Sou favelada, fui mãe solo por mais de 6 anos, vim de escola pública com defasagem de várias matérias e entendo o que Jones fala. Quando comecei acompanha-lo (7 ou 8 anos atrás), era difícil de entende-lo. Mas hoje tenho mais bagagem e leituras. Imaginem se eu tivesse largado mão da intelectualidade? Inclusive hoje estudo História numa Federal, que coloca toda intelectualidade que precisa de aprofundamento no campo do academicismo. Meus professores, todos eles com doutorado, são rasos em suas análises e quando faço referencia ao camarada Jones, eles riem por ser youtuber, mas aprendo mais aqui do que na universidade. Obg, camarada pelos conteudos. VEnceremos!!!!!
Srta Bira e Jones Manoel olham pros fenômenos de pontos de vista diferentes, como se estivessem preocupados com escalas distintas, micro e macro. Ambos contribuem de forma riquíssima pro debate político. Um não poderia assumir o lugar do outro. Um enxerga de forma clara como o esgarcamento do tecido social - via identitarismo - no campo dos afetos interpessoais, tem contribuído pro triunfo do neoliberalismo sobre todos nós. Outro ressalta que não podemos confundir esse fenômeno com as lutas legítimas contra opressões raciais, de gênero etc, deslegitimando-as. Ela olha pro Twitter, ele pra estrutura macro política de opressão de classe... Não a toa ela se aproxima do debate via semiótica e ele via materialismo histórico. Relaxem que a natureza só está aqui dando conta de sua diversidade... Ainda bem que existe Srta Bira e sr Jones Manoel ❤
Ainda não compreendi pq o Jones está atacando esse espantalho. Em nenhum momento o Bira alegou não existir luta não identitária nas causas sociais. Bira em nenhum momento negou o racismo, o machismo e a homofobia. Em nenhum momento, reclamou apenas da estratégia neoliberal de fazer a luta pela via do identitarismo de inspiração estadunidense.
Obrigada por sua reflexão. Assisti os 3 videos - sr Bira, Jones 1 e agora Jones 2... e continuo vendo coerencia em todos. Achei o Jones 1 muito reativo a cada virgula do Bira. E achei desnecessario... mas no final, qdo ele falou do governo atual (paralizado mas no pedestal), aí foi na mosca! Já este Jones 2 foi bem interessante... e tb complexo. A coisa é vasta... de qquer forma somar é mais importante que dividir (e neste sentido ainda intuo q o que o Srta Bira levanta é importante.... é twiter... pode parecer superficial... mas não da pra negar com peneira esse olhar semiotico das massas...
@mesonspfc isso mesmo! Ouvi ela dizer em um podcast que todo professor do ensino básico no Brasil é analfabeto...Quis lacrar, mas foi ofensivo demais. Falta fundamentação nas falas dela.
Jones, acompanho seu trampo desde o blog, makaveli, e tenho em vc um ótimo exemplo de estudo, empenho e busca por coesão teórica e metodológica em prol da causa revolucionária. Sua didática melhorou pra caramba, esse vídeo é mais um exemplo, parabéns pelo trampo e pela insistência.
Esse negócio de não levar discussões a fundo, não destrinchar um argumento, ser raso em tudo que se propõe, a gente deixa pra direita, pros conservadores. A gente tem mais é que estudar mesmo e incentivar outras pessoas a estudarem, etc.
E mesmo que não entendesse tudo, isto não quer dizer que o Jones explica mal. Quer dizer que a pessoa precisa se aprofundar nos estudos. A pessoa é preguiçosa, mas é mais fácil jogar a culpa no Jones 😑😑😑😑
exato... tem que fazer um esforço, as vezes pausar o video, ouvir de novo, e por aí vai... tudo normal. se tudo fosse fácil, molezinha de entender, o mundo seria outro.. quem gosta de ideia fraca é fascista
Faz sentido. E sequer é proveitoso pensar de forma acadêmica, estudar e criticar as obras e não ter o bom senso de separar política de ciência. Aí o acadêmico elege um ou outro autor como a verdade absoluta tendo em mente sua ideologia e abordagem na luta política.
O Camarada Jones segue coberto de razão!! Se curvar ao discurso de que ter rigor é "academicismo" significa rebaixar todos os debates, acabar com a crítica, e não construir nada novo em nome de alcançar o trabalhador hipotético que é sempre retratado como burro e que não sabe interpretar mais de 2 linhas
Pior do que isso, Jones sempre faz a crítica sistemática ao rebaixamento de pauta do PT, por questão de coerência ele precisa fazer a crítica sistemática e necessária à falta de rigor teórico. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é um texto de Engels que mostra o teor científico de todo processo de produção do materialismo histórico como método dialético de análise. Leiam!
@@BelchiorAlucinado e é um livro fininho, nem é uma leitura difícil como o capital, é bem de boa de trabalhador ler e entender (talvez não o "trabalhador-burro-metafórico" que a galera fala rs)
Também concordo, as ciências sociais e em especial a sociologia são rebaixadas muitas vezes a ser uma discussão de moralidade e não uma ciência concreta, podemos sim ter didática e adaptar a linguagem acadêmica, mas não abrir mão da cientificidade das nossas ciências sociais
Pessoal reclama que o discurso do Jones é academicista e tem que ser moldado para o povão mas a verdade é que se Jones não fizesse uma pesquisa bibliográfica antes de qualquer vídeo e tornasse a fala mais "simples" essas mesmas pessoas estariam chamando ele de negro burro. Essa galera se sente incomodada pela crítica porque ela é o centro da crítica.
@@williamliston3354 ah cara, pedir pro kra ter uma didática mais leve tá muito longe de chamar alguém de "negro burro" esse papo aí de identitárismo que faz a conversa ser um saco as vezes, vocês saem do 0 ao 100 do nada e sem motivo algum. Eu não sou nem partidário nem nada só gosto do conteúdo dele e SIM tem vídeo que é desnecessariamente complexo na minha opinião de analfabeto literal, queria conseguir consumir e divulgar mais os vídeos, mas é difícil, acho que a crítica é só essa poxa
@@RodrigoTimotheo-qy4ww Então deviam somente dizer que a didática do Jones podia ser melhor ao invés de dizer que ele é academicista. Mas não foi isso que aconteceu, o chamaram de academicista.
@@RodrigoTimotheo-qy4ww Beleza, então me explica porque outros produtores de conteúdo de esquerda tem o mesmo discurso ou ás vezes até mais complexo e não recebe tanta crítica quanto o Jones? Falar de raça não é identitarismo, falar de raça é discutir estrutura social. E sim, até quem produz conteúdo não tá livre das mazelas raciais. Se você curte o conteúdo do canal você tem um lado e pode até ser que você não tenha afiliação com nenhum partido político mas isso não te faz apartidário. Como dizem, única coisa neutra que existe é o detergente. Analfabeto literal é um termo elitista porque coloca quem é pobre e trabalhador como ignorante e não capaz de lidar com coisas mais "complexas". Eu tenho certeza que você tenha algum conhecimento de vida que não te torne um anafalbeto mas você talvez se sinta um porque nunca leu tantos livros ou não conhece tantos termos técnicos. Boa parte da classe trabalhadora não conhece o termo mais-valia mas sabe muito bem como funciona o conceito e ás vezes explica melhor que qualquer outro professor.
Camarada, acho que nós professores temos muita responsabilidade nisso. Mesmo que tenhamos sido alunos que aprenderam assim também. Se estamos querendo contribuir para mudar, precisamos revisar nossa própria forma de entender esses assuntos e de ensinar. Falo porque estava vivendo essa crise já e esse vídeo parece aqueles anúncios do Instagram que trazem algo que você andou pensando. Quando assisti chega dei risada, porque falava o que estava sentindo, parecia um espelho. E ao final, o que ficou é que agora não só ficou claro o problema, mas também que tem caminho pra resolver, e que preciso me movimentar pra isso urgente. Nossas turmas tem direito de aprender isso de forma correta, e nosso trabalho militante, pra quem está nessa frente também, exige isso. (embora não vejo como duas coisas)
No ensino médio eles não quererem ler é até compreensível, agora na Pós graduação o povo não querer ler é brincadeira! Foram fazer pós pra que então? Pessoas lidarem com a pós graduação apenas para aumentar salário e não pelo conhecimento e aprimoramento é patético! Quero ver alguém ser contra leitura em uma pós stricto senso (mestrado e doutorado), se tiver alguém que faz mestrado e doutorado e não gosta de estudar aí estamos perdidos mesmo nessa sociedade...
Kkkkkkkkk...Boa! Uma carreira universitária poderia ter "engessado" o trabalho intelectual de fôlego de Marx, que produziu suas obras com muito estudo, reflexão, trocas de ideias (e de farpas) e tudo isso vivenciando o calor da política por onde passou.
Como sempre, impecável! Graças a você, camarada, tomei vergonha e iniciei a leitura das principais obras de Lenin. Após essa fase, partirei para a leitura dos seus livros. Não é fácil ser de esquerda, mas ser de esquerda é necessário! Sem estudo, os argumentos não tem fundamento.
Base teórica, fontes primárias, métodos de conhecimento e análise dos fenômenos, são a estrutura do saber. E o saber é real, não é ficção. Impressionante ser essa a crítica à seu conteúdo. Eu gosto demais. Bj na testa, LocoJones.
Como vc é genial Jones! A cada vídeo seu que assisto eu vejo o quão burro eu sou em marxismo. Você está certo em todos os pontos. Vejo muito isso também até na minha área que é TI. Quando sou chamado para resolver um problema o usuário já vem com a certeza da causa e da solução do problema. Não aceitam bem o meu método de investigação até a conclusão e solução. Apesar de todo tempo gasto na minha vida me dedicando na área. Parece que hoje se vê na internet que estamos cheios de pessoas "certas sobre tudo". Sinto muito a falta do que vc sabe nos debates que travo nas ruas e tenho lido bastante. Mas vejo que tudo que sei como insuficiente.
