Hj teve um react do Humberto em relação ao Ian no podcast do Pirulla, onde o Ian comentava sobre a questão da segurança pública. Foi legal tbm(sempre tem um q não sabe fazer crítica nos comentários e atacaram o Ian, mas fazer o q neh)
@@CamaradaRafa verdade, mano. Concordo com o que tu disse. Porém, também há de se combater a postura de fã de produtor de conteúdo, que rola pra cacete. O Ian claramente tinha mandado mal ali, e no corte o que não falta é gente tentando defender o argumento dele de forma acrítica.
Sou Anarquista não sou sectarista acompanho o Canal do Jones há anos, saúdo o surgimento de uma organização com apetite revolucionária. A Revolução Brasileira terá que haver todo empenho de todas as Forças Revolucionárias e Populares disponíveis e organizadas.
Sou gestor de comunidades e vou recomendar livros sobre gestão de grupo para ajudar os camaradas a atualizar o que Lenin trouxe: - The Business of belonging (David Spinks) - Hacking Communities (Lais de Oliveira) - Building Brand Communities (Carrie Melissa Jones) Esses livros explicam como criar uma comunidade engajadas usando conceitos validados por pesquisas de comportamento de grupos. A última autora, Carrie MJ, coordenou as campanhas do Obama usando esses conhecimentos. Sou especialista na área. Foco a disposição para bater um papo. Abs.
Talvez beber um pouco da fonte de organizações auto geridas pode ajudar a estabelecer um formato mais bem organizado e claro no seu propósito. Recomendo sociocracia e holacracia, além de outra vertente, o O2, de organizações orgânicas À disposição também pra contribuir! 🙏
Meu deus era exatamente nesse sentido organizativo em q eu tava perdido. Enfim, se o PCBR souber superar esses problemas irei me organizar com ctz pois é algo q sempre tive dificuldade.
Sou progressista desde de criança (hoje quarentona) e durante minha vida já atuei em diversos coletivos e movimentos, mas nunca me interessei por partidos políticos na vida até o nascimento do PCBR. Eu me identifico em muitos aspectos, um deles é a questão organizativa. A gente precisa saber o que fazer para sermos um grande imã de experiências coletivas e comunitárias que estão espalhadas por esse Brasilzão que em essência já são comunistas. E eu estou com a sensação que o PCBR está sendo esse grande imã. Bendita hora que houve esse racha no PCB! Bora fazer um feitiço para transformar qualquer reclamação em comunismo!!
Para uma revolução comunista poder acontecer no país que eu sou totalmente a favor. É necessário uma tomada forte do Estado, esse negócio de ser democrático demais não funciona. É necessário seguir os moldes que foi da União soviética querida. E essas ideologias como lgbts e ideologia de gênero é necessário um banimento forte de repressão, e principalmente a religião. Sendo assim a classe trabalhadora vai estar mais à vontade para poder progredir no país.
@@engracadaodagalaxia1492 Você tocou em um ponto interessante o Brasil só vai ter uma boa revolução se seguir os moldes soviéticos. E sim é necessário banimento de lgbts e principalmente religião, mas precisamente a matriz africana e católica. A classe trabalhadora precisa se organizar para ir para cima sem medo. Se o atual governo do Estado está do nosso lado 🙌🏾 consequentemente a população vai ter apoio.
@@precisionbassbr3351 sim exatamente para nossa revolução comunista acontecer é preciso tomar medidas fortes. Não basta apenas fazer videozinho na internet. Sobre história, os comunistas estão realmente mais atentos sobre o que aconteceu na história para não cometer os mesmos erros no passado. A União soviética em seus tempos de Glória derrotaram os n@zist4s e o povo soviético tinha bastante acesso à educação e cultura de verdade. Não essa palhaçada que tem hoje no Brasil. Para nós revolução poder acontecer é necessário ir para cima da Extrema direita com força. Mas é necessário termos um líder que é forte 📈 e não um líder que dá muita atenção para grupos minoritários e esquece da grande massa. Sendo assim vamos conseguir recrutar até os conservadores. É questão de estratégia esse sensatez.
Jones por favor faça um vídeo falando sobre a situação dos prédios caixões em Recife, o governo quer dar um valor entre 40 a 120 mil reais e ainda ficar com a posse do terreno sem indenizar os proprietários, a sanha do mercado imobiliário tem feito muitas famílias, inclusive a minha, ficarem em desespero, passamos mais de década na justiça para receber um valor tão baixo. Da um up ai galera para ele ver
Passei por uma situação com alguns paralelos, o problema da Braskem em Maceió, e tive que sair com minha família e depois ir atrás da indenização. Desgastante e revoltante. Que tudo dê certo pra você amigo!
