Pequena observação com relação às velas de ignição... Nos motores a reação, atualmente todos turbofan, as velas de ignição são utilizadas apenas na partida. Depois que o motor entra em operação, a queima é constante, pois a injeção de combustível é contínua e não pulsada. Ah! Ia esquecendo... Quando uma aeronave entra numa tempestade com alta quantidade de chuva, a ignição é ligada para evitar que o motor apague. E pode entrar água à vontade, pois com a elevada temperatura, a água evapora e o vapor ajuda com seu aumento de pressão a gerar ainda mais empuxo...
Inclusive tendo modelos militares que fazem isso (jogam agua no motor) propositalmente para aumentar o empuxo na decolagem, com o exemplo mais icônico sendo os Rolls Royce pegasus da Família Harrier
o segredo mais bem guardado dos motores a reação a turbina e os foguetes de combustão líquida é justamente a pulsação da injeta de combustíveis, desculpe revelar o maior segredo dos sete países que produzem estes motores: EUA, Grã Bretanha, França, Espanha, Japão, Ucrânia, Rússia, Itália e Brasil
Parabéns, pelas belas explicações, amigo! Até o momento, vc foi o mais claro a esplanar sobre o motor à reação e com palavras simples, sem exageros técnicos ou enrolações... Falou a lingua do povo, como sempre, em seus trabalhos! 🎉🎉👏👏👏👏👏🙋♂️ Valeu demais!
O verdadeiro pai do motor a jato moderno foi o inglês Frank Whittle, citado brevemente no vídeo. Porém, seus projetos e trabalhos foram desprezados pelo governo britânico. Já os alemães, enxergaram o potencial dos trabalhos de Whittle e investiram o que puderam no desenvolvimento de motores a jato. Foi só ao fim da guerra, e após verem aviões alemães voando a jato, é que os britânicos foram acordar para o gênio que tinham desprezado. Frank, mesmo sendo negligenciado, seguia desenvolvendo um motor a jato em oficinas precárias e com orçamento minúsculo. Felizmente, os americanos se interessaram no trabalho dele e ele chefiou grandes projetos e prestou consultoria até o fim de sua vida para as maiores empresas de aviação do mundo. Tem um documentário fantástico sobre sua vida e carreira.
Uma informação ao amigo do Veículos & histórias: Na apresentação do motor PW (Modelo PW1000G) a câmara de combustão Utilizada nós motores de hoje são do Tipo Anular de fluxo Axial, portanto ela está como um Anel e recebe o fluxo direto dos compressores, antigamente eram canecas em torno do eixo.
Acredito que a escolha pelo motor a reação no Abrams foi propositadamente pela potência e velocidade mesmo que o alcance seja limitado a uma certa distância. Se optarem por um a diesel, este terá de ser superior ao motor a reação não só pela economia mas sim pela potência. Minha opinião.
Já sei bem como funciona! Fiquei no vídeo para ver a sua visão sobre o motor! Esse é o melhor canal de motores e veículos da internet! A dedicação de buscar as melhores Fotos e vídeos reais do assunto tratado, informar quando não existem imagens! É demais! Parabéns
O assunto é muito abrangente, dá pra uns 5 videos, como por exemplo, hoje em dia a grande maioria dos motores a reação usados em aviões são Turbofans, que são um pouco diferentes dos Turbojatos mostrados no vídeo ou os Turbo Hélices que usam basicamente um motor a reação para movimentar Hélices.
Sempre fui fã dos motores a jato, e sempre achei que um sistema hibrido jato+eletrico seria o ideal para os carros atuais... Lembro de um prototipo da volvo, o Volvo ECC da decada de 90 que usava esse sistema e era super economico
Apesar da interessante pesquisa, há algumas confusões conceituais. Há uma confusão entre turbina a gás e turbina a vapor. O uso de diesel, embora possível, é problemático devido ao enxofre nele contido É dito que em uma turbina (que seria a vapor) os gases gases "giram engrenagens", quando, na verdade acionam as pás da turbina e esta aciona as engrenagens. Também não foi dito nada sobre o pulso jato, que talvez deva ser objeto em vídeo sobre as bombas alemãs V1 e V2. Embora não esteja muito associado a veículos, exceto navios, caberia um vídeo sobre geração de energia termoelétrica em ciclo combinado.
