Época em que os carros quebravam demais. Era impressionante também o número de abandonos por pane seca, decorrente justamente desses motores potentes e beberrões.
Época mais top da F1 até hoje !!! Quem não teve a oportunidade de assistir e gosta, vale a pena assistir cada corrida, de cada ano !! Como ss fossem capitulos de uma serie .... já fiz isso, top demais
mais um belo trabalho desse canal!!! parabéns. vídeo muito bem explicado. gostei da inclusão de trechos das transmissões com o áudio original. esse tipo de vídeo é muito bom!
Lindo relembrar este carro e corridas. Ainda estão na minha memória. Quem gosta de eras de carros potentes, procure saber sobre o Grupo B de Rally TB nos 80. Era insanidade pura.
Que coisa, BMW sempre fazendo motores históricos. Esse, de 1986, sendo o mais potente da história da F1 e, em 1993, no McLaren F1, até hoje, o carro com motor aspirado mais potente de todos os tempos. Faz jus ao nome "M Power".
No campeonato de 1977, o Ligier tinha cerca de 1.300 CV. O Lotus 98 T de 1986 tinha cerca de 1.200. O tubo lag era enorme, e Senna soube como ninguém tirar o máximo desse motores com sua técnica de aceleração para manter o giro alto.
@@gridclubeTVpoxa camarada eu sei que existe uma adoração pelo Senna, eu mesmo sou super fã mas, sou imparcial. Um dos caras que mais entendia dos motores turbos era Piquet e isso a própria história mostrar digo mais, se Alboreto tivesse tido a chance de Piquet ou Senna, seria igual ou um degrau acima deles!
@@leonardoamorim1474 Oi Leo, poderia me dizer, por gentileza, onde não fui imparcial? O único comentário que fiz foi falar que o amigo fez uma boa observação. apenas isso. Em momento algum afirmei que X é melhor que Y ou que A era mais piloto que B. Sou fã de Senna mas muito longe de ser um adorador. Basta você ver a quantidade de ódio que recebi nos comentários no meu vídeo sobre a mclaren de 1993. Então, mais uma vez, gostaria de entender onde que não fui imparcial.
A temporada de 1986 foi o auge da era turbo, os motores de corrida beiravam os 1000 cavalos e os propulsores especiais de treino passavam essa marca facilmente. O acidente fatal de Elio de Angelis durante testes em Paul Ricard mudou a história e na temporada seguinte começou a transição para os motores aspirados. Curiosamente a primeira e a última vitória da Benetton foi com Gerard Berger.
Eu lembro desse carro, muito bonito, só perdia pra lotus preta e dourada, mas a limitação dos motores turbo já começou em 1986, com 4 bar de pressão, depois 2,5 em 1987 e 1,5 em 1988... Em nome da segurança, esses motores sairam da f-1, pois o turbo foi um dos problemas na morte de Élio de Angelis, quando os bombeiros apagavan o fogo e ele voltava, o que dificultou o resgate do italiano que veio a falecer depois
A temporada foi bem disputada pelas equipes e os carros eram difíceis de guiar com tanta potência e a pane seca mostra bem isso no decorrer dela. O carro da Bennetton era lindo nesse ano e não imaginava que tinha muito mais cavalo e turbo no motor que as outras. Bom demais o vídeo.
valeu Guilherme! Era uma época muito insana. Novas tecnologias surgindo e sendo testadas... muitas quebras. quem conseguia andar rápido e ao mesmo tempo poupar o equipamento se dava bem.
Obrigado, Pericles! Foi um grande trabalho de pesquisa mas o resultado final valeu a pena. A polêmica benetton de 94 é um dos carros que quero fazer um vídeo também! aquele ali tem pano pra manga, viu.
Eu também sou saudosista dos roncos dos motores, mas os de hoje não berram por causa do reaproveitamento dos gases de emissão. Um motor berrando significa que ele está desperdiçando energia
Em 9:46 uma foto aérea do carro de Teo Fabi mostra uma bandeira brasileira em cada lado do carro, próximo aos retrovisores. Será que era algum patrocinador?
na fase de edição eu reparei nisso e fui pesquisar. hehehe. em cada corrida eles colocavam a bandeirinha do país sede. consegui ver também a da Alemanha em Hockenheim e a da Grã Bretanha em Silverstone.
Fico imaginando a insanidade que era pilotar esses carros. 350 km/h na reta em um carro com chassi que não tinham o nível de segurança que se tem hoje. 1400hp de potência é sacanagem kkk
"Reza a lenda" de que em 1983, Piquet foi bicampeão mundial usando nas corridas, motores quase virando sucata, só pra não gastar combustível, e mesmo assim os BMW eram potentes demais!!!
O q eu quero dizer pra essa galera nova, q a F1 sempre teve esse tipo de vantagem, meio circuito de vantagem, colocar volta no 3* colocado era normal, uma corrida ou algum ano q tínhamos disputa corrida a corrida, mas a F1 sempre foi assim, pra essa turma q reclama q a F1 de hj tá chata.
Depoiis dizem que antigamente nao era mais dificl de pilotar, nao tem nem comparação...carros extremamente potentes , sem eletrônica e sem aerodinâmica...so restava o talento do piloto pra domar a fera...
Eu diria que são dificuldades diferentes. De fato, os carros dessa época não tinham quase nenhuma ajuda tecnológica, eram "duros", pesados... Por outro lado tinham reação lenta, distâncias de frenagens enormes e baixa velocidade de contorno de curva. Hoje em dia temos a eletrônica e muita aerodinâmica. Mas as distâncias de frenagens são muito menores, as velocidades de curva absurdamente maiores. Hoje os carros exigem um nível de precisão e reflexos muito maiores que os da década de 80. Acho que não tem uma época mais fácil que outra. São apenas dificuldades diferentes.
