E interessante é que qdo falamos desses temas mais concretos , sem falar que somos comunistas, as pessoas tendem a gostar e concordar. Temos q falar , sob os estudos teóricos, dos temas concretos dos trabalhadores. E sempre dá certo
Então é isso que disse. As vezes ,numa conversa, a gente não começa falando "sou comunista", começamos a conversar e , se o tema for do dia a dia, a tendência é que as pessoas concordem. É que convivo com muitos bolsonaristas ,e eles são preconceituosos (além de insuportáveis). Mas vejo que o discurso comunista tem MUITO a avançar, conforme o que o Jones diz
"O comunista deve ser o mais nacional de todos os militantes, no sentido de que se ele se propõe a fazer uma revolução que é nacional em sua forma, ele precisa conhecer o Brasil." Canetada
Eu acho incrível seu trabalho de divulgação do estudo do Brasil. Eu, por exemplo, NUNCA tinha ouvido falar de Darcy Ribeiro e Clóvis Moura, e estou lendo suas obras agora por indicação sua. Fundamental o que vc faz
Jones, eu concordo mt com você que não devemos ler Lenin como se ele fizesse uma teoria brasileira. Só acho que devemos lidar com a crise ateísmoXreligiosidade com uma superação desses conceitos isolados, e não o fortalecimento de um às custas do outro.
Apenas cuidado com o apedrejamento de camaradas. O vídeo do Jones é excelente, mas não devemos transformar isso em uma briga colegial. Nosso papel como comunistas é agregar e não segregar por qualquer coisa. O tema deve ser fruto de debate e não de briga infantil.
Que bom que vc tá falando de fé e revolução brasileira. Nosso povo é religioso e nossa revolução tem que contemplar isso. Nossa cultura, nossos costumes, nossa revolução.
Nosso povo também é racista, homofóbico e misógino, (muito devido às cristianismo, aliás) temos que aceitar isso na revolução também??? A gente precisa MUDAR as partes da nossa cultura que pressupõe opressão, ignorância e desigualdade e a religião É um desses pilares. O cristianismo é a RAIZ do conservadorismo brasileiro. temos que superar sim.
Ser comunista é uma ação prática de construção constante da revolução. No Brasil, várias práticas religiosas são também uma resistência popular, e não dá para fazer revolução apagando nossa história de lutas. Falo isso como ateia.
Falou tudo mano. A luta de classes está inclusive dentro das igrejas. Dos grandes movimentos brasileiros de resistência, poucos não tiveram uma grande participação da religiosidade.
Concordo - a religiosidade popular é parte intrínsica da sociedade e história brasileira, e embora um governo revolucionário seria ateu, a população deve ser totalmente livre na prática religiosa.
É preciso retomar nos debates a centralidade da dialética universal/ particular. Falar de América Latina que quer que a gente se lembre do papel das religiões nas lutas de libertação daqui. Antônio Conselheiro, a Teologia da Libertação, o papel da religião na o levante campesino em Ele Salvador
* El Salvador durante a ditadura dos anos 80... A gente não pode perder de vista o pale das religiões na formação subjetiva de um povo, msmo que estejamos vivendo uma época reacionária das religiões cristãs
Jones faz um processo que é OBRIGAÇÃO de todo materialista: pensar e agir sobre a materialidade. Não dá pra citar Lenin incentivando uma militância atéia e agir como um culto.
Respondendo à pergunta final, os textos de Lenin sobre religião e ateísmo são extremamente úteis no combate ao crescente poder do neopentecostalismo no Brasil, sua penetração nos espaços políticos e seu uso no espalhamento de ideologia burguesa imunda entre as massas, assim como a Igreja Ortodoxa Russa fazia lá. Não interessa se Lenin estudou ou não a influência de religiões de matriz africana na formação religiosa do Brasil, o debate sobre a religião organizada como instrumento de controle e manipulação das massas é o mesmo, só mudam alguns detalhes da forma como ele se dá em cada lugar e cultura específicos
Tu escreveu o que eu tava tentando formular. É isso aí. A religião é uma problemática política, em algum momento, porque é forma organizativa que gera explicação sobre o mundo para o crente, que, na minha compreensão sobre a religião, é fundamentalmente contraposta ao materialismo. Claro que posso estar errado.
