Série Carbonatação - Priming na cerveja artesanal - Beer School

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 7 ม.ค. 2025

ความคิดเห็น • 105

  • @TioSnoogle
    @TioSnoogle 6 ปีที่แล้ว +2

    Jamal, minha mais sincera admiração a você cara, apesar de só ter te conhecido quando estavamos bebados pra caralho (e nesse momento inclusive), você é o que eu posso chamar de verdadeiro mestre, tenho 4 anos de experiencia na arte da cerveja em Cascavel e desde o começo aprendo com seus conteúdos e me sinto um bosta de nunca ter entendido certas coisas. Mais uma vez, video foda! O dia que quiser fazer uma cerveja fodelastica por aqui deixo a cervejaria caseira a disposição.

  • @tchulin1
    @tchulin1 6 ปีที่แล้ว +1

    Quando comecei a fazer cerveja, em 1986, eu engarrafava a cerveja no final da fermentação, quando a saída de CO2 diminuía, as bolhas na vasilha de água ficavam menos frequentes.
    Era necessário controlar a pressão dentro da garrafa e pasteurizar para parar o processo. Mesmo assim, algumas garrafas explodiam.
    A maturação ocorria na garrafa e durava, no mínimo, 15 Dias.
    Era necessário

  • @cervejeiromaluco4563
    @cervejeiromaluco4563 6 ปีที่แล้ว +1

    Agora eu entendi o porque da minha Weiss nunca chegar na carbonatação que eu quero, e as APAs passarem no desejado. Vlw mesmo Jamal. melhor canal cervejeiro

  • @ivanzinho1995
    @ivanzinho1995 6 ปีที่แล้ว +2

    Antes de fazer CF usava nas minhas primeiras levas o primming , porém achava muito trabalhoso o sistema , foi qdo resolvi colocar a qte e açúcar diretamente nas garrafas . Achei mais prático e com um resultado de carbonatação muito melhor.

  • @crashmultiplecombat3830
    @crashmultiplecombat3830 3 ปีที่แล้ว

    Eu tiro do fermentador no quarto dia passo pra pet, vai na geladeira a 3 graus e carbonata de boas

  • @maddenbr1801
    @maddenbr1801 3 ปีที่แล้ว

    Ótimo vídeo para os entusiastas das High gravity!

  • @mtclaver
    @mtclaver 6 ปีที่แล้ว +1

    Nem assisti ainda e já lancei o like. Essas séries tão do caraio

  • @dotta915
    @dotta915 6 ปีที่แล้ว

    Ae Jamal comeu me assubtanto com o papo de 10g de açúcar primming por litro... Nestas quantidades vira uma bomba.... Mas que bom que vc abordou o assunto de co2 retido na cerveja e que tem que considerar isso no primming. Falo isso para muita gente que explode garrafa ou tem breja hipper carbonatada. Quando eu comecei a corrigir o primming passei 6g/l para 3.5g/l.

  • @ONC2011
    @ONC2011 6 ปีที่แล้ว +3

    Grande Professor!!! Essas séries estão demais. Todos os detalhes que estão sendo tratado certamente terão reflexos nas cervejas que fazemos. Parabéns e muito sucesso!!!!

  • @TheMateusCirolini
    @TheMateusCirolini 6 ปีที่แล้ว +3

    Jamal, Você acabou de responder uma dúvida que eu tinha. Obrigado.
    Vi várias contradições na literatura. Por lógica, sempre fiz como você comentou no vídeo.

  • @p_honorio
    @p_honorio 3 ปีที่แล้ว

    Parabéns ótimo vídeo

  • @edubueno66
    @edubueno66 6 ปีที่แล้ว

    kkkkk a referência do Botto foi boa, o cara é top mesmo pra detectar sabores na cerveja

  • @wilsonbaptista6498
    @wilsonbaptista6498 6 ปีที่แล้ว +4

    Fala Jamal, sempre faço primming com açucar invertido, e sempre uso 7 gramas por litro com as garrafas na temperatura ambiente, esse numero acho um numero ideal, para a pessoa que não se preocupa com volume de CO2 por estilo de cerveja, pq ideal? Pq nunca explodiu nenhuma garrafa independente do tempo que deixei ela ao ar livre. Outro Ponto favorável que acho qie tem no primming é uma " segunda maturação" que eu acho que acaba acontecendo naturalmente, então se vc tem ainda um pouco de diacetil, ele vai embora. E para finalizar, é uma coisa que tenho notado, mais não tenho base científica para provar, só a minha percepção é que a cerveja fica muito mais limpida depois do primming. Valeu, espero ter contribuído.

