olá, obrigada pelo vídeo MARAVILHOSO! Tenho a maior dúvida de todas: qual é o melhor meio de investir dinheiro? Tenho de financiar meu primeiro apartamento, mas preciso de grana para ter os móveis planejados dos sonhos, e preciso de muito dinheiro para eles, gostaria de saber como investir o dinheiro, para daqui uns 4 anos poder fazer esses móveis. O que você sugere? Tem vídeo assim no seu canal?
Legal!! Algo importante que esqueceu de falar no vídeo que quando você amortiza as últimas parcelas pagando o saldo devedor os juros das primeiras parcelas são menores tbm, pois os juros do SAC são calculados todo mês sobre o saldo devedor. Sendo assim vc não só paga os juros pequeno da parcela final, mas também diminui os juros da parcela do mês subsequente.
Isso que eu tava vendo. A maioria que faz esses vídeos nao considera isso, faz muita diferença, pois se nao amortizar, o valor de 61k eh maior no fim das contas
E o investimento que você faz lhe dá um retorno de juros é no mínimo igual (porquê só faz sentido se ser superior mesmo que pouco) ao que você tá pagando no financiamento? Se não, tá desperdiçando dinheiro.
Isso mesmo, tenho um financiamento que vai até 2032 não dá é complicado, tenho que diminuir esse tempo pelo menos um terço e também não quero ficar todo esse tempo sem investir . Não é só o financeiro é ter uma paz de saber que não vou ficar pagando uma divida por quase nove anos.
Uma coisa que ninguém fala é que investir dinheiro te traz riscos. Geralmente quem faz financiamento não tem muito dinheiro para investir e perder parte dele seria um grande dor de cabeça. Pague seu financiamento e invista depois, é mais seguro.
Fazendo analise pura e financeira igual foi feita, sem considerar que o Brasil tem taxa de desemprego muito alta e uma montanha russa financeira todo ano, pode ate fazer sentido. Mas não é a realidade da maioria que financia no Brasil, então essa ideia de ganhar apenas 5 mil e viver no risco não vale a pena. Sem contar que em uma analise apenas financeira, é mto melhor quitar o apto rm 15 anos, vender ele em seguida e investir 100% do apartamento que valorizou nos ultimos 15 anos enquanto vc pagava. Seu rendimento em cima do valor total pros próximo 15 anos que vc está sugerindo continuar pagando não fecha a conta. Então, amortizar é sim uma ótima opção pra quem pode.
@@marcosguedes8748 é, Guedes? Teriam direito a respirar, pelo menos ? Você tem boas opções e dicas do alto de sua inteligência para as pessoas poderem viver livres dessa escravidão bancária? Dívida sua iluminação com os pobres mortais, vai... eu quero sim viver sem cartão de crédito e sem conta bancária. Me ajude, painho.
Exatamente o que eu estou fazendo, quitei 240 ( 20 anos) em 5 meses, = 86 mil agora falta só 120 ( 10 anos) de 360 ( 30 anos) Se fosse pra guardar , eu não teria conseguido.
Vídeo perfeito. Muito didático e realista. Eu trabalho com investimentos também e realmente opto por sempre amortizar parcelas justamente pelo motivo que você mencionou, questão de opção pra qualidade de vida. Não suporto a ideia de ter dívida e fiz o financiamento porque realmente tinha a necessidade de um canto meu. Mas matematicamente realmente os aportes em um investimento simples renda fixa te traz mais conforto financeiro.
O melhor é você amortizar o prazo. Com 2.000,00 eu amortizei dois anos e tive uma economia de 16.800. Até o final do ano amortizando todo mês 2.000,00 eu Quito o meu imóvel.
Receita para sair do aluguel, compre um lote a prestação dê uma entrada, faça uma casa de madeirite, plante uma árvore, coloque um cachorro no terreiro, faça uma cisterna, canteiros de verduras etc, (nota ) o terreno ainda não está totalmente quitado, porém você já está usufruindo, com o tempo construa sua casa de tijolos, eu já fiz isso há muito tempo atrás, agora tenho mais de 100 imóveis, boa sorte a todos 🙏
Legal... Gostei do vídeo. Comecei pagar meu financiamento agora e depois desses cenários e explicações, o melhor para mim é amortizar mesmo. Sem falar que o dinheiro amortizado torna o imóvel em meu patrimônio mais rápido, além de ser um ativo.
@@teedtiago8188 não amigo não é um ATIVO kkkk mesmo que seja seu, mesmo que nao pague aluguel, NÃO SE ENQUADRA COMO ATIVO, economia basica isso, ATIVO é só algo que te gere renda, pegou esse imovel, o financiamento é 500 e aluga por 500, ele ainda é PASSIVO, financiamento é 500 e voce aluga por 700, parabéns agora você tem um ATIVO, que de te rende 200 por mes, fico meses parado sem alguem para alugar já é passivo novamente
Perfeito. O único que mostrou na prática o custo/ganho da amortização e comparou com investimentos. Muito bom companheiro. Está de parabéns pela clareza da informação.
Fala meu jovem , chegando hoje dia 06/07/21, aos 5 minutos de video já entendi seu ponto de vista, gostei linke e inscrição garantindo, obrigado por nos dar essa aula que é um show!!!! Forte abraço!
Como ele mesmo diz pondere antes, eu faço a amortização e invisto, faço a amortização pois penso no caso de uma perda de renda na família essa dívida seria uma preocupação, vejo mais sentido me livrar dela mesmo sabendo que me dedicando consigo uma boa rentabilidade
Fiz um financiamento com a Caixa Econômica Federal em 26 anos minha prestação e de 456 ,ainda não recebi pois comprei na planta previsto entrega em setembro estou pagando evolução de obra ,quero começa amortização dos anos. Qual valor que posso pagar.
@@veracristinagois1503 vc não pode esquecer que em meio as prestações vc terá algumas prestações bem maiores e também tem que considerar o aumento das parcelas depois do imóvel pronto, o ideal é juntar dinheiro para não se enrolar, tive um amigo que ganhava muito bem e comprou vários AP na planta mas por desconhecer estes fatos acabou ficando todo enrolado
@@marcelosnascimento8142 como assim? A caixa pode aumentar o valor das parcelas depois do imóvel pronto? Mesmo que vc assinou um contrato fechando um valor fixo de financiamento?
Show de "aula financeira". Com está planilha da pra, todos os meses, analizar se vale a pena antecipar parcelas ou investir, mas isto é o que a maioria dos brasileiros não querem fazer, buscar informações através de pesquisa e leitura. Obrigado por disponibilizar a planilha e o passo a passo para começar a investir.
Cara, sua clareza e excepcional. Mudei minha estratégia depois desse vídeo. Ainda permanecerei antecipando, mas a proporção do valor será menor para está finalidade e maior para investimentos. Sensacional.
Bacana o vídeo, parte ruim eh questionar os demais "Gurus", creio que para um cenário onde o fianciamento eh efetuado junto a incorporadora de um empreendimento a antecipação pode ser aplicado, pois alem do juros temos a correção baseada no IGPM. Fica a dica para um próximo vídeo.
12:22 - Então quanto mais a taxa de juros maior vale a pena antecipar? Pergunto isso por quero fazer um empréstimo de 50 mil para comprar uma casa, mas essa taxa de juros eu não sei, porque os bancos vão cobrar 8,69%a.a (cdi atual)
Sobre esse exemplo de pagar 4 parcelas de forma antecipada, eu acho que deu uma escorregada. Somente fazendo um paralelo, o que acontece quando eu pago 1 parcela? Diminuo $277 do saldo devedor. Pq ao abater as 4 últimas vc desconsiderou esse abatimento? Deveria recalcular sim o juros, ou até num cálculo diferente, transformar isso de alguma forma em mais parcelas abatidas no final, pois o Saldo Devedor está menor.
Paulo, excelente vídeo! Parabéns, sou novo no mercado financeiro e estou me encaminhando para um financiamento… estou há dois dias fazendo dezenas de cálculos baseado em muitas variáveis. Parei pra analisar nas minhas planilhas e cheguei a conclusão de que investir será bem melhor que amortizar minha dívida. Ainda mais depois de assistir esse seu vídeo que validou completamente meu pensamento! Obrigado pelo conteúdo! Parabéns!!!
É o mesmo caso da poupança. Qualquer coisa é melhor que FGTS e Poupança. Mas assista esse outro vídeo que complementa essa e outras questõs: th-cam.com/video/2v-0QoIpD08/w-d-xo.html
Parabéns pelo vídeo e pelos esclarecimentos. Gostaria apenas de observar que há algumas variáveis adicionais que precisariam ser também consideradas nessa análise uma vez que a parcela não é composta apenas por "amortização+juros". Nesta composição, temos também os valores dos seguros (MIP+DFI), valor da taxa administrativa e, mais recentemente, os pequenos acréscimos com a 'ressurreição' da TR.
