O sistema financeiro internacional é criticado até pelos libertários como imoral, mas não invalida a sua essência. De fato é bem corrupto entre estado e empresas privadas, mas existe uma saida: A descentralização do sistema financeiro e isso já existe com o DeFi. Como é algo novo, está amadurecendo e possui bons frutos. O DeFi não possui intermediarios como corretoras, já que ele é construido por smart contracts, então funciona bem para retirar o monopolio. Existe a centralização ou a descentralização, pois um copo não pode ser cheio e vazio ao mesmo tempo. Porém, vejo que marxistas são relutantes em defender centralização não sei se é por má-fé e desonestidade ou por ignorância intelectual. A sua forma de ação é tão idealista que o seu fim ultimo não possui nenhuma mudança real.
Não sou marxista ou coisa do gênero, mas assisto alguns videos do canal de vez em quando. Não pude deixar de notar a interessante coleção de discos e CDs que você possui (Rush, YES, Jethro Tull, ELP, Camel, etc.) Abraços de um outro fã de rock progressivo.
Só empresas corporativas são salvas pelo estado malvadão, agora o padeiro da esquina patrão capitalista malvadão ninguém salva, nem a mulher dele vendendo a perseguida, enfim corrupção no estado todos pagamos, agora no setor privado o dono sozinho é o mais ferrado.
Cara, um pedido para um futuro vídeo. Sou metroviario em São Paulo, e o atual governador está com unhas e dentes, mais até que o João Doria, para privatização das linhas que ainda são nossas. Por favor, quando puder, gostaria muito de uma análise como o transporte público custa mais sendo privado através de subsídios, mas, em especial, na parte de tecnologia de ponta que no caso do setor metroviario brasileiro, é quase que exclusivamente pelo metrô SP e ainda dentro dos limites proporcionados pela Alstom/Simiens e etc. Tenho alguns dados, mas na militância sindical tem muitos membros do pstu, podem fornecer dados. Um abraço!!
Ótimo vídeo. É bem difícil convencer os irmãos patriotas reformistas, que acham que com a saída do Bolsonaro e volta do Lula os problemas do Brasil se resolverão; mas vídeos como esse mostram impactos, na classe, de um problema que está nas relações sociais.
Não pude deixar de notar o vinil do Jethro Tull de pano de fundo. Ian Anderson é um grandiloquente compositor e transgressor da flauta kkkk. Até mais, Gustavo !
Gustavo, t sigo desde Paraguay. Tengo una curiosidad sobre las deudas públicas de los países, el caso de Japón 266% de su PIB.. sería importante un programa sobre deudas para entender un poco más xq esos países no quiebran aún con ese nivel de endeudamiento. Saludos 🙌
Uma outra questão Gustavo, coisa perigosa; o Lemann participou, de certa forma, da privatização da Eletrobrás, e a ex estatal vai ficar sob a batuta dele e de afins. Isso claramente vai trazer problemas ao país lá na frente.
Gustavo, gostaria de agradecer e parabenizar pelo excelente trabalho que você faz. Inclusive, acabei de ler o seu livro e o coloco, tranquilamente, entre as 5 melhores leituras sobre Marx que já realizei. Estou ansioso para ter em mãos o seu trabalho de doutorado.
Muito obrigado pelo vídeo, Gustavo. De fato, não entendermos como funciona esse sistema que estamos inseridos. Jamais compreenderemos o porquê de sempre estarmos sofrendo. Não adianta ir à igreja, alí apenas seu sofrimento será aplacado.
Mais uma análise afiadíssima do funcionamento do sistema capitalista nos países periféricos!!! Muito obrigado, Professor Gustavo Machado! Vida longa ao Mestre!
Fala sobre a diferença da composição orgânica do capital entre os países do mundo. Porque o custo do trabalho na Inglaterra, Austrália e etc. é tão alto e em alguns países é tão baixo?
