Salicylic acid from acetylsalicylic acid tablets - water method (no acetone)

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 70

  • @100kgada8
    @100kgada8 ปีที่แล้ว

    Parabéns, obrigado pela explanação.

  • @xfontoura
    @xfontoura 5 ปีที่แล้ว +8

    Ficou muito bom o vídeo, a qualidade do áudio ficou profissional.

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      Amigo, fico feliz que tenha gostado. Eu fiz duas modificações no áudio desde os primeiros vídeos, primeiramente começei a gravar com um microfone de lapela, que aumentou bem a qualidade. Já nesse último vídeo utilizei também o software Sony Vegas, que possibilitou a inclusão de algumas opções de áudio melhores que o editor antigo. Para deixar isso um pouco mais claro, renderizei o arquivo final com as seguintes configurações de áudio: Formato ACC; Sample rate 48.000Hz; Bit rate 320.000pps; Stereo. É engraçado pois tem um usuário do youtube que se dedica em parte a gravar vídeos explicando como fazer para se ter as melhores configurações de render para o youtube (no sony vegas), ele tem vídeos para cada versão do software: th-cam.com/video/P91cpzJcvJU/w-d-xo.html . Como sei que você tem mais conhecimento que eu, depois se tiver alguma sugestão comente para nos ajudar também. Um grande abraço e obrigado pelo seu comentário.

  • @fernandotiecher752
    @fernandotiecher752 2 ปีที่แล้ว

    Parabéns pelo canal muito top suas explicações

  • @ancapneu1356
    @ancapneu1356 ปีที่แล้ว +1

    Adiciona na água pelo menos umas gota de solução de tiossulfato de sódio ou sulfito de sódio ou metabissulfito de sodio
    Para eliminar o cloro que pode gerar compostos halógendos

    •  ปีที่แล้ว +1

      Boa noite, amigo!
      Muito obrigado pela sugestão, agradecemos sempre!
      Atenciosamente,

    • @ancapneu1356
      @ancapneu1356 ปีที่แล้ว

      @ valeu . tenho uma sugestão de experiencia para você que é a acetilação da sacarose se você puder sintetizar e testar as propiedades do composto e fazer um video sobre seria uma boa obrigado pela atenção

  • @denizeferreiraaraujo5022
    @denizeferreiraaraujo5022 5 ปีที่แล้ว +2

    Adorei

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      Fico feliz que tenha gostado do vídeo, estamos trabalhando para que pelo menos um vídeo por mês seja postado, mas eventualmente poderemos aumentar esse número. Obrigado pelo comentário.

  • @erickcastanho
    @erickcastanho 5 ปีที่แล้ว +3

    Boa edição! Que programa você usou? ^^

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      Amigo, esse foi o primeiro vídeo que fiz o processamento com o Sony Vegas, pois até então os vídeos eram editados no Camtasia Studio. Eu tive várias dificuldades com o Camtasia que foram simplesmente eliminadas na migração para o Sony Vegas, em especial a limitação nas funções de edição de imagem, e um erro onde o arquivo renderizado no Camtasia saia com uma distorção muito grande no contraste/brilho. Pretendo usar o Vegas (sugestão de um amigo próximo) a partir de agora, no entanto, é possível que ainda haverá um último vídeo (placa de agitação magnética - parte 2) que ainda ficará no editor antigo, pois está quase pronto. Eu fico feliz que tenha gostado da edição, ainda sou aprendiz no programa, mas a idéia e melhorar bem mais nos próximos vídeos. Obrigado pelo seu comentário.

  • @Ricksba
    @Ricksba 4 ปีที่แล้ว +3

    Faz a recristalização de Iodo

    •  4 ปีที่แล้ว +3

      Amigo vou fazer sim, pretendo fazer ele ainda esse semestre. Muito obrigado pela dica. Um grande abraço!

    • @Ricksba
      @Ricksba 4 ปีที่แล้ว +3

      Obrigado abraço
      Adquiri Iodo Elementar apartir de ácido clorídrico e Água oxigenada Misturando com a tintura de iodo. Mas o iodo vem contaminado com resíduo e ele Logo Sublima.

