aqui em São Paulo não é recomendável abastecer após o horário comercial, que é quando os fiscais da ANP não estão mais nas ruas. Ai, dá lê botão liga desliga a adulteração da bomba.
Boa explicações ! A questão do motor frio pela manhã que faltou um esclarecimento. Pois com essa explicação que não precisa esquentar o motor pela manhã, muitos motoristas ao liga-lo já acelera absurdamente parecendo que pegar vôo e no meu entender esse hábito vai ser prejudicial para o motor e para o bolso do cidadão que faz uso dessa prática.
Exato amigo. A questão de aquecer o carro não se trata do carro falhar como antigamente acontecia, mas sim deixar o lubrificante em temperatura de trabalho e ajustar as folgas por aquecimento do motor sem que o motor seja muito exigido nesse período.
Wendel Cavalcante, jamais vi um equívoco tão grande igual este Bóris falou no primeiro item. Não é apenas lubrificação em poucos segundos o importante igual ele falou. A grande questão é: ( temperatura ideal de trabalho ) e esta temperatura não de atinge em poucos segundos. Então pq a montadora instala ( válvula termostática? ) Na linha pesada ( intercambiador de calor ) primeira determina temperatura ideal para o motor e a segunda faz a troca ideal de temperatura água/ óleo. As dimensões pistão, anel/ cilindro, principalmente, necessitam desta temperatura e não é com poucos segundos que estas vão chegar. Alguns veículos ( 83° ) outros ( 90°, 92° ) é saudável quando o veículo esfriou totalmente a temperatura da água, aquecer sim, em rotação moderada, 1.500 rpm, nunca em rotações elevadas 3.00/4.000 mil giros.
@@Davi_Lucas581 Mas basta não exigir muito do motor cara! Se você esperar uma temperatura ideal de trabalho em marcha lenta, ela vai demorar muito mais pra ser atingida do que com o carro andando sem forçar o motor. Sem contar o tempo e combustível perdidos desnecessariamente.
@@Davi_Lucas581 Não creio que seja um equívoco, mas a falta de um complemento. Você pode sair em rotação moderada até que o motor atinja a temperatura ideal. Ocorre que com a injeção a temperatura aumenta mais rapidamente porque ela melhora a qualidade da combustão.
1 - Todo motor (ou todo mecanismo em geral) tem um ponto de ótima de temperatura que é a temperatura ideal de uso onde potência, eficiência e desgastes tem a melhor taxa. A lubrificação sim acontece bem rápido e a central cuida de adaptar os fornecimentos de combustível e ar para o funcionamento em diferentes temperaturas mas isso não muda o fato de que existe uma temperatura ideal de funcionamento. 2 - Está certo porém, como dito em outros comentários, a eficiência do resfriamento (e consequentemente a diminuição da pressurização do gás e o consumo) são influenciados pelo isolamento do ambiente interno do carro. Sendo assim não compensa o 100% do consumo mas diminui sim. 3 - Perfeito 4 - Complexas LEIS termodinâmicas são complexas demais para tratar de forma tão simples. O problema aí é a volatilidade (facilidade com a qual uma substância passa do estado líquido para o gasoso). Gasolina e etanol são muito voláteis e as mudanças de temperatura e pressão sempre vão afetá-los. A diferença no valor pago ao posto em si pode não ser relevante mas os excessos de vapores podem contar para a vida útil do cânister por exemplo. 5 - Tem muito cliente que cansa de ouvir o famigerado "reaprendizado do corpo de borboleta". Seja por conta de problema na sonda lambda ou no próprio corpo de borboleta, o uso de só um tipo de combustível por muito tempo tende a acarretar mal funcionamento, aumento de gasto ou mesmo o não funcionamento do veículo. Isso é recorrente em alguns modelos e inexistente em outros. 6 - Ok 7 - Perfeito, lembrando que muda o grip também 8 - Nunca tinha ouvido falar em diesel (faz nem sentido) e o querosene já ouvi para limpeza de bicos injetores (já testei uma vez, funciona, é arriscado, um mês com o carro fedendo e não compensa no final das contas) 9 - Aqui entram muitos conceitos a se levar em conta mas dá pra focar só na lei que obriga a porcentagem de etanol na gasolina que mais influencia nas comparações 10 - 3 cilindros é produto de uma engenharia convulsionante que é ditada simplesmente pela regra do lucro e do consumidor inconsciente. Nunca vi tanto carro com baixa quilometragem fazendo motor como ultimamente (e sim, são todos 3 cilindros). Logicamente um motorista consciente da importância da conservação e uso eficiente do equipamento vai sempre sofrer menos, mas o mercado não pode ignorar que existe uma média de usuários que sempre vão sofrer mais com as engenharias mal pensadas. Como o consumidor brasileiro não tem o costume de judicializar as questões, fica fácil empurrar essas coisas. Depois de passamos séculos discutindo, desenvolvendo e aprimorando (vejam as histórias dos ciclos Otto, Atkinson e Miller) e facilitando o balanceamento dinâmico e a eficiência energética de motores à combustão, a falta de perspectiva de continuidade, frente a realidade elétrica que já está (atrasadamente) imposta criou essa aberração.
Esse homem é honesto ele sabe que a gasolina é menos prijidical que o etanol porque simples adulterar a gasolina com alcool e melhor porque o carro é álcool e gasolina já abastecer com álcool eles misturam água então gasolina é melhor com certeza mas tem bobos que acham o álcool com água melhor 😂😂😂😂
No caso do uso do ar condicionado, em relação ao consumo, concordo. Mas em relação a eficiência do ar frio na “recirculação” é sem dúvida, com os vidros FECHADOS.
Muito bom Bóris, o senhor quando fala a vdd incomoda uns TH-camrs, e uns blogueiros ditos especialistas. O senhor tem meu respeito, isso papo é de gente, que tem muito a aprender, e não estuda e não se informa bem. Eles são o grupo que gosta de picaretagem.
Boa colocação. Concordo em parte, visto que na última sobre motores 3 cilindros, em algumas exceções, existem vídeos de carros novos com problemas nos motores, mas que isso não seja necessariamente a falta de manutenção.
A questão do horário de abastecimento influencia sim, pois quando a temperatura do combustível no tanque do veículo sobe (e sobe sim), dependendo da quantidade, vc pode ganhar até 1,5 litro ou perder caso abasteça mais tarde!!! Trabalhei 15 anos em uma distribuidora e eramos obrigados a marcar a temperatura do combustível no momento, para descontar ou acrescentar valor na hora do faturamento!!!
Caro amigo vc trabalhou mas não aprendeu, vou lhe explicar. A Petrobrás abastece o caminhão com 5.000 litros de gasolina a 20 graus, nessa temperatura a densidade é em torno de 728. Quando chega na distribuidora a temperatura é de 35 graus, a densidade passou para 768, então o volume de 5.000 litros passou para 4.920 litros. Então quem compra faz essa conta para saber se o volume na entrega é o mesmo que saiu da Petrobrás, caso seja diferente, é cobrado a diferença. No caso de veículos não muda em nada abastecer de manhã ou a tarde, porque o volume muda de acordo com a temperatura, quando ela cair novamente ele vai estar lá novamente, vou explicar. 80 litros ( variação de temperatura / 5.000 litros = 0,016 ml por litros de diferença de volume. Então se vc abastecer 50 litros de manhã a tarde vai ter 49.920 litros, porém na manhã do dia seguinte vc voltará a ter os 50 litros, então não muda em nada ok. Quem tem que ficar esperto são os posto e distribuidora, por isso é importante a temperatura, ela vai te mostrar a variação do volume para a conferência, valeu chefe.
Eu comprei uma Tucson GLSB automática que usava militec,fiz a troca do óleo e não estou usando militec, procurei no manual da montadora e não encontrei nada a respeito,se fosse bom a montadora recomendaria 👍😠
O manual não fala nada, mas as concessionárias Hyundai fazem nas revisões em garantia a empurroterapia, dentre outras bobagens, de aditivo de óleo similar ao militec.
