Boa tarde amigo otimo.video explicativo comprei o meu carro.e o pneu de stepe tem 17 anos ta perfeito comprei outro do mesmo desenho e coloquei pra.rodar tranquilo
Excelente vídeo pela qualidade das informações, dentre vários vídeos que assisti sobre o assunto foi o único que comentou e mostrou que com o envelhecimento da borracha aparecem as trincas e fissuras que é o principal efeito do envelhecimento de um pneu.
Bom dia, Victor. Agradecemos pelo seu comentário e audiência! Inscreva-se em nosso canal e continue acompanhando nossos vídeos! Vamos lançar outros mais, logo, logo!!
Pois é, aqui no RJ o Detran está fazendo vistoria nas ruas através de blitz junto a PM e aprendendo os veículos caso supostamente estejam com mais de 5 anos de fabricação, agindo de má fé, covardia e lautoritarismo contra o cidadão de bem, mesmo estando em bom estado, é lamentável.
Apesar de não ter validade, estima-se que a durabilidade gire em torno de uns 5 anos à partia da semana e ano de fabricação, sendo alguns modelos mais resistentes outros menos. Pois com o tempo e variações climáticas o material do pneu vai perdendo suas propriedades e com isso, mesmo aparentemente novinho, pode sim gera grandes problemas devido a degradação que o material sofre mesmo não sendo visível essa degradação e com o tempo de rodagem vai deformando o pneu, onde pode ocasionar ovalização e até mesmo rupturas. Caso mesmo foi no Celta da minha prima. Ela mal usa o carro porque vai para o serviço de moto. Em vista os pneus dela estavam zerinhos, mas esse ano um apareceu uma ovalização e depois outros começaram e soltar pedaços. Quando conferi o DOT constava 1416, ou seja, semana 14 do ano de 2016. Uma vez ou outra pegava emprestado porque o meu preciso trocar o cabeçote. Enfim, mesmo mantendo calibrado e carro ficar dentro de garagem fechada o material perdeu as propriedades e aconteceu isso, ainda bem que não aconteceu uma ruptura no qual "explodisse" o pneu com o carro em uma via ou mesmo no bairro. Dois até já aparecia a estrutura do arame. Enfim, não tem prazo de validade, mas com o passar do tempo pode sim perder pneus novos visualmente porém já com bastante tempo desde a fabricação do mesmo. E isso acabou virando desculpas para a covardia aplicada em alguns locais com essa de multa se o pneu tiver mais de 5 anos desde a fabricação. No mais agradeço de coração pelo excelente conteúdo do vídeo. Isso sim é informação de muita importância para o público. Fica aqui meus desejos de muita paz, saúde, conquistas, sucessos e abundantes bênçãos ao autor do vídeo e telespectadores. Novamente o meu muito obrigado por esse conteúdo didático e de muita importância sobre o assunto.
Olá. Muito obrigado pela audiência, comentários e elogios. Ficamos felizes em saber que gostou e, principalmente, pode trazer informações relevantes em nosso universo de pneus. Forte abraço.