08:35 - "Duas câmaras de combustão". Não, isso é mostrado no desenho porque a vista ali é em corte, por isso aparecem apenas a câmara de cima e a de baixo. No tipo de motor mostrado na ilustração, já bem antigo, que utilizava câmaras canulares, havia diversas (em geral 8) câmaras de combustão, as outras seis foram omitidas do desenho para simplificar a ilustração. Hoje em dia os motores possuem apenas uma câmara de combustão, anular, que dá a volta completa em torno do eixo do motor.
Excelente vídeo como sempre! Apenas fazendo uma correção, os "rotores" na parte final na turbina é o que são chamados de turbina de fato, a função dela é gerar potência para girar os compressores do começo do motor a jato.
Que belíssimo conteúdo, primoroso! Estava querendo entender o funcionamento dos motores à reação, já lembrei logo desse canal e foi certeiro, esclareceu todas as dúvidas. Meus parabéns, novamente, ao redator/editor/apresentador.
Muito bom vídeo. Gostei. Só uma correção: esses motores não tinham quase 100 % de eficiência pois só o compressor em alguns desses motores já tira 50 porcento da potência e logo a potência útil em relação a queima de combustível fica parecida com um motor a pistão.
11 หลายเดือนก่อน +4
Pelo que eu li nas pesquisas é que a eficiência cai um pouco em certas situações mas que a mesma sempre fica na casa dos 90% pra cima.
@ Eu não entendi direito. Se é o causo que a potência do jato ela aproveitada quase 100% no avião porque não existe caixa de câmbio ou outro tipo de transmissão que causa perdas ,no avião a jato a potência do motor é aplicado diretamente no empuxo que empurra o avião pra frente.
11 หลายเดือนก่อน +6
@@rubensseemannbinho9628 então a energia de fato é criada pela câmara de combustão que transforma combustível em energia mecânica e no motor a reação ela simplesmente é misturada e queimada livremente sem intermédio de pistões e válvulas. E também tem esse fator que você apontou. O motor dá propulsão sem necessitar de um câmbio, movimentando o veículo só na força de empuxo.
Excelente vídeo como sempre, mas queria adicionar algumas observações pra ajudar: nos motores a reação a vela é usada apenas no acionamento, sendo que depois o próprio calor e pressão da câmara mantém a combustão, parecido com motor a diesel. Outro ponto é que as turbinas não aceleram os gases para aumentar o empuxo, pelo contrário, elas extraem energia do gás para movimentar o conjunto compressor e a ventoinha (ou fan) frontal que produz a maior parte do empuxo do motor
8:31 Na realidade, as velas de ignição são utilizadas somente durante a partida, até que a temperatura do ar seja suficiente para a autoignição do combustível. Deste modo, os motores a reação têm _ignição por compressão,_ o que os assemelha a motores diesel. Por isso, podem queimar querosene e óleo diesel (11:29).
Mais uma aula de motores a jato e seu uso aeronáuticos e automobilístico . Parabéns pela pesquisa !!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Olá, obrigado por mais uma aula👏👏👏, continuando nos motores a reação faz um vídeo sobre o motor Pratt and Witney PT6 um dos melhores e mais confiáveis motores aeronáuticos.
ocê omitiu os Fiat Disco Volante que atéparticiparam de Le Mans em 1953. Uma curiosidade sobre esse carro é que ele foi testado nos Alpes no outono e pôs fogo nas folhas que tinham caído na pista, sendo parados pela polícia. Não cabe chamar de motores a reação porque eles transmitem a rotação para as rodas e não a pressão do gás de escape. Daí chamarem-se de turboeixo.
