Esse vídeo foi muito esclarecedor, estou com uma situação talvez mais incomum, minha vizinha de cima estava com entupimento na cozinha, ela foi mexer e quebrou um dos canos, acontece que ao chamar o encantador contatou que o estravazamento de agua aconteceu devido ao entupimento da prumada, ambos fizeram os consertos porem ninguem quer pagar pela minha cozinha embutida que se estragou por ser mdf ele estufou e nao tem como utilizar, posso cobrar ambos condomínio e vizinho???? pois nao havia manutenção da prumada e nem a vizinha deveria ter mexido nos canos ,Se for possivel me responder ficarei mto grata.
Muito bom! Qdo assumi o condomínio, muita leiga por sinal! Havia um gigante problema na última unidade! Era o telhado ruim, tubulação água pluvial estragada e as calhas sujas! Tinha tudo que era lixo no 16o andar! Incrível! Um dos síndico anteriormente disse que não trocaria o telhado pous o condômino era o responsável. E o outro disse que ele reclamava demais. Que se virasse pra consertar! Graças a Deus que mesmo sem experiência, o bom senso existe! Esse problema de refluxo também existe aqui. O problema são tubulações antigas. Mas não há caixa. A água vai direto para a rua! Mesmo assim, qdo apresentei um projeto pra tentar sanar o problema não aprovaram....vai ficar sofrendo. Fazer o quê? Né? Faz 22 anos que moro aqui. E só em 2021 que consegui entrar na unidade do condômino pra resolver um caso de vazamento na garagem! Incrível! É difícil ser síndico! Se tudo funcionasse segundo o protocolo, seria uma benção!!
Ivete, por essas e outras é que precisamos que esses vídeos circulem também entre os condôminos. Se todos tivessem esse tipo de informação, seria muita mais fácil a vida de síndicas e síndicos.
Estourou um cano na minha lavanderia, isso afetou a apartamento embaixo ao meu e tambem o elevador. O elevador possui algum seguro nesses casos, ou terei que pagar o conserto também?
Obrigado por contribuir com seu comentário @Movemoving1 Deve ser verificada a apólice do seguro. Mas, em princípio, a responsabilidade é de quem deu causa aos danos.
Boa tarde eu gostaria de saber o síndico do meu condomínio quebrou a minha parede p salarial um fio da enternece esta muito feio a parede está danificada já falei c ele ele não me responde fui na administrado eles não me atende oque posso fazer eata muito feio
Tenho um apartamento no último andar do prédio. Acima é a cobertura . Com as chuvas, apareceu um vazamento no teto do meu apartamento e em cima da lâmpada. Acontece que o sindico não soluciona o problema. O que devo fazer, já que o vazamento é proveniente do telhado do prédio?
Você deve notificar o síndico e pedir uma solução para a situação. Caso ele não tome providência, peça para convocar uma assembleia para discutir a situação. Você poder recorrer ao Judiciário também, com grandes chances de sair vitoriosa
@@jornaldosindicobh quando o problema não é na sua casa, dificilmente as pessoas procuram resolver. É o caso. A síndica, disse que o problema diz respeito a mim, então, o que me resta é buscar a justiça assim que eu possa.
Identificado que ha um vazamento no piso da sala e cozinha do apartamento e passou água após um pequeno alagamento(água ficou parada por cerca de 30 min, devido torneira ficar aberta) para o apartamento de baixo esse custo é de quem ? Meu (inquilina) , do condomínio ou do proprietário (locador)?
@user-mk2lw2ih2n Se você deu a causa ao vazamento, pode deixar a água aberta, a responsabilidade é sua. Tem que reparar o dano no apartamento que mora e no atingido.
@@jornaldosindicobh obrigada pela resposta. Mas se o vazamento é devido falta de manutenção nos rejuntes do piso de cerâmica, prédio/apartamento tem mais de 30 anos?
Camilo, a grosso modo, os vazamentos nas prumadas verticais são de responsabilidade do condomínio e as horizontais, que estão dentro das unidades, são de responsabilidade do proprietário.
