Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor! 20 dias atrás comprei 04 pneus 215/45/17 continental extreme contact em uma concessionária da própria continental, já aproveitei e fiz montagem, balanceamento e geometria e troca das válvulas das rodas com eles. Me informaram que precisaria trocar as barras axiais dianteiras, dei o ok. E na hora da geometria me informaram que na roda dianteira esquerda estava com problema na cambagem e que precisava de um parafuso ( 130,00) para fazer o ajuste ou do contrário o pneu novo iria ter uma desgaste errado; aceitei o tal do parafuso, porém quando foram instalar a peça perceberam que não tinha em estoque e então me disseram que tinha outro "jeito" fazer o alinhamento com uso do ciborg, equipamento esse que eles tinham na oficina, que por sinal era muito bonita e sofisticada... Porém agora graças ao vídeo do nosso ilustre barata percebo que na verdade me cobraram para danificar o meu carro! Lamentável principalmente vindo de uma loja da continental onde comprei os pneus e aceitei trocar tudo que eles me recomendaram para ficar "sem problemas"! Obs: sei que a loja não é da continental em si, e sim uma empresa que pegou a franquia, mas na minha cidade (Porto Alegre) é a loja da continental.
Bom video, bem didatico. A dica pra nao passar por isso é so ir trocar o pneu faltando pouco tempo pra fechar a loja, os caras doidos pra ir embora, ne te oferecem essa porcaria!
Muito top a explicação ! Ontem coloquei 2 pneus novos no meu versa ... Automaticamente ganhei a montagem e alinhamento... Nisso a geometria ficou fora os cara queria meter o siborg e ainda cobraram 500,00 pra fuder meu carro kkkkkk eu falei não só vim aqui colocar 2 pneus mais nada ... Aí o cara baixo pra 400... Respondi novamente que só vim colocar 2 pneus e mais nada .... O cara deixo nos 300... Eu novamente repreendi... Aí o cara falou que eu iria perde a garantia do pneu e etc. Respondi pra ele lógico que não... Se eu comprei, paguei e tenho a nota fiscal é claro que eu tenho a garantia ! Aí o cara ficou calado.
Que clareza eles está falando besteira nenhum veículo faz cambagem a não ser Toyota e Honda ,se deu ruim a inclinação somente troque a peça como amortecedor,pivô ou ponteira só isso que roda volta 90•
Como Ele disse "os carros mais antigos tinham este recursos e alguns não todos" hoje em dia são raros os que possuem este tipo de ajuste então fazem esta pratica criminosa de usar o tal de ciborg só de ouvir os caras dos centros de alinhamento tenho vontade de dar um tiro
Aqui foi a melhor explicação que já vi sobre não utilizar o tal do ciborgue. As vezes quando levava o carro para esses serviços eu ficava com pé atrás em permitir que eles usem essa ferramenta, mas nunca neguei o uso. Realmente é complicado essa situação para deixar o veículo alinhado. Cabe aos motoristas ficarem atentos usando essas dicas aqui. Eu já neguei muitos "combos" de serviços em oficinas que querem empurrar alinhamento, balanceamento, cambagem e caster. Eu quando vou levar já sei mais ou menos o que fazer. Motorista deve avaliar seu próprio veículo pra não ser enganado, pegar uma trena e medir a distância entre o pneu e a lata do carro e ver se tem muita diferença, já dá pra descartar um caster, olhar debaixo o alinhamento dos pneus etc. Bom vídeo.
Troco FÁCIL um Martin Vaca pelo Juliano Barata! hahaha Aliás se for ver, com as séries de vídeos técnicos que o Flatout vem colocando há tempos, ele está muito mais na linha de um Edd China mais jovem. Há semelhança capilar inclusive rss
@@hugoduartecars concordo, o conhecimento do barata e incrivel, e o edd china tambem e pica o cara manja memo, pena ter acaabado o joia sobre rodas com ele
Obrigado pelo seu vídeo, me esclareu as dúvidas. Eu troquei meu sistema de suspensão, amortecedores e bandejas original, coxim e batedor e bucha do eixo traseiro. Nissan Versa 2016. Após todo serviço fui alinhar e balancear, e pasmem que o cara teve a cara de pau de falar que precisava fazer cambagem. 🤦🏻♂️ Eu recusei, e segui para outra oficina. Resumindo fiz alinhamento 3D e balanceamento em Outra oficina, e o cara me informou na hora que tava tudo certo com o carro e que tava uns graus negativo mas ele corrigiu, e ficou tudo perfeitamente funcionando, informou que até as rodas estavam desbalanceada e me chamou pra mostar tudo no equipamento. Infelizmente esse ramo de alinhamento e balanceamento a maioria das oficinas principalmente que são Redes de franquia, são tudo mal caráter.
Em 2014 bati a lateral traseira do meu primeiro carro e acabou amassando a roda e por consequência o rolamento... na época era muito novo e depois de ouvir algumas ofensas do meu pai, acabamos levando em uma dessas oficinas com robôs que faziam o trabalho de voltar qualquer parte do eixo ao valor original de fábrica, mas notei que depois disso o carro não era exatamente mais o mesmo de antes. Nesses mais de 6 anos já tive outros carros e mais nenhum ocorrido assim, me interessei e me informei muito mais sobre carros mas nunca havia encontrado uma explicação tão precisa quanto essa! Meus parabéns Barata, e mais uma vez obrigado pelo seu trampo!
Trabalhei 16 anos na área técnica de uma multinacional de pneus, concorrente da Continental. Posso garantir: não tem lugar com mais pilantragem e malandragem que centro automotivo com foco em alinhamento. Eles oferecem alinhamento gratuito, mas depois que vc coloca o automóvel na rampa eles irão condenar tudo, do amortecedor até o teto solar do veículo. Mesmo em um Centro Automotivo de confiança, já informe antecipadamente: não vou corrigir cambagem nem cáster. Vou pagar apenas pelo alinhamento.
Nesse caso...se os caras ( tanto o dono ou gerente, quanto os mecânicos) vão te ferrar de algum jeito. Essa é a cultura nesse país. Conterrâneo ferrando conterrâneo. Maldição enraizada até a alma ! Eles se ofendem, quando não podem te lascar. Então, fabricam um prejuízo oculto. Filhos malcriados = filhos malditos = adultos problemáticos. Simples assim.
Verdade... Eu troquei todo sistema de suspensão e coloquei amortecedores e bandejas Original Nissan, no meu Versa 2016. E o cara teve a cara de pau de falar que precisava de cambagem.... O serviço fiz com meu mecânico de confiança. Mas o alinhamento e balanceamento foi feito em terceiros na (REDE TOP) não vão nessa rede de oficinas, e nem na (VIA TOTAL PNEUS) se tiver em sua cidade fujam.
Adquiri 2 pneus novos aqui em Fortaleza e aconteceu exatamente o que você descreveu, na hora de subir o carro me cobraram mais 150 por roda. Me senti lesado!
Vídeo muito top, parabéns !!! Sou técnico mecânico com Crea ativo a mais de 15 anos e sempre estou me atualizando e o mais engraçado nisso tudo é que as pessoas que vão fazer o alinhamento nem tem qualificação técnica, ( não generalizando ), fazem pq aprendeu a fazer mais nem sabem o pq. Certa feita em um posto de gasolina, eu vi um dono de uma Mitsubishi L200 enfartar com uma simples troca de óleo, o rapaz levantou a caminhonete pegou uma chave colocou um tubo e ao invés de soltar estava apertando, estourou a rosca. Agora imagina uma pessoa como essa operando o ciborge para fazer a " tal" cambage ?????????????
O motivo de não ter pessoas qualificadas no mercado é justamente por pessoas como você, que ostentam títulos de categorias e sindicatos, formações teóricas e não práticas. Enquanto em outros países como os EUA, na Flórida por exemplo, é muito comum ver jovens entre 18 e 30 anos mexendo com carros em sua própria garagem e mandando a ver nas competições. Aí vai menosprezar o cara pq ele não é formato em massassuchets of BRAZIL e não paga o ESTADO pra roubar os outros? ai não né.
@@Henrique1E vc me conhece ??? Faz parte do meu círculo de amizade, bom acredito que não, pq tamanha besteira que vc falou, trabalho em oficina mecânica desde meus 12 anos, procurei conciliar teoria x prática, uma anda alinhada a outra, hoje trabalho em uma empresa multinacional e inclusive nas horas vagas consertos carros de alguns amigos meus por hobi. Por favor não me julgue pelo comentário que fiz ao menos se preocupe se informar como são a maioria dos porcânico, pelo seu comentário vc não deve saber da diferença da porca para o parafuso e está querendo lacrar me desmoralizando. Rsrsrsrs Vc é uma pessoa digna de pena, bem provável que é mais um que cai nos vários golpes de pseudomecânicos que tem por ai rsrsrsrsr
Parabéns pelo vídeo, usou de forma bem didática todos os argumentos técnicos para justificar o porquê não se deve usar o cybor hidráulico para forçar o ajuste da cambagem.
Concordo com vc, pois eu sou leigo no assunto, mas ele deixou tão simples, que finalmente já ouvi tanto falar disso mas nunca captei o contexto ! Mas nesse vídeo eu achei rsrs.
Até que enfim um influenciador automotivo para defender com argumentos técnicos o assunto. Certa vez o alinhador de uma revenda de pneus conhecida (não é a do vídeo) recusou realizar o procedimento de alinhamento após eu recusar o serviço de cambagem. O argumento dele foi que não assumiria o risco da não execução da cambagem. Duvido que ele se responsabilizaria por algum dano no rolamento de roda ou amortecedor.
Então amigo realmente se a tocada que ele der com a ferramenta de cambagem for além do limite estoura o rolamento não ah rolamento que aguente ou amortecedor, tem um limite normalmente um bom alinhador que seja honesto tem noção disso então ele não vai ultrapassar esse limite então não vai causar nenhum dano a seu carro!
Sensacional está foi a melhor aula sobre alinhamento que já tive grato pelas explicações no meu último alinhamento o "Profissional" falou que tinha que fazer cambagem usando o tal de siborg eu recusei aí fui em outro lugar que tinha o equipamento de alinhamento 33 e na verdade não tinha nada que fazer e ainda sai da anterior com o carro puxado para os lados e com este de sistema 3D ficou perfeito ou seja quem procura acha
Quando eu comprei pneus novos pro meu carro, há 1 ano atrás - logo que eu comprei ele -, eu comprei num hipermercado que tinha um auto center e a montagem ficou gratuita, então só paguei pelo alinhamento e pelas válvulas dos 5 pneus (que estavam todas ressecadas). Na hora de alinhar o carro, o cidadão me informa que o cáster estava fora de especificação e que seria necessária correção. Perguntei pra ele como seria feito o ajuste e ele logo soltou "ah, com o ciborgue". Recusei na hora. Nem tive curiosidade de ver como era o dito cujo. Também nunca mais voltei lá no auto center. Após a historinha, que serve até de alerta para alguns desavisados, deixo meus parabéns para a equipe do FlatOut por mais esse conteúdo técnico de primeira!
