Entre tanta gente "explicando" colapso de onda, quando encontramos fisica de verdade ela n tem tantas views e likes!!! Mas ainda acredito num futuro de mais ciência!! Obrigada por essa aula esclarecedora
Maninho continua, mas cuidado que rola muita besteira na Internet envolvendo Quântica. Enfim, continua que Física realmente é algo incrível, eu também amo e busco sempre aprender
A situação é que quando não está vendo ou observando há infinita possibilidade até que se observe, no momento em que se observa aquilo que era possivel torna-se provável, o que se chama colapso da função de onda, quando não se observa o estado é de onda, quando se observa torna-se particula.
O vídeo, embora mto bom, deveria ser assistido após a leitura desse comentário 😅 seria uma ótima introdução! Explicou objetivamente... QQ informação além da sua é mera tecnicidade. 👏
Kkk, não existe explicação fácil na MQ. O comentário está errado. A mesma confusão que sempre se faz em todas tentativas simplistas. A equação de onda é uma tentativa de modelagem, o raciocínio é absolutamente matemático. O colapso significa que se achou o estado que prevalece, entre muitas e até infinitas possibilidades. Bem, não se preocupem, realmente não é fácil e o que mais confunde é a noção completamente errada de observador. Os místicos deitam e rolam aí.
Muito bom!!! Obrigada por se dispor a gravar esse vídeo e trazer uma edição que ajudou muito a entender e a ilustrar o que estava sendo falado. Gratidão mesmo! 👏🏼
Imagine um dado com 6 lados e somente dois números, 0 e 1, 3 lados tem zeros e 3 lados tem uns. Imagine o experimento de jogar esse dado pelo buraco de um caixa fechada, vc só saberá que lado o dado caio 0 ou 1, no momento que abrir a caixa. Em quanto nao abrir a caixa o lado que o dado caiu é somente uma onda de probabilidades para vc que ainda não observou o dado, da mesma forma vc so saberá se o gato esta vivo ou morto no momento que abrir a caixa, mas isso não significa que o dado esta em varias posições ao mesmo tempo, e nem que o gato esteja vivo e morto ao mesmo tempo. Isso so significa que para vc que não tem a informação existe duas possibilidades, mas na realidade ele esta em um estado apenas 0 ou 1, vivo ou morto.
Então, esse exemplo que vc deu dos dados na caixa é abordado pela teoria de probabilidade clássica. O estado que vc sugere é chamado de mistura estatística. No entanto, existem experimentos que mostram que os sistemas quânticos não respeitam as regras da probabilidade clássica. Por exemplo, no experimento de fenda com elétrons, se usarmos a teria de probabilidade clássica para identificar por qual fenda cada elétron passou, vamos afirmar que ele passou pela fenda 1 ou pela fenda. Considerando isso, podemos calcular uma distribuição de probabilidade. Entretanto, essa distribuição não é observada nos experimentos. O que observamos é um padrão de interferência, que não é compatível com a hipótese de que o elétron passou pela fenda 1 ou pela fenada 2.
Esse é um dos resultados mais interessantes da mecânica quântica, é a dualidade onda-partícula. Cada objeto (elétrons ou átomos, etc.) é detectado em um ponto da tela. Mas, depois de um tempo, quando muitos objetos são detectados, podemos observar o padrão de interferência. Como esse padrão está associado aos fenômenos ondulatórios, esse experimento mostra que os objetos da mecânica quântica exibem caráter corpuscular em alguns experimentos e ondulatório em outros.
estão isso é como se fosse um jogo que vc jogou mas ainda não sabe o resultado pode ter ganho ou não, a partir do momento que vc sabe do resultado , vc saiu da superposição para uma certeza , que ganhou ou perdeu e ai colapsou
Não é bem isso pq no caso do jogo o resultado está definido, mas vc não sabe qual é. No caso da superposição de estados da mecânica quântica, o resultado é indefinido antes da medição.
