Sou filha do cadete do acidente de Ramos. Infelizmente meu pai morreu jovem e sem ter na justiça seu nome absolvido. Na justiça foi provado que não houve ERRO dele . Somos 3 filhas que nascemos muito depois do acidente. Na época ele era solteiro. Carregamos esse fardo . Tenho manuscritos dele relatando o que houve. A FAB. Nunca deu apoio apesar do erro provado . Meu pai saiu da FAB por ser um homem de caráter
O acidente de Ramos aconteceu em frente a minha casa. Foi terrível. Eu tinha meus 15 ou 16 anos. Ficamos abaladissimos. Com sua narrativa revivi aquele dia terrível.
Meu falecido avô, trabalhava no extinto hotel gloria, e viu todo o acidente. no momento, ele caminhava pelo o aterro do flamengo a caminho do trabalho. ele, sempre me contava essa historia !
Alguma falha de memória é normal depois de mais de meio século. Seu avô não podia estar caminhando no aterro do Flamengo na ocasião. O aterro foi uma das muitas obras marcantes do governo de Carlos Lacerda. A concepção e o projeto só foram concluídos em '62. A construção levou mais 3 anos, sendo inaugurado no final de '65. O acidente foi em fevereiro de '60, bem antes do aterro existir.
> > > Esse acidente ocorreu no mesmo ano em que eu perdi meu irmão em outro acidente ocorrido também na baía de Guanabara, no dia de São João, quando um Convair da Real Aerovias PP-YRB, vindo de Belo Horizonte , encontrou mau tempo à noite, não achou o Aeroporto Santos Dumont e acabou caindo em uma ilhota na Baía de Guanabara
Luiz, faz tanto tempo, mas nao deixa de ser triste o que aconteceu com o seu irmao. Mas Deus sabe das coisas, eh o que nos resta acreditar diante de nossa impotencia. Paz e Luz pra vc e familia!
Sim, foi no dia 24 de junho de 1960, voo saiu da Pampulha. Minha avó ía embarcar nesse voo pra trabalhar numa casa de família no Rio, mas felizmente ela perdeu o voo. Meus sentimentos pela vida do seu irmão.
Seu Jaime, fuzileiro naval carioca que vivia a aposentadoria no Ceará, me contava essa história, disse que estava lá e viu tudo, mas sempre achei que era balela haha. Hoje, 15 anos depois da morte dele, esbarro nesse vídeo. Aconteceu mesmo!
A gente sempre desacredita achando q idade os fazem caducar...Ja aconteceu comigo com o Seu Lima de Goiânia...Era militar aposentado e me contava cada estória...Numa delas ,conheceu o Silvio Santos ,inclusive,morou com ele numa república...Eu ficava na dúvida.. Mas vai saber...rsrs
@@zefilho4901 Por que isso não seria verdade? Silvio Santos nasceu pobre. Se fosse alguém falando que morou em uma república com um dos Rothschild na vila nhocunhé aí que seria estranho.
14:43 - Na década de 80 cheguei a voar este exato T-21, o PP-KAU, assim como o Regente 360 que aparece mais atrás (que provavelmente é o PP-GYY). Na época da foto, nem todos os aviões do Aeroclube do Brasil tinham rádio. Os Fokker T-21 e T-22, além do Uirapuru T-23, por exemplo, não possuíam. As autorizações da torre de controle eram emitidas por uma pistola de luz com sinais codificados (luzes brancas, verdes ou vermelhas, contínuas ou intermitentes) para as diversas situações, como "livre decolagem", "livre pouso", etc. Fazíamos até voos de navegação (pequenas viagens para outras cidades, até outros estados) com aviões sem rádio, sem transponder, sem ADS-B, sem coisa alguma além dos instrumentos básicos do avião, mapa, relógio e bússola. Aviação "raiz", naquele tempo.
@@marciacorrea2922 Não lembro do Cherokee, mas tinha um Carioca (EMB-710), o prefixo era PT-NBD. Tinha também um Tupi (EMB-712), PT-NZP. Mais tarde o Aeroclube comprou mais dois Tupis (PT-NXJ e PT-RPE). ...Quanta saudade!
Eu tinha 6 anos quando esse acidente aconteceu. Lembro-me que ouvia "histórias" dizendo que "pessoas pularam do avião em queda, para caírem na água e se salvarem". Agora, consegui entender que, na verdade, eram os sobreviventes que estavam na cauda. Excelente resgate histórico. Sugestão: vídeo sobre acidentes da Esquadrilha da Fumaça na década de 1970.
Obrigado Lito - excelente trabalho. Fiquei emocionado, mas nem vou mostrar pra minha esposa, afinal, o pai dela estava no DC3 - ela iria fazer 4 anos poucos dias depois. Mesmo com a pouco idade ela não esquece o trauma - não gosta nem de falar de avião, ela até voa - isso ela superou - mas não o medo. Agora até hoje o radar de área do SD é feito pela torre do GIG, e até onde eu saiba, o SD não tem ILS - nem daria pra ter na aproximação pelo lado do Pão de Açúcar, mas na pista 02L bem que poderia.
O Santos Dumont já teve aproximação LOC (apenas o localizador, sem indicação de glide slope). As antigas descidas "Hotel 1" e "Hotel 2" para a pista 20L utilizavam o localizer, na frequência de 111.1 MHz.
Bem ali no cantinho do cenario, um dos discos mais importantes da Legiao Urbana: "Que pais e esse", lançado em 1987. Lembro bem de "Faroeste Caboclo" tocando muito nas radios, algo impensavel na epoca para uma musica de 9 minutos. Bons tempos! Vlw, Lito!
O Aeroclube do Brasil (primeiro aeroclube brasileiro e segundo do mundo, atrás apenas do aeroclube da França) operava em Manguinhos. Com o fechamento do aeroporto, passou muitos anos inativo, sem pista para operar. Tempos depois, o AeCB foi a primeira entidade a operar no recém-inaugurado aeroporto de Jacarepaguá, onde operou por muitos anos. Mais recentemente, o Aeroclube do Brasil foi despejado do aeroporto de Jacarepaguá pela Infraero (que no entanto cede partes do terreno do aeroporto para academias de ginástica e outros empreendimentos comerciais) e novamente a entidade se vê impedida de formar novos pilotos. A prioridade certamente não é a formação de pilotos.