Na verdade, eu diria que é o contrário... Nesses países a mais valia relativa é tão alta, por consequência o custo de reprodução da força de trabalho tão barata, que esses funcionários custam menos em relação aos países menos "desenvolvidos" Por isso essas empresas precisam de incentivos generosos e supressão de direitos trabalhistas pra funcionar em locais com menor produtividade do trabalho (países pobres) e, portanto, menor mais valia relativa extraída da classe trabalhadora.
O preço da mercadoria "força de trabalho" sofre variação direta da luta dos trabalhadores de um país e do grau de "civilidade" da burguesia desse país. "Diferentemente das outras mercadorias, a determinação do valor da força de trabalho contém um elemento histórico e moral." Karl Marx no capítolo 4 do Capital. Sem luta e sem uma burguesia com formação humanista/iluminista, formação ética e efetiva mesmo (pesquisas mostram que a nossa elite tem uma formação ruim comparada ao resto do mundo civilizado, e vc acha isso fácil), temos salários piores.
Gustavo, o CANAL TRAGICÔMICO fez um vídeo chamado "refutando o socialista que foi no petry", mas parece que eu não consigo mandar o link. Ele realmente acha que refutou alguma coisa e chega a falar que socialismo é "achar que os outros devem trabalhar pra você" sendo que isso é intínseco ao capitalismo.
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
Perfeito Gustavo. A conta é sempre simples, se a renumeração do trabalhador for insuficiente, o mercado será fraco. Porém a ganância tosca das elites, e o pensamento imediatista deles, fazem com que fiquem dando tiro no pé a toda hora. Nesse episódio, ninguém vai bloquear os bens do trio, para pagar a dívida, e mesmo que bloqueassem, seria somente 30% da dívida, referente as ações que possuem hoje.
Você, ao comprar uma ação, se torna sócio da empresa. Imagina vc, pobre, comprar uma ação e chegar uma carta da justiça pedindo pra leiloar seus bens pra pagar a dívida.
@@mateus3139não é bem assim, existem sócios majoritários, que fazem parte da direção, que tem responsabilidade pelas decisões da empresa. E a esses que me referi.
@@DucaLuz sim, se vc tem 50% da empresa é considerado como dono, aí sim arca com a responsabilidade. Mas o 3g capital não tem isso, tem acho que 30 ou 40% da empresa. Então eles tem legalmente o mesmo direito e dever que qualquer outro sócio.
Salve, Gustavo meu xará! Excelente vídeo como sempre. Só queria deixar o aviso que mandei mensagens na página do Instagram a alguns meses pedindo fontes sobre um dos casos da repressão stalinista que você citou mas ainda não houve resposta lá. No mais, amei o vinil de Thick as a Brick de fundo, discasso!
fala xará, uso o instagram apenas para divulgação. Não consigo acompanhar as mensagens. As fontes sobre esse tema são muitas. Uma delas é sugerida nesse vídeo: COMUNISTAS CONTRA STALIN | Pierre Broué EP #146 (th-cam.com/video/aXhjqMfxEdQ/w-d-xo.html). Outras nesse: VICTOR SERGE | Stálin, URSS SUGERINDO LIVROS EP #77 th-cam.com/video/tcfO_y5b-r4/w-d-xo.html
@@orientacaomarxista imaginei que não tivesse respondido porque anda sempre ocupado com trabalho, pesquisa e com a própria vida né hahaha Obrigado pela resposta!
Meu deus do céu. Ainda não vi o vídeo (estou na rua), mas se o Gustavo colocou o Thick As A Brick como decoração pra um tema desses é porque aí vem pedrada! Não sei se é do seu interesse falar, mas seria boa alguém também comentar sobre essas demissões em massa nas big tech/FANG. Tem muita gente assustada sem perceber que isso, apesar de péssimo, faz parte do ciclo natural do sistema econômico em que vivemos. Muito bom te ter de volta, Gustavo! Ainda dá pra desejar feliz ano novo? Espero que sim, então um ótimo ano novo pra você e todos nós da classe trabalhadora. Que em 2023 seja um ano em que estejamos mais próximos do que nunca da revolução. Venceremos!