@@gridclubeTV exatamente, sem falar que por causa desses fatores, a força g exercida sobre os pilotos é nível forças armadas. Se os carros de hoje deixassem o pescoço do piloto desprotegidos, eles sairiam do cockpit tetraplégicos.
@@Bastardopluso Roberto Pupo Moreno testou a Williams na Áustria em 1987 logo depois da corrida e ele disse que não conseguia levar a mão até a alavanca de câmbio na curva de entrada da reta dos boxes
Vários pilotos, pelo que deram de si à F1 mereciam um título de campeão. Berger é um deles, Barrichelo, Alesi e.... Óbvio que campeão é campeão mas alguns nomes da F1 foram outsiders simplesmente por serem "segundos pilotos"!
Bom dia meu caro. A verdade é que esses motores ultrapassavam os 1400cv pois não haviam dinamômetros que pudessem medir a potência pois batiam fundo de escala nas primeiras medidas.
Os motores Renault e BMW foram projetados para o regulamento que permitia reabastecimento e a partir de 84 nao podia mais reabastecer . Por isso Brabham e Renault que disputaram o titulo de 83 e em 84 em diante esses motores eram problematicos ! Porche e Honda ja desenvolveram motores para o novo regulamento.
@@joserodrigosouzaoliveira2505 Obrigado, amigo! ainda estou no começo do canal, mas ja tem muito conteúdo no planejamento. E obrigado pelas sugestões, vou colocar ambos os carros aqui na lista de conteúdo futuro!
E as ironias do destino, a equipe que projetou Senna na F1 foi a mesma (comprada depois) que promoveu a maior trapaça da história da F1 com Schumacher atrapalhando seus objetivos em 1994.
os títulos da benetton foram em 94 e 95. quase uma década demais do período abordado no vídeo. já era uma época, carros e regulamentos totalmente diferentes.
@@jotaaangelode 1968 até 1982, acho que só nos anos de 1975, 1977 e 1979 que a Ford não foi campeã, pois esses anos foram os motores Ferrari com Lauda e scheckter
Esses carros não teriam nenhuma chance conta os carros de 2023. De velocidade final de reta, ate podem ser equivalentes. Mas a gente sabe que um bom carro de F1 não se faz só com velocidade final de reta. Hoje em dia os carros possuem uma eficiência aerodinâmica infinitas vezes maior. Só isso dá uma vantagem absurda em todas as curvas. Além disso, hoje em dia tudo é mais bem acertado e eficiente. A entrega de potência do motor é mais eficaz e rápida. os carros de hje em dia atingem a velocidade máxima mais rápido que os daquela época. A título de comparação: Mônaco é uma pista que o traçado mudou muito pouco de 1986 pra cá. em 86 a pole foi na casa de 1m22s esse ano foi de 1m11s O traçado de Paul Ricard, na França também era bem parecido. em 86 a pole foi de 1m32s ano passado, o mesmo traçado mas com uma chicane grande cortando o retão, a pole foi de 1m30s
O Renault, que equipava a Lotus, também era um canhão, vide a quantidade de poles que Senna fez esse ano. Seria correto afirmar que o BMW e o Renault eram os motores mais potentes do grid?
Oi Wellington. Pelas pesquisas que fiz, o BMW era realmente o mais potente. num segundo degrau acho que podemos colocar o Renault, o TAG Porsche (usado pela mclaren) e o Ferrari. Os três mais ou menos com a mesma potência. Mas dentre esses três o TAG Porsche quebrava menos.
Era quase um ritual de domingo ate por volta de 99 2000. Praticamente todos os homens da familia se reuniam para assistir. Hoje é um esporte sem graça, sem criatividade, onde a tecnologia se sobrepõe a capacidade de pilotar. Era legal porque era viceral e perigoso. Será que os organizadores ao ver o publico diminuir não enxergam isso?
tecnologia sempre foi, em qualquer época, determinante na F1, isso não é de agora. Agora, de fato, antigamente era mais perigoso, mas carro e piloto sempre tiveram o mesmo peso, seja hoje, nos anos 90, 80 ou 50.... E não sei de onde você tirou que o público está diminuindo. Muito pelo contrário, a popularidade da F1, muito impulsionada pelas ações da Liberty Media e pelo Drive to Survive atingiram patamares nunca vistos antes. Inclusive ano após ano os autódromos vem batendo recorde de público. Isso é divulgado todo fim de semana de corrida.
@gridclubeTV Tirei da minha vivencia, da minha familia e amigos, amantes de carro que não assistem mais. Hoje não conheço mais ninguem que pare para assistir. Mas se esta sendo popular por ai que bom entao. Agora dizer que sempre foi 50% piloto acho conversa de buteco kkk se vc pilota deve ter consciencia de que esta falando besteiras. Os carros tinham cambio e embrenhagem, os sistemas n eram refinados, o veiculo não corrigia seus erros. Fora a liberdade das equipes para moer e testar. Veja bem as vezes dava zebra e uma equipe mais desconhecida pegava podium, isso n acontece mais pois n depende da variabilidade de eficiencia dos pilotos e sim da tecnologia colocada nos carros CAPADOS deles. Entao sempre é uma equipe liderando. Pelo menos foi o q vi ate por volta de 2015. De hj realmente estou desatualizado.
