Alguém pode por favor tombar de vez o Fabio Akita? Um cara desses tem que virar patrimônio nacional. Se as pessoas tivessem 1/10 do interesse do Akita em aprofundar-se nos assuntos, a gente viveria em um mundo muito melhor. Parabéns pelo conteúdo! (escrito do meu teclado favorito: um qwerty humildão da Mtek que paguei 20 Reais há uns 20 anos atrás)
Tip: fazer um swap entre o Ctrl esquerdo e o Caps Lock. Já que uso muito o Ctrl, faz sentido ele ficar no lugar do Caps onde é mais fácil de se alcançar com o mindinho. Recomendo.
Eu uso vim e mudei caps lock pra ESC no clique e CONTROL no hold. Nunca mais volto pra normal. No Mac da pra reconfigurar usando um app chamado Karabiner. Thank me later :*
Cara, parabéns!!! Não sou programador, muito menos chego a ter sequer habilidade sub-humana de digitação e também não entendi 70% do que falou. Mas seu vídeo é tão bom e passa tanto conhecimento, que fiquei um hora assistindo.
Obrigado pelo vídeo Akita! Eu assiti os outros dois vídeos sobre teclados, esse foi ótimo também! Eu sou vendedor de colchão há 7 anos, tenho uma certa experência no assunto. - Colchão bom é aquele que a pessoa se sente confortavél, o que o Akita falou é importante, vá a loja experimentar o colchão. Não tenha vergonha, deite no colchão inclusive na posição que você costuma dormir. - Tente passar pelo menos uns 10- 15 min deitado. o ideal é ficar uns 30 min a 1h. O fluxo de uma loja de colchão costuma ser baixo, a não ser aos finais de semana em lojas de shopping. - Alguns "vendedores" falam que colchão de molas é melhor do que de espuma, isso é mito. Colchões 100% de espuma são tão bons quanto aos de molas + espuma. - Colchões de molas costumam ser macios, apesar de ter colchões de molas firmes. Colchões de espuma costumam ser firmes. Quando o colchão for 100% de espuma ficar atento as densidades adequadas D28 D33 D45. - Opte por colchões firmes, cada pessoa tem um biotipo e preferência. - Fuja de colchões macios demais! Pode ser confortavél deitar em algo macio por curtos períodos, mas dormir em algo muito macio é prejudicial a sua saúde.
01:40 Aí, acho que vale um vídeo sobre cadeiras hein 😂😂😂😂 Excelente como sempre mestre
2 ปีที่แล้ว +5
Eu gravei um falando desse lance faz uns meses, mas não estava movimentando o canal então ainda não editei e postei. Vou fazer isso, cadeira gamer realmente toma um pau de cadeira de escritorio, e dentre varios fatores, é QUENTE demais, ta doido... rs
@ Recentemente fui à uma loja de cadeiras de escritório, me apaixonei em uma Cavaletti com tela mesh mas queria testar a gamer da DXRacer antes da decisão. Fui ao shopping e logo ao sentar já senti... calor + toda dura + suporte lombar duro + suporte nuca que não ficava fixo (e duro), e quente pra caramba... Resultado? Cavaletti Não tem como a pessoa provar dos dois e preferir a gamer, só se preferir o HYPE mais que o resto...
@@dubonzi O Newnet amigo, até hoje feliz por ter escolhido a tela mesh kkkk (por causa do calor, ela nao esquenta nada!!!) diferente da gamer que eu logo senti esquentar
Alguns anos atrás entrei no rabbit hole dos teclados mecanicos e layouts custom. Escrevi um firmware em C que permitia fazer flash de layouts diferentes, basicamente um QMK, mas como estava aprendendo a programar quis fazer algo do zero para aprender. Nisso acabei construindo alguns varios teclados. O primeiro que montei foi um Planck com uma coluna a mais e para mim, foi genial. O nivel de customização é excelente e te permite construir algo que funcione para suas atividades, mas é algo que exige investir tempo, repensando os atalhos que você mais usa e quais combinações de teclas melhorar. No geral adorei o planck e o layout ortolinear, mas não recomendo para todos. Como o Akita mencionou, não é algo que tu consegue pegar e sair usando, vai exigir um trabalho de customização e isso demanda tempo. Também não recomendo para jogos. Por mais que a customização parece boa para jogos, para jogos que exigem reação rápidas tipo um MOBA ou FPS, tu precisa poder acessar as teclas diretamente, sem depender de layers, visto que só vai ter uma mão no teclado. Para quem usa muito o numpad e está disposto ao esforço, o planck é um baita teclado para esse caso tambem, basta criar um layer para input de numeros. Dá para criar uma combinação bem eficaz, deixando os numeros acessiveis, junto das setas e as teclas comuns tipo ponto, backspace enter e etc, tudo isso em uma unica mão. Depois de varios testes e teclados acredito que o layout mais acessivel para uso geral é um split 60%. Melhora muito os problemas de postura mencionados (deixar os braçcos separados), é flexivel o suficiente para a maioria das atividades (programação, digitação e jogos) e não é algo que precisa de um esforço tão grande para configurar. Um 60% é basicamente um teclado normal, fora a falta das setas, qualquer um consegue pegar um e sair usando. A todos (especialmente aos usuarios de emacs :D ), recomendo colocar o Ctrl esquerdo na tecla de Caps Lock (exitem soluções para isso em software tanto para windows, linux e mac). Aos que tem acesso a uma customização a nivel de firmware, recomendo muito usar um trigger parecido com o comentado no video de tap, double tap e hold no Caps Lock. Gosto muito da combinação de usar a tecla capslock como Esc em um tap, Caps Lock com um double tap e Ctrl com Hold, o que facilita muito na adocação de um layout 60%.
Em 1994, ao completar 14 anos, ganhei de presente uma maquina mecânica de datilografia e um curso de datilografia. O curso era em máquinas mecânicas, teclas pesadas, durante 1 mês. E no final do curso, 1 semana de contato numa máquina elétrica da IBM. Era o sonho de consumo. Em 1995 ganhei meu primeiro computador (486 DX4 100MegaHertz). Com os teclados, a velocidade de digitação aumentou, pois não precisei mais me preocupar com a força. Digito com todos os dedos até hoje. Foi um dos melhores investimentos para a vida. Sugiro a todos dedicar um tempo e aprender a digitar com todos os dedos. Não precisar olhar o teclado para digitar é libertador.
Trabalhei alguns anos com excel, e mesmo não usando tanto mais, eu enlouqueço em teclado sem o NumPad, até o ponto eu uso de lá, quando a mão esta fora da posição padrão de digitação. Tenho dois G800M da X7, saiu de linha, mas pra mim é o teclado com o posicionamento de macros mais interessantes que já vi (7 para os dedões, 4 laterais, uma do lado do esc e três acima do Insert-Home-Page up). Ele é enorme, mas raramente isso me incomoda. Também registra aos "layer" no hardware, só sincronizando com software sem complicação, mas só se aplica as macros. Gostaria de usar estes mais complexos que mostrou no final, o menor só para colocar atalhos rápidos provavelmente, o outro separado pra sentir a diferença na ergonomia.
Pra você, que joga Terraria e etc, acho que seria um pouco complicado usar um teclado no qual é separado no meio (eu sou programador e gamer e acho que não seria confortável ter que pular com a mão esquerda para o lado direito do teclado, já que a direita estaria ocupada no mouse). Mas acho valido a tentativa, creio que vou experimentar também por curiosidade. E ótimo vídeo Akita, como todos os outros, nível de informação é excelente.
Realmente a tecla de espaço além de enorme ainda tem a opção/hábito/tendencia/indicação de 2 polegares para ela. 1 Polegar para 1/2 tecla. É realmente um legado que precisa ser revisto para a era digital. Fantástico material sobre teclados, estou aqui a refletir muito sobre o assunto, o teclado é a ponte entre nós e a nuvem.
Excelente como sempre, nem imaginava que ficaria 1 hora assistindo sobre teclados e layouts. Sei que neste video não fala da École42, mais eu vou participar do 42Basecamp em abril na École42 SP.