Meu primeiro carro, eu fiz comprei pneu no mercado e ganhei essa montagem, o cara condenou as 4 rodas, disse que estava tudo empenado que eu tinha que comprar rodas novas, e que ele tinha para me vender. kkkk falei faz só a montagem mesmo, pq eu não tenho nenhum real, monta do jeito que tá.
@Celso Alves tambem trabalho como alinhador ja peguei carro com 500 kms fora de camber eae como faz sempre que possivel explico para o cliente cabe a ele decidir oque ser feito ou correcao com ciborgue aplicando uma carga correta no ciborgue ou leva para o alinhamento tecnico
Perfeito!!!!!! Sou mecânico de aeronaves e tb gosto de mexer em carros, trabalho sempre usando o manual de manutenção e nunca vi esse esticador, tanto que já falei pra muita gente que isso é errado e não me deram moral.... Infelizmente o povo prefere ser enganado.
Nega paga 70 conto pra corrigir na "marreta" se for trocar um amortecedor zoado por exemplo já gasta várias vezes esse valor. Pior que o cara sai falando vantagem, fui num lugar o cara quis me cobrar 300 pra trocar tudo, sendo que paguei 70 pra fazer cambagem e ficou zero.
Tá de parabéns pela explicação! Agora quero vê quem acha o defeito do carro! Trocando peça até achar o defeito será que o cliente terá condição de arcar com reparo?
A explicação é perfeita, como sempre por esse canal. Mas cabe uma questão muito importante. A pessoal não tem 500, 1000, 2000, 5000 reais para trocar peças (sem garantia que vai resolver o problema.) Mas tem 50 60 80 reais pra fazer este serviço! E ai? É difícil julgar, e imagina se ainda depois de tudo isso vc trocou tudo e continua a maldita negativa kkkkk... tem mais mosquito nesse angu ai!!!
Mano... kkk Já pegou uma toro zerada com camber fora do padrão.... gastando pneu pra dédeu... kkk isso pq está tudo novo.. e aí... qual a dica.. troca tudo ? Não.. faz uma camber que resolve ...
Infelizmente é prática comum em 101% dos autocenters do Brasil. Seria interessante fazer a parte II desse vídeo: Cambagem deu fora, o que fazer? Porque convenhamos, qualquer carro com mais de 5 anos de uso já apresenta cambagem fora do especificado, e é inviável ficar trocando componentes (amortecedor, mola, mangas de eixo, rolamento, etc) até se descobrir o culpado. Ai usar o ciborg deixa o pessoal com a falsa sensação de que fez o certo. É necessário estabelecer boas práticas de manutenção para esse caso.
Eu faço cambagem no próprio amortecedor quanto tem dois parafusos de fixação (um em cima e outro embaixo) pq assim a parte de cima do amort. Vai fixada na lataria do carro e a parte inferior na manga de eixo q tem o pivô ligado na bandeja. Comendo o buraco do parafuso em alguns mm vc consegue ganhar alguns graus na cambagem, algo q estava em 3º fora pode ser levado a 1º sem ter q trocar peça nenhuma a não ser q tenha algo danificado e torto. Lógico q deve ser feito uma perícia antes de qualquer coisa
Up! Mas em se tratando de componentes de suspensão, sempre procuro trocar tudo de uma vez mesmo, pra ter garantia de que vou rodar por mais tempo sem dores de cabeça
Ele já explicou que devesse ir em um bom centro automotivo, para eles testarem as peças, ir trocando sem ferramentas ou capacitação é furada. Acho que vale a pena passar em uma Loja Continental para dar uma olhada e ver como trabalham.
Gostaria de parabenizar pelas suas explicações faz muito sentido acredito que vc está muito certo temos que procurar a causa antes de causar danos no veículo que Deus continue te abençoando sempre muito obrigado
Sou alinhador e concordo com tudo que foi falado. Sem tirar nem por. E a título de curiosidade a Fiat Toro tem regulagem de cambagem e convergência nas rodas traseiras. Na dianteira, apenas convergência.
quer dizer o carro é concebido como se o monobloco e demais componentes n fossem trabalhar, ainda mais nessas ruas esburacadas, dizer q o sistema n tem ajuste é condenar a vida útil em 50 mil km, pq vai desalinhar tudo,
@@alessandroferraz5923 acho que e normal do carro mano , já vi vários compass na rua com as rodas traseira com a cambagem negativa deve ser p dar mais estabilidade nas curvas
Muito boa explicação, mas e quando você troca todos os componentes da suspensão e ainda continua com uma cambagem incorreta? Você joga o carro fora ou deixa o pneu gastando de forma errada? Acho que vale um vídeo explicando a maneira correta de resolver isso, já que é um problema muito comum entre os veículos.
Se com a suspensão revisada e mesmo assim seu veículo está desalinhado, você tem que realizar uma "gabaritagem" no monobloco, pois provavelmente seu veículo foi batido e está com a estrutura desalinhada.
O problema é colocar isso na cabeça do cliente, que o carro dele pode estar torto. A maioria deles não aceita nem sequer trocar um amortecedor pra tentar resolver isso. É uma situação bem complicada
Não é um problema um carro estar 1 grau fora da tolerância tanto negativa quando positiva, (em treinamento foi comprovado que não desgasta pneu, afinal é apenas 1 grau) o problema é o carro estar com 3,4 ou 5 graus fora e o profissional que está alinhando querer tapar o sol com a peneira e prensar a manga de eixo, vai estragar rolamento, empenar torre do amortecedor completa, simplesmente porque o veículo do cliente está com problema estrutural. Inclusive tem um canal famoso de mecânica "pioneiro" em fazer serviços nota 10 que fez um vídeo sobre isso, e o construtor da ferramenta disse que só pode utilizar em diferenças de no máximo 1 grau, ou seja, se passar disso corre risco de danificar componente da suspensão.
Tive um cyti com problema na cambagem, ovalizei o parafuso da coluna para aprumala ficou top se usasse ciborg iria empenado tudo, sempre tentam fazer a venda casada, porém compro pneus em um lugar e faço sv em oficina de confiança valeu pela explanação top
Tenho canal que faço todos os ajustes que você falou na prática. Seus argumentos sobre o equipamento do ciborg são muito bons agora eu faço esses ajustes a 20 anos e nunca tive problemas.
Você não teve problemas em fazer mesmo, mas os seus clientes já não podem dizer o mesmo, por isso que tem carro que não sai da oficina com problemas na suspensão, e o mexânico coloca culpa no projeto do carro, no asfalto ruim e não para pra pensar no serviço que oferece. Deixa o endereço e nome da sua oficina ai pra eu manter a distância segura. Obrigado!
Isso aí, continua entortando o mundo todo pra alinhar a torre de pisa, gênio! Uso desse equipamento pra entortar amortecedor é errado por motivo óbvio e claro!
Parabéns equipe FlatOut, criando conteúdo de qualidade como sempre e informando os leigos e desavisados. Em todos os treinamentos que compareci sempre mostraram as consequências de se usar essa ferramenta (rolamentos estourados, torre do amortecedor desalinhada, manga de eixo empenada), se o veículo está desalinhado mesmo com a suspensão revisada, o veículo tem problema estrutural (provavelmente por colisão) e deve ser corrigido em empresas que trabalham nessa área.
Muito bom o conteúdo, mas tenho dois pontos pra deixar como debate. 1º - Trabalho com alinhamento, sempre evito cambagem, até porque hoje a maioria dos carros nacionais aceitam uma variação maior da mesma se for verificar, mas as vezes não tem como correr, e é onde eu tive duas experiencias que foi de quebrar a cabeça. Uma Montana da ultima geração, pouco rodada por sinal, e uma Parati G3, não só eu como chamei outro alinhador mais experiente pra ajudar no b.o, a principio verificamos tudo nos mínimos detalhes e não encontrávamos nada, então começa os testes, mola, amortecedores(e torre no g3), bandeja, barra estabilizadora, tudo nova pra teste, manga de eixo pegamos no ferro velho pra teste e NADA, mesma medida de cambagem, voltamos tudo e o carro foi pra lanternagem, praticamente desmontaram a frente e tiraram todas as medidas para descobrir e nada novamente, por fim? Parati G3 acabou se resolvendo no Ciborgue, e na Montana foi usado parafuso de regulagem. 2º - Desde quando comecei a aprender sobre alinhamento, sempre aprendi algumas coisas sobre o Ciborgue que a maioria pelo menos ao meu ver não comenta, sobre carros e modelos que aceitam (que não são todos, alias, são poucos), e o grau da cambagem, que não pode passar de 1º, mesmo nos tais carros afetariam a vida util das peças não só a longo prazo, mas muitas vezes ali mesmo na hora. Desde então trabalho seguindo esses parametros com o Ciborgue, e nunca tivemos problema relacionado a ele no alinhamento, sempre testamos os carros, a maioria clientes fixos que volta e meia voltam para uma revisão, e quanto a amortecedores, rolamento, e comportamento do carro nunca foi apresentado avaria ou baixa durabilidade. Enfim, não estou querendo defender, mas se alguém estiver afim de um debate ou tenha alguma experiencia, conhecimento e troca de experiencias nunca é demais!
Toda regra tem exceção. Polo golf Fox não tem parafuso pra cambagem. Sei que o vídeo se refere a carros originais, mas se você preparar/ rebaixar a suspensão dos que citei, provavelmente vai precisar ter uma conversinha com o ciborgue.
Vídeo mais top que já vi. E vcs já notaram uma coisa: certos reparadores falam em vídeo enchendo a boca que o cliente é usual dele, que fez manutenção X ou y a n meses, geralmente poucos, e estão fazendo outra Manutenção "preventiva", ou seja, sempre com alguma manutenção pra fazer e tem gente que praticamente não mexe nisso e depois de tanto tempo nem tem problema nenhum?? Ou seja, mexer muito pode dar problema sim, como exposto no vídeo....
