Meu tio trabalhou para o Baby Pignatari nos anos 60. Sua função era a de auditor. Curiosamente, o filho mais velho desse mesmo tio trabalhou com o Lito na Varig. Os dois literalmente começaram juntos. O meu primo até chegou a participar da preparação e nos testes feitos nos Electra que foram para o Zaire. Gostei muito de ver este vídeo sobre o Baby e também sobre esse Electra, cuja história já conhecia.
Lito, moro em Poa (RS). Meu pai é de Caçapava do Sul, ele trabalhou nas minas do Pignatari, não só ele, meu avós, tios, bisavós e etc. O Pignatari construiu um município de Caçapava do Sul, chamado Minas do Camaquã, onde lá fica a casa dele e está preservada até hoje, uma casa imensa e linda, onde realmente estão todos os seus móveis preservados, até 2015, na morte desta mulher que dissesse (Não conheço) poderia se fazer visitas dentro da casa, nunca consegui entrar na casa, tentei muito, mas nunca tive oportunidade. Há uns 2/3 anos atrás, tinha uma moradora na "Mina" (Apelido Carinhoso dado pelos moradores de Minas do Camaquã e cidades vizinhas), onde ela que guardava a chave da casa e ia lá quase todos os dias para fazer limpeza e cuidar da propriedade. A "Mina" hoje é um lugar maio que "pacato", onde se vive mais ou menos uns 600/700 habitantes, lá se tem até hoje o Hospital Municipal funcionando, têm as famosas Minas de Carvão e Cobre, onde até 2015 era se possível visita-las. Hoje se tem lá na "Mina" uma empresa criada por (Marcelo Spod), um homem muito rico, mas não sei a sua história. O nome de sua empresa é Minas Outdoor Sports. O objetivo dela é crescer o município. Está empresa criou algumas modalidades lá, para aumentar o público e o turismo. Lá, 2 vezes ao ano se não me engano, têm o festival com o nome da empresa, onde se tem modalidades de Motocross, Canoagem, Tirolesa, dentre outras. Com este evento cresceu muito o turismo do município, e o ajudou a crescer, talvez esteja falando besteira, mas lá se tem a maior tirolesa da América Latina se não me engano. Hoje o turismo lá é aberto para qualquer um, lá se tem instrutor ou guia em todas as aventuras, quem vai para lá tanto pode optar por um belíssimo descanso, como altas aventuras nas modalidades. Nos dias de hoje, a um boato de que a Votorantin (Empresa de Cimentos) quer comprar e reabrir a Mina de Cobre e Carvão. Não sei se isso será possível um dia, mas sei que ajudaria muito o município. Lito, sou muito teu fã cara, me inspiro muito em ti, adoro aviação, irei tentar seguir está carreira. Obrigado por este vídeos sensacionais que tu faz e obrigado por este assuntos esplêndidos e detalhados. Obs: Nunca tinha ouvido este assunto que o Pignatari teve um Electra, isso prova com teu canal é sensacional!
Quando eu vejo esses vídeos eu fico pensando no trabalho de edição e pesquisa..... além da montagem histórica e do texto. Parabéns pelo trabalho, merece o like!
Meu pai foi contratado pelo Baby para voar este Electra em uma historia no mínimo curiosa. Era comum o baby fretar aviões no RGS para voos em suas propriedades, ao qual gostava de pilotar também. Em um destes voos em que meu pai estava no comando o Baby chegou sob efeito de bebida alcoólica querendo assumir os comandos do voo (como costumeiramente fazia). Isso trouxe um desentendimento entre os dois e meu pai se recusou a voar, onde a partir dai não mais se viram. Tempos depois (voando em outra empresa) ele recebe uma ligação do Baby em pessoa informando que havia comprado um avião e queria que meu velho fosse o piloto ! Meu pai ficou surpreso com a proposta e ainda mais surpreso ao saber que era um Electra com inercial (?) se não me engano, era algo bem robusto e novo na época. No fim ele acabou voando não só o Electra como o DC-3 de propriedade do mesmo. Isso contribuiu enormemente para uma carreira de sucesso na VARIG. Me criei ouvindo esta história. Ele possui um acervo imenso de fotos e já vi foto dele no cockpit deste avião, porém não lembro se há do interior, algo que vou tentar procurar.
Se tem um "cara" que pode contar mais histórias que o Lito e o Fernando, sobre aviação mundial, O cara é este ELECTRA. Uma máquina guerreira e com alma !
Esse tem história! E que história! Carregou playboy, atum, evangélicos, ator, água para incêndio... Se o Baby Pignatari merece um livro esse avião merece um também.
Mano eu nunca tinha voado de avião, voei mês passado de Curitiba a Manaus, achei o máximo a força que as turbinas fazem para impulsionar a máquina! Top de mais, até filmei. Kkk
Lito, eu gravei o som de um documentário sobre as Minas do Camaquã, em 2008, ficamos 2 semanas por lá. No alto da montanha que tem na cidade tem um cruz gigante que é iluminada a noite. Alguém na época contou que o Baby mandou construir a cruz porque uma vez estava chegando lá a noite com tempo ruim e o piloto teve dificuldade em achar a cidade e a pista de pouso, a cruz iluminada a noite seria um ponto de referência. Obrigado pela história! Um abraço
Tive o privilégio de viajar, como funcionário da Varig, neste avião mtas vezes.....inclusive uma viagem especial foi de Manaus a Recife - decolando as 08 e chegando a Recife as 20h....c várias paradas.....Mas, só de ouvir o CV do Electra aí cansei. Avião guerreiro esse!!!!
