Eu sou Tao feliz com meu palio 97! Que me dá vontade rir, sou classe média! Gosto de viver bem, más, carro, para dentro de cidade hoje! Parceiro, em hipotese nenhuma pode tirar sua paz. Tem que ser bom, barato e econômico. E ponto final.
Bom carro. Só fique esperto em relação à qualidade das mangueiras de fluido de direção hidráulica. Algumas passam por cima do coletor de escape. Como são mangueiras de plástico emborrachado, com o tempo elas podem ressecar e rachar, provocando vazamentos de fluido. O fluido pode cair no coletor de escape quente e entrar em combustão, incendiando o carro. É uma falha de projeto que afeta o Palio de 96 a 2002 e existem muitos relatos de incêndio por esse motivo. Depois de 2002, a distribuição das mangueiras é diferente, não passa mais por cima do coletor de escape. Nunca houve recall, nem existe uma solução definitiva. É só ficar de olho no estado de conservação das mangueiras e trocar quando estiverem ficando velhas.
o principal vc não flw, Não pode atrair ladrão. meu vizinho com um yaris de 2022/2023 gastou 12 mil no cambio. até agora não entendi oque aconteceu o carro tava com 19 mil km rodado e deu um bo deste tamanho.
O Brasil é um país onde o consumidor inevitavelmente sempre será enganado no preço. Quem aprende isso cedo consegue valorizar o dinheiro que tem sem fazer merda.
Tenho um Citroen C3 2007. Perfeito no design e no desempenho (de acordo com sua categoria). Recentemente tive meu primeiro acidente: a noite não percebi o ponto certo de fazer uma manobra e quase capotei numa passagem esburacada. O carro só teve uns poucos problemas de lanternagem. Está novo de novo! Esperei o lançamento no Brasil do modelo do C3 2016 que apareceu na Europa. Design perfeito! Mas jamais lançaram aqui. Uma burrice completa! Então lançaram o C4 Cactus inspirado naquele C3 Europeu 2016. É hoje o maior sucesso da Citroen no Brasil. Mas o meu C3 2007 vai comigo até o fim dos tempos!
Aconteceu com o Cobalt, a partir de 2017 o carro é tão economico, com custo benefício tão bom que tiraram de linha. O meu tem 7 anos, faz 11km com etanol na cidade desde que veio da fábrica. Manutenção tranquila.
Trabalhei no depto de eng de prpdução da antiga Unifrio , depois SICOM em SC. Produziam 80% do mercado de compressores herméticos do BR. Um compressor era testado para durar 20 anos.
Tenho uma Spacefox 2011. Não me dá problema e é um carrão completíssimo. Faço as manutenções períodicas e só. Um carro sensacional. Acho que por isso tiraram esse modelo de linha. Um carro bem mais novo equivalente a ele não é menos que R$200k e talvez não tenha a mesma durabilidade. Às vezes penso em trocar por conta do ano mas me lembro de tudo isso aí, carros descartáveis.
Tive um crossfox 2009, só alegria, me arrependi de ter vendido. Hoje jeep renegade problemas de trocador de calor, óleo, câmbio. A diferença investiria em ações.
Entendo seu ponto, mas vale salientar que a taxa de juros não é o que causa, é mais uma das consequências, de uma política econômica totalmente equivocada(esse é o real problema). Nossa moeda é desvalorizada, cada vez valendo menos com a inflação sempre em alta, além disso a inadimplência é alta (pessoas que pegam emprestimo e não pagam), como numa situação dessas a taxa de juros poderia ser baixa? Além desses fatores que são praticamente fixos no Brasil, agora também temos container praticamente no preço da pandemia(que pipocou), nossos portos não suportam as importações que chegam, levando muito mais dias pra descarregar tudo o que eleva o preço, e por fim a taxa o imposto cobrado que é altíssimo(onde pagamos um segundo carro só no imposto). Então a taxa de juros não é um problema, é uma consequência de um problema maior, e essa consequência é o que enxergamos e afeta os produtos finais, e normalmente ignoramos o causador real, o verdadeiro problema. É tipo querer tratar uma doança que causa febre, apenas com remédio para controlar a febre, no fim é pior pois você vela a doença e não trata o principal problema, que se agrava, a febre passando você continua doente e hora ou outra ela volta pior ou outro sintoma surge!
Tenho um Honda Civic 2003 1.7 16v muito econômico completo o antigo dono tinha trocado os bancos velhos por novos, volante em couro com uma costura linda, painel novo, sem IPVA e 160,00 de licenciamento ,não quero saber de carro novo com acabamento em plástico horrível, pelado e custando um absurdo. 😃👍🇧🇷
1.7 econômica não né amigo. Tenho um Fiat Bravo também e carro muito bom, acabamento lindo, confortável, forte e consumo bom, mais barato que um Renault ou Mobi de plástico.
@@ricardomaia195o modelo 1.7 é econômico, o meu automático faz 14km/l, já vi modelos manuais que fazem 18 km/L. O modelo 1.7 é o mais econômico dos Civic, só é manco.
Lembro quando tinha uma geladeira velha em casa. Trocamos em 2008 e quando meus pais a compraram, ela já era usada. Isso no final dos anos 80. Já a que foi comprada em 2008 durou 5 anos. Se os produtos fossem tão bons quanto antes, ninguém precisaria ser "consumista" Hoje em dia, uma tv dura 3 anos se vc der sorte. Tenho um Corsa Milenium 2002 que comprei faz 3 anos. Era de um proprietário zeloso. Até o momento me deu 0 dor de cabeça.
Comprei um tv de led durou 7 anos. Não teve conserto
2 หลายเดือนก่อน
Meu amigo, não caia na mentira da obsolecência programada, isso não existe. O que existe que estamos comprando porcarias aqui no Brasil com preço de produto de qualidade porque, os produtos de qualidade não vem mais pra cá. Vcs não tem noção da diferença e dos valores dos produtos que compramos aqui e lá fora. E quando chega no Brasil um produto que realmente tem qualidade, botam um preço tão absurdo que só a elite acaba tendo acesso.
2 หลายเดือนก่อน
@@pauloleonidassilveira1895 Ou técnico te enganou ou foi a tela que quebrou.
Tenho um Yaris e vou te falar, Toyota não é mais o bicho não, peças desalinhadas, acabamento porco, volante descando, entre vários outros problemas, talvez carros mais carros sejam melhores, mas o Yaris não é tudo aquilo não, valeu abraço
@@vagneralamini2515 pior que a minha mulher comprou um Yaris por recomendação inclusive do mecânico depois que deram PT no Honda Fit dela. Acabamento do Fit parecia ser melhor mesmo.
Honda, Toyota, Nissan Mitsubishi, carros que duram muito, mas isso também está ligado a cultura japonesa em que eles presam pela qualidade e durabilidade, e se há consumidores que demandam durabilidade e resistência, haverá quem venda produtos com tais atributos
Só os carros novos tem data de validade. Os antigos tem DONO. Os novos carros SAO descartaveis. Os carros antigos ENQUANTO TIVER PEÇAS VAO CONTINUAR ANDANDO! São fatos!!!!
O maior exemplo de obsolescência programada em um automóvel é a bateria: vem selada, dura em média 3 anos. Ao comprar a nova vc é obrigado a deixar a velha no vendedor para ser reciclada. Antigamente, você tirava a tampinha, colocava água destilada e solução ácida, durava uns 10 anos.
