Como sempre, é quase que “chover no molhado”, seu vídeo ficou excelente. Mas, cara, que saudade dos V10 “gritando” a 19.000 rpm no final da reta de Monza. Aquilo era maravilhoso.
@@edilsonmartins6653 Eu lembro do povo reclamando dos v10 na época, dizendo q preferiam o motor antigo. O povo sempre vai reclamar do atual e dizer q antigamente q era bom. Nostalgia é foda
29:03 é duro, mas isso é real e faz parte do esporte. 29:55 uma das frases mais fortes e reais que eu já ouvi. "O avanço tecnológico só segue uma direção: Pra frente! E tecnologias não são desinventadas só poruqe a gente gosta de carro barulhento" Ótimo video! Como sempre, um trabalho incrível!
Antes de ser um laboratório para montadoras é um esporte, se matarem os fãs não tem esporte....Rico Penteado defende v8 com combustível sintético, afinal ainda é um esporte e combustível sintético parece mais o futuro q carro de pilha.
@@danilokrausz9103O problema é que fã é chato demais. Tenho certeza que lá atrás, quando as diferenças entre as montadoras eram gritantes, quando vieram adições como turbo, paddle shift, ou quando passaram de motores dianteiros para traseiros, muitos fãs viraram a cara porque "o esporte tá morrendo" ou "não é mais como antigamente"
@@gameplayretro90mas não era Turbo... por isso a ironia, logo a que apresentou o turbo pra F1, quando volta a ser turbo, não consegue. (Lembrando q não é o único fator)
Mais irônico é que eles apresentaram a inovação do motor turbo, foram copiadas por outras equipes, se tornou a tecnologia mais avançada da época, mas a Renault nunca ganhou um campeonato com os motores turbo que ela trouxe pro automobilismo. Loucura
Aproveitando o papo sobre motores, sempre achei instigante a engenharia maluca do BRM P83 de 1966 que tinha um motor H16. Ao invés de serem dois V8 juntos (W16 como os bugatti), são 2 Boxers 8 cilindros enfileirados
é um doideira neh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ja vi um pessoalmente, É LINDOOO, mas so de bater o olho tu sente a aura de que vai da merda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. o que me deixa intrigado, é como os chassis aguentavam um final de semana de gp com aquele peso GIGANTE em cima e querendo sair pra fora a cada curva kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu faço faculdade de Engenharia mecânica na UFRGS, e o quão bem foi explicado o funcionamento e deslocamento do motor neste video é brincadeira, muito melhor do que muito doutor por ai.
ADM excelente como sempre! Importante notar que a explosão ocorre com a relação estequiométrica de 15/1 - 15 partes de ar para uma de combustível. Um detalhe - o motor BRM tinha cilindros dispostos no formato H deitado - eram 4 blocos de 4 cilindros sobrepostos 2a2. E em 98/99 depois do campeonato da McLaren /Mercedes as ligas Be-Cu Berílio +Cobre foram proibidas por questões de custos e segurança, pois são cancerígenas.
Um dia faz um dessa forma, porém sobre pneus. A F1 já usou de diversas formas (óbvio que sempre redondo😂),no entanto, em diferentes tamanhos, lisos, estriados e tal.
Caro ADM, parabéns pelo canal. Não perco um vídeo, mas devo fazer uma ressalva. Não ocorrem explosões dentro do motor e sim combustão. Explosões geram ondas de choque, o que danificaria o motor. Não à toa, o motor se chama “à combustão”. Uma explosão, de forma geral, é uma combustão de imensa rapidez que produz gases que se expandem em altíssimas velocidades que, dependendo do explosivo, podem ser supersônicas. As ondas de choque é uma pressão concentrada que esses gases expandidos exercem sobre o que está em seu entorno.
Sobre a numeração dos motores das Ferraris de rua: Isso valia nas mais antigas, como as 250, 275, 330. com o passar do tempo outras formas de nomeclatura foram adotadas, nas V8 por exemplo, era a litragem do motor, ex: 308, 3.0 8 cilindros, 348, 3.4 8 cilindros, na 355 muda, 3.5 5 valvulas por clindro, em outros carros tbm é aplicado esse padrão, 512 5 litros 12 cilindros, e por ai vai
Moro a uns 8km em linha reta de Interlagos. Via desde o tempo ðos Fittipaldi,(desde a década de 70) aos tempos de Airton Senna(décadas de 80 e 90) a fila de helicópteros vindos de todas as direções para Interlagos e o barulho dos carros na pista nos treinos e nas corridas eram ouvidos de casa. Fui a várias corridas e o barulho era ensurdecedor até a mais de 500 metros da pista. Era outra emoção que não se esquece. Agora imaginem o barulho dos recordistas de velocidade em solo com carros com motores a jato e rodas de alumínio sem pneus que já ultrapassaram a velocidade do som em Bonneville e outros desertos de sal.