Ótimo vídeo! Acho que uma "saída" para os baixos salários, explorada sobretudo no Brasil, foi a expansão do crédito. Mas isso gerou uma população extremamente endividada e que só trabalha para pagar a dívida do mês anterior. Hoje já não é o suficiente para aquecer o mercado. Além do colocado, sempre bom lembrar que o capitalismo foi constituído já a partir da corrupção, do crime e da violência, tal como mostra Marx no capítulo 24 no livro 1 d'O capital. Por fim, gostaria de você visse e comentasse sobre o documentário "Indústria Americana". Muitos colegas marxistas têm falado desse documentário. Acho que pode ser importante para entender o regime de trabalho na China hoje.
Há um diferencial contrastante qto a relação com o endividamento: os detentores dos monopólios/oligopolios o usam como uma forma de manter seus fornecedores-credores em grande parte são seus reféns. Já todo restante da sociedade sofre em algum nível qdo contrai uma dívida.
Trabalhei um uma empresa e todos os anos os donos limpavam o caixa em forma de lucros. Os primeiros meses do ano, pos distribuição, era.um sufoco para pagar os salarios, fornecedores, impostos etc.
O canal é seu, Gustavo. Leve oq eu digo como uma sugestao, seria muito interessante ir pra podcasts pra furar bolha. O Petry do À Deriva e o cara do inteligencia ltda sao otimos de se conversar, eles sabem escutar. É interessante prum canal adotar ações que busquem alcançar pessoas que ainda nao acompanham o trabalho que esse canal faz.
@@vitofoddaci1321 disse no próprio podcast... ele citou o Orientação Marxista, naquela época que ele se interessou pelo assunto comunismo, através daquele vídeo do Ian Neves, daí ele disse que tava confuso, pq varios marxistas dizem coisas diferentes sobre o mesmo assunto, daí ele citou o Gustavo Machado, dizendo que ele dizia coisas totalmente contrárias ao que Ian dizia, e que tava na dúvida de quem tava certo.
Gustavo, excelente explicação. Você é muito importante para nós que ansiamos por construir um mundo novo, ambiente esse onde o capitalismo seja superado. Temos suportado muitas coisas, e acreditamos que poderemos suportar muito mais, parabéns a você por revelar a nós a rapinagem desse sistema econômico e seus deuses de papel e barro. Sigamos.
Gustavo faz um video falando sobre a Teoria Marxista da Violência (achei este assunto apenas em alemão) que trata de quadro formas de violência nas sociedades capitalistas, a saber : violência da propriedade, coerção individual, violência política e violência revolucionária.
Um pedido de vídeo: Uma aula explicando a história e linhas ideológicas dos partidos marxistas do Brasil, ou seja, PCO, PSTU, PCB e UP. Principalmente as diferenças.
Muito boa a análise e excelente a ponte que foi feita com os problemas do país (e do próprio capital). Ansioso para os próximos vídeos tratando do assunto.
Oi, Gustavo, os seus vídeos são ótimos! Estou aprendendo muito sobre o capitalismo com um marxista. Uma dúvida: se os grandes capitalistas investem o seu capital na dívida pública, de certa forma isso não seria bom pra população por ter mais investimento em setores públicos?
nem um pouco. O empréstimo é amortizado, tem que ser pago de volta. A população mesmo, apenas paga o juros para o cara não investir o recurso em lugar algum.
mas por que não "investem" seu capital em bancos/financeiras? é melhor ter o paypal e as bandeiras de cartão do que ter a amazon, não? Não há espaço para mais "investimento" na área? Claro que há um limite para a parcela de capital totalmente especulativo (boa parte tem, sim, que ser produtiva), mas já estamos perto desse limite "suportável" de capital especulativo? Creio que, infelizmente, não...
o banco recebe seu valor inteiramente da produção. Não existe valor criado do nada. Apenas especula-se sobre o que existe. Para ser dono de um grande banco, deve-se dispor de massas de capital gigantescas. Já dinheiro simplesmente aplicado em um grande banco, é mais seguro que em uma empresa, mas rende menos que a a empresa se o investimento dá certo.
