E eu pensando que a retífica de um Jaguar v12 era rara, os caras vão lá e se superam. Que vídeo jairos, que vídeo! Como diria o Gui da AvantGard: Nada mal.
Mas neste vídeo os comentários pra retifica são de pessimista , quem for simpático (a) ao motor se aplicará no mantê-lo ativo . Se tem reposição de peças, é retificavel.
O ciclo desse motor leva o proprio nome dele, ciclo Wankel que é o nome do seu criador o Engenheiro alemão Felix Wankel, e diferente do motor ciclo Otto de 4 tempos que tem 720 graus ele tem 1080 graus de duração. Existem algumas versões desse motor, como os primeiros que eram o 10A, de singelos 1 litro. De carro de rua saiu até o 20B que é com 3 rotores, e em versões de competição existiu o 26B que saiu no lendario Mazda 787B que correu Le mans, e diferente desse motor do video ele tinha 3 velas de ignição e gerava absurdos 700hp isso para ele durar mais pois ele era capaz de gerar até 900hp ASPIRADO, e teoricamente este motor por não ser reciprocante ele pode girar infinitamente mas o que limita a sua rotação é a vibração pois ela faz com que o motor quebre. O motor do video é chamado de Wankel Renesis, ele sofreu modoficações em relação ao motor do RX-7 para entrar nas lei de anti poluição, os rotores tem maior taxa de compressão em relação ao Wankel dos RX-7, e as builds que o pessoal usa la fora é uma verdadeira salada de peças, exemplo que para carros de arrancada é usado housing de Mazda Cosmos pois as janelas de admissão e escape são maiores, rotores do RX-8 que são os do video por ter maior taxa de compressão. Esses motores são muito populares na arrancada e drift dos australianos e neo zelandeses, pelo fato do pais ser perto do japão caiu no gosto do povo por la. Jairo e Jarinho obrigado por mostrarem essa joia para nos e este foi um excelente video, abração para vocês. Se esse comentário aparecer no vídeo que vocês leem os comentários mandem um salve para o prexeca banguers, pequeno grupo nosso do whatsapp para ficar dia todo falando asneira sobre carros
@@bernardoramos7842 não foi nem por ser muito forte e sim pela sua dominância, se ele fosse forte porém não obtivesse dominância no campeonato não teria sido banido, ao meu ver já deveriam ter desbanido motores rotativos do mundial de endurance para empresas investir em seu desenvolvimento e quem sabe disso surgir novas versões de rua com ele
Maior bronca que eu arrumei na vida oito meses de um carro parado na minha oficina tinha estudado sobre esse motor mas na realidade sofri muito pra dar um diagnóstico e para conseguir peças, pensei que seria divertido aprender na prática mas com o tempo se prolongado não via a hora de despachar esse carro... Meu velho ria da minha cara e me botava pressão lembro dele falando - E aí tá gostando dos turbinhos agora ??? Tira esse câncer daqui que já estamos perdendo dinheiro !!! Estudou estudou eu avisei pra não pegar essa bronca ... Parabéns para vcs pela grande matéria claro que são outros tempos meu velho já se foi eu já me aposentei mesmo com todas facilidades de hoje esse motor ainda é um grande taboo
Minha mãe me deu uma enciclopédia de mecânica quando eu tinha 12 anos, pra eu aprender a consertar nosso Fusca 66, quando vi os desenhos desse motor, fiquei horas vendo cada detalhe. É muito legal. 😎
Eu acho esse motor incrível, 2 rotores tem a mesma capacidade de um 6 cilindros, sem falar que ele não tem sistema de cabeçote e não tem limite de giros…
O limite do giro está na durabilidade dos componentes. O vedantes, que ficam nas arestas do rotor, essas "Gillettes" que o cara fala, abrem o bico muito rápido com excesso de giros. Anderson Dick deu aula desse motor, inclusive falou que hoje as maiores autoridades nele fora do Japão são os corredores de porto rico. Caso você procurar na internet vai achar vídeos de carros de porto rico enfrentando v8 enormes.
Eu conheço um tanto de Wenkel, inclusive existem outras versões que não são em formato triangular, tem o Wenkel elíptico, conhecido como "pistão líquido", a ideia do Wenkel, o conceito original é bem simples, ele pensou em um motor sem pistões e bielas, usando basicamente aquela parte de balanceamento do virabrequim, pode ver que o formato é muito similar, só que a teoria é linda, a prática nem tanto, teve que incrementar muito pra fazer ele se tornar funcional de fato, tirando o modelo atual (o "pistão líquido"), esses modelos mais antigos da Mazda, Lada e Autounion (sim, não foi só a Mazda que fez) tem esse problema com óleo e selagem, eu já vi um vídeo de um neozelandês que usa esses motores pra corrida e ele deu umas dicas pra fazer eles aguentarem um pouco mais, duas que eu lembro de cabeça são usar etanol e óleo 2T, existem outras modificações necessárias que não são difíceis, se for do interesse posso pegar o vídeo pra linkar aqui, é em inglês, mas dá pra entender olhando o que ele faz e colocando legenda, além disso, esses motores aguentam MUITA pressão, quando digo muita, é MUITA mesmo, turbo panelão e vai sem dó, não por acaso, a concepção dele não está tão distante de uma turbina.
@@evanect th-cam.com/video/BwM6JJYPzkM/w-d-xo.html Tá na mão, quando você assistir você vai perceber que ele tá certo, só que apesar de serem ótimas soluções, não são para uso geral, motivo pelo qual as fabricantes nunca as implementaram, já que se fizessem o Wenkel ia durar tanto quanto os motores dois tempos, como a intenção era comercial, as práticas de uso foram as mais comerciais possíveis, por mais que não fossem as mais efetivas.
Motor MARAVILHOSO! Uma obra de arte da Mazda A "Gillete" das pontas dos rotores são chamadas de APEX SEALS, Selantes/Vedadores/Retentores de Vértices/Quinas Gillete ficou bem explicativo, mas nao podemos esquecer da molinha que tem atrás dele, é ela que pressiona o vedador contra o housing fazendo a função de "anel de compressão"
Por ter tão poucas peças, foi um dos "porquês" que não se deu continuidade ao rotativo... por não ser custoso ao mercado de peças. Comentam ser uns dos motores mais eficientes já criados, porém deveria ser aperfeiçoado em questão de emissão de poluentes. sua manutenção se dá a limpeza e troca das vedações do rotor... trocou, fechou, pau na máquina! Ronco sensacional! Incomparável!
