Olá Tenho um pedido ao canal Acabei até de compartilhar um vídeo com o Bill Perguntando , como pode um motor bicilindrico ter um som de um 4cilindro 🤔 Estou falando da moto que chegará ao Brasil através da empresa shineray A moto é a Qj motor SRK400 th-cam.com/video/ftcP8eyLS6o/w-d-xo.htmlsi=A_hXmBqRapF38e-s São vários vídeos com scapes diferentes e dependendo do scap ela fica mais ainda idêntico ao motor de 4 cilindros ... 🤔 Vc poderia explicar isso , como isso é possível ? Reparei que esse som é somente nesse modelo da marca , as demais de 550cc , 700cc e 800cc não tem esse som . Já a 600cc tem tbm Mas acho que o 600cc é um 4 cilindros 🤔 Teria que confirmar.ar essa 600cc 🤔 Obrigado 🙏🏼
@@lgferreira5913 mano é por causa da posição dos cilindros, pode ter 1 , 2 ou 3 cilindros se tiver na posição 360º vai ter um ronco muito parecido com 4 cilindros, se usa muito 600cc porque é bem equilibrado em custo de preço e potencia.
Sou engenheiro mecânico. Mas não trabalho na área de motores. Sua explicação foi perfeita. Assisti alguns de seus vídeos. São legais, bem desenvolvidos e didáticos. São muito bons para o aprendizado e despertar o interesse na área. Parabéns!
Se vc reparar os problemas são em Z e Ninja, e pq? Pra mim esta claro. Os donos. Falta de manutenção adequada, troca de óleo fora do tempo, não trocar filtro, corte de giro, condução feita errada, não esperar a moto esquentar e sair acelerando, ou seja, qualquer um desses fatores ou mais. O da Versys não da esse problema pq quem compra ela não busca "esportividade", conduz a moto de moso mais tranquilo, pq o público é diferente.
@@vargass6408 É por pessoas como vc que não tem conhecimento nenhum, que é um cupim de ferro, que fala este tipo de besteira. Vai ler o manual da moto ou aprender alguma coisa com um mecanico.
Eu tive uma z300. Foi a moto com motor mais gostoso que tive. Era liso para andar na cidade e com potência suficiente para andar em qualquer estrada. Era meio gastona, fazia 20 km/L, menos que minha GS 650 que fazia 24 km/L. No entanto, o prazer de sair do pedágio e esticar até 13 mil rpm compensava qualquer deficiência dele.
Falar o que pra Ti... Nem tenho palavras para descrever a sua importancia, com seus vídeos, o quanto esse canal é relevante e de grande importância... Quero aqui deixar meus parabéns por mais esse trabalho, explicado de uma forma tão técnica e ao mesmo tempo simples, que até os mais leigos no assunto entendem Obrigado👍😃
Onomatopeia 🤔 Figura de linguagem que tenta reproduzir,por escrito, sons e ruídos de objetos, animais e fenômenos da natureza Esse canal também é cultura 👏🏼👏🏼👏🏼
Meu querido não tenha vergonha alguma por trás de um cara apaixonado por mecânica de há um professor nato que tem prazer inenarrável de ensinar! Tenho honra em aprender com você obrigado pela dedicação! Abraços guerreiro!
Minha ninja 300 ano 2013, já ultrapassou 131.000 km e está em perfeito estado. São 3 coisas principais para este problema e outros não acontecer : A forma como a moto é utilizada, a Manutenção feita adequadamente, e a Qualidade do oleo e filtro entre outras (velas, filtro de ar e gasolina de qualidade) Sempre respeitei as informações do manual. O motor é extremamente robusto e bem construido, só que nenhum motor é a prova de cupim de ferro. (tirar de giro, empinar, esguelar nas trocas de marchas, etc).
22:54 Seu canal foi o único que conseguiu me fazer entender como o som dos motores funcionam, eu li tanto sobre isso, mas taaaaanto, e não tinha entendido direito.. Eu não lebro qual foi o primeiro video seu que eu vi, mas eu adorei desde a 1ª vez que vi kkk Obrigado! Lembrando, é "kaUazaki" kk. Eu falo japonês, não tem V. Com o som do U e do A bem próximos, como se fossem uma unica sílaba. Abração
@@LeprosuGnome não. Pega qualquer vídeo em japonês falando o nome da marca.... Você está ignorando o "a" depois do "k" Eu fiz japonês por muitos anos e converso muito bem e falo com muitos japoneses nativos. Só errei ali colocando o z no lugar do s. Kawasaki é a junção de 2 palavras, Kawa de rio e saki de próximo.
@@fronteiro incorreto. Não estou falando se o W tem som de V ou U, pois tem som de U mesmo. Estou falando da sílaba tônica, pois você está corrigindo o narrador "com base na língua japonesa", e, com base na língua japonesa, a pronúncia que você sugere continua errada. Digite no Google tradutor qualquer uma das palavras que citei e ouça, ou então, procure você mesmo algum vídeo de nativos pronunciando o nome das marcas.
Tive uma ninja 300, sempre fiz as manutenções corretamente e nunca me deu problemas. Na questão do óleo, colocava 2,4l sem trocar o filtro de óleo e 2,5l trocando o filtro. O que vejo, é o pessoal esquecendo de conferir óleo e moendo as motinhas.
Exatamente, participo de um grupo no facebook de Z300 e sempre que aparece um pedindo dicas pq acabou de adiquirir uma eu ja digo na lata, presta atenção no nivel do oleo! Acho que no manual diz 2,2L e se por isso vai faltar oleo na parte de baixo em alta rotação (e é um motor que praticamente IMPLORA pra subir giro)
Eles retificaram o manual depois para 2,4 lt. tenho uma que busquei semi nova a 04 anos. Peguei com 35 mil km e agora está próximo aos 80 mil km. Rodei muito em viagens com giro alto com garupa a 170 km/h, cidade derretendo no corredor com reduzida e acelero também. A moto é excelente. Se cuidar direitinho dura muito. Troca de óleo sempre fiz de 3 mil km e filtro. Óleo 10w30 Mobil semi. Espero esquentar antes de andar com ela, nem que seja 1 minuto e saio devagar. Tudo e cuidado mano. O desgaste do motor é reação de como tu cuida. Não tem problema tu andar com ela com giro alto e tocar o loko. Desde que tu se a manutenção adequada. E R3 jamais benga a ninja.