Me lembro quando criança, quando vi pela primeira vez um Electra no Aeroporto da Pampulha, em BH. Na metade da década de oitenta, eu morava em Copacabana no RJ, e ainda testemunhei os vôos e desse maravilhoso avião, quando após suas decolagens do Aeroporto Santos Dumont, passava rasante sobre os prédios, fazendo seus 4 turboélices Allison 501-D13 de 3 750 hp (2 800 kW) cada, produzirem uma trilha sonora inesquecível. Parabéns Lito!
Percebe-se notadamente neste video a paixao de Lito pela aviacao e, particularmente pelo Electra, a ponto de levantar a " VIDA PREGRESSA " desse aviao em especial, muito legal, merece 10 likes mas nao e possivel... saudacoes aeronauticas sempre !!!
O Lito se apresenta com a já famosa frase: "senta que lá vem história" Mas, se escrevesse, a frase seria "senta que lá vem História". Um trabalho magnífico de conhecimento técnico, de vivência profissional, de apuro na edição, na apresentação, etc. Fantástico!
cheguei por uma historia sobre aviacao, e recebi de brinde uma pesquisa minuciosa de um personagem (e sua respectiva historia) q ate entao desconhecia. tu é brabo lito!
Lito, faz um vídeo aí pra gente do TAM 3804 que pousou em uma fazenda de SP. Dizem que o piloto da TAM foi tão foda quanto o piloto do US 1549 do rio hudson .
Sem palavras! Trouxe a história, praticamente, completa do tão famoso Lockheed Electra e, ainda, a história muito curiosa de Francisco Matarazzo Pignatari que merece sim, até um filme! Parabéns pela pesquisa! Parabéns!
Vi uma foto interna numa Playboy de 1975 ou 76, que trazia uma interessante reportagem sobre aviões executivos. Sorry, não lembro quem era a coelhinha da capa...
Na minha opinião, é um dos mais bonitos da história da aviação. Quando pequeno, me mudei para o Catete no Rio de Janeiro e pude acompanhar os últimos anos dele na Ponte Aérea.
Lito sempre com historias incríveis. Baby, fundou uma mina no interior da Bahia ja tem uns 50 anos, a Caraíba Metais no município de Jaguarari-BA, essa mina ainda esta ativa e, é uma cidade completa.
Valeu avião com uma bonita estória, não entendo nada de avião mais gosto de ouvir uma boa estória obrigado pela postagem boa tarde
5 ปีที่แล้ว +110
Sempre me intrigou a História do Baby, cresci brincando em uma mansão abandonada na Estrada das Cachoeiras em São Paulo, depois de um tempo parece que a Globo arrendou e transformou em set de filmagem. O mais interessante é que ninguem depredava nem invadia o interior da residencia abandonada brincavamos só no quintal, nem mesmo roubavam, pois diziam que era do Baby e ele sempre foi muito bom com todos. Nunca soube se realmente pertenceu a ele ou se era apenas uma lenda urbana.
Conheci este avião por dentro ele ficou por vários anos estacionado em frente ao hangar da Varig em São Paulo, onde eram feitas a manutenção dos HS-748 - Avro e FH-22B ,entrei na Varig no ano de 1972 - parabéns pela historia
Que vídeo incrível! Fico imaginando o trabalho para levantar todos esses dados. Deu saudade de voar no Electra pela ponte da Varig no final de semana. Lembro que tinha uma promoção, que a gente só pagava uma perna, desde que saísse de SP no sábado de manhã e voltasse no domingo até às 18 hs. Eu adorava, aquela salinha da parte traseira da aeronave, bons tempos da ponte aérea.
Lito, fica a sugestão: caso Rosswell. Contado por você, talvez até seja sem graça, pois não vai colocar os "achismos fantásticos", mas sua galera gosta de saber a parte sensata das histórias!
Fantástica dissertação! Eu o vi muitas vezes em Congonhas nesta época, mas infelizmente não tenho registro do mesmo. Impressionante a quantidade de proprietários que ele teve. Parabéns, Lito!
Lito, quero dar uma sugestão de vídeo. Em 3 de fevereiro de 1959, três grandes músicos da época faleceram em um acidente de avião no estado de Iowa-EUA. Ritchie Valens-17 anos, compositor de Donna e interprete de La Bamba. Big Booper-28 anos, era um dos sucessos do Rock and Roll da época, e era conhecido pelo seu jeitão engraçado nos shows. Buddy Holly-22 anos, cantor e compositor fantástico e inspirou John Lennon para a criação dos "The Beatles" (Os besouros) pois a banda de Buddy era a "The Crickets" (Os Grilos).
Meu pai trabalhou na Varig durante 28 anos e como mecânico de manutenção , trabalhou muito nesses electras, e também em outras aeronaves mais modernas , ficou muito tempo trabalhando no aeroporto de congonhas e depois foi para o Internacional de Guarulhos onde se aposentou.Lembro das apostilas que ele tinha de estudar para aprimoracao de seus conhecimentos técnicos em relação às aeronaves novas que chegavam devido às compras que a Varig fazia .
