Bom demais, imagina o Gustavo num desses podcasts onde só se fala em conceitos abstratos vazios de conteúdo.. os caras iam desmaiar. O Gustavo é um exemplo pra gente, temos que dominar a filosofia e a história, pra massacrar o discurso da direita em todas as ocasiões.
@@dagobertonunes8935 com certeza, mas porque a Sabrina? Eu sinto falta da crítica da economia política mais presente no discurso dela, mas não a vejo defendendo China e Coréia do Norte.
@@pensamentomarxista5768 talvez eu tenha me equivocado, camarada. Mas citei ela pois percebo uma proximidade dela maior com essa linhagem stalinista, juntamente com Humberto Matos também, por exemplo, do que com o Gustavo.
@@dagobertonunes8935 sim sim, concordo. Mas a concepção ecológica dela é muito positiva no sentido da crítica a lógica do Capital, que não é feita por esses outros da panelinha que só defendem tomada do poder político sem criticar a dinâmica alienada da produção.
Eu sou de direita e sou conservador, mas gosto do seu canal, não concordo com muitas coisas que diz, mas gosto como expõe os conceitos marxistas, sua visão de mundo, pois a forma como você as expõe as torna ponderáveis. E gosto de ouvir os dois lados. Sem dúvida é um dos melhores canais sobre o tema e com certeza mereceria mais inscritos.
Não sou de direita nem de esquerda, mas aceito o rótulo de "conservador", apenas na medida em que sou católico e defendo as pautas católicas. Mas também acho importante o diálogo entre pessoas com ideias diferentes.
Quem brinca muito com cobra acaba sem um pedaço da pika eheheh ... "Diálogo" é coisa de liberal. Eu não defendo diálogo para q haja respeito e harmonia entre pessoas normais e gnosticos revolucionários, não se faz as pazes com quem cultua o diabo. Eu defendo debates para q se chegue a verdade. Só a verdade importa.
@@ericcartman8921 E como alguém irá criticar uma ideia se não conhece a ideia: o marxismo dito pelo próprio marxismo. Deveríamos queimar livros marxistas? O que eu sei é que se fechar demais vira a espécie de Cuba ou Coreia do Norte; se abrir demais vira uma crise como a de 1929 ou 2008, eu sei também que às vezes a felicidade e satisfação de alguns custa a miséria e a desgraça de muitos. Sei também que sem Liberdade econômica não há progresso tecnológico e financeiro. Sei que o marxismo não é só isso nem o liberalismo é só isso. Posso não concordar com marxismo, mas o marxismo não surgiu por nada, ele tem um motivo.
Ótimo vídeo, Gustavo! Realmente, a gente costuma observar por aí uma discussão tosca sobre o tema. Obrigado pelas referências. Consultem a descrição do vídeo!
gustavo, na aliança entre fascismo e conservadorismo é muito necessário falar sobre o tradicionalismo de guenon/evola, a relação com dugin e com olavo de carvalho, bolsonaro e bannon. é meio obscuro mas seria legal fazer um vídeo até pra expor essa base pouco estudada da nova direita. recomendo o livro "a guerra pela eternidade" do benjamin teitelbaum. abs.
Excelente. Gostaria muito de ver uma discussão sobre Weber e o marxismo. Vejo que ele tem uma predominância muito grande na academia e inclusive acadêmicos que reivindicam tanto um quanto o outro.
Atualmente, quem você acha que apoia a burguesia, a esquerda ou a direita? Lembre-se: George Soros e Bill Gates fazem parte da burguesia e eles não são conservadores.
@@romao8115 , conservador sou eu, não é o Bill Gates. George Soros, abiguinho, sério? Vc tá embarcando no "judeu internacional"? Daqui a pouco chamará o adolfonho de ídolo.
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
Mais uma pedrada como sempre camarada. Vou dar uma dica, foca um pouco no conteúdo de shorts, em tempos de tik tok vc viraliza um pouco mais fazendo recortes dos seus videos e divulgando por aí.
Otimo vídeo. Professor,você poderia reagir a um canal chamado AnarcoJack,eles fizeram um video supostamente "te refutando" e falando utopias anarcocapitalistas. Up
Cara, parabéns pelo vídeo. Infelizmente os conservadores não querem admitir isso, acontece o mesmo com liberais que não admitem que houve apoio liberal aos fascistas. Você já leu algo sobre o Integralismo brasileiro? Seria interessante um vídeo sobre esse assunto ao estilo deste.
E daí que houve apoio dos liberais ao fascismo? Tudo tem o seu contexto, se liberais apoiaram o fascismo é pq o socialismo na época estava ameaçando a burguesia.
Deixo aqui a pergunta provocativa: "Todo conservador é fascista?" e " Todo fascista é conservador?" ia gosta de ver a coisa sendo debatida por esta visão.
Bom video. Em Portugal, no ano de 1926 houve uma revolta militar conservadora e por falta de programa e pessoal chamaram entre outros, Salazar. Salazar domou as forças armadas e instituiu um estado corporativo com conotações fascista de 1926-1969. Existe varias bibliografias sobre Salazar lançadas no Brasil.
O que seria um "conservador" pra vc, Bolsonaro? Eu não sei o que vc quer dizer com "conservador" ou chamar de conservador hoje em dia, pois este não existe, o que existe é o neocon democrata que só "conserva" as besteiras dos progressistas, talvez naquela época existia mas hoje claramente não.