Bom dia, parabéns pelos seus conteúdos! Gostaria de tirar uma dúvida. A vela nesse sistema é constantemente acionada, ou após o motor " pegar " ela é desligada?
O primeiro avião de combate (neste caso caça) a jato da histórica foi o He 280 equipado com o motor HeS-8. O Me- 262 foi o primeira a jato operacional etc.
O elevado peso do motor a combustão interna acaba sendo muito significativo no peso total de uma aeronave, fazendo que ele acabe gastando mais combustível para o mesmo desempenho em vôo de uma aeronave a jato. Porém, ao ser usado num veículo terrestre, o menor peso de um motor a reação se torna insignificante para compensar seu elevado consumo, muito maior quando comparado a um veículo a pistão com o mesmo desempenho.
O regime de trabalho das aeronaves acaba sendo muito exigentes pra motores de combustão, ficando muito tempo em aceleração máxima, o que causa muita manutenção nos motores grandes, os antigos motores radiais usados na 2ªGM tinham ate um limite de 50 segundos em aceleração maxima, que se ultrapassados poderiam fazer o motor pegar fogo!
@@Fabio-ch5jm muito exigente para os motores fabricados, que eram o mais leve possível. Se não fosse a limitação do peso, poderiam simplesmente empregar um motor maior e mais resistente.
Uma dúvida que sempre tenho quando vejo sobre funcionamento de motor a reação é, como é o início do funcionamento, o que move o compressor, é um sistema elétrico como motor de arranque??
11 หลายเดือนก่อน +2
Boa pergunta! Os motores alemães usavam um 2 cilindros boxer pra ligar, mas hoje em dia eu não sei dizer. Vou pesquisar 🤠👍
Atualmente a eficiência pode chegar no máximo a uns 40%, que é muito alta comparada com outras máquinas térmicas. Muito longe dos 100%, que é impossível devido às leis da Termodinâmica. Motores a diesel ou gasolina estão bem abaixo de 30%.
Para a indústria automotiva, a solução para utilização destes motores à reação seria um sistema híbrido, motor convencional + a jato para altas velocidades. Ainda assim, seria melhor aproveitado por super esportivos. No dia a dia das cidades, não compensaria o investimento.
Ja assisti mil vídeos a respeito de motores a jato,, e ainda nao entendi de verdade como funciona. Como as ventoinhas giram? Como o motor liga? Etc! Que o ar entra e se mistura com o combustível num determinado espaço e inflama é fácil de entender, mas como se da a combustão e exaustão numa câmara completamente aberta dos dois lados? Como o motor começa a girar?
As pás dos rotores são inclinadas no sentido do fluxo de ar, de modo que o ar passando faz elas girarem. Para partir, é preciso ter um motor de partida elétrico ou uma pequena turbina movida por gases de outro motor para começar a girar o motor e as velas faiscando até que a temperatura do ar comprimido chegue a um ponto em que inflame o combustível e mantenha o motor funcionando. Quando o ar chega na câmara de combustão, está bastante quente e comprimido.
As velas só são usadas na partida, ao contrário do que está no vídeo. Assim que a chama se mantém, elas são desligadas, sendo religadas esporadicamente quando as condições exigem, como numa chuva intensa.
Só me explique uma coisa, a MTTy2K ela funciona a diesel, sendo que os motores a diesel trabalham a pressão sem vela de ignição, o que eu quero saber, é como dois tipos de combustíveis que não tem nada ver trabalha no mesmo motor ? Fiquei curioso
0:19 o Brasil tem que fazer um fundo tecnologico urgente pra bancar todo tipo tecnológico aí envestir no motor automático se não for assim o Brasil nunca sai do atrazo e o governo tem de bancar todo prototicos tecnologia pra dar um gaz pra indústria isso se tivesse o fundo teria ter bancado os prototico do ozorio assim tem que bancar o obuzeiro tupAm da avibraz
O motor a jato melhor, na minha opinião, era o alemão que era de fluxo axial, com isso era mais afilado, já o inglês tinha uma parte em fluxo radial, o que aumentava seu diâmetro, era ele mais "gordo", o que aumentava o arrasto aerodinâmico.
