Cara, é incrível o quanto enxergaram esses grande filósofos de tantos séculos atrás. Hegel é mais um exemplo de alguém que propôs coisas facilmente verificáveis nos dias de hoje. O que falou em "A Fenomenologia Do Espírito" já foi demonstrado em estudos que mostram o quanto a interpretação de dados tendem a ser enviesadas por ideologias e convicções do indivíduo que tem acesso a tais informações. Ora, isso não é o que o Hegel já falava sobre a verdade própria da consciência do indivíduo?
Sou estudante de Letras e quando cheguei no poeta português Antero Quental, soube que o cara passou a vida numa dualidade insana entre a sua religiosidade natural e sua identificação ao idealismo hegeliano. Imediatamente pensei: "Hegel Parabólica" no TH-cam. Melhor coisa que fiz!
Parabéns pelo vídeo, professor. Sensacional! Hegel é um daqueles autores que, assim como Kant, deixaram obras cujas leituras precisam ser complementadas por análises, ao menos pro público leigo e meramente curioso. E a cada análise a respeito desses e grandes filósofos e pensadores, fico mais fascinado pelos legados que deixaram.
Mais um conteúdo passado de maneira clara e didática, não é a toa que mesmo após o ensino médio e o ENEM, continuo consumindo seus vídeos quase que diariamente. Parabéns professor! excelente trabalho.❣
Anos seguindo seu canal na minha outra conta e mesmo já estando no 4º período em História sigo te acompanhando e buscando coisas nesse canal. É tão bom ter a confiança de que irei clicar num vídeo e ver nele pesquisas aprofundadas e dedicação! Parabéns
Obrigado professor, ficou incrível e estou amando. O que o senhor pensa sobre fazemos um clube de leitura desde Hegel até o século XXI para nos ajudar com a prova do enem este ? Estou pensando nos principais livros usados para as questões de humanas para o enem e os grandes vestibulares, e, claro, em um recorte dos autores modernos e contemporâneos.
Professor fale do essente está lá pelo fim que não peguei esse conceito legal...e tenho duvidas quando ele fala de positivo e negatvo...está na pag.332 da vozes. Tópico a - A cultura e o reino da efetividade, OBRIGADO
Professor, gostei muito de sua aula sobre Hegel. Espero que continue. Só gostaria de perguntar qual a tradução do texto que o sr. está usando. Não encontrei a referência. Muito obrigado. Um abraço!!!!!
Hanna Arendt escreveu: “Ficou famosa observação de Hegel em seu leito de morte - se non è vero, è bene trovato: ‘Ninguém me entendeu exceto uma pessoa; e essa entendeu-me mal’ ” ("Homens em tempos sombrios", Lisboa: Relógio d'Água, 1991, p.105). Será que alguém entende a filosofia de Hegel? Será que Hegel entendia a filosofia hegeliana?
A ideia de Hegel não é difícil, o problema é que ele escrevia muito mal. Não estou falando da ideia, mas da capacidade do homem em se comunicar através do livro.
Publicada em 1807 por Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Fenomenologia do Espírito é uma obra importante que debate sobre a formação da consciência em meio à realidade. Hegel chama a atenção para o fato de que o instrumento, nossa forma de conhecer, não altera a natureza da coisa (objeto de estudo) se for um instrumento meramente passivo. No entanto, se compreendermos o modo de atuação desse instrumento no resultado da coisa e buscamos entender o que ele verdadeiramente altera, conseguiremos chegar à sua essência absoluta. Mas, segundo Hegel, esse esforço seria inútil, pois a essência permaneceria para nós exatamente como era antes desse esforço. Ao mesmo tempo, se conseguimos alterar a Coisa, ela se apresenta para nós não como a verdade em si. Hegel também alerta sobre o medo de errar, pois para ele, o temor pelo erro já é o próprio erro. Caso isso aconteça, o conhecimento se afastará cada vez mais da busca pela verdade, resultando em um medo da verdade. Para compreendermos o "em si" e "para si", é necessário levar em consideração que, ao averiguarmos algo, precisamos entender a sua essência e não nos contentarmos apenas com a aparência, o que se apresenta para nós. Esse estágio de consciência, Hegel chama de Consciência Natural, que é colocada de forma mais geral. Para Hegel, quando temos a consciência do Objeto, não devemos trazer conosco padrões de medidas. Dessa forma, conseguiremos considerar a Coisa como ela é, em si e para si. Tá na mão, busquem sempre disponibilizar as legendas nos comentários, pois pode ajudar muita gente. (está sem as citações).
