Ja disse e vou repetir: Esse é o canal mais importante do TH-cam, ele tem que ser impulsionado, investir um dinheiro no impulsionamento, fazer videos com mais frequência (como ta sendo feito). Fazer crescer esse canal ... URGENTE
@@lucasdacruz3521 na vdd eu tava falando que o proprio Gustavo e o PSTU deveriam faze-lo. O Gustavo é muito atarefado, quando ele puder se dedicar exclusivamente ao canal vai ser muito bom.
@@mateustranquilao Acredito que isso talvez não ocorra tão cedo, com base nos planos dele. Talvez o maior "obstáculo" de ele se dedicar ao canal seja a sua atividade acadêmica. Não existe conhecimento sem esforço, e para ele produzir, por exemplo, a tese que está realizando, demanda muito trabalho. Mas, a principal premissa que destaco para crer que ele não vá se dedicar "tanto" ao canal (comparado ao que já se dedica), é que, nos planos dele, está tese de doutorado vire o segundo volume do seu livro, após mais alguns meses ou anos de lapidação e, além disso, sua pretensão em construir um terceiro volume: Marx e a Política, o que provavelmente também levará alguns anos, e engaje esse projeto em um pós-doc. Também compartilho da ideia de que mais dedicação ao canal trará muitos bons frutos, mas talvez nosso papel, enquanto inscrito e admiradores do conteúdo, no final das contas seja mais importante, i.e., compartilhar e divulgar o canal, sem vergonha e sem medo de sofrer humilhação. E esperar que a classe trabalhadora tenha desejo de se envolver mais com a política, pois muita gente (pelo menos do meu ciclo) bota o individualismo e suas necessidades imediatas (trabalho, família, lazer, etc.) a frente, não tendo vontade de se envolver de forma ativa com essas questões, de modo que isso tome o pouco tempo eles tem.
Sugestão de temas para vídeos: - Desenvolvimento do capitalismo no Brasil - Análise da intentona comunista de 1934 - Continuação da série de mortes do capitalismo - Análise do empreendedorismo como nova forma do capital ("neoliberalismo") - Comentários sobre Gramsci em relação a sua produção intelectual - Continuação do curso do capital - Fazer uma série falando de outros textos de Marx como Salário, Preço e Lucro - Série comentando sobre a situação da classe trabalhadora brasileira e como organizá-la considerando o cenário social - Mais reacts de "marxistas-lenistas"
Vc precisa urgente rever seus engajamento nas redes. Tiktok, cortes, Twitter... Vc é mt bom. Vcs da esquerda, João Carvalho, Ian, História cabeluda e vc, ensinam d+, até na divergência de ambos no conteúdo é uma delícia de referência e estudos.
Gustavo, você falou uma vez que aceitava sugestões de vídeos pra react do esgoto e eu achei um: "As Eleições do Fim do Mundo | Análise do documentário"do canal PHVox. Coloca a partir de uns 1:30:00 mas com cuidado pra não ter uma síncope.
Caro Gustavo, gostaria de parabenizá-lo pela alta qualidade de informação do canal ! Uma questão interessante vem à tona referente à Rosa Luxemburgo, pois ela diz no livro A Acumulação do Capital: “Marx foi o primeiro a levantar C ["letra cê"], o capital constante, teoricamente como categoria de importância fundamental. Mas o próprio Smith, que trabalhava apenas com duas categorias de capital - o circulante e o fixo -, transformava o capital fixo efetiva e despercebidamente em capital constante” (SP: Nova Cultural, 1985, p. 37). Se possível sanar esta dúvida: como Adam Smith confundia o capital circulante e o fixo com o capital constante em seu pensamento ?
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
Acredito que o conservadorismo é interessante, visto que em uma sociedade possuem núcleos de sua identidade e expressão. De fato, a interpretação desses valores sofrem alteração, mas a essência continua. Esses valores são transmitidos pela música, ritos, religião, arte e etc... Nós Cristãos por exemplo, Temos valores (Pai nosso, Sermão do Monte, Parábolas de Cristo, amor ao próximo, amor a Deus, perdão, misericórdia e etc) e o expressamos através dos ritos (cantos, sacramentos, rezas, prática de vida, arte, teologia, filosofia etc). Naturalmente a interpretação desses valores se altera, sem alterar o núcleo, a essência do que somos. Abolir o núcleo do que define uma civilização não vejo como saudável. Ela se implode. Por isso sou conservador nos costumes. Contudo, economicamente não posso ser liberal...o cristianismo desde os primórdios se aproximavam muito do que seria chamado de Comunismo hoje. Abraços
Como não muda? Por acaso a sociedade ocidental sempre foi caucada nesses valores! E as sociedade greco-romena antiga? Por acaso esse valores não passou a existir quando houve uma mudança de estrutura de sociedade, sob um novo sistema religiosos e econômico destruindo os antigos? Então me explique por que não pode ocorrer de novo? Essa ideia so possui sustentação lógica, sobre as bases de premissas metafísicas, por que de uma concepção social e histórico isso não tem sentido.
As relações sócias são baseadas em critérios materiais inseridos na estruturas de poder, não em criterios moralistas. Valores quando não compreendidos na sua dinâmica e implicações, dentro das estruturas de poder que regem a sociedades, são meros formalismos sócias
E se concentra em lugares em q se predominam os regimes autocráticos...td nas mãos d um indivíduo exterior ao mundo material segundo a tradição materialista dos trabalhadores manuais. N existe o Brasil,..mas a Terra mutável em si segundo os processos naturais e orgânicos dos corpos carnais e materiais,..e o Capital é uma abstração simbólica do ser social,...ou seja,..uma representação identitária d acordo cm as características externas do ser real. Os magnatas[o baronato] imaterialista projeta realidades simuladas pra induzir a população à possessão social,..no sentido d coagir a consciência d classe,..e aí,arrefecer o ânimo entre os classistas anti-modernos e pós-modernos,..ou seja,entre as classes latifundiária e empresária.
Neoconservadorismo é apenas um neologismo para fazer frente à nova esquerda identitária norte americana. Na prática são apenas instrumentos estrategicamente criados para desviar o foco de outras questões de fundo e sustentar o liberalismo.
que aula, apesar de tudo (sobre uma tal rixa por ser trotskysta) gostaria de ver um video colaboraçao com vc e o tio joao (o maoísta mais carismatico do yt)
17:48 Gustavo, poderia ter citado o "18 de Brumário" e a união dos bourbonistas feudalistas latifundiários e os orleanistas industriais citadinos, apesar de todas as diferenças gritantes, na figura de Luís Bonaparte.
