Nota: Alguns erros que acabaram por passar ↓ 00:03 O "r" era geralmente pronunciado como [ɾ] mesmo 02:17 O dígrafo "sc" em "Englisc" e "Ænglisc" possui o som de /ʃ/, não como eu havia pronunciado no começo 15:16 Aqui eu quis dizer gerúndio, não particípio 18:01 O "c" aqui deveria ser um "ċ" como eu havia falado antes, mas alguns dicionários não marcam o sibilante e eu acabei por esquecer e pronunciei como [k]
Não se preocupe com o /r/. Os linguistas sabem, por conta do fenômeno de breaking, que se tratava de uma back consonant. Mas eles variam entre alveolar, palatal, alveolar velarizado e até velar. O dígrafo sc podia ser pronunciado como /sk/ no Inglês Antigo inicial. Em Inglês Antigo, o gerúndio era chamado "dælnimend", assim como o particípio. A divisão entre gerúndio e particípio é do séc. XVI, e a divisão entre present participle e past participle é do séc. XVIII. A palatalização de "cild" não era um processo generalizado. Havia quem pronunciasse com /k/. Portanto, todos os seus erros são - na verdade - acertos.
Tivemos uma perda recente! Com a "nova" reforma ortográfica (já faz uns 15 anos kkk), nós perdemos o uso do trema ü em palavras em algumas combinações de morfemas. O nome do meu canal é um exemplo! Isso ocorre, porquanto algumas pessoas, a depender da região, pronunciavam as combinações "gui", "que" e "gue" de forma diferente. Há até uma entrevista do próprio Bechara falando a respeito. Sobre o ß (eszett), acredito que esteja a se referir ao S longo (ſ), que evoluiu para o ß do alemão! Nós apenas usamos o dígrafo "ss" no caso. No entanto, se serve de consolo, não fomos apenas nós que perdemos um símbolo especial. O francês, o espanhol e o catalão também perderam kkkkkk
@@linguisticamenteo Espanhol perdeu o Ç. Ademais, o cê-cedilhado nasceu lá na Espanha, o espanhol antigo possuía Ç, mas hj em dia, no espanhol foi substituído por S e Z. Acho q os únicos idiomas que utilizam ç é o nosso português, o turco, o francês e o catalão.
Eu estou estudando para ser professor de Inglês e aprendemos que o Inglês passou por um período histórico chamado "Great Vowel Shift", em português, "Grande Mudança Vocálica" porque as nas duas ilhas que formam o Reino Unido, habitavam vários povos que falavam diferentes línguas como as citadas no vídeo, o Latim era utilizado pela elite britânica, enquanto as massas falavam outras línguas. Durante os séculos 15 e 18 (sou muito ignorante em números romanos) deu-se esse movimento que eu citei, porque o Reino Unido começou a utilizar o inglês como idioma padrão bem como a ser o idioma para ser utilizado em ambientes de educação escolar ou universitária. Com essa mistura de povos e línguas e como o inglês passando a ser o idioma do Reino Unido, deu-se origem a variedade de sotaques que existem dentro do Reino Unido
Amei o vídeo e amei descobrir o seu canal. Uma sugestão minha particular é que o senhor faça uma série de vídeos falando apenas sobre os sotaques brasileiros. Tem muita coisa linda pra explorar no nosso Brasil!
Recentemente descobri que meu primeiro nome Edmar, veio do Anglo-Saxao Eadmaer ( EAD - Riqueza, MAER - Ilustre). Eu tinha quase certeza que esse nome era de origem Visigoda, por ser comum em Portugal e regiões rurais do Brasil.
Requer um nível de inteligência especial entender o que esse cara fala. Eu como um cara exatas, considero isso que eu assisto nesse canal, coisa de gênio... Isso tá muito além do meu alcance, mas muito mesmo... Eu assisto só pelo prazer de entender pouco/nada e ficar espantado como se manteve registro histórico de tanta coisa, é inacreditável, beira a ficção científica para mim.
Tenho contato com o inglês (há ~ 14 anos) e, mais recentemente, com o alemão (~ 9 meses). Seu vídeo me gerou uma curiosidade bem peculiar, que só foi possível captar com essa carga prévia de experiência: MUITOS mecanismos e palavras do anglo-saxão são, em larga medida, preservados no alemão (e, honestamente, acho que o inglês não conserva a essência do anglo-saxão tão bem como o alemão): casos gramaticais, dinâmica de nomes fortes e fracos, e o uso do prefixo "ge-" para acusar certas formas verbais são só uns poucos exemplos que pularam aos olhos durante o vídeo (e tudo isso foi perdido no inglês moderno!). Enfim, agora estou seriamente considerando aprender o básico de anglo-saxão só para aguçar esse olhar, sem nenhuma pretensão de ler textos ou coisa assim. Acho também que eu já sairia um pouco "na frente", em matéria de Gramática: tenho uma base razoável de latim (~ 3 anos), e de vários dialetos do grego antigo (~ 2 anos): essas línguas também pegam bem pesado em concordância de gênero, número e caso, como você disse a respeito do anglo-saxão. Parabéns pelo trabalho!
