🔴 ASSISTA TAMBÉM 👉 JONES MANOEL - JUNHO 2013: QUAIS LIÇÕES PARA A ESQUERDA? - th-cam.com/users/livepUaaJAYYg8A Não esqueça de curtir e compartilhar o vídeo! Contribua com Opera Mundi através do PIX: apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.).
Essa conversa foi excelente ❤ Jones como sempre consegue nos trazer uma reflexão clara de uma forma tão didática. Parabéns pelo Opera Mundi e seus "mecenas" por possibilitarem termos um conteúdo tão relevante
Nos anos 80 a situação da URSS era bastante delicada, a economia estava estagnada, não apresentavam qualquer sinal de desenvolvimento, havia um hiato na eficiência da produção, na qualidade dos produtos, no desenvolvimento científico e tecnológico, na geração de tecnologia avançada e o padrão de vída da população sovietica estava la em baixo, eram necessárias reformas urgentes. Portanto a Perestroika foi uma resposta da burocracia soviética à gravíssima crise econômica e social instalada na URSS, antes de acelerar ela mesma o ritmo de sua desagregação Gorbachev e a Perestroika não são a causa primeira dos problemas vividos na URSS a partir de 1985, são antes o resultado lógico da reação da burocracia aos graves problemas que vinham se acumulando na sociedade soviética desde o final da década de 50. Um dos principais fatores que impuseram tal reação à liderança soviética foram basicamente: a estagnação da economia, o esgotamento do modelo de economia planejada, o atraso tecnológico cada vez mais pronunciado em relação ao Ocidente, a redução do ritmo de elevação do nível de vida, a crise de desmotivação, a degradação moral e o pesadíssimo fardo das despesas militares. Era urgente desviar do setor de defesa os recursos necessários à modernização do conjunto da economia e especialmente ao atendimento das crescentes demandas sociais Alguns dos objetivos declarados da ala da burocracia sovietica que impulsionava a Perestroika e que tinha Gorbachev na liderança eram: Reverter a contínua diminuição do ritmo de crescimento econômico, a estagnação, modernizar o aparelho produtivo, o sistema de gestão e superar o fosso tecnológico que se abria em relação ao Ocidente, reduzir o imenso fardo dos gastos de defesa, que sufocavam a economia da URSS e impediam a modernização do conjunto do mecanismo produtivo e o atendimento das demandas sociais.
E agora tá melhor é?!??!? De onde tirasse essas informações? É uma pergunta sincera! Em um dos problemas da urss citados no seu texto foi o esgotamento da planificação? N consigo entender! Onde é que uma economia ao caos é aonsabor do acúmulo do capital seria uma opção eficaz ao inevitável "fracasso" de uma economia planejada!!!preciso desses dados q vc trouxe por favor!
Cuidado com certos moralismos da sua fala. Gostar de samba e/ou putaria não impede necessariamente um povo em se interessar por debates marxistas. O próprio Jones Manoel é fã do Sorriso Maroto. Aliás, a extrema direita adora demonizar elementos da cultura negra como o samba e o funk justamente por uma visão de moralismo barato e hipócrita.
Bora superar certos moralismo fantasiado de "crítica". Olavo de Carvalho ia por esta mesma linha. Gostar de samba e putaria não impede necessariamente alguém de se interessar por debates marxistas. O próprio Jones gosta do Sorriso Maroto. A extrema direita adora demonizar elementos da cultura negra como samba e funk pela via do moralismo barato e hipócrita.
Bora superar certos moralismos baratos nas análises. Gostar de Carnaval e putaria não impede necessariamente a galera de se interessar por debates marxistas. O próprio Jones é fã do Sorriso Maroto. A extrema direita adora demonizar elementos da cultura negra como samba e funk justamente por via de moralismo barato e hipócrita.
Não havia uma democracia liberal-burguesa na época da Revolução dos Cravos. Havia uma ditadura colonialista. A revolução dos cravos derrotou a ditadura e a guerra colonialista.
