Com um vídeo desse você espera aprender bastante coisa sobre o motor Wankel, mas acaba aprendendo a história dos motores a combustão de forma geral! no mínimo, incrível, parabéns Murta pelo seu trampo bem feito.
Muitíssimo obrigado pela força, Ricardo! Fico feliz que tenha curtido, de verdade! Se você se sentir a vontade, agradeço se puder compartilhar o vídeo entre seus amigos =) Abração!
Quando fui tentar entender o Funcionamento do motor Wankel, só via elogios, o pessoal falava que a vida útil era baixa, mas nunca entendi o motivo, é a primeira vez que eu ouço falar dessas particularidades dos anéis dele, muito bom o vídeo.
Alta RPM e seus altos conteúdos que nem cursos pagos têm! Rs. Parabéns mais uma vez por mais um conteúdo que tinha a curiosidade de saber, e agora entendo como funciona! Toma aqui meu like.
CD Thorpe É verdade, seria muito interessante saber sobre aquele motor, ficava arrepiado quando o vizinho ligava o caminhão Chevrolet e saia girando alto!!!
Saulo Barros verdade mas o pior que o giro dele é o mesmo do 4 tempos praticamente, mas o som produzido por ele é diferente e da a impressão de que é muito rotativo em relação aos outros
CD Thorpe Rpz, tem certeza? Pq pelo que conheço dos motores diesel de carros pesados são muito "de baixa" tipo máxima de 2500, e já vi uns vídeos de caminhões americanos rodando com quase 4!! Mas tô falando por pura especulação, não tenho certeza da diferença!!! Vlw!!!
Saulo Barros cummins da um pouco mais de rotação, o Detroit Diesel acompanha essa mesma linha tem um pouco maia de rotação em relação aos demais mas nao é nada de absurdo
Murta, você está de parabéns! Eu acompanhei pelo insta o quanto você estudou pra fazer esse vídeo. Esse tipo de conteúdo, pensado, estudado e consequentemente com qualidade, é algo raríssimo de acharmos. Muito obrigado!
Valeu pela força, Adriel! De verdade! Deu muito trabalho, MESMO! Mas ficou bom o resultado =) Se por acaso você se sentir confortável e puder ajudar a divulgar, agradeço demais! Abs =)
Muito bem explicado, parabens!! Eu tenho um Rx-8 e ja estou a 145 mil km sem ter dado problema no motor. Unica coisa que sempre me incomodou foi o sistema de ignicao, que se desgasta muito rapido. Trocava de vela como trocar de cueca ahshshaha, enfim o que acabei fazendo foi trocar cabos, velas e bobinas por um sistema de ignicao de um V8, o que melhorou drasticamente o consumo do carro, antes eu fazia 20 litros por 100km e agora estou a 12 litros por 100km. Na estrada faço 9 litros por 100km, o que mostra que esse carro nao é pra ficar no transito! Se quiser vir fazer um video e experimentar um role de rx-8, te convido a vir passar uns tempos aqui! Parabens pelo trabalho.
60 mil km pra ser o único carro não dá, mas para ser o carro de final de semana e com o ronco que ele tem, tá bom de mais, eu quero, só não tenho a grana kkk, bela aula Murta.
Sempre gostei dos motores rotativos, graças a Deus tenho o meu RX8 hoje, que já passou dos 100k kilometros e ainda me deixa muito feliz quando bate os 9000rpm
Realmente esse motor é vida kkkkkkkk o ronco do 787B é a coisa mais linda e insana de se ouvir mas tudo tem seus prós e seus contras... Vejo diversas preparações monstras no exterior e ja vi que com material forjado de primeira la o motor dura mais que o dobro q o normal, mas tbm é aquilo o investimento é alto mas para quem curte é só alegria ^^ Parabéns Murta pela matéria.
Parabens pela explicação! Fácil de ser assimilada por quem não tem conhecimento... A eficiência do motor Wankel é admiravel, mas nada supera um motor elétrico.... Tanto é que o carro elétrico surgiu antes que os de combustão interna....
eu gosto deste motor pela alta potência especifica e pela eficiência energética melhor que a do ciclo otto, um exemplo era os primeiros motores da mazda na década de 50 que deslocava perto de 650 centimetros cúbicos e já davam 70 hp, o 26 b que foi o maior motor feito pela mazda tinha 4 rotores e produzia mais de 700 hp sem nenhuma indução forçada, tem alguns videos no youtube com rotativos de 6 rotores e o som é maravilhoso, mas por questões de emissão e técnica, exemplificado no video, não foi adotado de forma geral, baita video murta, parabéns !!
Um dia pretendo importar um deste...tem que ter como melhorar um motor destes....sei lá.....uma altíssima taxa de compressão para uma queima mais eficiente.....fazer um rotor tampado ou seja funciona igual os anéis de um pistão porém com uma câmara central assim vedando-a....... galerias de óleo internas para que o atrito possa ser diminuído.....Enfim acredito que pudesse ser melhorado....mas as leis de emissões fora o baixo interesse em desenvolver estes motores...faz com que um dos motores mais eficientes da história possa ser esquecido......um motor que foi banido pela FIA (depois do mazda 787B em le mans) e que tem um dos sons mais orgasmiscos que se pode ouvir.....valeu cara por ter falado deste motor....
Meu, um cara jovem, super dinâmico e descolado com as palavras... Parabéns!! Fiquei impressionado com as informações e exemplos em uma aula que faria um leigo entender e ainda trouxe informações para os mais experientes tmb! Abraço!
Fala Murta, blz! Você emite certificado? Caraca velho, foi uma aula cara!!! Realmente, o motor Wankel é uma excelência da engenharia, mas não teve a devida atenção no desenvolvimento e acabou ficando na era dos "ineficientes"... Seria top ele montado num híbrido e queimando etanol. Um Green Wankel abraços e parabéns mais uma vez!!!
Agora murta vc devia fazer um vídeo fazendo sobre o motor boxer, falar sobre a diferença entre boxer e flat, falar sobre eficiência, defeitos... vlw murta ficou show o vídeo e a explicação
Félix Wankel foi um gênio pouco reconhecido e valorizado na sua época. Tudo que revoluciona, a depender do cartel acaba sendo boicotado. Márcio, gostaria de te pedir, caso seja possível e vc tenha interesse em abordar o assunto, que vc falasse sobre os novos motores Infiniti com compressão variável. Estudei um pouco do assunto e fiquei impressionado com a complexidade do avanço tecnológico atual. Se for pedir demais, faz também um vídeo falando sobre a tecnologia antiga que utilizava eletroímãs para acionamento das válvulas de admissão e escape. Grande abraço!