10:16 Não sou fluente mas aprendi inglês de forma imersiva e nunca parei para pensar nessa parte do ness, substantivação slk. Tem muitas das coisas que eu uso mas não sei o porque
Ainda mais se a gente comparar, por exemplo, ao alemão. Sou estudante iniciante de alemão, e fico impressionado o quanto a língua tem questões muito parecidas com o inglês, mas bem mais complicadas (a ordem das frases é um porre pra entender, principalmente quando envolve advérbios e mais de um verbo na frase).
@@hugolf1638 Bom, o alemão é para um Inglês, como o francês é para um brasileiro/português. Eu gostaria de te recomendar uma olhada rápida em africâner, é bem interessante.
Obrigado pelo comentário! Sim, ainda estou a começar, há muito a melhorar ainda. No entanto, espero poder continuar e evoluir o padrão de qualidade, tanto no roteiro, quanto na edição. Novamente, obrigado! 🙏🙇🔥
@@linguisticamenteVc é brasileiro? Pq percebi que vc tem costume de usar os verbos no infinitivo, como no português de Portugal, como em "estou a começar", que é pouco utilizado pelos brasileiros.
Fantástica a sua explanação. Sou biólogo evolucionista e em nossa área a linguagem, ou o domínio da expressão através da fala ou da exposição gráfica são garantias do processo evolutivo da espécie. É uma característica epigenética, mas contribui para a determinação de variabilidade dentro das comunidades. Parabéns!
Era um inglês ainda muito germânico, ainda não tão impactado pelo francês eu acho. Mas, como mudou em 1000 anos, completamente incompreensível para qq falante de inglês hoje em dia. A meu ver, é mais incompreensível do que o latim para falantes de português moderno.
Estudo línguas germânicas antigas, com ênfase no anglo-saxão, minha favorita, gosto de comparar o dialeto mércio e o saxão ocidental. Há muito falta um canal em português que aborde o tema. Bom trabalho, acompanharei o trabalho do canal. Quem quiser ter o primeiro contato com o inglês antigo, recomendo um olhar minucioso nos rohirrim de O Senhor dos Anéis, Tolkien usou o anglo-saxão para representar sua língua e evidenciar suas características arcaicas quando comparada ao inglês dos hobbits, mais moderno do que o daqueles. O único caso sobrevivente da das declinações do anglo-saxão que podemos evidenciar no inglês moderno é o genitivo singular, quando se o o apóstrofo com um S no substantivo para indicar posse sobre algo, em os Contos da Cantuária de Chaucer, isto é, no inglês médio, ainda não havia o uso do apóstrofo, então apenas usava-se a terminação "-es", no singular é claro.
Confesso que eu nunca tinha visto os nomes dos fonemas em português kkkk somente em inglês como "voiced post alveolar fricative". E sobre os casos, quando comecei a estudar grego eu comecei a ver como eles fazem bastante sentido (na maioria das vezes) e gosto de tentar encaixar eles em frases do nosso português moderno. Aliás, vai aí uma sugestão: Vídeo sobre o galego-português ou português antigos, e também comparar escrita e idioma de alguns textos antigos tipo Os Lusíadas ou a carta de Pero Vaz de Caminha. Desde já, muito bom o vídeo!
Pessoalmente, eu também ainda estou a me acostumar com a tradução destes termos para o português kkkkkkkk Obrigado pela sugestão, planejo falar sobre o português no futuro também!
Pior que escutando a pronúncia de alguns fonemas me lembro bastante do idioma élfico falado nos filmes de Tolkien. Será que o Senhor dos Anéis encontrou inspiração no idioma anglo-saxão?? Parabéns pelo canal e pela didática!
Um canal pequeno achando que pode falar sobre história de línguas kkkkkkkkkkkkk Pode sim, e me inscrevi por realmente achar esse um puta canal interessante de história, para amantes de história como eu, esse canal é como um néctar dos deuses. Glorioso vídeo amigo
Dei uma olhada na banda, bem legal! O Early Modern English é o idioma em que temos as composições de Shakespeare, o que é bem mais fácil de entender do que o Anglo-saxão ou Middle English! Não é a primeira banda que vi utiliza o Early Modern English, mas não deixa de ser muito boa de se escutar. Eu te recomendo escutar músicas em Anglo-saxão, que cai na categoria de bardcore, tenho certeza que vais gostar. The Miracle Aligner é um canal que se dedica a isso, tenho certeza que vais encontrar algo que gostas! Obrigado por comentar! 🔥
Faz mais videos assim, falando de outras linguas antigas, pode falar sobre o idioma franco, o latim, o nordico, o grego, entre outros, daria uma otima serie e eu gostaria mesmo de ver😭❤️
20:43 Impressionante como muita coisa se mantem escondida na língua até hoje, a palavra "art" ainda existe no dicionário inglês, que é uma forma mais formal da palavra "are".