Me parece que jogo do Bicho tem gente mais honesta que o mercado financeiro.
Não há dúvidas!
O sistema financeiro internacional é criticado até pelos libertários como imoral, mas não invalida a sua essência. De fato é bem corrupto entre estado e empresas privadas, mas existe uma saida: A descentralização do sistema financeiro e isso já existe com o DeFi. Como é algo novo, está amadurecendo e possui bons frutos. O DeFi não possui intermediarios como corretoras, já que ele é construido por smart contracts, então funciona bem para retirar o monopolio.
Existe a centralização ou a descentralização, pois um copo não pode ser cheio e vazio ao mesmo tempo. Porém, vejo que marxistas são relutantes em defender centralização não sei se é por má-fé e desonestidade ou por ignorância intelectual. A sua forma de ação é tão idealista que o seu fim ultimo não possui nenhuma mudança real.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não sou marxista ou coisa do gênero, mas assisto alguns videos do canal de vez em quando. Não pude deixar de notar a interessante coleção de discos e CDs que você possui (Rush, YES, Jethro Tull, ELP, Camel, etc.)
Abraços de um outro fã de rock progressivo.
Teve um vídeo dele cujo o disco de pano de fundo era o In The Wake of Poseidon do King Crimson.
hahahaha eu ia já comentar isso
Esclarecedor. Condenam tanto o Estado, corrupção, etc e o tal mercado faz pior.
Valeu, Gustavo!
Concordo plenamente, capitalismo insano
Só empresas corporativas são salvas pelo estado malvadão, agora o padeiro da esquina patrão capitalista malvadão ninguém salva, nem a mulher dele vendendo a perseguida, enfim corrupção no estado todos pagamos, agora no setor privado o dono sozinho é o mais ferrado.
Uma coisa não anula a outra
@@dagobertonunes8935 Não existe sistema perfeito, mas Liberdade todos queremos.
@@mbp6385 então você não viu o video, porque ele deixa bem claro que quem vai pagar o preço da corrupção privada é todo mundo menos os donos
Cara, um pedido para um futuro vídeo. Sou metroviario em São Paulo, e o atual governador está com unhas e dentes, mais até que o João Doria, para privatização das linhas que ainda são nossas. Por favor, quando puder, gostaria muito de uma análise como o transporte público custa mais sendo privado através de subsídios, mas, em especial, na parte de tecnologia de ponta que no caso do setor metroviario brasileiro, é quase que exclusivamente pelo metrô SP e ainda dentro dos limites proporcionados pela Alstom/Simiens e etc. Tenho alguns dados, mas na militância sindical tem muitos membros do pstu, podem fornecer dados. Um abraço!!
O governador esta somente interessado em que os amigos façam otimos negocios.
Ótimo vídeo. É bem difícil convencer os irmãos patriotas reformistas, que acham que com a saída do Bolsonaro e volta do Lula os problemas do Brasil se resolverão; mas vídeos como esse mostram impactos, na classe, de um problema que está nas relações sociais.
Muito grato!
Meu professor. Muito feliz do crescimento do canal. Me inscrevi quando tinha em torno de 8mil pessoas. !!! Rumo aos 100mil!
Nosso camarada já chegou com o ''pé na cara'' desses especuladores. Parabéns!!!!
Muito bom! Eles com a grana e a gente com a retórica!
O cara é fã de futebol, trosko e curte progressivo. Esse aí sempre ganha meu like antes mesmo de eu ver o vídeo hahaha
Acredito que esse caso das americanas seja um de dezenas que podem surgir no Brasil.
Eu acredito que seja um entre dezenas que já ocorreram.