Fábio, excelente vídeo, como sempre! Falarei um pouco da minha experiência com o Ergodox EZ. Adquiri uma tendenite em 2020. Comecei, então a estudar sobre teclados ergonômicos. Conheci a ZSA e os dactyl manuform. Comprei um Ergodox EZ, mudei layout para Colemak há um ano. Mas ainda não sabia como acentuar, estudando um pouco mais conheci o keymap us com a variant international (us-intl que utiliza o ctrl direito como tecla modificadora de acentuação). Usando o Oryx ficou mais fácil de usar a tecla de modificação do us-intl no mindinho direito e ainda adicionei simetricamente o botão de META no mindinho esquerdo para usar no i3 window manager aqui no Arck (I use arch by the way). Aconselho bastante tentar usar o colemak, ou se forçar a usar ele, assumindo que você não tenha um texto grande para ser produzido em curto prazo. Minha tendenite parou de doer durante a digitação, mas quando eu ponho a mão em um teclado 102 qwerty o punho chora na mesma hora.
Obrigado por me apresentar o keychron. Comprei um k3v2 e é realmente outro mundo. Já me adaptei usando ele em abnt2 mesmo. Fora que os efeitos de iluminação dele são demais!!!
Eu tenho curso de máquina de escrever na famosa Remington, aprendi com todos os dedinhos, mas depois de 30 anos de desenvolvimento, os dedos do meio são os mais usados no dia a dia ... Estou vendo se pego um teclado compacto para ver se me acomodo melhor na mesa com o mouse, comecei a achar o meu teclado mecânico meio grande para a mesa e para a posição que fico sentado. Parabéns pelo vídeo!
Assisti os 3 vídeos sobre teclado e aprendendo mais... Excelentes animações, e demais efeitos utilizados nas edições fracionadas, com legendas e títulos... (telão de leitura a frente de sua visão, acredito que o ajuda a falar bem, com scripts bem pensados e pré-montados, além do próprio profissionalismo). Como gostaria de receber os descartes que sejam obsoletos para o Akita em minha casa! Mas para ele acredito que seja bem útil guardar este museu. Mas ainda enfatizo que seria bom demais ganhar um pacote destes presentes e participar destas doações. Satisfatório para quem os ganha.👾 Assistindo todos os vídeos desde o primeiro! Fã demais!
acho que assisti ao menos 3x cada video seu sobre teclado e me ajudou mto a evoluir nisto. comprei o keycrhon k8 que esta para chegar e estou me aventurando no touch typing. valeu akita!
Olá Fabio, que vídeo sensacional cara, eu realmente nem percebi que passei mais de 1 hora assistindo. Queria salientar que você tem uma ótima eloquência e o vídeo realmente ficou muito bom em todos os quesitos. Antes de deixar minha opinião sobre o assunto, eu gostaria de dizer que eu sou um estudante de programação, mas ainda não atuo na área. Atualmente sou suporte técnico de uma empresa de internet. Então estar no computador e digitar faz parte de de todo o meu dia a dia. Concordo com seu ponto de que, devemos investir mais nessas áreas que a gente tanto passa tempo, como um bom colchão para dormir e uma boa cadeira para trabalhar. Porem sinceramente eu acredito que tem coisas que vamos longe de mais, como é nesse caso do teclado perfeito. Acho que nós buscamos de mais automatizar toda a nossa vida, para fazer o menor esforço físico possível. Para um bom teclado, eu acho que precisa ter uma construção de qualidade, ser bem resistente e questão das teclas e todo material em que é feito e ser confortável. Não vejo necessidade em digitar 150 WPM, eu digitando 90 já ta ótimo, afinal nem digitamos initerruptamente, se paramos e pensamos no que escrever, principalmente programando. Acho que para reduzir as dores, a LER, basta se alongar e praticar mais exercícios, até mesmo para as mãos.
Nunca datilografei mas já tive contato com máquinas de datilografia(estavam caíndo em desuso ainda na minha infância). Fiz um curso de digitação em 2002, daqueles que te faziam treinar em um teclado impresso em uma folha de papel, pra depois ir pra um de verdade haha. Por isso tenho uma digitação até decente. Quanto a parte de programação, depois que conheci o VIM, nunca mais quis outra coisa. Fiz até um curso baratinho na Udemy, que valeu bastante a pena. Detesto ter que tirar a mão do teclado para usar mouse. E agora, depois desse vídeo, acho que vou remapear algumas teclas, pois realmente algumas estão em posições nada interessantes e contraprodutivas. Mais um vídeo muito útil. Obrigado, sensei.
Sobre a parte de DVORAK, vou deixar meu relato, eu comprei meu primeiro teclado mecânico (um Lenovo Legion K500) por R$ 650,00 na época que você lançou os primeiros vídeos, naquela época eu era muito acostumado a digitar catando teclas no teclado do notebook com apenas o indicador e o médio. Quando o teclado chegou, além de ter que lidar com o layout americano, eu tive que lidar com o key travel de um switch Cherry MX Red, levei cerca de um mês e meio treinando em plataformas de digitação e tentando programar certo mas muito lento, tendo que aceitar minha quebra de produtividade na época por minha mão não conseguir acompanhar meu raciocínio, mas o preço se pagou. Coincidentemente hoje, eu tô só esperando o dinheiro cair na conta pra comprar um Corsair K95 pra compor o meu setup já que eu consegui ferrar o LED RGB que eu deixava branco só pra ter um backlight kkk não que eu precise afinal eu já tenho noção espacial do teclado, mas é sempre bom ter em momentos de baixa luminosidade. E sim, hoje em dia eu digito com todos os dedos e o meu desafio agora é melhorar a velocidade do meu raciocínio sem decair na qualidade.
Cara esse video foi sensacional, uma MEGA aula de historia e tecnologia. quando e fala de teclados mecânicos, chuto que 90% do conteúdo é voltado pro publico gemer, e no meu caso o interesse é trabalho um teclado 60% pra mim é o limite
Eu sou advogado e em 2021 quando não tava conseguindo mais trabalhar direito com minha dor crônica no pulso (lesão de queda há vários anos), migrei pro teclado pt-br, que é uma versão do Dvorak pro português brasileiro e foi bem útil. Parei quando saí daquele escritório e fiquei usando direto o teclado do notebook, mas realmente demora pra pegar, e agora que uso muito inglês seria inviável. Aah, e na época eu me apaixonei pelo Moondrop, mas trabalhava de graça kkkk
Devo admitir, estou curioso para testar esse Plack Ez, ele me pareceu muito útil e interessante, uma coisa que sempre me incomodou é o posicionamento do enter e do backspace em teclados comuns, eles te fazem tirar toda a mão direita de posição pra apertar essas teclas sem forçar os dedos, a posição do backspace e do enter que o Akita escolheu me parece muito boa e agradável
Atualmente tenho um Anne Pro de 2014 (versão 1) com QMK e recentemente consegui um Corne 3x6 que totaliza 42 teclas. Foi e é uma curva de aprendizado, demorei 3 dias pra ter meus 80 a 90 wpm de um teclado normal e alguns meses pra encontrar um layout que eu pudesse me adaptar (layout ainda em construção)... Agora a dificuldade é ficar migrando de um corne para outro teclado staggered é o que estou aprendendo considerando que nem sempre terei meu corne comigo, mas meu notebook sempre estará muito bom o vídeo, valeu
Tbm troquei o meu, mas coloquei o Esc no lugar do caps na função TAP (um toque somente) do meu anne pro 2, e de cara ao pressionar e manter ela funciona como um FN, o que facilitou muito o acesso as teclas de função
Uma dica no VSCode é criar seus próprios snippets, um que eu tenho aqui é "afb" (arrow function with body), que cria isto: () => {}. Outra dica é terinar no terminal usar comandos que evitem tirar a mão da "home row": Ctrl M é Enter, Ctrl H é backspace, Ctrl P é seta-baixo, Ctrl N é seta-cima, Alt F é Ctrl seta-direita, Alt B é Ctrl seta-esquerda etc. São os atalhos do Emacs (eca!). Descobri nesse vídeo que sou contador! E não suporto teclado de notebook Dell, me dá muita dor nas mãos. Depois que fui pro mecânico Silent Red, não quero saber de outra coisa. Em 1:01:07, você falou "engenheiro elétrico", dizem que o mais correto seria "engenheiro eletricista". Muito bom vídeo como sempre, valeu, Akita!