Aprendi e aprendendo tanto contigo Jones. Não teria condições de ler tantos livros quanto você. Trazer isso pra gente como eu é muito importante. Acompanho vários comunistas e gosto muito. Todos fazem um trabalho importante. Mas você é o que melhor conhece o Brasil. Não sei se você já está no Spotify, mas um podcast seria muito bom!
mt bom o vídeo, realmente faz a gente refletir - eu lembro q fiquei um pouco chateado quando o meu partido n ligou mt para o movimento contra a escala 6x1 q precisa de movimento de massas enquanto conversava sobre outra pautas internacionais e ok eu entendi q era preciso discussão e debate primeiro sobre a questão da escala 6x1 e o próprio movimento vat para saber se faz sentido para macharmos juntos e a questão internacional ja tinha sido conversada antes e é importante tambem, dps de um tempo se posicionaram sobre o movimento nas redes oficiais dps de verem sobre, realmente eu amei quando se posicionaram e falaram mais sobre a questão brasileira
boa reflexão jones, e parabéns pelos 300k de inscritos. ontem eu vi na tv um jornalista cara de pau de uma certa emissora de um rico que diz que já foi ambulante.. no qual ele disse em auto e bom som que tudo tinha que ser privatizado, e eu abordei esse tema e por que ele falou isso com quem eu pude e também viu. são essas coisas centrais que vão começar a abrir o olho dos brasileiros.
FINALMENTE um camarada falando do vencimento das concessões das distribuidoras de energia!! E, claro, da reestatização da Eletrobras❤. Só queria ligar os pontos: se tivéssemos uma Eletrobras Pública teríamos condições técnicas de recepcionar essas distribuidoras no controle estatal. Ou seja, privatizar a Eletrobras também teve implicações na possibilidade de se reestatizar as distribuidoras, além de ficarmos vendidos às chantagens dos atuais gestores dessas distribuidoras que nos achacam com falta de luz e ainda pedem aumento na tarifa p resolver o problema gerado por eles.
Aproveito para falar que Álvaro Vieira Pinto tem uma visão extremamente sofisticada do que é tecnologia, que é fundamental para entender qualquer momento histórico e sua relação com as técnicas, em especial agora com os Elon musk da vida apoiando golpes e tudo mais (Vieira Pinto nos ajuda a ver como isso não é propriamente uma novidade, e ajuda a entender essa ideologia californiana e essa merda toda que vem junto).
Me impressiona esse tipo de discussão ainda estar em voga. A análise das intricalidades de um povo em todos os seus aspectos, até os que, em nuna perspectiva mais fechada e ortodoxa, são vistos como burgueses sempre foi feita, vide Bogdanov.
Jones, cara na minha opinião o que você está falando nesse vídeo tem uma possibilidade de síntese massa na redução sociológica de Guerreiro Ramos (que foi recentemente relançado pela Ubu, uma felicidade porque o PDF que eu tinha lido baseado em uma xerox era um sofrimento 😊 ) ótimo vídeo!
Jones Manoel, tua análise é muito pertinente. O pessoal tem dissociado a realidade e suas especificidades nacionais do processo histórico e social do Brasil
Sou de Belém, sou ateu, não vejo que demonizar o Círio, ou a cultura religiosa seja uma solução pra alguma coisa, inclusive acho uma tragédia. Círio é uma das melhores coisas de Belém. Há problemas que surgem por causa da instrumentação da religião pela classe dominante. Mas isso não significa eliminar um movimento tão bonito quanto o Círio. Fico pensando como seria um movimento feito Círio, movido para lutar pela nossa classe, pelos nossos direitos.
