Parabéns, César Urnahni! Vc tem visão completa de toda a sequência de processos energéticos. Não está preocupado somente com o consumidor, o que já é bom, mas com o planeta.
7:38 Pra quem ficou meio confuso nessa parte. O que ele quis dizer é que a energia "útil" num combustível como o etanol está armazenada nas ligações químicas entre os átomos. Ao fazer essas ligações os átomos compartilham elétrons entre si, de forma que esses elétrons realizam órbitas em níveis de energia maiores que o normal, armazenando assim energia na forma de potencial elétrico. Sim, o mesmo tipo de energia que nós chamamos de tensão ou voltagem.
Mas não é sódio puro. É Litio sódio. Mas sim, seu comentário é relevante. Existem muitas baterias em desenvolvimento, tem as com grafeno, que são melhores ainda.
Bateria é problema até pra carros a combustão. Mas nestes ainda é possível fazer um enxerto e seguir em frente. O híbrido plug-in é maravilhoso, bateria menor, mais leve e o motor a combustão não fica desperdiçando combustível no anda e para do trânsito urbano.
Finalmente alguém que entende o dia a dia da maior parte da população. Eu moro em São Paulo, num condomínio antigo, sem a mínima estrutura pra recarregar carros. O condomínio tem dificuldade pra juntar dinheiro pra pintar parede, imagina pra infraestrutura de recarga de carros. Vamos supor que eu consiga uma usina de produção de energia com a luz solar, eu uso o carro de dia, e fica parado de noite. Eu viajo pro interior de SP com frequência. É só 2 exemplos de vários que eu enxergo, fora o preço do carro, para poucos mesmo. O carro híbrido hoje é mais adequado. Mas é caro também.
Dai joga isso pro Brasil todo, tem cidade (inclusive dos Estados mais ricos: São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), que não tem infra estrutura eletrica descente na cidade, em que se vc resolver construir um predio vc tem que trocar toda a fiaçao eletrica da rua, pra ter muito carro eletrico tem que ter infra estrutura e o Brasil não tem, o que vai ter são no máximo 5% dos municipios do país, ou seja umas 300 cidades dos quase 6000 municipio.
@@TheDanielcunhaprado qual carro? que eu saiba o js1 roda com lifepo4, a composição vai usar menos litio, mas tambem tem litio, eu tinha entendido que o da byd seria o primeiro comercial com essa tecnologia empregada.
A visão do Cesar é interessante, porém devemos observar algumas coisas para melhorar o debate: 1º a tecnologia do hidrogênio vindo etanol é interessante. Porém já faz mais de dez anos e vi recentemente que não avançou quase nada até agora. Uma coisa é saber o processo químico da coisa - molécula de hidrogênio prum lado, água pro outro, etc., porém chegar no funcionamento prático, larga escala e custo acessível é outra coisa. E pelo que vi não há uma perspectiva no curto ou médio prazo para isso. 2º Mesmo com viabilidade do hidrogênio, você poderia disponibilizar mais área para produção de alimentos e vi também que a produção de energia com placa solar produz 60 vezes mais energia em relação à cana de açúcar na mesma área.
Cana vc produz alimento: açúcar e ainda etanol. Além do mais, há muito mais energia para produzir uma usina solar e fabricar as placas, que tem um tempo limitado de vida, cerca de 30 anos de vida para cada usina solar. Já a cana é um ciclo eterno de plantio e colheita. A cana não vai deixar de ser plantada para outra cultura pq ela já produz o açúcar, e seu bagaço ainda é usado para etanol de segunda geração como a empresa Raízen faz. Além do mais toda bateria tem sua vida útil, e ela é muito poluente dado seus componentes.
Já ví várias reportagens dizendo que carros elétricos à bateria não tem futuro, pois a rede de nenhum país teria como manter uma frota 60% elétrica, fora os danos ao planeta que são maiores que um carro a etanol. Talvez a hidrogênio, mas com custos ainda inviáveis. O resto a indústria querendo vender novidades com alto valor agregado pra lucrar muito, o que é compreensível.
Disse tudo, o problema maior não é só a bateria e sim de onde vem a energia para carrega-las, a Europa que é moda ter carro elétrico consome muita energia suja, a única certeza que o carro elétrico é viável é só na cabeça dos espertos que faturam rios de dinheiro com a onda verde politicamente correta.
Por isso a maior parte da carga vc vai fazer na sua casa que será abastecida com energia solar. Isso não tem volta, acredite! O Brasil tem a maior fonte energética de energia limpa do mundo. Aqui temos muita energia Potencial pra abastecer 100% da frota elétrica sem dificuldades. E melhor, energia limpa e infinita.
@@marcelok43 Talvez vc tenha morado fora nos últimos anos, mas aqui no Brasil acionamos as termoelétricas (energia imunda) todo o ano, e nos últimos, tivemos várias crises energéticas, dependemos da chuva pra nos mantermos de luz acesa, imagine com uma frota inteira de elétricos, pesquise e verá. Basta entrar em junho e o assunto mais recorrente no “Bom dia Brasil”, da Globo, são os níveis da Represa da Cantareira, que se estiverem muito baixos São Paulo inteira pode ficar sem energia.
@@fwsbipu sou idiota por pensar diferente e ler notícias todo o inverno de que corremos risco de apagão? Ser chamado de idiota por vc é um baita elogio, vou dormir mais feliz hoje 😁
Quando inventaram o carro a gasolina tinha milhões de litros de gasolina disponíveis? Algum país conseguia manter uma frota inteira de carros a gasolina ? Claro que nenhum pais aguenta tanto carro elétrico, sabe porque ? PORQUE NÃO TEM CARRO ELÉTRICO NA RUA SEU ANIMAL NINGUEM VAI CONSTRUIR DEZENAS DE USINAS PRA UMA DEMANDA QUE AINDA NEM EXISTE SUA ANTA
No Brasil durante o inverno, os reservatórios baixam, o preço da energia sobe e o presidente pede pra população economizar energia pra evitar apagão. Imagina se todos carros fossem elétricos.
Proprietários de veículos elétricos instalam painéis de energia fotovoltaica off grid exclusivamente para recarga deles. É um mercado com crescimentos absurdo aqui no Brasil. Custo zero e fora da rede elétrica. Nos 5:30 ele mesmo diz que tem um em casa. É mais normal do que imagina.
@@neblinasp ela se paga mais rápido doque voce imagina Imagina zerar o seu gasto com combustível e de bônus zerar sua conta de energia E não precisa de baterias, voce pode fazer o sistema on greed mesmo
@@emanuelbaldissera6510 4 placas geram em média 300kwh/mês Precisa de 180 placas que todo o condomínio está abastecido com 13500kwh/mês Supondo que as baterias dos carros tenham em média 60kwh e carreguem 2 vezes por mês 60x100=6000 6000x2=12000 Sobre o espaço, obviamente não tem espaço dentro do condomínio pra todas essas placas, assim como TODAS as fontes de energia elas vão ser afastadas da cidade tendo espaço de sobra E conforme a tecnologia for sendo atualizada vamos precisar de cada vez menos placas
Não existe bala de prata para resolver os problemas de mobilidade urbana em nível global. Veículos elétricos, híbridos, etanol, hidrogênio e a combustível fóssil coexistirão por muito tempo. Cada região terá suas peculiaridades e oportunidades para o futuro. O mais importante é manter o ritmo de desenvolvimento em todos os níveis. Sobre o que o colega falou no final de ele carregar o shopping, "sem querer" ele comentou um dos grandes avanços em estudos feitos. Está, em teste o carregador bidirecional, para que os veículos elétricos, quando estejam carregados e conectados ao grid, possam funcionar como uma "bateria", e assim manter o equilíbrio do sistema de distribuição.
Uma coisa que ninguém fala na produção do Etanol e na produção da cana é o exaurimento da qualidade do solo. Não é possível usar uma área eternamente, mesmo corrigindo, adubando e etc. Já a energia solar, quanto existir sol, sim.
Muito sábio NAS explicações sobre carros híbridos e elétricos o Cesar, seria bacana um podcast cm ele é adg juntos ambos são inteligentissimos nas explicações sobre veículos...
Europa distâncias entre cidades, são curtas, baterias aguentam autonomias, aqui no Brasil, distâncias entre cidades muito maiores, requerem baterias com potencial de carga muito maiores, aí que tá o problema, as baterias com as autonomias bem maiores
São duas questões importantes, primeiro a que precisa ser repensado o transporte coletivo, com incentivos do governo e de graça - não, não existe almoço grátis, nós vamos pagar essa conta - mas transporte coletivo faz com que extremamente eficiente faz com que menos carros vão pra rua, menor tempo se gasta no trânsito e menos stress e mais saude(?será). Trocar um pelo outro não é a solução. Investir na conectividade de carro por aplicativo, com preços acessíveis, com o transporte coletivo que em muitas regiões necessita a implementação de trens ou metros. A criação de centros de work states em regioes afastadas do centro para menor deslocamento das pessoas. Isso serve para a combustão ou eletrico. Segunda parte é desenvolver sim o sistema de veículos eletricos com base em reciclagem de lixo orgânico e o uso do etanol ou a mistura dos dois, tornando o veiculo mais econômico e menos poluentes. Extra.: Oba, conseguimos 80% dos CARROS e veículos eletricos, o que faremos com as pessoas que depende de salarios provinientes do mercado a combustão?
Que top este vídeo parabéns por ter trazido este conteúdo curto muito e sou um enorme entusiasta e amo de paixão estes assuntos,amo mobilidade elétrica como bicicletas elétricas e motos elétricas e sugiro ao canal trazer vídeos sobre conversão de bikes simples em elétrica.já dei o like e aguardo mais conteúdos como esse.