Se a esquerda que se julga mais esquerda que a esquerda parar de usar a palavra "comunismo" em discursos radicais e ultrapassados, a esquerda progressista pode ter um futuro promissor.
Muita estranha essa entrevista. Infelizmente o Jones, apesar de eu apreciar bastante os seus conteúdos, não deveria se aventurar em tentar cobrir tantos temas distintos e amplos, do ponto de vista temporal, geográfico e substantivo. A entrevista acaba causando mais dúvidas e confusão que verdadeiro esclarecimento. Alguns exemplos: - Sobre o Stálin, a crítica deveria ser mais precisa, é bom dizer que devemos evitar leituras tanto românticas como demonizantes. Infelizmente a cobertura do tema en passant, não esclarece nada. Stálin tem um balanço final muito positivo. A politização das ciências, foi infelizmente um resultado que não se deve ao Stalin pessoa/indivíduo (apenas), sendo mais o resultado de um desenvolvimento geral (ou falta dele) de um ponto de vista de maturidade epistemológica e política do povo soviético e dos militantes ML (atraso esse que existe ainda hj - tem muita boa gente apoiando a teoria de Lyssenko, ou falando de Darwin como se ele fosse maltusiano e tantas outras bobagens). - Sobre a "flexibilidade" do PCC, essa flexibilidade ou seja, o espaço da reação operar "abertamente" no seio do PCC pode ser visto como algo louvável. Eu considero muito negativo. O Deng e a reação deveriam ter sido expulsos do partido, é o sistema de partido único que deveria ser repensado. Um PC onde "qualquer um" entre e diga ser Leninista é meio caminho andado pro oba oba pós-marxista que domina a esquerda atual. O PC pode e deve guardar o monopolio do poder político e autorizar uma certa dissidência que num período de transição socialista vai ter, isso é o que fazem as democracias liberais atuais (com sucesso). O JM tanto elogia as "ciências" na China hoje e ele parece não ver, que a China, ao lado dos EUA são os países mais agressivos na especulação evolucionista que existe hoje, empurrando alimentos transgênicos de qualidade duvidosa para meio mundo e avançando com projetos reacionários transhumanistas. O JM parece esquecer que a política desastrosa do filho único foi uma política do Deng, influenciado pelos neo-Malthusianos do nível do M. Friedman...dizer que não se politizou lá a ciência é muito estranho...O JM deveria urgentemente ir na China e visitar as fábricas (sem convite) para constatar como as condições de trabalho estão "melhorando". - Sobre a rev. dos cravos. Dizer que o PCP não fez a sua parte é vergonhoso. O PCP com pouquíssimos recursos, conseguiu muito. O PS teve o papel de fdp que nós sabemos, de um ponto de vista geopolítico era quase impossível o PCP conseguir avançar com uma guerra civil com perspectivas de sucesso, o país é pequeno e estava cercado de um ponto de vista logístico, uma guerra nessas condições ia se traduzir em aventurismo. Acho superficial a crítica do JM. Verdade que hoje o PCP se encontra numa fase pouco combativa, mas esse problema não deve deturpar a leitura histórica que foi a rev dos cravos e o PREC.
Pq mano! Se poderia informar os motivos? Me radicalizei a pouco tempo. Acho q a um ano e meio,mas não tenho tanto tempo pra estudos e tals. Mas acho o camarada jones muito bom. Pq ele seria antimarxista?
Quem sabe o que é socialismo ou comunismo? Pior, quem se aproxima do conceito o rejeita peremptoriamente, por questões religiosas, culturais e por influência de grupos ideológicos, políticos e oportunistas. A rejeição está introjetada na alma. Isso se reverte com confrontação e exposição da hipossuficiência do indivíduo, mas somente se efetiva com o auto convencimento de sua fragilidade. Agora, como fazer isso se, obviamente, a pessoa prefere ser reconhecida como forte e ser abarcada como valorosa, quando o contrário quer lhe imputar uma marca de hipossuficiência e a convencer de que tem de brigar ao lado dos desvalidos? Isso ocorre desde sempre, há milênios antes de Marx.
