Toda noite em minhas orações peço a Deus que dê uma vida bem longa ao Akita, e continue com sua generosidade em difundir seus conhecimentos. Obrigado Akita.
@@LordRask Exatamente, eu uso o Fable/FSharp. A comunidade tem 16 membros. Eu conheço quase pessoalmente, precisa de mais do que isto ? eu consigo conversar 1:1 com o cara que faz o compiler de Fable, se tiver algum problema sentamos e resolvemos juntos, oras.
Fable serve para usar F# no Browser sem ter que escrever Javascript. Imagina se eu fosse me importar com o tanto de usuarios. O que importa é a qualidade do codigo, que é altissima, e dado o uso que eu tenho, é a ferramenta perfeita.
Resumindo: C e C++ são importantes pacas e formam o núcleo da computação moderna, Dennis Ritchie era um gênio. E a AT&T Bell Labs foi um celeiro de gênios.
O mais engraçado é que o Akita não faz tutorial e eu sempre saio dos videos dele aprendendo coisas para usar no meu dia a dia no trabalho, todo mundo que entra em projeto comigo e pergunta "Pow, onde tu descobriu isso?", eu já mando o video do Akita e geral maratona o canal. Akita tem que virar patrimônio histórico da programação.
"oniguruma, que em japonês significa carro do demônio sei lá porque" a tranquilidade do Akita falando isso quebra minha seriedade assistindo ao conteúdo kkkkkkkkkkkkkkk
hahahaue Akitão é brabo, eu também ri alto. Sem querer ser o chatão, na verdade, carro em japonês é Kuruma (K ao invés de G). Oni é sim demônio. Mas guruma é roda/giro. Então seria algo como "Roda do Demônio", traduzindo literalmente, acredito. Enfim, não sou nenhum perito em língua japonesa, mas acho que é isso.
@@agilso Oni em oniguruma é escrito como お荷, que signfica carga ou algo que segura a carga, não como 鬼, que significa demônio. A concatenação de oni com kuruma produz um "enfraquecimento" na primeira sílaba da palavra concatenada, ficando oniguruma. Seguindo a lógica, oniguruma não significa carro do demônio, e sim, carro de carga ou carrinho - de supermercado, por exemplo. Tem muito mais a ver com o propósito da biblioteca.
Esse significado vai além do japonês temos que aprofundar nos ideogramas, e no livro chinês "O Clássico das Montanhas e Mares" Fala sobre isso que você comentou "carro do demônio" Mas que no português ficaria literalmente falando, carro fantasma ou é mais conhecido como: Pássaro de nove cabeças.
Bela história, eu sempre fui apaixonado pela tecnologia. Meu avô quando era recém casado plantou feijão em uma terra arrendada e colheu umas 8 sacas, vendeu 4 e comprou um curso de eletrônica por correspondência. Ai foi o início da nossa família na tecnologia! Hoje tenho graduação em sistemas, mestrado em engenharia e dourado em sensoriamento remoto graças a ousadia do meu avô!
Sou Jr ainda Akita, e não, isso não atacou minha ansiedade kkkkkk, mas despertou muito minha curiosidade e interesse, eu gosto desse tipo de conteúdo, ver o quão vasto o mundo da computação é, e principalmente o histórico de toda tecnologia, e como muitas são derivadas ou herdam de outras, são minúcias que você não encontra num documentário mais geral da história da computação ou num curso ou aula de faculdade, é importante pra quem ta ainda em início de carreira como programador, ou ainda está estudando buscando sua primeira vaga, entender a história do solo que elas estão pisando. Entender como tecnologias que nós nos damos como garantido surgiram, nos fazem dar mais valor ao trabalho do programador.
Acho que todos os inscritos que já assistiram mais de 3~4 vídeos tem esse drive de busca de conhecimento (menção honrosa a Et Bilu)... Esse canal não é pros fracos 😂, muitos já dropparam
Se tiver alguma coisa importante para fazer não dê play no vídeo do Fábio Akita, pois se der play já era não tem como pausar ou fechar. Eu fico hipnotizado com sua "oratória". O cara é o Cara!!!
Eu tava ansioso pq sabia que poderia esparar uma análise técnica e não o discurso de sempre para cada linguagem é melhor para cada coisa - não que esteja errado, mas eu saturei do padrão
Estou estudando Rust neste momento e é uma linguagem sensacional, o jeito que eles lidaram com as questões de garbage collector e proteção de memória eu achei incrível. Além disso tb estou pensando no WASM em que o Rust vai ser muito forte. Fora que é uma liguagem com uma documentação muito bem feita e muito material grátis pra aprender.
Falando em Regex no começo, C++ tem na std desde C++11 e tem a opção de escolher dentro de algumas alternativas qual é a sintaxe com std::regex_constants::syntax_option_type. Também é possível usar uma string literal em C++ com R"(conteúdo literal)" estes parênteses aceitam personalização de termos R"sql(SELECT * FROM table)sql" por exemplo, alguns syntax highlighters de IDEs identificam essa personalização e aplicam o highlighting de acordo.
Estou começando o CS50 e o sujeito lá, incrível aliás, fala exatamente isso, vai começar nos dando uma noção de C, e isso vai facilitar o entendimento do Python depois. Tô começando ainda, mas já achei incrível desde o primeiro vídeo. Consegui até entender como surgiram os bits e bytes, MESMO. Agora as peças se encaixam. Também entendi, finalmente, a diferença entre ASCII e Unicode! Tô parecendo uma criança descobrindo tudo na Fantástica Fábrica de Chocolate. Meu roadmap tá traçado. Sempre vai mudar, eu sei. Mas começar com o CS50 me parece que foi mesmo uma excelente escolha.
Salve Akita! Vc é brabo demais! Quantos tapas na cara vc já deu na minha vida. Kkkkkkkkkkkk Um dia espero poder te agradecer pessoalmente. Através de sua ajuda tento ser menos medíocre(não me xingando, mas por ser um Dev mediano). Seus vídeos são pontos fora da curva. Obrigado pela ajuda que entrega a todos nós. Que Deus sempre continue te fortalecendo e te protegendo.
Como sempre, vídeo perfeito Akita! Sou iniciante mas vejo que cada dia mais o Hype e as modinhas estão piorando o nível da galera, ninguém quer saber de c/c++ e quando falam de ponteiro é um infarto kk, quando tem que estudar na faculdade quase morrem de raiva, entendo que hoje é necessário produtividade e concordo plenamente, mas a performance parece que foi esquecida, é só usar framwork e pronto, a sua frase (na minha opinião) me deu mais certeza disso: "profissionais que entendem o baixo nível sempre serão mais valiosos"! Obrigado por sempre compartilhar seu conhecimento mestre!
Concordo plenamente. Vou pro 2 período de Ciências da Computação, e até agora vi só Python na faculdade, e próximo período verei Java. Mas antes mesmo de entrar pra faculdade, fiz o CS50x, um curso gratuito oferecido pela Harvard. 80% do curso é só em C, a tratamos de muitas coisas que gostei muito, como memória, data structures, notação Big O, etc. Fico pensando o quão foda seria se começássemos na faculdade com esse tipo de conteúdo.