Vídeo sensacional, parabéns meu camarada. Eu tenho uma teoria sobre esses bicilindricos kawasaki, que abrange os 650 e os 300/400, e esses problemas que acontecem neles, pra mim, é problema de uso/manutenção. Sujeito quer usar a moto no limite, coloca o motul 5000(que por algum motivo a galera acha q é pra rodar 5 mil km) e pelo fato do óleo ser caro, o sujeito quer q ele dure os 5mil km, mas só usa a moto no limite, pulando troca de filtro, sem aquecer o motor, cortando giro, água da torneira no radiador e gasolina da pior qualidade! Tanto nas 250/30/400 quanto nas 650. Manutenção meia boca e uso severo dá nisso, ao menos aqui na minha oficina geralmente eu pego esses casos, inclusive tô com uma er6n travada aqui e pelo estado do óleo e pela água de torneira no radiador já imagino como era usada. Infelizmente é Cultural. Se for comparar com motos 4 cilindros elas aguentam mais o tranco talvez por aguentar mais giro e por entregar mais potência, aí não "precisa" forçar tanto. Mas é teoria minha baseada em experiência tanto de manutenção quanto de uso e convivência com outros usuários
Tem muita verdade nisso, principalmente o que disse sobre óleo + uso severo e a não troca do óleo, o Murta do Alta RPM troca o óleo a cada trackday com o carro, muitas dessas motos são usadas em situações semelhantes e seguram a troca com óleo inferior por 5 mil km ou mais! E essa sua er6n? Vai ficar cara?
@@motosetal Poisé, quando eu tinha a ER branca q tem vídeo no meu canal eu sempre usei óleo 100% sintético e sempre troquei em período curto tbm. Já cheguei a rodar mil km só com o óleo pq andei forte. Hj a moto tá com um brother funcionando igual um reloginho. Essa q tá aqui agora vou mandar o orçamento pro cliente amanhã, tá dando 10 mil e 390 por enquanto kkkkkkkkkkkkkkkkkk Foda q ela não dá retifica, tem q trocar bloco, vira, bielas, pistões, bronzinas, td novo e só existe original. Bem caro Só o bloco passa de 5 mil. E isso pq eu faço o trampo todo aqui, tenho td de retifica então não terceirizo nada. Uma bela facada
Sou seu fã, vc nos apresenta tudo muito explícito, vc tá ainda melhor que o China, eu também sou fã dele, assim igual a ele vc também nos ensina muito, um grande abraço, vc é muito Técnico, parabéns!! Te desejo muito sucesso. 👏👏👏🙏💖🌹🇧🇷🇮🇱🇵🇹👍
Cara, você é fora da curva, meu irmão é mecânico automotivo, aprendo muito com ele, e vendo você explicando e lembrando dele me explicando é muito show. Você é muito didático, e detalhe, você é bem jovem e domina o tema.
Mentira que se fez o video 🎉🎉🎉🎉🎉 mds eu pedi tanto vlw cara 🥳🥳 vendi minha ninja essa semana e esse problema aconteceu 2 vezes e não aguentava mais, fiz ele roletado e vendi.
@@motosetal depois de roletar, fica com um som alto no motor, é um ruído constante, o mecânico que fez o procedimento (Sérgio da max torque) falou que é típico de motor roletado, e ele informa tb que é obrigatório passar a usar o oleo 20w50 por ser mais viscoso e facilitar a lubrificação dos rolamentos na biela. Tem o canal max torque virabrequim ninja 300, no final do video ele mostra o procedimento que ele fez.
Eu nunca pensei que fosse gostar tanto de um vídeo técnico sobre motor, parabéns pelo o conteúdo, sobre a vergonha, não vi nada de errado, super entendi com os exemplos e os sons emitidos 👏🏻😎
Por isso que desanimei dessas 300 da Kawasaki, os preços dela nem são tão altos e em ficha técnica são excelentes motos, mas como você mesmo citou, tem motos que passam dos 100 mil tem outras que rodam a bronzina com 30mil, qual a segurança ao comprar uma usada? Fico meio que na loteria,e se pega uma dessas e da esse problema para arrumar é metade da moto, esse tipo de problema não acontece com as 400 da Kawasaki ou as 300 da Yamaha, acaba sendo melhor juntar mais um pouco e pegar uma moto que vai dar problema como todas as outras mas quando der não vai te dar tanta dor de cabeça.
@@leofigueiredo7667 Quase igual eu , eu tenho uma Fazer 250 que uso para rodar 42km de uma cidade até outra, e queria uma um pouco mais potente para pequenos passeios no FDS, a ninja 300 se acha aqui por volta de 14mil, eu tava bem tentado até descobrir esse B.O dela , imagina pagar uns 15mil nessa moto e ter de arrumar a parte debaixo do motor por uns 8mil? Sem contar o tempo pra ficar pronto o serviço e toda a questão de peças da Kawasaki , ainda to em dúvida entre a R3/03 e ninja 400/Z400.
Eu sendo proficional nessa área, vc sempre me ajudando nessas aula, me ajuda e muito principalmente nessa area de ponto de ignição. Top vai em frente camarada.
Muito didático. Agora entendi essa parada de virar as bronzinas. Muito bom conhecer esse motor que me trás tanta felicidade. Seria legal ter falado o motivo do assovio característico desses motores também, seria por conta das engrenagens? Obrigado pelo conteúdo.
Top o video..esses motores são muito confiáveis na minha opinião...cupim de ferro sempre vai conseguir estragar pode ser motor todo de titânio..então sempre existirão esses casos de quebra prematura
Como mecânico eu entendo que há uma reunião de condições para chegar ao ponto de rodar a bronzina nesse motor: óleo velho, alto giro, alta temperatura e pouco óleo. Provavelmente esse motor não tolera essas condições reunidas.
Um ponto interessante desse motor é que no manual é recomendado colocar 2,2l de óleo com a troca do filtro, no entanto esse seria a quantidade mínima para esse motor operar, qualquer variação para baixo já coloca em risco o motor, utilize o limite máximo de óleo do motor que é 2,4l com a troca do filtro.