blog.rhino.bet/sports/formula-1/why-formula-1-feels-boring É, parece que não é só entre meus conhecidos, esta perdendo popularidade mesmo e ai esta os motivos. Todavia temos aqui no youtube inclusive no seu canal a oportunidade de assistir essas perolas de quando era um esporte extremamente divertido de assistir. Obrigado 👏
@@diogenesabrantes2195 Seu primeiro erro argumentativo é tirar conclusões sobre um cenário GLOBAL baseado APENAS na sua bolha de amigos e familiares. 🤷🏻♂ Segundo, cite, por favor, uma ocasião onde "o carro corrige o erro do piloto". Ajudas eletrônicas não são permitidas na F1 tem muuuuito tempo. Os carros terem muito mais componentes eletrônicos não significa que são AJUDAS eletrônicas, então estou muito curioso pra saber de onde você tirou isso. Terceiro, negar que o carro faz tanta diferença quanto o piloto é negar a própria essência do esporte a motor. Antigamente as equipes de ponta tinham carros infinitamente superiores às equipes menores, era natural o pole colocar 4 ou 5 segundos no pessoal de fim de grid e terminar a corrida com 4 ou 5 voltas na frente da turma do fundão. A gente consegue contar nos dedos de uma única mão as vezes que um piloto foi campeão sem ter o melhor carro. Isso é algo IMPENSÁVEL hoje. o equilíbrio é infinitamente maior. Zebras aconteciam antigamente pelo simples fato de os carros quebrarem MUITO. era normal uma corrida acabar com 8 ou 10 carros. hje em dia é raro um abandono. Inclusive pilotos como Piquet e Prost ficaram famosos por "levarem o equipamento inteiro até o final" enquanto outros sempre quebravam os carros. Tudo isso não passa de uma falsa percepção saudosa que as pessoas tem de que "aaaah antigamente era mais difícil, era melhor". De fato os carros eram mais crus.... mas quem estava numa equipe de ponta tinha MUITO mais vantagem sobre os outros do que hoje. Mas como você mesmo falou, tem uma década que você não acompanha F1....
@@diogenesabrantes2195 Cada vez que você solta um argumento, vc prova que está totalmente fora da realidade! A audiência atual da F1 bate recorde em vários lugares! Os carros de hoje tem mais tecnologias nos motores (para impedir que eles quebrem o tanto que quebravam no passado), mas tem bem menos controles que os carros do início dos anos 90, onde até câmbio automático eles tinham. É muito massa ver uma competição de carros com câmbio automático, né?
Os anos 80 foram, sem dúvidas, os melhores do esporte como um todo. Regras simples que permitiam a criatividade de engenheiros, projetistas e pilotos extraírem o máximo de seus bólidos com inovações revolucionárias e perícia ao volante. Atualmente o esporte tornou-se puramente cost-control driven, os carros são muito mais dóceis para se pilotar e os avanços tecnologicos são apenas marginais, o quê os tornam quase sempre imperceptíveis ao olho do público. As regras são muito mais rigidas, daí os carros se parecerem muito entre si, e mesmo assim os gastos continuam extratosféricos. Ah sim, e de quebra ainda tem toda a tal cultura woke e a outra baboseira da green Revolution embutidas no pacote que tentam empurrar goela abaixo do público. Algo um tanto quanto diferente da época em que se via os pilotos saindo na porrada para resolver as pendências de pista como era de costume. Infelizmente a F1 tornou-se algo totalmente abjeto e insosso. Sorte teve a minha geração de poder ter nascido ouvindo falar de Fittipaldi, crescer torcendo por Piquet e ter em Senna a consagração do talento nacional frente ao mundo desenvolvido. Para os mais jovens restam os vídeos e os replays.😊
Um adendo a Arrows usava motores Megatron M13 q eram diferentes dos BMW e tendo até mais potencia e menor cilindrada e maior RPM, os BMW tinha 1500cc com 11200 rpm, já os Megatron tinham 1496cc com 11800rpm, e eles já usaram isso em 1986 apesar de alguns sites falarem como BMW, quando vc pega fotos dos carros da Arrows do ano o motor q está no cofre são os Megatron e não os BMW
Mas os motores Megatron nada mais são que os BMW M12/13 rebatizados. 😅 Após 86 a BMW se retirou de forma oficial da F1 e a USF&G, patrocinadora da Arrows, comprou um estoque dos motores e os rebatizou. Ainda assim, fiquei curioso pra conhecer a sua fonte que diz que eles usaram esse nome ja em 86. se puder compartilhar, seria bacana.
O vídeo está falando de 1986. Portanto a Arrows usava o BMW. O Megatron surgiu em 1987 e aí a Arrows, Brabham e Ligier usaram ele. A BMW saiu da f1 em 1986 revoltada com a FIA que fez um regulamento limitando a pressão do turbo para 4 bar. O BMW foi o motor q mais foi prejudicado, já que este motor aguentava altas pressões de turbo.
Triste, em plenos 2023, a gente ainda ter que lidar com preconceito. Mas te recomendo simplesmente não abrir mais nenhum vídeo desse canal que o youtube eventualmente te recomende. obrigado.
Rápido lembre que: "O crime de xenofobia está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89 (Lei de combate ao racismo). Quem comete xenofobia está sujeito à reclusão de um a três anos e multa, podendo ter a pena aumentada para reclusão de dois a cinco anos e multa, se o crime for cometido em redes sociais."
Nao so Piquet foi o primeiro campeao com turbo, porem o unico com motor de 4 cilindro em linha. A Brabham BT55 foi o modelo chamado "skate" que deu origem a famosa MP4/4 de 1988.
@@gridclubeTV Sempre !É só pesquisar nas publicações especializadas da época. Estas informações são de domínio públicoMuita vezes fora do regulamento em mais de 1 quesito.
Época em que os carros quebravam demais. Era impressionante também o número de abandonos por pane seca, decorrente justamente desses motores potentes e beberrões.
