Comprei minha Strom 650 em 2013, segunda geração, troquei por Correia aos 35k km e rodei até 140k com a mesma correia, trocando só a Correia. Usei em todo tipo de terreno, Terra, Ripio na Ruta 40, Estrada Real, Chuva, Barro, etc... Não senti tanta perda de potência. Não precisei trocar rolamentos. Sempre fiz a manutenção preventiva na moto, lubrificação dos rolamentos, inspeção, etc... Um erro é acreditar que a Correia tem que estar esticada e que ela é elástica, a Correia é montada como da mesma maneira que a corrente mantendo a mesma folga, a Correia como a Corrente não é elástica como dizem. Outra questão é quando me perguntavam "e em uma viagem se ela quebrar?", Simples: Se fosse corrente o que vc faria? Você Compraria outra corrente e colocaria no lugar certo? É só fazer o mesmo: só que compre um kit e troque pois o kit Correia é plug and play. Desculpem pelo texto longo, mas procuro expor minha experiência nesta discussão. Parabéns pelo vídeo e pela maneira imparcial que você conduz.
Obrigado pela mensagem . Como eu disse no vídeo , as desvantagens da correia existem mas a chance de acontecer são mínimas . Sobre suas colocações : 1) Rolamento : Eles são mais forçados sim . Basta suspender a moto no cavalete central e girar livremente a roda de uma moto com corrente e uma com correia para perceber como a com correia gira mais presa . É um problema ? Definitivamente não . Essa sobrecarga é mínima e o rolamento suporta tranquilamente . 2) Potencia: É um fato da física . Maior resistência , maior perda de potência . Isso é algo que reconhecidamente acontece . É perceptível ? Não...apenas num dinamômetro . Um filtro mais sujo ou uma gasolina um pouco pior já fará uma diferença maior . 3) Distender : Não existe como a correia não esticar e retrair durante o trabalho da suspensão . Correia não tem folga . O ajuste é de tensão , não de folga . Se ajusta com uma tensão menor no ponto onde os eixos das pilhas estão mais próximos para que ela suporte a tensão quando os eixos estão mais afastados . Aumenta risco de quebrar ? Sim . Vai quebrar ? Não....a chance é muito pequena , até porque a tecnologia nas correias hoje permite essa elasticidade . Eu acho que existe muita polarização nesse assunto corrente / correia . Gente que diz : Vai quebrar ! Como se fosse algo certo e que cedo ou tarde vai quebrar. Gente que diz : Não quebra ! Como se fosse garantido que não vai quebrar ( garantia que nem o fabricante da correia dá ) . É preciso se entender que tudo se resume a riscos . O risco de quebra de uma correia é maior que de uma corrente . Isso é um fato imutável da engenharia . PORÉM esse risco é muito pequeno , perfeitamente aceitável para quem considera as demais vantagens da correia .
Amigo, estou adquirindo um kit de correia para minha V strom 2011. Nas viagens citadas em seu comentário. Qual sua velocidade de cruzeiro e maior quilometragem por dia, pois geralmente faço uma média de 800km por dia e viajo numa média de 140-150 km/h. Nessas condições, a correia seria vulnerável a esquentar demais e quebrar?
@@LajedoMotoviajantesLDR Olá, a velocidade de cruzeiro é em torno de 140km /h. A maior distante em um mesmo dia que eu fiz com a correia instalada foram de 1200km. Não se preocupe, a correia não esquenta como você está pensando. Tenho certeza que será muito feliz com a adaptação. Forte abraço.
Muito obrigado pelo relato, meu caro! Vou ver de colocar na minha 500x pq to achando um saco ter que ficar limpando, lubrificando e conferindo folga toda hora. Meu único medo é ela quebrar muito antes do previsto. Para isto, devo usar a mesma folga para corrente (40mm na cb500x)?
Tenho uma Strom 650 2009 c kit Correia da M3. Aos 85.000 em perfeitas condições e vai rodar mto ainda. Fiz uma viagem de 12 dias ao Sul..Chuva.. Praias.. Lama.. Cascalho..Off road total.. Só elogios!! Aliás aumenta a velocidade final em todas as marchas e consumo melhorou mto 22 km/l até 120km/h ok..já colei 218!! Os amigos com moto de corrente.. kkkkkkk..coitados!!! Pareciam mecânicos... Corrente Jamais!! Sensacional sua matéria!!! Parabéns!!!
Obrigado por ter assistido. Realmente, o potencial de durabilidade de uma correia é enorme. Já ouvi relatos de correias com 120.000Km e perfeitas. A maciez também. Na teoria, não é possível se explicar como a correia pode melhorar o consumo e velocidade final. Na teoria seria o contrário, embora a níveis quase imperceptíveis, pois a resistência da correia ao movimento da roda é maior que da corrente. Mas a experiencia fala mais alto que a teoria. Se vc conseguiu melhor consumo e melhor velocidade final, não se pode dizer o contrário. Eu particularmente acredito que essa melhora de consumo deve ter sido não pura e simplesmente por ter correia, mas pela maneira como vc passou a dirigir depois de colocar a correia. Por ser muito mais silenciosa e suave, talvez vc sem perceber se encaixou numa direção mais suave também. E a velocidade final maior pode ser pelo fato da relação de multiplicação da correia poder ser diferente da corente . Isso em determinadas condições pode sim aumentar a velocidade final . Abraço e bons ventos
@@tiagobel Eu também acho improvável, não sei se o sensor de velocidade da Vstrom fica na roda traseira ou na dianteira. Se for na traseira, a alteração da relação da transmissão interere sim na leitura do painel. Já caso a leitura seja feita pela roda dianteira, realmente um alongamento pode aumentar a final, principalmente em condições favoráveis.
Muito bem explicado, sem puchar saco de montadoras. Ficou muito claro os pontos. Detalhe: pode nem falar que "só faltou desenhar" pq foi desenhado sim.
Que bom que gostou. É difícil falar sobre um assunto tão polêmico, mas procurei ser o mais técnico possível. Nesse vídeo falei mais como engenheiro mecânico que como motociclista.
Coisa linda é ouvir uma análise técnica fundamentada e desapaixonada. Só não é mais válida a afirmação de que por ter mais de tal idade, resta só a razão. Ficou claro depois do bolsonarismo que os idosos são muito mais suscetíveis ao fanatismo do que os jovens. O mito do idoso sábio caiu por terra. Fora isso, lindo vídeo.
Eu particularmente acho que fanatismo não é característica ou que seja mais ou menos acentuado conforme faixa etária . Fanatismo é puramente característica de gente ignorante, com uma visão limitada das coisas e restritas a um universo medíocre. Seja lá o tipo de fanatismo que for . Fanatismo é cegueira .
Quero parabenizar o idealizador deste canal por compartilhar um conteúdo tão informativo e bem produzido. No começo, eu estava meio cético em relação ao assunto, mas depois que vi as imagens ilustradas, fiquei impressionado com o nível de explicação. O vídeo é muito didático e coerente, e a abordagem do tema é imparcial e neutra. Fiquei tão satisfeito com o conteúdo que me inscrevi no canal e dei um like. Espero que este canal continue crescendo e produzindo conteúdos de qualidade como esse. Saudações, de Salvador, Bahia
Cara seus vídeos são extremamente técnicos e bem explicados, não tem isso de eu acho. É o que a ciência fala e pronto. Tenho vstrom modelo 2014 também tô aprendendo muito.
Excelente! Uma opinião isenta e técnica, muito bom mesmo! Parabéns e muito obrigado! Eu tenho uma Royal Enfield Classic há dois anos e meio e tenho feito viagens com a moto, algumas mais longas. Recentemente me coloquei diante desse "dilema" porque a M3 oferece kit para a minha moto (pelo que pesquisei os produtos da M3 são muito bons). Isso tem me feito pesquisar bastante e assistir esse vídeo foi bem legal. Quando vejo os pros e contras, daria pra se encaixar nos dois lados. Não digo que não vou fazer, mas tem um detalhe bem prático que me desestimulou. Por mais improvável que seja, correia ou corrente podem ter um rompimento. A corrente eu consigo trocar sem muita dificuldade numa emergência, usando aquela técnica de usar a corrente velha como guia da nova, sem desmontar nada. Já com a correia isso seria impossível. Usando isso como critério de desempate acho que vou ficar com a corrente mesmo. Grande abraço!