O processo de ionização arranca um elétron do átomo, assim ele se transforma em outra coisa. No caso do átomo de hidrogênio, o q sobra é um elétron separado do próton e do nêutron.
@@canalcientificarnesse caso, ele continua sendo um átomo de hidrogênio, porém, ionizado... ele deixará de ser átomo quando o próton se separar do nêutron, certo?
@@NayMorotti Isso mesmo, chamamos de átomo de hidrogênio ionizado. Ele pode inclusive capturar outro elétron para formar um átomo de hidrogênio novamente.
Vim aqui depois de varios videos e ainda não consegui entender isso. Ninguém explica o problema matematicamente, só fazem analogias. Ninguém diz o que significa "observar" para a fisica quantica, só dizem que não é a mesma coisa que na fisica classica. O mais perto que eu cheguei de uma resposta foi quando disseram que essa observação é como um entrelaçamento entre dos eletrons entre o sistema que observa e o sistema até então isolado. Pelo o que eu entendi, observer significa então trocar photons?
Observar na mecânica quântica tem o mesmo sentido que na física clássica. Significa medir alguma grandeza física. Para medir alguma coisa, por exemplo, a temperatura da água em um copo usamos um termômetro. Na quântica tb usamos instrumentos para medir as grandezas físicas. A diferença é que no caso da física quântica, a gente precisa incluir o aparato na descrição de um fenômeno. O entrelaçamento (ou emaranhamento) vem daí. O aparato de medida fica entrelaçado com o sistema de interesse (um átomo, por exemplo).
@@canalcientificar Na fisica classica eu posso por exemplo expressar velocidade como metro pro segundo. Quando eu defino uma função que é capaz de me informar a velocidade de algo, esses espaço em metros e tempo em segundos são os meus argumentos da função. Eu não preciso efetivamente medir algo para saber o estado, preciso apenas dos valores de espaço e tempo e a função consegue me prever isso para quaisquer valores usados na função. E é isso que eu não entendo na fisica quantica, apesar de que o resultado de algo é indefinido até a medição, ele deve ter uma equação que expressa qual deve ser o resultado mesmo que esse seja indefinido. Então qual é o pulo do gato aqui? Quando eu pego a equação e tento resolver significa que estou fazendo o "colapso de onda" ou a ideia de colapso de onda é algo observado apenas empiricamente?
@@feliperesende4505 Essa pergunta é muito boa! Vc percebeu uma diferença muito importante entre a física clássica e a quântica. Existe uma equação dos sistemas quânticos que tem um papel semelhante ao que a segunda lei de Newton exerce na física clássica. Essa equação da mecânica quântica é a eq. de Schrödinger. Através dessa equação, podemos calcular a probabilidade de obter um dos resultados de uma medida. Eu falo mais sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/JHyuGfJQ214/w-d-xo.html
O gato ta em 2 estados vivo ou morto, quando voce acredita que ele ta vivo colapsou a funcao de onda, voce observou. É igual voce pensar numa pessoa e ver ela no outro dia, voce colapsou a funcao de onda, observou. Entao se tornou uma probabilidade no mundo quantico.
A física quântica não tem nada a ver com misticismo. Algumas pessoas criaram um mercado para vender cursos e produtos baseados nessa falsa relação entre quântica e coisas místicas... A gente gravou um vídeo sobre isso th-cam.com/video/QYKbhfjRLWs/w-d-xo.html
Entendi que o colapso da função de onda é um artifício matemático, mas não entendi nada sobre a situação do gato de estar vivo e morto ao mesmo tempo. E se no lugar do gato tivéssemos uma pessoa, eu por exemplo, então eu experimentaria a sensação de estar e não estar vivo ao mesmo tempo???