Me pergunto até que ponto esses movimentos como um todo não são um escape pra nossos problemas que ao mesmo tempo nos imobiliza e restringe uma possibilidade de ação concreta. Esse papo me lembra um trecho de Fanon em Condenados da Terra que seria canceladíssimo atualmente pq ele argumenta justamente isso se referindo aos transes e rituais religiosos. De qualquer forma, apesar de me considerar agnóstico, acredito que os eventos culturais, as tradições, sendo também questionadas socialmente, devem se manter de alguma forma por sua beleza e riqueza cultural. Até algumas religiões.. (mas pessoalmente torço pra se esvaziarem aos poucos para uma espécie de ligação/consciência universal)
@@dgdntsas pessoas precisam acreditar que há algo melhor depois dessa vida, que pra maioria é um inferno. Não é a religião que impede a tomada de consciência, apesar de que a sua instrumentalização para a formação ideológica é um problema real hoje no nosso país. Todo "comunista" que se propõe a ser contra as tradições religiosas está em uma luta perdida, mas é válido criticar as instituições, sempre com muito cuidado e separando isso da religião em si
Sem falar vei que por mais assustador que seja o potencial de instrumentalização das emoções alheias, me parece uma tendência utópica de pensar os povos e suas culturas num contexto histórico né, esse ideal que a gnt busca " emancipação econômica cultural da porra toda " não vai acontecer com a gnt dando martelada na cabeça de quem é um "super devoto" ou um "super crente", e acontece de geração em geração, diferente do que naturalmente os livros de história faz a gente concluir resumindo uma super cadeia de eventos, como as ressurreiçoes BR da época colonial em 1 parágrafo pra cada evento de norte a sul de um território mega continental. É fd difícil demais de um lado são muitas culturas diferentes dentro de um único estado imagina o país todo. E por outro lado um naturalização da nossa lógica de pensamento positivista talvez?? Mas ser bombardeado com textos que parece que a história é uma ciência exata.
Entendo o ponto de visto do jovem que dialogou com vc camarada. Já pensei assim. Porém, hj concordo 100% com vc. Taticamente é mais inteligente e produtivo para os nossos movimentos.
Vídeo bom da porra!!! Na moral grato pelo video. Como tenho um círculo social muito pequeno, dificilmente encontraria com um parceiro com as ideias desse cidadão citado no vídeo.
Jones, como tá fazendo bem o teu mergulho na tradição trabalhista. Isso não significa obviamente abdicar/renunciar o marxismo. Ao contrário. Isso te somou MUITO!!! ESTÁS ENRAIZANDO NO BRASIL
JM, estou positivamente surpreso cm vc evoluiu na compreensão geral da revolução brasileira, mostrando correta visão sobre a QUESTÃO NACIONAL. Falta apenas melhorar as posições sobre o identitarismo e o caminho p a construção das condições subjetivas da revolução.
Perfeito Camarada, apesar dele ser nossa pedra fundamental, nenhum ser detém a onisciência sobre todas as coisas, tudo tem que ser construído a partir do seu momento histórico, de forma que se molde a identidade nacional, não podemos sair aplicando receita de bolo pra todos os povos do mundo achando que vai funcionar, porque não vai !
Muito bom vídeo, o que tem de comunista que não tem capacidade de formular soluções para os nossos problemas não tá no gibi. O mais importante é o desenvolvimento de um socialismo pratico que responda aos anseios do trabalhador brasileiro.
A classe trabalhadora urbana em parte até tem condições de ler clássicos do marxismo, mas grande parte e a rural carece de compreensão. A consciência então é difícil
O que eu gosto no Jones é que ele trata de maneira crítica absolutamente todos os autores e não endeusa ninguém, nem mesmo Lenin
Lenin era um bosta!