  • @camilaluz1422
    @camilaluz1422 4 ปีที่แล้ว +3

    Oi amigo posso utilizar o AAs para tratar a acne? Bjos 👍🙏

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá Camila, já faz um certo tempo que o uso de ácido acetilsalicílico (AAs) tem sido utilizado com sucesso para o tratamento de acne. Existem trabalhos científicos dedicados ao estudo específico desse tratamento. Um deles é esse artigo de revisão aqui:
      Tan, A. U., Schlosser, B. J., & Paller, A. S. (2017). A review of diagnosis and treatment of acne in adult female patients. International journal of women's dermatology, 4(2), 56-71. doi.org/10.1016/j.ijwd.2017.10.006.
      Você pode visualizá-lo através do link: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5986265/
      Como eu não sou médico, não posso te indicar as quantidades e/ou a forma de se aplicar. Mas alguns artigos também apresentam os protocolos de aplicação, e neles estão descritos todas essas informações, resultados, fotos, dificuldades encontradas, etc.
      Um abraço e obrigado por seu comentário.

    • @camilaluz1422
      @camilaluz1422 4 ปีที่แล้ว

      @ obg você por me responder 🙌👍🙏😘

  • @joaopauloribeiro5064
    @joaopauloribeiro5064 5 ปีที่แล้ว +1

    Uma parada que eu costumava a fazer com o filtro de café era corta ele em formato de círculo, pois depois de dobrado evitava dele se mexer no filtro.

    •  5 ปีที่แล้ว +2

      Amigo sua idéia foi excelente (você pode ver no vídeo que o filtro se move um pouco), vou trabalhar com essa sua sugestão. Vou aproveitar para comentar um assunto similar... Eu tenho visto muitos filtros de café de tecido não tecido (TNT) que são de polipropileno - a princípio o uso deles para filtrar soluções aquosas seriam uma idéia apropriada, mas me parece que a trama deles é mais aberta, e, enfim, eu não consigo filtrar soluções com um particulado muito fino. As próprias soluções que filtram normalmente no papel apresentam um resultado inferior quando filtradas no TNT. Eu não tenho uma idéia muito clara sobre o assunto, apenas registro aqui que não tenho obtido resultados muito satisfatórios quando troco o papel por polipropileno.

    • @joaopauloribeiro5064
      @joaopauloribeiro5064 5 ปีที่แล้ว +1

      @ Bom, eu particularmente quando fazia experimentos aqui em casa (Inclusive um eu acho que cheguei a usar em um vídeo no meu canal,Ramfly Lab), eu usei sempre o de café, pois era o único que eu conseguia ter acesso fácil aqui onde eu moro. Como eu estou ainda passando pro segundo período da graduação em química, não trabalhei tanto em laboratório como gostaria, portanto, sendo sincero com você, eu não sei lhe dizer no momento como resolver esse problema.Um site que eu posso recomendar pra você comprar online é o LojaNetLab. Tive problemas com uma manta aquecedora, porém com vidrarias e afins foram sem problema algum. Quando você for fazer algum vídeo que requer um rigor de filtragem, você pode tentar comprar e deixar reservado para seus vídeos.

    • @joaopauloribeiro5064
      @joaopauloribeiro5064 5 ปีที่แล้ว +1

      @ E também gostaria de te parabenizar pelo canal. Você mostra suas referências e ainda usa, em muito dos casos, coisas do nosso cotidiano. O conteúdo e de um alto nível que eu fico sem palavras. Como estou no início da graduação eu fico assim "Cara eu quero um dia está nesse nível de fazer pesquisas em literatura, para fazer um um bom experimento.'' Então venho te parabenizar novamente, pois você nadou contra maré, até porque existem poucos canais BR que tratam a química da forma que ela é. Ao invés de afogar o youtube com apenas conteúdo de vestibular.

