Ia comprar um SUV sem olhar outros carros, até que decidi olhar outras opções. Aí, vi um sedã, por um preço menor e mais itens de série, mais porta-malas, seguro mais barato, mais conforto e itens de segurança. Não pensei duas vezes. Exatamente o que disse nosso sábio Boris.
Meus motivos por escolher um Duster: Altura do solo para trafegar por estrada rural, pneu maior pra cair menos na buraqueira, rack de teto original muito bom, porta malas gigante (o maior)
Olá Erasmo , tudo bem ? Concordo perfeitamente com você, pois os sedans são muito baixos em relação ao solo, sendo assim, mesmo vazios são muito baixos !
Uma vez meu filho reclamou de uma valeta e dos quebra-molas que haviam na minha rua. Eu só fui sentir a extensão do problema quando usei o carro dele...rs
Por isso penso em pegar um mais alto. Prefeitura aqui não tem critério algum para quebra-molas, uns curtos, outros largos, uns com tamanho normal, outros absurdamente altos, maioria o meu sedã raspa o fundo. No asfalto, na estrada, não troco por nenhum. Econômico, potente, confortável e seguro. Nenhum SUV me daria isso. (tenho Ford Focus Fastback). Mas é muito baixo, carro feito pro mercado americano, com ruas q são uns tapetes.
pensava assim. passei 4 anos usando hatch raspando em lombadas e dando fim de curso na suspensão no asfalto lunar da minha região. fora os pequenos "alagamentos" nas vias quando chove. adoro sedan, sempre foi minha carroceria favorita mas onde moro um suv ou picape são bem mais práticos
@@cassiol.s4771 mano o rapaz explicou justamente o motivo que ele comprou um suv,ou seja cada um compra o carro que melhor li atende,eu prefiro suv pois é melhor pra acidade,já na pista é só não fazer loucuras em ultrapassagem que vc anda na boa...sadan aqui no Brasil infelizmente já estão com dias contados.
Eu tinha uma bmw 320, era um horror nas nossas ruas e estradas qualquer buraco ja raspava em baixo.. quebra molas tinha que quase parar. Agora tenho uma evoque, 4x4, muito melhor pra ruas esburacadas, passa bem nos quebra molas, nunca raspou em baixo e ainda posso andar em estradas escorregadias de boa.
@@joelsoncatu7907 tranquilo mano foi só uma pergunta, cada um gasta o dinheiro onde acha melhor eu mesmo tive um Audi A3 1.8 Sportback 2015, nunca me deu trabalho, onde eu moro as ruas e estradas são pavimentadas, mesmo com buracos o Audi me atendia super bem. Não vi necessidade em momento algum de partir pra SUV.
Vou fazer 17 anos agora em janeiro e a única pessoa que faz vídeo de automóveis no yt e esse senhor o único que mais respeito que faz vídeo desse tema um abraço e feliz ano novo a todos
Eu tenho um 4x4, suzuki, mas é por amor à visitar a natureza, por trilhas e caminhos difíceis de terra, lama e barro, buraqueiras, trechos que atravessa por riachos, enfim, realmente usamos pelo menos uma vez ao mês, no dia a dia urbano fica pela beleza e a vontade da próxima aventura...
Sim. Maior visibilidade do entorno, mais fácil de entrar e sair... Estradas e ruas brasileiras são uma corrida de obstáculos, por isso tenho um Crossfox há quase 20 anos...
Chega a ser cômico, por causa do estado de nossas estradas, SUV'S também quebram e os pneus também sofrem, ainda tem um grande problema, são mais pesados, o desgaste é maior. Mas, o brasileiro é o cara mais inteligente do mundo, não adianta tentar convencer, aqueles que não querem ouvir.
Altura do solo acredito ser o principal chamativo dos SUVS aqui no Brasil. Em cada lançamento q os outros carros diminuíram a altura do solo , foram deixando os SUVS mais atraente .
e também são mais confortáveis... e não dá pra ignorar as lombadas mal feitas e estradas ruins e esburacadas que temos e quase todas as cidades, o suv não tem só pontos negativos
Moro numa cidade onde há bom asfalto em 98 porcento dela, lombadas são poucas e são bem feitas, as distâncias são curtas e não há áreas de estrada de chão. Todavia, houve uma explosão de SUV 's. Como disse no vídeo é compra pelo mercado e impulso pessoal, não pela lógica/ necessidade.
@@koeio não gosto, mas os carros sedans são os mais confortáveis. Tanto assim que os mais confortáveis e luxuosos carros do mundo são sedans. Aqui onde moro há bom asfalto, quase não há lombadas, as distâncias são curtas, mas houve uma explosão de SUV s . Eu vejo como uma imposição do mercado que quer lucrar mais.
Boris é lenda...parabéns!! A humanidade preocupada com aquecimento global e todo mundo querendo andar de carro grande e gastão...dando desculpa de uns buracos...tá certo que tem muito lugar que carro alto é a solução...mas carros mais leves e econômicos deveriam ser incentivados. Parabéns meu amigo...te acompanho desde a década de 70.
Moro no sítio, os suvs e as pickups são não questão de preferência mas sim de necessidade, amo peruas e sedãs mas infelizmente é inviável ter onde eu moro além das más condições da estrada existem lugares que o carro simplesmente não passa porque tem um buraco enorme, troquei o tanque de combustível do Palio do meu pai duas vezes porque bateu embaixo.
Eu comprei uma duster 4x4, por causa da praticidade e estabilidade, ru costumo pescar muito, em estradas ruins e puxando o barco, então para mim foi algo pratico
@@izy931 Amigão, você parou no tempo, foi se o tempo que a Renault tinha carros frágeis e não se encontrava peça, aqui em SP posso dizer facilmente que 1/3 da frota é de carros da Renault, olha o tanto de Logan, Kwid e Sandero nas ruas.
Tem muitos SUV's que nao aguentam o tranco, so mesmo como urbano. O Boris, tem uma visão, de decadas e muita experiencia o que se chama de credibilidade. Atento muito para as suas observações, da a mim foco numa realidade comercial. Parabéns Sr Boris.
O MELHOR CANAL DE CARROS. SOU SUPER FÃ. ABORDAGEM PRECISA E SUCINTA COM VÍDEOS CURTOS E SUPER INFORMATIVOS. SENSACIONAL. EU SÓ COMPRO CARRO SEDÃ OU HATCH. NÃO CAIO NESSA DE SUV. VALEU DEMAIS!!!!
A vantagem dos SUVs no Brasil, entre outras, é perfeito para as nossas ruas que mais parecem uma pista off road. Vejo nas filmagens de países de 1º mundo que só dá SUV.
@@yuricampos8931 Se você se refere às estradas, não concordo. Se você se refere aos suv's concordo contigo. Não acho que em tudo que é país bom só dê suv.
Com as estradas q temos só suv mesmo. É uma questão até racional, não apenas emocional. Quebra-molas, buracos, desníveis é o único q poupa os ocupantes.
@@rgroove1970 não sei em qual estado q vc reside, mas no RS e SC as estradas estão caóticas. Muitos buracos, quebra molas altos. Também gosto mais de sedans, tenho um inclusive, mas estou pensamdo em mudar para suv pelas más condiçoes das estradas.
A Altura do solo e o fato de ter opção 4x4 me fizeram optar por um renegade diesel. Eu tinha um caminhonete antes, agora com o Renegade e uma carretinha, estou bem satisfeito. Não uso para fazer Rally, mas vou com conforto e relativa tranquilidade pelos 10km de estrada de terra para minha chácara.
Boa dica essa do suv com carretinha para substituir um caminhoneta. A caminhonete tem o defeito de ser grande para as cidades apertadas do Brasil e além disso não tem porta malas! A caçamba não é porta malas pois vive cheia de pó e molha mesmo com protetor marítimo. Talvez quando inventarem um caminhoneta pequena estilo fastback (tipo o cibertruc da tesla) com uma tampa de verdade que não entra pó nem água na caçamba e que possa ser retirada para virar uma caminhonete talvez se crie uma caminhonete perfeita para usar no campo e na cidade. Uma caminhonete fastback. Fastback na utilização normal do dia dia e caminhonete quando precisar da caçamba para carregar coisas grandes.
@@akiroidprbr1219 esse que foi o meu incômodo, levar menino para escola, fazer compras, ir visitar um cliente. Ao fazer compras, mesmo com capota marítima, tinha que vir direto para casa, não ficava à vontade de ir em algum ligar e deixar as coisas na caminhonete mesmo com capota marítima. Fora mochila com notebook e afins… eu estou satisfeito com essa configuração agora.
@@thiagosilva3935 vc q é funboy da marca e não conhece outras opções melhores seu babaka, eu trabalhei na Hyundai, o carro é durável, mas é duro, suspensão dura, beberrão, e o acabamento é muito aquém dos concorrentes do segmento, isso é um fato.
Mas as BMW com suas X-tudo com perfil fita isolante nem deveria ser considerada SUV. Pra mim SUV tem que ter pneu borrachudo. 99% são tudo crossover pra andar em rua.
Minha opção pelo SUV é de ordem prática: suspensão um pouco mais robusta que os veículos sedan e hatch, rodas e pneus maiores e maior altura do solo, pra enfrentar as péssimas ruas e estradas brasileiras, cheias de buracos, desníveis e protuberâncias. Parece que a indústria percebeu isso e investe no que lhe dá maior lucro.
Sai de uma adventure locker gostava dela porque é alta,os buracos desse Brasil são muitos.. Agora estou com um SUV olha me surpreendeu e muito satisfeito com o carro ..ainda mais com controle de estabilidade nossa nas curvas o carro é show ..nunca gostei de carros baixos até porque as ruas são péssimas rala tudo lombadas demais nesse país mais cada um. Cada um ..boa matéria
As montadoras estão cada vez mais se adaptando as nossas ruas e estradas,cada vez mais investem em suvs pois o retorno é garantido e por outro lado estão aumentando a altura em relação ao solo dos sedam e hatch , com isso quem ganha é o consumidor com tantas opções.
@@giltonmacedodossantos3256 na real essa onda de SUV é global. Até pelos filmes americanos vc consegue notar. Nos anos 90 as viaturas policiais eram sedãs. Nos anos 2000 já foram mudando para SUVs. Então não é exatamente adaptação, estão trazendo os produtos de fora pra cá. A questão é que aqui eles realmente tem uma vantagem importante, o vão livre do solo dá um conforto muito melhor ao encarar nossas estradas lunares, até evitando problemas por bater o assoalho, etc. Para quem não precisa de porta-malas absurdo e pode arcar com o consumo um pouco maior e tal, não tem pq não ir em um SUV
Eu gostaria de ter um SUV pela necessidade de altura do carro e possibilidade de aumentar o espaço para carregar coisas (já que baixando os bancos o carro pode ficar enorme. Mas como não vale o que custa e eu não tenho grana, fico com meu hatch hehe
Exato. E pode apostar numa coisa: Se o preço e manutenção dos hatch/suv fosse igual, 90% da turma que adora falar mal dos suv teria um suv na garagem.😀
Resolvi isso comprando um Hyundai Tucson 2008 pois é SUV alto, espaçoso, cheio de mimos de conforto e custo de aquisição barato com consumo correspondente ao porte do veículo! Se encaixou bem na minha vida, pois, sou marceneiro e gosto de viajar e acampar... quando quero fazer entregas dos meus móveis planejados, ou acampar deito os bancos e ele vira um mini furgão que cabe um colchão pra 2 pessoas, ou cabe 2 armários ou modulos de cozinha de tamanho grande (70 cm de altura por 140 cm de comprimento) terminou o acampamento ou a entrega, levanto os bancos e o carro está pronto novamente pra levar 5 ocupantes com conforto, pois, os bancos traseiros deitam igual banco de onibus de turismo. E a manutenção não é cara para o tipo de veículo.