Militec só é bom para te salvar no caso de uma quebra do cárter e motor rodar sem óleo, é uma proteção a mais, mais mas não tem efeito nenhum se você faz troca de óleo regularmente e acredito que em motor novo ou retificado que precisa amaciar. Posso ter falado bobagem. Mas pelo que tenho olhado, fato é que só serve para encarecer o seu bolso. As pessoas inventam muito. Já fui de colocar militec, fazer flush de motor e colocar aditivo de gasolina koube no tanque. Toda a experiência só serviu para doer no meu bolso. Outra coisa que acredito ser fake news. Tenho também uma Tucson 2.0 e o pessoal gosta de falar que Bateria tem que ser 75a, 80a etc sendo que amperagem de uma bateria é só a quantidade de carga que ela suporta, o que é bom olhar é o CCA que quanto mais alto melhor, mas o que precisa é atender o que carro exige. Vejo muita gente colocando e pagando caríssimo em baterias com amperagem alta que custam o olho da cara. Uso uma de 60a e nunca tive problema, partida do carro pega na hora que bate a chave, parece que o carro ta com pressa de ligar. E outra coisa que imaginei, motor da tucson é exatamente o mesmo do i30 que por sua vez usa 60a. O i30 ainda tem o agravante de usar bomba de direção elétrica que demanda mais energia do que a bomba de direção hidráulica acionada por correia que tem o Tucson. Ou seja, pra que bateria de 80a? Ha mais coloquei bateria de 80 e o carro ficou melhor, provavelmente por causa do CCA que nas de 80 devem ser mais altos que os de 60. mas uso uma zetta de 60a e perfeito o funcionamento.
A questão de esquentar o motor ficou mal esclarecida nesse texto curto, pois em outro vídeo o próprio Boris explica a importância de deixar o motor chegar à temperatura ideal antes de submeter o motor a altas rotações.
N verdade, é isso mesmo. No outro vídeo ele comentou sobre sujeitar o motor a altas rotações quando ainda está frio, ou seja, sair acelerando como um louco. Nesse vídeo ele está apenas falando sobre esperar esquentar para sair com o veículo.
@@gustavobrtt Para você chegar com tanta facilidade aos 4500 RPM dentro da cidade, é porque seu carro não possui tanta potência, e precisa acelerar muito para conseguir uma resposta minimamente rápida. Provavelmente um motor 1.0 litro. Os motores mais elásticos e potentes trabalham em baixíssima rotação no circuito urbano, sem maiores problemas.
@@vicentesilvareis Concordo plenamente... Isso que meu carro é 1.0 e raríssimas as vezes que preciseu ultrapassar os 3.000 rpm. Via de regra fica entre 1700 e 2500 (seguindo o indicador de marchas que vem com o carro que é manual). As vezes não é que é 1.0 o carro dele, pode ser um Renegade ou uma Toro, em especial C. Aut.
Das mais absurdas que já vi aqui nessa mesma plataforma: maisena na direção hidráulica para "amaciar"; metal mágico que, no tanque de gasolina, diminui o consumo; depois de determinada quilotragem, o óleo precisa ser mais mais "grosso" etc.
@@hyldenira mas a apple vende carro desde quando kkkkk, outro tipo de mercado amigo, a apple vende uma "experiencia" uma ideia de que vc ta comprando um luxo, coisa q num vai acontecer um onix ou um polo por exemplo, o grande problema é que nossa moeda sempre foi mais fraca em relação ao dolar, mas nos ultimos 4 anos ela despencou e com isso tudo subiu
Sobre aquecer o motor, o problema é que a injeção acabou com essa necessidade, mas alguns engenheiros de algumas montadoras ainda não "perceberam" isso. O fato é que o acerto de alguns carros a frio com etanol parecem piada de mal gosto, parecem feitos no fundo de quintal, os carros engasgam e hesitam, já em em outras montadoras há muito mais refino e o motorista simplesmente nem se dá conta que o motor está frio no frio com etanol. Na gasolina isso não é evidente nas nossas temperaturas ambiente.
Eu também tenho o hábito de aquecer o motor antes de sair. Tanto no carro de trabalho quanto ao carro de passeio, uma coisa é fato, meus carros só visitam oficina para revisões preventivas.
Na Avenida Anhaia Mello - Zona Leste da capital de São Paulo tem um posto cujas as bombas param por 2/3 segundos quando o contador chega a 50% do abastecimento, os caras acham que todo cliente é trouxa/leigo e não notam que tem fraude do software.
Penso q sempre q se ligar o motor deve-se aquecer o conjunto. Mesmo na parte da tarde, no verão. E por alguns minutos, nada muito rápido. Isso pq o motor é composto por metais diferentes, cada um com seu coeficiente de dilatação, e foi projetado para exercer torque qdo quente, compacto e, assim, com minimo atrito e desgaste
Respeito muito o senhor. Mais na parte de esperar o motor aquecer um pouco antes de acelerar para sair é por quê tem q esperar os pistões ter boa dilatação pela temperatura, para evitar do combustível se misture ao óleo, pois os pistões frios, não tem boa vedação tem muita folga nos anéis. Isso foi o que já li, e faz sentido. Mais se o senhor tiver uma outra explicação eu agradeço.
Todas estas dica é corretas. Eu sempre soube que de manhã ao ligar o motor. Deixar uns 30 segundo para que o olé do motor suba até o comader. Para lubrificar. Quanto esquentar! No decorrer da viagem o motor vai esquentando por si.
Algumas destas teorias populares como: Andar com vidro fechado na cidade e ar condicionado ligado gasta menos, esquentar o motor de manhã antes de sair e uso de querosene na gasolina foram as loucuras mais atuais que já ouvi! 😁
Com relação a diferença de densidade do combustivel, eu concordo que (pelo fato do tanque estar enterrado) nao faz muita diferença abastecer de manhã ou ao meio dia. PORÉM, quem vive em cidades como São Paulo onde é comum (principalmente no outono e primavera) a semana começar com temperatura máxima de +/-36 graus e no fds a temperatura tem mínima de +/- 16, acredito que há um ganho se o motorista conseguir se planejar para abastecer nos dias mais frios
É um fato que se o reabastecimento dos tanques do posto for feito de manhã o volume do combustível está mais contraído do que à tarde pelo que é bombado para a viatura também contraído. Os tanque do posto não recebem produto por oleoduto pelo há muita diferença no volume recebido de manhã ou de tarde especialmente no verão. Problema resolvido se a bomba abastecedora tiver corretor de volume se não tiver há diferença sim em abastecer de manhã ou de tarde.
Sobre aquecer o motor, só esquece da dilatação térmica das partes do motor, então em 30 segundos o óleo sobe mas não é recomendado acelerar forte até que todas as partes do motor cheguem na temperatura de trabalho, pois ainda existem folgas entre as partes móveis.
no ponto 1 deve se deixar claro que até que o motor atinja a temperatura ideal, deve se evitar esforçar o motor, isso se deve às adaptações que ocorrem entre as diferentes peças e geometrias e materiais dos componentes quando se atinge a temperatura ideal.
Sobre a dica 6 (posto bandeira branca) discordo do Boris, pois sempre abasteço no Shell, as pouquíssimas vezes que abasteci em posto sem bandeira, o carro não rendeu as mesmas kilometragens, bateu pino, ficou "engasgando", me arrependi, posto sem marca nunca mais, o barato sai caro.
Ele está certo sim, aqui na minha cidade Teresina Piauí abastecer em posto Shell é pedir pra tomar prejuízo, tanto a moto injetada e a outra minha carburada apagando toda hora, falhando motor e rendimento baixo, sequei o tanque e fui pra outro posto Shell, aconteceu o mesmo. foi só mudar o posto e voltou ao normal, amigos meus aconteceram o mesmo, perguntei o posto e era Shell, mandei secar o tanque e resolveu. posto BR também, apesar do que eu abasteço também é um BR, mas achar um que presta é luta. vai da confiança de quem trabalha no posto mesmo.
A respeito dos postos com bandeira Branca aqui na minha região é bem complicado,e em alguns casos de postos que foram lacrados e fechados em definitivo todos eram Bandeira Branca. Eu prefiro abastecer o meu carro e meus tratores com combustível Shell.
Boa meu amigo, mecânicos me informaram na concessionaria Honda, para nao abastecer motocicleta com alcool, pois estragaria o TBI. Então porque fabricar ela com injeção flex ou como chamam, cg160mix??? Obrigado luiz costa Jaboatão-PE..