Prefiro esse canal pelo teor e forma das abordagens e das críticas, mas principalmente pela didática . Acho que a recomendação de leitura e a bibliografia que embasa os vídeos são fundamentais para não cairmos na vala rasa do bolsonarismo (que vai muito além do Bolsonaro e seus apoiadores e que atinge certa parte da esquerda. ). É justamente isso que nos diferencia.
A linguagem do Jones é acessível. O fã-clube que veio reclamar no outro vídeo entendeu direitinho o que Jones disse, mas queria implicar para "provar" que a influencer deles estava certa.
Mas o ponto principal nem foi a comunicação dele. Literalmente, o ponto que mais bateram foi por ele criar um discurso de "discordância" concordando com quase tudo do vídeo da Bira, inclusive, falando certas coisas que ela pontuou como se ela tivesse dito ao contrário. Pq tudo pra vocês se resume a "fã clube" e não a debate honesto? Caramba cara, que negócio mais desonesto.
Juro, assisti o vídeo inteiro dele ontem e a maioria dos comentários que apareceram pra mim eram de pessoas dizendo que ele mais concordou do que discordou, mesmo não demonstrando isso, e ainda pessoas q criticaram numa boa e elogiando o conteúdo do cara. Não adianta levantar um espantalho só pra se sentir mais certo em um assunto.
@@Junior-ms9nj Cara trocou uma ideia federal dando a opinião dele , kkkk ele fala sobre levantar um espantalho e vc vai e faz isso logo dps kkkk vc quer mesmo melhorar a vida de alguém ?
O povo tem dificuldade de entender que nenhum movimento se faz com uma pessoa só. A fala do Jones ressoa com alguns, a fala de outros ressoa com outros. Se todo comunicador for adequar a sua fala para tentar atingir o todo, arrisca não ressoar com ninguém.
É como a frase "Quem busca agradar a todos termina por não agradar a ninguém" a força da extrema direita em ganhar as massas é justamente por saber adaptar o seu discurso para cada grupo. Me parece desnecessária toda essa briga sobre a forma do Jones falar e me parece utópico uma abordagem única que consiga chegar a toda a classe trabalhadora, não só pelos diferentes níveis de estudo, mas também pelas particulares de identificação de cada indivíduo.
Exatamente, parece que um movimento revolucionário se reduziu a três pessoas no youtube… Todo mundo quer ser fã de uma pessoa e não entende que esse não é foco
Vou ser sincera, não sou estudada. Leio pouco e lia mais quando estudava e tinha tempo. E mesmo assim compreendi de cabo a rabo seu vídeo anterior. Sei que não sou parâmetro e que o ensino não é fixo e universal e cada um tem sua forma de aprender, mas dizer que foi acadêmico e difícil é mentira. Citar livros agora virou motivo de acadêmico, você citou os livros e explicou de forma muita didática o sentido deles e com críticas que dava para compreender. Posso estar errada e podem me criticar, mas para não entender aquele seu vídeo só se a pessoa não gosta desse tipo de ensino por vídeo, ou viu pensando na morte da bezerra, ou se quer viu tudo. Agora, isso é mais problema da pessoa que de sua didática Jones. Não falo isso porque gosto de você (até porque te admiro, mas não é por isso), acompanho muito marxista para ajudar na divulgação e sempre que não compreendo eu falo porque sei que é importante. Um exemplo foi o vídeo do Orientação Marxista sobre Mais Valia que teci uma crítica sobre a apresentação que dificultou o entendimento. Sendo sincera de verdade, não é puxando saco não. Sua didática naquele vídeo foi excelente e seus vídeos costumam ser. Só os que envolvem economia diretamente fico meio lerda, mas até nos do Humberto e dos liberais eu costumo ficar, é uma dificuldade pessoal porque economia preciso literalmente de desenhos para entender. Já testei e só aprendo quando tem ilustrações e exemplos reais análogos nesse quesito. Então nem leve esses comentários dessa galera liberal nos costumes e radical no discurso à sério!
Muito interessante seu comentário, as pessoas pensam que pq alguém não tem faculdade ela não pode entender uma conversa. Muita gente subestima a inteligência das pessoas só por isso.
Comentário muito bem feito! Tem muita análise selvagem de tudo quanto é tema disfarçada de perspectiva pós-moderna. A estrutura da leitura psicanalítica tá impregnada dessa galera que acha que entende de tudo. Pós-modernismo é caos, não bagunça.
Eu conheci o Jones cursando História, então pra mim nunca foi problema a linguagem, pelo contrário sempre foi uma benção ter conhecido o Jones, já faz mó tempão hehe.
Eu te acompanho há muito tempo e não vou mentir, as vezes eu preciso voltar o vídeo pra entender. mas nunca te achei academicista. sempre achei de boa de entender. mas eu sou limitado as vezes realmente n tem o que fazer eu n vo entender mesmo te adoro camarada, tmj
O que vc disse se parece um pouco com o que acontece comigo, mas não é que não entendo, é que existe uma distração no percurso. O contexto faz a gente entender muito, mas se o lapso de distração te tomar muito tempo, vc perde o contexto, e por isso precisa voltar o vídeo...tipo um pensamento aleatório ou até um pensamento que vc teve sobre que foi dito. Hoje em dia sempre existe muita informação, mesmo numa tela pequena. Quando eu assisto os vídeos com a aba de comentários aberto, ou com o som tocando outra coisa, eu tenho mais esses lapsos de distração/pensamento que faz eu ter que voltar uns trecos pq não entendi. Espero ter ajudado com essa observação. 👍👍
Jones usa uma linguagem acessível, e é normal não conhecermos todas as expressões. Isso não significa que não podemos entender o contexto. Como ele mesmo disse, isso é um processo de aprendizado! Estamos aqui para estudar, para aprender, e a linguagem faz parte dessa metodologia. Obrigado pelo conteúdo, Jones.
5 หลายเดือนก่อน +31
Eu não acho que é preguiça, nem falta de paciência (pelo menos não totalmente). Pra mim, parece que a dificuldade de compreensão vem na verdade de uma dificuldade de _aceitar_ o que está sendo dito.
@@grmgtvc pelo visto não entendeu nada, não teve refutação nenhuma, teve uma discussão com concordâncias e discordâncias. Ninguém acerta tudo, nem o Jones acerta tudo.
@@elianoferreira Brother, isso é evidente, ninguém está 100% certo sempre mas isso não significa que o Jones não contrapôs diversos pontos do Bira. Meu comentário faz sentido de acordo com essa thread. Enfim, toma uma ⭐️, acho que é isso que você quer por falar o óbvio.
@@grmgt é tão evidente que comenta "refutou" na intenção de invalidar tudo o que foi dito pelo Bira. Porque é isso que significa refutar como jargão da internet atual, muito usado pela direita inclusive. Obrigado pela ⭐
Vlw Jones, vc é monstro. Entendo que o povo quer saber de urss de identirarismo e etc .. mas aprendi com vc que sem prejuízo das outras lutas temos que focar em avançar, em focar na revolução e quebrar essa ideologia dominante! Obrigado Jones, por tudo!!
Fala Jones. Parabéns pelo canal, e pelos temas que você e sua equipe trazem aqui para nós. Mas, agora que você falou sobre o uso das palavra "corpo" e "colorismo" nas discussões majoritariamente dentro do movimento negro, eu fiquei curioso para saber mais sobre a origem destas linguagem. De um tempo para cá eu estou ainda mais radical nestas questões, gosto de saber a origem material das coisas, principalmente o comportamento humano. Depois que aprendi que o método que estuda a materialidade de tudo, explica muito melhor os motivos de cartas, coisas serem como são, eu me livrei de muitas enrrascadas. Muito obrigado desde já. Abraço.
... entendo muito a critica epistemológica do Jones, parece preciosismo, mas no final é um rigor que enriquece a percepção e as abordagens... lembro quando estourou a moda dos estudos da "pós-verdade" e já tinham aqui no Brasil por exemplo o Vladimir Safatle falando sobre o cinismo!
Ainda tenho muito a estudar pra entender completamente esses debates mais teóricos, dito isso, seus vídeos continuam servindo muito bem como uma introdução ou primeiro contato com esses assuntos mais cabeludos
É a mesma lógica de um investimento. Se você não sabe explicar por que um determinado investimento é bom e mesmo assim investe, tem grandes chances de cair em golpe.
Sou advogado. Esse debate sobre a linguagem na minha área é muito forte, pois envolve a questão do acesso à justiça. As vezes a linguagem dos documentos jurídicos é tão difícil que chega a atrapalhar o andamento do processo. Tem um caso clássico de um delegado de polícia que não cumpriu o mandado de prisão porque não entendeu nada o que o juiz escreveu 😂 Outra vez um juiz escreveu a decisão inteira em latim. Imagina o trampo que o advogado teve pra poder recorrer da decisão, tendo que decifrar latim 😢 Nós temos que deixar de lado a soberba e sermos mais práticos. Não estou dizendo que esse é o seu caso. A precisão técnica e o rigor teórico também são instrumentos para facilitar o endentimento. Imagine só se a cada livro os autores tivessem de explicar tudo nos mínimos detalhes, seria um saco. É mais prático utilizar um termo técnico pra fazer uma leitura mais dinâmica. Abraços, Jones!
QUE VÍDEO MARAVILHOSO, JONES! EU TINHA MUITO ESSA SENSAÇÃO DE ALIGEIRAMENTO E ME INCOMODAVA, MAS NÃO SABIA COMO EXPLICAR. VOCÊ FOI DIRETO AO PONTO! GRATA!
Peguei a visão com o Jones nos vídeos de metodologia de estudos, o que me cativou foi a leitura e o entendimento que ele tem com a classe para que ele se propõe comunicar, fui pego pelo funil neoliberal bem novo, é nítido a diferença, em quanto um fala que a média de estudos tem de ser 10hrs por dia ignorando fatores materiais, o outro sabe que quem mora em periferia pega buzão e trampa o dia todo tende adotar praticas resilientes para não se prejudicar e ter qualidade metódica. Ele ajudou muito a me radicalizar refutando argumentos porcos do neoliberalismo sinto pena que a esquerda tenha essa "leve aversão" a ele.