Obrigado por acompanhar. Eu acho que vc está sendo sensato e optando pela melhor opção quando no caso da sua moto está preferindo ficar na corrente. Como eu disse no vídeo, a chance de uma correia partir é muito pequena, mas mesmo assim é bem maior que a chance de uma corrente partir. E sem dúvida uma corrente quebrada é bem mais fácil de sair da estrada que com uma correia quebrada. Mas no seu caso eu vejo outro ponto. Correia vai totalmente contra o próprio espírito de uma Royal Enfield. A Royal tem uma característica totalmente de moto guerreira, pós guerra ( made like a gun ) . Não é exatamente o que se possa chamar de silenciosa, e não me parece uma moto onde o perfil do proprietário seja de alguém que não quer ouvir chiado de corrente, não gosta de um pouco de óleo na balança e detesta lubrificar uma corrente...rs. Na minha opinião, uma RE é uma moto raiz demais para receber uma correia. Acho que se ela pudesse falar ela te diria um sonoro NÃO kkkk. Outro ponto é que embora a Royal Enfield seja um tanque de guerra na concepção, não é uma moto muito potente perto de seu peso. Portanto perder potência por causa da correia, mesmo que pouca, pode não ser uma boa idéia. Abraço e bons ventos com a máquina.
@@GaragemVStrom Excelentes ponderações! Muito obrigado! Só como observação adicional, ultimamente para ajustar a corrente eu resolvi que primeiro retiro a ponteira do escapamento. É muito fácil na verdade e acabou com o meu maior problema para esse tipo de manutenção, que era acessar as porcas do eixo e da balança (24mm e 30mm) com aquela enorme ponteira no caminho. Acabando com esse problema acabei também com o meu "dilema". Grande abraço!
Realmente otimo vídeo! Único detalhe que não precisava é mencionar a idade como fator "garantidor" de razão; pois como temos observado, isso não é verdade. Fora isso, espetacular explicação, com total isenção e aderência ao assunto técnico,. Conteúdo muito relevante! MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO!👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente Bukao! Abordou todos os pontos, tudo tem vantagem e desvantagem, casa um escolhe o que lhe parece melhor, eu não gosto da sujeira mas prefiro ficar com a corrente, até porque, como você disse, investir numa correia e depois trocar a moto, o próximo dono agradece, abração meu amigo
Meu amigo, parabéns!!! Sem discussão, sem mi mi mi , imparcial, técnico e objetivo!! Parabéns meu amigo, mais esclarecedor do que isso, impossível!! Obrigado!! Grande abraço!!
Quanto mais eu vejo os videos aqui do canal (inclusive esses mais antigos) fico impressionado com a qualidade do conteúdo. Técnico e sem achismos, algo extremamente raro hoje em dia. Me sinto numa apresentação técnica na faculdade!!! Valeu Bukão!!
Embora o vídeo seja, excepcional, perfeito, tecnicamente falando, por incrível que pareça, comigo, correntes , quebraram duas vezes! Uma delas, com 4 dias de uso moderado! Parabéns pelo trabalho, ganhou um inscrito!
Claro que um produto apresentar falha é algo que pode acontecer, mas duas correntes quebrarem indica alguma coisa. Se uma corrente quebrou com 4 dias, definitivamente algum problema aconteceu. Ou tinha um defeito de fábrica, ou na hora da montagem da emenda o procedimento correto não foi observado ( quase NENHUM mecânico faz isso 100% do jeito de deve...) , ou a corrente, embora com passo e medidas corretas era uma corrente feita para motos com menos potência, ou a regulagem de aperto estava errada. Quanto a outra corrente que quebrou, também existem algumas razões que podem ter acontecido. A primeira é o desgaste natural. Dependendo de como se limpa e lubrifica, dependendo do uso, da marca, da regulagem correta, etc. uma corrente pode durar entre 20.000 e 70.000km. A variação é imensa. O problema é que muitas vezes os " avisos " que a corrente dá de que está na hora de trocar são silenciosos e se a gente não está atento não percebe que a corrente já está comprometida. A chance de uma corrente de boa qualidade, com especificação correta para a potência da moto ( sempre que comprar uma corrente, verifique a tensão de ruptura ), bem montada, lubrificada e ajustada quebrar é praticamente zero. Obrigado pelo comentário e obrigado por se inscrever no canal. Minha meta é fazer vídeos cada vez melhores. Abraço
Muito esclarecedor o vídeo. Já uso correia na minha 500x desda nova (2020) , já rodei 14 000 km e até agora só alegrias. Tenho confiança de que ainda vou andar muito até começar a me preocupar em comprar uma nova correia.
Exatamente, eles não colocam correia de fabrica tudo em nome do lucro! Na minha opinião é correia é melhor porque não suja é até menos perigoso na hora da quebra porque se a corrente quebra o risco da mesma travar a roda é maior.
Boa tarde muito bem explicado o video . eu uso na minha vstron 650 uso normal qualquer terreno obs menos na lama vermlha aquela q empapa tudo .uso na pedra na areia asfalto direto e nao é 10 km andei 120km estes dias sem problema .obs minha moto silenciosa limpa sem estress de regular lavar limpar lubrificar na chuva faz um pequeno ruido nao mudou a relaçao de velocidade marcha e rpm ficou igual ao kit original afirmo pode arrebentar sim mais prefiro correr o risco ja faz 30mil q uso e so meixo na roda pra trocar o pneu nem lembro que tenho correia. Eu no particular levo um kit original no bau quando saio do brasil tipo chile argentina motivo se arrebentar la lascou nao acha outra pra repor as vezes nao acha uma corrente ai imagina aha correia. Ate o momento so alegria.
Muito obrigado. Realmente esse é um assunto que envolve muita paixão e opiniões pessoais e ser técnico e imparcial foi um desafio e o principal objetivo.
Bahhhh, Bukão, você é fantástico!!!! Tem conhecimento, técnica, é um pesquisador, humilde e respeitoso. Rua opinião é muito equilibrada pelas razões acima, assim se tornam coerentes. Agradecemos pelo empenho e contribuição para o motociclismo sério. Não tem como não confiar na tua opinião. Sobre o assunto, eu colocaria a correia. Com os pontos que você alistou facilita decidir. Forte abraço
Eu não trocaria a boa e velha corrente da minha Falcon por correia nenhuma no mundo , pois já tive problemas com correia numa max scooter que tive e isso me deixou com 1 pé atrás com correias , e também não ligo pra sujeira , barulho e lubrificação da minha corrente.
Excelente vídeo. Eu como leigo sempre achei que a variação de distância entre os eixos, considerado o tamanho da balança e o risco de quebra são desprezíveis ou insignificantes. E sempre defendi que a correia não seria recomendável para motos de competição ou para quem pratica trail nível hard mesmo. Nem considero a questão do risco por sujeira, porque harley também viaja em estradas não ou mal pavimentadas. Eu pretendo ir para correia.
Sim...essa variação de distancoa entre eixos não é a maior causa de quebra. Colabora, quanto maior o curso da balança, maior a variação da distancia entre eixos e com isso maior a possibibidade de quebra. Mas se a correia é montada com a folga de tensão correta com a balança na posição de maior tensão esse risco é minimizado. Mas o risco de quebra de correia, embora pequeno sempre será maior que numa corrente , considerando ambas em bom estado. Correia quebra por fadiga, não por excesso de tensão. E isso é característica de qualquer correia. Ela dobra a cada passada nas polias e se endireita de novo. A fadiga do material se dá nisso.
Perfeita avaliação..digo que é a melhor que vi até agora. Acho que uma solução que ajudaria amenizar as tensões no uso de correia e polia das bigtrail, seria adoção de um tensor automático(semelhante aos usados em correia dentada automotiva) sendo assim as tensões ficariam 95% iguais independente da posição da balança no momento de atuação...acho que um tensor na parte de baixo da balança mais próximo a polia movida cumpriria bem a função de aliviar tensões.
Sim. Vc está 100% correto. Transmissão por correia tem como uma premissa inicial que a tensão na correia seja constante. Certamente a razão de não se fornecer a correia com um tensor é a viabilidade prática. Na verdade , essa variação de tensão na correia, embora indesejável, apenas aumenta o risco de quebra, mas não leva esse risco a algo realmente preocupante. Os materiais das correias evoluíram muito e elas hoje até resistem relativamente bem a variações de tensão.Tanto é que a imensa maioria das motos que colocaram correia a correia não quebrou. Portanto, encarecer o conjunto, precisar criar novos pontos de fixação e principalmente adicionar um outro elemento que vai " roubar " potência final ( qualquer coisa que aumente um atrito ou ofereça resistencia ao livre movimento rouba potência ) não deve se justificar nesse caso. Seria tipo colocar algo que encarece, tira potência, pode quebrar, desgasta, etc para que um risco de quebra de 0,02% passe ser de 0,01%...rs
@@GaragemVStrom tem razão...eu tinha a ST1200 e era cardã e pra mim era bom demais pois trocava óleo a cada 20.00km .. vou comprar a versys 1000 com corrente...terei que me adaptar a nova realidade.
