Eu sou portador de uma deficiência visual, mas consigo comentar aqui no canal com um leitor de telas! Eu fico muito feliz pelo crescimento desse canal aqui na plataforma, o seu conteúdo é de extrema importância para mim, e para muitas outras pessoas. Parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado por ter criado esse canal. Motivado pelo meu gosto pela área da informática, criei um canal com meus amigos sobre tecnologia e também jogos.
Muito bom! Poderia fazer uma matéria sobre os tipos de óleos usados na aviação, nos moldes do que a gente já sabe para carros. ex: 15W40, 5W30, sintético, semissintético, etc.
Com certeza ja ia deixar esta sugestão de tema tendo em vista que trabalho vendendo Lubrificantes de diferentes motores para os mais diferentes veículos, para as ma8s diferentes finalidades...
Imagina aqueles aviões da primeira guerra mundial que tinham sincronizador. As balas passaram pela hélice a cada rpm do motor. pense numa munganga! kkkkkkkkkkkk
2 ปีที่แล้ว +3
@@mauricelodias8289 Na primeira guerra, os motores radiais funcionavam de uma maneira um tanto diferente... Eram radiais rotativos. O eixo do motor era fixado na estrutura do avião. A hélice, era fixada na carcaça do motor que girava... Os tiros da metralhadora Roland Garros, tinham de atravessar a hélice e de quebra não podiam acertar a carcaça do motor... Coisa de louco...
Na década de 70 sempre pousava um Grumman aqui na base aérea de Santos. Não lembro de ver essas 2 estruturas abaixo dos motores que fazem parte dos conjuntos do trem de pouso. Sempre via chegando ou saindo aqui pertinho da unidade militar. Tenho saudades dessa época,do DC-3, T-6 até 1974 ou 75, Bell 205, Bell 47, etc . Show seu vídeo👏🏾👏🏾👏🏾. 🇧🇷🚁🛩️
Já vi um radial ligando de perto, e posso afirmar, é de uma brutalidade espantosa! só vi algo parecido na arrancadas de Dragster Top Fuel que tem 5000hp+
Aqui em BH tinha um T6 que voava com uma frequência bem constante. Ficava no aeroclube Carlos Prates. Quando o motor era acionado todo mundo dava uma parada no que estava fazendo para poder admirar.
Nos motores em linha ou em V, as bielas vão presas ao longo do virabrequim. E no radial? Seria interessante nos mostrar a fotografia, ou o desenho mecânico do virabrequim de um motor radial, pois a impressão que dá, é que é parecido com uma roda d'água.
Olá! Vamos ver se consigo responder: Imagina o pedal da bicicleta, mas que só tenha um lado (direito ou esquerdo), na ponta do pedal coloque um disco, na borda do disco faça uns furos (nesse exemplo: 07), instale pinos nesses furos, ligue esses pinos às bielas do pistão. Como o eixo do disco está fora do eixo da manivela (virabrequim) tem-se o movimento do motor.
O cilindro de cima, também conhecido como número 1, tem o pistão conectado na BIELA MESTRA. Os demais pistões, têm bielas que ligam o pistão à cabeça da biela mestra. O virabrequim de um radial de carreira simples, tem apenas uma manivela.
Olá Fernando o nosso canal língua de trapo do bem tivemos a honra de prestar uma homenagem ao seu canal por postar conteúdo maravilhoso e por ser este ser humano tão especial bjs no seu coração
Fernando, parabéns pelo excelente vídeo e por nos mostrar essas pérolas como o NA T-6. Uma outra característica interessante desses motores radiais é que eles sempre produzem fumaça no acionamento pelo mesmo motivo, concentração de óleo lubrificante no interior da câmara de combustão dos cilindros inferiores. Uma curiosidade que pode gerar um vídeo, se é que já não gerou, é com quantos quilômetros se troca o óleo dos motores dos aviões, fazendo uma alusão ao que ocorre nos automóveis, já que na aviação deve ser com quantas horas em vez de quilômetros. Um forte abraço!