Vou citar nomes, se vc quer fazer desafios, faça vc mesmo, pq canais grandes de direita não vão te responder. Canais q podem aceitar seu desafio: guelfo negro ( aceita com certeza) Marcelo Andrade Castelo do conde ( conde loppeux)
Parabéns Gustavo, por mais um excelente vídeo! Este entrou pro rol dos melhores do canal! Se possível, mais a frente, fale de como seriam os Sovietes municipais, estaduais e federais/nacionais, bem como os de locais de trabalho. Continue com o excelente trabalho sobre a obra e tradição marxista!
Porque os canais de esquerda buscam formas de arrecadar dinheiro atravéz da monetização de seus conteúdos, ainda que seja a custo de uma propagando contrária às suas provas ideias. Essa é a beleza e a ironia do mercado, até sendo contra você pode se beneficiar.
Olá. Gostaria de ver você fazer uma análise do curso História da Revolução Francesa do professor Omar Mansour. São 12 aulas e está gratuitamente disponível no youtube. Ele é um tradicionalista católico oposto ao liberalismo.
A tese central do vídeo é verdadeira, tanto quanto esta outra: todo regime leninista-stalinista-maoísta teve apoio dos esquerdistas-socialistas-comunistas. Afinal, são dois espectros, cujos grupos abrangidos são distintos mas possuem suas afinidades. Mas tem grupos que ficam numa zona meio indefinida ali no meio de campo, como os democratas liberais e os trabalhistas, que oram vão mais pra um lado, ora vão mais pra outro, pelos seus próprios interesses e afinidades. Fiquei interessado em ver o restante da série sobre conservadorismo. Não sou de direita, mas sou católico e defendo as pautas católicas, e por isso o rótulo que talvez melhor me cabe seja o de conservador.
Infelizmente seus vídeos não tem o tanto de visualização que merecem. Era para esse vídeo ter muito mais visualizações, mas continue trazendo esse grande conteúdo para quem está interessado.
@@tomasgutierrez6989 Verdade, Tomas! Eu digo que, na verdade, em qualquer momento do socialismo você corre maior ou menor risco de perder sua vida nesse mundo porque, invariavelmente, são pessoas de pouca elasticidade cognitiva ou, de baixa estima pelo próximo, como todo sociopata que só vê nos outros, degraus para sua ascensão.
Pergunta: Estava pensando em ler o livro do Claude Klein sobre a república de Weimar, mas ao olhar na net sobre o autor, vi que ele publicou também um livro chamado "De los espartaquistas al nazismo: la República de Weimar". Não é este melhor porque - pelo título - parece focar mais na origem do nazismo? Conheces este livro? Talvez esteja disponível na net.
Não precisava nem ir tão longe e afundo, apesar de isso ser necessário, basta olhar para o atual governo Bolsonaro e quem são os aliados dele direta e indiretamente!
@@guilhermevieira6010 discurso anti comunismo, racista, supremacista branco, defensor de ditadurass de extrema direita, etc, não fechou o regime porque não teve o apoio em massa da burguesia, isso porque não mostrou força o suficiente!
@@camaradalucas87 Mussolini e Gentile (os pais do fascismo) eram socialistas, logo não faz sentido atrelar o anticomunismo ao fascismo, fora que Hitler foi Aliado de Stalin. Bolsonaro não é racista ou supremacista branco, nem adotou nenhuma medida politica racista, e mesmo que fosse isso não é necessariamente algo fascista, existem fascismos que não possuem nenhuma questão racial. Ele “defendeu” ditaduras de direita apenas em detrimento à ditaduras de esquerda, isso não quer dizer que ele apoie ditaduras de maneira geral, e já deixou claro diversas vezes que prefere a democracia. Ele não ter implantado uma ditadura por não ter conseguido apoio é pura especulação sua.
Sim, após de 1933 o KPD foi colocado em ilegalidade e Goebbels, iniciou-se a propaganda anti-comunista, cassando mandatos de deputados do partido e colocando uma parte dos partidários e militantes em campos de concentração.
O fascismo teve apoio conservador pra chegar ao poder, porem nao se deve esconder o fato de que tambem teve inumeros aliados vindos de partidos comunistas/socialistas. É engraçado que Franco nem sequer pode ser considerado como um governante fascista em si, e ele é a explicação perfeita do motivo da direita conservadora ter levantado um pouco do fascismo. Franco agiu de forma totalmente oposta aos ideais fascistas em diversas vezes dentro do seu governo a pior foi buscar alianças com os eua, a propria falange se divergiu contra Franco após tantas prezepadas contra a vontade dos ideais fascistas. O ponto que faz com que o fascismo tenha subido ao poder nas costas de alguns conservadores, é devido apenas a uma concordância de ideal ético e moral, em que ambos divergiam com o discurso etico-moral socialista e isso fazia com que a aproximação do fascismo em direção ao poder, fosse atraves dos conservadores pois seria mais facil abrangir uma quantidade maior da massa atraves desse tipo de ideal etico moral. Todo fascista sempre teve rivalidade forte contra comunistas e outros grupos dessa vertente, porem todo fascista deve admitir também que os liberais e direitistas são o verdadeiro cancer da nação. Fascismo é terceira posição, reune sim algumas características dos conservadores e direitistas como tambem reune algumas caracteristicas de socialistas e esquerdistas.
gustavo, eu sempre reassisto seus videos, em especial os mais voltados para economia, ou a critica da economia politica, rs. Gostaria de entender oq significam exatamente a tal rolagem da divida, qual exatamente a relaçao (inclusive quantitativa) entre receita e pagamento da mesma, mt embora tenha entendido que no fim das contas a emisssao de titulos piora ainda mais pq aumentam as correntes sobre os trabalhadores. E alem disso oq significa a liquidez de 1,2 tri q o governo bozo liberou pros bancos no inicio da pandemia, nao sao recursos diretamente do orçamento, dos impostos, mas sao como se fosse emissao de moeda, um exemplo de capital ficticio? podeira indica um texto? desculpe a inflexao de assunto, mas fiz isso por ser o ultimo video.
