4:30 última vez que joguei o mestre propôs um desafio, ele definia a raça e classe do nosso personagem a gente criava o resto, achei bem divertido ver cada jogador com uma classe que não era familiar pra ele
Cara, conseguir o grupo é realmente o mais difícil, tem que se dedicar, leva um tempo mesmo. E deixar a mesa firme também né, pra ter a consistência! Muito maneiro o video
1. Não tenham medo de encher de restrições seu jogo, vai ser muito melhor o jogador já saber das regras e limitações, do que você ter que fazer algo depois, e também, isso pode impulsionar a criatividade dos jogadores para contornar as regras e limitações, impulso esse que não teria se você deve total liberdade. 2. Crie já uma história e objetivos pré-prontos para os personagens, em vez do jogador ter que ficar fuçando pra entregar algo, e esse algo, não ser do seu gosto ou até mesmo dos jogadores. 3. É aconselhável o jogo não durar muito do que 1 ou 2 horas no máximo, o jogo deve ser frenético na maneira calma do possível, para os jogadores não ficarem entediados ou sentirem que não fizeram quase nada. 4. Separe e organize as coisas em "módulos", partes menores e independentes, evitando uma situação, objeto ou pessoa, estar dependente de outra, isso ajuda você a reaproveitar tudo que você cria, em vez de ter descartar por que os jogadores tomaram outro rumo. 5. E legal adicionar "regras próprias", mas é recomendado fazer o básico direito, e utilizar conteúdo oficial do próprio livro, vale dizer, que é interessante caso adicione "regras próprias" isso valer para os oponentes também. 6. Seja reativo, em outras palavras, o jogadores devem ter a iniciativa e mover a trama, então foque nas consequências e situações. 7. Faça breves descrições e ganchos, não enrole muito. 8. Incentive os jogadores a detalharem mais sua ação, evite o uso exacerbado de perícias, jogadas de dados e etc, em outras palavras, evite o dado e foque na interpretação. 9 Qualquer coisa que envolva parar/pausar o rpg, deixe pra depois, mantenha o fluxo, e então no início da próxima sessão, você entrega.
Cara, é impressionante como tu manda bem, parabéns! Maratonei todos teus vídeos e agora estou aqui ansioso por mais. Mestro a 8 anos, tenho uma campanha em podcast, e vendo esse vídeo percebo que tem coisa que posso melhorar nas minhas mesas. Só tenho a agradecer pelo conteúdo, e espero que continue postando, porque está excelente!
Kkkkkkk e eu que até hj continuo na minh primeira mesa e estamos ainda na primeira história, aliás pra vcs verem como diálogo e consciência é bom, o meu personagem é literalmente imortal então quando ele morre ele volta, mas como eu conversei pro mestre e estruturamos isso bem, não quebrou a mesa e tornou o jogo muito mais divertido, então não tenham medo de criar um personagem diferente ou que venha com alguma habilidade que siquer existe no livro, contanto que vc tenha consciência de não quebrar a mesa e de sim proporcionar a diversão com aquilo. Ps simmeu personagem imortal é basicamente o tarnished de elden ring e é muito divertido e não estragou a mesa nem deu problema pro mestre.
Quando eu mestrei a primeira vez, eu criei uns 3 personagens para os jogadores verem como criar um personagem, depois fácil. Eu peguei uma aventura pronta, mas na primeira decisão dos jogadores, eles fizeram tudo que eu não esperava e historias nunca rolou da forma que eu tinha planejada. Os meus personagens chegaram em uma cidade e foram se conhecendo, pensando que cada um ia trair o outro. E não é que não deu ruim 😂
@@RPGradio49 mas, dessa vez não teve, ninguém trai ninguém, mas eles passaram umas 10 sessões desconfiado um dos outros, pois os personagens eram a combinação perfeita da desconfiança: clérigo da enganação, ladina assassina, paladino da vingança e bruxo do corruptor. 🤣🤣🤣
Ótimas dicas. A exploração fica muito melhor desse jeito. Descrição + interação é muito melhor do que o cara ficar rolando dados pra tudo. As pericias mais atrapalham do que ajudam, pois elas deixam o jogo muito mecanico.
Conteúdo épico com sempre, faz um vídeo sobre como criar antagonistas e vilões, mostrando a diferença entre ambos e como fazer eles impactaram no jogo como npcs que seus jogadores vão lembrar por anos.