É natural para alguém que está afastado há anos dos estudos e da leitura, não conseguir compreender de cara um vídeo sobre política feito por Jones. Isso só significa que essa pessoa ainda não tem repertório suficiente pra entender os conceitos básicos do tema apresentado. Eu fui essa pessoa até 2020. Mas de 4 anos pra cá, que retomei o hábito de estudar diariamente, entender um conteúdo marxista se tornou algo natural. O processo de aprendizagem leva tempo, esforço e dedicação! Jones tem sim muita didática na maior parte dos seus vídeos. De fato Jones é um comunicador popular! 👏🏿👏🏿👏🏿
Estudo História da Arte, um curso que ja tem uma relação Problemática com o "rigor científico" devido a poética de muito do que a gente interage. Lembro que no sétimo periodo, uma professora chega em sala e diz que queria que a gente fizesse trabalhos que podem ser livres, poéticos, pessoais (ja perdi a conta de quantas vezes ouvi esses professores dizendo que eu podia apresentar uma performance artistica no lugar de um ensaio), e no final ela disse, brincando, que a gente ja "devia estar de saco cheio de só ver História com os outros professores". A grande piada foi quando os alunos responderam que, muito pelo contrario, a maior parte deles não via uma matéria mais rigorosa a muito tempo. Eu pessoalmente me sinto muito ilhada na matéria - é deleuze pra ca, ranciere pra la, tudo numa apologia irracionalista bizarra para um espaço que deveria se propor científico
Eu nem te conto o que ouvir de um pós-moderno no curso de biologia. Sabe quem sacou a merda? Ninguém, porque os estudantes não sabiam nem o que se estava dizendo.
Nossa, eu estudei na EBA/UFRJ, e algumas disciplinas iam pelo mesmo caminho. Era difícil até ter motivação. Ficava por conta da subjetividade de cada e do professor curtir.
Jones fazendo um trabalho sensacional. Praticamente tudo que eu já notei como limitação no debate político, teórico, na própria formação intelectual da massa trabalhadora, o Jones eventualmente faz um vídeo endereçando cada ponto que eu já notei. Vai chegar um dia que o canal do Jones vai ser um repositório para formação de intelectuais de ponta.
"A linguagem é a consciência prática e toda imprecisão é funcional à ideologia dominante." (!!!!) Anotei aqui em letras grandes para ler todo dia. Excelente vídeo, Jones!
vídeo ímpar. O vídeo é quase um número primo, só se divide por ele mesmo e por 1, que é o que tá no canal. E realmente adorei a citação ''Mahatma Gandhi era emo''.
Quando não entendo uma palavra ou expressão, corro para o dicionário. Ao aprender novos termos e seus significados, enriqueço meu pensamento e meu vocabulário. Portanto, prossiga nessa jornada, caro Jones, pois sua escolha está correta.
Melhor video do canal! Sua explanação é muito clara e me ajudou a pensar na minha divulgação científica e eu sou nutricionista. Mesmo que eu explique da maneira mais simples eu nunca vou conseguir explicar vias metabólicas, ja blogueiras explicam tudo com uma simplicidade dócil e no final quem ouve acredita na blogueira pq nao compreende que mesmo se quisesse, nao compreenderia vias metabólicas. Precisamos parar de ter vergonha de saber e usar nossa autoridade para informar, sem terrorismos. Muito obrigada pelo vídeo
Jones, eu nem sou do seu escopo politico mas eu assisto todos seus videos por que acho mto interessante pontos de vista diferentes e ate conflitantes, mas realmente as vezes eu sinto que é muito complicado entender alguns videos, sendo sincero quando eu estudei marketing existia um conceito que gostava muito que é "o responsavel é sempre o mensageiro". Se alguem nao entendeu ou nao se conectou com sua mensagem, acho que nao custa nada deixar o acesso mais facil, voce é um kra extremamente inteligente e tenho certeza que adoraria acessar mais pessoas, porem eu mostro um video seu pra minha mãe e ela nao entende nada as vezes, queria muito que fosse possive incluir seus pontos de vista (por mais que nao concorde com alguns) em nossas discussões matinais aqui em casa! Abracos meu querido!
Minha inspiração para entender o Brasil! Ainda não entendo alguns termos usados como por exemplo ser academicista (compreendi um pouco mais com esse video). O que sei é que quando Jones vai refutar o discurso de alguém, eu percebo que ele dá uma explicação sobre o que será discutido, depois de onde o discurso se baseia (aprofundando mais do que quem fez o discurso), e contra argumenta partindo do centro do discurso de forma crítica e, por necessidade, resumida. Porém bem fundamentada. Aprendo muito com você Camarada Jones. Obrigado.
Esse vídeo da senhorita Bira deu muita repercussão e eu acho isso ótimo. O Frederico Kreppe fez um vídeo sobre isso, mas isso mais na abordagem do Jones. Ele fez várias críticas na maneira como o Jones abordou o vídeo da senhorita Bira, mas foram críticas fundamentadas, e admito, concordei com algumas delas, principalmente depois de ver o vídeo da senhorita Bira. Eu só tenho reparo ao vídeo do FK por ele não ter feito uma crítica ao fato de senhorita Bira atribuir o avanço da extrema direita na Europa ao fato da esquerda local ter se rendido ao identitarismo, como se fosse um elemento central, e não a rendição da esquerda ao liberalismo econômico.
Eu gosto de ouvir o Jones porque ele bate em mim em quase todo o vídeo, nesse exato momento eu estou de recesso há 6 dias já e eu não peguei um livro para ler cara na real eu tô jogando meu videogame e de vez em quando eu coloco um vídeo para assistir na hora do almoço porque eu acho importante pelo menos ouvir o que pessoas como Jones estão falando e entender mesmo que seja pouco a realidade que me cerca e como essa realidade é historicamente e socialmente determinada e isso faz um efeito muito grande na minha vida e na das pessoas que estão ao meu redor entretanto sou uma pessoa pobre que trabalhou a vida inteira estou cansado e estressado e no momento não estou encontrando forças para me dedicar mais ao estudo do marxismo, espero que isso mude futuramente e que eu encontre essa disposição, isso não faz com que eu sinta raiva de quem lê e estuda, talvez um pouco de inveja, assisto muitos vídeos do Jones e acho a linguagem dele acessível, mas para além da minha impressão particular basta analisarmos o quanto o canal do Jones e de outros marxistas no TH-cam conseguiram popularizar a discussão sobre o comunismo, bicho eu só fui descobrir que existia comunista no Brasil um ou dois anos antes da eleição do bolsonaro, naquela época eu ainda não tinha muita compreensão da realidade e mesmo assim assistir e entender vários vídeos desse canal, é inegável que propagandistas revolucionários como Jones conseguem sim falar com a população, não consigo entender essa cobrança por mais acessibilidade na forma, é claro que existem formas de ser mais direto dar menos voltas no assunto mas veja bem analisa qual é a capacidade hoje dos canais marxistas para estar editando e refazendo vídeo até que se atinja o ponto máximo possível dessa exigida clareza e objetividade, a gente tá perdendo a mais de 40 anos, nosso campo teve um respiro graças ao trabalho dessas pessoas engajadas e comprometidas em divulgar e popularizar o comunismo, e tenho para mim que o bolsonaro não ganhou a eleição em grande parte por causa do trabalho do nosso campo, acredito que nossa função é na medida do possível contribuir e compartilhar esse conhecimento se é que desejamos realmente alcançar mais pessoas, então discordo que essa linguagem não seja acessível mas concordo que com mais investimento e mais estrutura esse canal poderia trabalhar melhor os seus vídeos para ser mais visualizado e etc, uma questão financeira típica.
Meu relato pessoal: Eu não tive uma boa escolaridade, e só aos 22 anos, tive acesso a estudos políticos. Inclusive, Jones, o seu trabalho foi FUNDAMENTAL para a minha radicalização. No início, sim, era difícil entender, porque era tudo muito novo, com muitos termos que eu nunca tinha ouvido falar. Porém, a medida que eu fui buscando ler, inclusive seus livros, buscando mais conhecimento, isso se tornou mais fácil. Eu não acho sua linguagem difícil, acho que de uma forma geral, nós não somos preparados no ensino básico para questionar e pensar "complexidade" política. E isso dificulta muito o nosso processo. Demanda paciente, determinação. Até hoje eu preciso reler livros que eu já li, pra entender melhor. Acho que é parte do processo de se construir, de construção de conhecimento. É algo que não acaba e nem fica pouco, como diria a minha avó. Conhecimento e aprendizado, principalmente nas questões humanas, acredito que sejam eternos, em sentido de que uma vida é pouco pra se compreender tudo com clareza total. Muito obrigada por seu trabalho. Me inspiro muito em você, e você me ajuda muito a aprender.
Eu nem vi e nem vou ver o tal video da Senhorita Bira, mas vou ver o video do Jones sobre o tal video, somente porque ele falou que tá cheio de referências. Sabido ele, sabe fazer a boa propaganda revolucionária.
@@lesp_dun_laps O começo e o meio do vídeo suscitam debates muito bons, apesar de eu discordar da abordagem e de muita coisa, mas no final ela sai destilando um monte de apologias ao juspositivismo
Surgiu pra mim um vídeo de um cara - divertido até - que, se citar três vezes o nome Ciro, ele aparece e, na boa, eu lembrei de outro vídeo rolando por aí com professora repetindo pedido pra abrirem o livro de Português na página 44. Se buscar argumentar explicando o entendimento de um conceito - e suas complexidades - citando textos a fim de embasar e levar à leitura é academicismo, amigos, a coisa tá feia. Aliás, o react ao vídeo acima já começa reclamando da duração, pouco depois do cara dar play. Aí quem não tem paciência sou eu a respeito do cara. Haha Teve um trecho aqui que eu adorei sobre um papinho de “linguagem popular”. O que uma galera espera é um formato de cápsula pra tudo... e não tem como estudar algo numa linha do tipo “Hegel em cinco minutos”.
Perfeito Jones! Dificuldade de entendimento não é meramente problema de linguagem. E tem discussões que precisam de conhecimentos prévios, de estudo prévio. É básico, primeiro a gente aprende a somar, diminuir, etc. Depois aprende equação de segundo grau.