Bem, meu caso foi bem complicado, sempre usei pneus novos (não remoldados) e faço alinhamento todo mês ( pago uma, ganho duas revisões, 30 e 60 dias) vale bem a pena! porem já perdi alguns pares de pneus dianteiros ao longo de alguns anos, tudo por causa da cambagem. Fiz de tudo...buchas e batentes novos, bandejas, amortecedores, coxins, braços axiais, rolamentos, pivôs, ETC. cheguei a levar onde alinha monobloco e estava tudo certo! Cansado dos pneus comendo precocemente na parte interna, parti para o gatilho... Ovalizei os furos das bandejas (balança) na parte onde fica presa o pivô, de forma que consegui prender ele um pouco mais pra dentro da mesma, corrigindo assim o plumo das rodas, depois disso, fui fazer alinhamento novamente, pois saiu do alinhamento, algo que já esperava, uma vez na maquina constatamos que o lado do motorista estava fiel as medidas originais, lado do carona passou do ponto, iria gastar o lado externo, então pedi para que eu mesmo pudesse afrouxar os parafusos e corrigir, como sempre faço sempre nesse mesmo auto-center e termos uma certa amizade, deixaram e ainda me ajudaram, logo apos fizeram o alinhamento e esta show ate hoje 17/09/23 fiz em 08/04/23 apos 2.900 km rodados! Tem que ter paciência e um certo conhecimento para poder fazer, nada que precise ser Expert no assunto, porem com bastante critério. Enfim, sem ciborgue, pois ele certamente ira comprometer o cilindro do amortecedor, e como não se trata de uma peça estática, não é legal
Que explicação perfeita, digna de aplausos. Pena que nós brasileiros temos a cultura de querer sempre o caminho mais fácil, e não o correto, quando encontramos alguma dificuldade. Mas com a explicação neste nível pensaremos mais um pouco antes de fazer a besteira. Forte abraço, saúde e boa sorte a todos.
Vc está correto na explicação o ruim e o cliente querer resolver os problemas de suspensão somente com o alinhamento o cliente quer resolver tudo com um simples alinhamento perfeição custa caro e muitos não aceitam acatam todo tipo de opinião alheia.
Parabéns pelo vídeo!! Sou Alinhador Mecânico a 12 anos. SIM ciborgue é uma BOSTA. Faz força no cubo - rolamento - manga de eixo e finalmente (preju) amortecedor. SIM, volante fora de posição (esterssado p direita ou esquerda) não quer dizer que o carro está desalinhado, quer dizer que o volante NÃO está alinhado com o carro, daí quando vc põe ele reto esterssa as rodas, por isso puxa (tem caso em q os 2 estão desalinhados) a posição do volante segue a referência das rodas traseira do carro.
Queria saber qual o sentido da ferramenta ser vendida pra não poder usa na questão da cambagem acredito que ferramenta deve se usada de forma correta se for na concessionária ela vai condenar o conjunto completo e se não resolver oque fazer ?temos que ter ferramentas para diagnóstico correto da peça não trocar tudo pra resolver nem entortar tudo para sair alinhado seus vídeos são muitos explicativos temos que vê todos os lados, cliente ,concessionária , fabricante de peças e das ferramentas ,faça vídeo com o fabricante da ferramenta. Vê oque eles vão explicar
A teoria é sempre linda. Na prática todo auto center e alinhamento técnico faz isso todo dia. A questão é ter um mínimo de bom senso pois nem tudo é recuperável. E esse super auto center tem a ferramenta, né, hahaha! Já trabalhei no ramo e posso afirmar que praticamente não existe mesa alinhadora que recebe a manutenção adequada, é raríssimo, por isso é tão normal chegar com o carro alinhado e sair com o volante torto, puxando e tal. Eu mesmo já cansei de chegar com o carro bom e sair ruim, carro puxando e ou volante torto. Imagina o ajuste fino como estava. O técnico calibra a máquina e com o uso ela perde calibração, é normal (vibração da rua, carro subindo…), aí começa a voltar cliente reclamando, você culpa o funcionário e isso vai se repetindo até que começa a acontecer com mais frequência, aí manda o técnico calibrar e a loja fica meio período sem ela pois é um processo demorado, gera aquela insatisfação dentro da loja (fora o custo) e o problema dos retornos acaba no mesmo instante. E o processo se inicia novamente, vai ficar alguns poucos meses perfeito e começa de novo. Soma que se o pátio da oficina não tiver sido muito bem construído, as vezes nem a calibração resolve, uma das filiais onde trabalhei sofria com isso, dava muito retorno.
Se eu pedir apenas geometria/alinhamento/balanceamento e falar q nem tentem o golpe de cambagem e caster comigo...vão fazer o trampo certo apenas ou n ?
@@vini784esse ajuste forçado só é feito quando o ajuste normal da suspensão não ajusta o suficiente que precisa e não tem bucha estragada e tal que deveria ser trocada. Já fiz isso 2x na vida. Não se faz em qualquer situação e nem fazem ser avisar mas se não é alguma bucha desgastada/estourada e afins (que se troca em manutenção) e for algo sútil, pode ser que dê pra arrumar assim. Tive um Corolla desde 0km, zero acidente, um ou outro buraco mas que nem estragou roda/pneu e uma vez fui fazer alinhamento e o caster traseiro de um lado estava fora dos parâmetros (e a peça não tem ajuste, é um eixo de torção), aí você pode ou levar no alinhamento técnico e corrigir lá 1 ou outro grau irregular ou comprar um eixo novo, opção é sua.
Acho difícil analisar a suspensão, achar o problema de cara trocar a peça e ficar alinhado. Tem peça que nem apresenta defeito visualmente pra condenar a peça.
@@FlatOutBrasil É bem polêmico e complicado isso daí viu. Nao é tao simples, as vezes o melhor é deixar o pneu gastar um pouco mais rápido, porque encontrar o problema na suspensao, é pouco provável em muitos casos. Abs
O expansor faz sentido nesses casos, em que a deformação e dispersa em várias peças, e visualmente não é possível identificar . O alinhador experiente sabe em que casos pode usá-lo. Existe equipamentos que não danificam o rolamento pois não são fixados ao cubo por exemplo. Quando a cambagem está muito fora, acima de 1 grau, um teste rápido e relativamente fácil de fazer em alguns carros e, com a máquina de alinhar instalada, se rodar a haste do amortecedor pela porca superior e observar se há variação do ângulo considerável. Se houver e sintoma de haste torta aí e começar pela troca do amortecedor.
@@FlatOutBrasil empenar ou desempenar né. Se empenou no buraco algumas vezes e dentro de limites talvez possa ser desempenada. As peças de suspensão tem que ter tenacidade suficiente para resistirem a impactos sem romper e muitas tem que ter ductilidade sim pois são fabricadas por conformação a frio.
Meus parabéns explica muito bem. Tenho um Sandero2018 e o mecânico disse q tinha q fzr cambagem e carter como não conheço nada autorizei me cobrou 210$🤦. Meu Deus se realmente ele fez estou muito preocupada
Graças a Deus alguém fez um vídeo explicando na prática sobre isso, obrigado, Barata! Estou perdendo antecipadamente um pneu por não ter um lugar de confiança onde levar o carro, não que sejam apenas honestos, mas que além da honestidade, SAIBAM O QUE ESTÃO FAZENDO! Estou pensando em levá-lo a um centro da Continental, agora:
ÓTIMA EXPLICAÇÃO MEU AMIGO,MEUS PARABÉNS, A UNS DIAS FUI LEVAR MEU CARRO PRA FAZER ALINHAMENTO E O CARA QUERIA FAZER ESTA CAMBAGEM, AINDA BEM QUE NÃO FIZ
Isso ai vai muito de quem usa o equipamento , se a cambagem tem uma tolerância de 0 a 1° grau negativo e tem como deixar ela em meio grau usando a ferramenta está bom , porém se estiver dando uma diferença muito grande de "parâmetro" tem que se trocar peça e analisar qual seria o real problema dessa diferença.
Trabalho na Suspentecnica, na parte de alinhamento e lá quando tem diferença de cambagem ou caster nós tentamos acertar buscando as folgas do carro, lá nem tem o ciborgue kkkkk mas é muito bom quando chegar um carro em q vc tem todas as regulagens
Muita coisa legal, perfeito para um leigo. Pra quem é da área ou tem conhecimentos sólidos em engenharia automobilistica tem detalhes a corrigir, discutir e complementar.
Uma vez, la em 2007, um centro automotivo tentou corrigir o caster de uma parati GLS bola que eu tinha e ao forçar com o macaco hidráulico quebrou o parafuso do agregado. A parte ruim é que pra corrigir isso tem que fazer um recorte na longarina pra poder tirar a parte quebrada de dentro. E o pior foi ouvir do cara: "Ah não, é comum quebrar o parafuso e recortar a longarina pra tirar, a gente faz isso direto, pode deixar assim mesmo, aberto que não da nada". Fiquei tão puto que não consegui responder. Levei um carro no funileiro, consertei a cagada e vendi o carro por que desanimei.
A cagada foi da vw fazer uma porca dentro do chassi sem abertura nenhuma pra ser feito a troca, qlq manutenção que tem que mecher no agregado está sujeito a quebra do parafuso ou a porca espanar. Mais creio que no seu caso deve ter quebrado na hora de apertar o parafuso.
Muito bom. Sempre tive duvidas sobre esta questão de cambagem. A Afirmação que na maioria dos carros de passeio não é praticável, ajuda e muito na decisão do proprietário. Valeu mesmo.
O mais difícil é encontrar um local em que proprietário e funcionários sejam qualificados. No Brasil, formação científica e conhecimento são menosprezados pelo "anos de experiência". Não que isso seja inválido, mas negligenciar a formação científica é quer olhar para escuridão sem lanterna. Isso se aplica a uma ampla parcela de prestadores de serviço nas diversas áreas.
Bom dia. No Brasil existe ótimos profissionais sim o prorem q nem uma escola de mecânica e qualificada 100% . E temos que ver q se vc vai em uma oficina para fazer a suspensão do seu veículo e se depara com uma cambagem nem um proprietário jamais irá aceitar a subscrição de um montante por exemplo por o custo seria muito maiores do que uma leve torção com o siborgue .....
Complicado a lojas que ainda dão comissão se vender a cambagem, e o profissional aceita danou-se. Nai há época eu aprender a fazer cambagem com o ciborg, atualmente eu explico ao cliente todas as opções disponíveis.
Me dava por satisfeito se pedreiros, alinhadores e todos os outros "tÉNicos" que estão no sub emprego soubessem ao menos a tabuada, regra de três e tivesse noções básicas de trigonometria....o Brasil já iria dar um salto de produtividade....
Top esse vídeo!! Ainda existem muitos profissionais que defendem o uso dessa merda (ciborgue), eu já tive problemas em um Palio weekend com o uso dessa ferramenta, depois de um tempo começou um ruído que parecia o câmbio!! Mas na real era o rolamento da roda! Hoje dependendo da diferença e do desgaste apresentado no pneu eu deixo como está!! E melhor trocar um pneu 10 K antes do que criar um dano na estrutura do carro!
