voltei a mestrar por agora e comecei a usar o sistema de DeD, suas dicas ajudam pra caralho, e a serie jogando rpg me ajudou dms em entender alguns detalhes do sistema, vlw galera canal mt bom, vinzaum mito dms.
Vinzão, queria saber sua opinião sobre começar a narrar com aventuras prontas e começar a narrar em seu próprio mundo, qual os prós e contras de cada situação para você?
Não sou o Vinzaum, mas vou dar minha opinião de enxerido! Estou narrando duas aventuras prontas e acho uma forma fascinante de ganhar experiência e confiança. É incrível como em um pequeno improviso que você faz, você consegue criar uma coisa que não tem na aventura pronta e isso tem consequências fortes lá na frente. Por exemplo, os jogadores pouparam um Goblin que até então era uma inimigo aleatório no primeiro encontro, agora ele é aliado do grupo e eu acabei criando um BackGround muito maneiro pra ele que os jogadores ainda nem desconfiam. Vai dar um lindo plot twist.
Eu perguntei, justamente pelo motivo de que acho uma discussão interessante. Eu mesmo quando comecei a narrar (inclusive entrei no mundo do rpg ja como narrador), narrei num "mundo" criado por mim. Então eu sempre gosto de pensar que narrar em um mundo próprio é uma boa entrada como mestre, pela experiencia, toda a experiencia necessária para ser um bom mestre na verdade. Hoje eu estou narrando "The Curse of Strahd" e estou amando. Mas acho essa uma discussão super interessante.
Almeida Caíque RPG solo é muito prático e a maioria das Aventuras Solo tem explicações já no livro. Eu joguei Cidade dos Ladrões (Aventuras Fantásticas) e é realmente muito bom!
o vocabulário e gírias de cada cidade, deveria ser determinado pela posição geográfica ou pela predominância racial do local?, isso não dificultaria para os jogadores ? por exemplo, o jogador X nasce numa ilha desolada, devido o pouco contato com outras criaturas, normalmente as pessoas nascidas nessa localidade falam apenas se muito necessario, ou nascer numa parte do mapa onde as pessoas tenham um modo próprio de falar(sotaque), seria difícil um jogador desenvolver um personagem desse_
Fala Vinzaum, faz um vídeo de como proceder quando não vem criatividade para fazer a próxima campanha, ou episódio, quando da uma emperrada, no meu caso, estou mestrando em uma mesa, e meus amigos querem jogar mas não consigo criar nada, estou travado
Fala Vinzaum eu tava pensando em fazer um boss que inicialmente é uma gaiola de ossos em formato de costelas com um refém dentro, mas ela ganha vida quando uma flame skull futua em cima dela e vira um esqueleto guerreiro (Obs: com a refém ainda dentro) o q achou???
Lucas Braga A ideia seria todos os poderes de uma flame skul, só que com uma espada curta e o perigo de acertar a refém ao atacar (principalmente com ataques a distância)
NPC e nível, não tenho vontade de fazer o mundo ser cheio de NPCs lendários, mas frequentemente os jogadores querem algo que requer um NPC de nível 15 ou mais, e é meio chato fazer eles correrem atrás de uma lenda pra encontrar o mago aposentado super poderoso que conhece os segredos de alguma coisa X todas as vezes, ou ter que viajar 3500 KM pra falar com o papa da igreja de Pélor por que precisam usar ressurreição verdadeira, porque o guerreiro do grupo amado por todos caiu num poço de lava e não deixou nem o pó, ou então ter que correr atrás de um item pergaminho etc. as vezes queria que só estivesse lá disponível e pronto, mas isso deixa muito sem vida o cenário, outra coisa que me incomoda é quando por exemplo nosso bárbaro herói (nível 16) entrou em fúria e surrou 40 guardas da cidade. NPCs não evoluem como os personagens eu sei, mas encontrar o meio termo as vezes é um chute nos D20.
Ótimo vídeo. Mas acabei aqui por estar criando npcs vilões e não estar certo como criar a ficha deles. Crio como uma ficha normal de jogador ou tem um método diferente? E como cálculo a CR dele? Alguém tem dicas sobre isso?