Algumas pessoas dizem que a utilização de nitrogênio é mais benéfico em relação ao ar comprimido. Isso pode afetar na conservação do pneu? Ah, sobre o pneu de estepe. Muitas pessoas deixam o pneu original de fábrica. Vocês poderiam comentar algo sobre esse pneu que fica no porta malas, ele pode sofrer alguma degradação diferente? Alguns veículos tem o estepe em baixo do veículo ou ainda no compartimento do motor. Talvez, nesses casos, a degradação do pneu pode ser mais acentuada em relação a um pneu que fica dentro do porta malas
Olá, Fábio. Muito obrigado pelo envio de seu comentário e perguntas! O Nitrogênio apresenta algumas vantagens em relação ao ar comprimido (mistura de gases atmosféricos), sendo elas: - menor perda de pressão pela permeabilidade através das paredes do pneu, devido ao maior tamanho de suas moléculas. Este fator facilita também a manutenção do pneu, podendo estender um pouco o período de verificação da pressão de ar; - menor temperatura gerada durante o uso pela menor temperatura gerada agitação de suas moléculas. Menor temperatura ao pneu preserva seus compostos, diminui desgaste do pneu, mesmo que em níveis muito baixos de relevância; - não oxida os compostos do pneu (do interior), preservando-os ao longo do tempo. Sobre o estepe guardado no interior do porta-malas, dependendo da exposição do veículo à temperaturas ambiente mais altas, ocorre que a temperatura interna do porta-malas chega a níveis bem altos, não sendo a melhor possível para preservação do pneu estocado. Comparado a um pneu estocado em temperaturas menores, acaba sofrendo maior degradação de seus compostos. Nestas outras posições do estepe, a degradação do pneu será maior conforme a exposição a fatores adversos/nocivos ao pneu, como temperatura, luz solar direta ou em somente parte dele, exposição a compostos de petróleo e químicos nocivos a borracha e outros compostos constituintes. Neste caso, comparado a pneus no porta malas, estes que ficam no compartimento do motor, tampa do porta malas ou embaixo do carro, geralmente tem degradação maior. Ficamos à disposição. Abs.
Olá, amigo. Muito obrigado pelo envio de sua pergunta. Importante é fazer uma avaliação física do pneu de sua Ranger por parte de um profissional capacitado e com bastante conhecimento, para que veja se apresenta sinais de envelhecimento do pneu que não permitam a utilização. O pneu evidencia seu envelhecimento... Dependendo de sua região, podemos indicar um profissional para auxiliá-lo. Por favor, nos informe sua cidade, que verificamos para você. Ficamos à disposição. Abs.
@@scipneus boa tarde amigo, eu tenho um Sandero Stepway 2015, comprei no final de 2021, de segunda mão agora comigo, o estepe dele acredito que é o de fábrica msm e fica no porta mala, mas ao olhar vc vê nele um aspecto de novo ou ao menos pouco usado, a minha cidade infelizmente é uma cidade pequena e pobre em serviços desse tipo, qual os pontos chave vc me indicaria pra fazer uma análise básica nele, já que usaria somente enquanto compro outro, mas não é um uso diário frequente. E em relação ao aviso de velocidade máxima que apresenta nele, deve ser seguido a risca né! Vc poderia fazer um vídeo sobre alguns pontos que devemos saber ao comprar um pneu novo?? Vlw amigão! Agradeço se puder responder 🤝👍👍
Bom dia, Victor. Agradecemos pelo seu comentário e envio de suas dúvidas. Referente a inspeção de seu pneu, reforçamos que seja feita por um profissional habilitado, com bastante conhecimento técnico, para identificar os sinais de envelhecimento do pneu que inviabilizem o seu uso. Geralmente, estes sinais seriam rupturas dos flancos, mesmo que de pequena proporção e extensão, ou na banda de rodagem. Além disto, eventuais outros danos que possam existir. Alteração de coloração pode ocorrer pela ação dos antioxidantes presentes no pneu, sendo que numa eventual exposição muito grande a agentes nocivos e aceleradores de sua deterioração, resultar em uma alteração muito maior, podendo comprometer sua integridade, além de desempenho geral. Considerando poder ser o estepe original (fabricante/modelo/medida), o ano de fabricação do veículo, sua idade (estepe - geralmente muito próxima da data de fabricação do veículo), a posição de estocagem deste estepe no veículo e exposição a fatores adversos, geralmente, estes 7 anos não seriam problema para uma utilização eventual, emergencial. Porém, não podemos afirmar com toda a certeza, uma vez que exigiria esta verificação por um profissional. Caso queira, por favor, nos informe sua cidade, que verificaremos se dispomos de um Revendedor com capacidade de efetuar esta verificação. Quanto à sua pergunta sobre a velocidade máxima do pneu, sim, deve ser respeitada. E acrescentaria que este cuidado deve ser somado também a seguir a pressão de ar indicada pelo fabricante do veículo e carga aplicada ao veículo, porque afetam diretamente a resistência do pneu, principalmente em velocidades mais altas. E já anotamos as suas sugestões de vídeos. Vamos fazer, sim! Muito obrigado e continue nos mandando suas sugestões!! Forte abraço!