    • @Karlovizky
      @Karlovizky 4 หลายเดือนก่อน

      6 anos depois.... Eu sinto que cerveja com prime na garrafa fica mais saborosa e com mais gás.
      No barril por mais gás CO2 que se coloca não fica tão boa, não sei se é a qualidade do c02 não seja a melhor. Digo que o c02 gerado na fermentação é mais saboroso. Mais picante na boca. Por isso eu coloco cerveja no barril antes dela terminar de fermentar. Só tem um ponto negativo, o barril deve ficar sem movimentação. Vc não poderá levar o barril pra outro local e já começar a servir. Mas a cerveja fica muito melhor com fermentação das leveduras que o c02 forçada. Minha experiência.

  • @engcustodio
    @engcustodio 6 ปีที่แล้ว

    Jamal tem ainda outro fator que acho ser muito relevante nisso aí que é a trasfega. Eu não faço trasfega na maioria das minhas cervejas e observo que após a fermentação e descanso de diacetil quando desço a temperatura para clarificação fica CO2 dissolvido na cerveja. Estou pesquisando isso agora pois pode ser um motivo de supercarbonatação e estouro de garrafas. Pode ter gente achando que é açúcar residual porém pode ser CO2 dissolvido.

  • @fernandobp42
    @fernandobp42 6 ปีที่แล้ว

    Só um addendum, além dá temperatura. Em fermentadores maiores com maior coluna de líquido, a pressão do líquido (e a pressão do tanque) também vai ser um fator na solubilidade do CO2. E é um ponto importante a se considerar no caso de fazer priming em uma fábrica. Por isso é muito interessante medir a quantidade de CO2 dissolvido antes de adicionar o açúcar e dosar de acordo com a carbonatação desejada.

  • @IsnardeAlves
    @IsnardeAlves 2 ปีที่แล้ว

    Muitos falam no priming em temperatura ambiente. Mas qual seria essa temp. Ambiente? No brasil as temperaturas variam muito entre sul, sudeste e nordeste, norte. Eu moro no nordeste, temperatura ambiente dentro de casa na media de 30-32°C. Estamos no inverno 27°C. Deixei as garrafas 7 dias a 27-28°C, com priming de 6g/L, mas ficou com baixa carbonatação. Deixei mais 4 dias pra ver se atinge o CO² esperado para cream ale. Como aqui no nordeste é bem quente posso continuar as garrafas no priming em Temp ambiente ou boto na geladeira e mantenho entre 21-25°C ?

  • @mervius1
    @mervius1 6 ปีที่แล้ว

    Jamal, da para ver isso na prática. Quando eu faço reaproveitamento de levedura, eu geralmente pego a cerveja depois do coldcrash. Quando eu coloco a lama no pote pra deixar decantar, a medida q vai ficando quente, vai subindo bolhas, chegando a estufar a tampa do pote. Imagino que esse seja o gás absorvido, correto?

  • @rodrigovareto
    @rodrigovareto 6 ปีที่แล้ว +2

    Valew Jamal. Mais uma vez assunto interessantíssimo. Aguardando próximos capítulos!

  • @marciomantovani6534
    @marciomantovani6534 6 ปีที่แล้ว

    Obg jamal vc ajuda muito agente com seus vídeos obs mesmo

  • @BiabnoAP
    @BiabnoAP 6 ปีที่แล้ว +2

    Boa Jamal!
    Assunto de grande relevância !