Isso eu acho fxda também! ❤
E é assim que o socialismo científico deve seguir, não deveríamos ter idolatria nenhuma
E interessante é que qdo falamos desses temas mais concretos , sem falar que somos comunistas, as pessoas tendem a gostar e concordar. Temos q falar , sob os estudos teóricos, dos temas concretos dos trabalhadores. E sempre dá certo
Camarada, eu sempre digo que sou comunista, e tirando uns pouquíssimos anticomunistas de verdade, a maioria ouve e concorda
Então é isso que disse. As vezes ,numa conversa, a gente não começa falando "sou comunista", começamos a conversar e , se o tema for do dia a dia, a tendência é que as pessoas concordem. É que convivo com muitos bolsonaristas ,e eles são preconceituosos (além de insuportáveis). Mas vejo que o discurso comunista tem MUITO a avançar, conforme o que o Jones diz
"O comunista deve ser o mais nacional de todos os militantes, no sentido de que se ele se propõe a fazer uma revolução que é nacional em sua forma, ele precisa conhecer o Brasil."
Canetada
Marx dizia que toda revolução possui no começo caráter nacional, para depois se internacionalizar, no manifesto do partido comunista.
Pois e'. Cuidado pra nao ser inocente uitil e ajudar a derrubar a Dilma e o PT, ne'?
e tem que amar essa nação com todos os seus cidadãos, problemas, defeitos, virtudes e qualidades :)
Mano... Cuidado com esses papo de ser nacional, hein
Por isso,quando me perguntam minha posição política eu respondo : Nacionalismo Periférico.
Ultimamente, o Humberto tem falado sobre atualizar a teoria pra realidade atual. Para além disso, atualizar para a realidade brasileira
Humberto e Jones, cada um à sua maneira e expertise ajudam muito a avançar as compreensões dos temas atuais no contexto Brasil.
Didática fantástica!
Eu acho incrível seu trabalho de divulgação do estudo do Brasil. Eu, por exemplo, NUNCA tinha ouvido falar de Darcy Ribeiro e Clóvis Moura, e estou lendo suas obras agora por indicação sua. Fundamental o que vc faz
Darcy eu conhecia superficialmente, já com alguma admiração. Mas tenho 41 anos, deve ser isso.
@aicirtap-fc Opa, camarada. Tenho 23. Não tive o prazer de conhecê-lo antes.
Jones, eu concordo mt com você que não devemos ler Lenin como se ele fizesse uma teoria brasileira. Só acho que devemos lidar com a crise ateísmoXreligiosidade com uma superação desses conceitos isolados, e não o fortalecimento de um às custas do outro.
E o medo de conversar com o Jones e virar tema de vídeo
kkkkkkkkk, gostaria de ter essa honra?
25min e 56seg de vídeo e fez mais pela educação brasileira que Camilo Santana em 1 ano e meio. Muito bom Jones!
Sem querer taxar o Jones, acho ele f0da, mas não é difícil fazer mais do que nada kkkk
300 mil!! Batemos camarada!! Batemos!! Que alegria. É Jones presidente chegando 🇧🇷
Uma sorte para nós termos o camarada Jones. Que venham outros 300 mil!
Que voadora mano kkkkkk... meus parabéns Jones, mais um excelentíssimo vídeo! Acordem camaradas brasileiros!!!
imagina ser esse rapaz que mandou a mensagem pro jones vendo que ele dedicou um video de 25 minutos especialmente pra ele kkkkk
@ kkkkkkk tadinho
@O povo do Norte é acostumado a tomar pedrada um do outro, então provavelmente ele vai ver como um vídeo normal.
Apenas cuidado com o apedrejamento de camaradas. O vídeo do Jones é excelente, mas não devemos transformar isso em uma briga colegial. Nosso papel como comunistas é agregar e não segregar por qualquer coisa. O tema deve ser fruto de debate e não de briga infantil.