Sou apaixonado pelos rotativos Wankels. Lembrando que todo motor Wankel é rotativo, mas nem todo rotativo é Wankel. Felix Wankel publicou nos anos 60 um livro maravilhoso de sua autoria que é uma espécie de estudo sistemático sobre os rotativos, catalogando dezenas de concepções distintas de rotativos, elencando as vantagens de sua concepção com rotor trilobular, dentre as demais apresentadas. Em vinte e cinco anos acumulei muita literatura nacional e importada sobre o tema, entre revistas, livros e manuais. Estimo que no Brasil, entre carros e motos, não somam mais do que vinte. Da Suzuki RE-5, entre os colecionadores, são conhecidos três exemplares em terras tupiniquins.
Moro aqui na Austrália e vejo muitos carros com esses motores! Pensa num motor girador, os caras tem muito conhecimento nessa tecnologia! Para se retificar esse motor é necessário algumas máquinas dotadas de came sou retíficas CNC.
Pra ter noção como esse motor é pequeno, ou compacto... Ele foi praticamente inteiro para o molho, e ainda tinha bastante espaço... dava pra colocar o restante das peças dele e mais alguns cabeçotes
Nos recentes dos antigamente o “house” dos rotores tinha de ser, necessariamente, reaproveitados, pois a galera não conseguia fabricar a peça, pois não havia acesso ao segredo da liga e do tratamento de dureza. As tampas finais e intermediárias os especialistas já faziam com certa tranquilidade, mas o house, não. Com esforço, pesquisa e muita Tentativa & Erro, conseguiram desenvolver uma liga (alguns fazem em aço, outros fazem em alumínio) que aguenta o tranco. Os caras que tem um domínio nessa tecnologia são os australianos. P.S.: a necessidade faz a inventividade, já que, com o tempo, no mercado, começou a rarear as peças disponíveis no mercado de reposição.
Sei que é meio chato esse tipo de comentário, mas se puderem upar o conteúdo em 4k ou 1440p, seria de grande adição a qualidade do video, um conteúdo de tão grande qualidade merece tal frufru:).
Na baixada santista tem sim especialistas que mechem em motor rotativo na retifica HS que é bem famosa aqui no litoral... quando eu fui fazer o motor do meu Monza OHC 2.0 tinha um Mazda Rx7
Pessoal estava lendo os comentários e gostaria de falar que estes fantásticos motores podem ser montados com mais módulos apenas trocando o virabrequim e alongando o cárter, com relação ao barulho com escapamento dimensionado parece um formula 1.
A grosso modo, o Motor Wenkel é um motor de 2 Tempos: a cada volta de cada rotor excêntrico, isto é, o “Doritos” completa o ciclo de admissão-compressão- explosão-escape. Daí que o rendimento seja grande para alta rotações, mas possui baixo torque. P.S.: como a câmara de combustão é muito longa, é para aproveitar o máximo a queima do combustível, o motor possui duas velas; a segunda com 10° de diferença de ignição para auxílio da frente de chama.
Acho mais que seria um 3t admissões / explosão/ exaustão . Já os 2t de pistão sao só compreensão / explosão não tem um tempo para limpar a câmara com um ciclo ...
É uma questão interessante, não acho que seja 2 tempos nem 3 tempos, um motor 2 tempos completa o ciclo em 1 volta, esse motor em 1 volta realiza 3 ciclos, então eu diria que comparando com um motor à pistão ele é 0,3 tempos
Acredito que seja possível fazer a retifica completa desse motor aqui mesmo no Brasil por um preço razoável . Eu tenho formação na área industrial e trabalhei com isso a vida toda . Existem soluções de fácil acesso para resolver todos os problemas nesse motor .
Esse motor Wenkel funciona como se fosse um 3 tempos! A diferença dele é que no 2 tempos convencional, a mistura combustível entra pela parte de baixo do pistão, lubrificando e refrigerando ao mesmo tempo em que ocorre a compressão e queima na parte superior. É claro que existem os motores 2T que utilizam líquidos de arrefecimento, porém a função é auxiliar na refrigeração, dado o fato que o próprio combustível já faz isso. Acredito que se denomina 2 tempos por executar as 2 funções ao mesmo tempo. No ciclo Wenkel, essa refrigeração não ocorre de forma tão combinada, porém é um motor muito interessante dadas as proporções de torque e tamanho em relação aos convencionais 4T ciclo Otto. Uma moto seria legal! 50CC com torque muito maior e peso do motor reduzido a 1/3. Só teria que utilizar câmbio independente, como é utilizado nas motos Indian.
Pelo meu ponto de vista só fazer o trabalho nas janelas de entrada e saida combustão igual 2 tempos com cuidados pra não matar o house que seria igual cilindro em 2 tempos consegui uma boa vedação e acertar a queima meter mais corente uma vela a mais e meter pressão pra dentro vai virar o bicho... Certeza tbm que o escapamento vai fazer muita diferença nesse motor TBM!
Esse motor já ganhou uma 24 HS de Le Mans. Há um bom tempo. E o problema é que a Mazda ao que parece foi a única que conseguiu resolver em termos os problemas de vedação dele. A concepção é fantástica.
Eu tinha visto sobre esse motor no programa de tv a cabo Jóias sobre Rodas, ele equipava um Mazda RX 7, achei bem interessante e nunca pensei que pudesse existir aqui no Brasil. Parabéns e obrigado pelo vídeo.
Pois é, em relação ao imposto em Portugal não paga como se fosse um 1.3cc .... É taxado com 2.6cc se não estou em erro, fazem 1.3cc cada rotor. Não preciso de dizer que fica uma fortuna de imposto 😅
Boa noite Jairo e Jairinho...uma vez perguntei se vocês já tinham trabalhado um motor rotativo...maravilha..faz. Vídeo com o dono..carro funcionando..posta aí pra nós..abraços.
Sim Já apareceu dois protótipos evoluídos deste sistema. Um canadense que em vês de anéis raspadores usam roletes e outro que ao em vês dos anéis raspadores serem no pistão triangular é na camisa e fica fixo. Não se move e possui 3 velas. Muito eficiente. Este motor em condições normais gera aproximadamente 200cv por litro. Característica deste motor. Em uma das provas de endurence o qual o MAZDA 787b foi campeã , por solicitação de outras equipes que disputaram este campeonato, questionaram a performance do MAZDA e foi submetido a rigorosa perícia técnica, com desmonte do motor acompanhados por engenheiros das equipes denunciantes. Nada encontrado de irregularidades, O parecer final dos engenheiros não constatou nenhuma irregularidade e o que mais deixou os engenheiros adversários em pânico foi que um dos engenheiros analisadores afirmou que o motor poderia ser montado com as mesmas peças e voltar a fazer a mesma prova pois o desgaste era insignificante.