Cara, como esses manuais são redigidos de forma errada...A tampa do porta-malas da Captiva do meu pai estava com problema ao abrir. Nós achamos que era o fusível (não era, era apenas um mau contato mesmo) então peguei o manual para ver qual é. No manual dizia que o fusível deveria ser de 10A, mas ao tirar tampa vi o esqueminha gravado na própria tempo indicando de que o fusível deveria ter 20A...Vai entender?
acho que um dos pontos que ajuda p essa deficiência de óleo seja o painel, o painel da Ninja e da Z não tem um indicador de nível de óleo, só a luz, a versys já dispõe desse painel completo, como qualquer baixa de óleo pode acabar dando algum problema, na versys é mais fácil de estar identificando, na Ninja e na Z vc fica rendido, pode acusar a baixa só depois de já ter baixado e aí já é tarde
É isso aí amigo perfeita explicação pena que a grande maioria não vê esses tipos de vídeos pois prefere vídeos inúteis e curtos e não buscam o conhecimento e a única coisa que querem saber é entretenimento então quanto mais inútil for o vídeo melhor, tipo assim!!! Puxei no grau cortei o giro no túnel ou então esse tipo estou abalando na porta do colégio com a tal da XJ kkk. É só para constar o que você falou dos outros vídeos eu já sabia e também já assisti os outros vídeos assim que começou abraço parabéns pelo canal, pois o conhecimento e a informação é sempre útil eu mesmo não sabia desse problema de virar as bronzinas . E os efeitos sonoros então amigo tá perfeito melhor que isso é só pegar um cinema com a mina abraço
A versys não apresenta o problema pois raramente é usada ao extremo como ninja e z Pessoal esquece de olhar nível de óleo para andar chutado (vide manual)
Até porque quase não existe versys, então os relatos de problemas são raríssimos, na minha cidade tem várias ninja, mas nunca vi uma vervys na minha vida
@@plantarfazbem não vende tanto devido a proposta de 300cc premium Por onde eu ando eu vejo, mas claro, se vê mais das outras, só nunca vi em oficina, já XRE e demais se vê aos montes
A verdade é que tem muitos por aí que querem ter a moto mas não sabem dar manutenção. Esse motor precisa de troca de óleo a cada 3k kms ou 6 meses, se o seu uso for severo isso cai considerávelmente.
O manual das primeiras ninja mandava colocar 2,2l de oleo, não sei se falou no video, mas o ideal é 2,4 a 2,5. 2,2 ja fica no minimo do minimo, por isso muita gente estragou a moto.
Como sempre..., mais uma vídeo sensacional e cheio de expertise no assunto. Parabéns pela competência e obrigado por dividir conhecimento. Super abraço, meu irmão... que Deus esteja sempre com vocês...
Parabéns amigo... que aula maravilhosa, bem explicada e detalhada... nem tenho interesse em comprar kawasaki, só assisti até o final pela ótima aula de mecânica...
O video ficou ótimo. Seria bem legal também ver como que é feito o balanceamento dos motores em geral . Tipo, 360° bi-cilindricos, 270.. como os balançeiros atuam, distribuição de peso do virarabrequim e os cálculos envolvidos nisso. Epa! Já está ficando muito complexo.😅
Siempre está bueno ilustrar las explicaciones como tú lo haces aunque yo lo sepa me gusta ver cómo lo explica otro y como lo ilustrar está muy bueno la ilustración con las luces led y el sonido eso está muy bueno osea el generador de frecuencias
Olá! Tenho uma Shineray custom 250 ano 2010. Antes que alguém diga que isso não é moto, eu digo que ela está hoje com 173 mil km sem mexer no motor. Tenho ela desde zero e somente eu que mexo nela. Faço viagens longas e adoro essa moto porém um detalhe me incomoda muito que é a vibração excessiva do motor, o qual é bi cilíndrico com a exata configuração de queima das CBs 400/450. Um simples balanceamento de virabrequim resolveria ou amenizaria este inconveniente? Forte abraço!
Obrigado.. Sou apenas um curioso, mas adorei o seu jeito de ensinar. Sou apenas um curioso mesmo. Assistindo para passar o tempo. Mais um inscrito. Parabéns pelos seu trabalho!
██►►olá sou TEOGENIS de Acopiara CE. novo nesse canal brilhante com a vinda da BAJAJ para o Brasil surgi uma duvida na minha cabeça os motores da Bajaj 400 que falam que é uma variação das KTM 390 as bielas são com bronzinas e não com roletes tipo FZ5 CB300F pois a Bajaj fala em dominar o mercado gostaria de um video detalhando os motores Bajaj e se bielas com bronzinas são melhores ou piores de que os com rolamento pois as baixas cilindradas da HONDA E YAMAHA SÃO TODAS BIELAS COM ROLAMENTO. quem esta comprando uma moto Bajaj procura e não tem video falando sobre isso OBRIGADO◄◄██
Tive uma Z300 2015/2016, vendi ela com praticamente 70 mil rodados. A moto nunca viu um oleo diferente do especificado no manual e era sempre trocado antes do recomendado, na casa dos 3 mil km, um outro ponto é que, a quantidade de oleo recomendada no manual não alcaça o nivel maximo no visor do oleo então eu sempre colocava a mais. Por ser um motor muito girador era normal um consumo de oleo mais elevado, então era sempre bom verificar e completar ate a proxima troca. Se cuidar vai longe....
Tive uma ninja 250 com 55mil rodados, sempre respeitando as especificações de óleo e não havia uso severo de óleo, tive problema com o vira dela... Devido o custo alto de comprar um vira novo da Kawasaki ( 3000 reais), mandei meu vira para o maxtork onde fez uma adaptação onde colocava bielas roletada de cg e solucionou meu problema e que se um dia batesse biela era só substituir por outra de cg, fora o custo muito mais acessível e confiável.
eu fico embasbacado com um detalhe, vc põe as animações e explica os tempos de combustão, porém de forma bem lenta, é louco pensar q esses ciclos acontece até 14mil vezes por minuto
Ótimo vídeo ! Tenho versis 30000 km perfeita, porem tem que cuidar do óleo, oleo bom trocado no praxo e nao confie nos 2.2 litros wue a kawazaki recomenda, fica próximo do nível mínimo, se acelerar com vontade pode bsixar e ai adrus bronzina, põe 2.5 litros e sucesso
Bacana o video,mas os resaltos das bronzinas nao tem a função mencionada no video, (deixar elas não rodarem), quem faz isso é a propria interferencia dos casquilhos junto com a rugosidade do alojamento, tanto é que muitos motores nao tem esses resaltos em suas bronzinas, resaltos sao p facilitar o posicionamento das bronzinas nas bielas ou alojamento centrais do bloco, grande abraço, seus videos são otimos.
Muito interessante!! Tenho uma Versys 300, e ja tive uma CB450, e realmente o som é bem diferente, na CB o som é mais gostoso de ouvir, muito bem explicado, gostei. Obrigado pelo video!!
Bom dia, tudo blz , vídeo show de bola , ganhou mais um inscrito, eu tenho uma z 300 Kawasaki com 21500 km , no inicio quando comprei vi alguns vídeos sobre essa questão da bronzina de biela , tenho 43 anos , ando de boa , troco a óleo e filtro conforme manual , consumo de 22 km/l , motorzinho é show de bola .