Comecei a assistir o video porque vi um cometario no video do canal "Frederico Krepe", onde ele comenta sobre o seu video Criticando a Senhorita Bira. O comentario dizia que o seu modo academicista de fala ficou mais evidente nesse seu video de hoje. Confesso que sou analfabeto Funcional mais me parece que quem fez esse comentario está num nivel mais profundo de falta de entendimento da realidade.
tudo que eu nunca entendi num video do jones, foi dar um google, que ficou tudo claro, eu n diria que a linguagem usada é mais complicada, mas sim mais direta, ela diz exatamente oq quer dizer, sem ter que dar voltas, oq muitas vezes só complica mais a explicação de algo, essa forma de propagar politica foi essencial pra que eu compreendesse e me aprofundasse em diversos outros conteudos voltados pra classe trabalhadora, eu agradeço o formato e linguagem dos videos, ja que sinto que eles ajudam na compreensão e aplicação do conhecimento
Eu não entendi foi porra nenhuma naquele vídeo e olha q acompanho aqui o canal, acho q a didática dele as vezes eh mto complexa pra quem não é tão letrado, e olha q não sou nenhum analfabeto, é complicado demais as vezes 😂
@@RodrigoTimotheo-qy4ww eu n sou letrado, li pouquissimos livros na minha vida(n que isso seja algo a se gabar), mas tudo oq o jones explica e eu n entendo, eu real só pesquiso por 5/10min e fica bem claro oq esta sendo dito, agora, se vc ve, n entende e larga por isso mesmo, fica "complicado demais as vezes" mesmo
@@Deusssued ah mano, assistir um vídeo e ter que ficar 10 minutos procurando conceitos na Internet pra mim não eh uma opção muito menos acho q seja interessante pra um comunicador
@@RodrigoTimotheo-qy4ww eu entendo o seu ponto, mas o jones faz video pra vc se politizar e se aprofundar no assunto, se vc assiste e leva oq ele fala como verdade sem nem ir atras..... paz e amor.
Muito bom Jones! Concordo em muitos pontos! Me ajudou até a escrever meus textos.... Mas ficou a questão: o que fazer pra enfrentar esse superficialismo e pressa da pós modernidade sem ser visto como arrogante e elitista como tem sido a formação nas universidades...
Mto boa a discussão, mas tem gente que pensa que se uma ideia precisa ser explicada, em vez de meramente apresentada, é academicismo... Cada vez se lê menos, e até usando vídeos, buscando argumentos vão achar academicismo, pq o video não é um tiktok de 60s... Eu sou professor e percebo que os estudantes jovens, por exemplo, são cada vez mais imediatistas, o próprio estudante faz uma pergunta e se vc fizer uma introdução a resposta, eles já não ouvem a resposta inteira... Confundem a complexidade dos temas e a falta de disposição deles para tratar seriamente os assuntos com a linguagem do interlocutor... Ai atacam...
Jones, adoro as suas discussões e análises ❤ E com esse sotaque pernambucano (que eu amo! 🥰) então... Eu que sou uma baby boomer ( portanto véia 🤣) fico muito feliz de ver jovens como você e a D.Rita/Guilherme se posicionarem com tanta profundidade e fazerem um trabalho tão importante aqui nas redes....👍
Não me canso de elogiar seu trabalho, camarada! Cada vídeo seu é um aprendizado enorme. Este vídeo conseguiu elevar meu compreendimento sobre o academicismo e essa crítica meio desestruturada que um campo da esquerda costuma fazer. Argumentação precisa de embasamento e algo que eu sempre carreguei comigo é não debater aquilo que não compreendo o suficiente pra defender a ideia. Saber até onde posso ir sem perder "os pés no chão", tá ligado? Tenho minha própria percepção de muita coisa mas se não detenho o conhecimento da totalidade, prefiro não contribuir com pensamentos que podem estar enviesados por minhas próprias crenças ou sentimentos (mentira, as vezes faço isso sim pq ninguém é de ferro kkkkkkkkkk). Mais uma vez parabéns pelo vídeo!
Jones, obrigada! Quando você fala da metodologia da pesquisa científica, foi exatamente o que estudei na graduação, a ABNT. A gente tem uma pasteurização do ensino universitário que está de fato distante da pesquisa científica em alguns pontos. Eu mesma nem via tanto seus vídeos, porque também os lia como "academicista". Mas concordo com você, precisamos evitar usar termos por "modismo" e digo isso por mim. Eu li o livro: "Interseccionalidade" da série Feminismo Plurais, também li "Colorismo", mas não tenho esse "rigor teórico" que é o aprofundamento de fato, talvez isso que me falta pra entender e argumentar com mais segurança sobre esses conceitos. Obrigada pela explicação! Faço mea culpa em relação ao "academicismo" e agradeço por esse vídeo.
Jones é sempre muito didatico e claro, a falta de entendimento de alguns tbm pode estar relacionado ao foco que colocamos ao assistir o vídeo.. a dificuldade geral de se prestar atenção em conteúdos um pouco mais densos..
Na área de ensino de ciências naturais e exatas (licenciatura, mestrados profissionalizantes etc.), também noto essas características de falta de rigor apontadas.
E onde está a posição do marco epistemológico do conceito "Woke"? Nos dedos oprimidos que sonham em se tornar opressores, através das redes sociais, porque não estão afim de buscar ajuda psicológica/psiquiátrica? Kkkkkk
Melhor vídeo que já assisti no seu canal. Pra mim é o número 1. Sem passar por esse debate e ir fazer a tarefa que esse tema exige, não dá pra seriamente querer construir revolução. Sejamos responsáveis. Muito obrigada Jones. Me sentindo hoje na pré-escola com muita alegria, porque descortinando o engodo, que penso é um projeto. Que o estudo, a pesquisa se tornem inócuos, sem rigor, evitam que sejam efetivos meios de transformação da realidade.
Como não pode falar de livro mais na realidade essa esquerda que e que agente continua sem saber pr eles nos "guiar"eu sou seme analfabeta e entendi e entendo oq vc fala e minha mãe que e analfabeta e minha filha que esta na escola
Analfabeta não, camarada. Há dois grandes filosofos que nem sabiam escrever: Socrates e Epicteto. O verdadeiro analfabetismo é não entender os problemas reais nem saber explica-los. Aqui até doutores se enquadra nesse ponto. Por pessoas como você que não quero reduzir discursos, como professor. A classe trabalhadora não é tola como muitas pensam.
13:30 'para muitos colegas, e esse é infelizmente o padrão de ensino, o marxismo não é o materialismo-histórico-dialético é jargão, se falou em luta de classes, se falou em revolução, ditadura do proletariado; não falou? então não é marxismo.' muito boa a colocação, o marxismo é resumido a uma cesta de conceitos mal entendidos
Curioso que não reclama da forma que João carvalho fala, nem o Gaiofato ou Ian neves. O Alexandre Link vivi dando recomendando livros tanto nos videos como nas lives e não tem tanta reclamação. Pq sera? 🤔
Sou favelada, fui mãe solo por mais de 6 anos, vim de escola pública com defasagem de várias matérias e entendo o que Jones fala. Quando comecei acompanha-lo (7 ou 8 anos atrás), era difícil de entende-lo. Mas hoje tenho mais bagagem e leituras. Imaginem se eu tivesse largado mão da intelectualidade?
Inclusive hoje estudo História numa Federal, que coloca toda intelectualidade que precisa de aprofundamento no campo do academicismo. Meus professores, todos eles com doutorado, são rasos em suas análises e quando faço referencia ao camarada Jones, eles riem por ser youtuber, mas aprendo mais aqui do que na universidade.
Obg, camarada pelos conteudos. VEnceremos!!!!!
Srta Bira e Jones Manoel olham pros fenômenos de pontos de vista diferentes, como se estivessem preocupados com escalas distintas, micro e macro. Ambos contribuem de forma riquíssima pro debate político. Um não poderia assumir o lugar do outro. Um enxerga de forma clara como o esgarcamento do tecido social - via identitarismo - no campo dos afetos interpessoais, tem contribuído pro triunfo do neoliberalismo sobre todos nós. Outro ressalta que não podemos confundir esse fenômeno com as lutas legítimas contra opressões raciais, de gênero etc, deslegitimando-as. Ela olha pro Twitter, ele pra estrutura macro política de opressão de classe... Não a toa ela se aproxima do debate via semiótica e ele via materialismo histórico. Relaxem que a natureza só está aqui dando conta de sua diversidade... Ainda bem que existe Srta Bira e sr Jones Manoel ❤
@@tmagrit não vejo por aí, srta Bira é superficial, é tipo um Eduardo Marinho, cheio de lacração e nenhuma prática política
@@mesonspfc ah, né não hein
Ainda não compreendi pq o Jones está atacando esse espantalho. Em nenhum momento o Bira alegou não existir luta não identitária nas causas sociais. Bira em nenhum momento negou o racismo, o machismo e a homofobia. Em nenhum momento, reclamou apenas da estratégia neoliberal de fazer a luta pela via do identitarismo de inspiração estadunidense.
Obrigada por sua reflexão.
Assisti os 3 videos - sr Bira, Jones 1 e agora Jones 2... e continuo vendo coerencia em todos.
Achei o Jones 1 muito reativo a cada virgula do Bira. E achei desnecessario... mas no final, qdo ele falou do governo atual (paralizado mas no pedestal), aí foi na mosca!
Já este Jones 2 foi bem interessante... e tb complexo. A coisa é vasta... de qquer forma somar é mais importante que dividir (e neste sentido ainda intuo q o que o Srta Bira levanta é importante.... é twiter... pode parecer superficial... mas não da pra negar com peneira esse olhar semiotico das massas...
@mesonspfc isso mesmo! Ouvi ela dizer em um podcast que todo professor do ensino básico no Brasil é analfabeto...Quis lacrar, mas foi ofensivo demais.
Falta fundamentação nas falas dela.
Jones, acompanho seu trampo desde o blog, makaveli, e tenho em vc um ótimo exemplo de estudo, empenho e busca por coesão teórica e metodológica em prol da causa revolucionária.
Sua didática melhorou pra caramba, esse vídeo é mais um exemplo, parabéns pelo trampo e pela insistência.