Que bom que vc tá falando de fé e revolução brasileira.
Nosso povo é religioso e nossa revolução tem que contemplar isso.
Nossa cultura, nossos costumes, nossa revolução.
❤
@@angeliecrystalarcquell Ela quer dizer o povo é majoritariamente religioso.
Nosso povo também é racista, homofóbico e misógino, (muito devido às cristianismo, aliás) temos que aceitar isso na revolução também??? A gente precisa MUDAR as partes da nossa cultura que pressupõe opressão, ignorância e desigualdade e a religião É um desses pilares. O cristianismo é a RAIZ do conservadorismo brasileiro. temos que superar sim.
A Revolução Comunista Brasileira DEVE SER BRASILEIRA!
Apliquemos a idéia do Movimento Antropofágico ao Marxismo!
Ser comunista é uma ação prática de construção constante da revolução. No Brasil, várias práticas religiosas são também uma resistência popular, e não dá para fazer revolução apagando nossa história de lutas. Falo isso como ateia.
Falou tudo mano. A luta de classes está inclusive dentro das igrejas. Dos grandes movimentos brasileiros de resistência, poucos não tiveram uma grande participação da religiosidade.
Concordo - a religiosidade popular é parte intrínsica da sociedade e história brasileira, e embora um governo revolucionário seria ateu, a população deve ser totalmente livre na prática religiosa.
É preciso retomar nos debates a centralidade da dialética universal/ particular. Falar de América Latina que quer que a gente se lembre do papel das religiões nas lutas de libertação daqui. Antônio Conselheiro, a Teologia da Libertação, o papel da religião na o levante campesino em Ele Salvador
* El Salvador durante a ditadura dos anos 80... A gente não pode perder de vista o pale das religiões na formação subjetiva de um povo, msmo que estejamos vivendo uma época reacionária das religiões cristãs
Vc tem que ir no Festival de Parintins, Jones. É uma das experiências estéticas mais impressionantes que dá pra se ter na vida.
Jones faz um processo que é OBRIGAÇÃO de todo materialista: pensar e agir sobre a materialidade. Não dá pra citar Lenin incentivando uma militância atéia e agir como um culto.
É isso Jones! Pensar, debater, profundamente o Brasil para saber agir.
Jones é hoje o comunicador mais importante do brasil, inegavelmente
Respondendo à pergunta final, os textos de Lenin sobre religião e ateísmo são extremamente úteis no combate ao crescente poder do neopentecostalismo no Brasil, sua penetração nos espaços políticos e seu uso no espalhamento de ideologia burguesa imunda entre as massas, assim como a Igreja Ortodoxa Russa fazia lá. Não interessa se Lenin estudou ou não a influência de religiões de matriz africana na formação religiosa do Brasil, o debate sobre a religião organizada como instrumento de controle e manipulação das massas é o mesmo, só mudam alguns detalhes da forma como ele se dá em cada lugar e cultura específicos
Tu escreveu o que eu tava tentando formular. É isso aí.
A religião é uma problemática política, em algum momento, porque é forma organizativa que gera explicação sobre o mundo para o crente, que, na minha compreensão sobre a religião, é fundamentalmente contraposta ao materialismo. Claro que posso estar errado.
@@viniciussouza5669 tá certo e é justamente por isso que Lenin afirmava categoricamente que o materialismo é irreconciliável com religião
Ansioso pelo crossover Jones e Fred Krepe
Essa parada de que o Jones responde é muito real, quando eu estava procurando onde militar, ele me deu uma força! ❤
Aprendi e aprendendo tanto contigo Jones. Não teria condições de ler tantos livros quanto você. Trazer isso pra gente como eu é muito importante. Acompanho vários comunistas e gosto muito. Todos fazem um trabalho importante. Mas você é o que melhor conhece o Brasil.
Não sei se você já está no Spotify, mas um podcast seria muito bom!