O que acontece como consequência é que as pessoas se acostumam com as diversas facilidades do Python ou do Java, e quando avançam no conteúdo que precisam saber de coisas mais avançadas, isto é, saber o que tem por debaixo do capô, aí algumas dessas pessoas entram em desespero. Tô adiando ler o livro Code: The Hidden Language (algo assim), q trata de baixo nível. Até considerei aprender Rust (mais por conta da ótima documentação e a crescente comunidade), mas não vejo muitos motivos práticos pra isso, é meio entediante aprender uma linguagem só por aprender.
Isso existe em muita profissão. Tem "técnico" em eletrônica que condena placa, tem o que troca componente na palca na tentativa e erro e tem o técnico de verdade, que analisa esquema, diagrama de bloco, analisa o circuito, usa osciloscópio... e vai direto no problema. E o "pior", ou não, é que sempre terá mercado para todos. Sou júnior, completei 1 ano ontem na empresa, quando pego alguma dica com os mais antigos, às vezes sinto um Chicó da vida, "Não sei, só sei que é assim...." Sempre teremos os devs que "resolvem" mas são superficiais e teremos os fodões.
Embora em menor qtd, sempre vai ter o pessoal que mantém a fundação, caso contrário todos os níveis mais altos estarão comprometidos. Hoje se fala em low code/no code, mas essas ferramentas só existem pq existem desenvolvedores com nível suficiente pra entender e abstrair a complexidade inerente.
Akita, você é de uma dimensão superior a nossa. O teu nivel de conhecimento está muita mais além do nosso. Muito obrigado por partilhar o seu conhecimento de forma gratis, a comunidade Dev. agradece.
@Akitando, não me lembro de um episódio em que você fale mais sobre linguagens funcionais. Que tal um episódio sobre isso? Falar sobre quais os cenários que linguagens funcionais se saem melhor. Ou sobre uso de recursos computacionais vs esforço na programação usando linguagens funcionais.
A linguagem que eu mais gosto é python, acho extremamente divertido programar nela, antes de saber python tive algumas aulas de javascript, mas não me atentei muito. Considero python minha primeira linguagem pq foi nela que realmente aprendi a programar tanto que hoje trampando Full Stack com PHP quando vou fazer algo novo penso primeiro em python e dps faço em PHP ou JS, por mais que hj eu use mais essas 2 linguagens. Gostaria de começar meu primeiro trampo como Dev Python, mas não tem tantas vagas assim igual tem para PHP. Apesar de ser novo na programação eu já sabia que muitas linguagens precisavam do C ou C++ para funcionar.
Comecei a assistir o vídeo sem saber muito sobre o que seria e me deparei com a explicação de exatamente uma coisa que estou fazendo em python! Estou usando a biblioteca da PUC-RIO chamada IUP que é uma lib para criar GUIs nativas em Windows e Linux programada em C e basicamente apontando todas as funções da dll para funções e callbacks em python. O mais interessante, assim como é falado no vídeo sobre alinhamento de memória e tudo mais, em ctypes é possível passar uma função do python por parâmetro para uma função dentro de uma dll em C e ela é chamada corretamente dependendo do que você mandar e dependendo do que é retornado, fica tudo muito prático. Ótimo vídeo!
Para desenvolvimento de drivers ou software que precisa acessar hardware, faça em C. Em C e C++ temos bit length field em structs, coisa que não tem em Rust ou Go, por exemplo. Em structs pequenas, podemos ficar fazendo conversões, mas no geral é inviável.
Muito bom, parabéns novamente, é engraçado como não vejo ninguém discutindo qual língua é melhor, se português, inglês, alemão ou mandarim, ao contrário da área de programação as pessoas de forma geral “valorizam mais” quem fala várias línguas e o mercado por sua vez quem fala inglês e agora aparentemente tá chagando a vês do mandarim.
Sou desenvolvedor Web onde trabalho com JS / TS e Python, quando você estuda afundo sobre elas, você entende que realmente ambas são apenas 'cascas', apenas interfaces que sofrerão uma interpretação para a linguagem C. Conheço gente que não gosta do Fabio Akita porque ele é extremo em seus argumentos, mas é realmente verdade kkkkkkkk, linguagem C é uma base gigante para outras demais.
@Bruno Lopes Sim kkkk na verdade qualquer linguagem de alto nível, a base do C é muito boa para entender ponteiros, árvores, filas, pilhas, structs e assim por diante kkkkk e todos esses conceitos são refletidos para essas linguagens populares. Quero ter um foco em C futuramente para um aprendizado maior.
Obrigado Akita por postar suas falhas no final … porque assistir seu speach e a forma como você apresenta tudo de forma tão clara, coesa e rápida parecia eu me sentia um imbecil.
parabéns akita pelo trabalho de fazer este vídeo, eu estou aprendendo Java no Linux, e eu tinha reparado que ao instalar o jdk, jre e awk automaticamente instalava componentes escritos em c/c++ agora sei o porquê kkkkk
Que conteúdo incrível! Se conhecerem outros assim, por favor recomendem!
ปีที่แล้ว +14
Valeu Akita, você resumiu tudo que aprendi em 30 anos de desenvolvimento de sistemas em menos de 50 minutos. Você poderia detalhar em um próximo episódio o ecossistema em torno do Apache Arrow que acabou com marshalling/unmarshalling quando estiver trocando dados na memória entre Python, Rust, C, Go, etc
Mestre Akita, fiquei feliz quando soube que meu professor de Desenvolvimento de sistemas do IFRN te seguia. Confirmei que estava no caminho certo das boas orientações.
Fábio, me formei como tecnólogo na FATEC em 2013, comecei a trabalhar como desenvolvedor realmente em 2017, passei 3 anos sendo medíocre e desde que percebi isso, busco sair da mediocridade, tento fazer isso me aprofundando na minha stack (Frontend) mas sinto que por estar concentrado numa coisa só ainda falta um monte de coisas, seus vídeos serviram pra me "por no meu lugar" a muito tempo, eu sinto que cheguei perto do "meio do caminho" porque nunca me senti tão longe de saber o bastante kkkkkkkkkk
36:49 - Acredito que no quesito de popularidade, faltou algum Projeto Matador que pudesse atrair maior adeptos dessas linguagens... especialmente Nim que possui uma boa interoperabilidade com C++ ABI, melhor que D nesse caso. Atualmente nesse ponto de atratividade através de projetos, o Zig esteja ganhando espaço graças ao Bun(JS)!
Estou estudando programação faz pouco tempo, mesmo não entendo muitos termos e conceitos, depois de um tempo minha mente só explodiu e comecei a ter outra visão dessa área e da minha jornada. Vou guardar esse vídeo, para que no futuro, com mais experiencia. Possa entender melhor esse vídeo.
Excelente vídeo, valeu! Senti falta de um comentário sobre Julia... É uma linguagem ainda pouco usada, mas que apesar de ser de alto nível e tipagem dinâmica, com uma sintaxe bem parecida com Python, atinge benchmarks impressionantes, muito próximos de Rust ou Go (ou até melhores em alguns testes). Me parece a linguagem mais promissora atualmente para computação científica, data science e machine learning.
Hahaha me identifiquei com o "quem fez ciencia da computação não perde muito tempo em discussão de melhor linguagem"... achei que era porque estava mais velho mesmo... mas refletindo acho que foi reflexo de ter feito LFA, Compiladores, Grafos, etc...