Cara, não sei a oq vc se refere quando diz que isso ocorre a milênios. Mas quando pensamos em sociedades primitivas, por exemplo, elas eram comunais, onde o interesse do coletivo prevalecia sobre o do indivíduo. Lógico que com o surgimento da propriedade privada com certeza começa o individualismo. Mas a ideologia capitalista com certeza refinou muito mais, e o que temos hj é mto pior. A ideia de um trabalhador que não fica com o fruto do seu trabalho mas que acredita piamente que com o dinheiro recebido ele é livre é a maior inovação para dominação que existe, por enquanto. O comunismo é a proposta generosa de que o trabalhador fique com o fruto do seu trabalho, que ele não seja tomado para o lucro ou interesse de outros indivíduos. Que caso seu trabalho gere excedente ele seja direcionado para o coletivo, nas áreas onde seja necessário algum incentivo
Pergute pro cara genial que diz q estalinismo e trotskismo tem a mesma posição sobre internacionalismo e a necessidade de uma revolução mundial!! E ainda tem gente que dá ouvidos, que perda de tempo.
O Álvaro n é comunista! É um progressita e não foi preparado pra aquele mar dee desonestidade. Vc é só uma pessoa enganada por aqueles seres desonestos. Se sair bem em um debate nunca será sinal de verdade ou competência/honestidade epistemológica de quem "venceu". Se assim fosse não teríamos presidentes horríveis. E a razão teria vencido desde o iluminismo. Vitória política não é um aspecto só racional. Diria mais: nos dias de hj isso nem conta mais!infelizmente!
🔴 ASSISTA TAMBÉM
👉 JONES MANOEL - JUNHO 2013: QUAIS LIÇÕES PARA A ESQUERDA? - th-cam.com/users/livepUaaJAYYg8A
Não esqueça de curtir e compartilhar o vídeo! Contribua com Opera Mundi através do PIX: apoie@operamundi.com.br (Razão Social: Última Instância Editorial Ltda.).
Essa conversa foi excelente ❤ Jones como sempre consegue nos trazer uma reflexão clara de uma forma tão didática. Parabéns pelo Opera Mundi e seus "mecenas" por possibilitarem termos um conteúdo tão relevante
Excelente!
Esse cara me ensina muito e eu agradeço muito! É sempre muito bom ouvir com atenção as grandes aulas de Jones Manoel.
Jones sempre didático e excepcional.
Bom dia! Boa conversa. Consistente e necessária. ❤
Simplismente brilhante e muito pé no chão!
Muita coisa para refletir e o principal uma reflexão justa e sem amores
Vamos comentar pro TH-cam entender que isso tem relevância pra gente!
ótimo programa
Jones bem demais. 👏🏼👏🏼
Show! Ótimo conteúdo. Parabéns a todos os envolvidos!
Gostei da reflexão do Jones sobre o sucesso da série La casa del papel.
Aqui em Pelotas está acontecendo a feira do livro. Amanhã estou lá para pegar os livros do jones!
Observação brilhante sobre a falta de formação politica e ideológica dos soviéticos no exemplo das ginastas olímpicas. Aprendo muito com esse monstro!
Excelente entrevista com o Jones, como sempre. Parabéns a ele, ao Pedro e a Opera Mundi.
Jones é muito fera
Parabéns camarada 👏👏👏
Jones jamais será cancelado!! Jones é a renovação 🙏🏻!
Gostei muito. A parte sobre a China, principalmente, foi muito legal. ❤
Jones gigante!
Bommm demais!!!!
Jones é sem dúvida um dos maiores nomes para o Brasil revolucionário.
É um revisionista, um falso marxista, um esquerdista liberal, pelego e traidor de classe
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼✨️
super aula
Parabéns pela excelente entrevista!