Ele deixou bem claro , porque os Peugeots e Citroens vivem se desmanchando , você conserta uma coisa e estraga outra , logo após você ter feito um reparo ou substituído alguma peça . E foi CEO da PSA no brasil , peguei isso no meio da conversa , quando ele fala que os carros são feitos pra acabarem rápido ⏩ .
Tenho uma bmw 2014 desde zero hoje esta com 50 mil km, vou fazer de tudo pra manter ela como venho fezendo, ate por que no Brasil nossa condição de trocar de carro está cada vez mais complicada, não pretendo trocar tão cedo, aqui se tiver um carro bom vale a pena fazer a manutenção, na Europa a economia é outra.
@@romulosilva6377 Romulo, vc ja teve BMW ? Acho que não, saudosismo é complicado, eu ja tenho desde 2004, tem umas que realmente são lixo as 4 cilindros aspiradas, a questão de ficar insustentável manter o carro depende da condição financeira de cada um, não se pode generalizar, a internet ta cheia de gente especialista em tudo sem ter experiencia em nada.
@@romulosilva6377 prefiro andar de bmw turbo 2014 que foi sempre minha que andar de onix 2024, não que o onix seja ruim, os dois tem o mesmo valor de mercado, mais me sinto seguro em viagens, conforto e qualidade. Custo de manutenção e seguro são mais altos, porem cada um sabe onde pisa, no MEU caso especifico vale a pena manter a BMW.
Eu rodo muito durante o dia todo , e esse ano comprei um Palio economy, estou muito satisfeito com o carro não me dá problema algum , manutenção barata e um carro muito resistente, e aí da melhor peguei o carro com 45 mil rodado todo original ,todo zerado estruturalmente, não troco de carro tão cedo
Exatamente. Pelo mesmo motivo a produção do Onix foi paralisada durante a pandemia enquanto as da Tracker subiram. SUV's baseados em Hatch e Sedans, que na verdade são crossover's, normalmente são mais "pobres" que as bases. Logo, o Onix Premier era mais completo que qualquer Tracker e vendia muito, mas lucrava pouco. Então o que fizeram? Paralisaram a produção do Onix, e focaram na Tracker, quando o Onix voltou, um Premier 2 2022 vinha sem itens que um LTZ 2018 tinha de série. Manteve as vendas, afinal, por tempos ele é o carro mais vendido do brasil, voltou mais pelado e agora rende mais em margem de lucro para a GM. A correia banhada a óleo é uma solução baratissima para fazer ela durar mais que uma dentada convencional, mas menos que uma corrente de comando.
GM perdeu a vergonha na cara? Relaxa. Logo logo algum mecânico lança um kit para adaptar a correia dentada do rocam nessa meeeerrrrdaaa e tá tudo resolvido. Depois da linha VTC a GM morreu.
Correia banhada a óleo não dura mais que uma convencional dos carros modernos, não estão chegando perto da durabilidade do manual, na oficina que levo tinha um ônix 2021 trocando correia com 80.000km (durava mais porém já tinha resquícios de correia na bomba de vácuo e solenoide de comandos). Tenho um new fiesta 2016 (correia troca com 150000km ou 8 anos), vou trocar esse final de ano por tempo, está com 106 mil e a correia está normal, nunca trocada. Custo para trocar a correia do fiesta é 1200 reais contra 5000 de um ônix turbo.
Meu pai tinha uma Fiat Toro 2018, gostou tanto que trocou por uma 2022(face lift). O design do painel ficou muito bonito, tecnologias e tal, mas a qualidade dos plásticos pioraram muito. A primeira geração era muito boa, já a nova bate tanto os encaixes plasticos de painel que pagamos o famoso "tira-grilo" para dar uma amenizada e deixar o carro suportável para rodar. Carro bom, mas foi nítida a redução de custo em qualidade de materiais empregados, bonitos aos olhos mas piores em relação a primeira geração.
Ao invés dos caras ficarem contentes com a venda dos 300.000 veículos acima do esperado, eles fodem o carro por que o carro foi construído com qualidade... Impressionante a capacidade do ser humano ...
Hoje se paga muito pra ter pouca qualidade, ninguem quer saber de carro cheio de tecnologia e que fica toda hora na oficina, tenho uma uno way economy 2010 com 67km com ar de fabrica, não troco por nada, e aqui no RJ carro com mais de 15 anos de uso fica isento de IPVA, ultimo ano que vou pagar é ano que vem 2025 🙏
A obssolecencia programada é um erro tremendo. Até mesmo pq recursos são escassos e não existe matéria prima eternamente e nem pra todos. Vai ter gente defendendo, Fanboy é sempre tonto. Mas a verdade é que as coisas deveriam ser projetadas para durar 30 ou 50 anos até mesmo pq não sabemos como ficarão as coisas pra amanhã. E eu não afirmo isso somente para carroa, mas também para eletrônicos e eletrodomésticos, as coisas pifam muito rápido e viram lixo, a reciclagem não é uma realidade para todos. É só uma pequena parcela do lixo que é reciclado, a maior parte dele não é. Ou essa lógica começa à mudar agora ou será tarde demais. Esse rapaz é inteligente, mas ele só defende isso pq é CEO de montadora e não quer demitido e perder sua bolada salarial por falar a verdade
Em Portugal tem que fazes vistoria no carro todos os anos pra renovar os documentos! No momento tenho um Honda 2002 e o carro sempre passa na inspeção tranquilamente! E tem 22 anos
Aqui na Alemanha é normal empresas pagaram para o funcionario tirar carteira de motorista, meu primo esta estudando para tirar carteira de motorista de caminhao e mais um curso de mecanic.
De 2008 pra trás os carros quase não quebravam bastava dar manutenção, de 2010 pra cá de tantos modelos pouquíssimos tem peças duráveis… infelizmente é a indústria atual.
Tenho ASX 2015, esteticamente está judiado, mas a mecânica tá 100%, não baixa nada de óleo, estava pensando em trocar por um mais novo, mas teria que desembolsar uns 50k, desisti, vou é dar um revisão boa nele e ficar com a máquina mais alguns anos, tem tudo que eu preciso e mais um pouco
3:49 gostei dessa explicação sobre obsolescência programada dos carros ao citar Cuba o Paraíso Socialista: - Lá tem carros da décadas de 50 & 60 mas não tem das décadas de 70, 80 e 90 porque esses não aguentam o tempo após 15 anos tem que descartar.
A indústria é diretamente responsável pelo desinteresse dos consumidores. Porquê? Porque eles mesmos deixaram de se nominar "fabricantes" para serem conhecidos como "montadoras" (como uma criança faz com um lego) e mais recentemente "agentes da mobilidade". Rompeu-se o respeito de boa parte dos consumidores e em consequência o desejos de tê-los.
@@gabrielv.4358 carros da decada de 70 apodreciam em 2 anos pela ferrugem... estes sim eram descartaveis... na decada de 1990 os bons ja duravam pelo menos 10 anos
Já foram feitos para durar, hoje não mais... Sou possuidor de Honda 2009, e conheço proprietários de Honda mais novos que já dão defeito em peças que no meu carro são originais. Mas ainda sim são melhores que outras montadoras!
A questão de piorar a qualidade dos carros na segunda geração, eu percebi isso no Toyota Etios, tive 2 e agora tô no terceiro, o primeiro era 2012 e sem dúvidas era muito melhor que o último.