Cara assisti tudo enquanto instalo o linux Zorin pra experimentar e ainda está carregando kkkk. Esse canal é sensacional, poxa me motivou a me tornar um profissional muito melhor, em várias áreas da minha vida. Esse vídeo tirou minhas dúvidas sobre como uma pessoa autodidata aprende. Costumo encarar isso como uma conversa. SHABAT SHALOM
Depois desse vídeo não consigo mais parar de pesquisar sobre teclados, estou viciado e já comprei meu primeiro teclado mecânico, só esperando ele chegar 😃.
Qualquer coisa no meu canal aqui, eu gravei uns vídeos montando esses teclados que falei lá tem links e tudo mais. (Não queria fazer propaganda do tipo "entra no meu canal" e tals, mas o TH-cam me obrigou hahaha)
Akita, muito show suas explicaçōes... Me lembro q aqui no Brasil por volta dos anos 2000 o único ou um dos únicos fabricantes de teclado ergonômicos q tinha era um modelo da Microsoft (caríssimo) que está a venda até hoje... Parabéns!! Agora acho que faltou falar de um modelo de teclado.. o AFPKU n qual trata-se de um teclado de uma única mão. Eu vi esse teclado no filme Ender's Game e achei muito interessante sua proposta... Ele tbm usa IA para advinhar e completar suas palavras... Pra nós dev talves não sirva, rsrs... Mas novamente, parabéns pela incrível aula sobre teclados!
Uma coisa que tem me ajudado muito é o treino de musculacao. Fortalecimento dos musculos das costas, ombros e lombar principalmente tem melhoraro muito as dores e desconfortos. Obrigado pelo otimo conteudo deste video. Ah e por sinal, eu sou contador. Estou momtano um setup para home officce e vim parar aqui.
Hipnotizante. Muito legal e completo Akita. Os neurôneozinhos estão todos suados aqui. Tão legal e profissional que acho que você deveria ganhar por isso. Ajuda um tantão de gente e muito. Mantenha-se firme e bons negócios aí. Forte abraço. 👊🏻💪🏻😎
Algumas pessoas reclamam q sou detalhista, além de maluco. Agora, simplesmente pedirei q assistam a esse vídeo para verem o representante máximo de tais adjetivos... Esse Akita é uma figura... Quando acho q não consigo fazer algo, lembro dele e vejo q estou é pensando pequeno!
[TIME] 18:40 Aqui em Moçambique ainda usam. Lembro que mês passado tive que pegar meu certificado e bom a maquina é manual mais não tão antigo como esse ai.
Rapaz, nunca vi um vídeo tão completo... Olha que tenho um "tic" com teclado e pesquiso demais! Aulão sobre o assunto! Hoje, uso o MX Keys da Logitech, mas quero o MX Mechanical heheh
De grande utilidade este vídeo 👏🏽👏🏽,estou levando pela parte da ergonomia ,e recentemente indo ao oftalmo pois estava tendo muita fadiga visual ,eu fui diagnosticada com ambliopia no olho direito ,foi 1 choque pra mim ,mas como para quase TD se dá um jeito vamos em frente,e na área da tecnologia temos alguns recursos que podem nos auxiliar ,vou buscar os recursos que puder pra prosseguir em ser uma Programadora . Obrigada de alguma forma.seus videos sempre trás algum benefício,continue pfvr!!
Ótimo vídeo! Ultimamente eu ando tentando ser mais keyboard-centered pelo tempo que eu uso o computador, e acabei vendo esse vídeo 2 anos depois porque ando nessa busca. A conclusão que eu já tinha chegado era que o ideal seria um teclado split ortolinear, mas vendo seu vídeo me pareceu que é mais importante ser linear nas colunas, nas linhas nem tanto. Mas não consigo achar para comprar aqui no Brasil sem o preço chegar há mais ou menos 3 mil reais, por causa dos impostos de importação, infelizmente. Sigo nesas busca e em último caso eu mando fazer as diferentes peças manualmente no Brasil, impressas. Depois de ver seu vídeo hoje fiz duas coisas: 1- Coloquei meu teclado (um teclado 65%) no padrão international e aprendi as novas combinações de teclas. (Eu usava ABNT e no meu teclado não tinha pipe, então eu tinha que usar o autokey pra fazer um script em python pra rodar com uma combinação de teclas, ficou mais fácil por usar Linux, mas não era muito legal) 2- Passei algumas horas testando o layout Workman, foi uma experiência interessante, mas eu só gostei mesmo do backspace ficar no lugar do caps lock, as teclas de orientação do vim ficam muito mais complicadas e sem sentido, e eu não remapearia pra usar o layout. Enfim, obrigada por mais um ótimo vídeo que me fez refletir bastante sobre muita coisa! (PS: Recomendo evitar usar a R word, é uma palavra que é comum na cultura de muita gente mas ela não é muito legal de falar, tem um peso desnecessário.)
Eu já digitei em máquinas de escrever, aprendi nelas. Depois que comecei a usar computador, meu esporte preferido era digitar livros. Amo digitar. 10 dedos sempre. Ajuda muito a digitar no escuro, nem todos os teclados que tenho tem back light.
Eu fiz 3 anos de curso de datilografia (sem saber que era um curso para escrivão), ou melhor, sem meus pais saberem que tinha matriculado o filho num curso para escrivão. O que mais me irrita hoje em dia nem é o tamanho ou a ergonomia, já aprendi a fazer pausa, alongar todos os membros superiores e assim evitar L.E.R, mesmo trabalhando no caixa de um banco durante alguns anos. O que mais me irrita é a qualidade porca dos teclados, o tamanho minúsculo das teclas, o peso ridículo delas e principalmente a altura de um teclado normal. Sinto falta do teclado mecânico das máquinas de escrever (não das elétricas), porque eles tinham uma queda (uma escadinha, como numa arquibancada de futebol) maior que a dos teclados atuais. Eram mais altos, mais robustos e aguentavam o trabalho incessante por anos a fio. Até hoje digito nos meus teclados com a força adquirida nas máquinas de escrever e sim, parece que estou puto digitando. Bato com força, e se eu estiver concentrado digitando.... o teclado precisa ser resistente. Entretanto concordo com tudo que o Akita falou. O layout atual de teclados é uma vergonha. Gostei do teclado alinhado na vertical, faz muito sentido e eu experimentaria se ele fosse do tamanho de um teclado de 103 teclas ou 100%. Teclados menores que 75% eu literalmente não tenho paciência de experimentar. Dvorak ou aqueles outros layouts eu jamais teria paciência para experimentar. Já sofri muito tendo um teclado US/Intl em casa e um ABNT2 no trabalho, imagina como seria com dois layouts diferentes? O tempo de nossas vidas é precioso demais para perdê-lo aprendendo layouts bizarros só porque alguém pesquisou e disse que assim é melhor. Teclados ergonômicos nunca me acostumei. Como disse, eu trabalhei muito com digitação e aprendi a fazer exercícios com os membros superiores para evitar LER. E sim, aprendi porque quase adquiri essa doença. Dito isso, agora o Akita me fez coçar a cabeça e despertou a curiosidade de achar um teclado alinhado na vertical, mas com tamanho igual ou superior aos 75%. Se conseguissem colocar peso nas teclas como conseguiram nos pianos digitais, fizessem de uma altura razoável e sem utilizar um layout bizarro, pro meu gosto seria uma compra certa. PS.: Continuo esperando seu vídeo de VIM @Akita.
12:05 exatamente isso. O problema que tenho me deparado é que parece que o mercado de touchpads externos (tirando o trackpad da apple) é praticamente inexistente.
Quanto ao video... Obrigado Fabio por abrir meus olhos... Definitivamente não saberia do mundo ortholinear se não fosse seu video... Encomendei um china que chegou antes do Moonlander e estou gostando mto.
Sugestões de vídeos: Redes de Computadores, tipos de testes de softwares e metodologias, básico sobre compiladores e como fazer um interpretador basicão
O melhor teclado que eu já digitei foi um Compaq mecânico quando trabalhei em uma biblioteca (!) nos anos 2000. Tinha chapa de metal embaixo, pesadíssima, uma delícia. Só anos mais tarde aprendi o que era um teclado mecânico. Acho que era derivado do IBM M. Muitos anos depois comprei um Blackwidow, mas nem se compara àquele Compaq.
Esse foi um vídeo nostálgico. Ainda tenho meu MSX igual esse do vídeo (dois deles, na verdade) e uma Lettera 82 como essa, marrom, presente do meu Pai e que usava para treinar datilografia. Teclado sem numpad é um terror pra quem se habitua com eles, ainda mais quando trabalha com financeiro. Solução? Teclado separado na mão esquerda, funciona que é uma maravilha depois de um treino mínimo.