Tiago, boa noite! O valor do seguro MIP é calculado mês a mês por meio da aplicação de um percentual sobre o saldo devedor. Logo, se você faz uma amortização, o saldo devedor diminui e, consequentemente, o valor do MIP também. Já o valor do seguro DFI não sofre alteração uma vez que ele é calculado sobre o valor total do imóvel. Em uma amortização recente, a parcela do MIP do meu financiamento foi de R$ 93,20 para R$ 69,79. Mas, isso vai variar de acordo com o saldo devedor, de acordo com a sua idade e de acordo com a tabela de seguros do seu banco.
bom dia. poderia fazer um video mostrando quantos a pessoa deixa de pagar em juros amortizando as parcelas nas tabelas Price e na Sac. acho que o comparativo daria um excelente video e uma boa noçao de qual escolher pra quem pensa em amortizar todo mes.
Parabéns Paulo pela excelente aula financeira! Eu sempre digo que tudo é relativo. O que pode ser bom pra uns, pode não ser pra outros. Como em tudo na vida. desta forma nada pode-se generalizar. O seu estilo de vida, seus objetivos, suas metas, tudo tem que ser ponderado na hora da tomada de decisões!
Fala Edinewton! O problema dos outros vídeos é mostrar somente um único caminho. A ponderação não deve ser deixada de lado. Precisamos repensar alguns conceitos passados. Forte abs e gratidão pelo comentário Abs Boni
Faz um video sobre a tabela PRICE por favor.... amei o video. No meu caso, eu estou amortizando para ter paz de espírito. Depois que eu financiei percebi que essa dívida tão longa me tira o sono....
Fala cara beleza? Acredito que você esteja um pouco equivocado nas suas competições, pois o vídeo que você menciona, é sobre a tabela PRICE, creio que você conheça esta tabela .. e vale a pena você colocar ambas em um vídeo e mostrar as diferenças entre elas .. mas desde já adianto, comparar SAC e PRICE não tem como pq são estratégias de financiamento diferenciadas, na SAC como você falou é juros fixo sobre o valor devido, já na tabela PRICE, você começa pagando uma alta taxa de juros e um valor menor de amortização e eles vão se invertendo com o tempo, por isso pagar retroativo é vantajoso, pois as suas últimas parcelas são somente a sua dívida, enquanto que as parcelas iniciais o banco joga o juros para ser pago na sua maior parte da parcela.
Bom dia Roni. Parabéns pelo vídeo. Gostaria que as pessoas considerassem outros cenários assim como você. No geral eles taxam uma ideia como única solução, meio e pronto. Eu também assisti inúmeros vídeos sobre esse tema, contudo só o seu pondera sobre os dois cenários. Mais uma vez agradeço pelas orientações e planilha. Abs Alex
Fala Jhonny! Gratidão pelo feedback! Você captou a essência. Não podemos julgar algo como sendo sempre verdade. Como gosto de dizer, quando alguém lhe dizer "sempre", desconfie. O objetivo é de ponderarmos, pensarmos e não dizer que algo será sempre melhor que outro, tudo depende. Forte abs, Boni
Boa noite no minuto 9:05 da a entender que se ele pegar não amortizar paga 225 mil e não vai ter desconto de 60 mil então o investimento não tem o parâmetro
Pausei o vídeo para comentar, primeiro vídeo que assisto do canal, ganhou um inscrito pouco antes da metade do vídeo pela qualidade da informação e abordagem, parabéns !
Boa noite. Em um cenário o qual o único meio de amortizar as parcelas seria com fgts pois não tem outro meio de sacar essa grana para poder investir, compensaria antecipar as parcelas certo?
Tb penso assim. Só usaria o fgts para amortizar porque daquilo ali qualquer saque vale a pena. O resto, faça reservas, invistam e se ainda sobrar vá curtir a vida
Boni bom dia!!! Conheci vc hoje!!! Já amei o canal. Estava amortizando 4.000,00 por mês e com certeza investir este valor será muito melhor!🙏🙏🙏 Obrigada por fazer este vídeo.
Oi Joelma! Wow! R$ 4 mil é um aporte de respeito! Veja um vídeo que falo sobre renda passiva, nele você poderá baixar uma planilha e simular em quanto tempo poderia se aposentar. th-cam.com/video/nTB7ql-XY5g/w-d-xo.html
Tenho 50 mil aplicados em Fiis. Não tive coragem em abater minha dívida, se eu jogar 50 mil para pagar meu imóvel eu só verei o dinheiro só for vender meu imóvel. Ajustei minha vida em cima da prestação e pra mim não pesa o valor que pago. E em um eventualidade os 50k estão disponíveis para pegar sem contar que tenho rendimento em torno de 350 a 400 aplicados.
qual o papel da inflação nesse raciocínio? pq o valor da parcela é reajustado pelo ipca e o investimento tem, além da incidência do ir, a da inflação? como eu penso nessa situação?
Gostei do vídeo, a questão é, muitas pessoas hoje em dia querem jogar guela abaixo você investir o seu dinheiro, as pessoas que tratam isso necessitam entender que existem pessoas que Nao querem investir, não tem dom e não tem tato para a situação, assim como tem gente que investe em imóvel, carro e por aí vai. Pessoas são pessoas e todo mundo tem sua escolha, eu não sou uma pessoa com um bom perfil para ser investidor. Mas sim, um bom vídeo e explicativo, o que me deixa insatisfeito são as pessoas enfiando guela abaixo você investir.
Boa Jefferson. Ponderação sempre. Tem um segundo vídeo que fiz que pode clarear ainda mais questões como essas. Veja: th-cam.com/video/2v-0QoIpD08/w-d-xo.html
TOP essa planilha! obrigada! matematicamente não compensa eu quitar meu financiamento, que foi direto com a construtora, a juro de poupança por 10 anos. eu havia colocado uma meta de quitar em 5 anos, e estou juntando dinheiro para isso. Mas, claramente ganho muito mais deixando meu dinheirinho investido. Meu psicológico que lute! hehehehe
Nossa, muito sensacional a explicação, realmente a maioria dos vídeos que falam sobre esse assunto é mostrando a vantagem da antecipação. Parabéns pelo vídeo e pelo canal👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pelo vídeo,realmente o brasileiro precisa investir em conhecimento é libertador,eu tinha certeza baseado em gurus que era muito melhor amortizar ,ainda bem que vi seu vídeo e me fez enxergar de outra forma,mais uma vez parabéns.
Parabéns, ganhou mais um inscrito! tenho um financiamento que hj tem apenas 37 parcelas (financiamento em 2015 em 30 anos) Mas a taxa de juros do financiamento e de 6,86 e hj já não amortizo, pois prefiro investir em um tesouro 2025 IPCA + taxa que ira pagar mais em rentabilidade, ja que só o ipca hj e de 6,10.
Fala Bruno! Você pegou a essência! E vá estudando, busque por conhecimento para mitigar o risco, investindo também em outras classes de ativos, inclusive lá fora. Tem vídeo para tudo isso no canal. Abs Boni
Vi um vídeo sobre este assunto, provavelmente é o mesmo citado aqui, o cara apresenta o vídeo de tal forma que parece tudo tão simples, mas preferi não embarcar naquela história, sabia que parecia muito bom para ser verdade, o problema é que o vídeo tem centenas de milhares de visualizações, imagina quantos não compraram a idéia.
Provavelmente é o mesmo sim. O vídeo tem sentido, mas nem sempre é a melhor opção. Descaptalizar e antecipar algo que você pode rentabilizar melhor não é sempre sensato. Falei disso na live de ontem inclusive.
Analisando somente o juros daria para ser vantagem, tem que ver o cálculo real com as taxas e seguros que o banco cobra, antecipando parcelas, vc deixa de pagar os seguros e as taxas.
@@elianefranco7961 isso porque os seguros são sobre o valor financiado e não sobre o valor das parcelas. Desta forma, antecipado ou não, o seguro será o mesmo.
@@alesdds nao entendi muito bem o que você escreveu. Porém, a discussão não é se é certo ou errado e sim o que é praticado. O banco cobra o seguro sobre o montante financiado e não sobre as prestações. Pagando em parcelas ou antecipando, o seguro é cobrado integralmente. Basta ler a apólice.
Até q enfim vi um vídeo q preste sobre amortização. Muita gente falando besteiras, e esquecem o mais básico dos básico q seria o valor do dinheiro no tempo.
Paulo parabéns pelo video muito bem explicado. Mas eu acho que nos outros videos e na minha opinião o que pesa mais é o psicológico sabe? Imagina a pessoa que em um certo momento da vida fez o financiamento de 30 anos acha que não vai acabar nunca, e ai depois percebe que pode terminar antes. Imagina a alegria de poder pagar quitar. Psicologicamente é fantástico. Questão cultural mesmo no Brasil, de não investir. Mas top explicação.
Nesse caso também vale a pena investir da forma que ele falou, assim você consegue um rendimento que te ajudará a amortizar mais rapidamente a cada dois ou três anos por exemplo.