É....uma explicação bem básica da filosofia hegeliana, talvez fosse uma de suas intenções ao fazer o vídeo. Acontece, que à mim e para qualquer pessoa da área ( sou filósofo da ciência) fica bastante claro a sua exposição da teoria marxista. Concordo que você , como qualquer pessoa, defenda aquilo em que acredita, sua exposição sobre a capitalismo , a meu ver, é totalmente fora da realidade, embasada nas proposituras marxistas, que nos dias de hoje já estão em descrença. Basta ler as grandes obras de economia que facilmente se compreenderá o quanto o grande filosofo Marx errou. Valeu o seu esforço e te agradeço por seu trabalho. Obrigado.
Você postou um texto e explicou de maneira diferente. Com todo respeito, você não está pronto para dar aula sobre Hegel, não tem familiaridade com a filosofia. Explicou mal e errado.
As explicações costumam ser ótimas. Mas essa aula não ficou tão boa quanto as demais do canal. Repetiu muito passagens viajantes do Hegel, quando o ideal é que dispa essas viagens pra gente, reles mortais de tempos pouco pensantes rs
Professor. A mim me parece que o Hegel é um charlatão completo. Acho que ele aborda o esforço filosófico com deliberada má fé . João de Deus defraudador da verdade. Schopenhauer era bastante crítico dele e eu sou forçado a concordar que me soa empulhação . O Sr tem uma opinião pessoal sobre a qualidade ou validade dessa ideia de " Absoluto " e tal?
Pretender conhecer a essência das coisas é pretender compreender Deus. Não existe verdade absoluta; pois todo verdade é relativa e varia do ponto de onde é vista. Para quem está sob a chuva, a água geralmente é um transtorno; para quem padece de sede, é a salvação.
@@gut.6925 De verdade! Não há verdades; pois tudo é relativo e cada qual, vê as coisas e interpreta os fatos a luz da sua própria consciência. O que existe; apenas é, coincidência de opinião. Você pode perceber uma situação da mesma maneira que eu, (é a nossa verdade); por outro lado, uma terceira e quarta pessoa podem ter outra visão totalmente diferente do mesmo fato, (a verdade deles), e todos estarmos certos, porque cada um vê as coisas de acordo com a concretude de suas próprias convicções O que para alguns pode ser profundamente triste, para outros pode ser totalmente indiferente. O que é alegria de uns, pode ser a tristeza de outros Um caminho qualquer para você, pode ser para alguém a única alternativa O que para você pode ser apenas água; para quem tem sede, pode ser a salvação. E o fato; de fato, nunca deixará de ser, apenas outra versão do mesmo fato.
@@ricardorego1257 cada um extrai oq quiser de uma realidade objetiva, interpreta os fenômenos, mas a água n deixa de ser água só pq vc quer. Ela é água de vdd
Meu Instagram: instagram.com/opedrorenno/
Meu Twitter: twitter.com/opedrorenno
Meu canal de lives: twitch.tv/parabolicaonline
Toda explicação para ajudar a entender Hegel é bem vinda. Obrigado Professor.
sou estudante de psicologia e estamos estudando dentro esse assunto da fenomenologia, eu não entedia muito você facilitou muito meu entendimento.
Cara, é incrível o quanto enxergaram esses grande filósofos de tantos séculos atrás.