Verdade, Luciano! assisti recentemente dois documentários sobre essa temporada e realmente era impressionante o número de panes secas nas corridas!
@@gridclubeTVquais os nomes dos DOCs?
Eu vou dizer que deveria ser muito legal por essas variáveis a mais. Tinham que se preocupar com muita coisa
Nada a ver.!!! Só colocar um tanque maior. 😢
@@IgrejaBrasilBendito8193tanque maior = mais peso e arrasto aerodinâmico
Época mais top da F1 até hoje !!! Quem não teve a oportunidade de assistir e gosta, vale a pena assistir cada corrida, de cada ano !! Como ss fossem capitulos de uma serie .... já fiz isso, top demais
Vale a pena mesmo!
A temporada de 1986 foi a melhor que eu vi desde 1983, pena que o campeão foi o Prost.... Mas ele foi o mais competente
mais um belo trabalho desse canal!!! parabéns. vídeo muito bem explicado. gostei da inclusão de trechos das transmissões com o áudio original. esse tipo de vídeo é muito bom!
Muito obrigado, Rafael! dá um trabalho danado fazer um vídeo desse. 😅 mas o resultado final compensa.
Lindo relembrar este carro e corridas. Ainda estão na minha memória. Quem gosta de eras de carros potentes, procure saber sobre o Grupo B de Rally TB nos 80. Era insanidade pura.
Os caras perdiam 3 kilos em uma corrida tamanho desgaste ! Mas eu me emociono até hoje com os sons dos v10, verdadeira orquestra sinfônica! 😢😢
Que coisa, BMW sempre fazendo motores históricos. Esse, de 1986, sendo o mais potente da história da F1 e, em 1993, no McLaren F1, até hoje, o carro com motor aspirado mais potente de todos os tempos. Faz jus ao nome "M Power".
Mas o Mclaren de 1993 não usou motor BMW
@irlanfernando3147 Estou falando do hipercarro McLaren F1, não da equipe McLaren no campeonato de F1.
No campeonato de 1977, o Ligier tinha cerca de 1.300 CV. O Lotus 98 T de 1986 tinha cerca de 1.200. O tubo lag era enorme, e Senna soube como ninguém tirar o máximo desse motores com sua técnica de aceleração para manter o giro alto.
Boa observação!!!
@@gridclubeTVpoxa camarada eu sei que existe uma adoração pelo Senna, eu mesmo sou super fã mas, sou imparcial. Um dos caras que mais entendia dos motores turbos era Piquet e isso a própria história mostrar digo mais, se Alboreto tivesse tido a chance de Piquet ou Senna, seria igual ou um degrau acima deles!
@@leonardoamorim1474 Oi Leo, poderia me dizer, por gentileza, onde não fui imparcial? O único comentário que fiz foi falar que o amigo fez uma boa observação. apenas isso. Em momento algum afirmei que X é melhor que Y ou que A era mais piloto que B. Sou fã de Senna mas muito longe de ser um adorador. Basta você ver a quantidade de ódio que recebi nos comentários no meu vídeo sobre a mclaren de 1993. Então, mais uma vez, gostaria de entender onde que não fui imparcial.
@@gridclubeTV ódio por um comentário? São pessoas que nem se vale a pena, uma opinião contrária ok agora ódio é inaceitável!!!
@@leonardoamorim1474
Nada a ver. Alberto.😂 😢 😅
eu assisti essas corrida com meu falecido pai romeu guilherme santoro , quando a f1 era de verdade . Obs acompanho f1 ate´hoje ...
Excelente matéria.
muito obrigado, amigo!
A temporada de 1986 foi o auge da era turbo, os motores de corrida beiravam os 1000 cavalos e os propulsores especiais de treino passavam essa marca facilmente. O acidente fatal de Elio de Angelis durante testes em Paul Ricard mudou a história e na temporada seguinte começou a transição para os motores aspirados. Curiosamente a primeira e a última vitória da Benetton foi com Gerard Berger.
boas observações, amigo!
massa demais!
valeu, amigo!
@@gridclubeTVdepois eles migram pro.bom.e velho.motor ford cosworth que ficaria até 94 com eles
Parabéns cara esse carro era um míssil
valeu, leo! Esses carros dessa época eram brutais demais!
Epoca de ouro onde quase tudo era permitido em termos de aerodinâmica e motor. A partir de 1987 começariam as limitações ate chegar onde estamos hoje.
era insano. podia praticamente tudo.
Eu lembro desse carro, muito bonito, só perdia pra lotus preta e dourada, mas a limitação dos motores turbo já começou em 1986, com 4 bar de pressão, depois 2,5 em 1987 e 1,5 em 1988... Em nome da segurança, esses motores sairam da f-1, pois o turbo foi um dos problemas na morte de Élio de Angelis, quando os bombeiros apagavan o fogo e ele voltava, o que dificultou o resgate do italiano que veio a falecer depois
a lotus preta e dourada é uma das pinturas mais bonitas de todos os tempos!
Fórmula 1 era fórmula 1 de verdade.
booa!
A temporada foi bem disputada pelas equipes e os carros eram difíceis de guiar com tanta potência e a pane seca mostra bem isso no decorrer dela. O carro da Bennetton era lindo nesse ano e não imaginava que tinha muito mais cavalo e turbo no motor que as outras. Bom demais o vídeo.
valeu Guilherme!
Era uma época muito insana. Novas tecnologias surgindo e sendo testadas... muitas quebras. quem conseguia andar rápido e ao mesmo tempo poupar o equipamento se dava bem.
Top o vídeo, f1 raiz, saudade daquela época!!
Obrigado, amigo!