Não se iluda, vários SUVs têm o mesmo espaço de porta-malas e espaço para as pernas para quem vai atrás que algumas peruas. A única vantagem interna é o teto mais alto, que não faz diferença pra quem tem até 1,90 de altura. Só pra dar um exemplo, já comparei Palio Weekend e Renault Duster, praticamente o mesmo espaço.
Eu tenho um Honda Fit e já aluguei o Jeep e o Kicks. Na minha opinião não é apenas questão de moda, mas posição de dirigir e altura em relação ao solo e a segurança em caso de batida. Em relação a estabilidade a maioria dos carros possuem tecnologia que compensa ou até supera expectativas.
Do geito q ta aumentando os suvs provavelmente c bater espero q nunca aconteca sera em outro suv ai a briga e feia pra mim e uma falsa sencacao de seguranca
@@gustavodesouzaconsoni1190 Em algum momento ou a fábrica ou os clientes vão ter que ceder. Os EVs estão aí e a pior combinação que existe é juntar um SUV com um EV, a bateria arria beeeeem antes do previsto só por conta do peso extra e da péssima aerodinâmica dos SUVs.
O SUV é a melhor opção para o conforto de entrar e sair do automóvel devido sua altura, desde que adequada e não exagerada. Os outros são muito baixo, pois você tem que fazer força para sair do banco. Depois dos 50 anos isso pesa muito, pois aparecem os problema de coluna. Dificilmente essa moda passará pois é um problema de saúde/conforto que acontece na faixa etária com poder aquisitivo estável.
@@gepetovovo2509 SUV não é, mas dependendo do lugar ele serve. Já desisti de chegar em uma praia porque o Verona que eu tinha estava arrastando o fundo e o Uno de um amigo passou fácil.
Gostei deste vídeo, pois me fez lembrar de meu pai que só adquiria carros zero km na decada de 60, 70 e início de 80, mas comprava carros visando o futuro comprador dele, pois a primeira coisa que fazia ao sair da agência era colocar capas no estofamento e plástico em todo o assoalho, por cima do carpete. Ou seja, comprava carros para os outros. Quanto aos SUVs, também penso que está longe de acabar, pois caiu no gosto do povo. Quanto à comparação com o sedan, quem tem dívidas basta ver os vários compatativos entre o Corolla Cross com o Irmão sedan em que o Cross não ganha uma, sendo sua compra irracional, mas vai falar isto para o dono e prepare-se para a briga. Lamentável!
Pois é....o que trocava de suspensão no meu prisma pro causa dos buracos....não tava no gibi....e com o avanço técnologico....tem SUV até mais econômico que muito sedan.... infelizmente é um fato... E que eu não pretendo sair dos SUV....
Cara, seu pai era esperto, já você nem tanto. Veículo nos anos 60 a 90 eram caros demais. Não se tinha produtos para limpar estofados e carpetes. Seu pai pensava na desvalorização e no prejuízo da família. Esta geração é meio burra. Não é possível. Quando se é pai, você não joga dinheiro fora e na época estética automotiva não existia. Por isto o cuidado dele. Ao invés de valorizar o pai que conseguia fazer bons negócios, aplaude um cidadão que fala um monte de bobagem em redes sociais. Credo.
@@mauriciocezarcorrea ganhar em menor gasto energético e menor emissões na natureza, menor ruído interno pela melhor aerodinâmica, mais segurança em curvas, melhor desempenho e segurança em ultrapassagens.
gosto do Corolla sedan, gosto de todas as categorias...na verdade... agora dizer que o Cross não leva uma? não procede... experimente precisar andar numa estrada ruim... buracos... zonas com alagamentos... nem vou falar do conforto em velocidades comumente praticadas.
Adoro carro sedam estabilidade portas malas generos embora tenha um suv devido às péssimas estradas de Pernambuco mas na próxima troca voltarei pra um sedam
Parabéns pelo vídeo! Só discordo da crítica aos SUVs. Considerando as condições de nossas vias , e o fato de que a distância livre do solo dos sedans é cada vez menor para economizar combustível, bem como a suspensão mais rígida para dar mais estabilidade, os SUVs acabaram se tornando a opção mais racional. Eu acredito que vários como eu aqui, tenham uma admiração pelos Hatchs e sedans ( Opala, Golf, Vectra...) mas o fato é que os outros segmentos ficaram baixos e desconfortáveis com o tempo.
O SUV é uma escolha muito bem acertada para quem conhece sua proposta. Vc já tentou levar em um porta mala de mais de 400 lts, como em um sedã por exemplo uma maquina de lavar? ou qualquer outro objeto que não seja malas ou sacolas? Pois é não da. Isso só é possível no SUV pelo seu designer com a tampa do porta mala na vertical, melhorando e muito a introdução de objetos quadrado, retangulares com geometrias variadas. Eu por exemplo tenho um SUV com o porta mala considerado um dos menores da categoria (renegade) e já levei uma mesa de escritório sem desmontá la, graças a tampa do porta mala na vertical e os bancos bipartidos que aumenta consideravelmente o volume de carga. Sai de um SENTRA para um SUV e sinceramente só vantagem até agora. MUITA GENTE COMPRA SEM SABER O PROPOSTA DA CARROCERIA, AS VEZES EXIGE MOTORIZAÇÃO E DESEMPENHO QUE NÃO É A PROPOSTA DO CARRO E SEU DESIGNER.
Certa vez transportei no meu carro uma máquina de lavar, um fogão e uma geladeira, tudo de uma vez e DENTRO do carro. Dito isto, sabe qual o tipo de carroceria do meu carro? Station Wagon.
4:47 o SUV tem uma vantagem que foi o motivo pelo qual eu comprei um: lidar com a buraqueira de BH e das cidades do interior. Quando eu tinha um Sedan, era sofrido demais.
13.10.22 Boris, muito bom esse vídeo, acompanho e compartilho sempre suas matérias... Vou citar O MEU CASO, NAO GENERALIZAR... Venho de um Astra hatch 10/11, um avião... um belo dia adquiri uma chácara, para lazer e descanso, perto de cachoeira.. pensa nos apuros que passei. Adquiri uma ecosport 2007 1.6 xlt, PRETA, super confortável, já faz 3 anos, ótima no uso misto, acabaram meus problemas em possivelmente de detonar o Astra na estrada de terra. conforto total... e nosso asfalto, ou diria buracos com pedaços de asfalto dentro. Não tive mais problemas... porta mala pequeno??? Existe bagageiro de teto para viajar, no dia a dia desnecessário, banco traseiro bipartido... só elogios a ela.. manutenção: barata.. peças de reposição:barata.. Consumo: um pouco melhor que o Astra, mas ele não me atenderia .... Pick-up.. nem pensar, pois não tenho uso rural frequente.... Então, se alguns usam por modismo, não sei. . Eu uso por necessidade, simples..... Abraços z todos que acompanham o canal...
Meu SUV cabe as duas cadeirinhas dos meus filhos no banco traseiro com conforto, e o porta malas, apesar de não ser igual a de um sedã, atende a minha família. Por isso um SUV.
@@rgroove1970 Você falando isso lembrei de um camarada que veio reclamar do porta malas do Renegade, estava há uns 30 minutos tentando colocar a bicicleta infantil da filha e uma mala média e não conseguia. Só prova que a compra no caso dele foi totalmente emocional. O carro é grande onde não há necessidade e onde realmente precisa é igual um Gol.
@@CésarCosta_996 Não é. A posição que você entra, por exemplo, com a criança é totalmente outra. SUV é melhor nisso e em várias outras coisas, mas se prefere outro é direito seu.
@@franciscoamx4008 99% dos donos de suv andam em ruas asfaltadas e só sobem a ladeirinha do shopping. Enquanto isso o bom e velho uno domina as ruas de barro.
Realmente, o SUV está na moda no Brasil não por capricho, mas por durabilidade ao rodar em nossas estradas esburacas e desniveladas, sem falar nas lombadas sem aplicarem um padrão na altura das mesmas… suspensão, longarinas, chassis… tudo isso se deteriora mais rápido em carros mais baixos…
Durabilidade nada, hj em dia a maioria das rodas são a partir do aro 16". Então não tem nada ver. SUV é um Hacth médio com molas maiores e preços absurdos. Gosto de andar perto do solo, mto mais estabilidade e segurança. Tomara que esses carros parem de ser fabricados e voltem os Hacth médio e Sedans. Pelo fim desses SUVs.
@@gmxaolim Né? Pessoal comprando SUV porque é mais alto e resiste aos buracos... A suspensão de um deles é igual a do hatch da mesma montadora, só levantaram o carro. Mas se as pessoas gostam de ser enganadas...
Basicamente a busca pelos "SUV"s no Brasil dá-se por causa de alguns fatores comuns como: Maior altura em relação ao solo, pois nossas estradas estão muito longe de ser tapetes, devido a altura temos maior campo de visão, e uma mala geralmente igual às peruas para os "SUV"s médios.
Uma “História Mirabolante” Que HOJE, Não Faz o Menor Sentido ! A Depender de Qual SUV Está em Pauta, Tem Muito Sedan Que Gasta e Polui Tanto Quanto (Ou Mais !), Porém Arrasta as Latas o Dia Todo no Nosso Piso Lunar. E Me Refiro a Qualquer Estado Brazuka ! A Menos Que Mores nos “Steits” Meu Caro Pois, Aqui em Pindorama, SUV é THE BEST !
Como não querer um SUV com tantas lombadas irregulares e buracos nas vias. Não tenho SUV, não gostaria de ter, porém estou pensando seriamente em um. Cansado de raspar a frente o fundo e bater a suspensão.
Outra questão que ninguém comenta: o problema é que quanto mais SUV alto na rua, mais necessário é um carro pelo menos igualmente alto, para se poder dirigir na estrada e se ter alguma visibilidade. Creio que isso tem uma influência tão negativa no tráfego e na segurança na estrada que, no mínimo, deveriam sobretaxar os SUVs e incentivar os baixos para compensar.
Geralmente vídeos de carro dessa forma não chegam 10K views, vídeos desse canal são curtos, apresentam um contexto e são objetivos, por isso que são bons
Sou picapeiro nato, quem tem cachorro, bike, barco, moto, quintal grande... não tem como ter outro tipo de carro . A versatilidade da camionete é bom demais
Se vc tem alguma coisa de verdade, como 4x4, como uma Hilux, um Pajero, um Land Rover e você realmente usa a capacidade desse carro e usa ele no off road eh uma coisa. Agora, comprar um carro que não eh nada mais que um hatch altinho que bebe mais e ocupa mais espaço dentro da cidade, ai eh uma irracionalidade completa.
Pessoalmente me irrita que existe um ágio muito grande entre picape e SUV, sendo que compartilham a mesma base. Teria a opção de "gabinar" a picape mas é brega d+.
", quem tem cachorro, bike, barco, moto, quintal grande.." mais é entendível pq vc ta justificando a existência do carro, não é apenas pra transporte de pessoa ja que a caçamba será usada junto f*da é o cara compra pickup que leva 10t, kkkk, e só usar isso quando vai pra praia 1 vez a cada 2 anos e todo o resto do tempo é pra ele desfilar kkkk
Pelas pistas ruins, por melhor visibilidade no trânsito e passar segurança, acredito que eles vão ficar muito tempo ainda, sem contar com as picapes do porte da Toro e Oroch, acho que ainda vão ganhar mais clientes de sedãs e ratches.
Boa crônica, mas acho que no Brasil o SUV não é apenas uma moda pra uma parte dos clientes. Já que como as ruas e estradas são péssimas, uma suspensão mais alta e reforçada com pneus mais largos ajuda e muito e enfrentar o dia-a-dia.
A nostalgia e o saudosismo com que lembro das Décadas de 90 e início dos 2000 é coisa séria, ainda se via diversidade de carros legais nas ruas. Tinha importados de vários tipos, mesmo que em menor quantidade. Nem vou citar os ícones que se via porque nem vem ao caso, mas era muito bom.