Conheço o NativLang, é um canal fantástico! Entretanto, meu canal foi mais inspirado no Langfocus e no Lingolizard, junto a um toque de canal de opinião como o canal do Diggo e o da Jun Lie. A ideia é falar de idiomas de forma descontraída, com uma linguagem não tão complicada e que o foco esteja sobre o idioma, não sobre a pessoa, não sobre mim (Akashi). Sou apenas um fã e entusiasta de linguística que resolveu abrir um canal para falar sobre algo que adoro. Obrigado pelo comentário! 🔥
21:23 me lembrou de uma das poucas palavras que eu sei em Alemão (gesundheit). Vídeo muito interessante! Eu sabia de algumas coisas, mas não sabia que o inglês antigo tinha casos gramaticais, por exemplo. Esta deve ser a quarta ou quinta vez que vejo uma explicação sobre casos gramaticais, mas a ideia ainda não entrou bem na minha cabeça lol.
Parabéns pela iniciativa, esse canal vai esclarecer muito deste estudo tão belo em nossa língua. Gostaria de que esclarecesse mais sobre nossas raizes linguísticas, desde o latim, os dialetos visigóticos, a língua lusitana é linda e merece um quadro especial, junto as demais línguas latinas, como o castelhano, galego, aquitano, dentre inúmeros outros. Novamente, meus parabéns por essa iniciativa, são poucos canais com esse conteúdo em nossa língua!
Novo inscrito. Parabéns pelo canal! Manja muito. Meteu um italiano e um japonês para explicar a geminação (aprendi esse termo agora kk), e de quebra descobri de onde vem o “GE” que é encontrado no passado dos verbos em alemão. Muito obrigado pelo conteúdo 🙌🏽🙇🏽♂️.
Fala mano Akashi, tudo tranquilo? Mandou muito no vídeo 🎉 Akashi eu tenho uma sugestão de vídeo, se você fizesse um vídeo falando sobre a diferença de sintaxe, morfológia, fonética, semântica etc etc dos idiomas, garanto que era sucesso, dava para você também falar sobre a história dos idiomas em conjunto com esse vídeo🔥
Lembro de um tempo atrás estar conversando sobre isso com uma amiga americana, ela me mostrou um livro absurdamente lindo que ela tem, que é basicamente uma das histórias da Jane Austen, mas as páginas são divididas em 3 partes, e cada parte está escrito em inglês, anglo-saxão e francês.
Incrível ver como os idiomas foram mudando ao longo do tempo, parabéns pelo ótimo conteúdo gosto muito das histórias dos idiomas e de os estudar, no momento estou tentando aprender inglês. Pra você aprender você chegou a fazer algum tipo de curso ou foi aprendendo sozinho em casa ? Está bem difícil 😅
Olá, amei muito o seu vídeo e é muito bom ver um conteúdo difícil de se ver em português e com uma qualidade tão boa. Está de parabéns continue assim. Ganhou mais um inscrito. Þū hæfst oþerne folgere.(não sei se está correto)
Pessoalmente, estou acostumado aos conceitos de geminação e harmonização consonantal e vocálica, que estão presentes no Finlandês e em menor porção no Italiano, línguas que estudo sem compromisso... parabéns pela análise!! Esclarecedor e lúcido!!!🎉🎉🎉
Falo inglês e alemão . Houve realmente muitas peculiaridades e semelhava com o alemão. Temos o y no alemão que se pronuncia com a boca na forma de u porém falando o i . A mesma pronúncia do y do inglês antigo. Ex: Ägypten
mano, teu vídeo me apareceu aleatoriamente no youtube e meus parabéns! que conhecimento que vc tem e mais feliz ainda de saber que temos esse conteúdo em português. Por favor, cara, não desista e traga mais vídeos sobre outras línguas. Ganhou um inscrito!
Cara, que vídeo maravilhoso! Seu canal é perfeito para pessoas que amam idiomas. Você deve estudar muito para gravar vídeos assim. Parabéns, não pare com os vídeos. ❤
impressionante a qualidade e a fluidez, me prendeu completamente! certeza que seu conteudo irá atingir mais pessoas logo logo. boa sorte na sua caminhada!
faz um vídeo sobre o arabe! to estudando a um ano, já aprendi o alfabeto, harakat, palavras de vocabulário e agora to focado em ler ou ouvir e entender
Parabéns pelo seu excelente vídeo com o seu abastado conteúdo! São claros o esforço, a dedicação e o prazer que você colocou em seu vídeo ao realizá-lo. Edição excelente. 💯
Gostei muito do seu canal, novo inscrito! :D Acho que vc vai crescer muito, pq eu pelo menos nunca vi antes algum criador de conteúdo desse nicho no Brasil, mas tem muita gente que se interessa por linguística (👈Que vontade de botar uma trema ¨ nessa palavra) Poderia fazer um vídeo futuramente sobre as línguas urálicas? Principalmente o finlandês, acho que seria bem interessante pq pelo oq eu vi, essas línguas fazem parte de uma árvore linguística diferente
Não precisa falar idioma algum (fora o seu nativo, claro) para ser um linguísta. Pode ver que eu não falo anglo-saxão, foi apenas uma análise linguística do idioma. Eu só pude reproduzir os sons, porque eu estudei e tinha conhecimento do IPA. Claro que o inglês moderno quebrou um galho algumas vezes neste caso (e até atrapalhou lol), mas daria para analisar sem saber nada mesmo. Se você sabe algum idioma a mais, quando o for analisar fica MUITO mais fácil, foi o que ocorreu quando eu falei do japonês e do chinês.