Trabalhei 4 anos na Kawasaki nunca vi isso acontecer em motos que usam o lubrificante certo e respeitam as trocas e revisões e tinha moto muito rodadas 100 mil km. Eu já vi em oficinas de bairro pessoas colocando Mobil mineral 20w50 motobilpreto colocar água no radiador ficar cortando de giro não respeitar temperatura do motor famoso cupim de moto só tenho pena de quem acaba comprando essas motos depois
@@nilsonlansoaresjunior8811 falo tudo meu amigo o problema não é o projeto e o dono é o mecânico peba que tem aos montes aqui no Brasil tenho uma aqui hoje está com o virabrequim roletado pois peguei ela com o motor batido e foi feito o projeto muito top mudamos até os pistões dela são forjados está muito top moto muito boa
Man... Tenho uma Rocket 3. Por onde passo muita gente para e me pergunta sobre o motor e ficam encantados. Faz um vídeo bacana sobre ela... É uma moto muito exclusiva e empolgante. Nao é todo dia que se vê uma 2500cc por ai.
Vídeo sensacional, nuito esclarecedor!! 👏👏👏😍 Sempre ouvi falar desse suposto problema, quase desisti da compra inclusive na época, mas decidi ignorar os faladores e adquiri há 3 anos atrás uma Versys X 300 tourer, zero, hoje está com 65.000km e nem regular válvulas precisei, só o tensor que estou no 3º kkkk Esse motor é excelente, utilizando o óleo específico (10w40 semissintético API SL e JASO MA2) a cada 3.000km no uso severo (ou seja, no uso no dia a dia) é motor para centenas de milhares de km sem dor de cabeça
Opa mano , fala! Faz um vídeo falando sobre a cf moto 450sr , analisei o motor dela , e ela o baseia nesses motores da Kawasaki, pra ser mais direto , no das 400 , só q mudando a defasagem do virabrequim, de 90° entre os moentes , ou seja com ignições de 270° 1-2 , e 450 2-1 , também havendo a adição de mais um eixo de balanceiros , só q atrás do virabrequim, no meu ponto de vista essas 450 Sr tá com o ronco melhor q os das 180° da Kawasaki kkkkkk , me admirei na moto
Pessoal, link do canal Rotas e Tal:
youtube.com/@Rotasetal?si=42qZ6n5PrlCF3Olt
Olá
Tenho um pedido ao canal
Acabei até de compartilhar um vídeo com o Bill
Perguntando , como pode um motor bicilindrico ter um som de um 4cilindro 🤔
Estou falando da moto que chegará ao Brasil através da empresa shineray
A moto é a Qj motor SRK400
th-cam.com/video/ftcP8eyLS6o/w-d-xo.htmlsi=A_hXmBqRapF38e-s
São vários vídeos com scapes diferentes e dependendo do scap ela fica mais ainda idêntico ao motor de 4 cilindros ... 🤔
Vc poderia explicar isso , como isso é possível ?
Reparei que esse som é somente nesse modelo da marca , as demais de 550cc , 700cc e 800cc não tem esse som .
Já a 600cc tem tbm
Mas acho que o 600cc é um 4 cilindros 🤔
Teria que confirmar.ar essa 600cc 🤔
Obrigado 🙏🏼
@@lgferreira5913 mano é por causa da posição dos cilindros, pode ter 1 , 2 ou 3 cilindros se tiver na posição 360º vai ter um ronco muito parecido com 4 cilindros, se usa muito 600cc porque é bem equilibrado em custo de preço e potencia.
Sou engenheiro mecânico. Mas não trabalho na área de motores. Sua explicação foi perfeita.
Assisti alguns de seus vídeos. São legais, bem desenvolvidos e didáticos. São muito bons para o aprendizado e despertar o interesse na área. Parabéns!
Muito obrigado, fico honrado quando um Engenheiro Mecânico aprova meu vídeos, pois são todos feitos com muitas pesquisas e carinho.
Se vc reparar os problemas são em Z e Ninja, e pq?
Pra mim esta claro. Os donos.
Falta de manutenção adequada, troca de óleo fora do tempo, não trocar filtro, corte de giro, condução feita errada, não esperar a moto esquentar e sair acelerando, ou seja, qualquer um desses fatores ou mais. O da Versys não da esse problema pq quem compra ela não busca "esportividade", conduz a moto de moso mais tranquilo, pq o público é diferente.
@@_davialves_ excelente observação
Nada haver, o motor só é fraco mesmo , se tem 12 mil giros no painel, tem que aguentar os 12 mil giros
R3 nunca vi quebrar , e anda mais
@@vargass6408 É por pessoas como vc que não tem conhecimento nenhum, que é um cupim de ferro, que fala este tipo de besteira. Vai ler o manual da moto ou aprender alguma coisa com um mecanico.
Pensei exatamente nisso...
Eu tive uma z300. Foi a moto com motor mais gostoso que tive. Era liso para andar na cidade e com potência suficiente para andar em qualquer estrada. Era meio gastona, fazia 20 km/L, menos que minha GS 650 que fazia 24 km/L. No entanto, o prazer de sair do pedágio e esticar até 13 mil rpm compensava qualquer deficiência dele.
Menos a deficiência de falta de bronzina quando o motor para irmão, é pessdelo
Falar o que pra Ti... Nem tenho palavras para descrever a sua importancia, com seus vídeos, o quanto esse canal é relevante e de grande importância...
Quero aqui deixar meus parabéns por mais esse trabalho, explicado de uma forma tão técnica e ao mesmo tempo simples, que até os mais leigos no assunto entendem
Obrigado👍😃
Onomatopeia 🤔
Figura de linguagem que tenta reproduzir,por escrito, sons e ruídos de objetos, animais e fenômenos da natureza
Esse canal também é cultura 👏🏼👏🏼👏🏼
Kkkkk
Meu querido não tenha vergonha alguma por trás de um cara apaixonado por mecânica de há um professor nato que tem prazer inenarrável de ensinar! Tenho honra em aprender com você obrigado pela dedicação! Abraços guerreiro!
Opa, sou eu que te agradeço por um comentário desse!
Minha ninja 300 ano 2013, já ultrapassou 131.000 km e está em perfeito estado. São 3 coisas principais para este problema e outros não acontecer : A forma como a moto é utilizada, a Manutenção feita adequadamente, e a Qualidade do oleo e filtro entre outras (velas, filtro de ar e gasolina de qualidade) Sempre respeitei as informações do manual. O motor é extremamente robusto e bem construido, só que nenhum motor é a prova de cupim de ferro. (tirar de giro, empinar, esguelar nas trocas de marchas, etc).