Excelente. Obrigado.
Não pude deixar de notar o vinil do Jethro Tull de pano de fundo. Ian Anderson é um grandiloquente compositor e transgressor da flauta kkkk. Até mais, Gustavo !
Gustavo, t sigo desde Paraguay. Tengo una curiosidad sobre las deudas públicas de los países, el caso de Japón 266% de su PIB.. sería importante un programa sobre deudas para entender un poco más xq esos países no quiebran aún con ese nivel de endeudamiento. Saludos 🙌
Uma outra questão Gustavo, coisa perigosa; o Lemann participou, de certa forma, da privatização da Eletrobrás, e a ex estatal vai ficar sob a batuta dele e de afins.
Isso claramente vai trazer problemas ao país lá na frente.
Gustavo, gostaria de agradecer e parabenizar pelo excelente trabalho que você faz. Inclusive, acabei de ler o seu livro e o coloco, tranquilamente, entre as 5 melhores leituras sobre Marx que já realizei. Estou ansioso para ter em mãos o seu trabalho de doutorado.
Ótimo vídeo ! Precisamos de mais comunistas gravando conteúdo sobre mercado financeiro
A gente precisava de alguns Gustavos, hem?! Muito feliz de saber que estás de volta, camarada.
Tema muito importante. Poucos lembram da corrupção privada, que é tão escandalosa quanto a pública.
Deixando aquele comentário de engajamento. Valeu, Gustavo!
Bem-vindo !
Excelente!!! Obrigado !!!
A burguesia fede, um país deveria limitar isso, mais quem põe e financia os políticos eleitos são esses caras!
Claro e cristalino, seu trabalho é fundamental
Oba!
Muito obrigado pelo vídeo, Gustavo. De fato, não entendermos como funciona esse sistema que estamos inseridos. Jamais compreenderemos o porquê de sempre estarmos sofrendo. Não adianta ir à igreja, alí apenas seu sofrimento será aplacado.
Mais uma análise afiadíssima do funcionamento do sistema capitalista nos países periféricos!!!
Muito obrigado, Professor Gustavo Machado!
Vida longa ao Mestre!
esperei ansiosamente seu video, pois aqui é o unico lugar onde se fala "a real"
Exatamente. Vídeo muito esclarecedor.
Excelentes colocações
Oba vídeo mais esperado de janeiro. (Até o momento) kkk
Muitíssimo explicativo amigo. No final, estamos ferrados. Se nada acontecer.
Fala sobre a diferença da composição orgânica do capital entre os países do mundo. Porque o custo do trabalho na Inglaterra, Austrália e etc. é tão alto e em alguns países é tão baixo?
Up
Na verdade, eu diria que é o contrário... Nesses países a mais valia relativa é tão alta, por consequência o custo de reprodução da força de trabalho tão barata, que esses funcionários custam menos em relação aos países menos "desenvolvidos"
Por isso essas empresas precisam de incentivos generosos e supressão de direitos trabalhistas pra funcionar em locais com menor produtividade do trabalho (países pobres) e, portanto, menor mais valia relativa extraída da classe trabalhadora.
O preço da mercadoria "força de trabalho" sofre variação direta da luta dos trabalhadores de um país e do grau de "civilidade" da burguesia desse país. "Diferentemente das outras mercadorias, a determinação do valor da força de trabalho contém um elemento histórico e moral." Karl Marx no capítolo 4 do Capital. Sem luta e sem uma burguesia com formação humanista/iluminista, formação ética e efetiva mesmo (pesquisas mostram que a nossa elite tem uma formação ruim comparada ao resto do mundo civilizado, e vc acha isso fácil), temos salários piores.
Interessante
Excelente vídeo, muito esclarecedor o motivo, os responsáveis e a contradição da “financeirizacao” que nos leva a baixa força industrial nacional.