É verdade Lito, ia passar as férias nas MInas do Camaquã em Caçapava do Sul e era bem assim mesmo, meu tio era engenheiro das minas de cobre. O Cinema era estilo Bar do Velho Oeste, Tinha um clube alto padrão para a época e as casas construídas eram de muita qualidade e beleza. Como pode...fui ver um vídeo do Electra e revivi um pouco da minha própria história, só vc mesmo amigo, que sempre tem todo o entorno da história sobre um avião. Parabéns!!
Oi Lito na época desse Electra do Pignatari eu voava de comissário na Varig, voando Electra e o HS-748, Avro. Na mesma época fazia curso de PP em Marte (Clube Aeronáutico Horacio Lane) e, curiosamente meu treinamento era em dois Piper Cherokee 140 co prefixos PT-DZS e PT-DZR....
Se Marte tivesse a atmosfera da Terra, não duraria muito, já que a falta de um campo magnético forte faria com que a radiação solar removesse a atmosfera com o tempo. É mais fácil falar sobre Titã, já que a gravidade lá é bem menor e a atmosfera mais densa que a nossa, inclusive a NASA vai mandar um drone pra lá!
Na época de 70 eu viajava, pela Ponte Aérea São Paulo - Rio todo final de semana com o Electra. Agora, fala verdade, depois desta estoria, confirma que este avião é um Jeep. Um verdadeiro ícone.
Não sei como demorei tanto tempo para assistir esse vídeo, sou de Santana da Boa Vista - RS, minha cidade fica a uns 40 km das minas do camaqua, localidade que pertence a Caçapava do sul, onde esta localizada a casa e todo acervo histórico das minas!!
Tive a oportunidade conhecer (e entrar) nesse Electra no tempo em q ele ficava nos hangares da Varig. Acompanhado por um mecânico da companhia, pude conhecer e me impressionar com o seu interior. Faz tempo, mas me lembro de cadeiras e sofás, dos móveis em madeira escura e puxadores em detalhes dourados (ouro?), entre outros cuidados. Minha jovem mente, à época, ficou bastante impressionada.
Eu morei nessa mineração perto de Caçapava do Sul, recomendo a quem possa ir até lá que vá é um lugar muito bonito, mas quando morei lá o Baby já tinha falecido, morei lá até o fechamento da empresa em 1996, muitas pessoas que conheceram o Baby falavam muito bem dele.
Fale alguma coisa sobre o processo de repintura dos aviões. Neste caso o avião foi repintado várias vezes, isto não causa diminuição na espessura da carenagem?
Lito, fui da Varig também. Entrei em 1986. Hoje voo um Boeing executivo, chamado de BBJ (Boeing Business Jet). Seria uma historia interessante para seus videos. O que acha?
Eu o conheci os 2 na Laminação Nacional de Metais em Utinga SP. O Baby Pignatari no centro de Pesquisas (Laboratório de análises e controle de qualidade da L.N.M. ) , e o Electra-ll estacionado no seu Aeroporto Particular na L.N. M.,no começo da década de 60. Eu prestava Assistência Técnica nos equiptos. de Raio-x instalado no laboratório de controle de qualidade.Nessa época fiquei conhecendo algumas das histórias do BABY. nessa época ele era casado com a Princesa Ira de Fursteinberg , confesso que me senti tão pequeno diante do cidadão BABY. Quem quebrou à L.N. M. foi o abandono , e falta de Gerência, eu sentia dó das pessoas que lá trabalhavam sem perspectivas nenhuma de sucesso no emprego.
O Electra sem as cores da gloriosa Varig, fica a coisa mais horrível do mundo. Parabéns lito, pelo trabalho e tempo disposto a magia de um gosto sublime, que aproxima pessoas distintas. O amor que sentimos pela aviação
Caraca, que avião querido por tantos não? Mais de 40 anos de história, nossa esse avião merecia estar num museu isso sim!! E que playboy esse Matarazzo hein?? Inacreditável que não tenham livros sobre ele, ainda mais com esse capítulo sombrio após sua morte!! Valeu pelo super vídeo como SEMPRE, Lito e aquele abraço pra você e família! :))
Otimo video!! Lito, seu livro é simplesmente BARBARO!! li num voo de são Paulo a Vancouver com escala em Dallas semana passada - nem dormi! não consegui parar de ler. Você é um escritor excelente1 e o assunto aviação e fascinante. sou de área medica e viajo muito e adoro aviões. Meus favoritos são o Constellation e o 747, que ja voei 22 vezes na rota Santiago - Sydney. Comprei também o livro do Beting 747, maravilhoso também. Parabéns a voce!!!
32 anos gostei muinta essa história que conta o tempo de vida aeronave isso se basear essa época que os aviões de hoje tem mais proporção ao tempo então hoje um 777 o avião que acho mais bem acabado a obra em todo conjunto pode durar em operação uns 90 anos tranquilamente então os a 380 que não vai aver mais produção poderão ser vistos os que existe por mais uns 90 anos ainda. Como todos os vídeos ótima matéria espero que vc consiga a foto de dentro do avião com certeza deve ter sim
Fico impressionado como aqui no Brasil já tivemos (e ainda temos), tantos empresários bem sucedidos! Aqui era pra ser uma grande nação, não fosse a corrupção política!