Nao concordo com o nao aquecimento do motor pela manha o apos longo período parado sem gerar calor e temperatura ideal do oleo para o funcionamento do oleo na lubrificação. O oleo tem uma temperatura minima e maxima para a lubrificacao ideal ate nos instrumentos quando o carro tem. Segundo, o ideal e' ao funcionar o motor esperar por 1 minuto para a lubrificacao completa do motor e do turbo em especial, que se esquenta mais rapidamente mas precisa de lubrificacao ideal. O mesmo deve ser observado na hora de desligar o motor, pois apelar ou ter usado o motor acelerado e desligar o motor de repente nao e saudável para a vida util do turbo nos veículos que o possuem. Fora isso, todos os lubrificantes tem a temperatura ideal de trabalho e lubrificacao correta dos componentes do veiculo. Desta forma, em primeiro lugar funcionar o motor em marcha lenta, e enquanto ele lubrifica todo o sistema e o turbo (que e' rápido, mas nao ainda na temperatura ideal de funcionamento), voce tem tempo para afivelar os cinto de segurança, ajustar retrovisores, e o que mais for necessário. Note que, nos veículos com injeção e mesmo carburadores eletrônicos, quando o motor esta frio e voce da a partida, ele nao mantem a marcha lenta de ao redor de 600 a 800 rpms, mas sim ele mantem a RPM do motor um pouco acima dos 1.000 RPM para o pre-aquecimento, o que nao esquenta o oleo da transmissão, diferencial, coisa de direção hidráulica, graxa dos rolamentos de rodas e etc. Portanto, creio que apos esse minuto e algo a mais as vezes, suficiente para fazer com que a RPM se reduza para marcha lenta, e' o ideal para promover a remoção da alavanca de cambio de PARK para R ou Drive sem promover um pequeno solavanco na transmissão pelo fato do veiculo estar parado e o motor um pouco acelerado. Sair com veiculo em velocidade que ele próprio consegue manter so por estar engrenado (cambio automático), permite que os lubrificantes do veiculo e todo seu conjunto passe de frio para a temperatura ideal de lubrificacao, o que ira aumentar a vida util de todo seu conjunto. Essa filosofia, era usada antigamente muito em caminhoes, caminhonetes e veículos com feixes de molas, para que ao se movimentarem lentamente promoviam o aquecimento do ano que resistiam melhor ao movimento do molejo, evitando assim a quebra de molas dos feixes, o que acontecia muito a miúdo se elas estavam frias. hoje ja possuem um tratamento melhor, mas mesmo assim nao deixa de ter seu sentido. Fiquem bem e boa sorte
Existe um teoria da expansão volumétrica dos líquidos que varia conforme a temperatura. Exemplo: É só colocar uma garrafa de água cheia e tampada no congelador, você vai ver a garrafa expandir ou explodir e podendo até ficar liquida e quando você tocar a água vira gelo.A temperatura da terra sofre variação com o horário do dia. Logo o melhor horário para abastecer o carro é de madrugada, pois a temperatura dos combustíveis está baixo. Cada fluido tem uma expansão volumetria diferente
Boris, articule com o pessoal do VRUMM para definitivamente esclarecer o tema de calibragem de pneus que não sejam nas medidas originais descritas no manual do carro. Exemplo: Tenho um KIA Sportage 1999 que indica uso de pneus 205/70R15. Mas no mercado o mais proximo é 215/75R15 AT/T . Qual calibragem usar????
Eu passava na transversal numa lombada porque era muito alta e esfolava a parte de baixo do carro. Mas já sabia sobre a torção do monobloco. Nunca abasteço em bandeira branca, só no mesmo posto ou da mesma bandeira, quando em viagem. Mas já parei no mecânico por conta de gasolina adulterada em posto de bandeira famosa. Outros me roubaram na quantidade.
Brasil não é pra amadores, há pouco tempo meu carro estava com a gasolina na reserva, coloquei 50,00 e nem apagou a luz, reclamei e a pessoa colocou 20,00 sem me cobrar nada, aí apagou, a luz tinha acabado de acender, aqueles 50 era pra ir pelo menos pra perto do 1/4 do tanque
Concordo com várias colocações suas, mais uma que não concordo é do motor 3 cilindros que é uma bomba pronta pra explodir, não aguenta o regaço. E uma correria que fica dentro do óleo? Todos sabemos que borracha não aguenta derivados do óleo.
O fato de esquentar de manhã nao é por questao de oleo lubrificar, e sim para dilatação das peças. Quer testar, ligue o carro e pise em uma subida, ou com peso. Vai ver que força e nao atinge velocidade para proxima marcha. Todos até hoje tem uma temperatura de trabalho para durabilidade e eficiência.
Só quem já teve um golzinho g4 flex sabe que quando usa muito tempo só 1 combustível quando muda pro outro e roda pouco tempo o carro não pega e precisa resetar.
Discordo do primeiro, precisa esperar o motor esquentar sim, todos os motores são fabricados com folgas para quando estiverem na temperatura ideal de trabalho a dilatação dos matérias como alumínio por exemplo ser a mais próxima do ideal para o funcionamento do motor, os fluidos também são projetados e funcionam com muito mais eficácia na temperatura ideal de trabalho do motor, por exemplo o óleo fica um pouco mais denso quando frio. Então não se trata somente da questão do carro falhar ou não por ser injetado ou não, e sim de questão termodinâmicas relacionadas ao desgaste e desempenho do motor e suas peças MOVEIS.
Passei com o fiesta do meu tio em um quebra molas de calçamento ,carro com 5 pessoas dentro , bem devagar por sorte tinnha uma pedra um pouco solta de quina e arracou o escape inteirinho , fiquei com o carro parado no meio da rua levantei com o macaco e tirei o escape que ficou preso , ainda bem que não passei de lado pq poderia ter empenado 😂😂 , ou seria melhor cada caso é um caso ,as vezes é necessário passar de lado.
Os motores de baixa capacidade volumetrica, ex. 1.0 , 1.2 , 1.4 , nas versões Turbo, têm invariavelmente o sistema de injeção direta de combustível. Este sim acumula resíduos na câmara de combustão e na sede das válvulas, prejudicando o seu funcionamento necessitando de manutenção para limpeza e descarbonização. Nenhuma gasolina aditivada dá conta disso. Portanto é ou vai se tornar uma Bomba sim, brevemente caso a manutenção correta não seja feita.
Tenho um New Fiesta 1.0 turbo e posso dizer que é maravilhoso! Com 62 mil km rodados, só me deu despesa com bateria, óleo e filtros. De resto, é perfeito!
Incluiria a garantia de fabrica. Manutenção em concessionária de fabrica (cobram pelo lavação e não trocam as peças programadas, e com poucas chances de graves problemas como os filtros, aconteceu comigo e a Hyundai fez pouco caso..)
Tem coisa que eu discordo: 1) não sou mecânico mas na minha experiência de vida percebi que é fundamental aquecer o motor principalmente os de combustível a álcool, pois principalmente os veículos carburados, o álcool contém muita água e se não atingir determinada temperatura para total evaporação da água no motor, ele começa a criar uma borra branca por dentro do motor; e também acredito que o não aquecimento do motor as peças internas não estão dilatadas, estando mais comprimidas, o óleo frio é mais grosso e com isso há um pouco mais de dificuldade de dar um resposta boa de lubrificação e resfriamento nas peças podendo causar superaquecimento, azulanento das bronzinas e até mesmo queima da junta de cabeçote, pois isso ja ocorreu comigo devido eu forçar o motor com ele frio. 2) sabemos que com o ar condicionado ligado e vidro aberto todo ar frio sai do inteirior do veículo, ficando o ar o quente, e o objetivo é resfriar o seu ambiente interno evitando o mormaço quente de fora entrar no veículo o qual da desonforto no trânsito, então isso não tem nada haver com aerodinâmica. Essa é minha opinião.
Quando se fala em motor três cilindros "turbo" , a durabilidade desses motores vai depender muito mais dos tipos de motoristas, maneira de dirigir, atender todas as revisões e as substituições das várias peças que são preciso ser trocadas com mais frequências em comparação aos motores de maior cilindradas... Motor três cilindros é bom somente para dar lucros para os fabricantes de veículos. Porque será que as montadoras dizem que o motor três cilindros está sendo utilizado para conseguir atender as novas normas de emissões de gases. Mas isso é só no Brasil ??? Estados Unidos, Europa estão conseguindo atender as emissões de gases com os seus motores de alta cilindradas ? Cadê o exemplo ? Os quais deveriam vir dos países de primeiro mundo... Esse motores três cilindros são muitos novos para se fazer tantas propagandas deles, até parece que agora esses motores estão fazendo milagres. Vamos aguardar mais alguns anos pra certificar o que vai acontecer.
Isso de passar em diagonal na lombada funciona sim. Eu tinha uma mercedes amg, é baixa demais. Se passar reto raspa no meio do carro e as vezes a a parte de frente tb. Na garagem só dava pra entrar dobrando a roda. Até com o conversível que tenho agora que é mais alto precisa cuidar senao raspa.
Tive um bravo só andava no etanol e após uns 2 anos fui abastecer com gasolina e a sonda lambida não fez a leitura da mudança de.combustivel. Na concessionária me disseram que o carro viciou no etanol, tive que substituir essa peça que faz a leitura e informa a central.