Parabéns pelos 300k de inscritos no canal, camarada!
👏👏👏
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
É MUITO ANGUSTIANTE PARA MIM, DIZER QUE ESTUDEI TROTSKI VÁRIAS VEZES SÓ PRA DEPOIS DE MUITOS ANOS LER DARCY RIBEIRO
Este vídeo entrou nos meus top 10 dos melhores vídeos do Jones
Você sempre me surpreende com seus vídeos, parabéns pelo trabalho e pela jornada para a conscientização da classe brasileira.
Exatamente, precisamos sair do abstrato pro concreto BRASILEIRO. Por isso seu canal é incrível!
Concordando com Jones, lembro das teses do prof. Milton Santos. É preciso entender as peculiaridades das formações sócio espaciais.
mt bom o vídeo, realmente faz a gente refletir - eu lembro q fiquei um pouco chateado quando o meu partido n ligou mt para o movimento contra a escala 6x1 q precisa de movimento de massas enquanto conversava sobre outra pautas internacionais e ok eu entendi q era preciso discussão e debate primeiro sobre a questão da escala 6x1 e o próprio movimento vat para saber se faz sentido para macharmos juntos e a questão internacional ja tinha sido conversada antes e é importante tambem, dps de um tempo se posicionaram sobre o movimento nas redes oficiais dps de verem sobre, realmente eu amei quando se posicionaram e falaram mais sobre a questão brasileira
Larguei patreon de gringo pra fortalecer o apoia.se do Jones e não poderia me sentir melhor e mais justificado
boa reflexão jones, e parabéns pelos 300k de inscritos. ontem eu vi na tv um jornalista cara de pau de uma certa emissora de um rico que diz que já foi ambulante.. no qual ele disse em auto e bom som que tudo tinha que ser privatizado, e eu abordei esse tema e por que ele falou isso com quem eu pude e também viu. são essas coisas centrais que vão começar a abrir o olho dos brasileiros.
Bateu 300 mil, querido camarada! Parabéns e muitíssimo obrigado pelo seu trabalho incrível!
FINALMENTE um camarada falando do vencimento das concessões das distribuidoras de energia!! E, claro, da reestatização da Eletrobras❤. Só queria ligar os pontos: se tivéssemos uma Eletrobras Pública teríamos condições técnicas de recepcionar essas distribuidoras no controle estatal. Ou seja, privatizar a Eletrobras também teve implicações na possibilidade de se reestatizar as distribuidoras, além de ficarmos vendidos às chantagens dos atuais gestores dessas distribuidoras que nos achacam com falta de luz e ainda pedem aumento na tarifa p resolver o problema gerado por eles.
Boa Camarada! Comentando para aumentar o engajamento!
Caraca Jones, não vi que não era inscrito! Problema resolvido, parabéns pelos 300 mil. Que continue crescendo cada vez mais ❤
Aproveito para falar que Álvaro Vieira Pinto tem uma visão extremamente sofisticada do que é tecnologia, que é fundamental para entender qualquer momento histórico e sua relação com as técnicas, em especial agora com os Elon musk da vida apoiando golpes e tudo mais (Vieira Pinto nos ajuda a ver como isso não é propriamente uma novidade, e ajuda a entender essa ideologia californiana e essa merda toda que vem junto).
Palmas para o profissional! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu só me inscrevo em canais que eu consigo ver todos os vídeos. Um deles é o seu. Sucesso, camarada!
Me impressiona esse tipo de discussão ainda estar em voga. A análise das intricalidades de um povo em todos os seus aspectos, até os que, em nuna perspectiva mais fechada e ortodoxa, são vistos como burgueses sempre foi feita, vide Bogdanov.
Parabéns pelos 300 mil inscritos!!
Vamo ouvir esse homem, gente... Essencial essa discussão
Gosto muito do teu raciocínio, Jones! Muito obrigada!