  • @rafaelraitz8954
    @rafaelraitz8954 6 ปีที่แล้ว

    Existe tbm alguns açúcares mais complexos, mais difíceis de serem consumidos pelas leveduras.
    Esses açúcares podem ser convertidos depois de engarrafar a cerveja? Aumentando consideravelmente a carbonatação?
    Digo isso pois tenho esse problema em algumas levas, com 10 dias engarrafada tá ok (varia com a temperatura) 30 dias a carbonatação já tá alta, três meses tá exagerado, depois de dois a três meses não aumenta mais.
    Nem todos os estilos acontece isso, geralmente nas que levam malte de trigo na composição.

  • @gewersoncampos2649
    @gewersoncampos2649 5 ปีที่แล้ว

    Bom dia, só vídeo top, parabéns e obrigado pela ajuda com seus vídeos muito bem elaborados,da para fazer um vídeo com carbonatação com próprio mosto?
    Se tem esse vídeo eu não achei,muito obrigado e parabéns!!!!

  • @sobrevoosdanatureza7422
    @sobrevoosdanatureza7422 6 ปีที่แล้ว +1

    jamal, sempre otimos videos! quando vai sair o teu livro? imagino como seria interessante toda esta quimica explicada na cerveja, em um livro em portugues! Parabens

  • @gezreelpereiradeoliveira5701
    @gezreelpereiradeoliveira5701 2 ปีที่แล้ว

    mestre, boa noite, qual a capacidade de suporte de pressao desses growlers ambar que a gente envasa a cerveja???

  • @dvznie
    @dvznie 6 ปีที่แล้ว

    Jamal, eu acho (achômetro mesmo) que outros fatores acabam entrando como limitantes no priming que acabam explicando a relativa pequena incidência de garrafas estouradas. Acredito que a queda do pH proporcional à produção e consequente diluição do CO2 potencializada pelo aumento da pressão na garrafa (pv/t) é um deles. Um pH muito mais baixo deve diminuir a atividade da levedura.

  • @engcustodio
    @engcustodio 6 ปีที่แล้ว

    Isso é importantíssimo. No beersmith calcula considerando o CO2 diluído? Não sei como fazer, poderia mostrar aí? Tenho explodido muita cerveja mesmo com 5g/l e observei que as explosões são relativas ao tempo que deixo as cervejas no armário após adição de prime, geralmente após 30 dias ou explodiu ou não explodirá mais a maioria explode entre 15 e 30 dias de estoque.

  • @wandersonluz1306
    @wandersonluz1306 5 ปีที่แล้ว

    Kkkkk...." tá ate lá hj".. boa Jamal, muito grato por compartilhar seu conhecimento com a gente!! Fica com Deus , Fera!!☺☺☺🖒

  • @rafaelpalau6139
    @rafaelpalau6139 6 ปีที่แล้ว

    Muito bom. Só aguardando os próximos vídeos.

  • @lopesyuri831
    @lopesyuri831 4 ปีที่แล้ว

    Cara, eu faço Sidra.
    Estava pensando cá com meus botões:
    E seu eu usar suco de maçã, ao invés de açúcar no primming? Lógico, calculando o tanto de suco (açúcar) pela leva.
    Acho que daria certo e daria um belo sabor a mais...

  • @murilodacruz
    @murilodacruz 6 ปีที่แล้ว +2

    Muito obrigado pelo vídeo, ajudou bastante

  • @maiconfreitas3854
    @maiconfreitas3854 6 ปีที่แล้ว +4

    Top show de bola, muita informação aproveitável.

  • @lopezhsf
    @lopezhsf 6 ปีที่แล้ว

    Ótimo vídeo👍👍👍 No BS podemos inserir qntos volumes queremos e o tipo de açúcar. No entanto, ele fornece duas quantias de açúcar que devemos colocar no priming: Carbonatação Prevista e Carbonatação Apurada. Qual é a que devemos utilizar para o priming? Já que os valores são bem diferentes! Valeu👍👍👍

  • @elijosebjr
    @elijosebjr 6 ปีที่แล้ว

    O canal está show de bola.... muito bom como o assunto é apresentado. Aproveitando o vídeo sobre priming.... tenho deixado a cerveja matutando até q eu não sinta mais aqueles sabores desagradáveis, mas depois do priming acaba voltando um pouco do sabor....
    Já usei açúcar, dme na carbonatacao.... já deixei décadas esperando pra ver se os subprodutos eram consumidos... já coloquei pra maturar na mesma temperatura em q fermentei .... mas tá difícil.
    O q vc acha de falar do antes e depois do priming? Abs

  • @BrunoLima-hv9ot
    @BrunoLima-hv9ot 4 ปีที่แล้ว

    Boa!