Tem um posto na BR 101 no RJ,Mico Leão,onde os motorista do caminhão q trabalho abastecia sempre pq tinha o melhor preço da área.Mas rodou um papo entre os caminhoneiros q o preço era barato pq eles "roubavam" na bomba.Dai nunca mais ele abasteceu lá,só para p pegar água. O Msm dono tem outro posto perto de q agora colocou a bandeira da BR,mas msm assim o pessoal fica com medo d parar lá pelo roubo na bomba.Ou seja,Com ou sem bandeira ninguém está livre de ser prejudicado.
gente tomem cuidado com esses youtubers tem muita coisa que aproveita mas tem muita coisa que é jogado ao vento. pra vcs terem uma ideia o metal e o oleo do carro precisam sim de aquecimento previo todo metal muda de forma quando muda temperatura é recomendado pelos engenheiros que produzem o carro um aquecimento previo antes de forçar o motor o oleo igual . muito cuidado com esses canais "renomados" de you tube eles querem audiencia falam de tudo não tem uma pesquisa em cima disso.
Pois é pessoal não entende que até o motor atingir sua temperatura de trabalho, ele está completamente desigual de dilatação, e nessa o desgaste é maior. Pessoal e esse Boris, esquecem que motor é uma máquina térmica, e como o próprio nome sugere, precisa de uma temperatura ótima de trabalho, tanto pra eficiência térmica, quanto pra movimentos e torques que o material está sendo submetido. Esse Boris fala muita besteira, até dizer que óleo de câmbio não se troca....já passou da hora dele se aposentar
Abasteci álcool em meu fiat bravo sendo utilizado gasolina a anos,o carro parou e tive que passar scanner pra reprogramar a central. Pode ser o bravo que tem essa particularide pois já ouvi reclamações de outros donos. Já ouviu sobre isso Boris?
Não é particularidade do bravo não, isso é bem comum, quando trocar da gasolina pro alcool é sempre bom rodar uns 10km pro módulo reconhecer a troca, falo isso por experiência em oficina mecânica.
Bnoite. Boris eu tenho um Peugeot 206, 1.4, 2008 8v. Fui conferir o nível do óleo de manhã com ele frio e a vareta estava seca. Repeti o processo umas 3x e foi a mesma coisa. Qdo saio com ele não acende a luz do óleo indicando algum problema, então o que pode ser ?
A luz do oleo só vai brilhar pra você quando a pressão de óleo cair e for eminente a falta de lubrificação (obrigatório parar o carro imediatamente e guinchar até a oficina). O motor consegue trabalhar com muito menos oleo do que o recomendado, mas desgasta o oleo e, consequentemente, o motor muito mais rapidamente. Ou seja, provavelmente ainda há oleo suficiente para o motor pressurizar ele, mas está baixo e ira se contaminar muito rapidamente. Vá em sua oficina de confiança e peça pra trocar o oleo e colocar a quantia recomendada pra esse motor, após 1.000 km, veja se abaixou o nivel do oleo (tirar foto com o celular antes e depois ajuda), Se abaixou o nivel, levar denovo na oficina para verificar vazamentos e compressão do motor. Aí o reparo pode ser de baixo custo (troca de juntas e/ou vedações de borracha normalmente não custam tanto) ou até mesmo ter de retificar/reparar o motor em si, sendo muito mais custoso nesse caso. Tem que verificar o consumo natural de oleo deste motor, alguns carros podem consumir mais de meio litro de oleo (meia vareta, eis que as marcações da vareta equivalem a aprox. 1 litro) a cada 1000 km.
Tinha também uma teoria de ao trocar o óleo do motor, antes de colocar o novo, colocar diesel ou querosene, colocar o motor para trabalhar alguns minutos e sangrar o diesel ou querosene sujo, lavando o motor. Só imagino o desgaste deste intervalo
Trabalhei com medição de fluidos, e os medidores são todos aferidos em temperatura padrão e possuem compensação de temperatura. Bobagem pensar que com o clima mais frio entrara mais combustível no tanque.
Discordo apenas em 2 pontos: 1 espero 1 a 2 minutos o óleo fluir no motor e 2: carro flex algums viciam sim durante a pandemia faltou gasolina e coloquei álcool pela primeira vez no meu Gol geração 5 só chequei em casa no outro dia não pegou nem a pau a central não aceitou o etanol esvaziamos o tanque consegui gasolina em uma oficina de um amigo e o carro pegou prejuízo de mais de 300 reais neste dia com o mecânico p retirar o tanque do lugar p e limpar o sistema e o álcool q vendi mais barato do q comprei uma parte que deu para aproveitar e comprar nova gasolina e agora quem tem razão TEORIA OU PRÁTICA teoricamente o SR É BEM INFORMADO isso não é fake é fato
Ainda acho que esses motores 3 cilindros COM TURBOCOMPRESSOR vão dar muita dor de cabeça para os donos de carros a partir de uns 3 a 5 anos de uso (ou seja, QUANDO ACABAR A GARANTIA DE FÁBRICA). Enquanto novos, não tem problema mas vamos ver daqui a alguns anos...
Tudo verdade! Um dos raros momentos que alguém diz que gasolina brasileira é das melhores do mundo. Só quem mora próximo a alguma fronteira sabe.
aqui em São Paulo não é recomendável abastecer após o horário comercial, que é quando os fiscais da ANP não estão mais nas ruas. Ai, dá lê botão liga desliga a adulteração da bomba.
Eles desligam o botão da adulterada depois do horário comercial? Acho que só desligam no outro dia de manhã... kkkk!!!
Nas 10 fui bem em todas. Sou taxista à 36 anos e no início de carreira trabalhei num posto shell da família Ferraz aqui em Recife.
E o posto que vc trabalhou foi honesto ou misturou a gasolina ?
Você é taxista HÁ 36 anos...
Boa explicações ! A questão do motor frio pela manhã que faltou um esclarecimento. Pois com essa explicação que não precisa esquentar o motor pela manhã, muitos motoristas ao liga-lo já acelera absurdamente parecendo que pegar vôo e no meu entender esse hábito vai ser prejudicial para o motor e para o bolso do cidadão que faz uso dessa prática.
Exato amigo. A questão de aquecer o carro não se trata do carro falhar como antigamente acontecia, mas sim deixar o lubrificante em temperatura de trabalho e ajustar as folgas por aquecimento do motor sem que o motor seja muito exigido nesse período.
Wendel Cavalcante, jamais vi um equívoco tão grande igual este Bóris falou no primeiro item. Não é apenas lubrificação em poucos segundos o importante igual ele falou. A grande questão é: ( temperatura ideal de trabalho ) e esta temperatura não de atinge em poucos segundos. Então pq a montadora instala ( válvula termostática? ) Na linha pesada ( intercambiador de calor ) primeira determina temperatura ideal para o motor e a segunda faz a troca ideal de temperatura água/ óleo. As dimensões pistão, anel/ cilindro, principalmente, necessitam desta temperatura e não é com poucos segundos que estas vão chegar. Alguns veículos ( 83° ) outros ( 90°, 92° ) é saudável quando o veículo esfriou totalmente a temperatura da água, aquecer sim, em rotação moderada, 1.500 rpm, nunca em rotações elevadas 3.00/4.000 mil giros.
@@Davi_Lucas581 Mas basta não exigir muito do motor cara!
Se você esperar uma temperatura ideal de trabalho em marcha lenta, ela vai demorar muito mais pra ser atingida do que com o carro andando sem forçar o motor.
Sem contar o tempo e combustível perdidos desnecessariamente.
@@Davi_Lucas581 Não creio que seja um equívoco, mas a falta de um complemento. Você pode sair em rotação moderada até que o motor atinja a temperatura ideal. Ocorre que com a injeção a temperatura aumenta mais rapidamente porque ela melhora a qualidade da combustão.
Ainda mais amigo, se a correia dentada, tiver com algum problema, e romper, aí vai pra oficina e o mecânico vai dizer: tem que retificar o cabeçote.
Explicações sucintas, úteis, português correto (raridade hoje em dia)! Parabéns pelo vídeo e pelo canal!
Qual nota do português dele?
Qual a nota da matéria?
Ele é do tempo em que as pessoas iam à escola para estudar e não para fazer selfies.
1 - Todo motor (ou todo mecanismo em geral) tem um ponto de ótima de temperatura que é a temperatura ideal de uso onde potência, eficiência e desgastes tem a melhor taxa. A lubrificação sim acontece bem rápido e a central cuida de adaptar os fornecimentos de combustível e ar para o funcionamento em diferentes temperaturas mas isso não muda o fato de que existe uma temperatura ideal de funcionamento.
2 - Está certo porém, como dito em outros comentários, a eficiência do resfriamento (e consequentemente a diminuição da pressurização do gás e o consumo) são influenciados pelo isolamento do ambiente interno do carro. Sendo assim não compensa o 100% do consumo mas diminui sim.
3 - Perfeito
4 - Complexas LEIS termodinâmicas são complexas demais para tratar de forma tão simples. O problema aí é a volatilidade (facilidade com a qual uma substância passa do estado líquido para o gasoso). Gasolina e etanol são muito voláteis e as mudanças de temperatura e pressão sempre vão afetá-los. A diferença no valor pago ao posto em si pode não ser relevante mas os excessos de vapores podem contar para a vida útil do cânister por exemplo.