Eu sou apaixonado nesse motor, um dos sons mais legais, as labaredas mais insanas e a lenta mais gostosa de todo o cenario JDM, como diz o Guilherme da AvantGard “Nada Mal“
Chow de bola ja ouvir dizer que esse motor tem um funcionamento muito suave pelo fato de ser rotativo mais nunca tinha visto desmontado muito top abraços
Este motor é fantástico, deveriam continuar a desenvolve-lo, muito simples e potente! o caso do desgaste, troca esta parte de alumínio, que seria a grosso modo, a camisa do cilindro? Valeu, fiquem com Deus!
.Quando estudei mecânica tive aulas sobre esse motor, um belo projeto mas não rola simplesmente pelos problemas de vedação e emissão de poluentes, sabia quê o RX 7 usou esse motor mas o RX 8 não.
Outro ponto é a lubrificação, isto é, por haver muitos pontos de contato com os selos Ápex (aqueles do vértice do Doritos), assim como aqueles circulares de vedação do centro do rotor, o fabricante, originalmente, faz uma injeção de óleo de cárter (próprio e adequado para este motor) junto com o combustível. Já os “Fabricantes/Montadores” independentes, fazem um sistema à parte com reservatório próprio para não haver consumo de óleo lubrificante do motor.
Marcos de matozinhos, esse motor é um motor rotativo de 1. 2, ou 3 rotores como voces falaram é descartavel, mesmo ele funcionando bem consome muito óleo mas é um dos melhores motores inventado só não foi aprovado por consumo alto de oleo. Como jairinho falou ele roda pouco e tem muita potencia e torque.
Esse motor é o mais apropriado pra por turbo. Ele eleva rotação em segundos o top! Ele tem esse problema de vedação mesmo, trocou as vedações ele fica novo. Show de bola a iniciativa de você! Forte abraço!
Bem legal poder ver um motor desses, nunca vi nem o carro de perto kkkk. O "Doritos" gira a exatamente 1/3 da rotação do vira, a cada volta do vira avança 34 dentes no rotor deixado o rotor 17 dentes atrasados (51-34=17), após 3 voltas do vira teremos 1 do rotor (17×3=51). E a respeito da cilindrada acredito de depende do ponto de vista, acredito q o padrão seja com relação a rotação do vira , como acontece nos outros motores, exemplo: um 4 cilindros 2.0 tem cilindrada individual de 500cm3 pq todos eles fazem uma subida e uma descida não importando se é 2 ou 4 tempos, mas no wankel o rotor faz apenas 1/3 do movimento por volta do vira. Parabéns pelos vídeos sempre estou acompanhando, outra dica legal é o site Partsouq, só colocar número do chassi q consegue todos os códigos de todas as peças do veículo. Mas veículos brasileiros são bem limitados mas esses importados e asiáticos geralmente tem tudo.
Jairos, tinha por volta de 8 anos quando meu pai me mostrou uma revista 4 rodas de 1973 que falava em detalhes sobre esse motor. Foi quando despertei para a mecânica e pesquiso muito sobre o assunto. Primeira vez que vejo um desmontado no Brasil. E apenas para agregar, a correta pronuncia é "Uêncól" ou "Vânquel" mais abrasileirado. Abraços!!!
Prezados Senhores, Bom dia! Sou aluno de Eng Mecânica no IFG (Instituto Federal de Goiás). Seria muito bom se pudéssemos ter acesso à uma "sucata" de Wankel, para fazermos um motor em corte, somente para exibição em nosso laboratório. Seria um recurso didático valioso. Se os senhores tiverem um contato que possa nos ajudar, lhes agradeço. Feliz 2023 a todos, paz, saúde e sucesso.
Uma pena não ser um motor durável, mas o projeto é muito bonito e bem pensado , economia de espaço, economia de peças móveis, não deixa janelas/tempo perdido sem executar trabalho, afinal todos os lados dis rotores estão trabalhando ao mesmo tempo com uma diferença de 60 graus entre uma combustão e outra, contando claro os dois rotores juntos , o projeto é magnífico, existem motos que também usam esse motor , a pena mesmo é a durabilidade
Esse é o motor que eu mais gosto, tenho tatuagem de rotor nos braços, no Brasil é muito escaço informações desse motor, o canal SPL Drift Team é a maior referência que tem desse motor em Português Brasil que tem aqui no Brasil
Belo video, eu jurava q era o motor de um UP ou Qwid kkkk os cara q criaram esse motor a ideia é boa mas acredito q la eles trocam de carro quando estraga, nós aki arrumamos tudo que se for possivel pra economozar. Aimda bem que tem esses guerreiros da mecânica vlw
O som desse motor e magnífico televisao pra mim e Discovery Turbo oficina e restauracao dia inteiro e assisto esse motor eles reformando ele dahora e agora aqui que presente ver esse video obrigado!
As 3 pontinhas "gilette" são os apex seals, selos de ápice da posição do rotor, devido a carbonização do interior, esses selos se gastam muito rapidamente, usar etanol ao invés de gasolina deixa a durabilidade dessa peça muito superior.
Muito bom vídeo. A minha tese de mestrado foi a simulação de funcionamento desse motor. Faltou falar que tem que ser turbinado ou sobre alimentado. Parabéns
Existe um motor super incrível, também rotativo mas que ele não tem apenas uma camara de combustão, MAS TRÊS. A admissão e exaustão do ar é feita pelo CENTRO do motor, e está patenteado pela empresa LIQUID PISTON! Procurem videos do X-Engine da LIQUID PISTON, é uma obra prima de motor rotativo.
Uma curiosidade pra vcs é que esses motores são super modulares, da pra ir montando vários rotores, precisando trocar somente os parafusos e o eixo ecêntrico, lá fora há versões com 6 e até bem mais rotores. E há como modificar o duto de admissão, funcionando como uma troca de comando em um motor comum, e esses processos são chamados Street Port, Bridge Port, Semi Peripheral e Peripheral, sendo cada um mais agressivo que o outro
A simplicidade que é esse motor na teoria é apaixonante... Agora na prática o calo aperta. Conteúdo raro no Brasil. Parabéns por conseguir ter acesso à essa joia!