Que conversa fiada. Os carros aqui na Europa e nos EUA duram muito, um carro de 10 anos aqui é como se fosse um de 2 a 3 aí no Brasil. Além da qualidade do material ser melhor, os combustíveis são melhores e as pistas também. Não tem comparação com os desgastes sofridos pelos carros no Brasil... É impossível comparar. E além disso, aqui, apesar de os carros serem realmente muito mais baratos, a maioria das pessoas não têm essa necessidade absurda de ficar trocando de carro o tempo todo...
amigão.. aqui é brasil..kkk o pessoal troca de carro o tempo todo, pq não quer ter problemas, e tem lojas ai decente que não pegam carros acima de 7 anos.. eh por isso..
O calor e as ruas aqui do Brasil acabam com os carros, e nem falo dos buracos não, falo das ondulações que tem nas ruas, principalmente em esquinas e cruzamentos (se for lugar cheio de morros então, pior ainda), tem lugares que a terraplanagem das ruas é tão ruim que vc passa numas ondulações que torcem a carroceria do carro toda, fora os asfaltos cheios de remendos que fazem o carro trepidar todo kkkk.
É por que não vale apena financeiramente falando! Talvez nas grandes metrópoles por questão de locomoção, mas pessoas como eu do interior não estão preocupadas com a polícia e não precisam pegar 3 estações de metrô, é um deslocamento de ônibus. A cada dez vezes que você for pego, no máximo em 3 eles vão fazer vista grossa e não deixar um condutor habilitado vir buscar, já nem ligam, só querem vagabundos! Tem pessoas que trabalham como moto táxi sem cnh, hoje está um cúmulo de caro, dei entrada na minha em junho e paguei 3600 ao todo pq tive sorte do dono da autoescola ser parente do marido de minha tia, se não, só a auto escola seria 3700… DETRAN é uma máfia legalizada, aí beleza, tu paga 4mil+ na cnh, dá quatro meses de trabalho suado duma vez só, aí quando vai ver o mercado de motos, uma start 160 0km tá 18mil a vista, uma moto com freio a tambor de 1980… práticamente uma bicicleta motorizada. É triste!
Pior que não Brasil as estradas não são boas...todas cidades tem buraco que já contribue para destruir o carro...e fora que carro muito velho já não vai achando peças boas de qualidade... E fora que o mercado de peças paralelas se passando por original sem qualidade tá cheia...
Depois que as empresas de automóveis deixaram de ser fabricantes e passaram a ser montadoras, acabou a durabilidade e qualidade dos automóveis. Hoje tudo é importado e terceirizado.
É muito relativo isso que ele esta dizendo , pois eu trabalhei para japonês e os caras só compram carro japonês , sabe o que eles me disseram ? Que carro japonês não quebra !
E é difícil mesmo ver um na oficina. Quando trabalhei em mecânica (ta certo foi só por um tempinho) só vi um Corolla que foi pra trocar pastilhas e um Fit pra trocar óleo
Esse cara está enganado. Aqui em Portugal, carros de 96 estão impecáveis. Todo ano, os carros com mais de 8 anos tem que fazer inspeção. Os motores, a maioria é a Diesel, e andam mais de 500.000 km, sem dar problema. Tenho um Vectra 2007 1.9 CDTI , com 272.000 Km, e o motor está como novo. Ainda faz 20 km por litro na estrada e 16 na cidade. O carro está impecável, apenas com a pintura um pouco queimada, e já faz mais de ano que não vai à oficina, para reparação de alguma peça. Para se ter ideia, as pastilhas de freio dos carros aqui duram mais de 80.000 km. Tem motores aqui que rodam mais de 1.000.000 de km, que é o caso do Passat TDI, Golf TDI e Audi TDI. Tem de se informar melhor.
Somos um país pobre, e carro não perde valor por causa disso, mesmo que ele não tá valendo, é pq? Por conta do tanto de imposto que tem desde a produção até a venda do carro.
O cara se auto refutou sem nem perceber. Primeiro ele disse sobre obsolescência programada e depois pra provar isso ele falou que eles ficam insatisfeitos em não ter conseguido economizar tanto no carro quando ele vende bem. Ora, então está aí a resposta, não é que existe uma obsolescência programada, mas sim as montadoras querem produzir carros mais baratos possíveis. E isso pq a sociedade demanda isso. As pessoas não querem carros super caros, não dá pra gastar um monte no carro se não for vender.
Tenho um Monza 85 fase um a álcool MUITO gostoso de dirigir Se eu conseguir reformar ele vou ficar por um bom tempo. Peças ainda são baratas e uma mecânica com excelente robustez ☺️
É irônico o povo BR reclamando do carro ser descartável e de má qualidade, mas boa parte compra um pensando unicamente no suposto "valor de revenda". Jura de pé junto que carro é "investimento financeiro" e que se não comprar um onix prata e revender daqui a mo máximo 3 anos, vai "perder dinheiro".
Motores bons e comfiaveis deixaram de equipar os carros mais novos, e acredito que poderiam sim se adequar as novas exigências de emissões de poluentes. Apenas com mudanças na injeção e pequenas alterações no motor, afinal motor a combustão o funcionamento é igual, não precisa deixa-los descartáveis para deixá-los mais eficientes.
isso da obsolência programada me enerva tanto há tantos anos.... antes geladeira, liquidificador, tudo durava mto mais. Em casa msm, compramos um liquidifcador novo que não tem metade da força do antigo (mantivemos o antigo, porém a lâmina está cega, e mesmo assim bate melhor muitas coisas. Se não precisar do corte mto afiado, ainda preferimos usá-lo). Por isso hj dá vontade de comprar carro velho em vez desses descartáveis novos.
Antes haviam muitos carros usados e vendido por bons preços (alguns roubados) que eram vendidos pra serem usados em zona rural ou cidades muito pequenas. Depois isso passou a acontecer em bairros afastados dos centros das grandes cidades. Você compra muito barato o carro,procura ter cuidado pra não passar numa blitz. Mas se o carro for apreendido,larga o carro,já separou.
Famoso "carro pra rodar": roubado, cheio de multa e IPVA atrasado, financiado não paga (famoso NP). Compra por menos de 10 mil reais carro assim. Anda até aprenderem. Desce, chama o uber e vida que segue.
O governo também quer a fatia dele, o número de blitz aumentou muito, se você precisar de uma viatura demora, mas policial aplicando multa e enchendo pátio, não falta....
Moro em Portugal e meu carro é de 2003. Tudo original, funcionando, anda melhor que um carro brasileiro de 2010. Aqui se seu carro não passa na inspeção que ele citou, é só pagar um trocado e o inspetor nem olha o carro. A maioria das pessoas que fazem isso é por preguiça de levar pro mecânico e ficar sem o carro porque o conserto normalmente é barato. Conserto de 3 mil euros nunca vi, um carro usado bom custa esse valor.
Qualquer produto hoje é feito para durar um tempo limitado. Porque carro haveria de ser diferente?? Mania destes tugas de merda que acham porque teem carros velhos com 20 anos ou mais anos sao uns iluminados ou detentores de uma obra de arte uns sortudos.