Muito esclarecedor! Porém tenho uma dúvida. No caso de constatação de responsabilidade do Condomínio em ter que resolver o problema. Se o condomínio não tiver caixa, a despesa será rateada com todos os condôminos? No nosso Condomínio temos vários blocos. Ou será rateada com os moradores daquele bloco onde o problema ocorreu? Ou o síndico pode usar o fundo reserva para resolver o problema? Lembrando que o problema ocorreu em um bloco específico.
Oi Cibele! Olha só, cada caso é um caso. Mas, pelo que você está relatando creio que a primeira coisa a observar é se a administração do condomínio é uma administração geral ou cada bloco tem uma administração própria com orçamento próprio, para identificar quem participará do rateio. Se a responsabilidade for do condomínio, todos terão que arcar com as despesas, inclusive o dono da unidade afetada. Para utilizar o fundo de reserva, tem que observar como ele foi criado e com qual finalidade. Na impossibilidade de se utilizar o fundo de reserva, terá que ser feito um rateio extra.
Oi Marcio, bom dia! Moro em um apartamento de aluguel, o mesmo teve retorno de água pelo ralo da área de serviço e alagou meu apartamento e devido a quantidade de água tive móveis perdidos, foi feita uma avaliação por uma empresa especializada em desentupimento e foi constatado que o problema veio da tubulação do condomínio, nesse caso de quem a responsabilidade de pagar pelo meu móveis perdido, o condomínio ou o proprietário? Desde já agradeço pela atenção!
Márcio o q fazer quando a síndica não quer responder a respeito de pedidos do condômino e inclusive bloqueou no meio de comunicação. Tbm.pergunto o q fazer qdo a síndica estaciona na área comum e não quer saber?
Oi Rúbia, quando a comunicação com a síndica se torna difícil, o melhor caminho são os condôminos solicitarem à síndica a convocação de uma assembleia extraordinária para discutirem esses assuntos que estão incomodando a coletividade. Caso ela não convoque, 1/4 dos condôminos podem convocar.
Quando o prédio e as unidades autônomas ainda estão usufruindo das garantias da Construtora, quem é responsável por notificar o morador de cima (causador do dano do vazamento) para que a Construtora possa entrar e sanar o vazamento? Pedi para o síndico do condomínio notificar o morador de cima para que a Construtora pudesse entrar para reparar as duas unidades (a minha e a do vizinho), e o síndico se negou a notificar.
quem deve fazer a notificação é vc mesma, a notificação extrajudicial é apenas um "aviso" mais "formal" para que a pessoa saiba que caso ela n resolva isso agora, vc mesma entrará na justiça
Oi Márcio. O teto do salão de festas do meu bloco está com uma infiltração bem embaixo de onde fica o meu banheiro. O engenheiro do condomínio veio aqui e disse que terei que pagar o conserto tanto do rejunte do piso do meu banheiro quanto o serviço do teto do salão de festas. É isso mesmo?? 😢 Ou eu pago o serviço do meu banheiro e o condomínio arca com o salão?
É isso mesmo Aline. Se a sua unidade deu causa à infiltração, cabe a vc arrumar tudo aquilo que foi danificado, seja na sua unidade, na unidade de um vizinho ou em área comum do condomínio.
Gostaria de tirar uma dúvida, área privativa no qual o proprietário a fechou com telhado, se acontecer entupimentos da calha e vazamento de água dentro dessa área coberta ( água entrou dentro dessa área). De quem é a responsabilidade de pagar esse dano? Desde já agradeço sua gentileza.
@cristianecandida7210 É uma situação bastante específica. Mas vamos pensar assim: ele construiu o telhado dentro da sua área privativa, nada mais justo que ele se responsabilize pelos danos provocados pelo entupimento dessa calha.
Tem um vazamento no apartamento de baixo, pelo caça vazamento é quase certeza que é vazamento da rede de esgoto? Mesmo assim eu proprietária do apartamento de cima arcar com os gastos e manutenção?