Olá Akita, apesar desse vídeo ser um pouco antigo e não sei se verá esse comentário esses seus vídeos sobre teclados foi o melhor que já vi. Não sei se você já fez ou ainda tem pretensão de fazer ou não(pois não sei se você coleciona mouse assim como coleciona teclado), mas uma sugestão de pauta seguindo principalmente no foco de ergonomia, é que você fizesse um vídeo comparativo sobre mouses(tradicionais, verticais e os caríssimos com trackball da Kensignton) inclusive para servir de complemento para os teclados que você menciona no final deste vídeo. Um grande abraço!!
Não sou de comentar em vídeos, e também não sou muito de curtir. Não é por maldade. Mas ultimamente comecei a curtir os vídeos que eu gosto de verdade. E esse aqui, eu daria like umas 1000x se pudesse. Parabéns, mais um inscrito.
Eu, na primeira metade do vídeo: não troco um layout 75% pelo TKL. Eu, depois do Plank Ortolinear: taqueopariu! Será que tem 60 ou 75%? Não tinha me atentado para a questão ergonômica dos ortolineares quando comprei meu Keychron K2. Que vídeo, senhoras e senhores. Que vídeo!
2 ปีที่แล้ว
Excelente video como sempre, realmente tem varios detalhes que não tinha parado para pensar, mudou para sempre o modo de ver e digitar. Já comecei melhorando nesse comentario que foi escrito com uma media de 20 palavras por minuto e varios back space;
me adaptei certinho ao 60%, to adorando usar o meu. só tava pensando em comprar um 65 pq as setinhas e os page up e downs dão menos trabalho para digitar
Usei muito tempo um 40% mas com o layout fullgrid, onde no lugar de um espaço com 2u são duas teclas 1u. A tecla da direita era enter e da esquerda espaço / layer de navegação. E deixava d = Ctrl, f = shift e g = alt, e as setas no ijkl. E também coloquei um layer de numérico em outra tecla de função: uio = 789, jkl = 456, m = 123 e uma tecla pro zero (não lembro qual). Muito eficiente pro meu dia a dia. Voltei pra um 60% stag pelo motivo de: porque sim kkkkk Excelente vídeo! Edit: ah uma outra coisa que acostumei foi pressionar o ctrl esquerdo com o lado da mão. Faz o teste aí: coloca a mão na posição inicial e só deita a mão um pouco na diagonal pra baixo / esquerda.
Excelente! Veio mesmo a tempo, estou escolhendo qual split ergonómico vou comprar. Já vi quase todos vídeos do Ben Vallack, fiquei impressionado com a praticidade desses teclados. Os modelos que estou interessados são o Sofle V2 e o Íris.
Otimo video, como sempre. Um adendo, no Oryx ja existe a opcao de associar o comportamento de reset de firmware (para update de firmware no Wally, por exemplo) a uma tecla. Eu uso em um layer especifico do Moonlander em uma combinacao de teclas que eu sei que nunca vou pressionar mas sei que existe. Ah, o Moonlander tem uma limitacao de 32 layers, o que seria mais que o suficiente para uns 99.99999% da populacao.
Eu mexi com uma máquina de escrever. Mas como sou de 1997, é obvio que já tinha caído em desuso quando eu usei. Eu já tive que aprender layouts novos quando estudei coreano (por causa do MMO de Digimon) e tenho planos de aprender a digitar em japonês sem digitar do jeito que se lê. Mas eu entendo perfeitamente que a maior parte das pessoas tem aversão a ter que aprender layouts novos
Pronto, era isso que eu precisava. Ja estava em duvida entre 3 teclados e agora tem 1 hora de Akita dissecando o assunto. Ja vi que vou perder meu feriado hahahaha
Estou fazendo a transição. No último mês tenho usado exclusivamente o Microsoft Sculpt e espero o Kinesis Freestyle2 com os suportes e os apoios. Encontrei uma loja com um preço bacana em França, senão ficava quieto. Se não tiver alternativa à Amazon em Portugal, fica impossível. Imagino esse Moonlander…
Fiz um post no meu blog com a continuação deste video: www.akitaonrails.com/2024/10/24/meus-teclados-modernos-favoritos
Sou só um garoto de 13 anos que estava pesquisando sobre teclado mecânicos, e de repente chego nisso
A humanidade é muito exótica kkk
Alguém pode por favor tombar de vez o Fabio Akita? Um cara desses tem que virar patrimônio nacional. Se as pessoas tivessem 1/10 do interesse do Akita em aprofundar-se nos assuntos, a gente viveria em um mundo muito melhor. Parabéns pelo conteúdo!
(escrito do meu teclado favorito: um qwerty humildão da Mtek que paguei 20 Reais há uns 20 anos atrás)
Por um momento, pensei que queria tombar ele na porrada 🤣
Nossa MTek, lembro na década de 90. Bons tempos.
Tip: fazer um swap entre o Ctrl esquerdo e o Caps Lock. Já que uso muito o Ctrl, faz sentido ele ficar no lugar do Caps onde é mais fácil de se alcançar com o mindinho. Recomendo.
Dá pra fazer isso no Windows mesmo ou você usou algum programa a parte?
@@SJ-le9vc não sei, eu uso linux XD
@@nicolaskribas kkkk, vlw msm assim
Eu uso vim e mudei caps lock pra ESC no clique e CONTROL no hold. Nunca mais volto pra normal. No Mac da pra reconfigurar usando um app chamado Karabiner.
Thank me later :*
Estranho que eu acostumei a apertar o Ctrl com a base do dedo mínimo, usando na verdade a palma da mão esquerda. Acho que é influencia dos FPS.
Cara, parabéns!!!
Não sou programador, muito menos chego a ter sequer habilidade sub-humana de digitação e também não entendi 70% do que falou.
Mas seu vídeo é tão bom e passa tanto conhecimento, que fiquei um hora assistindo.
Obrigado pelo vídeo Akita! Eu assiti os outros dois vídeos sobre teclados, esse foi ótimo também!
Eu sou vendedor de colchão há 7 anos, tenho uma certa experência no assunto.
- Colchão bom é aquele que a pessoa se sente confortavél, o que o Akita falou é importante, vá a loja experimentar o colchão. Não tenha vergonha, deite no colchão inclusive na posição que você costuma dormir.
- Tente passar pelo menos uns 10- 15 min deitado. o ideal é ficar uns 30 min a 1h. O fluxo de uma loja de colchão costuma ser baixo, a não ser aos finais de semana em lojas de shopping.
- Alguns "vendedores" falam que colchão de molas é melhor do que de espuma, isso é mito. Colchões 100% de espuma são tão bons quanto aos de molas + espuma.
- Colchões de molas costumam ser macios, apesar de ter colchões de molas firmes. Colchões de espuma costumam ser firmes. Quando o colchão for 100% de espuma ficar atento as densidades adequadas D28 D33 D45.
- Opte por colchões firmes, cada pessoa tem um biotipo e preferência.
- Fuja de colchões macios demais! Pode ser confortavél deitar em algo macio por curtos períodos, mas dormir em algo muito macio é prejudicial a sua saúde.
Excelentes dicas!
COMO ASSIM o Backspace + Control apaga de palavra em palavra? Surreal! Excelente Video!
01:40
Aí, acho que vale um vídeo sobre cadeiras hein
😂😂😂😂
Excelente como sempre mestre
Eu gravei um falando desse lance faz uns meses, mas não estava movimentando o canal então ainda não editei e postei. Vou fazer isso, cadeira gamer realmente toma um pau de cadeira de escritorio, e dentre varios fatores, é QUENTE demais, ta doido... rs
@ Recentemente fui à uma loja de cadeiras de escritório, me apaixonei em uma Cavaletti com tela mesh mas queria testar a gamer da DXRacer antes da decisão. Fui ao shopping e logo ao sentar já senti... calor + toda dura + suporte lombar duro + suporte nuca que não ficava fixo (e duro), e quente pra caramba...
Resultado? Cavaletti
Não tem como a pessoa provar dos dois e preferir a gamer, só se preferir o HYPE mais que o resto...
@@maxxcleiton Compartilha ai qual o modelo da Cavaletti que tu escolheu!