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      @@joaopauloribeiro5064 realmente vou reservar alguns filtros analíticos para essas horas, é desafiante filtrar (sem vácuo) no filtro para café quando se tem particulados muito finos. Acabei de ver seu canal, já me inscrevi, é muito importante termos esses materiais em português. Obrigado também pela suas palavras de gentileza fico muito feliz. Existe um canal chamado Ciência Chave, de um jovem cientista chamado Hugo, que é bastante interessante, ele tem verdadeiramente muito potencial, caso você não conheça, sugiro dar uma olhada, são vídeos muito bem feitos.

    • @joaopauloribeiro5064
      @joaopauloribeiro5064 5 ปีที่แล้ว +1

      @ Eu conheci o seu canal através do Ciência Chave. Ele comentou sobre o seu. A respeito da filtração a vácuo. Tem umas bombas de sucção portáteis que podem resolver esse problema temporariamente. Na faculdade eu mal via as bombas de fazer vácuo, pois diz o pessoal que elas estragam rápido. Com isso eles usam muito trompa de vácuo. O problema que ela usa a circulação de água, o que é um problema. Mas ao invés de você pagar alguns milhares em uma bomba, sugiro você fazer uma pesquisa a respeito desse tipo de bomba de sucção portátil. Vai quebrar um galho e ampliar as possibilidades de vídeos no seu canal. A minha limitação é arrumar um aparato de aquecimento. Estou conversando com um amigo que trabalha com edição e talvez irá facilitar com a volta de conteúdo no meu canal. Um ideia maluca seria você fazer uma fusão com uma trompa de vácuo e uma bombinha de aquário. Não sei se vai funcionar, mas fica uma boa ideia pra teste.

  • @fhfelipefh
    @fhfelipefh 5 ปีที่แล้ว +4

    Se desse pra utilizar o laboratório da escola eu faria esse experimento.

    •  5 ปีที่แล้ว +3

      É possível sim, você pode fazer em algum trabalho de química, ou mesmo em feira de ciências apresentando os aspectos históricos dessa substância. A sugestão valiosa é fazer varias vezes o mesmo procedimento para ter experiência e domínio na hora de fazer perto de um público maior. Um grande abraço!

  • @agustinaaldave6566
    @agustinaaldave6566 4 ปีที่แล้ว +1

    Olá, como posso fazer ácido kójico?

    •  4 ปีที่แล้ว

      Bom dia, Agustina! O ácido kójico, diferentemente do ácido salicílico não tem rotas sintéticas muito simples. Eu pelo menos conheço a produção do ácido kójico apenas por biossíntese, pois ele é produzido por um fungo, o Aspergillus oryzae. Então eu ainda não conheço um método simples de síntese em laboratório para obtê-lo.
      Um grande abraço e desejo um ótimo fim de semana!

  • @franciscarvalho6335
    @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +1

    Por que é adicionado HCl no começo do vídeo?

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      Francis porque nós fizemos uma hidrólise ácida, para efetivamente conseguir converter o grupo acetila no grupo -OH. É verdade que essa reação não precisaria de ácido, pois os próprios íons H+ da água poderiam efetuar a clivagem do grupo éster, mas esse procedimento levaria muito tempo, e para resultados melhores seria necessário se preparar uma solução bem mais diluída, então por essa razão eu adicionei um pouco de ácido clorídrico. É também possível fazer a hidrólise básica (e nesse caso se adiciona hidróxido de sódio). Para deixar claro o que fizemos... foi o inverso de uma esterificação de Fischer, isto é, foi uma hidrólise ácida de um éster (que é uma reação de equilíbrio químico que é favorecida pelo acréscimo de água e um pouco de ácido).

    • @franciscarvalho6335
      @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +1

      @ Muito obrigado pela explicação!!

  • @dzen8067
    @dzen8067 5 ปีที่แล้ว +1

    Como faço pra retirar esse COOH?

    • @franciscarvalho6335
      @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +2

      Não tenho certeza, mas acredito que se transformar ele em um sal, pode-se fazer uma mistura com NaOH e tirar esse grupo por decomposição térmica.