@@scipneus meu amigo, mais um inscrito ganho... Obrigado por dedicar seu tempo a me responder, minha cidade é Araguatins-Tocantins. Aguardo seu retorno...
Olá, Victor. Muito obrigado pelo retorno. Ficamos felizes em saber que se inscreveu em nosso canal! Infelizmente, em Araguatins/TO, não dispomos de um Revendedor Autorizado de nossas marcas que pudesse fazer esta verificação. Forte abraço!
Meu pneu é um Pirelli esta na minha moto que vou colocar para roda novamente, o DOT é de 0110 ou seja: mais de 10 anos da fabricação, esta em estado de zero nenhum tipo de rachadura ou avaria, seria confiavel o uso ?
Olá, Felipe. Obrigado pelo envio da sua pergunta. Recomendamos que leve sua moto e pneus para inspeção de técnico habilitado da marca para que possa verificar. Geralmente, os sinais de envelhecimento são visíveis, mas importante a inspeção dos pneus por técnico capacitado, para definição final sobre a condição de uso. Abs.
Olá. Agradecemos pela audiência e comentário. Sim. Os fabricantes que realizam um trabalho intensivo em Pesquisa e Desenvolvimento de seus produtos, acabam tendo custos gerais maiores que outros que não tem esta mesma metodologia. Estes primeiros, entendem que o bem maior é a segurança do consumidor e, também, atendê-lo plenamente conforme a proposta do produto adqurido, considerando que muitos pneus tem propósitos muitos específicos, como pneus de competição em pista, Off-road, etc. E divulgar seus produtos a partir de suas ações de Marketing, sejam propagandas e muitos outros pontos de contato com o consumidor, é essencial, para que tenham a oportunidade de conhecer seus produtos e venham e adquirí-los, buscando sua satisfação. Claro que tudo tem seu custo, que faz parte de um todo, mas a parte mais importante, é a qualidade dos pneus. Forte abraço.
Olá, amigo. Obrigado pelo envio da pergunta. O nº de série do pneu, o famoso DOT, como comumente o chamam, é composto de várias informações específicas de cada fabricante. O que é normatizado são os 4 últimos nºs, onde os dois primeiros são a semana de fabricação e os 2 últimos o ano. Os demais códigos são internos, que podem indicar: unidade-fábrica onde foi produzido; medida; modelo; especificação; etc. O fabricante trabalha estas informações conforme seus procedimentos internos. Qualquer dúvida, ficamos a disposição para auxiliá-lo. Abs.
Boa tarde amigo otimo.video explicativo comprei o meu carro.e o pneu de stepe tem 17 anos ta perfeito comprei outro do mesmo desenho e coloquei pra.rodar tranquilo
Cara, seu vídeo foi sem dúvidas o mais explicativo.
Top.
Olá Jean, espero ter ajudado, obrigado. Ficamos sempre à disposição.
é uma pena um vídeo desse de muita importância ter apenas três comentário, foi o melhor vídeo sobre pneus.
Olá Valdir, muito obrigado. Ficamos sempre à disposição.
Muito obrigado. Excelente explicação
Excelente vídeo pela qualidade das informações, dentre vários vídeos que assisti sobre o assunto foi o único que comentou e mostrou que com o envelhecimento da borracha aparecem as trincas e fissuras que é o principal efeito do envelhecimento de um pneu.
Olá! Agradecemos por assistir ao nosso vídeo e pelo seu comentário. Ficamos felizes em saber que gostou e foi instrutivo. Um abraço!!
Muito explicativo, parabéns!