Vídeo muito bom. Parabéns pelo canal e pelo conteúdo
❤️
Excelente vídeo. Parabéns !
muito obrigado, amigo!
Parabéns pelo trabalho
muito obrigado, amigo!
Muito interessante a história da Benetton, parabéns, muito boa a explicação. Podia fazer outro vídeo continuando até a época do Schumi.
Obrigado, Pericles! Foi um grande trabalho de pesquisa mas o resultado final valeu a pena.
A polêmica benetton de 94 é um dos carros que quero fazer um vídeo também! aquele ali tem pano pra manga, viu.
Na minha opinião, esse é o segundo carro mais bonito da F1. O primeiro é a Jordan 191.
Gostei do video. Bem explicado. Ganhou mais um inscrito. E é do Nordeste brasileiro também ❤
obrigado, amigo!
Vídeo bom demais!!!
muito obrigado, amigo! de verdade!
Show esse vídeo. Eu era torcedor da Benetton. Saudades.
Obrigado, Paulo! O mais legal da Benetton, especialmente nessa fase inicial, eram os carros sempre coloridos! achava massa demais!
Esses motores turbo antigo roncava alto os de hoje sem graça.e ainda era bem mais forte.esse 4 cil ai ronca muito mais que os v6 de hoje.
Eu também sou saudosista dos roncos dos motores, mas os de hoje não berram por causa do reaproveitamento dos gases de emissão.
Um motor berrando significa que ele está desperdiçando energia
Sem simulador, sem câmbio automático, sem limites, sem juízo tudo era uma vdd louca
Mas ninguém ligava tbm pra nada disso kkkk
verdade, amigo! época insana
Em 9:46 uma foto aérea do carro de Teo Fabi mostra uma bandeira brasileira em cada lado do carro, próximo aos retrovisores. Será que era algum patrocinador?
na fase de edição eu reparei nisso e fui pesquisar. hehehe.
em cada corrida eles colocavam a bandeirinha do país sede. consegui ver também a da Alemanha em Hockenheim e a da Grã Bretanha em Silverstone.
Carros lindos!!!!
a lotus preta de 85 e 86 é um dos mais lindos de todos os tempos, na minha opinião.
Fico imaginando a insanidade que era pilotar esses carros. 350 km/h na reta em um carro com chassi que não tinham o nível de segurança que se tem hoje. 1400hp de potência é sacanagem kkk
insano mesmo! e com segurança bem mais precária que hoje
Normal 😂 😢 😅
Os caras nem chegavam perto do limite de giro em saídas de curva de baixa.
"Reza a lenda" de que em 1983, Piquet foi bicampeão mundial usando nas corridas, motores quase virando sucata, só pra não gastar combustível, e mesmo assim os BMW eram potentes demais!!!
Excelente video! Eu nao fazia ideia disso.....por isso até o Teo Fabi fez pole hehehe
Valeu, amigo! tem mais vídeos nesse estilo em produção por aqui!
Otimo video! Parabens!
muito obrigado!
Meio circuito de vantagem 👏👏👏
hehehe
O q eu quero dizer pra essa galera nova, q a F1 sempre teve esse tipo de vantagem, meio circuito de vantagem, colocar volta no 3* colocado era normal, uma corrida ou algum ano q tínhamos disputa corrida a corrida, mas a F1 sempre foi assim, pra essa turma q reclama q a F1 de hj tá chata.
excelente conteúdo como de costume! parabéns pelo vídeo muito bem produzido.
obrigado, grande Jota!
Muito foda!
aí sim!
Otimo video. Parabéns.
obrigado de verdade, amigo!
Vídeo fantástico, sensacional, de verdade! Muita qualidade!
Só uma pergunta, qual a trilha que você usou pra fazer esse vídeo?
Obrigado amigo, de verdade!
O link para a música está na descrição do vídeo!
Era um 🚀 sem estabilidade, um verdadeiro cavalo indomável.
Parabéns, ótimo vídeo com informações corretas e um excelente texto.
obrigado, amigo! dá um trabalhão produzir algo assim mas o resultado ficou bacana!
Uma espécie de Grupo B de rally, onde não se explorava tecnologia para domar as potências insanas dos carros
boa comparação!
Vídeo muito explicativo, Parabéns pelo conteúdo insano 🤟🤟🤟
muito obrigado, amigo. De verdade!
Devagarzinho vou produzindo mais conteúdo nesse estilo por aqui!
Piquet brincava com esse motor,o cara era brabo
A Brabham BT52 usava uma configuração de 1280 cv na classificação e 850 durante a corrida.
Depoiis dizem que antigamente nao era mais dificl de pilotar, nao tem nem comparação...carros extremamente potentes , sem eletrônica e sem aerodinâmica...so restava o talento do piloto pra domar a fera...
Eu diria que são dificuldades diferentes.
De fato, os carros dessa época não tinham quase nenhuma ajuda tecnológica, eram "duros", pesados... Por outro lado tinham reação lenta, distâncias de frenagens enormes e baixa velocidade de contorno de curva.
Hoje em dia temos a eletrônica e muita aerodinâmica. Mas as distâncias de frenagens são muito menores, as velocidades de curva absurdamente maiores. Hoje os carros exigem um nível de precisão e reflexos muito maiores que os da década de 80.
Acho que não tem uma época mais fácil que outra. São apenas dificuldades diferentes.
@@gridclubeTV exatamente, sem falar que por causa desses fatores, a força g exercida sobre os pilotos é nível forças armadas. Se os carros de hoje deixassem o pescoço do piloto desprotegidos, eles sairiam do cockpit tetraplégicos.