  • @julioepifanio
    @julioepifanio 6 ปีที่แล้ว +1

    Belo vídeo, como sempre! O Priming pode gerar Off-flavors? Obrigado!

  • @EveraldoMatias
    @EveraldoMatias 5 ปีที่แล้ว +1

    Vídeo sensacional como sempre.
    Estou com problema de excesso de carbonatação. Tenho usado 6g/litro, normalmente IPA, e verifiquei hoje que uma leva de 5 meses atrás, ao abrir foi praticamente uma explosão, por pouco não explodiram. Acabei por abrir várias e todas estavam da mesma forma.
    Sem contar uma que já explodiu 😔
    Queria saber se priming em garrafa obrigatoriamente determina que a cerveja seja consumida em um curtíssimo espaço de tempo?

    • @AlessandroVivas
      @AlessandroVivas 5 ปีที่แล้ว

      Fala amigo, estou com o mesmo problema. O que percebi foi o co2 residual devido ao processo de fermentação. Ao invés de usar a máxima temperatura de fermentação estou usando a temperatura de cold crash. Não sei se o problema foi a mudança de fermentador ou o cold crash. Só sei que estão explodindo.

    • @luanjankovski3569
      @luanjankovski3569 4 ปีที่แล้ว +1

      Com tempo alguns açúcares residuais são quebrados e fermentados... até a temperatura da fermentação influencia nisso

  • @MrFtreis
    @MrFtreis 6 ปีที่แล้ว +1

    Jamal, fiquei como uma duvida, na tabela de temperatura de fermentacao x gas dissolvido na cerveja eu entendi que a temperatura influencia na quantidade de gas dissolvido na cerveja visto que o que nao fica dissolvido sai pelo airlock, certo?
    mas agora na garrafa nao entendo pq a temperatura da refermentacao na garrafa influencia na dissolução da gas na cerveja visto que o excesso nao sai da garrafa pois ela esta fechada

  • @abnerazevedo4009
    @abnerazevedo4009 6 ปีที่แล้ว

    Quando sai a série de Homebrew?

  • @wagnermartingarciawagner4870
    @wagnermartingarciawagner4870 2 ปีที่แล้ว

    Jamal, tudo bem? Quero fazer uma Munich helles, minha dúvida é no momento em que eu for fazer a cabonatação com priming, eu adciono o açúcar nas garrafa e deixo em qual temperatura sendo que estou a usar um fermento w 34/70.

  • @Becofisica
    @Becofisica 6 ปีที่แล้ว

    Show de vídeo. Parabéns!!!

  • @guilhermepase4715
    @guilhermepase4715 6 ปีที่แล้ว

    Mais um vídeo excelente para aprimorar o processo! Valeu!

  • @anbijos
    @anbijos 6 ปีที่แล้ว

    Puta merda Jamal !!!!!! Muito importante as informações!!!! Valeu e abraços do fã de Sour de Campo Grande MS HUAHUAHUAHUAUHAHUAHUAUHHUAHUAHUAHUA

  • @thiagorios84
    @thiagorios84 6 ปีที่แล้ว

    E quanto à temperatura ideal nos dias de evolução do priming nas garrafas? Diz-se que o ideal é temperatura ambiente... não seria ideal guardar em temperatura de fermentação da levedura?