Eu tenho 51 e também não fazia a menor ideia. Manguinhos, Vila do João e afins são hoje enormes favelas. E quem entra na Vila do João sem conhecer bem o local achando que está indo pro Galeão costuma não sair de lá vivo.
@@coriscotupi tem até posto de vistoria e licenciamento do Detran aqui do Rio de Janeiro lá. Recentemente eu estive lá porque uma enchente fez o favor de levar a placa dianteira do meu carro.
Sou nascido e criado em Olaria e antes de sair do Brasil morei em Ramos. O antigo aeroporto de Manguinhos salvo engano pertencia ao aeroclube do Brasil sendo transferido depois para o aeroporto de Jacarepaguá, onde fiz meu PP. O único vestígio desse aeroporto de manguinhos é uma reta na Avenida Brasil que vai da Fiocruz até a antiga refinaria em Manguinhos. A pista do aeroporto serviu para construir a avenida Brasil nessa parte. Então quem passar na avenida nessa parte saiba que está passando na pista do antigo aeroporto de manguinhos. 👍🏻
Uau !!!! Lito que história,eu sabia que Bonsucesso/ Vila do João e Manguinhos me chamava para morar e viver....era o sangue da aviação correndo nas veias filho de militar morava na glória fui trabalhar em Bonsucesso o tempo passou e fui no residir na ilha do governador,anos 84 fui trabalhar no Galeão....que história Lito Souza valeu....
Em tempo, Luciano Carneiro pilotava aviões e seu conhecimento foi fundamental para ser o unico jornalista aceito para integrar e documentar os paraquedistas estadunidenses na Guerra da Coreia. Suas fotografias da guerra publicadas em O Cruzeiro são um dos grandes momentos da historia do fotojornalismo mundial
O pai da minha cunhada trabalhava nas barcas nessa época. Ele disse que viu os corpos caindo pegando fogo nas águas da baía... viu o resgate e muitos estavam sem roupas e sem cabelo
Caramba Lito, apesar dos trágicos acidentes e das vidas perdidas, gosto muito quando vc relata eventos aqui do Rio de Janeiro. Minha cidade Natal é Magé-RJ , hj moro em Jacarepaguá, bem pertinho do Aeroporto. Jamais imaginei que na Vila do João já existiu um Aeroporto. Obrigado por tanto conteúdo legal. SUCESSO PRA VC Att: Cilédson 🙏🏾👍🏿
Na visita de Reagan em dez 82 o Air Force 707 reserva não considerou a altitude da pista em Brasília e decolou com pouco empuxo e danificou as antenas do ILS ...
Lito outra aula. Eu passei 21 anos da minha vida morando na vila militar do galeão, pois meu pai foi piloto da aeronáutica. Parabéns pelo vídeo. Luiz Paulo- Rio de Janeiro.
Acidente com avião da VASP ficou conhecido como a tragédia de Ramos que vitimou várias pessoas em terra e também muitas casas. Lembrando que o bairro de Ramos fica próximo da base aérea do Galeão e do aeroporto do Galeão
Minha avó assim como eu é nordestina, trabalhava em uma mansão na Urca, está me contando está história agora e comentou dela varias vezes. Ela viu a colisão e viu as aeronaves caindo no mar, ela relata que todos ficaram muito abalados e chorando pois foi horrivél, muitos corpos cairam nas pequenas ilhas, boiavam e demoraram muito a tirar os detroços e corpos completamente.
Natural do Ceará moro no RJ a 20 anos e nunca imaginaria que manguinhos ja foi um aeroporto rsrs que bagana esta histórica história da aviação dos anos 60 Parabéns Lito.❤
Adorei a live, não só por suas sempre ótimas explicações, mas porque vc me lembrou da minha infância! Eu morava no distante bairro de Coelho Neto e indo para o centro da cidade de ônibus, com meus pais, pela Av. Brasil, passava por esse aeroporto de Manguinhos! Acho q era tb nesse aeródromo de Manguinhos que havia uma pista de aeromodelismo. Eu ficava encantada quando, ao passar por ali, via aqueles aviõeszinhos sobrevoando as pistas, controlados pelas pessoas em terra. Nossa! Lá se vão 60 e poucos anos! Obrigada por esse momento nostálgico.
Muito importante falar e reviver esses acidentes que muitos brasileiros nem se quer conhecem que já aconteceram tbm sou um pesquisador de vários desses , faz um dia um vídeo sobre a queda do avião da pan am sequestrado durante a guerra civil da revolução de 32 em são Paulo, que foi sequestrado por 2 paulistas e um alemão aqui no rio de janeiro.
A historia de Luciano deveria ser melhor contada. É uma historia incrivelndesse jornalista que inclusive, por sua paixao por avioes, foi quem deu o nome de Praia do Fururo à uma praia de Fortaleza. Mas ha um erro na história contada. Luciano voltava sim de Brasilia, mas trocou de aviao na escala de SAO PAULO justamente por sua paixao por aviões, pois queria conhecer o novo Viscount da Vasp. Contam que ele estava na cabine na hora do choque com o cadete que, voce nao contou, fazia acrobacias para impressionar a namorada. Viva Luciano Carneiro. Hoje da nome a avenida que liga o aeroporto de Fortaleza ao centro da cidade, justamente por sua paixão por aviacao. Conte a historia de Luciano. Conte comigo. Conheco tudo.
Sobre o acidente do Viscount: "O Cruzeiro", onde o repórter/fotógrafo Luciano Carneiro trabalhava, era uma revista semanal (a maior da América Latina à época), não um jornal. Uma curiosidade: as equipes de resgate encontraram, junto ao corpo de Luciano, os negativos das fotos que ele fez na cobertura do primeiro Baile de Debutantes em Brasília. O laboratório de "O Cruzeiro" revelou os negativos, bastante danificados, e conseguiu aproveitar algumas fotos, porém com manchas e deformações. A revista publicou as tais fotos para homenagear Luciano, mas a repercussão foi muito negativa junto aos leitores, que consideraram a publicação algo mórbido demais. Uma das debutantes, ao ver o rosto dela deformado na revista, ao mesmo tempo em que lembrava-se do repórter durante a sessão de fotos, teve uma síncope nervosa!