Exatamente, Jones. Você é um cara educado e quer deixar nas entre-linhas. Vc é muito elegante. Mas eu falo: a grande maioria dos militantes que vem das classes médias acaba sendo os traidores, que operam pra atrapalhar. O playboy. Sei exatamente o que vc está falando. Foi isso q aconteceu no movimento de maior relevância do autonomismo. Com certeza, vc viveu algo muito parecido (sabemos q não é parecido, é igual pq é a luta de classes), na sua antiga organização. Fico feliz q vcs resolveram isso de cara. Mas tô ligado q é uma coisa muito mais fácil de fazer quando não tem atrapalhadores internos.
O Jones colocou em palavras o que venho sentindo desde criança com o PT. Sempre vi minha mãe como uma figura política na minha cidade do interior, mas, por seguir esse modelo de política petista, ela sempre desprivilegiava suas pautas da categoria dos professores para defender pautas que não tinham nada haver com nada da política petista. Para o PT, o eleitor é quem tem que defender os interesses do político 'superior', e não o contrário.
Como exemplo puro e simples, basta ver os petistas defendendo o teto de gastos, que vai demolir todas as bases políticas do país. É o poste mijando no cachorro.
Extremamente importante a discussão, até em discordância, de comunicadores comunistas. Tanto para elevar o debate tanto para aumentar a visibilidade de quem participa
Gosto muito quando vc fala da UP, essa questão da editora vai muito mais fundo, ainda temos muito a melhorar, esses dias comprei o livro "ministro Che" e tem erros de diagramação horríveis, fizemos critica fortíssima a isso. Continuamos melhorando até a vitória!
Debate delicioso! A última frase é a alma da coisa. A luta de classes está também nos partidos comunistas, e seu resultado as vezes é uma ruptura. Se da ruptura sai coisa melhor, ganhamos, se da ruptura sai desmobilização e rebaixamento, perdemos. Parece que o PCBR é um exemplo de saldo positivo nesse sentido.
Acho humildemente que podemos dar por encerrado esse debate. Parabéns a ambos os camaradas pelos questionamentos, argumentos e conclusões. É bom demais ver algo chegar em algum lugar. Bora pra cima, na união.
Muito bom, camarada! Infelizmente o Petismo trabalha na despolitização da classe trabalhadora. Acredito que nossas respostas podem ter inspiração africana. Parece-me que é na África onde o potencial revolucionário pode encontrar nova estética, novos meios, novas organizações. Gostaria de ver você conversar mais sobre África. Forte abraço!
Diálogo necessário camarada, sua resposta no primeiro foi muito qualificado e enriquecedor para o debate. Acredito que esse seu vídeo também vai ser muito bom para esse debate.
Gosto bastante dessa dinâmica d debate. Talvez não seria o ponto d se fazer uma live estando presente o Jones, o Humberto e o João? Já q foram as três pessoas q estraram nesse debate
@@fellipepessoa1685 Teve? Eu não vi o Jones colocando ele na fala. Acho q o Humberto não pegou o vídeo dele pra incluir e aí o Jones não citou. Mas coloca junto também
trabalho com tecnologia a anos, sempre tive essa ideia de que organização revolucionária tem de ter um grupo de tech/hackers, a paralização dos trabalhadores não paralisa o "app" explorador
Realmente o trabalho editorial do PCBR é muito bom, vide as editoras Ruptura e Lavra Palavra, os livros têm capas muitos bonitas. A UP precisa melhorar o trabalho editorial, criar um site próprio para as Edições Manoel Lisboa e dar um "up" na diagramação dos livros.
Jones, eu nunca militei dentro de um partido. Na verdade, estou chegando agora após alguns meses assistindo vocês e me radicalizando aos poucos. Talvez eu esteja falando besteira, mas de qualquer forma, gostaria de dar minha contribuição. Um ponto que achei que você deixou escapar e que gostaria que tivesse debatido foi a crítica do Humberto sobre o histórico de ruptura dos nossos partidos de vanguarda. Como eu disse, estou chegando agora e realmente não sei se ao longo da história isso aconteceu muitas vezes, mas pelo que ele deixou a entender sim. Parece que sempre existe alguém que se julga mais leninista que o outro, acabando por destruir essas organizações.Será que não seria mais proveitoso fazer a disputa de duas linhas? Será que a solução sempre é começar do zero uma nova organização? Isso não acaba enfraquecendo o "ecossistema" inteiro? Peço perdão pela intromissão e agradeço pelo seu maravilhoso trabalho. Um forte abraço, camarada.