Que saudade quando alguns desses aviões aí vinham em Joinville no tempo do circo aéreo Ônix jeans os aviões eram vermelhos com a faixa do dia D e o ronco dos motores radiais são música para os meus ouvidos
As aeronaves japonesas, da 2a guerra, usavam um óleo tão viscoso quanto a graxa. No inverno chegava a endurecer com o frio, por isso ficavam com o motor girando durante meia hora em marcha lenta, antes de levantar voo.
Sou Mecânico Industrial há treze anos, e jamais vi uma máquina sem vazamento de óleo. A imagem de máquinas com partes hidráulicas limpinhas e sem vazamentos é ilusão ou maquiagem, pois pouco tempo após o seu primeiro acionamento aparecem os vazamentos.
olha o grau de conservação desse motor simplesmente impecável.
2 ปีที่แล้ว
A última tentativa de prolongar a vida dos radiais, foram os radiais TURBO COMPOUND. Os Super Constelation eram equipados com eles. Wright Cyclone R3350, motores de carreira dupla com duas carreiras de 9 cilindros cada. Os gases de escape, antes de serem jogados fora, acionavam três turbinas que eram conectadas por um complexo sistema de engrenagens ao eixo do motor principal. Dessa forma, a energia residual que existia nos gases de escape podia ser ainda aproveitada antes de jogar fora. No caso do R3350, a potência de 2800 HP, era elevada para 3250 HP, ou seja, antes de adotar esse sistema, 450 HP eram jogados fora...
Pode ser gastador, ineficiente, pesado e tudo mais, mas o motor radial é um dos que produzem os mais belos sons da aviação! Quem não se encanta ao ver um motor desse em funcionamento ? É música para os ouvidos.
Tive o prazer de ir até esse aeródromo em Campinas, no ano de 2015, pois lá fica um distribuidor e centro de treinamento da Rotax, onde eu e meu grupo de estudo fomos para obter informações do motor Rotax 912, pois estavamos estudando o módulo GMP na escola de aviação e precisávamos apresentar um trabalho... Foi um dia muito produtivo, ótima recepção do pessoal da Rotax Engines e lembro de ter visto esse aviões, aí. O Albatross estava pintado de amarelo, naquela época... Ele, os T-6 e um Sukhoi eram da esquadrilha Oi, que fazia apresentações nos shows aéreos como a EAB. Muito legal a matéria!
Parabéns !!!! Excelente reportagem educativa e cultural de aviação. Muito bom... Também eu e minha esposa adoremos acompanhar você e sua esposa no mais tv. Muita coisa boa de viagens vocês são nota 10. Valeu !!!!
Se no caso dos motores radiais, precisa-se fazer o "pré giro" das helices pelo piloto para distribuir o óleo, com ficaria no caso do albatroz ? um motor eletrico faz o giro ? ou também tem que ser feito manualmente ?
Fernando, não entendi como aa bielas são conectadas ao eixo central. Seria como o virabrequim dos outros motores a pistão? Como funciona essa conexão que faz girar o eixo?
Fernando, no caso do T6, antes de funcionar o motor precisa ser virado a hélice por nove vezes ou mais. E no caso do Albatroz? como é feito a redistribuição do óleo pelos pistões?
Eu sou vidrado em coisas que compõem a aviação, eu tenho uma oficina mecânica e a minha empresa prestava serviços pra Varig, e sempre eles trazia alguns motores que tocava grupogeradores e eu como mecânico fazia manutenção nesses equipamentos eu fazia inspeção nesses componentes, eu ficava orgulhoso em prestar esse serviços, mas na aviação em si nunca mexi , que pena .