    • @franciscarvalho6335
      @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +1

      Lembrando que não tenho certeza se vai funcionar, tirei esse raciocínio de um vídeo do NileRed onde ele transforma benzoato de sódio em benzeno

    • @dzen8067
      @dzen8067 5 ปีที่แล้ว

      @@franciscarvalho6335 mas como transformar em sal?

    • @franciscarvalho6335
      @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +1

      @@dzen8067 Fazendo uma solução do ácido Salicílico e reagindo com uma base, como NaOH por exemplo

    • @franciscarvalho6335
      @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +1

      @@dzen8067 Procura no TH-cam "Nile Red making Phenol" e vc entenderá o processo

  • @dradenisemullerterrazasolm2474
    @dradenisemullerterrazasolm2474 4 ปีที่แล้ว +1

    Você consegue isolar ácido láctico?

    •  4 ปีที่แล้ว

      Boa noite, Denise!
      Sim é possível isolar o ácido lático. Em geral ele é isolado por destilação - esse pelo menos é o processo mais utilizado.
      ***Se você não quiser isolar por destilação tradicional, sugiro dar uma olhada no trabalho***:
      Regiane Alves De Oliveira, Maria Alexandri, Andrea Komesu, Joachim Venus, Carlos Eduardo Vaz Rossell, Rubens Maciel Filho. (2020) Current Advances in Separation and Purification of Second-Generation Lactic Acid. Separation & Purification Reviews 49:2, pages 159-175. Disponível em: www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15422119.2016.1260034?journalCode=lspr20#:~:text=Another%20method%20of%20lactic%20acid,another%20immiscible%20liquid%20(solvent).
      Vou ver se futuramente produzo um vídeo onde isolaremos o ácido lático proveniente de um leite fermentado (iogurte ou coalhada síria).
      Um grande abraço!

  • @fhfelipefh
    @fhfelipefh 5 ปีที่แล้ว +1

    O que causa no organismo essa substância?

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      Amigo, o ácido salicílico tem efeitos analgésicos, em pequenas quantidades ele existe naturalmente no chá de uma planta chamada salgueiro (Salix alba L, em latim). Além dos salgueiros, também está presente em menor quantidade em jasmins, feijões, amendoim, além de algumas gramíneas e árvores. Outra propriedade interessante é que o ácido salicílico é queratolítico, e ajuda a tornar a pele mais macia, e atua como um promotor de peeling. Existem lenços umedecidos dele disponível em farmácias para realizar uma esfoliação química. No chá, por exemplo, você tem uma concentração pequena da substância (que é produzida pela própria planta em uma de suas rotas metabólicas), no entanto, se o consumo do chá for intenso, se traduz em uma ingestão de quantidades maiores do ácido salicílico, que tem efeitos tóxicos - por essa razão, desde 1881 já haviam relatos médicos para se evitar o consumo em grande quantidade (como é o caso do relato científico de George Kemp feito no The British Medical Journal disponível em: www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2263575/pdf/brmedj05007-0020b.pdf ). Ele sugere que as doses não devam exceder a 8 gramas.
      Os efeitos tóxicos mais comuns da superdosagem de ácido salicílico (ou salicilatos em geral) são náusea e vômitos,e se as doses forem muito grandes, até coma. Esses efeitos e outras informações relevantes foram publicadas num relato da história da aspirina feitos pela rede CNN, que é bastante interessante. Está disponível em: edition.cnn.com/2010/HEALTH/12/22/aspirin.history/index.html
      Por essas razões a versão acetilada do ácido salícilico, ou seja a aspirina (ácido acetilsalicílico) teve mais aceitabilidade, e ele foi historicamente o primeiro sucesso da indústria farmacêutica. Algumas pessoas têm alergia ao ácido salicílico, e atualmente, ele é apenas uma opção na lista dos analgésicos disponíveis.

  • @meucanal5303
    @meucanal5303 ปีที่แล้ว

    Não seria ácido acetilsalicílico?