Olá. Muito obrigado pelo seu comentário! Abs.
Excelente vídeo parabéns 👏👏👏
Olá Fabio, agradecemos o seu comentário. Ficamos sempre à disposição.
Vídeo top demais!!!👏👏🚀
Bom dia, Victor. Agradecemos pelo seu comentário e audiência! Inscreva-se em nosso canal e continue acompanhando nossos vídeos! Vamos lançar outros mais, logo, logo!!
Glória a Deus
Já ia trocar meus pneus bons 🙏🙏
🙌👏👏
Pois é, aqui no RJ o Detran está fazendo vistoria nas ruas através de blitz junto a PM e aprendendo os veículos caso supostamente estejam com mais de 5 anos de fabricação, agindo de má fé, covardia e lautoritarismo contra o cidadão de bem, mesmo estando em bom estado, é lamentável.
Parabéns gostei dessa verdadeira aula sobre pneu,isso deveria ser matéria de aula quando o condutor for tirar sua primeira CNH
Olá, Rique. Obrigado pelo seu comentário. Abs.
Apesar de não ter validade, estima-se que a durabilidade gire em torno de uns 5 anos à partia da semana e ano de fabricação, sendo alguns modelos mais resistentes outros menos. Pois com o tempo e variações climáticas o material do pneu vai perdendo suas propriedades e com isso, mesmo aparentemente novinho, pode sim gera grandes problemas devido a degradação que o material sofre mesmo não sendo visível essa degradação e com o tempo de rodagem vai deformando o pneu, onde pode ocasionar ovalização e até mesmo rupturas. Caso mesmo foi no Celta da minha prima. Ela mal usa o carro porque vai para o serviço de moto. Em vista os pneus dela estavam zerinhos, mas esse ano um apareceu uma ovalização e depois outros começaram e soltar pedaços. Quando conferi o DOT constava 1416, ou seja, semana 14 do ano de 2016. Uma vez ou outra pegava emprestado porque o meu preciso trocar o cabeçote. Enfim, mesmo mantendo calibrado e carro ficar dentro de garagem fechada o material perdeu as propriedades e aconteceu isso, ainda bem que não aconteceu uma ruptura no qual "explodisse" o pneu com o carro em uma via ou mesmo no bairro. Dois até já aparecia a estrutura do arame. Enfim, não tem prazo de validade, mas com o passar do tempo pode sim perder pneus novos visualmente porém já com bastante tempo desde a fabricação do mesmo.
E isso acabou virando desculpas para a covardia aplicada em alguns locais com essa de multa se o pneu tiver mais de 5 anos desde a fabricação.
No mais agradeço de coração pelo excelente conteúdo do vídeo. Isso sim é informação de muita importância para o público. Fica aqui meus desejos de muita paz, saúde, conquistas, sucessos e abundantes bênçãos ao autor do vídeo e telespectadores. Novamente o meu muito obrigado por esse conteúdo didático e de muita importância sobre o assunto.
Olá. Muito obrigado pela audiência, comentários e elogios. Ficamos felizes em saber que gostou e, principalmente, pode trazer informações relevantes em nosso universo de pneus. Forte abraço.
Obrigado!
Disponha! ;)
Tenho 02 pneus Hankook 2016 devo trocar?
Algumas pessoas dizem que a utilização de nitrogênio é mais benéfico em relação ao ar comprimido. Isso pode afetar na conservação do pneu?
Ah, sobre o pneu de estepe. Muitas pessoas deixam o pneu original de fábrica. Vocês poderiam comentar algo sobre esse pneu que fica no porta malas, ele pode sofrer alguma degradação diferente?
Alguns veículos tem o estepe em baixo do veículo ou ainda no compartimento do motor. Talvez, nesses casos, a degradação do pneu pode ser mais acentuada em relação a um pneu que fica dentro do porta malas
Olá, Fábio.
Muito obrigado pelo envio de seu comentário e perguntas!