Sou motociclista a 55 anos....comecei aos 13 anos de idade....e tem uma NC 750 X DCT ( câmbio automatizado) que está a venda....ano 2022 com 3.500 Km...e está com correia dentada. Como deve ser a última moto que compro...acho que então....pela sua ÓTIMA explicação....vai ser uma boa pra mim. Já não tenho mais saco pra ficar limpando e lubrificante corrente.
Sim...sem dúvida. Correia não é essa heresia que muitos falam . Não é uma solução que vá ser adotada pelas montadoras porque realmente para quem vende milhões de motos para milhões de pessoas com os mais variados tipos de uso o número de quebras não seria aceitável, fora a perda de potência num mercado absurdamente competitivo. Mas como opção pessoal para alguém que sabe das desvantagens e acha que elas são pequenas perto das vantagens é sim uma boa opção.
Se esqueceu de um detalhe vandalismo ou seja alguem com bronca vai na correia e a corta ou por puro prazer morbido otimas explicacoes Paeabens !!! !!! !!!
Ótimo conteúdo, para mim que tenho uma Transalp totalmente Inviável Correia pelo fator custo e pela suspensão de curso longo, até gosto de limpar, regular e Lubrificar. Abraço e bons ventos a Todos..
Também tive uma TA por 6 anos . Excelente moto. A minha me deu uma certa chateação por causa de falha de CKP , mas assim mesmo foi uma moto que deixou boa lembrança .
Obrigado...Foi exatamente essa minha idéia . Normalmente nesse assunto o que se vê é defensor de correia dizendo porque correia é melhor e defensor de corrente atacando a correia . E não é essa a realidade . Procurei mostrar as razões de porque alguns perfis de motociclistas estão completamente certos e cobertos de razão quando colocam uma correia , e outros perfis de motociclistas estão certos e com razão em ficar na corrente . É simples .
Ótima explicação vou continuar com a corrente pq viajo muito e tem vários terrenos,não ligo para o barulho e tb se a corrente partir e mais fácil de trocar
Excelente explicação!!!🙂🙂 Vou colocar em uma X ADV 2023, gosto do silencio da correia, rodo somente em alfalto .....acredito que não vou ter problemas!
Certamente não terá. Mesmo a chance da correia quebrar sendo bem maior que de uma corrente, essa chance ainda é muito pequena e as vantagens do silencio , menos manutenção e limpeza pode compensar esse risco. É mais ou menos como falar que vc com corrente está em um lugar que tem uma chance em dez milhões de ser atingido por um raio. Com correia vc está em um lugar que tem uma chance em cinco milhões de ser atingido por um raio. Ou seja...vc tem o dobro de chances de ser atingido pelo raio, mas certamente não será atingido, pois ainda assim a chance é muito pequena.
Video bacana , estou fazendo um jogo pra mim fazer um teste, curti muito suas informações, poderia trazer um pouco de informações técnicas sobre as variedades de correias, fabricantes e aplicações
Eu também acho. Embora admita que a correia tem várias vantagens que encantam muita gente, eu ainda prefiro a confiabilidade e a eficiência da corrente.
Olá, boa tarde. Essas informações foram muito úteis pra mim. Estou trocando meu kit de corrente para Correa. Tenho uma CB500x, irei fazer um teste. Lhe agradeço imensamente. Parabéns pelo trabalho !
Parabéns e obrigado pelas dicas, hoje dia 07.02.24, estou colocando correia na minha gordona DL1000 (2004). Creio que vou gostar, tinha Vulcam 900 antes e prefiro o silêncio e a não eterna manutenção de corrente!!!
Na minha MT 07 durou aoenas 5mil km, 😢 partiu e me deixou na mão longe de casa em um dia de chuva 🌧️😅. Tive um PREJUÍZO ENORME, voltei pra corrente. Foi muito bom enquanto durou.
Correia tem mais chances de quebrar que corrente. Isso é um fato . É que como mesmo assim a chance ainda é muito pequena, o pessoal fala que não, pois o universo de moto com correia é mínimo perto da corrente. Mas se toda moto tivesse correia a gente veria uma quebrada em cada esquina . Estatística pura .
Excelente vídeo, muito didático. Faltou só comentar uma coisa importantíssima. Corrente pode quebrar menos, porém quando quebra, tem o risco de travar a roda, de quebrar a tampa do motor, e até mesmo de dar uma chicotada na perna do garupa ou até mesmo do piloto, comigo travou a roda, para minha sorte estava devagar e não me machuquei porém o prejuízo dava para comprar o kit e umas 3 correias de reserva. Ah mais é porque você não cuidou da relação, por isso quebrou! Tá... Sempre usando C1 e C3 , e sempre verificando a folga dos 5mm.. eae não cuidei? ah e tem mais... Relação com 26 mil km.... Então prefiro tirar a moto da Concessionária e já colocar correia caso tenha opção... Obrigado pelo vídeo!
Sim...concordo que o potencial de consequencia de uma corrente quebrada pode ser bem mais grave que o da correia. Por outro lado , a facilidade de repor uma corrente no meio de uma viagem é muito maior que de uma correia. Tudo aqui é uma questão de estatística, de risco. O risco de uma correia partir é bem maior que o de uma corrente partir. Isso é um fato da engenharia e da física. Porem mesmo assim o risco da correia partir é muito, muito pequeno. Agora...em estatística existe algo que se chama ponto fora da curva. É aquilo que acontece, mas é completamente fora do comum. Uma corrente bem cuidada se partir com 26.000Km é algo completamente fora da curva. A não ser que foi uma corrente não original, de marca mais barata , que simplesmente " serve" na moto mas não atende aos requerimentos de qualidade da corrente original. Com 26.000Km uma boa corrente está indo para o primeiro ajuste. Eu costumo fazer uma comparação entre corrente/correia e viajar de avião. Seria como perguntar : Vc prefer andar em um Boeing 737 comum ou andar em um avião muito mais confortável e silencioso, mas que tem dez vezes mais chances de cair? Quem preza conforto pode perfeitamente optar pelo segundo avião, pois a chance de um Boieng 737 cair é de 0,00017% ( dados da ICAO ). Portanto a chance do avião mais confortável e silencioso cair é de 0,0017%. Ou seja uma chance mínima, embora dez vezes maior
Eu particularmente também penso assim . Como não me importo com um pouco de sujeira e não me importo em precisar lubrificar e ajustar corrente eu também sigo com ela . Não colocaria correia na minha moto . Mas não sou contra quem coloca , pois dependendo do perfil do piloto a correia pode ser muito vantajosa .
Video top.... parabéns, vi em um vídeo prático, onde o dono da moto reclamou que troca as buchas de balança em menos tempo que na relação de corrente... ainda tenho duvidas... mas vou aguardar mais videos explicativos...
Teoricamente pode acontecer. Depende da margem de segurança no projeto das buchas de suspensão de cada moto. Eu acho difícil que aconteça, poios essas buchas são superdimensionadas e deveriam aguentar fácil a sobrecarga que a correia provoca por fazer todo o conjunto trabalhar com mais tensão, embora esse aumento seja pouco. Mas NA TEORIA , a correia força rolamento de eixo secindário , de roda, e articulação da balança. Mas repito...a chance de isso causar problema é mínima.
Opa!!! Vídeo incrível 👏👏👏 por motivo de perder potência no caso também em estradas de chão apresentar possíveis problemas como dito no vídeo vou manter como está!!! Obrigado por partilhar seu conhecimento e experiência tanto na prática como didática... Abraço.
A perda de potência é mínima e para quem opta por correia não é algo que chegue a fazer diferença. Mas realmente para quem pega estrada de chão com frequência, correia não é o mais indicado.
Otimo video. Tenho uma 500x e quero por uma correia por conta de sujeira manutenção e por conta de quedas de corrente em caso de esquecer de um ajuste regular.
A queda da corrente é algo com uma chance muito remota de acontecer. Só uma negligência absurdamente grande . Mas realmente com relação a limpeza , maciez no rodar e frequência de manutenção, a correia leva vantagem
Ótimas informações. Atualmente eu tenho uma Shadow 750, com cardã, que eu acho uma maravilha. Tenho, também uma CB500X, no qual as uso somente em viagens. Mas o que mais me desagrada, numa viagem, é ter que lubrificar a corrente, além de limpar e lubrificar. Isso me deixa irritado. Mas vou vendê-las e trocar por uma Vulcan 650, que infelizmente para mim, é com corrente. Como só vou usá-la em viagens e jamais utilizarei em off road, a tendência é que quando tiver que trocar a relação eu a troque por correia.