Muito bom o vídeo. Só faltou dizer q a pessoa não pode mexer no investimento (sacar pra compras, viagens, etc). Pra quem não consegue melhor amortizar mesmo.
Fala André. Gratidão pelo comentário. Bem na verdade o objetivo não é investir para sacar para gastar a grana, e sim investir para o longo prazo, para uma renda passiva por exemplo. Veja esse outro vídeo: th-cam.com/video/nTB7ql-XY5g/w-d-xo.html Abs, Boni
Muito bom o vídeo, o melhor sobre o assunto. Já tinha percebido a desinformação em colocar um valor e abater x parcelas nos outros vídeos. a galera só considerava a parcela mais alta. Parabéns.
Que vídeo top! Eu amortizei meu ap financiado em 360 meses em 8 anos usando nosso Fgts. Meu carro está financiado em 48 vezes e é diferente do sistema SAC o valor é o mesmo até o final, já paguei 14. antecipando a última por exemplo está me dando 180,00 de desconto, vc tem alguma planilha para fazer a análise nesse caso?
Depende muito, no meu caso como alguns outros já informaram é pela tabela PRICE, as primeiras parcelas são só juros, aí vale sim a pena amortizar... Outra coisa é que, 60mil hoje é mais difícil de juntar digamos assim do que daqui a 10 anos, tendo em vista que cada vez mais tudo encarece e os salários aumentam gradativamente, 60mil daqui a 10 anos seria bem mais fácil conseguir do que nós dias de hoje
Cada parcela é composta tambem pela taxa de administração (na caixa é por volta de R$ 25,00 ) e seguro (lembrando que o seguro é calculado em cima do valor total devido, ele diminui mas não é muito). Qando você antecipa a parcela você não paga essas duas taxas e diminui o saldo devedor, com isso sua próxima parcela fica mais em conta. No seu exemplo se colocarmos a taxa de administração praticada de R$ 25,00 e o seguro na média de uns R$ 15,00 teremos uma economia de R$ 178,95 no lugar dos R$18,95 demonstrado no video. Sua tabela do excel deveria incorporar essas duas taxas tambem o calculo fica a favor de você antecipar parcelas a menos que você consiga um investimento de mais de 15% ao ano srsrsrsr. No mais forte abraço e gostaria de ver essa tabela revisada.
Com a inflação nas alturas, o tesouro ipca ta chegando perto ou vai ultrapassar esses 15%. Eu só vejo vantagem em adiantar pra quem financiou pelo ipca, porque pode aumentar de forma quase descontrolada e a pessoa não conseguir pagar.
Excelente vídeo Paulo, parabéns. Você já fez ou pretende fazer um vídeo para o caso de TR TP (Tabela Price)? No meu caso esse sistema SAC não condiz, preciso saber como funciona na tabela price que a parcela é constante, o valor amortizado aumenta a cada mês e as parcelas são fixas do início ao fim do contrato.
"Investimento simples". Pra quem não tem prática e disciplina não é tão simples, e continua valendo super a pena a amortização. A questão desse vídeo é a comparação se é melhor investir o dinheiro ou amortizar, investir pode ter cenários melhores mas pode ter piores também. No caso de Amortizar não tem risco super simples e qualquer um pode fazer.
Fala Rodrigo, Gratidão pelo comentário. Mas cuidado, nunca haverá uma melhor opção sempre. No seu exemplo, ao afirmar que "amortizar não tem risco", discordo. Tem um risco também e poucos visualizam: da pessoa pode incorrer do risco da liquidez caso não tenha um mínimo de reserva para eventuais necessidades. Quando dizemos que não há risco, entende-se que podemos livremente amortizar, e em caso de uma necessidade maior não haveria como liquidar um cômodo do imóvel. Muitos quebram mesmo tendo casa. Por isso o vídeo traz a mensagem da ponderação. E investir também é se proteger, tanto do Brasil, quanto do Dólar, quanto de crises. -Quando alguém lhe disser que não há risco, desconfie; -Quando alguém lhe disser a palavra "sempre", também desconfie. A única certeza que há na vida, é a morte, do resto, ponderação e sensatez. Abs
@@Sabbius excelentes ponderações. No meu caso fiz uma reserva de emergência 75% em ações e 25% em CDB, reserva suficiente pra 7 meses de despesas, qualquer valor acima disso vai pra amortização do financiamento...
Excelente esse vídeo. Gostaria de ter visto esse vídeo há 1 ano, quando fiz algumas amortizações com a ideia de querer me livrar logo de financiamento. Sorte que parei, refleti e agora entrei na renda variável com foco no longo prazo. Se bater agonia pra quitar logo o apê, reduzo o valor dos aportes em investimentos e volto a fazer as amortizações.
Muito interessante. Só esqueceu que depois dos 180 meses a pessoa vai ter mais 180 meses que era o prazo de pagamento nota que ela vai poder investir muito mais após isso. Ao final essea diferemca que vc disse vai ficar muito pra trás. Traga isso em uma próxima oportunidade.
Vale a pena sim. Exemplo é esse momento em que vivemos, a B3 despencando. Perdi 6 mil em meses em boas ações nela. Eu deveria ter saído e feito a amortização.
Paulo, em algum momento das amortizações a caixa chama para quitar a dívida com o valor menor ou só quita pagando 100% do valor financiado. Pq já ouvi dizer que quando chegamos a metade do tempo financiado eles chamam pra negociar gostaria de saber se procede
Ótima Explicação! Apenas reforçar que as pessoas devem analisar o Custo Efetivo Total do Financiamento para fazer esta análise. Taxa de juros, taxa de administração e seguro.
@@raulamoretti eu fiz portabilidade do meu salário para o banco do financiamento e consegui isenção dessa taxa. Talvez tenha maneiras de vc conseguir tb.
Prezado Paulo, obrigado pela qualidade do vídeo e do material! Fantástico! Gostaria somente de fazer uma pequena sugestão, como penso eu que a maioria acaba financiando pela Caixa Econômica Federal, seria interessante incluir nos cenários a Taxa de Administração que hoje (10/06/2022) está em R$ 25,00 e também a possibilidade de incluir o Seguro que é obrigatório. No meu caso específico, gira em torno de R$ 249,00 fixos durante toda a vigência do financiamento. Isso acaba sendo relevante nos cálculos. Abraços.
boa tarde!!! Baixei sua planilha, mas na aba em análise de antecipação quando informo o valor da antecipação o campo valor da parcela e parcelas pagas com juros fica tudo NONE o que pode ser?
Parabéns. Também fiquei impressionado com aqueles vídeos que achavam surpreendente o banco dar um bom desconto se vc antecipar o pagamento de uma prestação que só vai vencer daqui a 10 anos.
Fala Ricardo! Gratidão pelo comentário. Pois é. Existe um "desconto" por deixar de pagar juros futuros, mas nem sempre é o melhor caminho desde que saibamos lidar com nosso dinheiro. Desconfio de qualquer um que diga "sempre". Tudo depende. Forte abs e lhe desejo muito sucesso. Abs, Boni
Educação financeira liberta. O ideal é ver caso a caso. Dívidas longas tem muito risco: perda do emprego, redução de renda, mudança do cenário macroeconômico com taxas hoje zeradas podendo aumentar (ex: TR), etc. Também atenção para o prazo de investimentos, pq os maiores percentuais em geral são de prazo mais longo, e podem não ter liquidez. Avaliar caso a caso e, para mim, o ideal é uma programação que tente conciliar redução de prazo com investimento paralelo.
Penso da mesma forma, existe várias variáveis você n deve pensar somente no ganho e sim nas possíveis opções que podem ocorrer no futuro uma delas é aumento de juros e perca de emprego eu penso em amortizar a cada mês em redução de preço da parcela e o final de cada ano amortizar também com dinheiro de investimento.
@Tennebrous , tava com essa dúvida. Em contratos mais longos , pode ter variação de juros e taxas que encareçam as parcelas, fazendo valer mais a pena pagar agora? Como vejo isso?
Ótima visão top eu abato no valor da parcela, pra min faz mas sentido visto que o juros no final é muito pequeno e daqui 20 anos esses 277,00 por exemplo vai significar muito menos o que acha ?
Adorei a planilha. Uma coisa que notei é que dependendo do quanto você consegue antecipar por mês vale a pena a amortização. Enfim, cada cenário tem a sua particularidade e a planilha está me mostrando isso.
Show, show, shooow! Muito obrigado, meu amigo! A partir do seu vídeo eu consegui ter a luz de uma estratégia. Vou usar o saldo do FGTS para amortizar no valor das parcelas. Vou procurar um produto financeiro que renda mais que a taxa de juros do meu financiamento e investir a diferença que sobrou da nova parcela mais um pouco que eu conseguir economizar e tentar amortizar mais um pouco no final de 1 (ou 2 anos onde eu já acumulei mais um saldo de FGTS).