O Nitrogênio apresenta algumas vantagens em relação ao ar comprimido (mistura de gases atmosféricos), sendo elas:
- menor perda de pressão pela permeabilidade através das paredes do pneu, devido ao maior tamanho de suas moléculas. Este fator facilita também a manutenção do pneu, podendo estender um pouco o período de verificação da pressão de ar;
- menor temperatura gerada durante o uso pela menor temperatura gerada agitação de suas moléculas. Menor temperatura ao pneu preserva seus compostos, diminui desgaste do pneu, mesmo que em níveis muito baixos de relevância;
- não oxida os compostos do pneu (do interior), preservando-os ao longo do tempo.
Sobre o estepe guardado no interior do porta-malas, dependendo da exposição do veículo à temperaturas ambiente mais altas, ocorre que a temperatura interna do porta-malas chega a níveis bem altos, não sendo a melhor possível para preservação do pneu estocado. Comparado a um pneu estocado em temperaturas menores, acaba sofrendo maior degradação de seus compostos.
Nestas outras posições do estepe, a degradação do pneu será maior conforme a exposição a fatores adversos/nocivos ao pneu, como temperatura, luz solar direta ou em somente parte dele, exposição a compostos de petróleo e químicos nocivos a borracha e outros compostos constituintes. Neste caso, comparado a pneus no porta malas, estes que ficam no compartimento do motor, tampa do porta malas ou embaixo do carro, geralmente tem degradação maior.
Ficamos à disposição.
Abs.
👍👏
Olá. Muito obrigado pela audiência e comentário. Abraço.
Amigo, tenho uma Ford ranger com o estepe que nunca rodou,ele fica debaixo da carroceria. Aparentemente ele está excelente. Posso usar?
Olá, amigo.
Muito obrigado pelo envio de sua pergunta.
Importante é fazer uma avaliação física do pneu de sua Ranger por parte de um profissional capacitado e com bastante conhecimento, para que veja se apresenta sinais de envelhecimento do pneu que não permitam a utilização. O pneu evidencia seu envelhecimento... Dependendo de sua região, podemos indicar um profissional para auxiliá-lo. Por favor, nos informe sua cidade, que verificamos para você.
Ficamos à disposição.
Abs.
@@scipneus boa tarde amigo, eu tenho um Sandero Stepway 2015, comprei no final de 2021, de segunda mão agora comigo, o estepe dele acredito que é o de fábrica msm e fica no porta mala, mas ao olhar vc vê nele um aspecto de novo ou ao menos pouco usado, a minha cidade infelizmente é uma cidade pequena e pobre em serviços desse tipo, qual os pontos chave vc me indicaria pra fazer uma análise básica nele, já que usaria somente enquanto compro outro, mas não é um uso diário frequente. E em relação ao aviso de velocidade máxima que apresenta nele, deve ser seguido a risca né!
Vc poderia fazer um vídeo sobre alguns pontos que devemos saber ao comprar um pneu novo??
Vlw amigão! Agradeço se puder responder 🤝👍👍
Bom dia, Victor.
Agradecemos pelo seu comentário e envio de suas dúvidas.
Referente a inspeção de seu pneu, reforçamos que seja feita por um profissional habilitado, com bastante conhecimento técnico, para identificar os sinais de envelhecimento do pneu que inviabilizem o seu uso. Geralmente, estes sinais seriam rupturas dos flancos, mesmo que de pequena proporção e extensão, ou na banda de rodagem. Além disto, eventuais outros danos que possam existir. Alteração de coloração pode ocorrer pela ação dos antioxidantes presentes no pneu, sendo que numa eventual exposição muito grande a agentes nocivos e aceleradores de sua deterioração, resultar em uma alteração muito maior, podendo comprometer sua integridade, além de desempenho geral.