22:54 Seu canal foi o único que conseguiu me fazer entender como o som dos motores funcionam, eu li tanto sobre isso, mas taaaaanto, e não tinha entendido direito.. Eu não lebro qual foi o primeiro video seu que eu vi, mas eu adorei desde a 1ª vez que vi kkk
Obrigado!
Lembrando, é "kaUazaki" kk. Eu falo japonês, não tem V. Com o som do U e do A bem próximos, como se fossem uma unica sílaba.
Abração
Em japonês a pronúncia é "kuasaKÍ", pois a "sílaba tônica" em nomes de marca é sempre a última: honDÁ, suzuKÍ, nisSAN, toyoTA.
@@LeprosuGnome não. Pega qualquer vídeo em japonês falando o nome da marca....
Você está ignorando o "a" depois do "k"
Eu fiz japonês por muitos anos e converso muito bem e falo com muitos japoneses nativos.
Só errei ali colocando o z no lugar do s.
Kawasaki é a junção de 2 palavras, Kawa de rio e saki de próximo.
@@fronteiro incorreto. Não estou falando se o W tem som de V ou U, pois tem som de U mesmo. Estou falando da sílaba tônica, pois você está corrigindo o narrador "com base na língua japonesa", e, com base na língua japonesa, a pronúncia que você sugere continua errada. Digite no Google tradutor qualquer uma das palavras que citei e ouça, ou então, procure você mesmo algum vídeo de nativos pronunciando o nome das marcas.
Tive uma ninja 300, sempre fiz as manutenções corretamente e nunca me deu problemas. Na questão do óleo, colocava 2,4l sem trocar o filtro de óleo e 2,5l trocando o filtro. O que vejo, é o pessoal esquecendo de conferir óleo e moendo as motinhas.
Exatamente, participo de um grupo no facebook de Z300 e sempre que aparece um pedindo dicas pq acabou de adiquirir uma eu ja digo na lata, presta atenção no nivel do oleo! Acho que no manual diz 2,2L e se por isso vai faltar oleo na parte de baixo em alta rotação (e é um motor que praticamente IMPLORA pra subir giro)
@@dosreisjraí tu vê que o motor foi mal projetado, quando tem que por mais óleo que o indicado kkk
Eles retificaram o manual depois para 2,4 lt. tenho uma que busquei semi nova a 04 anos. Peguei com 35 mil km e agora está próximo aos 80 mil km. Rodei muito em viagens com giro alto com garupa a 170 km/h, cidade derretendo no corredor com reduzida e acelero também. A moto é excelente. Se cuidar direitinho dura muito. Troca de óleo sempre fiz de 3 mil km e filtro. Óleo 10w30 Mobil semi. Espero esquentar antes de andar com ela, nem que seja 1 minuto e saio devagar. Tudo e cuidado mano. O desgaste do motor é reação de como tu cuida. Não tem problema tu andar com ela com giro alto e tocar o loko. Desde que tu se a manutenção adequada.
E R3 jamais benga a ninja.
Vídeo sensacional, parabéns meu camarada.
Eu tenho uma teoria sobre esses bicilindricos kawasaki, que abrange os 650 e os 300/400, e esses problemas que acontecem neles, pra mim, é problema de uso/manutenção. Sujeito quer usar a moto no limite, coloca o motul 5000(que por algum motivo a galera acha q é pra rodar 5 mil km) e pelo fato do óleo ser caro, o sujeito quer q ele dure os 5mil km, mas só usa a moto no limite, pulando troca de filtro, sem aquecer o motor, cortando giro, água da torneira no radiador e gasolina da pior qualidade! Tanto nas 250/30/400 quanto nas 650. Manutenção meia boca e uso severo dá nisso, ao menos aqui na minha oficina geralmente eu pego esses casos, inclusive tô com uma er6n travada aqui e pelo estado do óleo e pela água de torneira no radiador já imagino como era usada. Infelizmente é Cultural.
Se for comparar com motos 4 cilindros elas aguentam mais o tranco talvez por aguentar mais giro e por entregar mais potência, aí não "precisa" forçar tanto. Mas é teoria minha baseada em experiência tanto de manutenção quanto de uso e convivência com outros usuários
Tem muita verdade nisso, principalmente o que disse sobre óleo + uso severo e a não troca do óleo, o Murta do Alta RPM troca o óleo a cada trackday com o carro, muitas dessas motos são usadas em situações semelhantes e seguram a troca com óleo inferior por 5 mil km ou mais!
E essa sua er6n? Vai ficar cara?
@@motosetal Poisé, quando eu tinha a ER branca q tem vídeo no meu canal eu sempre usei óleo 100% sintético e sempre troquei em período curto tbm. Já cheguei a rodar mil km só com o óleo pq andei forte. Hj a moto tá com um brother funcionando igual um reloginho.
Essa q tá aqui agora vou mandar o orçamento pro cliente amanhã, tá dando 10 mil e 390 por enquanto kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Foda q ela não dá retifica, tem q trocar bloco, vira, bielas, pistões, bronzinas, td novo e só existe original. Bem caro
Só o bloco passa de 5 mil. E isso pq eu faço o trampo todo aqui, tenho td de retifica então não terceirizo nada. Uma bela facada
Que sorte a minha, um vídeo do Motos & Tal sobre o motor da minha motinha. Show 👍👍👍
Sou seu fã, vc nos apresenta tudo muito explícito, vc tá ainda melhor que o China, eu também sou fã dele, assim igual a ele vc também nos ensina muito, um grande abraço, vc é muito Técnico, parabéns!!
Te desejo muito sucesso.
👏👏👏🙏💖🌹🇧🇷🇮🇱🇵🇹👍
Haha obrigado! Mas tenho que discordar a respeito do China kkk Seria uma imensa honra ter uma aula com ele!!
@@motosetal Mais vc tá muito bem, tô aprendendo muito com vc também, vc é humilde, parabéns!!
😂😂👏👏👏👍⚘🙏
Esses motores são bons, tive uma versys 300, na estrada e uma delícia.
Cara, você é fora da curva, meu irmão é mecânico automotivo, aprendo muito com ele, e vendo você explicando e lembrando dele me explicando é muito show.
Você é muito didático, e detalhe, você é bem jovem e domina o tema.
Muito obrigado pelo excelente vídeo explicativo!