As pessoas precisam entender o todo e é isso que pega. Fazer um bateria gera custos Ex: desde a marmita que o funcionário precisa se alimentar para ir para fábrica trabalhar para fabricar a bateria,l. A energia gasta com todos os equipamentos envolvidos e projetados para tal serviço e o custo de descarte dessa bateria. . Os materiais químicos envolvidos na montagem da bateria, desde sua caixa, até o menor parafuso...em fim tudo consome energia para ser feito e depois desmontando ( reciclagem). Lei de Lavoisier!
Tenho um amigo que mora em Berlim e lá o negócio não é como a midia aqui mostra não, os carro eletricos lá tem um boicote, a galera não quer aquele negócio de guela abaixo não, e eles andam dizendo que até o tal da gasolina sintética vai cair por terra também.
Amigo, não sou químico, porém a composição da sacarose(açúcar) nada mais é do que um dissacarídeo obtido pela glicose e frutose. Para ser um hidrocarboneto, é necessário apenas ter moléculas de carbono e hidrogênio , e não de oxigênio como a sacarose
Tomara que os ricos compre carros elétricos, todos todos ricos,talvez assim sobre um mustang baratinho pra mim comprar e tê-lo pelos menos um ano,da minha vida,será lindo
Boa analogia, mas já existem projetos nos estágios finais de baterias de sodio, além de um carro a hidrogênio só liberar água (já q pra liberar energia ele se junta com oxigênio e como vcs sabem gera basicamente água) se em um futuro próximo for usado energia limpa pra extrair o hidrogênio da água e assim distribuir para os futuros postos de hidrogênio onde os carros seriam abastecidos isso seria maravilhoso, já existem inclusive projetos em desenvolvimento de motores de aviões à hidrogênio, além de carros que funcionam diretamente com a combustão do hidrogênio. Vale dar uma pesquisada sobre é um futuro muito bom que já está em desenvolvimento, mas infelizmente à algumas década de distância.
São os mercados, isso é tudo a mão negra dos mercados, exatamente a mesma da indústria farmacêutica, e aquela que barrou a vida do cara que criou o óleo diesel. Pesquise e vai saber.
O problema do hidrogênio é o custo altíssimo da sua produção, que acredito ser o melhor caminho, seja por combustão ou por reação, mas esbarra na tecnologia antiquada ainda para produção e ainda o transporte.
Tenho dúvidas. Quantos hectares de plantação de cana seriam necessários para dar base aos veículos de hidrogênio? Isso importaria em ocupação de vastas terras férteis e tb alto consumo de água. Tvz o melhor seja uso compartilhado das baterias e reciclagem das mesmas.
Na prática para a realidade brasileira essa cana já está plantada. O etanol q é usado hj para o motor a combustão vai virar hidrogênio dentro do próprio veículo e de lá vai virar eletricidade na célula. Desta forma se o etanol da 11 km por litro a média vai dobrar... Outro trunfo da cana é o etanol celulosico. 1 hectare com essa tecnologia da também quase o dobro do etanol convencional.
Quanto aos impactos ambientais da lavoura este de fato são enormes... contudo , e não sei se é verdade, a quantidade de água para se produzir o lítio também é enorme.
O problema é tratar o que deveria ser um bem durável como descartável, a produção gera devastação e o descarte gera poluição permanente, outra falácia é querer meter carro elétrico em um mundo que vive em crise energética e a crise energética ainda é resolvida com usinas termoelétricas nos países que figuram como as maiores potências tecnológicas do mundo. 😅😅😅😅
@mwm... Usinas à carvão e gás são as mesmas que alimentam hospitais, escolas, trens, residências, carros elétricos, etc. Só o fato de elétricos substituírem, aos poucos, os obsoletos e ineficazes motores à combustível fóssil, já é vantagem. Ainda mais com as baterias à base de sódio substituindo as de lítio. Até a substituição, as usinas nucleares, gás e carvão continuarão, mas sem os motores à combustão interna para acompanhá-las na poluição atmosférica. 👍
Aqui no Brasil não se consegue vaga nem para estacionar, quanto mais, com infra-estrutura para carregar as baterias do veículo. Carro não é celular, esquece. Defendo o desenvolvimento do carro híbrido, gerando a energia de seu próprio consumo. Essa coisa de ligar o carro na tomada, respeito quem pensa diferente, mas isso não é solução para o carro elétrico.
A linha de produção do álcool é muito maio que a simples plantação, produções caminhão e tratore e diesel nas plantação, levar o álcool até os postos tem que fabricar caminhão e gastos de diesel e lubrificante, a conta é bem maior
Perfeito, finalmente alguém levantou essa bola do desperdício de água! A solução mais barata para as emissões no setor de transporte urbano já foi inventada, é o teletrabalho. A segunda solução mais barata também já foi inventada, é o tal planejamento urbano. Planejamento urbano tem impactos positivos inclusive na segurança pública. A produção de H2 através da eletrólise da água é uma solução péssima, pois o efluente dessa reação é uma água rica em água pesada, que é radiotiva.
Cara sua afirmação não faz muito sentido, a eletrólise de água salgada gera gás hidrogênio, cloro gás (usado para tratamento de água) e hidróxido de sódio (soda cáustica), não tem como geral água radioativa se não tem elementos radioativos no processo.
Excelente comentário, única consideração que não concordo é sobre a radioatividade da água residual. Ela é de fato corrosiva, mas não tenho conhecimento de nenhuma fonte que aponte radioatividade.
Célula de hidrogênio a álcool. Brasil pode ser líder nessa tecnologia. A Toyota e a Unicamp se não me engano pesquisam essa alternativa na forma de armazenamento de energia
O Miray da Toyota já está rodando nos EUA 🇺🇸 com Hidrogênio , qnd o vi na rua por lá achei diferente por ser Toyota, era o Miray e qnd pesquisei vi q era a hidrogênio .
Sou agrônomo, e longe de mim questionar o César que é uma sumidade no campo automotivo, mas o etanol da cana de açúcar pra mim também não é viável pela própria questão produtiva da cana. Qualquer cultura agrícola necessita de manejo adequado, muita água (no caso da cana e outras culturas), e fertilizantes químicos que, a exemplo dos fosforados, estão fadados à escassez nas próximas décadas. Se a eletrificação brasileira por meio do etanol representar no futuro mais da metade das fontes renováveis, temo que não só produtos à base de açúcar encarecerão mas os alimentos como um todo, incluindo a proteína animal que necessita de soja para a ração e por conseguinte de fertilizantes que também serão usados para a produção de energia, em detrimento das fontes de origem fóssil, que representam uma alternativa, ainda que suja, imediata de fácil extração e refino, sem a necessidade de insumos agrícolas tão importantes para a alimentação humana.
O morador das grandes cidades gera muita poluição local que pode ser compensada pela cana plantadaà centenas de quilômetros de distância. Se investir em transporte coletivo eletrificado (metrô, trem, trólebus, bonde) vai conseguir reduzir essa emissão, mas ao invés disso quer usar carro individual elétrico reduzindo a emissão local ao custo da poluição e consumo d'água na extração de minérios usados nas baterias. Esse corte é excelente.
A mineração moderna mesmo a do lítio recupera 100% da água utilizada no processo. Tem mais, os processos de beneficiamento recentes de lítio e outros metais estão migrando para sistemas de recuperação à seco. Então, não é bem assim essa estória.
Pois é, e o cidadão do vídeo também esqueceu de falar (ou desconhece) que a produção de Li de rocha dura (principalmente espodumenio em pegmatitos) já ultrapassou a dos salares.
*Boa conversa mas a BYD já têm uma bateria de ion de sodio muito mais barata(que vai baratear o carro eletrico, as situações estão se desenvolvendo), limpa e de fácil produção, então sobre elétricos vcs têm que pesquisar mais informações.*
Uma bateria de lition.. por mais que gaste água ou tenha outras questões ambientais. Ela polue uma vez e dura uns 15 anos. Motor combustão polue durante esses 15 anos.
A bateria de lítio polui pela conta de uns 8 anos da vida de um carro a combustão. Depois disso só fica limpo se o carro durar o resto do tempo sem precisar de uma bateria nova, e se a energia gasta nesses 8 anos for 100% limpa.
Penso a mesma coisa. Ainda não temos solicitação viável para a troca de matriz energética para carros, pensava muito nos híbridos movidos a etanol, mas ao falarem sobre a possibilidade de retirar hidrogênio do etanol isso se torna realmente viável. Ao menos no Brasil. A produção de cana teria de evoluir muito para se tornar algo sustentável.
Trabalhei no setor sucroalcooleiro por 10 anos e acredito que a proibição da queima de canavial foi a maior evolução em relação a impacto ambiental da atividade, some-se a isso o aumento de produtividade por hectare e as mais recentes tecnologias de agricultura de precisão e o ainda em desenvolvimento de plantio de gemas (seria o equivalente à semente) no ligar das tradicionais soqueiras, podemos concluir que, comparando a atividade de hoje com a da década de 80, produzimos mais do que o dobro na mesma área e poluímos muito menos da metade. Tudo isso sem contar ainda com as análises de solo que otimizam o uso de adubo, colocando mais ou menos em cada área de acordo com a necessidade e a cogeração de energia elétrica das usinas, utilizando palha e bagaço, este último que pode ser utilizado também na produção de fibras e outros produtos industriais. Por fim gostaria que mais brasileiros soubessem o quanto somos pioneiros em diversas tecnologias e eficientes na produção agrícola não só da cana, açúcar e álcool.
Tenho um amigo que tem um Tesla a dois anos, teve um probleminha que não lhe custou nada, recarrega seu carro em casa, enquanto eu com uma Silverado gasto 100 dólares toda semana de combustíveis, além da troca de óleo.
Já tive um triciclo elétrico, baterias caríssimas, não duram, velocidade e autonomia baixas, manutenção cara, preço do veículo elétrico caro, resumindo, uma "bomba", pode ser que futuramente seja viável!