Esse Vickers caiu menos de 1Km de onde meus pais moravam, que é mesma região onde nasci e fui criado. O Fokker caiu no morro do Alemão, se não me falha a memória.
Poxa Lito estava comentando sobre esse acidente com a minha mãe na quinta feira que coincidência! já tinha lido reportagens antigas sobre esse acidente e outros vários bem antigos aqui no Brasil, inclusive tive com um dos sobreviventes de um dele , abraços meu amigo!
13:25 Mas em 2006, no acidente entre os jatos Embraer Legacy, e o Boeing 737 da GOL, ambos possuíam o TCAS... E o final, todo mundo já sabe... Não importa o quão tecnológica seja uma aeronave ou qualquer máquina, se o ser humano não obedecer regras e agir conforme os manuais de segurança, a chance de uma tragédia acontecer é elevada ao quadrado...
So que nesse caso o legacy desligou o dele , entao o gol nao viu ele no proprio tcas , logo nao sabia que ele estava passando por ali , e o legacy por ter desligado o tcas nao sabia que o gol esta perto
O rádio telegrafista da Real era Geraldo DeLucca. Ele morava na pensão dos meus avós em SP. Eles tiveram que ir reconhecer o corpo algumas semanas depois. Só foi possível por que minha avó tinha costurado o botão na calça dele com uma linha de cor diferente e ela se lembrou disso e os médicos do IML viram no cós da calça. Muito triste!!! Eu era uma bebezinha de 40 dias que fiquei sem leite porque com o susto, o leite da minha mãe secou.😢
Lito, a decisão de transferir a AFA pra Pirassununga já havia sido tomada em 1942 por Getúlio Vargas. O acidente de 1959 apenas corroborou o acerto da decisão.
Lito faz um vídeo falando sobre o fechamento do aeroporto Carlos Prates em BH, ele é um aeroporto muito importante para aviação geral, com muitas escolas de aviação. Seria um tema muito legal, até mesmo contar a história dele e o porque está sendo fechado, e quais impactos teremos com o fechamento. Abraços, parabéns pelos ótimo lá vídeos!
Sou de BH tinha 13 anos e nessa ocasião estava no hotel Glória ,onde foi realizado o casamento de minha saudosa tia e tive oportunidade de ver as manobras de barcos e helicópteros,tentando resgatar sobreviventes.
Litoral em dezembro fiz minha primeira viagem de avião, nunca me imaginei pegando um voo, sempre tive medo... Mas depois que conheci seu canal aos poucos fui perdendo o medo e tendo mais vontade de pegar um avião, até que dezembro tive essa oportunidade e foi a melhor coisa que fiz.. Tirei tanta foto com o avião que agora minha meta é ir pra outro continente só pra voar em aviões maiores... Nunca me imagine querendo isso, agradeço vc por ter tirado o medo que eu tinha e ainda peguei uma pequena turbulência e ficava fala pra mim mesma ( o Lito disse que turbulência não derruba avião, turbulência não derruba avião)... Ainda contei os dias de viagem pra eu pegar o avião de volta só pra voar de novo 😂
Essas investigações e relatórios do Lito são viciantes, eu deixo acumular e assisto uns três de uma vez, são muito bons. Parabéns por mais este vídeo pessoal.
E eu estive na Baía de Guanabara e ví os aviões fazendo as curvas em pouso e decolagem.. vista linda ,la de cima do Costa Firenze..Contemplação perfeita do visual!
LITO, você tem algum episódio sobre a escola de engenharia aeronáutica do Mackenzie e dos aviões que eles usavam? E se não tem, acho que seria legal fazer!
Lito , me parece que a Torre de controle do Aeroporto de Manguinhos ainda existe em algum dos órgão de Marinha da av Brasil, salvo engano na Casa do Marinheiro.
Nesse acidente da Guanabara eu considero que não houve um culpado, mas nesse caso do Legacy que bateu no Gol, é culpa total dos americanos. Foram sequências de erros idiotas e irresponsáveis, em uma época que a Aviação já era muito segura.
Muito legal essa historia pois lembrou historias de acidentes que meu pai contava na área da Baia da Guanabara nessa época. Um foi de um avião grande que bateu no Pão de Açúcar. Outra me lembrou essa do vídeo pois ele dizia que a parte de trás do avião quebrou e desceu rodopiando e lá atrás tinham 3 passageiros que sobreviveram, só que ele dizia ser um time da Azurra (Itália) e até hoje tenho mania de sentar até na ultima poltrona que não reclina eheheh E um terceiro que não sei se foi contra o Pão de Açúcar.
Caraca, como os dois aviões foram se achar não? Se o controlador tivesse dado uma ordem pra subir pro DC3 ao invés de ficar tentando falar em inglês hein?! Impressionante como os instrumentos e antenas melhoraram desde esses precários anos 60!! Ao menos houveram melhorias tanto nos equipamentos como procedimentos!! Boas ilustrações como a foto do extinto aeroporto de Manguinhos!! Ótimo vídeo e roteiro como sempre, abração pra você, Mila e show de equipe e até o próximo vooOOooO! :))
Que senta que lá vem história sensacional ❤... Sugestão de pauta. Senta que lá vem história do voo 1388 da Air Astana, bem interessante, por se tratar de um voo com nosso Embraer.
A série Mayday Desastres Aéreos fez um documentário sobre o vôo Astaline 1388, na sua temporada 20. Um belo trabalho da tripulação, pilotando um E195 com os ailerons instalados ao contrário....
Ali foi erro humano. Alavanca do spoiler indevidamente acionada, switches dos spoilers em OFF. Quando alguém percebeu a posição dos switches, já na final curta, os colocou em ON, sem perceber a posição da alavanca. O avião fez o que foi comandado para fazer: abriu os spoilers e veio para baixo.
