Pequena observação com relação às velas de ignição... Nos motores a reação, atualmente todos turbofan, as velas de ignição são utilizadas apenas na partida. Depois que o motor entra em operação, a queima é constante, pois a injeção de combustível é contínua e não pulsada. Ah! Ia esquecendo... Quando uma aeronave entra numa tempestade com alta quantidade de chuva, a ignição é ligada para evitar que o motor apague. E pode entrar água à vontade, pois com a elevada temperatura, a água evapora e o vapor ajuda com seu aumento de pressão a gerar ainda mais empuxo...
Inclusive tendo modelos militares que fazem isso (jogam agua no motor) propositalmente para aumentar o empuxo na decolagem, com o exemplo mais icônico sendo os Rolls Royce pegasus da Família Harrier
o segredo mais bem guardado dos motores a reação a turbina e os foguetes de combustão líquida é justamente a pulsação da injeta de combustíveis, desculpe revelar o maior segredo dos sete países que produzem estes motores: EUA, Grã Bretanha, França, Espanha, Japão, Ucrânia, Rússia, Itália e Brasil
Uma informação ao amigo do Veículos & histórias: Na apresentação do motor PW (Modelo PW1000G) a câmara de combustão Utilizada nós motores de hoje são do Tipo Anular de fluxo Axial, portanto ela está como um Anel e recebe o fluxo direto dos compressores, antigamente eram canecas em torno do eixo.
Parabéns, pelas belas explicações, amigo! Até o momento, vc foi o mais claro a esplanar sobre o motor à reação e com palavras simples, sem exageros técnicos ou enrolações... Falou a lingua do povo, como sempre, em seus trabalhos! 🎉🎉👏👏👏👏👏🙋♂️ Valeu demais!
O verdadeiro pai do motor a jato moderno foi o inglês Frank Whittle, citado brevemente no vídeo. Porém, seus projetos e trabalhos foram desprezados pelo governo britânico. Já os alemães, enxergaram o potencial dos trabalhos de Whittle e investiram o que puderam no desenvolvimento de motores a jato. Foi só ao fim da guerra, e após verem aviões alemães voando a jato, é que os britânicos foram acordar para o gênio que tinham desprezado. Frank, mesmo sendo negligenciado, seguia desenvolvendo um motor a jato em oficinas precárias e com orçamento minúsculo. Felizmente, os americanos se interessaram no trabalho dele e ele chefiou grandes projetos e prestou consultoria até o fim de sua vida para as maiores empresas de aviação do mundo. Tem um documentário fantástico sobre sua vida e carreira.
Acredito que a escolha pelo motor a reação no Abrams foi propositadamente pela potência e velocidade mesmo que o alcance seja limitado a uma certa distância. Se optarem por um a diesel, este terá de ser superior ao motor a reação não só pela economia mas sim pela potência. Minha opinião.
Sempre fui fã dos motores a jato, e sempre achei que um sistema hibrido jato+eletrico seria o ideal para os carros atuais... Lembro de um prototipo da volvo, o Volvo ECC da decada de 90 que usava esse sistema e era super economico
O assunto é muito abrangente, dá pra uns 5 videos, como por exemplo, hoje em dia a grande maioria dos motores a reação usados em aviões são Turbofans, que são um pouco diferentes dos Turbojatos mostrados no vídeo ou os Turbo Hélices que usam basicamente um motor a reação para movimentar Hélices.
Já sei bem como funciona! Fiquei no vídeo para ver a sua visão sobre o motor! Esse é o melhor canal de motores e veículos da internet! A dedicação de buscar as melhores Fotos e vídeos reais do assunto tratado, informar quando não existem imagens! É demais! Parabéns
08:35 - "Duas câmaras de combustão". Não, isso é mostrado no desenho porque a vista ali é em corte, por isso aparecem apenas a câmara de cima e a de baixo. No tipo de motor mostrado na ilustração, já bem antigo, que utilizava câmaras canulares, havia diversas (em geral 8) câmaras de combustão, as outras seis foram omitidas do desenho para simplificar a ilustração. Hoje em dia os motores possuem apenas uma câmara de combustão, anular, que dá a volta completa em torno do eixo do motor.