Entendo o sentimento, mas é preciso entender que essas cisões não são um evento único dos partidos de vanguarda do Brasil, muito menos de partidos comunistas. Partidos ROMPEM dia sim e dia também, quem acompanha o PDT vai falar de 87 rachas e 1000 tretas, o PT de hj é praticamente irreconhecível do PT em seu nascimento, a UP pode dizer que não vem de um "racha" mas não seria tbm uma organização que visa um caminho diferente do PCB? E a Soberana? Que não é um partido óbvio, mas também ao invés de "juntar forças" com algo que já existe é sua própria organização. Enfim, em resumo eu só queria dizer que a asserção sobre existir uma certa "anomalia" que atinge em específico partidos de vanguarda é falsa, mas entendo perfeitamente pq alguém teria essa impressão. Em um segundo ponto, rachas e cisões podem significar enfraquecimento ou fortalecimento do movimento comunista, assim como fusões, sempre depende de como foi feito e qual o resultado. Exemplo, se o partido social-democrata russo nunca tivesse rachado na famosa divisão bolcheviques e mencheviques, não teríamos a história da revolução russa para contar, afinal a história provou que quando o caldo apertou muitos mencheviques até lutaram pelo exercíto branco. Por outro lado na Alemanha as disputas internas e rachas enfraqueceram o partido a ponto dele fracassar totalmente em um dos lugares que mais havia a esperança de pipocar uma revolução na época. Puxando um exemplo de fusão, uma fusão como a feita no governo Allende no Chile é um dos principais fatores pelos quais o Chile sofreu uma contra-revolução, a "frente ampla" Chilena era tão fraca graças a seu alto nível de instabilidade inerente a vc tentar juntar partidos não revolucionários com revolucionários, fez com que cada avanço do governo Allende custasse sempre muito em termos políticos, a base do partido cristão que apoiava inicialmente Allende e tinha um viés "progressista/moderado" foi um dos primeiros a cair fora quando mais se precisava e com eles uma fatia gigantesca da população. Assim como as fusões invisíveis que o PT precisou fazer tornou um partido chamado "Partido dos trabalhadores" em um partido que para se distinguir de qualquer partido da direita tá difícil. Então vale manter duas linhas para manter uma aparência? A história nos mostra que usualmente não, afinal a junção de partidos nunca fez uma revolução duradoura, mas a disputa interna o fez em mais de um país, afinal na China houve algo mt semelhante com o CCPh, e mais de uma vez inclusive. Dito tudo isso vou a seu questionamento, vale duas linhas? Diria que não pelo que já comentei acima mas também pela ideia de que um racha em si é a disputa de duas linhas, o tempo dirá se o PCBR de fato estava "certo" ou o PCB, e adiciono, o racha acontece não na primeira desavença, foram ANOS e ANOS de disputas, como Jones fala nesse vídeo, todo partido tem uma disputa de classes interna a ele também, a luta de classes não é invisível em partidos comunistas, nem quando estão no governo, veja a China como exemplo, ou a própria Cuba, a história da união soviética em si, todas elas mostram que essas lutas não acabam, enquanto houver classes haverá disputa e isso não exime os coletivos/partidos revolucionários. Resposta bem longa, mas espero que ajude a refletir os bons pontos que tu trouxe.
Acabei de ver a sua resposta anterior e agr essa e vc esclareceu duvidas que eu tinha, amei! fora q vc comentou sobre a gente não estar livre das contradições da luta de classe, e pois em palavras oq eu pensava vendo muitas situações do dia a dia, bom dms!! e tbm concordo mt com a parte de capa e diagramação feia e dificuldade de se organizar e dps da ação dentro da organização. Vídeos excepcionais, parabéns!!! :D
O PCBR não tem que se preocupar agora com a quantidade. O mais importante é criar uma "cultura operacional consistente". Criar uma "engrenagem" - sem mecanicismos - que funcione bem, e que se consolide como o tempo. Está cultura se constrói na luta política, com objetivos possíveis de ser alcançados. A quantidade virá naturalmente com o tempo.
Somos mais fortes juntos. Espero que o PCBR e a UP agreguem mais coletivos e movimentos sociais em lutas coordenadas (cada um com seus métodos e condições) e assim cheguem cada vez a mais trabalhadores. Se cada um ficar na sua bolha, morreremos antes. Cito esses 2, porque honestamente não acredito nos demais partidos ditos de esquerda. Hora de agregar e não de se dividir.