Ainda no quesito Wankel, os Mazda RX7 a galera faz umas preparações da NASA. kkkk... Motor 1.3 preparado e turboalimentado que fica monstruoso. Tem uns vídeos aqui no TH-cam que demonstra a monstruosidade que conseguem fazer com ele. kkkkk...
cara, ele é bom dinamicamente, mas fisicamente é um desafio de se manter, pela forma como funciona, um motor que comprime e expande ao mesmo tempo gasta muita energia pra isso, fica mais potente, mas o gasto de energia torna o motor pouco usual
Amigo, bem vindo ao mundo real. Todas as inovações não se popularizam da noite para o dia, por questões de projeto falho, e por questões econômicas, pois a peças não são fabricadas em larga escala. O mesmo acontece com os carros elétricos, ou vc nunca pensou em fazer um carro movido a uma pilha gigante? kkkk
Tenta achar algo sobre o motor Saab com taxa variante e outro que a GM engavetou que usa altíssima taxa de compressão onde as velas só eram usadas em período de aquecimento e após isso a ignição era desativada e o motor seguia com detonações por compressão (semelhante ao ciclo diesel).
Brilhante Murta. Você conseguiu passar o conceito do motor Wankel de maneira simples e didática. Apenas um pequeno reparo, como Wankel é um sobrenome alemão, a pronúnica é Vankel com "a" aberto. Mas isso é só um detalhe, de resto parabéns!
Excelente video. Apenas discordo do motor ser 3.9. Em 21:14, concordo que ocorrem 3x admissões de ar por volta do rotor, mas deve lembrar que o eixo principal também gira 3x mais que o rotor, então sendo assim da elas por elas e o motor continua sendo 1.3. Abraço!
Muito bacana a explicação. Eu que não sou mecânico e muito menos engenheiro, pela explicação inicial do funcionamento do motor rotativo, já tinha percebido que era um motor beberrão. Parabéns pelo vídeo e canal!!!
Na batalha pra fazer o melhor, sempre =) Obrigado pela consideração, de verdade. Agora tô tentando divulgar pro máximo de pessoas possíveis hahahaah! Aceito ajuda! =P Abs!
Vou compartilhar seu canal tmb, é um dos poucos que tem paciência para explicar de verdade o funcionamento mecânico dos carros, e sem usar um linguagem técnica, que dificultaria muito o entendimento em geral.
Tem uma grande polêmica nessa história... O carro em questão tinha peso fora dos padrões... Era muito mais leve que os demais, o que causou uma certa polêmica vindo a banir a Mazda das Le Mans
se o carro era tao pica pq as outras marcas nao desenvolveram motores semelhantes e assim evoluindo a eficiencia do motor e se tornando o padrao de competiçao
@@EORicas na formula 1 já foram banidos várias tecnologias inovadoras, acontece por vários motivos, pode ser por ser muito distante e as outras equipes não poderem acompanhar, por não ser aplicável nas ruas, etc
É um prazer ajudar com informações, Marcio! Obrigado pela força! Se você se sentir à vontade, ajudaria muito se você pudesse repassar o vídeo para um ou outro amigo, para ajudar a divulgar =) Abração!
ÓTIMA EXPLICAÇÃO, ME PARECE QUE O EIXO DO ROTOR TEM O MESMO PRINCÍPIO DO MOTOR RADIAL, É ISSO MESMO? AGORA ACHO QUE A FALTA DE EVOLUÇÃO DELE FOI MAIS PRECONCEITO DO QUE OUTRA COISA.
ALTARPM - Nós que agradecemos por compartilhar conhecimento com a gente. Gostaria de saber se vc já fez algum vídeo sobre layout de componentes no cofre do motor. Tem carro por exemplo que não dá pra turbinar por falta de espaço? Pergunto por que pretendo em breve comprar um outro carrinho para o dia-a-dia, e começar a brincar com o meu atual, um Sandero D4d (1.0/16V). Conjecturando trocar o motor pelo K4M (1.6/16V) ou mesmo o F4R (2.0/16V), e também turbinar. Algo que fique pouco acima dos 200cv, e torque acima de 30. Enfim... fica a dúvida sobre a viabilidade. Abraço!
A criatividade do brasileiro mostrando seu valor. Na falta de um motor de verdade, vamos montar um mock-up de papelão para mostrar para a galera. Nota 10.
Video maravilhoso! Só a maquete ficou a desejar, mas a explicação foi perfeita e supriu essa lacuna! Desmistificou o motor Wankel para mim! Não tinha conhecimento de que ele queimava óleo para evitar má vedação!
Ótimo vídeo murta, me lembro bem do meu professor de mecânica que era japonês explicando sobre esse motor pra gente. E claro o mais interessado era eu kkkkkkkk. Abraços
Esse motor é muito foda, e se reuni-se vários engenheiros pra tentar melhorar esse motor, e corrigi-se todas as falhas dele, esse iria ser o motor perfeito
Muito bom o vídeo!! Bem explicado. E Murta, já pensou em fazer um vídeo explicando os roncos dos motores?? Tipo a diferença de um V8 americano e um V8 da Ferrari.
Um dos videos mais esclarecedores sobre os mitos sobre os contras desse motor , estudado e com argumentos . Curti essa critica e acabo decidindo uma duvida que tinha . Obrigado . ate a presente data tenho um desses parado . Valew .
Uma dica: a válvula de admissão não fecha totalmente durante a fase de compressão. Isso faz, a despeito da perda de potência, com que o pistão sofra menos perda por bombeamento nesta fase. O motor gira mais "livre "
Boooa!! Murta, faz um vídeo sobre curva de potência e torque, incluindo comparações entre carro aspirado e turbo (que tem o torque disponível mais cedo, desmistificando a ideia de apenas avaliar os valores númericos). Muita gente não entende direito como eles funcionam e um vídeo desses as ajudaria na compreensão de como se comporta o motor de um carro e como saber interpretar esses dados para tirar o melhor proveito possível deles! Valeu
Muito boa sua fala sobre a dificuldade de conhecimento dos materiais e suas características. Estou inscrito e bastante satisfeito. Parabéns pelos vídeos. Um abraço do Rio de janeiro
Cara, mais um vídeo sensacional! Esse eu demorei 2 dias para assistir hahah conforme ia conseguindo uma folga eu ia assistindo, curto assistir no momento que faço um lanche antes da facul hahahahhah Abração!
