Comprem da marca euro e sejam felizes , estou com o meu a 5 anos se quer o carro morreu nesses 5 anos , top , esse presta !!!! E já tenho reserva de bomba a distribuição euro tbm , sem medo , as tais famosas magnetti , Delphi , Thompson , duram até acabar a garantia de 6 meses só dor de cabeça foi comprar euro em 5 anos nunca tive uma falha no carro , cada distribuidor sendo original ou não , desgastou componentes do carro da diferença, os meus não ficaram nem próximos ao batente ,o meu deu 05 cm do ponto original de fábrica no cabeçote, o meu é a álcool efi .
Olá Jeferson, tem sim, naquela placa onde é parafusado o Modulo Hei, mas não lembro de memória o número. Mas só originais tem esse número e também nas bordas do distribuidor, no lado que fica voltado para baixo. Vou ver de fazer um vídeo sobre isso. Abc!
Gente, realmente o defeito é esse, eu conseguir alinhar com um dispositivo, ou tira os arrebite, remove o ímã, posiciona o eixo corretamente e contando ímã e arrebita. Funcionou 100%.
Se o ímã quebrar não funciona. Mestre, você está certíssimo, porém se o ímã quebrar em cada trinca você dobra o norte e sul do ímã e joga centelha louca.
Muito bem observado o seu conceito, eu com um dispositivo fiz a mudança sem quebrar o ímã. Se ímã quebrar, o sistema não funciona, quando se quebra um ímã se dobrar a polaridade, fica com dois norte e dois sul . Em cada quebra você alimenta a polaridade, por isso tem que tomar cuidado com a mudança.
Venho usando um paralelo marca EURO a cerca de 2 anos e realmente fica na última posição, no início pensei que tinha colocado a correia dentada errada. Ótima explicação, parabéns pelo vídeo.
Pensando comigo aqui, ao invés de tirar o imã ter todo esse trabalho, porquê não desgastar o de cima e o de baixo o orifício que vai o parafuso de ponto em um torno até chegar na posição de alinhamento do imã com a torre, acredito que seria até melhor, o que acham da idéia?
Olá Marcelo, obrigado por acompanhar o canal. Perfeita a tua idéia. Também acho muito melhor ver uma forma de abrir um pouco mais o lugar onde passa o parafuso que desmontar o imã e o eixo. Abç!
A questão é, mesmo fazendo isso a torre ficará desalinha com as pontinhas eletromagnéticas, não mandará a centelha no momento correto mesmo estando com o rotor na posição.tenho um Monza efi e tirei as duas orelhas para fazer esse alinhamento,consigo apertar com as porcas originais mas a lenta nunca ficou lisa,fica quadrado c cheiro de combustível.
Bom, pode-se desgastar o batente com uma ferramenta, ou até mesmo cortar a parte onde o parafuso ficaria limitado. É o serviço correto e mais bonito? Não, mas é a saída que se tem para os distribuidores paralelos. Quem tem esses carros da linha GM, como no meu caso, precisa mesmo realizar algumas adaptações e infelizmente precisa aceitar esses "ajustes", pois, raras peças originais, como é no caso do distribuidor, já não são mais encontradas novas. Esse "desgaste" no batente não traria qualquer problema, porque o distribuidor é apertado por dois parafusos, portanto, não traria riscos de haver a perda da posição do distribuidor, em razão do segundo parafuso.
Olá, concordo contigo amigo que essa seria outra maneira de poder ajustar. E achar distribuidores usados em bom estado está ficando bem difícil também. Resta é buscar estas peças paralelas e adaptá-las de algum modo. Abç!