@@linguisticamente hum, muito interessante! Eu sei um pouco de inglês. Então, não é preciso saber outro idioma, mas se souber isso abrirá outras possibilidades que não teríamos! Vlw pela explicação. Seus vídeos são ótimos!😃
Seu canal é muito bom, parabéns. Já estou inscrito e espero ver mais vídeos como esse. É impressionante como o inglês antigo é mais parecido com o alemão do que o inglês moderno. Lembrei principalmente na palavra "Cyning", que lembra muito "König".
É, nem nos meus maiores sonhos eu diria que acharia um ótimo canal pra ver durante as férias, e que o conteúdo principal se LINGUÍSTICA, mas aqui estamos
Finalmente um canal Dark bom. Não aguento mais essa galera criando canal pra ficar falando 'bostil, bananil, black pill, criptomoeda " Parabéns pelo conteúdo.
Nota: Alguns erros que acabaram por passar ↓
00:03 O "r" era geralmente pronunciado como [ɾ] mesmo
02:17 O dígrafo "sc" em "Englisc" e "Ænglisc" possui o som de /ʃ/, não como eu havia pronunciado no começo
15:16 Aqui eu quis dizer gerúndio, não particípio
18:01 O "c" aqui deveria ser um "ċ" como eu havia falado antes, mas alguns dicionários não marcam o sibilante e eu acabei por esquecer e pronunciei como [k]
Não se preocupe com o /r/. Os linguistas sabem, por conta do fenômeno de breaking, que se tratava de uma back consonant. Mas eles variam entre alveolar, palatal, alveolar velarizado e até velar.
O dígrafo sc podia ser pronunciado como /sk/ no Inglês Antigo inicial.
Em Inglês Antigo, o gerúndio era chamado "dælnimend", assim como o particípio. A divisão entre gerúndio e particípio é do séc. XVI, e a divisão entre present participle e past participle é do séc. XVIII.
A palatalização de "cild" não era um processo generalizado. Havia quem pronunciasse com /k/.
Portanto, todos os seus erros são - na verdade - acertos.
Faz um video sobre o Frisio
falar de letras que cairam em desuso me fez lembrar de um documento antigo em português que se usava o "ß" encontrado hj no alemão
Tivemos uma perda recente! Com a "nova" reforma ortográfica (já faz uns 15 anos kkk), nós perdemos o uso do trema ü em palavras em algumas combinações de morfemas. O nome do meu canal é um exemplo! Isso ocorre, porquanto algumas pessoas, a depender da região, pronunciavam as combinações "gui", "que" e "gue" de forma diferente. Há até uma entrevista do próprio Bechara falando a respeito.
Sobre o ß (eszett), acredito que esteja a se referir ao S longo (ſ), que evoluiu para o ß do alemão! Nós apenas usamos o dígrafo "ss" no caso. No entanto, se serve de consolo, não fomos apenas nós que perdemos um símbolo especial. O francês, o espanhol e o catalão também perderam kkkkkk
@@linguisticamenteEu pessoalmente gostava da trema (visualmente) mas geralmente ela era bem redundante mesmo
@@linguisticamente já gostei do seu canal. Novo inscrito !
@@linguisticamenteo Espanhol perdeu o Ç. Ademais, o cê-cedilhado nasceu lá na Espanha, o espanhol antigo possuía Ç, mas hj em dia, no espanhol foi substituído por S e Z. Acho q os únicos idiomas que utilizam ç é o nosso português, o turco, o francês e o catalão.
Esse dígrafo ß aparece até na primeira edição d'Os lusíadas de 1572:
"As armas, & os barões aßinalados (...)"
Eu estou estudando para ser professor de Inglês e aprendemos que o Inglês passou por um período histórico chamado "Great Vowel Shift", em português, "Grande Mudança Vocálica" porque as nas duas ilhas que formam o Reino Unido, habitavam vários povos que falavam diferentes línguas como as citadas no vídeo, o Latim era utilizado pela elite britânica, enquanto as massas falavam outras línguas. Durante os séculos 15 e 18 (sou muito ignorante em números romanos) deu-se esse movimento que eu citei, porque o Reino Unido começou a utilizar o inglês como idioma padrão bem como a ser o idioma para ser utilizado em ambientes de educação escolar ou universitária. Com essa mistura de povos e línguas e como o inglês passando a ser o idioma do Reino Unido, deu-se origem a variedade de sotaques que existem dentro do Reino Unido
sorte a nossa ter esse conteúdo fera em português
Sim, muito bom finalmente termos conteúdos de linguística em português, mto bom👏🏼😊🙏🏽😇
Me inscrevi logo pra assistir sempre q possível muito bom tou muito feliz por ter encontrado este canal
Amei o vídeo e amei descobrir o seu canal. Uma sugestão minha particular é que o senhor faça uma série de vídeos falando apenas sobre os sotaques brasileiros. Tem muita coisa linda pra explorar no nosso Brasil!
Recentemente descobri que meu primeiro nome Edmar, veio do Anglo-Saxao Eadmaer ( EAD - Riqueza, MAER - Ilustre). Eu tinha quase certeza que esse nome era de origem Visigoda, por ser comum em Portugal e regiões rurais do Brasil.