    •  11 หลายเดือนก่อน

      Oi amigo! Isso mesmo, nós partimos do ácido acetilsalicílico, e dele nós o convertemos no ácido salicílico. É possível também fazer o contrário: converter o ácido salicílico no acetilsalicílico, mas seria um outro procedimento, que utiliza anidrido acético como reagente. Um abraço!

  • @margotargino
    @margotargino ปีที่แล้ว

    Quem tem alergia ao ácido acetilsalicílico, tem a ácido salicílico?

    •  11 หลายเดือนก่อน

      Oi Margot! Existe possibilidade pois há muita semelhança na estrutura molecular, mas não é possível afirmar isso. Como a alergia é um fenômeno imunológico e que no corpo humano envolve suscetibilidades muito específicas, além de estar relacionado à varias coisas, infelizmente não é possível estabelecer uma relação tão direta entre os dois, mas existe fundamento nesse raciocínio pela similaridade molecular. Um abraço!

  • @joaopauloribeiro5064
    @joaopauloribeiro5064 5 ปีที่แล้ว +2

    NileRed brasileiro

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      Obrigado pela consideração amigo, gosto muito dos vídeos dele. Não sei se você viu, mas ele está com um aparato e laboratório novo, que permite fazer muitas reações interessantes. Vi até dispenser de nitrogênio líquido lá.

  • @franciscarvalho6335
    @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +1

    É possível transformar o ácido Salicílico em ácido benzóico?

    •  5 ปีที่แล้ว +2

      Sim Francis, essa conversão em teoria é bem fácil. Nesse caso você precisa fazer a remoção do grupo hidroxila de um anel aromático, e isso é bem fácil de se fazer com a adição de zinco em pó (zinco metálico). Esse procedimento é muito conhecido no caso clássico da conversão de Fenol para benzeno (que resulta exatamente na remoção da hidroxila). O zinco metálico em pó você pode obter de pilhas e processando (há alguns vídeos no youtube sobre isso) ou reduzindo o óxido de zinco (veja o vídeo do NurdRage sobre como converter ZnO em Zn metálico eletroquímicamente, esse é um permapost dele e o processo já foi bem trabalhado). No caso do ácido salicílico, a reação com o zinco remove a hidroxila sem eliminar o grupo ácido carboxílico o que resulta exatamente na produção do ácido benzóico, não é uma rota muito econômica pois a do benzoato é melhor nesse aspecto, mas é uma rota possível. As reações não precisam obrigatoriamente ter solvente, essa possivelmente é um caso, e nesse caso todos reagentes podem ser colocados no estado sólido, sob aquecimento, o próprio ácido salicílico se funde a 158 °C (e é possível que a reação ocorra por aí) atuando como uma espécie de reagente/solvente. As dificuldades desse procedimento seriam a separação da mistura obtida composta basicamente de ácido benzóico com um pouco do resíduo do ácido salicílico e zinco, pois eles têm algumas propriedades físico-químicas semelhantes. Já no caso da conversão Fenol - benzeno a purificação é mais simples pois o ponto de ebulição do benzeno é bem baixo e dá para se destilar facilmente, tanto que a própria reação já é conduzida em um balão de destilação - o benzeno é formado, evapora,e já vai se depositando no balão de coleta do destilado. Se tiver mais dúvidas me pergunte. Obrigado pelo seu comentário e boa sorte nas reações químicas.

    • @franciscarvalho6335
      @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว +1

      @ Muito obrigado!! Seu comentário e vídeo foram uma ótima ajuda!!
      Vc poderia me indicar algum livro pra iniciantes, sobre reações orgânicas?