@@digger76 Exatamente. Um outro detalhe é acerca do "ponto inicial de igniçao".. Vou contar a minha experiência, sou um entusiasta. Um carro da década de 90 que tinha como ponto inicial 7 ou 10 graus, talvez isso não se aplique mais nos dias atuais, e a questão é simples: a primeira questão é que a maioria desses carros já tiveram alterações em diâmetro de pistões, altura de cabeçote, ou seja, questões de retífica. A segunda questão é que o combustível de hoje não é o mesmo de 20 ou 30 anos atrás. Portanto, em que pese todo o estudo realizado pela engenharia à época, hoje esses estudos necessitam ser revistos. Eu tenho um kadett 1.8, e posso te garantir que a 7 graus é impossível rodar com ele. O carro fica péssimo, fraco, falhando, com um grande vácuo na aceleração, apesar de estar TODO revisado. O ponto de ignição desses carros com distribuidores, precisa ser ajustado de acordo com a necessidade. Trabalhar nos padrões definidos pela fábrica na década de 80 ou 90, não acho que seja mais possível para quem tem um carro para o dia-a-dia. Não posso dizer o mesmo de carros de coleção, os quais, via de regra tem a originalidade preservada. A experiência que tive com motor AP, motor OHC, é que não dá pra usar aquele "ponto de IGNIÇÃO" definido pela fábrica, pois, temos outra qualidade de combustível e vários outros fatores interferem...
@@m.transitobrasil-recursosd5435 Concordo em tudo que tu falou! Por isso é tão difícil que se encontre mecânicos dispostos a investigar esse tipo de coisa e para quem não sabe de mecânica, tem que achar um de total confiança. Essas opiniões como a tua ajudam certamente ao pessoal. Grande abraço!
@@digger76 É por essa e outras razões que aprendi a trabalhar no meu veículo. Parte de motores, não pago pra ninguém. Esses tempos mesmo eu precisei remover e reinstalar o cabeçote após uma retífica nele, e adivinha? Sem torquímetro! Porque? Porque parafusos grandes tem maior possibilidade de torção, e PODE acontecer de o torquímetro enganar o aperto. Torquímetro é EXCELENTE em parafusos pequenos, como os de capa de biela e mancal. Por isso, em cabeçotes EU fiz e faço da seguinte forma: APERTO em GRAUS! Uma etapa de 45 graus, e duas de 90 graus. Nunca queimou uma junta de cabeçote, nunca empenou um cabeçote... É muito bonito a gente ver equipamentos sendo utilizados, etc, mas temos que ver o lado negativo de muita coisa, e não somente o positivo.
Olá amigo, tu sabes que eu pensei o mesmo. Mudei a posição dos fios e não deu partida! A bobina 8npusora deve ser enrrolada do lado inverso. Tem varios relatos de bobinas impulsoras novas que não funcionam, ai trocam a ordrm dos fios. Abç.
Pois se eu não tivesse visto essa sua resposta, não conseguiria desvendar o mistério que estava impedindo o funcionamento( bobina era zero ) . Dai inverti os fios deu certo. Obrigado 👍
Olá Reinaldo, já ví varios vídeos teus!! Pois é, carros antigos têm disso, falta de peças originais ou de boa qualidade, infelizmente. O que é sobra é o que fazemos aqui, trocando ideias e experiências. Abraço!
Sim, algo do tipo, mas so no caso de nao alcançar os 10 graus mesmo. Caso contrário o funcionamento é normal independente da posição visual. O que manda é o ponto na pistola. Abc!
Amigo tenho um monsa 93 tubarão 1/8 efi a gasolina ,troquei os cabos de vela ,as velas ,troquei censor de marcha lenta e ate o distribuidor completo so que agora quando paro o carro ele fica acilando a rotação do motor , seberia me diser o que causa isso . obg.
Olá Antônio, depois do que tu disse que já trocou, eu diria de dar uma olhada se as mangueirinhas de vácuo do TBI estão ligadas corretamente, principalmente a do sensor MAP. Depois seria dat uma revisada no sensor da borboleta. Até coloquei um video sobre esse sensor que pode também afetar a marcha lenta. Por último, dar uma checana nos pontos de aterramento da injeção e da bateria. Abç
Olá Valdisnei, realmente original não existe mais para vender. Sinceramente não sei te dizer que marca paralela é a melhor, pois são tudo da China. O que mostrei é um tal de MotorsPlus, que nunca mais vi à venda. Acho que a maioria que se encontra é da Euro. Abç.