13:46 - Isso aqui me pegou bastante. Porque me considero anticapitalista, não acredito em conciliação de classe e vejo como necessário um processo revolucionário para tirar o Brasil do atraso. Ainda assim, não me considero comunista por não ter lido Marx ou por não compreende as ramificações da tradição marxista - no Serviço Social em que sou formado, li (e sigo lendo) autores marxistas, mas não ter lido o Velho ainda me parece uma deficiência. Eu estou iniciando um processo mais sistematizado de estudos para eu entender o Brasil, inclusive guardando várias referências que o Jones indica, mas tenho menos vontade de ler Marx por não ter relação direta com nossa vivência mais imediata. Aí eu fico nesse limbo estranho sem me sentir comunista, mas sem me considerar reformista, e acreditando que se definir como socialista - por via das dúvidas é como me defino para o IBGE (!) - é só uma maneira tímida de se considerar comunista!
Em relação a eleição como termômetro concordo que é um calculo mais complexo. Em SP a Vivian da UP pra senadora, defendendo abertamente o direito ao ab0rto, por exemplo, teve 280 mil votos. O Leo da UP nacionalmente recebeu 80 mil. Ou seja, com ctz o Leo atingiu MUITO mais gente no país todo, mas o voto útil no Lula pra eleger ele no primeiro turno (o que teria um efeito meio mágico que nunca entendi direito) fez com que isso não tivesse refletido nos votos. Mas acho que esse ano nas eleições municipais vamos ter um panorama melhor sobre nosso alcance.
Sem querer fugir do assunto. Mas, como é bom um debate PÚBLICO que não se torne uma autofagia do movimento
Hj teve um react do Humberto em relação ao Ian no podcast do Pirulla, onde o Ian comentava sobre a questão da segurança pública. Foi legal tbm(sempre tem um q não sabe fazer crítica nos comentários e atacaram o Ian, mas fazer o q neh)
Eu espero que tenham mais debates assim, são importantíssimos!!
Isso demonstra muito da maturidade que o debate e os debatedores vêm desenvolvendo com o tempo
@@CamaradaRafa verdade, mano. Concordo com o que tu disse. Porém, também há de se combater a postura de fã de produtor de conteúdo, que rola pra cacete. O Ian claramente tinha mandado mal ali, e no corte o que não falta é gente tentando defender o argumento dele de forma acrítica.
@@Fisolovagem é o q sempre falo, sem personalismo, mas tbm c críticas qualificadas e sem autofagia
Sou Anarquista não sou sectarista acompanho o Canal do Jones há anos, saúdo o surgimento de uma organização com apetite revolucionária.
A Revolução Brasileira terá que haver todo empenho de todas as Forças Revolucionárias e Populares disponíveis e organizadas.
Esse tipo de react, réplica, tréplica, etc. é incrível que gera engajamento e, ainda, gera uma discussão importante!
de fato!
A qualidade da reflexão do Jones Manoel impressiona.
Sou gestor de comunidades e vou recomendar livros sobre gestão de grupo para ajudar os camaradas a atualizar o que Lenin trouxe:
- The Business of belonging (David Spinks)
- Hacking Communities (Lais de Oliveira)
- Building Brand Communities (Carrie Melissa Jones)
Esses livros explicam como criar uma comunidade engajadas usando conceitos validados por pesquisas de comportamento de grupos. A última autora, Carrie MJ, coordenou as campanhas do Obama usando esses conhecimentos.
Sou especialista na área. Foco a disposição para bater um papo.
Abs.
👏👏👏
Boa!
Talvez beber um pouco da fonte de organizações auto geridas pode ajudar a estabelecer um formato mais bem organizado e claro no seu propósito. Recomendo sociocracia e holacracia, além de outra vertente, o O2, de organizações orgânicas
À disposição também pra contribuir! 🙏
Meu deus era exatamente nesse sentido organizativo em q eu tava perdido. Enfim, se o PCBR souber superar esses problemas irei me organizar com ctz pois é algo q sempre tive dificuldade.
Sou progressista desde de criança (hoje quarentona) e durante minha vida já atuei em diversos coletivos e movimentos, mas nunca me interessei por partidos políticos na vida até o nascimento do PCBR.
Eu me identifico em muitos aspectos, um deles é a questão organizativa. A gente precisa saber o que fazer para sermos um grande imã de experiências coletivas e comunitárias que estão espalhadas por esse Brasilzão que em essência já são comunistas. E eu estou com a sensação que o PCBR está sendo esse grande imã.
Bendita hora que houve esse racha no PCB!
Bora fazer um feitiço para transformar qualquer reclamação em comunismo!!
Para uma revolução comunista poder acontecer no país que eu sou totalmente a favor. É necessário uma tomada forte do Estado, esse negócio de ser democrático demais não funciona. É necessário seguir os moldes que foi da União soviética querida. E essas ideologias como lgbts e ideologia de gênero é necessário um banimento forte de repressão, e principalmente a religião. Sendo assim a classe trabalhadora vai estar mais à vontade para poder progredir no país.