Akita, só queria agradecer cara, graças aos teus vídeos e "porradas", mês que vem começo a faculdade. Sucesso pra ti! Tu merece demais e por favor, jamais mude tua maneira de fazer vídeos, dando a real mesmo. Valeu!
FODA! Ouvi programando não entendi METADE. "Mas tu é junior" NÃO! comecei no BASIC há 25 anos, passei por PASCAL, C, tive aula de COBOL, programei comercialmente em DELPHI, DATAFLEX, ORACLE, Android ( Java ), Jersey (Java) e atualmente em Laravel (PHP). Assisti o como acelerar sua aplicação WEB e o chat GPT (jobs) sabendo TUDO, e tendo implementado tudo na minha aplicação atual, faltando apenas tirar as filas de banco e levar para o REDIS. Achei que estava um degrau abaixo do mestre Akita! Dai chega este novo vídeo e parece que esta falando um dialeto de esperanto japonês. Tenho muito interesse na parte de analise de dados, tenho aplicações que realmente seriam interessantes de analisar, mas nem ideia por onde começar. Achava que era Python, agora já nem sei. Quem sabe um vídeo sobre como fazer uma análise de dados na teoria. Parabéns pelos vídeos, as vezes venho aqui para fazer um AKITAFLIX! Se quiser um app para organizar e avisar os usuários assim como criar uma comunidade, quem sabe vender um valor de membro para doação como sei que faz em sua monetização! Vem para o Entrega Digital minha startup! Se tu vier eu instalo o REDIS. Abs!
vendo vídeo do Akita eu descobri que falta muito pra eu chegar a ser um curioso, pra depois de muito sofrer talvez quem sabe um dia chegar a ser iniciante. Obrigado Akita.
Insano seu conteúdo meu meu bom. Muito obrigado pela conhecimento compartilhado. Sonho em ter muito conhecimento para poder compartilhar também. Vamos a luta.
Obrigado pelo vídeo! Toda vez que falam de linguagens eu sempre lembro da Lua, usada por vários games (inclusive o da sua camiseta😅) e que muito brasileiro não sabe que ela nasceu na PUC-Rio.
Só deixar registrado que esses vídeos são top. É quase um entretenimento ver essas discussões. 😂 Mas, falando sério, é como o Paulo (da Alura) sempre comenta: em algum momento a gente precisa olhar o que tem embaixo do capô. Gosto muito dessa ideia.
Como eu estava em dúvida entre o Phoenix do Elixir e Ruby on Rails do Ruby este vídeo me abriu melhor a mente, como o Elixir chegou "atrasado na festa" entendo que ruby é mais estável e vai resolver meus problemas mais rápido visto que estou com tempo apertado para aprendizado, como sempre os vídeos do Akita sempre me agregam conhecimento.
Tem muita coisa para python sendo escrita com pyo3, que é uma interface escrita em Rust e na minha experiência achei mais amigável que a em c. O Polars tá aí se saindo muito bem, em relação ao pandas.
Fiquei alguns anos longe do código, focado em gestão, mas estou fazendo o movimento de voltar pra área técnica e dá um quentinho no coração em saber q minha experiência em C ainda é muito relevante
Boa parte das funções de álgebra linear de linguagens como Python, R, Haskell e muitas outras usam a Basic Linear Algebra Subprograms - BLAS, ou alguma versão otimizada de BLAS, como OpenBLAS e MKL (da Intel). No Mac, me parece que usam uma implementação própria chamada veclib. Essas bibliotecas são feitas em C e Fortran. Existe até uma versão que trabalha com GPUs, criada pela NVidia, que chama-se cuBLAS que também é escrita em C. Esses são os tipos de bibliotecas que já foram muito testadas em projetos de computação científica quanto suas precisões e quanto a performance. São os tipos de bibliotecas que poucos ousam implementar novamente.
Fortran segue firme e forte! Faço Eng. Civil e meu professor nos deu algumas aulas de Fortran para criação de softwares utilizando o método dos elementos finitos, fiquei impressionado com a eficiência e simplicidade da linguagem.
Assistindo novamente... Excelente... Muito obrigado. Por favor, seria possivel fazer um video a respeito da linguagem R. Gratidão. 🙏🏽
ปีที่แล้ว
Como já a acompanho o Fábio a muito tempo, grande parte do que ele falou aqui já era compreendido por mim, não de forma técnica, mas no entendimento de que eu, por exemplo, optei por me dedicar ao alto nível apenas, e tudo bem, desde que você compreenda as limitações. Hoje estou focado apenas em Python, e isso por que entendi exatamente onde eu queria me posicionar no mercado, bem como, quais produtos eu queria desenvolver e poderia com o tempo disponível para isso que tenho. Enfim, ótimo vídeo. Obrigado.
Parabéns por mais um vídeo em profundidade Akita! Você acha que seria interessante comentar também se alguma dessas novas linguagens poderia ter uma luz na indústria de jogos como rust por exemplo? De resto o maior tapa na cara foi você usando essa camiseta! Amei ❤️
Quando comecei me lembro que participava ativamente em fóruns, grupos de Facebook e discussões no trabalho de o porque Python era o paraíso das linguagens, bem eu era jovem e apaixonado kkkk, conforme o tempo passou e me aprofundei na carreira, pude entender que não é bem assim. Parabéns pelo vídeo Fábio, sucesso e saúde!
Perfeito Akita aprendi programação escrevendo cheats para Worms(jogo) e sempre fico muito animado quando vejo algum influencer grande falando sobre baixo nível. Assim como em todo vídeo seu percebo que não sei de quase nada e isso me deixa feliz hahaha, parabéns pelo conteúdo!
Mais um vídeo excelente!!! E essa "...quem souber o baixo nível, sempre vai ser um profissional mais valioso...", serve muito para nós juniors que queremos crescer na carreira, e por vezes estamos presos naquilo que irá nos colocar no mercado de trabalho! Poder ouvir isso e junto ainda ter a percepção de que independente da linguagem que estamos usando, sempre acabamos "esbarrando" em C e/ou C++, e ver o crescimento da Rust, deixa cada vez mais claro que esse tipo de conhecimento dificilmente cairá em desuso e ainda aumentará ainda mais nosso potencial! Obrigado por compartilhar..
Primeiramente parabéns pelo conteúdo Fabio. Eu sou engenheiro mecânico de formação e to querendo começar a aprender programação. Não sou um entusiasta de programação e minha ideia é aprender a construir analises gráficas, sistemas de cadastro de informações (CRUD) mais simples e automatizar algumas tarefas do dia a dia para ganhar produtividade. Diante disso, eis a minha pergunta: Qual ou quais seriam o melhor software pra fazer essas coisas que mencionei?
não sei os requerimentos, onde vai rodar, como vai usar, etc. mas se for o mais simples do mais simples, nem precisa programar. automatize coisas com ferramentas web como IFTT e outros, e cruds simples vc faz online mesmo, como um Google Forms da vida e vários outros. Procure por nocode pro seu caso. Vai ser literalmente arrastar e soltar campos numa tela e já era. Pra coisa simples funciona bem.