Inglês antigo me lembrou muito mais o Norueguês que o Alemão, apesar de várias similaridades.
Excelente vídeo!
A pronúncia desse inglês antigo é mt bonita. Com esse vídeo me veio a ideia de vc fazer outro vídeo falando sobre o português, acho que ficaria legal
Pra quem gosta de linguística esse canal é uma mina de ouro
Requer um nível de inteligência especial entender o que esse cara fala. Eu como um cara exatas, considero isso que eu assisto nesse canal, coisa de gênio... Isso tá muito além do meu alcance, mas muito mesmo...
Eu assisto só pelo prazer de entender pouco/nada e ficar espantado como se manteve registro histórico de tanta coisa, é inacreditável, beira a ficção científica para mim.
Sim, eu estou praticando dois idiomas japonês, inglês e vi um vídeo se japonês consegue entender mandarim e fiquei impressionado com a didática.
@@anonino_sem_nomeme descreveu
Estou estudando español e esses vídeos sobre as curiosidades e especificidades das línguas ajuda a motivar mais.
Pois é, antes só tinha canal de veio e pra escola ainda, quem é jovem e tem como hobbie é foda
Tenho contato com o inglês (há ~ 14 anos) e, mais recentemente, com o alemão (~ 9 meses). Seu vídeo me gerou uma curiosidade bem peculiar, que só foi possível captar com essa carga prévia de experiência: MUITOS mecanismos e palavras do anglo-saxão são, em larga medida, preservados no alemão (e, honestamente, acho que o inglês não conserva a essência do anglo-saxão tão bem como o alemão): casos gramaticais, dinâmica de nomes fortes e fracos, e o uso do prefixo "ge-" para acusar certas formas verbais são só uns poucos exemplos que pularam aos olhos durante o vídeo (e tudo isso foi perdido no inglês moderno!). Enfim, agora estou seriamente considerando aprender o básico de anglo-saxão só para aguçar esse olhar, sem nenhuma pretensão de ler textos ou coisa assim. Acho também que eu já sairia um pouco "na frente", em matéria de Gramática: tenho uma base razoável de latim (~ 3 anos), e de vários dialetos do grego antigo (~ 2 anos): essas línguas também pegam bem pesado em concordância de gênero, número e caso, como você disse a respeito do anglo-saxão.
Parabéns pelo trabalho!
10:16 Não sou fluente mas aprendi inglês de forma imersiva e nunca parei para pensar nessa parte do ness, substantivação slk.
Tem muitas das coisas que eu uso mas não sei o porque
É impressionante como o inglês se simplificou tanto em comparação com suas versões antigas
A invasão normanda ajudou muito
Bom que fica mais fácil de aprender
@@viserysIVAcredito a invasão nórdica ajudou ainda mais.
Ainda mais se a gente comparar, por exemplo, ao alemão. Sou estudante iniciante de alemão, e fico impressionado o quanto a língua tem questões muito parecidas com o inglês, mas bem mais complicadas (a ordem das frases é um porre pra entender, principalmente quando envolve advérbios e mais de um verbo na frase).
@@hugolf1638 Bom, o alemão é para um Inglês, como o francês é para um brasileiro/português.
Eu gostaria de te recomendar uma olhada rápida em africâner, é bem interessante.
Seria muito interessante se fizesse um video morfológico e fonológico do inglês para ajudar em pronúncias
Eu não acredito que um canal tão bem feito só tem 5 vídeos e começou agora, parabéns.
Obrigado pelo comentário! Sim, ainda estou a começar, há muito a melhorar ainda. No entanto, espero poder continuar e evoluir o padrão de qualidade, tanto no roteiro, quanto na edição. Novamente, obrigado! 🙏🙇🔥
Justamente porque começou agora
@@linguisticamenteVc é brasileiro? Pq percebi que vc tem costume de usar os verbos no infinitivo, como no português de Portugal, como em "estou a começar", que é pouco utilizado pelos brasileiros.
Acho que ele é brasileiro mesmo, mas por ter apreço às línguas, costuma usar mais das riquezas do português
@@falcao.n tbm acho
Cara, que conteúdo inusitado.
Foi bem mais profundo no assunto do que eu estava esperando.
Gostei d+
Muito legal! Isso mostra o quanto nossa própria lingua tem como avançar ainda. Imagina o Brasil daqui a 1.000 anos (se ainda existir Brasil..)
Fantástica a sua explanação. Sou biólogo evolucionista e em nossa área a linguagem, ou o domínio da expressão através da fala ou da exposição gráfica são garantias do processo evolutivo da espécie. É uma característica epigenética, mas contribui para a determinação de variabilidade dentro das comunidades. Parabéns!
Era um inglês ainda muito germânico, ainda não tão impactado pelo francês eu acho. Mas, como mudou em 1000 anos, completamente incompreensível para qq falante de inglês hoje em dia. A meu ver, é mais incompreensível do que o latim para falantes de português moderno.