Eu já descobri isso antes mesmo de ver esse vídeo, fiz minhas próprias contas e hoje meu investimento ja rende mais da metade de cada parcela e ainda usei o fgts no valor total quebrando o juros em quase 200 reais a cada mês do começo até o final assim eu invisto muito mais e ainda fico cada vez melhor nos investimento
Sim, otimo mas pra isso tem que estudar, coisa que a maioria não faz e também nem sempre o investimento segue rendendo, há épocas de juros altos e juros baixos, renda fixa ótimos ganhos, outrora não, então pra quem gosta de investimentos. Estudar e isso. Eu amortizo e também invisto renda fixa e renda variável.
Excelente explicação Paulo! Só faço uma observação. Existe um motivo para o banco Máxima oferecer este 12,50% no CDB que é o risco de se investir em um banco desses. Seria melhor deixar isso claro. Parabéns por trazer conhecimento para nosso povo.
@@marcosguedes8748 Então Marcos, é um seguro, ele devolve até R$ 250 mil por CPF. Mas a que custo? Depois de quanto tempo? Não estou querendo dizer que não vale a pena, quero dizer que quem vai investir deve estar completamente CIENTE.
Parabéns pelo vídeo, só gostaria de acrescentar que no vídeo não ficou muito claro sobre usar as duas(ou mais) opções... Eu por exemplo uso 60% para antecipação das parcelas, e o restante em investimentos variados... Pra mim é importante não deixar de ter pelo menos uma porcentagem de antecipação,pensando justamente em cenários de crise, perda de emprego etc... Investimentos de renda fixa com as taxas que mostrou, estão nesseriamente atrelados a prazos longos, o que pode te deixar amarrado numa necessidade... Num momento de crise você pode parar de investir, mas não pode parar de pagar seu financiamento ou seu imóvel irá a leilão. Outro ponto importante, se você ja adiantou muitas parcelas do financiamento, numa crise você tem mais poder de negociação com o banco... Enfim, quitar dividas e juros decorrentes dela pra mim é o mais importante (principalmente analisando num cenario de crise) mas não é a única opção. Diversificar com bom estudo é uma boa opção.
Video interessante, mas faço algumas observações. Pelo SAC, a amortização é constante. OK! Mas, isso só ocorre desconsiderando a correção monetária. A correção afeta o saldo devedor, bem como a parcela de amortização. Usualmente, o índice TR é usado para corrigir o contrato. Como resultado, se a TR for diferente de zero, ao longo dos meses, então a parcela de amortização aumentará para os meses em questão. Outro ponto é quanto a economia ao amortizar antecipadamente. Em 6:20, Boniatti comentou sobre a economia sobre os juros das 4 últimas parcelas, mas há também uma economia devido aos juros recorrentes sobre o SD. Notemos que os juros é calculado sobre o SD. Se eu reduzi antecipadamente o SD, então os juros também será reduzido. Enfim, eu considero que a planilha seja um bom ponto de partida para avaliar amortizar X investir. De fato, há situações que a balança pende para investir. De todo modo, para uma decisão mais assertiva é salutar considerar: a correção monetária, bem como o recálculo dos juros após a amortização antecipada. Parabéns. E, espero ter contribuído. Abraço.
Muito bom o seu vídeo, porém acho que ficaria mais completo se falasse também do sistema PRICE, que é a grande maioria dos financiamentos. Que ao meu ver muda totalmente a forma de pensar. No SAC a amortização é constante e as parcelas vão reduzindo e no PRICE as parcelas são fixas e a amortização é crescente. Fazendo um vídeo comparando os dois, seria mais interessante e mais correto a se fazer.
Pessoal, a pedidos, vídeo pela tabela PRICE, segue link: th-cam.com/video/2v-0QoIpD08/w-d-xo.html
Meu parcelamento é pela tabela price... Gostaria de saber o que muda em relação a SAC
Também tenho esse interesse.
olá, obrigada pelo vídeo MARAVILHOSO! Tenho a maior dúvida de todas: qual é o melhor meio de investir dinheiro? Tenho de financiar meu primeiro apartamento, mas preciso de grana para ter os móveis planejados dos sonhos, e preciso de muito dinheiro para eles, gostaria de saber como investir o dinheiro, para daqui uns 4 anos poder fazer esses móveis. O que você sugere? Tem vídeo assim no seu canal?
@@tatianacorrea8146 gratidão pelo feedback. Dá uma olhadinha nesse outro vídeo: th-cam.com/video/P8l4F3b7fd8/w-d-xo.html
Quando puder mandar esse vídeo da PRICE vai ajudar bastante gente também
Legal!! Algo importante que esqueceu de falar no vídeo que quando você amortiza as últimas parcelas pagando o saldo devedor os juros das primeiras parcelas são menores tbm, pois os juros do SAC são calculados todo mês sobre o saldo devedor. Sendo assim vc não só paga os juros pequeno da parcela final, mas também diminui os juros da parcela do mês subsequente.
Relevante. Ele respondeu algo sobre isso? Sabe se a planilha calcula issso?
@@thatl3637 não sei falar se planilha dele faz isso. Mas não respondeu.
Isso que eu tava vendo. A maioria que faz esses vídeos nao considera isso, faz muita diferença, pois se nao amortizar, o valor de 61k eh maior no fim das contas
Outra coisa tbm eh que vc amortizando todos meses vale mais do que juntar e dar duma vez, mais vale 100 todos meses do que 1200 no final do ano
Olá. E quando o financiamento é no sistema price?
Pessoal, a melhor coisa é diversificar, inclusive nesse caso. O que eu faço é separar uma parte do que sobra para amortizar e outra para investir.
Isso mesmo ,o ideal é vc amortizar para pagar menos juros ,e usar uma parte para investir , aí vc perde menos de um lado e ganha investindo no outro
E o investimento que você faz lhe dá um retorno de juros é no mínimo igual (porquê só faz sentido se ser superior mesmo que pouco) ao que você tá pagando no financiamento? Se não, tá desperdiçando dinheiro.
@@viniciustche eu invisto em renda variável com pensamento em longo prazo. Pode ser que eu perca porque faz parte da vida.
Isso mesmo, tenho um financiamento que vai até 2032 não dá é complicado, tenho que diminuir esse tempo pelo menos um terço e também não quero ficar todo esse tempo sem investir . Não é só o financeiro é ter uma paz de saber que não vou ficar pagando uma divida por quase nove anos.
Uma coisa que ninguém fala é que investir dinheiro te traz riscos. Geralmente quem faz financiamento não tem muito dinheiro para investir e perder parte dele seria um grande dor de cabeça. Pague seu financiamento e invista depois, é mais seguro.
Sim. Tudo tem riscos.... Mas investir é seguro se você souber onde por seu dinheiro...
Fazendo analise pura e financeira igual foi feita, sem considerar que o Brasil tem taxa de desemprego muito alta e uma montanha russa financeira todo ano, pode ate fazer sentido. Mas não é a realidade da maioria que financia no Brasil, então essa ideia de ganhar apenas 5 mil e viver no risco não vale a pena.
Sem contar que em uma analise apenas financeira, é mto melhor quitar o apto rm 15 anos, vender ele em seguida e investir 100% do apartamento que valorizou nos ultimos 15 anos enquanto vc pagava. Seu rendimento em cima do valor total pros próximo 15 anos que vc está sugerindo continuar pagando não fecha a conta. Então, amortizar é sim uma ótima opção pra quem pode.
eu estou amortizado e está bem melhor assim
Excelente. Para quem não tem disciplina para investir talvez amortizar seja uma opção.
Fala Iris! Gratidão pelo feedback!
É, sem disciplina....complica 😂🤣🤣
Quem não tem disciplina pra investir não deveria nem poder ter conta bancaria, muito menos financiamento ou cartão de crédito.
@@marcosguedes8748 é, Guedes? Teriam direito a respirar, pelo menos ? Você tem boas opções e dicas do alto de sua inteligência para as pessoas poderem viver livres dessa escravidão bancária? Dívida sua iluminação com os pobres mortais, vai... eu quero sim viver sem cartão de crédito e sem conta bancária. Me ajude, painho.
Exatamente o que eu estou fazendo, quitei 240 ( 20 anos) em 5 meses, = 86 mil agora falta só 120 ( 10 anos) de 360 ( 30 anos)
Se fosse pra guardar , eu não teria conseguido.
Vídeo perfeito. Muito didático e realista. Eu trabalho com investimentos também e realmente opto por sempre amortizar parcelas justamente pelo motivo que você mencionou, questão de opção pra qualidade de vida. Não suporto a ideia de ter dívida e fiz o financiamento porque realmente tinha a necessidade de um canto meu. Mas matematicamente realmente os aportes em um investimento simples renda fixa te traz mais conforto financeiro.
O melhor é você amortizar o prazo. Com 2.000,00 eu amortizei dois anos e tive uma economia de 16.800. Até o final do ano amortizando todo mês 2.000,00 eu Quito o meu imóvel.