Caso haja o alagamento do apartamento superior por conta de uma ducha higiênica instalada pela administração de uma unidade autônoma, e verificou-se a passagem dessa água de forma dimensionada (chuva de pingos) no apartamento de baixo, ou seja, verificou-se que a laje não tem a devida impermeabilização, de quem é a culpa por essa infiltração exagerada? Aqui estou tratando de imóveis alugados. O inquilino do apartamento de baixo sofreu danos por conta do alagamento do apartamento de cima. A administradora dos apartamentos não vê a culpa do proprietário do prédio por conta da infiltração da laje que divide os apartamentos de cima e de baixo, mas vê a culpa no inquilino do apartamento de cima por conta do vazamento da ducha higiênica, mesmo que instalada por um profissional por ela mandada a fazer os reparos iniciais antes da locação. Como resolver? De quem é a culpa? Do proprietário do prédio que não deu manutenção no piso (lage) ou do inquilino que teve essa ducha higiênica danificada e assim deu causa ao alagamento da sua unidade e que por conseguinte causou a infiltração exagerada no apartamento de baixo??
@jorgewilliamdepinhosantana1574 É uma questão complexa que seria melhor avaliada por um perito. Se a edificação é nova e está dentro das garantias, a construtora pode até ser acionada. Mas, em princípio, se a infiltração está sendo gerada por uma unidade autônoma, cabe a ela a reparação dos danos.
Olá... Me tira uma dúvida, na área comum do condomínio tem um vazamento que leva água para minha casa e é i individual o relógio... A responsabilidade é do condomínio?
Mary, o ideal é sempre verificar a sua convenção de condomínio para ver o que consta nela se consta que a tubulação de distribuição, até a entrada das unidades são comuns. Geralmente são. Aquelas tubulações de distribuição que passam pela áreas comuns são de responsabilidade do condomínio realizar a sua manutenção.
Estou com um problema sério de vazamento no meu apartamento, já foi feita a perícia e foi constatado dano no andar superior,( vizinha de recusa em reparar) isso já se pendura por mais de 3 meses, moro numa regiao de litoral, extremamente úmido e com a infiltração o mofo tomou conta da varanda, e minha filha tem rinite alergia crônica e por conta do mofo vive doente, posso entrar com um indenização? Qual seria???
Quando vc e acusada que o vazamento e do seu apto de cima vc ja fez toda reforma de Todo banheiro e o cano trincado fica no apartamento do vizinho de baixo quem é responsável
Liza, a responsabilidade vai sempre recair sobre quem está provocando o vazamento. Se ele está localizado nas tubulações da unidade, que geralmente são aquelas horizontais, a responsabilidade é da unidade. Se está na prumada - vertical - é do condomínio. A primeira coisa a se fazer é identificar a origem do vazamento.
Fachada nao tem mnutencao , rejunte desgastados, meu ap comecou com infiltracao recorrente, a fachada frontal desabou e acabou com meu carro, quem paga essa conta?
Esse vídeo foi muito esclarecedor, estou com uma situação talvez mais incomum, minha vizinha de cima estava com entupimento na cozinha, ela foi mexer e quebrou um dos canos, acontece que ao chamar o encantador contatou que o estravazamento de agua aconteceu devido ao entupimento da prumada, ambos fizeram os consertos porem ninguem quer pagar pela minha cozinha embutida que se estragou por ser mdf ele estufou e nao tem como utilizar, posso cobrar ambos condomínio e vizinho???? pois nao havia manutenção da prumada e nem a vizinha deveria ter mexido nos canos ,Se for possivel me responder ficarei mto grata.
Grande Márcio - você é o cara. Trabalho maravilhoso - parabéns.
Obrigado Carlos!