Ótimo vídeo Fabio. Sou mais velho que você, comecei em assembler e depois C. Sobre linguagens de programação, cada uma tem seu nicho e muitos pecam por escolher a linguagem, digamos, "da moda". Trabalho bastante com Perl e é a que mais atende ao que precisamos na empresa, devido tanto a quantidade de bibliotecas prontas no CPAN quanto as ferramentas que utilizamos, no caso gerenciamento de redes e coleta de performance da rede. Há três principais fornecedores de ferramentas e todas tem as tools e APIs escritas em Perl, para tratar grandes volumes de dados e processamento rápido. O problema é conseguir profissionais que tenham algum conhecimento de Perl.
Kkkk fora o show de conhecimento do video, ainda tem os erros de gravação no final que eu rachei de rir....isso eh ótimo. Seguindo carreira python por aqui.
Meço minha senioridade em programação a partir da minha compreensão dos videos do Akita. Estou indo muito bem até agora... HAuehauehauehaueh #NoHasMagic
E eu achando que estamos antenado... Ahahaha! Recentemente, eu estava explicando para um estudante de programação, o por quê é importante C/C++, onde ela é aplicada e por que o programador, que quer ser bom, não vai conseguir fugir do C/C++. Tentando argumentar para mim que o Python é muito melhor que C++, peguei o código fonte do PyNum e mostrei para ele onde o C/C++ é usado! Fora os mesmos exemplos como browsers, drivers, kernels, NVIDIA (CUDA) e também citei Inteligência Artificial! Muito bom!
Este era o vídeo que eu sempre quis ver, os outros anteriores são os vídeos que eu mais precisei ver sem saber que eu queria, mas este eu tinha muita vontade de ver desde um bom tempo já. PROTIP: Se quiser fazer algum novato que está pensando em aprender programação ficar assustado e nunca mais querer programar pro resto da vida, mostre dez segundos deste vídeo a partir de 6:40 . Se a pessoa ainda quiser aprender, essa tem futuro!
Me sinto tão mais inteligente quando consigo acompanhar o que o Akita tá falando kkkkkk Não trabalho ainda na área, mas estudo com muita força, ver os vídeos do Akita traz tanto conhecimento e insight que fica difícil organizar os pensamentos para as coisas que desejo fazer. Acompanhar não significa que preciso só ver uma vez, como todos os vídeos do Akita, ver só uma vez é continuar burro, preciso ver de 3 a 5 vezes pra alinhar tudo kkkkkk Sua capacidade de passar as coisas pra nós iniciantes ou até mesmo seniores vendo é absurda Por mais que soubesse que Python e outras linguagens mencionadas levam muito de c e c++ eu ia morrer e não ia saber que era tanta coisa assim E nem passava pela minha cabeça a questão de precisar duplicar as coisas para que funcione 0.0001% mais inteligente Vlw Akita
Olá Fabio Akita, boa tarde. Primeiramente gostaria de te agradecer por tantos ensinamentos que o senhor passa para a gente, muito obrigado de coração! Eu gostaria de dar uma sugestão. É sobre o gerenciamento de projetos críticos, mirabolantes, coisas que as vezes nunca foi feito (criado) antes, normalmente muito executado em P&D onde o projetista e o gerente de projetos sempre levam no trololó. Se o senhor tiver alguma técnica ou sugestão para que possamos criar cronograma, alocação de recursos e etc para passar para a gente, seria de muita utilidade e agradeceria demais. No mais adoro seus vídeos, seus ensinamento e sua maneira de falar. Muito obrigado!
Processo de projetos realmente diferentes, alto risco, pouca previsibilidade, é ir na estratégia de Jack: por partes. Ter uma direção, mas pequenas metas de curto prazo, encaixados em sprints, revisar pra ver se ainda está no caminho e continuar pra próxima meta, ou provar que a hipótese original falhou e cancelar cedo. Em resumo, Agile de verdade
Ressalto que eu gosto muito da forma crítica e direta com a qual o Akita manda a real nos assuntos. Essa camisa do League of Legends é bem bacana também.
Toda noite em minhas orações peço a Deus que dê uma vida bem longa ao Akita, e continue com sua generosidade em difundir seus conhecimentos. Obrigado Akita.
"Inovação é justamente 'NÃO' seguir os outros"
- Fábio Akita
Essa é a essência do canal.
Desde que funcione 😂
@@jcbritobr Eles só esquecem desse ponto kkkkkk
@@monad_tcp Foda-se se todos usam as outras ferramentas tbm... é só tu ser bom nela e resolver os problemas.
@@LordRask Exatamente, eu uso o Fable/FSharp. A comunidade tem 16 membros. Eu conheço quase pessoalmente, precisa de mais do que isto ? eu consigo conversar 1:1 com o cara que faz o compiler de Fable, se tiver algum problema sentamos e resolvemos juntos, oras.
Fable serve para usar F# no Browser sem ter que escrever Javascript. Imagina se eu fosse me importar com o tanto de usuarios. O que importa é a qualidade do codigo, que é altissima, e dado o uso que eu tenho, é a ferramenta perfeita.
Resumindo: C e C++ são importantes pacas e formam o núcleo da computação moderna, Dennis Ritchie era um gênio. E a AT&T Bell Labs foi um celeiro de gênios.
Ken Thompson e Dennis Ritchie foram gênios*
O mais engraçado é que o Akita não faz tutorial e eu sempre saio dos videos dele aprendendo coisas para usar no meu dia a dia no trabalho, todo mundo que entra em projeto comigo e pergunta "Pow, onde tu descobriu isso?", eu já mando o video do Akita e geral maratona o canal. Akita tem que virar patrimônio histórico da programação.
"oniguruma, que em japonês significa carro do demônio sei lá porque" a tranquilidade do Akita falando isso quebra minha seriedade assistindo ao conteúdo kkkkkkkkkkkkkkk
ele falando "tinha como fazer em c++ mas é masoquismo" com a mesma tranquilidade, me quebra tbm.
hahahaue Akitão é brabo, eu também ri alto. Sem querer ser o chatão, na verdade, carro em japonês é Kuruma (K ao invés de G). Oni é sim demônio. Mas guruma é roda/giro. Então seria algo como "Roda do Demônio", traduzindo literalmente, acredito. Enfim, não sou nenhum perito em língua japonesa, mas acho que é isso.
@@agilso Oni em oniguruma é escrito como お荷, que signfica carga ou algo que segura a carga, não como 鬼, que significa demônio. A concatenação de oni com kuruma produz um "enfraquecimento" na primeira sílaba da palavra concatenada, ficando oniguruma. Seguindo a lógica, oniguruma não significa carro do demônio, e sim, carro de carga ou carrinho - de supermercado, por exemplo. Tem muito mais a ver com o propósito da biblioteca.
Esse significado vai além do japonês temos que aprofundar nos ideogramas, e no livro chinês "O Clássico das Montanhas e Mares" Fala sobre isso que você comentou "carro do demônio" Mas que no português ficaria literalmente falando, carro fantasma ou é mais conhecido como: Pássaro de nove cabeças.
@@zaylay5780 Pronto. É isso
Bela história, eu sempre fui apaixonado pela tecnologia. Meu avô quando era recém casado plantou feijão em uma terra arrendada e colheu umas 8 sacas, vendeu 4 e comprou um curso de eletrônica por correspondência. Ai foi o início da nossa família na tecnologia! Hoje tenho graduação em sistemas, mestrado em engenharia e dourado em sensoriamento remoto graças a ousadia do meu avô!