Muito interessante essa História aqui contada sobre os SUVs competindo com SEDÃS e HATCHS, uma comparação muito aproprida com aqueles veículos das décadas de 1.960, 1970 onde havia a preponderância do "duas portas" - mas tinha também, e muitos, aqueles com apenas dois retrovisores sendo o da esquerda (motorista) e o do interior do carro. O que mais tinha eram os fuscas e peruas sem retrovisores do lado direito. Praticamente não existia carros de passeio com os três retrovisores. Muito legal esta Histíoria contada aqui.
Eu lembro da prática de passar óleo diesel na parte inferior dos carros, para protegê-los da ferrugem; no VW Gol, Parati (tive 3), Voyage, quadrados, havia um ponto de surgimento de ferrugem junto ao paralamas dianteiro... dá-lhe pingar óleo naquele local. Nessa época um vizinho de apartamento deixou um carro semi-novo (Ford Del Rey) sem abrigo... Em 2 ou 3 anos apareceram diversos pontos de ferrugem. Enfim, uma sugestão de reportagem: a evolução do sistema de pintura relativo à proteção do veículo contra ferrugem.
Eu acho que era óleo de descarte que pulverizavam embaixo do carro antigamente. Anos 80, eu era criança e lembro dessa prática quando ia pegar alguma bola em baixo do carro kkkk. Só servia pra juntar poeira em baixo do carro, não adiantava nada.
@@eduardor3193 A questão pintura e proteção contra ferrugem progrediram muito nos últimos 20 anos. Coco de passarinho e frutas como jambolão deixaram de ser carrasco das pinturas.
@@moneytron4143 Nessa época, até os anos 80 havia muita conversa sobre o uso de óleo queimado, principalmente nos fuscas. Muita gente achava que óleo queimado danificava as borrachas e ajudava a corrosão devido ao caráter ácido do óleo queimado. Na empresa que eu trabalhava quando um carro zero da Volks chegava, ele recebia uma pintura com quantil por baixo e trocavam os filtros de ar por filtros a banho de óleo.
a maioria dos suv tem um comportamento melhor nas ruas ruins... alguns cm a mais de curso de suspensão... alguns mm a mais do solo... pneu com pouco mais de borracha... quando vc compara, ele acaba gerando uma sensação melhor de dirigir na cidade no asfalto ruim
É verdade que o suv está na moda muita gente compra apena pelo o entusiasmo. É mas caro do que os automóveis compactos porém, deve se lembra que boa partes das ruas e rodovias no Brasil são de péssimas qualidade (buracos má condições de conservação....)
Faz um teste, passa um dia rodando nas ruas brasileiras todas ruas e não só nas avenida a beira mar, passa um dia por exemplo em um Onix plus e depois passa um dia numa Tracker ou num Duster e fala a diferença
A diferença é nenhuma, carro novo é tudo igual e uma delicinha, só faz o tum tum dos pneus. Seja pequeno e baixo ou grande e alto, quando estiver mais usadinho vai fazer barulho e balançar tudo do mesmo jeito. E carro com altura de fábrica, nenhum raspa em nada.
@@RafaPai84 Vc tá viajando, cara. Tenho um Ônix 2022 e trabalho dirigindo Duster e caminhote, nova e usada. Quando saio delas e vou pra o Ônix, que é baixinho, chega dá uma agonia nos buracos, o cara sente tudo, e meu carro é novo. A Tracker que o colega de cima citou não, que é quase a mesma altura, mas quero juntar uma grana pra pegar qualquer SuV meia boca
@@rilook11 É mesmo? Hmmmmm... Não adianta, agente quer defender e justificar tudo que compra. SUV é mais caro e o pior conceito dentre todos os tipos de carro. E isso meu amigo, todo mundo que entende de carro sabe.
@@RafaPai84 pelo visto vc, agente não sei de qual agência, é péssimo em interpretação de texto. Não entendeu que o cara está falando que o tamanho do vão livre da conforto? Me diga qual sedã tem 18cm de vão livre aí, entendido do assunto
gente, falando sério, sempre tive sedan e rachet, mas optei pelo suv somente devido a altura do solo, pois não suportava minha família 👪 de cinco ocupantes que raspava no chão causando prejuízos e chateações, sendo assim, agora não tenho mais esse problema, adoro sedans, mas aqui no Brasil eles são muito baixos mesmo vazios, imagina com peso . quanto ao vídeo informativo e atualizado do mundo 🌎 automobilístico , o professor Boris tá de parabéns !
Sempre haverá, pois será útil para alguém com certeza, há muitas décadas que há modelos tipo SUV , adequados a cada época logico . Ex . Rural Willis, Veraneio, Ford Bronco e muitos outros modelos
Acho que não é bem assim... O suv tem uma grande vantagem sobre o carros normais que é a postura de pilotagem, inquestionavelmente melhor, conheço muita gente que nunca mais teve dor nas costas por isso e não voltará aos pequenos.
Minha escolha do SUVs foi pela distancia do chão, passo em valeta ou lombada sem pegar a frente, estrada de terra com conforto junto com o controle de tração mesmo em estrada íngreme com cascalho o carro sobe sem problema, meu carro não é para trilha, mas quando faço minhas viagens não passo perrengue!!! No meu caso não é moda, me identifico e gosto muito, não preciso de um carro que chegue a 300 km/h, sei da limitação do meu carro na velocidade e principalmente em curvas, mas em uma boa estrada em uma reta da para bater os 180 km/h e isso para mim é o suficiente e estou muito satisfeito!!!
01:51 - Quanto ao carro de 2 portas, fiz um post em meu mural do Face noutro dia sobre esse assunto. Os motivos logicamente são discutíveis, mas em minha opinião ocorria o seguinte: Foi uma época de criação em massa de empregos, que absorviam em sua grande maioria, os jovens. Estes, para terem uma imagem mais esportiva em seus carros, preferiam o de 2 portas, e isso acabou virando moda e influenciando até o mercado. As próprias fábricas incentivavam essa ideia, com a fabricação de Puma, SP1, SP2, etc. Mais tarde, aqueles jovens constituíram família, e aí...
Fale por você. Eu comprei por lógica mesmo. Antes, meu HB20 raspava na lombada. Sou alto, pra sair do carro era um agonia. Parecia que estava no chão. No volante não via com facilidade o sinal a minha frente. Era horrível. Depois comprei um Creta Sport. Alto, espaçoso e com maior campo de visão. Nunca voltarei a comprar um carro pequeno.
Só altura mesmo, porque em espaço, se você levar a ficha técnica dos dois, são pateticamente idênticos em dimensões. Mas, como os donos de PPs, os donos de SUVs também não podem deixar de defender seus carros, aliás, ninguém gosta de ser feito de besta e assumir
Bom, graças as nossas péssimas vias, os verdadeiros SUVs são os que ainda agüentam. E se for febre, vou ficar até os 45 graus com a maior tranquilidade.
Análise incrível e com exemplos muito elucidativos de quem já viu muita coisa no mercado automotivo. O que vejo hoje nas estradas são Suvs automáticos, lentos e beberrões que não conseguem andar junto com hatchs de entrada que bebem menos, são mais estáveis e com manutenção mais barata. Sobra apenas a beleza. Compra totalmente emocional.
😂😂😂 verdade,e digo mais hj graças a Deus comprei uma strada adventure,e si tudo de certo pretendo,compra uma toro ou a nova montana,pra meu uso preciso de uma picape.
Eu aderi ao mundo do SUV recentemente, sai de um Fox que me dava muita dor de cabeça, e adquiri um belíssimo um Uno Mille Fire 2001, excelente altura do solo, suspensão reforçada adequada ao pavimento do nosso país, porta malas modesto mas faz 11 na cidade, 18 na estrada e tem uma manutenção super em conta! Recomendo!
Uma pergunta aos que entendem do assunto: Para quem precisa andar nas estradas do interior (asfaltadas mas com muitos buracos e imperfeições), um SUV não seria muito melhor do que um sedan?! Considerando que o Suv é mais alto, suspensão mais reforçada, rodas maiores, pneus com perfil mais alto….etc..? Ex: Toyota Rav4 x Corolla.
Claro que sim. Nesse caso, e em vários outros, os suv dão de 10 a zero nos sedans. Muita gente pegou o hábito de só falar mal dos suv, mas se o preço fosse o mesmo do hatch, teriam um suv na garagem. hehe
Boris, concordo com você em gênero, número e grau! Esse tola preocupação do brasileiro com o valor de revenda do carro usado tem que acabar. Carro não é patrimônio, é bem de consumo. Comprei a cerca de dois anos atrás um Chevrolet Cruze em perfeitas condições de conservação com 25% de desconto sob a tabela FIPE! A melhor compra que já fiz!
Será que o problema não foi os carros ditos normais terem ficado cada vez mais baixos e com maior balanço dianteiro e traseiro, fazendo os mesmos raspar em qualquer elevação, garagem, lombada ou vala?
2 pontos importantes. Análise com números é de bom tom, caso contrario parece apenas opinião, gostaria de ver um comparativo de manutenção de veículos "automóveis" X "SUVs" no quesito suspensão, por serem mais altos até o acesso do veículo reduz os problemas "ergonômicos", esse último é apenas opinião. Análise histórica da qualidade do sistema viário X velocidade das vias, instabilidade dos "SUVs" e qualidade dos pneus mais caros, talvez essa conta feche na percepção dos usuários.
Aumento da visibilidade, conforto ao entrar no veículo, conforto ao dirigir, não arrasta o fundo em lombadas e buracos, muito melhor de dirigir em dias de chuva, sensação de segurança entre outros, são algumas razões do sucesso desse veículo que passam longe de serem modismos e que são argumentos bastante lógicos, mas que não foram levadas em conta pela reportagem que claramente quis apenas falar mal do veículo!
Final da década de 80 o sonho do meu pai era um toyota bandeirante (suv raiz), década de 90 comprou um lada niva (suv brabo) q até hoje vejo por aí rodando,e final da década de 90 trocou o niva (pela expectativa de falta de peças pela saída da lada) por uma s10. Meus últimos carros foram suv, meus primeiros não foram por motivos financeiros mesmo, não acho q seja moda, acho q é gosto e necessidade nessas ruas esburacadas e cheias de lombadas. Ecosport lançado em 2003 abriu a porteira e só cresce esse segmento.
SUV no Brasil é um caminho sem volta, pois é Altinho e demonstra mais imponência pros ganancioso se mostrarem pros vizinhos, além de ser bom devido a altura pra andar em nossas péssimas ruas cheios de buracos e desníveis.
@@snoopnupin3652 E a prepotência dos "pilotos de SUV", pois canso de ver na rua essa corja andando como se a rua fosse só deles, querendo tocar o carro em cima dos outros, desrespeitando a lei e achando que estão "bafando"
Ando de carro pequeno e 1000cc Nesse trânsito doido me divirto quando consigo me safar de algum enrosco e deixar o dono da SUV enorme pra trás Esse é o país da contramão em tudo,qto mais diminui o espaço por causa do aumento dos carros,menor eles deveriam ser,mas aqui é assim mesmo,tudo ao contrário! O negócio é ostentação!
@@rodolfot.5776 Até o Lula que nunca estudou,nunca leu um livro e nunca trabalhou,sabe que num trânsito infernal como o nosso os carros tem de ser pequenos e fáceis de estacionar kkkkkkkk
O TH-cam já tinha indicado o canal mais de uma mas eu ainda não tinha parado pra assistir. Além de ter me convencido dessa moda dos SUVs ganharam mais um inscrito!