Ótima explicação, se eu tivesse visto antes não tinha perdido dinheiro. Levei me carro para trocar os 4 pneus e após troca -los fazer alinhamento, balanceamento, aliar roda torta, me disseram que precisaria fazer cambagem e Caster, porém como vídeo fala poderia ser inúmeros motivos para fazer Caster e mostrando no computador pra mim , não entendendo nada eu disse 👍, resumo gastei quase drobro em relação ao valor inicial de apenas troca , alinhamento e balanceamento.
Pohhhh Barata que explicação, que vídeo, que produção, que conhecimento por favor continue assim irmão, nós produtores de conteúdo para TH-cam, precisamos trazer as corretas informações esse teu vídeo ficou coisa surreal irmão parabéns e talvez algum dia eu possa chegar a esse nível! Parabéns a você e a toda a equipe Flatout!
Muito boa a explicação , a maioria dos centro automotivo querem empurrar na gente essa ferramenta de cambagem e cobrar 100 reais por lado ainda …muito bom 👍
Trabalho a 11 anos como técnico automotivo, trabalho em uma concessionária autorizada, mas também já trabalhei em centro automotivo, tudo isso que você disse é bonito e tal, mas só no papel, porque na prática é outra pegada, já peguei relativamente bastante carros zeros na concessionária, coloquei na mesa de alinhamento para verificar os valores, só por curiosidade, e tinha alguns que estavam fora.
escreveu besteira amigo , o processo da cambagem, existe para o carro ficar dentro do padrão sem trocar metade do carro, para o dono da auto center seria melhor trocar, eu deixo isso na mão do dono do carro.
Falou besteira, e do carro 0km que veio fora dos padrões? Como vai corrigir? Trocar a suspensão toda do carro 0km? Queria ver na prática eles resolverem como diz que resolvem
@@riverautocenter8765 eles resolverem até resolvem, quero ver , é o dono de um carro de 15.000, aceitar gastar, 7.000 pra resolver, só quem trabalha de mecânica sabe.
Bom dia, Fiat Uno é campeão em desalinhar, principalmente os primeiros até 1995...mas é um coisa crônica do carro... não dá para rodar 10k km, se perde os pneus dianteiros...tenho um Uno-S 1990 placa preta e levo ele a cada 3k km para aliamento. Outra coisa pneus Continental são excelentes, mas muita gente não conhece por falta de divulgação, são tão excelentes que quase nem precisa de calibrar, só uso Continental desde que conheci a marca, tanto que no meu carro 0km eu tirei os pneus que veio no carro os "Hankook" e coloquei Continental. abraço e ótimo vídeo por explicar isso as pessoas.
Infelizmente, existem "técnicos", que quando você vai trocar o pneu ele fala que não da garantia se não fizer 20 coisas há mais que não são necessárias.
@@cangalha solução simples, so deixar uma pequena folga nos parafusos do pivô e da fixação do amortecedor. Mas o problema é que muitas vezes vão somente usar dessa artimanha e esquecer de tocar as peças necessárias, aí começa a aumentar a insegurança nas estradas.
@@leonirwrzesinski9846 tem isso tmbm, sobre parafuso frouxo n aconselho, sabe oq realmente pesa em qualquer monobloco e chassis ???? são as ruas do brasil, n existe projeto estrutural capaz de se manter intacto por muitos kms nessas rodovias infernais,
@@cangalha o problema q as montadoras não querem gasta com isso. ele citou no video q algumas gerações do gol possuia regulagem, os atuais não sei se vem mais. nessas ruas esboracadas, era bom q todos viessem com essa regulagem de cambagem.
Meu carro está puxando p lado direito depois de ter caído no buraco, estou com trauma de leva lo p alinhar e o cara condenar toda a suspensão, lembrando q o carro só está puxando p um lado, parabéns pelo vídeo, muito bem explicado
Gostei muito❕ Uma aula para qm gosta de carro. Da última vez q eu fiz um alinhamento, depois de trocar: as bieletas, os pivôs, os amortecedores, as molas, as buchas e os batentes, fiquei sabendo q tinha um gráu de diferênça de uma roda para outra. Só essa regulagem custa R$ 100,00...
Tem alinhador pilantra que apenas uma alteração no aparelho, propositalmente por ele, já da uma medição totalmente alterada. Sendo que o carro está correto, é dessa forma que se aplica o golpe no cliente.
Por isso gosto daquelas rampas antigas com laser projetado numa parede com os ângulos, ali não tinha como enganar pois era verificado os números na hora
@Patrick aqui na minha cidade a oficina que eu frequentava fechou, ai outra empresa se montou no mesmo lugar porém agora estão utilizando o sistema digital :/
@@RenanBecker toda máquina de alinhar vc tem a medida na hora. Pra piorar as lasers em geral só verificam o alinhamento dianteiro. Muitas delas tbm não tem o banco de dados atualizado pra comparação.
@Patrick alinhamento muito básico e impreciso. Ficou no passado. Pegue um carro com alinhamento traseiro de camber e convergência e deixe totalmente fora e leve pra lojas com alinhamento laser de duas cabeças pra fazer e depois olhe seu carro andando de lado com o ângulo de impulso fora! Existem muito mais ângulos a serem verificados na geometria que os citados no vídeo que um alinhamento laser básico não vai nem ver como esterço máximo, kpi, ângulo de Ackermann etc
Muito boa essa aula, agora tenho uma pampa com 89 mil km e não tem nada disso, gasta os pneus igualmente dos dois lados, muita tecnologia da nisso, um buraco e tudo tem que ser regulado, Abç.
Me senti com o carro todo desalinhado no deserto do Saara. Achar um centro automotivo com esse conhecimento e honestidade ao mesmo tempo é raríssimo.
Achar profissional honesto nesse seguimento é ganhar na loteria. Parabéns pela excelente explanação.
Tem sim meu caro, poucos mais há ( eu me considero)
@@antonioaraujo8256onde fica sua oficina?
Honesto e profissional.
Mandou muito bem no vídeo, com destaque para a linguagem precisa dentro da engenharia sem deixar de se comunicar com leigo!
Perfeito. Extremamente didático pra quem não entende (eu) nem imagina a complexidade de uma coisa aparentemente singela.
O cara é genial .
Obrigado pelo vídeo, muito esclarecedor!
20 dias atrás comprei 04 pneus 215/45/17 continental extreme contact em uma concessionária da própria continental, já aproveitei e fiz montagem, balanceamento e geometria e troca das válvulas das rodas com eles.
Me informaram que precisaria trocar as barras axiais dianteiras, dei o ok. E na hora da geometria me informaram que na roda dianteira esquerda estava com problema na cambagem e que precisava de um parafuso ( 130,00) para fazer o ajuste ou do contrário o pneu novo iria ter uma desgaste errado; aceitei o tal do parafuso, porém quando foram instalar a peça perceberam que não tinha em estoque e então me disseram que tinha outro "jeito" fazer o alinhamento com uso do ciborg, equipamento esse que eles tinham na oficina, que por sinal era muito bonita e sofisticada... Porém agora graças ao vídeo do nosso ilustre barata percebo que na verdade me cobraram para danificar o meu carro!
Lamentável principalmente vindo de uma loja da continental onde comprei os pneus e aceitei trocar tudo que eles me recomendaram para ficar "sem problemas"!
Obs: sei que a loja não é da continental em si, e sim uma empresa que pegou a franquia, mas na minha cidade (Porto Alegre) é a loja da continental.
Todos Fazem Mano, Isso é Papo De Concessionária
Bom video, bem didatico. A dica pra nao passar por isso é so ir trocar o pneu faltando pouco tempo pra fechar a loja, os caras doidos pra ir embora, ne te oferecem essa porcaria!
Muito top a explicação ! Ontem coloquei 2 pneus novos no meu versa ... Automaticamente ganhei a montagem e alinhamento... Nisso a geometria ficou fora os cara queria meter o siborg e ainda cobraram 500,00 pra fuder meu carro kkkkkk eu falei não só vim aqui colocar 2 pneus mais nada ... Aí o cara baixo pra 400... Respondi novamente que só vim colocar 2 pneus e mais nada .... O cara deixo nos 300... Eu novamente repreendi... Aí o cara falou que eu iria perde a garantia do pneu e etc. Respondi pra ele lógico que não... Se eu comprei, paguei e tenho a nota fiscal é claro que eu tenho a garantia ! Aí o cara ficou calado.
Cara, fico impressionado com a clareza que vc explica coisas tão técnicas, fica muito fácil de entender.
Parabéns pelo vídeo.
Que clareza eles está falando besteira nenhum veículo faz cambagem a não ser Toyota e Honda ,se deu ruim a inclinação somente troque a peça como amortecedor,pivô ou ponteira só isso que roda volta 90•
Como Ele disse "os carros mais antigos tinham este recursos e alguns não todos" hoje em dia são raros os que possuem este tipo de ajuste então fazem esta pratica criminosa de usar o tal de ciborg só de ouvir os caras dos centros de alinhamento tenho vontade de dar um tiro
Sou engenheiro mecânico e posso dizer que seu vídeo é muito bom, parabéns!
Aqui foi a melhor explicação que já vi sobre não utilizar o tal do ciborgue. As vezes quando levava o carro para esses serviços eu ficava com pé atrás em permitir que eles usem essa ferramenta, mas nunca neguei o uso. Realmente é complicado essa situação para deixar o veículo alinhado. Cabe aos motoristas ficarem atentos usando essas dicas aqui. Eu já neguei muitos "combos" de serviços em oficinas que querem empurrar alinhamento, balanceamento, cambagem e caster. Eu quando vou levar já sei mais ou menos o que fazer. Motorista deve avaliar seu próprio veículo pra não ser enganado, pegar uma trena e medir a distância entre o pneu e a lata do carro e ver se tem muita diferença, já dá pra descartar um caster, olhar debaixo o alinhamento dos pneus etc. Bom vídeo.
Já tá demorando muito pro flatout ter um programa no Discovery turbo... Isso sim é vídeo de qualidade a nível mundo...
Parabéns
Assino em baixo. Alto nível, melhor que o que televisão oferece.
Se for para o Discovery transformar este programa num lixo como são os outros, é melhor que nunca cheguem perto.
Troco FÁCIL um Martin Vaca pelo Juliano Barata! hahaha
Aliás se for ver, com as séries de vídeos técnicos que o Flatout vem colocando há tempos, ele está muito mais na linha de um Edd China mais jovem. Há semelhança capilar inclusive rss
@@hugoduartecars concordo, o conhecimento do barata e incrivel, e o edd china tambem e pica o cara manja memo, pena ter acaabado o joia sobre rodas com ele
@@hugoduartecars hahaha... O cabelo tá igual mesmo
Sem exagero... esse foi o vídeo mais esclarecedor a que assisti em toda a minha vida!!! Parabéns!!!!