Marcio Augusto, os politicos brasileiros se vendiam as multinacionais dos EUA para votar leis, que foram verdadeiras cordas de enforcar, para ter privilegios no Brasil.
Meu tio trabalhou para o Baby Pignatari nos anos 60. Sua função era a de auditor.
Curiosamente, o filho mais velho desse mesmo tio trabalhou com o Lito na Varig. Os dois literalmente começaram juntos. O meu primo até chegou a participar da preparação e nos testes feitos nos Electra que foram para o Zaire.
Gostei muito de ver este vídeo sobre o Baby e também sobre esse Electra, cuja história já conhecia.
Mundo pequeno
Nossa cara!! Que top!!!
Parabéns
Grandes figuras, mundo pequeno!
Que legal essas histórias
Litol de parabéns pelo empenho nas histórias
Lito, moro em Poa (RS). Meu pai é de Caçapava do Sul, ele trabalhou nas minas do Pignatari, não só ele, meu avós, tios, bisavós e etc. O Pignatari construiu um município de Caçapava do Sul, chamado Minas do Camaquã, onde lá fica a casa dele e está preservada até hoje, uma casa imensa e linda, onde realmente estão todos os seus móveis preservados, até 2015, na morte desta mulher que dissesse (Não conheço) poderia se fazer visitas dentro da casa, nunca consegui entrar na casa, tentei muito, mas nunca tive oportunidade. Há uns 2/3 anos atrás, tinha uma moradora na "Mina" (Apelido Carinhoso dado pelos moradores de Minas do Camaquã e cidades vizinhas), onde ela que guardava a chave da casa e ia lá quase todos os dias para fazer limpeza e cuidar da propriedade. A "Mina" hoje é um lugar maio que "pacato", onde se vive mais ou menos uns 600/700 habitantes, lá se tem até hoje o Hospital Municipal funcionando, têm as famosas Minas de Carvão e Cobre, onde até 2015 era se possível visita-las. Hoje se tem lá na "Mina" uma empresa criada por (Marcelo Spod), um homem muito rico, mas não sei a sua história. O nome de sua empresa é Minas Outdoor Sports. O objetivo dela é crescer o município. Está empresa criou algumas modalidades lá, para aumentar o público e o turismo. Lá, 2 vezes ao ano se não me engano, têm o festival com o nome da empresa, onde se tem modalidades de Motocross, Canoagem, Tirolesa, dentre outras. Com este evento cresceu muito o turismo do município, e o ajudou a crescer, talvez esteja falando besteira, mas lá se tem a maior tirolesa da América Latina se não me engano. Hoje o turismo lá é aberto para qualquer um, lá se tem instrutor ou guia em todas as aventuras, quem vai para lá tanto pode optar por um belíssimo descanso, como altas aventuras nas modalidades. Nos dias de hoje, a um boato de que a Votorantin (Empresa de Cimentos) quer comprar e reabrir a Mina de Cobre e Carvão. Não sei se isso será possível um dia, mas sei que ajudaria muito o município. Lito, sou muito teu fã cara, me inspiro muito em ti, adoro aviação, irei tentar seguir está carreira. Obrigado por este vídeos sensacionais que tu faz e obrigado por este assuntos esplêndidos e detalhados. Obs: Nunca tinha ouvido este assunto que o Pignatari teve um Electra, isso prova com teu canal é sensacional!
Quando eu vejo esses vídeos eu fico pensando no trabalho de edição e pesquisa..... além da montagem histórica e do texto. Parabéns pelo trabalho, merece o like!
Obrigadinho
Up!
Eu estava pensando a mesma coisa.
@@joaogoffredo Eu tbm
Top
UAUUU!! Eu pensei que seria difícil conseguir material sobre esse avião, mas o Lito conseguiu. Fantástico!!
Meu pai foi contratado pelo Baby para voar este Electra em uma historia no mínimo curiosa. Era comum o baby fretar aviões no RGS para voos em suas propriedades, ao qual gostava de pilotar também. Em um destes voos em que meu pai estava no comando o Baby chegou sob efeito de bebida alcoólica querendo assumir os comandos do voo (como costumeiramente fazia). Isso trouxe um desentendimento entre os dois e meu pai se recusou a voar, onde a partir dai não mais se viram. Tempos depois (voando em outra empresa) ele recebe uma ligação do Baby em pessoa informando que havia comprado um avião e queria que meu velho fosse o piloto ! Meu pai ficou surpreso com a proposta e ainda mais surpreso ao saber que era um Electra com inercial (?) se não me engano, era algo bem robusto e novo na época. No fim ele acabou voando não só o Electra como o DC-3 de propriedade do mesmo. Isso contribuiu enormemente para uma carreira de sucesso na VARIG. Me criei ouvindo esta história. Ele possui um acervo imenso de fotos e já vi foto dele no cockpit deste avião, porém não lembro se há do interior, algo que vou tentar procurar.
que legal
Que história bacana!!!!
Que acervo raro!!!Leva para o Lito ver, cara!!!
Up
muito interessante isso!!!