Hegel é mais um exemplo de alguém que propôs coisas facilmente verificáveis nos dias de hoje. O que falou em "A Fenomenologia Do Espírito" já foi demonstrado em estudos que mostram o quanto a interpretação de dados tendem a ser enviesadas por ideologias e convicções do indivíduo que tem acesso a tais informações. Ora, isso não é o que o Hegel já falava sobre a verdade própria da consciência do indivíduo?
Sou estudante de Letras e quando cheguei no poeta português Antero Quental, soube que o cara passou a vida numa dualidade insana entre a sua religiosidade natural e sua identificação ao idealismo hegeliano. Imediatamente pensei: "Hegel Parabólica" no TH-cam. Melhor coisa que fiz!
Olá
Professor,tenho uma grande admiração por vc.
Ótima aula! Sensacional! Obrigado!
Que ótimo vídeo, estou estudando Hegel, iniciando e me ajudou bastante.
Fenomenologia do espírito. Ciência da experiência da consciência. SBH. Uma importante contribuição fundamental professor.
Parabéns pelo vídeo, professor. Sensacional!
Hegel é um daqueles autores que, assim como Kant, deixaram obras cujas leituras precisam ser complementadas por análises, ao menos pro público leigo e meramente curioso. E a cada análise a respeito desses e grandes filósofos e pensadores, fico mais fascinado pelos legados que deixaram.
Eba! Adorei a explicação, ficou muito caprichosa, didática. Obrigada. Curti o canal! 🎉
MARAVILHOSA AULA...👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Olá Rennó!!!!
Cara, vc é muito bom em explicar de forma clara os pensamentos dos filósofos e suas produções.
Muito bom!
Parabéns
Mais um conteúdo passado de maneira clara e didática, não é a toa que mesmo após o ensino médio e o ENEM, continuo consumindo seus vídeos quase que diariamente. Parabéns professor! excelente trabalho.❣
Sensacional e essencial essa aula para um tema tão complexo.
video surreal de bom nossa obrigada professor
Professor excelente e explicação maravilhosa. Já usei muito esse canal para estudar pro Ensino Médio e agora estou utilizando pra faculdade ❤
professor nota mil..Grato por sua aula.
Professor adoro seus vídeos,vc explica de maneira fácil de entender.
Ten professor que só fala difícil e a gente não entendi nada !
😘
Anos seguindo seu canal na minha outra conta e mesmo já estando no 4º período em História sigo te acompanhando e buscando coisas nesse canal. É tão bom ter a confiança de que irei clicar num vídeo e ver nele pesquisas aprofundadas e dedicação! Parabéns
bons estudos pra nós.
Adorei o saber de Hegel, quero continuar vendo
Queremos muito o conteúdo em PDF.
Gratidão por essa troca ✨✨
Sou só um curioso e aprendi muito contigo. Muito grato
Contínua com os vídeos de Hegel, ficou muito bom o trabalho
Vc é muito disciplinado pra estudar , quero obter isso pra minha vida.
Obrigado pelo seu esforço em disponibilizar esse conteúdo.
Ainda não assisti, mas vou assistir assim que possível, obrigada pelo vídeo professor ♥️
Muito clara e boa a explicação ! Quero mais!
Melhor professor de história !!
Professor vc é tudo de bom! Gostaria de extrair esses neurônios para mim.❤
parabéns professor pelo trabalho
Achei sensacional!!! Continue trazendo isso se possível, esses vídeos e o café dialético são incríveis
obg professor vc me fez entender oq minha professora n conseguiu explicar em 20 aulas
vídeo ótimo professor, obrigado por aumentar e incentivar o estudo para todos nós!!!
Ficou super claro professor, estou amando seu canal!!!
Boaaa professor….obrigada por tanto!!!!
Excelente aula 😊
Ba, parabéns pelo trabalho! Achei tudo incrível, queria ter conhecido o teu canal antes ❤
Olá, todos os seus vídeos são excelentes. Ótimo conteúdo.