Ótima entrevista, parabéns aos dois. Em minha percepção, o carro elétrico será uma realidade quando não precisar de incentivos e leis e também de sofismas dos que tentam à força, via marketing mentiroso, viabilizá-lo. Então passaremos a ter veículos elétricos como ambulâncias, viaturas de bombeiros e forças de segurança.
Você pagará taxa de "carbono". Ou seja, vão forçar o povo a migrar para o elétrico, taxando veículos a combustão. Não há nada de lindo nisso infelizmente.
Atualmente os carros eletricos sao para suprir uma necessidade imediatista para economizar dinheiro visto o custo elevados dos combustiveis nos postos.
Qual é mais fácil? Substituir toda a frota ? Ou simplesmente trocar o combustível? Só que esse último não gera muito mais consumo, né ?! É tudo uma questão de controle.
Que combustível? Esse combustível simplesmente não existe E as coisas tem que andar pra frente, não pra trás Se existe uma tecnologia melhor ela DEVE correr pelo mundo
@@mustangsdobrasil mandou um abraço mesmo, cadê essa porra ? Já faz 6 anos que eu ouço falar desse combustível sintetico e até hoje nem sinal dele aparecer E eu não me surpreenderia se chegasse por 15 ou 20 reais o litro, ai eu quero ver se o seu discurso se mantem kk
A Toyota está considerando uma reformulação de sua estratégia de carros elétricos e interrompeu alguns projetos atuais, afirmaram quatro fontes com conhecimento dos planos ainda em desenvolvimento. As propostas em análise, se adotadas, podem representar uma mudança dramática para a Toyota e reescrevem o plano de lançamento de veículos elétricos de US$ 38 bilhões que a montadora japonesa anunciou no ano passado para competir melhor com empresas como a Tesla. Um grupo de trabalho dentro da Toyota foi encarregado de delinear os planos até o início do próximo ano para melhorias em sua plataforma de veículos elétricos existente ou para uma nova arquitetura, disseram as fontes. Enquanto isso, a montadora suspendeu o trabalho em alguns dos 30 projetos elétricos anunciados em dezembro. As suspensões incluem o crossover Toyota Compact Cruiser e o Crown elétrico a bateria, de acordo com as fontes e um documento visto pela Reuters. A reformulação pode frear o lançamento de carros elétricos que já estavam sendo planejados pela Toyota. Mas também poderá dar a chance da empresa competir tendo um processo de fabricação mais eficiente, já que as vendas de veículos elétricos em todo o setor superam as projeções anteriores da Toyota. Além disso, a revisão dos planos pode atender a críticas de alguns investidores e grupos ambientais que afirmam que a Toyota está dando passos muitos lentos no mercado de elétricos. Como parte da reformulação, a Toyota está considerando uma sucessora da tecnologia e-TNGA, revelada em 2019 e base de seus veículos elétricos, o que permitirá redução de custos, disseram as fontes. O primeiro carro elétrico da Toyota baseado na e-TNGA - o crossover bZ4X - chegou ao mercado no início deste ano, embora seu lançamento tenha sido prejudicado por um recall que forçou a Toyota suspender produção a partir de junho. A produção foi retomada no início deste mês. A análise para uma mudança nos planos da empresa foi desencadeada em parte pela percepção de alguns engenheiros e executivos da Toyota de que a companhia está perdendo a guerra de custos de fábrica para a Tesla em veículos elétricos, disseram as fontes. O planejamento da Toyota havia assumido que a demanda por veículos elétricos não iria decolar antes de várias décadas, afirmaram as fontes. A Toyota projetou a e-TNGA para que os veículos elétricos pudessem ser produzidos em uma mesma linha que modelos com motores a combustão e híbridos. Isso fazia sentido com base na premissa de que a Toyota precisaria vender cerca de 3,5 milhões de elétricos por ano, quase um terço de seu volume global atual, até 2030 para ser competitiva, disseram as fontes. Mas as vendas de elétricos estão crescendo mais rápido que isso. Montadoras no mundo agora preveem que os veículos elétricos vão representar mais da metade da produção total até 2030, parte de uma onda de investimentos da indústria que atualmente soma US$ 1,2 trilhão. A pessoa que lidera a revisão da estratégia de veículos elétricos da Toyota é Shigeki Terashi, ex-diretor de competitividade, de acordo com seis fontes com conhecimento do trabalho, incluindo duas próximas à Toyota. Terashi não respondeu a um pedido de comentário. “O que está motivando o esforço de Terashi é a decolagem mais rápida que a esperada dos veículos elétricos e a adoção de inovações de ponta por Tesla e outras montadoras”, disse uma das fontes. A equipe de Terashi está considerando uma opção para prolongar a e-TNGA ao reforçá-la com a novas tecnologias, disseram três das fontes. Terashi também pode propor o fim da e-TNGA mais rapidamente e optar por uma plataforma de elétricos dedicada e projetada desde o início. Isso pode levar cerca de cinco anos para o lançamento de novos modelos, disseram duas das fontes. “Há pouco tempo a perder”, disse uma das fontes. A Toyota está trabalhando com fornecedores e considerando inovações fabris para reduzir custos como a Giga Press, uma prensa gigante que simplificou o trabalho em fábricas da Tesla. Uma área que está sendo avaliada é uma análise mais elaborada do gerenciamento de temperatura de um veículo elétrico. A tarefa envolve combinar, por exemplo, o ar condicionado dos passageiros com o controle de temperatura do motor, algo que a Tesla já realizou, disseram as fontes. Isso pode permitir à Toyota reduzir o tamanho e o peso da bateria de um carro elétrico e cortar milhares de dólares de custo por veículo, o que torna o trabalho uma “das principais prioridades” para os fornecedores da montadora Denso e Aisin. Representantes das empresas não comentaram o assunto. Tesla como referência O reconhecimento da Toyota, a maior montadora do mundo, de que a Tesla estabeleceu uma nova referência para os custos de fabricação de veículos elétricos marca uma grande reviravolta para o grupo japonês. Uma década atrás, quando a Toyota assumiu uma participação na Tesla e as duas empresas colaboraram para produzir uma versão elétrica do RAV4, muitos engenheiros da Toyota acreditavam que a tecnologia da montadora norte-americana não representava uma ameaça, disseram duas das fontes. “Eles concluíram que naquela época não havia muito o que aprender”, disse uma das fontes. A Toyota descontinuou o RAV4 elétrico em 2014 e vendeu sua participação na Tesla em 2017. Em 2018, quando a Toyota finalmente criou uma divisão dedicada para veículos com zero emissões de poluentes e começou a desenvolver uma plataforma para isso, a Tesla já tinha três modelos lançados.
Boa tarde. Até que enfim alguém com lucidez ! Etanol sequestra CO2. E ainda joga O2 na atmosfera. Sem contar os milhões de empregos que os usineiros dão. O que será desses trabalhadores se o elétrico " autorama " vingar ? Cuidado pessoal. Estamos mexendo com vespeiro. Olha o desemprego aí ! Parabéns pessoal.
O problema é que a energia solar gera mais energia por hectare do que a cana, além do que no sistema a beterias a eficiência é muito maior com pouca perda de energia.
@@Eng_Simoes famoso confia ksks, ainda vai ter td de um carro padrão, inclusive o motor só q elétrico, e se morar em lugar muito úmido provavelmente vai ter q ir na oficina fazer uma geral por conta da oxidação dos componentes.
Essas baterias não serão a solução ... Vocês vão ver na troca ... Um absurdo que quem comprou vai sentir na pele na troca delas e na venda ... Um casamento perfeito.
No Brasil a energia limpa só dá conta da demanda por que o Brasil raramente cresce sua economia por períodos longos. Basta um ano crescendo 3% que seja que as termelétricas tem de ser acionadas e começa a ter de construir novas
Alguns anos atrás houve uma grande seca com reservatórios praticamente secos. Exemplo da represa Ipiranga com várias imagens disponíveis. Agora imagine esse cenário com 50% dos carros sendo elétricos. Carro elétrico é uma ilusão, carros híbridos talvez sejam a solução
Cezar fez uma análise muito correto, pois deve ser visto pela questão da "matriz energética" e realmente o carro elétrico ainda carrega mais bateria do que ocupantes e deve ainda na questão eficiência e tempo de vida útil. Sei que não é facil desenvolver bateria mas há correria para isto e espero tão logo chegue na condição ideal. Trabalhei em uma empresa que monta packs de células de lítio e vejo o inúmeros ensaios para homologar e imagino para desenvolver , comento que segurança é um dos testes mais rigorosos. E realmente o álcool é o que proporciona melhor condição na questão da energia limpa. Parabéns pela entrevista esclarecedora.
Com certeza tem empresas automobilisticas que estão cautelozas em relação ao carro elétrico! Se eu fosse um magnata da área estaria! Excelente assunto! Parabéns!!!
Sou totalmente contra sabem o por que?, já é um baita problema das 17H às 20H o consumo elétrico das residências, imagine cada motorista chegando do trabalho e colocando o carro para carregar! Todos sabem que aumento de consumo aumenta o preço e quem vai pagar? o coitado que nem carro tem e precisa de energia para sua geladeira em casa. Não sou vidente, mas anotem este meu comentário.
Eu penso que embora as atuais baterias de Lítio e outras "Terras Raras" sejam boas, e preciso que a Tecnologia desenvolva Novos Materiais mais Ecológicas, pois Tudo que está aí, e PROVISÓRIO, será que vale a pena gastar tanto Dinheiro com algo que e possível dentro de uma década seja obsoleto.
Por lei, não se pode dirigir por mais de 10 horas e se pode dirigir no máximo 5 horas sem paradas de descanso de no mínimo 30 minutos. O problema é que isso não é fiscalizado corretamente e as empresas forçam os caminhoneiros a cumprir seus trajetos com prazos irreais, forçando os trabalhadores a ter uma carga de trabalho muito maior. Encontrar um caminhoneiro que roda 1000 km por dia não é difícil.
