Processo Civil: Arguição de Falsidade Documental

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 24 ก.ย. 2024

ความคิดเห็น • 36

  • @gilsilva2505
    @gilsilva2505 7 หลายเดือนก่อน

    Muito excelente sua aula professor Deus te abençoe.

  • @abrahaolincoln3313
    @abrahaolincoln3313 11 หลายเดือนก่อน

    Execelente aula ❤

  • @brunafonseca6382
    @brunafonseca6382 ปีที่แล้ว

    Didática perfeita ! ❤

  • @gustavobarros7680
    @gustavobarros7680 4 ปีที่แล้ว +3

    Apesar das poucas visualizações, essa foi a video aula que mais conseguiu dissecar sobre o assunto de uma forma didática e elaborada por tópicos. Obrigado por ter se disponibilizado a postar esse vídeo, tenho certeza que ajudou a todos que assistiu. Abc. e continue com esse trabalho elaborado de forma virtual.
    você vai longe!

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  4 ปีที่แล้ว

      Obrigado!!

    • @cesarthomazi
      @cesarthomazi 4 ปีที่แล้ว

      Sou aluno das FIJ (Faculdades Integradas de Jahu-SP), e agradeço pela aula! Obrigado, Professor!!!

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  4 ปีที่แล้ว +1

      @@cesarthomazi Obrigado Cesar!! bem vindo ao canal! Em breve colocarei mais vídeos!!

    • @cesarthomazi
      @cesarthomazi 4 ปีที่แล้ว

      @@ProfPeppo já me increve e coloquei pra notificar!!! 🙏🏼

  • @rejanemagalhaes3796
    @rejanemagalhaes3796 4 ปีที่แล้ว +1

    Parabéns pela didática. Perfeito 😍

  • @FENIXDOCERRADO
    @FENIXDOCERRADO 2 ปีที่แล้ว +1

    Parabenizando pela brilhante explanação e já pedindo socorro para uma questão mais complexa. Como se conta o prazo quando o próprio advogado, em fase de execução de sentença, junta contrato de honorários ideologicamente falso. Obviamente o prazo foi perdido. Um novo advogado pode arguir a falsidade fora desse prazo?

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  2 ปีที่แล้ว

      Meu amigo, na minha opinião está precluso! Não vejo possibilidade de nova arguição.

  • @cristianovidal9765
    @cristianovidal9765 2 ปีที่แล้ว +1

    Melhor explicação, único que entrou na questão procedimental.

  • @robertaandrade2725
    @robertaandrade2725 4 ปีที่แล้ว

    Aula Top! Parabéns!

  • @issa2812
    @issa2812 3 ปีที่แล้ว

    Obrigado pelos esclarecimentos.

  • @ricardoblanco3011
    @ricardoblanco3011 หลายเดือนก่อน

    Como sempre uma exelente aula, mas se me permitem gostaria de trazer uma causa atipica, no meu caso, a autora juntou escritura publica de imovel(de 1993) não registrada no RI para prova de propriedade, porem, apos nossa contestação, me dirigi ao cartorio de notas e solicitei certidão da escritura, e pasmem, o cartorio informou por certidão que havia uma nova escritura de retificação e ratificação corrigindo uma linha divisório, feita em 2015, tambem não registrada até a presente data, ( as 2 escrituras ofende o principio da especialidade objetiva), a autora Omitiu esse ato na inicial e na sua replica, a pergunta que faço, essa primeira escritura sendo anulada pela segunda, pode ser considerada documento falso?

  • @weslem.advsilva5009
    @weslem.advsilva5009 2 ปีที่แล้ว

    Ótima aula, obrigado.

  • @compromissoeticoeficiente5602
    @compromissoeticoeficiente5602 2 ปีที่แล้ว

    Professor, no caso de laudo pericial que foi impugnado no prazo, porém o juiz não abriu vistas ao perito alegando que seria protelatório.
    Posteriormente, surge um documento demonstrando que a informação prestada pelo perito era falsa e frontava direito indisponível do indivíduo. Pode nesse caso fazer arguição de falsidade para anulação da sentença?

  • @nelsonguimaraes3314
    @nelsonguimaraes3314 2 หลายเดือนก่อน

    Professor e quando na fase de sentença eu descubro que a procuração do autor para o advogado é falsa, realizei a perícia Grafotecnica judicial por via privada, e o laudo é falso, neste caso perdi os prazos para seguir falsidade pois suspeitei depois qual o procedimento?

  • @derciosaints
    @derciosaints 2 ปีที่แล้ว

    Se puder me ajudar, ficarei mui grato. Fiz um concurso público do qual obtive êxito. No entanto, dois candidatos reprovados (obs.: eles trabalham, como servidores temporários, no Fórum desde 2006 e são casados) entraram na justiça alegando irregularidades no certame. O juiz rapidamente lhes concedeu liminar, o que suspendeu a publicação do RESULTADO FINAL do cargo do qual eu prestei. A banca contestou e o Ministério Público requereu a revogação dessa liminar, mas o juiz - veja só - resolveu dar mais uma chance aos candidatos reprovados. Na réplica, estes enviaram um vídeo de um terceiro candidato (também reprovado), onde dizia que a banca não respondeu ao seu recurso; só que o recurso que ele fez é contra o RESULTADO FINAL. Ora, o RESULTADO FINAL não foi publicado, justamente em virtude da liminar. A intenção deles era dizer que faltou transparência pela banca, quando não respondeu a esse recurso; ou seja, eles querem levar o juiz e o Ministério Público a erro. ISSO PODE SER CONSIDERADO FRAUDE PROCESSUAL/FALSIDADE DOCUMENTAL?