Comentando para ajudar no algoritmo.
❤
muito bom!
Muito bom
MONSTRO, Jones!
De a ordem camarada Jones!!!😁
✊🏻⭐️
💭
Bom dms
Jones é bom demais
Aula
Jones excede(sempre)
excelente
Nos anos 80 a situação da URSS era bastante delicada, a economia estava estagnada, não apresentavam qualquer sinal de desenvolvimento, havia um hiato na eficiência da produção, na qualidade dos produtos, no desenvolvimento científico e tecnológico, na geração de tecnologia avançada e o padrão de vída da população sovietica estava la em baixo, eram necessárias reformas urgentes.
Portanto a Perestroika foi uma resposta da burocracia soviética à gravíssima crise econômica e social instalada na URSS, antes de acelerar ela mesma o ritmo de sua desagregação
Gorbachev e a Perestroika não são a causa primeira dos problemas vividos na URSS a partir de 1985, são antes o resultado lógico da reação da burocracia aos graves problemas que vinham se acumulando na sociedade soviética desde o final da década de 50.
Um dos principais fatores que impuseram
tal reação à liderança soviética foram basicamente: a estagnação da economia, o esgotamento do modelo de economia planejada, o atraso tecnológico cada vez mais pronunciado em relação ao Ocidente, a redução do ritmo de elevação do nível de vida, a crise de desmotivação, a degradação moral e o pesadíssimo fardo das despesas militares. Era urgente desviar do setor de defesa os recursos necessários à modernização do conjunto da economia e especialmente ao atendimento das crescentes demandas sociais
Alguns dos objetivos declarados da ala da burocracia sovietica que impulsionava a Perestroika e que tinha Gorbachev na liderança eram: Reverter a contínua diminuição do ritmo de crescimento econômico, a estagnação, modernizar o aparelho produtivo, o sistema de gestão e superar o fosso tecnológico que se abria em relação ao Ocidente, reduzir o imenso fardo dos gastos de defesa, que sufocavam a economia da URSS e impediam a modernização do conjunto do mecanismo produtivo e o atendimento das demandas sociais.
E agora tá melhor é?!??!? De onde tirasse essas informações? É uma pergunta sincera! Em um dos problemas da urss citados no seu texto foi o esgotamento da planificação? N consigo entender! Onde é que uma economia ao caos é aonsabor do acúmulo do capital seria uma opção eficaz ao inevitável "fracasso" de uma economia planejada!!!preciso desses dados q vc trouxe por favor!
Jones para presidente
🗣✊🏽
A "luta de classes" no Brasil: BBB, carnaval, Rivotril, Neopentecostalismo, pornografia e futebol.. Assim não há socialismo que dê jeito..
Cuidado com certos moralismos da sua fala. Gostar de samba e/ou putaria não impede necessariamente um povo em se interessar por debates marxistas. O próprio Jones Manoel é fã do Sorriso Maroto. Aliás, a extrema direita adora demonizar elementos da cultura negra como o samba e o funk justamente por uma visão de moralismo barato e hipócrita.
Bora superar certos moralismo fantasiado de "crítica". Olavo de Carvalho ia por esta mesma linha. Gostar de samba e putaria não impede necessariamente alguém de se interessar por debates marxistas. O próprio Jones gosta do Sorriso Maroto. A extrema direita adora demonizar elementos da cultura negra como samba e funk pela via do moralismo barato e hipócrita.
Que besteira!
Bora superar certos moralismos baratos nas análises. Gostar de Carnaval e putaria não impede necessariamente a galera de se interessar por debates marxistas. O próprio Jones é fã do Sorriso Maroto. A extrema direita adora demonizar elementos da cultura negra como samba e funk justamente por via de moralismo barato e hipócrita.
Que comentário reacionário mds, digno de extrema direita
Estamos no capitalismo e agora estamos preocupados com o colapso climático...