Antigamente a disputa era por produtos duráveis.. hoje descartáveis e caros..o único botão que eles colocam e o dedo deles no fiofo do consumidor.. a GM nem se fala com a corrêa dentada de borracha banhada a óleo do novo Onix..😂
A industria joga para fazer com que o veículo usado por melhor que seja o veículo, desvalorize para que o veículo novo tenha mais saída. Mercado que faz o jogo mais cruel possível. Tudo funciona como uma grande maquina de gerar dinheiro. 😡
Os carros hoje estão muito aboiolados, cheios de fru fru e muito caros, simples assim. Essa ideia europeia de um carro durar 14, 15 anos aqui não funciona, a maior parte da população é renda média baixa, não tem condições de ficar trocando de carro de tempos em tempos.
Por isso as montadoras estão cada vez mais interessadas na eletrificação, além de ser mais fácil fazer obsolescência programada, fora que não vai ter uma vida longa no mercado de usados.
Tenho um fiat stilo 2010 único dono 115 mil km, está muito bom tenho dó de trocar por conta de tanta porcaria no mercado. Trocar o meu 1.8 piloto automático conforto vidro eletrico direção elétrica por um carro ruim seria uma decepção e vou mantendo o meu com a manutenção em dia.
Eu comprei um 307 2.0 16V Feline 2005 em 2015 pra deixar com minha mulher pra levar fikha pra escola, fazer mercado, enfim, comprei do primeiro dono com 90 mil km. Hoje, ainda estou com ele, 125 mil onde tive que fazer csmbio e motor completo. Pelo que vale, agora que ja fiz isso, vai ficar na garagem mais 20 anos pelo jeito.
Não vendo meu Golfinho GTI sapao por valor nenhum. Fiz o motor c 230 mil km, coloquei uns amortecedores paralelos muito bons e nunca mais fiz nada, só troca as borrachas e manutenções pontuais, gastei uma moeda nele mas mto menos que qualquer carro 0km, não dá trabalho e peças baratas.
Eu sou Tao feliz com meu palio 97! Que me dá vontade rir, sou classe média! Gosto de viver bem, más, carro, para dentro de cidade hoje! Parceiro, em hipotese nenhuma pode tirar sua paz. Tem que ser bom, barato e econômico. E ponto final.
Bom carro. Só fique esperto em relação à qualidade das mangueiras de fluido de direção hidráulica. Algumas passam por cima do coletor de escape. Como são mangueiras de plástico emborrachado, com o tempo elas podem ressecar e rachar, provocando vazamentos de fluido. O fluido pode cair no coletor de escape quente e entrar em combustão, incendiando o carro. É uma falha de projeto que afeta o Palio de 96 a 2002 e existem muitos relatos de incêndio por esse motivo. Depois de 2002, a distribuição das mangueiras é diferente, não passa mais por cima do coletor de escape. Nunca houve recall, nem existe uma solução definitiva. É só ficar de olho no estado de conservação das mangueiras e trocar quando estiverem ficando velhas.
@@JCZRP valeu parceiro!
o principal vc não flw, Não pode atrair ladrão. meu vizinho com um yaris de 2022/2023 gastou 12 mil no cambio. até agora não entendi oque aconteceu o carro tava com 19 mil km rodado e deu um bo deste tamanho.
@@DanielSilva-jj2lzóleo
Você não é classe média… tu é pobre mesmo. E está tudo bem. Somos pobres.
O Brasil é um país onde o consumidor inevitavelmente sempre será enganado no preço. Quem aprende isso cedo consegue valorizar o dinheiro que tem sem fazer merda.
No caso da compra de automóvel, o brasileiro sempre fará merda.
Eu sempre “Trusse” o topo de linha e o português que se foda
tipico de economias menos livres. Imagina poder comprar um semi novo americano e sem impostos
Aqui duas coisa nos deixam em desvantagem, o poder aquisitivo (a renda) e os impostos. É o que temos.
Não somos enganados, somos patos (que anda e caga ao mesmo tempo)! 🤣
Tenho um Citroen C3 2007. Perfeito no design e no desempenho (de acordo com sua categoria). Recentemente tive meu primeiro acidente: a noite não percebi o ponto certo de fazer uma manobra e quase capotei numa passagem esburacada. O carro só teve uns poucos problemas de lanternagem. Está novo de novo! Esperei o lançamento no Brasil do modelo do C3 2016 que apareceu na Europa. Design perfeito! Mas jamais lançaram aqui. Uma burrice completa! Então lançaram o C4 Cactus inspirado naquele C3 Europeu 2016. É hoje o maior sucesso da Citroen no Brasil. Mas o meu C3 2007 vai comigo até o fim dos tempos!
Aconteceu com o Cobalt, a partir de 2017 o carro é tão economico, com custo benefício tão bom que tiraram de linha. O meu tem 7 anos, faz 11km com etanol na cidade desde que veio da fábrica. Manutenção tranquila.
Trabalhei no depto de eng de prpdução da antiga Unifrio , depois SICOM em SC. Produziam 80% do mercado de compressores herméticos do BR. Um compressor era testado para durar 20 anos.
Tenho uma Spacefox 2011. Não me dá problema e é um carrão completíssimo. Faço as manutenções períodicas e só. Um carro sensacional. Acho que por isso tiraram esse modelo de linha.
Um carro bem mais novo equivalente a ele não é menos que R$200k e talvez não tenha a mesma durabilidade.
Às vezes penso em trocar por conta do ano mas me lembro de tudo isso aí, carros descartáveis.
Tive um crossfox 2009, só alegria, me arrependi de ter vendido. Hoje jeep renegade problemas de trocador de calor, óleo, câmbio. A diferença investiria em ações.
O problema do Brasil é a taxa de juros, um carro usado de 30 mil vira 65 mil no financiamento, parece que tudo é programado para o pobre não ter nada.
E o aluguel chamado IPVA que o cidadão paga pro governo.
🤦♂️🤦♂️🤦♂️
Entendo seu ponto, mas vale salientar que a taxa de juros não é o que causa, é mais uma das consequências, de uma política econômica totalmente equivocada(esse é o real problema).
Nossa moeda é desvalorizada, cada vez valendo menos com a inflação sempre em alta, além disso a inadimplência é alta (pessoas que pegam emprestimo e não pagam), como numa situação dessas a taxa de juros poderia ser baixa? Além desses fatores que são praticamente fixos no Brasil, agora também temos container praticamente no preço da pandemia(que pipocou), nossos portos não suportam as importações que chegam, levando muito mais dias pra descarregar tudo o que eleva o preço, e por fim a taxa o imposto cobrado que é altíssimo(onde pagamos um segundo carro só no imposto).
Então a taxa de juros não é um problema, é uma consequência de um problema maior, e essa consequência é o que enxergamos e afeta os produtos finais, e normalmente ignoramos o causador real, o verdadeiro problema. É tipo querer tratar uma doança que causa febre, apenas com remédio para controlar a febre, no fim é pior pois você vela a doença e não trata o principal problema, que se agrava, a febre passando você continua doente e hora ou outra ela volta pior ou outro sintoma surge!
Verdade as parcelas de 2018 pra dobraram as parcelas
@@jonathas_carneiro concordo com vc e quando o novo presidente do banco central assumir vai baixar os juros na canetada, piorando a situação.
Tenho um Honda Civic 2003 1.7 16v muito econômico completo o antigo dono tinha trocado os bancos velhos por novos, volante em couro com uma costura linda, painel novo, sem IPVA e 160,00 de licenciamento ,não quero saber de carro novo com acabamento em plástico horrível, pelado e custando um absurdo. 😃👍🇧🇷
1.7 econômica não né amigo.
Tenho um Fiat Bravo também e carro muito bom, acabamento lindo, confortável, forte e consumo bom, mais barato que um Renault ou Mobi de plástico.