Gosto é gosto. O sol nasce para todos. Dirijo há quase 40 anos, inclusive fui caminhoneiro e representante comercial atendendo dois estados e passando por todo tipo de estradas e esse foi o principal motivo para optar por um SUV, enfrentar nossas péssimas estradas. Tenho um Duster, SUV de verdade e só troco se for por uma camionete. Enfim, carro tem que ser escolhido dentro das condições financeiras e com base no uso que terá e não com base em opinião de terceiros que não sabem de sua realidade e o que vc espera do veiculo. Espero que quando for trocar minha Duster o modismo tenha passado para eu pegar outra mas em conta. 😊
A galera já matou a pau aqui nos comentários. O principal fator que faz o brasileiro optar por um SUV é a sua maior altura em relação ao solo e, em alguns casos, o maior curso de suspensão. As condições de nossas ruas e estradas, embora a maioria asfaltada, faz com que um carro mais baixo não desenvolva tanto quanto um carro mais alto. Quando se pega uma estrada de terra então, nem se fala! Um abraço daqui de Marília SP.
Tenho um uno way 2011. Moro na roça e trabalho na cidade. Altura ótima. Pra estacionar é uma beleza. 15 km por litro. No barro é como um suv 4x4. Nunca fiquei na mão.
Até o dia que nossas ruas e estradas receberem um asfaltamento ou calçamento decente e quando os prefeitos pararem de construir, ou darem multas pesadas em quem constrói, lombadas do tamanho do Everest. Só assim para a febre dos SUVs acabarem no Brasil.
@@lucasvitalsuassunabarreto8511 Eu não falo por eles, eu falo por mim que moro em cidade do interior que possui calçamento horrível (ou falta dele) e lombadas enormes. O cara que mora em cidade grande com bom asfaltamento e lombadas padrões não precisa de SUV mesmo.
Você tem toda razão... o problema que para chegar no Shopping o mesmo serve para passar por cima dessas pragas que se multiplicam no Brasil, que são as lombadas, pavimentos ruins e para não raspar a frente do veículo nas entradas de garagens. Mas não tiro sua razão não deveria ser assim.
O futuro próximo está nos crossovers (tipo Nivus e suas variações). Tem plataforma de carros menores, pneus comuns, são levemente mais altos e tem bagageiros comparáveis à sedans
Meu melhor SUV foi uma Rural canela seca 2 portas 6cl Wyllis 4 marchas, ia de 0 à 100 em méros 00:0037 segundos usando gasolina de 100 octanas !! kkkk era boa demais !
Gosto muito do seu canal, e concordo em parte com suas observações. Quem mora em um centro urbano, de pistas impecáveis, realmente não tem real necessidade se um SUV. No meu caso, tenho um sedã, que é uma maravilha para pegar estrada, mas onde entou morando, o calçamento da cidade e entorno, pede um veículo com as características de um SUV. Agora que somos só eu e minha esposa, que não temos mais a "turma" para transportar em viagens, e que gostamos de atividades ao ar livre, um Renegade Trailwalk ou um Pulse Impetus (com um estepe normal) estam nos nossos planos.
Meu veículo é realmente um SUV pois é um Jeep Compass Turbo Diesel 4x4 . Quem compra um Crossover e o chama de SUV precisa acordar pois se tivesse comprado um sedan ou um hatch estaria igualmente servido. Alguns Crossover tampouco tem altura muito superior aos coupés e apenas dão a impressão de serem mais seguros. Tudo isso é verdade. Mas outra verdade é que tem muito TH-cam que tenta derrubar as vendas dos SUV’s e Crossover para ajudar a indústria automobilística a vender os outros tipos de carros que estão encalhados. E num país como o Brasil em que ocorrem muitas mortes no trânsito causadas por motoristas irresponsáveis, eu não troco meu Jeep thank de guerra por nada pois me sinto muito mais seguro nele do que no Corolla sedan.
O centro de gravidade é alto, o que o torna mais propício a capotar. Portanto, é menos seguro que um automóvel baixo de alta qualidade, como um sedã Mercedes-Benz Classe C ou como um conversível BMW Z4.
@@evandrohipolito3128 apesar de o centro de gravidade de um suv ser mais alto, tem que se esforçar bastante para conseguir capotar com ele se não andar em velocidades perigosas para as condições da pista.
@@antoniotorres5534 Exato. Muito mais que os SUVS (verdadeiros ou fake), inseguro é o comportamento de muitos motoristas, sem depender do tipo de veículo que eles estejam dirigindo...rs
Essa semana aqui em São José do Rio Preto um Duster bateu num HB20. Com o HB20 não aconteceu nada. Já o Duster capotou. O motorista da Duster já está no cemitério. lamentável. um médico de 40 anos que acabou falecendo.
Nem sempre é modismo, Boris. Quem tem um idoso bem idoso em casa precisa de um carro alto. Eu troquei meu hatckback por um SUV exatamente por essa razão.
@@alexminasgerais É muito mais fácil para um idoso entrar em um carro alto mesmo que precise de ajuda. E mais importante ainda é a hora de sair, porque não tem que fazer força.
@@MrClaudiothomaz eu tenho essa mesma realidade, meu pai tem 86 anos e antes quando tinha um sedã pra ele sair era muito difícil. Ainda mais que meu pai tem três lesões na colun.
Meu pai comprou um sedan BMW e reclamava muito da altura do banco para entrar e sair. E de fato, elas são baixinhas. Trocou por outro sedan que ficou ótimo de altura de banco para entrar e sair dele. O fato de ser SUV acredito não ser determinante para esta questão da acessibilidade.. Ele acha o meu SUV alto para ele entrar (original, sem lift nem nada) ou seja, ele não o teria também.. Acho que isso não é regra para se escolher tipo de carroceria
Aqui na zona da mata mineira está impossível usar carro baixo! Ruas e estradas esburacadas, muitos locais que enchem d'água. Tem que ser camionete ou SUV raiz com rodas e pneus de perfil alto! Sempre preferi os sedans e as peruas de entre eixo longo, mas desisti devido aos prejuízos com pneus furados, cortados , rodas amassadas e danos de suspensão. Hj tenho uma Trailblazer 14 e não troco por nada.
Ia comprar um SUV sem olhar outros carros, até que decidi olhar outras opções. Aí, vi um sedã, por um preço menor e mais itens de série, mais porta-malas, seguro mais barato, mais conforto e itens de segurança. Não pensei duas vezes. Exatamente o que disse nosso sábio Boris.
Meus motivos por escolher um Duster: Altura do solo para trafegar por estrada rural, pneu maior pra cair menos na buraqueira, rack de teto original muito bom, porta malas gigante (o maior)
Fiquei com o sedã só um ano.
Na minha cidade ele roçava em quase todos os quebra molas .
Comprei um SUV e tudo resolvido
Olá Erasmo , tudo bem ? Concordo perfeitamente com você, pois os sedans são muito baixos em relação ao solo, sendo assim, mesmo vazios são muito baixos !
Uma vez meu filho reclamou de uma valeta e dos quebra-molas que haviam na minha rua. Eu só fui sentir a extensão do problema quando usei o carro dele...rs
Por isso penso em pegar um mais alto. Prefeitura aqui não tem critério algum para quebra-molas, uns curtos, outros largos, uns com tamanho normal, outros absurdamente altos, maioria o meu sedã raspa o fundo. No asfalto, na estrada, não troco por nenhum. Econômico, potente, confortável e seguro. Nenhum SUV me daria isso. (tenho Ford Focus Fastback). Mas é muito baixo, carro feito pro mercado americano, com ruas q são uns tapetes.
Os suvs de mercado do aqui sao tao frágeis como qqr sedan.
caramba, entao sua cidade tem quebra molas alienigena
pensava assim. passei 4 anos usando hatch raspando em lombadas e dando fim de curso na suspensão no asfalto lunar da minha região. fora os pequenos "alagamentos" nas vias quando chove. adoro sedan, sempre foi minha carroceria favorita mas onde moro um suv ou picape são bem mais práticos
Mesmo custando mais caro em praticamente todos os aspectos, jogo de pneus por exemplo?
@@cassiol.s4771 mano o rapaz explicou justamente o motivo que ele comprou um suv,ou seja cada um compra o carro que melhor li atende,eu prefiro suv pois é melhor pra acidade,já na pista é só não fazer loucuras em ultrapassagem que vc anda na boa...sadan aqui no Brasil infelizmente já estão com dias contados.
Eu tinha uma bmw 320, era um horror nas nossas ruas e estradas qualquer buraco ja raspava em baixo.. quebra molas tinha que quase parar. Agora tenho uma evoque, 4x4, muito melhor pra ruas esburacadas, passa bem nos quebra molas, nunca raspou em baixo e ainda posso andar em estradas escorregadias de boa.
@@cassiol.s4771 acho que ele gosta de SUV por achar melhor… se for pra ser mais barato ele comprava um kwid hehehe
@@joelsoncatu7907 tranquilo mano foi só uma pergunta, cada um gasta o dinheiro onde acha melhor eu mesmo tive um Audi A3 1.8 Sportback 2015, nunca me deu trabalho, onde eu moro as ruas e estradas são pavimentadas, mesmo com buracos o Audi me atendia super bem. Não vi necessidade em momento algum de partir pra SUV.
Vou fazer 17 anos agora em janeiro e a única pessoa que faz vídeo de automóveis no yt e esse senhor o único que mais respeito que faz vídeo desse tema um abraço e feliz ano novo a todos
Pode ser bom, de fato; mas Não é o único. Acompanho vários outros bons também
@@estevaoalves1248 ele e o Camanzi são os meus favoritos.
Contraditório! Se ele é "a única pessoa", conforme tuas palavras, como pode ser o que você mais respeita?
Tem o canal "Carro Chefe" também, ele faz reviews de carros muito bem feitos e bem honesto
Pois eu também sou admirador do senhor Bóris, e o respeito muito, pois tem experiência e ótimas informações sobre cuidados e manutenção de carros.
Eu sou fã dos station wagon ou perua como queiram chamar... Tomara que um dia voltem...
Credo
Vovô não gosta de novidades, mas as vovós adoram KKKKKKK,
Também sou fã, bom pra viajar, costumo comprar coisas daí faz a diferença.
Acho que a febre dos SUVS só vai passar quando nossas ruas forem melhoradas, o que eu acho bem difícil acontecer.
Pois é, mas essa moda de SUV ocorre também em países onde o asfalto é impecável.
@@cromo7743 são as justificativas irracionais que o amigo comentou no vídeo..
@@leohassemer as escolhas deles que são irracionais, a nossa é perfeitamente aceitável.
Um sonho - quase real - duas marcas de pneus estão vindo pra alavancar o mercado mundial ... por ética, prefiro não citar as marcas ...!!!
assisti a entrevista do presidente da Stelantti e da volvo faz menosde mes eles falando que a industria ja se prepara pros suvs....
Eu tenho um 4x4, suzuki, mas é por amor à visitar a natureza, por trilhas e caminhos difíceis de terra, lama e barro, buraqueiras, trechos que atravessa por riachos, enfim, realmente usamos pelo menos uma vez ao mês, no dia a dia urbano fica pela beleza e a vontade da próxima aventura...
Creio que o caso do SUV no Brasil possa estar relacionado ás péssimas condições de nossas estradas, sem contar os incontáveis quebra-molas.
penso desta forma tb
Sim. Maior visibilidade do entorno, mais fácil de entrar e sair... Estradas e ruas brasileiras são uma corrida de obstáculos, por isso tenho um Crossfox há quase 20 anos...
Chega a ser cômico, por causa do estado de nossas estradas, SUV'S também quebram e os pneus também sofrem, ainda tem um grande problema, são mais pesados, o desgaste é maior. Mas, o brasileiro é o cara mais inteligente do mundo, não adianta tentar convencer, aqueles que não querem ouvir.
Dentro das cidades tb tem buracos demais,quebra molas,outro dia passei em uma chamada Aymorés,nunca vi nada igual, um carro baixo sai pegando tudo.