Obrigado pelo seu vídeo, me esclareu as dúvidas. Eu troquei meu sistema de suspensão, amortecedores e bandejas original, coxim e batedor e bucha do eixo traseiro. Nissan Versa 2016. Após todo serviço fui alinhar e balancear, e pasmem que o cara teve a cara de pau de falar que precisava fazer cambagem. 🤦🏻♂️ Eu recusei, e segui para outra oficina. Resumindo fiz alinhamento 3D e balanceamento em Outra oficina, e o cara me informou na hora que tava tudo certo com o carro e que tava uns graus negativo mas ele corrigiu, e ficou tudo perfeitamente funcionando, informou que até as rodas estavam desbalanceada e me chamou pra mostar tudo no equipamento. Infelizmente esse ramo de alinhamento e balanceamento a maioria das oficinas principalmente que são Redes de franquia, são tudo mal caráter.
Em 2014 bati a lateral traseira do meu primeiro carro e acabou amassando a roda e por consequência o rolamento... na época era muito novo e depois de ouvir algumas ofensas do meu pai, acabamos levando em uma dessas oficinas com robôs que faziam o trabalho de voltar qualquer parte do eixo ao valor original de fábrica, mas notei que depois disso o carro não era exatamente mais o mesmo de antes. Nesses mais de 6 anos já tive outros carros e mais nenhum ocorrido assim, me interessei e me informei muito mais sobre carros mas nunca havia encontrado uma explicação tão precisa quanto essa! Meus parabéns Barata, e mais uma vez obrigado pelo seu trampo!
Que didática! Que portugues bem falado! E que demonstração de conhecimento. As escolas precisam muito de professores com essas qualificações!
Onde eu estava, que só estou conhecendo esse canal hoje!?
Muito técnico e muito bom. Valeu! Parabéns e continue trazendo novos conteúdos pra nós.
Trabalhei 16 anos na área técnica de uma multinacional de pneus, concorrente da Continental. Posso garantir: não tem lugar com mais pilantragem e malandragem que centro automotivo com foco em alinhamento. Eles oferecem alinhamento gratuito, mas depois que vc coloca o automóvel na rampa eles irão condenar tudo, do amortecedor até o teto solar do veículo.
Mesmo em um Centro Automotivo de confiança, já informe antecipadamente: não vou corrigir cambagem nem cáster. Vou pagar apenas pelo alinhamento.
Vc falou tudo 👏👏👏👏👏👏👏👏
Nesse caso...se os caras ( tanto o dono ou gerente, quanto os mecânicos) vão te ferrar de algum jeito.
Essa é a cultura nesse país.
Conterrâneo ferrando conterrâneo.
Maldição enraizada até a alma !
Eles se ofendem, quando não podem te lascar. Então, fabricam um prejuízo oculto.
Filhos malcriados = filhos malditos = adultos problemáticos.
Simples assim.
Verdade... Eu troquei todo sistema de suspensão e coloquei amortecedores e bandejas Original Nissan, no meu Versa 2016. E o cara teve a cara de pau de falar que precisava de cambagem.... O serviço fiz com meu mecânico de confiança. Mas o alinhamento e balanceamento foi feito em terceiros na (REDE TOP) não vão nessa rede de oficinas, e nem na (VIA TOTAL PNEUS) se tiver em sua cidade fujam.
Adquiri 2 pneus novos aqui em Fortaleza e aconteceu exatamente o que você descreveu, na hora de subir o carro me cobraram mais 150 por roda. Me senti lesado!
@@flaviosousa8200 aconteceu comigo ontem, 275 reais o caster de UMA roda
Vídeo muito top, parabéns !!!
Sou técnico mecânico com Crea ativo a mais de 15 anos e sempre estou me atualizando e o mais engraçado nisso tudo é que as pessoas que vão fazer o alinhamento nem tem qualificação técnica, ( não generalizando ), fazem pq aprendeu a fazer mais nem sabem o pq. Certa feita em um posto de gasolina, eu vi um dono de uma Mitsubishi L200 enfartar com uma simples troca de óleo, o rapaz levantou a caminhonete pegou uma chave colocou um tubo e ao invés de soltar estava apertando, estourou a rosca.
Agora imagina uma pessoa como essa operando o ciborge para fazer a " tal" cambage ?????????????
O motivo de não ter pessoas qualificadas no mercado é justamente por pessoas como você, que ostentam títulos de categorias e sindicatos, formações teóricas e não práticas.
Enquanto em outros países como os EUA, na Flórida por exemplo, é muito comum ver jovens entre 18 e 30 anos mexendo com carros em sua própria garagem e mandando a ver nas competições.
Aí vai menosprezar o cara pq ele não é formato em massassuchets of BRAZIL e não paga o ESTADO pra roubar os outros? ai não né.
@@Henrique1E vc me conhece ???
Faz parte do meu círculo de amizade, bom acredito que não, pq tamanha besteira que vc falou, trabalho em oficina mecânica desde meus 12 anos, procurei conciliar teoria x prática, uma anda alinhada a outra, hoje trabalho em uma empresa multinacional e inclusive nas horas vagas consertos carros de alguns amigos meus por hobi.
Por favor não me julgue pelo comentário que fiz ao menos se preocupe se informar como são a maioria dos porcânico, pelo seu comentário vc não deve saber da diferença da porca para o parafuso e está querendo lacrar me desmoralizando. Rsrsrsrs
Vc é uma pessoa digna de pena, bem provável que é mais um que cai nos vários golpes de pseudomecânicos que tem por ai rsrsrsrsr
Parabéns pelo vídeo, usou de forma bem didática todos os argumentos técnicos para justificar o porquê não se deve usar o cybor hidráulico para forçar o ajuste da cambagem.
A explicação nesse vídeo foi melhor do que a que eu tive na faculdade. Top!
Concordo com vc, pois eu sou leigo no assunto, mas ele deixou tão simples, que finalmente já ouvi tanto falar disso mas nunca captei o contexto ! Mas nesse vídeo eu achei rsrs.
muito esclarecedora a sua explanação. Tirou dúvidas e abriu um leque de opções para investigação. abraços
Até que enfim um influenciador automotivo para defender com argumentos técnicos o assunto.
Certa vez o alinhador de uma revenda de pneus conhecida (não é a do vídeo) recusou realizar o procedimento de alinhamento após eu recusar o serviço de cambagem. O argumento dele foi que não assumiria o risco da não execução da cambagem.
Duvido que ele se responsabilizaria por algum dano no rolamento de roda ou amortecedor.
Então amigo realmente se a tocada que ele der com a ferramenta de cambagem for além do limite estoura o rolamento não ah rolamento que aguente ou amortecedor, tem um limite normalmente um bom alinhador que seja honesto tem noção disso então ele não vai ultrapassar esse limite então não vai causar nenhum dano a seu carro!
Sensacional está foi a melhor aula sobre alinhamento que já tive grato pelas explicações no meu último alinhamento o "Profissional" falou que tinha que fazer cambagem usando o tal de siborg eu recusei aí fui em outro lugar que tinha o equipamento de alinhamento 33 e na verdade não tinha nada que fazer e ainda sai da anterior com o carro puxado para os lados e com este de sistema 3D ficou perfeito ou seja quem procura acha
Quando eu comprei pneus novos pro meu carro, há 1 ano atrás - logo que eu comprei ele -, eu comprei num hipermercado que tinha um auto center e a montagem ficou gratuita, então só paguei pelo alinhamento e pelas válvulas dos 5 pneus (que estavam todas ressecadas). Na hora de alinhar o carro, o cidadão me informa que o cáster estava fora de especificação e que seria necessária correção. Perguntei pra ele como seria feito o ajuste e ele logo soltou "ah, com o ciborgue". Recusei na hora. Nem tive curiosidade de ver como era o dito cujo. Também nunca mais voltei lá no auto center.
Após a historinha, que serve até de alerta para alguns desavisados, deixo meus parabéns para a equipe do FlatOut por mais esse conteúdo técnico de primeira!
Isso quando não tiram peças e dizem q vao ajustar no gabarito numa salinha bem longe do seu olho
@@thiagonascimento2942 Pois é... tem essa tbm, apesar que nunca dei essa "sorte"
Kkkkkkk alinhar no ciborgue é sacanagem.
Meu primeiro carro, eu fiz comprei pneu no mercado e ganhei essa montagem, o cara condenou as 4 rodas, disse que estava tudo empenado que eu tinha que comprar rodas novas, e que ele tinha para me vender. kkkk falei faz só a montagem mesmo, pq eu não tenho nenhum real, monta do jeito que tá.
@@kagimasan6666 só comprei no mercado pq os pneus traseiros estavam no arame... e os dianteiros comidos por dentro
Fantástica aula, super técnico, claro e objetivo. Parabéns e grato pelas informações.
"entortar o mundo inteiro para alinhar a Torre de Pisa" HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA GENIAL
Fiz “correção” com ciborgue duas vezes no meu carro, acabei com os dois amortecedores dianteiros empenados e vazando... prejuízo na certa!
Barata é fera.
@@SamuelVenturi aí e pedir garantia de quem fez o serviço.
Claro com serteza vc. É um da queles que é a favor do siborg. Ou ate mais é um dono de um😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂buuuuuuuu
@Celso Alves tambem trabalho como alinhador ja peguei carro com 500 kms fora de camber eae como faz sempre que possivel explico para o cliente cabe a ele decidir oque ser feito ou correcao com ciborgue aplicando uma carga correta no ciborgue ou leva para o alinhamento tecnico
Qualidade do vídeo exelente, cara explica muito bem, sabe do q ta falando e passa clareza com objetividade, muito bom
Perfeito!!!!!! Sou mecânico de aeronaves e tb gosto de mexer em carros, trabalho sempre usando o manual de manutenção e nunca vi esse esticador, tanto que já falei pra muita gente que isso é errado e não me deram moral.... Infelizmente o povo prefere ser enganado.
Nega paga 70 conto pra corrigir na "marreta" se for trocar um amortecedor zoado por exemplo já gasta várias vezes esse valor. Pior que o cara sai falando vantagem, fui num lugar o cara quis me cobrar 300 pra trocar tudo, sendo que paguei 70 pra fazer cambagem e ficou zero.
só 300 pra trocar tudo e ficar zero problema...preferiu entortar tudo por 70 kkkkkkkkkkkkkkk@@fabiobarros5318
Tá de parabéns pela explicação!