Agora a jbl tinha que entrar na formula 1 também para fazer caixas de som super eficientes e altas para reproduzir os sons de motores antigos 😎 Ótimo vídeo
Novamente um. vídeo e uma explicação "perfeita", principalmente praqueles que gostam de Fórmula1 mas não são formados em engenharia 😂 VALEU! e.... 🇾🇪 Saudações Tricolores
Otima explicação, parabéns, simples, claro e objetivos. Agora imagine carro de fórmula 1, 100% eletrico e algo loco e triste 😢 para quem gosta de carro a combustão.
Li em comentário abaixo uma citação do motor H16 e do W16. Eu me lembro de um motor desenvolvido pela Honda , talvez na década de 60/70, que era chamado de X32. Durou pouco mesmo... não deu certo.
Excelente vídeo, para variar, ADM. Só discordo da parte final, onde foi informado que o que a F1 faz vai para os carros de rua. Esta tese de "laboratório" das montadoras já caiu por terra há muitos anos. Vide a injeção eletrônica que chegou nos carros de ruas em 1968, e na F1 em 1983. Pneus com aro 13", só recentemente a F1 abandonou. Sem falar de ABS, EBD, Air bag... E por aí vai.
Parabéns pelo vídeo. Uma ótima síntese da história e tecnologia dos motores. Não tem como não amar os sons dos V8, V10 e V12, porém, como engenheiro eletricista, ver a eficiência da unidade de potência atual me faz amar mais ainda a profissão. Fazer o quê, paciência. Mas não afeta nem um pouco no amor pelo automobilismo 🤩
Ótimo vídeo, como sempre! Apenas uma pequena correção: a compressão do ar e do combustível acontece quando o cilindro está subindo e não descendo, mas isso é apenas um detalhe. Parabéns pelo trabalho.
Acompanho o canal há muito tempo e estou inconformado que ainda não tinha assistido esse vídeo . Excelente vídeo com uma ressalva: poderia ter aproveitado e falado do troféu Colin Chapman e troféu Jim Clark que foi instituído em 1987 e que criou uma categoria a parte já avisando o banimento dos motores turbo. Se ainda não tem nenhum vídeo sobre esses troféus do campeonato de 1987 fica a dica.
16:49 Esse motor é o Cosworth FVA.Juntaram 2 dele e formaram o DFV que conhecemos. Só que ele só foi usado na Formula 2 da época e em alguns carros sport de categorias menores,se não me engano.
Por questões ambientais os motores no futuro serão totalmente elétricos e os propulsores a combustão e híbridos virarão peças de museu. Quando comecei a acompanhar a F1, eu peguei o final da era Turbo Lag e a volta dos aspirados. Os motores turbo tiveram seu auge em 1986 com todo o grid utilizando eles e o grande destaque era a Benetton B186 com o monstruoso BMW de 1400 cavalos nos treinos. Em 1989 vieram os motores V8, V10 e V12 misturados no grid. O grid tornou-se uniforme em 96 com todas as equipes utilizando os V10. Por questões ambientais os motores V8 foram utilizados em 2007 e no ano de 2014 vieram os turbo-híbridos. Eu fico encantado quando escuto o ronco de um V6 Turbo Lag, V10 e principalmente V12.
Infelizmente é como aquele ditado sobre não se voltar pro passado, "flecha atirada, a água de um rio e palavra falada não voltam jamais!" ou algo assim! Eu sou um dos que até hoje não curto esses motores sem somzão (até melhorou pois tinham colocado aquela pecinha no escapamento pra ficar vibrando e aumentar o som!) mas devo admitir que é uma proeza da engenharia, como foi dito!! E tive o prazer de ouvir em interlagos em 2005 os V10 rasgando na reta numa linda sinfonia, e em 2007 ver a Ferrari do "homem de gelo" ser campeão com os ainda lindos V8, foi inesquecível para um Ferrarista, depois disso nunca mais vi uma...>=> ... corrida in loco e coincidentemente o jejum da Ferrari que dura até hoje, ai aii!! Enfim, incrível a evolução dos motores desde os anos 50, e tudo muito bem explicado como sempre!! Valeu ADM, aquele abraço e até o próximo voOooO como diria seu colega!! :))
De 2009 a 2013 (mas foi em 2011 que todas as equipes , fabricantes de motores tinha ) teve o Kers , que considero o irmão mais velho do ERS ou uma primeira versão do ERS Mas ele era uma potência limitada e recarregava por volta a cada volta ele recarregava 100% , um sistema diferente de hoje
mano, que video bem feito da p.... Material com começo, meio e fim. Suuuper mastigado pra quem nao sabe nada sobre o assunto, sem ser enfadonho pro expert nóia de motores. Em meia hora o cara explicou mais de 70 anos de historia automobilistica de forma relativamente completa e absolutamente didatica. Esse conteudo é um achado em meio a um mar de informações sem profundidade, incompletas e/ou ate mesmo erradas que vejo todos os dias por aqui. Parabens ao criador e obg.