Apesar da interessante pesquisa, há algumas confusões conceituais. Há uma confusão entre turbina a gás e turbina a vapor. O uso de diesel, embora possível, é problemático devido ao enxofre nele contido É dito que em uma turbina (que seria a vapor) os gases gases "giram engrenagens", quando, na verdade acionam as pás da turbina e esta aciona as engrenagens. Também não foi dito nada sobre o pulso jato, que talvez deva ser objeto em vídeo sobre as bombas alemãs V1 e V2. Embora não esteja muito associado a veículos, exceto navios, caberia um vídeo sobre geração de energia termoelétrica em ciclo combinado.
Excelente vídeo como sempre! Apenas fazendo uma correção, os "rotores" na parte final na turbina é o que são chamados de turbina de fato, a função dela é gerar potência para girar os compressores do começo do motor a jato.
Que belíssimo conteúdo, primoroso! Estava querendo entender o funcionamento dos motores à reação, já lembrei logo desse canal e foi certeiro, esclareceu todas as dúvidas. Meus parabéns, novamente, ao redator/editor/apresentador.
Excelente vídeo como sempre, mas queria adicionar algumas observações pra ajudar: nos motores a reação a vela é usada apenas no acionamento, sendo que depois o próprio calor e pressão da câmara mantém a combustão, parecido com motor a diesel. Outro ponto é que as turbinas não aceleram os gases para aumentar o empuxo, pelo contrário, elas extraem energia do gás para movimentar o conjunto compressor e a ventoinha (ou fan) frontal que produz a maior parte do empuxo do motor
Muito bom vídeo. Gostei. Só uma correção: esses motores não tinham quase 100 % de eficiência pois só o compressor em alguns desses motores já tira 50 porcento da potência e logo a potência útil em relação a queima de combustível fica parecida com um motor a pistão.
10 หลายเดือนก่อน +4
Pelo que eu li nas pesquisas é que a eficiência cai um pouco em certas situações mas que a mesma sempre fica na casa dos 90% pra cima.
@ Eu não entendi direito. Se é o causo que a potência do jato ela aproveitada quase 100% no avião porque não existe caixa de câmbio ou outro tipo de transmissão que causa perdas ,no avião a jato a potência do motor é aplicado diretamente no empuxo que empurra o avião pra frente.
10 หลายเดือนก่อน +6
@@rubensseemannbinho9628 então a energia de fato é criada pela câmara de combustão que transforma combustível em energia mecânica e no motor a reação ela simplesmente é misturada e queimada livremente sem intermédio de pistões e válvulas. E também tem esse fator que você apontou. O motor dá propulsão sem necessitar de um câmbio, movimentando o veículo só na força de empuxo.
ocê omitiu os Fiat Disco Volante que atéparticiparam de Le Mans em 1953. Uma curiosidade sobre esse carro é que ele foi testado nos Alpes no outono e pôs fogo nas folhas que tinham caído na pista, sendo parados pela polícia. Não cabe chamar de motores a reação porque eles transmitem a rotação para as rodas e não a pressão do gás de escape. Daí chamarem-se de turboeixo.
8:31 Na realidade, as velas de ignição são utilizadas somente durante a partida, até que a temperatura do ar seja suficiente para a autoignição do combustível. Deste modo, os motores a reação têm _ignição por compressão,_ o que os assemelha a motores diesel. Por isso, podem queimar querosene e óleo diesel (11:29).
O elevado peso do motor a combustão interna acaba sendo muito significativo no peso total de uma aeronave, fazendo que ele acabe gastando mais combustível para o mesmo desempenho em vôo de uma aeronave a jato. Porém, ao ser usado num veículo terrestre, o menor peso de um motor a reação se torna insignificante para compensar seu elevado consumo, muito maior quando comparado a um veículo a pistão com o mesmo desempenho.