Receita para sair do aluguel, compre um lote a prestação dê uma entrada, faça uma casa de madeirite, plante uma árvore, coloque um cachorro no terreiro, faça uma cisterna, canteiros de verduras etc, (nota ) o terreno ainda não está totalmente quitado, porém você já está usufruindo, com o tempo construa sua casa de tijolos, eu já fiz isso há muito tempo atrás, agora tenho mais de 100 imóveis, boa sorte a todos 🙏
Muito Elucidativo. Vc passou de uma forma brilhante. Quanta inteligência! Obrigado!
Legal... Gostei do vídeo. Comecei pagar meu financiamento agora e depois desses cenários e explicações, o melhor para mim é amortizar mesmo. Sem falar que o dinheiro amortizado torna o imóvel em meu patrimônio mais rápido, além de ser um ativo.
top, mas não é um ativo, se voce morar nele
@@Keniedu é um ativo a partir do momento que deixa de pagar o aluguel, é como se você estivesse pagando seu financiamento com a economia do aluguel
@@teedtiago8188 não amigo não é um ATIVO kkkk mesmo que seja seu, mesmo que nao pague aluguel, NÃO SE ENQUADRA COMO ATIVO, economia basica isso, ATIVO é só algo que te gere renda, pegou esse imovel, o financiamento é 500 e aluga por 500, ele ainda é PASSIVO, financiamento é 500 e voce aluga por 700, parabéns agora você tem um ATIVO, que de te rende 200 por mes, fico meses parado sem alguem para alugar já é passivo novamente
@@teedtiago8188 pode ser um tipo de INVESTIMENTO , para voce e algumas pessoas mas nunca é um ATIVO
Paulo gostei do seu vídeo, é bem esclarecedor. Até Pq amortizei algumas parcelas, e não trazem alteração alguma, na atualidade 28/09/2021.
Perfeito. O único que mostrou na prática o custo/ganho da amortização e comparou com investimentos. Muito bom companheiro. Está de parabéns pela clareza da informação.
Eu já tinha essa noção de amortização, mas é o primeiro vídeo que vejo alguém falar sobre a amortização de maneira correta, muito bom!... 👏🏻👏🏻👏🏻
Fala meu jovem , chegando hoje dia 06/07/21, aos 5 minutos de video já entendi seu ponto de vista, gostei linke e inscrição garantindo, obrigado por nos dar essa aula que é um show!!!! Forte abraço!
Muito bom! Me fez repensar a antecipação que eu estava planejando
Fala Luiz!
Sempre bom refletirmos né.
Abs e gratidão pelo feedback!
Abs
Boni
Como ele mesmo diz pondere antes, eu faço a amortização e invisto, faço a amortização pois penso no caso de uma perda de renda na família essa dívida seria uma preocupação, vejo mais sentido me livrar dela mesmo sabendo que me dedicando consigo uma boa rentabilidade
Todo financiamento habitacional tem seguro de morte e invalidez embutido.
Fiz um financiamento com a Caixa Econômica Federal em 26 anos minha prestação e de 456 ,ainda não recebi pois comprei na planta previsto entrega em setembro estou pagando evolução de obra ,quero começa amortização dos anos. Qual valor que posso pagar.
@@veracristinagois1503 se você tem conta corrente ou o aplicativo de habitação é só emitir um boleto de amortização no valor que você quiser.
@@veracristinagois1503 vc não pode esquecer que em meio as prestações vc terá algumas prestações bem maiores e também tem que considerar o aumento das parcelas depois do imóvel pronto, o ideal é juntar dinheiro para não se enrolar, tive um amigo que ganhava muito bem e comprou vários AP na planta mas por desconhecer estes fatos acabou ficando todo enrolado
@@marcelosnascimento8142 como assim? A caixa pode aumentar o valor das parcelas depois do imóvel pronto? Mesmo que vc assinou um contrato fechando um valor fixo de financiamento?
Show de "aula financeira". Com está planilha da pra, todos os meses, analizar se vale a pena antecipar parcelas ou investir, mas isto é o que a maioria dos brasileiros não querem fazer, buscar informações através de pesquisa e leitura. Obrigado por disponibilizar a planilha e o passo a passo para começar a investir.
Cara, sua clareza e excepcional. Mudei minha estratégia depois desse vídeo. Ainda permanecerei antecipando, mas a proporção do valor será menor para está finalidade e maior para investimentos. Sensacional.
Top Rodrigo! Obrigado pelo feedback!
Abs
Bacana o vídeo, parte ruim eh questionar os demais "Gurus", creio que para um cenário onde o fianciamento eh efetuado junto a incorporadora de um empreendimento a antecipação pode ser aplicado, pois alem do juros temos a correção baseada no IGPM. Fica a dica para um próximo vídeo.
12:22 - Então quanto mais a taxa de juros maior vale a pena antecipar?
Pergunto isso por quero fazer um empréstimo de 50 mil para comprar uma casa, mas essa taxa de juros eu não sei, porque os bancos vão cobrar 8,69%a.a (cdi atual)
Bom senso e escolha pessoal. Realmente conselho todo mundo dá.
Sobre esse exemplo de pagar 4 parcelas de forma antecipada, eu acho que deu uma escorregada.
Somente fazendo um paralelo, o que acontece quando eu pago 1 parcela? Diminuo $277 do saldo devedor.
Pq ao abater as 4 últimas vc desconsiderou esse abatimento? Deveria recalcular sim o juros, ou até num cálculo diferente, transformar isso de alguma forma em mais parcelas abatidas no final, pois o Saldo Devedor está menor.
Paulo, excelente vídeo! Parabéns, sou novo no mercado financeiro e estou me encaminhando para um financiamento… estou há dois dias fazendo dezenas de cálculos baseado em muitas variáveis. Parei pra analisar nas minhas planilhas e cheguei a conclusão de que investir será bem melhor que amortizar minha dívida. Ainda mais depois de assistir esse seu vídeo que validou completamente meu pensamento! Obrigado pelo conteúdo! Parabéns!!!
Investir onde? Qual melhor investimento no BB. VOCÊ SABE?
Boa Tarde Boniatti... Você poderia fazer um video sobre um financiamento feito pelo IPCA?
Obrigado pelo vídeo. Baixei a planilha para brincar um pouco aqui com os valores do meu financiamento. Obrigado por disponibilizar!
Disponha! Espero pode ajudar!
Cara MUUUITO OBRIGADO
Eu sempre fiquei na dúvida qual a melhor forma, vlllw demais
Exelente, Bem completo, só acho que faltou falar do FGTS. Esse sim acredito que vale a pena para amortizar
É o mesmo caso da poupança. Qualquer coisa é melhor que FGTS e Poupança.
Mas assista esse outro vídeo que complementa essa e outras questõs:
th-cam.com/video/2v-0QoIpD08/w-d-xo.html
Parabéns pelo vídeo e pelos esclarecimentos. Gostaria apenas de observar que há algumas variáveis adicionais que precisariam ser também consideradas nessa análise uma vez que a parcela não é composta apenas por "amortização+juros". Nesta composição, temos também os valores dos seguros (MIP+DFI), valor da taxa administrativa e, mais recentemente, os pequenos acréscimos com a 'ressurreição' da TR.
amado! vc tocou em um ponto que a dúvida me consome! quando eu pago uma parcela antecipada eu estou me livrando do pagamentos dos seguros ???
@@tiagocesarflorencio2583 do obrigatório, bem como da taxa de adm
Tiago, boa noite! O valor do seguro MIP é calculado mês a mês por meio da aplicação de um percentual sobre o saldo devedor. Logo, se você faz uma amortização, o saldo devedor diminui e, consequentemente, o valor do MIP também. Já o valor do seguro DFI não sofre alteração uma vez que ele é calculado sobre o valor total do imóvel. Em uma amortização recente, a parcela do MIP do meu financiamento foi de R$ 93,20 para R$ 69,79. Mas, isso vai variar de acordo com o saldo devedor, de acordo com a sua idade e de acordo com a tabela de seguros do seu banco.
bom dia.
poderia fazer um video mostrando quantos a pessoa deixa de pagar em juros amortizando as parcelas nas tabelas Price e na Sac.
acho que o comparativo daria um excelente video e uma boa noçao de qual escolher pra quem pensa em amortizar todo mes.
Agradeço pela clareza passada.
Parabéns Paulo pela excelente aula financeira! Eu sempre digo que tudo é relativo. O que pode ser bom pra uns, pode não ser pra outros. Como em tudo na vida. desta forma nada pode-se generalizar. O seu estilo de vida, seus objetivos, suas metas, tudo tem que ser ponderado na hora da tomada de decisões!
Sensacional, vi o vídeo do guru falando justamente sobre pagar de trás pra frente e agora vc falando é muito ais negocio. Parabéns
Fala Edinewton!