5 - Tem muito cliente que cansa de ouvir o famigerado "reaprendizado do corpo de borboleta". Seja por conta de problema na sonda lambda ou no próprio corpo de borboleta, o uso de só um tipo de combustível por muito tempo tende a acarretar mal funcionamento, aumento de gasto ou mesmo o não funcionamento do veículo. Isso é recorrente em alguns modelos e inexistente em outros.
6 - Ok
7 - Perfeito, lembrando que muda o grip também
8 - Nunca tinha ouvido falar em diesel (faz nem sentido) e o querosene já ouvi para limpeza de bicos injetores (já testei uma vez, funciona, é arriscado, um mês com o carro fedendo e não compensa no final das contas)
9 - Aqui entram muitos conceitos a se levar em conta mas dá pra focar só na lei que obriga a porcentagem de etanol na gasolina que mais influencia nas comparações
10 - 3 cilindros é produto de uma engenharia convulsionante que é ditada simplesmente pela regra do lucro e do consumidor inconsciente. Nunca vi tanto carro com baixa quilometragem fazendo motor como ultimamente (e sim, são todos 3 cilindros). Logicamente um motorista consciente da importância da conservação e uso eficiente do equipamento vai sempre sofrer menos, mas o mercado não pode ignorar que existe uma média de usuários que sempre vão sofrer mais com as engenharias mal pensadas. Como o consumidor brasileiro não tem o costume de judicializar as questões, fica fácil empurrar essas coisas.
Depois de passamos séculos discutindo, desenvolvendo e aprimorando (vejam as histórias dos ciclos Otto, Atkinson e Miller) e facilitando o balanceamento dinâmico e a eficiência energética de motores à combustão, a falta de perspectiva de continuidade, frente a realidade elétrica que já está (atrasadamente) imposta criou essa aberração.
Cara vc estava indo bem até chegar na gasolina,...... falar que a nossa gasolina é umas das melhores do mundo me fez repensar na sua veracidade......
a gasolina que sai da refinaria sim mas o oportunista dono de posto que adultera que estraga
É verdade melhor até os donos de postos adulterar ok
Esse homem é honesto ele sabe que a gasolina é menos prijidical que o etanol porque simples adulterar a gasolina com alcool e melhor porque o carro é álcool e gasolina já abastecer com álcool eles misturam água então gasolina é melhor com certeza mas tem bobos que acham o álcool com água melhor 😂😂😂😂
No caso do uso do ar condicionado, em relação ao consumo, concordo. Mas em relação a eficiência do ar frio na “recirculação” é sem dúvida, com os vidros FECHADOS.
Quando ele falou sobre ar condicionado e vidros abertos, foi um versus o outro, não sobre usar AC com os vidros abertos ao mesmo tempo.
Eu gosto de abastecer de manhã, pois não tem fila kkkkkk. Valeu Boris
E bem cedo....kkkkk
Hahaha. Boa
para todo motorista ruim nem um carro presta
Muito bom Bóris, o senhor quando fala a vdd incomoda uns TH-camrs, e uns blogueiros ditos especialistas. O senhor tem meu respeito, isso papo é de gente, que tem muito a aprender, e não estuda e não se informa bem. Eles são o grupo que gosta de picaretagem.
Boa colocação. Concordo em parte, visto que na última sobre motores 3 cilindros, em algumas exceções, existem vídeos de carros novos com problemas nos motores, mas que isso não seja necessariamente a falta de manutenção.
Boris Feldmam e seus textos bem trabalhados. Adorava ouvi-lo no rádio. Inesquecível seu texto sobre como se deve fechar o capot.
Ele é rápido e dinâmico, linguagem simples, fácil e direta, sem embromação!!
A questão do horário de abastecimento influencia sim, pois quando a temperatura do combustível no tanque do veículo sobe (e sobe sim), dependendo da quantidade, vc pode ganhar até 1,5 litro ou perder caso abasteça mais tarde!!!
Trabalhei 15 anos em uma distribuidora e eramos obrigados a marcar a temperatura do combustível no momento, para descontar ou acrescentar valor na hora do faturamento!!!
Caro amigo vc trabalhou mas não aprendeu, vou lhe explicar.
A Petrobrás abastece o caminhão com 5.000 litros de gasolina a 20 graus, nessa temperatura a densidade é em torno de 728.
Quando chega na distribuidora a temperatura é de 35 graus, a densidade passou para 768, então o volume de 5.000 litros passou para 4.920 litros.
Então quem compra faz essa conta para saber se o volume na entrega é o mesmo que saiu da Petrobrás, caso seja diferente, é cobrado a diferença.
No caso de veículos não muda em nada abastecer de manhã ou a tarde, porque o volume muda de acordo com a temperatura, quando ela cair novamente ele vai estar lá novamente, vou explicar.
80 litros ( variação de temperatura / 5.000 litros = 0,016 ml por litros de diferença de volume.
Então se vc abastecer 50 litros de manhã a tarde vai ter 49.920 litros, porém na manhã do dia seguinte vc voltará a ter os 50 litros, então não muda em nada ok.
Quem tem que ficar esperto são os posto e distribuidora, por isso é importante a temperatura, ela vai te mostrar a variação do volume para a conferência, valeu chefe.
@@soneca3756 perfeito a colocação amigo.
@@soneca3756 Deu aula! Parabéns!
Eu comprei uma Tucson GLSB automática que usava militec,fiz a troca do óleo e não estou usando militec, procurei no manual da montadora e não encontrei nada a respeito,se fosse bom a montadora recomendaria 👍😠
Tem razão! A montadora lhe ama!
O manual não fala nada, mas as concessionárias Hyundai fazem nas revisões em garantia a empurroterapia, dentre outras bobagens, de aditivo de óleo similar ao militec.
Militec só é bom para te salvar no caso de uma quebra do cárter e motor rodar sem óleo, é uma proteção a mais, mais mas não tem efeito nenhum se você faz troca de óleo regularmente e acredito que em motor novo ou retificado que precisa amaciar. Posso ter falado bobagem. Mas pelo que tenho olhado, fato é que só serve para encarecer o seu bolso. As pessoas inventam muito. Já fui de colocar militec, fazer flush de motor e colocar aditivo de gasolina koube no tanque. Toda a experiência só serviu para doer no meu bolso.
Outra coisa que acredito ser fake news. Tenho também uma Tucson 2.0 e o pessoal gosta de falar que Bateria tem que ser 75a, 80a etc sendo que amperagem de uma bateria é só a quantidade de carga que ela suporta, o que é bom olhar é o CCA que quanto mais alto melhor, mas o que precisa é atender o que carro exige. Vejo muita gente colocando e pagando caríssimo em baterias com amperagem alta que custam o olho da cara. Uso uma de 60a e nunca tive problema, partida do carro pega na hora que bate a chave, parece que o carro ta com pressa de ligar.
E outra coisa que imaginei, motor da tucson é exatamente o mesmo do i30 que por sua vez usa 60a. O i30 ainda tem o agravante de usar bomba de direção elétrica que demanda mais energia do que a bomba de direção hidráulica acionada por correia que tem o Tucson. Ou seja, pra que bateria de 80a? Ha mais coloquei bateria de 80 e o carro ficou melhor, provavelmente por causa do CCA que nas de 80 devem ser mais altos que os de 60. mas uso uma zetta de 60a e perfeito o funcionamento.
A questão de esquentar o motor ficou mal esclarecida nesse texto curto, pois em outro vídeo o próprio Boris explica a importância de deixar o motor chegar à temperatura ideal antes de submeter o motor a altas rotações.
N verdade, é isso mesmo. No outro vídeo ele comentou sobre sujeitar o motor a altas rotações quando ainda está frio, ou seja, sair acelerando como um louco. Nesse vídeo ele está apenas falando sobre esperar esquentar para sair com o veículo.
Pois então, altas rotações não e o uso normal, pois o carro não chega às 3 mil rpm rodando na cidade.
Chega a 4, 5mil facil na cidade.
Voce dirige entao igual um idoso.
@@gustavobrtt Para você chegar com tanta facilidade aos 4500 RPM dentro da cidade, é porque seu carro não possui tanta potência, e precisa acelerar muito para conseguir uma resposta minimamente rápida. Provavelmente um motor 1.0 litro. Os motores mais elásticos e potentes trabalham em baixíssima rotação no circuito urbano, sem maiores problemas.
@@vicentesilvareis Concordo plenamente... Isso que meu carro é 1.0 e raríssimas as vezes que preciseu ultrapassar os 3.000 rpm. Via de regra fica entre 1700 e 2500 (seguindo o indicador de marchas que vem com o carro que é manual).