Churchil e Stalin se aliaram para enfrentar Hitler e o Nazismo, isso por acaso significa que o Churchil ou seu conservadorismo, simpatizava com o regime socialista soviético de Stalin????? CLARAMENTE não né kkkkk é historicamente óbvio que não. Diversas alianças entre inimigos ocorrem ao longo da história, em função dos personagens envolvidos enquanto imersos naqueles períodos (e não de fora como nós analisando), considerarem outras ameaças como inimigos piores ou algo do gênero. É evidente que muitos estavam enganados nessas constatações que faziam, outros eram apenas oportunistas em busca de poder e para isto se declaravam conservadores, comunistas, o que fosse se como resultado obtivessem poder. O fato é: NUNCA na história o mero fato de movimentos opostos se aliarem, significou que eles respaldam ou legitimam UNS AOS OUTROS, ou que concordavam entre si quantos aos fundamentos de cada um, alianças políticas ocorrem muito mais por oportunistas almejando poder, ou por personalidades/figuras históricas, enganadas ou não, conservadoras ou não, acerca de qual o maior inimigo em comum a ser combatido. Simples assim. Já em termos teóricos, práticos e ideológicos FUNDAMENTAIS do naz1fac1sm0, isto é, que fundamentam essa visão de mundo perversa, o conservadorismo em si não tem NADA A VER com eles, ser conservador, explicando de modo bem resumido, é ser CONTRA mudanças radicais sem um propósito claro, verificável, bem planejado e FACTÍVEL, que não resulte no mais absoluto caos, ou num sistema ainda pior e opressor. É evidente que se for levada ao extremismo uma visão conservadora de mundo, ela se torna algo fundamentalmente diferente da sua forma correta e desejável, assim como qualquer uso extremista do marxismo (como na ditadura de Stalin), progressismo, etc., casos em que se desconsidera o âmago e a essência do que o movimento prega, para se praticar aquilo que o EXTREMISTA considera que deve ser praticado "em nome da sua ideologia" (por isso o extremismo está constantemente associado a governos e governantes ditatoriais e totalitários). Já no caso do naz1smo e fasc1sm0, por exemplo, o próprio ÂMAGO, a essência de tais movimentos já são por si só absolutamente crueis e nefastas, de modo que sua prática JÁ É extremista por definição, enquanto o conservadorismo pode e já foi defendido desde a sua origem como a manutenção daquilo que, segundo os participantes do período histórico, é mais aprazível à melhor configuração social realisticamente possível da sociedade deste período. É tanto assim que até o próprio David Hume, com sua crítica à metafísica e ao método indutivo de obtenção de conhecimento, contribuiu à fundamentação do ideário conservador e ao ceticismo que passou a ser incorporado no mesmo, pois a partir da constatação de que pouquíssimas coisas podemos SEGURAMENTE conhecer (o que Hume prova com sua tese), TODO tipo de mudança a forma de organização social precisa estar muito bem fundamentada e deve pelo menos, de preferência, ser bem testada antes de imediatamente aplicada, para prevenir que descambe em algo muito pior do que já se vive.
Eu sempre falo isso no meu Twitter, a base do Bonapartismo é a mesma, só juntou os Fascistas quando esses surgiram, sempre é o Conservador que dá base de sustentação. Precisamos combater ferozmente o Nacionalismo, sempre!
Impossível encontrar qualquer discussão séria a respeito do fascismo - e este vídeo do Gustavo Machado não é exceção. Ele diz que irá analisar o fascismo enquanto fenômeno histórico concreto, mas tudo o que ele faz é apresentar a velha teoria marxista do fascismo segundo o qual se trata tão somente da forma mais extrema que a classe dominante encontraram para combater o "iminente" levanta da "classe trabalhadora" contra os "opressores". A julgar pela forma de argumento do Gustavo, então TODO socialista seria, necessariamente, elitista e burguês, já que entre TODOS os movimentos revolucionários comunistas não faltaram apoiadores que eram pertencentes à burguesia - os próprios Engels, Lenin e Trotsky, e muitos outros dentre os revolucionários, viveram como burgueses durante toda a vida. Isto para não falar dos industriais e banqueiros que apoiaram - e ainda apoiam - revolucionários o tempo todo. Se o argumento dele de que o fascismo é "conservador" porque conservadores se aliaram, circunstancialmente, diga-se, com fascistas, então o socialismo/ comunismo é burguês porque eles sempre se aliaram com burgueses. A pergunta que tem que ser feita e que o Gustavo, convenientemente, não fez é: os fascistas e os conservadores querem a mesma coisa, tem o mesmo entendimento da realidade social, política e querem os mesmos objetivos? Caso não, então NÃO há qualquer relação entre eles para além de alianças de ocasião, o que é a coisa mais comum do mundo quando o assunto é política. Não devemos esquecer que muitos movimentos revolucionários comunistas, principalmente após a segunda metade do século XX, assumiram a roupagem de movimentos nacionalistas e movimentos de libertação nacional. Fosse a argumentação do Gustavo minimamente convincente, estes grupos também deveriam ser considerados fascistas. Por fim, a literatura não marxista sobre o fascismo - a literatura séria, portanto - chegou a algumas conclusões sobre o fascismo: é um movimento REVOLUCIONÁRIO e MODERNIZADOR. Os fascistas NÃO tinham interesse nem na manutenção do status quo europeu - e, portanto, não poderiam ser considerados conservadores - tampouco tinham qualquer interesse em retornar à Europa do Antigo Regime - de modo que não podem ser considerados reacionários. Por fim, está mais que documentada a relação teórica, conceitual e mesmo partidária de muitas figuras do fascismo com a esquerda, e mesmo com a esquerda marxista. Quem quiser ler estudos sérios sobre o fascismo deve deixar de lado a teoria marxista do fascismo - que é, como tudo o mais que tem relação com marxismo, uma pseudoteoria - e ler estudiosos sérios sobre o tema, como são o caso de Zeev Sternhell, A. James Gregor (que também é um grande estudioso do marxismo), Stanley Payne, Roger Griffin, Michel E. Mann ou Renzo Di Felice. Ao assim fazer estarão se informando e não caindo em peça de péssima propaganda.