@@MarcelinoSandronijá tive um 2006 1.7, é bem econômico
Econômico? Já tive um, não é econômico!
Além de não econômico essa merda quando da problema tu não acha peça nem fudendo e quando acha é no desmanche e caro pra fudeeeeeeeee😂😂😂😂
@@ricardomaia195o modelo 1.7 é econômico, o meu automático faz 14km/l, já vi modelos manuais que fazem 18 km/L. O modelo 1.7 é o mais econômico dos Civic, só é manco.
O cara não está mentindo… não é só carro que tem isso, antigamente você comprava uma geladeira, durava 15 anos. Hoje não dura 8!
Lembro quando tinha uma geladeira velha em casa.
Trocamos em 2008 e quando meus pais a compraram, ela já era usada. Isso no final dos anos 80.
Já a que foi comprada em 2008 durou 5 anos.
Se os produtos fossem tão bons quanto antes, ninguém precisaria ser "consumista"
Hoje em dia, uma tv dura 3 anos se vc der sorte.
Tenho um Corsa Milenium 2002 que comprei faz 3 anos. Era de um proprietário zeloso. Até o momento me deu 0 dor de cabeça.
@@vitorsuarez8209 vdd! As coisas hoje não são feitas para durar! A ideia é que acabem para você trocar.
Comprei um tv de led durou 7 anos. Não teve conserto
Meu amigo, não caia na mentira da obsolecência programada, isso não existe. O que existe que estamos comprando porcarias aqui no Brasil com preço de produto de qualidade porque, os produtos de qualidade não vem mais pra cá. Vcs não tem noção da diferença e dos valores dos produtos que compramos aqui e lá fora. E quando chega no Brasil um produto que realmente tem qualidade, botam um preço tão absurdo que só a elite acaba tendo acesso.
@@pauloleonidassilveira1895 Ou técnico te enganou ou foi a tela que quebrou.
GM: Porque eu vou colocar um botão que dura 30 anos?
TOYOTA/HONDA: Por [alguma] consideração ao cliente?
Acabamento do etios mandou lembrança
Tenho um Yaris e vou te falar, Toyota não é mais o bicho não, peças desalinhadas, acabamento porco, volante descando, entre vários outros problemas, talvez carros mais carros sejam melhores, mas o Yaris não é tudo aquilo não, valeu abraço
@@vagneralamini2515 pior que a minha mulher comprou um Yaris por recomendação inclusive do mecânico depois que deram PT no Honda Fit dela. Acabamento do Fit parecia ser melhor mesmo.
Papo de torcedor
Ou seja industria automobilística são um.bando de bandidos !
Você é que já passou de prazo de validade .... é um especialista que é uma tristeza.
Honda, Toyota, Nissan Mitsubishi, carros que duram muito, mas isso também está ligado a cultura japonesa em que eles presam pela qualidade e durabilidade, e se há consumidores que demandam durabilidade e resistência, haverá quem venda produtos com tais atributos
Só os carros novos tem data de validade. Os antigos tem DONO. Os novos carros SAO descartaveis. Os carros antigos ENQUANTO TIVER PEÇAS VAO CONTINUAR ANDANDO! São fatos!!!!
MAIS CEDO OU MAIS TARDE PEÇAS DE CARROS MAIS NÃO SERÃO MAIS PRODUZIDAS.
ISSO SÓ É VÁLIDO EM PAÍSES COMO O BRASIL, ONDE A GRANDE MAIORIA É FUDID...
EM PAÍSES ONDE O TRABALHADOR VIVE COM MAIS DIGNIDADE A TROCA DE CARRO ÀS VEZES NÃO CHEGA NEM A 7 ANOS.
Mas as peças paralelas também são ruins
Tenho um Tiida 2012 o carro é pancada, vejo esses carros de hoje em dia e não me dá vontade de trocar nunca mais de carro.
Siena 2005, 1.8 HLX pego zero, hj com 210 mil km rodados. Sem barulho e sem ruido de peças, roda liso. Manutenção em dias carro mt conservado.
O maior exemplo de obsolescência programada em um automóvel é a bateria: vem selada, dura em média 3 anos. Ao comprar a nova vc é obrigado a deixar a velha no vendedor para ser reciclada.
Antigamente, você tirava a tampinha, colocava água destilada e solução ácida, durava uns 10 anos.
Valeu as dicas Cléber Machado, não sabia que manjava de carros também.
Ele deixou bem claro , porque os Peugeots e Citroens vivem se desmanchando , você conserta uma coisa e estraga outra , logo após você ter feito um reparo ou substituído alguma peça .
E foi CEO da PSA no brasil , peguei isso no meio da conversa , quando ele fala que os carros são feitos pra acabarem rápido ⏩ .
Concordo com o Habib , meu Palio de 2005 ainda estou trocando peças originais em 2024
Pra min um dos melhores carros do mundo, tirando o uno elx e Corolla
TB tenho um pálio, tanque de guerra
Fui fazer manutenção uno 95 250mil km tudo original
Tenho uma bmw 2014 desde zero hoje esta com 50 mil km, vou fazer de tudo pra manter ela como venho fezendo, ate por que no Brasil nossa condição de trocar de carro está cada vez mais complicada, não pretendo trocar tão cedo, aqui se tiver um carro bom vale a pena fazer a manutenção, na Europa a economia é outra.
Concordo plenamente!
Daqui a pouco fica insustentavel.. BMW so prestou até o ano 2000
@@romulosilva6377 Romulo, vc ja teve BMW ? Acho que não, saudosismo é complicado, eu ja tenho desde 2004, tem umas que realmente são lixo as 4 cilindros aspiradas, a questão de ficar insustentável manter o carro depende da condição financeira de cada um, não se pode generalizar, a internet ta cheia de gente especialista em tudo sem ter experiencia em nada.
@@romulosilva6377 prefiro andar de bmw turbo 2014 que foi sempre minha que andar de onix 2024, não que o onix seja ruim, os dois tem o mesmo valor de mercado, mais me sinto seguro em viagens, conforto e qualidade. Custo de manutenção e seguro são mais altos, porem cada um sabe onde pisa, no MEU caso especifico vale a pena manter a BMW.
Eu rodo muito durante o dia todo , e esse ano comprei um Palio economy, estou muito satisfeito com o carro não me dá problema algum , manutenção barata e um carro muito resistente, e aí da melhor peguei o carro com 45 mil rodado todo original ,todo zerado estruturalmente, não troco de carro tão cedo
Então por isso a GM fizeram a linha CORREIA NO ÓLEO??? Vende muito dura pouco.😅😅😅 Eu sou um infeliz proprietario dessa bomba.
O último carro da GM que eu tive foi um Kadett lá em 1993 e muito provavelmente não terei outro GM
Exatamente. Pelo mesmo motivo a produção do Onix foi paralisada durante a pandemia enquanto as da Tracker subiram. SUV's baseados em Hatch e Sedans, que na verdade são crossover's, normalmente são mais "pobres" que as bases. Logo, o Onix Premier era mais completo que qualquer Tracker e vendia muito, mas lucrava pouco. Então o que fizeram? Paralisaram a produção do Onix, e focaram na Tracker, quando o Onix voltou, um Premier 2 2022 vinha sem itens que um LTZ 2018 tinha de série. Manteve as vendas, afinal, por tempos ele é o carro mais vendido do brasil, voltou mais pelado e agora rende mais em margem de lucro para a GM.