Ah, um adendo: os donos dizem que a cada 1000 km tem de completar o nível. Mas há quem diga que a cada tanque cheio deve-se completar. Ou seja, praticamente um 2 tempos moderno...
@@janjaboyvasconcelos5037, se não completar o óleo no AP ele continua rodando tranquilo, só pode abusar. No caso do Wankel ele fica LITERALMENTE seco se não completar a cada 1000 kms. Tendeu?
Faltou só um ponto positivo, mano do céu como a sinfonia desse motor é maravilhosa o som do motor enchendo tem uma reverberação, como se o carro estivesse dentro de uma caverna... Me faz arrepiar todo, acho esse o som de motor mais lindo da história fica pau a pau com o som de um V8 de formula 1. Excelente vídeo parabéns
Valeu a força, Everton! Se você se sentir a vontade com a , agradeço se puder compartilhar o vídeo com o pessoal =) Assim que puder, faço um vídeo explicando o V-TEC Abs!
Realmente e um motor muito forte,ja tive um Mazda Rx8 type E de 2 rotor,ele tem uma perfomance muito boa comparando com um motor 2.0 sendo supostamente um “1.3 “... Mas o maior problema dele e desgaste das laminas de vedação e desgaste da parede do motor,com a falta de queima do combustível começa acumular gasolina sem queimar no motor e de quebra as velas ficam ruim e as vezes ficamos minutos tentando dar partida no motor,forcando motor de partida e rolando esse desgaste tambem e fora a queima de óleo que cada 3 mes eu nao fazia a troca de oleo e sim adicionava oleo porque abaixava o nivel e consumo de combustível e muito alto!! Mas uma coisa eu falo,imagina um motor que te entrega potência rapido,e nas trocas de marchas rotação nao abaixa e o melhor de tudo o som que esse motor produzi!!
caramba... imaginar um motor convencional com pistões é bem simples, tu tem as explosões e precisa de um sistema que as converta em rotação, se pedisse isso pra uma pessoa qualquer, sem qualquer formação mecânica, provavelmente faria um modelo de natureza semelhante ao que temos hoje (isso obviamente sem considerar toda a parafernalha necessária pra manter isso funcionando, somente o básico de converter a energia das explosões em rotação), já esse motor rotativo, tem duas opções que eu considero, uma, esse wankel tava projetando qualquer outra coisa que usava um triângulo fora de centro, quando percebeu (na cagada) que esse sistema podia ser usado pra converter explosões em rotação. e a segunda alternativa é que ele era uma pessoa diferenciada com um QI sobrehumano, com um dom absurdo para engenharia mecânica, digo isso porque é um motor que imagine tu, no lugar dele, projetar uma forma de converter explosao em rotação, de onde que tu ia tirar um triângulo fora de centro com uma câmara de combustão em formato de 8? é MUITO complexo, a versão que mais me faz sentido é a primeira kkkk
Amigo, esse motor movido a pistões só é óbvio pq nós convivemos com isso. Para quem idealizou o projeto, teve que bater a cabeça milhares de vezes até chegar a alguma coisa parecida com o que vemos hoje. Esse nosso motor só é desse jeito, pq outras pessoas pensaram em melhorias, e pesquisaram formas, resistência de materias, e atrito entre as peças para que pudéssemos ter o melhor rendimento. E ao que parece, foi uma equipe de pessoas que pensaram em tudo isso. O Wankel deveria ser um cara que pensava fora da caixinha, pois ele já deveria ter alguma ideia desde o começo, ou foi financiado desde o começo para fazer algo diferente da concorrência kkk
Se esse motor tivesse sido inventado antes, do motor de pistões comuns, teria sido desenvolvido melhor, mas infelizmente nós temos a péssima mania de melhorar as coisas e não de fazer algo diferente, mas vamos que vamos
pow mas se o 4 tempos tinha muitas avarias e vingou.. acho que o rotativo tambem teria chance de evoluir.. mas como vc disse nao tem tantas partes moveis.. trocar vedação acho que é uma das coisas mais faceis pra se fazer em um motor sla.. sinto cheiro de boicote da industria 4 tempos.. quanto mais peça pra quebrar.. melhor pra eles!
Na verdade acho amigo quem iria perde e muito era a industria de auto peças, afinal o motor atual quando se vai fazer olha a quantidades de peças que temos que compra fora a retifica e concordo com vc se um motor do ano la de 900 e me esqueci é rapido e xom poucas peças, poderia sim ser aperfeiçoado, mas sabemos a perda das indústrias poderosas ne.
Pura verdade, o pior foi evoluir muito mais peças nos arcaicos cilindros, e sobre a questão de ter que queimar óleo para lubrificar também acho que pararam no tempo de bobeira, se os anéis de segmentos também precisam ser constituidos de material que diminua os atritos e criaram os raspadores de óleo, então não vejo porque não evoluiram estas laminas nas pontas destes triangulos como num barbeador G2 kkkk , e nas paredes ovais que melhorassem o material.
muito obrigado, esse vídeo me ajudou e está me ajudando na minha feira de física da minha escola, o meu trabalho é criar 2 ou 3 motores, o clássico V8, um 6cc em linha e um horizontal (fusca, porscher). Precisava falar sobre trabalho e conversação de energia e graças ao seu vídeo estou podendo criar minha apresentação Valeu cara me ajudou bastante
Opa Tudo bem e Murta Como é que é o nome do cara do alto RPM cara olha só mortal do Darth Vader Gol Black como é que é Dark Side of the power né cara quem tem um Mazda é o Anderson S Jack da Etec aquele negócio do Google sabe não é Jaque Dik Dik Anderson aqui mas vamos lá então vai dar sua gata o Anderson tem um mas dá amarelo que era verde e ele trouxe um outro motor dos Estados Unidos um desses rotativo aí até hoje eu passei na oficina lá do Diogo da RC Racing que é irmão do Christian da fiotec só que o Diogo tava viajando tá tirando as férias com a família com a filhinha dele com a mulher mas eu vou falar com o Anderson no Velopark ali e vou perguntar para ele se tem alguma alguma biografia porque a semana passada morreu e a coca né na verdade mesmo mês passado quando é que foi o e a coca da i a coca que fez o Mustang né da da Ford Motors Então me falaram que tem a biografia dele né Agora eu vou procurar a biografia do Félix Valentin deve ter deve ter algum lugar aí português vai ser meio difícil achar a Então tá amor tá Um abraço para ti e dá um casal lá no nosso Instagram lá na sul Racing motorsport a última linha de defesa da heterossexualidade no automobilismo e no TH-cam
Ao meu ver, primeiramente parabéns pela explicação, ele è um tipo de motor ainda 4 tempos, porém a admissão, compressão, combustão e escape, ocorre de forma diferente dos de pistões em linha reta, ele ganha com isso em força e tamanho físico, è um bom motor, não conhecia, porém deve haver algo que o inviabilize de ser empregado em larga escala, mas è um bom projeto a ser aprimorado.