Comprei o kit de Correia pra minha lander 250, tem vídeo no meu canal. Ela partiu com menos de um ano e menos de 30.000km. Estou pensando em colocar novamente na minha cb500x 2023. O que mais me deixou chateado é que a m3 motos não dá suporte nenhum, nem garantia nem importância pro cliente. Eu sempre lubrificava minha correia com spray protetor de correias loctite. E certa vez saindo de casa ela partiu. Sem dar sinais nenhum, partiu na emenda, correias estava super nova ainda e partiu no emenda. Agora imagina se fosse em outro bairro? Ou em outro estado em uma viagem?
Isso eu sempre deixei muito claro no vídeo. Não disse nem vou dizer nunca que se alguem colocar correia vai quebrar. Mas A CHANCE de uma correia quebrar é maior que a da corrente. Mesmo que a sua tenha sido instalada com perfeição, vc caiu na estatística de uma correia quebrar. Essa é a razão que nenhuma firma que faz kit correia dá garantia na correia. Só dão nas polias. Eles sabem que a correia pode durar até 150.000Km e na maior parte das vezes dura mesmo. Mas sabem também que pode quebrar aos 2.000Km sem explicação nenhuma.
@@GaragemVStrom isso, seu vídeo é muito bom e muito informativo , como de costume ! Só quis passar minha experiência com a correia da M3 motos! Minha honra!
Já ouvi alguns poucos casos de dano no rolamento do eixo de saída (junto ao pinhão) pelo fato da correia ter trabalhado muito tensionada. Talvez por falta de conhecimento da forma correta de ajustar a tensão. Por outro lado, alguém dizer que rodou muito no off road (lama, areia, pedras etc) e não teve problema com a correia, pode-se dizer que foi sorte. Tem muita gente que anda 20 mil km com um jogo de pneus sem nenhum furo. Aí troca por um jogo novo e roda até a hora da troca também sem nenhum furo. Alguns mesmo com algum off road. Pura sorte.
Esse é o ponto. Tudo se resume a um risco maior, não que vá acontecer. Dano no rolamento é um exemplo. Que a correia tensiona mais os eixos, e por consequencia os rolamentos é um fato. Só que os rolamentos suportam bem esse acréscimo de tensão. Mas....se for para ter dano, a POSSIBILIDADE disso acontecer num rolamento sob stress maior também é maior. Mesma coisa o risco de quebra. Embora seja muito pequeno, o risco é maior que numa corrente. Mas como vc disse, o fator sorte pesa até mais. Falar que foi até a China e voltou com uma correia, não é atestado de que ela não tem risco de quebra. É como um cara que fuma dizer que chegou até 90 anos sem cancer no pulmão. É perfeitamente possível, mas isso não acaba com o fato de que fumar aumenta o risco.
Eu não me importo em lubrificar e esticar a corrente, mas disseram que a sensação de moto "solta" (provavelmente pelo baixo ruído) que a correia proporciona é impagável. Eu ainda estou na corrente.
Tem uma garota num canal por aí que colocou correia na Chopper Road 150 dela. Fiquei curioso com a opção, o melhor seria andar numa moto com correia pra tirar impressões, mas onde eu moro vai ser difícil.
Bom dia meu amigo.. tudo bem..sou inscrito no seu canal eu comprei uma vstron por ter assistido um vídeo seu ..vc foi muito coerente na descrição da moto...eu gostaria de te conhecer pessoalmente....por favor me envia seu contato pra gente trocar uma ideia
Será um prazer, amigo . o TH-cam pede para que contatos pessoais não sejam divulgados por aqui, mas na descrição do canal tem o e-mail de contato do canal. Me contacta por ali que fica fácil. Será muito legal tomarmos um café discutindo a paixão por moto
Boa noite amigo e a todos! Uma vez! A corrente da minha moto saiu!😲 e para o lado da balança, resultado! Travou a roda!!!😲 só não cai por Deus mesmo!!! No caso de uma uma correia? Isso também pode acontecer? Tudo de bom.
oi amigo...primeiramente desculpa a sinceridade, mas se sua corrente saiu foi porque ou vc ou seu mecânico cometeram algum enorme erro ou acumularam vários pequenos erros. ou muito frouxa, ou pinhão/coroa mais que na hora de trocar, ou corrente já distendida demais, ou montagem de roda/coroa ou pinhão errado. corrente não deve sair do trilho. de qualquer maneira , erros numa correia fariam soltar ou quebrar até com mais facilidade. só as consequencias seriam menores .
Comprei minha Strom 650 em 2013, segunda geração, troquei por Correia aos 35k km e rodei até 140k com a mesma correia, trocando só a Correia.
Usei em todo tipo de terreno, Terra, Ripio na Ruta 40, Estrada Real, Chuva, Barro, etc...
Não senti tanta perda de potência. Não precisei trocar rolamentos. Sempre fiz a manutenção preventiva na moto, lubrificação dos rolamentos, inspeção, etc...
Um erro é acreditar que a Correia tem que estar esticada e que ela é elástica, a Correia é montada como da mesma maneira que a corrente mantendo a mesma folga, a Correia como a Corrente não é elástica como dizem.
Outra questão é quando me perguntavam "e em uma viagem se ela quebrar?", Simples: Se fosse corrente o que vc faria? Você Compraria outra corrente e colocaria no lugar certo? É só fazer o mesmo: só que compre um kit e troque pois o kit Correia é plug and play.
Desculpem pelo texto longo, mas procuro expor minha experiência nesta discussão. Parabéns pelo vídeo e pela maneira imparcial que você conduz.
Obrigado pela mensagem . Como eu disse no vídeo , as desvantagens da correia existem mas a chance de acontecer são mínimas . Sobre suas colocações :
1) Rolamento : Eles são mais forçados sim . Basta suspender a moto no cavalete central e girar livremente a roda de uma moto com corrente e uma com correia para perceber como a com correia gira mais presa . É um problema ? Definitivamente não . Essa sobrecarga é mínima e o rolamento suporta tranquilamente .
2) Potencia: É um fato da física . Maior resistência , maior perda de potência . Isso é algo que reconhecidamente acontece . É perceptível ? Não...apenas num dinamômetro . Um filtro mais sujo ou uma gasolina um pouco pior já fará uma diferença maior .
3) Distender : Não existe como a correia não esticar e retrair durante o trabalho da suspensão . Correia não tem folga . O ajuste é de tensão , não de folga . Se ajusta com uma tensão menor no ponto onde os eixos das pilhas estão mais próximos para que ela suporte a tensão quando os eixos estão mais afastados . Aumenta risco de quebrar ? Sim . Vai quebrar ? Não....a chance é muito pequena , até porque a tecnologia nas correias hoje permite essa elasticidade .
Eu acho que existe muita polarização nesse assunto corrente / correia . Gente que diz : Vai quebrar ! Como se fosse algo certo e que cedo ou tarde vai quebrar. Gente que diz : Não quebra ! Como se fosse garantido que não vai quebrar ( garantia que nem o fabricante da correia dá ) .
É preciso se entender que tudo se resume a riscos . O risco de quebra de uma correia é maior que de uma corrente . Isso é um fato imutável da engenharia . PORÉM esse risco é muito pequeno , perfeitamente aceitável para quem considera as demais vantagens da correia .
Amigo, estou adquirindo um kit de correia para minha V strom 2011. Nas viagens citadas em seu comentário. Qual sua velocidade de cruzeiro e maior quilometragem por dia, pois geralmente faço uma média de 800km por dia e viajo numa média de 140-150 km/h. Nessas condições, a correia seria vulnerável a esquentar demais e quebrar?
@@LajedoMotoviajantesLDR Olá, a velocidade de cruzeiro é em torno de 140km /h. A maior distante em um mesmo dia que eu fiz com a correia instalada foram de 1200km. Não se preocupe, a correia não esquenta como você está pensando. Tenho certeza que será muito feliz com a adaptação. Forte abraço.
Obg pela informação irmão
Muito obrigado pelo relato, meu caro! Vou ver de colocar na minha 500x pq to achando um saco ter que ficar limpando, lubrificando e conferindo folga toda hora. Meu único medo é ela quebrar muito antes do previsto. Para isto, devo usar a mesma folga para corrente (40mm na cb500x)?