Gustavo, tu em algum momento planeja em comentar sobre a Doutrina Social da Igreja ? Gostaria de ver como uma argumentação marxista tentaria responder os princípios atrelados na Justiça Social Católica.
O tema realmente é Interessante. A diferença fundamental é que a doutrina social da igreja é baseada nos evangelhos e nos dois mandamentos fundamentais destacados por Cristo, em especial o segundo: a caridade, o amor em Cristo. Já o marxismo parte de um princípio materialista ou imanentista, baseado em justiça social ou igualdade entre os indivíduos, enquanto agentes do processo histórico. O essencial é a dicotomia entre o imanentismo (material, econômico) versus o transcendentalismo (imaterial, espiritual).
@@milton52993 Sim sim. Porém eu realmente gostaria de ver como um marxista responderia aos princípios da DSI e a política social católica. Mas eu até tenho um livro aqui que analisa as encíclicas sociais do ponto de vista Marxista, só que ainda não li.
@@andyisdead Acho que é um papo que foge um pouco do conteúdo do canal, porém sim, seria bem interessante ver um marxista falando sobre usura. E talvez quem saiba, comparando as críticas que o Marx faz a Usura com as críticas que os principalmente escolásticos faziam
Gustavo, eu lembro que existe uma passagem em um dos prefácios do livro 1 do Capital da Boitempo (não vou lembrar qual deles) onde é dito que Marx considerava a possibilidade de uma "revolução pacífica", ou seja, pelo voto, em países de longa tradição democrática. Vi essa questão sendo reafirmada no livro A Revolução Chilena de Peter Winn publicado pela UNESP. A minha questão é: Marx considerou essa possibilidade em sua obra ou é uma interpretação distorcida? E mais uma vez parabéns por outro excelente vídeo, Gustavo. Esse canal contribui demais pra uma discussão séria sobre marxismo!
Gustavo, pq o PSTU tem tanta pouca presença nas redes sociais? O PCB e UP é mt mais ativa e por isso está crescendo, vcs n deveriam fzr o msm pra n ficar atrás?
@@MatheusFernandes-xf4zm estou falando da soberana, o pcb tá crescendo por causa dela (obviamente eles n estão crescendo exponencialmente, mas o alcance de seus quadros estão relativamente maiores) Minha questão é: o pstu TEM q focar em redes sociais para aumentar o alcance caso o contrário n vão crescer
Gustavo, numa parte do vídeo tu cita o fato dos conservadores brasileiros serem a favor da abertura de capitais para os eua mas não com a China. Além do puro racismo, vira-latismo e anti-comunismo; teria alguma razão "material" para isso?
A dicotomia que eles colocam "conservador nos costumes e liberal na economia" é na verdade uma forma de tentar separar o comportamento pessoal das regras jurídicas e sociais amparadas pelo Estado, o que comumente resulta em exclusão de minorias e insurgências ao atual quadro social.
Penso o contrário, o "resto do mundo" influencia essa eleição. Concordo sobre o elogio feito ao Gustavo pelo seu conhecimento. Mas pergunto: o que você define como "bolha"? Seria um grupo de indivíduos interessados em um assunto em comum? Se sim, sou um verdadeiro pote de sabão em pó diluído em água, pois estou inserido nas mais diversas "bolhas".
O fato de ideias que representam o espectro conservador se modifiquem com o tempo, não traz motivo pra dizer que eles são fundamentalmente equivocados, até porque, quando se trata de conservadorismo, o conceito não está dizendo que é preciso manter, deixar as coisas estáticas no tempo (apesar de alguns quererem isso kkkk). Parece que na sua fala, os conservadores querem manter as coisas estáticas, e isso não é a proposta do conservadorismo. O que percebo dentro da ideologia, é que ela se preocupa com as mudanças ao longo do tempo, com o corte abrupto com os links do passado. Eu vejo o conservador como aquele que na mola dos movimentos históricos do tempo, vai ser o que vai puxar um pouco ela pra trás na busca de encontrar o ponto de equilíbrio, não porque ele quer que ela volta e fique atrás (esses são os reacionários kkk), mas que seja o contrapeso pra encontrar o estado de repouso. Pelo que vejo, fundamentalmente, esse valor se mantém, apesar de conservadores ao passar do tempo mudarem seus ideais. Apesar de eu não ser um conservador e me considerar um progressista, entendo a importância do outro espectro e discordo que ele seja fundamentalmente falho.
Ele não entende nada de idade media, então nem daria em nada... Alem disso, a convidada aí também não, pq não reagir ao Marcelo Andrade, judeu baruch, orlando fedeli ou até o Olavo sobre tal tema? Pra q refutar os fracos?
A lógica do conservadorismo liberal no Brasil não é se apoiar nos conceitos históricos, mas sim apelar para a pauta de costumes para pastorear incautos em diração à perda de direitos.
Mas a questão principal em discussão no Brasil é justamente a pauta de costumes. Essa é a pauta da esquerda e da direita, se é que podemos chamar os segmentos em disputa pelo poder nesses termos. E o tema faz parte justamente dos "direitos individuais", previstos na CF. A perda não se dá nessa esfera e sim no âmbito econômico e social .
Gustavo, Parabéns pelo vídeo, esclarecedor. Pergunta: podemos considerar o neoliberalismo como um movimento que Marx dizia sobre financeirização / financialização do capital? Pois parece que o neoliberalismo é uma conveniência de aparato estatal para ajudar o capital a desapropriar o próprio Estado. Não acredito em coincidência deste discurso conservador ressurgir na cultura neoliberal, pois parece bem coeso a este movimento de especulação atualmente, para desarticular políticas de redistribuição. ✌ Obrigado
Sim, nem todo conservador é liberal...maior exemplo disso foi o Dr. Enéas, um ultra nacionalista que foi conservador e defensor ferrenho da intervenção Estatal na economia. Ser conservador nos costumes acontecem em diversos espectros políticos.