Então, a interpretação adotada pela maior parte da comunidade científica não é de que o gato está vivo e morto ao mesmo tempo. Segundo essa interpretação, o gato está em um estado indefinido. Falamos mais sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/nEilPjH5yAU/w-d-xo.html
Imagina jogar uma bola de tênis por um arco no ar. Ela passa e continua sendo uma bola. Agora se for colocado um aquário junto ao arco, a bola, mas a energia continua se propagando. A pergunta a qual eu sempre quis um resposta é: Quando a partícula colapsa em onda, essa onda é o que? Essa onda pode voltar a ser partícula? Tipo, esse colapso no vácuo funciona como? A onda seria propagada por aquela partículas virtuais? Nossa, to bugado irmão kkkkkkk
No caso de uma bola de tênis, as propriedades quântica são perdidas muito rapidamente l. Então não dá pra falar de comportamento ondulatório dela. O colapso da função de onda é uma ferramenta matemática que serve para representar o estado do sistema físico após uma medição. É difícil considerar que o colapso é um processo físico. Um dos motivos é q ele é instantâneo.
Acho que resumindo, é como um radar na estrada, as pessoas podem observar os veículos na estrada e supor suas velocidades, mas só vão ter certeza através da medida que mostrar no radar, e o resultado do radar é o que importa no final. Eu vejo mais ou menos assim pra tentar simplificar.
@@GabrielSilva-uw7bp :) Mesmo assim o carro tem uma velocidade definida, independente de qualquer coisa. Já os objetos da física quântica (em alguns casos) têm propriedades indefinidas mesmo.
Vivendo e aprendendo, muito obrigado por seu canal. Atualmente os que mais acompanho é vc, o Pedro e a BiBi Bailas. Apaixonado em física com certeza, e acho que ela a quantica em especial ser complexa, torna mais incrível
No mundo animal as onça fica observando a presa a distância com paciência ela lança tipo um magnetismo na presa e , consegue capturar as presa ,tipo física quântica ,ela colapso a função de onda por observar a presa , isso é o mesmo que a pessoa fica afim de ficar com outra pessoa ,o homem fica olhando para a moça no baile e não tira o olho da moça , logo os dois vai esta junto no baile ,ele consegue colapsar e conquistar a moça , isso se ela também estiver afim de ficar com alguém pode ser com ele ,ou se ela ja tem namorado , não vai adiantar nada fica olhando na moça 🤣
Essa sua ideia é bem legal! Dê uma pesquisada sobre um experimento mental chamado Amigo de Wigner (elaborado pelo físico E. Wigner), ele propõe uma abordagem parecida.
Entre tanta gente "explicando" colapso de onda, quando encontramos fisica de verdade ela n tem tantas views e likes!!! Mas ainda acredito num futuro de mais ciência!! Obrigada por essa aula esclarecedora
Obrigado!!!
Oi, meu nome é Davi Martins, tenho 12 anos e estou vendo isso porque é legal, gosto de física quântica.
Legal Davi! Gostei dos seus vídeos, continue com seu canal!
Maninho continua, mas cuidado que rola muita besteira na Internet envolvendo Quântica.
Enfim, continua que Física realmente é algo incrível, eu também amo e busco sempre aprender
Continua assim Davi! Estuda e coloca em prática, que você será imparável ❤
O ser humano ainda tem muita coisa p estudar, o Universo é Perfeito!!!!❤❤❤
Obrigado por compartilhar, em tempos de decaimento global sua humildade mantém o gato vivo, tmj
A situação é que quando não está vendo ou observando há infinita possibilidade até que se observe, no momento em que se observa aquilo que era possivel torna-se provável, o que se chama colapso da função de onda, quando não se observa o estado é de onda, quando se observa torna-se particula.