Euro , pode confiar. Faz 5 anos o meu rodando liso , se quer morreu ou falhou alguma vez , e olha que sou chato , antes testei todos os componentes de marcas famosas , não duram 6 meses. Se durar dura 6 meses e 1 dia. Kakakakakaka
Parabéns venhos tempos procurando vídeos esse é o melhor... Amigo tenho Monza 1994 gasolina qual é média que tem fazer ? Está com o mesmo problema qual é número chegar C.o ?
Olá. O CO para saber ao certo só com analisador de gases, o que quase ninguém tem. E depende do estado do motor, então um número fixo é difícil de dizer. No meu caso tive um Kadett a gasolina que ficava em 2.35 v. A Ipanema que tenho está em 2.49 v.
Amigo, sempre acompanho seus vídeos. Preciso de uma ajuda, estou com umas dúvidas mortais! - O antigo dono do meu Monza fez uma limpeza na TBI do carro, porém não trocou o kit reparo, você indicaria eu trocar todo o kit? - Quero trocar o sensor map, sensor de velocidade, sensor tps, motor de passo, módulo Hey. Esses itens precisam daqueles valores exatos igual ao CO2? - Meu carro está muito ruim pra pegar na partida, na primeira do dia… Depois de quente pega fácil… O que pode ser será? - Outra dúvida, sinto que ele não está com uma arranca muito firme e o motor “murcha” muito em 2 e 3… O que pode ser será? Ele tá fazendo 7 km por litro na cidade… É 2.0 EFI gasolina
Olá Dyorgenes. Primeiramente, obrigado por ver os vídeos e que tenham ajudado em algo. Bom, acho seria legal sim colocar os reparos do TBI. Nunca se sabe a real condição do que está montado, ainda mais que foi utilizado novamente. Acho que vale apena sim. Não entendi o que tu quis dizer com valores exatos. O MAP, TPS e motor de passo se pode medir as resistências. O sensor de velocidade se testa pela quantidade de pulsos que ele dá ao fazer um giro inteiro da roda. Medir o módulo HEI acho mais complicado pois cada fábrica tem um valor diferente. Testei uns que tenho e deu uma salada de fruta a comparação. Quais as marcas dos teus sensores? As vezes um original usado é melhor que um novo paralelo. No canal tem um vídeo que ensino a medir as resistências do MAP original. Muito importante é o sensor da temperatura que vai alí na termostática, pois ele atua diretamente na injeção de combustivel, fazendo com o carro gaste mais ou não, e no desempenho. Quanto a esse sendor, é importante que não tenha ar no sistema de arrefecimento, senão a água não encosta no sensor e ele acaba dando a tempetatura errada. No caso do ajuste de CO, o certo é usar analisador de gases, mas sei que oficinas comuns nem têm esse equipamento. Alguns dizem que seria bom ajustar por 2 Volts, mas pelo que pesquisei, acho que os valores originais eram por volta de 2,4...2,7 V( opinião minha). Infelizmente sem o analisador, o ajuste é meio que na tentativa e erro-acerto, vendo o comportamento do carro. Quanto a partida da manhã, nunca tive problema com o Kadett que tive e agora a Ipanema, então não sei muito o que te dizer especificamente. O motor meio murcho podem ser varias coisas: ponto, pouca pressão no TBI, bomba sem pressão ou vazão, CO muito baixo. Tem que dar uma revisada muito boa nas mangueirinhas de vácuo que ficam ali no TBI. Se tem ar falso o carro fica horrivel. O consumo é dificil de se comentar, pois depende da cidade, se tem muita lomba, para e arranca, o modo de dirigir, essas coisas. Mas 7km/l acho que não está tão tão fora. Meu Kadett era 1.8 e fazia 8. Então, sei que é muita coisa para verificar e nisso vai tempo e dinheiro. Eu diria para sempre tentar melhorar pelo mais fácil de fazer e peças mais baratas. Antes de ficar trocando peças, eu diria de ter o principal em ordem: Ponto da correia correto; Ponto do motor correto; Mangueirinhas de vácuo em ordem; TBI com o kit de reparo em ordem; Velas, cabos, filtros e rotor do distribuidor. Depois disso é que eu partiria para revisar os sensores. Não sei se te ajudei, mas acho que a idéia é mais o menos essa. Abç!