Moto elétrica para uso pessoal é viável. Carro só híbrido, elétrico nas rodas traseiras com pouca potência ( 10Cv ) para uso urbano e um motor ,sei lá 2 cilindros 0.8 l para compensar na estrada, com um tanque pequeno tipo 30 litros.
O carro elétrico em escala não vai ser tão fácil de implantar! É extremamente caro e a durabilidade das baterias é muito pequena! Dentro dos centros urbanos ainda é viável, mas num futuro muito distante! O Etanol na minha opinião é o futuro, com emissão de zero poluentes! E a nossa tecnologia sobre os veículos a etanol flex, já foi repassada até pra Índia, é referência mundial!
@@ricardosilva5559 Carros antigos tinham garantia baixa e vida útil longa, esses aí tem garantia de 8 anos e vida útil de 8 anos e 1 dia. Pare de ser tonto, estamos falando de obsolescência programada para aumentar o consumismo.
Pessoal sonha demais. Na década de 1950, diziam que nos anos 2000, utilizariamos foguetes e naves como meio de transporte...e a cada dia, mais trânsito e empobrecimento generalizado. Não há recursos para todos.
Recursos há, se reunirmos todas as pessoas vivas no mundo hoje e colocássemos elas grupos de 4, em moradias de um pavimento com cerca de 160 metros quadrados não ocupam a área do estado de Goiás. A questão é que, em função de vários fatores, principalmente políticos, existe uma alocação irracional desses recursos disponíveis, mas a maior parte das pessoas não está pronta para essa conversa.
É pior !Não estão conseguindo resolver os grandes problemas na terra que fornece tudo que a humanidade precisa para viver e,querem colonizar Marte que nem oxigênio tem Tá na cara que a China tá por trás de toda essa propaganda!
@@yahoooooo711 Pagando o comentário inteligente do amigo,diziam que 2001 seria a "Odisséia espacial" A única odisseia que vimos em 2001 foi no onze de Setembro --- nisso os humanos são bons kkkkkk
7:50 o átomo de carbono faz quatro ligações. Não tem como ter 5 átomos de hidrogênio em cada carbono. Na verdade são 6 átomos de hidrogênio no total, 3 pra cada carbono. A fórmula dos hidrocarbonetos é CnH2n+2, ou seja, o etano do etanol é C2H6.
O cara parece até que leu os meus comentários. A tração primária elétrica já está pronta há quase 200 anos, e já deu certo em todas as aplicações que não usam baterias plug-in, como trolebus, metrô, etc. As baterias não servem para aplicações plug-in porque elas tem um problema bem simples, mas que em essência não tem solução: Baterias não armazenam eletricidade, e sim energia química. Isso na prática significa que o carro elétrico sempre vai demorar para carregar, mesmo que haja um carregador a cada esquina. Os carregadores rapidos são extremamente caros, e em breve vão cobrar preços muito semelhantes aos dos combustíveis. Para economizar, só vai sobrar o enorme investimento de um sistema de energia solar com uma bateria no mínimo do tamanho da bateria do carro. A solução é implementar a tração primária elétrica com uma bateria pequena só para a frenagem regenerativa, e alimentar esse sistema de formas variadas até que se chegue a um consenso sobre a melhor forma de se armazenar energia em um veículo.
Eu acredito no carro elétrico com célula de etanol como solução no Brasil. O etanol de cana de açúcar é abundante no país e sua capilaridade é absurda, temos postos com etanol em praticamente qualquer lugar. E o abastecimento é feito em poucos minutos. Carregadores potentes (para carros elétricos a bateria) que possam carregar em alta velocidade (tipo uns 30 minutos) são muito caros e existem poucos pontos. Essa ausência de infraestrutura adequada ainda é um grande complicador.
O automóvel voltará ser um recurso para poucos , a tendência é trabalharmos sem a necessidade de se deslocar e se for necessário usaremos sistemas públicos de transporte. O planeta não tem recursos infinitos. Se continuarmos nesse ritmo de consumo e futilidades, provaremos nossa própria extensão
O problema todo é querer achar a solução para todos os processos já na criação da tecnologia, a primeira garrafa pet a primeira latinha não foram imediatamente recicladas, pois bem, tem que dar uma vantagem pra tecnologia sair na frente e as soluções serem criadas com o passar do tempo, não necessariamente um grupo específico de cientistas vão achar a solução pra tudo mas com a tecnologia espalhada soluções viram de onde menos se espera.
Só pra avisar ao pessoal bem intencionado que votou no Lula e que defende o meio ambiente e também o carro elétrico que o desmatamento triplicou na gestão petista sobe o comando de Dona Marina Silva! O Amor venceu!😅
Que porra o lula tem a ver com isso ? O carro elétrico é melhor e acabou Pode ser lula, bolsonaro, eneas, dom pedro segundo, quem voce quiser O carro elétrico continua sendo melhor que o carro a combustão
A pergunta q eu faço é a seguinte , o q vai acontecer com a cadeia do petróleo??? Se cair o consumo , a produção diminuir , o preço vai subir ou baixar ??? Outra é, com a matriz energetica mundial sendo gerada em mais de 60% , por fontes fósseis, falar q o carto elétrico não gera co2 , não seria uma grande mentira ???
Simplesmente não interessa Voce queima gasolina todos os dias e SÓ AGORA voce ta preocupado com poluição? Quem ta preocupado mesmo anda de cavalo ou bicicleta Eu quero um carro elétrico porque meu bolso agradece
Parabéns, César Urnahni! Vc tem visão completa de toda a sequência de processos energéticos. Não está preocupado somente com o consumidor, o que já é bom, mas com o planeta.
7:38 Pra quem ficou meio confuso nessa parte. O que ele quis dizer é que a energia "útil" num combustível como o etanol está armazenada nas ligações químicas entre os átomos. Ao fazer essas ligações os átomos compartilham elétrons entre si, de forma que esses elétrons realizam órbitas em níveis de energia maiores que o normal, armazenando assim energia na forma de potencial elétrico. Sim, o mesmo tipo de energia que nós chamamos de tensão ou voltagem.
Finalmente o lítio está sendo substituído, o Seagull da BYD será lançado dia 18 de abril já usa baterias de sódio.
Sim Gian, acho que será mais a frente, será mais uma revolução o dominio dos eletricos será com os chineses.
Também acho que isso pode ser uma nova geração aí
Mas não é sódio puro. É Litio sódio. Mas sim, seu comentário é relevante. Existem muitas baterias em desenvolvimento, tem as com grafeno, que são melhores ainda.
Vim do futuro dizer que em Maio de 2023 isso não aconteceu.
@@thalesraphael aconteceu lá fora.
Ótima explicação!! Senão a melhor de todas sobre o assunto!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Bateria é problema até pra carros a combustão. Mas nestes ainda é possível fazer um enxerto e seguir em frente. O híbrido plug-in é maravilhoso, bateria menor, mais leve e o motor a combustão não fica desperdiçando combustível no anda e para do trânsito urbano.
Finalmente alguém que entende o dia a dia da maior parte da população. Eu moro em São Paulo, num condomínio antigo, sem a mínima estrutura pra recarregar carros. O condomínio tem dificuldade pra juntar dinheiro pra pintar parede, imagina pra infraestrutura de recarga de carros. Vamos supor que eu consiga uma usina de produção de energia com a luz solar, eu uso o carro de dia, e fica parado de noite. Eu viajo pro interior de SP com frequência. É só 2 exemplos de vários que eu enxergo, fora o preço do carro, para poucos mesmo. O carro híbrido hoje é mais adequado. Mas é caro também.
Dai joga isso pro Brasil todo, tem cidade (inclusive dos Estados mais ricos: São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina), que não tem infra estrutura eletrica descente na cidade, em que se vc resolver construir um predio vc tem que trocar toda a fiaçao eletrica da rua, pra ter muito carro eletrico tem que ter infra estrutura e o Brasil não tem, o que vai ter são no máximo 5% dos municipios do país, ou seja umas 300 cidades dos quase 6000 municipio.
@@hugopaesleme5076🎯
Cara só hj pude escutar. top o podcast! parabéns Cesar! compartilho do mesmo pensamento. E parabéns João, top seu podcast.
Que explicação sensacional! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
a bateria de sódio vai ser um sucesso também, ja iniciou sua produção!
Já tem carro da JAC rondando no país com essa bateria, e a B.Y.D já está produzindo também
@@TheDanielcunhaprado qual carro? que eu saiba o js1 roda com lifepo4, a composição vai usar menos litio, mas tambem tem litio, eu tinha entendido que o da byd seria o primeiro comercial com essa tecnologia empregada.
Não é puro sódio, ainda tem lítio, que é um metal nobre e raro e pode acabar em menos de 40 anos no ritmo atual
A visão do Cesar é interessante, porém devemos observar algumas coisas para melhorar o debate: 1º a tecnologia do hidrogênio vindo etanol é interessante. Porém já faz mais de dez anos e vi recentemente que não avançou quase nada até agora. Uma coisa é saber o processo químico da coisa - molécula de hidrogênio prum lado, água pro outro, etc., porém chegar no funcionamento prático, larga escala e custo acessível é outra coisa. E pelo que vi não há uma perspectiva no curto ou médio prazo para isso.
2º Mesmo com viabilidade do hidrogênio, você poderia disponibilizar mais área para produção de alimentos e vi também que a produção de energia com placa solar produz 60 vezes mais energia em relação à cana de açúcar na mesma área.
Cana vc produz alimento: açúcar e ainda etanol. Além do mais, há muito mais energia para produzir uma usina solar e fabricar as placas, que tem um tempo limitado de vida, cerca de 30 anos de vida para cada usina solar. Já a cana é um ciclo eterno de plantio e colheita. A cana não vai deixar de ser plantada para outra cultura pq ela já produz o açúcar, e seu bagaço ainda é usado para etanol de segunda geração como a empresa Raízen faz. Além do mais toda bateria tem sua vida útil, e ela é muito poluente dado seus componentes.