A correia banhada a óleo é uma solução baratissima para fazer ela durar mais que uma dentada convencional, mas menos que uma corrente de comando.
Não, isso é cagada mesmo
GM perdeu a vergonha na cara? Relaxa. Logo logo algum mecânico lança um kit para adaptar a correia dentada do rocam nessa meeeerrrrdaaa e tá tudo resolvido. Depois da linha VTC a GM morreu.
Correia banhada a óleo não dura mais que uma convencional dos carros modernos, não estão chegando perto da durabilidade do manual, na oficina que levo tinha um ônix 2021 trocando correia com 80.000km (durava mais porém já tinha resquícios de correia na bomba de vácuo e solenoide de comandos). Tenho um new fiesta 2016 (correia troca com 150000km ou 8 anos), vou trocar esse final de ano por tempo, está com 106 mil e a correia está normal, nunca trocada. Custo para trocar a correia do fiesta é 1200 reais contra 5000 de um ônix turbo.
🧐🧐🧐 onix 4 cilindro o mais vendido .aí vamos coloca o 3 cilindro 😮 tem todo sentido
Brutal, se é louco, imagina essas bombas elétricas kkk
Meu pai tinha uma Fiat Toro 2018, gostou tanto que trocou por uma 2022(face lift). O design do painel ficou muito bonito, tecnologias e tal, mas a qualidade dos plásticos pioraram muito. A primeira geração era muito boa, já a nova bate tanto os encaixes plasticos de painel que pagamos o famoso "tira-grilo" para dar uma amenizada e deixar o carro suportável para rodar. Carro bom, mas foi nítida a redução de custo em qualidade de materiais empregados, bonitos aos olhos mas piores em relação a primeira geração.
Ao invés dos caras ficarem contentes com a venda dos 300.000 veículos acima do esperado, eles fodem o carro por que o carro foi construído com qualidade... Impressionante a capacidade do ser humano ...
Oi Excelente podcast! Obrigado!!
Em Cuba os carros da década de 80 deles já eram ruins, eles eram soviéticos!!!!!
Abração
Hoje se paga muito pra ter pouca qualidade, ninguem quer saber de carro cheio de tecnologia e que fica toda hora na oficina, tenho uma uno way economy 2010 com 67km com ar de fabrica, não troco por nada, e aqui no RJ carro com mais de 15 anos de uso fica isento de IPVA, ultimo ano que vou pagar é ano que vem 2025 🙏
A obssolecencia programada é um erro tremendo. Até mesmo pq recursos são escassos e não existe matéria prima eternamente e nem pra todos. Vai ter gente defendendo, Fanboy é sempre tonto. Mas a verdade é que as coisas deveriam ser projetadas para durar 30 ou 50 anos até mesmo pq não sabemos como ficarão as coisas pra amanhã. E eu não afirmo isso somente para carroa, mas também para eletrônicos e eletrodomésticos, as coisas pifam muito rápido e viram lixo, a reciclagem não é uma realidade para todos. É só uma pequena parcela do lixo que é reciclado, a maior parte dele não é. Ou essa lógica começa à mudar agora ou será tarde demais. Esse rapaz é inteligente, mas ele só defende isso pq é CEO de montadora e não quer demitido e perder sua bolada salarial por falar a verdade
Bem-vindo ao capitalismo, camarada..neste "mundo" só se visa única e exclusivamente o lucro, nada mais..
Tenho um Tucson 2010 e ainda me serve bem. Vou ficar com ele por bom tempo.
Em Portugal tem que fazes vistoria no carro todos os anos pra renovar os documentos! No momento tenho um Honda 2002 e o carro sempre passa na inspeção tranquilamente! E tem 22 anos
O meu scort ano 86 está aqui firme e forte com o motor perfeito , e nem pretendo trocar .
Aqui na Alemanha é normal empresas pagaram para o funcionario tirar carteira de motorista, meu primo esta estudando para tirar carteira de motorista de caminhao e mais um curso de mecanic.
De 2008 pra trás os carros quase não quebravam bastava dar manutenção, de 2010 pra cá de tantos modelos pouquíssimos tem peças duráveis… infelizmente é a indústria atual.
Mesmo pensamento meu!
A indústria após a pandemia mudou muito seu padrão de qualidade na produção dos carros.
Dessa maneira. Não tenho nenhum interesse em comprar carro novo.
Pandemia foi programada pra depois que passasse aumentar em tudo os preços das coisas pode ver
Tenho ASX 2015, esteticamente está judiado, mas a mecânica tá 100%, não baixa nada de óleo, estava pensando em trocar por um mais novo, mas teria que desembolsar uns 50k, desisti, vou é dar um revisão boa nele e ficar com a máquina mais alguns anos, tem tudo que eu preciso e mais um pouco
3:49 gostei dessa explicação sobre obsolescência programada dos carros ao citar Cuba o Paraíso Socialista:
- Lá tem carros da décadas de 50 & 60 mas não tem das décadas de 70, 80 e 90 porque esses não aguentam o tempo após 15 anos tem que descartar.
A indústria é diretamente responsável pelo desinteresse dos consumidores. Porquê? Porque eles mesmos deixaram de se nominar "fabricantes" para serem conhecidos como "montadoras" (como uma criança faz com um lego) e mais recentemente "agentes da mobilidade". Rompeu-se o respeito de boa parte dos consumidores e em consequência o desejos de tê-los.
Detalhe: montadores de porcarias descartáveis. E agentes de “tirar o corpo fora”. E lego é mais durável que essses lixos de “prástico” (contém ironia)
Carros novos serão descartáveis. Os antigos tem materiais resistentes. os novos NÃO!
caiu o desejo de ter um carro? onde? os milhoes vendidos anualmente são contra a vontade do comprador???
@@gabrielv.4358 carros da decada de 70 apodreciam em 2 anos pela ferrugem... estes sim eram descartaveis... na decada de 1990 os bons ja duravam pelo menos 10 anos
Frotistas, locadoras e pj no geral@@orthojac
Tenho um golf 2010 com teto solar e não pretendo trocar também, enquanto tiver peças vou trocando, o que vale é chegar nos lugares.
Por isso que Toyota vende bem e vale mais. São feitos pra durar.
Toyota e Honda
@@gibamec7636 pode botar a Nissan aí também
Já foram feitos para durar, hoje não mais... Sou possuidor de Honda 2009, e conheço proprietários de Honda mais novos que já dão defeito em peças que no meu carro são originais. Mas ainda sim são melhores que outras montadoras!
Eram.
@@hudson401as hrv mesmo andam dando bastante problema...
Rapaz, a gente no Brasil usa carro de mais de 20 anos de uso kkkkkkkkkkkk
A maioria deles todos remendados e caindo aos pedaços...
Carro antigo bem cuidado é raro e chama a atenção de quem gosta quando se vê nas ruas.
Tenho um Palio fire 2008 completo está com 80 mil km rodados está zero @@adalbertorodriguesdonascim4060
Um carro que fugiu dessa obsolescência foi o Uno.
Por isso pararam de vender
Mercado de pecas paralelas e usadas é grande. Por isso ainda sobrevivem.
Será que a nova geração que saiu após 2010 também é assim?
Tenho um 2008 comprei a um ano pensa em um carro bom, e ao contrário acho peça original pra ele, só alegria!
uno quebra pra cacete, a unica vantagem é que tem peça até na padaria e barato, além de ser simpels de mexer. Mas quebrar quebra sim e muito.