Não esqueci, Charles... Eu só publico os vídeos por volta de 10h da manhã. Só que como estou em gravação hoje, já deixei algumas coisas prontas previamente - como deixar na capa do canal, por exemplo =) Abs
AE PORRA LEMBROU DO GLIMGLIMGLIM \O\ fiz questão de esperar chegar em casa pra assistir, deu uma coceira de deixar rolando e ouvindo no trampo, mas esse eu queria prestar muita atenção \o\
Muito interessante essas informações. Um dos grandes problemas dos sistemas à vapor é seu baixo rendimento térmico. Outra coisa: vamos trocar o termo virabrequim por árvore de manivelas,
Com um vídeo desse você espera aprender bastante coisa sobre o motor Wankel, mas acaba aprendendo a história dos motores a combustão de forma geral! no mínimo, incrível, parabéns Murta pelo seu trampo bem feito.
Muitíssimo obrigado pela força, Ricardo! Fico feliz que tenha curtido, de verdade!
Se você se sentir a vontade, agradeço se puder compartilhar o vídeo entre seus amigos =)
Abração!
Parabéns pela maquete em papelão!!! Genial!
haahahhah valeu, Thalis! =)
Murta é a reencarnação de Pablo Picasso.. Além de pintor, entre as muitas outras funções também era inventor. hahaha
Nas parte móveis ele deveria passar durex : )
Claro pessoa se vira com k qui tem
Quando fui tentar entender o Funcionamento do motor Wankel, só via elogios, o pessoal falava que a vida útil era baixa, mas nunca entendi o motivo, é a primeira vez que eu ouço falar dessas particularidades dos anéis dele, muito bom o vídeo.
Show! Fico feliz em ter ajudado um pouco mais, Yuri! Valeu por participar!
Abs!
Você deveria cobrar essa aula. Simplesmente sensacional. Aprendi mais aqui do que em um ano estudando física!
Alta RPM e seus altos conteúdos que nem cursos pagos têm! Rs. Parabéns mais uma vez por mais um conteúdo que tinha a curiosidade de saber, e agora entendo como funciona! Toma aqui meu like.
Muito obrigado pela força!! Estamos aí para agregar!! Fico feliz pra caramba com a participação!
Abs!
na época 50/60 esse motor era muito demonstrado nas revistas técnicas e de automobilismo, porém só vim a entendê-lo pelo seu vídeo! gratíssimo.
Fala sobre o sistema de 2 tempos do motor a Diesel da Detroit diesel
CD Thorpe É verdade, seria muito interessante saber sobre aquele motor, ficava arrepiado quando o vizinho ligava o caminhão Chevrolet e saia girando alto!!!
Saulo Barros verdade mas o pior que o giro dele é o mesmo do 4 tempos praticamente, mas o som produzido por ele é diferente e da a impressão de que é muito rotativo em relação aos outros
CD Thorpe Rpz, tem certeza? Pq pelo que conheço dos motores diesel de carros pesados são muito "de baixa" tipo máxima de 2500, e já vi uns vídeos de caminhões americanos rodando com quase 4!! Mas tô falando por pura especulação, não tenho certeza da diferença!!! Vlw!!!
Saulo Barros cummins da um pouco mais de rotação, o Detroit Diesel acompanha essa mesma linha tem um pouco maia de rotação em relação aos demais mas nao é nada de absurdo
CD Thorpe Entendi!!!
Acabei de conhecer o motor rotativo, e cheguei no seu vídeo, Parabéns cara, muita história em um vídeo de 24 minutos. Conteúdo excelente 👏👏👏
Murta, você está de parabéns! Eu acompanhei pelo insta o quanto você estudou pra fazer esse vídeo. Esse tipo de conteúdo, pensado, estudado e consequentemente com qualidade, é algo raríssimo de acharmos. Muito obrigado!
Valeu pela força, Adriel! De verdade! Deu muito trabalho, MESMO! Mas ficou bom o resultado =)
Se por acaso você se sentir confortável e puder ajudar a divulgar, agradeço demais!
Abs =)
Com certeza Murta! É mais que um prazer divulgar conhecimento e conteúdo de qualidade!
Muitíssimo obrigado, de verdade!
Com uma explicaçao excepicional com essa, quem deu dislike e fã boy que nao aceita os defeitos. Mesmo com os "defeitos" ainda e uma ideia brilhante.
Fala Sobre Os Motores Boxer Motores Refrigerados A Ar
Incrível como esse cara é tão técnico...
Meus parabéns
Mano, vc foi foda
Acredito que poucas pessoas conseguiriam explicar o funcionamento desse rotor tão bem como vc
Parabéns!!!
Obrigado pela força!!!
Muito bem explicado, parabens!! Eu tenho um Rx-8 e ja estou a 145 mil km sem ter dado problema no motor. Unica coisa que sempre me incomodou foi o sistema de ignicao, que se desgasta muito rapido. Trocava de vela como trocar de cueca ahshshaha, enfim o que acabei fazendo foi trocar cabos, velas e bobinas por um sistema de ignicao de um V8, o que melhorou drasticamente o consumo do carro, antes eu fazia 20 litros por 100km e agora estou a 12 litros por 100km. Na estrada faço 9 litros por 100km, o que mostra que esse carro nao é pra ficar no transito! Se quiser vir fazer um video e experimentar um role de rx-8, te convido a vir passar uns tempos aqui! Parabens pelo trabalho.
60 mil km pra ser o único carro não dá, mas para ser o carro de final de semana e com o ronco que ele tem, tá bom de mais, eu quero, só não tenho a grana kkk, bela aula Murta.
Eu adoraria ter um também!!
Sempre gostei dos motores rotativos, graças a Deus tenho o meu RX8 hoje, que já passou dos 100k kilometros e ainda me deixa muito feliz quando bate os 9000rpm
Explicação muito boa Alta RPM sendo Alta RPM parabéns pelo trabalho 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Valeu pela força! Fico feliz que tenha curtido =)
Abração!