Espero ver um vídeo do motor da F800, que tem uma "biela" como contra peso.
Seria interessante mesmo🤩
Parabéns pelo vídeo aula!
O seu canal é muito, mas muito bom!!
Up
Mentira que se fez o video 🎉🎉🎉🎉🎉 mds eu pedi tanto vlw cara 🥳🥳 vendi minha ninja essa semana e esse problema aconteceu 2 vezes e não aguentava mais, fiz ele roletado e vendi.
Rapaz, eu não achei seu comentário kkkk Sua ninja era qual?
Fiz o meu roletado também, já rodei 1500 km e até agora só alegria
@@46raphael após rolerato o ruído do motor aumentou? Vibração ou algo assim? Sentiu alguma diferença sequer?
@@motosetal depois de roletar, fica com um som alto no motor, é um ruído constante, o mecânico que fez o procedimento (Sérgio da max torque) falou que é típico de motor roletado, e ele informa tb que é obrigatório passar a usar o oleo 20w50 por ser mais viscoso e facilitar a lubrificação dos rolamentos na biela. Tem o canal max torque virabrequim ninja 300, no final do video ele mostra o procedimento que ele fez.
@@motosetal a minha moto era um ninja 300 2015 com 49mil km rodado peguei com 40mil km, amava ela, mas me deu mt dor de cabeça…
Faz um video sobre a KTM Duke 390❤
Ótimo vídeo 🎉
Vídeos caprichados e com muita, muita informação. Mais uma aula de mecanica avançada. Parabéns.
Parabéns e obrigado pelo vídeo! Conteúdo super completo, embasado e explicativo. Que venham muitos outros assim. Grande abraço!
Ja que comentou sobre Kawasaki, vale a pena falar sobre seu câmbio com localização positiva de neutro, a moto só engata segunda em movimento
Não dá pra perder tuas aulas, aprendo muito
pra um motor tao girador eu imaginava um virabrequim bem aliviado...pelo contrario os contrapesos são enorme nesse motor
Em compensação se estiver tudo nas medidas corretas o motor quase não faz vibração principalmente nas altas rotações
A minha z300 tá de boa até hoje depois de 5 meses usando motinha topp
Eu nunca pensei que fosse gostar tanto de um vídeo técnico sobre motor, parabéns pelo o conteúdo, sobre a vergonha, não vi nada de errado, super entendi com os exemplos e os sons emitidos 👏🏻😎
Valeu demais mano!
Esse canal tinha que ter mais inscritos, você é muito didático.
parabéns meu amigo que maravilha sua explicação maravilhosa 😮😮😊
Por isso que desanimei dessas 300 da Kawasaki, os preços dela nem são tão altos e em ficha técnica são excelentes motos, mas como você mesmo citou, tem motos que passam dos 100 mil tem outras que rodam a bronzina com 30mil, qual a segurança ao comprar uma usada? Fico meio que na loteria,e se pega uma dessas e da esse problema para arrumar é metade da moto, esse tipo de problema não acontece com as 400 da Kawasaki ou as 300 da Yamaha, acaba sendo melhor juntar mais um pouco e pegar uma moto que vai dar problema como todas as outras mas quando der não vai te dar tanta dor de cabeça.
É assim, eu confesso que não teria medo nenhum de ter uma delas, só não tenho mesmo por não ser meu estilo de moto
Eu planejando trocar minha CB250f em uma Z300 🤡
@@leofigueiredo7667 Quase igual eu , eu tenho uma Fazer 250 que uso para rodar 42km de uma cidade até outra, e queria uma um pouco mais potente para pequenos passeios no FDS, a ninja 300 se acha aqui por volta de 14mil, eu tava bem tentado até descobrir esse B.O dela , imagina pagar uns 15mil nessa moto e ter de arrumar a parte debaixo do motor por uns 8mil? Sem contar o tempo pra ficar pronto o serviço e toda a questão de peças da Kawasaki , ainda to em dúvida entre a R3/03 e ninja 400/Z400.
Compro sem medo nenhum
Isso aí é Kawasaki, não é CB300 não
Eu sendo proficional nessa área, vc sempre me ajudando nessas aula, me ajuda e muito principalmente nessa area de ponto de ignição. Top vai em frente camarada.
Muito didático. Agora entendi essa parada de virar as bronzinas. Muito bom conhecer esse motor que me trás tanta felicidade.
Seria legal ter falado o motivo do assovio característico desses motores também, seria por conta das engrenagens?
Obrigado pelo conteúdo.
Provavelmente é as engrenagens do balanceiro, a corrente de comando é um assobio, mas lembra mais um chiado
@@motosetal Top, os motores 250 e 300cc deles tem esse assovio característico, acho muito legal. Obrigado pela explicação.
Top o video..esses motores são muito confiáveis na minha opinião...cupim de ferro sempre vai conseguir estragar pode ser motor todo de titânio..então sempre existirão esses casos de quebra prematura
Como mecânico eu entendo que há uma reunião de condições para chegar ao ponto de rodar a bronzina nesse motor: óleo velho, alto giro, alta temperatura e pouco óleo. Provavelmente esse motor não tolera essas condições reunidas.
Que aula show de bola. 👏🏻👏🏻
Um ponto interessante desse motor é que no manual é recomendado colocar 2,2l de óleo com a troca do filtro, no entanto esse seria a quantidade mínima para esse motor operar, qualquer variação para baixo já coloca em risco o motor, utilize o limite máximo de óleo do motor que é 2,4l com a troca do filtro.
Cara, como esses manuais são redigidos de forma errada...A tampa do porta-malas da Captiva do meu pai estava com problema ao abrir. Nós achamos que era o fusível (não era, era apenas um mau contato mesmo) então peguei o manual para ver qual é. No manual dizia que o fusível deveria ser de 10A, mas ao tirar tampa vi o esqueminha gravado na própria tempo indicando de que o fusível deveria ter 20A...Vai entender?
LUXO de canal, assisto e curto todos seus vídeos.
acho que um dos pontos que ajuda p essa deficiência de óleo seja o painel, o painel da Ninja e da Z não tem um indicador de nível de óleo, só a luz, a versys já dispõe desse painel completo, como qualquer baixa de óleo pode acabar dando algum problema, na versys é mais fácil de estar identificando, na Ninja e na Z vc fica rendido, pode acusar a baixa só depois de já ter baixado e aí já é tarde
É isso aí amigo perfeita explicação pena que a grande maioria não vê esses tipos de vídeos pois prefere vídeos inúteis e curtos e não buscam o conhecimento e a única coisa que querem saber é entretenimento então quanto mais inútil for o vídeo melhor, tipo assim!!! Puxei no grau cortei o giro no túnel ou então esse tipo estou abalando na porta do colégio com a tal da XJ kkk. É só para constar o que você falou dos outros vídeos eu já sabia e também já assisti os outros vídeos assim que começou abraço parabéns pelo canal, pois o conhecimento e a informação é sempre útil eu mesmo não sabia desse problema de virar as bronzinas . E os efeitos sonoros então amigo tá perfeito melhor que isso é só pegar um cinema com a mina abraço
Que incrível explicação. Parabéns cara.