Gustavo, o CANAL TRAGICÔMICO fez um vídeo chamado "refutando o socialista que foi no petry", mas parece que eu não consigo mandar o link. Ele realmente acha que refutou alguma coisa e chega a falar que socialismo é "achar que os outros devem trabalhar pra você" sendo que isso é intínseco ao capitalismo.
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
o curioso ta mais pra o ancap
@@rafaelportela9044 Só por causa de uma sugestão de tema?
@@ocurioso9754 da pra notar
Excelente. Parabéns
Disse tudo!!Parabéns!!
Muito elucidativo Gustavo!
Esclarecedor!
Valeu, Gustavo! Obrigada! 👍🤜🤛
Obrigado pela análise, Gustavo! Caminhos diferentes que levam para o mesmo fim: Viva a Revolução!!!
Pq tem um escudo do San Lorenzo no seu nome?
@@pedrosilva7708 é um selo de membro!
Meu velho... Vc é phoda. Muito provável ter acontecido justamente tudo isso que vc falou.
Perfeito Gustavo.
A conta é sempre simples, se a renumeração do trabalhador for insuficiente, o mercado será fraco.
Porém a ganância tosca das elites, e o pensamento imediatista deles, fazem com que fiquem dando tiro no pé a toda hora.
Nesse episódio, ninguém vai bloquear os bens do trio, para pagar a dívida, e mesmo que bloqueassem, seria somente 30% da dívida, referente as ações que possuem hoje.
Os patrimônios da empresa e dos donos não se confundem. Lucro privado, prejuízo coletivo. Não tem chance de ir atrás dos bens dos donos
@@andersonmedina7681 se for comprovado fraude ou conduta criminosa de algum responsável pode sim haver descaracterizacao da PJ
Você, ao comprar uma ação, se torna sócio da empresa. Imagina vc, pobre, comprar uma ação e chegar uma carta da justiça pedindo pra leiloar seus bens pra pagar a dívida.
@@mateus3139não é bem assim, existem sócios majoritários, que fazem parte da direção, que tem responsabilidade pelas decisões da empresa. E a esses que me referi.
@@DucaLuz sim, se vc tem 50% da empresa é considerado como dono, aí sim arca com a responsabilidade. Mas o 3g capital não tem isso, tem acho que 30 ou 40% da empresa. Então eles tem legalmente o mesmo direito e dever que qualquer outro sócio.
Salve, Gustavo meu xará! Excelente vídeo como sempre. Só queria deixar o aviso que mandei mensagens na página do Instagram a alguns meses pedindo fontes sobre um dos casos da repressão stalinista que você citou mas ainda não houve resposta lá.
No mais, amei o vinil de Thick as a Brick de fundo, discasso!
fala xará, uso o instagram apenas para divulgação. Não consigo acompanhar as mensagens. As fontes sobre esse tema são muitas. Uma delas é sugerida nesse vídeo: COMUNISTAS CONTRA STALIN | Pierre Broué EP #146 (th-cam.com/video/aXhjqMfxEdQ/w-d-xo.html). Outras nesse: VICTOR SERGE | Stálin, URSS SUGERINDO LIVROS EP #77 th-cam.com/video/tcfO_y5b-r4/w-d-xo.html
@@orientacaomarxista imaginei que não tivesse respondido porque anda sempre ocupado com trabalho, pesquisa e com a própria vida né hahaha
Obrigado pela resposta!
Que análise fundamental, Gustavo.
Posso estar chovendo no molhado mas, o livro da Mariana Mazzucato, O Valor De Tudo encaixa bem nesse assunto!👍
Parabéns pelo trabalho, Gustavo!👏👏👏
Bom ter você de volta.
Os tubarões do poder nunca perdem, enquanto os pequenos investidores entraram numa fria.
Meu deus do céu. Ainda não vi o vídeo (estou na rua), mas se o Gustavo colocou o Thick As A Brick como decoração pra um tema desses é porque aí vem pedrada! Não sei se é do seu interesse falar, mas seria boa alguém também comentar sobre essas demissões em massa nas big tech/FANG. Tem muita gente assustada sem perceber que isso, apesar de péssimo, faz parte do ciclo natural do sistema econômico em que vivemos.