Já ví várias reportagens dizendo que carros elétricos à bateria não tem futuro, pois a rede de nenhum país teria como manter uma frota 60% elétrica, fora os danos ao planeta que são maiores que um carro a etanol. Talvez a hidrogênio, mas com custos ainda inviáveis. O resto a indústria querendo vender novidades com alto valor agregado pra lucrar muito, o que é compreensível.
Disse tudo, o problema maior não é só a bateria e sim de onde vem a energia para carrega-las, a Europa que é moda ter carro elétrico consome muita energia suja, a única certeza que o carro elétrico é viável é só na cabeça dos espertos que faturam rios de dinheiro com a onda verde politicamente correta.
Por isso a maior parte da carga vc vai fazer na sua casa que será abastecida com energia solar. Isso não tem volta, acredite! O Brasil tem a maior fonte energética de energia limpa do mundo. Aqui temos muita energia Potencial pra abastecer 100% da frota elétrica sem dificuldades. E melhor, energia limpa e infinita.
@@marcelok43 Talvez vc tenha morado fora nos últimos anos, mas aqui no Brasil acionamos as termoelétricas (energia imunda) todo o ano, e nos últimos, tivemos várias crises energéticas, dependemos da chuva pra nos mantermos de luz acesa, imagine com uma frota inteira de elétricos, pesquise e verá. Basta entrar em junho e o assunto mais recorrente no “Bom dia Brasil”, da Globo, são os níveis da Represa da Cantareira, que se estiverem muito baixos São Paulo inteira pode ficar sem energia.
@@fwsbipu sou idiota por pensar diferente e ler notícias todo o inverno de que corremos risco de apagão? Ser chamado de idiota por vc é um baita elogio, vou dormir mais feliz hoje 😁
Quando inventaram o carro a gasolina tinha milhões de litros de gasolina disponíveis?
Algum país conseguia manter uma frota inteira de carros a gasolina ?
Claro que nenhum pais aguenta tanto carro elétrico, sabe porque ? PORQUE NÃO TEM CARRO ELÉTRICO NA RUA SEU ANIMAL
NINGUEM VAI CONSTRUIR DEZENAS DE USINAS PRA UMA DEMANDA QUE AINDA NEM EXISTE SUA ANTA
Esse é o autor da frase, "ronquinho de esportivo ele tem".
No Brasil durante o inverno, os reservatórios baixam, o preço da energia sobe e o presidente pede pra população economizar energia pra evitar apagão. Imagina se todos carros fossem elétricos.
Proprietários de veículos elétricos instalam painéis de energia fotovoltaica off grid exclusivamente para recarga deles. É um mercado com crescimentos absurdo aqui no Brasil. Custo zero e fora da rede elétrica. Nos 5:30 ele mesmo diz que tem um em casa. É mais normal do que imagina.
@@TheUsuario0999 solução para ricos, veja o preço de painéis solares e as baterias.
@@neblinasp ela se paga mais rápido doque voce imagina
Imagina zerar o seu gasto com combustível e de bônus zerar sua conta de energia
E não precisa de baterias, voce pode fazer o sistema on greed mesmo
Quero ver painel solar para um condomínio com pouco espaço e 100 veículos precisando carregar.
@@emanuelbaldissera6510 4 placas geram em média 300kwh/mês
Precisa de 180 placas que todo o condomínio está abastecido com 13500kwh/mês
Supondo que as baterias dos carros tenham em média 60kwh e carreguem 2 vezes por mês
60x100=6000
6000x2=12000
Sobre o espaço, obviamente não tem espaço dentro do condomínio pra todas essas placas, assim como TODAS as fontes de energia elas vão ser afastadas da cidade tendo espaço de sobra
E conforme a tecnologia for sendo atualizada vamos precisar de cada vez menos placas
Não existe bala de prata para resolver os problemas de mobilidade urbana em nível global. Veículos elétricos, híbridos, etanol, hidrogênio e a combustível fóssil coexistirão por muito tempo. Cada região terá suas peculiaridades e oportunidades para o futuro. O mais importante é manter o ritmo de desenvolvimento em todos os níveis. Sobre o que o colega falou no final de ele carregar o shopping, "sem querer" ele comentou um dos grandes avanços em estudos feitos. Está, em teste o carregador bidirecional, para que os veículos elétricos, quando estejam carregados e conectados ao grid, possam funcionar como uma "bateria", e assim manter o equilíbrio do sistema de distribuição.
A internet veio para melhorar isso. Muitas pessoas não precisam mais se locomoverem para muitos lugares.
Maravilha essa conversa precisamos de mais conteúdos como este parabéns Jana.
Uma coisa que ninguém fala na produção do Etanol e na produção da cana é o exaurimento da qualidade do solo. Não é possível usar uma área eternamente, mesmo corrigindo, adubando e etc. Já a energia solar, quanto existir sol, sim.
Um gerente usina disse que se gasta milhões litros diesel pra produzir etanol "" limpo""
Muito sábio NAS explicações sobre carros híbridos e elétricos o Cesar, seria bacana um podcast cm ele é adg juntos ambos são inteligentissimos nas explicações sobre veículos...
Europa distâncias entre cidades, são curtas, baterias aguentam autonomias, aqui no Brasil, distâncias entre cidades muito maiores, requerem baterias com potencial de carga muito maiores, aí que tá o problema, as baterias com as autonomias bem maiores
São duas questões importantes, primeiro a que precisa ser repensado o transporte coletivo, com incentivos do governo e de graça - não, não existe almoço grátis, nós vamos pagar essa conta - mas transporte coletivo faz com que extremamente eficiente faz com que menos carros vão pra rua, menor tempo se gasta no trânsito e menos stress e mais saude(?será). Trocar um pelo outro não é a solução. Investir na conectividade de carro por aplicativo, com preços acessíveis, com o transporte coletivo que em muitas regiões necessita a implementação de trens ou metros. A criação de centros de work states em regioes afastadas do centro para menor deslocamento das pessoas. Isso serve para a combustão ou eletrico.
Segunda parte é desenvolver sim o sistema de veículos eletricos com base em reciclagem de lixo orgânico e o uso do etanol ou a mistura dos dois, tornando o veiculo mais econômico e menos poluentes.
Extra.: Oba, conseguimos 80% dos CARROS e veículos eletricos, o que faremos com as pessoas que depende de salarios provinientes do mercado a combustão?
Que top este vídeo parabéns por ter trazido este conteúdo curto muito e sou um enorme entusiasta e amo de paixão estes assuntos,amo mobilidade elétrica como bicicletas elétricas e motos elétricas e sugiro ao canal trazer vídeos sobre conversão de bikes simples em elétrica.já dei o like e aguardo mais conteúdos como esse.
As pessoas precisam entender o todo e é isso que pega. Fazer um bateria gera custos Ex: desde a marmita que o funcionário precisa se alimentar para ir para fábrica trabalhar para fabricar a bateria,l. A energia gasta com todos os equipamentos envolvidos e projetados para tal serviço e o custo de descarte dessa bateria. . Os materiais químicos envolvidos na montagem da bateria, desde sua caixa, até o menor parafuso...em fim tudo consome energia para ser feito e depois desmontando ( reciclagem).
Lei de Lavoisier!
QUANTO CONHECIMENTO TEM O CÉSAR URNHANI 👏👏👏
Tenho um amigo que mora em Berlim e lá o negócio não é como a midia aqui mostra não, os carro eletricos lá tem um boicote, a galera não quer aquele negócio de guela abaixo não, e eles andam dizendo que até o tal da gasolina sintética vai cair por terra também.
Só corrigindo uma informação do vídeo: o etanol pertence ao grupo orgânico do álcool, ou seja não é um hidrocarboneto como citado no video no min 7:50
Ele se referiu a cana, que tem sacarose, um hidrocarboneto
Amigo, não sou químico, porém a composição da sacarose(açúcar) nada mais é do que um dissacarídeo obtido pela glicose e frutose. Para ser um hidrocarboneto, é necessário apenas ter moléculas de carbono e hidrogênio , e não de oxigênio como a sacarose
Tomara que os ricos compre carros elétricos, todos todos ricos,talvez assim sobre um mustang baratinho pra mim comprar e tê-lo pelos menos um ano,da minha vida,será lindo
Boa analogia, mas já existem projetos nos estágios finais de baterias de sodio, além de um carro a hidrogênio só liberar água (já q pra liberar energia ele se junta com oxigênio e como vcs sabem gera basicamente água) se em um futuro próximo for usado energia limpa pra extrair o hidrogênio da água e assim distribuir para os futuros postos de hidrogênio onde os carros seriam abastecidos isso seria maravilhoso, já existem inclusive projetos em desenvolvimento de motores de aviões à hidrogênio, além de carros que funcionam diretamente com a combustão do hidrogênio. Vale dar uma pesquisada sobre é um futuro muito bom que já está em desenvolvimento, mas infelizmente à algumas década de distância.
São os mercados, isso é tudo a mão negra dos mercados, exatamente a mesma da indústria farmacêutica, e aquela que barrou a vida do cara que criou o óleo diesel. Pesquise e vai saber.
O problema do hidrogênio é o custo altíssimo da sua produção, que acredito ser o melhor caminho, seja por combustão ou por reação, mas esbarra na tecnologia antiquada ainda para produção e ainda o transporte.
Não só o custo. O hidrogênio é um combustível poderoso e o seu armazenamento ou produção em grandes quantidades, se torna perigoso.
A posche tá desenvolvendo gasolina sintética no Chile....esse ano já foi testado e produzido,e os veículos não precisam fazer nenhuma modificação..
..
Hidrogênio/ methanol.