Eu li há um tempo atrás, que não havia nenhum plano de resgate para um acidente aéreo grave sobre a Bahia de Guanabara, tem uns 8 anos isso, não sei se isso ainda existe. 🤔
Lito, faça um video sobre o desastre aéreo que ocorreu no dia 8 de novembro de 1940, quando um Junkers Ju 52 da VASP (Voo 4752) foi abalroado por um de Havilland DH.90 Dragonfly da Shell-Mex Argentina sobre a enseada de Botafogo.
É interessante como a ação dos políticos permance a mesma. Negligenciam a infraestrutura o quanto podem, aí quando começam a morrer, fazem alguns remendos, até que achem um jeito de capitalizar as obras necessárias. Hoje estamos assim com as rodovias - estreitas, de geometria ruim e congestionadas; o mesmo pode ser dito do transporte urbano.
Boa tarde Lito, Poderia abordar o tema acerca do acidente do Air France Flight 009 (Lockheed L-749A-79-46 Constellation F-BAZN), se for interessante para futuro vídeo do canal. Obrigado pelo conteúdo espetacular que produz e parabéns a equipa do aviões e músicas. Trabalho impar no mundo da aviação. Obrigado
Olá Lito. Excelente . Quis anos saber detalhes deste acidente que matou meu pai Luciano Carneiro. Algumas informações fragmentadas dizem que os restos mortais dele foram encontrados na cabine de comando. Ele poderia estar a convite pois TB era brevetado ou, reza a lenda, correu a ela para tentar fazer algo que ajudasse a evitar o inevitável. Houve tentativa de levar a aeronave desgovernada para o mar da Baía de Guanabara antes do Stoll final Grande ironia ,pois ele saltara de paraquedas com tropas americanas em ofensiva desesperada para frear os norte coreanos na guerra da Coreia, entrevistara Fidel ainda na Sierra Madre e voara nos anos 40 de Fortaleza a Poços de Caldas num Paulistinha de tecido e madeira. Além disso ,parece ter trocado seu bilhete do vôo fatídico com um colega de sorte, a fim de poder passar o Natal com a filhinha e a esposa grávida. Destino . Obrigado novamente. Luciano Carneiro Filho
estive no Campo dos Afonsos diversas vezes para realizar prova da FAB, inclusive ONTEM e não sabia dessa informação de que a Academia de Cadetes foi lá
Quando esse avião caiu sobre o bairro de Ramos, o avô da minha mãe foi um dos primeiros enfermeiros a chegar no local, ele morava por ali mesmo, estava em casa comendo com a família, minha mãe era bem pequena ainda, de acordo com o que minha mãe diz de relatos, nesse dia o avô dela saiu com roupas branquinhas, ele retornou com vermelho rubro sangue de tantas vítimas ele tentou socorrer, era criança e mulheres com barriga aberta e muitos lesionados.
Sou filha do cadete do acidente de Ramos. Infelizmente meu pai morreu jovem e sem ter na justiça seu nome absolvido. Na justiça foi provado que não houve ERRO dele . Somos 3 filhas que nascemos muito depois do acidente. Na época ele era solteiro. Carregamos esse fardo . Tenho manuscritos dele relatando o que houve. A FAB. Nunca deu apoio apesar do erro provado . Meu pai saiu da FAB por ser um homem de caráter
❤
O acidente de Ramos aconteceu em frente a minha casa. Foi terrível. Eu tinha meus 15 ou 16 anos. Ficamos abaladissimos. Com sua narrativa revivi aquele dia terrível.
😊😊😊😊ç
Meu falecido avô, trabalhava no extinto hotel gloria, e viu todo o acidente. no momento, ele caminhava pelo o aterro do flamengo a caminho do trabalho. ele, sempre me contava essa historia !
Alguma falha de memória é normal depois de mais de meio século. Seu avô não podia estar caminhando no aterro do Flamengo na ocasião. O aterro foi uma das muitas obras marcantes do governo de Carlos Lacerda. A concepção e o projeto só foram concluídos em '62. A construção levou mais 3 anos, sendo inaugurado no final de '65. O acidente foi em fevereiro de '60, bem antes do aterro existir.
@@NA-dt8dc Acho que o cara só mencionou o aterro pra situar o local.
> > > Esse acidente ocorreu no mesmo ano em que eu perdi meu irmão em outro acidente ocorrido também na baía de Guanabara, no dia de São João, quando um Convair da Real Aerovias PP-YRB, vindo de Belo Horizonte , encontrou mau tempo à noite, não achou o Aeroporto Santos Dumont e acabou caindo em uma ilhota na Baía de Guanabara
Luiz, faz tanto tempo, mas nao deixa de ser triste o que aconteceu com o seu irmao. Mas Deus sabe das coisas, eh o que nos resta acreditar diante de nossa impotencia. Paz e Luz pra vc e familia!
Sim, foi no dia 24 de junho de 1960, voo saiu da Pampulha. Minha avó ía embarcar nesse voo pra trabalhar numa casa de família no Rio, mas felizmente ela perdeu o voo. Meus sentimentos pela vida do seu irmão.
@@igorcaetanocosta 😮
Seu Jaime, fuzileiro naval carioca que vivia a aposentadoria no Ceará, me contava essa história, disse que estava lá e viu tudo, mas sempre achei que era balela haha. Hoje, 15 anos depois da morte dele, esbarro nesse vídeo. Aconteceu mesmo!
A gente sempre desacredita achando q idade os fazem caducar...Ja aconteceu comigo com o Seu Lima de Goiânia...Era militar aposentado e me contava cada estória...Numa delas ,conheceu o Silvio Santos ,inclusive,morou com ele numa república...Eu ficava na dúvida.. Mas vai saber...rsrs
@@zefilho4901 Por que isso não seria verdade? Silvio Santos nasceu pobre. Se fosse alguém falando que morou em uma república com um dos Rothschild na vila nhocunhé aí que seria estranho.
14:43 - Na década de 80 cheguei a voar este exato T-21, o PP-KAU, assim como o Regente 360 que aparece mais atrás (que provavelmente é o PP-GYY). Na época da foto, nem todos os aviões do Aeroclube do Brasil tinham rádio. Os Fokker T-21 e T-22, além do Uirapuru T-23, por exemplo, não possuíam. As autorizações da torre de controle eram emitidas por uma pistola de luz com sinais codificados (luzes brancas, verdes ou vermelhas, contínuas ou intermitentes) para as diversas situações, como "livre decolagem", "livre pouso", etc. Fazíamos até voos de navegação (pequenas viagens para outras cidades, até outros estados) com aviões sem rádio, sem transponder, sem ADS-B, sem coisa alguma além dos instrumentos básicos do avião, mapa, relógio e bússola. Aviação "raiz", naquele tempo.