@@engracadaodagalaxia1492 Você tocou em um ponto interessante o Brasil só vai ter uma boa revolução se seguir os moldes soviéticos. E sim é necessário banimento de lgbts e principalmente religião, mas precisamente a matriz africana e católica. A classe trabalhadora precisa se organizar para ir para cima sem medo. Se o atual governo do Estado está do nosso lado 🙌🏾 consequentemente a população vai ter apoio.
@@precisionbassbr3351 sim exatamente para nossa revolução comunista acontecer é preciso tomar medidas fortes. Não basta apenas fazer videozinho na internet.
Sobre história, os comunistas estão realmente mais atentos sobre o que aconteceu na história para não cometer os mesmos erros no passado. A União soviética em seus tempos de Glória derrotaram os n@zist4s e o povo soviético tinha bastante acesso à educação e cultura de verdade. Não essa palhaçada que tem hoje no Brasil. Para nós revolução poder acontecer é necessário ir para cima da Extrema direita com força. Mas é necessário termos um líder que é forte 📈 e não um líder que dá muita atenção para grupos minoritários e esquece da grande massa. Sendo assim vamos conseguir recrutar até os conservadores. É questão de estratégia esse sensatez.
@@precisionbassbr3351 ta fumando irmão? se e deboche ainda fica dificil...
@@augustosagrado2646 só ataque pessoal e zero argumento neh ? tudo normal 👍🏾
Jones tu é uma esperança absurda, tu se mostra cada vez mais um grande líder e acredito que você pode ajudar e muito a revolução no país.
Jones por favor faça um vídeo falando sobre a situação dos prédios caixões em Recife, o governo quer dar um valor entre 40 a 120 mil reais e ainda ficar com a posse do terreno sem indenizar os proprietários, a sanha do mercado imobiliário tem feito muitas famílias, inclusive a minha, ficarem em desespero, passamos mais de década na justiça para receber um valor tão baixo.
Da um up ai galera para ele ver
✊🚩
Passei por uma situação com alguns paralelos, o problema da Braskem em Maceió, e tive que sair com minha família e depois ir atrás da indenização. Desgastante e revoltante. Que tudo dê certo pra você amigo!
@@canjiica obrigado, que tudo dê certo para vc também
Vc, João e Humberto podiam fazer uma discussão ao vivo. Construção coletiva de um consenso organizativo
Como disse o galo, a revolução é pra ontem
Exatamente, Jones. Você é um cara educado e quer deixar nas entre-linhas. Vc é muito elegante. Mas eu falo: a grande maioria dos militantes que vem das classes médias acaba sendo os traidores, que operam pra atrapalhar. O playboy. Sei exatamente o que vc está falando. Foi isso q aconteceu no movimento de maior relevância do autonomismo. Com certeza, vc viveu algo muito parecido (sabemos q não é parecido, é igual pq é a luta de classes), na sua antiga organização. Fico feliz q vcs resolveram isso de cara. Mas tô ligado q é uma coisa muito mais fácil de fazer quando não tem atrapalhadores internos.
O Jones colocou em palavras o que venho sentindo desde criança com o PT. Sempre vi minha mãe como uma figura política na minha cidade do interior, mas, por seguir esse modelo de política petista, ela sempre desprivilegiava suas pautas da categoria dos professores para defender pautas que não tinham nada haver com nada da política petista. Para o PT, o eleitor é quem tem que defender os interesses do político 'superior', e não o contrário.
Como exemplo puro e simples, basta ver os petistas defendendo o teto de gastos, que vai demolir todas as bases políticas do país. É o poste mijando no cachorro.
Extremamente importante a discussão, até em discordância, de comunicadores comunistas. Tanto para elevar o debate tanto para aumentar a visibilidade de quem participa
Isso sim é debate construtivo. Parabéns aos camaradas!!!
Ótimo vídeo, camarada! Agradeço demais ao Humberto pela iniciativa do debate. Valeu mesmo!
bora jones!! to botando fé no PCBR ❤
Como saiu menor se levou junto a maioria dos filiados? Tanto Quantitativo como qualitativo , o PCBR saiu vitorioso.
Concordo plenamente. Fantástico❤
Todos concordamos que esse debate tem que virar um livro, né? "O que fazer, em tempos de internet"
EXATAMENTE!