O melhor dessa história da tua família é honrar a ousadia do seu avô!
Amei essa história do vô
Instituto Universal Brasileiro?
"fazer tudo em C++, que é eficiente, mas é masoquismo"
escangalhei nessa kkkkkkk
Sou Jr ainda Akita, e não, isso não atacou minha ansiedade kkkkkk, mas despertou muito minha curiosidade e interesse, eu gosto desse tipo de conteúdo, ver o quão vasto o mundo da computação é, e principalmente o histórico de toda tecnologia, e como muitas são derivadas ou herdam de outras, são minúcias que você não encontra num documentário mais geral da história da computação ou num curso ou aula de faculdade, é importante pra quem ta ainda em início de carreira como programador, ou ainda está estudando buscando sua primeira vaga, entender a história do solo que elas estão pisando. Entender como tecnologias que nós nos damos como garantido surgiram, nos fazem dar mais valor ao trabalho do programador.
Que bom que enxergou assim!💪
Também estou no começo da caminhada e penso exatamente da mesma forma.
Acho que todos os inscritos que já assistiram mais de 3~4 vídeos tem esse drive de busca de conhecimento (menção honrosa a Et Bilu)...
Esse canal não é pros fracos 😂, muitos já dropparam
Se tiver alguma coisa importante para fazer não dê play no vídeo do Fábio Akita, pois se der play já era não tem como pausar ou fechar. Eu fico hipnotizado com sua "oratória". O cara é o Cara!!!
Provavelmente esse é um vídeo que uma porrada de gente estava ansioso...
daqui uns meses eu volto para entender todo o conteúdo...
Na cara não, na cara não!
O maior perigo, é deixar alguns deprimidos.
Eu tava ansioso pq sabia que poderia esparar uma análise técnica e não o discurso de sempre para cada linguagem é melhor para cada coisa - não que esteja errado, mas eu saturei do padrão
Sem duvidas eu mesmo precisava assistir isso !!!
É impressionante como Fábio Akita conhece TI em profundidade. Parabéns pelo excelente conteúdo e pela dinâmica de apresentação.
É bom tem um cara assim no BR falando pt-br
Estou estudando Rust neste momento e é uma linguagem sensacional, o jeito que eles lidaram com as questões de garbage collector e proteção de memória eu achei incrível. Além disso tb estou pensando no WASM em que o Rust vai ser muito forte.
Fora que é uma liguagem com uma documentação muito bem feita e muito material grátis pra aprender.
Imagina a cara dos iniciantes em datascience percebendo que tem que aprender outras coisas além de python
Hahahaha por isso eu tô me aprofundando em C e começar a aprender C++ e Java
Cara, eu gosto de data science com c# - questão de gosto mesmo. Dá para fazer qualquer coisa com a linguagem. É só uma ferramenta.
@@exigenteinvestidor1838 se VBA fosse uma bicicleta, Python seria um tanque de guerra, rsrsrsr
A cara de quem vai começar ciência de dados e está vendo esse vídeo é essa: 🤡
Eu não to bem
eh todo mundo amigo, ou tu acha q só sabendo 2 linguagens ou 2 banco de dados, vai conseguir entrar no mercado??? kkk..
Falando em Regex no começo, C++ tem na std desde C++11 e tem a opção de escolher dentro de algumas alternativas qual é a sintaxe com std::regex_constants::syntax_option_type. Também é possível usar uma string literal em C++ com R"(conteúdo literal)" estes parênteses aceitam personalização de termos R"sql(SELECT * FROM table)sql" por exemplo, alguns syntax highlighters de IDEs identificam essa personalização e aplicam o highlighting de acordo.
Meu Deus..., esse mano tem um conhecimento de 999,9TB na cabeça! nunca vi algo igual!!!
Estou começando o CS50 e o sujeito lá, incrível aliás, fala exatamente isso, vai começar nos dando uma noção de C, e isso vai facilitar o entendimento do Python depois.
Tô começando ainda, mas já achei incrível desde o primeiro vídeo.
Consegui até entender como surgiram os bits e bytes, MESMO. Agora as peças se encaixam.
Também entendi, finalmente, a diferença entre ASCII e Unicode!
Tô parecendo uma criança descobrindo tudo na Fantástica Fábrica de Chocolate.
Meu roadmap tá traçado. Sempre vai mudar, eu sei. Mas começar com o CS50 me parece que foi mesmo uma excelente escolha.
Belos tópicos, não é todo dia que se encontra alguém falando disso entrando na raiz do assunto
Sigo o Akita desde 2009, e seus vídeos é sempre uma aula excepcional. Já fiz até curso com ele. O cara é nível sênior do sênior
Salve Akita!
Vc é brabo demais!
Quantos tapas na cara vc já deu na minha vida.
Kkkkkkkkkkkk
Um dia espero poder te agradecer pessoalmente.
Através de sua ajuda tento ser menos medíocre(não me xingando, mas por ser um Dev mediano).
Seus vídeos são pontos fora da curva.
Obrigado pela ajuda que entrega a todos nós.
Que Deus sempre continue te fortalecendo e te protegendo.
Como sempre, vídeo perfeito Akita! Sou iniciante mas vejo que cada dia mais o Hype e as modinhas estão piorando o nível da galera, ninguém quer saber de c/c++ e quando falam de ponteiro é um infarto kk, quando tem que estudar na faculdade quase morrem de raiva, entendo que hoje é necessário produtividade e concordo plenamente, mas a performance parece que foi esquecida, é só usar framwork e pronto, a sua frase (na minha opinião) me deu mais certeza disso: "profissionais que entendem o baixo nível sempre serão mais valiosos"!
Obrigado por sempre compartilhar seu conhecimento mestre!
Concordo plenamente. Vou pro 2 período de Ciências da Computação, e até agora vi só Python na faculdade, e próximo período verei Java. Mas antes mesmo de entrar pra faculdade, fiz o CS50x, um curso gratuito oferecido pela Harvard. 80% do curso é só em C, a tratamos de muitas coisas que gostei muito, como memória, data structures, notação Big O, etc. Fico pensando o quão foda seria se começássemos na faculdade com esse tipo de conteúdo.
O que acontece como consequência é que as pessoas se acostumam com as diversas facilidades do Python ou do Java, e quando avançam no conteúdo que precisam saber de coisas mais avançadas, isto é, saber o que tem por debaixo do capô, aí algumas dessas pessoas entram em desespero. Tô adiando ler o livro Code: The Hidden Language (algo assim), q trata de baixo nível. Até considerei aprender Rust (mais por conta da ótima documentação e a crescente comunidade), mas não vejo muitos motivos práticos pra isso, é meio entediante aprender uma linguagem só por aprender.
Isso existe em muita profissão. Tem "técnico" em eletrônica que condena placa, tem o que troca componente na palca na tentativa e erro e tem o técnico de verdade, que analisa esquema, diagrama de bloco, analisa o circuito, usa osciloscópio... e vai direto no problema. E o "pior", ou não, é que sempre terá mercado para todos.
Sou júnior, completei 1 ano ontem na empresa, quando pego alguma dica com os mais antigos, às vezes sinto um Chicó da vida, "Não sei, só sei que é assim...." Sempre teremos os devs que "resolvem" mas são superficiais e teremos os fodões.