Mexeu sim! Os critérios de analise e revisão eram mais rigorosos que o normal, ok? E o equipamento revisado ia ser usado pra alguem voar após os trabalhos.
sempre assistir videos filmes e a curiosidade permanecia sobre o fato de que sem existia alguem girando as helices antes do seu funcionamento hj entendi gracas a sua informacao de que e feito para distribuir o oleo
O óleo não pode ser reutilizado somente por causa da poeira e sim por estar exposto ao ar atmosférico, o que provoca a oxidação, através de uma reação química, que o transforma em ácidos e outras substâncias prejudiciais ao motor.
Cara show de bola esse vídeo adorei, não trabalho com aviação mais adoro o seu trabalho e o do lito sousa adoro o trabalho dos dois, show de bola mesmo, gosto de ver tudo sobre aviação, continue assim.
Sou inscrito no seu canal a um bom tempo, admiro sua forma clara e simples de explicar sobre a aviação em geral, fiquei curioso em saber como faz para acionar o motor do Albatroz sem causar o calço hidráulico, já que os motores estão em uma posição bem alta, fora do alcance de alguém para fazer o giro manual da hélice e assim distribuir por igual o óleo acumulado nos cilindros inferiores!!!! Se puder responder agradeço, é somente uma curiosidade minha!!! Um abraço!!!!
Na verdade tem motores em linha com número ímpar de cilindros, como motores atuais de 3 ou 5 cilindros em carros, mas acho que entendi que os radiais tem ou devem ser sempre ímpares!! Super vídeo como SEMPRE, Fernando, agora entendi porque essas lindas obras de engenharia pingam óleo hehe!! E mais né?! Queimam óleo pra caramba como o potente Albatrós dos Mercenários do outro vídeo!! Abração e até o próximo voOooO como diria seu amigo!! :))
Soy un fan de esos motores, el sonido, su tremedar es indescriptible lo más parecido qué he visto en el sonido es una motocicleta Harley Davidson es lo que se pudiera decir que en el sonido se asemejan.
Esse motor pinga lubrificante pois ao ser desligado, o sistema que bombeia óleo para o carter seco deixa de funcionar também, o resultado e que todo o lubrificante que molha o interior do motor, por gravidade cai e começa a inundar os cilindros inferiores e todas as adjacências, e começa a escapar pelas juntas e respiros do motor, para funcionar o motor e necessário retirar as velas de ignição ou magnetos para expulsar o óleo que invade a câmara de combustão e evitar calço hidráulico.
Olá meu caro, sou fã do canal e aproveitar pra falar que na sua loja não tem nada de camisa para nossos tamanhos "GG" EXG só encontrei tamanho "p" e olhe lá.... Acredito que devam repovoar a loja com todos os tamanhos, pucha queria uma azul não tem, fui na verde não tem, fui na laranja q é principal q queria tbm não tem.... Tá igual a barraquinha do Zé que tá fechando...rsrsrs Bora lá colocar produtos camisas e bermudas...há já adianto o preço poderia ser mais acessível... Obrigado e continue com seus vídeos de qualidade e de grande didática que nos como eu leigo aprendemos muito. Sucesso a +++
Um vídeo sobre o motor Gnome Rhomer...seria bem vindo... principalmente como se dava a aceleração....por favor bem didático.... não importa se for um vídeo longo....!!!
Reportagem maravilhosa como sempre. Rapaz, vi no início do vídeo o T-6 da esquadrilha OI, tirei fotos com o de cor "azul petróleo! (acho que é essa cor) em 2005, aqui em PNZ. Pena que postei as fotos no falecido Orkut e não consegui recuperar, eu era auxiliar de rampa na época. Sobre o funcionamento de motor radial, vimos algo a respeito no vídeo do Antonov AN-2. Abraços Fernando!
Eu sou portador de uma deficiência visual, mas consigo comentar aqui no canal com um leitor de telas! Eu fico muito feliz pelo crescimento desse canal aqui na plataforma, o seu conteúdo é de extrema importância para mim, e para muitas outras pessoas. Parabéns pelo excelente trabalho e muito obrigado por ter criado esse canal. Motivado pelo meu gosto pela área da informática, criei um canal com meus amigos sobre tecnologia e também jogos.