Obrigada por compartilhar tanta informação importante 🙏
Obrigado por seu comentário @vaniamenezes6326
Muito bom! Qdo assumi o condomínio, muita leiga por sinal! Havia um gigante problema na última unidade! Era o telhado ruim, tubulação água pluvial estragada e as calhas sujas! Tinha tudo que era lixo no 16o andar! Incrível! Um dos síndico anteriormente disse que não trocaria o telhado pous o condômino era o responsável. E o outro disse que ele reclamava demais. Que se virasse pra consertar! Graças a Deus que mesmo sem experiência, o bom senso existe! Esse problema de refluxo também existe aqui. O problema são tubulações antigas. Mas não há caixa. A água vai direto para a rua! Mesmo assim, qdo apresentei um projeto pra tentar sanar o problema não aprovaram....vai ficar sofrendo. Fazer o quê? Né? Faz 22 anos que moro aqui. E só em 2021 que consegui entrar na unidade do condômino pra resolver um caso de vazamento na garagem! Incrível! É difícil ser síndico! Se tudo funcionasse segundo o protocolo, seria uma benção!!
Ivete, por essas e outras é que precisamos que esses vídeos circulem também entre os condôminos. Se todos tivessem esse tipo de informação, seria muita mais fácil a vida de síndicas e síndicos.
Obrigada, Márcio você me ajudou muito
Excelente explicação!!!
Obrigado Maria do Carmo! Continue acompanhando a gente!
Obrigado Maria do Carmo!
Estourou um cano na minha lavanderia, isso afetou a apartamento embaixo ao meu e tambem o elevador. O elevador possui algum seguro nesses casos, ou terei que pagar o conserto também?
Obrigado por contribuir com seu comentário @Movemoving1
Deve ser verificada a apólice do seguro. Mas, em princípio, a responsabilidade é de quem deu causa aos danos.
Boa tarde eu gostaria de saber o síndico do meu condomínio quebrou a minha parede p salarial um fio da enternece esta muito feio a parede está danificada já falei c ele ele não me responde fui na administrado eles não me atende oque posso fazer eata muito feio
Tenho um apartamento no último andar do prédio. Acima é a cobertura . Com as chuvas, apareceu um vazamento no teto do meu apartamento e em cima da lâmpada. Acontece que o sindico não soluciona o problema. O que devo fazer, já que o vazamento é proveniente do telhado do prédio?
Você deve notificar o síndico e pedir uma solução para a situação. Caso ele não tome providência, peça para convocar uma assembleia para discutir a situação. Você poder recorrer ao Judiciário também, com grandes chances de sair vitoriosa
@@jornaldosindicobh quando o problema não é na sua casa, dificilmente as pessoas procuram resolver. É o caso. A síndica, disse que o problema diz respeito a mim, então, o que me resta é buscar a justiça assim que eu possa.
Identificado que ha um vazamento no piso da sala e cozinha do apartamento e passou água após um pequeno alagamento(água ficou parada por cerca de 30 min, devido torneira ficar aberta) para o apartamento de baixo esse custo é de quem ? Meu (inquilina) , do condomínio ou do proprietário (locador)?
@user-mk2lw2ih2n Se você deu a causa ao vazamento, pode deixar a água aberta, a responsabilidade é sua. Tem que reparar o dano no apartamento que mora e no atingido.
@@jornaldosindicobh obrigada pela resposta.
Mas se o vazamento é devido falta de manutenção nos rejuntes do piso de cerâmica, prédio/apartamento tem mais de 30 anos?
O esgoto está vazando na caixa de esgoto na rua de quem é a responsabilidade. Moro em bairro e casa e não em prédio
Verifique com a concessionária @analuziabarbosa5104
Gostaria de informações sobre responsáveis por vasamento na prumada vertical e horizontal
Camilo, a grosso modo, os vazamentos nas prumadas verticais são de responsabilidade do condomínio e as horizontais, que estão dentro das unidades, são de responsabilidade do proprietário.
Queria o contato desse perito advogado do vídeo
Muito esclarecedor! Porém tenho uma dúvida. No caso de constatação de responsabilidade do Condomínio em ter que resolver o problema. Se o condomínio não tiver caixa, a despesa será rateada com todos os condôminos? No nosso Condomínio temos vários blocos. Ou será rateada com os moradores daquele bloco onde o problema ocorreu? Ou o síndico pode usar o fundo reserva para resolver o problema? Lembrando que o problema ocorreu em um bloco específico.
