Saramago usava vírgulas?

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 ส.ค. 2024
  • A inexistência de vírgulas em Saramago é um dos mitos sobre a nossa língua que correm por aí.
    Apoie o canal para ter acesso a vantagens exclusivas:
    / @marconeves

ความคิดเห็น • 31

  • @jorgefrbelo254
    @jorgefrbelo254 หลายเดือนก่อน +6

    No incrível mundo da estupidez, uma mentira repetida muitas vezes torna-se verdadeira. É como dizer que as casas na Grécia não têm torneiras.

    • @NemesisTheInevitable
      @NemesisTheInevitable หลายเดือนก่อน

      Não é por acaso.... É que todo o mundo fala, mas pouco lê.

  • @micheldolagoamaro8306
    @micheldolagoamaro8306 หลายเดือนก่อน +2

    Em duas obras que li, “O cerco de Lisboa” quase não tinha pontuação, mas em “Viagem a Portugal”, a obra era perfeitamente pontuada e com vírgulas.

    • @marconeves
      @marconeves  หลายเดือนก่อน +2

      A História do Cerco de Lisboa tem a tal pontuação diferente, mas está a abarrotar de vírgulas. Este é o início da obra:
      «Disse o revisor, Sim, o nome deste sinal é deleatur, usamo-lo quando precisamos suprimir e apagar, a própria palavra o está a dizer, e tanto vale para letras soltas como para palavras completas, Lembra-me uma cobra que se tivesse arrependido no momento de morder a cauda, Bem observado, senhor doutor, realmente, por muito agarrados que estejamos à vida, até uma serpente hesitaria diante da eternidade, Faça-me aí o desenho, mas devagar, É facílimo, basta apanhar-lhe o jeito, quem olhar distraidamente cuidará que a mão vai traçar o terrível círculo, mas não, repare que não rematei o movimento aqui onde o tinha começado, passei-lhe ao lado, por dentro, e agora vou continuar para baixo até cortar a parte inferior da curva, afinal o que parece mesmo é a letra Q maiúscula, nada mais, Que pena, um desenho que prometia tanto, Contentemo-nos com a ilusão da semelhança, porém, em verdade lhe digo, senhor doutor, se me posso exprimir em estilo profético, que o interesse da vida onde sempre esteve foi nas diferenças, Que tem isso que ver com a revisão tipográfica, Os senhores autores vivem nas al-turas, não gastam o precioso saber em despiciências e insignifi-câncias, letras feridas, trocadas, invertidas, que assim lhes classificávamos os defeitos no tempo da composição manual....»

  • @dpedreno
    @dpedreno หลายเดือนก่อน

    Eu sempre ouvi dizer, claramente em jeito de exagero, que não usava pontos finais. Quando li Ensaio Sobre a Cegueira percebi imediatamente o que se pretendia dizer. Excelente livro, e acabei a gostar da prosa/pontuação depois de um início desconfortável.

  • @gn7943
    @gn7943 หลายเดือนก่อน +1

    Saramago é um gênio. As pessoas confundem a regra consolidada com a obrigação de segui lá, assim coitado dos poetas

  • @fatigrilo
    @fatigrilo 7 วันที่ผ่านมา

    Muito bom!

  • @pgrangeio1
    @pgrangeio1 หลายเดือนก่อน +4

    É engraçado como os autores que querem revelar-se disruptivos, precisam de usar estes estratagemas para parecerem muito “originais”. Que tristeza…

  • @101PINTSOFLAGER
    @101PINTSOFLAGER หลายเดือนก่อน +2

    Marco, os meus parabéns pelo canal! É, na minha opinião, um dos mais interessantes da lusofonia. Deixo-lhe aqui um tema interessante para abordar num futuro vídeo: a partir de quando é que o "R escarrado" feito com a parte traseira da língua em palavras com "correio" ou "rio" também chamado de "R francês" passou a ser dominante em Portugal, ultrapassando o tradicional "R vibrado" feito com a ponta da língua? E porque é que esta mudança aconteceu. Peço desculpa se este tema já foi abordado.

    • @miguelmonteiro7942
      @miguelmonteiro7942 หลายเดือนก่อน +1

      Muito interessante a sua ideia.
      Na minha família, eu sou o único que faz a diferença de sonoridade entre o R e o RR.

  • @mariojosesantos2784
    @mariojosesantos2784 หลายเดือนก่อน +2

    Quando leio Saramago, parece-me que estamos, eu e ele, a conversar frente a frente, em uma conversa entre amigos, com todas as indas e vindas, como é usual ocorrer.

  • @guillermorodriguezvilar7831
    @guillermorodriguezvilar7831 หลายเดือนก่อน

    "A língua escrita não dispõe dos inumeráveis recursos rítmicos e melódicos da língua falada. Para suprir está carência, ou melhor, para reconstruir aproximadamente o movimento vivo da elocução oral, serve-se da Pontuação" (Nova Gramática do Português Contemporâneo de Cunha e Cintra).
    É curioso como, mesmo sendo a Pontuação uma regra gramatical, é tratada pelo Professor como tendência "convencional" que cada autor pode ou não exercer.
    Aceito a visão criativa que se faz da personalíssima pontuação de alguns autores, mas deixo uma pergunta: algum professor aceitava um teste de um aluno de Ensino Secundário, ou até de Português para Estrangeiros redigido num gigantesco parágrafo cheio de vírgulas criativas?