    •  5 ปีที่แล้ว +2

      @@franciscarvalho6335 Claro amigo, se você estiver se referindo a um livro de natureza prática, sobre química experimental, então certamente os livros "Manual de sobrevivência no laboratório de química orgânica" de autoria do James Zubrick é fantástico - não se deixe enganar pelo título do livro, é um livro muito peculiar cheio de informações pontuais que dificilmente estão escritas em outro livro de química experimental, além de ser bem detalhado sobre os procedimentos. O livro é uma tradução, e você encontra em português. Caso você estiver se referindo a um livro com relatos de reações orgânicas interessantes para se realizar, então o "Química Orgânica e Experimental" de autoria do Daniel Gonçalves, Eduardo Wal e Roberto Riva de Almeida, é muito bom, esse livro é velho e provavelmente a editora parou de publicar, então você encontra bem baratinho em sebos, como a estante virtual.
      Um livro um tanto quanto caro, mas muito útil nas informações de procedimentos experimentais, é o "Química orgânica experimental técnicas de escala pequena" de autoria do Donald L. Pavia, George S. Kriz e Randall G. Engel. Embora ele trate os assuntos do início, tanto pelo custo, quanto pelo tamanho, eu não recomendaria ele como primeira opção, mas é um excelente material.
      Existem opções fáceis de se encontrar o exemplar em inglês dentre os acervos da internet, e nesse caso se o inglês não for um grande problema, o livro do Louis Fieser "Experiments in Organic Chemistry" é um material que tenho um carinho em particular, e obviamente é uma boa opção.
      Se você quiser algo para o ensino médio, existe um livro chamado "Vamos ao laboratório? Experiências de Química para o Ensino Médio" de autoria do Luis Antonio Ortellado Gómez Zelada
      e o Hélio Siqueira Aidar, que é fenomenal. Não se engane ao pensar que pelo livro ser voltado ao ensino médio ele será superficial - essa publicação aprofunda bastante nos aspectos experimentais e desenvolve muitos experimentos de respeito, mesmo para o curso superior de química.
      Um abraço e boa leitura!

    • @franciscarvalho6335
      @franciscarvalho6335 5 ปีที่แล้ว

      @ Muito obrigado!!

  • @llikeht
    @llikeht 5 ปีที่แล้ว +1

    Olá amigo, gostaria de uma instrução sua em uma recristalização que estou fazendo porém sem sucesso, tem e-mail para contato?

    •  5 ปีที่แล้ว +1

      Claro amigo, nosso email é o mesmo nome do canal, em minúsculo e tudo junto, e está na plataforma do Gmail. Não vou escrevê-lo apenas para evitar spam (caso isso realmente evite). Pode me comunicar que terei prazer em ajudá-lo (caso eu consiga). Se for algo específico da sua pesquisa eu te ajudo via email mesmo, pois existe um sigilo importante nesse caso. Mas se for algo comum, pode escrever aqui mesmo pois outros usuários podem aprender também com sua dúvida. Alguns seguidores desse canal também são bem versados nas práticas de química experimental. Um grande abraço!

    • @llikeht
      @llikeht 5 ปีที่แล้ว

      @
      Vamos lá!
      Objetivo: Purificar Nitrato de Potássio e Nitrato de Sódio a partir de fertilizantes comuns.
      Fertilizante Utilizado:
      Krista K 15 00 45
      Salitre Duplo 15 00 15
      Método: Recristalização.
      Problemas encontrados: Com os dois fertilizantes obtive um rendimento péssimo, menos de 20%. Usei tabelas e gráficos da curva de solubilidade de cada um. No caso do fertilizante Krista K, a empresa informa que é apenas potássio, porém o produto não coincide com os dados, solubilidade diferentes, realizei um teste de chama e a cor apresentada foi verde, no momento de dissolver, ele apresenta eferverscência, mesmo a temperatura ambiente, ao misturar com açúcar (proporção correta) não obtive queima. No caso do salitre duplo, os problemas são no momento de cristalização, no resfriamento a formação é zero, só quando abaixo a temperatura que tem formação de cristal, e poucos também, realizei teste e parece ser o nitrato de sódio, chama amarela/laranja, porém com o açúcar não obtive resultado.
      Dúvidas: Como identificar qual substância estou produzindo? Levando em conta que não possuo aparelhos específicos, sou apenas entusiasta. Como separar os dois tipos de nitratos no caso do salitre duplo? É possível Fazer com que precipite apenas um tipo de sal, para separá-los? Há diferenças físicas ou comportamentos químicos que eu possa verificar para saber qual material possuo? Porque mesmo fazendo o resfriamento lento os cristais que se formam são pequenos?