Oi Cibele! Olha só, cada caso é um caso. Mas, pelo que você está relatando creio que a primeira coisa a observar é se a administração do condomínio é uma administração geral ou cada bloco tem uma administração própria com orçamento próprio, para identificar quem participará do rateio. Se a responsabilidade for do condomínio, todos terão que arcar com as despesas, inclusive o dono da unidade afetada. Para utilizar o fundo de reserva, tem que observar como ele foi criado e com qual finalidade. Na impossibilidade de se utilizar o fundo de reserva, terá que ser feito um rateio extra.
Oi Marcio, bom dia!
Moro em um apartamento de aluguel, o mesmo teve retorno de água pelo ralo da área de serviço e alagou meu apartamento e devido a quantidade de água tive móveis perdidos, foi feita uma avaliação por uma empresa especializada em desentupimento e foi constatado que o problema veio da tubulação do condomínio, nesse caso de quem a responsabilidade de pagar pelo meu móveis perdido, o condomínio ou o proprietário?
Desde já agradeço pela atenção!
Jones! Entendo que se o condomínio deu causa ao dano, ele será o responsável pela reparação.
Márcio o q fazer quando a síndica não quer responder a respeito de pedidos do condômino e inclusive bloqueou no meio de comunicação.
Tbm.pergunto o q fazer qdo a síndica estaciona na área comum e não quer saber?
Oi Rúbia, quando a comunicação com a síndica se torna difícil, o melhor caminho são os condôminos solicitarem à síndica a convocação de uma assembleia extraordinária para discutirem esses assuntos que estão incomodando a coletividade. Caso ela não convoque, 1/4 dos condôminos podem convocar.
@@jornaldosindicobh Obrigada!
Quando o prédio e as unidades autônomas ainda estão usufruindo das garantias da Construtora, quem é responsável por notificar o morador de cima (causador do dano do vazamento) para que a Construtora possa entrar e sanar o vazamento?
Pedi para o síndico do condomínio notificar o morador de cima para que a Construtora pudesse entrar para reparar as duas unidades (a minha e a do vizinho), e o síndico se negou a notificar.
quem deve fazer a notificação é vc mesma, a notificação extrajudicial é apenas um "aviso" mais "formal" para que a pessoa saiba que caso ela n resolva isso agora, vc mesma entrará na justiça
Oi Márcio. O teto do salão de festas do meu bloco está com uma infiltração bem embaixo de onde fica o meu banheiro. O engenheiro do condomínio veio aqui e disse que terei que pagar o conserto tanto do rejunte do piso do meu banheiro quanto o serviço do teto do salão de festas. É isso mesmo?? 😢 Ou eu pago o serviço do meu banheiro e o condomínio arca com o salão?
É isso mesmo Aline. Se a sua unidade deu causa à infiltração, cabe a vc arrumar tudo aquilo que foi danificado, seja na sua unidade, na unidade de um vizinho ou em área comum do condomínio.
@@jornaldosindicobh muito obrigada pela ajuda! 🙏🏼
Gostaria de tirar uma dúvida, área privativa no qual o proprietário a fechou com telhado, se acontecer entupimentos da calha e vazamento de água dentro dessa área coberta ( água entrou dentro dessa área). De quem é a responsabilidade de pagar esse dano? Desde já agradeço sua gentileza.
@cristianecandida7210 É uma situação bastante específica. Mas vamos pensar assim: ele construiu o telhado dentro da sua área privativa, nada mais justo que ele se responsabilize pelos danos provocados pelo entupimento dessa calha.
Tem um vazamento no apartamento de baixo, pelo caça vazamento é quase certeza que é vazamento da rede de esgoto? Mesmo assim eu proprietária do apartamento de cima arcar com os gastos e manutenção?