Caraca, raiz mesmo KKK
Verdade! Eu voei no Regente também! Uma época tinha um Cherokee, acho que o prefixo era PT- CUC.
@@marciacorrea2922 Não lembro do Cherokee, mas tinha um Carioca (EMB-710), o prefixo era PT-NBD. Tinha também um Tupi (EMB-712), PT-NZP. Mais tarde o Aeroclube comprou mais dois Tupis (PT-NXJ e PT-RPE). ...Quanta saudade!
Eu tinha 6 anos quando esse acidente aconteceu. Lembro-me que ouvia "histórias" dizendo que "pessoas pularam do avião em queda, para caírem na água e se salvarem". Agora, consegui entender que, na verdade, eram os sobreviventes que estavam na cauda. Excelente resgate histórico. Sugestão: vídeo sobre acidentes da Esquadrilha da Fumaça na década de 1970.
Obrigado Lito - excelente trabalho. Fiquei emocionado, mas nem vou mostrar pra minha esposa, afinal, o pai dela estava no DC3 - ela iria fazer 4 anos poucos dias depois. Mesmo com a pouco idade ela não esquece o trauma - não gosta nem de falar de avião, ela até voa - isso ela superou - mas não o medo.
Agora até hoje o radar de área do SD é feito pela torre do GIG, e até onde eu saiba, o SD não tem ILS - nem daria pra ter na aproximação pelo lado do Pão de Açúcar, mas na pista 02L bem que poderia.
O Santos Dumont já teve aproximação LOC (apenas o localizador, sem indicação de glide slope). As antigas descidas "Hotel 1" e "Hotel 2" para a pista 20L utilizavam o localizer, na frequência de 111.1 MHz.
relato emocionante, o que você fez no outro vídeo, amigo. Minhas condolências a você, sua esposa e sua sogra 🫂
Bem ali no cantinho do cenario, um dos discos mais importantes da Legiao Urbana: "Que pais e esse", lançado em 1987. Lembro bem de "Faroeste Caboclo" tocando muito nas radios, algo impensavel na epoca para uma musica de 9 minutos. Bons tempos! Vlw, Lito!
Esse "vai vendo" do Lito é o melhor kkkkk
Essas histórias são d+++..duas em um vídeo só...isso sim que é um senta que lá vem história...
Caramba, tenho 57 anos e nunca soube que teve um aeroporto em Manguinhos.........
Obrigado Lito pelo aprendizado.
O Aeroclube do Brasil (primeiro aeroclube brasileiro e segundo do mundo, atrás apenas do aeroclube da França) operava em Manguinhos. Com o fechamento do aeroporto, passou muitos anos inativo, sem pista para operar. Tempos depois, o AeCB foi a primeira entidade a operar no recém-inaugurado aeroporto de Jacarepaguá, onde operou por muitos anos. Mais recentemente, o Aeroclube do Brasil foi despejado do aeroporto de Jacarepaguá pela Infraero (que no entanto cede partes do terreno do aeroporto para academias de ginástica e outros empreendimentos comerciais) e novamente a entidade se vê impedida de formar novos pilotos. A prioridade certamente não é a formação de pilotos.
Obrigado.
Eu tenho 51 e também não fazia a menor ideia. Manguinhos, Vila do João e afins são hoje enormes favelas. E quem entra na Vila do João sem conhecer bem o local achando que está indo pro Galeão costuma não sair de lá vivo.
@@coriscotupi tem até posto de vistoria e licenciamento do Detran aqui do Rio de Janeiro lá. Recentemente eu estive lá porque uma enchente fez o favor de levar a placa dianteira do meu carro.
0
Já dei like! Acidente quase parecido com o da Gol com o Legacy em 2006.... 😮
Outra coincidência é que tinha tripulação brasileira x americana envolvidas no acidente
E o TCAS desligado.
@@evaldograsso3298 Não estava desligado - ainda não tinha sido inventado.
Sou nascido e criado em Olaria e antes de sair do Brasil morei em Ramos. O antigo aeroporto de Manguinhos salvo engano pertencia ao aeroclube do Brasil sendo transferido depois para o aeroporto de Jacarepaguá, onde fiz meu PP.
O único vestígio desse aeroporto de manguinhos é uma reta na Avenida Brasil que vai da Fiocruz até a antiga refinaria em Manguinhos. A pista do aeroporto serviu para construir a avenida Brasil nessa parte.
Então quem passar na avenida nessa parte saiba que está passando na pista do antigo aeroporto de manguinhos. 👍🏻
Uau 👏👏👏👏👏👏
Essa animação enriquece muito o vídeo.
Minha sogra falava desse acidente. Perdeu uma prima e nunca perdeu o medo de viajar depois disso.
Uau !!!! Lito que história,eu sabia que Bonsucesso/ Vila do João e Manguinhos me chamava para morar e viver....era o sangue da aviação correndo nas veias filho de militar morava na glória fui trabalhar em Bonsucesso o tempo passou e fui no residir na ilha do governador,anos 84 fui trabalhar no Galeão....que história Lito Souza valeu....
Meu Saudoso Pai trabalhava no Loide Aéreo no aeroporto Santos Dumont e estava no dia...
Essa recriação do DC3 da Real ficou linda!!!!
Lito é um contador de historias maravilhoso!
Em tempo, Luciano Carneiro pilotava aviões e seu conhecimento foi fundamental para ser o unico jornalista aceito para integrar e documentar os paraquedistas estadunidenses na Guerra da Coreia. Suas fotografias da guerra publicadas em O Cruzeiro são um dos grandes momentos da historia do fotojornalismo mundial
Agora sei quem é a pessoa que dá nome à Avenida Luciano Carneiro aqui em Fortaleza
Exatamente. um dos grandes cearenses.. foi quem deu nome à PRAIA DO FUTURO com uma matéria jornalistica sua. Viva Luciano.@@JamisCasusa
O pai da minha cunhada trabalhava nas barcas nessa época. Ele disse que viu os corpos caindo pegando fogo nas águas da baía... viu o resgate e muitos estavam sem roupas e sem cabelo
😳😳😳😳
Caramba... Que tenso!