Agora quero vê quem acha o defeito do carro!
Trocando peça até achar o defeito será que o cliente terá condição de arcar com reparo?
A explicação é perfeita, como sempre por esse canal. Mas cabe uma questão muito importante. A pessoal não tem 500, 1000, 2000, 5000 reais para trocar peças (sem garantia que vai resolver o problema.) Mas tem 50 60 80 reais pra fazer este serviço! E ai? É difícil julgar, e imagina se ainda depois de tudo isso vc trocou tudo e continua a maldita negativa kkkkk... tem mais mosquito nesse angu ai!!!
Mano... kkk
Já pegou uma toro zerada com camber fora do padrão.... gastando pneu pra dédeu... kkk isso pq está tudo novo.. e aí... qual a dica.. troca tudo ? Não.. faz uma camber que resolve ...
Infelizmente é prática comum em 101% dos autocenters do Brasil. Seria interessante fazer a parte II desse vídeo: Cambagem deu fora, o que fazer? Porque convenhamos, qualquer carro com mais de 5 anos de uso já apresenta cambagem fora do especificado, e é inviável ficar trocando componentes (amortecedor, mola, mangas de eixo, rolamento, etc) até se descobrir o culpado. Ai usar o ciborg deixa o pessoal com a falsa sensação de que fez o certo. É necessário estabelecer boas práticas de manutenção para esse caso.
up
Up
Eu faço cambagem no próprio amortecedor quanto tem dois parafusos de fixação (um em cima e outro embaixo) pq assim a parte de cima do amort. Vai fixada na lataria do carro e a parte inferior na manga de eixo q tem o pivô ligado na bandeja. Comendo o buraco do parafuso em alguns mm vc consegue ganhar alguns graus na cambagem, algo q estava em 3º fora pode ser levado a 1º sem ter q trocar peça nenhuma a não ser q tenha algo danificado e torto. Lógico q deve ser feito uma perícia antes de qualquer coisa
Up!
Mas em se tratando de componentes de suspensão, sempre procuro trocar tudo de uma vez mesmo, pra ter garantia de que vou rodar por mais tempo sem dores de cabeça
Ele já explicou que devesse ir em um bom centro automotivo, para eles testarem as peças, ir trocando sem ferramentas ou capacitação é furada.
Acho que vale a pena passar em uma Loja Continental para dar uma olhada e ver como trabalham.
vídeo muito bem feito e muito informativo como sempre, com certeza um dos melhores canais quando o assunto são carros, parabéns.
Escelentes comentários, deu uma aula
Parabéns!!!
Muito conhecimento técnico com linguagem de fácil entendimento. Fabuloso!. É sempre um prazer poder assistir os vídeos do canal
Gostaria de parabenizar pelas suas explicações faz muito sentido acredito que vc está muito certo temos que procurar a causa antes de causar danos no veículo que Deus continue te abençoando sempre muito obrigado
Excelente vídeo, é incrível como certos "profissionais" indicam esse tipo de serviço com ciborg como se fosse algo certo a se fazer
Mano.. depende muito do padrão... que está.. se tiver muito fora.. ah sim necessidade a fazer.. se não quiser fazer... troca as peças...
Excelente vídeo. Mas ainda fiquei com a dúvida: Fazer ou não a CAMBAGEM?
Sou alinhador e concordo com tudo que foi falado. Sem tirar nem por. E a título de curiosidade a Fiat Toro tem regulagem de cambagem e convergência nas rodas traseiras. Na dianteira, apenas convergência.
E a compass??
@@alessandroferraz5923 Não sei dizer. O Renegade eu sei que não tem.
Gustavo Filipe da Cunha tô achando que está merda veio com problemas de geometria de fábrica, pessoal queria meter o hidráulico nele não deixei...
quer dizer o carro é concebido como se o monobloco e demais componentes n fossem trabalhar, ainda mais nessas ruas esburacadas, dizer q o sistema n tem ajuste é condenar a vida útil em 50 mil km, pq vai desalinhar tudo,
@@alessandroferraz5923 acho que e normal do carro mano , já vi vários compass na rua com as rodas traseira com a cambagem negativa deve ser p dar mais estabilidade nas curvas
Vídeo de extrema utilidade pública, tipo de coisa que deveria ser mais ventilada e difundida no meio automotivo e por quem realiza manutenção também.
Muito boa explicação, mas e quando você troca todos os componentes da suspensão e ainda continua com uma cambagem incorreta? Você joga o carro fora ou deixa o pneu gastando de forma errada?
Acho que vale um vídeo explicando a maneira correta de resolver isso, já que é um problema muito comum entre os veículos.
Ainda mais se tratando desses asfaltos lunares brasileiros.
Se com a suspensão revisada e mesmo assim seu veículo está desalinhado, você tem que realizar uma "gabaritagem" no monobloco, pois provavelmente seu veículo foi batido e está com a estrutura desalinhada.
O problema é colocar isso na cabeça do cliente, que o carro dele pode estar torto. A maioria deles não aceita nem sequer trocar um amortecedor pra tentar resolver isso. É uma situação bem complicada
Digita aí (nonato alinhador o cliente não aceita cambagem)
Não é um problema um carro estar 1 grau fora da tolerância tanto negativa quando positiva, (em treinamento foi comprovado que não desgasta pneu, afinal é apenas 1 grau) o problema é o carro estar com 3,4 ou 5 graus fora e o profissional que está alinhando querer tapar o sol com a peneira e prensar a manga de eixo, vai estragar rolamento, empenar torre do amortecedor completa, simplesmente porque o veículo do cliente está com problema estrutural. Inclusive tem um canal famoso de mecânica "pioneiro" em fazer serviços nota 10 que fez um vídeo sobre isso, e o construtor da ferramenta disse que só pode utilizar em diferenças de no máximo 1 grau, ou seja, se passar disso corre risco de danificar componente da suspensão.
Tive um cyti com problema na cambagem, ovalizei o parafuso da coluna para aprumala ficou top se usasse ciborg iria empenado tudo, sempre tentam fazer a venda casada, porém compro pneus em um lugar e faço sv em oficina de confiança valeu pela explanação top
Tenho canal que faço todos os ajustes que você falou na prática. Seus argumentos sobre o equipamento do ciborg são muito bons agora eu faço esses ajustes a 20 anos e nunca tive problemas.
Cara vc não e o único pós meu pai está me ensinando e ele fala que nunca teve problema com cambagen
Você não teve problemas em fazer mesmo, mas os seus clientes já não podem dizer o mesmo, por isso que tem carro que não sai da oficina com problemas na suspensão, e o mexânico coloca culpa no projeto do carro, no asfalto ruim e não para pra pensar no serviço que oferece. Deixa o endereço e nome da sua oficina ai pra eu manter a distância segura. Obrigado!
Aldemir quando teu carro tiver puxando por conta de cambagem , joga ele fora pow kkkkkkk
@@diegosantana4477 🤣 tem gente falando que carro com menos de 5 anos não pode fazer cambagem então precisam ver as toro, Renegade🤣🤣🤣🤣
Isso aí, continua entortando o mundo todo pra alinhar a torre de pisa, gênio! Uso desse equipamento pra entortar amortecedor é errado por motivo óbvio e claro!
Parabéns equipe FlatOut, criando conteúdo de qualidade como sempre e informando os leigos e desavisados. Em todos os treinamentos que compareci sempre mostraram as consequências de se usar essa ferramenta (rolamentos estourados, torre do amortecedor desalinhada, manga de eixo empenada), se o veículo está desalinhado mesmo com a suspensão revisada, o veículo tem problema estrutural (provavelmente por colisão) e deve ser corrigido em empresas que trabalham nessa área.
Que vão usar expansores hidráulicos para corrigir também!
Muito bom o conteúdo, mas tenho dois pontos pra deixar como debate.
1º - Trabalho com alinhamento, sempre evito cambagem, até porque hoje a maioria dos carros nacionais aceitam uma variação maior da mesma se for verificar, mas as vezes não tem como correr, e é onde eu tive duas experiencias que foi de quebrar a cabeça.
Uma Montana da ultima geração, pouco rodada por sinal, e uma Parati G3, não só eu como chamei outro alinhador mais experiente pra ajudar no b.o, a principio verificamos tudo nos mínimos detalhes e não encontrávamos nada, então começa os testes, mola, amortecedores(e torre no g3), bandeja, barra estabilizadora, tudo nova pra teste, manga de eixo pegamos no ferro velho pra teste e NADA, mesma medida de cambagem, voltamos tudo e o carro foi pra lanternagem, praticamente desmontaram a frente e tiraram todas as medidas para descobrir e nada novamente, por fim? Parati G3 acabou se resolvendo no Ciborgue, e na Montana foi usado parafuso de regulagem.
2º - Desde quando comecei a aprender sobre alinhamento, sempre aprendi algumas coisas sobre o Ciborgue que a maioria pelo menos ao meu ver não comenta, sobre carros e modelos que aceitam (que não são todos, alias, são poucos), e o grau da cambagem, que não pode passar de 1º, mesmo nos tais carros afetariam a vida util das peças não só a longo prazo, mas muitas vezes ali mesmo na hora. Desde então trabalho seguindo esses parametros com o Ciborgue, e nunca tivemos problema relacionado a ele no alinhamento, sempre testamos os carros, a maioria clientes fixos que volta e meia voltam para uma revisão, e quanto a amortecedores, rolamento, e comportamento do carro nunca foi apresentado avaria ou baixa durabilidade.
Enfim, não estou querendo defender, mas se alguém estiver afim de um debate ou tenha alguma experiencia, conhecimento e troca de experiencias nunca é demais!
Ótimo exemplo. Uso com limites, em alguns carros e casos específicos e após verificação de outras possibilidades.
Toda regra tem exceção. Polo golf Fox não tem parafuso pra cambagem. Sei que o vídeo se refere a carros originais, mas se você preparar/ rebaixar a suspensão dos que citei, provavelmente vai precisar ter uma conversinha com o ciborgue.
Melhor explicação q vi, aprendi quando ir ao alinhador.
Vim pra dar um like e voltar pra assistir depois. Essa é a confiança que dá pra ter no conteúdo do FlatOut.
Igual aqui... vou parcelar em 3 vezes para absorver o conteúdo, e olha que ele falou meio rápido e ainda assim deu 17 minutos.
Usei cyborg no alinhamento e o carro tá excelente na estrada e cidade. Isso depende de quantos graus o cara vai dar. Pouca coisa não tem problema.