Embora em menor qtd, sempre vai ter o pessoal que mantém a fundação, caso contrário todos os níveis mais altos estarão comprometidos. Hoje se fala em low code/no code, mas essas ferramentas só existem pq existem desenvolvedores com nível suficiente pra entender e abstrair a complexidade inerente.
Akita, você é de uma dimensão superior a nossa. O teu nivel de conhecimento está muita mais além do nosso.
Muito obrigado por partilhar o seu conhecimento de forma gratis, a comunidade Dev. agradece.
@Akitando, não me lembro de um episódio em que você fale mais sobre linguagens funcionais. Que tal um episódio sobre isso?
Falar sobre quais os cenários que linguagens funcionais se saem melhor.
Ou sobre uso de recursos computacionais vs esforço na programação usando linguagens funcionais.
A linguagem que eu mais gosto é python, acho extremamente divertido programar nela, antes de saber python tive algumas aulas de javascript, mas não me atentei muito. Considero python minha primeira linguagem pq foi nela que realmente aprendi a programar tanto que hoje trampando Full Stack com PHP quando vou fazer algo novo penso primeiro em python e dps faço em PHP ou JS, por mais que hj eu use mais essas 2 linguagens. Gostaria de começar meu primeiro trampo como Dev Python, mas não tem tantas vagas assim igual tem para PHP. Apesar de ser novo na programação eu já sabia que muitas linguagens precisavam do C ou C++ para funcionar.
Excelente vídeo Akita! Começar o dia com um vídeo desse... não tem preço!
Comecei a assistir o vídeo sem saber muito sobre o que seria e me deparei com a explicação de exatamente uma coisa que estou fazendo em python! Estou usando a biblioteca da PUC-RIO chamada IUP que é uma lib para criar GUIs nativas em Windows e Linux programada em C e basicamente apontando todas as funções da dll para funções e callbacks em python.
O mais interessante, assim como é falado no vídeo sobre alinhamento de memória e tudo mais, em ctypes é possível passar uma função do python por parâmetro para uma função dentro de uma dll em C e ela é chamada corretamente dependendo do que você mandar e dependendo do que é retornado, fica tudo muito prático.
Ótimo vídeo!
Para desenvolvimento de drivers ou software que precisa acessar hardware, faça em C. Em C e C++ temos bit length field em structs, coisa que não tem em Rust ou Go, por exemplo. Em structs pequenas, podemos ficar fazendo conversões, mas no geral é inviável.
Muito bom, parabéns novamente, é engraçado como não vejo ninguém discutindo qual língua é melhor, se português, inglês, alemão ou mandarim, ao contrário da área de programação as pessoas de forma geral “valorizam mais” quem fala várias línguas e o mercado por sua vez quem fala inglês e agora aparentemente tá chagando a vês do mandarim.
Sou desenvolvedor Web onde trabalho com JS / TS e Python, quando você estuda afundo sobre elas, você entende que realmente ambas são apenas 'cascas', apenas interfaces que sofrerão uma interpretação para a linguagem C. Conheço gente que não gosta do Fabio Akita porque ele é extremo em seus argumentos, mas é realmente verdade kkkkkkkk, linguagem C é uma base gigante para outras demais.
@Bruno Lopes Sim kkkk na verdade qualquer linguagem de alto nível, a base do C é muito boa para entender ponteiros, árvores, filas, pilhas, structs e assim por diante kkkkk e todos esses conceitos são refletidos para essas linguagens populares. Quero ter um foco em C futuramente para um aprendizado maior.
O melhor foram os erros de gravação e a camiseta do lol. Kkkkkkkk bacana demais akita, como sempre.
Terceira vez que vejo o vídeo. O video é sensacional! Parabens Akita
Obrigado Akita por postar suas falhas no final … porque assistir seu speach e a forma como você apresenta tudo de forma tão clara, coesa e rápida parecia eu me sentia um imbecil.
parabéns akita pelo trabalho de fazer este vídeo, eu estou aprendendo Java no Linux, e eu tinha reparado que ao instalar o jdk, jre e awk automaticamente instalava componentes escritos em c/c++ agora sei o porquê kkkkk
Eu gosto muito desse tipo de vídeo, falando sobre curiosidades técnicas. As vezes é bom sair um pouco do puro e simples conceitual. Legal, Akita 👍
Um abismo de conhecimento!
Sensacional seus vídeos o modo como você transmite o conhecimento.
Saudações de Recife Pe. 🤝👍
Que conteúdo incrível!
Se conhecerem outros assim, por favor recomendem!
Valeu Akita, você resumiu tudo que aprendi em 30 anos de desenvolvimento de sistemas em menos de 50 minutos.
Você poderia detalhar em um próximo episódio o ecossistema em torno do Apache Arrow que acabou com marshalling/unmarshalling quando estiver trocando dados na memória entre Python, Rust, C, Go, etc
Conteúdo excepcional e totalmente fora da curva frente ao resto que existe em português.
Parabéns e obg pelo trabalho Akita.
Mestre Akita, fiquei feliz quando soube que meu professor de Desenvolvimento de sistemas do IFRN te seguia. Confirmei que estava no caminho certo das boas orientações.
Akita, esperando anciosamente você falar do Steam Deck, Proton e o impacto que você acha que vai ter no Linux para desktop.
Bom tópico!
Esperando também!
Esse tema é ótimo!
Parabéns pela Aula!
Fábio, me formei como tecnólogo na FATEC em 2013, comecei a trabalhar como desenvolvedor realmente em 2017, passei 3 anos sendo medíocre e desde que percebi isso, busco sair da mediocridade, tento fazer isso me aprofundando na minha stack (Frontend) mas sinto que por estar concentrado numa coisa só ainda falta um monte de coisas, seus vídeos serviram pra me "por no meu lugar" a muito tempo, eu sinto que cheguei perto do "meio do caminho" porque nunca me senti tão longe de saber o bastante kkkkkkkkkk
36:49 - Acredito que no quesito de popularidade, faltou algum Projeto Matador que pudesse atrair maior adeptos dessas linguagens... especialmente Nim que possui uma boa interoperabilidade com C++ ABI, melhor que D nesse caso.
Atualmente nesse ponto de atratividade através de projetos, o Zig esteja ganhando espaço graças ao Bun(JS)!
Parabéns, mais um vídeo ótimo Akita, baixo nível é realmente importante para ser um profissional valioso.
Estou estudando programação faz pouco tempo, mesmo não entendo muitos termos e conceitos, depois de um tempo minha mente só explodiu e comecei a ter outra visão dessa área e da minha jornada.
Vou guardar esse vídeo, para que no futuro, com mais experiencia. Possa entender melhor esse vídeo.
Vídeo extremamente esclarecedor. Incrível como o Fábio é sempre informativo.
os vídeos do Akita duram apenas 48 minutos mas eu preciso de 4 semanas para entender kk
Poxa, pensava que era só comigo kkkkkk
A alta densidade do conhecimento distorce o espaço-tempo kkkkkk
Excelente vídeo, valeu! Senti falta de um comentário sobre Julia... É uma linguagem ainda pouco usada, mas que apesar de ser de alto nível e tipagem dinâmica, com uma sintaxe bem parecida com Python, atinge benchmarks impressionantes, muito próximos de Rust ou Go (ou até melhores em alguns testes). Me parece a linguagem mais promissora atualmente para computação científica, data science e machine learning.