Se tem um "cara" que pode contar mais histórias que o Lito e o Fernando, sobre aviação mundial, O cara é este ELECTRA. Uma máquina guerreira e com alma !
Eu conheci esse avião por dentro. A mesa de jacarandá era incrível. Esse avião teve um acidente em congonhas onde outro avião bateu nele.
Sempre ouvi falar desse acidente.
A primeira coisa que faço entes dos vídeos é dar um like. Depois os vídeos.
Esse tem história! E que história!
Carregou playboy, atum, evangélicos, ator, água para incêndio... Se o Baby Pignatari merece um livro esse avião merece um também.
Excelente, parabéns!
Mano eu nunca tinha voado de avião, voei mês passado de Curitiba a Manaus, achei o máximo a força que as turbinas fazem para impulsionar a máquina! Top de mais, até filmei. Kkk
Fantástica história, aliás, como todas deste canal! Parabéns!!!!!!!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Mas Bah, Tchê!! Que trabalho de pesquisa, parabéns à equipe!
Aviões e musica., parabens., este senhor é uma ENCICLOPÉDIA ..... nos ilustra de coisas maravilhosas., parabens., continue.......amamos voce.......
Lito, eu gravei o som de um documentário sobre as Minas do Camaquã, em 2008, ficamos 2 semanas por lá. No alto da montanha que tem na cidade tem um cruz gigante que é iluminada a noite. Alguém na época contou que o Baby mandou construir a cruz porque uma vez estava chegando lá a noite com tempo ruim e o piloto teve dificuldade em achar a cidade e a pista de pouso, a cruz iluminada a noite seria um ponto de referência. Obrigado pela história! Um abraço
A riqueza se dissolveu no, mas a história dele segue, graça a pessoas dedicadas igual lito. Parabéns.
Tive o privilégio de viajar, como funcionário da Varig, neste avião mtas vezes.....inclusive uma viagem especial foi de Manaus a Recife - decolando as 08 e chegando a Recife as 20h....c várias paradas.....Mas, só de ouvir o CV do Electra aí cansei. Avião guerreiro esse!!!!
Me lembro quando criança, quando vi pela primeira vez um Electra no Aeroporto da Pampulha, em BH. Na metade da década de oitenta, eu morava em Copacabana no RJ, e ainda testemunhei os vôos e desse maravilhoso avião, quando após suas decolagens do Aeroporto Santos Dumont, passava rasante sobre os prédios, fazendo seus 4 turboélices Allison 501-D13
de 3 750 hp (2 800 kW) cada, produzirem uma trilha sonora inesquecível. Parabéns Lito!
Existe um livro que conta a vida de Baby - "Baby Pignatari - O Centauro De Bronze". Parabéns pelo trabalho.
...AMEI A HISTÓRIA DESTE Electra... "UMA VERDADEIRA Novela"... E POR ISSO MESMO, ME TORNEI MEMBRO DO CANAL, QUE JÁ GOSTAVA MUITO !!!
Quem tem coragem de dar deslike no vídeo do Lito hein?É tão educativo e interessante !!!Já deixei meu like Lito 💟 abç
Percebe-se notadamente neste video a paixao de Lito pela aviacao e, particularmente pelo Electra, a ponto de levantar a " VIDA PREGRESSA " desse aviao em especial, muito legal, merece 10 likes mas nao e possivel... saudacoes aeronauticas sempre !!!
O Lito se apresenta com a já famosa frase: "senta que lá vem história" Mas, se escrevesse, a frase seria "senta que lá vem História". Um trabalho magnífico de conhecimento técnico, de vivência profissional, de apuro na edição, na apresentação, etc. Fantástico!
cheguei por uma historia sobre aviacao, e recebi de brinde uma pesquisa minuciosa de um personagem (e sua respectiva historia) q ate entao desconhecia. tu é brabo lito!
Lito, faz um vídeo aí pra gente do TAM 3804
que pousou em uma fazenda de SP.
Dizem que o piloto da TAM foi tão foda quanto o piloto do US 1549 do rio hudson .
Foi o pouso forçado em birigui?
Seria um ótimo vídeo..
Conversar com o piloto caso ele ainda esteja vivo
Up
Up
Up
up
História legal lito parabéns Electra
Caraca !! Se esse avião falasse teria mta história para contar ❤️❤️❤️
Sem palavras! Trouxe a história, praticamente, completa do tão famoso Lockheed Electra e, ainda, a história muito curiosa de Francisco Matarazzo Pignatari que merece sim, até um filme! Parabéns pela pesquisa! Parabéns!
Faz um vídeo sobre os enjoos que estão ocorrendo no a330Neo que dizem ser problemas no ar condicionado
Up
Up
Como assim?
Não sabia disso
Up
Lito mais uma vez mandando muito bem!!! Showwww!!!
Vi uma foto interna numa Playboy de 1975 ou 76, que trazia uma interessante reportagem sobre aviões executivos. Sorry, não lembro quem era a coelhinha da capa...
Na minha opinião, é um dos mais bonitos da história da aviação. Quando pequeno, me mudei para o Catete no Rio de Janeiro e pude acompanhar os últimos anos dele na Ponte Aérea.
Esse Electra tinha um excelente currículo, praticamente trabalhou em quase todas as partes do mundo. Só prova que era bom no que fazia.