    •  5 ปีที่แล้ว

      ​@@llikeht Amigo, vamos falar de cada um dos fertilizantes primeiro, pois acho que vai ficar mais fácil de separarmos o assunto.
      Dei uma olhada sobre esse Krista K (eu não o conhecia, inclusive achei ele bem interessante) e pela descrição do produto realmente é nitrato de potássio com alguns poucos aditivos como o antiempedrante e alguns poucos sais de magnésio e enxofre. Esses fertilizantes realmente dão certa efervescência (não muita) quando dissolvidos, acredito que pelo fato do antiempedrante revestir os grânulos, certa formação de bolhas pode ocorrer durante a dissolução dele, acho que por formar uma membrana de baixa permeabilidade (não é certeza que a explicação seja esse fenômeno, mas enfim, não se preocupe com essa efervescência pois no geral está tudo certo e isso não vai ser um fenômeno que indica que seu material está comprometido. No vídeo que fiz sobre o nitrato de sódio o meu fertilizante também efervescia um pouco).
      Já o resultado do teste de chama é complicado, se você observou verde já foi um sinal interessante, pois se tivesse sódio a cor dele sobreporia a todas as outras e você não iria conseguir ver nada além de um intenso amarelo. O fato de ser verde possivelmente está em função de algum contaminante, como cobre ou manganês, e enfim, esse teste pelo menos já indica que esse produto tem baixas quantidades de sódio, reafirmando o que foi relatado na informação do fabricante. Fora isso não podemos esperar muita coisa do teste de chama.
      Quanto ao teste do açúcar, pode ser que o fertilizante tenha retido muita umidade e as vezes não estava sob a forma de um pó bem fino, e nesse caso o teste com açúcar pode não funcionar. Mas o que eu realmente gostaria de te falar sobre esse fertilizante é o seguinte: se ele for somente nitrato de potássio, você deve usar muito menos água do que eu recomendo no meu vídeo do nitrato de sódio, a razão disso é que o KNO3 é muito mais solúvel que o NaNO3. A solubilidade a 100 °C KNO3 (que aparentemente é o conteúdo do Krista K) é 2439 g/L enquanto a 100 °C o NaNO3 tem solubilidade 1800 g/L. Dê uma olhada em qual o volume de água que você tem usado para fazer a recristalização, minha sugestão seria inicialmente testar dissolver uns 240 g de Krista K em no máximo 100 mL, você deve aquecer até a ebulição e manter assim uns 5 ou 10 minutos sob agitação para ter certeza solubilizou o máximo possível para essa quantidade de água. Depois de filtrar (use a sugestão desse vídeo de deixar o sistema quente para evitar perdas) dê uma reparada se a solução obtida realmente está transparente. Se não estiver repita novamente o aquecimento até a ebulição e volte a filtrar. Na hora de filtrar, você pode tentar colocar dois filtros também, pode ajudar. Eu estou te dizendo isso porque um dos maiores causadores de cristais pequenos (fora o resfriamento lento) é a presença de substâncias insolúveis na solução... e eu vou te dizer, filtrar fertilizante normalmente requer usar um filtro duplo, pois aquele antiempedrante marrom gera um pó disperso muito fino, e muitas vezes passa pelo filtro na primeira filtração.
      Já no caso do salitre duplo certamente a quantidade de água que você está usando está alta, tente diminuir essas quantidades para valores intermediários aos da solubilidade dos dois sais. Quando você obtiver poucos cristais (baixo rendimento), um opção é reaproveitar essa solução aquecendo-a novamente e deixar evaporar um pouco de água, claro que nesse caso é mais difícil ter uma noção de qual exatamente é o volume ideal para usar, mas ajuda a não perder o seu material. Em relação aos cristais pequenos existe outro problema no salitre duplo: você vai ter sódio e potássio em alta concentração na solução, um acaba atuando como impureza do outro, e, consequentemente os cristais formados acabam sendo pequenos, pois a impureza limita o tamanho deles já que não vai ter disponibilidade de apenas uma espécie para ir continuando a formação cristalina.
      Em relação as separações do sódio e do potássio, meu amigo, não vai ser fácil, essas espécies são muito similares em solubilidade e vários outros aspectos fisico-químicos, no geral, nós usamos o sal como sendo de sódio ou de potássio sem que isso interfira em nossos propósitos. Mesmo em laboratório é dificil separar. É claro que estou falando de uma separação eficiente. Mas uma curiosidade é que os poucos cristais que você obtém quando recristaliza o salitre duplo, são praticamente só NaNO3, isso porque ele é menos solúvel e depois de resfriar na geladeira é o primeiro a precipitar. Então você acaba separando seu NaNO3 do KNO3 no sistema atual que tem feito por essa diferença de solubilidade. O termo técnico para essa separação é cristalização fracionada, mas para sais inorgânicos muito solúveis como esses dois, não é uma estratégia que vai dar bons rendimentos.
      Se tiver dúvidas pode ir perguntando que respondo assim que tiver tempo disponível. Um abraço e obrigado por postar em público, assim outros usuários também poderão dar sugestões ou aprender conjuntamente com sua dúvida.