Eu como um fã da mecânica 13B Mazda gostei muito da explicação parabéns mais uma vez
\o/
Realmente esse motor é vida kkkkkkkk o ronco do 787B é a coisa mais linda e insana de se ouvir mas tudo tem seus prós e seus contras... Vejo diversas preparações monstras no exterior e ja vi que com material forjado de primeira la o motor dura mais que o dobro q o normal, mas tbm é aquilo o investimento é alto mas para quem curte é só alegria ^^
Parabéns Murta pela matéria.
Wankel é vida. Hahahaha.
O ronco do 787B é insano. Mas como tudo no mundo. Tudo não terás. Sempre se ganha de uma lado e se perde de outro.
Mais ou menos nessa linha! =)
Abração!!
787b o mito japonês
Parabens pela explicação! Fácil de ser assimilada por quem não tem conhecimento... A eficiência do motor Wankel é admiravel, mas nada supera um motor elétrico.... Tanto é que o carro elétrico surgiu antes que os de combustão interna....
Mano aprendo muito com vc, parabéns e muito obrigado. Gostaria muito que vc fizesse um video sobre os motores 1Jz e 2Jz.
eu gosto deste motor pela alta potência especifica e pela eficiência energética melhor que a do ciclo otto, um exemplo era os primeiros motores da mazda na década de 50 que deslocava perto de 650 centimetros cúbicos e já davam 70 hp, o 26 b que foi o maior motor feito pela mazda tinha 4 rotores e produzia mais de 700 hp sem nenhuma indução forçada, tem alguns videos no youtube com rotativos de 6 rotores e o som é maravilhoso, mas por questões de emissão e técnica, exemplificado no video, não foi adotado de forma geral, baita video murta, parabéns !!
Um dia pretendo importar um deste...tem que ter como melhorar um motor destes....sei lá.....uma altíssima taxa de compressão para uma queima mais eficiente.....fazer um rotor tampado ou seja funciona igual os anéis de um pistão porém com uma câmara central assim vedando-a....... galerias de óleo internas para que o atrito possa ser diminuído.....Enfim acredito que pudesse ser melhorado....mas as leis de emissões fora o baixo interesse em desenvolver estes motores...faz com que um dos motores mais eficientes da história possa ser esquecido......um motor que foi banido pela FIA (depois do mazda 787B em le mans) e que tem um dos sons mais orgasmiscos que se pode ouvir.....valeu cara por ter falado deste motor....
Meu, um cara jovem, super dinâmico e descolado com as palavras... Parabéns!! Fiquei impressionado com as informações e exemplos em uma aula que faria um leigo entender e ainda trouxe informações para os mais experientes tmb! Abraço!
Fala Murta, blz! Você emite certificado? Caraca velho, foi uma aula cara!!! Realmente, o motor Wankel é uma excelência da engenharia, mas não teve a devida atenção no desenvolvimento e acabou ficando na era dos "ineficientes"... Seria top ele montado num híbrido e queimando etanol. Um Green Wankel abraços e parabéns mais uma vez!!!
Muitíssimo obrigado pela força, Bruno! Fico feliz que tenha curtido =)
Abração!
Mas o certificado?
Vc fez um papelão muito didático!!! Pena não termos estes motores no Brasil
Agora murta vc devia fazer um vídeo fazendo sobre o motor boxer, falar sobre a diferença entre boxer e flat, falar sobre eficiência, defeitos... vlw murta ficou show o vídeo e a explicação
TEm um vídeo já no canal falando sobre diferenças de boxer, flat..: th-cam.com/video/SV03D0Zs2TY/w-d-xo.html
Abs
primeiríssima vez q ouço falar sobre o motor rotativo, curti muito a explicação e já vou pesquisar mais a respeito. Grato!
Félix Wankel foi um gênio pouco reconhecido e valorizado na sua época. Tudo que revoluciona, a depender do cartel acaba sendo boicotado. Márcio, gostaria de te pedir, caso seja possível e vc tenha interesse em abordar o assunto, que vc falasse sobre os novos motores Infiniti com compressão variável. Estudei um pouco do assunto e fiquei impressionado com a complexidade do avanço tecnológico atual. Se for pedir demais, faz também um vídeo falando sobre a tecnologia antiga que utilizava eletroímãs para acionamento das válvulas de admissão e escape. Grande abraço!
Ainda no quesito Wankel, os Mazda RX7 a galera faz umas preparações da NASA. kkkk... Motor 1.3 preparado e turboalimentado que fica monstruoso. Tem uns vídeos aqui no TH-cam que demonstra a monstruosidade que conseguem fazer com ele. kkkkk...
O msm que aconteceu com tesla
cara, ele é bom dinamicamente, mas fisicamente é um desafio de se manter, pela forma como funciona, um motor que comprime e expande ao mesmo tempo gasta muita energia pra isso, fica mais potente, mas o gasto de energia torna o motor pouco usual
Amigo, bem vindo ao mundo real. Todas as inovações não se popularizam da noite para o dia, por questões de projeto falho, e por questões econômicas, pois a peças não são fabricadas em larga escala.
O mesmo acontece com os carros elétricos, ou vc nunca pensou em fazer um carro movido a uma pilha gigante? kkkk
Oi sabe ce tem alguma biografia do do Felix wankel
Murta vc tá se tornando um monstro do youtube na área automotiva, parabéns pelo esforço e dedicação abrç...
Tenta achar algo sobre o motor Saab com taxa variante e outro que a GM engavetou que usa altíssima taxa de compressão onde as velas só eram usadas em período de aquecimento e após isso a ignição era desativada e o motor seguia com detonações por compressão (semelhante ao ciclo diesel).
Brilhante Murta. Você conseguiu passar o conceito do motor Wankel de maneira simples e didática. Apenas um pequeno reparo, como Wankel é um sobrenome alemão, a pronúnica é Vankel com "a" aberto. Mas isso é só um detalhe, de resto parabéns!
Muito didático. Parabens Murta!
Obrigado! =)
Ótima explicação, vc tem a senha do assunto 👏👏👍
Deu pra entender melhor sobre o motor Wankel
Excelente video. Apenas discordo do motor ser 3.9. Em 21:14, concordo que ocorrem 3x admissões de ar por volta do rotor, mas deve lembrar que o eixo principal também gira 3x mais que o rotor, então sendo assim da elas por elas e o motor continua sendo 1.3. Abraço!
Muito bacana a explicação. Eu que não sou mecânico e muito menos engenheiro, pela explicação inicial do funcionamento do motor rotativo, já tinha percebido que era um motor beberrão. Parabéns pelo vídeo e canal!!!
Murta sempre, trazendo conteúdo de muita qualidade
Na batalha pra fazer o melhor, sempre =)
Obrigado pela consideração, de verdade.