O problema dos outros vídeos é mostrar somente um único caminho. A ponderação não deve ser deixada de lado. Precisamos repensar alguns conceitos passados.
Forte abs e gratidão pelo comentário
Abs
Boni
Faz um video sobre a tabela PRICE por favor.... amei o video. No meu caso, eu estou amortizando para ter paz de espírito. Depois que eu financiei percebi que essa dívida tão longa me tira o sono....
Quanto vc paga na sua última parcela? Vai aumentando muito?
Ou sempre é o mesmo valor?
@@daydorete4912 price vai diminuindo todo mês
Eu também pra pode ,fazer viajem mais pra frente de longo dias pra não , precisa de se preocupar com casa
Fala cara beleza? Acredito que você esteja um pouco equivocado nas suas competições, pois o vídeo que você menciona, é sobre a tabela PRICE, creio que você conheça esta tabela .. e vale a pena você colocar ambas em um vídeo e mostrar as diferenças entre elas .. mas desde já adianto, comparar SAC e PRICE não tem como pq são estratégias de financiamento diferenciadas, na SAC como você falou é juros fixo sobre o valor devido, já na tabela PRICE, você começa pagando uma alta taxa de juros e um valor menor de amortização e eles vão se invertendo com o tempo, por isso pagar retroativo é vantajoso, pois as suas últimas parcelas são somente a sua dívida, enquanto que as parcelas iniciais o banco joga o juros para ser pago na sua maior parte da parcela.
Acho que você inverteu!
Bom dia Roni.
Parabéns pelo vídeo. Gostaria que as pessoas considerassem outros cenários assim como você. No geral eles taxam uma ideia como única solução, meio e pronto.
Eu também assisti inúmeros vídeos sobre esse tema, contudo só o seu pondera sobre os dois cenários.
Mais uma vez agradeço pelas orientações e planilha.
Abs
Alex
Fala Jhonny! Gratidão pelo feedback!
Você captou a essência. Não podemos julgar algo como sendo sempre verdade. Como gosto de dizer, quando alguém lhe dizer "sempre", desconfie.
O objetivo é de ponderarmos, pensarmos e não dizer que algo será sempre melhor que outro, tudo depende.
Forte abs,
Boni
Simples e objetivo, Obrigado
Boa noite no minuto 9:05 da a entender que se ele pegar não amortizar paga 225 mil e não vai ter desconto de 60 mil então o investimento não tem o parâmetro
Concordo, o q adianta juntar 66 mil e pagar 123 mil de juros?
Pausei o vídeo para comentar, primeiro vídeo que assisto do canal, ganhou um inscrito pouco antes da metade do vídeo pela qualidade da informação e abordagem, parabéns !
Muito bom o vídeo , meu caso é antecipar para poder me livrar do financiamento. Acabando de pagar com certeza vou investir . Abração
Boa Waldir! Gratidão pelo feedback
Abs,
Boni
Mas tu tá ficando sem reserva de emergência? Aí é burrice
@@MalditaInclusaoDigital não , antecipo uma quantia que não me compromete , tenho uma reserva de emergência
Parabéns !!!! O vídeo muito explicativo e claro.
Boa noite. Em um cenário o qual o único meio de amortizar as parcelas seria com fgts pois não tem outro meio de sacar essa grana para poder investir, compensaria antecipar as parcelas certo?
Tb penso assim. Só usaria o fgts para amortizar porque daquilo ali qualquer saque vale a pena. O resto, faça reservas, invistam e se ainda sobrar vá curtir a vida
@@calangojr2007 e se eu perder o emprego? O fgts me salvaria por um tempo....
Boni bom dia!!! Conheci vc hoje!!! Já amei o canal. Estava amortizando 4.000,00 por mês e com certeza investir este valor será muito melhor!🙏🙏🙏 Obrigada por fazer este vídeo.
Oi Joelma! Wow! R$ 4 mil é um aporte de respeito!
Veja um vídeo que falo sobre renda passiva, nele você poderá baixar uma planilha e simular em quanto tempo poderia se aposentar.
th-cam.com/video/nTB7ql-XY5g/w-d-xo.html
@@Sabbius obrigadaaaa, vou ver a planilha sim.👍
muito bom.... vou planilhar meu financiamento habitacional e ver melhor cenário...
Boa!
Planilhou seu financiamento, o que decidiu fazer? Poupar ou amortizar?
Olá, Paulo! Esse vídeo é de utilidade pública! Muito grato por compartilhar seus conhecimentos.
Utilidade pública para fazer justamente o contrário do que ele diz , nada a ver essa dica dele 😤
Boa Boni!!! Se eu tinha dúvidas de querer antecipar o financiamento, matou todas minhas dúvidas agora !!
Muito bem explicado e colocado.
Abraços !!!!
Invista bem e estará muito bem servido!
Eu vi provavelmente o vídeo desse rapaz que vc tava falando, na hora eu penssei não é verdade kkkk, sua explica faz todo sentido,
Tenho 50 mil aplicados em Fiis.
Não tive coragem em abater minha dívida, se eu jogar 50 mil para pagar meu imóvel eu só verei o dinheiro só for vender meu imóvel. Ajustei minha vida em cima da prestação e pra mim não pesa o valor que pago.
E em um eventualidade os 50k estão disponíveis para pegar sem contar que tenho rendimento em torno de 350 a 400 aplicados.
Exatamente isso. Capital líquido.
400 conto que rende todo mês?
Me diz como faz por favor, quero investir 100 mil
qual o papel da inflação nesse raciocínio? pq o valor da parcela é reajustado pelo ipca e o investimento tem, além da incidência do ir, a da inflação? como eu penso nessa situação?
Não falou que diminuindo o prazo do financiamento a amortização mensal aumenta
Gostei do vídeo, a questão é, muitas pessoas hoje em dia querem jogar guela abaixo você investir o seu dinheiro, as pessoas que tratam isso necessitam entender que existem pessoas que Nao querem investir, não tem dom e não tem tato para a situação, assim como tem gente que investe em imóvel, carro e por aí vai.
Pessoas são pessoas e todo mundo tem sua escolha, eu não sou uma pessoa com um bom perfil para ser investidor.
Mas sim, um bom vídeo e explicativo, o que me deixa insatisfeito são as pessoas enfiando guela abaixo você investir.
Eu quero é quitar minhas dividas logo!
Muito bom o vídeo. Vou repensar a amortização da dívida do meu financiamento.
Boa Jefferson. Ponderação sempre. Tem um segundo vídeo que fiz que pode clarear ainda mais questões como essas. Veja:
th-cam.com/video/2v-0QoIpD08/w-d-xo.html
Top esse vídeo . Vamos compartilhar. Parabéns 🙏🏻
TOP essa planilha! obrigada!
matematicamente não compensa eu quitar meu financiamento, que foi direto com a construtora, a juro de poupança por 10 anos.
eu havia colocado uma meta de quitar em 5 anos, e estou juntando dinheiro para isso. Mas, claramente ganho muito mais deixando meu dinheirinho investido.
Meu psicológico que lute! hehehehe
Nossa, muito sensacional a explicação, realmente a maioria dos vídeos que falam sobre esse assunto é mostrando a vantagem da antecipação. Parabéns pelo vídeo e pelo canal👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pelo vídeo,realmente o brasileiro precisa investir em conhecimento é libertador,eu tinha certeza baseado em gurus que era muito melhor amortizar ,ainda bem que vi seu vídeo e me fez enxergar de outra forma,mais uma vez parabéns.
Fala Maurício,
Gratidão pelo comentário. Que bom poder ajudar.
Abs,
Boni
Meu parcelamento é fixo até o final. A parcela não reduz no final
Parabéns pelo video, bem sincero, sem tendencio, apenas expondo as possibilidades e deixando a criterio do publico
Parabéns, ganhou mais um inscrito!
tenho um financiamento que hj tem apenas 37 parcelas (financiamento em 2015 em 30 anos)
Mas a taxa de juros do financiamento e de 6,86 e hj já não amortizo, pois prefiro investir em um tesouro 2025 IPCA + taxa que ira pagar mais em rentabilidade, ja que só o ipca hj e de 6,10.
Fala Bruno!
Você pegou a essência!
E vá estudando, busque por conhecimento para mitigar o risco, investindo também em outras classes de ativos, inclusive lá fora.
Tem vídeo para tudo isso no canal.
Abs
Boni
Excelente vídeo! Parabéns!
Vi um vídeo sobre este assunto, provavelmente é o mesmo citado aqui, o cara apresenta o vídeo de tal forma que parece tudo tão simples, mas preferi não embarcar naquela história, sabia que parecia muito bom para ser verdade, o problema é que o vídeo tem centenas de milhares de visualizações, imagina quantos não compraram a idéia.
Provavelmente é o mesmo sim.
O vídeo tem sentido, mas nem sempre é a melhor opção. Descaptalizar e antecipar algo que você pode rentabilizar melhor não é sempre sensato.
Falei disso na live de ontem inclusive.