Lito sempre com historias incríveis.
Baby, fundou uma mina no interior da Bahia ja tem uns 50 anos, a Caraíba Metais no município de Jaguarari-BA, essa mina ainda esta ativa e, é uma cidade completa.
o networking desse cara dá inveja em qualquer um.
É o tipo de cara de tomar banho na água dele🤣🤣
Mas isso não importa muito !eles aposentaram o Electra pois ele não tinha detector de DOMO !
@@maisumusuariodoyoutube7052 Whats?
Gabriel Limberger Dá dor de barriga...
Valeu avião com uma bonita estória, não entendo nada de avião mais gosto de ouvir uma boa estória obrigado pela postagem boa tarde
Sempre me intrigou a História do Baby, cresci brincando em uma mansão abandonada na Estrada das Cachoeiras em São Paulo, depois de um tempo parece que a Globo arrendou e transformou em set de filmagem.
O mais interessante é que ninguem depredava nem invadia o interior da residencia abandonada brincavamos só no quintal, nem mesmo roubavam, pois diziam que era do Baby e ele sempre foi muito bom com todos.
Nunca soube se realmente pertenceu a ele ou se era apenas uma lenda urbana.
Os Matarazzo em sua maioria parecem ter tido o mesmo estranho fim, muito estranho para uma familia outrora tão rica!
Pensar que os mais famosos da família hoje são o Suplicy e o filho Supla kkkk
@@Rafael-nq1ymkkkkk pensei o mesmo são os únicos que vem a cabeça
Na cidade onde moro tem um museu com um acervo enorme da família Matarazzo. Inclusive Aviões de pequeno e grande porte estão expostos aos visitantes.
@@FeArcangelo qual sua cidade ? nome do museu ?
Conheci este avião por dentro ele ficou por vários anos estacionado em frente ao hangar da Varig em São Paulo, onde eram feitas a manutenção dos HS-748 - Avro e FH-22B ,entrei na Varig no ano de 1972 - parabéns pela historia
Poxa, quanta pesquisa para fazer um vídeo desses!!! Parabéns!! O like é obrigatório pelo trabalho!! Sucesso!!!
Que vídeo incrível! Fico imaginando o trabalho para levantar todos esses dados. Deu saudade de voar no Electra pela ponte da Varig no final de semana. Lembro que tinha uma promoção, que a gente só pagava uma perna, desde que saísse de SP no sábado de manhã e voltasse no domingo até às 18 hs. Eu adorava, aquela salinha da parte traseira da aeronave, bons tempos da ponte aérea.
Lito, fica a sugestão: caso Rosswell. Contado por você, talvez até seja sem graça, pois não vai colocar os "achismos fantásticos", mas sua galera gosta de saber a parte sensata das histórias!
Fantástica dissertação! Eu o vi muitas vezes em Congonhas nesta época, mas infelizmente não tenho registro do mesmo. Impressionante a quantidade de proprietários que ele teve. Parabéns, Lito!
Lito, quero dar uma sugestão de vídeo. Em 3 de fevereiro de 1959, três grandes músicos da época faleceram em um acidente de avião no estado de Iowa-EUA. Ritchie Valens-17 anos, compositor de Donna e interprete de La Bamba. Big Booper-28 anos, era um dos sucessos do Rock and Roll da época, e era conhecido pelo seu jeitão engraçado nos shows. Buddy Holly-22 anos, cantor e compositor fantástico e inspirou John Lennon para a criação dos "The Beatles" (Os besouros) pois a banda de Buddy era a "The Crickets" (Os Grilos).
"The Day the Music Died", assim batizado pelo hit "American Pie" de 1971...
@@bmarques333 Isso mesmo; essa música é extraordinária e foi escrita por Don McLean, que era próximo ao cantor Buddy Holly.
já tem um vídeo dele falando sobre!
Meu pai trabalhou na Varig durante 28 anos e como mecânico de manutenção , trabalhou muito nesses electras, e também em outras aeronaves mais modernas , ficou muito tempo trabalhando no aeroporto de congonhas e depois foi para o Internacional de Guarulhos onde se aposentou.Lembro das apostilas que ele tinha de estudar para aprimoracao de seus conhecimentos técnicos em relação às aeronaves novas que chegavam devido às compras que a Varig fazia .
Quase 50 ANOS VOANDO!!! INCRIVEL!!!!
É verdade Lito, ia passar as férias nas MInas do Camaquã em Caçapava do Sul e era bem assim mesmo, meu tio era engenheiro das minas de cobre. O Cinema era estilo Bar do Velho Oeste, Tinha um clube alto padrão para a época e as casas construídas eram de muita qualidade e beleza. Como pode...fui ver um vídeo do Electra e revivi um pouco da minha própria história, só vc mesmo amigo, que sempre tem todo o entorno da história sobre um avião. Parabéns!!
Esse Electra trocou mais de dono do que eu troco de roupa kkkkkkkkk
Que história hein?!
Já tava pulando pro final, mds não aguentava mais ele falando várias datas kkkkkkkkk
Esse avião é mais rodado que atriz da Globo, e prato de microondas.
Muito boa essa história.