O regime de trabalho das aeronaves acaba sendo muito exigentes pra motores de combustão, ficando muito tempo em aceleração máxima, o que causa muita manutenção nos motores grandes, os antigos motores radiais usados na 2ªGM tinham ate um limite de 50 segundos em aceleração maxima, que se ultrapassados poderiam fazer o motor pegar fogo!
@@Fabio-ch5jm muito exigente para os motores fabricados, que eram o mais leve possível. Se não fosse a limitação do peso, poderiam simplesmente empregar um motor maior e mais resistente.
Mais uma aula de motores a jato e seu uso aeronáuticos e automobilístico . Parabéns pela pesquisa !!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O primeiro avião de combate (neste caso caça) a jato da histórica foi o He 280 equipado com o motor HeS-8. O Me- 262 foi o primeira a jato operacional etc.
Olá, obrigado por mais uma aula👏👏👏, continuando nos motores a reação faz um vídeo sobre o motor Pratt and Witney PT6 um dos melhores e mais confiáveis motores aeronáuticos.
Atualmente a eficiência pode chegar no máximo a uns 40%, que é muito alta comparada com outras máquinas térmicas. Muito longe dos 100%, que é impossível devido às leis da Termodinâmica. Motores a diesel ou gasolina estão bem abaixo de 30%.
Bom dia, parabéns pelos seus conteúdos! Gostaria de tirar uma dúvida. A vela nesse sistema é constantemente acionada, ou após o motor " pegar " ela é desligada?
Uma dúvida que sempre tenho quando vejo sobre funcionamento de motor a reação é, como é o início do funcionamento, o que move o compressor, é um sistema elétrico como motor de arranque??
10 หลายเดือนก่อน +2
Boa pergunta! Os motores alemães usavam um 2 cilindros boxer pra ligar, mas hoje em dia eu não sei dizer. Vou pesquisar 🤠👍
As velas só são usadas na partida, ao contrário do que está no vídeo. Assim que a chama se mantém, elas são desligadas, sendo religadas esporadicamente quando as condições exigem, como numa chuva intensa.
Para a indústria automotiva, a solução para utilização destes motores à reação seria um sistema híbrido, motor convencional + a jato para altas velocidades. Ainda assim, seria melhor aproveitado por super esportivos. No dia a dia das cidades, não compensaria o investimento.
Só me explique uma coisa, a MTTy2K ela funciona a diesel, sendo que os motores a diesel trabalham a pressão sem vela de ignição, o que eu quero saber, é como dois tipos de combustíveis que não tem nada ver trabalha no mesmo motor ? Fiquei curioso
Ja assisti mil vídeos a respeito de motores a jato,, e ainda nao entendi de verdade como funciona. Como as ventoinhas giram? Como o motor liga? Etc! Que o ar entra e se mistura com o combustível num determinado espaço e inflama é fácil de entender, mas como se da a combustão e exaustão numa câmara completamente aberta dos dois lados? Como o motor começa a girar?
As pás dos rotores são inclinadas no sentido do fluxo de ar, de modo que o ar passando faz elas girarem. Para partir, é preciso ter um motor de partida elétrico ou uma pequena turbina movida por gases de outro motor para começar a girar o motor e as velas faiscando até que a temperatura do ar comprimido chegue a um ponto em que inflame o combustível e mantenha o motor funcionando. Quando o ar chega na câmara de combustão, está bastante quente e comprimido.
O motor a jato melhor, na minha opinião, era o alemão que era de fluxo axial, com isso era mais afilado, já o inglês tinha uma parte em fluxo radial, o que aumentava seu diâmetro, era ele mais "gordo", o que aumentava o arrasto aerodinâmico.
É tem muito motor a jato diferente. Foguetes, ramjet, scramjet e agora a lockheed ganhou um contrato pra desenvolver um motor a jato nuclear..... cara tem muito tipos de motor a jato..... eu acho muito interessante esse ramo da engenharia. Mas o vídeo ficou muito bom! Parabéns ao canal!