Hahaha me identifiquei com o "quem fez ciencia da computação não perde muito tempo em discussão de melhor linguagem"... achei que era porque estava mais velho mesmo... mas refletindo acho que foi reflexo de ter feito LFA, Compiladores, Grafos, etc...
Akita, só queria agradecer cara, graças aos teus vídeos e "porradas", mês que vem começo a faculdade. Sucesso pra ti! Tu merece demais e por favor, jamais mude tua maneira de fazer vídeos, dando a real mesmo. Valeu!
FODA!
Ouvi programando não entendi METADE. "Mas tu é junior"
NÃO! comecei no BASIC há 25 anos, passei por PASCAL, C, tive aula de COBOL, programei comercialmente em DELPHI, DATAFLEX, ORACLE, Android ( Java ), Jersey (Java) e atualmente em Laravel (PHP).
Assisti o como acelerar sua aplicação WEB e o chat GPT (jobs) sabendo TUDO, e tendo implementado tudo na minha aplicação atual, faltando apenas tirar as filas de banco e levar para o REDIS. Achei que estava um degrau abaixo do mestre Akita!
Dai chega este novo vídeo e parece que esta falando um dialeto de esperanto japonês.
Tenho muito interesse na parte de analise de dados, tenho aplicações que realmente seriam interessantes de analisar, mas nem ideia por onde começar. Achava que era Python, agora já nem sei.
Quem sabe um vídeo sobre como fazer uma análise de dados na teoria.
Parabéns pelos vídeos, as vezes venho aqui para fazer um AKITAFLIX!
Se quiser um app para organizar e avisar os usuários assim como criar uma comunidade, quem sabe vender um valor de membro para doação como sei que faz em sua monetização! Vem para o Entrega Digital minha startup! Se tu vier eu instalo o REDIS.
Abs!
Vou fazer aquele meme do Toy Story escrito : "C/C++ Everywhere". Pra mostrar pra minha turma de ciência da computação onde 70% odeia C++
vendo vídeo do Akita eu descobri que falta muito pra eu chegar a ser um curioso, pra depois de muito sofrer talvez quem sabe um dia chegar a ser iniciante. Obrigado Akita.
Insano seu conteúdo meu meu bom. Muito obrigado pela conhecimento compartilhado. Sonho em ter muito conhecimento para poder compartilhar também. Vamos a luta.
Muito obrigado pelo seu conteudo. Tinha tempo que eu nao clicava no botao de inscricao com tanto gosto.
Obrigado pelo vídeo! Toda vez que falam de linguagens eu sempre lembro da Lua, usada por vários games (inclusive o da sua camiseta😅) e que muito brasileiro não sabe que ela nasceu na PUC-Rio.
Qualidade incrível de conhecimento passado, o melhor canal de tecnologia !!!!!
Eu já usei regex com python pra fazer limpeza de dados. Negócio embaçado de “ler” mas bem útil.
Obrigado pelo vídeo. Não entendi muito mas deu pra ter uma ideia da importância de aprender o alicerce. Take care.
Só deixar registrado que esses vídeos são top. É quase um entretenimento ver essas discussões. 😂 Mas, falando sério, é como o Paulo (da Alura) sempre comenta: em algum momento a gente precisa olhar o que tem embaixo do capô. Gosto muito dessa ideia.
Como eu estava em dúvida entre o Phoenix do Elixir e Ruby on Rails do Ruby este vídeo me abriu melhor a mente, como o Elixir chegou "atrasado na festa" entendo que ruby é mais estável e vai resolver meus problemas mais rápido visto que estou com tempo apertado para aprendizado, como sempre os vídeos do Akita sempre me agregam conhecimento.
Um das coisas mais legais que o Twitter fez foi recomendar o Fabio Akita.
Excelente conteúdo, grande abraço
Agradeço por compartilhar esse conteúdo denso! E o ESFORÇO na preparação deste vídeo fantástico. Compartilhei com meu grupo de estudos.
Uau... O vídeo me prendeu a atenção do início ao fim 👏👏
Gostei como você abordar o conhecimento das diferentes linguagens de programação.
Tem muita coisa para python sendo escrita com pyo3, que é uma interface escrita em Rust e na minha experiência achei mais amigável que a em c. O Polars tá aí se saindo muito bem, em relação ao pandas.
Não conhecia. Vou pesquisar e estudar. Quem sabe aproveitar em projetos meus hehehehe
Caralhoooo!! Que vídeo foda! Muito bom. Muito obrigado Fábio Akita!!!
Crl muito bom, aprendendo mais coisa que nunca vi. Show Akita
Fiquei alguns anos longe do código, focado em gestão, mas estou fazendo o movimento de voltar pra área técnica e dá um quentinho no coração em saber q minha experiência em C ainda é muito relevante
Boa parte das funções de álgebra linear de linguagens como Python, R, Haskell e muitas outras usam a Basic Linear Algebra Subprograms - BLAS, ou alguma versão otimizada de BLAS, como OpenBLAS e MKL (da Intel). No Mac, me parece que usam uma implementação própria chamada veclib. Essas bibliotecas são feitas em C e Fortran.
Existe até uma versão que trabalha com GPUs, criada pela NVidia, que chama-se cuBLAS que também é escrita em C.
Esses são os tipos de bibliotecas que já foram muito testadas em projetos de computação científica quanto suas precisões e quanto a performance. São os tipos de bibliotecas que poucos ousam implementar novamente.
Fortran segue firme e forte! Faço Eng. Civil e meu professor nos deu algumas aulas de Fortran para criação de softwares utilizando o método dos elementos finitos, fiquei impressionado com a eficiência e simplicidade da linguagem.
Revendo está obra prima de conceitos muito interessante sobre linguagens de programação para mim um dos melhores 👏👏👏👏
Assistindo novamente... Excelente... Muito obrigado. Por favor, seria possivel fazer um video a respeito da linguagem R. Gratidão. 🙏🏽
Como já a acompanho o Fábio a muito tempo, grande parte do que ele falou aqui já era compreendido por mim, não de forma técnica, mas no entendimento de que eu, por exemplo, optei por me dedicar ao alto nível apenas, e tudo bem, desde que você compreenda as limitações. Hoje estou focado apenas em Python, e isso por que entendi exatamente onde eu queria me posicionar no mercado, bem como, quais produtos eu queria desenvolver e poderia com o tempo disponível para isso que tenho. Enfim, ótimo vídeo. Obrigado.
Akita é uma enciclopédia viva!!! Fera demais, valeu pelo conteúdo!
O homem é uma metralhadora de informações e conhecimento.
"Maturidade, é mais importante que novidade!", monstro demais mestrão!
Akita meu querido que alegria te encontrar aqui 👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns pelo seu canal, sua missão sempre esteve na educação 🎉
Os vídeos do Akita excelentes como sempre, parabéns.
Parabéns por mais um vídeo em profundidade Akita!
Você acha que seria interessante comentar também se alguma dessas novas linguagens poderia ter uma luz na indústria de jogos como rust por exemplo?
De resto o maior tapa na cara foi você usando essa camiseta! Amei ❤️
sempre pode, mas o grosso é C++.