É tem muito motor a jato diferente. Foguetes, ramjet, scramjet e agora a lockheed ganhou um contrato pra desenvolver um motor a jato nuclear..... cara tem muito tipos de motor a jato..... eu acho muito interessante esse ramo da engenharia. Mas o vídeo ficou muito bom! Parabéns ao canal!
Pequena observação com relação às velas de ignição... Nos motores a reação, atualmente todos turbofan, as velas de ignição são utilizadas apenas na partida. Depois que o motor entra em operação, a queima é constante, pois a injeção de combustível é contínua e não pulsada. Ah! Ia esquecendo... Quando uma aeronave entra numa tempestade com alta quantidade de chuva, a ignição é ligada para evitar que o motor apague. E pode entrar água à vontade, pois com a elevada temperatura, a água evapora e o vapor ajuda com seu aumento de pressão a gerar ainda mais empuxo...
Isso, isso
Inclusive tendo modelos militares que fazem isso (jogam agua no motor) propositalmente para aumentar o empuxo na decolagem, com o exemplo mais icônico sendo os Rolls Royce pegasus da Família Harrier
Motores a reacção não têm velas de ignição, usadas nos motores a explosão, têm velas de aquecimento, mais parecidas com as velas dos motores diesel
o segredo mais bem guardado dos motores a reação a turbina e os foguetes de combustão líquida é justamente a pulsação da injeta de combustíveis, desculpe revelar o maior segredo dos sete países que produzem estes motores: EUA, Grã Bretanha, França, Espanha, Japão, Ucrânia, Rússia, Itália e Brasil
Exatamente isso. 😢
Parabéns, pelas belas explicações, amigo! Até o momento, vc foi o mais claro a esplanar sobre o motor à reação e com palavras simples, sem exageros técnicos ou enrolações... Falou a lingua do povo, como sempre, em seus trabalhos! 🎉🎉👏👏👏👏👏🙋♂️
Valeu demais!
Parabéns..linda e sabia explicaçao
O verdadeiro pai do motor a jato moderno foi o inglês Frank Whittle, citado brevemente no vídeo. Porém, seus projetos e trabalhos foram desprezados pelo governo britânico. Já os alemães, enxergaram o potencial dos trabalhos de Whittle e investiram o que puderam no desenvolvimento de motores a jato. Foi só ao fim da guerra, e após verem aviões alemães voando a jato, é que os britânicos foram acordar para o gênio que tinham desprezado. Frank, mesmo sendo negligenciado, seguia desenvolvendo um motor a jato em oficinas precárias e com orçamento minúsculo. Felizmente, os americanos se interessaram no trabalho dele e ele chefiou grandes projetos e prestou consultoria até o fim de sua vida para as maiores empresas de aviação do mundo. Tem um documentário fantástico sobre sua vida e carreira.
Uma informação ao amigo do Veículos & histórias: Na apresentação do motor PW (Modelo PW1000G) a câmara de combustão Utilizada nós motores de hoje são do Tipo Anular de fluxo Axial, portanto ela está como um Anel e recebe o fluxo direto dos compressores, antigamente eram canecas em torno do eixo.
Fala sobre os motores de siclo Miller atkinson
Tem o tanque americano M1 Abrams, que ainda usa um moto a jato, porém creio que serão substituídos por motores a diesel convencionais
o tanque russo T-80 tambem usa motor à jato
O Abrams X usará motor diesel de pistões opostos.
+- convencionais.
São 2T de pistões contrapostos, dois virabrequins e sem cabeçote.