@renatahenrique521 Se é um problema que está na rede da sua unidade, a responsabilidade é da unidade.
Caso haja o alagamento do apartamento superior por conta de uma ducha higiênica instalada pela administração de uma unidade autônoma, e verificou-se a passagem dessa água de forma dimensionada (chuva de pingos) no apartamento de baixo, ou seja, verificou-se que a laje não tem a devida impermeabilização, de quem é a culpa por essa infiltração exagerada? Aqui estou tratando de imóveis alugados. O inquilino do apartamento de baixo sofreu danos por conta do alagamento do apartamento de cima. A administradora dos apartamentos não vê a culpa do proprietário do prédio por conta da infiltração da laje que divide os apartamentos de cima e de baixo, mas vê a culpa no inquilino do apartamento de cima por conta do vazamento da ducha higiênica, mesmo que instalada por um profissional por ela mandada a fazer os reparos iniciais antes da locação. Como resolver? De quem é a culpa? Do proprietário do prédio que não deu manutenção no piso (lage) ou do inquilino que teve essa ducha higiênica danificada e assim deu causa ao alagamento da sua unidade e que por conseguinte causou a infiltração exagerada no apartamento de baixo??
@jorgewilliamdepinhosantana1574 É uma questão complexa que seria melhor avaliada por um perito. Se a edificação é nova e está dentro das garantias, a construtora pode até ser acionada. Mas, em princípio, se a infiltração está sendo gerada por uma unidade autônoma, cabe a ela a reparação dos danos.
Olá...
Me tira uma dúvida, na área comum do condomínio tem um vazamento que leva água para minha casa e é i individual o relógio... A responsabilidade é do condomínio?
Mary, o ideal é sempre verificar a sua convenção de condomínio para ver o que consta nela se consta que a tubulação de distribuição, até a entrada das unidades são comuns. Geralmente são. Aquelas tubulações de distribuição que passam pela áreas comuns são de responsabilidade do condomínio realizar a sua manutenção.
Onde eu moro no condominio ta dano infiltração no esgoto do bloco quem tem que arrumar o condominio ou o condomo?
Se o vazamento estiver na área comum, o condomínio é o responsável.
Quando o vazamento .esta vazando pro apartamento..debaixo
A unidade responsável pelo vazamento, deve arcar com os reparos da unidade inferior
Estou com um problema sério de vazamento no meu apartamento, já foi feita a perícia e foi constatado dano no andar superior,( vizinha de recusa em reparar) isso já se pendura por mais de 3 meses, moro numa regiao de litoral, extremamente úmido e com a infiltração o mofo tomou conta da varanda, e minha filha tem rinite alergia crônica e por conta do mofo vive doente, posso entrar com um indenização? Qual seria???
@@ilcaferreira343 Pela sua descrição, creio que se você entrar com um processo judicial, terá muita chance de ganhar.
Mesmo sendo na tubulação de água e esgoto?
Quando vc e acusada que o vazamento e do seu apto de cima vc ja fez toda reforma de Todo banheiro e o cano trincado fica no apartamento do vizinho de baixo quem é responsável
Liza, a responsabilidade vai sempre recair sobre quem está provocando o vazamento. Se ele está localizado nas tubulações da unidade, que geralmente são aquelas horizontais, a responsabilidade é da unidade. Se está na prumada - vertical - é do condomínio. A primeira coisa a se fazer é identificar a origem do vazamento.
Sobre a responsabilidade de tubulações horizontais 12 min
As tubulações horizontais, pertencentes às unidades são responsabilidades das mesmas.
Evandro Diniz … qual o contato dele ???
Escreva para nosso e-mail, Carla: jornaldosindicobh@gmail.com aí eu te respondo.
Meu prédio não tem cobertura, só telha e calha, então é responsável do condomínio
Sim!
Fraco este Sr.!
Fachada nao tem mnutencao , rejunte desgastados, meu ap comecou com infiltracao recorrente, a fachada frontal desabou e acabou com meu carro, quem paga essa conta?
O condomínio!