A versys não apresenta o problema pois raramente é usada ao extremo como ninja e z
Pessoal esquece de olhar nível de óleo para andar chutado (vide manual)
Exatamente, tive a Versys 300 durante 3 anos, participo dos grupos nas redes sociais, e nunca vi nenhum caso desse problema na versys
Até porque quase não existe versys, então os relatos de problemas são raríssimos, na minha cidade tem várias ninja, mas nunca vi uma vervys na minha vida
@@plantarfazbem não vende tanto devido a proposta de 300cc premium
Por onde eu ando eu vejo, mas claro, se vê mais das outras, só nunca vi em oficina, já XRE e demais se vê aos montes
A verdade é que tem muitos por aí que querem ter a moto mas não sabem dar manutenção. Esse motor precisa de troca de óleo a cada 3k kms ou 6 meses, se o seu uso for severo isso cai considerávelmente.
As explicações ficaram bisonhas mas fácil de entender! 😂 Tenho a versys 650 e a Z900. O ronco é muito diferente.👍 Abraço.🙏
O manual das primeiras ninja mandava colocar 2,2l de oleo, não sei se falou no video, mas o ideal é 2,4 a 2,5.
2,2 ja fica no minimo do minimo, por isso muita gente estragou a moto.
Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.
Vc tem dois grandes dons, o de mecânica eo de professor, sua DIDÁTICA é perfeita
Como sempre..., mais uma vídeo sensacional e cheio de expertise no assunto. Parabéns pela competência e obrigado por dividir conhecimento.
Super abraço, meu irmão... que Deus esteja sempre com vocês...
Eu que agradeço!!
Se quiser fazer uma parte 2 desse video, fale sobre a serviço da maxtorque para recuperar esses virabrequins.
Parabéns amigo... que aula maravilhosa, bem explicada e detalhada... nem tenho interesse em comprar kawasaki, só assisti até o final pela ótima aula de mecânica...
Parabéns, nunca vi um vídeo do gênero, tão ... Bem ... Feito ...
Continue assim, quem é inscrito se acalma e curte !!
Top, vou saber como funciona essa maravilha de motor.
O video ficou ótimo. Seria bem legal também ver como que é feito o balanceamento dos motores em geral . Tipo, 360° bi-cilindricos, 270.. como os balançeiros atuam, distribuição de peso do virarabrequim e os cálculos envolvidos nisso. Epa! Já está ficando muito complexo.😅
Siempre está bueno ilustrar las explicaciones como tú lo haces aunque yo lo sepa me gusta ver cómo lo explica otro y como lo ilustrar está muy bueno la ilustración con las luces led y el sonido eso está muy bueno osea el generador de frecuencias
Mais um video fantástico
Show de bola a sonoplastia
Valeu a pena cada minuto desse vídeo, muito conteúdo, de fácil assimilação.
Que baita aula 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Vídeo de qualidade e bastante denso.
Olá! Tenho uma Shineray custom 250 ano 2010. Antes que alguém diga que isso não é moto, eu digo que ela está hoje com 173 mil km sem mexer no motor. Tenho ela desde zero e somente eu que mexo nela. Faço viagens longas e adoro essa moto porém um detalhe me incomoda muito que é a vibração excessiva do motor, o qual é bi cilíndrico com a exata configuração de queima das CBs 400/450. Um simples balanceamento de virabrequim resolveria ou amenizaria este inconveniente? Forte abraço!
Excelente vídeo! Meu bom, poderia fazer um vídeo sobre a FZ6?
Sim, mas eu cheguei a citar esse motor, pois ele foi base para o motor da beneli 302 que virou o motor da harley x350
A explicasao do tututu foi top perfeito viajei no final do tututu kkk
Kkkkkkk
Obrigado.. Sou apenas um curioso, mas adorei o seu jeito de ensinar. Sou apenas um curioso mesmo. Assistindo para passar o tempo. Mais um inscrito. Parabéns pelos seu trabalho!
Top ! Principalmente efeitos sonoros meu brother ! 😎😎
Kkk se viu só Lucas kkk ja to bom pra ter moto elétrica, é só escolher o som do motor e sair cantando por ai
@@motosetal Exatamente Brother KKKKKK
Já dá para simular um W16 crossplanne
Se puder, fica como sugestão um vídeo sobre o sistema de biela variável da BMW. Vi por acaso esses dias e achei daora o conceito. Tks.
Eu vi essa tecnologia kkk onde vamos parar? Mas é interessante demais
@@motosetal engenharia sempre nos surpreendendo.
Mais um excelente vídeo 🤙👋
Canal top to conhecendo agora, pois estou fazendo várias pesquisas, quero adquirir uma ninja 300 mas sempre escutei esse problema dele no virabrequim.
muito bom teu trabalho, e nao te preucupa com a linguagem . Quanto mais simples melhor pra todos.
Fascinante o funcionamento de um motor à combustão seja de moto ou carro.
Os Nutela apostando em elétrico 😂😂
Show, ótima explicação. + 1 inscrito !!
Primeira vez aqui, exclareceu muita coisa que eu nao sabia, parabéns!!!
mais uma aula sensacional! vlw demais.
██►►olá sou TEOGENIS de Acopiara CE. novo nesse canal brilhante com a vinda da BAJAJ para o Brasil surgi uma duvida na minha cabeça os motores da Bajaj 400 que falam que é uma variação das KTM 390 as bielas são com bronzinas e não com roletes tipo FZ5 CB300F pois a Bajaj fala em dominar o mercado gostaria de um video detalhando os motores Bajaj e se bielas com bronzinas são melhores ou piores de que os com rolamento pois as baixas cilindradas da HONDA E YAMAHA SÃO TODAS BIELAS COM ROLAMENTO. quem esta comprando uma moto Bajaj procura e não tem video falando sobre isso OBRIGADO◄◄██
Motos & tal fala do motor Twin 650 da Royal, como um moto Super quadrado que deveria ter característica giradora é torcudo é bom de baixa????