0:19 o Brasil tem que fazer um fundo tecnologico urgente pra bancar todo tipo tecnológico aí envestir no motor automático se não for assim o Brasil nunca sai do atrazo e o governo tem de bancar todo prototicos tecnologia pra dar um gaz pra indústria isso se tivesse o fundo teria ter bancado os prototico do ozorio assim tem que bancar o obuzeiro tupAm da avibraz
Que Chrysler Turbine top!!!ao invés da Chrysler os destruírem,colocassem pelo menos um conjunto convencional,tipo um 6 cilindros,ou um V8 de baixa cilindrada.
Pequena observação com relação às velas de ignição... Nos motores a reação, atualmente todos turbofan, as velas de ignição são utilizadas apenas na partida. Depois que o motor entra em operação, a queima é constante, pois a injeção de combustível é contínua e não pulsada. Ah! Ia esquecendo... Quando uma aeronave entra numa tempestade com alta quantidade de chuva, a ignição é ligada para evitar que o motor apague. E pode entrar água à vontade, pois com a elevada temperatura, a água evapora e o vapor ajuda com seu aumento de pressão a gerar ainda mais empuxo...
Isso, isso
Inclusive tendo modelos militares que fazem isso (jogam agua no motor) propositalmente para aumentar o empuxo na decolagem, com o exemplo mais icônico sendo os Rolls Royce pegasus da Família Harrier
Motores a reacção não têm velas de ignição, usadas nos motores a explosão, têm velas de aquecimento, mais parecidas com as velas dos motores diesel
o segredo mais bem guardado dos motores a reação a turbina e os foguetes de combustão líquida é justamente a pulsação da injeta de combustíveis, desculpe revelar o maior segredo dos sete países que produzem estes motores: EUA, Grã Bretanha, França, Espanha, Japão, Ucrânia, Rússia, Itália e Brasil
Exatamente isso. 😢
Uma informação ao amigo do Veículos & histórias: Na apresentação do motor PW (Modelo PW1000G) a câmara de combustão Utilizada nós motores de hoje são do Tipo Anular de fluxo Axial, portanto ela está como um Anel e recebe o fluxo direto dos compressores, antigamente eram canecas em torno do eixo.
Parabéns, pelas belas explicações, amigo! Até o momento, vc foi o mais claro a esplanar sobre o motor à reação e com palavras simples, sem exageros técnicos ou enrolações... Falou a lingua do povo, como sempre, em seus trabalhos! 🎉🎉👏👏👏👏👏🙋♂️
Valeu demais!
Parabéns..linda e sabia explicaçao
Locução e documentário, nota: 1000👏👏👏👏👏
O verdadeiro pai do motor a jato moderno foi o inglês Frank Whittle, citado brevemente no vídeo. Porém, seus projetos e trabalhos foram desprezados pelo governo britânico. Já os alemães, enxergaram o potencial dos trabalhos de Whittle e investiram o que puderam no desenvolvimento de motores a jato. Foi só ao fim da guerra, e após verem aviões alemães voando a jato, é que os britânicos foram acordar para o gênio que tinham desprezado. Frank, mesmo sendo negligenciado, seguia desenvolvendo um motor a jato em oficinas precárias e com orçamento minúsculo. Felizmente, os americanos se interessaram no trabalho dele e ele chefiou grandes projetos e prestou consultoria até o fim de sua vida para as maiores empresas de aviação do mundo. Tem um documentário fantástico sobre sua vida e carreira.
Tem o tanque americano M1 Abrams, que ainda usa um moto a jato, porém creio que serão substituídos por motores a diesel convencionais
o tanque russo T-80 tambem usa motor à jato
O Abrams X usará motor diesel de pistões opostos.
+- convencionais.
São 2T de pistões contrapostos, dois virabrequins e sem cabeçote.