@@Bastardopluso Roberto Pupo Moreno testou a Williams na Áustria em 1987 logo depois da corrida e ele disse que não conseguia levar a mão até a alavanca de câmbio na curva de entrada da reta dos boxes
Vários pilotos, pelo que deram de si à F1 mereciam um título de campeão. Berger é um deles, Barrichelo, Alesi e.... Óbvio que campeão é campeão mas alguns nomes da F1 foram outsiders simplesmente por serem "segundos pilotos"!
confesso que acho alesi um degrau abaixo de Berger e Barrichello.
Dos outsiders tivemos Ronnie Peterson, François Cevert, Jacques Laffite e mais alguns muito bons mas que não foram campeões
Os motores da BMW eram potentes mais quebravam muito
Piquet sofreu muito na temporadas de 1984 e 1985 com as quebras dos motores
10:44 olha a diferença de altura de Teo Fabi pra Berger. kkkkkkkkkkkkk
kkkkkk. fui até pesquisar aqui. Teo fabi tem 1,64 e berger 1,85
😅😅😅😅😅😅😅😅 né e sem falar que o.berger era mais piloto.que o.companheiro.de equipe teo fabi
Realmente os motores turbo eram verdadeiros foguetes, só faltando asas pra levantar vôo!😂😊😅
potência absurda!!!
a real a benetton do schumi é um carro incrível
mas essa é de 1986.
Me lembro toda corrida era um carro esguichando óleo na pista
Bom dia meu caro. A verdade é que esses motores ultrapassavam os 1400cv pois não haviam dinamômetros que pudessem medir a potência pois batiam fundo de escala nas primeiras medidas.
ok
Se eu não estiver enganado, o dinamômetro marcava até 1200hp
@@wilsoncarpini276 Ouvi relatos que o sobrava desses motores de treino ia direto para a lata do lixo tamanha era a potência
Galera deixa o like, um ótimo video com apenas 3% de like.
valeu pelo apoio!
ESSE CARA SABE O QUE FALA
as vezes sim.
Jayweck = 💛 💚 🤍 💙 ❤
👍🏻
Adm poderia fazer um video sobre o carro mais bizarro da f1 tyrrell 012 boomerang 1983
dica anotada!
Pilotos do passado eram mais corajosos.
Pilotos do passado morriam mais. Será que tem relação?
Tempo em que a Fórmula 1 era para macho e habilidoso. Braço duro não se criava nessa época
Os motores Renault e BMW foram projetados para o regulamento que permitia reabastecimento e a partir de 84 nao podia mais reabastecer . Por isso Brabham e Renault que disputaram o titulo de 83 e em 84 em diante esses motores eram problematicos ! Porche e Honda ja desenvolveram motores para o novo regulamento.
excelente informação de complemento!
Parabéns pelo ótimo vídeo!
Muito obrigado
Foram carros para machos!!
hehehe
Nesse tempo, a coisa era "servage"....
e insana!
Agora eu entendo pq Senna era bom em poles e o Prost em voltas rápidas.
Tá explicado o apelido de professor. 😅
Exatamente, Prost tecnicamente perfeito.
Esse é o carro com motor de jato ? Pq teve isso também
Não, não é esse Danilo.
O carro turbina era o Lotus 56B que correu no início da década de 70.
@@gridclubeTVadorei sua página, queria ouvir vc falar sobre o tyrrel p34 e a brabham bt46b.
@@joserodrigosouzaoliveira2505 Obrigado, amigo! ainda estou no começo do canal, mas ja tem muito conteúdo no planejamento.
E obrigado pelas sugestões, vou colocar ambos os carros aqui na lista de conteúdo futuro!
Parceiro, você é de Recife?
Sou sim, amigo. Pegou pelo sotaque? hehehe
E as ironias do destino, a equipe que projetou Senna na F1 foi a mesma (comprada depois) que promoveu a maior trapaça da história da F1 com Schumacher atrapalhando seus objetivos em 1994.
é verdade, amigo!
Tô vendo um senista na área 7 x Campeão respeita o alemão melhor da história
caramba mesmo com carros bastante pouco confiáveis conseguiu 2 mundiais!
os títulos da benetton foram em 94 e 95. quase uma década demais do período abordado no vídeo. já era uma época, carros e regulamentos totalmente diferentes.
Aí hj com carros muito mais seguros, não se corre na chuva, e ainda tem limites de motores, e um monte de eletrônicos. Ou seja, F1 Nutella
Gado.
Exatamente, até o som dos carros de hoje e ruim, não emociona ninguém. Pra quem foi em interlagos ver os carros da F1 do passado sabe muito bem disso.
rsrsrsrs
Diz aí, qual eletrônico que tem nos carros de hoje?
Com certeza você deve andar em um carro carburado, sem ar-condicionado e sem direção, afinal você deve ser raiz ou tô errado ? 😂
E pensar que esta equipe levou um motor Ford a ser campeão de pilotos em 94.
motores Ford foram campeões por mais de uma década.
verdade! foi uma grande evolução.
@@jotaaangelode 1968 até 1982, acho que só nos anos de 1975, 1977 e 1979 que a Ford não foi campeã, pois esses anos foram os motores Ferrari com Lauda e scheckter
pra época era + potente; "pra isso já fala" + se fosse uma disputa com os carros de 2023 teria alguma chance?! eu acho que podia até da testa!
Era facilmente engolido ate pelos carros de F2
@@MartisAshura + vc ouviu o cara do canal falando que esse carro bateu 350km' nunca se sabe!
@@charlesteixeira2702 numa pista tipo monza pode ate q ele supere os F2 mas os F1 nunca
éh; se é assim' então vamos deixar do jeito que está!
Esses carros não teriam nenhuma chance conta os carros de 2023.