Mateus, foi você que pediu em 2 chats ao vivo pra falar sobre ele?
Tive uma Z300 2015/2016, vendi ela com praticamente 70 mil rodados.
A moto nunca viu um oleo diferente do especificado no manual e era sempre trocado antes do recomendado, na casa dos 3 mil km, um outro ponto é que, a quantidade de oleo recomendada no manual não alcaça o nivel maximo no visor do oleo então eu sempre colocava a mais.
Por ser um motor muito girador era normal um consumo de oleo mais elevado, então era sempre bom verificar e completar ate a proxima troca.
Se cuidar vai longe....
Tive uma ninja 250 com 55mil rodados, sempre respeitando as especificações de óleo e não havia uso severo de óleo, tive problema com o vira dela... Devido o custo alto de comprar um vira novo da Kawasaki ( 3000 reais), mandei meu vira para o maxtork onde fez uma adaptação onde colocava bielas roletada de cg e solucionou meu problema e que se um dia batesse biela era só substituir por outra de cg, fora o custo muito mais acessível e confiável.
eu fico embasbacado com um detalhe, vc põe as animações e explica os tempos de combustão, porém de forma bem lenta, é louco pensar q esses ciclos acontece até 14mil vezes por minuto
E 233 vezes por segundo!
Parabéns pela didática. Show de aula.
Vou deixar um vídeo pra galera ver uns dos principais motivos de acontecer isso na Kawasaki ninja 300
Eu tenho uma 2023
Ótimo vídeo ! Tenho versis 30000 km perfeita, porem tem que cuidar do óleo, oleo bom trocado no praxo e nao confie nos 2.2 litros wue a kawazaki recomenda, fica próximo do nível mínimo, se acelerar com vontade pode bsixar e ai adrus bronzina, põe 2.5 litros e sucesso
Bacana o video,mas os resaltos das bronzinas nao tem a função mencionada no video, (deixar elas não rodarem), quem faz isso é a propria interferencia dos casquilhos junto com a rugosidade do alojamento, tanto é que muitos motores nao tem esses resaltos em suas bronzinas, resaltos sao p facilitar o posicionamento das bronzinas nas bielas ou alojamento centrais do bloco, grande abraço, seus videos são otimos.
CARA... VC É UM SUPER ESPECIALISTA
Que aula meu amigo , além de conteúdo uma bela edição, tenho um canal no TH-cam e sei o trabalho que isso dá, meus parabéns!!!!
Muito interessante!! Tenho uma Versys 300, e ja tive uma CB450, e realmente o som é bem diferente, na CB o som é mais gostoso de ouvir, muito bem explicado, gostei. Obrigado pelo video!!
Excelente trabalho, parabéns!
Poderia fazer vídeos das Ninjas 400, 2 e 4 cilindros !
Bom dia, tudo blz , vídeo show de bola , ganhou mais um inscrito, eu tenho uma z 300 Kawasaki com 21500 km , no inicio quando comprei vi alguns vídeos sobre essa questão da bronzina de biela , tenho 43 anos , ando de boa , troco a óleo e filtro conforme manual , consumo de 22 km/l , motorzinho é show de bola .
Trabalhei 4 anos na Kawasaki nunca vi isso acontecer em motos que usam o lubrificante certo e respeitam as trocas e revisões e tinha moto muito rodadas 100 mil km. Eu já vi em oficinas de bairro pessoas colocando Mobil mineral 20w50 motobilpreto colocar água no radiador ficar cortando de giro não respeitar temperatura do motor famoso cupim de moto só tenho pena de quem acaba comprando essas motos depois
@@nilsonlansoaresjunior8811 falo tudo meu amigo o problema não é o projeto e o dono é o mecânico peba que tem aos montes aqui no Brasil tenho uma aqui hoje está com o virabrequim roletado pois peguei ela com o motor batido e foi feito o projeto muito top mudamos até os pistões dela são forjados está muito top moto muito boa
Man... Tenho uma Rocket 3. Por onde passo muita gente para e me pergunta sobre o motor e ficam encantados. Faz um vídeo bacana sobre ela... É uma moto muito exclusiva e empolgante. Nao é todo dia que se vê uma 2500cc por ai.
Tenho umas versys, foi muito bom assistir isso.
Excelente video!!!!! Parabens!!!!
Esse caso d aumento d comprimento de Pistao ocorreu na Eliminator. 400cc no Japao e 451cc no restante do mundo.
Eu tenho a z300, muito econômica, anda muito também, vídeo top 👏🏻
Vídeo sensacional, nuito esclarecedor!! 👏👏👏😍 Sempre ouvi falar desse suposto problema, quase desisti da compra inclusive na época, mas decidi ignorar os faladores e adquiri há 3 anos atrás uma Versys X 300 tourer, zero, hoje está com 65.000km e nem regular válvulas precisei, só o tensor que estou no 3º kkkk Esse motor é excelente, utilizando o óleo específico (10w40 semissintético API SL e JASO MA2) a cada 3.000km no uso severo (ou seja, no uso no dia a dia) é motor para centenas de milhares de km sem dor de cabeça
Eu gosto de ouvir novamente a explicação em todo vídeo pq é um conteúdo denso, aí quanto mais eu escutar mais vou aprender.
Explicação incrível! Parabéns 👏🏻👏🏻
Show de bola brother, obrigado pela aula !
Você ensina muito bem cara
Opa mano , fala! Faz um vídeo falando sobre a cf moto 450sr , analisei o motor dela , e ela o baseia nesses motores da Kawasaki, pra ser mais direto , no das 400 , só q mudando a defasagem do virabrequim, de 90° entre os moentes , ou seja com ignições de 270° 1-2 , e 450 2-1 , também havendo a adição de mais um eixo de balanceiros , só q atrás do virabrequim, no meu ponto de vista essas 450 Sr tá com o ronco melhor q os das 180° da Kawasaki kkkkkk , me admirei na moto
Difícil ver um conteúdo tão bom, completo e explicativo! Muito obrigado!!
Já estou seguindo!! 👏👏👏🏍️🏍️
Parabens pelos detalhes de explicacao...excelente. ....e eu vou de Versys 300 sem medo.
Explicação simples e direta, parabéns pelo seu vídeo perfeito !
Prabens pelo video hein
Parabéns, gostaria de saber se existe diferença entre os motores 500 da Honda. X, F ,R....
O melhor canal sobre mecânica de motos ,top,parabéns 👏🏻
Mais um video maravilhoso. Sempre escuto as explicações tecnicas, sempre aprendo mais
Amei a explicação, muito completa❤