Gosto das entrevistas desse CEO.Mas esse pessoal apalpa muito. Deveriam perguntar porque a JAC e a Citroen são fracas no Brasil.
Com certeza, esses carros da JAC são todos de plástico !
Show alguém com autoridade falando verdades não ditas ..kkkkk muito ótimo papo!
Meu Corolla 2.0 2011 vai ficar muito tempo comigo ainda 😎
O meu 2010 está comigo há 10 anos já kkkk
O meu toyota está comigo desde 2012 e vai ficar mais muito tempo.
Zafira 2009 e corolla 2007 aqui em casa. Sou pcd e fui ver novos, desisti. Nem com o desconto não animei.
Não é a toa que estamos sofrendo as consequências desse consumismo o meio ambiente já não aguenta mais a muito tempo
A questão de piorar a qualidade dos carros na segunda geração, eu percebi isso no Toyota Etios, tive 2 e agora tô no terceiro, o primeiro era 2012 e sem dúvidas era muito melhor que o último.
Que conversa fiada. Os carros aqui na Europa e nos EUA duram muito, um carro de 10 anos aqui é como se fosse um de 2 a 3 aí no Brasil. Além da qualidade do material ser melhor, os combustíveis são melhores e as pistas também. Não tem comparação com os desgastes sofridos pelos carros no Brasil... É impossível comparar.
E além disso, aqui, apesar de os carros serem realmente muito mais baratos, a maioria das pessoas não têm essa necessidade absurda de ficar trocando de carro o tempo todo...
Tem só o sal do degelo comendo o carro, mas tá de boa.
amigão.. aqui é brasil..kkk o pessoal troca de carro o tempo todo, pq não quer ter problemas, e tem lojas ai decente que não pegam carros acima de 7 anos.. eh por isso..
@@vinicius9424 sul da Europa e sul dos EUA não tem disso. Mas no norte é foda. Carro dura 15 anos no máximo. Literalmente apodrece por baixo.
O calor e as ruas aqui do Brasil acabam com os carros, e nem falo dos buracos não, falo das ondulações que tem nas ruas, principalmente em esquinas e cruzamentos (se for lugar cheio de morros então, pior ainda), tem lugares que a terraplanagem das ruas é tão ruim que vc passa numas ondulações que torcem a carroceria do carro toda, fora os asfaltos cheios de remendos que fazem o carro trepidar todo kkkk.
KKKK duram muito???? Porque só tem lixeira nas ruas????
Está explicada a diferença da Toyota entre e a JAC
Tenho um T4 2008 desde zero, estou super feliz com ele.
Tô super feliz com meu Fiat Marea 2005 - Top demais 😅
24v? Já consertou quantas explosões?
A grande disruptura é apenas 35% dos jovens tirando carteira de motorista
É por que não vale apena financeiramente falando! Talvez nas grandes metrópoles por questão de locomoção, mas pessoas como eu do interior não estão preocupadas com a polícia e não precisam pegar 3 estações de metrô, é um deslocamento de ônibus. A cada dez vezes que você for pego, no máximo em 3 eles vão fazer vista grossa e não deixar um condutor habilitado vir buscar, já nem ligam, só querem vagabundos! Tem pessoas que trabalham como moto táxi sem cnh, hoje está um cúmulo de caro, dei entrada na minha em junho e paguei 3600 ao todo pq tive sorte do dono da autoescola ser parente do marido de minha tia, se não, só a auto escola seria 3700… DETRAN é uma máfia legalizada, aí beleza, tu paga 4mil+ na cnh, dá quatro meses de trabalho suado duma vez só, aí quando vai ver o mercado de motos, uma start 160 0km tá 18mil a vista, uma moto com freio a tambor de 1980… práticamente uma bicicleta motorizada. É triste!
Pior que não Brasil as estradas não são boas...todas cidades tem buraco que já contribue para destruir o carro...e fora que carro muito velho já não vai achando peças boas de qualidade... E fora que o mercado de peças paralelas se passando por original sem qualidade tá cheia...
Quando vejo uma entrevista do Habib fico deprimido 😪😪😪😪 o cara sabe tudo, mas não sabe nada... Quem é a JAC no Brasil? ninguém...
Sabe porra nenhuma.
Depois que as empresas de automóveis deixaram de ser fabricantes e passaram a ser montadoras, acabou a durabilidade e qualidade dos automóveis. Hoje tudo é importado e terceirizado.
É muito relativo isso que ele esta dizendo , pois eu trabalhei para japonês e os caras só compram carro japonês , sabe o que eles me disseram ?
Que carro japonês não quebra !
E é difícil mesmo ver um na oficina. Quando trabalhei em mecânica (ta certo foi só por um tempinho) só vi um Corolla que foi pra trocar pastilhas e um Fit pra trocar óleo
Tive um Civic de 2010 a 2021 e era um carro que andava em estrada de chão, ia para a roça. Única coisa que troquei foi pneu, óleo e pastilha.
Esse cara está enganado. Aqui em Portugal, carros de 96 estão impecáveis. Todo ano, os carros com mais de 8 anos tem que fazer inspeção. Os motores, a maioria é a Diesel, e andam mais de 500.000 km, sem dar problema. Tenho um Vectra 2007 1.9 CDTI , com 272.000 Km, e o motor está como novo. Ainda faz 20 km por litro na estrada e 16 na cidade. O carro está impecável, apenas com a pintura um pouco queimada, e já faz mais de ano que não vai à oficina, para reparação de alguma peça. Para se ter ideia, as pastilhas de freio dos carros aqui duram mais de 80.000 km. Tem motores aqui que rodam mais de 1.000.000 de km, que é o caso do Passat TDI, Golf TDI e Audi TDI. Tem de se informar melhor.
Somos um país pobre, e carro não perde valor por causa disso, mesmo que ele não tá valendo, é pq? Por conta do tanto de imposto que tem desde a produção até a venda do carro.
Tenho um celta 2008 2pt 1.0 com ar condicionado de fábrica, pratinha e gosto muito dele. 😊
A KIA tem excelentes carros, porém no Brasil não tem pessoal de marketing inteligente
Aposto que daqui a 10 anos vamos ver mais Onix antigo rodando do que a versão atual.
O cara se auto refutou sem nem perceber.
Primeiro ele disse sobre obsolescência programada e depois pra provar isso ele falou que eles ficam insatisfeitos em não ter conseguido economizar tanto no carro quando ele vende bem.
Ora, então está aí a resposta, não é que existe uma obsolescência programada, mas sim as montadoras querem produzir carros mais baratos possíveis. E isso pq a sociedade demanda isso.
As pessoas não querem carros super caros, não dá pra gastar um monte no carro se não for vender.
3:03 isso aconteceu com o Monza, mesmo no lançamento do Vectra A o Monza ainda vendia mais , por isso em 96 o ultimo Monza foi ''capado ''
Essa percepção de lucro com novas vendas tem sido cada vez mais nítido.
Tudo na vida tem prazo de validade!
Uns mais, outros menos, mas, tudo tem um fim!
Sem manutenção, a maioria dos carros não dura uma década!
Se um dia funcionar razoavelmente bem o transporte público na minha cidade, eu vendo meu carro. Só tenho por necessidade...
Tenho uma CRV 2010 ! Meu amigo é um tanque de guerra.