Nome alternativo:
"O QUE FAZER: LENILISMO PARA O SEC XXI" 😂
Escrever livro
Debate saudável, parabéns camarada
Foi uma satisfação, ao me organizar no pcbr, a cotização progressiva . Seguimos na luta ✊️✊️✊️✊️
Queria me organizar, vou esperar o vídeo do Jones sobre
@@bizarre7806 acho que eles já tão recrutando, dá uma olhada nas redes do partido
@@bizarre7806 tem o formulario nas paginas do pcbr camarada.
Excelente debate e discussão, essa discussão que o Humberto levantou, foi fantástica pois deu visibilidade para nossa necessidade de nos organizarnos.
O Jones sempre foi sensacional, mas ultimamente tá ainda mais arretado!!! Avante camarada, obrigado!!
Debate de altíssimo nível. Essa é a “polêmica” de que gostamos e precisamos pra fazer nosso campo crescer. Venceremos
Dia 30 de junho ato nacional em defesa da Palestina Av Paulista 🇵🇸🚩☝🏽🇵🇸🚩☝🏽🇵🇸🚩☝🏽🇵🇸🚩☝🏽
Camarada, tem mais informações sobre esse ato? Não pude ir aos anteriores por questão de exploração do trabalho.
Que lindo seria se todos os debates na internet fossem assim. E que os partidos políticos utilizassem essa abordagem para tomar decisões partidárias.
é bem a cara desses comunistas..... fazer debate honesto e respeitoso pra agregar o conhecimento e aperfeiçoar a teoria 🙄🙄
Isso é debate! É disso que Jones falava quando pedia mais debate no campo da esquerda radical, estão de parabéns demais!
Gosto muito quando vc fala da UP, essa questão da editora vai muito mais fundo, ainda temos muito a melhorar, esses dias comprei o livro "ministro Che" e tem erros de diagramação horríveis, fizemos critica fortíssima a isso. Continuamos melhorando até a vitória!
Debate delicioso!
A última frase é a alma da coisa. A luta de classes está também nos partidos comunistas, e seu resultado as vezes é uma ruptura. Se da ruptura sai coisa melhor, ganhamos, se da ruptura sai desmobilização e rebaixamento, perdemos. Parece que o PCBR é um exemplo de saldo positivo nesse sentido.
Acho que só o tempo (e o trabalho) dirá.
É muito importante esse tipo de debate pra avançar na luta
Que o debate só cresça e avançe
Debate essencial! Parabéns ao Humberto por levantar a questão.
Aprendo de mais com vcs
Muito bom! Sempre bom ver avanço nos debates!
Bacana o debate, quando é respeitoso tá tudo certo
Ótimo vídeo Jones!
Adoro esse réplica, treplica,... Mto bom vcs discutindo! Isso sim é um debate qualificado!
Engajando esse debate importantissimo e de alto nível
Como é bom o debate público entre camaradas! Muito produtivo!! 🔥
Acho humildemente que podemos dar por encerrado esse debate. Parabéns a ambos os camaradas pelos questionamentos, argumentos e conclusões. É bom demais ver algo chegar em algum lugar. Bora pra cima, na união.
Bom dia pessoal.
Tô gostando kakakak o debate entre os meus dois camaradas preferidos .....
Muito bom, camarada! Infelizmente o Petismo trabalha na despolitização da classe trabalhadora. Acredito que nossas respostas podem ter inspiração africana. Parece-me que é na África onde o potencial revolucionário pode encontrar nova estética, novos meios, novas organizações. Gostaria de ver você conversar mais sobre África. Forte abraço!
Excelente ❤
Esse debate foi muitíssimo qualificado e trouxe contribuições importantes para esses temas
NOTE
Que debate incrível que esta acontecendo. Meus parabéns aos envolvidos
Reflexão fundamental
Muito ❤😊
Parabéns pelo debate.
Vamooo!
Muito bom esse diálogo! Avanço a todos!
Importante reflexão
Debate muito qualificado!
Esse debate ta fenomenal, bora construir!
Voce esta certíssimo
C a r a l h o, sensacional um debate respeitoso e, com auto critica, que coisa rara de se ver hoje em dia. Parabens camaradas pela boa discussão
Avante camaradas
Valeu!
Diálogo necessário camarada, sua resposta no primeiro foi muito qualificado e enriquecedor para o debate. Acredito que esse seu vídeo também vai ser muito bom para esse debate.
Dá lhe Jones
Ótimo debates camaradas
Esse é o debate que eu quero.
Muito esse debate levantado pelo Humberto.
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Isso sim é um debate (mesmo mesmo) online! Crescem os envolvidos e crescem os espectadores!
Esperando o lançamento do jornal NOTE!
Muito bom esse debate!!