@@elpinguinoparaiba5336ahhh beleza, paga 20 conto no litro e ta tudo certo
Tenho dúvidas. Quantos hectares de plantação de cana seriam necessários para dar base aos veículos de hidrogênio? Isso importaria em ocupação de vastas terras férteis e tb alto consumo de água.
Tvz o melhor seja uso compartilhado das baterias e reciclagem das mesmas.
Na prática para a realidade brasileira essa cana já está plantada. O etanol q é usado hj para o motor a combustão vai virar hidrogênio dentro do próprio veículo e de lá vai virar eletricidade na célula. Desta forma se o etanol da 11 km por litro a média vai dobrar... Outro trunfo da cana é o etanol celulosico. 1 hectare com essa tecnologia da também quase o dobro do etanol convencional.
Quanto aos impactos ambientais da lavoura este de fato são enormes... contudo , e não sei se é verdade, a quantidade de água para se produzir o lítio também é enorme.
O problema é tratar o que deveria ser um bem durável como descartável, a produção gera devastação e o descarte gera poluição permanente, outra falácia é querer meter carro elétrico em um mundo que vive em crise energética e a crise energética ainda é resolvida com usinas termoelétricas nos países que figuram como as maiores potências tecnológicas do mundo. 😅😅😅😅
@mwm...
Usinas à carvão e gás são as mesmas que alimentam hospitais, escolas, trens, residências, carros elétricos, etc.
Só o fato de elétricos substituírem, aos poucos, os obsoletos e ineficazes motores à combustível fóssil, já é vantagem. Ainda mais com as baterias à base de sódio substituindo as de lítio.
Até a substituição, as usinas nucleares, gás e carvão continuarão, mas sem os motores à combustão interna para acompanhá-las na poluição atmosférica. 👍
Esqueceu de falar sobre o consumo de quase 12 litros de água para a produção de 1 litro de etanol...
Esqueceu de falar que quando se planta a cana, e ela cresce, consome o CO² e devolve oxigênio para a atmosfera...
Aqui no Brasil não se consegue vaga nem para estacionar, quanto mais, com infra-estrutura para carregar as baterias do veículo. Carro não é celular, esquece. Defendo o desenvolvimento do carro híbrido, gerando a energia de seu próprio consumo. Essa coisa de ligar o carro na tomada, respeito quem pensa diferente, mas isso não é solução para o carro elétrico.
A linha de produção do álcool é muito maio que a simples plantação, produções caminhão e tratore e diesel nas plantação, levar o álcool até os postos tem que fabricar caminhão e gastos de diesel e lubrificante, a conta é bem maior
Para caminhoes tem o o biodiesel.
Perfeito, finalmente alguém levantou essa bola do desperdício de água! A solução mais barata para as emissões no setor de transporte urbano já foi inventada, é o teletrabalho. A segunda solução mais barata também já foi inventada, é o tal planejamento urbano. Planejamento urbano tem impactos positivos inclusive na segurança pública. A produção de H2 através da eletrólise da água é uma solução péssima, pois o efluente dessa reação é uma água rica em água pesada, que é radiotiva.
A solução mais barata de mobilidade urbana é a bicicleta, e ainda ajuda na saúde.
Teletrabalho, via de regra, é coisa de quem não quer trabalhar, só finge.
Cara sua afirmação não faz muito sentido, a eletrólise de água salgada gera gás hidrogênio, cloro gás (usado para tratamento de água) e hidróxido de sódio (soda cáustica), não tem como geral água radioativa se não tem elementos radioativos no processo.
Excelente comentário, única consideração que não concordo é sobre a radioatividade da água residual. Ela é de fato corrosiva, mas não tenho conhecimento de nenhuma fonte que aponte radioatividade.
@@getulioalcantara2277 fale por você.
Célula de hidrogênio a álcool. Brasil pode ser líder nessa tecnologia. A Toyota e a Unicamp se não me engano pesquisam essa alternativa na forma de armazenamento de energia
O Miray da Toyota já está rodando nos EUA 🇺🇸 com Hidrogênio , qnd o vi na rua por lá achei diferente por ser Toyota, era o Miray e qnd pesquisei vi q era a hidrogênio .
Vai sim…
Depender de cana é complicado, se o produtor achar que dá mais lucro fazer açúcar e exportar, acabou.
A Toyota lançou em 2014 na Califórnia, mas até hoje não emplacou, mas seguem insistindo, apesar de que em 2022 estava entre os 5 piores vendidos.
Sou agrônomo, e longe de mim questionar o César que é uma sumidade no campo automotivo, mas o etanol da cana de açúcar pra mim também não é viável pela própria questão produtiva da cana. Qualquer cultura agrícola necessita de manejo adequado, muita água (no caso da cana e outras culturas), e fertilizantes químicos que, a exemplo dos fosforados, estão fadados à escassez nas próximas décadas. Se a eletrificação brasileira por meio do etanol representar no futuro mais da metade das fontes renováveis, temo que não só produtos à base de açúcar encarecerão mas os alimentos como um todo, incluindo a proteína animal que necessita de soja para a ração e por conseguinte de fertilizantes que também serão usados para a produção de energia, em detrimento das fontes de origem fóssil, que representam uma alternativa, ainda que suja, imediata de fácil extração e refino, sem a necessidade de insumos agrícolas tão importantes para a alimentação humana.
Outra coisa ruim do carro eletrico é que ele gera mais co2 do que "economizaria" então meio q da na mesma.
Deveríamos proibir vulcões. Eles poluem mais do que o ser humano jamais poluiu.
Excelente informações
O morador das grandes cidades gera muita poluição local que pode ser compensada pela cana plantadaà centenas de quilômetros de distância. Se investir em transporte coletivo eletrificado (metrô, trem, trólebus, bonde) vai conseguir reduzir essa emissão, mas ao invés disso quer usar carro individual elétrico reduzindo a emissão local ao custo da poluição e consumo d'água na extração de minérios usados nas baterias. Esse corte é excelente.
Relaxa, ja tem onibus eleteico tambem
Se você usar o etanol como bateria líquida, depois de usado, o que sobra ?
Ressaca
A mineração moderna mesmo a do lítio recupera 100% da água utilizada no processo. Tem mais, os processos de beneficiamento recentes de lítio e outros metais estão migrando para sistemas de recuperação à seco. Então, não é bem assim essa estória.
Pois é, e o cidadão do vídeo também esqueceu de falar (ou desconhece) que a produção de Li de rocha dura (principalmente espodumenio em pegmatitos) já ultrapassou a dos salares.
*Boa conversa mas a BYD já têm uma bateria de ion de sodio muito mais barata(que vai baratear o carro eletrico, as situações estão se desenvolvendo), limpa e de fácil produção, então sobre elétricos vcs têm que pesquisar mais informações.*
Uma bateria de lition.. por mais que gaste água ou tenha outras questões ambientais. Ela polue uma vez e dura uns 15 anos. Motor combustão polue durante esses 15 anos.
A bateria de lítio polui pela conta de uns 8 anos da vida de um carro a combustão. Depois disso só fica limpo se o carro durar o resto do tempo sem precisar de uma bateria nova, e se a energia gasta nesses 8 anos for 100% limpa.
As filas pra recarregar Teslas na Europa está kilometrica nas estradas
Penso a mesma coisa. Ainda não temos solicitação viável para a troca de matriz energética para carros, pensava muito nos híbridos movidos a etanol, mas ao falarem sobre a possibilidade de retirar hidrogênio do etanol isso se torna realmente viável. Ao menos no Brasil. A produção de cana teria de evoluir muito para se tornar algo sustentável.
Trabalhei no setor sucroalcooleiro por 10 anos e acredito que a proibição da queima de canavial foi a maior evolução em relação a impacto ambiental da atividade, some-se a isso o aumento de produtividade por hectare e as mais recentes tecnologias de agricultura de precisão e o ainda em desenvolvimento de plantio de gemas (seria o equivalente à semente) no ligar das tradicionais soqueiras, podemos concluir que, comparando a atividade de hoje com a da década de 80, produzimos mais do que o dobro na mesma área e poluímos muito menos da metade.
Tudo isso sem contar ainda com as análises de solo que otimizam o uso de adubo, colocando mais ou menos em cada área de acordo com a necessidade e a cogeração de energia elétrica das usinas, utilizando palha e bagaço, este último que pode ser utilizado também na produção de fibras e outros produtos industriais.
Por fim gostaria que mais brasileiros soubessem o quanto somos pioneiros em diversas tecnologias e eficientes na produção agrícola não só da cana, açúcar e álcool.
A bateria pode ser sólida ou líquida. Hidrogênio é eletricidade pura.
Tenho um amigo que tem um Tesla a dois anos, teve um probleminha que não lhe custou nada, recarrega seu carro em casa, enquanto eu com uma Silverado gasto 100 dólares toda semana de combustíveis, além da troca de óleo.
Pois é, as pessoas complicam as coisas. Carro elétrico funciona e é bom demais, muita gente não tem simplesmente e somente pelo preço
@@renatarevisora5057 Só fazer a sua própria bateria. Não é difícil.
Imagina numa estrada 20 elétricos precisando de carga e o posto com 6 pontos de recarga. Vai ter que ter hotel e restaurante em posto de recarga.
Por isso que comprei um carro elétrico e uma carretinha com um gerador à diesel.
@@PeX218😂😂😂
A produção das placas solares também são limpas?
São. Todo dia passam esfregão no chão das fábricas
@@PeX218 😂😂😂
Hahahahhahaa ele defendendo o carro elétrico o detonou totalmente! Curti esta entrevista dele...
Já tive um triciclo elétrico, baterias caríssimas, não duram, velocidade e autonomia baixas, manutenção cara, preço do veículo elétrico caro, resumindo, uma "bomba", pode ser que futuramente seja viável!
Voce quer comparar a merda do seu triciclo com um carro ?