Sim, hoje com esses híbridos + vídeo game a F1 perdeu muito, quando e se vierem os totalmente elétricos não assisto mais. Já pensou as duas porcarias juntas? Carro video game e elétrico?
@@edilsonmartins6653A f1 não pode ter carros 100% elétricos por conta de contratos. Judicialmente falando, a Fórmula E é a única categoria que pode ter carros 100% elétricos, se eu não me engano até 2050
Vídeo muito bacana, aproveitando o finalzinho…tem vídeo no canal sobre as tecnologias da f-1 que chegaram nos carros de rua, sabemos que o turbo é uma delas…
Me lembro de assistir pela TV a última corrida da Copersucar. Anos depois o Fittipaldi disse que eles entraram na F1 no momento errado, se fosse uns anos antes o orçamento deles seria suficiente para manter uma equipe de ponta, mas começaram na mesma época que os carros com efeito solo e mini-saias começaram a aparecer, aumentando muito os custos de manutenção de uma equipe de F1
Um comentário antes de ver o vídeo. Para fórmula 1 o motor a combustão tem que ser pelo menos 51% da força total do carro para carros elétricos ja temos a fórmula mosquito ou como chamado fórmula E
De verdade, o que os caras teriam que fazer é trazer os F1 clássicos pra todos os eventos pra se apresentar. Coloca um V10 pra urrar, um turbão, etc, e a corrida vai seguindo o fluxo. O foda é que os europeus recebem isso em quase todas as corridas, já a gente não. Quando muito tem algum evento de GT.
Na imagem dos motores no 1:57, mostrou os motores de motos, quem ama eles em geral, não deixou de notar a maravilha da usina de força do LC8 das ktm, referência em força, eficiência e peso baixo para a litragem!
No caso da 512TR, não usaram esse método na nomenclatura. Pois tinha um motor 4.9l flat12! Portanto o volume de cada cilindro ficava por volta de 408ml. A 512 usava um arredondamento da cilindrada, de 4,9l, para 5l, somada a quantidade de cilindros, 12!
DEMAIS!!!! que explicacao FANTASTICA!!!! Muito bom video... cheio de dados e fatos e historias.... Bom, MUITO BOM, do comeco ao fim.... (se bem que os carros NAO SERAO eletricos) Forte abraco!!! ...continuem voaaaaaaado!
Parabéns. Fiquei vidrado o tempo todo. Daria prá falar algo sobre os combustíveis da F1? De onde vêem, é igual prá todo mundo, os aditivos, como é transportada da origem até o autódromo, se é comprada no país da corrida, etc.
Quanto conhecimento disponível em um único vídeo !! Parabéns adm por mais uma obra prima com boas explicações, qualidade da informação e didática impecável 👏👏👏
Excelente Video!! Parabens 👏🙌 Sempre fui grande admirador do canal, para mim é simplesmente perfeito e como tal, sempre pensei não poderia melhorar! Mas... de repente solta este video que me deixa completamente de boca aberta. Incrivel a aula de historia e a simplicidade que é explicado um tema algo complexo!!! Simplesmete incrivel!!! MTO OBRIGADO
A maior era ininterrupta sob um mesmo regulamento de motor será a atual, sem alterações de Cilindrada, número de cilindros e no sistema da admissão de ar
Parabéns, Rodrigo. Sua explicação sobre os motores foi excelente. Aprendi muito! Sobre a arquitetura, acho que seria legal mencionar a redução do centro de gravidade nos motores em V ou os flat em comparação com os motores em linha.
Só pra lembrar que a compreensão de um motor ocorre no momento em que ele está subindo e não descendo e este é um dos 4 tempos dos motores atuais por isso são chamados de motores 4 tempos que consistem em admissão, compreensão, explosão e exaustão e quanto a cilindrada é uma relação entre o diâmetro e o curso do pistão de um determinado motor onde o pistão pode ter diâmetro maior e um curso menor ou o inverso com um diâmetro menor e um curso maior então os dois fatores que indicam se o carro é 1.6 , 2.0, ou 4.1 e tantos outros existentes são o cálculo feito entre o diâmetro e o curso do pistão de qualquer motor
ADM, essa numeração das Ferrari valia para as Ferrari de pista (o número representava o volume de um cilindro). Nas Ferrari de rua, isso "vareia", mas continua tendo algo a ver com o motor. F348 - 3.4 V8 F355 - 3.5 5 válvulas por cilindro F360 - 3.6 F430 - 4.3 F458 - 4.5 V8
Olá bom dia, boa tarde, ia noite, consoante o fuso. Sigo o seu canal a partir de Luanda, Angola e tal como todos aqui, apaixonado por F1. Gostaria de sugerir que que considerasse falar sobre Transponders na F1. Muito bom canal, saudações.