  • @marceload5785
    @marceload5785 5 ปีที่แล้ว

    Fala Professor,
    pode me esclarecer em uma dúvida ?
    Faço sugar priming para refermentação e carbonatação na garrafa.
    Sabemos que em cervejas tipo a Pale Ale, colocamos cerca de 6,5 g de açucar por litro, para alcançar um de CO2 de 2,5 BAR, certo ?
    Mas como sabemos, estilos como as weiss, saison, saur, exigem uma carbonatação maior, com adição de 11,5 g de açucar por litro, para chegar em um volume de CO2 de 3,8 BAR.
    Dito isso, vem a minha dúvida sempre ouvi que ao atingir pressão de pouco mais de 2,5, existe risco de explosão de garrafas, e que chegando nesse nível, devíamos levar a breja para a geladeira, para parar a produção de CO2... o que fazer nesses casos em que o volume de CO2 passa dos 3,5 ???

  • @sirioresende9708
    @sirioresende9708 6 ปีที่แล้ว

    Que venha logo semana q vem hahaha

  • @DuMadruga
    @DuMadruga 6 ปีที่แล้ว

    Jamal, vi num blogue sobre carbonatação feita com o mosto antes de ser lupulado. conhece essa técnica?

  • @thiagodossantoscorrea2560
    @thiagodossantoscorrea2560 6 ปีที่แล้ว

    Show de bola, Poderia disponibilizar esse excel né kkk

  • @DennysMota
    @DennysMota 6 ปีที่แล้ว

    E no caso de fazer uma trasfega, onde o liquido é agitado de alguma forma, como calcular? Suponho que com a agitação possa dispersar algum CO2 incorporado. Abraço!! Sucesso!

  • @jorgeferreirajunior3302
    @jorgeferreirajunior3302 4 ปีที่แล้ว

    Faz diferença usar açúcar invertido?
    E o priming em cervejas feitas com kveik? São mais rápidas.
    Tenho usado kveik em algumas cervejas e feito priming com açúcar invertido com bons resultados.
    Já fez esse tipo de teste?

  • @MarcoAurelioSilvaTech
    @MarcoAurelioSilvaTech 6 ปีที่แล้ว

    Jamal, seus vídeos como sempre são muito esclarecedores, sensacional, mas eu li no Brewers friend, que a cerveja reabsorve o CO2 que fica no head space do fermentador, se for feito o cold crash. Você concorda com isso, e se absorve o CO2 contido no head space, este valor é significativo? Abç.

  • @aresmuller887
    @aresmuller887 6 ปีที่แล้ว

    Bom dia Jamal. Eu não sei explicar cientificamente, mas empiricamente nós verificamos que as nossas cervejas que foram maturadas (envelhecidas no balde) por mais tempo, e a uma temperatura mais baixa possuíam mais CO2 dissolvido do que as que tinham um processo de maturação e a temperaturas mais altas. A nossa conclusão, inclusive há material disponível na internet, é de que não se deve ser levado em conta somente a temperatura de fermentação. Nó começamos a fazer uma ponderação entre a temperatura de fermentação e a temperatura de maturação, o que se tornou totalmente empírico, porque não tínhamos parametros para fazer uma tabela ou algo do tipo.

  • @PauloSantos-001
    @PauloSantos-001 6 ปีที่แล้ว

    Baita vídeo. Só faltou contar a reação do sogro quanto tu explodiu a casa dele.

  • @rstuginski
    @rstuginski 6 ปีที่แล้ว

    Parabéns por mais um excelente vídeo.

  • @steliorochajr3600
    @steliorochajr3600 4 ปีที่แล้ว

    Faço cerveja com DME, E para 01 Lcoloco 10g de açucar, e uso kveik para fermentação, ou seja minha cerveja fermenta em temperatura ambiente, e nunca estourou uma pet.....

  • @gersonsantos4893
    @gersonsantos4893 5 ปีที่แล้ว

    Quanto tempo ou dias . A garrafa pode explodir. Se tiver feito o cálculo errado claro. Abraço

  • @lucasdsantos
    @lucasdsantos 6 ปีที่แล้ว

    Olá Jamal, poderias me tirar umas dúvidas por favor, seguinte utilizo mini keg apenas para o armazenamento da cerveja já pronta comprada em cervejarias, agora as dúvidas são:
    1- Posso fazer priming em cerveja/chopp pilsen comprada em choperias para armazenar em casa e consumir aos poucos?
    2- E uma outra dúvida e se preciso retirar o oxigenio do barril para fazer o priming ou se esse oxigenio deseparece no processo naturalmente?
    Se puder me esclarecer agradeço!