Altura do solo acredito ser o principal chamativo dos SUVS aqui no Brasil. Em cada lançamento q os outros carros diminuíram a altura do solo , foram deixando os SUVS mais atraente .
e também são mais confortáveis... e não dá pra ignorar as lombadas mal feitas e estradas ruins e esburacadas que temos e quase todas as cidades, o suv não tem só pontos negativos
Concordo
Aí o cara compra uma SUV e corta as molas....
Moro numa cidade onde há bom asfalto em 98 porcento dela, lombadas são poucas e são bem feitas, as distâncias são curtas e não há áreas de estrada de chão. Todavia, houve uma explosão de SUV 's. Como disse no vídeo é compra pelo mercado e impulso pessoal, não pela lógica/ necessidade.
@@koeio não gosto, mas os carros sedans são os mais confortáveis. Tanto assim que os mais confortáveis e luxuosos carros do mundo são sedans. Aqui onde moro há bom asfalto, quase não há lombadas, as distâncias são curtas, mas houve uma explosão de SUV s . Eu vejo como uma imposição do mercado que quer lucrar mais.
Boris é lenda...parabéns!!
A humanidade preocupada com aquecimento global e todo mundo querendo andar de carro grande e gastão...dando desculpa de uns buracos...tá certo que tem muito lugar que carro alto é a solução...mas carros mais leves e econômicos deveriam ser incentivados.
Parabéns meu amigo...te acompanho desde a década de 70.
Desculpa é o baralho, valetas fundas, buraqueira, calçadas irregulares e lombadas mal feitas! Além de carro ter uma melhor visão!
Moro no sítio, os suvs e as pickups são não questão de preferência mas sim de necessidade, amo peruas e sedãs mas infelizmente é inviável ter onde eu moro além das más condições da estrada existem lugares que o carro simplesmente não passa porque tem um buraco enorme, troquei o tanque de combustível do Palio do meu pai duas vezes porque bateu embaixo.
Blz, você tá num sítio. Mas e o pessoal que mora na cidade e só usa o SUV pra ir ao shopping ou ao mercadão fazer compras do mês?
@@daniel05061000 Com as péssimas condições das ruas, eu não julgo que compra os suvs de shopping
@@daniel05061000 quebra molas, rampas de garagem, arrastando a porta em guias e meio fios....
@@estevao.zamprognoOu seja, SUV na cidade é carro para gente que não liga para carro.
@@PeX218 que mimimi em
Eu comprei uma duster 4x4, por causa da praticidade e estabilidade, ru costumo pescar muito, em estradas ruins e puxando o barco, então para mim foi algo pratico
Comprou Renault corajoso, deus te dê sorte
@@izy931 Amigão, você parou no tempo, foi se o tempo que a Renault tinha carros frágeis e não se encontrava peça, aqui em SP posso dizer facilmente que 1/3 da frota é de carros da Renault, olha o tanto de Logan, Kwid e Sandero nas ruas.
Tem muitos SUV's que nao aguentam o tranco, so mesmo como urbano.
O Boris, tem uma visão, de decadas e muita experiencia o que se chama de credibilidade.
Atento muito para as suas observações, da a mim foco numa realidade comercial.
Parabéns Sr Boris.
O MELHOR CANAL DE CARROS. SOU SUPER FÃ. ABORDAGEM PRECISA E SUCINTA COM VÍDEOS CURTOS E SUPER INFORMATIVOS. SENSACIONAL. EU SÓ COMPRO CARRO SEDÃ OU HATCH. NÃO CAIO NESSA DE SUV. VALEU DEMAIS!!!!
A vantagem dos SUVs no Brasil, entre outras, é perfeito para as nossas ruas que mais parecem uma pista off road.
Vejo nas filmagens de países de 1º mundo que só dá SUV.
Com exceção dos EUA vc está vendo errado
@@yuricampos8931 Se você se refere às estradas, não concordo.
Se você se refere aos suv's
concordo contigo. Não acho que em tudo que é país bom só dê suv.
@@gigabit7079 exato! São sobre os SUVs mesmo.
@@yuricampos8931 Não, não tá.
@@yuricampos8931 nos EUA o povo sempre preferiu SUV e nao e de hoje
Com as estradas q temos só suv mesmo. É uma questão até racional, não apenas emocional. Quebra-molas, buracos, desníveis é o único q poupa os ocupantes.
@@rgroove1970 não sei em qual estado q vc reside, mas no RS e SC as estradas estão caóticas. Muitos buracos, quebra molas altos. Também gosto mais de sedans, tenho um inclusive, mas estou pensamdo em mudar para suv pelas más condiçoes das estradas.
@@gfbing5827 Se vier para Minas vai querer comprar um monster truck 🤣
Vc pensa assim, mas a maioria vai no SUV por modismo mesmo.
A Altura do solo e o fato de ter opção 4x4 me fizeram optar por um renegade diesel. Eu tinha um caminhonete antes, agora com o Renegade e uma carretinha, estou bem satisfeito. Não uso para fazer Rally, mas vou com conforto e relativa tranquilidade pelos 10km de estrada de terra para minha chácara.
Boa dica essa do suv com carretinha para substituir um caminhoneta. A caminhonete tem o defeito de ser grande para as cidades apertadas do Brasil e além disso não tem porta malas! A caçamba não é porta malas pois vive cheia de pó e molha mesmo com protetor marítimo. Talvez quando inventarem um caminhoneta pequena estilo fastback (tipo o cibertruc da tesla) com uma tampa de verdade que não entra pó nem água na caçamba e que possa ser retirada para virar uma caminhonete talvez se crie uma caminhonete perfeita para usar no campo e na cidade. Uma caminhonete fastback. Fastback na utilização normal do dia dia e caminhonete quando precisar da caçamba para carregar coisas grandes.
@@akiroidprbr1219 esse que foi o meu incômodo, levar menino para escola, fazer compras, ir visitar um cliente. Ao fazer compras, mesmo com capota marítima, tinha que vir direto para casa, não ficava à vontade de ir em algum ligar e deixar as coisas na caminhonete mesmo com capota marítima. Fora mochila com notebook e afins… eu estou satisfeito com essa configuração agora.
Renegade ? Kkkkk sabe nada de carro kkkkk
@@thiagosilva3935 vc q é funboy da marca e não conhece outras opções melhores seu babaka, eu trabalhei na Hyundai, o carro é durável, mas é duro, suspensão dura, beberrão, e o acabamento é muito aquém dos concorrentes do segmento, isso é um fato.
@@derepenteviajei1234 não sei e nem estou pedindo opinião kkkk é cada uma
O importante é ter tração nas 4 rodas, e a suspensão alta não encosta nos quebra-molas. Os melhores locais são off-road.
Mas as BMW com suas X-tudo com perfil fita isolante nem deveria ser considerada SUV. Pra mim SUV tem que ter pneu borrachudo. 99% são tudo crossover pra andar em rua.
Minha opção pelo SUV é de ordem prática: suspensão um pouco mais robusta que os veículos sedan e hatch, rodas e pneus maiores e maior altura do solo, pra enfrentar as péssimas ruas e estradas brasileiras, cheias de buracos, desníveis e protuberâncias. Parece que a indústria percebeu isso e investe no que lhe dá maior lucro.
concordo com tudo. até hoje muita gente usa capa noa bancos e volantes, para deixar para o próximo dono usufruir
Sai de uma adventure locker gostava dela porque é alta,os buracos desse Brasil são muitos.. Agora estou com um SUV olha me surpreendeu e muito satisfeito com o carro ..ainda mais com controle de estabilidade nossa nas curvas o carro é show ..nunca gostei de carros baixos até porque as ruas são péssimas rala tudo lombadas demais nesse país mais cada um. Cada um ..boa matéria
As montadoras estão cada vez mais se adaptando as nossas ruas e estradas,cada vez mais investem em suvs pois o retorno é garantido e por outro lado estão aumentando a altura em relação ao solo dos sedam e hatch , com isso quem ganha é o consumidor com tantas opções.
@@giltonmacedodossantos3256 vdd
@@giltonmacedodossantos3256 na real essa onda de SUV é global. Até pelos filmes americanos vc consegue notar. Nos anos 90 as viaturas policiais eram sedãs. Nos anos 2000 já foram mudando para SUVs. Então não é exatamente adaptação, estão trazendo os produtos de fora pra cá. A questão é que aqui eles realmente tem uma vantagem importante, o vão livre do solo dá um conforto muito melhor ao encarar nossas estradas lunares, até evitando problemas por bater o assoalho, etc. Para quem não precisa de porta-malas absurdo e pode arcar com o consumo um pouco maior e tal, não tem pq não ir em um SUV
A única coisa que justifica para as montadores é o preço bem mais caro. Ponto final. Eles não estão preocupados com nosso asfalto não. Acordaaaaaaasss
Eu gostaria de ter um SUV pela necessidade de altura do carro e possibilidade de aumentar o espaço para carregar coisas (já que baixando os bancos o carro pode ficar enorme. Mas como não vale o que custa e eu não tenho grana, fico com meu hatch hehe
Exato. E pode apostar numa coisa:
Se o preço e manutenção dos hatch/suv fosse igual, 90% da turma que adora falar mal dos suv teria um suv na garagem.😀
Resolvi isso comprando um Hyundai Tucson 2008 pois é SUV alto, espaçoso, cheio de mimos de conforto e custo de aquisição barato com consumo correspondente ao porte do veículo! Se encaixou bem na minha vida, pois, sou marceneiro e gosto de viajar e acampar... quando quero fazer entregas dos meus móveis planejados, ou acampar deito os bancos e ele vira um mini furgão que cabe um colchão pra 2 pessoas, ou cabe 2 armários ou modulos de cozinha de tamanho grande (70 cm de altura por 140 cm de comprimento) terminou o acampamento ou a entrega, levanto os bancos e o carro está pronto novamente pra levar 5 ocupantes com conforto, pois, os bancos traseiros deitam igual banco de onibus de turismo. E a manutenção não é cara para o tipo de veículo.
SUV, caminhão, ônibus... Mulher pode ter o veículo que for, vocês dirigindo são péssimas!
Não se iluda, vários SUVs têm o mesmo espaço de porta-malas e espaço para as pernas para quem vai atrás que algumas peruas. A única vantagem interna é o teto mais alto, que não faz diferença pra quem tem até 1,90 de altura. Só pra dar um exemplo, já comparei Palio Weekend e Renault Duster, praticamente o mesmo espaço.
Adoro a sua sabedoria Boris.
Acredito na sua projeção.
Quem viver verá.
Eu tenho um Honda Fit e já aluguei o Jeep e o Kicks. Na minha opinião não é apenas questão de moda, mas posição de dirigir e altura em relação ao solo e a segurança em caso de batida. Em relação a estabilidade a maioria dos carros possuem tecnologia que compensa ou até supera expectativas.
Sim esse senhor tem feito uma cruzada contra os SUVs. Lembra muito os que defendiam a máquina de escrever quando o computador se popularizou.
Do geito q ta aumentando os suvs provavelmente c bater espero q nunca aconteca sera em outro suv ai a briga e feia pra mim e uma falsa sencacao de seguranca
Mas é igual gosto ué, não gosto de SUV, se for pra ter veículo grande, melhor uma picape ou caminhonete.
Adoro hatch. O que falta hoje são modelos com motor 1.8 e 2.0 no mercado
Nao tem mais volta :(
@@MsAndyblack vamos acreditar. Os tempos mudam.
ngm quer mais, pois o motor turbo tem mais torque e economiza gasolina.
Quem vai continuar a fazer um motor 2.0 se vc pode fazer um 1.4T melhor em tudo?
@@gustavodesouzaconsoni1190 Em algum momento ou a fábrica ou os clientes vão ter que ceder. Os EVs estão aí e a pior combinação que existe é juntar um SUV com um EV, a bateria arria beeeeem antes do previsto só por conta do peso extra e da péssima aerodinâmica dos SUVs.