E o problema de explosão das baterias? Imagine centenas de veículos pegando fogo dentro das garagens.
Fogo que não apaga.
Isso do litio pode ser dito do minério de ferro ou da soja que tem pegada hídrica elevada
Ótima entrevista, parabéns aos dois. Em minha percepção, o carro elétrico será uma realidade quando não precisar de incentivos e leis e também de sofismas dos que tentam à força, via marketing mentiroso, viabilizá-lo. Então passaremos a ter veículos elétricos como ambulâncias, viaturas de bombeiros e forças de segurança.
Você pagará taxa de "carbono". Ou seja, vão forçar o povo a migrar para o elétrico, taxando veículos a combustão. Não há nada de lindo nisso infelizmente.
Atualmente os carros eletricos sao para suprir uma necessidade imediatista para economizar dinheiro visto o custo elevados dos combustiveis nos postos.
A energia fotovoltaica é importante pra carregar, veículos elétricos.
E o carro movido a ar comprimido? A franca fabrica mas creio que eh so para uso interno. A fabrica fica em Nice.
Preço bateria ou qualquer coisa depende da escala de produção.
Qual é mais fácil? Substituir toda a frota ? Ou simplesmente trocar o combustível? Só que esse último não gera muito mais consumo, né ?! É tudo uma questão de controle.
Que combustível?
Esse combustível simplesmente não existe
E as coisas tem que andar pra frente, não pra trás
Se existe uma tecnologia melhor ela DEVE correr pelo mundo
@@ricardosilva5559 combustível sintético mandou um abraço. É o prego que faltava no caixão do carro elétrico. Até a F1 vai usar.
@@mustangsdobrasil mandou um abraço mesmo, cadê essa porra ?
Já faz 6 anos que eu ouço falar desse combustível sintetico e até hoje nem sinal dele aparecer
E eu não me surpreenderia se chegasse por 15 ou 20 reais o litro, ai eu quero ver se o seu discurso se mantem kk
Na zona também, você ta fazendo amor e ao mesmo tempo o carro ta carregando ..kkkkkkkkkkkk
Ele está desatualizado, a bateria de sódio já é uma evolução em relação a de Lítio....
A Toyota está considerando uma reformulação de sua estratégia de carros elétricos e interrompeu alguns projetos atuais, afirmaram quatro fontes com conhecimento dos planos ainda em desenvolvimento.
As propostas em análise, se adotadas, podem representar uma mudança dramática para a Toyota e reescrevem o plano de lançamento de veículos elétricos de US$ 38 bilhões que a montadora japonesa anunciou no ano passado para competir melhor com empresas como a Tesla.
Um grupo de trabalho dentro da Toyota foi encarregado de delinear os planos até o início do próximo ano para melhorias em sua plataforma de veículos elétricos existente ou para uma nova arquitetura, disseram as fontes.
Enquanto isso, a montadora suspendeu o trabalho em alguns dos 30 projetos elétricos anunciados em dezembro. As suspensões incluem o crossover Toyota Compact Cruiser e o Crown elétrico a bateria, de acordo com as fontes e um documento visto pela Reuters.
A reformulação pode frear o lançamento de carros elétricos que já estavam sendo planejados pela Toyota. Mas também poderá dar a chance da empresa competir tendo um processo de fabricação mais eficiente, já que as vendas de veículos elétricos em todo o setor superam as projeções anteriores da Toyota.
Além disso, a revisão dos planos pode atender a críticas de alguns investidores e grupos ambientais que afirmam que a Toyota está dando passos muitos lentos no mercado de elétricos.
Como parte da reformulação, a Toyota está considerando uma sucessora da tecnologia e-TNGA, revelada em 2019 e base de seus veículos elétricos, o que permitirá redução de custos, disseram as fontes.
O primeiro carro elétrico da Toyota baseado na e-TNGA - o crossover bZ4X - chegou ao mercado no início deste ano, embora seu lançamento tenha sido prejudicado por um recall que forçou a Toyota suspender produção a partir de junho. A produção foi retomada no início deste mês.
A análise para uma mudança nos planos da empresa foi desencadeada em parte pela percepção de alguns engenheiros e executivos da Toyota de que a companhia está perdendo a guerra de custos de fábrica para a Tesla em veículos elétricos, disseram as fontes.
O planejamento da Toyota havia assumido que a demanda por veículos elétricos não iria decolar antes de várias décadas, afirmaram as fontes.
A Toyota projetou a e-TNGA para que os veículos elétricos pudessem ser produzidos em uma mesma linha que modelos com motores a combustão e híbridos.
Isso fazia sentido com base na premissa de que a Toyota precisaria vender cerca de 3,5 milhões de elétricos por ano, quase um terço de seu volume global atual, até 2030 para ser competitiva, disseram as fontes.
Mas as vendas de elétricos estão crescendo mais rápido que isso. Montadoras no mundo agora preveem que os veículos elétricos vão representar mais da metade da produção total até 2030, parte de uma onda de investimentos da indústria que atualmente soma US$ 1,2 trilhão.
A pessoa que lidera a revisão da estratégia de veículos elétricos da Toyota é Shigeki Terashi, ex-diretor de competitividade, de acordo com seis fontes com conhecimento do trabalho, incluindo duas próximas à Toyota. Terashi não respondeu a um pedido de comentário.
“O que está motivando o esforço de Terashi é a decolagem mais rápida que a esperada dos veículos elétricos e a adoção de inovações de ponta por Tesla e outras montadoras”, disse uma das fontes.
A equipe de Terashi está considerando uma opção para prolongar a e-TNGA ao reforçá-la com a novas tecnologias, disseram três das fontes.
Terashi também pode propor o fim da e-TNGA mais rapidamente e optar por uma plataforma de elétricos dedicada e projetada desde o início. Isso pode levar cerca de cinco anos para o lançamento de novos modelos, disseram duas das fontes. “Há pouco tempo a perder”, disse uma das fontes.
A Toyota está trabalhando com fornecedores e considerando inovações fabris para reduzir custos como a Giga Press, uma prensa gigante que simplificou o trabalho em fábricas da Tesla.
Uma área que está sendo avaliada é uma análise mais elaborada do gerenciamento de temperatura de um veículo elétrico. A tarefa envolve combinar, por exemplo, o ar condicionado dos passageiros com o controle de temperatura do motor, algo que a Tesla já realizou, disseram as fontes.
Isso pode permitir à Toyota reduzir o tamanho e o peso da bateria de um carro elétrico e cortar milhares de dólares de custo por veículo, o que torna o trabalho uma “das principais prioridades” para os fornecedores da montadora Denso e Aisin. Representantes das empresas não comentaram o assunto.
Tesla como referência
O reconhecimento da Toyota, a maior montadora do mundo, de que a Tesla estabeleceu uma nova referência para os custos de fabricação de veículos elétricos marca uma grande reviravolta para o grupo japonês.
Uma década atrás, quando a Toyota assumiu uma participação na Tesla e as duas empresas colaboraram para produzir uma versão elétrica do RAV4, muitos engenheiros da Toyota acreditavam que a tecnologia da montadora norte-americana não representava uma ameaça, disseram duas das fontes.
“Eles concluíram que naquela época não havia muito o que aprender”, disse uma das fontes.
A Toyota descontinuou o RAV4 elétrico em 2014 e vendeu sua participação na Tesla em 2017.
Em 2018, quando a Toyota finalmente criou uma divisão dedicada para veículos com zero emissões de poluentes e começou a desenvolver uma plataforma para isso, a Tesla já tinha três modelos lançados.
Vou esperar sair o filme.
Um tópico que o César não comentou é o altíssimo impacto ambiental da cana de açúcar no consumo de água doce e no desmatamento para plantar canavial.
Viver tem um impacto ambiental
vc deve chorar vendo o por do sol kkkkkkkkk
Custos do carro elétrico e da instalação da energia fotovoltaica, nas residências no planeta.
Boa tarde. Até que enfim alguém com lucidez ! Etanol sequestra CO2. E ainda joga O2 na atmosfera. Sem contar os milhões de empregos que os usineiros dão. O que será desses trabalhadores se o elétrico " autorama " vingar ? Cuidado pessoal. Estamos mexendo com vespeiro. Olha o desemprego aí ! Parabéns pessoal.
Ja mudou o discursso....agora é o motor que fica, antes era o carro que nao ia dar certo. Tem que ficar ligado e sempre comparar os podcasts.
O problema é que a energia solar gera mais energia por hectare do que a cana, além do que no sistema a beterias a eficiência é muito maior com pouca perda de energia.
11:31 "2 coelhos com uma caixa d'água só".
Ok
Vim aqui para escrever isso tbm. Kkkkk
É a solução verde... kkkkkk
O cara falou que motor elétrico ia acabar e agora vem com esse papinho de que queria dizer que a bateria que é o problema 😂
Carro elétrico é o terror das oficinas, seja bem-vindo!
vai ter oficina pra elétrico tbm filho, skskk
Por que não tem peça pra quebrar.
@@Eng_Simoes famoso confia ksks, ainda vai ter td de um carro padrão, inclusive o motor só q elétrico, e se morar em lugar muito úmido provavelmente vai ter q ir na oficina fazer uma geral por conta da oxidação dos componentes.
@@arquivoperdido5930 pensa que tá falando com leigo. Aqui tem 15 anos de engenharia automotiva nas costas
@@Eng_Simoes mas aparentou ser
Essas baterias não serão a solução ... Vocês vão ver na troca ... Um absurdo que quem comprou vai sentir na pele na troca delas e na venda ... Um casamento perfeito.
A bateria mata o carro elétrico, a bateria por enquanto é o grande problema do carro elétrico!!!
No Brasil a energia limpa só dá conta da demanda por que o Brasil raramente cresce sua economia por períodos longos. Basta um ano crescendo 3% que seja que as termelétricas tem de ser acionadas e começa a ter de construir novas
Então construa ué, dinheiro em Brasília eu sei muito bem que tem
Apesar de todos os problemas das baterias resolvidos.....