@@dubonzi O Newnet amigo, até hoje feliz por ter escolhido a tela mesh kkkk (por causa do calor, ela nao esquenta nada!!!) diferente da gamer que eu logo senti esquentar
Tenho uma DT3 Office Moira e realmente a tela mesh faz uma grande diferença no calor.
Alguns anos atrás entrei no rabbit hole dos teclados mecanicos e layouts custom.
Escrevi um firmware em C que permitia fazer flash de layouts diferentes, basicamente um QMK, mas como estava aprendendo a programar quis fazer algo do zero para aprender.
Nisso acabei construindo alguns varios teclados.
O primeiro que montei foi um Planck com uma coluna a mais e para mim, foi genial.
O nivel de customização é excelente e te permite construir algo que funcione para suas atividades, mas é algo que exige investir tempo, repensando os atalhos que você mais usa e quais combinações de teclas melhorar.
No geral adorei o planck e o layout ortolinear, mas não recomendo para todos.
Como o Akita mencionou, não é algo que tu consegue pegar e sair usando, vai exigir um trabalho de customização e isso demanda tempo.
Também não recomendo para jogos.
Por mais que a customização parece boa para jogos, para jogos que exigem reação rápidas tipo um MOBA ou FPS, tu precisa poder acessar as teclas diretamente, sem depender de layers, visto que só vai ter uma mão no teclado.
Para quem usa muito o numpad e está disposto ao esforço, o planck é um baita teclado para esse caso tambem, basta criar um layer para input de numeros.
Dá para criar uma combinação bem eficaz, deixando os numeros acessiveis, junto das setas e as teclas comuns tipo ponto, backspace enter e etc, tudo isso em uma unica mão.
Depois de varios testes e teclados acredito que o layout mais acessivel para uso geral é um split 60%.
Melhora muito os problemas de postura mencionados (deixar os braçcos separados), é flexivel o suficiente para a maioria das atividades (programação, digitação e jogos) e não é algo que precisa de um esforço tão grande para configurar.
Um 60% é basicamente um teclado normal, fora a falta das setas, qualquer um consegue pegar um e sair usando.
A todos (especialmente aos usuarios de emacs :D ), recomendo colocar o Ctrl esquerdo na tecla de Caps Lock (exitem soluções para isso em software tanto para windows, linux e mac).
Aos que tem acesso a uma customização a nivel de firmware, recomendo muito usar um trigger parecido com o comentado no video de tap, double tap e hold no Caps Lock.
Gosto muito da combinação de usar a tecla capslock como Esc em um tap, Caps Lock com um double tap e Ctrl com Hold, o que facilita muito na adocação de um layout 60%.
Em 1994, ao completar 14 anos, ganhei de presente uma maquina mecânica de datilografia e um curso de datilografia. O curso era em máquinas mecânicas, teclas pesadas, durante 1 mês. E no final do curso, 1 semana de contato numa máquina elétrica da IBM. Era o sonho de consumo. Em 1995 ganhei meu primeiro computador (486 DX4 100MegaHertz). Com os teclados, a velocidade de digitação aumentou, pois não precisei mais me preocupar com a força. Digito com todos os dedos até hoje. Foi um dos melhores investimentos para a vida. Sugiro a todos dedicar um tempo e aprender a digitar com todos os dedos. Não precisar olhar o teclado para digitar é libertador.
Caraca!! EU não acredito que fiquei 1h+ assistindo um vídeo no YT. Que vídeo excelente!! PS: E O VÍDEO TEM 2 ANOS MANO!!!! S2
Trabalhei alguns anos com excel, e mesmo não usando tanto mais, eu enlouqueço em teclado sem o NumPad, até o ponto eu uso de lá, quando a mão esta fora da posição padrão de digitação. Tenho dois G800M da X7, saiu de linha, mas pra mim é o teclado com o posicionamento de macros mais interessantes que já vi (7 para os dedões, 4 laterais, uma do lado do esc e três acima do Insert-Home-Page up). Ele é enorme, mas raramente isso me incomoda. Também registra aos "layer" no hardware, só sincronizando com software sem complicação, mas só se aplica as macros. Gostaria de usar estes mais complexos que mostrou no final, o menor só para colocar atalhos rápidos provavelmente, o outro separado pra sentir a diferença na ergonomia.
Pra você, que joga Terraria e etc, acho que seria um pouco complicado usar um teclado no qual é separado no meio (eu sou programador e gamer e acho que não seria confortável ter que pular com a mão esquerda para o lado direito do teclado, já que a direita estaria ocupada no mouse).
Mas acho valido a tentativa, creio que vou experimentar também por curiosidade.
E ótimo vídeo Akita, como todos os outros, nível de informação é excelente.
Ih, joguei starbound e terrária por sua causa e do nada vc tá aqui, no video do Akita kkkk que inesperado
Realmente a tecla de espaço além de enorme ainda tem a opção/hábito/tendencia/indicação de 2 polegares para ela. 1 Polegar para 1/2 tecla. É realmente um legado que precisa ser revisto para a era digital. Fantástico material sobre teclados, estou aqui a refletir muito sobre o assunto, o teclado é a ponte entre nós e a nuvem.
Você se aprofundou muito em um assunto pouco conhecido mas com extrema facilidade de passar o conhecimento que possui sem dificuldades, muito bom!!
Excelente como sempre, nem imaginava que ficaria 1 hora assistindo sobre teclados e layouts.
Sei que neste video não fala da École42, mais eu vou participar do 42Basecamp em abril na École42 SP.
Uma alternativa excelente para o Planck EZ é o BM40 que é vendido na Aliexpress, inclusive é possivel customizar o layout dele com o QMK/VIA também
Otima dica cara, ja que não é uma fácil adaptação esse tipo de teclado, é importante conhecer opções de entrada.
akita é foda, faz eu me sentir iniciante em qualquer assunto muahuahaushaaush
te amo akita ❤️
Fábio, excelente vídeo, como sempre! Falarei um pouco da minha experiência com o Ergodox EZ.
Adquiri uma tendenite em 2020. Comecei, então a estudar sobre teclados ergonômicos. Conheci a ZSA e os dactyl manuform. Comprei um Ergodox EZ, mudei layout para Colemak há um ano. Mas ainda não sabia como acentuar, estudando um pouco mais conheci o keymap us com a variant international (us-intl que utiliza o ctrl direito como tecla modificadora de acentuação). Usando o Oryx ficou mais fácil de usar a tecla de modificação do us-intl no mindinho direito e ainda adicionei simetricamente o botão de META no mindinho esquerdo para usar no i3 window manager aqui no Arck (I use arch by the way).
Aconselho bastante tentar usar o colemak, ou se forçar a usar ele, assumindo que você não tenha um texto grande para ser produzido em curto prazo. Minha tendenite parou de doer durante a digitação, mas quando eu ponho a mão em um teclado 102 qwerty o punho chora na mesma hora.
Respondeu muitas dúvidas que sempre tive. Tô sem mais palavras pela profundidade e completude do vídeo. Muito obrigado!
Obrigado por me apresentar o keychron. Comprei um k3v2 e é realmente outro mundo. Já me adaptei usando ele em abnt2 mesmo. Fora que os efeitos de iluminação dele são demais!!!
Eu tenho curso de máquina de escrever na famosa Remington, aprendi com todos os dedinhos, mas depois de 30 anos de desenvolvimento, os dedos do meio são os mais usados no dia a dia ... Estou vendo se pego um teclado compacto para ver se me acomodo melhor na mesa com o mouse, comecei a achar o meu teclado mecânico meio grande para a mesa e para a posição que fico sentado. Parabéns pelo vídeo!
Assisti os 3 vídeos sobre teclado e aprendendo mais...
Excelentes animações, e demais efeitos utilizados nas edições fracionadas, com legendas e títulos... (telão de leitura a frente de sua visão, acredito que o ajuda a falar bem, com scripts bem pensados e pré-montados, além do próprio profissionalismo).
Como gostaria de receber os descartes que sejam obsoletos para o Akita em minha casa! Mas para ele acredito que seja bem útil guardar este museu.
Mas ainda enfatizo que seria bom demais ganhar um pacote destes presentes e participar destas doações. Satisfatório para quem os ganha.👾
Assistindo todos os vídeos desde o primeiro! Fã demais!
Estava pensando em "mecanizar" alguns teclados que gosto. Mas depois desse vídeo, acho que fica para depois. Parabéns pelo vídeo.