Explicação precisa e muito importante! Obrigada pelo vídeo!
Analisando somente o juros daria para ser vantagem, tem que ver o cálculo real com as taxas e seguros que o banco cobra, antecipando parcelas, vc deixa de pagar os seguros e as taxas.
Antecipei as parcelas e o banco me cobrou tudo
@@elianefranco7961 isso porque os seguros são sobre o valor financiado e não sobre o valor das parcelas. Desta forma, antecipado ou não, o seguro será o mesmo.
@@551033 tem algo estranho aí porque eu amortizei e não foi cobrado seguro e nem as taxas administrativas.
@@551033 o seguro é pago enquanto tem prestacao e taxas antecipou pagou ,,, se nao for isso me ensine porfavor
@@alesdds nao entendi muito bem o que você escreveu. Porém, a discussão não é se é certo ou errado e sim o que é praticado.
O banco cobra o seguro sobre o montante financiado e não sobre as prestações. Pagando em parcelas ou antecipando, o seguro é cobrado integralmente. Basta ler a apólice.
Até q enfim vi um vídeo q preste sobre amortização. Muita gente falando besteiras, e esquecem o mais básico dos básico q seria o valor do dinheiro no tempo.
Paulo parabéns pelo video muito bem explicado. Mas eu acho que nos outros videos e na minha opinião o que pesa mais é o psicológico sabe? Imagina a pessoa que em um certo momento da vida fez o financiamento de 30 anos acha que não vai acabar nunca, e ai depois percebe que pode terminar antes. Imagina a alegria de poder pagar quitar. Psicologicamente é fantástico. Questão cultural mesmo no Brasil, de não investir. Mas top explicação.
Fala Lucivaldo! Sim, exatamente isso. Nesse caso não há matemática. Assim como o papo entre comprar e alugar.
Gratidão pelo seu comentário!
Abs
Como investir com essa taxa de juros tão baixa?
@@casalvalenteviagens hoje você não acha mais na época que ele fez o vídeo tinha sim. Hoje você acha CET 9,99%
Nesse caso também vale a pena investir da forma que ele falou, assim você consegue um rendimento que te ajudará a amortizar mais rapidamente a cada dois ou três anos por exemplo.
Ganhou mais um escrito parabéns excelente vídeo 👏👏👏👏👏
Muito bom o vídeo. Só faltou dizer q a pessoa não pode mexer no investimento (sacar pra compras, viagens, etc). Pra quem não consegue melhor amortizar mesmo.
Fala André.
Gratidão pelo comentário. Bem na verdade o objetivo não é investir para sacar para gastar a grana, e sim investir para o longo prazo, para uma renda passiva por exemplo. Veja esse outro vídeo:
th-cam.com/video/nTB7ql-XY5g/w-d-xo.html
Abs,
Boni
Muito bom o vídeo, o melhor sobre o assunto. Já tinha percebido a desinformação em colocar um valor e abater x parcelas nos outros vídeos. a galera só considerava a parcela mais alta. Parabéns.
Que vídeo top! Eu amortizei meu ap financiado em 360 meses em 8 anos usando nosso Fgts. Meu carro está financiado em 48 vezes e é diferente do sistema SAC o valor é o mesmo até o final, já paguei 14. antecipando a última por exemplo está me dando 180,00 de desconto, vc tem alguma planilha para fazer a análise nesse caso?
Nesse caso, em uma análise curta e grossa, já acredito que não valha a pena antecipar
Muito interessante esse vídeo.Vou pesquisar essa questão do investimento.Vou baixar a tabela.Obrigada.
Depende muito, no meu caso como alguns outros já informaram é pela tabela PRICE, as primeiras parcelas são só juros, aí vale sim a pena amortizar... Outra coisa é que, 60mil hoje é mais difícil de juntar digamos assim do que daqui a 10 anos, tendo em vista que cada vez mais tudo encarece e os salários aumentam gradativamente, 60mil daqui a 10 anos seria bem mais fácil conseguir do que nós dias de hoje
Excelente vídeo. Ganhou mais um inscrito
Cada parcela é composta tambem pela taxa de administração (na caixa é por volta de R$ 25,00 ) e seguro (lembrando que o seguro é calculado em cima do valor total devido, ele diminui mas não é muito). Qando você antecipa a parcela você não paga essas duas taxas e diminui o saldo devedor, com isso sua próxima parcela fica mais em conta. No seu exemplo se colocarmos a taxa de administração praticada de R$ 25,00 e o seguro na média de uns R$ 15,00 teremos uma economia de R$ 178,95 no lugar dos R$18,95 demonstrado no video. Sua tabela do excel deveria incorporar essas duas taxas tambem o calculo fica a favor de você antecipar parcelas a menos que você consiga um investimento de mais de 15% ao ano srsrsrsr. No mais forte abraço e gostaria de ver essa tabela revisada.
Com a inflação nas alturas, o tesouro ipca ta chegando perto ou vai ultrapassar esses 15%. Eu só vejo vantagem em adiantar pra quem financiou pelo ipca, porque pode aumentar de forma quase descontrolada e a pessoa não conseguir pagar.
E com isso saldo devedor descontrolada, se torna dívida impagável.
Excelente vídeo Paulo, parabéns. Você já fez ou pretende fazer um vídeo para o caso de TR TP (Tabela Price)?
No meu caso esse sistema SAC não condiz, preciso saber como funciona na tabela price que a parcela é constante, o valor amortizado aumenta a cada mês e as parcelas são fixas do início ao fim do contrato.
Fala Alisson! Gratidão pelo comentário.
Já fiz um referente a PRICE, dá um look:
th-cam.com/video/2v-0QoIpD08/w-d-xo.html
@@Sabbius ótimo, muito obrigado!
"Investimento simples". Pra quem não tem prática e disciplina não é tão simples, e continua valendo super a pena a amortização. A questão desse vídeo é a comparação se é melhor investir o dinheiro ou amortizar, investir pode ter cenários melhores mas pode ter piores também. No caso de Amortizar não tem risco super simples e qualquer um pode fazer.
Fala Rodrigo,
Gratidão pelo comentário.
Mas cuidado, nunca haverá uma melhor opção sempre.
No seu exemplo, ao afirmar que "amortizar não tem risco", discordo. Tem um risco também e poucos visualizam: da pessoa pode incorrer do risco da liquidez caso não tenha um mínimo de reserva para eventuais necessidades.
Quando dizemos que não há risco, entende-se que podemos livremente amortizar, e em caso de uma necessidade maior não haveria como liquidar um cômodo do imóvel. Muitos quebram mesmo tendo casa.
Por isso o vídeo traz a mensagem da ponderação. E investir também é se proteger, tanto do Brasil, quanto do Dólar, quanto de crises.
-Quando alguém lhe disser que não há risco, desconfie;
-Quando alguém lhe disser a palavra "sempre", também desconfie.
A única certeza que há na vida, é a morte, do resto, ponderação e sensatez.
Abs
@@Sabbius excelentes ponderações. No meu caso fiz uma reserva de emergência 75% em ações e 25% em CDB, reserva suficiente pra 7 meses de despesas, qualquer valor acima disso vai pra amortização do financiamento...
@@marcelodeluccia3766 perfeito Marcelo! Gratidão pelo comentário!
Abs e sucesso em seu futuro financeiro.
Excelente esse vídeo. Gostaria de ter visto esse vídeo há 1 ano, quando fiz algumas amortizações com a ideia de querer me livrar logo de financiamento. Sorte que parei, refleti e agora entrei na renda variável com foco no longo prazo. Se bater agonia pra quitar logo o apê, reduzo o valor dos aportes em investimentos e volto a fazer as amortizações.
Muito interessante. Só esqueceu que depois dos 180 meses a pessoa vai ter mais 180 meses que era o prazo de pagamento nota que ela vai poder investir muito mais após isso. Ao final essea diferemca que vc disse vai ficar muito pra trás. Traga isso em uma próxima oportunidade.
Ganhou um inscrito. Estava justamento com esta idea na cabeça econseguiu explicar.
Show Isaque! Tmj 👊
Vale a pena sim.
Exemplo é esse momento em que vivemos, a B3 despencando. Perdi 6 mil em meses em boas ações nela. Eu deveria ter saído e feito a amortização.
Mas vc vendeu suas ações? Qual o cenário menos de 1 ano depois?
Olá, tudo bem? Por que exatamente são as últimas parcelas que são antecipadas? Não entendi ainda o porquê disso... Pode me explicar?
Paulo, em algum momento das amortizações a caixa chama para quitar a dívida com o valor menor ou só quita pagando 100% do valor financiado.
Pq já ouvi dizer que quando chegamos a metade do tempo financiado eles chamam pra negociar gostaria de saber se procede
Boa pergunta. Vou aguardar resposta.
Com a minha irmã aconteceu isso, a Caixa a chamou e ela quitou, mas isso faz muitos anos...Hoje não sei.