@@imperador-de-jade806 Faz sentido com certeza. Acabei de citar um exemplo concreto. Segue a definição de costume: Costumes são ações tidas como regras sociais a partir do repetitivo processo de suas práticas. Assim, por serem prolongadamente executadas, transformam-se em obrigações sob o ponto de vista de determinada sociedade. Neste sentido, o brasileiro que por sua maioria é religioso adota posições conservadores nas ações costumeiras e relação social. Conservador é aquele que vê com maus olhos as mudanças abruptas e mudanças não testadas. O brasileiro é conservador nos costumes... não aceita uma mudança brusca na sua maneira de ser.
@@robertocaetano4945 Essas obrigações sócias, são só válidas como justificativa para oprimir grupos marginalizados e indesejáveis a sociedade, pois as classes dominantes não as cumprem nem precisam. Mesmo as obrigações com as grandes mudanças científicas, econômicas e políticas também mudam Não importa se o povo é contra ou não, as transformações sociais ocorrem de qualquer forma, pois são frutos de cuasalidades históricas que nao estão ao controle humano, ao ponto da propia populacoa em geral nem perceber e esqueceram esse hábitos a longo do tempo.
Vietnã deu certo,..as entidades estatais seguem a orientação didático-pedagógica do Instituto índico-asiático! É Estado descristianizado por completo!!!..os vietcongues perceberam q a doutrina social da Igreja é anti-científica em sua essência. Coréia,...tem-se essa faxada d “tolerante”,..em Cuba,..há resquícios d elementos cristãos,..eu acho..
Ótimo conteúdo. Mas como podemos traçar este conhecimento com o caracter conservador da classe trabalhadora que resiste ao avanço do capitalismo? E como tb não confundir o progresso real com o progresso da eficiência da exploração pelo capital? Estas categorias, conservador e progressista são categorias marxistas?
Se não me engano, há uma carta de Engels para Marx em que o primeiro diz ser criticado pelo pai por qualquer coisa que ocorresse no parlamento inglês, porque seu pai associava revolução a liberalismo, então, se Engels era revolucionário, devia concordar com o liberalismo inglês.
Seria interessante fazer um vídeo sobre a transição de pensamento da plutocracia brasileira, que apoiava o governo Lula e até aceitava um projeto social-democrata/desenvolvimentista, com muitas críticas, mas aceitava - a mesma plutocracia que, a partir de 2013, entra numa alucinação progressiva de liberal-conservadorismo até se casar com o Bolsonaro.
Gostaria de ver você fazer uma análise do curso História da Revolução Francesa do professor Omar Mansour. São 12 aulas e está gratuitamente disponível no youtube. Ele é tradicionalista católico e condena o liberalismo sendo coerente com a doutrina da Igreja.
Nos EUA e na Europa, os conservadores não são tão liberais assim, Gustavo. Ver a Le Pen por exemplo. Nem o Trump que queria ressuscitar o Rust Belt, lembrar da "Guerra Comercial"! Imagino que o conservadorismo, na verdade o fascismo, radicaliza aquilo que o capitalismo é num dado local: nos países centrais, capitalismo de Estado imperialista. Nos países periféricos, o ultraliberalismo.
Acredito q o fascismo se adequa às demandas da burguesia local. Mas tb ha uma apropriação de pautas "trabalhistas" pra ganhar popularidade na classe proletária. Bolsonaro fez isso com auxílio Brasil q sempre criticou, entregando terras pra sem terras, etc
Gustavo... Teria como comentar a proposta de Desindexação do salário mínimo que o Guedes quer implementar, como o país ficaria após uma política econômica dessas. Sei que não é exatamente o foco do canal, mas é um tema importante. A economia precisa voltar a ser uma pauta de esquerda
Gustavo, parabéns pelo canal. Obrigado pelo conteúdo. Porém, um contraponto: sua tese trata do conservadorismo versus liberalismo principalmente no âmbito anglo-saxão e na ótica econômica. Sobre isso, eu concordo com a sua análise. Porém, o fenômeno observado no Brasil se dá no campo dos costumes, da moral, do conservadorismo de base portuguesa. O viés não é econômico. São os costumes. Não se discutem questões econômicas atualmente na política. São discutidas questões relativas aos direitos individuais. No campo econômico não há discussão. O liberalismo é a realidade. E isso é um fato, independentemente do grupo político que disputa o poder no Brasil nessa eleição presidencial. Uma dica: qual era o partido do vice presidente do Lula em 2002?
Posso fazer uma pergunta, professor? Bem, já que o tema do vídeo é o fato de conservadores virarem liberais, então você está falando como se a mesmas pessoas tivessem se transformado em outra coisa, mas não é assim, se esse processo ocorreu com alguns anos em termos de história, o que estamos falando é de pessoas diferentes, que sim, pertencem as mesmas classes, defendendo coisas diferentes, ou seja, a grosso modo pode ser o caso de um pai conservador tendo um filho liberal, não houve transformação dentro de nenhum indivíduo, houve uma pessoa diferente, da mesma classe, pensando que algo diferente do que seu pai pensava é o melhor para si. Resumindo, não me parece justo abrir um tema e dizer que uma coisa se transformou em outra.
Gustavo, poderia fazer um react do vídeo abaixo, analisando os pontos sobre marxismo citados no vídeo? Irá rebater muitos argumentos! th-cam.com/video/F3XTCpA-RLs/w-d-xo.html
Na sua forma de organização social econômica são. O que que muda o capital chines pro americano? Nada! Com exceção de determinada especificidades que existem em qualquer processo histórico, o seus fundamentos são iguais.
Os dois são imperialistas e precisamos ser conservadores e preservar o nosso país contra esses sugadores, e eliminar esses banqueiros vagabundos que escravizam o mundo
Gustavo, vc confunde a etimologia da palavra "conservador" com a teoria conservadora. Resumindo o conservadorismo é uma teoria de não teoria. Nada a ver com sua retórica sofista. Inclusive menciona um autor que não é considerado conservador. Seguidores do Gustavo, tomem cuidado com a realidade paralela que este senhor apresenta. Ele não elucida apenas cega.
Conservadorismo é uma confabulação quanto à sua própria história. Na me medida em que pregam “ceticismo social”, preferência do conhecido ante ao desconhecido, desconfiança de qualquer ruptura abruta com o que legado de até então, reconhecimento quanto ao fato de as instituições herdades serem acúmulos de experiência social, e todas essas formulações que pode parecer fazer sentido, então, sim, o conservadorismo incorporar elementos revolucionários refuta a si próprio. Ainda mais quando o conservadorismo é apresentado como coerente ao longo do tempo, tradicional, por assim dizer. Não é. Amanhã ele pode assimilar sua antítese de hoje, e aí transformar essa assimilação como algo inerente ao conservadorismo desde sempre. No final, eles são a-históricos.