Dica canal do *Rob Dahn* , tentem contato com ele , o conhecimento dele nesse tipo de motor pode ajudar muito. Por sinal já triturou muito em teste para saber o que funciona e o que não funciona. Existe também um brasileiro que se propôs a produzir partes billet para rotativos.
A Mazda com um 4 Rotores ganhou uma 24h de Le Mans: 20EB. Depois de ganhar de forma acapachante, foi banido das competições…. Mesmo sem muito torque devido a sua própria concepção, ele gira absurdos 10, 12.000 RPMs!
O Mazda 787b foi o primeiro e último carro com motor wenkel que venceu o Le Mans em 1991 e depois disso a FIA proibiu a utilização desse motor na competição
"Venceu" é uma palavra forte, ele correu como protótipo, não um carro oficialmente homologado, tanto que tinha mais potência e menos peso que os demais concorrentes. Foi banido porque a Mazda foi tentar roubar na definição de litragem.
A Suzuki lançou uma motocicleta com este motor.se não me engano de 500 cc. Existe uma em São Paulo. JÁ quê vocês citaram em um com 1000 cc para equipar um Fiat Uno. Em videos norte americanos.do Ken Kaplan tem uma destas Suzuki.inclusive ele dá umas voltas com ela. Gostei de ver este motor aberto. Abraços.
O lendário wenkkel, o motor de menor litragem que bebê mais que o Maverick! Se não me engano este motor ele foi desenvolvido inicialmente para aviões caça da Alemanha se não me engano no período do final da primeira guerra mundial
Muito bom pessoal....sempre achei esse motor com uma tecnologia impressionante....compacto e muito forte. Parabéns pelo vídeo. Espero ver esse motor logo montado e funcionando no Mazda...
Insano esse motor. A gente fica tão condicionado no sistema de cabeçote, bloco, pistão e biela que fica difícil imaginar outra forma de funcionamento. E cá entre nos, um motor desse durar 70 mil km, ate que ta bom se comparar a alguns 1.0 3 cilindros que temos por aí, que com 50k já precisa abrir. Aguardando ansioso pela continuação!!
Raramente um 1.0 tricilindrico precisa de retífica nessa km, um Wankel jamais passa de 100 mil, e chegando nisso já tá bebendo óleo que nem Audi.
2 ปีที่แล้ว +1
@@thesis4349 bom dia meu amigo, desculpa te contrariar mas infelizmente tem muitos com metade disso sendo aberto para reparos e até mesmo a retifica de cilindros e cabeçote a parte de virabrequim até suporta mas o restante... Linha Renault então nem se fala.
Na verdade o desgaste desse motor e devido ao calor de combustão e exaustão, esquenta e esfria ao mesmo tempo, acaba trincando o bloco de alumínio* por ser tudo uma peça só
17:23 eu ja tinha pensado nisso, nessa época aí boa parte da Mazda era propriedade da Ford.... ai eu fiquei imaginando como seria um Escort Hobby com motor rotativo 1.0
E eu pensando que a retífica de um Jaguar v12 era rara, os caras vão lá e se superam. Que vídeo jairos, que vídeo! Como diria o Gui da AvantGard: Nada mal.
Eles são Jairo e Jairinho e a Retifica; e a Projeto!
Mas neste vídeo os comentários pra retifica são de pessimista , quem for simpático (a) ao motor se aplicará no mantê-lo ativo . Se tem reposição de peças, é retificavel.
@@joselivramento4296 Entendi a referência 🤣
@@CésarCosta_996 Estão no nível excelente!Valeu!
@@joselivramento4296 Tô ligado meu...kk. Vejo vídeo deles tem um tempo já, manjam muito.
O ciclo desse motor leva o proprio nome dele, ciclo Wankel que é o nome do seu criador o Engenheiro alemão Felix Wankel, e diferente do motor ciclo Otto de 4 tempos que tem 720 graus ele tem 1080 graus de duração.
Existem algumas versões desse motor, como os primeiros que eram o 10A, de singelos 1 litro. De carro de rua saiu até o 20B que é com 3 rotores, e em versões de competição existiu o 26B que saiu no lendario Mazda 787B que correu Le mans, e diferente desse motor do video ele tinha 3 velas de ignição e gerava absurdos 700hp isso para ele durar mais pois ele era capaz de gerar até 900hp ASPIRADO, e teoricamente este motor por não ser reciprocante ele pode girar infinitamente mas o que limita a sua rotação é a vibração pois ela faz com que o motor quebre.
O motor do video é chamado de Wankel Renesis, ele sofreu modoficações em relação ao motor do RX-7 para entrar nas lei de anti poluição, os rotores tem maior taxa de compressão em relação ao Wankel dos RX-7, e as builds que o pessoal usa la fora é uma verdadeira salada de peças, exemplo que para carros de arrancada é usado housing de Mazda Cosmos pois as janelas de admissão e escape são maiores, rotores do RX-8 que são os do video por ter maior taxa de compressão.
Esses motores são muito populares na arrancada e drift dos australianos e neo zelandeses, pelo fato do pais ser perto do japão caiu no gosto do povo por la.
Jairo e Jarinho obrigado por mostrarem essa joia para nos e este foi um excelente video, abração para vocês.
Se esse comentário aparecer no vídeo que vocês leem os comentários mandem um salve para o prexeca banguers, pequeno grupo nosso do whatsapp para ficar dia todo falando asneira sobre carros
Meu amigo , você é especialista nesse motor.
@@manassessoares2383 tá mais pra rato de Google ahahahahaha
E vale apena apontar que o motor rotativo foi banido de LeMans depois do 787b correr por ser muito forte.
Obrigado pela aula, professor! :D
@@bernardoramos7842 não foi nem por ser muito forte e sim pela sua dominância, se ele fosse forte porém não obtivesse dominância no campeonato não teria sido banido, ao meu ver já deveriam ter desbanido motores rotativos do mundial de endurance para empresas investir em seu desenvolvimento e quem sabe disso surgir novas versões de rua com ele
Estou sem palavras. Nunca pensei que fosse ver esse motor aberto tirando as animações dele que se encontra na internet . ❤
Tem um monte de vídeo dos gringo, só pesquisar em ingles
tem um gringo que fez a lateral transparente e filmou com camera de alta velocidade pra mostrar funcionando
Maior bronca que eu arrumei na vida oito meses de um carro parado na minha oficina tinha estudado sobre esse motor mas na realidade sofri muito pra dar um diagnóstico e para conseguir peças, pensei que seria divertido aprender na prática mas com o tempo se prolongado não via a hora de despachar esse carro...