Muito bom te ter de volta, Gustavo! Ainda dá pra desejar feliz ano novo? Espero que sim, então um ótimo ano novo pra você e todos nós da classe trabalhadora. Que em 2023 seja um ano em que estejamos mais próximos do que nunca da revolução. Venceremos!
Muito bom.
Maquiagem de balanços é sistêmico, não é excessão como divulgam por aí....
Ótimo vídeo! Acho que uma "saída" para os baixos salários, explorada sobretudo no Brasil, foi a expansão do crédito. Mas isso gerou uma população extremamente endividada e que só trabalha para pagar a dívida do mês anterior. Hoje já não é o suficiente para aquecer o mercado.
Além do colocado, sempre bom lembrar que o capitalismo foi constituído já a partir da corrupção, do crime e da violência, tal como mostra Marx no capítulo 24 no livro 1 d'O capital.
Por fim, gostaria de você visse e comentasse sobre o documentário "Indústria Americana". Muitos colegas marxistas têm falado desse documentário. Acho que pode ser importante para entender o regime de trabalho na China hoje.
Bem vindo de volta Gustavo
Obrigada por trazer um tema tão pertinente!!
O mestre do magos voltou.
Muito esclarecedor. Obrigado.
Comentando pro engajamento
Excelente e necessário como sempre!
Muito bom!
Parabéns meu camarada, que vídeo explicativo e didático.
MUITO BOM. OBRIGADO!
Ainda bem que temos esse esclarecimento proporcionado por você, Gustavo. Obrigada! E, já vou compartilhar esse vídeo, falô?!!!
Agora sim meu ano começou! Bem vindo de volta Gustavo👍🏽
Gustavo, muito bom o vídeo! Mas por favor organiza os livros ali atrás, o 1-3-2-4 me deu aflição o vídeo inteiro 🙃
hahahahha blz, organizei
Mente brilhante melhor explicação desse tema . Espero por outros vídeos
Parabéns!!! ótimo vídeo
Há um diferencial contrastante qto a relação com o endividamento: os detentores dos monopólios/oligopolios o usam como uma forma de manter seus fornecedores-credores em grande parte são seus reféns. Já todo restante da sociedade sofre em algum nível qdo contrai uma dívida.
O homem voltou e voltou pegando fogo. Simbora! Excelente conteúdo como de costume.
Eles vão ainda culpar os furtos de chocolate pelo prejuízo da empresa. Quem nunca levou um chocolatezinho das lojas americanas?
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ri mt
Vídeo relevante e necessário!
Sensacional camarada, uma didática impecável.
Trabalhei um uma empresa e todos os anos os donos limpavam o caixa em forma de lucros. Os primeiros meses do ano, pos distribuição, era.um sufoco para pagar os salarios, fornecedores, impostos etc.
Olha o homem aí
O canal é seu, Gustavo. Leve oq eu digo como uma sugestao, seria muito interessante ir pra podcasts pra furar bolha. O Petry do À Deriva e o cara do inteligencia ltda sao otimos de se conversar, eles sabem escutar. É interessante prum canal adotar ações que busquem alcançar pessoas que ainda nao acompanham o trabalho que esse canal faz.
se me convidarem, eu vou
Tem que flodar nos comentários do À Deriva pro Petry chamar o Gustavo. Aliás, ele já disse que assiste os vídeos do Orientação Marxista.
@@alexandrehastenraiter5180 disse onde?
@@vitofoddaci1321 disse no próprio podcast... ele citou o Orientação Marxista, naquela época que ele se interessou pelo assunto comunismo, através daquele vídeo do Ian Neves, daí ele disse que tava confuso, pq varios marxistas dizem coisas diferentes sobre o mesmo assunto, daí ele citou o Gustavo Machado, dizendo que ele dizia coisas totalmente contrárias ao que Ian dizia, e que tava na dúvida de quem tava certo.