Era um dúvida que também tinha, oque eu fiz foi me basear na ficha de jogador em alguns aspectos, mas não seguir a risca todos critérios, adaptando coisas que eu queria com vida ou determinadas habilidades.
Tem dois npcs que são memoraveis na minha mesa, um dele é o Arceus, um guerreiro que decidiu ser leal e seguir o ladino do grupo por motivos religiosos, sempre nobre e aventureiro, mas na verdade quando ele se solta é um beberão, covarde, boca suja e faz piada de tudo e todos. Outro é o Ruwel, um velho que um personagem achou quando estava fazendo uma viagem nos arquipelagos, Ruwel mostrou qual ilha ele deveria ir, e Ruwel seguiu ele até a ilha, na ilha um monstro mandado pelo vilão chegou, e uma luta mortal ocorreu entre o jogador e o monstro, o jogador levou muito dano, até que Ruwel entrou na luta, o vilão fodão, errou todos os ataques contra Ruwel e morreu com uma bengalada dele, depois o jogador comprou uma casa na capital pra ele, e sempre tem a piada que o Ruwel é o personagem mais forte do rpg
vinzao, eu mestro rpg a muito tempo para meus amigos porem eu nunca sou o jogador, isso acaba ficando um pouco chato pra mim, ja que nenhum dos meus amigos gosta de mestrar, como faço para deixar o jogo mais divertido para o mestre ?
Como assim, é mó divertido ser mestre! Mas se tu quer ser jogador, porque não conversa com a mesa e propõe um rodízio de mestres? Cada um narra uma aventura mais curta de alguns níveis ao invés de ser sempre o mesmo mestre. Assim todo mundo joga.
Lucas Braga na verdade eu gosto e até me acostumei, o problema é que eu jogo faz 3 anos com a mesma mesa e nunca joguei como player, eles não gostam de mestrar, além de que eu já tô meio "saturado" da minha mestragem, por mais que eu me considere um bom mestre.
Interpretação é algo difícil já que é um talento e prática, minha dica é você aprender as aspectos centrais da personalidade e dos trejeitos do seu Npc para atuar com ele, além de ficar mais fácil de improvisar (tipo, escolher algumas característica como ser disciplinado e honrado, e algum hábito/Hobie como por exemplo sempre falar educadamente e corrigir erros de qualquer pessoa.) pois uma vez que vc defini aspectos mais importantes da personalidade e hobbies/trejeitos você tem um ideia de como atuar e ate improvisar algumas diálogos e interações. Por fim, mais uma dica seria você se basear em personagens que voce conhece bastante (sejam de livros, animes ou jogos) que tem um personalidade parecida com seu NPC para você se basear nele (Exemplo, meu Npc é um detetive excêntrico, me baseio no Sherlock Holmes, então imagino como ele reagiria na mesma situação do meu Npc, claro fazendo ajustes necessários). O comentário ficou grande, mas espero que tenha ajudado
Estamos trabalhando arduamente na terceira temporada, como comentamos em alguns videos do canal já! Se você gostaria de ver nosso canal crescer e postar videos com ainda mais qualidade e rapidez, apoie a Chinchila entrando neste link: apoia.se/gamechinchila Contamos com você! ;)
Fala visão eu queria que você falasse um pouco mais sobre itens Mágicos, pois na minha mesa assim que Dropa Um item Mágico a galera vai em cima para pegar, e logo pergunta: - o que faz e esse item? então eu não sei ao certo, como eles fazem para saber todas as características de tal item. acho muito anti-jogo Ele simplesmente saberem por pegar o item
paulo henrique Dica de quem mestra há 6 anos... Diga "vocês não sabem". Esperem eles castarem identificar magia e testes de inteligência ou arcanismo para sabaerem. Também faça com que se eles errarem, eles se confundam e achem que funciona diferente... E se for uma falha critica... Bem... Os assuste ;)
As dicas do Pedro foram muito boas, vou adicionar também o teste de História para saber se ele reconhece aquele item de histórias e lendas. Se reconhecerem, eles podem receber dicas do que aquele item é capaz de fazer.