Cara tive que parar de assistir assim que vc falou que "o conservadorismo se auto refuta". Essa jogo retórico é dos mais velhos e mais manjados da história, e é naturalmente abordado por qualquer estudo de conservadorismo logo no primeiro momento. Entendo que há vários conservadores ignorantes e contraditórios no brasil, mas é no mínimo tolo e infantil acreditar que na história da humanidade, no mundo todo, não há nenhum defensor desse corpo ideológico inteligente o suficiente para já não ter previsto essa colocação. Eu não sou conservador, e até eu dou mais crédito ao conservadorismo do que vc foi capaz aqui. Sem simplismos por favor. Qualquer conservador sério reconhecerá que a mudança e a evolução são necessários, mas apenas requerem extrema cautela pois há mais variáveis e interdependências nas formas de organização social e hábitos culturais do que somos capazes de prever. Está aí, em uma frase teu carvãozinho refutado. Isso é papo de 5a série abiguinho....
Fique ligado no canal que ele disse que irá soltar um vídeo refutando essa ideia de “cautela” e “ceticismo” do conservadorismo. O conservadorismo de nada tem esse “ceticismo” que tanto se vangloria. Se você tivesse terminado de assistir (isso sim é uma atitude infantil), saberia a o que o Gustavo se refere quando diz que esse ideologia é contraditória.
@@r_y_a_n. bom ponto. Vou ver o video ateh o final em outro momento. E entendo q existem conservadores simplorios e que se encaixam perfeitamente na figura q está sendo pintada. Principalmente no brasil, que tem uma tendencia de manidestar as versoes mais reducionistas de toda filosofia e ideologia. Mas eh importante nao cair na briga com o espantalho. Nao eh porque a maioria do exemplares de uma ideologia manifestam as expressoes mais toscas dela, que a ideologia nao tenha merito qualquer. Falacias equivalentes podem ser igualmente construidas contra o socialismo ou seja lá o que, tomando os exemplos mais extremistas e patologicos como representacoes completas de seu todo. Mas obrigado pelo contra ponto. Te dou razao.
Boa tarde Gustavo Machado,maxcismo
Salve Gustavo, comentario do engajamento
Hj o melhor canal do TH-cam é do Gustavo Machado, a verdade é essa.
Ja disse e vou repetir: Esse é o canal mais importante do TH-cam, ele tem que ser impulsionado, investir um dinheiro no impulsionamento, fazer videos com mais frequência (como ta sendo feito). Fazer crescer esse canal ... URGENTE
@@lucasdacruz3521 na vdd eu tava falando que o proprio Gustavo e o PSTU deveriam faze-lo. O Gustavo é muito atarefado, quando ele puder se dedicar exclusivamente ao canal vai ser muito bom.
@@mateustranquilao Acredito que isso talvez não ocorra tão cedo, com base nos planos dele. Talvez o maior "obstáculo" de ele se dedicar ao canal seja a sua atividade acadêmica. Não existe conhecimento sem esforço, e para ele produzir, por exemplo, a tese que está realizando, demanda muito trabalho. Mas, a principal premissa que destaco para crer que ele não vá se dedicar "tanto" ao canal (comparado ao que já se dedica), é que, nos planos dele, está tese de doutorado vire o segundo volume do seu livro, após mais alguns meses ou anos de lapidação e, além disso, sua pretensão em construir um terceiro volume: Marx e a Política, o que provavelmente também levará alguns anos, e engaje esse projeto em um pós-doc.
Também compartilho da ideia de que mais dedicação ao canal trará muitos bons frutos, mas talvez nosso papel, enquanto inscrito e admiradores do conteúdo, no final das contas seja mais importante, i.e., compartilhar e divulgar o canal, sem vergonha e sem medo de sofrer humilhação. E esperar que a classe trabalhadora tenha desejo de se envolver mais com a política, pois muita gente (pelo menos do meu ciclo) bota o individualismo e suas necessidades imediatas (trabalho, família, lazer, etc.) a frente, não tendo vontade de se envolver de forma ativa com essas questões, de modo que isso tome o pouco tempo eles tem.
Ele precisa ir no Petry
Ninguém liga pra o q vc diz rs
O melhor canal de orientação marxista!
A melhor orientação de um canal marxista
Que capacidade de análise histórica! O marxismo é foda.
Estes últimos vídeos nos chamam à reflexões para o entendimento da dominação do capital sobre a sociedade.
O melhor canal marxista do TH-cam ✌🏾🚩
Sugestão de temas para vídeos:
- Desenvolvimento do capitalismo no Brasil
- Análise da intentona comunista de 1934
- Continuação da série de mortes do capitalismo
- Análise do empreendedorismo como nova forma do capital ("neoliberalismo")
- Comentários sobre Gramsci em relação a sua produção intelectual
- Continuação do curso do capital
- Fazer uma série falando de outros textos de Marx como Salário, Preço e Lucro
- Série comentando sobre a situação da classe trabalhadora brasileira e como organizá-la considerando o cenário social
- Mais reacts de "marxistas-lenistas"
up
Vc precisa urgente rever seus engajamento nas redes. Tiktok, cortes, Twitter... Vc é mt bom. Vcs da esquerda, João Carvalho, Ian, História cabeluda e vc, ensinam d+, até na divergência de ambos no conteúdo é uma delícia de referência e estudos.
sim tem que se adaptar as novas formas. n gosto do tiktok mas tem que ir pra lá
Sempre comentando para gerar mais engajamento
Saudações revolucionárias!
Ansioso pelos próximos vídeos
Bom demais, Gustavo.
Tô gostando de ver vídeo toda semana!
Adoro seu canal. Muitas informações importantes.
Engajamento. Mais uma pedrada de vídeo. Aula de história.
Mais um vídeo muito bom!!
Gustavo, você falou uma vez que aceitava sugestões de vídeos pra react do esgoto e eu achei um: "As Eleições do Fim do Mundo | Análise do documentário"do canal PHVox. Coloca a partir de uns 1:30:00 mas com cuidado pra não ter uma síncope.