O que seria um "conservador" pra vc, Bolsonaro? O que para vc é antimodernizador ou anti-iluminista? Eu não sei o que vc quer dizer com "conservador" ou chamar de conservador hoje em dia, pois este não existe, o que existe é o neocon democrata que só "conserva" as besteiras dos progressistas, talvez na antiguidade existia, mas hoje claramente não, tudo que a revolução liberal iluminista fez foi destruir as bases da sociedade tradicional.
Bom demais, imagina o Gustavo num desses podcasts onde só se fala em conceitos abstratos vazios de conteúdo.. os caras iam desmaiar. O Gustavo é um exemplo pra gente, temos que dominar a filosofia e a história, pra massacrar o discurso da direita em todas as ocasiões.
Não só de direita mas principalmente de outros auto-intitulados marxistas não trotskitas como João Carvalho, Jones Manoel, Sabrina Fernandes etc
@@dagobertonunes8935 com certeza, mas porque a Sabrina? Eu sinto falta da crítica da economia política mais presente no discurso dela, mas não a vejo defendendo China e Coréia do Norte.
@@pensamentomarxista5768 talvez eu tenha me equivocado, camarada. Mas citei ela pois percebo uma proximidade dela maior com essa linhagem stalinista, juntamente com Humberto Matos também, por exemplo, do que com o Gustavo.
@@dagobertonunes8935 sim sim, concordo. Mas a concepção ecológica dela é muito positiva no sentido da crítica a lógica do Capital, que não é feita por esses outros da panelinha que só defendem tomada do poder político sem criticar a dinâmica alienada da produção.
@@thiago6468 concordo!
Orientação Marxista: Em tempos tão turbulentos, há quatro anos me trazendo paz, por via do conhecimento. Muito obrigado, Gustavo!
Comentario de engajamento
👍🏽👍🏽👍🏽👍🏽 engajamento.
Obrigado Gustavo
Eu sou de direita e sou conservador, mas gosto do seu canal, não concordo com muitas coisas que diz, mas gosto como expõe os conceitos marxistas, sua visão de mundo, pois a forma como você as expõe as torna ponderáveis. E gosto de ouvir os dois lados. Sem dúvida é um dos melhores canais sobre o tema e com certeza mereceria mais inscritos.
Não sou de direita nem de esquerda, mas aceito o rótulo de "conservador", apenas na medida em que sou católico e defendo as pautas católicas. Mas também acho importante o diálogo entre pessoas com ideias diferentes.
Quem brinca muito com cobra acaba sem um pedaço da pika eheheh ... "Diálogo" é coisa de liberal. Eu não defendo diálogo para q haja respeito e harmonia entre pessoas normais e gnosticos revolucionários, não se faz as pazes com quem cultua o diabo. Eu defendo debates para q se chegue a verdade. Só a verdade importa.
@@ericcartman8921 É pela verdade mermo que eu acho o diálogo importante.
@@ericcartman8921 E como alguém irá criticar uma ideia se não conhece a ideia: o marxismo dito pelo próprio marxismo.
Deveríamos queimar livros marxistas?
O que eu sei é que se fechar demais vira a espécie de Cuba ou Coreia do Norte; se abrir demais vira uma crise como a de 1929 ou 2008, eu sei também que às vezes a felicidade e satisfação de alguns custa a miséria e a desgraça de muitos. Sei também que sem Liberdade econômica não há progresso tecnológico e financeiro. Sei que o marxismo não é só isso nem o liberalismo é só isso. Posso não concordar com marxismo, mas o marxismo não surgiu por nada, ele tem um motivo.
assisti até o anúncio pra fortalecer...
Tô adorando essa frequência de vídeos quase diária
Excelente!
Ótimo vídeo, Gustavo! Realmente, a gente costuma observar por aí uma discussão tosca sobre o tema. Obrigado pelas referências.
Consultem a descrição do vídeo!
Que série importante esta dos conservadores do orientação marxista! Mais um vídeo bem fundamentado e excepcional. Muito obrigado, camarada.
Vamos que vamos camarada
Sensacional, Gustavo. Muito obrigado!