Mas não tem..... não terá carro elétrico que substitua o ronco de um motor
Alguns anos atrás houve uma grande seca com reservatórios praticamente secos. Exemplo da represa Ipiranga com várias imagens disponíveis. Agora imagine esse cenário com 50% dos carros sendo elétricos. Carro elétrico é uma ilusão, carros híbridos talvez sejam a solução
Hélio 3, energia infinita
Cezar fez uma análise muito correto, pois deve ser visto pela questão da "matriz energética" e realmente o carro elétrico ainda carrega mais bateria do que ocupantes e deve ainda na questão eficiência e tempo de vida útil. Sei que não é facil desenvolver bateria mas há correria para isto e espero tão logo chegue na condição ideal. Trabalhei em uma empresa que monta packs de células de lítio e vejo o inúmeros ensaios para homologar e imagino para desenvolver , comento que segurança é um dos testes mais rigorosos. E realmente o álcool é o que proporciona melhor condição na questão da energia limpa. Parabéns pela entrevista esclarecedora.
Com certeza tem empresas automobilisticas que estão cautelozas em relação ao carro elétrico! Se eu fosse um magnata da área estaria! Excelente assunto! Parabéns!!!
Sou totalmente contra sabem o por que?, já é um baita problema das 17H às 20H o consumo elétrico das residências, imagine cada motorista chegando do trabalho e colocando o carro para carregar!
Todos sabem que aumento de consumo aumenta o preço e quem vai pagar? o coitado que nem carro tem e precisa de energia para sua geladeira em casa. Não sou vidente, mas anotem este meu comentário.
Basta não ser idiota e instalar uma fotovoltaica
Eu penso que embora as atuais baterias de Lítio e outras "Terras Raras" sejam boas, e preciso que a Tecnologia desenvolva Novos Materiais mais Ecológicas, pois Tudo que está aí, e PROVISÓRIO, será que vale a pena gastar tanto Dinheiro com algo que e possível dentro de uma década seja obsoleto.
Esse podcast é foda !
Na Europa um camionista tem um tempo limite de (não sei ao certo) 8 h para conduzir. Não entendi o "no Brasiu 500 Km's não é nada!?"
Um abraço,
Por lei, não se pode dirigir por mais de 10 horas e se pode dirigir no máximo 5 horas sem paradas de descanso de no mínimo 30 minutos. O problema é que isso não é fiscalizado corretamente e as empresas forçam os caminhoneiros a cumprir seus trajetos com prazos irreais, forçando os trabalhadores a ter uma carga de trabalho muito maior. Encontrar um caminhoneiro que roda 1000 km por dia não é difícil.
Moto elétrica para uso pessoal é viável.
Carro só híbrido, elétrico nas rodas traseiras com pouca potência ( 10Cv ) para uso urbano e um motor ,sei lá 2 cilindros 0.8 l para compensar na estrada, com um tanque pequeno tipo 30 litros.
Poucas palavras e muita merda dita.
César só faltou desenhar! E tem gente que não entendeu nada.
Excelente César
Aham… barulho de esportivo ele tem, né?
@@verdeflying Hahaha 😆 o ronco do motor e da bose
Ele confunde termos na explicação, é até bom não entender tudo.
Energia e eletricidade não são a mesma coisa mas ele trata como se fosse.
@@anthonymarcelo9733 No low, no highs, must be Bose.
Para quem falou ( e recebeu $ ) que Veloster era esportivo, eu desconsidero tudo que ele fala
Mas Veloster é esportivo…
Esportivo à brasileira
O carro elétrico em escala não vai ser tão fácil de implantar! É extremamente caro e a durabilidade das baterias é muito pequena! Dentro dos centros urbanos ainda é viável, mas num futuro muito distante! O Etanol na minha opinião é o futuro, com emissão de zero poluentes! E a nossa tecnologia sobre os veículos a etanol flex, já foi repassada até pra Índia, é referência mundial!
As baterias tem 8 anos de garantia seu animal
Esses argumentos de dar uma de perdido não cola mais
@@ricardosilva5559 não gostou da minha opinião? FODASSE! E a propósito Geração Enzo! Vai tratar seu TDAH e vai mexer o seu celular que a mamãe deu!
@@ricardosilva5559 8 anos é pouco. Tem carro que dura décadas
@@PeX2188 anos de GARANTIA
G A R A N T I A
Voce sabe a diferença de garantia e vida útil, não preciso desenhar né
@@ricardosilva5559 Carros antigos tinham garantia baixa e vida útil longa, esses aí tem garantia de 8 anos e vida útil de 8 anos e 1 dia.
Pare de ser tonto, estamos falando de obsolescência programada para aumentar o consumismo.
Pessoal sonha demais. Na década de 1950, diziam que nos anos 2000, utilizariamos foguetes e naves como meio de transporte...e a cada dia, mais trânsito e empobrecimento generalizado. Não há recursos para todos.
Enfim um comentário inteligente parabéns... ainda existe mente inteligente e não um comentário papo d mimimi ou nutella.
Recursos há, se reunirmos todas as pessoas vivas no mundo hoje e colocássemos elas grupos de 4, em moradias de um pavimento com cerca de 160 metros quadrados não ocupam a área do estado de Goiás. A questão é que, em função de vários fatores, principalmente políticos, existe uma alocação irracional desses recursos disponíveis, mas a maior parte das pessoas não está pronta para essa conversa.
É pior !Não estão conseguindo resolver os grandes problemas na terra que fornece tudo que a humanidade precisa para viver e,querem colonizar Marte que nem oxigênio tem
Tá na cara que a China tá por trás de toda essa propaganda!
@@yahoooooo711 Pagando o comentário inteligente do amigo,diziam que 2001 seria a "Odisséia espacial"
A única odisseia que vimos em 2001 foi no onze de Setembro --- nisso os humanos são bons kkkkkk
Como é fácil achar um esquerdista né Sr.Vaunz.
Cultura também. Top
7:50 o átomo de carbono faz quatro ligações. Não tem como ter 5 átomos de hidrogênio em cada carbono. Na verdade são 6 átomos de hidrogênio no total, 3 pra cada carbono. A fórmula dos hidrocarbonetos é CnH2n+2, ou seja, o etano do etanol é C2H6.
Temos satelite no espaço com 50 anos em atividade
Quero ver onde vão arranjar novas fontes de energia elétrica... Com certeza o preço da energia elétrica irá disparar
O cara parece até que leu os meus comentários. A tração primária elétrica já está pronta há quase 200 anos, e já deu certo em todas as aplicações que não usam baterias plug-in, como trolebus, metrô, etc.
As baterias não servem para aplicações plug-in porque elas tem um problema bem simples, mas que em essência não tem solução: Baterias não armazenam eletricidade, e sim energia química. Isso na prática significa que o carro elétrico sempre vai demorar para carregar, mesmo que haja um carregador a cada esquina. Os carregadores rapidos são extremamente caros, e em breve vão cobrar preços muito semelhantes aos dos combustíveis. Para economizar, só vai sobrar o enorme investimento de um sistema de energia solar com uma bateria no mínimo do tamanho da bateria do carro.
A solução é implementar a tração primária elétrica com uma bateria pequena só para a frenagem regenerativa, e alimentar esse sistema de formas variadas até que se chegue a um consenso sobre a melhor forma de se armazenar energia em um veículo.
Eu acredito no carro elétrico com célula de etanol como solução no Brasil. O etanol de cana de açúcar é abundante no país e sua capilaridade é absurda, temos postos com etanol em praticamente qualquer lugar. E o abastecimento é feito em poucos minutos. Carregadores potentes (para carros elétricos a bateria) que possam carregar em alta velocidade (tipo uns 30 minutos) são muito caros e existem poucos pontos. Essa ausência de infraestrutura adequada ainda é um grande complicador.
O automóvel voltará ser um recurso para poucos , a tendência é trabalharmos sem a necessidade de se deslocar e se for necessário usaremos sistemas públicos de transporte. O planeta não tem recursos infinitos. Se continuarmos nesse ritmo de consumo e futilidades, provaremos nossa própria extensão
O problema todo é querer achar a solução para todos os processos já na criação da tecnologia, a primeira garrafa pet a primeira latinha não foram imediatamente recicladas, pois bem, tem que dar uma vantagem pra tecnologia sair na frente e as soluções serem criadas com o passar do tempo, não necessariamente um grupo específico de cientistas vão achar a solução pra tudo mas com a tecnologia espalhada soluções viram de onde menos se espera.
8:13 só para lembrar açúcar é C6H12O6 ou C5H10O5 ....
Excelente
Só pra avisar ao pessoal bem intencionado que votou no Lula e que defende o meio ambiente e também o carro elétrico que o desmatamento triplicou na gestão petista sobe o comando de Dona Marina Silva! O Amor venceu!😅
Que porra o lula tem a ver com isso ?
O carro elétrico é melhor e acabou
Pode ser lula, bolsonaro, eneas, dom pedro segundo, quem voce quiser
O carro elétrico continua sendo melhor que o carro a combustão
A pergunta q eu faço é a seguinte , o q vai acontecer com a cadeia do petróleo??? Se cair o consumo , a produção diminuir , o preço vai subir ou baixar ???
Outra é, com a matriz energetica mundial sendo gerada em mais de 60% , por fontes fósseis, falar q o carto elétrico não gera co2 , não seria uma grande mentira ???
Simplesmente não interessa
Voce queima gasolina todos os dias e SÓ AGORA voce ta preocupado com poluição?
Quem ta preocupado mesmo anda de cavalo ou bicicleta
Eu quero um carro elétrico porque meu bolso agradece
Carro elétrico também polui no descarte e reciclagem das baterias. A solução e o etanol !!!
E os celulares e laptops? Pra eles a bateria não tem problema?