Caro Gustavo, gostaria de parabenizá-lo pela alta qualidade de informação do canal ! Uma questão interessante vem à tona referente à Rosa Luxemburgo, pois ela diz no livro A Acumulação do Capital:
“Marx foi o primeiro a levantar C ["letra cê"], o capital constante, teoricamente como categoria de importância fundamental. Mas o próprio Smith, que trabalhava apenas com duas categorias de capital - o circulante e o fixo -, transformava o capital fixo efetiva e despercebidamente em capital constante” (SP: Nova Cultural, 1985, p. 37).
Se possível sanar esta dúvida: como Adam Smith confundia o capital circulante e o fixo com o capital constante em seu pensamento ?
Vídeo muito bacana, só um detalhe: o proprietário da terra é o arrendador e o cultivador é o arrendatário.
Parabéns pela clareza, Gustavo!
O Gustavo tem muito conhecimento, ficaria por horas ouvindo e aprendendo!
Vídeo muito bom, Gustavo. Muito obrigado.
QUEREM ELIMINAR OS CONTROLES PRA CONSERVAR OS PRIVILÉGIOS.
Excelente vídeo, Gustavo
Sou de BH. Você é muito bom. Continue. Por favor.
Suas análises são sempre excelentes! Parabéns pelo canal.
Maxcismo que liberta Odair, js SP.
Valeu, Gustavo!!! Mais uma reflexao e analise critica essenciais
Este canal é disparado o melhor sobre Marx no YT!
Valeu pelo vídeo camarada Gustavo!
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
O capitalismo "humanitário" só funciona com a exploração dos países da periferia
Não se deixe enganar, o estado de bem estar desses países é sustentando pelo imperialismo dos mesmos em países periféricos, invariavelmente.
@@012345678910111270 Então seria impossível os países periféricos chegar ao mesmo estado de bem estar desses países imperialistas?
@@ocurioso9754 Sim. No capitlaismo sim.
@@012345678910111270Poderia explicar de que forma isso ocorre?
Acredito que o conservadorismo é interessante, visto que em uma sociedade possuem núcleos de sua identidade e expressão. De fato, a interpretação desses valores sofrem alteração, mas a essência continua. Esses valores são transmitidos pela música, ritos, religião, arte e etc...
Nós Cristãos por exemplo,
Temos valores (Pai nosso, Sermão do Monte, Parábolas de Cristo, amor ao próximo, amor a Deus, perdão, misericórdia e etc) e o expressamos através dos ritos (cantos, sacramentos, rezas, prática de vida, arte, teologia, filosofia etc). Naturalmente a interpretação desses valores se altera, sem alterar o núcleo, a essência do que somos.
Abolir o núcleo do que define uma civilização não vejo como saudável. Ela se implode.
Por isso sou conservador nos costumes. Contudo, economicamente não posso ser liberal...o cristianismo desde os primórdios se aproximavam muito do que seria chamado de Comunismo hoje.
Abraços
Como não muda? Por acaso a sociedade ocidental sempre foi caucada nesses valores! E as sociedade greco-romena antiga? Por acaso esse valores não passou a existir quando houve uma mudança de estrutura de sociedade, sob um novo sistema religiosos e econômico destruindo os antigos?
Então me explique por que não pode ocorrer de novo?
Essa ideia so possui sustentação lógica, sobre as bases de premissas metafísicas, por que de uma concepção social e histórico isso não tem sentido.
As relações sócias são baseadas em critérios materiais inseridos na estruturas de poder, não em criterios moralistas.
Valores quando não compreendidos na sua dinâmica e implicações, dentro das estruturas de poder que regem a sociedades, são meros formalismos sócias
Muita gente tá vindo pra cá sim
Caro Gustavo, seria muito bom um vídeo sobre a concentração de capital no Brasil e no mundo.
E se concentra em lugares em q se predominam os regimes autocráticos...td nas mãos d um indivíduo exterior ao mundo material segundo a tradição materialista dos trabalhadores manuais.
N existe o Brasil,..mas a Terra mutável em si segundo os processos naturais e orgânicos dos corpos carnais e materiais,..e o Capital é uma abstração simbólica do ser social,...ou seja,..uma representação identitária d acordo cm as características externas do ser real.
Os magnatas[o baronato] imaterialista projeta realidades simuladas pra induzir a população à possessão social,..no sentido d coagir a consciência d classe,..e aí,arrefecer o ânimo entre os classistas anti-modernos e pós-modernos,..ou seja,entre as classes latifundiária e empresária.
@@rodrigoferreira9527 menos filosofia e mais dados reais.
@@josueramos6449
Ele é filósofo,..n um cientista da informação
@@rodrigoferreira9527 e um cientista sim, eu já fiz a leitura do relatório anual do ILAESE. Esse relatório é científico.
@@josueramos6449 Esse cara fala muita coisa sem sentido.
Muito bom! Disso os conservadores não falam né kkk
engajamento
Orientação Macartista kkkkkk zoeira. Ótimo canal!
Engajamento!
Será que veremos o fim do neoconcervadorismo
Neoconservadorismo é apenas um neologismo para fazer frente à nova esquerda identitária norte americana. Na prática são apenas instrumentos estrategicamente criados para desviar o foco de outras questões de fundo e sustentar o liberalismo.
Assisti 100% dos vídeos desse canal!
Gostaria muito de ver um vídeo do Gustavo Machado sobre Weber.
que aula, apesar de tudo (sobre uma tal rixa por ser trotskysta) gostaria de ver um video colaboraçao com vc e o tio joao (o maoísta mais carismatico do yt)
.
Esclareceu historicamente o porquê da defesa do livre comércio dos industriais ingleses.
17:48
Gustavo, poderia ter citado o "18 de Brumário" e a união dos bourbonistas feudalistas latifundiários e os orleanistas industriais citadinos, apesar de todas as diferenças gritantes, na figura de Luís Bonaparte.
Excelente vídeo
Sugestão: analisar o que é verdade ou mentira no site do ideias radicais. O nome do texto é 14 MONSTRUOSIDADES DE VLADIMIR LÊNIN.
O Ideias Radicais é um poço de bobagens e nojeiras!
Por mais que eu tenha minhas críticas às posições trotskystas do camarada Gustavo, esse é um dos melhores canais do YT.
O Camarada Gustavo é um dos melhores youtubers marxistas da atualidade e sendo ainda mais trotskista já beira a perfeição revolucionária! 🚩
Bom dia Professor! Gostaria de futuramente ouvi-lo sobre os últimos acontecimentos do PCC. E quais os objetivos de Xi. Desde já agradeço.
