Show de bola..!! Com seu alerta.. fiz uma receita deAmerican IPA..e o meu FG ficou bem alto..a causa foi a falta de levedura.. coloquei 30% a menos.. Mas como foi uma receita que desenvolvi.. ficou bem em 80% do padrão.. fora a falha de falta das leveduras.. Quanto ao restante ficou bem no resultato.. apesar dos erros.. ficou bem acima da media..! Obrigado pelas dicas..!! Abraços. Marcus Moreira - Cariacica - ES
Boa tarde Daniel. Primeiro parabéns, seus conteúdos estão sendo extremamente importantes para mim. Sou Cervejeiro novo, fiz apenas 2 brassagens. Na primeira, fiz uma American Ale e a receita pedia uma OG entre 1045 e 1056 e na brassagem deu 1040 e por ser minha primeira fiquei com receio de tentar corrigir e deixei com 1040 e após a fermentação a FG da receita pedia 1010 a 1015 e a minha ficou 1006. Hoje ela esta carbonatando e domingo (07.01.18) estará pronta para consumo. Na minha segunda brassagem, que correu tudo mais tranquilo, fiz uma APA. A receita pedia igualmente OG entre 1045 e 1056 e após a brassagem ficou com 1052, ou seja, dentro da receita. Hoje (03.01.18), com 6 dias de fermentação eu resolvi fazer uma medida e a FG esta dando 1010, ou seja, como ainda esta fermentando, com certeza a FG vai ficar abaixo do que pede a receita novamente. Ambas foram fermentadas em temperatura ambiente, por volta de 25º. Hoje tenho um frigobar com controlado de temperatura e conseguirei daqui para frente fermentar e maturar com temperatura controlada. Pergunta: Porque minha FG esta ficando sempre abaixo do pedido pela receita, o que posso fazer para que isso não aconteça novamente e o que isso pode causar no resultado final da cerveja ? Desde já agradeço e parabenizo novamente pelo trabalho.
Pessoal, atento aos termômetros. Resolvi calibrar e pasmem, erro de ate quatro graus é muito comum em termômetros novos, principalmente os tipo relógio ( mecânicos )
Fiz a minha segunda brassagem há uns 10 dias. Tive problema na atenuação, e então fui verificar os possíveis problemas: 1: Usei um pacote de Fermentis US-05, então provavelmente não é a quantidade de levedura (tudo no prazo de validade, e hidratado). 2: Não me lembro se fiz a oxigenação do mosto (faço chacoalhando o balde) 3: Quando fiz a primeira brassagem, na receita que veio junto com meu kit, pedia pra subir a água da mostura até uns 72º e deitar o malte. A água baixou a temperatura pra 67 beleza. Nessa segunda brassagem, subi pra mais ou menos 73º e quando deitei o malte, quase não baixou a temperatura, ficou por volta de 72º por uns 10-15 minutos até eu conseguir baixar. Estou achando que o problema da fermentação seja essa temperatura que ficou, produziu muito açúcar não fermentável. Poderia me confirmar qual teria sido o problema? A OG prevista era 1050 e bateu, mas a FG seria 1009 e parou em 1015. Outra dúvida. Na hora do primming, utilizo os 6g/L normal? Ou uso menos, já que ainda vai ter açúcar na cerveja?
Minha FG tbm nunca dava certo, com um dos videos do Daniel, descobri que o errado era minha aferição , eu estava medindo a FG com refratometro sem fazer correção(app). Quase joguei cerveja pora com ponta disso, agora aprendo que o álcool interfere na medida da densidade no refratometro.
Daniel bom dia!! Ederson meu nome! Brassei 20 litros de witbeer, cometi erros na mosturação e a OG ficou muito acima do que manda a receita. Posso ou devo inocular mais levedura?. Pois usei um pacotinho em 20 litros!.
Troquei meu densímetro e meu termômetro recentemente e as duas levas que fiz depois não bateram a OG e a FG. Vou comprar termômetro e densímetro de marcas diferentes e ver qual dos dois está errado. Torcer pra ser o densímetro
Ola,Daniel blz?Tenho uma dúvida,tenho sistema biab,fiz 2 receitas na qual elas ficaram com fgs altas,aproxidamente 5 acima da fg da receita,e olha que a og bateu conforme a receita
Tive esse mesmo problema, o resultado final (dps da fermentação) ficou um tanto "ácida" coisa pouca mas q não passa despercebido. Fiz um dry hopping de 35g (+ 3 dias: 18, 19, 20graus), maturei a frio por 7 dias com gelatina, devo fazer mas alguma coisa pra corrigir mais tarde esse problema?