Estudo línguas germânicas antigas, com ênfase no anglo-saxão, minha favorita, gosto de comparar o dialeto mércio e o saxão ocidental. Há muito falta um canal em português que aborde o tema. Bom trabalho, acompanharei o trabalho do canal. Quem quiser ter o primeiro contato com o inglês antigo, recomendo um olhar minucioso nos rohirrim de O Senhor dos Anéis, Tolkien usou o anglo-saxão para representar sua língua e evidenciar suas características arcaicas quando comparada ao inglês dos hobbits, mais moderno do que o daqueles. O único caso sobrevivente da das declinações do anglo-saxão que podemos evidenciar no inglês moderno é o genitivo singular, quando se o o apóstrofo com um S no substantivo para indicar posse sobre algo, em os Contos da Cantuária de Chaucer, isto é, no inglês médio, ainda não havia o uso do apóstrofo, então apenas usava-se a terminação "-es", no singular é claro.
Sou descendente de anglo-saxoes, ja falo ingles e pretendo aprender anglo-saxão antigo, obrigado pelo video, é um otimo ponto de partida
Confesso que eu nunca tinha visto os nomes dos fonemas em português kkkk somente em inglês como "voiced post alveolar fricative". E sobre os casos, quando comecei a estudar grego eu comecei a ver como eles fazem bastante sentido (na maioria das vezes) e gosto de tentar encaixar eles em frases do nosso português moderno. Aliás, vai aí uma sugestão: Vídeo sobre o galego-português ou português antigos, e também comparar escrita e idioma de alguns textos antigos tipo Os Lusíadas ou a carta de Pero Vaz de Caminha. Desde já, muito bom o vídeo!
Pessoalmente, eu também ainda estou a me acostumar com a tradução destes termos para o português kkkkkkkk
Obrigado pela sugestão, planejo falar sobre o português no futuro também!
Finalmente, um brasileiro.
É difícil achar conteúdo sobre linguística de qualidade que não seja gringo.
Po eu não sei pq o algoritimo me recomendou um canal de linguagens,mas eu simplismente amei
Pior que escutando a pronúncia de alguns fonemas me lembro bastante do idioma élfico falado nos filmes de Tolkien. Será que o Senhor dos Anéis encontrou inspiração no idioma anglo-saxão??
Parabéns pelo canal e pela didática!
Impressionante a influência do alemão
Essa foi uma boa indicação do YT, finalmente. Conteúdo bacana e que aguça o interesse sobre ele, parabéns!
Verdade ! Fiquei pasma !!!
Ok, confesso que ultimamente estava querendo aprender este idioma antigo. Ótimo vídeo !
Um canal pequeno achando que pode falar sobre história de línguas kkkkkkkkkkkkk
Pode sim, e me inscrevi por realmente achar esse um puta canal interessante de história, para amantes de história como eu, esse canal é como um néctar dos deuses. Glorioso vídeo amigo
Eu cito o album 'Aégís' da banda de gothic metal Theatre of Tragedy, que tem letras em Early Modern English.
Esse vídeo foi um bastante esclarecedor.
Dei uma olhada na banda, bem legal! O Early Modern English é o idioma em que temos as composições de Shakespeare, o que é bem mais fácil de entender do que o Anglo-saxão ou Middle English! Não é a primeira banda que vi utiliza o Early Modern English, mas não deixa de ser muito boa de se escutar.
Eu te recomendo escutar músicas em Anglo-saxão, que cai na categoria de bardcore, tenho certeza que vais gostar. The Miracle Aligner é um canal que se dedica a isso, tenho certeza que vais encontrar algo que gostas! Obrigado por comentar! 🔥
Faz mais videos assim, falando de outras linguas antigas, pode falar sobre o idioma franco, o latim, o nordico, o grego, entre outros, daria uma otima serie e eu gostaria mesmo de ver😭❤️
Nossa, que lindo que era esse idioma. Amei sua pronúncia, suas definições e sua escrita. Amei mesmo. É realmente charmoso.
20:43 Impressionante como muita coisa se mantem escondida na língua até hoje, a palavra "art" ainda existe no dicionário inglês, que é uma forma mais formal da palavra "are".
Existe alguma inspiração no canal NativLang? Fiquei curioso.
Muito massa alguém produzindo conteúdo dessa qualidade em pt! Dankeschoen
Conheço o NativLang, é um canal fantástico! Entretanto, meu canal foi mais inspirado no Langfocus e no Lingolizard, junto a um toque de canal de opinião como o canal do Diggo e o da Jun Lie. A ideia é falar de idiomas de forma descontraída, com uma linguagem não tão complicada e que o foco esteja sobre o idioma, não sobre a pessoa, não sobre mim (Akashi). Sou apenas um fã e entusiasta de linguística que resolveu abrir um canal para falar sobre algo que adoro. Obrigado pelo comentário! 🔥
21:23 me lembrou de uma das poucas palavras que eu sei em Alemão (gesundheit). Vídeo muito interessante! Eu sabia de algumas coisas, mas não sabia que o inglês antigo tinha casos gramaticais, por exemplo.
Esta deve ser a quarta ou quinta vez que vejo uma explicação sobre casos gramaticais, mas a ideia ainda não entrou bem na minha cabeça lol.
E se você aprender alemão, vai notar o quanto ele se parece com o anglo-saxão (casos gramaticais, vários vocabulários e pronúncias).