Eu tenho um jogador que meteu essa da amnésia e filho de um deus, eu deixei mas com 2 condições: 1- eu ia escolher o deus (era de um alinhamento oposto ao dele) 2- Ele nunca mais podia meter esse background kkkk
@@tocadolobo590 funcionou pro meu grupo, o grupo começou preso e me disse o motivo deles estarem presos em segredo. Pior é que eles escaparam da cadeia sozinhos na primeira aventura
@@RPGradio49 estou falando quando não avisam ou não é o plot inicial da campanha, já me aconteceu do mestre simplesmente caga para a lore que fiz e dizer que eu estava preso e sem equipamento algum
não acredio que esqueci de tirar o som de um clipe haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
É elden ring, eu lhe perdoo
@@Jojosus01 q bom hahhaha
😁
Hahahah uma musiquinha do neida
4:30 última vez que joguei o mestre propôs um desafio, ele definia a raça e classe do nosso personagem a gente criava o resto, achei bem divertido ver cada jogador com uma classe que não era familiar pra ele
interessante
Cara, conseguir o grupo é realmente o mais difícil, tem que se dedicar, leva um tempo mesmo. E deixar a mesa firme também né, pra ter a consistência! Muito maneiro o video
@@DungeonMasterQuest tu tem que ser proativo, não tem jeito
Dicas ficaram muito top, o mestre sofre na nossa mão, valeu
vou fazer uma live reagindo ao RPG do RPG planet
Mesmo tendo 6 anos de experiência eu ainda busco o conhecimento para iniciantes para reforçar o que sei.
@@ELI-tb6zf 💪💪💪
1. Não tenham medo de encher de restrições seu jogo, vai ser muito melhor o jogador já saber das regras e limitações, do que você ter que fazer algo depois, e também, isso pode impulsionar a criatividade dos jogadores para contornar as regras e limitações, impulso esse que não teria se você deve total liberdade.
2. Crie já uma história e objetivos pré-prontos para os personagens, em vez do jogador ter que ficar fuçando pra entregar algo, e esse algo, não ser do seu gosto ou até mesmo dos jogadores.
3. É aconselhável o jogo não durar muito do que 1 ou 2 horas no máximo, o jogo deve ser frenético na maneira calma do possível, para os jogadores não ficarem entediados ou sentirem que não fizeram quase nada.
4. Separe e organize as coisas em "módulos", partes menores e independentes, evitando uma situação, objeto ou pessoa, estar dependente de outra, isso ajuda você a reaproveitar tudo que você cria, em vez de ter descartar por que os jogadores tomaram outro rumo.
5. E legal adicionar "regras próprias", mas é recomendado fazer o básico direito, e utilizar conteúdo oficial do próprio livro, vale dizer, que é interessante caso adicione "regras próprias" isso valer para os oponentes também.
6. Seja reativo, em outras palavras, o jogadores devem ter a iniciativa e mover a trama, então foque nas consequências e situações.
7. Faça breves descrições e ganchos, não enrole muito.
8. Incentive os jogadores a detalharem mais sua ação, evite o uso exacerbado de perícias, jogadas de dados e etc, em outras palavras, evite o dado e foque na interpretação.
9 Qualquer coisa que envolva parar/pausar o rpg, deixe pra depois, mantenha o fluxo, e então no início da próxima sessão, você entrega.
@@As_vendas_dirão_por_si_próprio meis jogos sã das 7 as 9 30 em geral
Cara, é impressionante como tu manda bem, parabéns! Maratonei todos teus vídeos e agora estou aqui ansioso por mais.
Mestro a 8 anos, tenho uma campanha em podcast, e vendo esse vídeo percebo que tem coisa que posso melhorar nas minhas mesas.
Só tenho a agradecer pelo conteúdo, e espero que continue postando, porque está excelente!
@@Binasguinha tmj
Kkkkkkk e eu que até hj continuo na minh primeira mesa e estamos ainda na primeira história, aliás pra vcs verem como diálogo e consciência é bom, o meu personagem é literalmente imortal então quando ele morre ele volta, mas como eu conversei pro mestre e estruturamos isso bem, não quebrou a mesa e tornou o jogo muito mais divertido, então não tenham medo de criar um personagem diferente ou que venha com alguma habilidade que siquer existe no livro, contanto que vc tenha consciência de não quebrar a mesa e de sim proporcionar a diversão com aquilo.