Na revista flap tem as fotos internas e a história dele só não lenbro se a matéria saiu no ano de 1994 ou1995"
Edição Nº11 de 1972
@@nathanbelizario4899 ótima pesquisa, muito interessante ver as fotos e ler a matéria da época
obrigadooo!
Saudades do Electra. Viajei vc muito nele. O melhor do mundo.
É mais fácil vender um Electra do que um Fiat Marea. 😀
Mentira.. tenho uma 2.4 e posso garantir que é impossivel vende-la kakakakakaka
Será que no futuro o boing 737 Max vai ser um Electra ?
kkk verdade! deve dar lucro para ser revendedor de Electra como faço para ser uma consultora Electra??? kkkkk
Não existe venda dificil, existe preço alto! Quanto vc quer no Marea?
Marea? Cai pro chão que é ALLAHU AKBAR
Oi Lito na época desse Electra do Pignatari eu voava de comissário na Varig, voando Electra e o HS-748, Avro. Na mesma época fazia curso de PP em Marte (Clube Aeronáutico Horacio Lane) e, curiosamente meu treinamento era em dois Piper Cherokee 140 co prefixos PT-DZS e PT-DZR....
Lito, faz um vídeo explicando como seria a aviação em Marte! Como a gravidade de lá se comportaria levando em consideração a atmosfera igual da terra.
ótima idéia
Se Marte tivesse a atmosfera da Terra, não duraria muito, já que a falta de um campo magnético forte faria com que a radiação solar removesse a atmosfera com o tempo.
É mais fácil falar sobre Titã, já que a gravidade lá é bem menor e a atmosfera mais densa que a nossa, inclusive a NASA vai mandar um drone pra lá!
up
Seria interessante
Aeee...histórias fantásticas....show...👐👐👐....parabéns Lito
Lito
Qual seria o avião que está a mais tempo em operação ou que voou mais tempo que se tem notícia? Seria uma boa história
Boeing 707-138B (s/n 17702), matrícula 9Q-CLK como jato comercial, 54 anos em 2014.
@@julio94157 tem algum vídeo dele no TH-cam?
@@julio94157 E aquela que foi/é do ditador/presidente africano?
@@mauriciosergiop2200 sim
Não tenho certeza, mas acho que pode ser o Douglas DC 3, no wikipedia diz que ele opera até hoje com transporte de passageiros e carga.
ta aí um avião que realmente tem uma grande história! Esse foi um grande guerreiro, pena que pode ser que já não está mais entre nos
Lito tinha que entrevistar o Vito Cedrini, deve render uns 10 vídeos só de histórias!
Essa pintura da Air Bridge não me é estranha rsrs
Na época de 70 eu viajava, pela Ponte Aérea São Paulo - Rio todo final de semana com o Electra. Agora, fala verdade, depois desta estoria, confirma que este avião é um Jeep. Um verdadeiro ícone.
Está virando tradição aqui em casa esperar o vídeo do Lito pra gente almoçar e assistir juntos o senta que lá vem história.
Não sei como demorei tanto tempo para assistir esse vídeo, sou de Santana da Boa Vista - RS, minha cidade fica a uns 40 km das minas do camaqua, localidade que pertence a Caçapava do sul, onde esta localizada a casa e todo acervo histórico das minas!!
Não conheço esse tal de baby mais já fiquei fã desse cabra 👏👏👏👏👏
Tive a oportunidade conhecer (e entrar) nesse Electra no tempo em q ele ficava nos hangares da Varig. Acompanhado por um mecânico da companhia, pude conhecer e me impressionar com o seu interior. Faz tempo, mas me lembro de cadeiras e sofás, dos móveis em madeira escura e puxadores em detalhes dourados (ouro?), entre outros cuidados. Minha jovem mente, à época, ficou bastante impressionada.
Saudações Aeronáuticas
Ótimo domingo a todos
Não entendo como que ainda tem gente que dá deslike deve ser invejoso ! Sou fã desse canal !
Estou viciado no canal ,faz mais ou menos dois meses que acompanho, já vir vários vídeos antigos Boa tarde like
Eu morei nessa mineração perto de Caçapava do Sul, recomendo a quem possa ir até lá que vá é um lugar muito bonito, mas quando morei lá o Baby já tinha falecido, morei lá até o fechamento da empresa em 1996, muitas pessoas que conheceram o Baby falavam muito bem dele.
Fale alguma coisa sobre o processo de repintura dos aviões. Neste caso o avião foi repintado várias vezes, isto não causa diminuição na espessura da carenagem?
Esse Lito é um sujeito competente e merecedor de cada like, parabens pelo esforço. Sujeito 1000.
Na revista Flap sobre ele tinha fotos internas.
up
Seria interessante um vídeo com estas fotos, podendo ser uma produção em conjunto.
Achei o pdf da revista que o Marcelo Cosi falou
@@TheSky3Killer upa em algum site e manda o link aqui, por favor.
@@WeslleyMarcosMateus ta no link aí
Uau... Eu tinha entrado na SATA/ RJ.... GIG.. pois é a vida passa rápido.. uma belíssima matéria eu viajei no túnel do tempo.
Lito, fui da Varig também. Entrei em 1986. Hoje voo um Boeing executivo, chamado de BBJ (Boeing Business Jet). Seria uma historia interessante para seus videos. O que acha?