Acho que isso e uma imagem bem traumatizante
Triste.
Que cena desesperadora!!!
Caramba Lito, apesar dos trágicos acidentes e das vidas perdidas, gosto muito quando vc relata eventos aqui do Rio de Janeiro. Minha cidade Natal é Magé-RJ , hj moro em Jacarepaguá, bem pertinho do Aeroporto. Jamais imaginei que na Vila do João já existiu um Aeroporto. Obrigado por tanto conteúdo legal. SUCESSO PRA VC
Att: Cilédson 🙏🏾👍🏿
Na visita de Reagan em dez 82 o Air Force 707 reserva não considerou a altitude da pista em Brasília e decolou com pouco empuxo e danificou as antenas do ILS ...
Vexame…
@@aniellak2000 vexame? Tão nem aí
PILOTO: Ok man, deixe que eles arrumem a torre de macacos com cipó e bambu.
Lito outra aula. Eu passei 21 anos da minha vida morando na vila militar do galeão, pois meu pai foi piloto da aeronáutica. Parabéns pelo vídeo. Luiz Paulo- Rio de Janeiro.
Acidente com avião da VASP ficou conhecido como a tragédia de Ramos que vitimou várias pessoas em terra e também muitas casas.
Lembrando que o bairro de Ramos fica próximo da base aérea do Galeão e do aeroporto do Galeão
E é outro bairro bem esquecido, já quase favelizado.
@@adelmofilho742 é um bairro normal de subúrbio, a favela fica no morro do Alemão.
@@adelmofilho742 conheço muito bem a região de Ramos Lembrando que o bairro é a terra da atual campeã do Carnaval carioca Imperatriz Leopoldinense
Minha avó assim como eu é nordestina, trabalhava em uma mansão na Urca, está me contando está história agora e comentou dela varias vezes. Ela viu a colisão e viu as aeronaves caindo no mar, ela relata que todos ficaram muito abalados e chorando pois foi horrivél, muitos corpos cairam nas pequenas ilhas, boiavam e demoraram muito a tirar os detroços e corpos completamente.
Natural do Ceará moro no RJ a 20 anos e nunca imaginaria que manguinhos ja foi um aeroporto rsrs que bagana esta histórica história da aviação dos anos 60
Parabéns Lito.❤
Adorei a live, não só por suas sempre ótimas explicações, mas porque vc me lembrou da minha infância! Eu morava no distante bairro de Coelho Neto e indo para o centro da cidade de ônibus, com meus pais, pela Av. Brasil, passava por esse aeroporto de Manguinhos! Acho q era tb nesse aeródromo de Manguinhos que havia uma pista de aeromodelismo. Eu ficava encantada quando, ao passar por ali, via aqueles aviõeszinhos sobrevoando as pistas, controlados pelas pessoas em terra. Nossa! Lá se vão 60 e poucos anos! Obrigada por esse momento nostálgico.
Muito importante falar e reviver esses acidentes que muitos brasileiros nem se quer conhecem que já aconteceram tbm sou um pesquisador de vários desses , faz um dia um vídeo sobre a queda do avião da pan am sequestrado durante a guerra civil da revolução de 32 em são Paulo, que foi sequestrado por 2 paulistas e um alemão aqui no rio de janeiro.
Trabalhei como mecânico estagiário com o os T-21 e T-22 do Aeroclube do Brasil (1986)... 14:47 Saudades...
Voei um bocado aqueles T-21 e T-22. PP-KAU, PP-KAR, etc. Bons tempos.
A historia de Luciano deveria ser melhor contada. É uma historia incrivelndesse jornalista que inclusive, por sua paixao por avioes, foi quem deu o nome de Praia do Fururo à uma praia de Fortaleza.
Mas ha um erro na história contada. Luciano voltava sim de Brasilia, mas trocou de aviao na escala de SAO PAULO justamente por sua paixao por aviões, pois queria conhecer o novo Viscount da Vasp. Contam que ele estava na cabine na hora do choque com o cadete que, voce nao contou, fazia acrobacias para impressionar a namorada.
Viva Luciano Carneiro.
Hoje da nome a avenida que liga o aeroporto de Fortaleza ao centro da cidade, justamente por sua paixão por aviacao.
Conte a historia de Luciano. Conte comigo. Conheco tudo.
Bora, Lito
Sobre o acidente do Viscount: "O Cruzeiro", onde o repórter/fotógrafo Luciano Carneiro trabalhava, era uma revista semanal (a maior da América Latina à época), não um jornal. Uma curiosidade: as equipes de resgate encontraram, junto ao corpo de Luciano, os negativos das fotos que ele fez na cobertura do primeiro Baile de Debutantes em Brasília. O laboratório de "O Cruzeiro" revelou os negativos, bastante danificados, e conseguiu aproveitar algumas fotos, porém com manchas e deformações. A revista publicou as tais fotos para homenagear Luciano, mas a repercussão foi muito negativa junto aos leitores, que consideraram a publicação algo mórbido demais. Uma das debutantes, ao ver o rosto dela deformado na revista, ao mesmo tempo em que lembrava-se do repórter durante a sessão de fotos, teve uma síncope nervosa!
Parabéns Lito e toda equipe do Aviões e Música.
LITO É FERA 👊🇧🇷
Um exímio contador de história, parabéns, Lito!!!
Esse Vickers caiu menos de 1Km de onde meus pais moravam, que é mesma região onde nasci e fui criado. O Fokker caiu no morro do Alemão, se não me falha a memória.
Melhor conteúdo é aqui!!! Parabéns 👏👏👏
7:49 ih que legal... Itaboraí, minha cidade. Hahaha
Poxa Lito estava comentando sobre esse acidente com a minha mãe na quinta feira que coincidência! já tinha lido reportagens antigas sobre esse acidente e outros vários bem antigos aqui no Brasil, inclusive tive com um dos sobreviventes de um dele , abraços meu amigo!