Essa skin Mexicana do Vinzaum
Vinzão, vc n é d20 viciado mas sua jogada de ataque critou no meu coração
chega ser triste um canal tão bom e com tanto conteúdo de qualidade ter só 33k de inscritos
Apresente para todos os amigos! Aos poucos o canal vai crescendo!
Sim, olha só, em 2 meses já 37k!
7meses dps e tá com 47k
Um ano, e já tem quase o dobro!
já está em 79!!
voltei a mestrar por agora e comecei a usar o sistema de DeD, suas dicas ajudam pra caralho, e a serie jogando rpg me ajudou dms em entender alguns detalhes do sistema, vlw galera canal mt bom, vinzaum mito dms.
ottoschaeppi! Muito bom que você esteja curtindo cara! Ficamos muito felizes em saber!
Incrivel como as dicas desse canal chegam bem na hora que eu preciso ❤
Vinzão faz um video falalndo de recompenças que o Mestre possa dar para os Personagens do Jogadores, algo como aquela espada de coral do jogando rpg.
Cada detalhizinho que o Vinzaum cuida e se toca! Perfeito demais, vale muito a pena levar todos os toques em conta!
Valeu muito pelos videos!! Estou começando a mestrar porque ngm aqui sabe... Seus videos estao ajudando demaaais!!
#vinzão faz "Como Criar Seu Cenário: facçoes e organizaçoes "
Vlw pelas dicas Vinzaum Mexicano
Valeu Vinzaum! Vou mestrar minha primeira sessão de RPG daqui a uns dias. Queria muito essa ajuda!!!
A ambientação dos seus videos de rpg sao mt fodas cara
Continuem fazendo vídeos assim!!! São os melhores!!!
Mano esse bigode tá fenomenal
Valeu cara me ajudou muito
vlw pessoal me inspiraram pra eu começar a narrar soslosksls eu adoro esse canal me ajudou pacas desde trabalhos de escola ah narrações sksosos s2
Muito show!
Vinzão aí sim maravilhoso tô aprendendo muito tô fazendo um rpg
Valeu! Criei um RPG graças a esse CANAL!
teus vídeos são maravilhosos
Iae mano blz? Curto muito o seu canal parabéns pelo trabalho
*VINZAUM* FALA SOBRE UM SISTEMA NACIONAL, O OLD DRAGON ótimo sistema hehehe
Muito bom obrigado
Faz um video sobre criação de monstros
Show muito bom 💚🔥
Vinzão, queria saber sua opinião sobre começar a narrar com aventuras prontas e começar a narrar em seu próprio mundo, qual os prós e contras de cada situação para você?
Não sou o Vinzaum, mas vou dar minha opinião de enxerido!
Estou narrando duas aventuras prontas e acho uma forma fascinante de ganhar experiência e confiança. É incrível como em um pequeno improviso que você faz, você consegue criar uma coisa que não tem na aventura pronta e isso tem consequências fortes lá na frente. Por exemplo, os jogadores pouparam um Goblin que até então era uma inimigo aleatório no primeiro encontro, agora ele é aliado do grupo e eu acabei criando um BackGround muito maneiro pra ele que os jogadores ainda nem desconfiam. Vai dar um lindo plot twist.
Eu perguntei, justamente pelo motivo de que acho uma discussão interessante. Eu mesmo quando comecei a narrar (inclusive entrei no mundo do rpg ja como narrador), narrei num "mundo" criado por mim. Então eu sempre gosto de pensar que narrar em um mundo próprio é uma boa entrada como mestre, pela experiencia, toda a experiencia necessária para ser um bom mestre na verdade. Hoje eu estou narrando "The Curse of Strahd" e estou amando. Mas acho essa uma discussão super interessante.
Pq vcs não falam de Pathfinder 2.0? Seria muito bom a novidade no canal!!
Como deixar um monstro menos irracional
Olha só que bacana! Esses ogros aí são da capa do RPG de Warcraft! eu tenho este livro, mas não consigo achar os outros pra jogar!
Adoraria muito se eles falassem sobre como jogar RPG solo, até mesmo com outros RPGs que não sejam para jogar solo tipo D&D mesmo
Almeida Caíque RPG solo é muito prático e a maioria das Aventuras Solo tem explicações já no livro. Eu joguei Cidade dos Ladrões (Aventuras Fantásticas) e é realmente muito bom!