Eu o conheci os 2 na Laminação Nacional de Metais em Utinga SP. O Baby Pignatari no centro de Pesquisas (Laboratório de análises e controle de qualidade da L.N.M. ) , e o Electra-ll estacionado no seu Aeroporto Particular na L.N. M.,no começo da década de 60. Eu prestava Assistência Técnica nos equiptos. de Raio-x instalado no laboratório de controle de qualidade.Nessa época fiquei conhecendo algumas das histórias do BABY. nessa época ele era casado com a Princesa Ira de Fursteinberg , confesso que me senti tão pequeno diante do cidadão BABY. Quem quebrou à L.N. M. foi o abandono , e falta de Gerência, eu sentia dó das pessoas que lá trabalhavam sem perspectivas nenhuma de sucesso no emprego.
Ta parecendo um carro que comprei uma vez, ja teve uns 599 donos e vendi pro primeiro dono dele kkkk
O Electra sem as cores da gloriosa Varig, fica a coisa mais horrível do mundo. Parabéns lito, pelo trabalho e tempo disposto a magia de um gosto sublime, que aproxima pessoas distintas. O amor que sentimos pela aviação
*que chic aparecer em um filme do john travolta!!*
Sensacional!!!!!! Deve ter sido o avião que mais mudou de dono no mundo!!! *_*
Nielson Melo
Lito você se lembra da estória de como este Electra foi embora do Brasil e dele ter sido um "cassino voador"
Caraca, que avião querido por tantos não? Mais de 40 anos de história, nossa esse avião merecia estar num museu isso sim!! E que playboy esse Matarazzo hein?? Inacreditável que não tenham livros sobre ele, ainda mais com esse capítulo sombrio após sua morte!! Valeu pelo super vídeo como SEMPRE, Lito e aquele abraço pra você e família! :))
Putz... arquivo bem detalhado...
Vou pedir pro meu irmão pesquisar no CANADÁ onde mora...inclusive ele trabalha nos Bombeiros lá ok.
up
Up
Ok
Up!
Otimo video!! Lito, seu livro é simplesmente BARBARO!! li num voo de são Paulo a Vancouver com escala em Dallas semana passada - nem dormi! não consegui parar de ler. Você é um escritor excelente1 e o assunto aviação e fascinante. sou de área medica e viajo muito e adoro aviões. Meus favoritos são o Constellation e o 747, que ja voei 22 vezes na rota Santiago - Sydney. Comprei também o livro do Beting 747, maravilhoso também.
Parabéns a voce!!!
O avião conseguiu passar em mais 'mãos' que o dono playboy...
Hahahaha
Vc é um Ícaro , dá asas à nossa imaginação !
Resumo: É uma máquina gigante de lavar dinheiro! Parabéns pelo trabalho.
32 anos gostei muinta essa história que conta o tempo de vida aeronave isso se basear essa época que os aviões de hoje tem mais proporção ao tempo então hoje um 777 o avião que acho mais bem acabado a obra em todo conjunto pode durar em operação uns 90 anos tranquilamente então os a 380 que não vai aver mais produção poderão ser vistos os que existe por mais uns 90 anos ainda. Como todos os vídeos ótima matéria espero que vc consiga a foto de dentro do avião com certeza deve ter sim
Só tava esperando pelo video...👏👏👏👊 senta que la vem história
VOEI EM UM DESSES....SHOW!!! AGORA FIQUEI COM DÓ DESSE....PARECE TER ADQUIRIDO VIDA....UM AVIÃO HEROI...
Eae Lito, vídeo muito bom, obrigado por trazer para nós essa história :)
E foi uma grande surpresa te conhecer na fun fly rsrs
Esse avião tem história de mais, que legal saber esses detalhes.
Faltou o incrivel lance da saida dele 'não autorizada' do Brasil.
up
up
Achei o relato dessa saída "não autorizada", passageirodeprimeiracom/tbt-electra-no-brasil/ tem só que colocar o ponto antes do com, no link ao lado
@@BebelRio2010 Bravo !
O trabalho de pesquisa é forte. Parabéns Lito!
8:53 tão bom nessa hora poder falar EU LI, EU LI!
Parabéns Lito, sempre é bom assistir vídeos que enriquecem o nosso espírito
A história do avião é interessante, mas a de seu dono é infinitamente mais, diante do exposto imagino até se ele não foi assassinado.
Não. Morreu de câncer em 1977.
História incrível
Fico impressionado como aqui no Brasil já tivemos (e ainda temos), tantos empresários bem sucedidos! Aqui era pra ser uma grande nação, não fosse a corrupção política!
Marcio Augusto, os politicos brasileiros se vendiam as multinacionais dos EUA para votar leis, que foram verdadeiras cordas de enforcar, para ter privilegios no Brasil.
Parabéns Lito. Linda história.
Vida longa aos mecânicos de aeronaves, que mantém um avião como esse Electra, tanto tempo em serviço 🖖
Saudações Aeronáutica!
Um avião roda o mundo com incontáveis identidades, incontáveis vestimentas rsrsrs muita história.😍
E a FOX transmitindo o programa da Maisa! 🤦♂️
Programa de verdade é Aviões & Músicas!👏✌👍
Caramba, esse avião merecia um filme...imagina quantas histórias essse electra não presenciou!