Eu tinha esse problema e descobri que o refratômetro não marca corretamente depois que o mosto tem álcool, aí tive que usar um site que corrige o que o refratômetro marca na hora da FG, pois para OG ele marca direitinho pois ainda não tem álcool, se vc usa refratômetro pode ser isso, abraço!
Boa noite....meu nome é leonildo, tenho um problema com todas as brasagem,nunca,alcanço a og, porém a fg sempre abaixo,tipo secreria que ser 1009.da 1004,exemplo, teria que ser og 1046 é fg 1009, eu obtenho og 1038, 1040 é fg 1004, isso sempre em todas as brasagens,ah já troquei o densimetro,usei outros termometros é sempre acontece isso. Diminui até a agua da lavagem é deu na mesma.
Daniel, uma pergunta, cara. Há um método mais preciso ou funcional e simples pra calcular a quantidade de agua que vou precisar na minha receita??? abraço
Boa noite Daniel, fiz minha primeira Brassagem sabado dia dia 21/07/18, ai hoje dia 26/07/18 resolvi testar a atenuação da fermentação, FG esperado é de 1.008, mas minha medição deu 1.020, temperatura de fermentação esta a 19,4 graus, fiz uma cerveja puxada para o estilo Cream, qual conselho? Esperar uns dias e medir de novo? Aumentar a temperatura? Inocular mais fermento?
Daniel bom dia, tenho uma dúvida, estava fazendo uma mosturação de uma cerveja de trigo, na rampa de 67°c por 60 minutos, fiz o teste do iodo e vi que ainda havia amido pois ficou muito levemente escuro, continuei nessa mesma temperatura por até mais 20 minutos fazendo a medição de 5 em 5 minutos, mas não adiantou, continuou muito levemente escuro, o que pode ter acontecido??
Olá Daniel. comprei um termômetro digital e um mecânico, os dois com erro de 3 graus pra baixo. Resultado: Mosturei a 71 gruas, não atenuou, atingi a og e minha fg foi ridiculamente alta, fiquei com uma americam stout doce e licorosa com baixa graduação alcoólica, extremamente desequilibrara... Existia alguma coisa que eu poderia ter feito no final da fermentação pra tentar melhorar o erro? Abraço
Fala Daniel, tudo certo? Gostaria de saber se é possível fermentar em dois fermentadores diferentes uma mesma receita? pois queria , por exemplo, sentir lado a lado diferenças como dry hop com diferentes lúpulos.
É possível sim camarada. Eu fiz uma experiência semelhante pois queria testar o comportamento de duas leveduras pra Weiss. Separei o mosto em dois fermentadores e inoculei cada as leveduras. Foi bacana ver a nítida diferença entre o WB06 e o M20.
Não vi nenhum vídeo referente a OG na lavagem do mosto, tenho um equipamento de 20L com recirculação, faço recirculação continua. E atinjo uma densidade de 1.050 por exemplo, e já extrai todos os açúcares, quando faço a lavagem com água quente a densidade cai muito, exemplo para 1.038, e a meta da OG seria 1.050, 1.060, depois da lavagem do mosto. Já lavei com menos água, tentei atingir a OG antes da lavagem com mais água, tentei usar mais malte. Talvez seja a capacidade do equipamento? Quando acontece corrijo com açúcar, o que devo fazer?
Pesquise por corrigindo a densidade do mosto. Acho que o CONCERVEJA mesmo tem um vídeo sobre isso. Mas explicando bem superficialmente, a maneira mais simples de corrigir é diluir o mosto ou deixar mais tempo fervendo. Se no final da fervura a sua densidade for maior que a esperada vc precisa diluir o mosto adicionando água. Existe uma fórmula para cálculo da quantidade de água necessária. Se acontecer o oposto vc pode ferver mais alguns minutos e ir monitorando a densidade. A medida que a água vai evaporando a densidade vai aumentando.
Ótimos vídeos teóricos... Poderia colocar algumas imagens e um pouco de prática nos videos!
Show de bola..!! Com seu alerta.. fiz uma receita deAmerican IPA..e o meu FG ficou bem alto..a causa foi a falta de levedura.. coloquei 30% a menos.. Mas como foi uma receita que desenvolvi.. ficou bem em 80% do padrão.. fora a falha de falta das leveduras.. Quanto ao restante ficou bem no resultato.. apesar dos erros.. ficou bem acima da media..! Obrigado pelas dicas..!! Abraços. Marcus Moreira - Cariacica - ES
Boa tarde Daniel. Primeiro parabéns, seus conteúdos estão sendo extremamente importantes para mim.