Gosto bastante dessa dinâmica d debate. Talvez não seria o ponto d se fazer uma live estando presente o Jones, o Humberto e o João? Já q foram as três pessoas q estraram nesse debate
Siiim
Teve o gaiofato tbm
@@fellipepessoa1685 Teve? Eu não vi o Jones colocando ele na fala. Acho q o Humberto não pegou o vídeo dele pra incluir e aí o Jones não citou. Mas coloca junto também
@@leonciopereira712 ele citou bem rápido aqui 01:00
@@fellipepessoa1685 Real msm hahahah mosquei
Up do engajamento 🆙
Seria pcbr do engajamento
Lkkkkkkkkkkk@@jeffersonfingolo147
up
Up
Up
trabalho com tecnologia a anos, sempre tive essa ideia de que organização revolucionária tem de ter um grupo de tech/hackers, a paralização dos trabalhadores não paralisa o "app" explorador
Debate qualificado!
Comentando pra engajar, já que o assunto é MUITO pertinente e não dá pra deixar morrer.
Realmente o trabalho editorial do PCBR é muito bom, vide as editoras Ruptura e Lavra Palavra, os livros têm capas muitos bonitas. A UP precisa melhorar o trabalho editorial, criar um site próprio para as Edições Manoel Lisboa e dar um "up" na diagramação dos livros.
Vc tem razão, sempre chamei Haddad de Paulo Guedes que toca violão agora vou chamar Lula de ombudsman do próprio governo.
Eu gosto muito do Humberto e de você estou adorando esse debate
Jones, eu nunca militei dentro de um partido. Na verdade, estou chegando agora após alguns meses assistindo vocês e me radicalizando aos poucos. Talvez eu esteja falando besteira, mas de qualquer forma, gostaria de dar minha contribuição.
Um ponto que achei que você deixou escapar e que gostaria que tivesse debatido foi a crítica do Humberto sobre o histórico de ruptura dos nossos partidos de vanguarda. Como eu disse, estou chegando agora e realmente não sei se ao longo da história isso aconteceu muitas vezes, mas pelo que ele deixou a entender sim. Parece que sempre existe alguém que se julga mais leninista que o outro, acabando por destruir essas organizações.Será que não seria mais proveitoso fazer a disputa de duas linhas? Será que a solução sempre é começar do zero uma nova organização? Isso não acaba enfraquecendo o "ecossistema" inteiro? Peço perdão pela intromissão e agradeço pelo seu maravilhoso trabalho. Um forte abraço, camarada.
Entendo o sentimento, mas é preciso entender que essas cisões não são um evento único dos partidos de vanguarda do Brasil, muito menos de partidos comunistas.
Partidos ROMPEM dia sim e dia também, quem acompanha o PDT vai falar de 87 rachas e 1000 tretas, o PT de hj é praticamente irreconhecível do PT em seu nascimento, a UP pode dizer que não vem de um "racha" mas não seria tbm uma organização que visa um caminho diferente do PCB? E a Soberana? Que não é um partido óbvio, mas também ao invés de "juntar forças" com algo que já existe é sua própria organização.
Enfim, em resumo eu só queria dizer que a asserção sobre existir uma certa "anomalia" que atinge em específico partidos de vanguarda é falsa, mas entendo perfeitamente pq alguém teria essa impressão.
Em um segundo ponto, rachas e cisões podem significar enfraquecimento ou fortalecimento do movimento comunista, assim como fusões, sempre depende de como foi feito e qual o resultado.
Exemplo, se o partido social-democrata russo nunca tivesse rachado na famosa divisão bolcheviques e mencheviques, não teríamos a história da revolução russa para contar, afinal a história provou que quando o caldo apertou muitos mencheviques até lutaram pelo exercíto branco.
Por outro lado na Alemanha as disputas internas e rachas enfraqueceram o partido a ponto dele fracassar totalmente em um dos lugares que mais havia a esperança de pipocar uma revolução na época.
Puxando um exemplo de fusão, uma fusão como a feita no governo Allende no Chile é um dos principais fatores pelos quais o Chile sofreu uma contra-revolução, a "frente ampla" Chilena era tão fraca graças a seu alto nível de instabilidade inerente a vc tentar juntar partidos não revolucionários com revolucionários, fez com que cada avanço do governo Allende custasse sempre muito em termos políticos, a base do partido cristão que apoiava inicialmente Allende e tinha um viés "progressista/moderado" foi um dos primeiros a cair fora quando mais se precisava e com eles uma fatia gigantesca da população.
Assim como as fusões invisíveis que o PT precisou fazer tornou um partido chamado "Partido dos trabalhadores" em um partido que para se distinguir de qualquer partido da direita tá difícil.