Agora tô tentando divulgar pro máximo de pessoas possíveis hahahaah! Aceito ajuda! =P
Abs!
Vou compartilhar seu canal tmb, é um dos poucos que tem paciência para explicar de verdade o funcionamento mecânico dos carros, e sem usar um linguagem técnica, que dificultaria muito o entendimento em geral.
Não são anéis de vedação mas réguas de vedação.
Excelente explicação.
Existem sistemas de reaproveitamento de combustível não queimado.
Em 1991 esse motor assombrou ganhando as 24H de Le Mans ele é realmente potente
Positivo!
tanto é q o mazda 787B foi banido
Tem uma grande polêmica nessa história... O carro em questão tinha peso fora dos padrões... Era muito mais leve que os demais, o que causou uma certa polêmica vindo a banir a Mazda das Le Mans
se o carro era tao pica pq as outras marcas nao desenvolveram motores semelhantes e assim evoluindo a eficiencia do motor e se tornando o padrao de competiçao
@@EORicas na formula 1 já foram banidos várias tecnologias inovadoras, acontece por vários motivos, pode ser por ser muito distante e as outras equipes não poderem acompanhar, por não ser aplicável nas ruas, etc
Motor rotativo eh um sonho de consumo, quem nunca sonhou em ter um Mazda RX7? Top demais
Concordo, Welington! =)
Abs!
Que belo vídeo, obrigado pelo esforço em querer trazer conteúdo de qualidade para nós, muito obrigado !!
É um prazer ajudar com informações, Marcio! Obrigado pela força!
Se você se sentir à vontade, ajudaria muito se você pudesse repassar o vídeo para um ou outro amigo, para ajudar a divulgar =)
Abração!
Dei like já no começo quando mostrou o modelo de papelão, parabéns pelo esforço!
Eu gosto muito dos seus vídeos, excelentes explicações.
Eu conhecia esse tipo de motor, mas não sabia. Kkkkk
Show!! Demorei pra gravar, mas acho esse motor muito interessante!!
Valeu por participar!
Abs,
ÓTIMA EXPLICAÇÃO, ME PARECE QUE O EIXO DO ROTOR TEM O MESMO PRINCÍPIO DO MOTOR RADIAL, É ISSO MESMO? AGORA ACHO QUE A FALTA DE EVOLUÇÃO DELE FOI MAIS PRECONCEITO DO QUE OUTRA COISA.
Onde esse Wankel morava, as drogas eram liberadas? Que viagem insana... Muita criatividade, mesmo com todos esses contras. Excelente vídeo!!!!!
Obrigado pela força, Jorge!
Se se sentir confortável e puder ajudar a divulgar o vídeo, agradeço demais!
Abs =)
ALTARPM - Claro!!! Espontâneamente já o faço. E os destinatários têm curtido.
Muito obrigado pela força! =)
Abs!
ALTARPM - Nós que agradecemos por compartilhar conhecimento com a gente. Gostaria de saber se vc já fez algum vídeo sobre layout de componentes no cofre do motor. Tem carro por exemplo que não dá pra turbinar por falta de espaço? Pergunto por que pretendo em breve comprar um outro carrinho para o dia-a-dia, e começar a brincar com o meu atual, um Sandero D4d (1.0/16V). Conjecturando trocar o motor pelo K4M (1.6/16V) ou mesmo o F4R (2.0/16V), e também turbinar. Algo que fique pouco acima dos 200cv, e torque acima de 30. Enfim... fica a dúvida sobre a viabilidade. Abraço!
Do caralho a explicação. Você tem didática, Murta, deixa o paranauê bem simples de entender, e ainda fez umas peças para ilustrar.
Sensacional Murta! Parabéns pela qualidade da informação!
Obrigado, Eduardo! =)
Abs!!
Quem tem como empreender com essas idéias dominaram o futuro motores rotativos e injeção de ar e combustível tsi. ..simples assim.
Muito boa a explicação murta, ta de parabéns mano 👏👊
Valeeeu, Lucas!! =)
Abs!
Que vídeo foda, super intuitivo e explicativo, nenhum minuto aí foi perdido, diferente de outros vídeos, parabéns!
O vídeo q eu queria 😍😍 parabéns Murta bem explicado como sempre
Valeeeu!!!
Bela maquete do motor Wankel 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Eu não fazia ideia de que os Mazda tem esse motor, agora faz todo o sentido o rx8 consumir tanto kkk
ahahahah RX7 ee RX8.... Os mais icônicos carros a usar o Wankel =)
Abs!
A criatividade do brasileiro mostrando seu valor. Na falta de um motor de verdade, vamos montar um mock-up de papelão para mostrar para a galera. Nota 10.
Sempre com ótimas informações esse canal, boa Murta!
Obrigado pela força, Vinny! Tentando o meu melhor, sempre! =)
Vamo que vamo pra cima!
Abs =)
Video maravilhoso! Só a maquete ficou a desejar, mas a explicação foi perfeita e supriu essa lacuna! Desmistificou o motor Wankel para mim! Não tinha conhecimento de que ele queimava óleo para evitar má vedação!
Ótimo vídeo murta, me lembro bem do meu professor de mecânica que era japonês explicando sobre esse motor pra gente. E claro o mais interessado era eu kkkkkkkk. Abraços
hahahahah boa!! Legal que curtiu, Lucas!
abs,
Esse motor é muito foda, e se reuni-se vários engenheiros pra tentar melhorar esse motor, e corrigi-se todas as falhas dele, esse iria ser o motor perfeito
Muito bom o vídeo!! Bem explicado. E Murta, já pensou em fazer um vídeo explicando os roncos dos motores?? Tipo a diferença de um V8 americano e um V8 da Ferrari.
Essa é complexa, hein?? hahahaha
Posso dar uma estudada!
Abs!
Muito bom!! Bem explicado, rápido, com direito a maquete. Sensacional! Parabéns pelo canal!!
Matéria top Murta..show...
Valeeeeu!
Muito obrigado pela tua boa aula. E pelo teu esforço em torna-la simples.
Nem no Senai você aprende tudo que você aprende nesse canal
ahahahahahah valeu a força, Hiro!! Fico feliz que esteja curtindo =)
Abração!
maior monstro construído com esse motor foi o mazda furai!!! que carro foi aquele.. belo video murta parabéns!
Valeu pela força, Roger! =)
Abs!
vlw murta! vc e fera demais to aprendendo muito com vc!
Anderson Dick toco o terror no Velopark com o Mazda rotativo no fim de semana. É incrível o carro e um berro espetacular!