O SUV é a melhor opção para o conforto de entrar e sair do automóvel devido sua altura, desde que adequada e não exagerada. Os outros são muito baixo, pois você tem que fazer força para sair do banco. Depois dos 50 anos isso pesa muito, pois aparecem os problema de coluna. Dificilmente essa moda passará pois é um problema de saúde/conforto que acontece na faixa etária com poder aquisitivo estável.
Tenho Hérnia de Disco, eh 1.82alt, Amenizou muito minhas Dores ao Adquirir um Duster.. A Ergonomia eh muito boa!
Mas assim.. Uno Way altura do solo 19cm e Jeep Renegade 18,7cm... então o Uno Way é SUV.. certo ?
@@gepetovovo2509 SUV não é, mas dependendo do lugar ele serve. Já desisti de chegar em uma praia porque o Verona que eu tinha estava arrastando o fundo e o Uno de um amigo passou fácil.
@@gepetovovo2509 Kkkkkkkkkkkkkkkk 🤣
Coluna nem é tanto o problema. O pior é joelho! E para quem tem criança pequena, retirar e colocar na cadeirinha ajuda bastante.
Gostei deste vídeo, pois me fez lembrar de meu pai que só adquiria carros zero km na decada de 60, 70 e início de 80, mas comprava carros visando o futuro comprador dele, pois a primeira coisa que fazia ao sair da agência era colocar capas no estofamento e plástico em todo o assoalho, por cima do carpete. Ou seja, comprava carros para os outros. Quanto aos SUVs, também penso que está longe de acabar, pois caiu no gosto do povo. Quanto à comparação com o sedan, quem tem dívidas basta ver os vários compatativos entre o Corolla Cross com o Irmão sedan em que o Cross não ganha uma, sendo sua compra irracional, mas vai falar isto para o dono e prepare-se para a briga. Lamentável!
Entre outros exemplos, podemos citar: Creta × Elantra (2017), EcoSport × Focus hatch/sedan (2018), Tracker × Cruze hatch/sedan (2014)
Pois é....o que trocava de suspensão no meu prisma pro causa dos buracos....não tava no gibi....e com o avanço técnologico....tem SUV até mais econômico que muito sedan.... infelizmente é um fato... E que eu não pretendo sair dos SUV....
Cara, seu pai era esperto, já você nem tanto. Veículo nos anos 60 a 90 eram caros demais. Não se tinha produtos para limpar estofados e carpetes. Seu pai pensava na desvalorização e no prejuízo da família. Esta geração é meio burra. Não é possível. Quando se é pai, você não joga dinheiro fora e na época estética automotiva não existia. Por isto o cuidado dele. Ao invés de valorizar o pai que conseguia fazer bons negócios, aplaude um cidadão que fala um monte de bobagem em redes sociais. Credo.
@@mauriciocezarcorrea ganhar em menor gasto energético e menor emissões na natureza, menor ruído interno pela melhor aerodinâmica, mais segurança em curvas, melhor desempenho e segurança em ultrapassagens.
gosto do Corolla sedan, gosto de todas as categorias...na verdade... agora dizer que o Cross não leva uma? não procede... experimente precisar andar numa estrada ruim... buracos... zonas com alagamentos... nem vou falar do conforto em velocidades comumente praticadas.
Parabéns Boris pelos seus comentários !!! Siga seus conselhos quem for racional.
Adoro carro sedam estabilidade portas malas generos embora tenha um suv devido às péssimas estradas de Pernambuco mas na próxima troca voltarei pra um sedam
saudades das wagons ,tenho uma spacefox gostaria de trocar mas igual custoxbeneficio não consigo achar no mercado
Parabéns pelo vídeo! Só discordo da crítica aos SUVs. Considerando as condições de nossas vias , e o fato de que a distância livre do solo dos sedans é cada vez menor para economizar combustível, bem como a suspensão mais rígida para dar mais estabilidade, os SUVs acabaram se tornando a opção mais racional. Eu acredito que vários como eu aqui, tenham uma admiração pelos Hatchs e sedans ( Opala, Golf, Vectra...) mas o fato é que os outros segmentos ficaram baixos e desconfortáveis com o tempo.
O SUV é uma escolha muito bem acertada para quem conhece sua proposta. Vc já tentou levar em um porta mala de mais de 400 lts, como em um sedã por exemplo uma maquina de lavar? ou qualquer outro objeto que não seja malas ou sacolas? Pois é não da. Isso só é possível no SUV pelo seu designer com a tampa do porta mala na vertical, melhorando e muito a introdução de objetos quadrado, retangulares com geometrias variadas. Eu por exemplo tenho um SUV com o porta mala considerado um dos menores da categoria (renegade) e já levei uma mesa de escritório sem desmontá la, graças a tampa do porta mala na vertical e os bancos bipartidos que aumenta consideravelmente o volume de carga.
Sai de um SENTRA para um SUV e sinceramente só vantagem até agora.
MUITA GENTE COMPRA SEM SABER O PROPOSTA DA CARROCERIA, AS VEZES EXIGE MOTORIZAÇÃO E DESEMPENHO QUE NÃO É A PROPOSTA DO CARRO E SEU DESIGNER.
Certa vez transportei no meu carro uma máquina de lavar, um fogão e uma geladeira, tudo de uma vez e DENTRO do carro. Dito isto, sabe qual o tipo de carroceria do meu carro? Station Wagon.
Nao sabia que designers tinham porta malas 🤣🤣🤣🤣
Então vc tbm transportaria a tal mesa num bom e velho Kadett, pois a tampa do porta malas dele abre do assoalho até o teto. E nem é um SUV
Prefiro pagar um frete..
É design amigo. Designer é o profissional, uma pessoa.
4:47 o SUV tem uma vantagem que foi o motivo pelo qual eu comprei um: lidar com a buraqueira de BH e das cidades do interior. Quando eu tinha um Sedan, era sofrido demais.
13.10.22
Boris, muito bom esse vídeo, acompanho e compartilho sempre suas matérias...
Vou citar O MEU CASO, NAO GENERALIZAR...
Venho de um Astra hatch 10/11, um avião... um belo dia adquiri uma chácara, para lazer e descanso, perto de cachoeira.. pensa nos apuros que passei.
Adquiri uma ecosport 2007 1.6 xlt, PRETA, super confortável, já faz 3 anos, ótima no uso misto, acabaram meus problemas em possivelmente de detonar o Astra na estrada de terra. conforto total... e nosso asfalto, ou diria buracos com pedaços de asfalto dentro. Não tive mais problemas... porta mala pequeno??? Existe bagageiro de teto para viajar, no dia a dia desnecessário, banco traseiro bipartido... só elogios a ela.. manutenção: barata.. peças de reposição:barata..
Consumo: um pouco melhor que o Astra, mas ele não me atenderia ....
Pick-up.. nem pensar, pois não tenho uso rural frequente....
Então, se alguns usam por modismo, não sei. . Eu uso por necessidade, simples.....
Abraços z todos que acompanham o canal...
Meu SUV cabe as duas cadeirinhas dos meus filhos no banco traseiro com conforto, e o porta malas, apesar de não ser igual a de um sedã, atende a minha família. Por isso um SUV.
@@rgroove1970 Você falando isso lembrei de um camarada que veio reclamar do porta malas do Renegade, estava há uns 30 minutos tentando colocar a bicicleta infantil da filha e uma mala média e não conseguia. Só prova que a compra no caso dele foi totalmente emocional. O carro é grande onde não há necessidade e onde realmente precisa é igual um Gol.
Jetta é um Voyage crescido, um SUV é muito melhor e mais prático pra usar em praticamente todas as situações diárias.
@@ander8157 Menos na lama, ou seja, em todas as outras é igual um Sedan ou um Hatch.
@@CésarCosta_996 Não é. A posição que você entra, por exemplo, com a criança é totalmente outra. SUV é melhor nisso e em várias outras coisas, mas se prefere outro é direito seu.
@@felipex6793 É aquela, eu vou enxergar os pontos que me fazem não gostar da carroceria e você tende a enxergar os que te fazem gostar dela..kkk
Boris é o cara mais sincero e direto no mundo automotivo.
Disse tudo parabéns
e teimoso!
Só q ele peca algumas vezes em falta de bom senso, que é o caso da opinião dele sobre SUV. A tonalidade de voz dele é de quem é o dono da verdade.
@@karlcury7416 mas ele é o dono... Na cabeça dele.
@@franciscoamx4008 99% dos donos de suv andam em ruas asfaltadas e só sobem a ladeirinha do shopping. Enquanto isso o bom e velho uno domina as ruas de barro.
Realmente, o SUV está na moda no Brasil não por capricho, mas por durabilidade ao rodar em nossas estradas esburacas e desniveladas, sem falar nas lombadas sem aplicarem um padrão na altura das mesmas… suspensão, longarinas, chassis… tudo isso se deteriora mais rápido em carros mais baixos…
Durabilidade nada, hj em dia a maioria das rodas são a partir do aro 16". Então não tem nada ver. SUV é um Hacth médio com molas maiores e preços absurdos. Gosto de andar perto do solo, mto mais estabilidade e segurança. Tomara que esses carros parem de ser fabricados e voltem os Hacth médio e Sedans. Pelo fim desses SUVs.
@@gmxaolim Né? Pessoal comprando SUV porque é mais alto e resiste aos buracos... A suspensão de um deles é igual a do hatch da mesma montadora, só levantaram o carro. Mas se as pessoas gostam de ser enganadas...
@@vieiraft exatamente!!! É impressionante o quanto o povo é astuciosamente ludibriado. Kkkkkkkkkkkkkkk Sou mais do Hacth médio ou sedan.
Basicamente a busca pelos "SUV"s no Brasil dá-se por causa de alguns fatores comuns como: Maior altura em relação ao solo, pois nossas estradas estão muito longe de ser tapetes, devido a altura temos maior campo de visão, e uma mala geralmente igual às peruas para os "SUV"s médios.
Só ouvi verdades. O Feldman é muito bom, facilita nossa vida e escolhas de carros. É um consultor de mão cheia.
Uma “História Mirabolante” Que HOJE, Não Faz o Menor Sentido !
A Depender de Qual SUV Está em Pauta, Tem Muito Sedan Que Gasta e Polui Tanto Quanto (Ou Mais !),
Porém Arrasta as Latas o Dia Todo no Nosso Piso Lunar. E Me Refiro a Qualquer Estado Brazuka !
A Menos Que Mores nos “Steits” Meu Caro Pois, Aqui em Pindorama, SUV é THE BEST !
Ai te empurram um "suv" que atola até em rampa de shopping. E vc diz ta ótimo 🤣🤣🤣
Como não querer um SUV com tantas lombadas irregulares e buracos nas vias. Não tenho SUV, não gostaria de ter, porém estou pensando seriamente em um. Cansado de raspar a frente o fundo e bater a suspensão.
Outra questão que ninguém comenta: o problema é que quanto mais SUV alto na rua, mais necessário é um carro pelo menos igualmente alto, para se poder dirigir na estrada e se ter alguma visibilidade. Creio que isso tem uma influência tão negativa no tráfego e na segurança na estrada que, no mínimo, deveriam sobretaxar os SUVs e incentivar os baixos para compensar.
Geralmente vídeos de carro dessa forma não chegam 10K views, vídeos desse canal são curtos, apresentam um contexto e são objetivos, por isso que são bons
Sou picapeiro nato, quem tem cachorro, bike, barco, moto, quintal grande... não tem como ter outro tipo de carro . A versatilidade da camionete é bom demais
Se vc tem alguma coisa de verdade, como 4x4, como uma Hilux, um Pajero, um Land Rover e você realmente usa a capacidade desse carro e usa ele no off road eh uma coisa. Agora, comprar um carro que não eh nada mais que um hatch altinho que bebe mais e ocupa mais espaço dentro da cidade, ai eh uma irracionalidade completa.
Pessoalmente me irrita que existe um ágio muito grande entre picape e SUV, sendo que compartilham a mesma base. Teria a opção de "gabinar" a picape mas é brega d+.