Up
🔥
Mas o Jones é foda mesmo
Os Revolucionários russos tinham referencia na Comuna de Paris.
Não havia uma democracia liberal-burguesa na época da Revolução dos Cravos.
Havia uma ditadura colonialista. A revolução dos cravos derrotou a ditadura e a guerra colonialista.
Jones é F0D4
As escolas públicas estão em pleno processo de privatização e cadê a mobilização contra isso????????
Pedro Marin...qual a marca de café você costuma comprar?
Jones pra presidente
O pcbr faz todas essas coisas que o jones mencionou????
No anarquismo há um debate e defesa da Planificação autogestionária.
Você poderia me indicar uma referência sobre isso, Rafael?
revisionismo no opera mundi, que tristreza
se tem uma coisa que jones não se propõe a ser é revisionista e esquerdista liberal
se diz isso, realmente não acompanha NADA do canal dele
O programa se chama 20 min, mas tem duração de 1h e11 min?????
Jones e-Manoel
Se a esquerda que se julga mais esquerda que a esquerda parar de usar a palavra "comunismo" em discursos radicais e ultrapassados, a esquerda progressista pode ter um futuro promissor.
Parabéns pela entrevista, só achei que o Jones fala muito rápido e para nós leigos é muito difícil acompanhar 😬
Amamamos Bacurau ou elogiamos Haddad. Os 2 ñ dá kkk
Jonesmanoelismo
Amigo, o programa durou mais de 20 minutos, não sei se você percebeu. Só pra te dar um toque mesmo
😂😂😂😂 é o nome do programa, pra dizer que não é um Tiktok... se você puder dar uma olhada nos outros 20 Minutos, a média de duração é de 50min 😉
Precisamos de ARMAS e gente disposta a usá-las
Muita estranha essa entrevista. Infelizmente o Jones, apesar de eu apreciar bastante os seus conteúdos, não deveria se aventurar em tentar cobrir tantos temas distintos e amplos, do ponto de vista temporal, geográfico e substantivo. A entrevista acaba causando mais dúvidas e confusão que verdadeiro esclarecimento.
Alguns exemplos:
- Sobre o Stálin, a crítica deveria ser mais precisa, é bom dizer que devemos evitar leituras tanto românticas como demonizantes. Infelizmente a cobertura do tema en passant, não esclarece nada. Stálin tem um balanço final muito positivo. A politização das ciências, foi infelizmente um resultado que não se deve ao Stalin pessoa/indivíduo (apenas), sendo mais o resultado de um desenvolvimento geral (ou falta dele) de um ponto de vista de maturidade epistemológica e política do povo soviético e dos militantes ML (atraso esse que existe ainda hj - tem muita boa gente apoiando a teoria de Lyssenko, ou falando de Darwin como se ele fosse maltusiano e tantas outras bobagens).
- Sobre a "flexibilidade" do PCC, essa flexibilidade ou seja, o espaço da reação operar "abertamente" no seio do PCC pode ser visto como algo louvável. Eu considero muito negativo. O Deng e a reação deveriam ter sido expulsos do partido, é o sistema de partido único que deveria ser repensado. Um PC onde "qualquer um" entre e diga ser Leninista é meio caminho andado pro oba oba pós-marxista que domina a esquerda atual. O PC pode e deve guardar o monopolio do poder político e autorizar uma certa dissidência que num período de transição socialista vai ter, isso é o que fazem as democracias liberais atuais (com sucesso). O JM tanto elogia as "ciências" na China hoje e ele parece não ver, que a China, ao lado dos EUA são os países mais agressivos na especulação evolucionista que existe hoje, empurrando alimentos transgênicos de qualidade duvidosa para meio mundo e avançando com projetos reacionários transhumanistas. O JM parece esquecer que a política desastrosa do filho único foi uma política do Deng, influenciado pelos neo-Malthusianos do nível do M. Friedman...dizer que não se politizou lá a ciência é muito estranho...O JM deveria urgentemente ir na China e visitar as fábricas (sem convite) para constatar como as condições de trabalho estão "melhorando".