Excelentes temas, PARABÉNS!
gustavo, na aliança entre fascismo e conservadorismo é muito necessário falar sobre o tradicionalismo de guenon/evola, a relação com dugin e com olavo de carvalho, bolsonaro e bannon. é meio obscuro mas seria legal fazer um vídeo até pra expor essa base pouco estudada da nova direita. recomendo o livro "a guerra pela eternidade" do benjamin teitelbaum. abs.
Grato.
Caramba, nessa frequência logo logo chega aos 50 mil inscritos 👏👏 parabéns pelo trabalho chará 😉
Aí sim, já dei like antes de começar, que já sei que vai ser bom.
Vídeo extremamente necessário. Bom demais.
Excelente. Gostaria muito de ver uma discussão sobre Weber e o marxismo. Vejo que ele tem uma predominância muito grande na academia e inclusive acadêmicos que reivindicam tanto um quanto o outro.
Eh isso. Muito boa exposição. Obrigado pelo trabalho e por compartilhar.
Boa noite Gustavo Machado maxcismo puro,vc é dez okjs.
Não sabia que eles eram minoria na Espanha.
a Falange? total. Relevantes pelas ações violentas individuais. Socialmente, nunca foram uma ameaça séria.
Sensacional!
engajamento
E sempre de braços dados com as burguesias.
E Igrejas.
Atualmente, quem você acha que apoia a burguesia, a esquerda ou a direita? Lembre-se: George Soros e Bill Gates fazem parte da burguesia e eles não são conservadores.
@@romao8115 , conservador sou eu, não é o Bill Gates. George Soros, abiguinho, sério? Vc tá embarcando no "judeu internacional"? Daqui a pouco chamará o adolfonho de ídolo.
Cada merda... Francamente 🐮🐮🐮🐮🐴🐴🐴🐴
Os "libertários" vão dizer que eles não eram realmente capitalistas, por causa do tal do "corporativismo" e blah...
Uma verdadeira aula! Muito bom!
Sugestão: faz um vídeo explicando a melhor condição da classe trabalhadora em alguns países, como os escandinavos. Algumas pessoas acham que é só seguir o mesmo caminho desses países que o problema da classe trabalhadora está resolvido e portanto não precisa de socialismo mas sim um capitalismo mais "humanitário".
salveeee
cheguei
eh noiz
engajamentário check
metendo o loco no algoritmo
excelente, gustavo. um abraço dos trotskyistas tresmontantianos do abc (tta)!
sempre com o conteúdo excelente camarada
Ótimo vídeo, Gustavo
Isso ai continua com os ótimos videos
good
Mais uma pedrada como sempre camarada. Vou dar uma dica, foca um pouco no conteúdo de shorts, em tempos de tik tok vc viraliza um pouco mais fazendo recortes dos seus videos e divulgando por aí.
Só para dar engajamento 👍🏾
Obrigado.
Comentário do engajamento
Bom demais Gustavo
Otimo vídeo. Professor,você poderia reagir a um canal chamado AnarcoJack,eles fizeram um video supostamente "te refutando" e falando utopias anarcocapitalistas. Up
Comunista reagindo 😂😂😂😂😂😂
Upp
Obrigado. A alternativa esta além dessa eleição. Fora bozo.
Cara, parabéns pelo vídeo. Infelizmente os conservadores não querem admitir isso, acontece o mesmo com liberais que não admitem que houve apoio liberal aos fascistas.
Você já leu algo sobre o Integralismo brasileiro? Seria interessante um vídeo sobre esse assunto ao estilo deste.
O Integralismo de Plínio Salgado, de J. Chasin.
Os idiotas de sempre vão dizer que o integralismo era de esquerda
E daí que houve apoio dos liberais ao fascismo?
Tudo tem o seu contexto, se liberais apoiaram o fascismo é pq o socialismo na época estava ameaçando a burguesia.
Bem no começo eu tenho certeza que teve apoio liberal, mas depois deve ter diminuído, pois o facismo é anti-liberal.
@@viniciusvictorramos7800 A questão é que tudo mundo ama o liberalismo/capitalismo no fundo.
Inclusive o Lênin
Gustavo, se puder tenta ver sua participacao em algum podcast. O cara do A Deriva é ok.
Sugestão: analisar o que é verdade ou mentira no site do ideias radicais. O nome do texto é 14 MONSTRUOSIDADES DE VLADIMIR LÊNIN.
Se é comunista é óbvio que cometeu monstruosidade.
Podemos até voltar no passado, e ver que quem apoiou o 18 de Brumario de Luís Bonaparte, foram os conservadores franceses.
Deixo aqui a pergunta provocativa: "Todo conservador é fascista?" e " Todo fascista é conservador?" ia gosta de ver a coisa sendo debatida por esta visão.
Conservadorismo é coisa de maçom
Nem todo conservador é Facista, mas todo fascista é conservador
Queria um vídeo sobre Che ❤
Bom video. Em Portugal, no ano de 1926 houve uma revolta militar conservadora e por falta de programa e pessoal chamaram entre outros, Salazar. Salazar domou as forças armadas e instituiu um estado corporativo com conotações fascista de 1926-1969. Existe varias bibliografias sobre Salazar lançadas no Brasil.
O que seria um "conservador" pra vc, Bolsonaro? Eu não sei o que vc quer dizer com "conservador" ou chamar de conservador hoje em dia, pois este não existe, o que existe é o neocon democrata que só "conserva" as besteiras dos progressistas, talvez naquela época existia mas hoje claramente não.
A econômista e professora Maria Conceição Tavares fala muito sobre a ditadura de Salazar
brutal.