E impossível dizer que isso aqui e apenas um vídeo no youtube e praticamente um documentário doidera muito conteúdo
Valeu Akita, aprendi a utilização do Ctrl+Backspace para apagar uma palavra inteira. Vai ser muito útil daqui pra frente.
a saber, control delete também funciona pra direção oposta ;-)
Verdade.
Colchão, cadeira e teclado. Só faltou falar sobre monitores e cuidados com os olhos também. Vlw pelas dicas!
cuidados com olhos é basicamente não deixar brilho em 100% e não sentar com o monitor encostado na cara kkkk
E se eu usar um óculos de descanso com proteção contra luz azul dá problema ficar com os olhos encostado na tela?
acho que assisti ao menos 3x cada video seu sobre teclado e me ajudou mto a evoluir nisto. comprei o keycrhon k8 que esta para chegar e estou me aventurando no touch typing. valeu akita!
Olá Fabio, que vídeo sensacional cara, eu realmente nem percebi que passei mais de 1 hora assistindo. Queria salientar que você tem uma ótima eloquência e o vídeo realmente ficou muito bom em todos os quesitos.
Antes de deixar minha opinião sobre o assunto, eu gostaria de dizer que eu sou um estudante de programação, mas ainda não atuo na área. Atualmente sou suporte técnico de uma empresa de internet. Então estar no computador e digitar faz parte de de todo o meu dia a dia.
Concordo com seu ponto de que, devemos investir mais nessas áreas que a gente tanto passa tempo, como um bom colchão para dormir e uma boa cadeira para trabalhar. Porem sinceramente eu acredito que tem coisas que vamos longe de mais, como é nesse caso do teclado perfeito. Acho que nós buscamos de mais automatizar toda a nossa vida, para fazer o menor esforço físico possível.
Para um bom teclado, eu acho que precisa ter uma construção de qualidade, ser bem resistente e questão das teclas e todo material em que é feito e ser confortável. Não vejo necessidade em digitar 150 WPM, eu digitando 90 já ta ótimo, afinal nem digitamos initerruptamente, se paramos e pensamos no que escrever, principalmente programando. Acho que para reduzir as dores, a LER, basta se alongar e praticar mais exercícios, até mesmo para as mãos.
Gostei do vídeo bem completo. Tenho que me ligar mais em um teclado ergonômico nesse ano ainda! valeu pela ajuda
Deveria ter mais canais no youtube assim aqui vc aprende e entende o que e proposto, tem uns ai que so querem vender curso. aqui vc aprende.
Nunca datilografei mas já tive contato com máquinas de datilografia(estavam caíndo em desuso ainda na minha infância). Fiz um curso de digitação em 2002, daqueles que te faziam treinar em um teclado impresso em uma folha de papel, pra depois ir pra um de verdade haha. Por isso tenho uma digitação até decente. Quanto a parte de programação, depois que conheci o VIM, nunca mais quis outra coisa. Fiz até um curso baratinho na Udemy, que valeu bastante a pena. Detesto ter que tirar a mão do teclado para usar mouse. E agora, depois desse vídeo, acho que vou remapear algumas teclas, pois realmente algumas estão em posições nada interessantes e contraprodutivas.
Mais um vídeo muito útil. Obrigado, sensei.
Não tinha pessoa melhor para ser colecionador/amante de teclados pra nos explicar sobre o tema. Parabéns pelo vídeo. E gratidão por você ser assim.
Sobre a parte de DVORAK, vou deixar meu relato, eu comprei meu primeiro teclado mecânico (um Lenovo Legion K500) por R$ 650,00 na época que você lançou os primeiros vídeos, naquela época eu era muito acostumado a digitar catando teclas no teclado do notebook com apenas o indicador e o médio. Quando o teclado chegou, além de ter que lidar com o layout americano, eu tive que lidar com o key travel de um switch Cherry MX Red, levei cerca de um mês e meio treinando em plataformas de digitação e tentando programar certo mas muito lento, tendo que aceitar minha quebra de produtividade na época por minha mão não conseguir acompanhar meu raciocínio, mas o preço se pagou. Coincidentemente hoje, eu tô só esperando o dinheiro cair na conta pra comprar um Corsair K95 pra compor o meu setup já que eu consegui ferrar o LED RGB que eu deixava branco só pra ter um backlight kkk não que eu precise afinal eu já tenho noção espacial do teclado, mas é sempre bom ter em momentos de baixa luminosidade. E sim, hoje em dia eu digito com todos os dedos e o meu desafio agora é melhorar a velocidade do meu raciocínio sem decair na qualidade.
Cara esse video foi sensacional, uma MEGA aula de historia e tecnologia.
quando e fala de teclados mecânicos, chuto que 90% do conteúdo é voltado pro publico gemer, e no meu caso o interesse é trabalho
um teclado 60% pra mim é o limite
Eu sou advogado e em 2021 quando não tava conseguindo mais trabalhar direito com minha dor crônica no pulso (lesão de queda há vários anos), migrei pro teclado pt-br, que é uma versão do Dvorak pro português brasileiro e foi bem útil. Parei quando saí daquele escritório e fiquei usando direto o teclado do notebook, mas realmente demora pra pegar, e agora que uso muito inglês seria inviável. Aah, e na época eu me apaixonei pelo Moondrop, mas trabalhava de graça kkkk
NUNCA imaginei que eu assistiria um vídeo de 1 HORA só sobre teclado KKKKK
Que vídeo foda! Não sabia da existência dos teclados ortolineares, fiquei louco de vontade de testar um agora.
Chegou ontem meu Plank EZ, foda demais!
Reaprender do zero a escrever, e ficar mexendo no layout é viciante rsrs
Devo admitir, estou curioso para testar esse Plack Ez, ele me pareceu muito útil e interessante, uma coisa que sempre me incomodou é o posicionamento do enter e do backspace em teclados comuns, eles te fazem tirar toda a mão direita de posição pra apertar essas teclas sem forçar os dedos, a posição do backspace e do enter que o Akita escolheu me parece muito boa e agradável
Atualmente tenho um Anne Pro de 2014 (versão 1) com QMK e recentemente consegui um Corne 3x6 que totaliza 42 teclas. Foi e é uma curva de aprendizado, demorei 3 dias pra ter meus 80 a 90 wpm de um teclado normal e alguns meses pra encontrar um layout que eu pudesse me adaptar (layout ainda em construção)... Agora a dificuldade é ficar migrando de um corne para outro teclado staggered é o que estou aprendendo considerando que nem sempre terei meu corne comigo, mas meu notebook sempre estará
muito bom o vídeo, valeu
Eu troco o caps lock pelo backspace. Não faz sentido uma tecla tão importante tão distante da linha principal. Vale a pena demais!
Tbm troquei o meu, mas coloquei o Esc no lugar do caps na função TAP (um toque somente) do meu anne pro 2, e de cara ao pressionar e manter ela funciona como um FN, o que facilitou muito o acesso as teclas de função
Cara esse teclado IBM model M. Meu Deus, marcou minha vida. Usei muito. Excelente!!!
se quiser se aventurar kkkk www.modelfkeyboards.com/
Sempre os vídeos do Akita devem dar um abita trampo; como sempre você está de parabéns Fabio.
Uma dica no VSCode é criar seus próprios snippets, um que eu tenho aqui é "afb" (arrow function with body), que cria isto: () => {}. Outra dica é terinar no terminal usar comandos que evitem tirar a mão da "home row": Ctrl M é Enter, Ctrl H é backspace, Ctrl P é seta-baixo, Ctrl N é seta-cima, Alt F é Ctrl seta-direita, Alt B é Ctrl seta-esquerda etc. São os atalhos do Emacs (eca!).
Descobri nesse vídeo que sou contador! E não suporto teclado de notebook Dell, me dá muita dor nas mãos. Depois que fui pro mecânico Silent Red, não quero saber de outra coisa.
Em 1:01:07, você falou "engenheiro elétrico", dizem que o mais correto seria "engenheiro eletricista".
Muito bom vídeo como sempre, valeu, Akita!
Cara assisti tudo enquanto instalo o linux Zorin pra experimentar e ainda está carregando kkkk. Esse canal é sensacional, poxa me motivou a me tornar um profissional muito melhor, em várias áreas da minha vida. Esse vídeo tirou minhas dúvidas sobre como uma pessoa autodidata aprende. Costumo encarar isso como uma conversa. SHABAT SHALOM
Depois desse vídeo não consigo mais parar de pesquisar sobre teclados, estou viciado e já comprei meu primeiro teclado mecânico, só esperando ele chegar 😃.