Precisamos de mais vídeos como esse no TH-cam BR ❤
Sempre bom ver um conteúdo de qualidade em português.
Cara... conteúdo muito bom!
Por favor, continue!
@@glitterpurpurinacia1557 Obrigado mesmo! 🙇
To aprendendo norsk🇧🇻 e esse video tem tudo haver comigo no momento, muita coisa nesse video é usada nessa língua. Parabéns pelo conteúdo!
Ótimo vídeo! Falo e estudo alemão e agora sim consegui encontrar as pontes entre as línguas. 😅
Temos isso também da pausa significar outras coisas
A gente
Agente
Mas ou a gente não liga ou tá acostumado depender do contexto
Parabéns pela iniciativa, esse canal vai esclarecer muito deste estudo tão belo em nossa língua. Gostaria de que esclarecesse mais sobre nossas raizes linguísticas, desde o latim, os dialetos visigóticos, a língua lusitana é linda e merece um quadro especial, junto as demais línguas latinas, como o castelhano, galego, aquitano, dentre inúmeros outros. Novamente, meus parabéns por essa iniciativa, são poucos canais com esse conteúdo em nossa língua!
cara, que vídeo bom, o youtube botou essa beldade no meu caminho enquanto eu voltava da faculdade 🙏
Novo inscrito.
Parabéns pelo canal!
Manja muito. Meteu um italiano e um japonês para explicar a geminação (aprendi esse termo agora kk), e de quebra descobri de onde vem o “GE” que é encontrado no passado dos verbos em alemão.
Muito obrigado pelo conteúdo 🙌🏽🙇🏽♂️.
Cara que vídeo meu parabéns, vídeo bem feito e com estudos certos, parabéns!! 👏👏 Esperando agora próximas línguas! 😂😂
A frase do começo é quase uma fusão do inglês e do alemão (eu sei que ambas são línguas germânicas)
Quem diria que o frísio, fries, da região de Friesland, na Holanda é o mais perto do inglês, boa.
Fala mano Akashi, tudo tranquilo? Mandou muito no vídeo 🎉
Akashi eu tenho uma sugestão de vídeo, se você fizesse um vídeo falando sobre a diferença de sintaxe, morfológia, fonética, semântica etc etc dos idiomas, garanto que era sucesso, dava para você também falar sobre a história dos idiomas em conjunto com esse vídeo🔥
Faz um video sobre alemão por favor🙏🙏, eu tenho um enorme interesse sobre a língua alemã, e estou tentando aprender ela.
Olha eu adoreiii ganhou mais uma escrita Olha eu sempre fiquei pensando como era inglês falado em antigamente ❤❤❤
Lembro de um tempo atrás estar conversando sobre isso com uma amiga americana, ela me mostrou um livro absurdamente lindo que ela tem, que é basicamente uma das histórias da Jane Austen, mas as páginas são divididas em 3 partes, e cada parte está escrito em inglês, anglo-saxão e francês.
Mas n´so não conseguimos entender nada, apenas achamos bem bonito.
Seu canal mal começou e já é o meu favorito
Parabéns, vc é muito bom no que faz. Amo estudar línguas antigas e modernas. Vou te seguir e recomendar seu vídeos. Que onde vc é?
Faça um vídeo sobre a evolução das línguas germânicas e nórdicas👏🏼😊
Tô amando a qualidade das informações deste canal!
conheci seu canal agora e adorei, também adoro idiomas, estudo pra ser tradutor de mangás
Fico feliz que tenhas gostado! Boa sorte em tua jornada!!
Traduz o Jujutsu pra nós aí man
Manoo!!! Parabens!! muito bom o vídeo, o formato está ótimo e vídeos em português sobre essa temática são difíceis de encontrar!!!
Eu DETESTO gramatica, mas seu vídeo me fez gostar um pouco... parabéns. Excelente conteúdo!!!
Incrível ver como os idiomas foram mudando ao longo do tempo, parabéns pelo ótimo conteúdo gosto muito das histórias dos idiomas e de os estudar, no momento estou tentando aprender inglês. Pra você aprender você chegou a fazer algum tipo de curso ou foi aprendendo sozinho em casa ? Está bem difícil 😅
Canal muito bom cara... Nunca tinha visto um vídeo tão explicado de onde vem o inglês... Mais um inscrito 😊
Olá, amei muito o seu vídeo e é muito bom ver um conteúdo difícil de se ver em português e com uma qualidade tão boa. Está de parabéns continue assim.
Ganhou mais um inscrito.
Þū hæfst oþerne folgere.(não sei se está correto)
Wilcome! Acredito que seria "folgere", mandou bem! Ic þancie þē!
Pessoalmente, estou acostumado aos conceitos de geminação e harmonização consonantal e vocálica, que estão presentes no Finlandês e em menor porção no Italiano, línguas que estudo sem compromisso... parabéns pela análise!! Esclarecedor e lúcido!!!🎉🎉🎉
A harmonização vocálica é presente em alguns dialetos da região Nordeste.
Finalmente o TH-cam me recomendou alguma coisa que presta ^^
Mandou bem em colocar a música de FF VIII na abertura
12:04
Estão por isso que o francês faz biquinho na pronúncia do idioma, eles adotaram essa vogal nas pronúncias.