Esse cara da Jac,,,não consigo escutar ele, e não pensar no Cleber Machado 😂😂😂
Se você não fala, pensei que ele fosse o Cléber machado😂
Tenho um Monza 85 fase um a álcool MUITO gostoso de dirigir
Se eu conseguir reformar ele vou ficar por um bom tempo. Peças ainda são baratas e uma mecânica com excelente robustez ☺️
Robusto sem dúvida, era muitíssimo bem construído, só bebe bem.
É irônico o povo BR reclamando do carro ser descartável e de má qualidade, mas boa parte compra um pensando unicamente no suposto "valor de revenda". Jura de pé junto que carro é "investimento financeiro" e que se não comprar um onix prata e revender daqui a mo máximo 3 anos, vai "perder dinheiro".
Esse cidadão sabe muito de carro, parabéns
Motores bons e comfiaveis deixaram de equipar os carros mais novos, e acredito que poderiam sim se adequar as novas exigências de emissões de poluentes. Apenas com mudanças na injeção e pequenas alterações no motor, afinal motor a combustão o funcionamento é igual, não precisa deixa-los descartáveis para deixá-los mais eficientes.
isso da obsolência programada me enerva tanto há tantos anos.... antes geladeira, liquidificador, tudo durava mto mais. Em casa msm, compramos um liquidifcador novo que não tem metade da força do antigo (mantivemos o antigo, porém a lâmina está cega, e mesmo assim bate melhor muitas coisas. Se não precisar do corte mto afiado, ainda preferimos usá-lo). Por isso hj dá vontade de comprar carro velho em vez desses descartáveis novos.
Antes haviam muitos carros usados e vendido por bons preços (alguns roubados) que eram vendidos pra serem usados em zona rural ou cidades muito pequenas.
Depois isso passou a acontecer em bairros afastados dos centros das grandes cidades.
Você compra muito barato o carro,procura ter cuidado pra não passar numa blitz.
Mas se o carro for apreendido,larga o carro,já separou.
Famoso "carro pra rodar": roubado, cheio de multa e IPVA atrasado, financiado não paga (famoso NP). Compra por menos de 10 mil reais carro assim. Anda até aprenderem. Desce, chama o uber e vida que segue.
O governo também quer a fatia dele, o número de blitz aumentou muito, se você precisar de uma viatura demora, mas policial aplicando multa e enchendo pátio, não falta....
Foi o que muito provavelmente aconteceu com meu fusquinha 65 em estado de zero km quando foi roubado em 2008 aqui na zona sul de São Paulo. Sumiu !
Moro em Portugal e meu carro é de 2003. Tudo original, funcionando, anda melhor que um carro brasileiro de 2010.
Aqui se seu carro não passa na inspeção que ele citou, é só pagar um trocado e o inspetor nem olha o carro.
A maioria das pessoas que fazem isso é por preguiça de levar pro mecânico e ficar sem o carro porque o conserto normalmente é barato.
Conserto de 3 mil euros nunca vi, um carro usado bom custa esse valor.
não é só no brasil q rola suborno entao
@@NINedStarkos portugueses que trouxeram essa merda pra ka.
Tivemos bons professores kkkkkkkk
@@NINedStark quem nos colonizou foi justamente eles kkkkkkkkk
Qualquer produto hoje é feito para durar um tempo limitado. Porque carro haveria de ser diferente?? Mania destes tugas de merda que acham porque teem carros velhos com 20 anos ou mais anos sao uns iluminados ou detentores de uma obra de arte uns sortudos.
Sou feliz com meus carros um vectra 97 sou apaixonado por ele , e um etios 2016 que não me deixa na mão
Diz que é especialista e trouxe o câmbio AL4, só dor de cabeça.
Antigamente a disputa era por produtos duráveis.. hoje descartáveis e caros..o único botão que eles colocam e o dedo deles no fiofo do consumidor.. a GM nem se fala com a corrêa dentada de borracha banhada a óleo do novo Onix..😂
Por isso que carro japonês sempre estará liderando mercados.
Aqui brasil nao ta durando nem 2 anos com motor 3 cilindros
A industria joga para fazer com que o veículo usado por melhor que seja o veículo, desvalorize para que o veículo novo tenha mais saída. Mercado que faz o jogo mais cruel possível. Tudo funciona como uma grande maquina de gerar dinheiro. 😡
Capitalismo
Aqui 60% população está na merd@ por causa de carro
Povo quer status compra não aguenta pagar e fica endividado Kkkkk não tenho pena quero que se foda 😂
Quanto mais tecnologia , mais risco de ficar na estrada 😂. Nem precisava de tanto assim .
Eita meu Ap
Invendável
A gente tá falando de CARRO aqui. Não de lixo.
@@jaldofilho
Kkkkkkkk
Fica com Deus cara
400 mil
Sem abrir motor
E isento de IPVA
@@gaguito6126 mentindo qualquer lixo faz isso mesmo.
@@jaldofilho
Se vc pode comprar
Um carro Premium
Blz cara
Mais meu dinheiro e suado
Pra tá dando em manutenção
Boa noite
Dorme com Deus
Pois é, isso existe e é um absurdo.
Os carros hoje estão muito aboiolados, cheios de fru fru e muito caros, simples assim. Essa ideia europeia de um carro durar 14, 15 anos aqui não funciona, a maior parte da população é renda média baixa, não tem condições de ficar trocando de carro de tempos em tempos.
Meu celta ainda vai ficar mais 15 anos comigo
Esse é um dos motivos pelo qual tenho receio de comprar um carro novo. Meu carro é muito bom, nunca deu defeito e já está com quase 300mil km rodados.
Tenho um focos 2011. Estou feliz da vida
Por isso as montadoras estão cada vez mais interessadas na eletrificação, além de ser mais fácil fazer obsolescência programada, fora que não vai ter uma vida longa no mercado de usados.
Tenho uma Megane 1.6 2011 já fazem 4 anos, e vou ficar pra velhice com ela...
Tenho um fiat stilo 2010 único dono 115 mil km, está muito bom tenho dó de trocar por conta de tanta porcaria no mercado. Trocar o meu 1.8 piloto automático conforto vidro eletrico direção elétrica por um carro ruim seria uma decepção e vou mantendo o meu com a manutenção em dia.
Excelente trabalho
Tudo tem prazo de validade, nada dura pra sempre.
É por isso que estou com meu carro 2022 com 3.500 km rodados só. E quando eu quiser vender, sai rápido.
Eu comprei um 307 2.0 16V Feline 2005 em 2015 pra deixar com minha mulher pra levar fikha pra escola, fazer mercado, enfim, comprei do primeiro dono com 90 mil km. Hoje, ainda estou com ele, 125 mil onde tive que fazer csmbio e motor completo.
Pelo que vale, agora que ja fiz isso, vai ficar na garagem mais 20 anos pelo jeito.
3:05 O Polo é isso, o de 2017 dá de mil no de 2024.
Não vendo meu Golfinho GTI sapao por valor nenhum. Fiz o motor c 230 mil km, coloquei uns amortecedores paralelos muito bons e nunca mais fiz nada, só troca as borrachas e manutenções pontuais, gastei uma moeda nele mas mto menos que qualquer carro 0km, não dá trabalho e peças baratas.
Não só carro te OP. Tudo tem. Tudo! Menos o Corolla 😂😂😂
Esse Sergio Habib anda recentemente aparecendo em tudo q é podcast. Será q é um projeto dele para entrar para a política?