Desde o Makaveli? Faz tempo demais!!! Obrigado por esse apoio, camarada.
Sabia que a Mai-chan estava lutando pelos trabalhadores!
Esse negócio de não levar discussões a fundo, não destrinchar um argumento, ser raso em tudo que se propõe, a gente deixa pra direita, pros conservadores. A gente tem mais é que estudar mesmo e incentivar outras pessoas a estudarem, etc.
Fodaaaaaaaaaaaaaaa ❤
Kkkk,do jeito que a direita avança talvez nem existam escolas daqui vinte anos ,continue assim👍
Alguns acham que a forma de combater o discurso raso da direita é ser raso tbm!
Tenho ensino médio em escola pública e entendo tudo que o Jones fala. O povo não é burro não
Eu fiz ENCCEJA
👏🏻👏🏻👏🏻
E mesmo que não entendesse tudo, isto não quer dizer que o Jones explica mal. Quer dizer que a pessoa precisa se aprofundar nos estudos. A pessoa é preguiçosa, mas é mais fácil jogar a culpa no Jones 😑😑😑😑
exato... tem que fazer um esforço, as vezes pausar o video, ouvir de novo, e por aí vai... tudo normal. se tudo fosse fácil, molezinha de entender, o mundo seria outro.. quem gosta de ideia fraca é fascista
Faz sentido. E sequer é proveitoso pensar de forma acadêmica, estudar e criticar as obras e não ter o bom senso de separar política de ciência. Aí o acadêmico elege um ou outro autor como a verdade absoluta tendo em mente sua ideologia e abordagem na luta política.
O Camarada Jones segue coberto de razão!! Se curvar ao discurso de que ter rigor é "academicismo" significa rebaixar todos os debates, acabar com a crítica, e não construir nada novo em nome de alcançar o trabalhador hipotético que é sempre retratado como burro e que não sabe interpretar mais de 2 linhas
Nossa, sim! Essa "treta" escancarou isso. 😅
É essa caricatura do "povo", do trabalhador que me incomoda muito nos vídeos da Senhorita Bira.
Pior do que isso, Jones sempre faz a crítica sistemática ao rebaixamento de pauta do PT, por questão de coerência ele precisa fazer a crítica sistemática e necessária à falta de rigor teórico. Do Socialismo Utópico ao Socialismo Científico é um texto de Engels que mostra o teor científico de todo processo de produção do materialismo histórico como método dialético de análise. Leiam!
@@BelchiorAlucinado e é um livro fininho, nem é uma leitura difícil como o capital, é bem de boa de trabalhador ler e entender (talvez não o "trabalhador-burro-metafórico" que a galera fala rs)
Também concordo, as ciências sociais e em especial a sociologia são rebaixadas muitas vezes a ser uma discussão de moralidade e não uma ciência concreta, podemos sim ter didática e adaptar a linguagem acadêmica, mas não abrir mão da cientificidade das nossas ciências sociais
Jones, Manoel, Max e Suel, vcs são o quarteto fantástico! A qualidade do canal e dos vídeos está cada vez melhor 👏👏
Kk, ótima sacada
@@ElGatoTristeNem espero notificação desses 4 fantásticos!🤗
Pessoal reclama que o discurso do Jones é academicista e tem que ser moldado para o povão mas a verdade é que se Jones não fizesse uma pesquisa bibliográfica antes de qualquer vídeo e tornasse a fala mais "simples" essas mesmas pessoas estariam chamando ele de negro burro. Essa galera se sente incomodada pela crítica porque ela é o centro da crítica.
Exato, chamar Jones Manoel de academicista é a prova que não sabem nada sobre a causa, ele pratica justamente a extensão do conhecimento.
A galera é muito emocionada , não pode criticar e debater nada
@@williamliston3354 ah cara, pedir pro kra ter uma didática mais leve tá muito longe de chamar alguém de "negro burro" esse papo aí de identitárismo que faz a conversa ser um saco as vezes, vocês saem do 0 ao 100 do nada e sem motivo algum. Eu não sou nem partidário nem nada só gosto do conteúdo dele e SIM tem vídeo que é desnecessariamente complexo na minha opinião de analfabeto literal, queria conseguir consumir e divulgar mais os vídeos, mas é difícil, acho que a crítica é só essa poxa
@@RodrigoTimotheo-qy4ww Então deviam somente dizer que a didática do Jones podia ser melhor ao invés de dizer que ele é academicista. Mas não foi isso que aconteceu, o chamaram de academicista.
@@RodrigoTimotheo-qy4ww Beleza, então me explica porque outros produtores de conteúdo de esquerda tem o mesmo discurso ou ás vezes até mais complexo e não recebe tanta crítica quanto o Jones? Falar de raça não é identitarismo, falar de raça é discutir estrutura social. E sim, até quem produz conteúdo não tá livre das mazelas raciais. Se você curte o conteúdo do canal você tem um lado e pode até ser que você não tenha afiliação com nenhum partido político mas isso não te faz apartidário. Como dizem, única coisa neutra que existe é o detergente. Analfabeto literal é um termo elitista porque coloca quem é pobre e trabalhador como ignorante e não capaz de lidar com coisas mais "complexas". Eu tenho certeza que você tenha algum conhecimento de vida que não te torne um anafalbeto mas você talvez se sinta um porque nunca leu tantos livros ou não conhece tantos termos técnicos. Boa parte da classe trabalhadora não conhece o termo mais-valia mas sabe muito bem como funciona o conceito e ás vezes explica melhor que qualquer outro professor.
Jones, eu sou professor. Dou aulas do ensino médio até pós-graduação. Tenho percebido que qualquer solicitação de leitura é problemática.
Realmente. Tem sido uma situação muito delicada.
Camarada, acho que nós professores temos muita responsabilidade nisso. Mesmo que tenhamos sido alunos que aprenderam assim também. Se estamos querendo contribuir para mudar, precisamos revisar nossa própria forma de entender esses assuntos e de ensinar. Falo porque estava vivendo essa crise já e esse vídeo parece aqueles anúncios do Instagram que trazem algo que você andou pensando. Quando assisti chega dei risada, porque falava o que estava sentindo, parecia um espelho. E ao final, o que ficou é que agora não só ficou claro o problema, mas também que tem caminho pra resolver, e que preciso me movimentar pra isso urgente. Nossas turmas tem direito de aprender isso de forma correta, e nosso trabalho militante, pra quem está nessa frente também, exige isso. (embora não vejo como duas coisas)
Eu faço história e meus professores falam o mesmo, que o historiador que se aprofunda no conhecimento está em escassez
No ensino médio eles não quererem ler é até compreensível, agora na Pós graduação o povo não querer ler é brincadeira! Foram fazer pós pra que então? Pessoas lidarem com a pós graduação apenas para aumentar salário e não pelo conhecimento e aprimoramento é patético! Quero ver alguém ser contra leitura em uma pós stricto senso (mestrado e doutorado), se tiver alguém que faz mestrado e doutorado e não gosta de estudar aí estamos perdidos mesmo nessa sociedade...
A pessoa não quer saber o básico ...tem que reprovar né amigão
Para nossa sorte, Marx foi impedido de seguir carreira universitária.
Kkkkkkkkk...Boa! Uma carreira universitária poderia ter "engessado" o trabalho intelectual de fôlego de Marx, que produziu suas obras com muito estudo, reflexão, trocas de ideias (e de farpas) e tudo isso vivenciando o calor da política por onde passou.
Como sempre, impecável! Graças a você, camarada, tomei vergonha e iniciei a leitura das principais obras de Lenin. Após essa fase, partirei para a leitura dos seus livros. Não é fácil ser de esquerda, mas ser de esquerda é necessário! Sem estudo, os argumentos não tem fundamento.
O famoso "passou de 3 linhas n leio"
Boaaa
Base teórica, fontes primárias, métodos de conhecimento e análise dos fenômenos, são a estrutura do saber. E o saber é real, não é ficção. Impressionante ser essa a crítica à seu conteúdo. Eu gosto demais. Bj na testa, LocoJones.
Parabéns pelos 311 mil inscritos!! Tô muito feliz de ver crescendo tão rápido assim. Continue com os cortes no insta e aqui tbm
youtube vai esquecer de mandar placa? KkKk
Parece que academicismo virou a desculpa chique para "não quero estudar. Minhas vivências já bastam."
💯
Na mosca.
o mais irônico é a galera achar que tá criticando "identitarismo" com esse argumento rs
Sim, penso o MSM
Excelente debate Jones ! Parabéns pela coerência e por essa aula ! Vou ter assistir mais vezes rrsrsrsr
19:56 Em defesa da história: o marxismo e a agenda pós-moderna
Ellen Meiksins Wood
Jones além de um intelectual orgânico e um grande, quiçá o maior teórico e divulgador científico do século XXI na América do Sul❤✊️
Como vc é genial Jones! A cada vídeo seu que assisto eu vejo o quão burro eu sou em marxismo. Você está certo em todos os pontos. Vejo muito isso também até na minha área que é TI. Quando sou chamado para resolver um problema o usuário já vem com a certeza da causa e da solução do problema. Não aceitam bem o meu método de investigação até a conclusão e solução. Apesar de todo tempo gasto na minha vida me dedicando na área. Parece que hoje se vê na internet que estamos cheios de pessoas "certas sobre tudo". Sinto muito a falta do que vc sabe nos debates que travo nas ruas e tenho lido bastante. Mas vejo que tudo que sei como insuficiente.
Prefiro esse canal pelo teor e forma das abordagens e das críticas, mas principalmente pela didática . Acho que a recomendação de leitura e a bibliografia que embasa os vídeos são fundamentais para não cairmos na vala rasa do bolsonarismo (que vai muito além do Bolsonaro e seus apoiadores e que atinge certa parte da esquerda. ). É justamente isso que nos diferencia.
A linguagem do Jones é acessível. O fã-clube que veio reclamar no outro vídeo entendeu direitinho o que Jones disse, mas queria implicar para "provar" que a influencer deles estava certa.