Teu canal é muito bom, não para pf❤❤
Muito obrigado por comentar! Fico muito feliz em ler este tipo de comentário e realmente incentiva a continuar!! 🔥🙇
Minha cabeça está a explodir amigo, obrigado, ótimo vídeo
O video está perfeitamente editado com conteúdo de alta qualidade, parabéns pelo ótimo começo 😁
Aceito um curso de língua anglo-saxã. Prepara um aí pra nós🙏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽😊
Fundo branco ajudaria a ler as palavras com cor. Conteúdo interessante.
esse canal é uma das melhores coisas q eu já vi
Canal extremamente bom, eu queria ter um professor assim! Continue pois seus vídeos são muito educativos.
Faz do português também mano
Falo inglês e alemão . Houve realmente muitas peculiaridades e semelhava com o alemão. Temos o y no alemão que se pronuncia com a boca na forma de u porém falando o i . A mesma pronúncia do y do inglês antigo.
Ex: Ägypten
mano, teu vídeo me apareceu aleatoriamente no youtube e meus parabéns! que conhecimento que vc tem e mais feliz ainda de saber que temos esse conteúdo em português. Por favor, cara, não desista e traga mais vídeos sobre outras línguas. Ganhou um inscrito!
Seu vídeo é muito bom! Parabens
Mano seria muito bom ver um vídeo seu sobre a língua old norse
Cara, que vídeo maravilhoso! Seu canal é perfeito para pessoas que amam idiomas. Você deve estudar muito para gravar vídeos assim. Parabéns, não pare com os vídeos. ❤
Pfv nunca pare com esses vídeos
Man, seu canal é fantástico! Joia seu conteúdo. 👊🏼
Parabéns, cara. Você é incrível em trazer um conteúdo tao completo em nossa lingua nativa.
Poderia fazer um vídeo falando do português antigo?
impressionante a qualidade e a fluidez, me prendeu completamente! certeza que seu conteudo irá atingir mais pessoas logo logo. boa sorte na sua caminhada!
Parabéns irmão, teu conteúdo é absurdo
Faz com o português antigo
Acabei de conhecer o canal e já to gostando
Fantástico! Parabéns por seu trabalho de pesquisa e por passar tamanha riqueza de conteúdo muito bem compilado.
faz um vídeo sobre o arabe! to estudando a um ano, já aprendi o alfabeto, harakat, palavras de vocabulário e agora to focado em ler ou ouvir e entender
Oque significa harakat?
Parabéns pelo seu excelente vídeo com o seu abastado conteúdo! São claros o esforço, a dedicação e o prazer que você colocou em seu vídeo ao realizá-lo. Edição excelente. 💯
Incrível !!!
Acabei de conhecer o canal e amei.
Gostei muito do seu canal, novo inscrito! :D
Acho que vc vai crescer muito, pq eu pelo menos nunca vi antes algum criador de conteúdo desse nicho no Brasil, mas tem muita gente que se interessa por linguística (👈Que vontade de botar uma trema ¨ nessa palavra)
Poderia fazer um vídeo futuramente sobre as línguas urálicas? Principalmente o finlandês, acho que seria bem interessante pq pelo oq eu vi, essas línguas fazem parte de uma árvore linguística diferente
Isso é muito legal! Quero estudar mais sobre linguística agora...
Para ser um linguista, precisa ser poliglota?
Não precisa falar idioma algum (fora o seu nativo, claro) para ser um linguísta. Pode ver que eu não falo anglo-saxão, foi apenas uma análise linguística do idioma. Eu só pude reproduzir os sons, porque eu estudei e tinha conhecimento do IPA. Claro que o inglês moderno quebrou um galho algumas vezes neste caso (e até atrapalhou lol), mas daria para analisar sem saber nada mesmo.
Se você sabe algum idioma a mais, quando o for analisar fica MUITO mais fácil, foi o que ocorreu quando eu falei do japonês e do chinês.
@@linguisticamente hum, muito interessante! Eu sei um pouco de inglês. Então, não é preciso saber outro idioma, mas se souber isso abrirá outras possibilidades que não teríamos! Vlw pela explicação. Seus vídeos são ótimos!😃
Seu canal é muito bom, parabéns. Já estou inscrito e espero ver mais vídeos como esse. É impressionante como o inglês antigo é mais parecido com o alemão do que o inglês moderno. Lembrei principalmente na palavra "Cyning", que lembra muito "König".
Cara, apenas continue, o video e a edicao junto com o tom da voz fica perfeito, parabens!
É, nem nos meus maiores sonhos eu diria que acharia um ótimo canal pra ver durante as férias, e que o conteúdo principal se LINGUÍSTICA, mas aqui estamos
Excelente conteúdo!!! Obrigado por nos presentear 😊
Meus parabéns pelo seu conhecimento! Conteúdo incrível!
Deu até vontade de aprender o ingles antigo
Faz um vídeo sobre a língua geral paulista e nhagatu, tenta desmembrar a história linguística do Brasil.
Finalmente um canal Dark bom. Não aguento mais essa galera criando canal pra ficar falando 'bostil, bananil, black pill, criptomoeda "
Parabéns pelo conteúdo.
Esse vídeo é encantador!