@@alexandrehastenraiter5180 Isso mesmo temos que flodar nos comentários!
Muito bom, Gustavo. Pancada!!!!
Caralho, Gustavo, como eu tava ansioso por uma análise sua sobre esse caso.
Gustavo, excelente explicação. Você é muito importante para nós que ansiamos por construir um mundo novo, ambiente esse onde o capitalismo seja superado. Temos suportado muitas coisas, e acreditamos que poderemos suportar muito mais, parabéns a você por revelar a nós a rapinagem desse sistema econômico e seus deuses de papel e barro. Sigamos.
Excelentes ideias.
Muito bom, como sempre!
Muito boa análise
Gustavo faz um video falando sobre a Teoria Marxista da Violência (achei este assunto apenas em alemão) que trata de quadro formas de violência nas sociedades capitalistas, a saber : violência da propriedade, coerção individual, violência política e violência revolucionária.
tb me agradaria
Quem escreve sobre violência no campo marxista, pode comentar quais autores?
@@extensaocoletiva7848 Da uma olha nesta pagina - de.wikipedia.org/wiki/Gewalt#Dimensionen_der_Gewalt_bei_Karl_Marx
Bom dia!
QUE ISSO GUSTAVOOO, porra, com esse thick as a brick aí atrás vou me filiar ao PSTU hoje meu irmao. DISCAÇO.
Excelente video Gustavo! Parabéns pelo seu trabalho!
Ja to no aguardo pelo o capítulo 5 e 6. Manda!
Gostei do video
mas mais do discaço do Jethro Tull "Thick as a Brick" !!!
Gustavo queria ver um vídeo sobre burocracia dos sindicatos
Up!
Abra um podcast no Spotify
Um pedido de vídeo: Uma aula explicando a história e linhas ideológicas dos partidos marxistas do Brasil, ou seja, PCO, PSTU, PCB e UP. Principalmente as diferenças.
Muito boa a análise e excelente a ponte que foi feita com os problemas do país (e do próprio capital). Ansioso para os próximos vídeos tratando do assunto.
Disseram que o livro de cabeceira desses 3 bilionários é "DOBRE SEUS LUCROS". O Eduardo Moreira leu alguns trechos desse livro e tem coisas bizonhas
Mais um excelente vídeo como sempre, ancioso pelos próximos.
Excelente vídeo, Gustavo
29:24 ansioso Gustavo, queria saber isso
Oi, Gustavo, os seus vídeos são ótimos! Estou aprendendo muito sobre o capitalismo com um marxista.
Uma dúvida: se os grandes capitalistas investem o seu capital na dívida pública, de certa forma isso não seria bom pra população por ter mais investimento em setores públicos?
nem um pouco. O empréstimo é amortizado, tem que ser pago de volta. A população mesmo, apenas paga o juros para o cara não investir o recurso em lugar algum.
Muito legal o detalhe do disco lá atrás. Que bom que você voltou ☺️
gustavo o brabo do youtube, some mais não kkkkkkk.
Aprendi muito.
Obrigado!
mas por que não "investem" seu capital em bancos/financeiras? é melhor ter o paypal e as bandeiras de cartão do que ter a amazon, não? Não há espaço para mais "investimento" na área? Claro que há um limite para a parcela de capital totalmente especulativo (boa parte tem, sim, que ser produtiva), mas já estamos perto desse limite "suportável" de capital especulativo? Creio que, infelizmente, não...
o banco recebe seu valor inteiramente da produção. Não existe valor criado do nada. Apenas especula-se sobre o que existe.
Para ser dono de um grande banco, deve-se dispor de massas de capital gigantescas. Já dinheiro simplesmente aplicado em um grande banco, é mais seguro que em uma empresa, mas rende menos que a a empresa se o investimento dá certo.
no caso, os 100 bi dos 3G(?) deve dar pra começar, não?