13:25 Mas em 2006, no acidente entre os jatos Embraer Legacy, e o Boeing 737 da GOL, ambos possuíam o TCAS... E o final, todo mundo já sabe... Não importa o quão tecnológica seja uma aeronave ou qualquer máquina, se o ser humano não obedecer regras e agir conforme os manuais de segurança, a chance de uma tragédia acontecer é elevada ao quadrado...
So que nesse caso o legacy desligou o dele , entao o gol nao viu ele no proprio tcas , logo nao sabia que ele estava passando por ali , e o legacy por ter desligado o tcas nao sabia que o gol esta perto
@@Akarinn2345 qual o relatório que tu leu que afirma que o piloto desligou o tcas???
Bom domingo a todos com mais essa bela história
O rádio telegrafista da Real era Geraldo DeLucca. Ele morava na pensão dos meus avós em SP. Eles tiveram que ir reconhecer o corpo algumas semanas depois. Só foi possível por que minha avó tinha costurado o botão na calça dele com uma linha de cor diferente e ela se lembrou disso e os médicos do IML viram no cós da calça. Muito triste!!! Eu era uma bebezinha de 40 dias que fiquei sem leite porque com o susto, o leite da minha mãe secou.😢
Lito, a decisão de transferir a AFA pra Pirassununga já havia sido tomada em 1942 por Getúlio Vargas.
O acidente de 1959 apenas corroborou o acerto da decisão.
Essa aula de história é magnífica
Lito faz um vídeo falando sobre o fechamento do aeroporto Carlos Prates em BH, ele é um aeroporto muito importante para aviação geral, com muitas escolas de aviação. Seria um tema muito legal, até mesmo contar a história dele e o porque está sendo fechado, e quais impactos teremos com o fechamento. Abraços, parabéns pelos ótimo lá vídeos!
Sou de BH tinha 13 anos e nessa ocasião estava no hotel Glória ,onde foi realizado o casamento de minha saudosa tia e tive oportunidade de ver as manobras de barcos e helicópteros,tentando resgatar sobreviventes.
Litoral em dezembro fiz minha primeira viagem de avião, nunca me imaginei pegando um voo, sempre tive medo... Mas depois que conheci seu canal aos poucos fui perdendo o medo e tendo mais vontade de pegar um avião, até que dezembro tive essa oportunidade e foi a melhor coisa que fiz.. Tirei tanta foto com o avião que agora minha meta é ir pra outro continente só pra voar em aviões maiores... Nunca me imagine querendo isso, agradeço vc por ter tirado o medo que eu tinha e ainda peguei uma pequena turbulência e ficava fala pra mim mesma ( o Lito disse que turbulência não derruba avião, turbulência não derruba avião)... Ainda contei os dias de viagem pra eu pegar o avião de volta só pra voar de novo 😂
CAARAPO MS, ABRAÇOS Lito
Domingo de sol 37º rio de janeiro tomando gelada logico e curtindo essa aula de historia da aviação com todo respeito.
Essas investigações e relatórios do Lito são viciantes, eu deixo acumular e assisto uns três de uma vez, são muito bons. Parabéns por mais este vídeo pessoal.
Que coisa! Jamais iria imaginar que em Manguinhos teve um aeroporto.
Eu também não. Pra mim sempre foi uma enorme e perigosa favela.
Sou carioca, passei inúmeras vezes enfrente à vila do João através da avenida Brasil. Nunca me passou pela cabeça que ali havia um aeroporto.😊
Cheguei a visitar as instalações da VOTEC no local, quando a operação de aviões já havia cessado mas a manutenção de helicópteros era feita ali.
E eu estive na Baía de Guanabara e ví os aviões fazendo as curvas em pouso e decolagem.. vista linda ,la de cima do Costa Firenze..Contemplação perfeita do visual!
Nem sabia desse acidente. Triste.
Essas histórias são maravilhosas pelo conteúdo, servi a força aérea e é fascinante saber como era as operações aéreas em tempos antigos.
Mais um vídeo me mostrando sobre algo q n sabia❤
Lito, a aviação sem voce, seria incompleta; parabéns pelo trabalho e alto padrão de profissionalismo.
Minha cidade sendo citada no Aviões e Música! Campos dos Goytacazes. Nem sabia que em 1960 já tinha aeroporto aqui!!!
E eu moro em Caxias
Lito, um vídeo sobre o acidente com Herbert Viana, dos Paralamas, por favor.
Que história...!
A evolução da tecnologia na aviação é algo incrível 👏👏
LITO, você tem algum episódio sobre a escola de engenharia aeronáutica do Mackenzie e dos aviões que eles usavam? E se não tem, acho que seria legal fazer!
Deixando o domingo muito melhor!
Com um acidente?
@@fapojunior com a história
Lito , me parece que a Torre de controle do Aeroporto de Manguinhos ainda existe em algum dos órgão de Marinha da av Brasil, salvo engano na Casa do Marinheiro.
Me fez lembrar do legaci que bateu no avião da gol de Manaus ao Rio de Janeiro. Outro fato um avião norte americano e um brasileiro.
Legacy.
@@adelmofilho742 e aí? Te agradeço você me corrigir, mas o que queria dizer parece que foi compreendido .
@@adelmofilho742 teve até bom na frase inteira só errei uma palavra e olha que não tenho curso superior.
Eu poderia ter dito jato.
Nesse acidente da Guanabara eu considero que não houve um culpado, mas nesse caso do Legacy que bateu no Gol, é culpa total dos americanos. Foram sequências de erros idiotas e irresponsáveis, em uma época que a Aviação já era muito segura.
Muito legal essa historia pois lembrou historias de acidentes que meu pai contava na área da Baia da Guanabara nessa época.
Um foi de um avião grande que bateu no Pão de Açúcar.
Outra me lembrou essa do vídeo pois ele dizia que a parte de trás do avião quebrou e desceu rodopiando e lá atrás tinham 3 passageiros que sobreviveram, só que ele dizia ser um time da Azurra (Itália) e até hoje tenho mania de sentar até na ultima poltrona que não reclina eheheh
E um terceiro que não sei se foi contra o Pão de Açúcar.