Tô tentando entender esse colapso de função de onda há um tempão, com seu comentário consegui entender, obrigado
Gratidão 🙏
O vídeo, embora mto bom, deveria ser assistido após a leitura desse comentário 😅 seria uma ótima introdução! Explicou objetivamente... QQ informação além da sua é mera tecnicidade. 👏
Seu comentário explica de um jeito tão claro 😊👏
Kkk, não existe explicação fácil na MQ. O comentário está errado. A mesma confusão que sempre se faz em todas tentativas simplistas. A equação de onda é uma tentativa de modelagem, o raciocínio é absolutamente matemático. O colapso significa que se achou o estado que prevalece, entre muitas e até infinitas possibilidades. Bem, não se preocupem, realmente não é fácil e o que mais confunde é a noção completamente errada de observador. Os místicos deitam e rolam aí.
Tá, mas porque? Porque determinada "situação" se concretiza , torna-se provável , no momento em que se desliga o detector?
Muito bom!!! Obrigada por se dispor a gravar esse vídeo e trazer uma edição que ajudou muito a entender e a ilustrar o que estava sendo falado. Gratidão mesmo! 👏🏼
Muito obrigado!
Imagine um dado com 6 lados e somente dois números, 0 e 1, 3 lados tem zeros e 3 lados tem uns.
Imagine o experimento de jogar esse dado pelo buraco de um caixa fechada, vc só saberá que lado o dado caio 0 ou 1, no momento que abrir a caixa.
Em quanto nao abrir a caixa o lado que o dado caiu é somente uma onda de probabilidades para vc que ainda não observou o dado, da mesma forma vc so saberá se o gato esta vivo ou morto no momento que abrir a caixa, mas isso não significa que o dado esta em varias posições ao mesmo tempo, e nem que o gato esteja vivo e morto ao mesmo tempo. Isso so significa que para vc que não tem a informação existe duas possibilidades, mas na realidade ele esta em um estado apenas 0 ou 1, vivo ou morto.
Então, esse exemplo que vc deu dos dados na caixa é abordado pela teoria de probabilidade clássica. O estado que vc sugere é chamado de mistura estatística. No entanto, existem experimentos que mostram que os sistemas quânticos não respeitam as regras da probabilidade clássica. Por exemplo, no experimento de fenda com elétrons, se usarmos a teria de probabilidade clássica para identificar por qual fenda cada elétron passou, vamos afirmar que ele passou pela fenda 1 ou pela fenda. Considerando isso, podemos calcular uma distribuição de probabilidade. Entretanto, essa distribuição não é observada nos experimentos. O que observamos é um padrão de interferência, que não é compatível com a hipótese de que o elétron passou pela fenda 1 ou pela fenada 2.
No experimento da dupla fenda, porque continua aparecendo um padrão de interferência no anteparo, mesmo quando se emite uma partícula por vez ?
Esse é um dos resultados mais interessantes da mecânica quântica, é a dualidade onda-partícula. Cada objeto (elétrons ou átomos, etc.) é detectado em um ponto da tela. Mas, depois de um tempo, quando muitos objetos são detectados, podemos observar o padrão de interferência. Como esse padrão está associado aos fenômenos ondulatórios, esse experimento mostra que os objetos da mecânica quântica exibem caráter corpuscular em alguns experimentos e ondulatório em outros.
estão isso é como se fosse um jogo que vc jogou mas ainda não sabe o resultado pode ter ganho ou não, a partir do momento que vc sabe do resultado , vc saiu da superposição para uma certeza , que ganhou ou perdeu e ai colapsou
Não é bem isso pq no caso do jogo o resultado está definido, mas vc não sabe qual é. No caso da superposição de estados da mecânica quântica, o resultado é indefinido antes da medição.
Um átomo pode deixar de existir? Ou só mudar, gostaria de saber mais sobre o decaimento
O processo de ionização arranca um elétron do átomo, assim ele se transforma em outra coisa. No caso do átomo de hidrogênio, o q sobra é um elétron separado do próton e do nêutron.
@@canalcientificarnesse caso, ele continua sendo um átomo de hidrogênio, porém, ionizado... ele deixará de ser átomo quando o próton se separar do nêutron, certo?
@@NayMorotti Isso mesmo, chamamos de átomo de hidrogênio ionizado. Ele pode inclusive capturar outro elétron para formar um átomo de hidrogênio novamente.