Acredito que a escolha pelo motor a reação no Abrams foi propositadamente pela potência e velocidade mesmo que o alcance seja limitado a uma certa distância. Se optarem por um a diesel, este terá de ser superior ao motor a reação não só pela economia mas sim pela potência. Minha opinião.
M1 usa uma turbina a gás
Fala sobre os motores de siclo Miller atkinson
Sempre fui fã dos motores a jato, e sempre achei que um sistema hibrido jato+eletrico seria o ideal para os carros atuais... Lembro de um prototipo da volvo, o Volvo ECC da decada de 90 que usava esse sistema e era super economico
Faz um vídeo sobre os motores de foguete, e o quão forte são
O assunto é muito abrangente, dá pra uns 5 videos, como por exemplo, hoje em dia a grande maioria dos motores a reação usados em aviões são Turbofans, que são um pouco diferentes dos Turbojatos mostrados no vídeo ou os Turbo Hélices que usam basicamente um motor a reação para movimentar Hélices.
Já sei bem como funciona! Fiquei no vídeo para ver a sua visão sobre o motor! Esse é o melhor canal de motores e veículos da internet! A dedicação de buscar as melhores Fotos e vídeos reais do assunto tratado, informar quando não existem imagens! É demais! Parabéns
20:27 isso é que um bom documentário 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
08:35 - "Duas câmaras de combustão".
Não, isso é mostrado no desenho porque a vista ali é em corte, por isso aparecem apenas a câmara de cima e a de baixo. No tipo de motor mostrado na ilustração, já bem antigo, que utilizava câmaras canulares, havia diversas (em geral 8) câmaras de combustão, as outras seis foram omitidas do desenho para simplificar a ilustração. Hoje em dia os motores possuem apenas uma câmara de combustão, anular, que dá a volta completa em torno do eixo do motor.
Apesar da interessante pesquisa, há algumas confusões conceituais. Há uma confusão entre turbina a gás e turbina a vapor. O uso de diesel, embora possível, é problemático devido ao enxofre nele contido É dito que em uma turbina (que seria a vapor) os gases gases "giram engrenagens", quando, na verdade acionam as pás da turbina e esta aciona as engrenagens. Também não foi dito nada sobre o pulso jato, que talvez deva ser objeto em vídeo sobre as bombas alemãs V1 e V2. Embora não esteja muito associado a veículos, exceto navios, caberia um vídeo sobre geração de energia termoelétrica em ciclo combinado.
Para mim o vídeo foi sensacional, muito bom mesmo!
Aguardamos uma aula completa do senhor.
Parabéns. Muito instrutivo e muito bem feito. Você "dá um banho" nestes canais de tv por assinatura.
Fala sobre a gasolina com chumbo
Excelente vídeo como sempre! Apenas fazendo uma correção, os "rotores" na parte final na turbina é o que são chamados de turbina de fato, a função dela é gerar potência para girar os compressores do começo do motor a jato.
Mais um excelente vídeo!
Deixar uma sugestão, fazer um vídeo sobre a história do motor boxer.
Valeu!
Teve também o Batmóvel, acho que o único a reação que deu certo!
Para variar, mais um excelente vídeo do seu canal. Parabéns por diversificar o conteúdo!
Que belíssimo conteúdo, primoroso! Estava querendo entender o funcionamento dos motores à reação, já lembrei logo desse canal e foi certeiro, esclareceu todas as dúvidas. Meus parabéns, novamente, ao redator/editor/apresentador.
Excelente vídeo como sempre, mas queria adicionar algumas observações pra ajudar: nos motores a reação a vela é usada apenas no acionamento, sendo que depois o próprio calor e pressão da câmara mantém a combustão, parecido com motor a diesel. Outro ponto é que as turbinas não aceleram os gases para aumentar o empuxo, pelo contrário, elas extraem energia do gás para movimentar o conjunto compressor e a ventoinha (ou fan) frontal que produz a maior parte do empuxo do motor
Muito interessante o funcionamento, os engenheiros foram gênios pra criar tal mecânica
É uma engenharia fantástica! Uma pena não se adaptar aos automóveis na época.