Mas o ponto principal nem foi a comunicação dele. Literalmente, o ponto que mais bateram foi por ele criar um discurso de "discordância" concordando com quase tudo do vídeo da Bira, inclusive, falando certas coisas que ela pontuou como se ela tivesse dito ao contrário. Pq tudo pra vocês se resume a "fã clube" e não a debate honesto? Caramba cara, que negócio mais desonesto.
Juro, assisti o vídeo inteiro dele ontem e a maioria dos comentários que apareceram pra mim eram de pessoas dizendo que ele mais concordou do que discordou, mesmo não demonstrando isso, e ainda pessoas q criticaram numa boa e elogiando o conteúdo do cara. Não adianta levantar um espantalho só pra se sentir mais certo em um assunto.
@@EduSilva2005chegou o fã da senhorita bira negando a realidade, como se os seguidores dela nao tivessem fazendo isso só pq ele nao viu
@@Junior-ms9nj Cara trocou uma ideia federal dando a opinião dele , kkkk ele fala sobre levantar um espantalho e vc vai e faz isso logo dps kkkk vc quer mesmo melhorar a vida de alguém ?
@@Junior-ms9nj mlk qual é a sua? É literalmente o primeiro vídeo que vejo do Bira.
O povo tem dificuldade de entender que nenhum movimento se faz com uma pessoa só. A fala do Jones ressoa com alguns, a fala de outros ressoa com outros. Se todo comunicador for adequar a sua fala para tentar atingir o todo, arrisca não ressoar com ninguém.
É como a frase "Quem busca agradar a todos termina por não agradar a ninguém" a força da extrema direita em ganhar as massas é justamente por saber adaptar o seu discurso para cada grupo. Me parece desnecessária toda essa briga sobre a forma do Jones falar e me parece utópico uma abordagem única que consiga chegar a toda a classe trabalhadora, não só pelos diferentes níveis de estudo, mas também pelas particulares de identificação de cada indivíduo.
Exatamente, parece que um movimento revolucionário se reduziu a três pessoas no youtube… Todo mundo quer ser fã de uma pessoa e não entende que esse não é foco
Vou ser sincera, não sou estudada. Leio pouco e lia mais quando estudava e tinha tempo. E mesmo assim compreendi de cabo a rabo seu vídeo anterior. Sei que não sou parâmetro e que o ensino não é fixo e universal e cada um tem sua forma de aprender, mas dizer que foi acadêmico e difícil é mentira. Citar livros agora virou motivo de acadêmico, você citou os livros e explicou de forma muita didática o sentido deles e com críticas que dava para compreender. Posso estar errada e podem me criticar, mas para não entender aquele seu vídeo só se a pessoa não gosta desse tipo de ensino por vídeo, ou viu pensando na morte da bezerra, ou se quer viu tudo. Agora, isso é mais problema da pessoa que de sua didática Jones. Não falo isso porque gosto de você (até porque te admiro, mas não é por isso), acompanho muito marxista para ajudar na divulgação e sempre que não compreendo eu falo porque sei que é importante. Um exemplo foi o vídeo do Orientação Marxista sobre Mais Valia que teci uma crítica sobre a apresentação que dificultou o entendimento. Sendo sincera de verdade, não é puxando saco não. Sua didática naquele vídeo foi excelente e seus vídeos costumam ser. Só os que envolvem economia diretamente fico meio lerda, mas até nos do Humberto e dos liberais eu costumo ficar, é uma dificuldade pessoal porque economia preciso literalmente de desenhos para entender. Já testei e só aprendo quando tem ilustrações e exemplos reais análogos nesse quesito. Então nem leve esses comentários dessa galera liberal nos costumes e radical no discurso à sério!
Representou
Muito interessante seu comentário, as pessoas pensam que pq alguém não tem faculdade ela não pode entender uma conversa. Muita gente subestima a inteligência das pessoas só por isso.
Acontece muito de as pessoas assistirem um conteúdo como plano de fundo enquanto fazem outras coisas e depois saem reclamando que não entenderam
Representou (2)
@@davisantos3431tem isso tbm
Comentário muito bem feito! Tem muita análise selvagem de tudo quanto é tema disfarçada de perspectiva pós-moderna. A estrutura da leitura psicanalítica tá impregnada dessa galera que acha que entende de tudo. Pós-modernismo é caos, não bagunça.
Eu conheci o Jones cursando História, então pra mim nunca foi problema a linguagem, pelo contrário sempre foi uma benção ter conhecido o Jones, já faz mó tempão hehe.
Que sortudo tu foi!
Eu te acompanho há muito tempo e não vou mentir, as vezes eu preciso voltar o vídeo pra entender. mas nunca te achei academicista. sempre achei de boa de entender. mas eu sou limitado as vezes realmente n tem o que fazer eu n vo entender mesmo
te adoro camarada, tmj
O que vc disse se parece um pouco com o que acontece comigo, mas não é que não entendo, é que existe uma distração no percurso. O contexto faz a gente entender muito, mas se o lapso de distração te tomar muito tempo, vc perde o contexto, e por isso precisa voltar o vídeo...tipo um pensamento aleatório ou até um pensamento que vc teve sobre que foi dito.
Hoje em dia sempre existe muita informação, mesmo numa tela pequena. Quando eu assisto os vídeos com a aba de comentários aberto, ou com o som tocando outra coisa, eu tenho mais esses lapsos de distração/pensamento que faz eu ter que voltar uns trecos pq não entendi.
Espero ter ajudado com essa observação. 👍👍
Jones usa uma linguagem acessível, e é normal não conhecermos todas as expressões. Isso não significa que não podemos entender o contexto. Como ele mesmo disse, isso é um processo de aprendizado! Estamos aqui para estudar, para aprender, e a linguagem faz parte dessa metodologia. Obrigado pelo conteúdo, Jones.
Eu não acho que é preguiça, nem falta de paciência (pelo menos não totalmente). Pra mim, parece que a dificuldade de compreensão vem na verdade de uma dificuldade de _aceitar_ o que está sendo dito.
Isso mesmo! Dissonância cognitiva.
É exatamente isso!!! Comentei algo semelhante. A verdade é que o pessoal não quis aceitar que o Bira foi refutado sim.
@@grmgtvc pelo visto não entendeu nada, não teve refutação nenhuma, teve uma discussão com concordâncias e discordâncias. Ninguém acerta tudo, nem o Jones acerta tudo.
@@elianoferreira Brother, isso é evidente, ninguém está 100% certo sempre mas isso não significa que o Jones não contrapôs diversos pontos do Bira. Meu comentário faz sentido de acordo com essa thread. Enfim, toma uma ⭐️, acho que é isso que você quer por falar o óbvio.
@@grmgt é tão evidente que comenta "refutou" na intenção de invalidar tudo o que foi dito pelo Bira. Porque é isso que significa refutar como jargão da internet atual, muito usado pela direita inclusive. Obrigado pela ⭐
Vlw Jones, vc é monstro. Entendo que o povo quer saber de urss de identirarismo e etc .. mas aprendi com vc que sem prejuízo das outras lutas temos que focar em avançar, em focar na revolução e quebrar essa ideologia dominante! Obrigado Jones, por tudo!!
Fala Jones.
Parabéns pelo canal, e pelos temas que você e sua equipe trazem aqui para nós.
Mas, agora que você falou sobre o uso das palavra "corpo" e "colorismo" nas discussões majoritariamente dentro do movimento negro, eu fiquei curioso para saber mais sobre a origem destas linguagem.
De um tempo para cá eu estou ainda mais radical nestas questões, gosto de saber a origem material das coisas, principalmente o comportamento humano.
Depois que aprendi que o método que estuda a materialidade de tudo, explica muito melhor os motivos de cartas, coisas serem como são, eu me livrei de muitas enrrascadas.
Muito obrigado desde já.
Abraço.
... entendo muito a critica epistemológica do Jones, parece preciosismo, mas no final é um rigor que enriquece a percepção e as abordagens... lembro quando estourou a moda dos estudos da "pós-verdade" e já tinham aqui no Brasil por exemplo o Vladimir Safatle falando sobre o cinismo!
Ainda tenho muito a estudar pra entender completamente esses debates mais teóricos, dito isso, seus vídeos continuam servindo muito bem como uma introdução ou primeiro contato com esses assuntos mais cabeludos
É a mesma lógica de um investimento. Se você não sabe explicar por que um determinado investimento é bom e mesmo assim investe, tem grandes chances de cair em golpe.
Sou advogado. Esse debate sobre a linguagem na minha área é muito forte, pois envolve a questão do acesso à justiça. As vezes a linguagem dos documentos jurídicos é tão difícil que chega a atrapalhar o andamento do processo. Tem um caso clássico de um delegado de polícia que não cumpriu o mandado de prisão porque não entendeu nada o que o juiz escreveu 😂
Outra vez um juiz escreveu a decisão inteira em latim. Imagina o trampo que o advogado teve pra poder recorrer da decisão, tendo que decifrar latim 😢
Nós temos que deixar de lado a soberba e sermos mais práticos. Não estou dizendo que esse é o seu caso.
A precisão técnica e o rigor teórico também são instrumentos para facilitar o endentimento. Imagine só se a cada livro os autores tivessem de explicar tudo nos mínimos detalhes, seria um saco. É mais prático utilizar um termo técnico pra fazer uma leitura mais dinâmica.
Abraços, Jones!
QUE VÍDEO MARAVILHOSO, JONES! EU TINHA MUITO ESSA SENSAÇÃO DE ALIGEIRAMENTO E ME INCOMODAVA, MAS NÃO SABIA COMO EXPLICAR. VOCÊ FOI DIRETO AO PONTO! GRATA!
É difícil dizer "não sei não"? Né não pô hahaha melhor conclusão, não tem jeito
28:53 Jones Manoel é pedagógico: "A ciência é muito séria para ficar só a cargo das universidades"
Como diria Clóvis de Barros, essa galera "não tem brio"
Peguei a visão com o Jones nos vídeos de metodologia de estudos, o que me cativou foi a leitura e o entendimento que ele tem com a classe para que ele se propõe comunicar, fui pego pelo funil neoliberal bem novo, é nítido a diferença, em quanto um fala que a média de estudos tem de ser 10hrs por dia ignorando fatores materiais, o outro sabe que quem mora em periferia pega buzão e trampa o dia todo tende adotar praticas resilientes para não se prejudicar e ter qualidade metódica. Ele ajudou muito a me radicalizar refutando argumentos porcos do neoliberalismo sinto pena que a esquerda tenha essa "leve aversão" a ele.