As vezes não é que é 1.0 o carro dele, pode ser um Renegade ou uma Toro, em especial C. Aut.
Obrigado pela orientação que Deus abençoe sempre vc e sua família em nome de Jesus.
Das mais absurdas que já vi aqui nessa mesma plataforma: maisena na direção hidráulica para "amaciar"; metal mágico que, no tanque de gasolina, diminui o consumo; depois de determinada quilotragem, o óleo precisa ser mais mais "grosso" etc.
Companheiro, continue com esses esclarecimentos, você e o único a fazer isso de maneira clara e didática! Obrigada!!!
02:06 - Esse ponto do "carro acostumar com combustível" costuma ser algum defeito presente que "aparece" na troca do combustível.
Muito boa a explicação , pra quem não Sabia , Parabéns " .
Boris, bom dia! Gostaria que você fizesse um vídeo sobre qual deveria ser o custo do carro no Brasil considerado o custo de produção.
O que está anunciado, acha que as montadoras não queriam vender mais carros?
@@jotajnr O que vc me diz da Apple que vende caro propositalmente?
@@hyldenira mas a apple vende carro desde quando kkkkk, outro tipo de mercado amigo, a apple vende uma "experiencia" uma ideia de que vc ta comprando um luxo, coisa q num vai acontecer um onix ou um polo por exemplo, o grande problema é que nossa moeda sempre foi mais fraca em relação ao dolar, mas nos ultimos 4 anos ela despencou e com isso tudo subiu
@@raulpaulillo7624 Sério que vc não entendeu a analogia ou tá se fazendo de besta?
Sobre aquecer o motor, o problema é que a injeção acabou com essa necessidade, mas alguns engenheiros de algumas montadoras ainda não "perceberam" isso.
O fato é que o acerto de alguns carros a frio com etanol parecem piada de mal gosto, parecem feitos no fundo de quintal, os carros engasgam e hesitam, já em em outras montadoras há muito mais refino e o motorista simplesmente nem se dá conta que o motor está frio no frio com etanol.
Na gasolina isso não é evidente nas nossas temperaturas ambiente.
Eu também tenho o hábito de aquecer o motor antes de sair.
Tanto no carro de trabalho quanto ao carro de passeio, uma coisa é fato, meus carros só visitam oficina para revisões preventivas.
Isso é pesquisa do IBGE, aquecendo antes, dura muito mais
Aquecer antes, te garante a lubrificação, e só! Mas isso não é pouca coisa, motor bem lubrificado dura mais
Só espero cerca de 30 segundos e também meus carros nunca deram problema, isso não quer dizer nada
Concordo em partes,mas a gasolina aqui ,ser uma das melhores ,essa não posso engolir
Danilo ele fala ao sair da refinaria , o problema é o caminho que ela percorre até o consumidor
Eu tiro o chapéu para o Boris. Como ele aguenta tanto comentário fútil. Parabéns pelo vídeo.
Eu sou seu fã pro Sr eu tiro chapéu seus vídeos é de grande importância pra todos nós que gostamos de carro,
Essa de passar na lombada com freio acionado, pelo menos em moto é clara a diferença
Na Avenida Anhaia Mello - Zona Leste da capital de São Paulo tem um posto cujas as bombas param por 2/3 segundos quando o contador chega a 50% do abastecimento, os caras acham que todo cliente é trouxa/leigo e não notam que tem fraude do software.
Parabéns por filtrar as asneiras que são ditas em vários lugares
Pneus devem ser calibrados frios ...!!! Correto ...??? Obrigado desde já e BHz MG ...
Isso mesmo, pneu frio
Penso q sempre q se ligar o motor deve-se aquecer o conjunto. Mesmo na parte da tarde, no verão. E por alguns minutos, nada muito rápido. Isso pq o motor é composto por metais diferentes, cada um com seu coeficiente de dilatação, e foi projetado para exercer torque qdo quente, compacto e, assim, com minimo atrito e desgaste
NÃO CONSIGO ENTENDER ATÉ HOJE PORQUE O PROGRAMA VRUM SAIU DO AR,ERA O MELHOR DE TODOS, BORIS E EMÍLIO, ÓTIMOS
eu nem sabia que passava na TV, qual canal passava?
@@adrpotter9904 PASSAVA NO SBT,PROGRAMA VRUM,PROCURA NO TH-cam
@@sebastiaoanterio8500 vou procurar, obrigado
Respeito muito o senhor. Mais na parte de esperar o motor aquecer um pouco antes de acelerar para sair é por quê tem q esperar os pistões ter boa dilatação pela temperatura, para evitar do combustível se misture ao óleo, pois os pistões frios, não tem boa vedação tem muita folga nos anéis. Isso foi o que já li, e faz sentido. Mais se o senhor tiver uma outra explicação eu agradeço.
Todas estas dica é corretas.
Eu sempre soube que de manhã ao ligar o motor. Deixar uns 30 segundo para que o olé do motor suba até o comader. Para lubrificar. Quanto esquentar! No decorrer da viagem o motor vai esquentando por si.
Algumas destas teorias populares como: Andar com vidro fechado na cidade e ar condicionado ligado gasta menos, esquentar o motor de manhã antes de sair e uso de querosene na gasolina foram as loucuras mais atuais que já ouvi! 😁
Boris, conteúdo completo, objetivo e transparente, adeus aos picaretas de plantão em algumas oficinas.
1:45 - todos aprendemos e evoluímos junto com o Boris q já postou dica pra abastecer o carro pela manhã, anos atrás... Tô sempre aprendendo!
Boris tem muita teoria e pouca pratica e não é fake é fato kkkk
Muito Obrigado pelo conteúdo. Deus Abençoe Você...!
Isso não é nem fake News, é lenda urbana mesmo
Com relação a diferença de densidade do combustivel, eu concordo que (pelo fato do tanque estar enterrado) nao faz muita diferença abastecer de manhã ou ao meio dia. PORÉM, quem vive em cidades como São Paulo onde é comum (principalmente no outono e primavera) a semana começar com temperatura máxima de +/-36 graus e no fds a temperatura tem mínima de +/- 16, acredito que há um ganho se o motorista conseguir se planejar para abastecer nos dias mais frios
É um fato que se o reabastecimento dos tanques do posto for feito de manhã o volume do combustível está mais contraído do que à tarde pelo que é bombado para a viatura também contraído. Os tanque do posto não recebem produto por oleoduto pelo há muita diferença no volume recebido de manhã ou de tarde especialmente no verão. Problema resolvido se a bomba abastecedora tiver corretor de volume se não tiver há diferença sim em abastecer de manhã ou de tarde.
Sobre aquecer o motor, só esquece da dilatação térmica das partes do motor, então em 30 segundos o óleo sobe mas não é recomendado acelerar forte até que todas as partes do motor cheguem na temperatura de trabalho, pois ainda existem folgas entre as partes móveis.
no ponto 1 deve se deixar claro que até que o motor atinja a temperatura ideal, deve se evitar esforçar o motor, isso se deve às adaptações que ocorrem entre as diferentes peças e geometrias e materiais dos componentes quando se atinge a temperatura ideal.
Mas isso ele já cansou de dizer em mais de 10 vídeos que assisti, ele como protagonista, falando sobre o tema.
BUENISSIMA TARDES DOCTOR ... MUCHAS GRACIAS ... ABRAZOS !!!
Os videos do Boris são ótimos, Abordagens excelentes e em curto espaço de tempo.
Parabéns à você, só falaste verdades nua e crua 😇❤💪💪💪💪👏👏👏👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Verdade mas esquento o motor por trinta segundos e muito boas recordações o Boris é dez
O duro é que, por mais que alguns ouçam a verdade, continuam fazendo “por precaução”
Qual o problema? Faz quem quer.
Sobre a dica 6 (posto bandeira branca) discordo do Boris, pois sempre abasteço no Shell, as pouquíssimas vezes que abasteci em posto sem bandeira, o carro não rendeu as mesmas kilometragens, bateu pino, ficou "engasgando", me arrependi, posto sem marca nunca mais, o barato sai caro.
Será que é por que foi justamente oq ele falou? O dono do posto sacaneia e adultera! No fim ele está certo kkk
Ele está certo sim, aqui na minha cidade Teresina Piauí abastecer em posto Shell é pedir pra tomar prejuízo, tanto a moto injetada e a outra minha carburada apagando toda hora, falhando motor e rendimento baixo, sequei o tanque e fui pra outro posto Shell, aconteceu o mesmo. foi só mudar o posto e voltou ao normal, amigos meus aconteceram o mesmo, perguntei o posto e era Shell, mandei secar o tanque e resolveu. posto BR também, apesar do que eu abasteço também é um BR, mas achar um que presta é luta. vai da confiança de quem trabalha no posto mesmo.