Ótimo conteúdo. Fala um pouco do motor argentino Taurozi
Como sempre ótima matéria, muito bem explicada, gostei!
Muito bom vídeo. Gostei. Só uma correção: esses motores não tinham quase 100 % de eficiência pois só o compressor em alguns desses motores já tira 50 porcento da potência e logo a potência útil em relação a queima de combustível fica parecida com um motor a pistão.
Pelo que eu li nas pesquisas é que a eficiência cai um pouco em certas situações mas que a mesma sempre fica na casa dos 90% pra cima.
@ Eu não entendi direito. Se é o causo que a potência do jato ela aproveitada quase 100% no avião porque não existe caixa de câmbio ou outro tipo de transmissão que causa perdas ,no avião a jato a potência do motor é aplicado diretamente no empuxo que empurra o avião pra frente.
@@rubensseemannbinho9628 então a energia de fato é criada pela câmara de combustão que transforma combustível em energia mecânica e no motor a reação ela simplesmente é misturada e queimada livremente sem intermédio de pistões e válvulas. E também tem esse fator que você apontou. O motor dá propulsão sem necessitar de um câmbio, movimentando o veículo só na força de empuxo.
Tanto não tinham 100% de rendimento que no próprio vídeo fala do alto consumo de combustível
Fala sobre sobre o etanol metanol nitrometano
Como sempre ótimo documentário, por favor faça um vídeo sobre o helicóptero uma das mas obras prima da engenharia .
ocê omitiu os Fiat Disco Volante que atéparticiparam de Le Mans em 1953. Uma curiosidade sobre esse carro é que ele foi testado nos Alpes no outono e pôs fogo nas folhas que tinham caído na pista, sendo parados pela polícia. Não cabe chamar de motores a reação porque eles transmitem a rotação para as rodas e não a pressão do gás de escape. Daí chamarem-se de turboeixo.
8:31 Na realidade, as velas de ignição são utilizadas somente durante a partida, até que a temperatura do ar seja suficiente para a autoignição do combustível.
Deste modo, os motores a reação têm _ignição por compressão,_ o que os assemelha a motores diesel.
Por isso, podem queimar querosene e óleo diesel (11:29).
Belíssimo vídeo
Poderia fazer sobre carros elétricos e pq eles são mais potentes que os a combustão?
Boa tarde. Veículos & Histórias. Belmonte-BA.
O elevado peso do motor a combustão interna acaba sendo muito significativo no peso total de uma aeronave, fazendo que ele acabe gastando mais combustível para o mesmo desempenho em vôo de uma aeronave a jato. Porém, ao ser usado num veículo terrestre, o menor peso de um motor a reação se torna insignificante para compensar seu elevado consumo, muito maior quando comparado a um veículo a pistão com o mesmo desempenho.
O regime de trabalho das aeronaves acaba sendo muito exigentes pra motores de combustão, ficando muito tempo em aceleração máxima, o que causa muita manutenção nos motores grandes, os antigos motores radiais usados na 2ªGM tinham ate um limite de 50 segundos em aceleração maxima, que se ultrapassados poderiam fazer o motor pegar fogo!
@@Fabio-ch5jm muito exigente para os motores fabricados, que eram o mais leve possível. Se não fosse a limitação do peso, poderiam simplesmente empregar um motor maior e mais resistente.
Grato amigo por mais uma fantástica História das máquinas e seus criadores. Essa mecânica é muito interessante!!!
Mais uma aula de motores a jato e seu uso aeronáuticos e automobilístico . Parabéns pela pesquisa !!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
O primeiro avião de combate (neste caso caça) a jato da histórica foi o He 280 equipado com o motor HeS-8. O Me- 262 foi o primeira a jato operacional etc.
Mais uma aula, obrigado por dividir conhecimento
PARABÉNS !!
Muito seu conteúdo, sempre trazendo novidades. Ta de parabéns 👏👏👏👏👏 20:27
Uma verdadeira aula de engenharia, com muita informação! Parabéns.