É natural para alguém que está afastado há anos dos estudos e da leitura, não conseguir compreender de cara um vídeo sobre política feito por Jones. Isso só significa que essa pessoa ainda não tem repertório suficiente pra entender os conceitos básicos do tema apresentado. Eu fui essa pessoa até 2020. Mas de 4 anos pra cá, que retomei o hábito de estudar diariamente, entender um conteúdo marxista se tornou algo natural. O processo de aprendizagem leva tempo, esforço e dedicação! Jones tem sim muita didática na maior parte dos seus vídeos. De fato Jones é um comunicador popular! 👏🏿👏🏿👏🏿
Estudo História da Arte, um curso que ja tem uma relação Problemática com o "rigor científico" devido a poética de muito do que a gente interage. Lembro que no sétimo periodo, uma professora chega em sala e diz que queria que a gente fizesse trabalhos que podem ser livres, poéticos, pessoais (ja perdi a conta de quantas vezes ouvi esses professores dizendo que eu podia apresentar uma performance artistica no lugar de um ensaio), e no final ela disse, brincando, que a gente ja "devia estar de saco cheio de só ver História com os outros professores". A grande piada foi quando os alunos responderam que, muito pelo contrario, a maior parte deles não via uma matéria mais rigorosa a muito tempo.
Eu pessoalmente me sinto muito ilhada na matéria - é deleuze pra ca, ranciere pra la, tudo numa apologia irracionalista bizarra para um espaço que deveria se propor científico
Eu nem te conto o que ouvir de um pós-moderno no curso de biologia. Sabe quem sacou a merda? Ninguém, porque os estudantes não sabiam nem o que se estava dizendo.
Nossa, eu estudei na EBA/UFRJ, e algumas disciplinas iam pelo mesmo caminho. Era difícil até ter motivação. Ficava por conta da subjetividade de cada e do professor curtir.
Estudo psico e tenho pensado muito nisso tbm
Jones fazendo um trabalho sensacional. Praticamente tudo que eu já notei como limitação no debate político, teórico, na própria formação intelectual da massa trabalhadora, o Jones eventualmente faz um vídeo endereçando cada ponto que eu já notei. Vai chegar um dia que o canal do Jones vai ser um repositório para formação de intelectuais de ponta.
"A linguagem é a consciência prática e toda imprecisão é funcional à ideologia dominante." (!!!!) Anotei aqui em letras grandes para ler todo dia. Excelente vídeo, Jones!
vídeo ímpar. O vídeo é quase um número primo, só se divide por ele mesmo e por 1, que é o que tá no canal. E realmente adorei a citação ''Mahatma Gandhi era emo''.
Quando não entendo uma palavra ou expressão, corro para o dicionário. Ao aprender novos termos e seus significados, enriqueço meu pensamento e meu vocabulário. Portanto, prossiga nessa jornada, caro Jones, pois sua escolha está correta.
Melhor video do canal! Sua explanação é muito clara e me ajudou a pensar na minha divulgação científica e eu sou nutricionista. Mesmo que eu explique da maneira mais simples eu nunca vou conseguir explicar vias metabólicas, ja blogueiras explicam tudo com uma simplicidade dócil e no final quem ouve acredita na blogueira pq nao compreende que mesmo se quisesse, nao compreenderia vias metabólicas. Precisamos parar de ter vergonha de saber e usar nossa autoridade para informar, sem terrorismos.
Muito obrigada pelo vídeo
Jones, eu nem sou do seu escopo politico mas eu assisto todos seus videos por que acho mto interessante pontos de vista diferentes e ate conflitantes, mas realmente as vezes eu sinto que é muito complicado entender alguns videos, sendo sincero quando eu estudei marketing existia um conceito que gostava muito que é "o responsavel é sempre o mensageiro". Se alguem nao entendeu ou nao se conectou com sua mensagem, acho que nao custa nada deixar o acesso mais facil, voce é um kra extremamente inteligente e tenho certeza que adoraria acessar mais pessoas, porem eu mostro um video seu pra minha mãe e ela nao entende nada as vezes, queria muito que fosse possive incluir seus pontos de vista (por mais que nao concorde com alguns) em nossas discussões matinais aqui em casa! Abracos meu querido!
Minha inspiração para entender o Brasil! Ainda não entendo alguns termos usados como por exemplo ser academicista (compreendi um pouco mais com esse video). O que sei é que quando Jones vai refutar o discurso de alguém, eu percebo que ele dá uma explicação sobre o que será discutido, depois de onde o discurso se baseia (aprofundando mais do que quem fez o discurso), e contra argumenta partindo do centro do discurso de forma crítica e, por necessidade, resumida. Porém bem fundamentada. Aprendo muito com você Camarada Jones. Obrigado.
Esse vídeo ficou bom, ficou didático.
Esse vídeo da senhorita Bira deu muita repercussão e eu acho isso ótimo. O Frederico Kreppe fez um vídeo sobre isso, mas isso mais na abordagem do Jones. Ele fez várias críticas na maneira como o Jones abordou o vídeo da senhorita Bira, mas foram críticas fundamentadas, e admito, concordei com algumas delas, principalmente depois de ver o vídeo da senhorita Bira. Eu só tenho reparo ao vídeo do FK por ele não ter feito uma crítica ao fato de senhorita Bira atribuir o avanço da extrema direita na Europa ao fato da esquerda local ter se rendido ao identitarismo, como se fosse um elemento central, e não a rendição da esquerda ao liberalismo econômico.
Nunca pisei na academia, seu vídeo anterior foi totalmente legível.
Gosto muito de debates feministas e eu fujo da palavra empoderamento que nem diabo foge da cruz kkkkkk puro suco do feminismo liberal.
Sim Jones, Mahatma Gandhi era emo sim!!!
🤣
41:27 forte, vou carregar essa reflexão pra vida, tomar cuidado com o uso de conceito e o rigor teórico.
Eu gosto de ouvir o Jones porque ele bate em mim em quase todo o vídeo, nesse exato momento eu estou de recesso há 6 dias já e eu não peguei um livro para ler cara na real eu tô jogando meu videogame e de vez em quando eu coloco um vídeo para assistir na hora do almoço porque eu acho importante pelo menos ouvir o que pessoas como Jones estão falando e entender mesmo que seja pouco a realidade que me cerca e como essa realidade é historicamente e socialmente determinada e isso faz um efeito muito grande na minha vida e na das pessoas que estão ao meu redor entretanto sou uma pessoa pobre que trabalhou a vida inteira estou cansado e estressado e no momento não estou encontrando forças para me dedicar mais ao estudo do marxismo, espero que isso mude futuramente e que eu encontre essa disposição, isso não faz com que eu sinta raiva de quem lê e estuda, talvez um pouco de inveja, assisto muitos vídeos do Jones e acho a linguagem dele acessível, mas para além da minha impressão particular basta analisarmos o quanto o canal do Jones e de outros marxistas no TH-cam conseguiram popularizar a discussão sobre o comunismo, bicho eu só fui descobrir que existia comunista no Brasil um ou dois anos antes da eleição do bolsonaro, naquela época eu ainda não tinha muita compreensão da realidade e mesmo assim assistir e entender vários vídeos desse canal, é inegável que propagandistas revolucionários como Jones conseguem sim falar com a população, não consigo entender essa cobrança por mais acessibilidade na forma, é claro que existem formas de ser mais direto dar menos voltas no assunto mas veja bem analisa qual é a capacidade hoje dos canais marxistas para estar editando e refazendo vídeo até que se atinja o ponto máximo possível dessa exigida clareza e objetividade, a gente tá perdendo a mais de 40 anos, nosso campo teve um respiro graças ao trabalho dessas pessoas engajadas e comprometidas em divulgar e popularizar o comunismo, e tenho para mim que o bolsonaro não ganhou a eleição em grande parte por causa do trabalho do nosso campo, acredito que nossa função é na medida do possível contribuir e compartilhar esse conhecimento se é que desejamos realmente alcançar mais pessoas, então discordo que essa linguagem não seja acessível mas concordo que com mais investimento e mais estrutura esse canal poderia trabalhar melhor os seus vídeos para ser mais visualizado e etc, uma questão financeira típica.
Meu relato pessoal: Eu não tive uma boa escolaridade, e só aos 22 anos, tive acesso a estudos políticos. Inclusive, Jones, o seu trabalho foi FUNDAMENTAL para a minha radicalização.
No início, sim, era difícil entender, porque era tudo muito novo, com muitos termos que eu nunca tinha ouvido falar. Porém, a medida que eu fui buscando ler, inclusive seus livros, buscando mais conhecimento, isso se tornou mais fácil. Eu não acho sua linguagem difícil, acho que de uma forma geral, nós não somos preparados no ensino básico para questionar e pensar "complexidade" política. E isso dificulta muito o nosso processo. Demanda paciente, determinação.
Até hoje eu preciso reler livros que eu já li, pra entender melhor. Acho que é parte do processo de se construir, de construção de conhecimento. É algo que não acaba e nem fica pouco, como diria a minha avó.
Conhecimento e aprendizado, principalmente nas questões humanas, acredito que sejam eternos, em sentido de que uma vida é pouco pra se compreender tudo com clareza total.
Muito obrigada por seu trabalho. Me inspiro muito em você, e você me ajuda muito a aprender.
Talvez um dos melhores videos do seu canal. Parabens camarada!
Uma tapa na cara com luva de cetim. Doeu, mas foi gostoso! Jones, sempre lucido e convicto! Parabens camarada.
Eu juro que to rindo com o título kkkk
Ai ai! Bora debater epistemologia e práxis? ✊🏽⚧☭
Eu nem vi e nem vou ver o tal video da Senhorita Bira, mas vou ver o video do Jones sobre o tal video, somente porque ele falou que tá cheio de referências. Sabido ele, sabe fazer a boa propaganda revolucionária.