", quem tem cachorro, bike, barco, moto, quintal grande.."
mais é entendível pq vc ta justificando a existência do carro, não é apenas pra transporte de pessoa ja que a caçamba será usada junto
f*da é o cara compra pickup que leva 10t, kkkk, e só usar isso quando vai pra praia 1 vez a cada 2 anos e todo o resto do tempo é pra ele desfilar kkkk
@@ladymorwendaebrethil-feani4031 Land Rover kkkkkkkkk
Ué, se a pessoa comprou com o dinheiro dela, nao acho f*d*, cada um gasta como quiser seu próprio dinheiro, nao tem nada de f*da nisso
Pelas pistas ruins, por melhor visibilidade no trânsito e passar segurança, acredito que eles vão ficar muito tempo ainda, sem contar com as picapes do porte da Toro e Oroch, acho que ainda vão ganhar mais clientes de sedãs e ratches.
Mas por questão de segurança elas são abaixo de sedã e hatch.
@@fernandodebacker7692 São? Se bater um eles contra um sedã ou hatch, quem tu acha que leva a pior?
Boa crônica, mas acho que no Brasil o SUV não é apenas uma moda pra uma parte dos clientes. Já que como as ruas e estradas são péssimas, uma suspensão mais alta e reforçada com pneus mais largos ajuda e muito e enfrentar o dia-a-dia.
Sem falar que o assento mais alto dos SUVs são ótimos.
A adicao de 1cm de altura não justifica tanto. E as suspensões também nao são diferentes dos sedãs e das peruas
@@koelbel concordo que 1cm não faz tanta diferença, mas nos sedãs e SUVs que já andei a diferença é bem mais que 1cm.
A nostalgia e o saudosismo com que lembro das Décadas de 90 e início dos 2000 é coisa séria, ainda se via diversidade de carros legais nas ruas. Tinha importados de vários tipos, mesmo que em menor quantidade. Nem vou citar os ícones que se via porque nem vem ao caso, mas era muito bom.
Comentários, dicas e observações acertadissimos, parabéns!!!!
Muito interessante essa História aqui contada sobre os SUVs competindo com SEDÃS e HATCHS, uma comparação muito aproprida com aqueles veículos das décadas de 1.960, 1970 onde havia a preponderância do "duas portas" - mas tinha também, e muitos, aqueles com apenas dois retrovisores sendo o da esquerda (motorista) e o do interior do carro. O que mais tinha eram os fuscas e peruas sem retrovisores do lado direito. Praticamente não existia carros de passeio com os três retrovisores. Muito legal esta Histíoria contada aqui.
Eu lembro da prática de passar óleo diesel na parte inferior dos carros, para protegê-los da ferrugem; no VW Gol, Parati (tive 3), Voyage, quadrados, havia um ponto de surgimento de ferrugem junto ao paralamas dianteiro... dá-lhe pingar óleo naquele local. Nessa época um vizinho de apartamento deixou um carro semi-novo (Ford Del Rey) sem abrigo... Em 2 ou 3 anos apareceram diversos pontos de ferrugem. Enfim, uma sugestão de reportagem: a evolução do sistema de pintura relativo à proteção do veículo contra ferrugem.
Não só a pintura, mas as ligas metálicas favorecem menos o surgimento de ferrugem
Eu acho que era óleo de descarte que pulverizavam embaixo do carro antigamente. Anos 80, eu era criança e lembro dessa prática quando ia pegar alguma bola em baixo do carro kkkk. Só servia pra juntar poeira em baixo do carro, não adiantava nada.
@@eduardor3193 A questão pintura e proteção contra ferrugem progrediram muito nos últimos 20 anos.
Coco de passarinho e frutas como jambolão deixaram de ser carrasco das pinturas.
@@moneytron4143 Nessa época, até os anos 80 havia muita conversa sobre o uso de óleo queimado, principalmente nos fuscas. Muita gente achava que óleo queimado danificava as borrachas e ajudava a corrosão devido ao caráter ácido do óleo queimado.
Na empresa que eu trabalhava quando um carro zero da Volks chegava, ele recebia uma pintura com quantil por baixo e trocavam os filtros de ar por filtros a banho de óleo.
a maioria dos suv tem um comportamento melhor nas ruas ruins... alguns cm a mais de curso de suspensão... alguns mm a mais do solo... pneu com pouco mais de borracha... quando vc compara, ele acaba gerando uma sensação melhor de dirigir na cidade no asfalto ruim
É verdade que o suv está na moda muita gente compra apena pelo o entusiasmo. É mas caro do que os automóveis compactos porém, deve se lembra que boa partes das ruas e rodovias no Brasil são de péssimas qualidade (buracos má condições de conservação....)
Concordo com tudo que você falou mas tive suv por 1 ano e afirmo pra andar na buraqueira de São Paulo é bom
Suv e vida . Troquei meu Golf tsi por um
Hrv t. E só alegria !
Faz um teste, passa um dia rodando nas ruas brasileiras todas ruas e não só nas avenida a beira mar, passa um dia por exemplo em um Onix plus e depois passa um dia numa Tracker ou num Duster e fala a diferença
A diferença é nenhuma, carro novo é tudo igual e uma delicinha, só faz o tum tum dos pneus. Seja pequeno e baixo ou grande e alto, quando estiver mais usadinho vai fazer barulho e balançar tudo do mesmo jeito. E carro com altura de fábrica, nenhum raspa em nada.
@@RafaPai84 vc não manja nada de carro, isso dá pra ver.
@@RafaPai84 Vc tá viajando, cara. Tenho um Ônix 2022 e trabalho dirigindo Duster e caminhote, nova e usada. Quando saio delas e vou pra o Ônix, que é baixinho, chega dá uma agonia nos buracos, o cara sente tudo, e meu carro é novo. A Tracker que o colega de cima citou não, que é quase a mesma altura, mas quero juntar uma grana pra pegar qualquer SuV meia boca
@@rilook11 É mesmo? Hmmmmm... Não adianta, agente quer defender e justificar tudo que compra. SUV é mais caro e o pior conceito dentre todos os tipos de carro. E isso meu amigo, todo mundo que entende de carro sabe.
@@RafaPai84 pelo visto vc, agente não sei de qual agência, é péssimo em interpretação de texto. Não entendeu que o cara está falando que o tamanho do vão livre da conforto?
Me diga qual sedã tem 18cm de vão livre aí, entendido do assunto
Sábias palavras do ilustre Boris!.👍🤔
gente, falando sério, sempre tive sedan e rachet, mas optei pelo suv somente devido a altura do solo, pois não suportava minha família 👪 de cinco ocupantes que raspava no chão causando prejuízos e chateações, sendo assim, agora não tenho mais esse problema, adoro sedans, mas aqui no Brasil eles são muito baixos mesmo vazios, imagina com peso . quanto ao vídeo informativo e atualizado do mundo 🌎 automobilístico , o professor Boris tá de parabéns !
Acabarem com as lombadas/ Quebra Molas, seria um bom começo.
Hatch
@@abelardomoraesjunior135 Enquanto isso não acontece, vamos de SUVs mesmo hehehe.
Hatch
@@DERAVAX Vai longe... tenho que concordar com você.
Ótima avaliação. Eu prefiro hatch, mas infelizmente no Brasil, com péssimas condições das estradas, os "SUV" são vantagem.
Sempre haverá, pois será útil para alguém com certeza, há muitas décadas que há modelos tipo SUV , adequados a cada época logico . Ex . Rural Willis, Veraneio, Ford Bronco e muitos outros modelos
Com as crateras lunares em nossas ruas, não nos resta outra opção senão um carro mais alto. Isso só uma SUV pode proporcionar.
Acho que não é bem assim... O suv tem uma grande vantagem sobre o carros normais que é a postura de pilotagem, inquestionavelmente melhor, conheço muita gente que nunca mais teve dor nas costas por isso e não voltará aos pequenos.
Disse tudo. Depois que aderi aos SUVs minha vida mudou. Quando troco de carro com meu filho a coluna reclama...rs
falou tudo. a postura de dirigir é outro nivel.
Optamos por um SUV por causa das enchentes aqui na minha cidade. Ele já nos conduziu com muita segurança pela cidade caótica durante tempestades.
Melhor fazer um abaixo assinado pela volta do fusca.
Por que?@@lordgato2155
Minha escolha do SUVs foi pela distancia do chão, passo em valeta ou lombada sem pegar a frente, estrada de terra com conforto junto com o controle de tração mesmo em estrada íngreme com cascalho o carro sobe sem problema, meu carro não é para trilha, mas quando faço minhas viagens não passo perrengue!!! No meu caso não é moda, me identifico e gosto muito, não preciso de um carro que chegue a 300 km/h, sei da limitação do meu carro na velocidade e principalmente em curvas, mas em uma boa estrada em uma reta da para bater os 180 km/h e isso para mim é o suficiente e estou muito satisfeito!!!
01:51 - Quanto ao carro de 2 portas, fiz um post em meu mural do Face noutro dia sobre esse assunto. Os motivos logicamente são discutíveis, mas em minha opinião ocorria o seguinte: Foi uma época de criação em massa de empregos, que absorviam em sua grande maioria, os jovens. Estes, para terem uma imagem mais esportiva em seus carros, preferiam o de 2 portas, e isso acabou virando moda e influenciando até o mercado. As próprias fábricas incentivavam essa ideia, com a fabricação de Puma, SP1, SP2, etc. Mais tarde, aqueles jovens constituíram família, e aí...
Fale por você. Eu comprei por lógica mesmo. Antes, meu HB20 raspava na lombada. Sou alto, pra sair do carro era um agonia. Parecia que estava no chão. No volante não via com facilidade o sinal a minha frente. Era horrível. Depois comprei um Creta Sport. Alto, espaçoso e com maior campo de visão. Nunca voltarei a comprar um carro pequeno.
Só altura mesmo, porque em espaço, se você levar a ficha técnica dos dois, são pateticamente idênticos em dimensões. Mas, como os donos de PPs, os donos de SUVs também não podem deixar de defender seus carros, aliás, ninguém gosta de ser feito de besta e assumir
O conforto de um suv é outro nível, tenho um e estou satisfeitíssimo.
Não entendo, só se for questão de espaço interno
Bom, graças as nossas péssimas vias, os verdadeiros SUVs são os que ainda agüentam. E se for febre, vou ficar até os 45 graus com a maior tranquilidade.
Aguentam no Posto 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Acabei de adquirir um Honda City Sedan. Delícia de dirigir, econômico, lindo, porta-malas gigante, segurança do ACC e air-bags
Análise incrível e com exemplos muito elucidativos de quem já viu muita coisa no mercado automotivo. O que vejo hoje nas estradas são Suvs automáticos, lentos e beberrões que não conseguem andar junto com hatchs de entrada que bebem menos, são mais estáveis e com manutenção mais barata. Sobra apenas a beleza. Compra totalmente emocional.
Qual beleza?! Parecem batatas com rodas...
Mas nem pensar em voltar a andar com cairro baixo. Suv é tudo de bom!
😂😂😂 verdade,e digo mais hj graças a Deus comprei uma strada adventure,e si tudo de certo pretendo,compra uma toro ou a nova montana,pra meu uso preciso de uma picape.
Eu aderi ao mundo do SUV recentemente, sai de um Fox que me dava muita dor de cabeça, e adquiri um belíssimo um Uno Mille Fire 2001, excelente altura do solo, suspensão reforçada adequada ao pavimento do nosso país, porta malas modesto mas faz 11 na cidade, 18 na estrada e tem uma manutenção super em conta! Recomendo!
Hahaha
Uma pergunta aos que entendem do assunto: Para quem precisa andar nas estradas do interior (asfaltadas mas com muitos buracos e imperfeições), um SUV não seria muito melhor do que um sedan?! Considerando que o Suv é mais alto, suspensão mais reforçada, rodas maiores, pneus com perfil mais alto….etc..? Ex: Toyota Rav4 x Corolla.