Deus o abençoe!!! Sempre!
Quantos dedos tem aqui? 🖕
Deve ser horrivel acessar o xvideos e não poder ver nada
@@luisfelipeluisao tem o gemido poh
@@ratatouillegamer13 nunca será a mesma coisa que ver uma gostosa kkkk
Muito bom! Poderia fazer uma matéria sobre os tipos de óleos usados na aviação, nos moldes do que a gente já sabe para carros. ex: 15W40, 5W30, sintético, semissintético, etc.
Ótimo tema! Eu nunca havia pensado antes em que tipo de óleo os motores de aviação usam.
Com certeza ja ia deixar esta sugestão de tema tendo em vista que trabalho vendendo Lubrificantes de diferentes motores para os mais diferentes veículos, para as ma8s diferentes finalidades...
Up
Apoiado.
Up
O silêncio do motor radial é algo encantador... kkkkkkkkk É uma peça incrível de engenharia!
Quanto mais você ensina mais aparece novidade. Nem imaginei que ainda existisse motores e aviões assim.🙄🥰
Imagina aqueles aviões da primeira guerra mundial que tinham sincronizador. As balas passaram pela hélice a cada rpm do motor. pense numa munganga! kkkkkkkkkkkk
@@mauricelodias8289 Na primeira guerra, os motores radiais funcionavam de uma maneira um tanto diferente... Eram radiais rotativos. O eixo do motor era fixado na estrutura do avião. A hélice, era fixada na carcaça do motor que girava... Os tiros da metralhadora Roland Garros, tinham de atravessar a hélice e de quebra não podiam acertar a carcaça do motor... Coisa de louco...
Motor radial 07 cilindros. 🇳🇱 🇧🇷 🇳🇱
O CARA É UM GÊNIO QUE FEZ ESSE MODELO DE MOTOR!
Na década de 70 sempre pousava um Grumman aqui na base aérea de Santos. Não lembro de ver essas 2 estruturas abaixo dos motores que fazem parte dos conjuntos do trem de pouso. Sempre via chegando ou saindo aqui pertinho da unidade militar. Tenho saudades dessa época,do DC-3, T-6 até 1974 ou 75, Bell 205, Bell 47, etc .
Show seu vídeo👏🏾👏🏾👏🏾. 🇧🇷🚁🛩️
A disposição dos cilindros e as aletas para otimizar a troca de calor, deixam esse motor com um aspecto muito elegante e bonito. Um Clássico!
Já tive o prazer de ver e ouvir esse T6. Quem já ouviu som desse motor em funcionamento sabe o quão lindo é o som, não tem como não se encantar.
Já vi um radial ligando de perto, e posso afirmar, é de uma brutalidade espantosa! só vi algo parecido na arrancadas de Dragster Top Fuel que tem 5000hp+
Aqui em BH tinha um T6 que voava com uma frequência bem constante. Ficava no aeroclube Carlos Prates. Quando o motor era acionado todo mundo dava uma parada no que estava fazendo para poder admirar.
Nos motores em linha ou em V, as bielas vão presas ao longo do virabrequim. E no radial? Seria interessante nos mostrar a fotografia, ou o desenho mecânico do virabrequim de um motor radial, pois a impressão que dá, é que é parecido com uma roda d'água.
Olá! Vamos ver se consigo responder: Imagina o pedal da bicicleta, mas que só tenha um lado (direito ou esquerdo), na ponta do pedal coloque um disco, na borda do disco faça uns furos (nesse exemplo: 07), instale pinos nesses furos, ligue esses pinos às bielas do pistão. Como o eixo do disco está fora do eixo da manivela (virabrequim) tem-se o movimento do motor.