28:30 Poderia desenvolver a parte do papel do estado no capitalismo atual
Tenho certeza de q o Marcelo Andrade refuta boa parte disso...
Gustavo, tu em algum momento planeja em comentar sobre a Doutrina Social da Igreja ? Gostaria de ver como uma argumentação marxista tentaria responder os princípios atrelados na Justiça Social Católica.
Boa idéia
O tema realmente é Interessante. A diferença fundamental é que a doutrina social da igreja é baseada nos evangelhos e nos dois mandamentos fundamentais destacados por Cristo, em especial o segundo: a caridade, o amor em Cristo. Já o marxismo parte de um princípio materialista ou imanentista, baseado em justiça social ou igualdade entre os indivíduos, enquanto agentes do processo histórico. O essencial é a dicotomia entre o imanentismo (material, econômico) versus o transcendentalismo (imaterial, espiritual).
@@milton52993 Sim sim. Porém eu realmente gostaria de ver como um marxista responderia aos princípios da DSI e a política social católica. Mas eu até tenho um livro aqui que analisa as encíclicas sociais do ponto de vista Marxista, só que ainda não li.
seria legal uma análise da forma como a usura era condenada pelos pensadores da Igreja
@@andyisdead Acho que é um papo que foge um pouco do conteúdo do canal, porém sim, seria bem interessante ver um marxista falando sobre usura. E talvez quem saiba, comparando as críticas que o Marx faz a Usura com as críticas que os principalmente escolásticos faziam
Excelente vídeo!
Estou devorando todos os seus conteúdos aqui do canal no TH-cam.
Gustavo, eu lembro que existe uma passagem em um dos prefácios do livro 1 do Capital da Boitempo (não vou lembrar qual deles) onde é dito que Marx considerava a possibilidade de uma "revolução pacífica", ou seja, pelo voto, em países de longa tradição democrática. Vi essa questão sendo reafirmada no livro A Revolução Chilena de Peter Winn publicado pela UNESP. A minha questão é: Marx considerou essa possibilidade em sua obra ou é uma interpretação distorcida? E mais uma vez parabéns por outro excelente vídeo, Gustavo. Esse canal contribui demais pra uma discussão séria sobre marxismo!
O famoso "conservador nos costumes, mas liberal na economia".
Eu sou o contrário....conservador nos costumes e Libertário/Anarquista na economia 😂
Gustavo, pelo amor de deus, coloque os livros do Carpeaux em ordem, eu imploro. Hahahahahah
Gustavo, pq o PSTU tem tanta pouca presença nas redes sociais? O PCB e UP é mt mais ativa e por isso está crescendo, vcs n deveriam fzr o msm pra n ficar atrás?
A UP é baseada em uma variedade movimentos sociais de base, então é justificável que esteja crescendo, não é "culpa" das redes sociais.
@@MatheusFernandes-xf4zm e o PCB?
@@sandman1006 o pcb não está crescendo, é a ilusão das bolhas da internet.
@@MatheusFernandes-xf4zm estou falando da soberana, o pcb tá crescendo por causa dela (obviamente eles n estão crescendo exponencialmente, mas o alcance de seus quadros estão relativamente maiores)
Minha questão é: o pstu TEM q focar em redes sociais para aumentar o alcance caso o contrário n vão crescer
fomento
Gustavo, numa parte do vídeo tu cita o fato dos conservadores brasileiros serem a favor da abertura de capitais para os eua mas não com a China. Além do puro racismo, vira-latismo e anti-comunismo; teria alguma razão "material" para isso?
A dicotomia que eles colocam "conservador nos costumes e liberal na economia" é na verdade uma forma de tentar separar o comportamento pessoal das regras jurídicas e sociais amparadas pelo Estado, o que comumente resulta em exclusão de minorias e insurgências ao atual quadro social.
muito bom.
Momento difícil, esta eleição vai influenciar o resto do mundo. Seu conhecimento é bom , mas não saí da sua bolha.
Penso o contrário, o "resto do mundo" influencia essa eleição. Concordo sobre o elogio feito ao Gustavo pelo seu conhecimento. Mas pergunto: o que você define como "bolha"? Seria um grupo de indivíduos interessados em um assunto em comum? Se sim, sou um verdadeiro pote de sabão em pó diluído em água, pois estou inserido nas mais diversas "bolhas".
E n g a j a m e n t o
O fato de ideias que representam o espectro conservador se modifiquem com o tempo, não traz motivo pra dizer que eles são fundamentalmente equivocados, até porque, quando se trata de conservadorismo, o conceito não está dizendo que é preciso manter, deixar as coisas estáticas no tempo (apesar de alguns quererem isso kkkk). Parece que na sua fala, os conservadores querem manter as coisas estáticas, e isso não é a proposta do conservadorismo. O que percebo dentro da ideologia, é que ela se preocupa com as mudanças ao longo do tempo, com o corte abrupto com os links do passado. Eu vejo o conservador como aquele que na mola dos movimentos históricos do tempo, vai ser o que vai puxar um pouco ela pra trás na busca de encontrar o ponto de equilíbrio, não porque ele quer que ela volta e fique atrás (esses são os reacionários kkk), mas que seja o contrapeso pra encontrar o estado de repouso. Pelo que vejo, fundamentalmente, esse valor se mantém, apesar de conservadores ao passar do tempo mudarem seus ideais. Apesar de eu não ser um conservador e me considerar um progressista, entendo a importância do outro espectro e discordo que ele seja fundamentalmente falho.
Minha impressão é de q ele não ta levando em conta o contexto da época q é radicalmente diferente...
E o Curso do Capital qndo volta ?
Imagina o Gustavo conversando por 5 horas num podcast tipo o do Petry, que delícia hahaha
Foram 4 ao invés de 5 kkkkkkkkk.
@@rafaelsouza8616 kkkkkkk
Sugestão de react: Convidada defende a idade média - A Deriva Cortes
Ele não entende nada de idade media, então nem daria em nada...
Alem disso, a convidada aí também não, pq não reagir ao Marcelo Andrade, judeu baruch, orlando fedeli ou até o Olavo sobre tal tema? Pra q refutar os fracos?
A lógica do conservadorismo liberal no Brasil não é se apoiar nos conceitos históricos, mas sim apelar para a pauta de costumes para pastorear incautos em diração à perda de direitos.