Como sempre, é quase que “chover no molhado”, seu vídeo ficou excelente. Mas, cara, que saudade dos V10 “gritando” a 19.000 rpm no final da reta de Monza. Aquilo era maravilhoso.
Sim, hoje até o barulho perdeu a graça.
@@edilsonmartins6653 Eu lembro do povo reclamando dos v10 na época, dizendo q preferiam o motor antigo. O povo sempre vai reclamar do atual e dizer q antigamente q era bom. Nostalgia é foda
@@gall4rrala69mas a F1 perdeu a graça mesmo, pra grande parte das pessoas, isso infelizmente não dá pra negar
@@renatogpnA F1 nunca foi tão popular quanto hoje em dia amigo, você não poderia estar mais enganado.
@@pedroh4399 só um público nichado assiste F1 amigo, vamos ser realistas, uma boa parte do grande público não assiste mais, pelo menos aqui no Brasil
29:03 é duro, mas isso é real e faz parte do esporte.
29:55 uma das frases mais fortes e reais que eu já ouvi. "O avanço tecnológico só segue uma direção: Pra frente! E tecnologias não são desinventadas só poruqe a gente gosta de carro barulhento"
Ótimo video! Como sempre, um trabalho incrível!
Mas se o público da F1 boicotar, voltam atrás. O problema é que as pessoas estão idiotizadas, adorando o ridículo.
Antes de ser um laboratório para montadoras é um esporte, se matarem os fãs não tem esporte....Rico Penteado defende v8 com combustível sintético, afinal ainda é um esporte e combustível sintético parece mais o futuro q carro de pilha.
@@danilokrausz9103 Se ligassem pra público mesmo, não teriam nem cogitado a ideia de motor híbrido ou categoria de carro elétrico
@@danilokrausz9103O problema é que fã é chato demais. Tenho certeza que lá atrás, quando as diferenças entre as montadoras eram gritantes, quando vieram adições como turbo, paddle shift, ou quando passaram de motores dianteiros para traseiros, muitos fãs viraram a cara porque "o esporte tá morrendo" ou "não é mais como antigamente"
Isto sim, um vídeo que é um enorme serviço público.
Parabéns Adm.
Abraço de Portugal 🇵🇹
esse tipo de conteúdo, com tamanha didática, vc só encontra aqui! canal maravilhoso, meu favorito!!
Ironia das ironias, a Renault apresentou os turbos pra F1 e hoje apanha y apanha
Pensei a mesma coisa 😂
É cíclico, até bem pouco tempo 2010 a 2014 especificamente ela bateu bastante junto com a Redbull
O mundo dá voltas kkkkkk. O motor Ford é um dos maiores vencedores da história da F1, então quer dizer que agora tem que entrar no sapatinho
@@gameplayretro90mas não era Turbo... por isso a ironia, logo a que apresentou o turbo pra F1, quando volta a ser turbo, não consegue. (Lembrando q não é o único fator)
Mais irônico é que eles apresentaram a inovação do motor turbo, foram copiadas por outras equipes, se tornou a tecnologia mais avançada da época, mas a Renault nunca ganhou um campeonato com os motores turbo que ela trouxe pro automobilismo. Loucura
Aproveitando o papo sobre motores, sempre achei instigante a engenharia maluca do BRM P83 de 1966 que tinha um motor H16. Ao invés de serem dois V8 juntos (W16 como os bugatti), são 2 Boxers 8 cilindros enfileirados
é um doideira neh kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu ja vi um pessoalmente, É LINDOOO, mas so de bater o olho tu sente a aura de que vai da merda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
o que me deixa intrigado, é como os chassis aguentavam um final de semana de gp com aquele peso GIGANTE em cima e querendo sair pra fora a cada curva kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Clark conseguiu um feito único: GP dos Estados Unidos de 1966, BRM, motor H-16, vitória. 😮
Não era enfileirado, era sobreposto...um em cima do outro.
Eu faço faculdade de Engenharia mecânica na UFRGS, e o quão bem foi explicado o funcionamento e deslocamento do motor neste video é brincadeira, muito melhor do que muito doutor por ai.
Saber o conteúdo é uma coisa... Saber ensinar é outra. Nem todos têm o dom.
Honestamente,hoje esse é sem dúvida o melhor canal de fórmula 1
ADM excelente como sempre! Importante notar que a explosão ocorre com a relação estequiométrica de 15/1 - 15 partes de ar para uma de combustível.