Meu velho ria da minha cara e me botava pressão lembro dele falando
- E aí tá gostando dos turbinhos agora ??? Tira esse câncer daqui que já estamos perdendo dinheiro !!!
Estudou estudou eu avisei pra não pegar essa bronca ...
Parabéns para vcs pela grande matéria claro que são outros tempos meu velho já se foi eu já me aposentei mesmo com todas facilidades de hoje esse motor ainda é um grande taboo
Minha mãe me deu uma enciclopédia de mecânica quando eu tinha 12 anos, pra eu aprender a consertar nosso Fusca 66, quando vi os desenhos desse motor, fiquei horas vendo cada detalhe. É muito legal. 😎
Eu acho esse motor incrível, 2 rotores tem a mesma capacidade de um 6 cilindros, sem falar que ele não tem sistema de cabeçote e não tem limite de giros…
Mazda é 1 para 2, 2 para 4, 3 para 6, 4 para 8 !!! Anderson Dick da FuelTech, já explicou detalhadamente !!! abraços
O limite do giro está na durabilidade dos componentes. O vedantes, que ficam nas arestas do rotor, essas "Gillettes" que o cara fala, abrem o bico muito rápido com excesso de giros. Anderson Dick deu aula desse motor, inclusive falou que hoje as maiores autoridades nele fora do Japão são os corredores de porto rico. Caso você procurar na internet vai achar vídeos de carros de porto rico enfrentando v8 enormes.
Foda é os contras..! Na balança pesa mais
@@ThiagoMaruco é por 3, são 3 faces...
Tem limite de giro sim, é pelo vira
Eu conheço um tanto de Wenkel, inclusive existem outras versões que não são em formato triangular, tem o Wenkel elíptico, conhecido como "pistão líquido", a ideia do Wenkel, o conceito original é bem simples, ele pensou em um motor sem pistões e bielas, usando basicamente aquela parte de balanceamento do virabrequim, pode ver que o formato é muito similar, só que a teoria é linda, a prática nem tanto, teve que incrementar muito pra fazer ele se tornar funcional de fato, tirando o modelo atual (o "pistão líquido"), esses modelos mais antigos da Mazda, Lada e Autounion (sim, não foi só a Mazda que fez) tem esse problema com óleo e selagem, eu já vi um vídeo de um neozelandês que usa esses motores pra corrida e ele deu umas dicas pra fazer eles aguentarem um pouco mais, duas que eu lembro de cabeça são usar etanol e óleo 2T, existem outras modificações necessárias que não são difíceis, se for do interesse posso pegar o vídeo pra linkar aqui, é em inglês, mas dá pra entender olhando o que ele faz e colocando legenda, além disso, esses motores aguentam MUITA pressão, quando digo muita, é MUITA mesmo, turbo panelão e vai sem dó, não por acaso, a concepção dele não está tão distante de uma turbina.
Opa, mande para mim, Man!
@@evanect th-cam.com/video/BwM6JJYPzkM/w-d-xo.html
Tá na mão, quando você assistir você vai perceber que ele tá certo, só que apesar de serem ótimas soluções, não são para uso geral, motivo pelo qual as fabricantes nunca as implementaram, já que se fizessem o Wenkel ia durar tanto quanto os motores dois tempos, como a intenção era comercial, as práticas de uso foram as mais comerciais possíveis, por mais que não fossem as mais efetivas.
@@Rrgr5Irmão, não tem nenhuma rede social em que você é mais ativo, por acaso?
Que belo conhecimento! 😎🤌
Motor MARAVILHOSO! Uma obra de arte da Mazda
A "Gillete" das pontas dos rotores são chamadas de APEX SEALS, Selantes/Vedadores/Retentores de Vértices/Quinas
Gillete ficou bem explicativo, mas nao podemos esquecer da molinha que tem atrás dele, é ela que pressiona o vedador contra o housing fazendo a função de "anel de compressão"
Seria uma "lâmina de compressão" né
Esse motor é billet muito zica eu vejo nos vídeos 1500hp de potência muito top vc andando na rua com desse
Juntar esse vídeo com o do Murta da uma ideia muito legal, parabéns pessoal.
Por ter tão poucas peças, foi um dos "porquês" que não se deu continuidade ao rotativo... por não ser custoso ao mercado de peças. Comentam ser uns dos motores mais eficientes já criados, porém deveria ser aperfeiçoado em questão de emissão de poluentes. sua manutenção se dá a limpeza e troca das vedações do rotor... trocou, fechou, pau na máquina! Ronco sensacional! Incomparável!
Sou apaixonado pelos rotativos Wankels. Lembrando que todo motor Wankel é rotativo, mas nem todo rotativo é Wankel. Felix Wankel publicou nos anos 60 um livro maravilhoso de sua autoria que é uma espécie de estudo sistemático sobre os rotativos, catalogando dezenas de concepções distintas de rotativos, elencando as vantagens de sua concepção com rotor trilobular, dentre as demais apresentadas. Em vinte e cinco anos acumulei muita literatura nacional e importada sobre o tema, entre revistas, livros e manuais. Estimo que no Brasil, entre carros e motos, não somam mais do que vinte. Da Suzuki RE-5, entre os colecionadores, são conhecidos três exemplares em terras tupiniquins.
Excelente relato!
Poderia me dar as referências que o senhor acumulou esses anos?
Se esse motor fosse mais normal hoje em dia a manutenção não seria tão cara por que esse motor e muito simples
O design desse motor é de uma genialidade incrível, mesmo com suas desvantagens.
O ronco deste motor é surreal, 13B canta muito....
Moro aqui na Austrália e vejo muitos carros com esses motores!
Pensa num motor girador, os caras tem muito conhecimento nessa tecnologia!
Para se retificar esse motor é necessário algumas máquinas dotadas de came sou retíficas CNC.
Pra ter noção como esse motor é pequeno, ou compacto... Ele foi praticamente inteiro para o molho, e ainda tinha bastante espaço... dava pra colocar o restante das peças dele e mais alguns cabeçotes
Nos recentes dos antigamente o “house” dos rotores tinha de ser, necessariamente, reaproveitados, pois a galera não conseguia fabricar a peça, pois não havia acesso ao segredo da liga e do tratamento de dureza.
As tampas finais e intermediárias os especialistas já faziam com certa tranquilidade, mas o house, não.
Com esforço, pesquisa e muita Tentativa & Erro, conseguiram desenvolver uma liga (alguns fazem em aço, outros fazem em alumínio) que aguenta o tranco.