Lito, Parabéns por trazer esta história deste desastre que tive enorme curiosidade!
Só você Lito para trazer uma narrativa ótima parabéns !
Sou de campos dos goytacazes atualmente moro em Curitiba, mas minha vó morava de frente para o aeroporto Bartolomeu lisandro em campos dos goytacazes
Caraca, como os dois aviões foram se achar não? Se o controlador tivesse dado uma ordem pra subir pro DC3 ao invés de ficar tentando falar em inglês hein?! Impressionante como os instrumentos e antenas melhoraram desde esses precários anos 60!! Ao menos houveram melhorias tanto nos equipamentos como procedimentos!! Boas ilustrações como a foto do extinto aeroporto de Manguinhos!! Ótimo vídeo e roteiro como sempre, abração pra você, Mila e show de equipe e até o próximo vooOOooO! :))
Que senta que lá vem história sensacional ❤... Sugestão de pauta.
Senta que lá vem história do voo 1388 da Air Astana, bem interessante, por se tratar de um voo com nosso Embraer.
A série Mayday Desastres Aéreos fez um documentário sobre o vôo Astaline 1388, na sua temporada 20. Um belo trabalho da tripulação, pilotando um E195 com os ailerons instalados ao contrário....
Lito fala sobre o B-707 cargueiro da VRG, que caiu na baia do Guanabara aproximação da RWY 14, atual 15 do Galeao.
Ali foi erro humano. Alavanca do spoiler indevidamente acionada, switches dos spoilers em OFF. Quando alguém percebeu a posição dos switches, já na final curta, os colocou em ON, sem perceber a posição da alavanca. O avião fez o que foi comandado para fazer: abriu os spoilers e veio para baixo.
Doningouuuuu nada de trampo , melhor dia semana , melhor vídeo 😊
Excelente explicação. Parabéns.
Te vi ontem no filme da querida Varig 💙⭐️
No dia 24 de junho de 1960 um Convair CV-340 62 da Real Aero caiu na baía de Guanabara tbm, e a causa não foi identificada. 54 passageiros a bordo.
Sou de Campos dos Goytacazes-RJ🙌🏻
Que loucura 😮😮
Não sabia dessa história.
Já fui em Campo dos Afonsos,bonito lá.
Altas produções. Parabéns!!!!
Que história está nunca soube disto. Esse canal é muito legal. Sucesso!
Eu li há um tempo atrás, que não havia nenhum plano de resgate para um acidente aéreo grave sobre a Bahia de Guanabara, tem uns 8 anos isso, não sei se isso ainda existe. 🤔
Oi Lito, faz um episódio sobre o Luciano carneiro, pois ele era aviador e paraquedista. ( Aqui em Fortaleza tem uma avenida com o nome dele.)
Olha nós aí nas saudações aeronáuticas!! Somos fãs desse canal!
Vc é top Lito com essas histórias ... sucesso
Me lembro desse triste lamentável acidente aéreo e realmente o Lito retratou com extrema competência, a tragédia aérea
Lito, faça um video sobre o desastre aéreo que ocorreu no dia 8 de novembro de 1940, quando um Junkers Ju 52 da VASP (Voo 4752) foi abalroado por um de Havilland DH.90 Dragonfly da Shell-Mex Argentina sobre a enseada de Botafogo.
Nossa Lito vc arrebenta querido que história e 2 foi dobradinha hoje de tirar o fôlego
Lito é sensacional!!!
Meu pai era radiotelegrafista da Real naquela época, perdeu um amigo que era o radiotelegrafista de bordo naquele vôo.
É interessante como a ação dos políticos permance a mesma. Negligenciam a infraestrutura o quanto podem, aí quando começam a morrer, fazem alguns remendos, até que achem um jeito de capitalizar as obras necessárias. Hoje estamos assim com as rodovias - estreitas, de geometria ruim e congestionadas; o mesmo pode ser dito do transporte urbano.
Eita história de pensamentos de divergentes!!!!
Mas isso mostra como evoluiu o mundo nesse ponto de segurança
Boa tarde Lito,
Poderia abordar o tema acerca do acidente do Air France Flight 009 (Lockheed L-749A-79-46 Constellation F-BAZN), se for interessante para futuro vídeo do canal. Obrigado pelo conteúdo espetacular que produz e parabéns a equipa do aviões e músicas. Trabalho impar no mundo da aviação. Obrigado
Almoçar no domingo vendo o melhor canal de aviação... Só aqui! ❤
Hahahahah com certeza!!!
Olá Lito. Excelente . Quis anos saber detalhes deste acidente que matou meu pai Luciano Carneiro. Algumas informações fragmentadas dizem que os restos mortais dele foram encontrados na cabine de comando.
Ele poderia estar a convite pois TB era brevetado ou, reza a lenda, correu a ela para tentar fazer algo que ajudasse a evitar o inevitável.
Houve tentativa de levar a aeronave desgovernada para o mar da Baía de Guanabara antes do Stoll final
Grande ironia ,pois ele saltara de paraquedas com tropas americanas em ofensiva desesperada para frear os norte coreanos na guerra da Coreia, entrevistara Fidel ainda na Sierra Madre e voara nos anos 40 de Fortaleza a Poços de Caldas num Paulistinha de tecido e madeira.
Além disso ,parece ter trocado seu bilhete do vôo fatídico com um colega de sorte, a fim de poder passar o Natal
com a filhinha e a esposa grávida.
Destino .
Obrigado novamente.
Luciano Carneiro Filho
Show de história!
Aviões e Musica também e historia. Adorei o video!!!
Obrigado lito
estive no Campo dos Afonsos diversas vezes para realizar prova da FAB, inclusive ONTEM e não sabia dessa informação de que a Academia de Cadetes foi lá
Quando esse avião caiu sobre o bairro de Ramos, o avô da minha mãe foi um dos primeiros enfermeiros a chegar no local, ele morava por ali mesmo, estava em casa comendo com a família, minha mãe era bem pequena ainda, de acordo com o que minha mãe diz de relatos, nesse dia o avô dela saiu com roupas branquinhas, ele retornou com vermelho rubro sangue de tantas vítimas ele tentou socorrer, era criança e mulheres com barriga aberta e muitos lesionados.