Um detalhe - o motor BRM tinha cilindros dispostos no formato H deitado - eram 4 blocos de 4 cilindros sobrepostos 2a2. E em 98/99 depois do campeonato da McLaren /Mercedes as ligas Be-Cu Berílio +Cobre foram proibidas por questões de custos e segurança, pois são cancerígenas.
interessante!
Um dia faz um dessa forma, porém sobre pneus. A F1 já usou de diversas formas (óbvio que sempre redondo😂),no entanto, em diferentes tamanhos, lisos, estriados e tal.
Em diferentes quantidades também. A Tyrrell P34 tinha 6.
Caro ADM, parabéns pelo canal. Não perco um vídeo, mas devo fazer uma ressalva. Não ocorrem explosões dentro do motor e sim combustão. Explosões geram ondas de choque, o que danificaria o motor. Não à toa, o motor se chama “à combustão”. Uma explosão, de forma geral, é uma combustão de imensa rapidez que produz gases que se expandem em altíssimas velocidades que, dependendo do explosivo, podem ser supersônicas. As ondas de choque é uma pressão concentrada que esses gases expandidos exercem sobre o que está em seu entorno.
Excelente como sempre. Fica meu respeito e admiração ao Rodrigo e ao Splash and Go. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sobre a numeração dos motores das Ferraris de rua:
Isso valia nas mais antigas, como as 250, 275, 330. com o passar do tempo outras formas de nomeclatura foram adotadas, nas V8 por exemplo, era a litragem do motor, ex: 308, 3.0 8 cilindros, 348, 3.4 8 cilindros, na 355 muda, 3.5 5 valvulas por clindro, em outros carros tbm é aplicado esse padrão, 512 5 litros 12 cilindros, e por ai vai
Você se dedicou a produzir esse conteúdo maravilhoso! Valeu a pena assistir, parabéns!
Moro a uns 8km em linha reta de Interlagos. Via desde o tempo ðos Fittipaldi,(desde a década de 70) aos tempos de Airton Senna(décadas de 80 e 90) a fila de helicópteros vindos de todas as direções para Interlagos e o barulho dos carros na pista nos treinos e nas corridas eram ouvidos de casa. Fui a várias corridas e o barulho era ensurdecedor até a mais de 500 metros da pista. Era outra emoção que não se esquece. Agora imaginem o barulho dos recordistas de velocidade em solo com carros com motores a jato e rodas de alumínio sem pneus que já ultrapassaram a velocidade do som em Bonneville e outros desertos de sal.
Eu clico em curtir antes de começar o vídeo pq eu sei que o ADM sem dá AULAS!!!
Agora a jbl tinha que entrar na formula 1 também para fazer caixas de som super eficientes e altas para reproduzir os sons de motores antigos 😎
Ótimo vídeo
Novamente um. vídeo e uma explicação "perfeita", principalmente praqueles que gostam de Fórmula1 mas não são formados em engenharia 😂
VALEU! e....
🇾🇪 Saudações Tricolores
28:04, o turbo compressor por estar entre o motor e o escapamento acaba por fazer um efeito de abafador" em muitas vezes deixando o som mais baixo
Que explicação sobre os motores. A melhor que eu já vi. Parabéns demais Rodrgio
Otima explicação, parabéns, simples, claro e objetivos.
Agora imagine carro de fórmula 1, 100% eletrico e algo loco e triste 😢 para quem gosta de carro a combustão.
Mesmo pra quem já tem noção de motores, conhecimento de física, a tua explicação de 30 minutos foi sensacional. Parabéns!
Li em comentário abaixo uma citação do motor H16 e do W16. Eu me lembro de um motor desenvolvido pela Honda , talvez na década de 60/70, que era chamado de X32. Durou pouco mesmo... não deu certo.
Excelente vídeo, para variar, ADM. Só discordo da parte final, onde foi informado que o que a F1 faz vai para os carros de rua. Esta tese de "laboratório" das montadoras já caiu por terra há muitos anos. Vide a injeção eletrônica que chegou nos carros de ruas em 1968, e na F1 em 1983. Pneus com aro 13", só recentemente a F1 abandonou. Sem falar de ABS, EBD, Air bag... E por aí vai.
ADM, no caso da Ferrari 512TR , ela tem 4.943cc. O 512 vem de 5 litros e 12 cilindros. Parabéns pelo conteúdo, assisto todos.
exatamente
Adoro mecânica desde meu primeiro trabalho como ajudante de mecânica em uma oficina perto da minha casa há 42 anos atrás.