De velocidade final de reta, ate podem ser equivalentes. Mas a gente sabe que um bom carro de F1 não se faz só com velocidade final de reta.
Hoje em dia os carros possuem uma eficiência aerodinâmica infinitas vezes maior. Só isso dá uma vantagem absurda em todas as curvas.
Além disso, hoje em dia tudo é mais bem acertado e eficiente. A entrega de potência do motor é mais eficaz e rápida. os carros de hje em dia atingem a velocidade máxima mais rápido que os daquela época.
A título de comparação:
Mônaco é uma pista que o traçado mudou muito pouco de 1986 pra cá.
em 86 a pole foi na casa de 1m22s
esse ano foi de 1m11s
O traçado de Paul Ricard, na França também era bem parecido.
em 86 a pole foi de 1m32s
ano passado, o mesmo traçado mas com uma chicane grande cortando o retão, a pole foi de 1m30s
ESSE MOTOR FOI PRA QUAIS CARROS DE RUA DA BMW?
Esse motor era de um carro de rua adaptado
"Modestos" entre aspas 900 cv 😅😅😅
kkkkkk. ignorância da porra desses motores.
Epoca onde os homens tinhas ovos azuis orgulho de nascer nessa epoca 😂
O Renault, que equipava a Lotus, também era um canhão, vide a quantidade de poles que Senna fez esse ano.
Seria correto afirmar que o BMW e o Renault eram os motores mais potentes do grid?
Oi Wellington. Pelas pesquisas que fiz, o BMW era realmente o mais potente. num segundo degrau acho que podemos colocar o Renault, o TAG Porsche (usado pela mclaren) e o Ferrari. Os três mais ou menos com a mesma potência. Mas dentre esses três o TAG Porsche quebrava menos.
F1 raiz, hj é F1 nutella. 😂😂😂😂😂😂
Sem falar que os carros eram lindos ,sem essa aberração chamada " halo"
A lotus preta de 85/86 está entre os carros mais lindos da história na minha opinião!
@@gridclubeTV o BRABHAM bt52 e o LOTUS JPS sem dúvida os mais belos de todos os tempos
"aberração" que já salvou algumas vidas né...
Esse Halo é pavoroso mesmo, mas muito necessário, já salvou várias vidas.
Era quase um ritual de domingo ate por volta de 99 2000. Praticamente todos os homens da familia se reuniam para assistir. Hoje é um esporte sem graça, sem criatividade, onde a tecnologia se sobrepõe a capacidade de pilotar. Era legal porque era viceral e perigoso. Será que os organizadores ao ver o publico diminuir não enxergam isso?
tecnologia sempre foi, em qualquer época, determinante na F1, isso não é de agora.
Agora, de fato, antigamente era mais perigoso, mas carro e piloto sempre tiveram o mesmo peso, seja hoje, nos anos 90, 80 ou 50....
E não sei de onde você tirou que o público está diminuindo. Muito pelo contrário, a popularidade da F1, muito impulsionada pelas ações da Liberty Media e pelo Drive to Survive atingiram patamares nunca vistos antes. Inclusive ano após ano os autódromos vem batendo recorde de público. Isso é divulgado todo fim de semana de corrida.
@gridclubeTV Tirei da minha vivencia, da minha familia e amigos, amantes de carro que não assistem mais. Hoje não conheço mais ninguem que pare para assistir. Mas se esta sendo popular por ai que bom entao.
Agora dizer que sempre foi 50% piloto acho conversa de buteco kkk se vc pilota deve ter consciencia de que esta falando besteiras. Os carros tinham cambio e embrenhagem, os sistemas n eram refinados, o veiculo não corrigia seus erros. Fora a liberdade das equipes para moer e testar. Veja bem as vezes dava zebra e uma equipe mais desconhecida pegava podium, isso n acontece mais pois n depende da variabilidade de eficiencia dos pilotos e sim da tecnologia colocada nos carros CAPADOS deles. Entao sempre é uma equipe liderando. Pelo menos foi o q vi ate por volta de 2015. De hj realmente estou desatualizado.
blog.rhino.bet/sports/formula-1/why-formula-1-feels-boring
É, parece que não é só entre meus conhecidos, esta perdendo popularidade mesmo e ai esta os motivos. Todavia temos aqui no youtube inclusive no seu canal a oportunidade de assistir essas perolas de quando era um esporte extremamente divertido de assistir. Obrigado 👏
@@diogenesabrantes2195 Seu primeiro erro argumentativo é tirar conclusões sobre um cenário GLOBAL baseado APENAS na sua bolha de amigos e familiares. 🤷🏻♂
Segundo, cite, por favor, uma ocasião onde "o carro corrige o erro do piloto". Ajudas eletrônicas não são permitidas na F1 tem muuuuito tempo. Os carros terem muito mais componentes eletrônicos não significa que são AJUDAS eletrônicas, então estou muito curioso pra saber de onde você tirou isso.
Terceiro, negar que o carro faz tanta diferença quanto o piloto é negar a própria essência do esporte a motor. Antigamente as equipes de ponta tinham carros infinitamente superiores às equipes menores, era natural o pole colocar 4 ou 5 segundos no pessoal de fim de grid e terminar a corrida com 4 ou 5 voltas na frente da turma do fundão. A gente consegue contar nos dedos de uma única mão as vezes que um piloto foi campeão sem ter o melhor carro.
Isso é algo IMPENSÁVEL hoje. o equilíbrio é infinitamente maior. Zebras aconteciam antigamente pelo simples fato de os carros quebrarem MUITO. era normal uma corrida acabar com 8 ou 10 carros. hje em dia é raro um abandono. Inclusive pilotos como Piquet e Prost ficaram famosos por "levarem o equipamento inteiro até o final" enquanto outros sempre quebravam os carros.