Olá Lucas, que pena. Eu só posso dar a opinião deste que tenho, que é da marca Motors Plus. A não ser esse inconveniente de colocar no ponto, o carro se comportava bem com ele. Mas decidi deixar o original mesmo. O outro fica de sobresalente. Abraço.
Eu sempre uso os distribuidores chineses e funcionam perfeitamente.
Olá Carlos, eu tenho dois chineses e funcionam bem também. Abç
Comprem da marca euro e sejam felizes , estou com o meu a 5 anos se quer o carro morreu nesses 5 anos , top , esse presta !!!! E já tenho reserva de bomba a distribuição euro tbm , sem medo , as tais famosas magnetti , Delphi , Thompson , duram até acabar a garantia de 6 meses só dor de cabeça foi comprar euro em 5 anos nunca tive uma falha no carro , cada distribuidor sendo original ou não , desgastou componentes do carro da diferença, os meus não ficaram nem próximos ao batente ,o meu deu 05 cm do ponto original de fábrica no cabeçote, o meu é a álcool efi .
Obrigado pela contribuição, quanto mais opiniões, melhor para o pessoal! Abç!
Vale a pena essa marca
Maís um bom vídeo pra ajudar galera, uma pergunta, o original tem alguma numeração o nome gm pra facilitar identificação.
Olá Jeferson, tem sim, naquela placa onde é parafusado o Modulo Hei, mas não lembro de memória o número. Mas só originais tem esse número e também nas bordas do distribuidor, no lado que fica voltado para baixo. Vou ver de fazer um vídeo sobre isso. Abc!
Tenho uma ipanema 92 e estou precisando muito solucionar esse problema de distribuidor agora já tenho uma noção obrigado pela dica
Olá Vandir, que bom que o vídeo tenha ajudado a dar uma idéia. Eu também tenho uma Ipanema 92. Abç!
Gente, realmente o defeito é esse, eu conseguir alinhar com um dispositivo, ou tira os arrebite, remove o ímã, posiciona o eixo corretamente e contando ímã e arrebita. Funcionou 100%.
Os Euros, todos vem fora de ponto.
Se o ímã quebrar não funciona. Mestre, você está certíssimo, porém se o ímã quebrar em cada trinca você dobra o norte e sul do ímã e joga centelha louca.
Muito bem observado o seu conceito, eu com um dispositivo fiz a mudança sem quebrar o ímã. Se ímã quebrar, o sistema não funciona, quando se quebra um ímã se dobrar a polaridade, fica com dois norte e dois sul . Em cada quebra você alimenta a polaridade, por isso tem que tomar cuidado com a mudança.
Obrigado Oliveira!
Venho usando um paralelo marca EURO a cerca de 2 anos e realmente fica na última posição, no início pensei que tinha colocado a correia dentada errada. Ótima explicação, parabéns pelo vídeo.
Alou Rogério. Obrigado! A intenção é de poder ajudar ao pessoal. Abç
Dois anos? Os que eu comprei duraram quatro meses . Cinco no máximo
Vdd estou mesmo ótima explicação que já vi aqui no TH-cam
Seu carro e a gasolina ou a etanol?
Gasolina!
Grato ajudou me muito.
Ótimo!
To passando por isso e vc esta me dando uma boa ajuda. Valeu pelo video. Deus te abençoe
Oi Ivo, que bom te tenha ajudado em algo esse vídeo. Abç
Como que eu sei se distribuidor é original ?
O original sempre tem uma numeração na placa que segura o módulo hei e na borda que encosta na gaiola do cabeçote.