Os caras que tem um domínio nessa tecnologia são os australianos.
P.S.: a necessidade faz a inventividade, já que, com o tempo, no mercado, começou a rarear as peças disponíveis no mercado de reposição.
Curiosamente a mazda ainda vende esses motores em caixa. Acredito que eles ainda estão fazendo pra automobilismo.
Sempre esperei pelo dia em que veria isso no canal da Retifica Projeto! 😍
Sei que é meio chato esse tipo de comentário, mas se puderem upar o conteúdo em 4k ou 1440p, seria de grande adição a qualidade do video, um conteúdo de tão grande qualidade merece tal frufru:).
Incrível, o pessoal la atras criar e hj em dia simplismente compreender ja é difícil.
Descobrindo hoje a existência deste motor incrível e do canal sensacional de vocês!!
Manjo nada de mecânica mas admiro muito a competência de vocês!
Wankel!!! Melhor tipo de motor que existe.
Na baixada santista tem sim especialistas que mechem em motor rotativo na retifica HS que é bem famosa aqui no litoral... quando eu fui fazer o motor do meu Monza OHC 2.0 tinha um Mazda Rx7
Pessoal estava lendo os comentários e gostaria de falar que estes fantásticos motores podem ser montados com mais módulos apenas trocando o virabrequim e alongando o cárter, com relação ao barulho com escapamento dimensionado parece um formula 1.
Morei um tempo no Japão, montei muito deste motor. Super leve e com muito torque, realmente eu me impressionei com este motor.
A grosso modo, o Motor Wenkel é um motor de 2 Tempos: a cada volta de cada rotor excêntrico, isto é, o “Doritos” completa o ciclo de admissão-compressão- explosão-escape.
Daí que o rendimento seja grande para alta rotações, mas possui baixo torque.
P.S.: como a câmara de combustão é muito longa, é para aproveitar o máximo a queima do combustível, o motor possui duas velas; a segunda com 10° de diferença de ignição para auxílio da frente de chama.
Esse motor consegue ser 2 tempos e 4 tempos de uma vez só, isso que é louco
Acho mais que seria um 3t admissões / explosão/ exaustão . Já os 2t de pistão sao só compreensão / explosão não tem um tempo para limpar a câmara com um ciclo ...
É uma questão interessante, não acho que seja 2 tempos nem 3 tempos, um motor 2 tempos completa o ciclo em 1 volta, esse motor em 1 volta realiza 3 ciclos, então eu diria que comparando com um motor à pistão ele é 0,3 tempos
@@iury9749 bem observado tbm então seria akela dizima periódica 0,33333... Kkkk
ele faz os 4 tempos de uma vez por rotor mesmo
Só comecei o vídeo mas falou de rotativo já é o melhor 👏👏👏👏👏👏
Pensa em uma inteligência para fazer este motor, agora entender o funcionamento, também tem que ser craque.
Acredito que seja possível fazer a retifica completa desse motor aqui mesmo no Brasil por um preço razoável .
Eu tenho formação na área industrial e trabalhei com isso a vida toda .
Existem soluções de fácil acesso para resolver todos os problemas nesse motor .
Esse motor Wenkel funciona como se fosse um 3 tempos!
A diferença dele é que no 2 tempos convencional, a mistura combustível entra pela parte de baixo do pistão, lubrificando e refrigerando ao mesmo tempo em que ocorre a compressão e queima na parte superior. É claro que existem os motores 2T que utilizam líquidos de arrefecimento, porém a função é auxiliar na refrigeração, dado o fato que o próprio combustível já faz isso.
Acredito que se denomina 2 tempos por executar as 2 funções ao mesmo tempo.
No ciclo Wenkel, essa refrigeração não ocorre de forma tão combinada, porém é um motor muito interessante dadas as proporções de torque e tamanho em relação aos convencionais 4T ciclo Otto.
Uma moto seria legal! 50CC com torque muito maior e peso do motor reduzido a 1/3. Só teria que utilizar câmbio independente, como é utilizado nas motos Indian.
Esses cara é fera eu achava que não tinha desse motor Rotativo aq no Brasil
Esse Jairinho qd tiver a idade do Jairão vai ser zica ,que da pra ver o qt ele gosta de motores
Pelo meu ponto de vista só fazer o trabalho nas janelas de entrada e saida combustão igual 2 tempos com cuidados pra não matar o house que seria igual cilindro em 2 tempos consegui uma boa vedação e acertar a queima meter mais corente uma vela a mais e meter pressão pra dentro vai virar o bicho... Certeza tbm que o escapamento vai fazer muita diferença nesse motor TBM!
ROTATIVO, o único que supera o dois tempos 🔥🔥
Pra queimar óleo sim!!!
@@HistoriasdoBrizola em questão de potência e giro! 🔥🤌🏻🤌🏻
Esse motor já ganhou uma 24 HS de Le Mans. Há um bom tempo. E o problema é que a Mazda ao que parece foi a única que conseguiu resolver em termos os problemas de vedação dele. A concepção é fantástica.
O Anderson da ful tech poderia participar desse vídeo, certamente daria um conteúdo top
Parabéns pelo vídeo. Nunca tinha um vídeo "nacional" tão recheado de detalhes sobre esse motor.
Eu tinha visto sobre esse motor no programa de tv a cabo Jóias sobre Rodas, ele equipava um Mazda RX 7, achei bem interessante e nunca pensei que pudesse existir aqui no Brasil. Parabéns e obrigado pelo vídeo.
Tem vários.
Pois é, em relação ao imposto em Portugal não paga como se fosse um 1.3cc .... É taxado com 2.6cc se não estou em erro, fazem 1.3cc cada rotor.
Não preciso de dizer que fica uma fortuna de imposto 😅
Boa noite Jairo e Jairinho...uma vez perguntei se vocês já tinham trabalhado um motor rotativo...maravilha..faz. Vídeo com o dono..carro funcionando..posta aí pra nós..abraços.
Muito bom um desafio por melhor que o mecânico seja sempre tem alguma coisa a ser descoberta
Durabilidade deles são maior se trocar o óleo antes bem antes muito top motor rotativo
Acho massa esse sistema.
Já teve motocicleta com esse sistema também.