Sou Cervejeiro novo, fiz apenas 2 brassagens. Na primeira, fiz uma American Ale e a receita pedia uma OG entre 1045 e 1056 e na brassagem deu 1040 e por ser minha primeira fiquei com receio de tentar corrigir e deixei com 1040 e após a fermentação a FG da receita pedia 1010 a 1015 e a minha ficou 1006. Hoje ela esta carbonatando e domingo (07.01.18) estará pronta para consumo.
Na minha segunda brassagem, que correu tudo mais tranquilo, fiz uma APA. A receita pedia igualmente OG entre 1045 e 1056 e após a brassagem ficou com 1052, ou seja, dentro da receita. Hoje (03.01.18), com 6 dias de fermentação eu resolvi fazer uma medida e a FG esta dando 1010, ou seja, como ainda esta fermentando, com certeza a FG vai ficar abaixo do que pede a receita novamente.
Ambas foram fermentadas em temperatura ambiente, por volta de 25º. Hoje tenho um frigobar com controlado de temperatura e conseguirei daqui para frente fermentar e maturar com temperatura controlada.
Pergunta: Porque minha FG esta ficando sempre abaixo do pedido pela receita, o que posso fazer para que isso não aconteça novamente e o que isso pode causar no resultado final da cerveja ?
Desde já agradeço e parabenizo novamente pelo trabalho.
Pessoal, atento aos termômetros. Resolvi calibrar e pasmem, erro de ate quatro graus é muito comum em termômetros novos, principalmente os tipo relógio ( mecânicos )
Fiz a minha segunda brassagem há uns 10 dias. Tive problema na atenuação, e então fui verificar os possíveis problemas:
1: Usei um pacote de Fermentis US-05, então provavelmente não é a quantidade de levedura (tudo no prazo de validade, e hidratado).
2: Não me lembro se fiz a oxigenação do mosto (faço chacoalhando o balde)
3: Quando fiz a primeira brassagem, na receita que veio junto com meu kit, pedia pra subir a água da mostura até uns 72º e deitar o malte. A água baixou a temperatura pra 67 beleza. Nessa segunda brassagem, subi pra mais ou menos 73º e quando deitei o malte, quase não baixou a temperatura, ficou por volta de 72º por uns 10-15 minutos até eu conseguir baixar.
Estou achando que o problema da fermentação seja essa temperatura que ficou, produziu muito açúcar não fermentável.
Poderia me confirmar qual teria sido o problema? A OG prevista era 1050 e bateu, mas a FG seria 1009 e parou em 1015.
Outra dúvida. Na hora do primming, utilizo os 6g/L normal? Ou uso menos, já que ainda vai ter açúcar na cerveja?
Eu TB acho w fiz igual vc
Minha FG tbm nunca dava certo, com um dos videos do Daniel, descobri que o errado era minha aferição , eu estava medindo a FG com refratometro sem fazer correção(app). Quase joguei cerveja pora com ponta disso, agora aprendo que o álcool interfere na medida da densidade no refratometro.
seria muito legal se você fizesse esse vídeo de inoculação 😀
Daniel bom dia!!
Ederson meu nome! Brassei 20 litros de witbeer, cometi erros na mosturação e a OG ficou muito acima do que manda a receita. Posso ou devo inocular mais levedura?. Pois usei um pacotinho em 20 litros!.
Troquei meu densímetro e meu termômetro recentemente e as duas levas que fiz depois não bateram a OG e a FG. Vou comprar termômetro e densímetro de marcas diferentes e ver qual dos dois está errado. Torcer pra ser o densímetro
Ola,Daniel blz?Tenho uma dúvida,tenho sistema biab,fiz 2 receitas na qual elas ficaram com fgs altas,aproxidamente 5 acima da fg da receita,e olha que a og bateu conforme a receita
Fala Daniel, e como corrijo a FG depois da fermentação ?
Posso oxigenar com a bombinha, durante a fermentação, quais problemas posso ter
Tive esse mesmo problema, o resultado final (dps da fermentação) ficou um tanto "ácida" coisa pouca mas q não passa despercebido. Fiz um dry hopping de 35g (+ 3 dias: 18, 19, 20graus), maturei a frio por 7 dias com gelatina, devo fazer mas alguma coisa pra corrigir mais tarde esse problema?
Eu tinha esse problema e descobri que o refratômetro não marca corretamente depois que o mosto tem álcool, aí tive que usar um site que corrige o que o refratômetro marca na hora da FG, pois para OG ele marca direitinho pois ainda não tem álcool, se vc usa refratômetro pode ser isso, abraço!