Vim aqui depois de varios videos e ainda não consegui entender isso. Ninguém explica o problema matematicamente, só fazem analogias. Ninguém diz o que significa "observar" para a fisica quantica, só dizem que não é a mesma coisa que na fisica classica. O mais perto que eu cheguei de uma resposta foi quando disseram que essa observação é como um entrelaçamento entre dos eletrons entre o sistema que observa e o sistema até então isolado. Pelo o que eu entendi, observer significa então trocar photons?
Observar na mecânica quântica tem o mesmo sentido que na física clássica. Significa medir alguma grandeza física. Para medir alguma coisa, por exemplo, a temperatura da água em um copo usamos um termômetro. Na quântica tb usamos instrumentos para medir as grandezas físicas. A diferença é que no caso da física quântica, a gente precisa incluir o aparato na descrição de um fenômeno. O entrelaçamento (ou emaranhamento) vem daí. O aparato de medida fica entrelaçado com o sistema de interesse (um átomo, por exemplo).
@@canalcientificar Na fisica classica eu posso por exemplo expressar velocidade como metro pro segundo. Quando eu defino uma função que é capaz de me informar a velocidade de algo, esses espaço em metros e tempo em segundos são os meus argumentos da função. Eu não preciso efetivamente medir algo para saber o estado, preciso apenas dos valores de espaço e tempo e a função consegue me prever isso para quaisquer valores usados na função. E é isso que eu não entendo na fisica quantica, apesar de que o resultado de algo é indefinido até a medição, ele deve ter uma equação que expressa qual deve ser o resultado mesmo que esse seja indefinido. Então qual é o pulo do gato aqui? Quando eu pego a equação e tento resolver significa que estou fazendo o "colapso de onda" ou a ideia de colapso de onda é algo observado apenas empiricamente?
@@feliperesende4505 Essa pergunta é muito boa! Vc percebeu uma diferença muito importante entre a física clássica e a quântica.
Existe uma equação dos sistemas quânticos que tem um papel semelhante ao que a segunda lei de Newton exerce na física clássica. Essa equação da mecânica quântica é a eq. de Schrödinger. Através dessa equação, podemos calcular a probabilidade de obter um dos resultados de uma medida. Eu falo mais sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/JHyuGfJQ214/w-d-xo.html
O gato ta em 2 estados vivo ou morto, quando voce acredita que ele ta vivo colapsou a funcao de onda, voce observou. É igual voce pensar numa pessoa e ver ela no outro dia, voce colapsou a funcao de onda, observou. Entao se tornou uma probabilidade no mundo quantico.
O pessoal usa muito a física quântica pra fazer misticismo. O que vc acha sobre?
A física quântica não tem nada a ver com misticismo. Algumas pessoas criaram um mercado para vender cursos e produtos baseados nessa falsa relação entre quântica e coisas místicas... A gente gravou um vídeo sobre isso th-cam.com/video/QYKbhfjRLWs/w-d-xo.html
São os charlatões modernos ou charlatões quânticos.
Entendi que o colapso da função de onda é um artifício matemático, mas não entendi nada sobre a situação do gato de estar vivo e morto ao mesmo tempo. E se no lugar do gato tivéssemos uma pessoa, eu por exemplo, então eu experimentaria a sensação de estar e não estar vivo ao mesmo tempo???
Então, a interpretação adotada pela maior parte da comunidade científica não é de que o gato está vivo e morto ao mesmo tempo. Segundo essa interpretação, o gato está em um estado indefinido. Falamos mais sobre isso nesse vídeo: th-cam.com/video/nEilPjH5yAU/w-d-xo.html
ele não pisca
Num seria mais honesto dizer:
"Não sabemos qual o estado do gato antes de abrirmos a caixa",do que dizer "não interessa"?
"Não interessa" quando adotamos uma interpretação pragmática, segundo a qual a ciência deve se preocupar apenas prever os resultados dos experimentos.