Excelente vídeo Jones todo militante precisa ouvir com atenção essas palavras.
Muito bem falado. Parabens com os 300k
Outra discussão que acho bem rica de Vieira Pinto é sobre a universidade.
Jones, cara na minha opinião o que você está falando nesse vídeo tem uma possibilidade de síntese massa na redução sociológica de Guerreiro Ramos (que foi recentemente relançado pela Ubu, uma felicidade porque o PDF que eu tinha lido baseado em uma xerox era um sofrimento 😊 ) ótimo vídeo!
Parabéns pelos 300k Jones! Admiro muito o seu trabalho!
Caramba! Excelente vídeo.
Aprendo muito com seus vídeos. Acho sua visão panorâmica... Não se deixa prender por bolhas.
Mais um vídeo incrível, Jones!
Jones Manoel, tua análise é muito pertinente. O pessoal tem dissociado a realidade e suas especificidades nacionais do processo histórico e social do Brasil
Sou de Belém, sou ateu, não vejo que demonizar o Círio, ou a cultura religiosa seja uma solução pra alguma coisa, inclusive acho uma tragédia. Círio é uma das melhores coisas de Belém. Há problemas que surgem por causa da instrumentação da religião pela classe dominante. Mas isso não significa eliminar um movimento tão bonito quanto o Círio. Fico pensando como seria um movimento feito Círio, movido para lutar pela nossa classe, pelos nossos direitos.
Me pergunto até que ponto esses movimentos como um todo não são um escape pra nossos problemas que ao mesmo tempo nos imobiliza e restringe uma possibilidade de ação concreta.
Esse papo me lembra um trecho de Fanon em Condenados da Terra que seria canceladíssimo atualmente pq ele argumenta justamente isso se referindo aos transes e rituais religiosos.
De qualquer forma, apesar de me considerar agnóstico, acredito que os eventos culturais, as tradições, sendo também questionadas socialmente, devem se manter de alguma forma por sua beleza e riqueza cultural. Até algumas religiões.. (mas pessoalmente torço pra se esvaziarem aos poucos para uma espécie de ligação/consciência universal)
@@dgdntsas pessoas precisam acreditar que há algo melhor depois dessa vida, que pra maioria é um inferno. Não é a religião que impede a tomada de consciência, apesar de que a sua instrumentalização para a formação ideológica é um problema real hoje no nosso país. Todo "comunista" que se propõe a ser contra as tradições religiosas está em uma luta perdida, mas é válido criticar as instituições, sempre com muito cuidado e separando isso da religião em si
Sem falar vei que por mais assustador que seja o potencial de instrumentalização das emoções alheias, me parece uma tendência utópica de pensar os povos e suas culturas num contexto histórico né, esse ideal que a gnt busca " emancipação econômica cultural da porra toda " não vai acontecer com a gnt dando martelada na cabeça de quem é um "super devoto" ou um "super crente", e acontece de geração em geração, diferente do que naturalmente os livros de história faz a gente concluir resumindo uma super cadeia de eventos, como as ressurreiçoes BR da época colonial em 1 parágrafo pra cada evento de norte a sul de um território mega continental. É fd difícil demais de um lado são muitas culturas diferentes dentro de um único estado imagina o país todo. E por outro lado um naturalização da nossa lógica de pensamento positivista talvez?? Mas ser bombardeado com textos que parece que a história é uma ciência exata.
Parabéns é a primeira vez q vejo um comunista apontar o verdadeiro obstáculo que nosso povo consciente enfrenta
Já bateu os 300 mil inscritos. Parabéns.
14:36 a rede alimenta o conflito, só engaja coisas que as pessoas têm discordância entre si
Parabens pelo 300K Jones! 👏👏👏
Parabéns pelos 300 mil inscritos
Jones, vc conhece o evento do Kipupa Malunguinho aí de Pernambuco? É um encontro religioso popular de raiz afro-indígina.