Procure no TH-cam, existem animações em computação gráfica que mostram o funcionamento interno. É bom pesquisar em inglês, tem sempre mais resultados.
@@laurokamimura9090Muito obrigado amigo Lauro, agora eu entendi.
@@carlosmendes3472 Valeu a dica amigo Carlos.
O cilindro de cima, também conhecido como número 1, tem o pistão conectado na BIELA MESTRA. Os demais pistões, têm bielas que ligam o pistão à cabeça da biela mestra. O virabrequim de um radial de carreira simples, tem apenas uma manivela.
Estou fazendo 18 anos hoje ksksks vídeo novo do aero é um presente para mim
Opa Gustavo, feliz aniversário!!
Matei a saudade!
Adoro os aviões classicos .Principalmente Douglas DC3 e o Constelation.
Olá Fernando o nosso canal língua de trapo do bem tivemos a honra de prestar uma homenagem ao seu canal por postar conteúdo maravilhoso e por ser este ser humano tão especial bjs no seu coração
Saudades do aeroclube de Campinas, me brevetei aí em 1977. Boas recordações do "Paulistinha, CAP4, Corisco, Cessna 172 etc,
Poderia falar sobre aviões agrícolas
Fernando, parabéns pelo excelente vídeo e por nos mostrar essas pérolas como o NA T-6. Uma outra característica interessante desses motores radiais é que eles sempre produzem fumaça no acionamento pelo mesmo motivo, concentração de óleo lubrificante no interior da câmara de combustão dos cilindros inferiores. Uma curiosidade que pode gerar um vídeo, se é que já não gerou, é com quantos quilômetros se troca o óleo dos motores dos aviões, fazendo uma alusão ao que ocorre nos automóveis, já que na aviação deve ser com quantas horas em vez de quilômetros. Um forte abraço!
O mesmo princípio se aplica pra minha vw Brasilia, é normal pingar oleo haha
Nesta linha valeria a pena falar do Corsair e de seu motor com um "MONTE" de cilindros em espiral, tornando o motor em linha mais curto.
Que saudade quando alguns desses aviões aí vinham em Joinville no tempo do circo aéreo Ônix jeans os aviões eram vermelhos com a faixa do dia D e o ronco dos motores radiais são música para os meus ouvidos
Aeeeeeeeeee vlw por trazer um vídeo sobre esse motor Fernando UHUUUUUUUU tava esperando a um tempo
Bacana 👏👏👏
As aeronaves japonesas, da 2a guerra, usavam um óleo tão viscoso quanto a graxa. No inverno chegava a endurecer com o frio, por isso ficavam com o motor girando durante meia hora em marcha lenta, antes de levantar voo.
Sou Mecânico Industrial há treze anos, e jamais vi uma máquina sem vazamento de óleo. A imagem de máquinas com partes hidráulicas limpinhas e sem vazamentos é ilusão ou maquiagem, pois pouco tempo após o seu primeiro acionamento aparecem os vazamentos.
eu discordo.
SÓ OS MOTORES DA GM QUÊ TEM UM VASAMENTO CRÔNICO NA TAMPA DE VALVULAS NÃO TEM UM QUE NÃO APRESENTE ESSE VASAMENTO E TRADIÇÃO DOS MOTORES GM.
Sou apaixonado por esse avião pt17 e só ontem descobri que ele foi usado no brasil e tem uma combinação de cores linda e tem um no musal
Tema muito interessante. Coisas que a gente nem imagina.
tudo bacana? só faltou explicar como se gira o hélice dos motores maiores antes de dar partida? Em alguns deles o piloto nem alcança o hélice
Show! Muito bom! 👏
Muito bom! Agora já posso dizer que meu carro tem tecnologia de avião.
Acho que sei qual é...
olha o grau de conservação desse motor simplesmente impecável.