- Sobre a rev. dos cravos. Dizer que o PCP não fez a sua parte é vergonhoso. O PCP com pouquíssimos recursos, conseguiu muito. O PS teve o papel de fdp que nós sabemos, de um ponto de vista geopolítico era quase impossível o PCP conseguir avançar com uma guerra civil com perspectivas de sucesso, o país é pequeno e estava cercado de um ponto de vista logístico, uma guerra nessas condições ia se traduzir em aventurismo. Acho superficial a crítica do JM. Verdade que hoje o PCP se encontra numa fase pouco combativa, mas esse problema não deve deturpar a leitura histórica que foi a rev dos cravos e o PREC.
Esse cara é uma farsa
Não há mais nada antimarxista do que esse burocrata stalinista.
Pq mano! Se poderia informar os motivos? Me radicalizei a pouco tempo. Acho q a um ano e meio,mas não tenho tanto tempo pra estudos e tals. Mas acho o camarada jones muito bom. Pq ele seria antimarxista?
Jones não tem coragem de dizer o nome de Boulos?
como assim "ainda é possível"? já fiz 15 molotov aqui e encomendei 7 ak-74 do Cazaquistão
Quem sabe o que é socialismo ou comunismo? Pior, quem se aproxima do conceito o rejeita peremptoriamente, por questões religiosas, culturais e por influência de grupos ideológicos, políticos e oportunistas.
A rejeição está introjetada na alma. Isso se reverte com confrontação e exposição da hipossuficiência do indivíduo, mas somente se efetiva com o auto convencimento de sua fragilidade.
Agora, como fazer isso se, obviamente, a pessoa prefere ser reconhecida como forte e ser abarcada como valorosa, quando o contrário quer lhe imputar uma marca de hipossuficiência e a convencer de que tem de brigar ao lado dos desvalidos?
Isso ocorre desde sempre, há milênios antes de Marx.
Cara, não sei a oq vc se refere quando diz que isso ocorre a milênios. Mas quando pensamos em sociedades primitivas, por exemplo, elas eram comunais, onde o interesse do coletivo prevalecia sobre o do indivíduo. Lógico que com o surgimento da propriedade privada com certeza começa o individualismo. Mas a ideologia capitalista com certeza refinou muito mais, e o que temos hj é mto pior. A ideia de um trabalhador que não fica com o fruto do seu trabalho mas que acredita piamente que com o dinheiro recebido ele é livre é a maior inovação para dominação que existe, por enquanto. O comunismo é a proposta generosa de que o trabalhador fique com o fruto do seu trabalho, que ele não seja tomado para o lucro ou interesse de outros indivíduos. Que caso seu trabalho gere excedente ele seja direcionado para o coletivo, nas áreas onde seja necessário algum incentivo
@@MateusOut1917❤👏🏽👏🏽👏🏽
Pergute pro cara genial que diz q estalinismo e trotskismo tem a mesma posição sobre internacionalismo e a necessidade de uma revolução mundial!!
E ainda tem gente que dá ouvidos, que perda de tempo.
O único problema da palavra Revolução é a letra R.
Que burrice
@@OMinisterioImaginario " Abaixo a ditadura ". Como disse o Fidel Castro. Assim tá bom ?
Assistam a surra completa que o Álvaro deu no mamãe falei no inteligência Ltda
Kkkk
Vive num mundo paralelo? 😂
O Álvaro n é comunista! É um progressita e não foi preparado pra aquele mar dee desonestidade. Vc é só uma pessoa enganada por aqueles seres desonestos. Se sair bem em um debate nunca será sinal de verdade ou competência/honestidade epistemológica de quem "venceu". Se assim fosse não teríamos presidentes horríveis. E a razão teria vencido desde o iluminismo. Vitória política não é um aspecto só racional. Diria mais: nos dias de hj isso nem conta mais!infelizmente!