Tô com o KeyChron K2 V2 por uns 5 meses e gostando muito.
Muito bom! Eu uso a muito tempo o Corne e o Torn, são teclados split sensacionais também. Super recomendo e são bem baratos pra montar aqui no Brasil.
mande o link, pelo amorzinho! Obrigado!!
Acompanhando
Não tá rolando postar os links não, o TH-cam deleta, deve caracterizar como spam.
Qualquer coisa no meu canal aqui, eu gravei uns vídeos montando esses teclados que falei lá tem links e tudo mais. (Não queria fazer propaganda do tipo "entra no meu canal" e tals, mas o TH-cam me obrigou hahaha)
@@rafaeldelboni consegue pelo menos deixar aqui o nome do site onde comprou? Thanks!
Akita, muito show suas explicaçōes... Me lembro q aqui no Brasil por volta dos anos 2000 o único ou um dos únicos fabricantes de teclado ergonômicos q tinha era um modelo da Microsoft (caríssimo) que está a venda até hoje... Parabéns!! Agora acho que faltou falar de um modelo de teclado.. o AFPKU n qual trata-se de um teclado de uma única mão. Eu vi esse teclado no filme Ender's Game e achei muito interessante sua proposta... Ele tbm usa IA para advinhar e completar suas palavras... Pra nós dev talves não sirva, rsrs... Mas novamente, parabéns pela incrível aula sobre teclados!
Uma coisa que tem me ajudado muito é o treino de musculacao. Fortalecimento dos musculos das costas, ombros e lombar principalmente tem melhoraro muito as dores e desconfortos.
Obrigado pelo otimo conteudo deste video.
Ah e por sinal, eu sou contador. Estou momtano um setup para home officce e vim parar aqui.
Hipnotizante. Muito legal e completo Akita.
Os neurôneozinhos estão todos suados aqui.
Tão legal e profissional que acho que você deveria ganhar por isso. Ajuda um tantão de gente e muito.
Mantenha-se firme e bons negócios aí.
Forte abraço.
👊🏻💪🏻😎
Este vídeo é o santo graal introdutório para alguém poder se aventurar neste maravilhoso mundo dos teclados customizados
Algumas pessoas reclamam q sou detalhista, além de maluco. Agora, simplesmente pedirei q assistam a esse vídeo para verem o representante máximo de tais adjetivos... Esse Akita é uma figura... Quando acho q não consigo fazer algo, lembro dele e vejo q estou é pensando pequeno!
[TIME] 18:40 Aqui em Moçambique ainda usam. Lembro que mês passado tive que pegar meu certificado e bom a maquina é manual mais não tão antigo como esse ai.
Rapaz, nunca vi um vídeo tão completo... Olha que tenho um "tic" com teclado e pesquiso demais! Aulão sobre o assunto! Hoje, uso o MX Keys da Logitech, mas quero o MX Mechanical heheh
De grande utilidade este vídeo 👏🏽👏🏽,estou levando pela parte da ergonomia ,e recentemente indo ao oftalmo pois estava tendo muita fadiga visual ,eu fui diagnosticada com ambliopia no olho direito ,foi 1 choque pra mim ,mas como para quase TD se dá um jeito vamos em frente,e na área da tecnologia temos alguns recursos que podem nos auxiliar ,vou buscar os recursos que puder pra prosseguir em ser uma Programadora . Obrigada de alguma forma.seus videos sempre trás algum benefício,continue pfvr!!
Parabéns, fantástico. Admirável o quanto você pesquisou e o que trouxe para nós nesse vídeo. Virei seu fã!
Os roteiros dos vídeos do Akira são monstros, dá para fazer um TCC com cada um deles com o quanto é rico em informação.
e não se esqueçam que se quiserem ler o script depois pra referência, tá tudo em www.akitaonrails.com
Isso é um TCC sobre teclado! Pqp 😅... Parabéns, o vídeo mais completo sobre teclados do TH-cam.
Ótimo vídeo! Ultimamente eu ando tentando ser mais keyboard-centered pelo tempo que eu uso o computador, e acabei vendo esse vídeo 2 anos depois porque ando nessa busca. A conclusão que eu já tinha chegado era que o ideal seria um teclado split ortolinear, mas vendo seu vídeo me pareceu que é mais importante ser linear nas colunas, nas linhas nem tanto. Mas não consigo achar para comprar aqui no Brasil sem o preço chegar há mais ou menos 3 mil reais, por causa dos impostos de importação, infelizmente. Sigo nesas busca e em último caso eu mando fazer as diferentes peças manualmente no Brasil, impressas.
Depois de ver seu vídeo hoje fiz duas coisas:
1- Coloquei meu teclado (um teclado 65%) no padrão international e aprendi as novas combinações de teclas. (Eu usava ABNT e no meu teclado não tinha pipe, então eu tinha que usar o autokey pra fazer um script em python pra rodar com uma combinação de teclas, ficou mais fácil por usar Linux, mas não era muito legal)
2- Passei algumas horas testando o layout Workman, foi uma experiência interessante, mas eu só gostei mesmo do backspace ficar no lugar do caps lock, as teclas de orientação do vim ficam muito mais complicadas e sem sentido, e eu não remapearia pra usar o layout.
Enfim, obrigada por mais um ótimo vídeo que me fez refletir bastante sobre muita coisa!
(PS: Recomendo evitar usar a R word, é uma palavra que é comum na cultura de muita gente mas ela não é muito legal de falar, tem um peso desnecessário.)
Eu já digitei em máquinas de escrever, aprendi nelas.
Depois que comecei a usar computador, meu esporte preferido era digitar livros. Amo digitar. 10 dedos sempre. Ajuda muito a digitar no escuro, nem todos os teclados que tenho tem back light.
Vídeo fantásico Akita, sou um fanático por teclados também, tenho uma coleção significativa rs e gosto muito desses designs minimalistas!
Eu sou desenvolvedor e uso o DVORAK em um Ergodox. Nas primeiras semanas escrevia "catando milho", mas agora é meu layout preferido.
Eu fiz 3 anos de curso de datilografia (sem saber que era um curso para escrivão), ou melhor, sem meus pais saberem que tinha matriculado o filho num curso para escrivão. O que mais me irrita hoje em dia nem é o tamanho ou a ergonomia, já aprendi a fazer pausa, alongar todos os membros superiores e assim evitar L.E.R, mesmo trabalhando no caixa de um banco durante alguns anos. O que mais me irrita é a qualidade porca dos teclados, o tamanho minúsculo das teclas, o peso ridículo delas e principalmente a altura de um teclado normal.
Sinto falta do teclado mecânico das máquinas de escrever (não das elétricas), porque eles tinham uma queda (uma escadinha, como numa arquibancada de futebol) maior que a dos teclados atuais. Eram mais altos, mais robustos e aguentavam o trabalho incessante por anos a fio. Até hoje digito nos meus teclados com a força adquirida nas máquinas de escrever e sim, parece que estou puto digitando. Bato com força, e se eu estiver concentrado digitando.... o teclado precisa ser resistente.
Entretanto concordo com tudo que o Akita falou. O layout atual de teclados é uma vergonha. Gostei do teclado alinhado na vertical, faz muito sentido e eu experimentaria se ele fosse do tamanho de um teclado de 103 teclas ou 100%. Teclados menores que 75% eu literalmente não tenho paciência de experimentar. Dvorak ou aqueles outros layouts eu jamais teria paciência para experimentar. Já sofri muito tendo um teclado US/Intl em casa e um ABNT2 no trabalho, imagina como seria com dois layouts diferentes? O tempo de nossas vidas é precioso demais para perdê-lo aprendendo layouts bizarros só porque alguém pesquisou e disse que assim é melhor.
Teclados ergonômicos nunca me acostumei. Como disse, eu trabalhei muito com digitação e aprendi a fazer exercícios com os membros superiores para evitar LER. E sim, aprendi porque quase adquiri essa doença.
Dito isso, agora o Akita me fez coçar a cabeça e despertou a curiosidade de achar um teclado alinhado na vertical, mas com tamanho igual ou superior aos 75%. Se conseguissem colocar peso nas teclas como conseguiram nos pianos digitais, fizessem de uma altura razoável e sem utilizar um layout bizarro, pro meu gosto seria uma compra certa.