A última tentativa de prolongar a vida dos radiais, foram os radiais TURBO COMPOUND. Os Super Constelation eram equipados com eles. Wright Cyclone R3350, motores de carreira dupla com duas carreiras de 9 cilindros cada. Os gases de escape, antes de serem jogados fora, acionavam três turbinas que eram conectadas por um complexo sistema de engrenagens ao eixo do motor principal. Dessa forma, a energia residual que existia nos gases de escape podia ser ainda aproveitada antes de jogar fora. No caso do R3350, a potência de 2800 HP, era elevada para 3250 HP, ou seja, antes de adotar esse sistema, 450 HP eram jogados fora...
Rumo aos 2 milhões 🌽🌽 de inscritos Deus abençoe para chegar rapidamente
Boa
Pode ser gastador, ineficiente, pesado e tudo mais, mas o motor radial é um dos que produzem os mais belos sons da aviação! Quem não se encanta ao ver um motor desse em funcionamento ? É música para os ouvidos.
Olá Fernando, poderia fazer um vídeo falando sobre o avia S.199 ou sobre o Sukhoi T4?
Boa sugestão!
@@aeroportrasdaaviacao Eu li isto, numa revista décadas atrás: "Motores radiais, não pingam óleo. Eles marcam o seu território."
Excelente matéria, Fernando ! Saber mais sobre os motores radiais é sempre muito bom. Conhecer o passado para entender o futuro !
Obrigado Paulo 👍
Bom dia Fernando. Tá devendo sobre o DC3.
Boa noite.Uma pergunta.
Qual o tipo de óleo esses aviões utilizao.? mineral. ? E a numeração exemp. 20w50.?
O blindado Sherman usado na segunda guerra mundial usava um motor radial também, se procurar no TH-cam tem vídeo desse motor em funcionamento
MUITO BOM FERNANDO, ATÉ Ô SOM DESSES MOTORES É LINDO, A 10 KILÔMETROS D DISTÂNCIA DA PRA ESCUTAR A MELODIA DELES 👍👍
show
Explicação excelente, melhor impossível!
Tive o prazer de ir até esse aeródromo em Campinas, no ano de 2015, pois lá fica um distribuidor e centro de treinamento da Rotax, onde eu e meu grupo de estudo fomos para obter informações do motor Rotax 912, pois estavamos estudando o módulo GMP na escola de aviação e precisávamos apresentar um trabalho... Foi um dia muito produtivo, ótima recepção do pessoal da Rotax Engines e lembro de ter visto esse aviões, aí. O Albatross estava pintado de amarelo, naquela época... Ele, os T-6 e um Sukhoi eram da esquadrilha Oi, que fazia apresentações nos shows aéreos como a EAB. Muito legal a matéria!
Gosto do ronco que esses motores radiais fazem, assim como o dos air coolers da Volkswagen.
Tem comerciais demais nos videos ..curto bastante seus videos parabéns
Parabéns !!!!
Excelente reportagem educativa e cultural de aviação.
Muito bom...
Também eu e minha esposa adoremos acompanhar você e sua esposa no mais tv. Muita coisa boa de viagens vocês são nota 10.
Valeu !!!!
no caso de aeronaves grandes tipo o albatroz, como que redistribui o óleo nos cilindros? manualmente também?
Fiquei com essa duvida também, por seu um motor maior, deve ter muito mais compressão, fora a altura que se encontra a hélice.
Provavelmente tal redistribuição se dê por meio de algum sistema elétrico
Também fiquei com essa dúvida, seria bom saber.
Top demais parabéns melhor canal 👏👏👏👏👏👏👏👏
Muito bom video como funciona o morto radial e por que ele pinga óleo 🛢 🛢 caramba Fernando show
Valeu Abner!
Excelente Fernando parabens!!
Muito obrigado Tadeu!
Se no caso dos motores radiais, precisa-se fazer o "pré giro" das helices pelo piloto para distribuir o óleo, com ficaria no caso do albatroz ? um motor eletrico faz o giro ? ou também tem que ser feito manualmente ?