  • @thiagomantovani6858
    @thiagomantovani6858 3 ปีที่แล้ว

    E se o devedor embargante suscitar a falsidade do título executivo, pedindo a declaração como questão principal, o embargado for intimado, mas não impugnar os embargos? É necessária a instauração do incidente num caso desse, em que o embargado foi intimado, mas ficou em silêncio? Ótima explicação!! Gostei muito.

  • @tatianaigomesmachado
    @tatianaigomesmachado 4 ปีที่แล้ว +1

    E se o réu deixar transcorrer um albis o prazo para embargos?

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  4 ปีที่แล้ว

      A exibição seria contra ele? Se for contra ele e ele não apresentar, nem justificar, terá contra si a aplicação da penalidade de confissão quanto à matéria fática relativa aquele documento. Entendi certo sua pergunta?

  • @CybernetGamesOficial
    @CybernetGamesOficial 2 ปีที่แล้ว

    Quando o reu deixa de arguir a falsidade documental e o juiz utiliza o documento como base da sentença, se valendo da presunção de veracidade pode se arguir a falsidade documental no recurso ?

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  2 ปีที่แล้ว

      Teoricamente não, pois seria uma inovação recursal, o que implicaria em supressão de instância. Porém, tudo depende do caso concreto, se houvesse uma justificativa plausível para se verificar a impossibilidade de arguição no momento oportuno! Mas aí é uma bela divagação pra gente especular hahahahahaha!

    • @CybernetGamesOficial
      @CybernetGamesOficial 2 ปีที่แล้ว

      @@ProfPeppo meu caso foi uma divida indevida que cobraram no meu nome aí o banco apresentou um documento falso, meu advogado apenas negou os fatos mas fez meras alegações não pediu arguição de falsidade, nem apresentou o documento verdadeiro que provaria que o outro era falso, o juiz deu a sentença toda pra eles em base nesse único documento. Agora eu preciso recorrer vai ser muito chato um documento falsificado ser responsável por uma sentença condenatória.

    • @CybernetGamesOficial
      @CybernetGamesOficial 2 ปีที่แล้ว

      @@ProfPeppo eu não posso provar que o documento deles é falso na segunda instância? Tipo eu mesmo atestar as provas ou o documento falso passou a ser verdadeiro porque eu não provei na primeira instância que era falso ?

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  2 ปีที่แล้ว

      Meu amigo, então, teoricamente você não poderia fazer a alegação, deveria ter juntado antes. Mas isso é uma questão de validade, acho que você poderia tentar o recurso de qualquer forma, juntando o documento original como documento novo. Porém há um risco bastante grande. Outra possibilidade bastante complicada, mas viável, seria tentar uma ação rescisória após o trânsito em julgado, mas teria que ser muito bem preparada.

    • @CybernetGamesOficial
      @CybernetGamesOficial 2 ปีที่แล้ว

      @@ProfPeppo pois é tá complicado a situação, mas o documento falso é grosseiro tem erros absurdos. É um documento de uma empresa individual com 3 sócios, tá escrito assim lá empresário individual( codigo) e em 3 sócios, empresa individual não tem sócios por lei o documento tá todo errado mas o advogado juntou o meu não arguiu falsidade e o juiz colocou como prova cabal do processo.

  • @juh4781
    @juh4781 2 ปีที่แล้ว

    Eu posso arguir no mesmo processo a declaração como questão principal ou tenho que entrar com outra ação?

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  2 ปีที่แล้ว +1

      Pode no mesmo

  • @laryssamendes6533
    @laryssamendes6533 3 ปีที่แล้ว

    Boa tarde. Tem que ser protocolado nos autos principais ou pode ser em processo em apartado ?

  • @vanessabrandtramos8910
    @vanessabrandtramos8910 4 ปีที่แล้ว

    Muito bom o vídeo!!!! Tem que ser em pedido autônomo/petição própria ou posso pedir dentro da impugnação à contestação que o juiz declare a falsidade por sentença?

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  4 ปีที่แล้ว +1

      Pode fazer na manifestação! Aproveita e se inscreve no canal!

  • @romulosantos4632
    @romulosantos4632 3 ปีที่แล้ว

    Professor existe prescrição para falsidade documental .?

    • @ProfPeppo
      @ProfPeppo  3 ปีที่แล้ว

      Romulo, dentro do processo, podemos falar em preclusão da questão, mas é bastante relativo, uma vez que a própria ação autônoma para a declaração de nulidade de um negócio diante de sua falsidade não teria prazo prescricional. Vale lembrar que o documento falso é considerado inexistente para o Direito.