Acredito que a escolha pelo motor a reação no Abrams foi propositadamente pela potência e velocidade mesmo que o alcance seja limitado a uma certa distância. Se optarem por um a diesel, este terá de ser superior ao motor a reação não só pela economia mas sim pela potência. Minha opinião.
M1 usa uma turbina a gás
Já sei bem como funciona! Fiquei no vídeo para ver a sua visão sobre o motor! Esse é o melhor canal de motores e veículos da internet! A dedicação de buscar as melhores Fotos e vídeos reais do assunto tratado, informar quando não existem imagens! É demais! Parabéns
O assunto é muito abrangente, dá pra uns 5 videos, como por exemplo, hoje em dia a grande maioria dos motores a reação usados em aviões são Turbofans, que são um pouco diferentes dos Turbojatos mostrados no vídeo ou os Turbo Hélices que usam basicamente um motor a reação para movimentar Hélices.
Locução e documentário, nota: 1000👏👏👏👏👏
Sempre fui fã dos motores a jato, e sempre achei que um sistema hibrido jato+eletrico seria o ideal para os carros atuais... Lembro de um prototipo da volvo, o Volvo ECC da decada de 90 que usava esse sistema e era super economico
20:27 isso é que um bom documentário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Apesar da interessante pesquisa, há algumas confusões conceituais. Há uma confusão entre turbina a gás e turbina a vapor. O uso de diesel, embora possível, é problemático devido ao enxofre nele contido É dito que em uma turbina (que seria a vapor) os gases gases "giram engrenagens", quando, na verdade acionam as pás da turbina e esta aciona as engrenagens. Também não foi dito nada sobre o pulso jato, que talvez deva ser objeto em vídeo sobre as bombas alemãs V1 e V2. Embora não esteja muito associado a veículos, exceto navios, caberia um vídeo sobre geração de energia termoelétrica em ciclo combinado.
Para mim o vídeo foi sensacional, muito bom mesmo!
Aguardamos uma aula completa do senhor.
08:35 - "Duas câmaras de combustão".
Não, isso é mostrado no desenho porque a vista ali é em corte, por isso aparecem apenas a câmara de cima e a de baixo. No tipo de motor mostrado na ilustração, já bem antigo, que utilizava câmaras canulares, havia diversas (em geral 8) câmaras de combustão, as outras seis foram omitidas do desenho para simplificar a ilustração. Hoje em dia os motores possuem apenas uma câmara de combustão, anular, que dá a volta completa em torno do eixo do motor.
Parabéns. Muito instrutivo e muito bem feito. Você "dá um banho" nestes canais de tv por assinatura.
Mais um excelente vídeo!
Deixar uma sugestão, fazer um vídeo sobre a história do motor boxer.
Valeu!
Faz um vídeo sobre os motores de foguete, e o quão forte são
Excelente vídeo como sempre! Apenas fazendo uma correção, os "rotores" na parte final na turbina é o que são chamados de turbina de fato, a função dela é gerar potência para girar os compressores do começo do motor a jato.
Fala sobre a gasolina com chumbo
Para variar, mais um excelente vídeo do seu canal. Parabéns por diversificar o conteúdo!
Fala sobre sobre o etanol metanol nitrometano
Que belíssimo conteúdo, primoroso! Estava querendo entender o funcionamento dos motores à reação, já lembrei logo desse canal e foi certeiro, esclareceu todas as dúvidas. Meus parabéns, novamente, ao redator/editor/apresentador.
Ótimo conteúdo. Fala um pouco do motor argentino Taurozi
Muito bom vídeo. Gostei. Só uma correção: esses motores não tinham quase 100 % de eficiência pois só o compressor em alguns desses motores já tira 50 porcento da potência e logo a potência útil em relação a queima de combustível fica parecida com um motor a pistão.
Pelo que eu li nas pesquisas é que a eficiência cai um pouco em certas situações mas que a mesma sempre fica na casa dos 90% pra cima.