Vou citar nomes, se vc quer fazer desafios, faça vc mesmo, pq canais grandes de direita não vão te responder. Canais q podem aceitar seu desafio: guelfo negro ( aceita com certeza)
Marcelo Andrade
Castelo do conde ( conde loppeux)
Parabéns Gustavo, por mais um excelente vídeo! Este entrou pro rol dos melhores do canal!
Se possível, mais a frente, fale de como seriam os Sovietes municipais, estaduais e federais/nacionais, bem como os de locais de trabalho.
Continue com o excelente trabalho sobre a obra e tradição marxista!
Por que a propaganda da p@rra do "Brasil Paralelo" sempre aparece pra mim quando assisto os canais da esquerda revolucionária?
Porque os canais de esquerda buscam formas de arrecadar dinheiro atravéz da monetização de seus conteúdos, ainda que seja a custo de uma propagando contrária às suas provas ideias. Essa é a beleza e a ironia do mercado, até sendo contra você pode se beneficiar.
É o youtube tentando te salvar.
Depois dizem que a mídia e de esquerda 😅
Excelente vídeo.
Muito bom!
Gustavo, na sua concepção o movimento fascista, de certa forma, retoma aqueles ideais do conservadorismo mais clássico ou isso faz pouco sentido?
Engajamento.
Estado Islâmico?
Olá. Gostaria de ver você fazer uma análise do curso História da Revolução Francesa do professor Omar Mansour. São 12 aulas e está gratuitamente disponível no youtube. Ele é um tradicionalista católico oposto ao liberalismo.
Ele nunca vai fazer.. é um liberal gnostico...
MUITO BOOOOOOM!!!!!!
Esse hindenburg era o mesmo do Zeppelin?
Gosto muito desse canal. Seria interessante uma análise do Movimento Nazbol e sua infiltração em partidos brasileiros ?
Gustavo onde você trabalha tem conservadores ?
hahaha, hoje não. Quando trabalhava com computação tinha muitos. Eram majoritários.
Gloria a jesus
A tese central do vídeo é verdadeira, tanto quanto esta outra: todo regime leninista-stalinista-maoísta teve apoio dos esquerdistas-socialistas-comunistas. Afinal, são dois espectros, cujos grupos abrangidos são distintos mas possuem suas afinidades. Mas tem grupos que ficam numa zona meio indefinida ali no meio de campo, como os democratas liberais e os trabalhistas, que oram vão mais pra um lado, ora vão mais pra outro, pelos seus próprios interesses e afinidades. Fiquei interessado em ver o restante da série sobre conservadorismo. Não sou de direita, mas sou católico e defendo as pautas católicas, e por isso o rótulo que talvez melhor me cabe seja o de conservador.
Gustavo, reage ao Ideias Radicais falando da crise de 29. Ele fala que keynesianos sao marxistas.
Pra essa maluco até o bolsonaro e marxista
eu quero ver vc no flow e explica para um público enorme. faz isso por nós??
Infelizmente seus vídeos não tem o tanto de visualização que merecem. Era para esse vídeo ter muito mais visualizações, mas continue trazendo esse grande conteúdo para quem está interessado.
A melhor orientação para os Trabalhadores e o povo pobre...
Os governos patrões e burguesia odeiam...
👏🏼
Mas o nome Benito nao foi posto por algum motivo em particular?
Ainda bem que podemos fazer esse tipo de pergunta, porque na revolução trotskista você teria sido eliminado por subversão ou algo do tipo.
@@tomasgutierrez6989 Verdade, Tomas!
Eu digo que, na verdade, em qualquer momento do socialismo você corre maior ou menor risco de perder sua vida nesse mundo porque, invariavelmente, são pessoas de pouca elasticidade cognitiva ou, de baixa estima pelo próximo, como todo sociopata que só vê nos outros, degraus para sua ascensão.
Pergunta: Estava pensando em ler o livro do Claude Klein sobre a república de Weimar, mas ao olhar na net sobre o autor, vi que ele publicou também um livro chamado "De los espartaquistas al nazismo: la República de Weimar". Não é este melhor porque - pelo título - parece focar mais na origem do nazismo? Conheces este livro? Talvez esteja disponível na net.
Não precisava nem ir tão longe e afundo, apesar de isso ser necessário, basta olhar para o atual governo Bolsonaro e quem são os aliados dele direta e indiretamente!
O bolsonaro é fascista com base em q?
@@guilhermevieira6010 discurso anti comunismo, racista, supremacista branco, defensor de ditadurass de extrema direita, etc, não fechou o regime porque não teve o apoio em massa da burguesia, isso porque não mostrou força o suficiente!
O Bolsonaro tá mais para um ANCAP
@@camaradalucas87 Mussolini e Gentile (os pais do fascismo) eram socialistas, logo não faz sentido atrelar o anticomunismo ao fascismo, fora que Hitler foi Aliado de Stalin. Bolsonaro não é racista ou supremacista branco, nem adotou nenhuma medida politica racista, e mesmo que fosse isso não é necessariamente algo fascista, existem fascismos que não possuem nenhuma questão racial. Ele “defendeu” ditaduras de direita apenas em detrimento à ditaduras de esquerda, isso não quer dizer que ele apoie ditaduras de maneira geral, e já deixou claro diversas vezes que prefere a democracia. Ele não ter implantado uma ditadura por não ter conseguido apoio é pura especulação sua.