Bela aula sobre esses motores
Olá, obrigado por mais uma aula👏👏👏, continuando nos motores a reação faz um vídeo sobre o motor Pratt and Witney PT6 um dos melhores e mais confiáveis motores aeronáuticos.
Adorei a explicação, bem direcionada, didática, e convincente, obrigado viajei no tempo ❤
Excelente trabalho! Vídeo rico em detalhes técnicos! Parabéns!
Já começou o vídeo com o meu caça favorito... F4 Phantom...
Atualmente a eficiência pode chegar no máximo a uns 40%, que é muito alta comparada com outras máquinas térmicas. Muito longe dos 100%, que é impossível devido às leis da Termodinâmica. Motores a diesel ou gasolina estão bem abaixo de 30%.
Parabéns muito bem explicado 👏
Muito bom amigo bello trabalho
Bom dia, parabéns pelos seus conteúdos!
Gostaria de tirar uma dúvida. A vela nesse sistema é constantemente acionada, ou após o motor " pegar " ela é desligada?
Uma dúvida que sempre tenho quando vejo sobre funcionamento de motor a reação é, como é o início do funcionamento, o que move o compressor, é um sistema elétrico como motor de arranque??
Boa pergunta! Os motores alemães usavam um 2 cilindros boxer pra ligar, mas hoje em dia eu não sei dizer. Vou pesquisar 🤠👍
Funciona com ar comprimido que geralmente vem da APU e gira um eixo da gear box que esta ligado ao eixo N1
Isso se tratando de motores modernos
14:42 poderia contar a história da Rover, e também das mais variadas indústrias automotivas do Reino Unido!
Parabéns! Este foi o melhor video que já vi por aqui.
Conheci o canal ontem, já vi vários vídeos, parabéns pelo conteúdo
Sempre surpreende com ótimos vídeos esse história foi top parabéns até a próxima e fiquem com Deus 🙏👍
Adoro os videos . Mas diminua a velocidade da informação . só um conselho . Parabéns e obrigado pelo seu trabalho .
Pode deixar amigo 🤠🤠 muito obrigado pelo conselho 😃👍
Muito bem explicado nota 10
Vídeo maravilhoso 👏👏👏👏. Faz um vídeo sobre o Lockheed SR71 Black Bird 😊
Vídeo Top, seria top um vídeo dobre motores pulsojato
As velas só são usadas na partida, ao contrário do que está no vídeo. Assim que a chama se mantém, elas são desligadas, sendo religadas esporadicamente quando as condições exigem, como numa chuva intensa.
Uma correção: o primeiro avião a jato de combate foi o Heinkel He-280. O Me-262 seria o primeiro caça em produção e efetivado em combate.
Muito bom....rico em informações....
Eu ouço este som quase todos os dias... 🛫🛬🚁
Faltou falar do tanque M1 Abrans. O motor dele é uma turbina. Acho que é o melhor exemplo de um motor destes utilizado num veículo terrestre.
E para o Abrams X já estão aplicando o ACE, um motor de pistões opostos...
Interessante. (Ji-Paraná).
Para a indústria automotiva, a solução para utilização destes motores à reação seria um sistema híbrido, motor convencional + a jato para altas velocidades. Ainda assim, seria melhor aproveitado por super esportivos. No dia a dia das cidades, não compensaria o investimento.
Parabéns para vc
REALMENTE, PRA CARROS, CAMINHÕES ETC. NÃO TINHA COMO DAR CERTO MESMO, TENTARAM NA INDY.
Caramba, que legal esse vídeo.
É uma pena que não posso dar mais de um like
Comentar no vídeo ajuda o canal tanto quanto o like!
Ótimo vídeo , parabéns !