  • @juniorbueno6601
    @juniorbueno6601 6 ปีที่แล้ว +1

    Muito bom o vídeo!!

  • @enzommmm
    @enzommmm 6 ปีที่แล้ว +2

    Gostaria de compartilhar uma dúvida/acontecimento que tive em uma leva minha: fiz priming em uma Belgian Blonde Ale que mudou a cor dela pelo CO2 dissolvido. Constatei isso pelo seguinte: antes de envasar a cerveja era realmente uma blonde, mas as garrafas que carbonataram depois de 3 semanas apresentavam uma cor bem mais escura e marrom, muito semelhante a uma Dubbel. Porém, tive umas 3 garrafas que não fechei muito bem a tampa e o CO2 escapou e nessas a cor da cerveja se manteve! Ou seja, deu a impressão que foi o CO2 dissolvido que mudou a cor e não a refermentação em si. Em ambos os casos não houve alteração do sabor.
    Você sabe o porque disso?
    Valeu Jamal!! Obrigado por mais um ótimo vídeo!!

    • @chicolaroca9438
      @chicolaroca9438 3 ปีที่แล้ว

      Jamal essa dúvida é bem recorrente. Você poderia nos explicar, por favor? Parabéns pelo canal.

  • @carlosfehlberg1
    @carlosfehlberg1 6 ปีที่แล้ว

    Jamal... Precisa fazer açúcar invertido ou açúcar direto ?

  • @andersongiusti6042
    @andersongiusti6042 5 ปีที่แล้ว

    Uma dúvida, depois de maturar no balde eu envaso e faço o priming, quanto dias eu devo deixar, depende de cada tipo ou tem um padrão?

  • @xavierxaxa3077
    @xavierxaxa3077 4 ปีที่แล้ว

    Bom dia! Tira uma dúvida por gentileza: A minha cerveja antes do envase na garrafa ela fica super clara. No entanto depois que eu faço o priming com 5g de açúcar por litro, envaso e aguardo os dias pra cabornatar. Eu abro uma cerveja e ela fica turva escurece bastante o que será?

  • @samysjr.3313
    @samysjr.3313 6 ปีที่แล้ว

    só curiosidade, as cervejas comercias como skol usa priming? o colarinho de priming caseiro fica bem mais cremoso e persistente

    • @trezi_pixo
      @trezi_pixo 5 ปีที่แล้ว

      to com a mesma dúvida

    • @prestigiopunk
      @prestigiopunk 3 ปีที่แล้ว

      capaz galera, cervejas comerciais de massa tudo são carbonatação forçada, uma industria dessa escala "não teria" tempo pra esperar o primming agir, e ele ainda tem algumas incertezas, querendo ou não. a cerveja caseira, normalmente puro malte e mais lupulada, tem uma formação, retenção e qualidade de espuma muito melhor por conta tanto do malte e/ou do lupulo, que possuem proteínas ou outras fontes de nutrientes que agregam nesse aspecto, em comparação a uma skol, que deve ter por volta de 30-50% de milho e quase nada de lúpulo.

  • @trezi_pixo
    @trezi_pixo 5 ปีที่แล้ว

    como é feito o primming das cervejas de massa? percebo que não tem aquele treco branco em baixo que fica nas artesanais, como é feito o primming da brahma por exemplo...?

    • @-RJ-hw6qq
      @-RJ-hw6qq ปีที่แล้ว

      Cervejas comerciais passam por carbonatação forçada com injeção de Co2.

  • @adelmocosta1980
    @adelmocosta1980 3 ปีที่แล้ว

    Boa tarde Jamal! Fui levantar essas questões em alguns grupos que participo e o pessoal praticamente riu de mim dizendo que alguns estilos se eu colocar primming nesses valores que vão explodir todas as minhas garrafas. Disseram sobre açúcar residual, etc... como estou iniciando agora acha que eu teria esses problemas? Muito obrigado pelos seus vídeos!