    • @llikeht
      @llikeht 5 ปีที่แล้ว

      @ Desde já agradeço imensamente pela atenção, e pela ajuda.
      Não sabia que as impurezas não permitiam que os cristais tivesse um tamanho maior, irei observar e testar os valor que me passou, e também atentar para a questão da filtração (acho que é o ponto onde estou falhando). Sobre o teste com açúcar creio que não seja umidade o erro, pois eu faço a mistura dos dois sobre calor, oque me gera uma massa homogênea, e ao final bem seca, já fiz várias vezes essa mistura e sempre obtive bons resultados porém com esses cristais que estou utilizando não tenho esse resultado. Irei refazer os testes seguindo sua orientação, os resultados comentaria aqui.

    •  5 ปีที่แล้ว

      @@llikeht Obrigado amigo, comente mesmo os resultados, vão ser bem interessantes, pois funcionando ou não, vai ser algo para podermos discutir. Se puder tente fazer filtração com dois filtros, você coloca um em cima do outro. Não use os filtros de polipropileno - a trama deles é maior, e sim os de papel mesmo. Se não ficar translúcido (amarelo, porém transparente), filtre denovo. Eu não sei o porquê, mas me parece que os filtros de papel de café menores (tamanho no máximo 103) são um pouco melhores, acho que aquela costura se rompe um pouco nos maiores (por caber maior volume de líquido). Um abraço e bom trabalho.

  • @kevinfernandes4671
    @kevinfernandes4671 4 ปีที่แล้ว +1

    Kra, poderia ter utilizado algodão no lugar do filtro de papel

    •  4 ปีที่แล้ว +1

      Olá Kevin! É possível, mas na primeira filtração, em que o objetivo é apenas reter as impurezas insolúveis, ele vai funcionar muito bem. Mas já na segunda fitração, cujo objetivo é retirar a água mãe para recolher os cristais, o algodão vai atrapalhar um pouco, pois o papel ajuda para recolher todos os cristais, quando secos (ou pelo menos menos molhados).
      Mas eu também tenho utilizado os filtro para café (os de papel), o número 103, eles têm sido bem econômicos, para você ter uma idéia, custa cerca de R$ 3,50 um envelope com 30 unidades, ou seja, cada filtro sai por R$0,12 aproximadamente. Mas certamente na primeira filtração o algodão ajudaria a poupar uma dessas folhas, além de ser bem prático.
      Apenas não deixe o algodão muito compactado sobre o funil, pois se ele ficar assim a filtração ocorre de forma bem lenta e como a primeira filtração é do material quente, ela não pode ser lenta, pois caso contrário você perderá material.
      Um grande abraço e obrigado por comentar!