Muito diferente do que estamos acostumados, semana passada vi um vídeo da história desse motor que seu criador era alemão. Parabéns pelo vídeo
Sim Já apareceu dois protótipos evoluídos deste sistema. Um canadense que em vês de anéis raspadores usam roletes e outro que ao em vês dos anéis raspadores serem no pistão triangular é na camisa e fica fixo. Não se move e possui 3 velas. Muito eficiente. Este motor em condições normais gera aproximadamente 200cv por litro. Característica deste motor. Em uma das provas de endurence o qual o MAZDA 787b foi campeã , por solicitação de outras equipes que disputaram este campeonato, questionaram a performance do MAZDA e foi submetido a rigorosa perícia técnica, com desmonte do motor acompanhados por engenheiros das equipes denunciantes. Nada encontrado de irregularidades, O parecer final dos engenheiros não constatou nenhuma irregularidade e o que mais deixou os engenheiros adversários em pânico foi que um dos engenheiros analisadores afirmou que o motor poderia ser montado com as mesmas peças e voltar a fazer a mesma prova pois o desgaste era insignificante.
Então não é tão caro .
Nas avarias , a tristeza de donos e mecânicos é a procura e a espera de peças.
Eu sou apaixonado nesse motor, um dos sons mais legais, as labaredas mais insanas e a lenta mais gostosa de todo o cenario JDM, como diz o Guilherme da AvantGard “Nada Mal“
Chow de bola ja ouvir dizer que esse motor tem um funcionamento muito suave pelo fato de ser rotativo mais nunca tinha visto desmontado muito top abraços
Este motor é fantástico, deveriam continuar a desenvolve-lo, muito simples e potente! o caso do desgaste, troca esta parte de alumínio, que seria a grosso modo, a camisa do cilindro? Valeu, fiquem com Deus!
.Quando estudei mecânica tive aulas sobre esse motor, um belo projeto mas não rola simplesmente pelos problemas de vedação e emissão de poluentes, sabia quê o RX 7 usou esse motor mas o RX 8 não.
Outro ponto é a lubrificação, isto é, por haver muitos pontos de contato com os selos Ápex (aqueles do vértice do Doritos), assim como aqueles circulares de vedação do centro do rotor, o fabricante, originalmente, faz uma injeção de óleo de cárter (próprio e adequado para este motor) junto com o combustível.
Já os “Fabricantes/Montadores” independentes, fazem um sistema à parte com reservatório próprio para não haver consumo de óleo lubrificante do motor.
Musica lavando o motor lembra MUITO a musica de fundo da area dos carros "japoneses" do Gran Turismo 2, que nostalgia que deu!!!
Marcos de matozinhos, esse motor é um motor rotativo de 1. 2, ou 3 rotores como voces falaram é descartavel, mesmo ele funcionando bem consome muito óleo mas é um dos melhores motores inventado só não foi aprovado por consumo alto de oleo. Como jairinho falou ele roda pouco e tem muita potencia e torque.
Mecânicos de avião conhece bastante essa configuração, equipa alguns modelos bem conhecidos
Esse motor é o mais apropriado pra por turbo. Ele eleva rotação em segundos o top! Ele tem esse problema de vedação mesmo, trocou as vedações ele fica novo. Show de bola a iniciativa de você! Forte abraço!
Se montar em um gol, Chevette ou omeguera vai ficar monstro muito bom esse motor rotativo em japonês oniguire
Bem legal poder ver um motor desses, nunca vi nem o carro de perto kkkk. O "Doritos" gira a exatamente 1/3 da rotação do vira, a cada volta do vira avança 34 dentes no rotor deixado o rotor 17 dentes atrasados (51-34=17), após 3 voltas do vira teremos 1 do rotor (17×3=51). E a respeito da cilindrada acredito de depende do ponto de vista, acredito q o padrão seja com relação a rotação do vira , como acontece nos outros motores, exemplo: um 4 cilindros 2.0 tem cilindrada individual de 500cm3 pq todos eles fazem uma subida e uma descida não importando se é 2 ou 4 tempos, mas no wankel o rotor faz apenas 1/3 do movimento por volta do vira. Parabéns pelos vídeos sempre estou acompanhando, outra dica legal é o site Partsouq, só colocar número do chassi q consegue todos os códigos de todas as peças do veículo. Mas veículos brasileiros são bem limitados mas esses importados e asiáticos geralmente tem tudo.
A quanto tempo não vejo um motor destes. Parabéns 👏👏👏👏👏
Da para ver que manjam de motores ...Estes rotativos nos Estados Unidos andam junto com os v8 e é febre lá
Que honra ver uma maravilha dessa na bancada de vocês!! Parabéns. Esse motor e raro na gringa no Brasil se conta nos dedos.
Jairos, tinha por volta de 8 anos quando meu pai me mostrou uma revista 4 rodas de 1973 que falava em detalhes sobre esse motor. Foi quando despertei para a mecânica e pesquiso muito sobre o assunto. Primeira vez que vejo um desmontado no Brasil. E apenas para agregar, a correta pronuncia é "Uêncól" ou "Vânquel" mais abrasileirado. Abraços!!!
Prezados Senhores,
Bom dia!
Sou aluno de Eng Mecânica no IFG (Instituto Federal de Goiás).
Seria muito bom se pudéssemos ter acesso à uma "sucata" de Wankel, para fazermos um motor em corte, somente para exibição em nosso laboratório. Seria um recurso didático valioso.
Se os senhores tiverem um contato que possa nos ajudar, lhes agradeço.
Feliz 2023 a todos, paz, saúde e sucesso.
Jairao muito gente fina encontrei ele no shopping em santo andre !!!!! Ele eé. Um ser humano incrivel parabens. Sucesso
Fala boy e nois TMJ
Eu acho o barulho desse motor muito interessante
Uma pena não ser um motor durável, mas o projeto é muito bonito e bem pensado , economia de espaço, economia de peças móveis, não deixa janelas/tempo perdido sem executar trabalho, afinal todos os lados dis rotores estão trabalhando ao mesmo tempo com uma diferença de 60 graus entre uma combustão e outra, contando claro os dois rotores juntos , o projeto é magnífico, existem motos que também usam esse motor , a pena mesmo é a durabilidade
Esse é o motor que eu mais gosto, tenho tatuagem de rotor nos braços, no Brasil é muito escaço informações desse motor, o canal SPL Drift Team é a maior referência que tem desse motor em Português Brasil que tem aqui no Brasil
Belo video, eu jurava q era o motor de um UP ou Qwid kkkk os cara q criaram esse motor a ideia é boa mas acredito q la eles trocam de carro quando estraga, nós aki arrumamos tudo que se for possivel pra economozar. Aimda bem que tem esses guerreiros da mecânica vlw
esse motor é muito bom e rende bastante o problema é que quando quebra custa uma grana pra outro
Jairo ,assistindo teu vídeo e montando o thp q tu encamisou o bloco p japa de santa catarina
O som desse motor e magnífico televisao pra mim e Discovery Turbo oficina e restauracao dia inteiro e assisto esse motor eles reformando ele dahora e agora aqui que presente ver esse video obrigado!
as pontas de gilette são chamadas de apex seal's em ingles, ou traduzindo de forma literal seriam algo como junta de tangente ou tampão de tangente
As 3 pontinhas "gilette" são os apex seals, selos de ápice da posição do rotor, devido a carbonização do interior, esses selos se gastam muito rapidamente, usar etanol ao invés de gasolina deixa a durabilidade dessa peça muito superior.