Quarteto Fantástico eu conheço essa sequência de livros, e é legal, mas esse sistema de ficar indo de uma página para outra pra mim é meio chato
Almeida Caíque Ah entendi, é pq eu gosto dele pq lembra Diário de um Banana haha!
o vocabulário e gírias de cada cidade, deveria ser determinado pela posição geográfica ou pela predominância racial do local?, isso não dificultaria para os jogadores ? por exemplo, o jogador X nasce numa ilha desolada, devido o pouco contato com outras criaturas, normalmente as pessoas nascidas nessa localidade falam apenas se muito necessario, ou nascer numa parte do mapa onde as pessoas tenham um modo próprio de falar(sotaque), seria difícil um jogador desenvolver um personagem desse_
por que plataforma vc faz live?
Fala Vinzaum, faz um vídeo de como proceder quando não vem criatividade para fazer a próxima campanha, ou episódio, quando da uma emperrada, no meu caso, estou mestrando em uma mesa, e meus amigos querem jogar mas não consigo criar nada, estou travado
Pega uma aventura pronta pra narrar.
Fala Vinzaum eu tava pensando em fazer um boss que inicialmente é uma gaiola de ossos em formato de costelas com um refém dentro, mas ela ganha vida quando uma flame skull futua em cima dela e vira um esqueleto guerreiro (Obs: com a refém ainda dentro) o q achou???
Parece uma estética maneira. Mas qual a história por trás do esqueleto gaiola? E quais seriam as mecânicas das habilidades dele?
Lucas Braga
A ideia seria todos os poderes de uma flame skul, só que com uma espada curta e o perigo de acertar a refém ao atacar (principalmente com ataques a distância)
ei Vinzaum você já utilizou um personagem seu antigo de uma narração como jogador como Npc ?
Edd e Turyel contam?
Vc parece meu avô do meu avô com essa barba kkk
NPC e nível, não tenho vontade de fazer o mundo ser cheio de NPCs lendários, mas frequentemente os jogadores querem algo que requer um NPC de nível 15 ou mais, e é meio chato fazer eles correrem atrás de uma lenda pra encontrar o mago aposentado super poderoso que conhece os segredos de alguma coisa X todas as vezes, ou ter que viajar 3500 KM pra falar com o papa da igreja de Pélor por que precisam usar ressurreição verdadeira, porque o guerreiro do grupo amado por todos caiu num poço de lava e não deixou nem o pó, ou então ter que correr atrás de um item pergaminho etc. as vezes queria que só estivesse lá disponível e pronto, mas isso deixa muito sem vida o cenário, outra coisa que me incomoda é quando por exemplo nosso bárbaro herói (nível 16) entrou em fúria e surrou 40 guardas da cidade. NPCs não evoluem como os personagens eu sei, mas encontrar o meio termo as vezes é um chute nos D20.
Bom dia tudo bem como funciona a lincantropia lobisomem e vampirismo no ded next?
Ótimo vídeo. Mas acabei aqui por estar criando npcs vilões e não estar certo como criar a ficha deles.
Crio como uma ficha normal de jogador ou tem um método diferente? E como cálculo a CR dele?
Alguém tem dicas sobre isso?
Era um dúvida que também tinha, oque eu fiz foi me basear na ficha de jogador em alguns aspectos, mas não seguir a risca todos critérios, adaptando coisas que eu queria com vida ou determinadas habilidades.
Tem dois npcs que são memoraveis na minha mesa, um dele é o Arceus, um guerreiro que decidiu ser leal e seguir o ladino do grupo por motivos religiosos, sempre nobre e aventureiro, mas na verdade quando ele se solta é um beberão, covarde, boca suja e faz piada de tudo e todos.