Quando comecei me lembro que participava ativamente em fóruns, grupos de Facebook e discussões no trabalho de o porque Python era o paraíso das linguagens, bem eu era jovem e apaixonado kkkk, conforme o tempo passou e me aprofundei na carreira, pude entender que não é bem assim.
Parabéns pelo vídeo Fábio, sucesso e saúde!
Perfeito Akita aprendi programação escrevendo cheats para Worms(jogo) e sempre fico muito animado quando vejo algum influencer grande falando sobre baixo nível.
Assim como em todo vídeo seu percebo que não sei de quase nada e isso me deixa feliz hahaha, parabéns pelo conteúdo!
❤ sensacional mestre Akita❤vamos em frente 🎉
Essa foi a melhor e mais direta explicação de ponteiros que vi na vida ..,
Mais um vídeo excelente!!! E essa "...quem souber o baixo nível, sempre vai ser um profissional mais valioso...", serve muito para nós juniors que queremos crescer na carreira, e por vezes estamos presos naquilo que irá nos colocar no mercado de trabalho! Poder ouvir isso e junto ainda ter a percepção de que independente da linguagem que estamos usando, sempre acabamos "esbarrando" em C e/ou C++, e ver o crescimento da Rust, deixa cada vez mais claro que esse tipo de conhecimento dificilmente cairá em desuso e ainda aumentará ainda mais nosso potencial! Obrigado por compartilhar..
estudar java e bom?
@@pesdazoeira455 Se vc for inteligente e se esforçar, sim. Quando você ver que Java está dboa ou deseja algo mais pesado, vai pro C
Primeiramente parabéns pelo conteúdo Fabio. Eu sou engenheiro mecânico de formação e to querendo começar a aprender programação. Não sou um entusiasta de programação e minha ideia é aprender a construir analises gráficas, sistemas de cadastro de informações (CRUD) mais simples e automatizar algumas tarefas do dia a dia para ganhar produtividade. Diante disso, eis a minha pergunta: Qual ou quais seriam o melhor software pra fazer essas coisas que mencionei?
não sei os requerimentos, onde vai rodar, como vai usar, etc. mas se for o mais simples do mais simples, nem precisa programar. automatize coisas com ferramentas web como IFTT e outros, e cruds simples vc faz online mesmo, como um Google Forms da vida e vários outros. Procure por nocode pro seu caso. Vai ser literalmente arrastar e soltar campos numa tela e já era. Pra coisa simples funciona bem.
O Akita fala sem parar!!!! E ele não pisca!!!! Conteúdo excelente! Obrigado!😁👍🏻
Ótimo vídeo Fabio. Sou mais velho que você, comecei em assembler e depois C. Sobre linguagens de programação, cada uma tem seu nicho e muitos pecam por escolher a linguagem, digamos, "da moda". Trabalho bastante com Perl e é a que mais atende ao que precisamos na empresa, devido tanto a quantidade de bibliotecas prontas no CPAN quanto as ferramentas que utilizamos, no caso gerenciamento de redes e coleta de performance da rede. Há três principais fornecedores de ferramentas e todas tem as tools e APIs escritas em Perl, para tratar grandes volumes de dados e processamento rápido. O problema é conseguir profissionais que tenham algum conhecimento de Perl.
Vamos começar a brincadeira né. Arrocha o nó Akita! Oh vontade de começar a estudar programação. E foco tá em falta.
Conteúdo e qualidade sempre incríveis 👏🏻👏🏻
Esses vídeos de tecnologia mais profundo são incríveis, me interesso bem mais nesses vídeos ao invés da grande maioria vazios e hype.
Kkkk fora o show de conhecimento do video, ainda tem os erros de gravação no final que eu rachei de rir....isso eh ótimo. Seguindo carreira python por aqui.
adoro seus vídeos Akita.Espero algum dia você postar um falando sobre lua.Abracao!
Meu Deus! Era só pra eu assistir um vídeo específico e agora não consigo mais parar de escutar o Akita falando... ódio. Maravilhoso!💜
Meço minha senioridade em programação a partir da minha compreensão dos videos do Akita. Estou indo muito bem até agora... HAuehauehauehaueh #NoHasMagic
1:07 isso é o que todo mundo deveria ouvir
Nice bootcamp Akita, aprendi muito neste video!
E eu achando que estamos antenado... Ahahaha!
Recentemente, eu estava explicando para um estudante de programação, o por quê é importante C/C++, onde ela é aplicada e por que o programador, que quer ser bom, não vai conseguir fugir do C/C++. Tentando argumentar para mim que o Python é muito melhor que C++, peguei o código fonte do PyNum e mostrei para ele onde o C/C++ é usado! Fora os mesmos exemplos como browsers, drivers, kernels, NVIDIA (CUDA) e também citei Inteligência Artificial!
Muito bom!
Este era o vídeo que eu sempre quis ver, os outros anteriores são os vídeos que eu mais precisei ver sem saber que eu queria, mas este eu tinha muita vontade de ver desde um bom tempo já.
PROTIP: Se quiser fazer algum novato que está pensando em aprender programação ficar assustado e nunca mais querer programar pro resto da vida, mostre dez segundos deste vídeo a partir de 6:40 . Se a pessoa ainda quiser aprender, essa tem futuro!
Me sinto tão mais inteligente quando consigo acompanhar o que o Akita tá falando kkkkkk
Não trabalho ainda na área, mas estudo com muita força, ver os vídeos do Akita traz tanto conhecimento e insight que fica difícil organizar os pensamentos para as coisas que desejo fazer.
Acompanhar não significa que preciso só ver uma vez, como todos os vídeos do Akita, ver só uma vez é continuar burro, preciso ver de 3 a 5 vezes pra alinhar tudo kkkkkk
Sua capacidade de passar as coisas pra nós iniciantes ou até mesmo seniores vendo é absurda
Por mais que soubesse que Python e outras linguagens mencionadas levam muito de c e c++ eu ia morrer e não ia saber que era tanta coisa assim
E nem passava pela minha cabeça a questão de precisar duplicar as coisas para que funcione
0.0001% mais inteligente
Vlw Akita
Olá Fabio Akita, boa tarde. Primeiramente gostaria de te agradecer por tantos ensinamentos que o senhor passa para a gente, muito obrigado de coração!
Eu gostaria de dar uma sugestão. É sobre o gerenciamento de projetos críticos, mirabolantes, coisas que as vezes nunca foi feito (criado) antes, normalmente muito executado em P&D onde o projetista e o gerente de projetos sempre levam no trololó. Se o senhor tiver alguma técnica ou sugestão para que possamos criar cronograma, alocação de recursos e etc para passar para a gente, seria de muita utilidade e agradeceria demais.
No mais adoro seus vídeos, seus ensinamento e sua maneira de falar. Muito obrigado!
Processo de projetos realmente diferentes, alto risco, pouca previsibilidade, é ir na estratégia de Jack: por partes. Ter uma direção, mas pequenas metas de curto prazo, encaixados em sprints, revisar pra ver se ainda está no caminho e continuar pra próxima meta, ou provar que a hipótese original falhou e cancelar cedo. Em resumo, Agile de verdade
Ressalto que eu gosto muito da forma crítica e direta com a qual o Akita manda a real nos assuntos. Essa camisa do League of Legends é bem bacana também.