PS.: Continuo esperando seu vídeo de VIM @Akita.
compra um epomaker th80 switch black
Parabéns pelo primoroso trabalho de pesquisa e de comunicação!
se tem video tem likes, posta mais vídeos sobre ciência da computação 💜
12:05 exatamente isso. O problema que tenho me deparado é que parece que o mercado de touchpads externos (tirando o trackpad da apple) é praticamente inexistente.
Quanto ao video... Obrigado Fabio por abrir meus olhos... Definitivamente não saberia do mundo ortholinear se não fosse seu video... Encomendei um china que chegou antes do Moonlander e estou gostando mto.
Preguiça me define para trocar o teclado. mas curti os 40% uma aula.
Muito obrigado pelo conteúdo, confesso q minha cabeça explodiu na parte do "pq as teclas tem diferentes tamanhos?"
Sugestões de vídeos: Redes de Computadores, tipos de testes de softwares e metodologias, básico sobre compiladores e como fazer um interpretador basicão
O melhor teclado que eu já digitei foi um Compaq mecânico quando trabalhei em uma biblioteca (!) nos anos 2000. Tinha chapa de metal embaixo, pesadíssima, uma delícia. Só anos mais tarde aprendi o que era um teclado mecânico. Acho que era derivado do IBM M. Muitos anos depois comprei um Blackwidow, mas nem se compara àquele Compaq.
7:43 falando em games, quando vamos ter um video sobre o que vc joga, suas experiencias ou até msm sobre desenvolvimento tipo aquele sobre o mario.
6:00 Akita você é o melhor nas ilustrações eu racho o bico man rs
Ainda bem que não comprei o Keychron ainda. Agora fiquei interessado nesses teclados lineares.
Achei onde colocar tempo para brincar com hardware... Valeu Fabio!
Esse foi um vídeo nostálgico. Ainda tenho meu MSX igual esse do vídeo (dois deles, na verdade) e uma Lettera 82 como essa, marrom, presente do meu Pai e que usava para treinar datilografia. Teclado sem numpad é um terror pra quem se habitua com eles, ainda mais quando trabalha com financeiro. Solução? Teclado separado na mão esquerda, funciona que é uma maravilha depois de um treino mínimo.
Olá Akita, apesar desse vídeo ser um pouco antigo e não sei se verá esse comentário esses seus vídeos sobre teclados foi o melhor que já vi. Não sei se você já fez ou ainda tem pretensão de fazer ou não(pois não sei se você coleciona mouse assim como coleciona teclado), mas uma sugestão de pauta seguindo principalmente no foco de ergonomia, é que você fizesse um vídeo comparativo sobre mouses(tradicionais, verticais e os caríssimos com trackball da Kensignton) inclusive para servir de complemento para os teclados que você menciona no final deste vídeo. Um grande abraço!!
Não sou de comentar em vídeos, e também não sou muito de curtir. Não é por maldade. Mas ultimamente comecei a curtir os vídeos que eu gosto de verdade. E esse aqui, eu daria like umas 1000x se pudesse. Parabéns, mais um inscrito.
Você acaba de entrar pra minha lista de referências. Obrigada 👊
Muito legal, agora preciso de um video pra mause, cadeiras e monitor como esse sksksksksk
Uma coisa que deu para perceber bem nesse vídeo é como a qualidade de áudio e imagem estão boas. Parabéns, Akita!
valeu, esse é o primeiro que estou usando o gravador novo Zoom H5
Eu, na primeira metade do vídeo: não troco um layout 75% pelo TKL.
Eu, depois do Plank Ortolinear: taqueopariu! Será que tem 60 ou 75%?
Não tinha me atentado para a questão ergonômica dos ortolineares quando comprei meu Keychron K2. Que vídeo, senhoras e senhores. Que vídeo!
Excelente video como sempre, realmente tem varios detalhes que não tinha parado para pensar, mudou para sempre o modo de ver e digitar. Já comecei melhorando nesse comentario que foi escrito com uma media de 20 palavras por minuto e varios back space;
me adaptei certinho ao 60%, to adorando usar o meu. só tava pensando em comprar um 65 pq as setinhas e os page up e downs dão menos trabalho para digitar
Usei muito tempo um 40% mas com o layout fullgrid, onde no lugar de um espaço com 2u são duas teclas 1u. A tecla da direita era enter e da esquerda espaço / layer de navegação.
E deixava d = Ctrl, f = shift e g = alt, e as setas no ijkl.
E também coloquei um layer de numérico em outra tecla de função: uio = 789, jkl = 456, m = 123 e uma tecla pro zero (não lembro qual).
Muito eficiente pro meu dia a dia. Voltei pra um 60% stag pelo motivo de: porque sim kkkkk
Excelente vídeo!
Edit: ah uma outra coisa que acostumei foi pressionar o ctrl esquerdo com o lado da mão. Faz o teste aí: coloca a mão na posição inicial e só deita a mão um pouco na diagonal pra baixo / esquerda.
Curti demais essa "mini série" k, akita faz mais alguma sobre algum outro periferico ou nicho ,seria top
Excelente! Veio mesmo a tempo, estou escolhendo qual split ergonómico vou comprar. Já vi quase todos vídeos do Ben Vallack, fiquei impressionado com a praticidade desses teclados.
Os modelos que estou interessados são o Sofle V2 e o Íris.
Otimo video, como sempre.
Um adendo, no Oryx ja existe a opcao de associar o comportamento de reset de firmware (para update de firmware no Wally, por exemplo) a uma tecla.
Eu uso em um layer especifico do Moonlander em uma combinacao de teclas que eu sei que nunca vou pressionar mas sei que existe.
Ah, o Moonlander tem uma limitacao de 32 layers, o que seria mais que o suficiente para uns 99.99999% da populacao.
Pra esse vídeo ficar mais perfeito faltou apenas recomendar onde comprar... Parabéns por mais um excelente vídeo!
Velho n sei como vim parar aqui mais o conteudo parece ser legal.
Akita não é o youtuber q merecemos, mas sim o youtuber que precisamos
either you die a hero or you live long enough to see yourself become de vilain. kkkkkk
Mais um daqueles vídeos para pegar o café e assistir com calma: lá vem caminhão de aprendizado.
Comprei o keychron k3 v2, já está em curitiba, apenas mais 584 dias e chega rsrs. Espero que seja bom!
Tenho o K2 ... rapaz .. é bom viu. Não tenho nada a reclamar.
@@sh4rkd0wn então, o k2 tava 600 conto e o k3 apareceu por 395, aí peguei ele. Uma semana depois o k2 ficou esse valor rsrs.
Eu mexi com uma máquina de escrever. Mas como sou de 1997, é obvio que já tinha caído em desuso quando eu usei.
Eu já tive que aprender layouts novos quando estudei coreano (por causa do MMO de Digimon) e tenho planos de aprender a digitar em japonês sem digitar do jeito que se lê. Mas eu entendo perfeitamente que a maior parte das pessoas tem aversão a ter que aprender layouts novos
O que mais me impressionou não foram os teclados, foi o tamanho da nerdice do Akita!
👏🏼🤣
O cara vai fundo em tudo que gosta mesmo.🙇🏻♂️🙇🏻♂️
A gente só vive uma vez então se é pra gostar de algo que seja da forma mais profunda possível 😂
Que vídeo bom! Só fui ver o tamanho depois de 40 minutos haha. Incrivel como eu mudei de idéia sobre meu teclado.
Microsoft designer é a coisa mais gostosa do meu setup! Excelentissimo investimento, muito mais gostoso que qualquer magic keyboard.
Pronto, era isso que eu precisava. Ja estava em duvida entre 3 teclados e agora tem 1 hora de Akita dissecando o assunto. Ja vi que vou perder meu feriado hahahaha
Muito bom o video, antes de ver esses videos de teclado não me importava muito, mas depois dessa serie virei um entusiasta
Estou fazendo a transição. No último mês tenho usado exclusivamente o Microsoft Sculpt e espero o Kinesis Freestyle2 com os suportes e os apoios. Encontrei uma loja com um preço bacana em França, senão ficava quieto. Se não tiver alternativa à Amazon em Portugal, fica impossível. Imagino esse Moonlander…