@ Eu não entendi direito. Se é o causo que a potência do jato ela aproveitada quase 100% no avião porque não existe caixa de câmbio ou outro tipo de transmissão que causa perdas ,no avião a jato a potência do motor é aplicado diretamente no empuxo que empurra o avião pra frente.
@@rubensseemannbinho9628 então a energia de fato é criada pela câmara de combustão que transforma combustível em energia mecânica e no motor a reação ela simplesmente é misturada e queimada livremente sem intermédio de pistões e válvulas. E também tem esse fator que você apontou. O motor dá propulsão sem necessitar de um câmbio, movimentando o veículo só na força de empuxo.
Tanto não tinham 100% de rendimento que no próprio vídeo fala do alto consumo de combustível
PARABÉNS !!
Excelente vídeo como sempre, mas queria adicionar algumas observações pra ajudar: nos motores a reação a vela é usada apenas no acionamento, sendo que depois o próprio calor e pressão da câmara mantém a combustão, parecido com motor a diesel. Outro ponto é que as turbinas não aceleram os gases para aumentar o empuxo, pelo contrário, elas extraem energia do gás para movimentar o conjunto compressor e a ventoinha (ou fan) frontal que produz a maior parte do empuxo do motor
Muito bom amigo bello trabalho
Muito interessante o funcionamento, os engenheiros foram gênios pra criar tal mecânica
Como sempre ótima matéria, muito bem explicada, gostei!
8:31 Na realidade, as velas de ignição são utilizadas somente durante a partida, até que a temperatura do ar seja suficiente para a autoignição do combustível.
Deste modo, os motores a reação têm _ignição por compressão,_ o que os assemelha a motores diesel.
Por isso, podem queimar querosene e óleo diesel (11:29).
Grato amigo por mais uma fantástica História das máquinas e seus criadores. Essa mecânica é muito interessante!!!
Bela aula sobre esses motores
Como sempre ótimo documentário, por favor faça um vídeo sobre o helicóptero uma das mas obras prima da engenharia .
Belíssimo vídeo
Poderia fazer sobre carros elétricos e pq eles são mais potentes que os a combustão?
Teve também o Batmóvel, acho que o único a reação que deu certo!
Mais uma aula de motores a jato e seu uso aeronáuticos e automobilístico . Parabéns pela pesquisa !!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito seu conteúdo, sempre trazendo novidades. Ta de parabéns 👏👏👏👏👏 20:27
Mais uma aula, obrigado por dividir conhecimento
Boa tarde. Veículos & Histórias. Belmonte-BA.
Uma verdadeira aula de engenharia, com muita informação! Parabéns.
Olá, obrigado por mais uma aula👏👏👏, continuando nos motores a reação faz um vídeo sobre o motor Pratt and Witney PT6 um dos melhores e mais confiáveis motores aeronáuticos.
Parabéns muito bem explicado 👏
Muito bem explicado nota 10
Adorei a explicação, bem direcionada, didática, e convincente, obrigado viajei no tempo ❤
Conheci o canal ontem, já vi vários vídeos, parabéns pelo conteúdo
Excelente trabalho! Vídeo rico em detalhes técnicos! Parabéns!
Parabéns! Este foi o melhor video que já vi por aqui.
Sempre surpreende com ótimos vídeos esse história foi top parabéns até a próxima e fiquem com Deus 🙏👍
Ótimo vídeo , parabéns !
ocê omitiu os Fiat Disco Volante que atéparticiparam de Le Mans em 1953. Uma curiosidade sobre esse carro é que ele foi testado nos Alpes no outono e pôs fogo nas folhas que tinham caído na pista, sendo parados pela polícia. Não cabe chamar de motores a reação porque eles transmitem a rotação para as rodas e não a pressão do gás de escape. Daí chamarem-se de turboeixo.