Tenho uma Strom 650 2009 c kit Correia da M3. Aos 85.000 em perfeitas condições e vai rodar mto ainda. Fiz uma viagem de 12 dias ao Sul..Chuva.. Praias.. Lama.. Cascalho..Off road total.. Só elogios!! Aliás aumenta a velocidade final em todas as marchas e consumo melhorou mto 22 km/l até 120km/h ok..já colei 218!! Os amigos com moto de corrente.. kkkkkkk..coitados!!! Pareciam mecânicos... Corrente Jamais!! Sensacional sua matéria!!! Parabéns!!!
Obrigado por ter assistido. Realmente, o potencial de durabilidade de uma correia é enorme. Já ouvi relatos de correias com 120.000Km e perfeitas. A maciez também. Na teoria, não é possível se explicar como a correia pode melhorar o consumo e velocidade final. Na teoria seria o contrário, embora a níveis quase imperceptíveis, pois a resistência da correia ao movimento da roda é maior que da corrente. Mas a experiencia fala mais alto que a teoria. Se vc conseguiu melhor consumo e melhor velocidade final, não se pode dizer o contrário. Eu particularmente acredito que essa melhora de consumo deve ter sido não pura e simplesmente por ter correia, mas pela maneira como vc passou a dirigir depois de colocar a correia. Por ser muito mais silenciosa e suave, talvez vc sem perceber se encaixou numa direção mais suave também. E a velocidade final maior pode ser pelo fato da relação de multiplicação da correia poder ser diferente da corente . Isso em determinadas condições pode sim aumentar a velocidade final . Abraço e bons ventos
Vídeo top, mas eu prefiro corrente, mas já coloquei acelerador rápido em moto e quebrou muito rápido, então prefiro o sistema original.
Aumentou a velocidade final? Hahahahahahahahaha
Pura mentira.
@@tiagobel Eu também acho improvável, não sei se o sensor de velocidade da Vstrom fica na roda traseira ou na dianteira. Se for na traseira, a alteração da relação da transmissão interere sim na leitura do painel. Já caso a leitura seja feita pela roda dianteira, realmente um alongamento pode aumentar a final, principalmente em condições favoráveis.
Muito bem explicado, sem puchar saco de montadoras. Ficou muito claro os pontos.
Detalhe: pode nem falar que "só faltou desenhar" pq foi desenhado sim.
Que bom que gostou. É difícil falar sobre um assunto tão polêmico, mas procurei ser o mais técnico possível. Nesse vídeo falei mais como engenheiro mecânico que como motociclista.
@@GaragemVStrom se saiu muitíssimo bem!
Coisa linda é ouvir uma análise técnica fundamentada e desapaixonada. Só não é mais válida a afirmação de que por ter mais de tal idade, resta só a razão. Ficou claro depois do bolsonarismo que os idosos são muito mais suscetíveis ao fanatismo do que os jovens. O mito do idoso sábio caiu por terra.
Fora isso, lindo vídeo.
Eu particularmente acho que fanatismo não é característica ou que seja mais ou menos acentuado conforme faixa etária . Fanatismo é puramente característica de gente ignorante, com uma visão limitada das coisas e restritas a um universo medíocre. Seja lá o tipo de fanatismo que for . Fanatismo é cegueira .
Eu odeio a sujeira de óleo na balança e no aro, mais a correria tá com o valor muito alto, fica difícil trocar pra correia.
Excelente vídeo, amigo 👍 Tenho uma ótima experiência com correia, mesmo andando bastante na terra, os pontos levantados foram exatos.
Que aula....a voz da experiência...obrigado
Eu que agradeço
Quero parabenizar o idealizador deste canal por compartilhar um conteúdo tão informativo e bem produzido. No começo, eu estava meio cético em relação ao assunto, mas depois que vi as imagens ilustradas, fiquei impressionado com o nível de explicação. O vídeo é muito didático e coerente, e a abordagem do tema é imparcial e neutra. Fiquei tão satisfeito com o conteúdo que me inscrevi no canal e dei um like. Espero que este canal continue crescendo e produzindo conteúdos de qualidade como esse. Saudações, de Salvador, Bahia
Muito obrigado, seja bem vindo ao canal e sinta-se a vontade para sempre fazer perguntas ou sugestões de novos vídeos
Muitas clareza na explicação,fica a critério do indivíduo
Obrigado
Obrigado pelo vídeo, esclarecedor ao extremo sem puxar saco nem fanatismo de nada!!!!! Adorei!!!!
Obrigado. A ideia é essa mesma. Sempre ser o mais técnico e objetivo possível. Abraço
Parabéns pelo vídeo! Era exatamente o que eu estava precisando saber. Mais didático impossível!! Valeu !! 👏👏👏🏍🏍🏍
Cara seus vídeos são extremamente técnicos e bem explicados, não tem isso de eu acho. É o que a ciência fala e pronto. Tenho vstrom modelo 2014 também tô aprendendo muito.
tenho na minha v strom , foi o melhor invetimento que fiz , se arrebentar coloco de novo
Excelente! Uma opinião isenta e técnica, muito bom mesmo! Parabéns e muito obrigado! Eu tenho uma Royal Enfield Classic há dois anos e meio e tenho feito viagens com a moto, algumas mais longas. Recentemente me coloquei diante desse "dilema" porque a M3 oferece kit para a minha moto (pelo que pesquisei os produtos da M3 são muito bons). Isso tem me feito pesquisar bastante e assistir esse vídeo foi bem legal. Quando vejo os pros e contras, daria pra se encaixar nos dois lados. Não digo que não vou fazer, mas tem um detalhe bem prático que me desestimulou. Por mais improvável que seja, correia ou corrente podem ter um rompimento. A corrente eu consigo trocar sem muita dificuldade numa emergência, usando aquela técnica de usar a corrente velha como guia da nova, sem desmontar nada. Já com a correia isso seria impossível. Usando isso como critério de desempate acho que vou ficar com a corrente mesmo. Grande abraço!
Obrigado por acompanhar. Eu acho que vc está sendo sensato e optando pela melhor opção quando no caso da sua moto está preferindo ficar na corrente. Como eu disse no vídeo, a chance de uma correia partir é muito pequena, mas mesmo assim é bem maior que a chance de uma corrente partir. E sem dúvida uma corrente quebrada é bem mais fácil de sair da estrada que com uma correia quebrada. Mas no seu caso eu vejo outro ponto. Correia vai totalmente contra o próprio espírito de uma Royal Enfield. A Royal tem uma característica totalmente de moto guerreira, pós guerra ( made like a gun ) . Não é exatamente o que se possa chamar de silenciosa, e não me parece uma moto onde o perfil do proprietário seja de alguém que não quer ouvir chiado de corrente, não gosta de um pouco de óleo na balança e detesta lubrificar uma corrente...rs. Na minha opinião, uma RE é uma moto raiz demais para receber uma correia. Acho que se ela pudesse falar ela te diria um sonoro NÃO kkkk. Outro ponto é que embora a Royal Enfield seja um tanque de guerra na concepção, não é uma moto muito potente perto de seu peso. Portanto perder potência por causa da correia, mesmo que pouca, pode não ser uma boa idéia. Abraço e bons ventos com a máquina.
@@GaragemVStrom Excelentes ponderações! Muito obrigado! Só como observação adicional, ultimamente para ajustar a corrente eu resolvi que primeiro retiro a ponteira do escapamento. É muito fácil na verdade e acabou com o meu maior problema para esse tipo de manutenção, que era acessar as porcas do eixo e da balança (24mm e 30mm) com aquela enorme ponteira no caminho. Acabando com esse problema acabei também com o meu "dilema". Grande abraço!
Realmente otimo vídeo! Único detalhe que não precisava é mencionar a idade como fator "garantidor" de razão; pois como temos observado, isso não é verdade.
Fora isso, espetacular explicação, com total isenção e aderência ao assunto técnico,. Conteúdo muito relevante! MUITO OBRIGADO PELA DEDICAÇÃO!👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado
Excelente Bukao! Abordou todos os pontos, tudo tem vantagem e desvantagem, casa um escolhe o que lhe parece melhor, eu não gosto da sujeira mas prefiro ficar com a corrente, até porque, como você disse, investir numa correia e depois trocar a moto, o próximo dono agradece, abração meu amigo
Meu amigo, parabéns!!! Sem discussão, sem mi mi mi , imparcial, técnico e objetivo!!
Parabéns meu amigo, mais esclarecedor do que isso, impossível!!
Obrigado!!
Grande abraço!!
explicação melhor impossível.