Parabéns pelo conteúdo. Não é fácil encontrar um motor Wankel. E o funcionamento foi muito bem explicado.
Muito bom vídeo. A minha tese de mestrado foi a simulação de funcionamento desse motor. Faltou falar que tem que ser turbinado ou sobre alimentado. Parabéns
Acho que esse motor é uma maravilha da engenharia, e uma coisa muito doída esse motor.
Existe um motor super incrível, também rotativo mas que ele não tem apenas uma camara de combustão, MAS TRÊS. A admissão e exaustão do ar é feita pelo CENTRO do motor, e está patenteado pela empresa LIQUID PISTON!
Procurem videos do X-Engine da LIQUID PISTON, é uma obra prima de motor rotativo.
Sem dúvidas o ronco mais lindo de todos os motores
Obra de arte da engenharia...
Que legal em nunca vi um motor desse aberto.
Eu tenho um RX8 e meu motor ja está abrindo o bico kkkk vou ter que abrir ano que vem, valeu pelo video ja deu uma ajuda
Uma curiosidade pra vcs é que esses motores são super modulares, da pra ir montando vários rotores, precisando trocar somente os parafusos e o eixo ecêntrico, lá fora há versões com 6 e até bem mais rotores. E há como modificar o duto de admissão, funcionando como uma troca de comando em um motor comum, e esses processos são chamados Street Port, Bridge Port, Semi Peripheral e Peripheral, sendo cada um mais agressivo que o outro
Top demais, quanto ao preço, o problema é escala, se fosse mais popular, era barato. O único defeito deste motor é a durabilidade.
Cara! eu acho incrível esse motor wankel!!
A simplicidade que é esse motor na teoria é apaixonante... Agora na prática o calo aperta. Conteúdo raro no Brasil. Parabéns por conseguir ter acesso à essa joia!
Dica canal do *Rob Dahn* , tentem contato com ele , o conhecimento dele nesse tipo de motor pode ajudar muito.
Por sinal já triturou muito em teste para saber o que funciona e o que não funciona.
Existe também um brasileiro que se propôs a produzir partes billet para rotativos.
A Mazda com um 4 Rotores ganhou uma 24h de Le Mans: 20EB.
Depois de ganhar de forma acapachante, foi banido das competições….
Mesmo sem muito torque devido a sua própria concepção, ele gira absurdos 10, 12.000 RPMs!
4 rotores é 26b
O Mazda 787b foi o primeiro e último carro com motor wenkel que venceu o Le Mans em 1991 e depois disso a FIA proibiu a utilização desse motor na competição
"Venceu" é uma palavra forte, ele correu como protótipo, não um carro oficialmente homologado, tanto que tinha mais potência e menos peso que os demais concorrentes. Foi banido porque a Mazda foi tentar roubar na definição de litragem.
Caríssimo, tanto venceu que foi banido: não se proíbe algo que está liberado para correr 😉
Parabéns por explicar para nós leigos, isso ajuda bastante nossa evolução com esse motor emblemático
A Suzuki lançou uma motocicleta com este motor.se não me engano de 500 cc. Existe uma em São Paulo. JÁ quê vocês citaram em um com 1000 cc para equipar um Fiat Uno. Em videos norte americanos.do Ken Kaplan tem uma destas Suzuki.inclusive ele dá umas voltas com ela. Gostei de ver este motor aberto. Abraços.
O lendário wenkkel, o motor de menor litragem que bebê mais que o Maverick!
Se não me engano este motor ele foi desenvolvido inicialmente para aviões caça da Alemanha se não me engano no período do final da primeira guerra mundial
Caracas vocês são incríveis mechem até em motor rotativo sou de Betim Minas Gerais vou levar o motor do meu escort pra vocês arrumar
Fala pra galera a forcinha desse carinha, é bruto
Muito bom pessoal....sempre achei esse motor com uma tecnologia impressionante....compacto e muito forte. Parabéns pelo vídeo. Espero ver esse motor logo montado e funcionando no Mazda...
Simplesmente o motor mais legal já feito.
O conceito desse motor renasceu agora a pouco tempo, onde o desenho dele serviu de base para um motor elétrico automotivo
O motor mais top já feito pelo homem!!!!!
Insano esse motor. A gente fica tão condicionado no sistema de cabeçote, bloco, pistão e biela que fica difícil imaginar outra forma de funcionamento. E cá entre nos, um motor desse durar 70 mil km, ate que ta bom se comparar a alguns 1.0 3 cilindros que temos por aí, que com 50k já precisa abrir. Aguardando ansioso pela continuação!!
Raramente um 1.0 tricilindrico precisa de retífica nessa km, um Wankel jamais passa de 100 mil, e chegando nisso já tá bebendo óleo que nem Audi.
@@thesis4349 bom dia meu amigo, desculpa te contrariar mas infelizmente tem muitos com metade disso sendo aberto para reparos e até mesmo a retifica de cilindros e cabeçote a parte de virabrequim até suporta mas o restante...
Linha Renault então nem se fala.
@, "muitos" não são todos, no caso do Wankel, nenhum passa de 100 mil com o mínimo de saúde.
O que eles disseram que são "giletes", se chamam apex seal. É o que faz esses motores durarem pouco, pq se desgastam rápido
Na verdade o desgaste desse motor e devido ao calor de combustão e exaustão, esquenta e esfria ao mesmo tempo, acaba trincando o bloco de alumínio* por ser tudo uma peça só
17:23 eu ja tinha pensado nisso, nessa época aí boa parte da Mazda era propriedade da Ford.... ai eu fiquei imaginando como seria um Escort Hobby com motor rotativo 1.0
Boa noite jairos que doideira esse motor nunca tinha visto nada parecido
Retifica Projeto surpreendendo!