O objetivo do "pautar os costumes" é justamente esconder a "perda de direitos" já que não é possível fiscalizar o cu de 200 milhões de pessoas.
Mas a questão principal em discussão no Brasil é justamente a pauta de costumes. Essa é a pauta da esquerda e da direita, se é que podemos chamar os segmentos em disputa pelo poder nesses termos. E o tema faz parte justamente dos "direitos individuais", previstos na CF. A perda não se dá nessa esfera e sim no âmbito econômico e social .
Gustavo,
Parabéns pelo vídeo, esclarecedor. Pergunta: podemos considerar o neoliberalismo como um movimento que Marx dizia sobre financeirização / financialização do capital? Pois parece que o neoliberalismo é uma conveniência de aparato estatal para ajudar o capital a desapropriar o próprio Estado. Não acredito em coincidência deste discurso conservador ressurgir na cultura neoliberal, pois parece bem coeso a este movimento de especulação atualmente, para desarticular políticas de redistribuição. ✌ Obrigado
11:00 o fato de haver uma transição gradual (nesse caso e em outros) não seria um bom argumento a favor do conservadorismo?
Sim, nem todo conservador é liberal...maior exemplo disso foi o Dr. Enéas, um ultra nacionalista que foi conservador e defensor ferrenho da intervenção Estatal na economia.
Ser conservador nos costumes acontecem em diversos espectros políticos.
Isso não faz sentido. Além disso você tá definindo de forma muito abstrata o que é costume.
@@imperador-de-jade806 Faz sentido com certeza. Acabei de citar um exemplo concreto.
Segue a definição de costume:
Costumes são ações tidas como regras sociais a partir do repetitivo processo de suas práticas. Assim, por serem prolongadamente executadas, transformam-se em obrigações sob o ponto de vista de determinada sociedade.
Neste sentido, o brasileiro que por sua maioria é religioso adota posições conservadores nas ações costumeiras e relação social.
Conservador é aquele que vê com maus olhos as mudanças abruptas e mudanças não testadas. O brasileiro é conservador nos costumes... não aceita uma mudança brusca na sua maneira de ser.
@@robertocaetano4945 Essas obrigações sócias, são só válidas como justificativa para oprimir grupos marginalizados e indesejáveis a sociedade, pois as classes dominantes não as cumprem nem precisam. Mesmo as obrigações com as grandes mudanças científicas, econômicas e políticas também mudam
Não importa se o povo é contra ou não, as transformações sociais ocorrem de qualquer forma, pois são frutos de cuasalidades históricas que nao estão ao controle humano, ao ponto da propia populacoa em geral nem perceber e esqueceram esse hábitos a longo do tempo.
Gustavo, vc poderia fazer um vídeo sobre as experiências socialistas? Coreia do Norte, Cuba, Vietnã, etc
Como teórico hardcore, ele é purista então para ele é tudo ruim.
Camboja também
Vietnã deu certo,..as entidades estatais seguem a orientação didático-pedagógica do Instituto índico-asiático!
É Estado descristianizado por completo!!!..os vietcongues perceberam q a doutrina social da Igreja é anti-científica em sua essência.
Coréia,...tem-se essa faxada d “tolerante”,..em Cuba,..há resquícios d elementos cristãos,..eu acho..
@@imperador-de-jade806
Teorias burguesas é que são pseudocientíficas burro!!
@@rodrigoferreira9527 Para min toda ciência social é pseudocientifica.
top
Upp
Ótimo conteúdo.
Mas como podemos traçar este conhecimento com o caracter conservador da classe trabalhadora que resiste ao avanço do capitalismo? E como tb não confundir o progresso real com o progresso da eficiência da exploração pelo capital? Estas categorias, conservador e progressista são categorias marxistas?
Outra galera curiosa são os “revolucionários Ancap”
Existe alternativa.
👏👏👏👏👏👏
Se não me engano, há uma carta de Engels para Marx em que o primeiro diz ser criticado pelo pai por qualquer coisa que ocorresse no parlamento inglês, porque seu pai associava revolução a liberalismo, então, se Engels era revolucionário, devia concordar com o liberalismo inglês.
Seria interessante fazer um vídeo sobre a transição de pensamento da plutocracia brasileira, que apoiava o governo Lula e até aceitava um projeto social-democrata/desenvolvimentista, com muitas críticas, mas aceitava - a mesma plutocracia que, a partir de 2013, entra numa alucinação progressiva de liberal-conservadorismo até se casar com o Bolsonaro.
Esse video resumiu o pq do véio da havan de enlouquece com a shopee , shein etc. kkkkk
Mas, agora tem uns conservadores que querem voltar pra Idade Média. Coitado dos medievais!!!!
E o caso misterioso dos conservadores brasileiros monarquistas ? Vale um vídeo em kkkkkkkk
Os tais monarquistas brasileiros são um bando de reaçinhas alucinados!
Gostaria de ver você fazer uma análise do curso História da Revolução Francesa do professor Omar Mansour. São 12 aulas e está gratuitamente disponível no youtube. Ele é tradicionalista católico e condena o liberalismo sendo coerente com a doutrina da Igreja.
Eu ja desisti de propor debates desse tipo
Nos EUA e na Europa, os conservadores não são tão liberais assim, Gustavo. Ver a Le Pen por exemplo. Nem o Trump que queria ressuscitar o Rust Belt, lembrar da "Guerra Comercial"!
Imagino que o conservadorismo, na verdade o fascismo, radicaliza aquilo que o capitalismo é num dado local: nos países centrais, capitalismo de Estado imperialista. Nos países periféricos, o ultraliberalismo.
Acredito q o fascismo se adequa às demandas da burguesia local. Mas tb ha uma apropriação de pautas "trabalhistas" pra ganhar popularidade na classe proletária. Bolsonaro fez isso com auxílio Brasil q sempre criticou, entregando terras pra sem terras, etc
Conservadorismo não é fascismo. Mano, por favor, será que vocês podem parar de chamar tudo fascismo só porque discordam?