Muito boa a sua aula, obrigada.
QUE PERFEITO
Parabéns pelo excelente video
que explicação incrivel
Aula incrível
Obrigado professor, ficou incrível e estou amando. O que o senhor pensa sobre fazemos um clube de leitura desde Hegel até o século XXI para nos ajudar com a prova do enem este ? Estou pensando nos principais livros usados para as questões de humanas para o enem e os grandes vestibulares, e, claro, em um recorte dos autores modernos e contemporâneos.
ótima aula!!!
Sim quero material em PDF.
Que aula!!!
5:43 simmm
Excelente aula.
Professor fale do essente está lá pelo fim que não peguei esse conceito legal...e tenho duvidas quando ele fala de positivo e negatvo...está na pag.332 da vozes. Tópico a - A cultura e o reino da efetividade, OBRIGADO
Quero mais sobre filosofiaaaaa
Adoro esse tipo de conteúdo!!!
voce é zika professor
Melhor professor ❤
1 semestre de história top os vídeos
Belo trabalho.
Amo seu canal.
Professor, gostei muito de sua aula sobre Hegel. Espero que continue. Só gostaria de perguntar qual a tradução do texto que o sr. está usando. Não encontrei a referência. Muito obrigado. Um abraço!!!!!
Hanna Arendt escreveu: “Ficou famosa observação de Hegel em seu leito de morte - se non è vero, è bene trovato: ‘Ninguém me entendeu exceto uma pessoa; e essa entendeu-me mal’ ” ("Homens em tempos sombrios", Lisboa: Relógio d'Água, 1991, p.105).
Será que alguém entende a filosofia de Hegel? Será que Hegel entendia a filosofia hegeliana?
Otimo video, Pedro.
Queria muito o pdf
SENSACIONAL....
Obrigada prof
Abraço Hegeliano!
muito elucidativo
Excelente video
Valeu!
te adoro
perfeito profff
6:00
Show!
Aula top, mas é muito confuso essas fala dos filósofos “coisa em si, em si não em si” kkkkkkkkk
Bom vídeo, mas de difícil entendimento...
Acho que te amo :0
🤔🤔
Hegel era exotérico?
Muito foda
muito bommm
👏🏻👏🏻👏🏻
A ideia de Hegel não é difícil, o problema é que ele escrevia muito mal. Não estou falando da ideia, mas da capacidade do homem em se comunicar através do livro.
muito bom
Uaaal que dificil
Se eu afirmar que entendi, só to afirmando que percebi que entendi. O que não quer dizer nada 😂😢
👏👏👏
Espetacular professor PEDRO.☭
Publicada em 1807 por Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Fenomenologia do Espírito é uma obra importante que debate sobre a formação da consciência em meio à realidade.
Hegel chama a atenção para o fato de que o instrumento, nossa forma de conhecer, não altera a natureza da coisa (objeto de estudo) se for um instrumento meramente passivo. No entanto, se compreendermos o modo de atuação desse instrumento no resultado da coisa e buscamos entender o que ele verdadeiramente altera, conseguiremos chegar à sua essência absoluta. Mas, segundo Hegel, esse esforço seria inútil, pois a essência permaneceria para nós exatamente como era antes desse esforço. Ao mesmo tempo, se conseguimos alterar a Coisa, ela se apresenta para nós não como a verdade em si.
Hegel também alerta sobre o medo de errar, pois para ele, o temor pelo erro já é o próprio erro. Caso isso aconteça, o conhecimento se afastará cada vez mais da busca pela verdade, resultando em um medo da verdade.
Para compreendermos o "em si" e "para si", é necessário levar em consideração que, ao averiguarmos algo, precisamos entender a sua essência e não nos contentarmos apenas com a aparência, o que se apresenta para nós. Esse estágio de consciência, Hegel chama de Consciência Natural, que é colocada de forma mais geral.