Pensando comigo aqui, ao invés de tirar o imã ter todo esse trabalho, porquê não desgastar o de cima e o de baixo o orifício que vai o parafuso de ponto em um torno até chegar na posição de alinhamento do imã com a torre, acredito que seria até melhor, o que acham da idéia?
Olá Marcelo, obrigado por acompanhar o canal. Perfeita a tua idéia. Também acho muito melhor ver uma forma de abrir um pouco mais o lugar onde passa o parafuso que desmontar o imã e o eixo. Abç!
A questão é, mesmo fazendo isso a torre ficará desalinha com as pontinhas eletromagnéticas, não mandará a centelha no momento correto mesmo estando com o rotor na posição.tenho um Monza efi e tirei as duas orelhas para fazer esse alinhamento,consigo apertar com as porcas originais mas a lenta nunca ficou lisa,fica quadrado c cheiro de combustível.
Bom, pode-se desgastar o batente com uma ferramenta, ou até mesmo cortar a parte onde o parafuso ficaria limitado. É o serviço correto e mais bonito? Não, mas é a saída que se tem para os distribuidores paralelos. Quem tem esses carros da linha GM, como no meu caso, precisa mesmo realizar algumas adaptações e infelizmente precisa aceitar esses "ajustes", pois, raras peças originais, como é no caso do distribuidor, já não são mais encontradas novas. Esse "desgaste" no batente não traria qualquer problema, porque o distribuidor é apertado por dois parafusos, portanto, não traria riscos de haver a perda da posição do distribuidor, em razão do segundo parafuso.
Olá, concordo contigo amigo que essa seria outra maneira de poder ajustar. E achar distribuidores usados em bom estado está ficando bem difícil também. Resta é buscar estas peças paralelas e adaptá-las de algum modo. Abç!
@@digger76 Exatamente. Um outro detalhe é acerca do "ponto inicial de igniçao".. Vou contar a minha experiência, sou um entusiasta. Um carro da década de 90 que tinha como ponto inicial 7 ou 10 graus, talvez isso não se aplique mais nos dias atuais, e a questão é simples: a primeira questão é que a maioria desses carros já tiveram alterações em diâmetro de pistões, altura de cabeçote, ou seja, questões de retífica. A segunda questão é que o combustível de hoje não é o mesmo de 20 ou 30 anos atrás. Portanto, em que pese todo o estudo realizado pela engenharia à época, hoje esses estudos necessitam ser revistos. Eu tenho um kadett 1.8, e posso te garantir que a 7 graus é impossível rodar com ele. O carro fica péssimo, fraco, falhando, com um grande vácuo na aceleração, apesar de estar TODO revisado. O ponto de ignição desses carros com distribuidores, precisa ser ajustado de acordo com a necessidade. Trabalhar nos padrões definidos pela fábrica na década de 80 ou 90, não acho que seja mais possível para quem tem um carro para o dia-a-dia. Não posso dizer o mesmo de carros de coleção, os quais, via de regra tem a originalidade preservada. A experiência que tive com motor AP, motor OHC, é que não dá pra usar aquele "ponto de IGNIÇÃO" definido pela fábrica, pois, temos outra qualidade de combustível e vários outros fatores interferem...
@@m.transitobrasil-recursosd5435 Concordo em tudo que tu falou! Por isso é tão difícil que se encontre mecânicos dispostos a investigar esse tipo de coisa e para quem não sabe de mecânica, tem que achar um de total confiança. Essas opiniões como a tua ajudam certamente ao pessoal. Grande abraço!
@@digger76 É por essa e outras razões que aprendi a trabalhar no meu veículo. Parte de motores, não pago pra ninguém. Esses tempos mesmo eu precisei remover e reinstalar o cabeçote após uma retífica nele, e adivinha? Sem torquímetro! Porque? Porque parafusos grandes tem maior possibilidade de torção, e PODE acontecer de o torquímetro enganar o aperto. Torquímetro é EXCELENTE em parafusos pequenos, como os de capa de biela e mancal. Por isso, em cabeçotes EU fiz e faço da seguinte forma: APERTO em GRAUS! Uma etapa de 45 graus, e duas de 90 graus. Nunca queimou uma junta de cabeçote, nunca empenou um cabeçote... É muito bonito a gente ver equipamentos sendo utilizados, etc, mas temos que ver o lado negativo de muita coisa, e não somente o positivo.