Boris,e os Vemag, bons tempos em? Você lembra. Me lembro de vc na oficina do Cláudio lá na rua Ceará e pelas ruas de BH bons tempos em.?
A respeito dos postos com bandeira Branca aqui na minha região é bem complicado,e em alguns casos de postos que foram lacrados e fechados em definitivo todos eram Bandeira Branca.
Eu prefiro abastecer o meu carro e meus tratores com combustível Shell.
Boa meu amigo, mecânicos me informaram na concessionaria Honda, para nao abastecer motocicleta com alcool, pois estragaria o TBI. Então porque fabricar ela com injeção flex ou como chamam, cg160mix??? Obrigado luiz costa Jaboatão-PE..
Verdade viu Sr. Luiz, pena pensado
Bom dia abremdo muito com você gratidão Rio do Sul sc
Nao concordo com o nao aquecimento do motor pela manha o apos longo período parado sem gerar calor e temperatura ideal do oleo para o funcionamento do oleo na lubrificação.
O oleo tem uma temperatura minima e maxima para a lubrificacao ideal ate nos instrumentos quando o carro tem.
Segundo, o ideal e' ao funcionar o motor esperar por 1 minuto para a lubrificacao completa do motor e do turbo em especial, que se esquenta mais rapidamente mas precisa de lubrificacao ideal. O mesmo deve ser observado na hora de desligar o motor, pois apelar ou ter usado o motor acelerado e desligar o motor de repente nao e saudável para a vida util do turbo nos veículos que o possuem.
Fora isso, todos os lubrificantes tem a temperatura ideal de trabalho e lubrificacao correta dos componentes do veiculo. Desta forma, em primeiro lugar funcionar o motor em marcha lenta, e enquanto ele lubrifica todo o sistema e o turbo (que e' rápido, mas nao ainda na temperatura ideal de funcionamento), voce tem tempo para afivelar os cinto de segurança, ajustar retrovisores, e o que mais for necessário. Note que, nos veículos com injeção e mesmo carburadores eletrônicos, quando o motor esta frio e voce da a partida, ele nao mantem a marcha lenta de ao redor de 600 a 800 rpms, mas sim ele mantem a RPM do motor um pouco acima dos 1.000 RPM para o pre-aquecimento, o que nao esquenta o oleo da transmissão, diferencial, coisa de direção hidráulica, graxa dos rolamentos de rodas e etc. Portanto, creio que apos esse minuto e algo a mais as vezes, suficiente para fazer com que a RPM se reduza para marcha lenta, e' o ideal para promover a remoção da alavanca de cambio de PARK para R ou Drive sem promover um pequeno solavanco na transmissão pelo fato do veiculo estar parado e o motor um pouco acelerado.
Sair com veiculo em velocidade que ele próprio consegue manter so por estar engrenado (cambio automático), permite que os lubrificantes do veiculo e todo seu conjunto passe de frio para a temperatura ideal de lubrificacao, o que ira aumentar a vida util de todo seu conjunto.
Essa filosofia, era usada antigamente muito em caminhoes, caminhonetes e veículos com feixes de molas, para que ao se movimentarem lentamente promoviam o aquecimento do ano que resistiam melhor ao movimento do molejo, evitando assim a quebra de molas dos feixes, o que acontecia muito a miúdo se elas estavam frias.
hoje ja possuem um tratamento melhor, mas mesmo assim nao deixa de ter seu sentido.
Fiquem bem e boa sorte
Existe um teoria da expansão volumétrica dos líquidos que varia conforme a temperatura. Exemplo: É só colocar uma garrafa de água cheia e tampada no congelador, você vai ver a garrafa expandir ou explodir e podendo até ficar liquida e quando você tocar a água vira gelo.A temperatura da terra sofre variação com o horário do dia. Logo o melhor horário para abastecer o carro é de madrugada, pois a temperatura dos combustíveis está baixo. Cada fluido tem uma expansão volumetria diferente
Já ocorreu de acender luz da injeção por vários minutos, após abastecer com etanol .Usava gasolina por meses anteriormente
Boris, articule com o pessoal do VRUMM para definitivamente esclarecer o tema de calibragem de pneus que não sejam nas medidas originais descritas no manual do carro. Exemplo: Tenho um KIA Sportage 1999 que indica uso de pneus 205/70R15. Mas no mercado o mais proximo é 215/75R15 AT/T . Qual calibragem usar????
Eu passava na transversal numa lombada porque era muito alta e esfolava a parte de baixo do carro. Mas já sabia sobre a torção do monobloco.
Nunca abasteço em bandeira branca, só no mesmo posto ou da mesma bandeira, quando em viagem. Mas já parei no mecânico por conta de gasolina adulterada em posto de bandeira famosa. Outros me roubaram na quantidade.
Brasil não é pra amadores, há pouco tempo meu carro estava com a gasolina na reserva, coloquei 50,00 e nem apagou a luz, reclamei e a pessoa colocou 20,00 sem me cobrar nada, aí apagou, a luz tinha acabado de acender, aqueles 50 era pra ir pelo menos pra perto do 1/4 do tanque
Direto e reto, canal raiz, ótimas informações e verdadeiras!!! Parabéns
O problema da gasolina é que ela só é a melhor do mundo antes de passar pelo muro da refinaria. Depois, só Deus será que sabe?
Concordo com várias colocações suas, mais uma que não concordo é do motor 3 cilindros que é uma bomba pronta pra explodir, não aguenta o regaço. E uma correria que fica dentro do óleo? Todos sabemos que borracha não aguenta derivados do óleo.
O fato de esquentar de manhã nao é por questao de oleo lubrificar, e sim para dilatação das peças. Quer testar, ligue o carro e pise em uma subida, ou com peso. Vai ver que força e nao atinge velocidade para proxima marcha. Todos até hoje tem uma temperatura de trabalho para durabilidade e eficiência.
Só quem já teve um golzinho g4 flex sabe que quando usa muito tempo só 1 combustível quando muda pro outro e roda pouco tempo o carro não pega e precisa resetar.
Sensacional! Direto e reto sem papas na língua!
Discordo do primeiro, precisa esperar o motor esquentar sim, todos os motores são fabricados com folgas para quando estiverem na temperatura ideal de trabalho a dilatação dos matérias como alumínio por exemplo ser a mais próxima do ideal para o funcionamento do motor, os fluidos também são projetados e funcionam com muito mais eficácia na temperatura ideal de trabalho do motor, por exemplo o óleo fica um pouco mais denso quando frio.
Então não se trata somente da questão do carro falhar ou não por ser injetado ou não, e sim de questão termodinâmicas relacionadas ao desgaste e desempenho do motor e suas peças MOVEIS.
Passei com o fiesta do meu tio em um quebra molas de calçamento ,carro com 5 pessoas dentro , bem devagar por sorte tinnha uma pedra um pouco solta de quina e arracou o escape inteirinho , fiquei com o carro parado no meio da rua levantei com o macaco e tirei o escape que ficou preso , ainda bem que não passei de lado pq poderia ter empenado 😂😂 , ou seria melhor cada caso é um caso ,as vezes é necessário passar de lado.
Boa tarde ,gostaria de saber a função do interruptor que fica no pedal da embreagem do corsa premiun 1.8 2005 sedam obrigado!
Excelente! Obrigado e abraço!
Show demais! parabéns!
Os motores de baixa capacidade volumetrica, ex. 1.0 , 1.2 , 1.4 , nas versões Turbo, têm invariavelmente o sistema de injeção direta de combustível. Este sim acumula resíduos na câmara de combustão e na sede das válvulas, prejudicando o seu funcionamento necessitando de manutenção para limpeza e descarbonização. Nenhuma gasolina aditivada dá conta disso. Portanto é ou vai se tornar uma Bomba sim, brevemente caso a manutenção correta não seja feita.
Tenho um New Fiesta 1.0 turbo e posso dizer que é maravilhoso! Com 62 mil km rodados, só me deu despesa com bateria, óleo e filtros. De resto, é perfeito!
Incluiria a garantia de fabrica.
Manutenção em concessionária de fabrica (cobram pelo lavação e não trocam as peças programadas, e com poucas chances de graves problemas como os filtros, aconteceu comigo e a Hyundai fez pouco caso..)
Belíssimas observações!