Obrigado
Q vídeo top...parabéns...cheguei no cabal amigo
Valeu obrigado
Quanto mais eu vejo os videos aqui do canal (inclusive esses mais antigos) fico impressionado com a qualidade do conteúdo. Técnico e sem achismos, algo extremamente raro hoje em dia. Me sinto numa apresentação técnica na faculdade!!! Valeu Bukão!!
Muito obrigado
Outro padrão!, tem canais aí que o cara "insina a troca o pião da moto"... Não dá né, e quanto mais novo o canal/dono pior é.
No meu caso qualquer um destes sistemas seria bom para mim. Excelente vídeo não deixou nenhuma dúvida para mim.
Embora o vídeo seja, excepcional, perfeito, tecnicamente falando, por incrível que pareça, comigo, correntes , quebraram duas vezes! Uma delas, com 4 dias de uso moderado! Parabéns pelo trabalho, ganhou um inscrito!
Claro que um produto apresentar falha é algo que pode acontecer, mas duas correntes quebrarem indica alguma coisa. Se uma corrente quebrou com 4 dias, definitivamente algum problema aconteceu. Ou tinha um defeito de fábrica, ou na hora da montagem da emenda o procedimento correto não foi observado ( quase NENHUM mecânico faz isso 100% do jeito de deve...) , ou a corrente, embora com passo e medidas corretas era uma corrente feita para motos com menos potência, ou a regulagem de aperto estava errada. Quanto a outra corrente que quebrou, também existem algumas razões que podem ter acontecido. A primeira é o desgaste natural. Dependendo de como se limpa e lubrifica, dependendo do uso, da marca, da regulagem correta, etc. uma corrente pode durar entre 20.000 e 70.000km. A variação é imensa. O problema é que muitas vezes os " avisos " que a corrente dá de que está na hora de trocar são silenciosos e se a gente não está atento não percebe que a corrente já está comprometida. A chance de uma corrente de boa qualidade, com especificação correta para a potência da moto ( sempre que comprar uma corrente, verifique a tensão de ruptura ), bem montada, lubrificada e ajustada quebrar é praticamente zero. Obrigado pelo comentário e obrigado por se inscrever no canal. Minha meta é fazer vídeos cada vez melhores. Abraço
Muito esclarecedor o vídeo. Já uso correia na minha 500x desda nova (2020) , já rodei 14 000 km e até agora só alegrias. Tenho confiança de que ainda vou andar muito até começar a me preocupar em comprar uma nova correia.
Muito boa explicação. Parabéns.
Eu também sou apaixonado por motos, sou técnico em mecânica e rodo de moto há mais de 40 anos, igualzinho a você.
Muito obrigado
Exatamente, eles não colocam correia de fabrica tudo em nome do lucro!
Na minha opinião é correia é melhor porque não suja é até menos perigoso na hora da quebra porque se a corrente quebra o risco da mesma travar a roda é maior.
Parabéns Amigo! Excelente Aula Q JESUS TE ABENÇOE ABUNDANTEMENTE
Muito obrigado por sua messagem
Muito útil o seu comentário
Que bom que ajudou
Muito bom, agradeço demais, tirou todas minhas duvidas, ou seja, vou continuar na corrente, valeu mesmo.
Que bom que ajudou
Boa tarde muito bem explicado o video . eu uso na minha vstron 650 uso normal qualquer terreno obs menos na lama vermlha aquela q empapa tudo .uso na pedra na areia asfalto direto e nao é 10 km andei 120km estes dias sem problema .obs minha moto silenciosa limpa sem estress de regular lavar limpar lubrificar na chuva faz um pequeno ruido nao mudou a relaçao de velocidade marcha e rpm ficou igual ao kit original afirmo pode arrebentar sim mais prefiro correr o risco ja faz 30mil q uso e so meixo na roda pra trocar o pneu nem lembro que tenho correia. Eu no particular levo um kit original no bau quando saio do brasil tipo chile argentina motivo se arrebentar la lascou nao acha outra pra repor as vezes nao acha uma corrente ai imagina aha correia. Ate o momento so alegria.
Me tira uma dúvida...Vc disse que leva outra correia para o caso de quebra. Eu creio que é necessário remover a balança para colocar a nova, correto ?
@@GaragemVStrom sim tem q abrir o quadro. Me refiro levo um kit original com correia de emenda
Parabéns, você é bastante técnico e muito didático, ótimos argumentos e todos imparciais. O melhor vídeo que vi sobre o assunto.
Muito obrigado. Realmente esse é um assunto que envolve muita paixão e opiniões pessoais e ser técnico e imparcial foi um desafio e o principal objetivo.
Melhor explicação que já encontrei
Que bom que ajudou
Bahhhh, Bukão, você é fantástico!!!!
Tem conhecimento, técnica, é um pesquisador, humilde e respeitoso. Rua opinião é muito equilibrada pelas razões acima, assim se tornam coerentes.
Agradecemos pelo empenho e contribuição para o motociclismo sério.
Não tem como não confiar na tua opinião.
Sobre o assunto, eu colocaria a correia. Com os pontos que você alistou facilita decidir.
Forte abraço
Muito obrigado por sua mensagem. Fico muito feliz de saber que o vídeo está ajudando na hora do pessoal tomar algumas decisões.
Abracei suas ideias você é o cara. 😎
Obrigado por acompanhar o canal
Gostei foi o melhor vídeo que eu vi sobre esse assunto... Top de mais.
Muito obrigado
Eu não trocaria a boa e velha corrente da minha Falcon por correia nenhuma no mundo , pois já tive problemas com correia numa max scooter que tive e isso me deixou com 1 pé atrás com correias , e também não ligo pra sujeira , barulho e lubrificação da minha corrente.
Excelente vídeo. Eu como leigo sempre achei que a variação de distância entre os eixos, considerado o tamanho da balança e o risco de quebra são desprezíveis ou insignificantes. E sempre defendi que a correia não seria recomendável para motos de competição ou para quem pratica trail nível hard mesmo. Nem considero a questão do risco por sujeira, porque harley também viaja em estradas não ou mal pavimentadas. Eu pretendo ir para correia.
Sim...essa variação de distancoa entre eixos não é a maior causa de quebra. Colabora, quanto maior o curso da balança, maior a variação da distancia entre eixos e com isso maior a possibibidade de quebra. Mas se a correia é montada com a folga de tensão correta com a balança na posição de maior tensão esse risco é minimizado. Mas o risco de quebra de correia, embora pequeno sempre será maior que numa corrente , considerando ambas em bom estado. Correia quebra por fadiga, não por excesso de tensão. E isso é característica de qualquer correia. Ela dobra a cada passada nas polias e se endireita de novo. A fadiga do material se dá nisso.
Perfeita avaliação..digo que é a melhor que vi até agora.
Acho que uma solução que ajudaria amenizar as tensões no uso de correia e polia das bigtrail, seria adoção de um tensor automático(semelhante aos usados em correia dentada automotiva) sendo assim as tensões ficariam 95% iguais independente da posição da balança no momento de atuação...acho que um tensor na parte de baixo da balança mais próximo a polia movida cumpriria bem a função de aliviar tensões.
Sim. Vc está 100% correto. Transmissão por correia tem como uma premissa inicial que a tensão na correia seja constante. Certamente a razão de não se fornecer a correia com um tensor é a viabilidade prática. Na verdade , essa variação de tensão na correia, embora indesejável, apenas aumenta o risco de quebra, mas não leva esse risco a algo realmente preocupante. Os materiais das correias evoluíram muito e elas hoje até resistem relativamente bem a variações de tensão.Tanto é que a imensa maioria das motos que colocaram correia a correia não quebrou. Portanto, encarecer o conjunto, precisar criar novos pontos de fixação e principalmente adicionar um outro elemento que vai " roubar " potência final ( qualquer coisa que aumente um atrito ou ofereça resistencia ao livre movimento rouba potência ) não deve se justificar nesse caso. Seria tipo colocar algo que encarece, tira potência, pode quebrar, desgasta, etc para que um risco de quebra de 0,02% passe ser de 0,01%...rs
@@GaragemVStrom tem razão...eu tinha a ST1200 e era cardã e pra mim era bom demais pois trocava óleo a cada 20.00km .. vou comprar a versys 1000 com corrente...terei que me adaptar a nova realidade.
Sou motociclista a 55 anos....comecei aos 13 anos de idade....e tem uma NC 750 X DCT ( câmbio automatizado) que está a venda....ano 2022 com 3.500 Km...e está com correia dentada. Como deve ser a última moto que compro...acho que então....pela sua ÓTIMA explicação....vai ser uma boa pra mim. Já não tenho mais saco pra ficar limpando e lubrificante corrente.
