas na superfície, indicando que já está forte o suficiente para fazer receitas
CARA FIZ O FERMENTO ESTA A UNS 15 DIAS FORA DA GELADEIRA, TODO DIA COLOCO AÇUCAR, ESSE AINDA POSSO USAR PRA FAZER GINGERBER?
Se ele estiver com bolhas de gás e com um aroma bom dá uma experimentada, se estiver gostoso pode usar sim
show coloquei nas garrafas ante ontem, ontem a garrafa pet estava bem mole ainda, hoje eu fui ver de manha e estava quase dura ja, amanha creio que ja vai estar pronta, ANCIOSO PELO RESULTADO @@Fermentura
show consegui fazer, ficou muito bom, muito feliz com o resultado, uma pergunta se possivel responder, se fazer o mesmo processo de um suco de abacaxi ou suco de manga exemplo, e adicionar 100ml fermento de gengibre, em 2 litros de suco creio que o sabor do fermento do gengibre não deve afetar tanto o sabor, daria certo tambem? @@Fermenturausando suco de manga ou abacaxi
@@diegobatistadasilva4271 Daria certo sim, só o suco de manga que é meio problemático porque ele é muito espesso, então o gás não vai ter pra onde sair quando abrir a garrafa, pode acabar expelindo um pouco da bebida, e também achamos que refri de manga fica meio esquisito quando testamos aqui, mas testa aí na sua casa e vê o que acha kkkk mas vai funcionar sim, pra qualquer suco/chá ou outra bebida caseira que não vá conservante, é possível fazer a fermentação e transformar num refri!
Sobre o Hidromel so serve o mel 100% natural ou aquele que vende em garrafa em super mercado tbm funcional o não presta ?
Olá! Só serve o mel 100% natural mesmo, os modificados podem gerar texturas diferentes e até matar o fermento, então é melhor evitar
Consigo fazer com o açúcar cristal? Interfere em algo?
Pode fazer com açúcar cristal sim!
Como eu sei que meu ginger bug já está bom pra usar?? O meu no 3° dia tava cheio de bolhas e uma leve espuminha branca, agora no 4° e 5° dia acabaram as bolhas, e ele tá levemente doce e com um sabor forte... Será que morreu? KKKK
Opa Lucas, tudo certo? Quando ele estiver cheio de bolhas já pode usar sim! Agora que acabaram as bolhas, é melhor alimentar mais uma vez para ele ficar mais ativo, só para garantir que ainda está vivo. Se o líquido está muito forte, é melhor fazer um descarte, separa uma parte desse liquido, coloca mais açúcar, gengibre e água e aguarda mais uns 2 dias pra ele voltar a ativa antes de usar. Espero ter ajudado, abraços!
@@Fermentura Opa, ajudou sim!! Vou fazer isso agora!! Muito obrigado!! Abraços 👍🏻👍🏻
@@Fermentura Seria o mesmo processo que usamos para fazer o fermento natural caseiro?
Aconteceu comigo. Deu certo? 🥲
Faltou quantidades exatas 😕
Olá Angela, as quantidades exatas estão no link da descrição do video!
@@Fermenturaencontrei , obrigada pela atenção 😊
Pacheco não é bom ele tem corante e muitaistura
Pretendo começar a ajustar os sais também nas minhas fermentações e acho que seria legal vocês gravarem um vídeo testando… para saberem como fazer o ajuste, vejam esse vídeo: th-cam.com/video/iVqjMjcikMc/w-d-xo.html
Caramba muito interessante Pedro, vamos ver sim!
Vc nunca ouviu falar da mãe do vinagre??
Essa gelatina é isso...
Tipo kombuchá
Sim, é uma colonia de bacterias e leveduras :D
BU.Fi. N.U. Laiqui. 100sentei. O DE.du. 6 Mé. Ré. Ci. PARA. Benzzz.
Perdeu peso, hem, Vinicius.
kkkkk é sim! Depois da pandemia a gente tá cozinhando em casa, mais fácil comer bem 😀
@@Fermentura fiz uma parábola com a minha curva de peso… engordei no começo da pandemia e depois comecei a me reeducar para comer melhor e perdi 30kg… foi aí que comecei a me aventurar pelo mundo maravilhoso da fermentação… hahaha