Tudo isso não passa de uma falsa percepção saudosa que as pessoas tem de que "aaaah antigamente era mais difícil, era melhor". De fato os carros eram mais crus.... mas quem estava numa equipe de ponta tinha MUITO mais vantagem sobre os outros do que hoje.
Mas como você mesmo falou, tem uma década que você não acompanha F1....
@@diogenesabrantes2195
Cada vez que você solta um argumento, vc prova que está totalmente fora da realidade! A audiência atual da F1 bate recorde em vários lugares! Os carros de hoje tem mais tecnologias nos motores (para impedir que eles quebrem o tanto que quebravam no passado), mas tem bem menos controles que os carros do início dos anos 90, onde até câmbio automático eles tinham.
É muito massa ver uma competição de carros com câmbio automático, né?
Os anos 80 foram, sem dúvidas, os melhores do esporte como um todo. Regras simples que permitiam a criatividade de engenheiros, projetistas e pilotos extraírem o máximo de seus bólidos com inovações revolucionárias e perícia ao volante. Atualmente o esporte tornou-se puramente cost-control driven, os carros são muito mais dóceis para se pilotar e os avanços tecnologicos são apenas marginais, o quê os tornam quase sempre imperceptíveis ao olho do público. As regras são muito mais rigidas, daí os carros se parecerem muito entre si, e mesmo assim os gastos continuam extratosféricos. Ah sim, e de quebra ainda tem toda a tal cultura woke e a outra baboseira da green Revolution embutidas no pacote que tentam empurrar goela abaixo do público. Algo um tanto quanto diferente da época em que se via os pilotos saindo na porrada para resolver as pendências de pista como era de costume. Infelizmente a F1 tornou-se algo totalmente abjeto e insosso. Sorte teve a minha geração de poder ter nascido ouvindo falar de Fittipaldi, crescer torcendo por Piquet e ter em Senna a consagração do talento nacional frente ao mundo desenvolvido. Para os mais jovens restam os vídeos e os replays.😊
👍🏻
Um adendo a Arrows usava motores Megatron M13 q eram diferentes dos BMW e tendo até mais potencia e menor cilindrada e maior RPM, os BMW tinha 1500cc com 11200 rpm, já os Megatron tinham 1496cc com 11800rpm, e eles já usaram isso em 1986 apesar de alguns sites falarem como BMW, quando vc pega fotos dos carros da Arrows do ano o motor q está no cofre são os Megatron e não os BMW
Mas os motores Megatron nada mais são que os BMW M12/13 rebatizados. 😅
Após 86 a BMW se retirou de forma oficial da F1 e a USF&G, patrocinadora da Arrows, comprou um estoque dos motores e os rebatizou.
Ainda assim, fiquei curioso pra conhecer a sua fonte que diz que eles usaram esse nome ja em 86. se puder compartilhar, seria bacana.
Assim com a Petronas rebatizava os motores ferrari que a sauber usava!@@gridclubeTV
@@gridclubeTV Exatamente! eram os mesmos motores M12/13!!!!!
O vídeo está falando de 1986. Portanto a Arrows usava o BMW. O Megatron surgiu em 1987 e aí a Arrows, Brabham e Ligier usaram ele. A BMW saiu da f1 em 1986 revoltada com a FIA que fez um regulamento limitando a pressão do turbo para 4 bar. O BMW foi o motor q mais foi prejudicado, já que este motor aguentava altas pressões de turbo.
Pelo que sei o carro mais cheio de cambalacho da história da F1, seguido do piloto mais Dick Vigarista da F1 Michael Shummacker .
Lavanderias benetton😂
Que salada de fruta, era para falar da Benetton e falou de todas as equipes. Fui!
você assistiu o vídeo mesmo? 😅
essa é a geração tiktok. kkkkkk@@gridclubeTV
kkkkkkkkkkkk@@Luciano-me2pr
Achou que era short rsrs@@Luciano-me2pr
Reportagem está show, mas esse sotaque ridículo estragou tudoooooo
Triste, em plenos 2023, a gente ainda ter que lidar com preconceito.
Mas te recomendo simplesmente não abrir mais nenhum vídeo desse canal que o youtube eventualmente te recomende. obrigado.
a gente ainda se surpreende com a estupidez humana.@@gridclubeTV
cara se dar o trabalho de fazer um comentário só pra destilar ódio é ser muito cuzão mesmo.
bloqueia ele e denuncia.@@gridclubeTV
Rápido lembre que: "O crime de xenofobia está previsto no artigo 20 da Lei 7.716/89 (Lei de combate ao racismo). Quem comete xenofobia está sujeito à reclusão de um a três anos e multa, podendo ter a pena aumentada para reclusão de dois a cinco anos e multa, se o crime for cometido em redes sociais."
Tempo bom que nao volta mais
verdade!
A Tyrrell só foi patrocinada em 1983. A Alfa em 84 e 85 e a Toleman em 85.
Você tem razão, amigo. Foi falha minha! obrigado pela correção!
Nao so Piquet foi o primeiro campeao com turbo, porem o unico com motor de 4 cilindro em linha.
A Brabham BT55 foi o modelo chamado "skate" que deu origem a famosa MP4/4 de 1988.
boa
A Benetton sempre correu com carros fora do regulamento. Ou seja; na pura trapaça.
sempre???
@@gridclubeTV Sempre !É só pesquisar nas publicações especializadas da época. Estas informações são de domínio públicoMuita vezes fora do regulamento em mais de 1 quesito.
@@paulobaggio8063
Do mesmo jeito que as Brabham dos títulos do Piquet estavam fora do regulamento 😉