Acho que o fio verde da bobina impulsora do distribuidor paralelo está invertido. O verde é no pino de cima como no original a esquerda.
Olá amigo, tu sabes que eu pensei o mesmo. Mudei a posição dos fios e não deu partida! A bobina 8npusora deve ser enrrolada do lado inverso. Tem varios relatos de bobinas impulsoras novas que não funcionam, ai trocam a ordrm dos fios. Abç.
Pois se eu não tivesse visto essa sua resposta, não conseguiria desvendar o mistério que estava impedindo o funcionamento( bobina era zero ) . Dai inverti os fios
deu certo.
Obrigado 👍
E isso sempre da diferença do paralelo para o original
Olá Reinaldo, já ví varios vídeos teus!! Pois é, carros antigos têm disso, falta de peças originais ou de boa qualidade, infelizmente. O que é sobra é o que fazemos aqui, trocando ideias e experiências. Abraço!
😂é se...passar um limatao.redondo tirando hum pouco de alumio...aumentsndo .a regulagem...
Sim, algo do tipo, mas so no caso de nao alcançar os 10 graus mesmo. Caso contrário o funcionamento é normal independente da posição visual. O que manda é o ponto na pistola. Abc!
Amigo tenho um monsa 93 tubarão 1/8 efi a gasolina ,troquei os cabos de vela ,as velas ,troquei censor de marcha lenta e ate o distribuidor completo so que agora quando paro o carro ele fica acilando a rotação do motor , seberia me diser o que causa isso . obg.
Olá Antônio, depois do que tu disse que já trocou, eu diria de dar uma olhada se as mangueirinhas de vácuo do TBI estão ligadas corretamente, principalmente a do sensor MAP. Depois seria dat uma revisada no sensor da borboleta. Até coloquei um video sobre esse sensor que pode também afetar a marcha lenta. Por último, dar uma checana nos pontos de aterramento da injeção e da bateria. Abç
Ola ,colega Será que você pode me indicar um marca boa paralela para comprar já que não acho a original obrigado
Olá Valdisnei, realmente original não existe mais para vender. Sinceramente não sei te dizer que marca paralela é a melhor, pois são tudo da China. O que mostrei é um tal de MotorsPlus, que nunca mais vi à venda. Acho que a maioria que se encontra é da Euro. Abç.
Euro , pode confiar. Faz 5 anos o meu rodando liso , se quer morreu ou falhou alguma vez , e olha que sou chato , antes testei todos os componentes de marcas famosas , não duram 6 meses. Se durar dura 6 meses e 1 dia. Kakakakakaka
Parabéns venhos tempos procurando vídeos esse é o melhor... Amigo tenho Monza 1994 gasolina qual é média que tem fazer ? Está com o mesmo problema qual é número chegar C.o ?
Olá. O CO para saber ao certo só com analisador de gases, o que quase ninguém tem. E depende do estado do motor, então um número fixo é difícil de dizer. No meu caso tive um Kadett a gasolina que ficava em 2.35 v. A Ipanema que tenho está em 2.49 v.
Amigo, sempre acompanho seus vídeos. Preciso de uma ajuda, estou com umas dúvidas mortais!
- O antigo dono do meu Monza fez uma limpeza na TBI do carro, porém não trocou o kit reparo, você indicaria eu trocar todo o kit?
- Quero trocar o sensor map, sensor de velocidade, sensor tps, motor de passo, módulo Hey. Esses itens precisam daqueles valores exatos igual ao CO2?
- Meu carro está muito ruim pra pegar na partida, na primeira do dia… Depois de quente pega fácil… O que pode ser será?