  • @engcustodio
    @engcustodio 6 ปีที่แล้ว

    Quantos % estima que perde de CO2 por dia?

  • @AntonioCarlos-bl7cm
    @AntonioCarlos-bl7cm 6 หลายเดือนก่อน

    Meu amigo sou Carlos plens de Tietê SP se eu deixar fermentando a cerveja em temperatura ambiente temperatura minha aqui é 25graus oque acontece por favor me responda obrigado

    • @BeerSchool
      @BeerSchool  6 หลายเดือนก่อน +1

      Não fica boa. A maior parte das leveduras produzem compostos desagradáveis sem controle de temperatura

    • @AntonioCarlos-bl7cm
      @AntonioCarlos-bl7cm 6 หลายเดือนก่อน

      @@BeerSchool muito grato

  • @Zolet
    @Zolet 6 ปีที่แล้ว

    Ja fiz já com 14g/l, nenhuma explosão. Ja fiz com 6g/l e tive 1 mini bomba. Depende muito da integridade física da garrafa (quantidade de micro-fissuras devido a fadiga térmica ou choques fisicos) do que a quantidade de açúcar. (temp max 22C e FG 1015).

    • @sou_curioso_br
      @sou_curioso_br 3 ปีที่แล้ว +1

      Minha coragem foi até 12g/L numa wit Beer... carinhosamente chamada de Witboom!! KKK bom.saber que aceita 14 RS...

  • @jesse.marques
    @jesse.marques 6 ปีที่แล้ว

    Vinha pensando nisso nas últimas cervejas que fiz, justamente por inconsistência na carbonatação das garrafas, me economizou um tempinho de estudo hehe...
    outra dúvida que tenho é em relação ao volume da garrafa e head space, qual a influência desses dois fatores na carbonatação. Já notei diferença em uma mesma leva em que o açúcar foi adicionado ao balde pra depois engarrafar, mas usei garrafas de diferentes volumes e formas e obtive diferentes resultados na carbonatação, sendo as menores garrafas (consequentemente menor head space) com maior carbonatação

    • @BeerSchool
      @BeerSchool  6 ปีที่แล้ว +2

      cara, realmente o head space pode influenciar bastante. O co2 tem muito mais facilidade de ficar na fase gasosa que dissolvido na fase liquida, então com headspace grande, muito co2 sai da cerveja pra ficar nele.
      É possível até montar uma planilha pra calcular isso, se eu conseguir tempo, acho que posso fazer um vídeo! (se fosse considerar o CO2 como gás ideal até daria pra fazer agora, mas ia ser mt grosseiro)
      Vlw cara!!

  • @lucianoduc
    @lucianoduc 6 ปีที่แล้ว

    Cometi um erro na recarbonatação, utilizei um açúcar refinado união "Fit", resultado foi que ocorreu o esperado, boa espuma, gás e, a desgraça, um dulçor horrível de aspartame. São 42 litros engarrafados. Conhece alguma levedura que come lixo pra eu salvar esta leva?

  • @thisilvino08
    @thisilvino08 6 หลายเดือนก่อน

    Se eu diluir 200g de açúcar em 200ml de água, (fazer uma solução) quantos ml devo usar em uma garrafa de 500ml, vou envasar uma IPA!

  • @engcustodio
    @engcustodio 6 ปีที่แล้ว

    Divulga as fórmulas aí para eu poder montar minha planilha e fazer meus cálculos.

  • @romulocorreiaferreira3731
    @romulocorreiaferreira3731 6 ปีที่แล้ว

    Jamal, vídeo muito interessante. No entanto, dióxido de carbono é pouco solúvel em água, ao contrário do que vc disse, e isso é mostrado nos dados de solubilidade versus temperatura que vc mostrou. Abraços!

    • @BeerSchool
      @BeerSchool  6 ปีที่แล้ว

      Talvez me expressei mal! Ele é bastante solúvel comparado aos outros gases normalmente presentes na cerveja como O2 e N2 (ou ainda He se vc quiser fazer a cerveja da voz fina).
      Mas realmente, não compara com amônia ou outros que tem uma forma aquosa bem estável
      Se bem o que o H2S gerado na fermentação ainda é bem mais solúvel o o CO2
      Vlw man!!!!