Parabéns pelo vídeo. Uma ótima síntese da história e tecnologia dos motores. Não tem como não amar os sons dos V8, V10 e V12, porém, como engenheiro eletricista, ver a eficiência da unidade de potência atual me faz amar mais ainda a profissão.
Fazer o quê, paciência. Mas não afeta nem um pouco no amor pelo automobilismo 🤩
Ótimo vídeo, como sempre! Apenas uma pequena correção: a compressão do ar e do combustível acontece quando o cilindro está subindo e não descendo, mas isso é apenas um detalhe.
Parabéns pelo trabalho.
Acompanho o canal há muito tempo e estou inconformado que ainda não tinha assistido esse vídeo .
Excelente vídeo com uma ressalva: poderia ter aproveitado e falado do troféu Colin Chapman e troféu Jim Clark que foi instituído em 1987 e que criou uma categoria a parte já avisando o banimento dos motores turbo.
Se ainda não tem nenhum vídeo sobre esses troféus do campeonato de 1987 fica a dica.
16:49
Esse motor é o Cosworth FVA.Juntaram 2 dele e formaram o DFV que conhecemos.
Só que ele só foi usado na Formula 2 da época e em alguns carros sport de categorias menores,se não me engano.
teve uma variante dele que era da indy tambem, talvez o dfx não me recordo muito bem, mas diversas categorias usaram suas variantes
Por questões ambientais os motores no futuro serão totalmente elétricos e os propulsores a combustão e híbridos virarão peças de museu. Quando comecei a acompanhar a F1, eu peguei o final da era Turbo Lag e a volta dos aspirados. Os motores turbo tiveram seu auge em 1986 com todo o grid utilizando eles e o grande destaque era a Benetton B186 com o monstruoso BMW de 1400 cavalos nos treinos. Em 1989 vieram os motores V8, V10 e V12 misturados no grid. O grid tornou-se uniforme em 96 com todas as equipes utilizando os V10. Por questões ambientais os motores V8 foram utilizados em 2007 e no ano de 2014 vieram os turbo-híbridos. Eu fico encantado quando escuto o ronco de um V6 Turbo Lag, V10 e principalmente V12.
Infelizmente é como aquele ditado sobre não se voltar pro passado, "flecha atirada, a água de um rio e palavra falada não voltam jamais!" ou algo assim! Eu sou um dos que até hoje não curto esses motores sem somzão (até melhorou pois tinham colocado aquela pecinha no escapamento pra ficar vibrando e aumentar o som!) mas devo admitir que é uma proeza da engenharia, como foi dito!! E tive o prazer de ouvir em interlagos em 2005 os V10 rasgando na reta numa linda sinfonia, e em 2007 ver a Ferrari do "homem de gelo" ser campeão com os ainda lindos V8, foi inesquecível para um Ferrarista, depois disso nunca mais vi uma...>=>
... corrida in loco e coincidentemente o jejum da Ferrari que dura até hoje, ai aii!! Enfim, incrível a evolução dos motores desde os anos 50, e tudo muito bem explicado como sempre!! Valeu ADM, aquele abraço e até o próximo voOooO como diria seu colega!! :))
De 2009 a 2013 (mas foi em 2011 que todas as equipes , fabricantes de motores tinha ) teve o Kers , que considero o irmão mais velho do ERS ou uma primeira versão do ERS
Mas ele era uma potência limitada e recarregava por volta a cada volta ele recarregava 100% , um sistema diferente de hoje
Splash and go é outro patamar!
mano, que video bem feito da p....
Material com começo, meio e fim.
Suuuper mastigado pra quem nao sabe nada sobre o assunto, sem ser enfadonho pro expert nóia de motores.
Em meia hora o cara explicou mais de 70 anos de historia automobilistica de forma relativamente completa e absolutamente didatica.
Esse conteudo é um achado em meio a um mar de informações sem profundidade, incompletas e/ou ate mesmo erradas que vejo todos os dias por aqui.
Parabens ao criador e obg.
Que vídeo phoda, já mandei no nosso grupo de Opaleiros, em tempo, quando os motores forem 100% elétricos eu abandono. Abraço piá
Sim, hoje com esses híbridos + vídeo game a F1 perdeu muito, quando e se vierem os totalmente elétricos não assisto mais. Já pensou as duas porcarias juntas? Carro video game e elétrico?
@@edilsonmartins6653A f1 não pode ter carros 100% elétricos por conta de contratos. Judicialmente falando, a Fórmula E é a única categoria que pode ter carros 100% elétricos, se eu não me engano até 2050
Parabéns ADM! Mais uma aula!
Apresentação fantástica.
Obrigado por fazer um trabalho que MAIS NENHUM CANAL BRASILEIRO FAZ!
Parabéns pelo video. Muito bem explicado sobre os motores. Destaque para os comentários finais em relação a tecnologia (minuto 29:45 em duante).