É demais, mesmo!!
Um dos videos mais esclarecedores sobre os mitos sobre os contras desse motor , estudado e com argumentos . Curti essa critica e acabo decidindo uma duvida que tinha . Obrigado . ate a presente data tenho um desses parado . Valew .
Murta sabe alguma coisa sobre o ciclo Atkinson do motor do Ford Fusion?
Vou pesquisar melhor para fazer um como Funciona
Valeu Murta!
Uma dica: a válvula de admissão não fecha totalmente durante a fase de compressão. Isso faz, a despeito da perda de potência, com que o pistão sofra menos perda por bombeamento nesta fase. O motor gira mais "livre "
Boooa!!
Murta, faz um vídeo sobre curva de potência e torque, incluindo comparações entre carro aspirado e turbo (que tem o torque disponível mais cedo, desmistificando a ideia de apenas avaliar os valores númericos). Muita gente não entende direito como eles funcionam e um vídeo desses as ajudaria na compreensão de como se comporta o motor de um carro e como saber interpretar esses dados para tirar o melhor proveito possível deles! Valeu
mas o ronco de um rotary é inigualável, tesão da porra
*berro
É fato!
O ronco do motor rotary deixa qualquer vtec no chinelo isso é uma verdade
Auto Junior verdade kkkkk
Madza Rx7,Rx8,,Furai e 787B
Entendi sobre a Relação, Por isso que esse motor gira Tanto
Murta. Fala sobre o novo motor da ford de 3 cilindros e 6 pistoes.
Murilo Ramos wtf. To sabendo dessa fita ai n.
q?
Não tava sabendo... Fizeram um motor Oppoc?
Abs!
oshe kkkkkk conte me mais
th-cam.com/video/q5P1E_SNrmE/w-d-xo.html
Basicamente um motor radial sem pistões haha
Mais um ponto pra engenharia alemã!
Valeu pela aula!
Queria ver um 26B com peças móveis de titânio e injeção direta de combustível.
Muito boa sua fala sobre a dificuldade de conhecimento dos materiais e suas características. Estou inscrito e bastante satisfeito. Parabéns pelos vídeos. Um abraço do Rio de janeiro
Cara, mais um vídeo sensacional! Esse eu demorei 2 dias para assistir hahah conforme ia conseguindo uma folga eu ia assistindo, curto assistir no momento que faço um lanche antes da facul hahahahhah Abração!
Valeu, Race in Vein! =)
Abs!!
Seus vídeos são muito bons! Com 7 minutos de vídeo aprendi muito sobre história de motores à combustão. Parabéns e mantém a pegada que tá excelente.
Obrigado pela força, Pedro!Fico feliz que tenha curtido =)
Abs!
Ah, um adendo: os donos dizem que a cada 1000 km tem de completar o nível. Mas há quem diga que a cada tanque cheio deve-se completar. Ou seja, praticamente um 2 tempos moderno...
Todo motor da Volkswagen também tem que completar o nível a cada 1000km. Está no manual.
@@janjaboyvasconcelos5037, se não completar o óleo no AP ele continua rodando tranquilo, só pode abusar. No caso do Wankel ele fica LITERALMENTE seco se não completar a cada 1000 kms. Tendeu?
cara !!! você deveria ser professor !!! parabéns pelo vídeo
Então é um 1.3 com a capacidade de 3.9....
Parabéns pelo vídeo!
Eu teria um carro com esse motor!
Somos 2!!
Abs =)
Faltou só um ponto positivo, mano do céu como a sinfonia desse motor é maravilhosa o som do motor enchendo tem uma reverberação, como se o carro estivesse dentro de uma caverna... Me faz arrepiar todo, acho esse o som de motor mais lindo da história fica pau a pau com o som de um V8 de formula 1. Excelente vídeo parabéns
Valeu a força, Fellipe! =)
De fato, o ronco é algo bem único no Wankel!
Abs
Video simplesmente foda!
E murta, poderia fazer um video explicando como funciona o Vtec, acho q seria legal.
Abraço Murta!
Valeu a força, Everton!
Se você se sentir a vontade com a , agradeço se puder compartilhar o vídeo com o pessoal =)
Assim que puder, faço um vídeo explicando o V-TEC
Abs!
Opa murta, sempre compartilho no meu facebook pessoal!
Abraço
Muitíssimo obrigado, de verdade!!
Q isso murta, nao precisa agradecer, isso é o minimo q posso fazer para recompensar pelo conhecimento q vc nos passa!
Realmente e um motor muito forte,ja tive um Mazda Rx8 type E de 2 rotor,ele tem uma perfomance muito boa comparando com um motor 2.0 sendo supostamente um “1.3 “...
Mas o maior problema dele e desgaste das laminas de vedação e desgaste da parede do motor,com a falta de queima do combustível começa acumular gasolina sem queimar no motor e de quebra as velas ficam ruim e as vezes ficamos minutos tentando dar partida no motor,forcando motor de partida e rolando esse desgaste tambem e fora a queima de óleo que cada 3 mes eu nao fazia a troca de oleo e sim adicionava oleo porque abaixava o nivel e consumo de combustível e muito alto!!
Mas uma coisa eu falo,imagina um motor que te entrega potência rapido,e nas trocas de marchas rotação nao abaixa e o melhor de tudo o som que esse motor produzi!!
caramba... imaginar um motor convencional com pistões é bem simples, tu tem as explosões e precisa de um sistema que as converta em rotação, se pedisse isso pra uma pessoa qualquer, sem qualquer formação mecânica, provavelmente faria um modelo de natureza semelhante ao que temos hoje (isso obviamente sem considerar toda a parafernalha necessária pra manter isso funcionando, somente o básico de converter a energia das explosões em rotação), já esse motor rotativo, tem duas opções que eu considero, uma, esse wankel tava projetando qualquer outra coisa que usava um triângulo fora de centro, quando percebeu (na cagada) que esse sistema podia ser usado pra converter explosões em rotação. e a segunda alternativa é que ele era uma pessoa diferenciada com um QI sobrehumano, com um dom absurdo para engenharia mecânica, digo isso porque é um motor que imagine tu, no lugar dele, projetar uma forma de converter explosao em rotação, de onde que tu ia tirar um triângulo fora de centro com uma câmara de combustão em formato de 8? é MUITO complexo, a versão que mais me faz sentido é a primeira kkkk
Eu respeito, mas creio mais na segunda hahahaah!
Valeu por participar!