Imagina jogar uma bola de tênis por um arco no ar. Ela passa e continua sendo uma bola. Agora se for colocado um aquário junto ao arco, a bola, mas a energia continua se propagando.
A pergunta a qual eu sempre quis um resposta é: Quando a partícula colapsa em onda, essa onda é o que? Essa onda pode voltar a ser partícula? Tipo, esse colapso no vácuo funciona como? A onda seria propagada por aquela partículas virtuais? Nossa, to bugado irmão kkkkkkk
No caso de uma bola de tênis, as propriedades quântica são perdidas muito rapidamente l. Então não dá pra falar de comportamento ondulatório dela.
O colapso da função de onda é uma ferramenta matemática que serve para representar o estado do sistema físico após uma medição. É difícil considerar que o colapso é um processo físico. Um dos motivos é q ele é instantâneo.
A realidade colapsa a probabilidade .
Como que chama aquela onda reversa que a pessoa cria que vai contra a onda da criação?😂🎉
Onda refletida?
@@canalcientificar opa ..não amigo ..é outro nome ..quando encontrar volto aki😀✌🏼
@@liucarvalhoguitarrarock blz
Acho que é o efeito zenão, que anula a cocriação do que se deseja
Não entendi nada 😂😂😂😂
Acho que resumindo, é como um radar na estrada, as pessoas podem observar os veículos na estrada e supor suas velocidades, mas só vão ter certeza através da medida que mostrar no radar, e o resultado do radar é o que importa no final.
Eu vejo mais ou menos assim pra tentar simplificar.
É mais ou menos isso mesmo. Só que no caso da física quântica a situação do objeto antes da medida era indefinida. Já a do carro era só desconhecida.
@@canalcientificar tem essa diferença da observação, vamos considerar a pessoa vendada na situação lskskksks
@@GabrielSilva-uw7bp :) Mesmo assim o carro tem uma velocidade definida, independente de qualquer coisa. Já os objetos da física quântica (em alguns casos) têm propriedades indefinidas mesmo.
Esse é a grande diferença entre sistemas clássicos e quânticos. É uma das coisas mais legais da mecânica quântica.
Vivendo e aprendendo, muito obrigado por seu canal.
Atualmente os que mais acompanho é vc, o Pedro e a BiBi Bailas.
Apaixonado em física com certeza, e acho que ela a quantica em especial ser complexa, torna mais incrível
No mundo animal as onça fica observando a presa a distância com paciência ela lança tipo um magnetismo na presa e , consegue capturar as presa ,tipo física quântica ,ela colapso a função de onda por observar a presa , isso é o mesmo que a pessoa fica afim de ficar com outra pessoa ,o homem fica olhando para a moça no baile e não tira o olho da moça , logo os dois vai esta junto no baile ,ele consegue colapsar e conquistar a moça , isso se ela também estiver afim de ficar com alguém pode ser com ele ,ou se ela ja tem namorado , não vai adiantar nada fica olhando na moça 🤣
Pra mim.o gato como.observador interferiu na função de onde . Ele COLAPSOU. A função de ONDA
Essa sua ideia é bem legal! Dê uma pesquisada sobre um experimento mental chamado Amigo de Wigner (elaborado pelo físico E. Wigner), ele propõe uma abordagem parecida.
Bom dia! Essa que era minha dúvida, estou aprendo sobre o tema agora, passinhos de bebê...
O "observador" seria mesmo o gato? Quem é o observador?
o vídeo mais confuso que já assisti kkkkkkkkkkkkkkkkkk
LÓGICO DE SE FALAR SOBRE. VICEENRROLA MUITO.
VIVO OU MORTO VAI DEPENDER DO QUEV9CE ESPERA NAO ENRROLA
QUE ONDA VOCE EMITIU QUAL A SUA ESPECTATIVA ???
Você decorou discurso de outros, mas não conhece ao ponto de ensinar ou discursar obre.