Vídeo muito bacana, aproveitando o finalzinho…tem vídeo no canal sobre as tecnologias da f-1 que chegaram nos carros de rua, sabemos que o turbo é uma delas…
excelente aula de física apesar de vc dizer que não é professor , vc é um mestre em didática 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Aquele vídeo que te deixa mais inteligente!
Vc teve que dar uma enxugada na explicação dos motores, mas ainda sim foi uma excelente explicação! Muito bom. Top. Novo inscrito.
Rodrigo parabéns que vídeo fantástico e 1 aula de sabedoria e talento p noz ligados no canal
A explicação da treta do motor da Ferrary foi ótima. Não está mais aqui. Faz novamente!!! Muito interessante a mutreta de alta tecnologia. Obrigado
Fiz ate download do vídeo.. muito bem explicado e caprichado.... merece muitos likes!
Excelente explanaçāo.
Além de conhecer o assunto, você tem uma didática incrível!
Aprendi bastante hoje.
Me lembro de assistir pela TV a última corrida da Copersucar. Anos depois o Fittipaldi disse que eles entraram na F1 no momento errado, se fosse uns anos antes o orçamento deles seria suficiente para manter uma equipe de ponta, mas começaram na mesma época que os carros com efeito solo e mini-saias começaram a aparecer, aumentando muito os custos de manutenção de uma equipe de F1
SENSACIONAL, COMO SEMPRE . . . PARABÉNS . . . . ABRAÇOS DE BH . . .🤗🤗🤗!!!!!!!!!
Excelente trabalho, aprendi bastamte em muito pouco tempo.
Muito obrigado
Deus o abençoe .
MOTORES A PARTE, IMAGINO O IMENSO TRABALHO QUE TIVESTE PARA FAZER ESTE VÍDEO !!!!!!
PARABÉNS, PARABÉNS
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Esse é com certeza o melhor vídeo do canal!!!!🎉🎉🎉
Um comentário antes de ver o vídeo.
Para fórmula 1 o motor a combustão tem que ser pelo menos 51% da força total do carro para carros elétricos ja temos a fórmula mosquito ou como chamado fórmula E
De verdade, o que os caras teriam que fazer é trazer os F1 clássicos pra todos os eventos pra se apresentar.
Coloca um V10 pra urrar, um turbão, etc, e a corrida vai seguindo o fluxo.
O foda é que os europeus recebem isso em quase todas as corridas, já a gente não. Quando muito tem algum evento de GT.
Na imagem dos motores no 1:57, mostrou os motores de motos, quem ama eles em geral, não deixou de notar a maravilha da usina de força do LC8 das ktm, referência em força, eficiência e peso baixo para a litragem!
Umas da s melhores explicaçoes (a analagioa do piao foi incrivel) que ja vi. Parabens pelo excelente trabalho. Grande abraço.
Excelente remake! Parabéns a todo o time do Splash N´Go!
No caso da 512TR, não usaram esse método na nomenclatura. Pois tinha um motor 4.9l flat12! Portanto o volume de cada cilindro ficava por volta de 408ml. A 512 usava um arredondamento da cilindrada, de 4,9l, para 5l, somada a quantidade de cilindros, 12!
Em 1976 Porsche já vencia as 24h de Le Mans com um motor turbo. Em 1978 foi a vez da Renault. A distância da corrida passava dos 5000km.
A idéia da Renault de usar o turbo na F1 já foi baseada na experiência e vitória mas 24 de Le Mans anteriormente
DEMAIS!!!! que explicacao FANTASTICA!!!!
Muito bom video... cheio de dados e fatos e historias....
Bom, MUITO BOM, do comeco ao fim.... (se bem que os carros NAO SERAO eletricos)
Forte abraco!!!
...continuem voaaaaaaado!
Mano, esse canal é riquíssimo em informação, meus parabéns!
Salve adm, gostei muito do vídeo, bem que vc poderia fazer um explicando os motores do wec, pois cada equipe possui um diferente. Abcs
Meu amigo, que vídeo EXCELENTE, parabéns.
Magnífico vídeo 👏👏👏👏👏👏
Que aula meu amigo. Toma LIKE, assisto e curto todos seus vídeos.
V12 subindo giro é lindo demais, aquele som na reta em alta rotação é lindo D+
Parabéns ADM o vídeo repaginado, com as animações do funcionamento dos motores, ficou BEEEEM melhor que aquele remake de 2021...
Brabissimo, um dos melhores vídeos do seu canal!!!
Muito bacana este vídeo. Imagino o trabalho hercúleo que foi fazer a pesquisa sobre os motores. Parabéns! 👏👏👏👏👏
Parabéns. Fiquei vidrado o tempo todo.