Outro é o Ruwel, um velho que um personagem achou quando estava fazendo uma viagem nos arquipelagos, Ruwel mostrou qual ilha ele deveria ir, e Ruwel seguiu ele até a ilha, na ilha um monstro mandado pelo vilão chegou, e uma luta mortal ocorreu entre o jogador e o monstro, o jogador levou muito dano, até que Ruwel entrou na luta, o vilão fodão, errou todos os ataques contra Ruwel e morreu com uma bengalada dele, depois o jogador comprou uma casa na capital pra ele, e sempre tem a piada que o Ruwel é o personagem mais forte do rpg
vinzao, eu mestro rpg a muito tempo para meus amigos porem eu nunca sou o jogador, isso acaba ficando um pouco chato pra mim, ja que nenhum dos meus amigos gosta de mestrar, como faço para deixar o jogo mais divertido para o mestre ?
Como assim, é mó divertido ser mestre! Mas se tu quer ser jogador, porque não conversa com a mesa e propõe um rodízio de mestres? Cada um narra uma aventura mais curta de alguns níveis ao invés de ser sempre o mesmo mestre. Assim todo mundo joga.
Lucas Braga na verdade eu gosto e até me acostumei, o problema é que eu jogo faz 3 anos com a mesma mesa e nunca joguei como player, eles não gostam de mestrar, além de que eu já tô meio "saturado" da minha mestragem, por mais que eu me considere um bom mestre.
Onde os dados de vcs são comprados???
gostaria de saber a melhor forma de interpretar um npc
Interpretação é algo difícil já que é um talento e prática, minha dica é você aprender as aspectos centrais da personalidade e dos trejeitos do seu Npc para atuar com ele, além de ficar mais fácil de improvisar (tipo, escolher algumas característica como ser disciplinado e honrado, e algum hábito/Hobie como por exemplo sempre falar educadamente e corrigir erros de qualquer pessoa.) pois uma vez que vc defini aspectos mais importantes da personalidade e hobbies/trejeitos você tem um ideia de como atuar e ate improvisar algumas diálogos e interações. Por fim, mais uma dica seria você se basear em personagens que voce conhece bastante (sejam de livros, animes ou jogos) que tem um personalidade parecida com seu NPC para você se basear nele (Exemplo, meu Npc é um detetive excêntrico, me baseio no Sherlock Holmes, então imagino como ele reagiria na mesma situação do meu Npc, claro fazendo ajustes necessários).
O comentário ficou grande, mas espero que tenha ajudado
quando sai jogando rpg 3 temp?
Estamos trabalhando arduamente na terceira temporada, como comentamos em alguns videos do canal já! Se você gostaria de ver nosso canal crescer e postar videos com ainda mais qualidade e rapidez, apoie a Chinchila entrando neste link: apoia.se/gamechinchila
Contamos com você! ;)
So eu acho o vinzaum parecido com o vocalista do System of a down ?
Jjjjkkjkjjjkk Vinzaum Tankian
posso usar as fichas de personagens para fazer os npcs??
Até pode. Mas tente balancear um pouco dependendo do sistema
Foster
Fala visão eu queria que você falasse um pouco mais sobre itens Mágicos, pois na minha mesa assim que Dropa Um item Mágico a galera vai em cima para pegar, e logo pergunta: - o que faz e esse item? então eu não sei ao certo, como eles fazem para saber todas as características de tal item. acho muito anti-jogo Ele simplesmente saberem por pegar o item
paulo henrique Dica de quem mestra há 6 anos... Diga "vocês não sabem". Esperem eles castarem identificar magia e testes de inteligência ou arcanismo para sabaerem. Também faça com que se eles errarem, eles se confundam e achem que funciona diferente... E se for uma falha critica... Bem... Os assuste ;)
As dicas do Pedro foram muito boas, vou adicionar também o teste de História para saber se ele reconhece aquele item de histórias e lendas. Se reconhecerem, eles podem receber dicas do que aquele item é capaz de fazer.
god
Sou de São Paulo, o que significa pano na manga?
Facilidade de montar em cavalo
Dar pano pra manga é dar história pra contar.
Eu sou de Santos e sei o que é dar pano pra manga, acho que isso não é um problema de localização.
Eu tenho 12 e queria muito jogar rpg
Vinzaum explica formas boas de passar a missao para o jogador, sem parecer forçado
Primeiro a da Dislaike, anão perdão dislaike não!!!
Primeiro a da Dislaike, anão perdão dislaike não!!!