@@lesp_dun_laps
O começo e o meio do vídeo suscitam debates muito bons, apesar de eu discordar da abordagem e de muita coisa, mas no final ela sai destilando um monte de apologias ao juspositivismo
@@diegoprofessor2337de que forma ele faz isso?
@@diegoprofessor2337o diagnóstico é até bom, mas resolução é só senso comum
Jones, tá nas suas pautas um vídeo sobre o debate envolvendo podcasts e a necessidade de repertório jornalístico?
Surgiu pra mim um vídeo de um cara - divertido até - que, se citar três vezes o nome Ciro, ele aparece e, na boa, eu lembrei de outro vídeo rolando por aí com professora repetindo pedido pra abrirem o livro de Português na página 44. Se buscar argumentar explicando o entendimento de um conceito - e suas complexidades - citando textos a fim de embasar e levar à leitura é academicismo, amigos, a coisa tá feia.
Aliás, o react ao vídeo acima já começa reclamando da duração, pouco depois do cara dar play. Aí quem não tem paciência sou eu a respeito do cara. Haha
Teve um trecho aqui que eu adorei sobre um papinho de “linguagem popular”. O que uma galera espera é um formato de cápsula pra tudo... e não tem como estudar algo numa linha do tipo “Hegel em cinco minutos”.
Perfeito Jones! Dificuldade de entendimento não é meramente problema de linguagem. E tem discussões que precisam de conhecimentos prévios, de estudo prévio. É básico, primeiro a gente aprende a somar, diminuir, etc. Depois aprende equação de segundo grau.
Comecei a assistir o video porque vi um cometario no video do canal "Frederico Krepe", onde ele comenta sobre o seu video Criticando a Senhorita Bira.
O comentario dizia que o seu modo academicista de fala ficou mais evidente nesse seu video de hoje. Confesso que sou analfabeto Funcional mais me parece que quem fez esse comentario está num nivel mais profundo de falta de entendimento da realidade.
tudo que eu nunca entendi num video do jones, foi dar um google, que ficou tudo claro, eu n diria que a linguagem usada é mais complicada, mas sim mais direta, ela diz exatamente oq quer dizer, sem ter que dar voltas, oq muitas vezes só complica mais a explicação de algo, essa forma de propagar politica foi essencial pra que eu compreendesse e me aprofundasse em diversos outros conteudos voltados pra classe trabalhadora, eu agradeço o formato e linguagem dos videos, ja que sinto que eles ajudam na compreensão e aplicação do conhecimento
Eu não entendi foi porra nenhuma naquele vídeo e olha q acompanho aqui o canal, acho q a didática dele as vezes eh mto complexa pra quem não é tão letrado, e olha q não sou nenhum analfabeto, é complicado demais as vezes 😂
@@RodrigoTimotheo-qy4ww eu n sou letrado, li pouquissimos livros na minha vida(n que isso seja algo a se gabar), mas tudo oq o jones explica e eu n entendo, eu real só pesquiso por 5/10min e fica bem claro oq esta sendo dito, agora, se vc ve, n entende e larga por isso mesmo, fica "complicado demais as vezes" mesmo
@@Deusssued ah mano, assistir um vídeo e ter que ficar 10 minutos procurando conceitos na Internet pra mim não eh uma opção muito menos acho q seja interessante pra um comunicador
@@RodrigoTimotheo-qy4ww eu entendo o seu ponto, mas o jones faz video pra vc se politizar e se aprofundar no assunto, se vc assiste e leva oq ele fala como verdade sem nem ir atras..... paz e amor.
Mais um vídeo sensacional, parabéns Jones, o duro é ter que gastar tempo e energia explicando isso para o nosso campo.
Muito obrigada por ter a paciência de nos dar a possibilidade e nos incentivar a pensar, raciocinar!
Muito bom Jones! Concordo em muitos pontos! Me ajudou até a escrever meus textos....
Mas ficou a questão: o que fazer pra enfrentar esse superficialismo e pressa da pós modernidade sem ser visto como arrogante e elitista como tem sido a formação nas universidades...
Mto boa a discussão, mas tem gente que pensa que se uma ideia precisa ser explicada, em vez de meramente apresentada, é academicismo... Cada vez se lê menos, e até usando vídeos, buscando argumentos vão achar academicismo, pq o video não é um tiktok de 60s... Eu sou professor e percebo que os estudantes jovens, por exemplo, são cada vez mais imediatistas, o próprio estudante faz uma pergunta e se vc fizer uma introdução a resposta, eles já não ouvem a resposta inteira... Confundem a complexidade dos temas e a falta de disposição deles para tratar seriamente os assuntos com a linguagem do interlocutor... Ai atacam...
Jones, adoro as suas discussões e análises ❤ E com esse sotaque pernambucano (que eu amo! 🥰) então... Eu que sou uma baby boomer ( portanto véia 🤣) fico muito feliz de ver jovens como você e a D.Rita/Guilherme se posicionarem com tanta profundidade e fazerem um trabalho tão importante aqui nas redes....👍
Muito bom mano. Mais um vídeo muito bom
Fico fantástico esse! Obrigado pelo trabalho mano!
Esse vídeo foi muito bom pra mim.
Nunca vi o Jones fazer tanto vídeo em um intervalo tão curto.
Não me canso de elogiar seu trabalho, camarada! Cada vídeo seu é um aprendizado enorme. Este vídeo conseguiu elevar meu compreendimento sobre o academicismo e essa crítica meio desestruturada que um campo da esquerda costuma fazer. Argumentação precisa de embasamento e algo que eu sempre carreguei comigo é não debater aquilo que não compreendo o suficiente pra defender a ideia. Saber até onde posso ir sem perder "os pés no chão", tá ligado? Tenho minha própria percepção de muita coisa mas se não detenho o conhecimento da totalidade, prefiro não contribuir com pensamentos que podem estar enviesados por minhas próprias crenças ou sentimentos (mentira, as vezes faço isso sim pq ninguém é de ferro kkkkkkkkkk). Mais uma vez parabéns pelo vídeo!
Jones, obrigada! Quando você fala da metodologia da pesquisa científica, foi exatamente o que estudei na graduação, a ABNT. A gente tem uma pasteurização do ensino universitário que está de fato distante da pesquisa científica em alguns pontos.
Eu mesma nem via tanto seus vídeos, porque também os lia como "academicista". Mas concordo com você, precisamos evitar usar termos por "modismo" e digo isso por mim. Eu li o livro: "Interseccionalidade" da série Feminismo Plurais, também li "Colorismo", mas não tenho esse "rigor teórico" que é o aprofundamento de fato, talvez isso que me falta pra entender e argumentar com mais segurança sobre esses conceitos. Obrigada pela explicação! Faço mea culpa em relação ao "academicismo" e agradeço por esse vídeo.
Jones é sempre muito didatico e claro, a falta de entendimento de alguns tbm pode estar relacionado ao foco que colocamos ao assistir o vídeo.. a dificuldade geral de se prestar atenção em conteúdos um pouco mais densos..
Concordo com o Jones. Tem que ter rigor com os conceitos
Adorei essa citação do Althusser!
iai jones caraio, vem em aracaju
Clique beite. Eu adoro esse sotaque de Pernambuco❤❤
Na área de ensino de ciências naturais e exatas (licenciatura, mestrados profissionalizantes etc.), também noto essas características de falta de rigor apontadas.
Muito boa a reflexão ✊🏽⚧☭
Ficou muito foda esse video. Vou assistir várias vezes. Obrigada!
boa jones pra cima deles
Jones esquentando com os anticultura woke.
E onde está a posição do marco epistemológico do conceito "Woke"? Nos dedos oprimidos que sonham em se tornar opressores, através das redes sociais, porque não estão afim de buscar ajuda psicológica/psiquiátrica? Kkkkkk
Eu amei demais esse vídeo!
Saravá camarada Jones! 🤘🏽
Viajei nesse vídeo. Aprendo muito.
Cheguei no vídeo mais rápido do que o Maxuel colocando na tela por favor
CARAIOOOO mlk reclamei nos comentarios outro dia q esses debates nao vão chegar na rapaziada, jones faz um video sobre isso mto bom
Gigante Jones!
Dá lhe Jones
Cara, essa de só aprender normas ABNT mas não as formas de se pensar ciência, foi uma das minhas maiores decepções com a faculdade.
Ler os comentários do vídeo do Jones sobre o vídeo da Bira foi uma tristeza. Esperava mais do público.
Melhor vídeo que já assisti no seu canal. Pra mim é o número 1. Sem passar por esse debate e ir fazer a tarefa que esse tema exige, não dá pra seriamente querer construir revolução. Sejamos responsáveis. Muito obrigada Jones. Me sentindo hoje na pré-escola com muita alegria, porque descortinando o engodo, que penso é um projeto. Que o estudo, a pesquisa se tornem inócuos, sem rigor, evitam que sejam efetivos meios de transformação da realidade.
Como não pode falar de livro mais na realidade essa esquerda que e que agente continua sem saber pr eles nos "guiar"eu sou seme analfabeta e entendi e entendo oq vc fala e minha mãe que e analfabeta e minha filha que esta na escola
Analfabeta não, camarada. Há dois grandes filosofos que nem sabiam escrever: Socrates e Epicteto. O verdadeiro analfabetismo é não entender os problemas reais nem saber explica-los. Aqui até doutores se enquadra nesse ponto. Por pessoas como você que não quero reduzir discursos, como professor. A classe trabalhadora não é tola como muitas pensam.
Poxa, eu escrevi um comentario tão legal e sumiu
13:30 'para muitos colegas, e esse é infelizmente o padrão de ensino, o marxismo não é o materialismo-histórico-dialético é jargão, se falou em luta de classes, se falou em revolução, ditadura do proletariado; não falou? então não é marxismo.'
muito boa a colocação, o marxismo é resumido a uma cesta de conceitos mal entendidos
Excelente debate ✨
Curioso que não reclama da forma que João carvalho fala, nem o Gaiofato ou Ian neves. O Alexandre Link vivi dando recomendando livros tanto nos videos como nas lives e não tem tanta reclamação. Pq sera? 🤔
24:40 Jones ator no papel do sindicalista pelego 🥸🤣
vamo pra cimaaaa