Legal demais seu canal 🎉🎉
Tem coisa que eu discordo: 1) não sou mecânico mas na minha experiência de vida percebi que é fundamental aquecer o motor principalmente os de combustível a álcool, pois principalmente os veículos carburados, o álcool contém muita água e se não atingir determinada temperatura para total evaporação da água no motor, ele começa a criar uma borra branca por dentro do motor; e também acredito que o não aquecimento do motor as peças internas não estão dilatadas, estando mais comprimidas, o óleo frio é mais grosso e com isso há um pouco mais de dificuldade de dar um resposta boa de lubrificação e resfriamento nas peças podendo causar superaquecimento, azulanento das bronzinas e até mesmo queima da junta de cabeçote, pois isso ja ocorreu comigo devido eu forçar o motor com ele frio. 2) sabemos que com o ar condicionado ligado e vidro aberto todo ar frio sai do inteirior do veículo, ficando o ar o quente, e o objetivo é resfriar o seu ambiente interno evitando o mormaço quente de fora entrar no veículo o qual da desonforto no trânsito, então isso não tem nada haver com aerodinâmica. Essa é minha opinião.
Quando se fala em motor três cilindros "turbo" , a durabilidade desses motores vai depender muito mais dos tipos de motoristas, maneira de dirigir, atender todas as revisões e as substituições das várias peças que são preciso ser trocadas com mais frequências em comparação aos motores de maior cilindradas... Motor três cilindros é bom somente para dar lucros para os fabricantes de veículos.
Porque será que as montadoras dizem que o motor três cilindros está sendo utilizado para conseguir atender as novas normas de emissões de gases. Mas isso é só no Brasil ??? Estados Unidos, Europa estão conseguindo atender as emissões de gases com os seus motores de alta cilindradas ?
Cadê o exemplo ? Os quais deveriam vir dos países de primeiro mundo...
Esse motores três cilindros são muitos novos para se fazer tantas propagandas deles, até parece que agora esses motores estão fazendo milagres.
Vamos aguardar mais alguns anos pra certificar o que vai acontecer.
Isso de passar em diagonal na lombada funciona sim. Eu tinha uma mercedes amg, é baixa demais. Se passar reto raspa no meio do carro e as vezes a a parte de frente tb. Na garagem só dava pra entrar dobrando a roda. Até com o conversível que tenho agora que é mais alto precisa cuidar senao raspa.
Só que entro a zero por hora nas lombadas né. Carro esportivo e tal. 🤣
Você é exceção
Boris vc é demais é o cara sempre colocando as verdades na mesa❤
Tive um bravo só andava no etanol e após uns 2 anos fui abastecer com gasolina e a sonda lambida não fez a leitura da mudança de.combustivel. Na concessionária me disseram que o carro viciou no etanol, tive que substituir essa peça que faz a leitura e informa a central.
Tem umas lombadas aqui na minha cidade que parece uns muros, se não passar de lado o carro fica suspenso as quatro rodadas
Que bom! Tirou muitas dúvidas!
Muito boa ás dicas, valeu mesmo.
Sobre a primeira partida do dia creio eu que se faz necessário sim ligar e deixar ao menos 5 a 10 minutos antes de sair ainda mais se for a diesel
Bes te i ra.
Excelentes comentários meu amigo. Parabéns!!
Tem um posto na BR 101 no RJ,Mico Leão,onde os motorista do caminhão q trabalho abastecia sempre pq tinha o melhor preço da área.Mas rodou um papo entre os caminhoneiros q o preço era barato pq eles "roubavam" na bomba.Dai nunca mais ele abasteceu lá,só para p pegar água.
O Msm dono tem outro posto perto de q agora colocou a bandeira da BR,mas msm assim o pessoal fica com medo d parar lá pelo roubo na bomba.Ou seja,Com ou sem bandeira ninguém está livre de ser prejudicado.
Postos em BR é sempre perigoso de ser adulterado.
gente tomem cuidado com esses youtubers tem muita coisa que aproveita mas tem muita coisa que é jogado ao vento. pra vcs terem uma ideia o metal e o oleo do carro precisam sim de aquecimento previo todo metal muda de forma quando muda temperatura é recomendado pelos engenheiros que produzem o carro um aquecimento previo antes de forçar o motor o oleo igual . muito cuidado com esses canais "renomados" de you tube eles querem audiencia falam de tudo não tem uma pesquisa em cima disso.
Pois é pessoal não entende que até o motor atingir sua temperatura de trabalho, ele está completamente desigual de dilatação, e nessa o desgaste é maior. Pessoal e esse Boris, esquecem que motor é uma máquina térmica, e como o próprio nome sugere, precisa de uma temperatura ótima de trabalho, tanto pra eficiência térmica, quanto pra movimentos e torques que o material está sendo submetido. Esse Boris fala muita besteira, até dizer que óleo de câmbio não se troca....já passou da hora dele se aposentar
O Boris pega o manual do carro é repete literalmente, o manual fala de um mundo perfeito, o que na prática não acontece.
Tudo que existe a muito tempo e sempre funciona ; os gênios do TH-cam desfaz .
Boris falou só coisas que percebo que muitos acreditam, outro é economia de combustível com hidrogênio e vapor de gasolina, acreditam em cada coisa
Sempre direto e reto. Vrum
Abasteci álcool em meu fiat bravo sendo utilizado gasolina a anos,o carro parou e tive que passar scanner pra reprogramar a central. Pode ser o bravo que tem essa particularide pois já ouvi reclamações de outros donos. Já ouviu sobre isso Boris?
Não é particularidade do bravo não, isso é bem comum, quando trocar da gasolina pro alcool é sempre bom rodar uns 10km pro módulo reconhecer a troca, falo isso por experiência em oficina mecânica.
Parabéns mestre!!!
Excelente explicação
Bnoite.
Boris eu tenho um Peugeot 206, 1.4, 2008 8v.
Fui conferir o nível do óleo de manhã com ele frio e a vareta estava seca. Repeti o processo umas 3x e foi a mesma coisa.
Qdo saio com ele não acende a luz do óleo indicando algum problema, então o que pode ser ?
A luz do oleo só vai brilhar pra você quando a pressão de óleo cair e for eminente a falta de lubrificação (obrigatório parar o carro imediatamente e guinchar até a oficina). O motor consegue trabalhar com muito menos oleo do que o recomendado, mas desgasta o oleo e, consequentemente, o motor muito mais rapidamente. Ou seja, provavelmente ainda há oleo suficiente para o motor pressurizar ele, mas está baixo e ira se contaminar muito rapidamente. Vá em sua oficina de confiança e peça pra trocar o oleo e colocar a quantia recomendada pra esse motor, após 1.000 km, veja se abaixou o nivel do oleo (tirar foto com o celular antes e depois ajuda), Se abaixou o nivel, levar denovo na oficina para verificar vazamentos e compressão do motor. Aí o reparo pode ser de baixo custo (troca de juntas e/ou vedações de borracha normalmente não custam tanto) ou até mesmo ter de retificar/reparar o motor em si, sendo muito mais custoso nesse caso.
Tem que verificar o consumo natural de oleo deste motor, alguns carros podem consumir mais de meio litro de oleo (meia vareta, eis que as marcações da vareta equivalem a aprox. 1 litro) a cada 1000 km.
Tinha também uma teoria de ao trocar o óleo do motor, antes de colocar o novo, colocar diesel ou querosene, colocar o motor para trabalhar alguns minutos e sangrar o diesel ou querosene sujo, lavando o motor. Só imagino o desgaste deste intervalo
Trabalhei com medição de fluidos, e os medidores são todos aferidos em temperatura padrão e possuem compensação de temperatura. Bobagem pensar que com o clima mais frio entrara mais combustível no tanque.
Eu creio! ❤
Discordo apenas em 2 pontos: 1 espero 1 a 2 minutos o óleo fluir no motor e 2: carro flex algums viciam sim durante a pandemia faltou gasolina e coloquei álcool pela primeira vez no meu Gol geração 5 só chequei em casa no outro dia não pegou nem a pau a central não aceitou o etanol esvaziamos o tanque consegui gasolina em uma oficina de um amigo e o carro pegou prejuízo de mais de 300 reais neste dia com o mecânico p retirar o tanque do lugar p e limpar o sistema e o álcool q vendi mais barato do q comprei uma parte que deu para aproveitar e comprar nova gasolina e agora quem tem razão TEORIA OU PRÁTICA teoricamente o SR É BEM INFORMADO isso não é fake é fato
Novo no canal
Gostei das explicações
Parabéns
Ainda acho que esses motores 3 cilindros COM TURBOCOMPRESSOR vão dar muita dor de cabeça para os donos de carros a partir de uns 3 a 5 anos de uso (ou seja, QUANDO ACABAR A GARANTIA DE FÁBRICA).
Enquanto novos, não tem problema mas vamos ver daqui a alguns anos...
Sério? já tem mais de 8 anos no mercado e ainda não " explodiu "
A tua moto tem 1 cilindro e não dá problema. Brincadeira, mas não é por ser 3 cilindros que vai quebrar.
Boris gosto muito dos seus comentários parabéns