Ótima pergunta ! Passou a mesma dúvida pela minha cabeça ! Responde aí pra gente Fernando !
Fernando, não entendi como aa bielas são conectadas ao eixo central. Seria como o virabrequim dos outros motores a pistão? Como funciona essa conexão que faz girar o eixo?
Fernando fala do motor q gira junto com a hélice
Então é acúmulo de óleo na vela que faz aquela fumaça quando da a partida?
Gostei desses esclarecimentos. 9 voltas antes da partida é pior que esteira de academia. Lindos aviões.
Faz um vídeo desses avião voando
Fernando, no caso do T6, antes de funcionar o motor precisa ser virado a hélice por nove vezes ou mais. E no caso do Albatroz? como é feito a redistribuição do óleo pelos pistões?
Eu sou vidrado em coisas que compõem a aviação, eu tenho uma oficina mecânica e a minha empresa prestava serviços pra Varig, e sempre eles trazia alguns motores que tocava grupogeradores e eu como mecânico fazia manutenção nesses equipamentos eu fazia inspeção nesses componentes, eu ficava orgulhoso em prestar esse serviços, mas na aviação em si nunca mexi , que pena .
Mexeu sim! Os critérios de analise e revisão eram mais rigorosos que o normal, ok? E o equipamento revisado ia ser usado pra alguem voar após os trabalhos.
Muito interessante. Parabéns pela explicação.
Mais interessante ainda, o Fernando que não está nada preparado pra girar o motor radial 9x. 🤭😂
Legal, agora sei também porque giram as hélices desses aviões antes de ligar. Obrigado pelo vídeo.
Lindos aviões. Clássicos. PARABÉNS!!!
Fernando, vários motores de carro têm número ímpar de cilindros, até o Marea tinha motor 5 cilindros.
P.S.: hoje vários motores tem 3 cilindros.
Ele falou em formato "V"
sempre assistir videos filmes e a curiosidade permanecia sobre o fato de que sem existia alguem girando as helices antes do seu funcionamento hj entendi gracas a sua informacao de que e feito para distribuir o oleo
Espero que você faça acionamento destes aviões e mostre na prática o acionamento.
O óleo não pode ser reutilizado somente por causa da poeira e sim por estar exposto ao ar atmosférico, o que provoca a oxidação, através de uma reação química, que o transforma em ácidos e outras substâncias prejudiciais ao motor.
Faltou falar porque o motor tem a inclinação pra cima. Excelente vídeo.
Cara show de bola esse vídeo adorei, não trabalho com aviação mais adoro o seu trabalho e o do lito sousa adoro o trabalho dos dois, show de bola mesmo, gosto de ver tudo sobre aviação, continue assim.
Acho magnífico o som desses motores.
Muito bom, Fernando! Parabéns e obrigado pelo conteúdo do vídeo.
Sou inscrito no seu canal a um bom tempo, admiro sua forma clara e simples de explicar sobre a aviação em geral, fiquei curioso em saber como faz para acionar o motor do Albatroz sem causar o calço hidráulico, já que os motores estão em uma posição bem alta, fora do alcance de alguém para fazer o giro manual da hélice e assim distribuir por igual o óleo acumulado nos cilindros inferiores!!!!
Se puder responder agradeço, é somente uma curiosidade minha!!!
Um abraço!!!!
Eu particularmente gosto muito desses conteúdos!
Na verdade tem motores em linha com número ímpar de cilindros, como motores atuais de 3 ou 5 cilindros em carros, mas acho que entendi que os radiais tem ou devem ser sempre ímpares!! Super vídeo como SEMPRE, Fernando, agora entendi porque essas lindas obras de engenharia pingam óleo hehe!! E mais né?! Queimam óleo pra caramba como o potente Albatrós dos Mercenários do outro vídeo!! Abração e até o próximo voOooO como diria seu amigo!! :))
Vídeo muito bem explicado, aprendi coisas que eu nem sabia que queria aprender.