Só me explique uma coisa, a MTTy2K ela funciona a diesel, sendo que os motores a diesel trabalham a pressão sem vela de ignição, o que eu quero saber, é como dois tipos de combustíveis que não tem nada ver trabalha no mesmo motor ? Fiquei curioso
Ja assisti mil vídeos a respeito de motores a jato,, e ainda nao entendi de verdade como funciona. Como as ventoinhas giram? Como o motor liga? Etc! Que o ar entra e se mistura com o combustível num determinado espaço e inflama é fácil de entender, mas como se da a combustão e exaustão numa câmara completamente aberta dos dois lados? Como o motor começa a girar?
As pás dos rotores são inclinadas no sentido do fluxo de ar, de modo que o ar passando faz elas girarem.
Para partir, é preciso ter um motor de partida elétrico ou uma pequena turbina movida por gases de outro motor para começar a girar o motor e as velas faiscando até que a temperatura do ar comprimido chegue a um ponto em que inflame o combustível e mantenha o motor funcionando.
Quando o ar chega na câmara de combustão, está bastante quente e comprimido.
Sugestão .. como funciona a dinamite . E porque não deu certo nas festas juninas 😂
Nao podemos esquecer que o MBT M1ABRAMS e se nao me engano um blindado russo tambem usa o motor a reação
Motoca com motor turbo-jato tem o som top, pena que é muito alto.
Outro excelente video como sempre.
imagino juntar esse motor a jato com um elétrico para o torque em baixa velocidade, seria quase perfeito
teria como explicar se dá ra criar motor a jato com energia solar e totalmente não poluente
O que faz as pás desses motores se movimentarem, para comprimir o ar e gerar a propulsão ?
Fala amigo valeu so video massa tmj
VC ESQUECEU DO MAIS ICONICO CARRO A JATO O BATMÓVEL!!!
Mais um vídeo excelente
Poderiam usar o motor a reação como gerador elétrico para alimentar baterias de carros elétricos híbridos.
Muinto bacana 😊😊
Talvez um turbo jato... Seria interessante para veículos terrestres.
Buscando ó conhecimento bazuka Foz do Iguaçu PR Brazil 🇧🇷🇧🇷
Vídeo top
O som e o melhor
O motor a jato melhor, na minha opinião, era o alemão que era de fluxo axial, com isso era mais afilado, já o inglês tinha uma parte em fluxo radial, o que aumentava seu diâmetro, era ele mais "gordo", o que aumentava o arrasto aerodinâmico.
Hoje, se usarem motores elétricos dá pra resolver o problema de baixa velocidade. Fica pendente o consumo e a zuada.
show.....
Muitoinportanteveressemotoresdeinmensastecnologiaparabem
Faltou o motor Italiano, a compreensão era feito a parte, mas era um motor a jato
É tem muito motor a jato diferente. Foguetes, ramjet, scramjet e agora a lockheed ganhou um contrato pra desenvolver um motor a jato nuclear..... cara tem muito tipos de motor a jato..... eu acho muito interessante esse ramo da engenharia. Mas o vídeo ficou muito bom! Parabéns ao canal!
Muito bommmmm
Adoreideverumamaquinadeaviaoadorovertecnologia
top esse video
0:19 o Brasil tem que fazer um fundo tecnologico urgente pra bancar todo tipo tecnológico aí envestir no motor automático se não for assim o Brasil nunca sai do atrazo e o governo tem de bancar todo prototicos tecnologia pra dar um gaz pra indústria isso se tivesse o fundo teria ter bancado os prototico do ozorio assim tem que bancar o obuzeiro tupAm da avibraz
Pra ser roubado por políticos ou usado por vagabundo maconheiro igual as faculdades federais?
UM 4 TEMPOS AXIAL ,
Eficiência energética de quase 100%? Isso real mesmo? Meu queixo tá no chão hahahaha
Diz que em certas situações cai um pouco mas sempre fica na casa dos 90% 🤠🤠 pena que não dê muito certo em automóveis
Que Chrysler Turbine top!!!ao invés da Chrysler os destruírem,colocassem pelo menos um conjunto convencional,tipo um 6 cilindros,ou um V8 de baixa cilindrada.