Vídeo mais top que já vi. E vcs já notaram uma coisa: certos reparadores falam em vídeo enchendo a boca que o cliente é usual dele, que fez manutenção X ou y a n meses, geralmente poucos, e estão fazendo outra Manutenção "preventiva", ou seja, sempre com alguma manutenção pra fazer e tem gente que praticamente não mexe nisso e depois de tanto tempo nem tem problema nenhum?? Ou seja, mexer muito pode dar problema sim, como exposto no vídeo....
Bem, meu caso foi bem complicado, sempre usei pneus novos (não remoldados) e faço alinhamento todo mês ( pago uma, ganho duas revisões, 30 e 60 dias) vale bem a pena!
porem já perdi alguns pares de pneus dianteiros ao longo de alguns anos, tudo por causa da cambagem. Fiz de tudo...buchas e batentes novos, bandejas, amortecedores, coxins, braços axiais, rolamentos, pivôs, ETC.
cheguei a levar onde alinha monobloco e estava tudo certo!
Cansado dos pneus comendo precocemente na parte interna, parti para o gatilho...
Ovalizei os furos das bandejas (balança) na parte onde fica presa o pivô, de forma que consegui prender ele um pouco mais pra dentro da mesma, corrigindo assim o plumo das rodas, depois disso, fui fazer alinhamento novamente, pois saiu do alinhamento, algo que já esperava, uma vez na maquina constatamos que o lado do motorista estava fiel as medidas originais, lado do carona passou do ponto, iria gastar o lado externo, então pedi para que eu mesmo pudesse afrouxar os parafusos e corrigir, como sempre faço sempre nesse mesmo auto-center e termos uma certa amizade, deixaram e ainda me ajudaram, logo apos fizeram o alinhamento e esta show ate hoje 17/09/23 fiz em 08/04/23 apos 2.900 km rodados!
Tem que ter paciência e um certo conhecimento para poder fazer, nada que precise ser Expert no assunto, porem com bastante critério.
Enfim, sem ciborgue, pois ele certamente ira comprometer o cilindro do amortecedor, e como não se trata de uma peça estática, não é legal
Moço, você deu uma aula com muito conhecimento e muita simplicidade! Gostei, você e fera.
Que verdadeira aula do Juliano, Parabens !!
Quem sabe, sabe...
Parabéns Risley, lembrando que a série 2 é uma B-M-W solução completa!
Que explicação perfeita, digna de aplausos.
Pena que nós brasileiros temos a cultura de querer sempre o caminho mais fácil, e não o correto, quando encontramos alguma dificuldade.
Mas com a explicação neste nível pensaremos mais um pouco antes de fazer a besteira.
Forte abraço, saúde e boa sorte a todos.
Sensacional!
É de mais vídeos assim que precisamos.
O TH-cam é pouco para o FlatOut. É mais que merecido um programa na Discovery por exemplo!
Gratidão p excelente explicação técnica, objetiva e esclarecedora!👏👏👏👏👏
mano, vc dá show em conhecimento técnico! show de roda!
Vc está correto na explicação o ruim e o cliente querer resolver os problemas de suspensão somente com o alinhamento o cliente quer resolver tudo com um simples alinhamento perfeição custa caro e muitos não aceitam acatam todo tipo de opinião alheia.
Parabéns pelo vídeo!!
Sou Alinhador Mecânico a 12 anos. SIM ciborgue é uma BOSTA. Faz força no cubo - rolamento - manga de eixo e finalmente (preju) amortecedor. SIM, volante fora de posição (esterssado p direita ou esquerda) não quer dizer que o carro está desalinhado, quer dizer que o volante NÃO está alinhado com o carro, daí quando vc põe ele reto esterssa as rodas, por isso puxa (tem caso em q os 2 estão desalinhados) a posição do volante segue a referência das rodas traseira do carro.
Só fala bosta
Esse sabe o q está falando,o cara nem gagueja kkk, ótimo vídeo,ótima explicação
Queria saber qual o sentido da ferramenta ser vendida pra não poder usa na questão da cambagem acredito que ferramenta deve se usada de forma correta se for na concessionária ela vai condenar o conjunto completo e se não resolver oque fazer ?temos que ter ferramentas para diagnóstico correto da peça não trocar tudo pra resolver nem entortar tudo para sair alinhado seus vídeos são muitos explicativos temos que vê todos os lados, cliente ,concessionária , fabricante de peças e das ferramentas ,faça vídeo com o fabricante da ferramenta. Vê oque eles vão explicar
Até que enfim alguém explicou com propriedade e conhecimento, já ouvi muitas bobagens. Parabéns!!!
A teoria é sempre linda.
Na prática todo auto center e alinhamento técnico faz isso todo dia. A questão é ter um mínimo de bom senso pois nem tudo é recuperável. E esse super auto center tem a ferramenta, né, hahaha!
Já trabalhei no ramo e posso afirmar que praticamente não existe mesa alinhadora que recebe a manutenção adequada, é raríssimo, por isso é tão normal chegar com o carro alinhado e sair com o volante torto, puxando e tal. Eu mesmo já cansei de chegar com o carro bom e sair ruim, carro puxando e ou volante torto. Imagina o ajuste fino como estava.
O técnico calibra a máquina e com o uso ela perde calibração, é normal (vibração da rua, carro subindo…), aí começa a voltar cliente reclamando, você culpa o funcionário e isso vai se repetindo até que começa a acontecer com mais frequência, aí manda o técnico calibrar e a loja fica meio período sem ela pois é um processo demorado, gera aquela insatisfação dentro da loja (fora o custo) e o problema dos retornos acaba no mesmo instante.
E o processo se inicia novamente, vai ficar alguns poucos meses perfeito e começa de novo.
Soma que se o pátio da oficina não tiver sido muito bem construído, as vezes nem a calibração resolve, uma das filiais onde trabalhei sofria com isso, dava muito retorno.
Se eu pedir apenas geometria/alinhamento/balanceamento e falar q nem tentem o golpe de cambagem e caster comigo...vão fazer o trampo certo apenas ou n ?
@@vini784esse ajuste forçado só é feito quando o ajuste normal da suspensão não ajusta o suficiente que precisa e não tem bucha estragada e tal que deveria ser trocada. Já fiz isso 2x na vida.
Não se faz em qualquer situação e nem fazem ser avisar mas se não é alguma bucha desgastada/estourada e afins (que se troca em manutenção) e for algo sútil, pode ser que dê pra arrumar assim.
Tive um Corolla desde 0km, zero acidente, um ou outro buraco mas que nem estragou roda/pneu e uma vez fui fazer alinhamento e o caster traseiro de um lado estava fora dos parâmetros (e a peça não tem ajuste, é um eixo de torção), aí você pode ou levar no alinhamento técnico e corrigir lá 1 ou outro grau irregular ou comprar um eixo novo, opção é sua.
Boa noite !!! Parabéns pelas explicações de alinhamento, cambagem e cárter.
Acho difícil analisar a suspensão, achar o problema de cara trocar a peça e ficar alinhado. Tem peça que nem apresenta defeito visualmente pra condenar a peça.
Sim, é algo que pode ficar bem complexo. Mas, ao mesmo tempo, empenar peças que não foram feitas para isso, não é o reparo também, é um placebo
@@FlatOutBrasil É bem polêmico e complicado isso daí viu. Nao é tao simples, as vezes o melhor é deixar o pneu gastar um pouco mais rápido, porque encontrar o problema na suspensao, é pouco provável em muitos casos. Abs
Amigo! Você tá vendido!!!
O expansor faz sentido nesses casos, em que a deformação e dispersa em várias peças, e visualmente não é possível identificar . O alinhador experiente sabe em que casos pode usá-lo. Existe equipamentos que não danificam o rolamento pois não são fixados ao cubo por exemplo. Quando a cambagem está muito fora, acima de 1 grau, um teste rápido e relativamente fácil de fazer em alguns carros e, com a máquina de alinhar instalada, se rodar a haste do amortecedor pela porca superior e observar se há variação do ângulo considerável. Se houver e sintoma de haste torta aí e começar pela troca do amortecedor.
@@FlatOutBrasil empenar ou desempenar né. Se empenou no buraco algumas vezes e dentro de limites talvez possa ser desempenada. As peças de suspensão tem que ter tenacidade suficiente para resistirem a impactos sem romper e muitas tem que ter ductilidade sim pois são fabricadas por conformação a frio.
Meus parabéns explica muito bem. Tenho um Sandero2018 e o mecânico disse q tinha q fzr cambagem e carter como não conheço nada autorizei me cobrou 210$🤦. Meu Deus se realmente ele fez estou muito preocupada
É muito difícil esses carros pedirem camber. E quase impossível de pedir caster... infelizmente lhe enganaram..
Graças a Deus alguém fez um vídeo explicando na prática sobre isso, obrigado, Barata! Estou perdendo antecipadamente um pneu por não ter um lugar de confiança onde levar o carro, não que sejam apenas honestos, mas que além da honestidade, SAIBAM O QUE ESTÃO FAZENDO!
Estou pensando em levá-lo a um centro da Continental, agora:
ÓTIMA EXPLICAÇÃO MEU AMIGO,MEUS PARABÉNS, A UNS DIAS FUI LEVAR MEU CARRO PRA FAZER ALINHAMENTO E O CARA QUERIA FAZER ESTA CAMBAGEM, AINDA BEM QUE NÃO FIZ
Depende muito da máquina.. do alinhador.. do veículo tbm...
Isso ai vai muito de quem usa o equipamento , se a cambagem tem uma tolerância de 0 a 1° grau negativo e tem como deixar ela em meio grau usando a ferramenta está bom , porém se estiver dando uma diferença muito grande de "parâmetro" tem que se trocar peça e analisar qual seria o real problema dessa diferença.
Explicação técnica e clara, parabéns.
Trabalho na Suspentecnica, na parte de alinhamento e lá quando tem diferença de cambagem ou caster nós tentamos acertar buscando as folgas do carro, lá nem tem o ciborgue kkkkk mas é muito bom quando chegar um carro em q vc tem todas as regulagens
Penso exatamente isso e foi o que coloquei em um outro comentário. A culpa tá na remoção das regulagens...
Na própria manga q prende o amortecedor tem uma pequena folga q vc consegue ajustar a cambagem pra negativo ou positivo isso conta na montagem
O ajuste nessas folgas é insignificante. Na se tira 1° grau nas folgas. No máximo 1 décimo
Depende muito de carro pra carro, mas já cheguei a pegar casos em q as folgas chegam a render meio grau
@@diegograxa372 tem muito carro que não tem essa folga. Quando há alguma regulagem de camber no carro fazemos incluso no preço do alinhamento.
Perfeita esplanação. Contra fatos não há argumentos.
Pior de tudo são os lugares onde os alinhadores tem que bater meta de "venda de cambagem"....
Parabéns!
Excelentes explicações Técnica !!!