Gustavo... Teria como comentar a proposta de Desindexação do salário mínimo que o Guedes quer implementar, como o país ficaria após uma política econômica dessas. Sei que não é exatamente o foco do canal, mas é um tema importante. A economia precisa voltar a ser uma pauta de esquerda
Gustavo, parabéns pelo canal. Obrigado pelo conteúdo. Porém, um contraponto: sua tese trata do conservadorismo versus liberalismo principalmente no âmbito anglo-saxão e na ótica econômica. Sobre isso, eu concordo com a sua análise. Porém, o fenômeno observado no Brasil se dá no campo dos costumes, da moral, do conservadorismo de base portuguesa. O viés não é econômico. São os costumes. Não se discutem questões econômicas atualmente na política. São discutidas questões relativas aos direitos individuais. No campo econômico não há discussão. O liberalismo é a realidade. E isso é um fato, independentemente do grupo político que disputa o poder no Brasil nessa eleição presidencial. Uma dica: qual era o partido do vice presidente do Lula em 2002?
E a confusão que exista entre "conservador" nos costumes e "liberal" em economia é apenas uma questão de desconhecimento de conceitos.
E o que seria o "conservadorismo de base portuguesa"? Resposta: leia "Os Lusíadas" e você entenderá.
@@milton52993 Os conservadores mudam de concepção mesmo dentro desse aspecto.
Em qual conservadorismo tu tá batendo?
Roger scruton? G. K. Chesterton? J. Stuart Mill? Astrolavo de Carvalho?
Tem mt diferença?
Depende, entre os que eu citei tem bem pouca, entre os que eu citei e esse conservadorismo que ele tá falando aí, tem muita.
Posso fazer uma pergunta, professor? Bem, já que o tema do vídeo é o fato de conservadores virarem liberais, então você está falando como se a mesmas pessoas tivessem se transformado em outra coisa, mas não é assim, se esse processo ocorreu com alguns anos em termos de história, o que estamos falando é de pessoas diferentes, que sim, pertencem as mesmas classes, defendendo coisas diferentes, ou seja, a grosso modo pode ser o caso de um pai conservador tendo um filho liberal, não houve transformação dentro de nenhum indivíduo, houve uma pessoa diferente, da mesma classe, pensando que algo diferente do que seu pai pensava é o melhor para si. Resumindo, não me parece justo abrir um tema e dizer que uma coisa se transformou em outra.
Muita coisa aí ja foi refuta pelo baruch
Sim! Um idiota que acredita em conspiração judaica pra dominar o mundo.
Gustavo, poderia fazer um react do vídeo abaixo, analisando os pontos sobre marxismo citados no vídeo? Irá rebater muitos argumentos!
th-cam.com/video/F3XTCpA-RLs/w-d-xo.html
Seu silêncio sobre o fracasso do pstu nas eleições é ensurdecedor .
Começou a falar sobre as contradições brasileiras e agora tem que terminar ué
China e estados unidos são a mesma coisa ?
Na sua forma de organização social econômica são. O que que muda o capital chines pro americano? Nada! Com exceção de determinada especificidades que existem em qualquer processo histórico, o seus fundamentos são iguais.
Os dois são imperialistas e precisamos ser conservadores e preservar o nosso país contra esses sugadores, e eliminar esses banqueiros vagabundos que escravizam o mundo
Gustavo, vc confunde a etimologia da palavra "conservador" com a teoria conservadora. Resumindo o conservadorismo é uma teoria de não teoria. Nada a ver com sua retórica sofista. Inclusive menciona um autor que não é considerado conservador.
Seguidores do Gustavo, tomem cuidado com a realidade paralela que este senhor apresenta. Ele não elucida apenas cega.
Diga o que seria uma “teoria de não teoria”.
@@r_y_a_n. Teoria sem um sistema filosófico fechado.
@@sandroorberto3001 e o que exatamente você quer dizer com isso?
Conservadorismo é uma confabulação quanto à sua própria história. Na me medida em que pregam “ceticismo social”, preferência do conhecido ante ao desconhecido, desconfiança de qualquer ruptura abruta com o que legado de até então, reconhecimento quanto ao fato de as instituições herdades serem acúmulos de experiência social, e todas essas formulações que pode parecer fazer sentido, então, sim, o conservadorismo incorporar elementos revolucionários refuta a si próprio. Ainda mais quando o conservadorismo é apresentado como coerente ao longo do tempo, tradicional, por assim dizer. Não é. Amanhã ele pode assimilar sua antítese de hoje, e aí transformar essa assimilação como algo inerente ao conservadorismo desde sempre. No final, eles são a-históricos.
Cara tive que parar de assistir assim que vc falou que "o conservadorismo se auto refuta". Essa jogo retórico é dos mais velhos e mais manjados da história, e é naturalmente abordado por qualquer estudo de conservadorismo logo no primeiro momento. Entendo que há vários conservadores ignorantes e contraditórios no brasil, mas é no mínimo tolo e infantil acreditar que na história da humanidade, no mundo todo, não há nenhum defensor desse corpo ideológico inteligente o suficiente para já não ter previsto essa colocação. Eu não sou conservador, e até eu dou mais crédito ao conservadorismo do que vc foi capaz aqui. Sem simplismos por favor. Qualquer conservador sério reconhecerá que a mudança e a evolução são necessários, mas apenas requerem extrema cautela pois há mais variáveis e interdependências nas formas de organização social e hábitos culturais do que somos capazes de prever. Está aí, em uma frase teu carvãozinho refutado. Isso é papo de 5a série abiguinho....
Fique ligado no canal que ele disse que irá soltar um vídeo refutando essa ideia de “cautela” e “ceticismo” do conservadorismo. O conservadorismo de nada tem esse “ceticismo” que tanto se vangloria. Se você tivesse terminado de assistir (isso sim é uma atitude infantil), saberia a o que o Gustavo se refere quando diz que esse ideologia é contraditória.
@@r_y_a_n. bom ponto. Vou ver o video ateh o final em outro momento. E entendo q existem conservadores simplorios e que se encaixam perfeitamente na figura q está sendo pintada. Principalmente no brasil, que tem uma tendencia de manidestar as versoes mais reducionistas de toda filosofia e ideologia. Mas eh importante nao cair na briga com o espantalho. Nao eh porque a maioria do exemplares de uma ideologia manifestam as expressoes mais toscas dela, que a ideologia nao tenha merito qualquer. Falacias equivalentes podem ser igualmente construidas contra o socialismo ou seja lá o que, tomando os exemplos mais extremistas e patologicos como representacoes completas de seu todo. Mas obrigado pelo contra ponto. Te dou razao.
O cara confundindo conservador com tradicionalista...
Gustavo, te mandei msg no zap.