Daria prá falar algo sobre os combustíveis da F1? De onde vêem, é igual prá todo mundo, os aditivos, como é transportada da origem até o autódromo, se é comprada no país da corrida, etc.
Saudosismo não é pecado, mas nenhum esporte vive dele. Bora curtir a inovação! 👏👏👏
Quanto conhecimento disponível em um único vídeo !! Parabéns adm por mais uma obra prima com boas explicações, qualidade da informação e didática impecável 👏👏👏
Sensacional, uma aula
Adorei. Parabéns ADM!!🎉
Ótima AULA!!! Parabéns ADM!
Muito top esse vídeo. Tem muita informação com uma linguagem simples e objetiva. Parabéns!
Papo de visão, vou até baixar esse vídeo. É uma aula de motores gostei por demais.
Parabéns por esse ótimo canal de fórmula 1 Peter Jordan
Meu amigo, um dos melhores vídeos desse canal sem sombra de dúvidas. Vlw Rodrigão, as explicações foram excelentes 👏 👏 👏
excelente vídeo! Excelente canal! Uma aula de como se produzir, redigir e explicar um tema complexo que forma clara! Meus parabéns Rodrigo 👏🏾
Excelente Video!! Parabens 👏🙌 Sempre fui grande admirador do canal, para mim é simplesmente perfeito e como tal, sempre pensei não poderia melhorar! Mas... de repente solta este video que me deixa completamente de boca aberta. Incrivel a aula de historia e a simplicidade que é explicado um tema algo complexo!!! Simplesmete incrivel!!! MTO OBRIGADO
Mais didático e divertido que isso, impossível. Me inscrevi.
Mais um show... Parabéns!!!!
Parabéns pelas explicações! Ganhou mais um incrito. DEUS abençoe em nome de JESUS CRISTO! Amém!
Mais de 15 anos de amizade com um engenheiro mecânico não me fizeram entender um motor tão bem quanto nesse vídeo. Que baita trabalho, adm!
porra, o cara fez faculdade em um bueiro?
Precisa rever a amizade, ou a faculdade do teu amigo, então!
Muito bom. Bem completo. Muito bem explicado. Só senti falta de um sonzinho de cada um, pelo menos dos mais recentes que já foram mostrados em shorts.
Cara ,esse mereceu o like ....parabéns pelo excelente trabalho
A maior era ininterrupta sob um mesmo regulamento de motor será a atual, sem alterações de Cilindrada, número de cilindros e no sistema da admissão de ar
Meu amigo, mas que aula .... Uma senhora aula diga-se de passagem.
Esse canal é fantástico, muita informação.
Na moral. Melhor vídeo do Canal. Linha do tempo bem definida
Parabéns, Rodrigo. Sua explicação sobre os motores foi excelente. Aprendi muito! Sobre a arquitetura, acho que seria legal mencionar a redução do centro de gravidade nos motores em V ou os flat em comparação com os motores em linha.
Parabens pela excelente matéria sobre motores. Muito legal mesmo.
Muita riqueza de detalhes, parabéns pêla aula
Só pra lembrar que a compreensão de um motor ocorre no momento em que ele está subindo e não descendo e este é um dos 4 tempos dos motores atuais por isso são chamados de motores 4 tempos que consistem em admissão, compreensão, explosão e exaustão e quanto a cilindrada é uma relação entre o diâmetro e o curso do pistão de um determinado motor onde o pistão pode ter diâmetro maior e um curso menor ou o inverso com um diâmetro menor e um curso maior então os dois fatores que indicam se o carro é 1.6 , 2.0, ou 4.1 e tantos outros existentes são o cálculo feito entre o diâmetro e o curso do pistão de qualquer motor
Fantástico, matéria excelente, PARABÉNS!!!
ADM, essa numeração das Ferrari valia para as Ferrari de pista (o número representava o volume de um cilindro).
Nas Ferrari de rua, isso "vareia", mas continua tendo algo a ver com o motor.
F348 - 3.4 V8
F355 - 3.5 5 válvulas por cilindro
F360 - 3.6
F430 - 4.3
F458 - 4.5 V8
Excelente video. Obrigado por postar!!!
Conteúdo super interessante! Didática impecável!
Obrigado por trazer esse tipo de vídeo pra gente.
Like e inscrito.
Abraço!
Excelente vídeo, muito bom e aprovado pelo professor de física do ensino básico, super didático!
Ótima explicação! Parabéns pelo vídeo!
Vídeo excelente. Parabéns e obrigado.
Olá bom dia, boa tarde, ia noite, consoante o fuso. Sigo o seu canal a partir de Luanda, Angola e tal como todos aqui, apaixonado por F1.
Gostaria de sugerir que que considerasse falar sobre Transponders na F1.
Muito bom canal, saudações.