Esse é um dos vídeos mais importantes!
Parabéns ao Jones e ao Manoel pelos 300 mil subs!
Essa me parece a linha correta para uma revolução. Entender a realidade nacional e agir com base nela.
Como sempre dando um show, obrigado 👏👏👏👏👏
Entendo o ponto de visto do jovem que dialogou com vc camarada. Já pensei assim. Porém, hj concordo 100% com vc. Taticamente é mais inteligente e produtivo para os nossos movimentos.
Que foda!! Não conheço outra pessoa que esclareça este tipo de coisa. Parabéns, camarada, vc é foda!! Nordestino cabra da pexte!!! 👊👊👊👊👊👊👊👊👊
Obrigada Jones!!
Esclarecedor demais ....obrigado Jonas😊😊😊
Já batemos 300k, camaradas 🎉👏👏👏👏🎉
Vídeo bom da porra!!! Na moral grato pelo video. Como tenho um círculo social muito pequeno, dificilmente encontraria com um parceiro com as ideias desse cidadão citado no vídeo.
Excelente!
Salve, Camarada Jones!
Top Jonao, tamo junto
Maxuel todo editorzinho youtuber jovem
300 mil!!! Parabéns, camarada!!!
300 mil inscritos! 🎉🎉🎉
Parabéns camarada Jones pela lúcida reflexão
Excelente aula!
Obrigada Jones!!! Exatamente minha dúvida o q
Vc tratou
Esse vídeo é um tapa na cara. Obrigado, Jones. Um abraço.
Muito bom... 300 mil...❤❤❤
Jones, como tá fazendo bem o teu mergulho na tradição trabalhista. Isso não significa obviamente abdicar/renunciar o marxismo. Ao contrário. Isso te somou MUITO!!! ESTÁS ENRAIZANDO NO BRASIL
Jones, venha ao Juazeiro do Norte! Venha conhecer não só a romaria, mas sim todas as riquezas do Cariri cearense.
Soberbo! Parabéns, mestre!
Sou velha, não há chance, mas queria muito ver você na presidência deste país, Jones Manoel!
Ser eleito não é o objetivo dos comunistas
" Esperancemos " que sim. Também sou muito velho....rsrs. abraços !
@@francisdrakull5986 🤗
Jones, conhece o Pedro Ivo do ateu informa?
Venha Jones, venha ver a romaria!
Parabéns pelos 300mil inscritos! Vida longa ao comunismo brasileiro.
JM, estou positivamente surpreso cm vc evoluiu na compreensão geral da revolução brasileira, mostrando correta visão sobre a QUESTÃO NACIONAL. Falta apenas melhorar as posições sobre o identitarismo e o caminho p a construção das condições subjetivas da revolução.
Perfeito Jones, o conteúdo do vídeo e a menção ao círio. E venha no círio mesmo. Certeza que será uma grande experiência.
Perfeito Camarada, apesar dele ser nossa pedra fundamental, nenhum ser detém a onisciência sobre todas as coisas, tudo tem que ser construído a partir do seu momento histórico, de forma que se molde a identidade nacional, não podemos sair aplicando receita de bolo pra todos os povos do mundo achando que vai funcionar, porque não vai !
Valeu!
Só pedrada do presidente Jones
Muito bom vídeo, o que tem de comunista que não tem capacidade de formular soluções para os nossos problemas não tá no gibi. O mais importante é o desenvolvimento de um socialismo pratico que responda aos anseios do trabalhador brasileiro.
Excelente vídeo. Parabéns!
Por um marxismo maduro, assertórico e consciente do seu papel.
Perfeito!
Excelente camarada Jones
Excelente
A classe trabalhadora urbana em parte até tem condições de ler clássicos do marxismo, mas grande parte e a rural carece de compreensão. A consciência então é difícil
Compartilhado! Muito bom...
Jones, sobre o setor energetico brasileiro, veja as posições do MAB.