Então vale manter duas linhas para manter uma aparência? A história nos mostra que usualmente não, afinal a junção de partidos nunca fez uma revolução duradoura, mas a disputa interna o fez em mais de um país, afinal na China houve algo mt semelhante com o CCPh, e mais de uma vez inclusive.
Dito tudo isso vou a seu questionamento, vale duas linhas? Diria que não pelo que já comentei acima mas também pela ideia de que um racha em si é a disputa de duas linhas, o tempo dirá se o PCBR de fato estava "certo" ou o PCB, e adiciono, o racha acontece não na primeira desavença, foram ANOS e ANOS de disputas, como Jones fala nesse vídeo, todo partido tem uma disputa de classes interna a ele também, a luta de classes não é invisível em partidos comunistas, nem quando estão no governo, veja a China como exemplo, ou a própria Cuba, a história da união soviética em si, todas elas mostram que essas lutas não acabam, enquanto houver classes haverá disputa e isso não exime os coletivos/partidos revolucionários.
Resposta bem longa, mas espero que ajude a refletir os bons pontos que tu trouxe.
Excelente debate!
Saudável até pra quem assiste 🤓
Acabei de ver a sua resposta anterior e agr essa e vc esclareceu duvidas que eu tinha, amei! fora q vc comentou sobre a gente não estar livre das contradições da luta de classe, e pois em palavras oq eu pensava vendo muitas situações do dia a dia, bom dms!! e tbm concordo mt com a parte de capa e diagramação feia e dificuldade de se organizar e dps da ação dentro da organização. Vídeos excepcionais, parabéns!!! :D
Isso é que é um debate de verdade!❤
Excelente análise.
Boa
O PCBR não tem que se preocupar agora com a quantidade. O mais importante é criar uma "cultura operacional consistente". Criar uma "engrenagem" - sem mecanicismos - que funcione bem, e que se consolide como o tempo.
Está cultura se constrói na luta política, com objetivos possíveis de ser alcançados.
A quantidade virá naturalmente com o tempo.
Nem assisti ainda e já cumprindo a minha tarefa revolucionária de engajamento
Somos mais fortes juntos. Espero que o PCBR e a UP agreguem mais coletivos e movimentos sociais em lutas coordenadas (cada um com seus métodos e condições) e assim cheguem cada vez a mais trabalhadores. Se cada um ficar na sua bolha, morreremos antes. Cito esses 2, porque honestamente não acredito nos demais partidos ditos de esquerda. Hora de agregar e não de se dividir.
Jones, tu é muito bom
👏👏👏
Esse vídeo do Humberto rendeu mais que caldo da mamãe quando ela convida gente em casa
Esse debate tá muito bom! 5 minutinhos de trocação sem perder a amizade!
bom demais
Tréplica de 30 min. Humberto Matos tem direito à resposta de 30 min
O historiador errou uma conta, que novidade kkkkkk. Debate de alta qualidade, ótimo vídeo.
Pesado...
Ufa. Que bom Jones que sua conta foi corrigida. Ela faz muita diferença.
Grande Jones!! Como você é indispensável!!
Que vídeo bom cara. Ainda bem que esse debate surgiu
13:46 - Isso aqui me pegou bastante. Porque me considero anticapitalista, não acredito em conciliação de classe e vejo como necessário um processo revolucionário para tirar o Brasil do atraso. Ainda assim, não me considero comunista por não ter lido Marx ou por não compreende as ramificações da tradição marxista - no Serviço Social em que sou formado, li (e sigo lendo) autores marxistas, mas não ter lido o Velho ainda me parece uma deficiência. Eu estou iniciando um processo mais sistematizado de estudos para eu entender o Brasil, inclusive guardando várias referências que o Jones indica, mas tenho menos vontade de ler Marx por não ter relação direta com nossa vivência mais imediata. Aí eu fico nesse limbo estranho sem me sentir comunista, mas sem me considerar reformista, e acreditando que se definir como socialista - por via das dúvidas é como me defino para o IBGE (!) - é só uma maneira tímida de se considerar comunista!
Muito bom camarada, a direita nem se compara quando o quesito é qualidade do debate!
Em relação a eleição como termômetro concordo que é um calculo mais complexo. Em SP a Vivian da UP pra senadora, defendendo abertamente o direito ao ab0rto, por exemplo, teve 280 mil votos. O Leo da UP nacionalmente recebeu 80 mil. Ou seja, com ctz o Leo atingiu MUITO mais gente no país todo, mas o voto útil no Lula pra eleger ele no primeiro turno (o que teria um efeito meio mágico que nunca entendi direito) fez com que isso não tivesse refletido nos votos. Mas acho que esse ano nas eleições municipais vamos ter um panorama melhor sobre nosso alcance.
Muito construtivas essas trocas!