Boa noite....meu nome é leonildo, tenho um problema com todas as brasagem,nunca,alcanço a og, porém a fg sempre abaixo,tipo secreria que ser 1009.da 1004,exemplo, teria que ser og 1046 é fg 1009, eu obtenho og 1038, 1040 é fg 1004, isso sempre em todas as brasagens,ah já troquei o densimetro,usei outros termometros é sempre acontece isso. Diminui até a agua da lavagem é deu na mesma.
Qual o site que tu usasse?
Qual o nome do site para ver isso?
Daniel, uma pergunta, cara.
Há um método mais preciso ou funcional e simples pra calcular a quantidade de agua que vou precisar na minha receita??? abraço
E se a atenuação fica muito mais alta do que o esperado? Faz 48 horas que minha breja está fermentando sem parar no fermentador.
Daniel, se acontecer de errar na quantidade de levedura, e possível adicionar mais sem riscos de perder a cerveja?
Essa queria saber a resposta
Boa noite Daniel, fiz minha primeira Brassagem sabado dia dia 21/07/18, ai hoje dia 26/07/18 resolvi testar a atenuação da fermentação, FG esperado é de 1.008, mas minha medição deu 1.020, temperatura de fermentação esta a 19,4 graus, fiz uma cerveja puxada para o estilo Cream, qual conselho? Esperar uns dias e medir de novo? Aumentar a temperatura? Inocular mais fermento?
Olá pessoal... Esqueci de oxigenar o meu mosto pós fervura. Estou tendo pouca atividade das leveduras. Consigo corrigir de alguma forma?
Daniel bom dia, tenho uma dúvida, estava fazendo uma mosturação de uma cerveja de trigo, na rampa de 67°c por 60 minutos, fiz o teste do iodo e vi que ainda havia amido pois ficou muito levemente escuro, continuei nessa mesma temperatura por até mais 20 minutos fazendo a medição de 5 em 5 minutos, mas não adiantou, continuou muito levemente escuro, o que pode ter acontecido??
Termômetro pode ser um problema. Eu uso 2. Mas os 2 com boa diferença de temperatura. Sempre faço uma média de temperatura kkkk.
Olá Daniel. comprei um termômetro digital e um mecânico, os dois com erro de 3 graus pra baixo. Resultado: Mosturei a 71 gruas, não atenuou, atingi a og e minha fg foi ridiculamente alta, fiquei com uma americam stout doce e licorosa com baixa graduação alcoólica, extremamente desequilibrara... Existia alguma coisa que eu poderia ter feito no final da fermentação pra tentar melhorar o erro?
Abraço
Fala Daniel, tudo certo? Gostaria de saber se é possível fermentar em dois fermentadores diferentes uma mesma receita? pois queria , por exemplo, sentir lado a lado diferenças como dry hop com diferentes lúpulos.
É possível sim camarada. Eu fiz uma experiência semelhante pois queria testar o comportamento de duas leveduras pra Weiss. Separei o mosto em dois fermentadores e inoculei cada as leveduras. Foi bacana ver a nítida diferença entre o WB06 e o M20.
Fiz uma cerveja uma vez a 70,68 graus. Og 1.052, fg 1.014 a cerveja ficou enjoosa, joguei fora ninguém tomou
Não vi nenhum vídeo referente a OG na lavagem do mosto, tenho um equipamento de 20L com recirculação, faço recirculação continua.
E atinjo uma densidade de 1.050 por exemplo, e já extrai todos os açúcares, quando faço a lavagem com água quente a densidade cai muito, exemplo para 1.038, e a meta da OG seria 1.050, 1.060, depois da lavagem do mosto. Já lavei com menos água, tentei atingir a OG antes da lavagem com mais água, tentei usar mais malte.
Talvez seja a capacidade do equipamento?
Quando acontece corrijo com açúcar, o que devo fazer?
Pesquise por corrigindo a densidade do mosto. Acho que o CONCERVEJA mesmo tem um vídeo sobre isso. Mas explicando bem superficialmente, a maneira mais simples de corrigir é diluir o mosto ou deixar mais tempo fervendo. Se no final da fervura a sua densidade for maior que a esperada vc precisa diluir o mosto adicionando água. Existe uma fórmula para cálculo da quantidade de água necessária. Se acontecer o oposto vc pode ferver mais alguns minutos e ir monitorando a densidade. A medida que a água vai evaporando a densidade vai aumentando.
Disk danca
03:04 - *convertidos em álcool