Sim...sem dúvida. Correia não é essa heresia que muitos falam . Não é uma solução que vá ser adotada pelas montadoras porque realmente para quem vende milhões de motos para milhões de pessoas com os mais variados tipos de uso o número de quebras não seria aceitável, fora a perda de potência num mercado absurdamente competitivo. Mas como opção pessoal para alguém que sabe das desvantagens e acha que elas são pequenas perto das vantagens é sim uma boa opção.
Se esqueceu de um detalhe vandalismo ou seja alguem com bronca vai na correia e a corta ou por puro prazer morbido otimas explicacoes
Paeabens !!! !!! !!!
Verdade...infelizmente vivemos num país onde isso é perfeitamente possível
sensacional imparcial claro e objetivo
Ótimo conteúdo, para mim que tenho uma Transalp totalmente Inviável Correia pelo fator custo e pela suspensão de curso longo, até gosto de limpar, regular e Lubrificar. Abraço e bons ventos a Todos..
Também tive uma TA por 6 anos . Excelente moto. A minha me deu uma certa chateação por causa de falha de CKP , mas assim mesmo foi uma moto que deixou boa lembrança .
Mais um excelente vídeo Bukão, didático e com elementos técnicos, sem achismos ou tendenciando pra sua opinião!!!! Abs
Obrigado...Foi exatamente essa minha idéia . Normalmente nesse assunto o que se vê é defensor de correia dizendo porque correia é melhor e defensor de corrente atacando a correia . E não é essa a realidade . Procurei mostrar as razões de porque alguns perfis de motociclistas estão completamente certos e cobertos de razão quando colocam uma correia , e outros perfis de motociclistas estão certos e com razão em ficar na corrente . É simples .
Ótima explicação vou continuar com a corrente pq viajo muito e tem vários terrenos,não ligo para o barulho e tb se a corrente partir e mais fácil de trocar
Parabéns pela análise sensata, não tem nem como discutir ❤
Obrigado. Realmente fazer uma análise isenta de paixões nesse assunto é o que mais importa.
O melhor vídeo que já vi sobre o tema!!!
Muito obrigado
EXCELENTE VÍDEO! MAIS DIDÁTICO QUE ISSO, "IMPOSSÍVEL!" 👋👋👋
Excelente explicação!!!🙂🙂
Vou colocar em uma X ADV 2023, gosto do silencio da correia, rodo somente em alfalto .....acredito que não vou ter problemas!
Certamente não terá. Mesmo a chance da correia quebrar sendo bem maior que de uma corrente, essa chance ainda é muito pequena e as vantagens do silencio , menos manutenção e limpeza pode compensar esse risco. É mais ou menos como falar que vc com corrente está em um lugar que tem uma chance em dez milhões de ser atingido por um raio. Com correia vc está em um lugar que tem uma chance em cinco milhões de ser atingido por um raio. Ou seja...vc tem o dobro de chances de ser atingido pelo raio, mas certamente não será atingido, pois ainda assim a chance é muito pequena.
Coloquei a correia de M3 na minha CB 250F...tudo melhorou incusive velocidade e consumo...correia deles é FD
Esse é o vídeo mais perfeito sobre o assunto , obrigado!
Eu que agradeço
Video bacana , estou fazendo um jogo pra mim fazer um teste, curti muito suas informações, poderia trazer um pouco de informações técnicas sobre as variedades de correias, fabricantes e aplicações
Vídeo perfeito, meu caro!
Obrigado, fico feliz que tenha gostado!
Excelente trabalho amigo. Muito elucidativo!
Obrigado pelo elogio
Muito bom o vídeo, decisão tomada, vou instalar na minha sem problemas.
Se seu perfil de piloto se encaixa no uso de correia, com certeza vc vai gostar muito.
Gostei da explicação estar de parabéns eu prefiro ficar com corrente é melhor repito acorrente sem dúvida é MELHOR.
Boa noite Fique com o Senhor Deus
Eu também acho. Embora admita que a correia tem várias vantagens que encantam muita gente, eu ainda prefiro a confiabilidade e a eficiência da corrente.
Parabéns excelente explicação...
Olá, boa tarde. Essas informações foram muito úteis pra mim. Estou trocando meu kit de corrente para Correa. Tenho uma CB500x, irei fazer um teste. Lhe agradeço imensamente. Parabéns pelo trabalho !
Que bom que ajudou
muito bom o video. PARABENS!!! obrigado pelos esclarecimentos. tô colocando correa na minha 500x
Parabéns e obrigado pelas dicas, hoje dia 07.02.24, estou colocando correia na minha gordona DL1000 (2004). Creio que vou gostar, tinha Vulcam 900 antes e prefiro o silêncio e a não eterna manutenção de corrente!!!
Certamente. Essas são duas razões que justificam no seu caso vc colocar uma correia.
Show, parabéns pela ilustração simples más compreensiva, valeu Um Forte Abraço e Fica Com DEUS.
Muito Obrigado
👌Exelente abordagem, argumento com conhecimento técnico, parabéns.
Na minha MT 07 durou aoenas 5mil km, 😢 partiu e me deixou na mão longe de casa em um dia de chuva 🌧️😅. Tive um PREJUÍZO ENORME, voltei pra corrente. Foi muito bom enquanto durou.
Correia tem mais chances de quebrar que corrente. Isso é um fato . É que como mesmo assim a chance ainda é muito pequena, o pessoal fala que não, pois o universo de moto com correia é mínimo perto da corrente.
Mas se toda moto tivesse correia a gente veria uma quebrada em cada esquina . Estatística pura .
A minha quebrou na lander com uns 25000. Do nada, sem dar sinais
@@victorsenna3780 Essa moto é estilo off road, não é adequado o uso de correia nela.
Ate agora o único, talvez impecilio, seria o off road
Fera demais 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado 🤙
Essse vídeo me exclareceu muito. Obrigado 🫂
Que ótimo!
Excelente vídeo, muito didático. Faltou só comentar uma coisa importantíssima. Corrente pode quebrar menos, porém quando quebra, tem o risco de travar a roda, de quebrar a tampa do motor, e até mesmo de dar uma chicotada na perna do garupa ou até mesmo do piloto, comigo travou a roda, para minha sorte estava devagar e não me machuquei porém o prejuízo dava para comprar o kit e umas 3 correias de reserva. Ah mais é porque você não cuidou da relação, por isso quebrou! Tá... Sempre usando C1 e C3 , e sempre verificando a folga dos 5mm.. eae não cuidei? ah e tem mais... Relação com 26 mil km.... Então prefiro tirar a moto da Concessionária e já colocar correia caso tenha opção... Obrigado pelo vídeo!
Sim...concordo que o potencial de consequencia de uma corrente quebrada pode ser bem mais grave que o da correia. Por outro lado , a facilidade de repor uma corrente no meio de uma viagem é muito maior que de uma correia. Tudo aqui é uma questão de estatística, de risco. O risco de uma correia partir é bem maior que o de uma corrente partir. Isso é um fato da engenharia e da física. Porem mesmo assim o risco da correia partir é muito, muito pequeno. Agora...em estatística existe algo que se chama ponto fora da curva. É aquilo que acontece, mas é completamente fora do comum. Uma corrente bem cuidada se partir com 26.000Km é algo completamente fora da curva. A não ser que foi uma corrente não original, de marca mais barata , que simplesmente " serve" na moto mas não atende aos requerimentos de qualidade da corrente original. Com 26.000Km uma boa corrente está indo para o primeiro ajuste. Eu costumo fazer uma comparação entre corrente/correia e viajar de avião. Seria como perguntar : Vc prefer andar em um Boeing 737 comum ou andar em um avião muito mais confortável e silencioso, mas que tem dez vezes mais chances de cair?
Quem preza conforto pode perfeitamente optar pelo segundo avião, pois a chance de um Boieng 737 cair é de 0,00017% ( dados da ICAO ). Portanto a chance do avião mais confortável e silencioso cair é de 0,0017%. Ou seja uma chance mínima, embora dez vezes maior
Economia de gasolina 16 na cidade e 17 na BR
Que vídeo sensacional, parabéns pelo conteúdo.
Muito obrigado
Nada como a velha, boa e confiável corrente de aço 😉
Eu particularmente também penso assim .
Como não me importo com um pouco de sujeira e não me importo em precisar lubrificar e ajustar corrente eu também sigo com ela . Não colocaria correia na minha moto . Mas não sou contra quem coloca , pois dependendo do perfil do piloto a correia pode ser muito vantajosa .