    • @marconeves
      @marconeves  หลายเดือนก่อน +1

      A pontuação não é uma regra gramatical, não faz parte do que se chama "gramática" (no sentido linguístico). É um conjunto de regras convencionais, que aprendemos na escola, mas são depois usadas criativamente por muitos escritores precisamente pela razão apontada na citação que começa o seu comentário. Os professores de Português têm de ensinar a forma convencional (que é bastante recente; no século XIX, as regras eram diferentes). Se não se importar, indico-lhe um livro que escrevi sobre esta questão: Pontuação em Português. Inclui também algumas informações sobre a história deste sistema convencional. :-)
      Deixo ainda um outro texto sobre o tema: certaspalavras.pt/elogio-da-pontuacao/

  • @GazilionPT
    @GazilionPT หลายเดือนก่อน +1

    O livro "Cristo versus Arizona", de Camilo José Cela tem um único ponto final, no fim do livro. Tudo o resto é só vírgulas. Nada de parágrafos. Ou um único parágrafo, que é uma única frase, do tamanho de um livro inteiro. Bem mais radical do que Saramago.

    • @FilipeMiaoumiam
      @FilipeMiaoumiam หลายเดือนก่อน

      Isto não é um concurso

  • @araujomanuel2102
    @araujomanuel2102 หลายเดือนก่อน

    Se pensarmos assim, então podemos nos borrifar para as regras da pontuação. Acho mal .

    • @marconeves
      @marconeves  หลายเดือนก่อน

      Se pensarmos que Saramago usava vírgulas? Mas usava!

  • @jorgefrbelo254
    @jorgefrbelo254 หลายเดือนก่อน +1

    Desinscrito. Este é o canal português do TH-cam com mais censura.
    O meu comentário de ontem eliminado:
    "Ler permite-nos ir à nossa velocidade, ouvir já não, temos de acompanhar o ritmo de quem lê.
    Ler permite-nos imaginar melhor as situações e as personagens, permite-nos imaginar as vozes de cada personagem. Ouvimos o mar, o vento, os pássaros…
    Ao lermos, ouvimos a nossa própria voz, é uma experiência enriquecedora e reflexiva.
    Ouvir um áudio-livro depois de ler um livro, é somar um a três. Não é negativo, é uma soma, mas está longe de ser a mesma coisa."
    Farei um vídeo no meu canal sobre ti.

    • @marconeves
      @marconeves  หลายเดือนก่อน +5

      Caro Jorge, eu estava à espera de outro comentário seu para poder responder: a verdade é que eliminei sem querer (não havia razão nenhuma para tal, como deve imaginar). Imagino que não acredite, mas é verdade. Peço-lhe desculpa, mas compreendo que não aceite.

    • @cristinacampos966
      @cristinacampos966 หลายเดือนก่อน

      ❤​@@marconeves

    • @jorgefrbelo254
      @jorgefrbelo254 หลายเดือนก่อน

      @@marconeves Caro Marco, já não foi o primeiro nem o segundo comentário que tive eliminado, só nesse vídeo (284. Audiolivros e estações de serviço, na Figueira da Foz) fiz 3 comentários e foram todos eliminados, ao contrário do que lá ficou de outra pessoa.
      O que me parece é que o eliminaste, a este que me refiro aqui em cima, por te ser incómodo, por queres vender áudiolivros.
      Quanto a estares à espera de um comentário meu, sabias que eu tenho vindo a comentar vídeos no teu canal, bastava teres ido a um dos vídeos anteriores. Aliás, houve até um vídeo em que tivemos um longo diálogo, que se prolongou por vários dias.
      Ganha assim força a ideia de que elogiaste os meus comentários como na situação que o Sérgio Godinho descreve:
      "Ora o tal tipo que mandava lá na aldeia
      estava doido, já se vê, com o Casimiro
      de cada vez que sorria à plateia
      lá se lhe viam os dentes de vampiro
      De forma que pra comprar o Casimiro
      em vez do insulto, do boicote, da ameaça
      disse-lhe: Sabe que no fundo o admiro
      Vou erguer-lhe uma estátua aqui na praça"
      .

    • @marconeves
      @marconeves  หลายเดือนก่อน +2

      O problema foi que eliminei todos sem querer! Imagino que não acredite, mas aconteceu porque carreguei no botão com um círculo e uma linha no meio. Por isso tive de esperar um novo comentário.
      A culpa do sucedido foi minha e não posso fazer nada para convencê-lo que foi um erro inocente.
      (Já agora, eu não vendo audiolivros, são todos gratuitos no canal. Se for por essa lógica, interessa-me muito mais o livro em papel, que de facto vendo.)

    • @jorgefrbelo254
      @jorgefrbelo254 หลายเดือนก่อน

      @@marconeves A explicação não será verdadeira, porque no meu canal não aparece um dos comentários que fiz (o do Santana). Significa que o eliminaste primeiro, e só depois os outros dois.
      Cheguei ao teu canal há pouco tempo (e já saí), mas foram imensos os comentários que me eliminaste. Não tenho razão nenhuma para acreditar que sejas um homem sério, para além de seres adepto confesso da censura.

  • @pgrangeio1
    @pgrangeio1 หลายเดือนก่อน

    Por favor, não fale de Saramago, senão terei de cancelar o canal!

    • @marconeves
      @marconeves  หลายเดือนก่อน +7

      O vídeo é mais sobre ideias-feitas do que sobre Saramago.

    • @helderfbranco
      @helderfbranco หลายเดือนก่อน +1

      Faz tanta falta como a fome. Espero que continue a falar de Saramago cada vez mais. É nosso dever falar do maior escritor de Portugal.

    • @miguelmonteiro7942
      @miguelmonteiro7942 หลายเดือนก่อน +1

      Boa viagem. Ninguém o obriga a estar aqui.

    • @pgrangeio1
      @pgrangeio1 หลายเดือนก่อน

      Sim, e o Cunhal e o Vasco Gonçalves foram os maiores políticos que Portugal teve