@@danielsousa3890 assista os vídeos anteriores dessa série que Gustavo fez, da pra entender muito bem
bomm
Caraio, maluco brabo. Acabou com o argumento dos direitopatas de que fascismo é de esquerda.
O NSDAP não era nacional-socialista e anti-comunista e anti-marxista?
Sim, após de 1933 o KPD foi colocado em ilegalidade e Goebbels, iniciou-se a propaganda anti-comunista, cassando mandatos de deputados do partido e colocando uma parte dos partidários e militantes em campos de concentração.
Sim
0:03
T. S. Eliot, ficou de forma velada no lado de Franco na guerra civil Espanhola.
🎉🎉🎉🎉
O fascismo teve apoio conservador pra chegar ao poder, porem nao se deve esconder o fato de que tambem teve inumeros aliados vindos de partidos comunistas/socialistas. É engraçado que Franco nem sequer pode ser considerado como um governante fascista em si, e ele é a explicação perfeita do motivo da direita conservadora ter levantado um pouco do fascismo. Franco agiu de forma totalmente oposta aos ideais fascistas em diversas vezes dentro do seu governo a pior foi buscar alianças com os eua, a propria falange se divergiu contra Franco após tantas prezepadas contra a vontade dos ideais fascistas. O ponto que faz com que o fascismo tenha subido ao poder nas costas de alguns conservadores, é devido apenas a uma concordância de ideal ético e moral, em que ambos divergiam com o discurso etico-moral socialista e isso fazia com que a aproximação do fascismo em direção ao poder, fosse atraves dos conservadores pois seria mais facil abrangir uma quantidade maior da massa atraves desse tipo de ideal etico moral. Todo fascista sempre teve rivalidade forte contra comunistas e outros grupos dessa vertente, porem todo fascista deve admitir também que os liberais e direitistas são o verdadeiro cancer da nação. Fascismo é terceira posição, reune sim algumas características dos conservadores e direitistas como tambem reune algumas caracteristicas de socialistas e esquerdistas.
O q vc acha do pco?
@Hyago bizarro .. bem q o pco critica o pstu...
Oculto mais óbvio!
Gustavo, é correto afirmar que não existe ditadura de esquerda? Obrigado e um grande abraço!
Define "ditadura de esquerda"?
Gustavo, tu achas o Bolsonaro e o Boslonarismo são fenômenos fascistas/filofascista?
não. Ainda que, como tentei indicar, existe mais confluência entre conservadorismo e fascismo do que se julga a primeira vista.
@@orientacaomarxista Mas por qual porquê?
brasilzão ta seguindo o caminho. ou acabamos isso dia 30 ou vamos sofrer anos
gustavo, eu sempre reassisto seus videos, em especial os mais voltados para economia, ou a critica da economia politica, rs. Gostaria de entender oq significam exatamente a tal rolagem da divida, qual exatamente a relaçao (inclusive quantitativa) entre receita e pagamento da mesma, mt embora tenha entendido que no fim das contas a emisssao de titulos piora ainda mais pq aumentam as correntes sobre os trabalhadores. E alem disso oq significa a liquidez de 1,2 tri q o governo bozo liberou pros bancos no inicio da pandemia, nao sao recursos diretamente do orçamento, dos impostos, mas sao como se fosse emissao de moeda, um exemplo de capital ficticio? podeira indica um texto? desculpe a inflexao de assunto, mas fiz isso por ser o ultimo video.
O like aqui já é de lei.
Tropicalia lixo lógico, bom cd
Gustavo dá uma aula no bom gosto também
Bom msm seria alguns alienados verem esse vídeo
O guelfo negro ja deixou varias réplicas aqui, não vai dar a tréplica?
Churchil e Stalin se aliaram para enfrentar Hitler e o Nazismo, isso por acaso significa que o Churchil ou seu conservadorismo, simpatizava com o regime socialista soviético de Stalin????? CLARAMENTE não né kkkkk é historicamente óbvio que não. Diversas alianças entre inimigos ocorrem ao longo da história, em função dos personagens envolvidos enquanto imersos naqueles períodos (e não de fora como nós analisando), considerarem outras ameaças como inimigos piores ou algo do gênero. É evidente que muitos estavam enganados nessas constatações que faziam, outros eram apenas oportunistas em busca de poder e para isto se declaravam conservadores, comunistas, o que fosse se como resultado obtivessem poder. O fato é: NUNCA na história o mero fato de movimentos opostos se aliarem, significou que eles respaldam ou legitimam UNS AOS OUTROS, ou que concordavam entre si quantos aos fundamentos de cada um, alianças políticas ocorrem muito mais por oportunistas almejando poder, ou por personalidades/figuras históricas, enganadas ou não, conservadoras ou não, acerca de qual o maior inimigo em comum a ser combatido. Simples assim. Já em termos teóricos, práticos e ideológicos FUNDAMENTAIS do naz1fac1sm0, isto é, que fundamentam essa visão de mundo perversa, o conservadorismo em si não tem NADA A VER com eles, ser conservador, explicando de modo bem resumido, é ser CONTRA mudanças radicais sem um propósito claro, verificável, bem planejado e FACTÍVEL, que não resulte no mais absoluto caos, ou num sistema ainda pior e opressor. É evidente que se for levada ao extremismo uma visão conservadora de mundo, ela se torna algo fundamentalmente diferente da sua forma correta e desejável, assim como qualquer uso extremista do marxismo (como na ditadura de Stalin), progressismo, etc., casos em que se desconsidera o âmago e a essência do que o movimento prega, para se praticar aquilo que o EXTREMISTA considera que deve ser praticado "em nome da sua ideologia" (por isso o extremismo está constantemente associado a governos e governantes ditatoriais e totalitários). Já no caso do naz1smo e fasc1sm0, por exemplo, o próprio ÂMAGO, a essência de tais movimentos já são por si só absolutamente crueis e nefastas, de modo que sua prática JÁ É extremista por definição, enquanto o conservadorismo pode e já foi defendido desde a sua origem como a manutenção daquilo que, segundo os participantes do período histórico, é mais aprazível à melhor configuração social realisticamente possível da sociedade deste período. É tanto assim que até o próprio David Hume, com sua crítica à metafísica e ao método indutivo de obtenção de conhecimento, contribuiu à fundamentação do ideário conservador e ao ceticismo que passou a ser incorporado no mesmo, pois a partir da constatação de que pouquíssimas coisas podemos SEGURAMENTE conhecer (o que Hume prova com sua tese), TODO tipo de mudança a forma de organização social precisa estar muito bem fundamentada e deve pelo menos, de preferência, ser bem testada antes de imediatamente aplicada, para prevenir que descambe em algo muito pior do que já se vive.