Abs
O Félix Wankel era engenheiro de torpedos, com certeza era um cara muito inteligente!!
formato de "0" no de "8"
Amigo, esse motor movido a pistões só é óbvio pq nós convivemos com isso. Para quem idealizou o projeto, teve que bater a cabeça milhares de vezes até chegar a alguma coisa parecida com o que vemos hoje. Esse nosso motor só é desse jeito, pq outras pessoas pensaram em melhorias, e pesquisaram formas, resistência de materias, e atrito entre as peças para que pudéssemos ter o melhor rendimento. E ao que parece, foi uma equipe de pessoas que pensaram em tudo isso.
O Wankel deveria ser um cara que pensava fora da caixinha, pois ele já deveria ter alguma ideia desde o começo, ou foi financiado desde o começo para fazer algo diferente da concorrência kkk
Cada vídeo é um aprendizado.
\o/
Podia fazer um vídeo sobre o mito vapor de gasolina omde o carro consegue fazer até 50 km com um litro
Como assim,vapor de que?
@@brunojoserenuccirabelo5844 vapor de gasolina. Pesquisa ai no TH-cam.
Gostei muito e aprendi bastante. Parabéns pela facilidade didática.
Se esse motor tivesse sido inventado antes, do motor de pistões comuns, teria sido desenvolvido melhor, mas infelizmente nós temos a péssima mania de melhorar as coisas e não de fazer algo diferente, mas vamos que vamos
Bem por aí =)
Abs!!
Com certeza da pra melhorar esse motor mas já tem o 4 tempos dando certo o interesse de fazer isso é 0
Muito bom, obrigado pela aula👏👏👍
Tmj!!
pow mas se o 4 tempos tinha muitas avarias e vingou.. acho que o rotativo tambem teria chance de evoluir.. mas como vc disse nao tem tantas partes moveis.. trocar vedação acho que é uma das coisas mais faceis pra se fazer em um motor sla.. sinto cheiro de boicote da industria 4 tempos.. quanto mais peça pra quebrar.. melhor pra eles!
Mas é exatamente isso, esse motor é muito barato e não dá BO, a indústria não gosta disso.
Por ser simples n da dinheiro para as fabricantes
Na verdade acho amigo quem iria perde e muito era a industria de auto peças, afinal o motor atual quando se vai fazer olha a quantidades de peças que temos que compra fora a retifica e concordo com vc se um motor do ano la de 900 e me esqueci é rapido e xom poucas peças, poderia sim ser aperfeiçoado, mas sabemos a perda das indústrias poderosas ne.
Motor wankel dura pouco gasta muito e queima óleo 2 tempos esses são os problemas
Pura verdade, o pior foi evoluir muito mais peças nos arcaicos cilindros, e sobre a questão de ter que queimar óleo para lubrificar também acho que pararam no tempo de bobeira, se os anéis de segmentos também precisam ser constituidos de material que diminua os atritos e criaram os raspadores de óleo, então não vejo porque não evoluiram estas laminas nas pontas destes triangulos como num barbeador G2 kkkk , e nas paredes ovais que melhorassem o material.
muito obrigado, esse vídeo me ajudou e está me ajudando na minha feira de física da minha escola, o meu trabalho é criar 2 ou 3 motores, o clássico V8, um 6cc em linha e um horizontal (fusca, porscher). Precisava falar sobre trabalho e conversação de energia e graças ao seu vídeo estou podendo criar minha apresentação
Valeu cara me ajudou bastante
Alguém sabe se tem alguma biografia do wankel .. do engenheiro
EM português, nunca vi, Claudino..
Opa Tudo bem e Murta Como é que é o nome do cara do alto RPM cara olha só mortal do Darth Vader Gol Black como é que é Dark Side of the power né cara quem tem um Mazda é o Anderson S Jack da Etec aquele negócio do Google sabe não é Jaque Dik Dik Anderson aqui mas vamos lá então vai dar sua gata o Anderson tem um mas dá amarelo que era verde e ele trouxe um outro motor dos Estados Unidos um desses rotativo aí até hoje eu passei na oficina lá do Diogo da RC Racing que é irmão do Christian da fiotec só que o Diogo tava viajando tá tirando as férias com a família com a filhinha dele com a mulher mas eu vou falar com o Anderson no Velopark ali e vou perguntar para ele se tem alguma alguma biografia porque a semana passada morreu e a coca né na verdade mesmo mês passado quando é que foi o e a coca da i a coca que fez o Mustang né da da Ford Motors Então me falaram que tem a biografia dele né Agora eu vou procurar a biografia do Félix Valentin deve ter deve ter algum lugar aí português vai ser meio difícil achar a Então tá amor tá Um abraço para ti e dá um casal lá no nosso Instagram lá na sul Racing motorsport a última linha de defesa da heterossexualidade no automobilismo e no TH-cam
Ao meu ver, primeiramente parabéns pela explicação, ele è um tipo de motor ainda 4 tempos, porém a admissão, compressão, combustão e escape, ocorre de forma diferente dos de pistões em linha reta, ele ganha com isso em força e tamanho físico, è um bom motor, não conhecia, porém deve haver algo que o inviabilize de ser empregado em larga escala, mas è um bom projeto a ser aprimorado.
esqueceu de listar esse video ?
entrei pelo front da pagina, vc colocou como nao listado!
Não esqueci, Charles... Eu só publico os vídeos por volta de 10h da manhã. Só que como estou em gravação hoje, já deixei algumas coisas prontas previamente - como deixar na capa do canal, por exemplo =)
Abs
Charles Martins ele larga em um horário com mais público ativo
VLW!!!
Muito bom ! Raramente encontramos explicações satisfatórias sobre esse sensacional motor ' Wankel '. Obrigado pelas esclarecedoras informações.
Valeeeu!
AE PORRA LEMBROU DO GLIMGLIMGLIM \O\
fiz questão de esperar chegar em casa pra assistir, deu uma coceira de deixar rolando e ouvindo no trampo, mas esse eu queria prestar muita atenção \o\
heuaheuahe boa, mano!! Vleu a força e a consideração =)
Abração!
Muito bom
Sou fascinado por motores a combustão
Parabéns cara .Eu sou um analfabeto de mecânica e entendi o motor.
Bela explicação, muito didatica pra quem não conhece este motor
Muito interessante essas informações. Um dos grandes problemas dos sistemas à vapor é seu baixo rendimento térmico. Outra coisa: vamos trocar o termo virabrequim por árvore de manivelas,
Muito bem explicado, Parabéns! Quem tem jeito em explicar é outra coisa !
Valeeeeu a força, Anderson! =)
Abs!!