Òtima explanação, obrigado
Fico feliz que tenha gostado
Excelente vídeo tirou todas as minhas dúvidas!👏🏼👏🏼👏🏼
Fico feliz em saber
Parabéns! Muito bom conteúdo
Obrigado pelo elogio
Video top.... parabéns, vi em um vídeo prático, onde o dono da moto reclamou que troca as buchas de balança em menos tempo que na relação de corrente... ainda tenho duvidas... mas vou aguardar mais videos explicativos...
Teoricamente pode acontecer. Depende da margem de segurança no projeto das buchas de suspensão de cada moto. Eu acho difícil que aconteça, poios essas buchas são superdimensionadas e deveriam aguentar fácil a sobrecarga que a correia provoca por fazer todo o conjunto trabalhar com mais tensão, embora esse aumento seja pouco. Mas NA TEORIA , a correia força rolamento de eixo secindário , de roda, e articulação da balança. Mas repito...a chance de isso causar problema é mínima.
Opa!!! Vídeo incrível 👏👏👏 por motivo de perder potência no caso também em estradas de chão apresentar possíveis problemas como dito no vídeo vou manter como está!!! Obrigado por partilhar seu conhecimento e experiência tanto na prática como didática... Abraço.
A perda de potência é mínima e para quem opta por correia não é algo que chegue a fazer diferença. Mas realmente para quem pega estrada de chão com frequência, correia não é o mais indicado.
Otimo video. Tenho uma 500x e quero por uma correia por conta de sujeira manutenção e por conta de quedas de corrente em caso de esquecer de um ajuste regular.
A queda da corrente é algo com uma chance muito remota de acontecer. Só uma negligência absurdamente grande . Mas realmente com relação a limpeza , maciez no rodar e frequência de manutenção, a correia leva vantagem
Ótimas informações. Atualmente eu tenho uma Shadow 750, com cardã, que eu acho uma maravilha. Tenho, também uma CB500X, no qual as uso somente em viagens. Mas o que mais me desagrada, numa viagem, é ter que lubrificar a corrente, além de limpar e lubrificar. Isso me deixa irritado. Mas vou vendê-las e trocar por uma Vulcan 650, que infelizmente para mim, é com corrente. Como só vou usá-la em viagens e jamais utilizarei em off road, a tendência é que quando tiver que trocar a relação eu a troque por correia.
Sim...pelo perfil que vc descreveu vc é daqueles que se colocar correia vai gostar muito.
Seus vídeos são excelentes. Parabéns ao canal.
Obrigado
Top explicação técnica
Valeu obrigado
Comprei o kit de Correia pra minha lander 250, tem vídeo no meu canal. Ela partiu com menos de um ano e menos de 30.000km.
Estou pensando em colocar novamente na minha cb500x 2023.
O que mais me deixou chateado é que a m3 motos não dá suporte nenhum, nem garantia nem importância pro cliente. Eu sempre lubrificava minha correia com spray protetor de correias loctite. E certa vez saindo de casa ela partiu. Sem dar sinais nenhum, partiu na emenda, correias estava super nova ainda e partiu no emenda.
Agora imagina se fosse em outro bairro? Ou em outro estado em uma viagem?
Isso eu sempre deixei muito claro no vídeo. Não disse nem vou dizer nunca que se alguem colocar correia vai quebrar. Mas A CHANCE de uma correia quebrar é maior que a da corrente. Mesmo que a sua tenha sido instalada com perfeição, vc caiu na estatística de uma correia quebrar. Essa é a razão que nenhuma firma que faz kit correia dá garantia na correia. Só dão nas polias. Eles sabem que a correia pode durar até 150.000Km e na maior parte das vezes dura mesmo. Mas sabem também que pode quebrar aos 2.000Km sem explicação nenhuma.
@@GaragemVStrom isso, seu vídeo é muito bom e muito informativo , como de costume ! Só quis passar minha experiência com a correia da M3 motos!
Minha honra!
melhor video
Obrigado
Sempre com vídeos tops.👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Ótima dica... parabéns pelo excelente vídeo 👏👏👏
Obrigado
Já ouvi alguns poucos casos de dano no rolamento do eixo de saída (junto ao pinhão) pelo fato da correia ter trabalhado muito tensionada.
Talvez por falta de conhecimento da forma correta de ajustar a tensão.
Por outro lado, alguém dizer que rodou muito no off road (lama, areia, pedras etc) e não teve problema com a correia, pode-se dizer que foi sorte.
Tem muita gente que anda 20 mil km com um jogo de pneus sem nenhum furo.
Aí troca por um jogo novo e roda até a hora da troca também sem nenhum furo.
Alguns mesmo com algum off road.
Pura sorte.
Esse é o ponto. Tudo se resume a um risco maior, não que vá acontecer. Dano no rolamento é um exemplo. Que a correia tensiona mais os eixos, e por consequencia os rolamentos é um fato. Só que os rolamentos suportam bem esse acréscimo de tensão. Mas....se for para ter dano, a POSSIBILIDADE disso acontecer num rolamento sob stress maior também é maior. Mesma coisa o risco de quebra. Embora seja muito pequeno, o risco é maior que numa corrente. Mas como vc disse, o fator sorte pesa até mais. Falar que foi até a China e voltou com uma correia, não é atestado de que ela não tem risco de quebra. É como um cara que fuma dizer que chegou até 90 anos sem cancer no pulmão. É perfeitamente possível, mas isso não acaba com o fato de que fumar aumenta o risco.
Ótimo vídeo, vlw pelos esclarecimentos e compartilhado com sucesso!
Eu que agradeço
Eu não me importo em lubrificar e esticar a corrente, mas disseram que a sensação de moto "solta" (provavelmente pelo baixo ruído) que a correia proporciona é impagável.
Eu ainda estou na corrente.
Provavelmente não....com certeza . Quem fala que a moto com correia fica mais solta , está confundindo maciez e silêncio com a moto mais solta .
Eu particularmente gostei do vídeo 👊🏽 e vou adotar a ideia 💡 porque eu tenho uma CB ABS pela a correria. Não tenho interesse em desfazer da moto mesmo
Ahhhh se eu conseguir achar um kit de Correia p ducati Multistrada ….. colocaria na hora
Tem uma garota num canal por aí que colocou correia na Chopper Road 150 dela.
Fiquei curioso com a opção, o melhor seria andar numa moto com correia pra tirar impressões, mas onde eu moro vai ser difícil.
Numa chopper até que o resultado pode ser bem interessante, pois é moto sem muito curso de suspensão .
Bom dia meu amigo.. tudo bem..sou inscrito no seu canal eu comprei uma vstron por ter assistido um vídeo seu ..vc foi muito coerente na descrição da moto...eu gostaria de te conhecer pessoalmente....por favor me envia seu contato pra gente trocar uma ideia
Será um prazer, amigo . o TH-cam pede para que contatos pessoais não sejam divulgados por aqui, mas na descrição do canal tem o e-mail de contato do canal. Me contacta por ali que fica fácil. Será muito legal tomarmos um café discutindo a paixão por moto
Bom dia. Muito bem explicado. 10👍
Tirou todas as minhas dúvidas. Excelente.
Parabéns pelo vídeo irmão 👏👏👏👏
Excelente vídeo, parabéns e obrigado pelas orientações.
Eu que agradeço
Excelente vídeo! Faz vídeo sobre pintura Cerakote no escapamento
Boa noite amigo e a todos!
Uma vez! A corrente da minha moto saiu!😲 e para o lado da balança, resultado! Travou a roda!!!😲 só não cai por Deus mesmo!!! No caso de uma uma correia? Isso também pode acontecer? Tudo de bom.
oi amigo...primeiramente desculpa a sinceridade, mas se sua corrente saiu foi porque ou vc ou seu mecânico cometeram algum enorme erro ou acumularam vários pequenos erros. ou muito frouxa, ou pinhão/coroa mais que na hora de trocar, ou corrente já distendida demais, ou montagem de roda/coroa ou pinhão errado. corrente não deve sair do trilho. de qualquer maneira , erros numa correia fariam soltar ou quebrar até com mais facilidade. só as consequencias seriam menores .
Crlh que vídeo completo parabéns 🍾
Muito obrigado
Que vídeo top, falou com propriedade e conhecimento.
Muito obrigado
Ótimo!
Extremamente pertinente!
Ótimas considerações amigo
Obrigado 👍
Muito bom. Abraço.
Muito obrigado
melhor video sobre o assunto, parabens