Digo : altamente TÉCNICA !
Muita coisa legal, perfeito para um leigo. Pra quem é da área ou tem conhecimentos sólidos em engenharia automobilistica tem detalhes a corrigir, discutir e complementar.
Uma vez, la em 2007, um centro automotivo tentou corrigir o caster de uma parati GLS bola que eu tinha e ao forçar com o macaco hidráulico quebrou o parafuso do agregado. A parte ruim é que pra corrigir isso tem que fazer um recorte na longarina pra poder tirar a parte quebrada de dentro. E o pior foi ouvir do cara: "Ah não, é comum quebrar o parafuso e recortar a longarina pra tirar, a gente faz isso direto, pode deixar assim mesmo, aberto que não da nada". Fiquei tão puto que não consegui responder. Levei um carro no funileiro, consertei a cagada e vendi o carro por que desanimei.
A cagada foi da vw fazer uma porca dentro do chassi sem abertura nenhuma pra ser feito a troca, qlq manutenção que tem que mecher no agregado está sujeito a quebra do parafuso ou a porca espanar.
Mais creio que no seu caso deve ter quebrado na hora de apertar o parafuso.
Legal, hein. Empurrou o carro foudydu para outra pessoa. Reclamando da honestidade do mecânico, mas você foi desonesto também.
@@fabiogarcia1431 vc nao leu que consertei a cagada não? superhonesto o que vc faria então? diz ai
Muito bom. Sempre tive duvidas sobre esta questão de cambagem. A Afirmação que na maioria dos carros de passeio não é praticável, ajuda e muito na decisão do proprietário. Valeu mesmo.
O mais difícil é encontrar um local em que proprietário e funcionários sejam qualificados. No Brasil, formação científica e conhecimento são menosprezados pelo "anos de experiência". Não que isso seja inválido, mas negligenciar a formação científica é quer olhar para escuridão sem lanterna. Isso se aplica a uma ampla parcela de prestadores de serviço nas diversas áreas.
Bom dia. No Brasil existe ótimos profissionais sim o prorem q nem uma escola de mecânica e qualificada 100% . E temos que ver q se vc vai em uma oficina para fazer a suspensão do seu veículo e se depara com uma cambagem nem um proprietário jamais irá aceitar a subscrição de um montante por exemplo por o custo seria muito maiores do que uma leve torção com o siborgue .....
Formação científica pra fazer alinhamento e balanceamento.
Puta que o pariu...
Complicado a lojas que ainda dão comissão se vender a cambagem, e o profissional aceita danou-se.
Nai há época eu aprender a fazer cambagem com o ciborg, atualmente eu explico ao cliente todas as opções disponíveis.
@@Henrique1E , não distorça o que ele escreveu...
Me dava por satisfeito se pedreiros, alinhadores e todos os outros "tÉNicos" que estão no sub emprego soubessem ao menos a tabuada, regra de três e tivesse noções básicas de trigonometria....o Brasil já iria dar um salto de produtividade....
Uns dos melhores se não sor o melhor vídeo de suspensão que eu já assisti no TH-cam. Muito bem 👏🏽
Barata manja mto, n conhecia esse ciborgue, mas se ele falou, ta falado.
In Barata We Trust!
Top esse vídeo!! Ainda existem muitos profissionais que defendem o uso dessa merda (ciborgue), eu já tive problemas em um Palio weekend com o uso dessa ferramenta, depois de um tempo começou um ruído que parecia o câmbio!! Mas na real era o rolamento da roda!
Hoje dependendo da diferença e do desgaste apresentado no pneu eu deixo como está!! E melhor trocar um pneu 10 K antes do que criar um dano na estrutura do carro!
Poderia falar a respeito do uso dos parafusos de cambagem! São adequados para correção de camber ou não?
Acho que ele não deve conhecer !
Ótima explicação, se eu tivesse visto antes não tinha perdido dinheiro. Levei me carro para trocar os 4 pneus e após troca -los fazer alinhamento, balanceamento, aliar roda torta, me disseram que precisaria fazer cambagem e Caster, porém como vídeo fala poderia ser inúmeros motivos para fazer Caster e mostrando no computador pra mim , não entendendo nada eu disse 👍, resumo gastei quase drobro em relação ao valor inicial de apenas troca , alinhamento e balanceamento.
Nossos japoneses são melhores que os japoneses dos outros. Esse cara é foda.
Excelente vídeo!!! Nunca vi um vídeo tão bom relacionado a este assunto.
Pohhhh Barata que explicação, que vídeo, que produção, que conhecimento por favor continue assim irmão, nós produtores de conteúdo para TH-cam, precisamos trazer as corretas informações esse teu vídeo ficou coisa surreal irmão parabéns e talvez algum dia eu possa chegar a esse nível! Parabéns a você e a toda a equipe Flatout!
Meu o Barata é mto foda pra explicar as paradas....muito didático
Informações claras e precisas como sempre! Excelente!
Muito boa a explicação , a maioria dos centro automotivo querem empurrar na gente essa ferramenta de cambagem e cobrar 100 reais por lado ainda …muito bom 👍
Trabalho a 11 anos como técnico automotivo, trabalho em uma concessionária autorizada, mas também já trabalhei em centro automotivo, tudo isso que você disse é bonito e tal, mas só no papel, porque na prática é outra pegada, já peguei relativamente bastante carros zeros na concessionária, coloquei na mesa de alinhamento para verificar os valores, só por curiosidade, e tinha alguns que estavam fora.
Boa noite gostei da sua aula sobre o alinhamento
12 donos de autocenter já negativaram o vídeo.
193 e contando
Não agora já são 211 kkkkkk
escreveu besteira amigo , o processo da cambagem, existe para o carro ficar dentro do padrão sem trocar metade do carro, para o dono da auto center seria melhor trocar, eu deixo isso na mão do dono do carro.
Falou besteira, e do carro 0km que veio fora dos padrões? Como vai corrigir? Trocar a suspensão toda do carro 0km? Queria ver na prática eles resolverem como diz que resolvem
@@riverautocenter8765 eles resolverem até resolvem, quero ver , é o dono de um carro de 15.000, aceitar gastar, 7.000 pra resolver, só quem trabalha de mecânica sabe.
Bom dia, Fiat Uno é campeão em desalinhar, principalmente os primeiros até 1995...mas é um coisa crônica do carro... não dá para rodar 10k km, se perde os pneus dianteiros...tenho um Uno-S 1990 placa preta e levo ele a cada 3k km para aliamento. Outra coisa pneus Continental são excelentes, mas muita gente não conhece por falta de divulgação, são tão excelentes que quase nem precisa de calibrar, só uso Continental desde que conheci a marca, tanto que no meu carro 0km eu tirei os pneus que veio no carro os "Hankook" e coloquei Continental. abraço e ótimo vídeo por explicar isso as pessoas.
Infelizmente, existem "técnicos", que quando você vai trocar o pneu ele fala que não da garantia se não fizer 20 coisas há mais que não são necessárias.
Muito didático esse conteudo, parabebens pela esplicação.
Chama os proprietários de auto center os representantes das empresas de ciborgue e os representantes das montadoras
coloquem numa casa tipo Big Brother ... vai dar treta! Hahahaha
Boa irmão obrigado pela dica jamais cheguei a fazer isso no meu carro agora que nao aceito mesmo somente alinha e balancear
Em um mundo "perfeito" isso tudo faz sentido...mas não é bem assim na prática.
a o cara diz tem avaliar, tem q ver, tem q pesquisar, sim trocentas peças caras para se avaliar, acho q a engenharia jé demorou em achar uma solução
@@cangalha solução simples, so deixar uma pequena folga nos parafusos do pivô e da fixação do amortecedor. Mas o problema é que muitas vezes vão somente usar dessa artimanha e esquecer de tocar as peças necessárias, aí começa a aumentar a insegurança nas estradas.
@@leonirwrzesinski9846 tem isso tmbm, sobre parafuso frouxo n aconselho, sabe oq realmente pesa em qualquer monobloco e chassis ???? são as ruas do brasil, n existe projeto estrutural capaz de se manter intacto por muitos kms nessas rodovias infernais,
@@cangalha o problema q as montadoras não querem gasta com isso. ele citou no video q algumas gerações do gol possuia regulagem, os atuais não sei se vem mais. nessas ruas esboracadas, era bom q todos viessem com essa regulagem de cambagem.
Verdade
Meu carro está puxando p lado direito depois de ter caído no buraco, estou com trauma de leva lo p alinhar e o cara condenar toda a suspensão, lembrando q o carro só está puxando p um lado, parabéns pelo vídeo, muito bem explicado
Fizeram isso nos meus carros a vida inteirinha e nunca tive problemas
né
Gostei muito❕ Uma aula para qm gosta de carro. Da última vez q eu fiz um alinhamento, depois de trocar: as bieletas, os pivôs, os amortecedores, as molas, as buchas e os batentes, fiquei sabendo q tinha um gráu de diferênça de uma roda para outra. Só essa regulagem custa R$ 100,00...
Eu nunca deixei fazer cambagem em carros meus. Agora é que não deixarei mesmo!!!
Fantástico!!!! nunca vi alguma pessoa falar e demonstrar com tanto conhecimento como você nesse assunto. Parabéns!!!!!
Tem alinhador pilantra que apenas uma alteração no aparelho, propositalmente por ele, já da uma medição totalmente alterada. Sendo que o carro está correto, é dessa forma que se aplica o golpe no cliente.
Por isso gosto daquelas rampas antigas com laser projetado numa parede com os ângulos, ali não tinha como enganar pois era verificado os números na hora
@Patrick aqui na minha cidade a oficina que eu frequentava fechou, ai outra empresa se montou no mesmo lugar porém agora estão utilizando o sistema digital :/
@@RenanBecker a precisão e péssima amigo.
@@RenanBecker toda máquina de alinhar vc tem a medida na hora. Pra piorar as lasers em geral só verificam o alinhamento dianteiro. Muitas delas tbm não tem o banco de dados atualizado pra comparação.
@Patrick alinhamento muito básico e impreciso. Ficou no passado. Pegue um carro com alinhamento traseiro de camber e convergência e deixe totalmente fora e leve pra lojas com alinhamento laser de duas cabeças pra fazer e depois olhe seu carro andando de lado com o ângulo de impulso fora! Existem muito mais ângulos a serem verificados na geometria que os citados no vídeo que um alinhamento laser básico não vai nem ver como esterço máximo, kpi, ângulo de Ackermann etc
Muito boa essa aula, agora tenho uma pampa com 89 mil km e não tem nada disso, gasta os pneus igualmente dos dois lados, muita tecnologia da nisso, um buraco e tudo tem que ser regulado, Abç.