Bom dia, parabéns pelos seus conteúdos!
Gostaria de tirar uma dúvida. A vela nesse sistema é constantemente acionada, ou após o motor " pegar " ela é desligada?
Muito bom....rico em informações....
O primeiro avião de combate (neste caso caça) a jato da histórica foi o He 280 equipado com o motor HeS-8. O Me- 262 foi o primeira a jato operacional etc.
Vídeo Top, seria top um vídeo dobre motores pulsojato
Vídeo maravilhoso 👏👏👏👏. Faz um vídeo sobre o Lockheed SR71 Black Bird 😊
É uma engenharia fantástica! Uma pena não se adaptar aos automóveis na época.
Adoro os videos . Mas diminua a velocidade da informação . só um conselho . Parabéns e obrigado pelo seu trabalho .
Pode deixar amigo 🤠🤠 muito obrigado pelo conselho 😃👍
O elevado peso do motor a combustão interna acaba sendo muito significativo no peso total de uma aeronave, fazendo que ele acabe gastando mais combustível para o mesmo desempenho em vôo de uma aeronave a jato. Porém, ao ser usado num veículo terrestre, o menor peso de um motor a reação se torna insignificante para compensar seu elevado consumo, muito maior quando comparado a um veículo a pistão com o mesmo desempenho.
O regime de trabalho das aeronaves acaba sendo muito exigentes pra motores de combustão, ficando muito tempo em aceleração máxima, o que causa muita manutenção nos motores grandes, os antigos motores radiais usados na 2ªGM tinham ate um limite de 50 segundos em aceleração maxima, que se ultrapassados poderiam fazer o motor pegar fogo!
@@Fabio-ch5jm muito exigente para os motores fabricados, que eram o mais leve possível. Se não fosse a limitação do peso, poderiam simplesmente empregar um motor maior e mais resistente.
Parabéns para vc
Uma dúvida que sempre tenho quando vejo sobre funcionamento de motor a reação é, como é o início do funcionamento, o que move o compressor, é um sistema elétrico como motor de arranque??
Boa pergunta! Os motores alemães usavam um 2 cilindros boxer pra ligar, mas hoje em dia eu não sei dizer. Vou pesquisar 🤠👍
Funciona com ar comprimido que geralmente vem da APU e gira um eixo da gear box que esta ligado ao eixo N1
Isso se tratando de motores modernos
14:42 poderia contar a história da Rover, e também das mais variadas indústrias automotivas do Reino Unido!
Caramba, que legal esse vídeo.
É uma pena que não posso dar mais de um like
Comentar no vídeo ajuda o canal tanto quanto o like!
Atualmente a eficiência pode chegar no máximo a uns 40%, que é muito alta comparada com outras máquinas térmicas. Muito longe dos 100%, que é impossível devido às leis da Termodinâmica. Motores a diesel ou gasolina estão bem abaixo de 30%.
Eu ouço este som quase todos os dias... 🛫🛬🚁
Interessante. (Ji-Paraná).
Mais um vídeo excelente
Já começou o vídeo com o meu caça favorito... F4 Phantom...
Muinto bacana 😊😊
Fala amigo valeu so video massa tmj
Para a indústria automotiva, a solução para utilização destes motores à reação seria um sistema híbrido, motor convencional + a jato para altas velocidades. Ainda assim, seria melhor aproveitado por super esportivos. No dia a dia das cidades, não compensaria o investimento.
Ja assisti mil vídeos a respeito de motores a jato,, e ainda nao entendi de verdade como funciona. Como as ventoinhas giram? Como o motor liga? Etc! Que o ar entra e se mistura com o combustível num determinado espaço e inflama é fácil de entender, mas como se da a combustão e exaustão numa câmara completamente aberta dos dois lados? Como o motor começa a girar?
As pás dos rotores são inclinadas no sentido do fluxo de ar, de modo que o ar passando faz elas girarem.