Considerando poder ser o estepe original (fabricante/modelo/medida), o ano de fabricação do veículo, sua idade (estepe - geralmente muito próxima da data de fabricação do veículo), a posição de estocagem deste estepe no veículo e exposição a fatores adversos, geralmente, estes 7 anos não seriam problema para uma utilização eventual, emergencial. Porém, não podemos afirmar com toda a certeza, uma vez que exigiria esta verificação por um profissional.
Caso queira, por favor, nos informe sua cidade, que verificaremos se dispomos de um Revendedor com capacidade de efetuar esta verificação.
Quanto à sua pergunta sobre a velocidade máxima do pneu, sim, deve ser respeitada. E acrescentaria que este cuidado deve ser somado também a seguir a pressão de ar indicada pelo fabricante do veículo e carga aplicada ao veículo, porque afetam diretamente a resistência do pneu, principalmente em velocidades mais altas.
E já anotamos as suas sugestões de vídeos. Vamos fazer, sim! Muito obrigado e continue nos mandando suas sugestões!!
Forte abraço!
@@scipneus meu amigo, mais um inscrito ganho... Obrigado por dedicar seu tempo a me responder, minha cidade é Araguatins-Tocantins.
Aguardo seu retorno...
Olá, Victor.
Muito obrigado pelo retorno. Ficamos felizes em saber que se inscreveu em nosso canal!
Infelizmente, em Araguatins/TO, não dispomos de um Revendedor Autorizado de nossas marcas que pudesse fazer esta verificação.
Forte abraço!
Meu pneu é um Pirelli esta na minha moto que vou colocar para roda novamente, o DOT é de 0110 ou seja: mais de 10 anos da fabricação, esta em estado de zero nenhum tipo de rachadura ou avaria, seria confiavel o uso ?
Olá, Felipe. Obrigado pelo envio da sua pergunta. Recomendamos que leve sua moto e pneus para inspeção de técnico habilitado da marca para que possa verificar. Geralmente, os sinais de envelhecimento são visíveis, mas importante a inspeção dos pneus por técnico capacitado, para definição final sobre a condição de uso. Abs.
🤔😃🤗
Olá Rubens, agradecemos o seu comentário.
Uma obs : os pneus de marcas sim muitos testes mas as propagandas também altera nos preços 😂
Olá. Agradecemos pela audiência e comentário. Sim. Os fabricantes que realizam um trabalho intensivo em Pesquisa e Desenvolvimento de seus produtos, acabam tendo custos gerais maiores que outros que não tem esta mesma metodologia. Estes primeiros, entendem que o bem maior é a segurança do consumidor e, também, atendê-lo plenamente conforme a proposta do produto adqurido, considerando que muitos pneus tem propósitos muitos específicos, como pneus de competição em pista, Off-road, etc. E divulgar seus produtos a partir de suas ações de Marketing, sejam propagandas e muitos outros pontos de contato com o consumidor, é essencial, para que tenham a oportunidade de conhecer seus produtos e venham e adquirí-los, buscando sua satisfação. Claro que tudo tem seu custo, que faz parte de um todo, mas a parte mais importante, é a qualidade dos pneus. Forte abraço.
Posso ser multado se estiver com um pneu com mais de 5 anos de fabricação? Existe legislação a respeito?
Olá, Jorge. Obrigado pela sua pergunta. Não existe lei ou recomendação técnica que fale em vencimento de pneus em 5 anos. Abs.
Vi um pneu na HAVAN DOT 12B que significa isso? Obrigado pela atenção viu
Olá, amigo. Obrigado pelo envio da pergunta. O nº de série do pneu, o famoso DOT, como comumente o chamam, é composto de várias informações específicas de cada fabricante. O que é normatizado são os 4 últimos nºs, onde os dois primeiros são a semana de fabricação e os 2 últimos o ano. Os demais códigos são internos, que podem indicar: unidade-fábrica onde foi produzido; medida; modelo; especificação; etc. O fabricante trabalha estas informações conforme seus procedimentos internos. Qualquer dúvida, ficamos a disposição para auxiliá-lo. Abs.