- Outra dúvida, sinto que ele não está com uma arranca muito firme e o motor “murcha” muito em 2 e 3… O que pode ser será?
Ele tá fazendo 7 km por litro na cidade… É 2.0 EFI gasolina
Olá Dyorgenes. Primeiramente, obrigado por ver os vídeos e que tenham ajudado em algo.
Bom, acho seria legal sim colocar os reparos do TBI. Nunca se sabe a real condição do que está montado, ainda mais que foi utilizado novamente. Acho que vale apena sim.
Não entendi o que tu quis dizer com valores exatos. O MAP, TPS e motor de passo se pode medir as resistências. O sensor de velocidade se testa pela quantidade de pulsos que ele dá ao fazer um giro inteiro da roda. Medir o módulo HEI acho mais complicado pois cada fábrica tem um valor diferente. Testei uns que tenho e deu uma salada de fruta a comparação. Quais as marcas dos teus sensores? As vezes um original usado é melhor que um novo paralelo. No canal tem um vídeo que ensino a medir as resistências do MAP original. Muito importante é o sensor da temperatura que vai alí na termostática, pois ele atua diretamente na injeção de combustivel, fazendo com o carro gaste mais ou não, e no desempenho. Quanto a esse sendor, é importante que não tenha ar no sistema de arrefecimento, senão a água não encosta no sensor e ele acaba dando a tempetatura errada.
No caso do ajuste de CO, o certo é usar analisador de gases, mas sei que oficinas comuns nem têm esse equipamento. Alguns dizem que seria bom ajustar por 2 Volts, mas pelo que pesquisei, acho que os valores originais eram por volta de 2,4...2,7 V( opinião minha). Infelizmente sem o analisador, o ajuste é meio que na tentativa e erro-acerto, vendo o comportamento do carro.
Quanto a partida da manhã, nunca tive problema com o Kadett que tive e agora a Ipanema, então não sei muito o que te dizer especificamente.
O motor meio murcho podem ser varias coisas: ponto, pouca pressão no TBI, bomba sem pressão ou vazão, CO muito baixo. Tem que dar uma revisada muito boa nas mangueirinhas de vácuo que ficam ali no TBI. Se tem ar falso o carro fica horrivel.
O consumo é dificil de se comentar, pois depende da cidade, se tem muita lomba, para e arranca, o modo de dirigir, essas coisas. Mas 7km/l acho que não está tão tão fora. Meu Kadett era 1.8 e fazia 8.
Então, sei que é muita coisa para verificar e nisso vai tempo e dinheiro. Eu diria para sempre tentar melhorar pelo mais fácil de fazer e peças mais baratas.
Antes de ficar trocando peças, eu diria de ter o principal em ordem:
Ponto da correia correto;
Ponto do motor correto;
Mangueirinhas de vácuo em ordem;
TBI com o kit de reparo em ordem;
Velas, cabos, filtros e rotor do distribuidor.
Depois disso é que eu partiria para revisar os sensores.
Não sei se te ajudei, mas acho que a idéia é mais o menos essa.
Abç!
@@digger76 Você é demais, meu amigo! De verdade, muito obrigado. Seguirei suas dicas.
Euro nao da certo no meu
Obrigado pela contribuição Vagner! Abraço
Tenho um Monza tubarão 94 1.8 . Roubaram o distribuidor original do meu , desde então compro paralelos e duram meses 3,4 no máximo 5.
Olá Lucas, que pena. Eu só posso dar a opinião deste que tenho, que é da marca Motors Plus. A não ser esse inconveniente de colocar no ponto, o carro se comportava bem com ele. Mas decidi deixar o original mesmo. O outro fica de sobresalente. Abraço.
O meu paralelo e diferente de ponto do seu
Pois é Mateus, cada marca de paralelo deve ter uma referência diferente.
Qual a marca do seu
@@geancarlos9824 Esse que tenho é um tal de Motors Plus. Uma Autorizada GM vendia ele aqui em Porto Alegre, mas faz uns 10 anos isso....