Ps simmeu personagem imortal é basicamente o tarnished de elden ring e é muito divertido e não estragou a mesa nem deu problema pro mestre.
@@Jojosus01 quantos anos tem essa mesa?
@RPGradio49 2 anos kkkkk
Quando eu mestrei a primeira vez, eu criei uns 3 personagens para os jogadores verem como criar um personagem, depois fácil.
Eu peguei uma aventura pronta, mas na primeira decisão dos jogadores, eles fizeram tudo que eu não esperava e historias nunca rolou da forma que eu tinha planejada.
Os meus personagens chegaram em uma cidade e foram se conhecendo, pensando que cada um ia trair o outro.
E não é que não deu ruim 😂
@@juanvictor8192 tem pelo menos um jogador caótico qie trai o grupo
@@RPGradio49 mas, dessa vez não teve, ninguém trai ninguém, mas eles passaram umas 10 sessões desconfiado um dos outros, pois os personagens eram a combinação perfeita da desconfiança: clérigo da enganação, ladina assassina, paladino da vingança e bruxo do corruptor. 🤣🤣🤣
Top as Dicas, acho legal falar sobre como iniciar uma campanha, e enganchar os personagens no início, ou seja como acertar o inicio da campanha
@@rafaeldnd1 sim sim, mas este é um vídeo bem pratico mesmo pro dia a dia do D&D
Ótimas dicas. A exploração fica muito melhor desse jeito. Descrição + interação é muito melhor do que o cara ficar rolando dados pra tudo. As pericias mais atrapalham do que ajudam, pois elas deixam o jogo muito mecanico.
@@toyatex1345 nelhorou muito mestrar dungeon pra mim
Conteúdo épico com sempre, faz um vídeo sobre como criar antagonistas e vilões, mostrando a diferença entre ambos e como fazer eles impactaram no jogo como npcs que seus jogadores vão lembrar por anos.
@@voodoorox ta anotado vodooo
Muito bom
vai ter live hein
Ótimo trabalho
@@cutinhomachado213 tnks
Manual ficou top! Parabéns!
@@felipemachado8112 valew, tem que ser prático, odeio conselho vago e genérico
faz mas por favor
@@oldhunter2537 vou fazer live, to aprendedo como fazer ainda
Narrar a viagem é a parte mais difícil pra mim
Use o método contem uma história, onde os jogadores fazem roleplay durante a viagem, use jogos entre eles ou use hexcrawl?
@@felipemachado8112 eu uso hexcrawl, funciona
Eu tenho um jogador que meteu essa da amnésia e filho de um deus, eu deixei mas com 2 condições:
1- eu ia escolher o deus (era de um alinhamento oposto ao dele)
2- Ele nunca mais podia meter esse background kkkk
@@chapandonaweb6142 hahahhahah quem não teve um jogador assim
como assim eu não posso ir em evento pra ver menina de cosplay?
A música que começou em 15:01 ficou alta demais. Não dá para corrigir isso?
Esqueci de tirar o som do clipe 😢
Expectativas pro novo Superman?
@@estudar2196 não gostei do ato, mas vou ver o filme
Salve DM, tem alguma recomendação de onde encontrar tabelas de encontros legais? Tô sofrendo para achar 😅
@@pedroaugusto6247 tu pode ir na SRD do OSE e depois só usar o monstro equiavlente do 5e.
Obrigado por comentar, inpulsiona demais o vídeo
Equivalente
@@RPGradio49 vlw mestre 😁
Qual essa AI de imagem aí? preciso de uma boa e gratis..........
@@isaacmarx6277 procurei no printerest
para falar a verdade a ideia de começar "presos" é a pior ideia possivel.
@@tocadolobo590 funcionou pro meu grupo, o grupo começou preso e me disse o motivo deles estarem presos em segredo.
Pior é que eles escaparam da cadeia sozinhos na primeira aventura
@@RPGradio49 estou falando quando não avisam ou não é o plot inicial da campanha, já me aconteceu do mestre simplesmente caga para a lore que fiz e dizer que eu estava preso e sem equipamento algum