@@izildabaptistadeoliveira2920 com meus pais tbm mas hj tá bem mudado
Melhor vídeo sobre o assunto! Parabéns!
Ótima Explicação! Apenas reforçar que as pessoas devem analisar o Custo Efetivo Total do Financiamento para fazer esta análise. Taxa de juros, taxa de administração e seguro.
Exatamente! 👏👏👏
E quando ela só usa o banco para o financiamento tem o custo de manutenção de conta. No meu caso na caixa o custo de conta é R$ 55,00
@@raulamoretti mude para serviços básicos
@@raulamoretti eu fiz portabilidade do meu salário para o banco do financiamento e consegui isenção dessa taxa. Talvez tenha maneiras de vc conseguir tb.
Boa noite. Quando se antecipa na SAC a taxa ADM e o seguro referente às parcelas é zerado?
Prezado Paulo, obrigado pela qualidade do vídeo e do material! Fantástico! Gostaria somente de fazer uma pequena sugestão, como penso eu que a maioria acaba financiando pela Caixa Econômica Federal, seria interessante incluir nos cenários a Taxa de Administração que hoje (10/06/2022) está em R$ 25,00 e também a possibilidade de incluir o Seguro que é obrigatório. No meu caso específico, gira em torno de R$ 249,00 fixos durante toda a vigência do financiamento. Isso acaba sendo relevante nos cálculos. Abraços.
Olá Fábio, isso é fato. No meu caso são R$128,40 por mês totalizando pelo menos R$ 23.115,00 em 180 meses...
Valor bastante relevante...rs
boa tarde!!!
Baixei sua planilha, mas na aba em análise de antecipação quando informo o valor da antecipação o campo valor da parcela e parcelas pagas com juros fica tudo NONE o que pode ser?
Versão do Office. Infelizmente algumas fórmulas não funcionam em versões mais antigas.
Parabéns. Também fiquei impressionado com aqueles vídeos que achavam surpreendente o banco dar um bom desconto se vc antecipar o pagamento de uma prestação que só vai vencer daqui a 10 anos.
Fala Ricardo!
Gratidão pelo comentário.
Pois é. Existe um "desconto" por deixar de pagar juros futuros, mas nem sempre é o melhor caminho desde que saibamos lidar com nosso dinheiro.
Desconfio de qualquer um que diga "sempre". Tudo depende.
Forte abs e lhe desejo muito sucesso.
Abs,
Boni
Top demais,q informação show
Educação financeira liberta. O ideal é ver caso a caso. Dívidas longas tem muito risco: perda do emprego, redução de renda, mudança do cenário macroeconômico com taxas hoje zeradas podendo aumentar (ex: TR), etc. Também atenção para o prazo de investimentos, pq os maiores percentuais em geral são de prazo mais longo, e podem não ter liquidez. Avaliar caso a caso e, para mim, o ideal é uma programação que tente conciliar redução de prazo com investimento paralelo.
Boa! Ponderação sempre.
Penso da mesma forma, existe várias variáveis você n deve pensar somente no ganho e sim nas possíveis opções que podem ocorrer no futuro uma delas é aumento de juros e perca de emprego eu penso em amortizar a cada mês em redução de preço da parcela e o final de cada ano amortizar também com dinheiro de investimento.
Tbm gosto de considerar essa opção de amortização e investimento simultaneamente.
@Tennebrous , tava com essa dúvida. Em contratos mais longos , pode ter variação de juros e taxas que encareçam as parcelas, fazendo valer mais a pena pagar agora? Como vejo isso?
Equilíbrio! Amei seu comentário.
Ótima visão top eu abato no valor da parcela, pra min faz mas sentido visto que o juros no final é muito pequeno e daqui 20 anos esses 277,00 por exemplo vai significar muito menos o que acha ?
Adorei a planilha. Uma coisa que notei é que dependendo do quanto você consegue antecipar por mês vale a pena a amortização. Enfim, cada cenário tem a sua particularidade e a planilha está me mostrando isso.
a partir de 3 parcelas, você ja reduz muito o prazo, e também o juros.
@@MaiconFontis vlw pela resposta.
Muito bom o vídeo, agradeço pelas dicas e p planilha,mais prefiro amortizar para ter uma qualidade de vida melhor
Entendi. Mas e a opção de abater diretamente o saldo devedor, onde a prestação reduz.
Show, show, shooow! Muito obrigado, meu amigo! A partir do seu vídeo eu consegui ter a luz de uma estratégia. Vou usar o saldo do FGTS para amortizar no valor das parcelas. Vou procurar um produto financeiro que renda mais que a taxa de juros do meu financiamento e investir a diferença que sobrou da nova parcela mais um pouco que eu conseguir economizar e tentar amortizar mais um pouco no final de 1 (ou 2 anos onde eu já acumulei mais um saldo de FGTS).
Eu já descobri isso antes mesmo de ver esse vídeo, fiz minhas próprias contas e hoje meu investimento ja rende mais da metade de cada parcela e ainda usei o fgts no valor total quebrando o juros em quase 200 reais a cada mês do começo até o final assim eu invisto muito mais e ainda fico cada vez melhor nos investimento
Mas onde vc investe?
Sim, otimo mas pra isso tem que estudar, coisa que a maioria não faz e também nem sempre o investimento segue rendendo, há épocas de juros altos e juros baixos, renda fixa ótimos ganhos, outrora não, então pra quem gosta de investimentos. Estudar e isso. Eu amortizo e também invisto renda fixa e renda variável.
Parabéns! Gostei muita do seu jeito de explicar. Muito claro e equilibrado
Excelente explicação Paulo! Só faço uma observação. Existe um motivo para o banco Máxima oferecer este 12,50% no CDB que é o risco de se investir em um banco desses. Seria melhor deixar isso claro. Parabéns por trazer conhecimento para nosso povo.
Muito bem lembrando, além da marcação de preço ao mercado
@@carlosmelo7599 cdb não sofre marcação de preço a mercado. ele tem vencimento que deve ser respeitado.
é segurado pelo fgc, não vejo grandes problemas se você não for investir mais de 250 mil
@@marcosguedes8748 Então Marcos, é um seguro, ele devolve até R$ 250 mil por CPF. Mas a que custo? Depois de quanto tempo? Não estou querendo dizer que não vale a pena, quero dizer que quem vai investir deve estar completamente CIENTE.
@@FabioGFerreira agora está bem mais rápido. Veja as novas diretrizes do FGC.
Parabéns pela explicação. Onde eu encontro a planilha para baixar ???
Parabéns pelo vídeo, só gostaria de acrescentar que no vídeo não ficou muito claro sobre usar as duas(ou mais) opções... Eu por exemplo uso 60% para antecipação das parcelas, e o restante em investimentos variados... Pra mim é importante não deixar de ter pelo menos uma porcentagem de antecipação,pensando justamente em cenários de crise, perda de emprego etc...
Investimentos de renda fixa com as taxas que mostrou, estão nesseriamente atrelados a prazos longos, o que pode te deixar amarrado numa necessidade...
Num momento de crise você pode parar de investir, mas não pode parar de pagar seu financiamento ou seu imóvel irá a leilão. Outro ponto importante, se você ja adiantou muitas parcelas do financiamento, numa crise você tem mais poder de negociação com o banco...
Enfim, quitar dividas e juros decorrentes dela pra mim é o mais importante (principalmente analisando num cenario de crise) mas não é a única opção. Diversificar com bom estudo é uma boa opção.
Video interessante, mas faço algumas observações. Pelo SAC, a amortização é constante. OK! Mas, isso só ocorre desconsiderando a correção monetária. A correção afeta o saldo devedor, bem como a parcela de amortização. Usualmente, o índice TR é usado para corrigir o contrato. Como resultado, se a TR for diferente de zero, ao longo dos meses, então a parcela de amortização aumentará para os meses em questão. Outro ponto é quanto a economia ao amortizar antecipadamente. Em 6:20, Boniatti comentou sobre a economia sobre os juros das 4 últimas parcelas, mas há também uma economia devido aos juros recorrentes sobre o SD. Notemos que os juros é calculado sobre o SD. Se eu reduzi antecipadamente o SD, então os juros também será reduzido.
Enfim, eu considero que a planilha seja um bom ponto de partida para avaliar amortizar X investir. De fato, há situações que a balança pende para investir. De todo modo, para uma decisão mais assertiva é salutar considerar: a correção monetária, bem como o recálculo dos juros após a amortização antecipada.
Parabéns. E, espero ter contribuído.
Abraço.
Muito bom o seu vídeo, porém acho que ficaria mais completo se falasse também do sistema PRICE, que é a grande maioria dos financiamentos. Que ao meu ver muda totalmente a forma de pensar. No SAC a amortização é constante e as parcelas vão reduzindo e no PRICE as parcelas são fixas e a amortização é crescente. Fazendo um vídeo comparando os dois, seria mais interessante e mais correto a se fazer.
parabens pelo video bem explicativo