Para Hegel, quando temos a consciência do Objeto, não devemos trazer conosco padrões de medidas. Dessa forma, conseguiremos considerar a Coisa como ela é, em si e para si.
Tá na mão, busquem sempre disponibilizar as legendas nos comentários, pois pode ajudar muita gente. (está sem as citações).
A dialética só se realiza em toda sua potencialidade se for materialista
O Idioma Dilmês sendo utilizado por Hegel.
É....uma explicação bem básica da filosofia hegeliana, talvez fosse uma de suas intenções ao fazer o vídeo. Acontece, que à mim e para qualquer pessoa da área ( sou filósofo da ciência) fica bastante claro a sua exposição da teoria marxista. Concordo que você , como qualquer pessoa, defenda aquilo em que acredita, sua exposição sobre a capitalismo , a meu ver, é totalmente fora da realidade, embasada nas proposituras marxistas, que nos dias de hoje já estão em descrença. Basta ler as grandes obras de economia que facilmente se compreenderá o quanto o grande filosofo Marx errou. Valeu o seu esforço e te agradeço por seu trabalho. Obrigado.
Carpaça kkkkkkkk
Você postou um texto e explicou de maneira diferente. Com todo respeito, você não está pronto para dar aula sobre Hegel, não tem familiaridade com a filosofia. Explicou mal e errado.
Fiquei curioso... Para fins de aprendizagem, o que exatamente ele errou?
assim, o youtube está aberto para quem quiser. Tu consegue fazer melhor?
As explicações costumam ser ótimas. Mas essa aula não ficou tão boa quanto as demais do canal. Repetiu muito passagens viajantes do Hegel, quando o ideal é que dispa essas viagens pra gente, reles mortais de tempos pouco pensantes rs
declaro aqui meu odio mortal por hegel, tem sorte de já tá descansado se n ia ver só
Professor. A mim me parece que o Hegel é um charlatão completo. Acho que ele aborda o esforço filosófico com deliberada má fé . João de Deus defraudador da verdade. Schopenhauer era bastante crítico dele e eu sou forçado a concordar que me soa empulhação . O Sr tem uma opinião pessoal sobre a qualidade ou validade dessa ideia de " Absoluto " e tal?
Pretender conhecer a essência das coisas é pretender compreender Deus. Não existe verdade absoluta; pois todo verdade é relativa e varia do ponto de onde é vista. Para quem está sob a chuva, a água geralmente é um transtorno; para quem padece de sede, é a salvação.
Essa tua tese é uma verdade?
Não. A realidade é objetiva, está chovendo independente da sua opinião
@@JoaoOliveira-yf3vv não amigo, é doxa! Apenas uma opinião
@@gut.6925 De verdade!
Não há verdades; pois tudo é relativo e cada qual, vê as coisas e interpreta os fatos a luz da sua própria consciência.
O que existe; apenas é, coincidência de opinião.
Você pode perceber uma situação da mesma maneira que eu, (é a nossa verdade); por outro lado, uma terceira e quarta pessoa podem ter outra visão totalmente diferente do mesmo fato, (a verdade deles), e todos estarmos certos, porque cada um vê as coisas de acordo com a concretude de suas próprias convicções
O que para alguns pode ser profundamente triste, para outros pode ser totalmente indiferente.
O que é alegria de uns, pode ser a tristeza de outros
Um caminho qualquer para você, pode ser para alguém a única alternativa
O que para você pode ser apenas água; para quem tem sede, pode ser a salvação.
E o fato; de fato, nunca deixará de ser, apenas outra versão do mesmo fato.
@@ricardorego1257 cada um extrai oq quiser de uma realidade objetiva, interpreta os fenômenos, mas a água n deixa de ser água só pq vc quer. Ela é água de vdd
Prof. o senhor demorou 6 min. para chegar até a aula e até bebeu água.São muitas informações desnecessária. Seja mais objetivo, por favor! 🙏
Professor você tem este vídeo em PDF, se sim, pode disponibilizar?