Claro que sim. Nesse caso, e em vários outros, os suv dão de 10 a zero nos sedans.
Muita gente pegou o hábito de só falar mal dos suv, mas se o preço fosse o mesmo do hatch, teriam um suv na garagem. hehe
@@gigabit7079 verdade.....falam mau porque não tem.....eu andei em um Civic pra nunca mais saber de carro baixo
@@CARLOSMARTINS-zv5mm Concordo. Eu perdi o encanto pelo Corolla quando fiz uma viagem de 2 horas no banco de trás.
Suv de macho: Tracker e Pajero. O resto é carro de dondoca passear no shopping
Ótimo vídeo digno de muito respeito, no automobilismo.
Parabéns veterano Boris.
Valeu!
Boris, concordo com você em gênero, número e grau! Esse tola preocupação do brasileiro com o valor de revenda do carro usado tem que acabar. Carro não é patrimônio, é bem de consumo. Comprei a cerca de dois anos atrás um Chevrolet Cruze em perfeitas condições de conservação com 25% de desconto sob a tabela FIPE! A melhor compra que já fiz!
Quando fui trocar o carro queria um sedã, minha esposa um suv... Estou gostando bastante do kicks 😅
Gado demais...
Será que o problema não foi os carros ditos normais terem ficado cada vez mais baixos e com maior balanço dianteiro e traseiro, fazendo os mesmos raspar em qualquer elevação, garagem, lombada ou vala?
2 pontos importantes.
Análise com números é de bom tom, caso contrario parece apenas opinião, gostaria de ver um comparativo de manutenção de veículos "automóveis" X "SUVs" no quesito suspensão, por serem mais altos até o acesso do veículo reduz os problemas "ergonômicos", esse último é apenas opinião.
Análise histórica da qualidade do sistema viário X velocidade das vias, instabilidade dos "SUVs" e qualidade dos pneus mais caros, talvez essa conta feche na percepção dos usuários.
Aumento da visibilidade, conforto ao entrar no veículo, conforto ao dirigir, não arrasta o fundo em lombadas e buracos, muito melhor de dirigir em dias de chuva, sensação de segurança entre outros, são algumas razões do sucesso desse veículo que passam longe de serem modismos e que são argumentos bastante lógicos, mas que não foram levadas em conta pela reportagem que claramente quis apenas falar mal do veículo!
Final da década de 80 o sonho do meu pai era um toyota bandeirante (suv raiz), década de 90 comprou um lada niva (suv brabo) q até hoje vejo por aí rodando,e final da década de 90 trocou o niva (pela expectativa de falta de peças pela saída da lada) por uma s10. Meus últimos carros foram suv, meus primeiros não foram por motivos financeiros mesmo, não acho q seja moda, acho q é gosto e necessidade nessas ruas esburacadas e cheias de lombadas. Ecosport lançado em 2003 abriu a porteira e só cresce esse segmento.
SUV no Brasil é um caminho sem volta, pois é Altinho e demonstra mais imponência pros ganancioso se mostrarem pros vizinhos, além de ser bom devido a altura pra andar em nossas péssimas ruas cheios de buracos e desníveis.
@@snoopnupin3652 E a prepotência dos "pilotos de SUV", pois canso de ver na rua essa corja andando como se a rua fosse só deles, querendo tocar o carro em cima dos outros, desrespeitando a lei e achando que estão "bafando"
Ando de carro pequeno e 1000cc
Nesse trânsito doido me divirto quando consigo me safar de algum enrosco e deixar o dono da SUV enorme pra trás
Esse é o país da contramão em tudo,qto mais diminui o espaço por causa do aumento dos carros,menor eles deveriam ser,mas aqui é assim mesmo,tudo ao contrário!
O negócio é ostentação!
Inveja mata viu
É só trabalhar e estudar que vc compra um. Não precisa destilar inveja aqui.
@@rodolfot.5776 Até o Lula que nunca estudou,nunca leu um livro e nunca trabalhou,sabe que num trânsito infernal como o nosso os carros tem de ser pequenos e fáceis de estacionar kkkkkkkk
minha alma clama por um sedã, mas as estradas clamam por um SUV
Verdade
O TH-cam já tinha indicado o canal mais de uma mas eu ainda não tinha parado pra assistir.
Além de ter me convencido dessa moda dos SUVs ganharam mais um inscrito!
Gosto é gosto. O sol nasce para todos. Dirijo há quase 40 anos, inclusive fui caminhoneiro e representante comercial atendendo dois estados e passando por todo tipo de estradas e esse foi o principal motivo para optar por um SUV, enfrentar nossas péssimas estradas. Tenho um Duster, SUV de verdade e só troco se for por uma camionete. Enfim, carro tem que ser escolhido dentro das condições financeiras e com base no uso que terá e não com base em opinião de terceiros que não sabem de sua realidade e o que vc espera do veiculo. Espero que quando for trocar minha Duster o modismo tenha passado para eu pegar outra mas em conta. 😊
A galera já matou a pau aqui nos comentários. O principal fator que faz o brasileiro optar por um SUV é a sua maior altura em relação ao solo e, em alguns casos, o maior curso de suspensão. As condições de nossas ruas e estradas, embora a maioria asfaltada, faz com que um carro mais baixo não desenvolva tanto quanto um carro mais alto. Quando se pega uma estrada de terra então, nem se fala! Um abraço daqui de Marília SP.
A análise de quem viveu na pele os modismos 👏👏 obrigado pela inspiração 👍👏
A questão são as ruas brasileiras, cheias de quebra-molas gigantes, lombadas , buracos , valas , etc.
Isso é coping, a maioria dos SUVs do mercado brasileiro tem a mesma altura livre do solo de carros compactos, tem pneus de perfil baixo, pura ilusão.
Tenho um uno way 2011. Moro na roça e trabalho na cidade. Altura ótima. Pra estacionar é uma beleza. 15 km por litro. No barro é como um suv 4x4. Nunca fiquei na mão.
Tenho uma rav 4 ótimo carro econômica faz 10 de média super resistente,pneu ,pastilhas de freio caras
Até o dia que nossas ruas e estradas receberem um asfaltamento ou calçamento decente e quando os prefeitos pararem de construir, ou darem multas pesadas em quem constrói, lombadas do tamanho do Everest. Só assim para a febre dos SUVs acabarem no Brasil.
Falou tudo, o dia que criarem vergonha acabando com as lombadas até eu volto para o Sedan
99% dos donos de suv só vão para shopping
@@lucasvitalsuassunabarreto8511 Eu não falo por eles, eu falo por mim que moro em cidade do interior que possui calçamento horrível (ou falta dele) e lombadas enormes. O cara que mora em cidade grande com bom asfaltamento e lombadas padrões não precisa de SUV mesmo.
Você tem toda razão... o problema que para chegar no Shopping o mesmo serve para passar por cima dessas pragas que se multiplicam no Brasil, que são as lombadas, pavimentos ruins e para não raspar a frente do veículo nas entradas de garagens. Mas não tiro sua razão não deveria ser assim.
Tem que levar em conta o conforto e posição p dirigir , a suspensão quebra igual mas a gente sente menos os buracos
Minha família usa SW.
Simplesmente sumiram com eles do mercado brasileiro.
Save the Wagons
Se vendessem bem ainda estariam no mercado.
O futuro próximo está nos crossovers (tipo Nivus e suas variações). Tem plataforma de carros menores, pneus comuns, são levemente mais altos e tem bagageiros comparáveis à sedans
Meu melhor SUV foi uma Rural canela seca 2 portas 6cl Wyllis 4 marchas, ia de 0 à 100 em méros 00:0037 segundos usando gasolina de 100 octanas !! kkkk era boa demais !
Gosto muito do seu canal, e concordo em parte com suas observações. Quem mora em um centro urbano, de pistas impecáveis, realmente não tem real necessidade se um SUV. No meu caso, tenho um sedã, que é uma maravilha para pegar estrada, mas onde entou morando, o calçamento da cidade e entorno, pede um veículo com as características de um SUV. Agora que somos só eu e minha esposa, que não temos mais a "turma" para transportar em viagens, e que gostamos de atividades ao ar livre, um Renegade Trailwalk ou um Pulse Impetus (com um estepe normal) estam nos nossos planos.
Meu veículo é realmente um SUV pois é um Jeep Compass Turbo Diesel 4x4 . Quem compra um Crossover e o chama de SUV precisa acordar pois se tivesse comprado um sedan ou um hatch estaria igualmente servido. Alguns Crossover tampouco tem altura muito superior aos coupés e apenas dão a impressão de serem mais seguros. Tudo isso é verdade. Mas outra verdade é que tem muito TH-cam que tenta derrubar as vendas dos SUV’s e Crossover para ajudar a indústria automobilística a vender os outros tipos de carros que estão encalhados. E num país como o Brasil em que ocorrem muitas mortes no trânsito causadas por motoristas irresponsáveis, eu não troco meu Jeep thank de guerra por nada pois me sinto muito mais seguro nele do que no Corolla sedan.
O centro de gravidade é alto, o que o torna mais propício a capotar. Portanto, é menos seguro que um automóvel baixo de alta qualidade, como um sedã Mercedes-Benz Classe C ou como um conversível BMW Z4.
@@evandrohipolito3128 apesar de o centro de gravidade de um suv ser mais alto, tem que se esforçar bastante para conseguir capotar com ele se não andar em velocidades perigosas para as condições da pista.
@@antoniotorres5534 Exato. Muito mais que os SUVS (verdadeiros ou fake), inseguro é o comportamento de muitos motoristas, sem depender do tipo de veículo que eles estejam dirigindo...rs
@@antoniotorres5534 Também era fácil capotar com as Kombis mais antigas, e quem respeitava as limitações do carro não capotavam.
Essa semana aqui em São José do Rio Preto um Duster bateu num HB20. Com o HB20 não aconteceu nada. Já o Duster capotou. O motorista da Duster já está no cemitério. lamentável. um médico de 40 anos que acabou falecendo.
Nem sempre é modismo, Boris. Quem tem um idoso bem idoso em casa precisa de um carro alto. Eu troquei meu hatckback por um SUV exatamente por essa razão.
Respeito sua necessidade aí mas não faz sentido algum. Se o carro é mais alto, dificultaria a entrada do idoso.
Todos os vídeos do Boris são iguais, metendo o pau nos SUVs dizendo que é modinha, e elogiando sedans, fim.
@@alexminasgerais É muito mais fácil para um idoso entrar em um carro alto mesmo que precise de ajuda. E mais importante ainda é a hora de sair, porque não tem que fazer força.
@@MrClaudiothomaz eu tenho essa mesma realidade, meu pai tem 86 anos e antes quando tinha um sedã pra ele sair era muito difícil. Ainda mais que meu pai tem três lesões na colun.
Meu pai comprou um sedan BMW e reclamava muito da altura do banco para entrar e sair. E de fato, elas são baixinhas. Trocou por outro sedan que ficou ótimo de altura de banco para entrar e sair dele. O fato de ser SUV acredito não ser determinante para esta questão da acessibilidade.. Ele acha o meu SUV alto para ele entrar (original, sem lift nem nada) ou seja, ele não o teria também.. Acho que isso não é regra para se escolher tipo de carroceria
Interessante análise, tenho suv, mas pela racionalidade focado só na economia ele tem razão.
Aqui na zona da mata mineira está impossível usar carro baixo! Ruas e estradas esburacadas, muitos locais que enchem d'água. Tem que ser camionete ou SUV raiz com rodas e pneus de perfil alto! Sempre preferi os sedans e as peruas de entre eixo longo, mas desisti devido aos prejuízos com pneus furados, cortados , rodas amassadas e danos de suspensão. Hj tenho uma Trailblazer 14 e não troco por nada.