Para partir, é preciso ter um motor de partida elétrico ou uma pequena turbina movida por gases de outro motor para começar a girar o motor e as velas faiscando até que a temperatura do ar comprimido chegue a um ponto em que inflame o combustível e mantenha o motor funcionando.
Quando o ar chega na câmara de combustão, está bastante quente e comprimido.
REALMENTE, PRA CARROS, CAMINHÕES ETC. NÃO TINHA COMO DAR CERTO MESMO, TENTARAM NA INDY.
Uma correção: o primeiro avião a jato de combate foi o Heinkel He-280. O Me-262 seria o primeiro caça em produção e efetivado em combate.
Vídeo top
As velas só são usadas na partida, ao contrário do que está no vídeo. Assim que a chama se mantém, elas são desligadas, sendo religadas esporadicamente quando as condições exigem, como numa chuva intensa.
Só me explique uma coisa, a MTTy2K ela funciona a diesel, sendo que os motores a diesel trabalham a pressão sem vela de ignição, o que eu quero saber, é como dois tipos de combustíveis que não tem nada ver trabalha no mesmo motor ? Fiquei curioso
Sugestão .. como funciona a dinamite . E porque não deu certo nas festas juninas 😂
Nao podemos esquecer que o MBT M1ABRAMS e se nao me engano um blindado russo tambem usa o motor a reação
Faltou falar do tanque M1 Abrans. O motor dele é uma turbina. Acho que é o melhor exemplo de um motor destes utilizado num veículo terrestre.
E para o Abrams X já estão aplicando o ACE, um motor de pistões opostos...
Motoca com motor turbo-jato tem o som top, pena que é muito alto.
Muito bommmmm
show.....
top esse video
Buscando ó conhecimento bazuka Foz do Iguaçu PR Brazil 🇧🇷🇧🇷
O som e o melhor
teria como explicar se dá ra criar motor a jato com energia solar e totalmente não poluente
Muitoinportanteveressemotoresdeinmensastecnologiaparabem
Poderiam usar o motor a reação como gerador elétrico para alimentar baterias de carros elétricos híbridos.
VC ESQUECEU DO MAIS ICONICO CARRO A JATO O BATMÓVEL!!!
imagino juntar esse motor a jato com um elétrico para o torque em baixa velocidade, seria quase perfeito
0:19 o Brasil tem que fazer um fundo tecnologico urgente pra bancar todo tipo tecnológico aí envestir no motor automático se não for assim o Brasil nunca sai do atrazo e o governo tem de bancar todo prototicos tecnologia pra dar um gaz pra indústria isso se tivesse o fundo teria ter bancado os prototico do ozorio assim tem que bancar o obuzeiro tupAm da avibraz
Pra ser roubado por políticos ou usado por vagabundo maconheiro igual as faculdades federais?
O que faz as pás desses motores se movimentarem, para comprimir o ar e gerar a propulsão ?
O motor a jato melhor, na minha opinião, era o alemão que era de fluxo axial, com isso era mais afilado, já o inglês tinha uma parte em fluxo radial, o que aumentava seu diâmetro, era ele mais "gordo", o que aumentava o arrasto aerodinâmico.
Talvez um turbo jato... Seria interessante para veículos terrestres.
TOPZERÂAAAAAA
Adoreideverumamaquinadeaviaoadorovertecnologia
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼... 👏🏼👏🏼
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🔝
Top
Faltou o motor Italiano, a compreensão era feito a parte, mas era um motor a jato
É tem muito motor a jato diferente. Foguetes, ramjet, scramjet e agora a lockheed ganhou um contrato pra desenvolver um motor a jato nuclear..... cara tem muito tipos de motor a jato..... eu acho muito interessante esse ramo da engenharia. Mas o vídeo ficou muito bom! Parabéns ao canal!
12:05 Um desses materiais nobres é o *nióbio,* abundante no Brasil (que possui 98% das reservas mundiais)...