Eu sempre falo isso no meu Twitter, a base do Bonapartismo é a mesma, só juntou os Fascistas quando esses surgiram, sempre é o Conservador que dá base de sustentação. Precisamos combater ferozmente o Nacionalismo, sempre!
Fascismo = opinião diferente da esquerda
Pra alguns sim, mas não dê ouvido a essas pessoas. Os que estudam, entendem o que é fascismo, usam com cuidado essa palavra
@@matheusacioli2861 É realmente uma palavra forte que deve ser usada com cuidado com mesmo!
O canal guelfo negro tem horas de conteúdo refutando isso pra k-ralho...
@Hyago esquerda não é necessariamente marxismo , vc é de q tipo de direita ? Direita liberal diagnóstica ?
Ele só usa tautologias canalhas, não refuta nada
Impossível encontrar qualquer discussão séria a respeito do fascismo - e este vídeo do Gustavo Machado não é exceção.
Ele diz que irá analisar o fascismo enquanto fenômeno histórico concreto, mas tudo o que ele faz é apresentar a velha teoria marxista do fascismo segundo o qual se trata tão somente da forma mais extrema que a classe dominante encontraram para combater o "iminente" levanta da "classe trabalhadora" contra os "opressores".
A julgar pela forma de argumento do Gustavo, então TODO socialista seria, necessariamente, elitista e burguês, já que entre TODOS os movimentos revolucionários comunistas não faltaram apoiadores que eram pertencentes à burguesia - os próprios Engels, Lenin e Trotsky, e muitos outros dentre os revolucionários, viveram como burgueses durante toda a vida. Isto para não falar dos industriais e banqueiros que apoiaram - e ainda apoiam - revolucionários o tempo todo. Se o argumento dele de que o fascismo é "conservador" porque conservadores se aliaram, circunstancialmente, diga-se, com fascistas, então o socialismo/ comunismo é burguês porque eles sempre se aliaram com burgueses.
A pergunta que tem que ser feita e que o Gustavo, convenientemente, não fez é: os fascistas e os conservadores querem a mesma coisa, tem o mesmo entendimento da realidade social, política e querem os mesmos objetivos? Caso não, então NÃO há qualquer relação entre eles para além de alianças de ocasião, o que é a coisa mais comum do mundo quando o assunto é política. Não devemos esquecer que muitos movimentos revolucionários comunistas, principalmente após a segunda metade do século XX, assumiram a roupagem de movimentos nacionalistas e movimentos de libertação nacional. Fosse a argumentação do Gustavo minimamente convincente, estes grupos também deveriam ser considerados fascistas.
Por fim, a literatura não marxista sobre o fascismo - a literatura séria, portanto - chegou a algumas conclusões sobre o fascismo: é um movimento REVOLUCIONÁRIO e MODERNIZADOR. Os fascistas NÃO tinham interesse nem na manutenção do status quo europeu - e, portanto, não poderiam ser considerados conservadores - tampouco tinham qualquer interesse em retornar à Europa do Antigo Regime - de modo que não podem ser considerados reacionários.
Por fim, está mais que documentada a relação teórica, conceitual e mesmo partidária de muitas figuras do fascismo com a esquerda, e mesmo com a esquerda marxista. Quem quiser ler estudos sérios sobre o fascismo deve deixar de lado a teoria marxista do fascismo - que é, como tudo o mais que tem relação com marxismo, uma pseudoteoria - e ler estudiosos sérios sobre o tema, como são o caso de Zeev Sternhell, A. James Gregor (que também é um grande estudioso do marxismo), Stanley Payne, Roger Griffin, Michel E. Mann ou Renzo Di Felice. Ao assim fazer estarão se informando e não caindo em peça de péssima propaganda.
O que seria um "conservador" pra vc, Bolsonaro? O que para vc é antimodernizador ou anti-iluminista? Eu não sei o que vc quer dizer com "conservador" ou chamar de conservador hoje em dia, pois este não existe, o que existe é o neocon democrata que só "conserva" as besteiras dos progressistas, talvez na antiguidade existia, mas hoje claramente não, tudo que a revolução liberal iluminista fez foi destruir as bases da sociedade tradicional.
O velho discurso do seuculo XX sobre Lenin ser "financiado por banqueiros" ksksksks