E que motor lindo, PQP!
Valeu cara 👍 👍
Belíssimos motores.
Soy un fan de esos motores, el sonido, su tremedar es indescriptible lo más parecido qué he visto en el sonido es una motocicleta Harley Davidson es lo que se pudiera decir que en el sonido se asemejan.
Lindo demais esse motor!
Muito bom o video Fernando. Só fiquei curioso é onde fica a vareta do óleo, pra ver o nível...Um abraço desde Canoas/RS.
Esse motor pinga lubrificante pois ao ser desligado, o sistema que bombeia óleo para o carter seco deixa de funcionar também, o resultado e que todo o lubrificante que molha o interior do motor, por gravidade cai e começa a inundar os cilindros inferiores e todas as adjacências, e começa a escapar pelas juntas e respiros do motor, para funcionar o motor e necessário retirar as velas de ignição ou magnetos para expulsar o óleo que invade a câmara de combustão e evitar calço hidráulico.
Muito legal! Excelente!
Sempre muito didático! Parabéns Aero!!!
Muito massa muita informação pra os apaixonados por aviação
Você poderia fazer um vídeo sobre como é feita a troca de óleo de um motor a jato ?
E no caso do Chevette? kkkkkkkk Ótimo vídeo!
lindo o motor desse Boeing! no aluminio natural.
Olá meu caro, sou fã do canal e aproveitar pra falar que na sua loja não tem nada de camisa para nossos tamanhos "GG" EXG só encontrei tamanho "p" e olhe lá....
Acredito que devam repovoar a loja com todos os tamanhos, pucha queria uma azul não tem, fui na verde não tem, fui na laranja q é principal q queria tbm não tem.... Tá igual a barraquinha do Zé que tá fechando...rsrsrs Bora lá colocar produtos camisas e bermudas...há já adianto o preço poderia ser mais acessível...
Obrigado e continue com seus vídeos de qualidade e de grande didática que nos como eu leigo aprendemos muito. Sucesso a +++
Mais um vídeo de excelência! O Fernando depois faz um vídeo do A330 MRTT, avião que será adquirido pela FAB.
Abraço, vlw.
Eu, na minha opinião, um dos tipos de motores mais incríveis.
Bela Pauta , gostei muito desta curiosidade da aviação, Valeu.
O BMW 801 que equipava o Focke Wulf 190 tinha o chamado " cárter seco", será que pingava óleo também?
Um vídeo sobre o motor Gnome Rhomer...seria bem vindo... principalmente como se dava a aceleração....por favor bem didático.... não importa se for um vídeo longo....!!!
Os aviões mais bonitos já fabricados
Muito boa as informações que você trouxe sobre esse motor Fernando adorei o vídeo amigo 👏👍
Reportagem maravilhosa como sempre. Rapaz, vi no início do vídeo o T-6 da esquadrilha OI, tirei fotos com o de cor "azul petróleo! (acho que é essa cor) em 2005, aqui em PNZ. Pena que postei as fotos no falecido Orkut e não consegui recuperar, eu era auxiliar de rampa na época. Sobre o funcionamento de motor radial, vimos algo a respeito no vídeo do Antonov AN-2. Abraços Fernando!
Sou apaixonado por motores radiais, sem palavras, top.
Muito boa a informação Fernando, parabéns 👊🏽👍🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Fernando fala sobre aqueles motores radiais que giram junto com a hélice, não sei o nome mas queria entender como funciona, abraço!
Motor rotativo fabricante Gnome et Rhône modelo Gnome Monosoupape entre outros.
O T6 era usado pela esquadrilha da Fumaça. É o som de motor mais bonito que já ouvi.
Que aviões bonitos esses do vídeo. Eu aprovo.
Fernando, o que acha de explicar o funcionamento dos motores radiais onde os cilindros é que giram com a hélice e o virabrequim é fixo?
Didática fabulosa! Parabéns!