    • @romulocorreiaferreira3731
      @romulocorreiaferreira3731 6 ปีที่แล้ว +1

      Beer School se vc reparar, amonia e H2S são de fato solúveis em água (e voláteis tbm) devido à afinidade (moléculas polares). O co2 não faz interações significativamente fortes com a água, o que justifica sua baixa solubilidade. Mesmo raciocínio para O2 e N2. Enfim, agradeço pela resposta, continue com esse trabalho do beer school, pois está muito legal! Abraço!

  • @pablomassaroli7885
    @pablomassaroli7885 10 หลายเดือนก่อน

    Minha cerveja uma semana após o piming continua sem gas... não sei oq houve

  • @filipesilveiraclass2239
    @filipesilveiraclass2239 5 ปีที่แล้ว

    Bom dia!!
    A levedura consome algum resíduo de diacetil na refermentação?
    Com 10 dias de priming, coloquei as leveduras em suspensão e deixei em temperatura ambiente por mais 6 dias. Estou com a esperança de a levedura ter consumido um vestígio de diacetil que havia percebi em uma garrafa, com 10 dias de refermentação.

    • @Gabrielbertges
      @Gabrielbertges 4 ปีที่แล้ว +1

      Resolveu ou não?

    • @filipesilveiraclass2239
      @filipesilveiraclass2239 4 ปีที่แล้ว

      @@Gabrielbertges . Resolveu... Tenho feito descanso do diacetil no final da fermentação, mas assim que termina o processo do priming, na estabilização da pressão do manômetro; eu abro uma garrafa e lá está um sabor que me parece ser o diacetil. Resolvi elevar a temperatura de 20 para 27 graus por mais 3 dias. O resultado foi surpreendente para mim, pois a cerveja ficou muito boa e sem o sabor que havia percebido anteriormente.

  • @edersilveira1604
    @edersilveira1604 6 ปีที่แล้ว

    Fruta em suco no prime pode? Como posso me basear?

    • @CarvalhoItalo
      @CarvalhoItalo 6 ปีที่แล้ว +1

      Também tô planejando usar. Pelo que li, vc mede a gravidade do suco e considera que tudo o que não for água é açúcar fermentával. Uma SG de 1.030 significa 30 g de açúcar por litro. Aí é só calcular quanto de suco tem o açúcar necessário.

  • @sooneca7
    @sooneca7 6 ปีที่แล้ว

    ma quanto de água eu uso pra dissolver o açúcar?

    • @trezi_pixo
      @trezi_pixo 5 ปีที่แล้ว

      1ml por grama...100g = 100ml

  • @feelisei
    @feelisei 5 ปีที่แล้ว

    Jamal.... Tire uma dúvida: deixei uma cerveja por 3 meses na geladeira ... Média de 3 graus. Envasei usa do primming a 7g por litro.
    Depois de 20 dias... Notei que ela ainda está quase flat.... Isso provavelmente se deve ao tempo de decantação.
    Devo recolher essa cerveja e refazer a carbonatação via CO2 injetado ou espero mais tempo que vai melhorar ?

  • @alexandreribeiro9339
    @alexandreribeiro9339 6 ปีที่แล้ว

    Cara que complicado. Eu to na iniciação e se tive que aprende isso.tudo vo.fica louco com tanta conta e cálculos

  • @trezi_pixo
    @trezi_pixo 5 ปีที่แล้ว

    uso sempre 4g

  • @edersilveira1604
    @edersilveira1604 6 ปีที่แล้ว

    Se eu envelhecer uma belga num forro de telhado a uns 40c, corro sério risco de explodir?

    • @CarvalhoItalo
      @CarvalhoItalo 6 ปีที่แล้ว

      A 40º Ela morre nuns dois dias, hehehehe.
      Piadas à parte, é uma boa pergunta.

  • @julianoborges182
    @julianoborges182 6 ปีที่แล้ว

    E se precisar refazer o primming? Como funcionaria?

  • @samysjr.3313
    @samysjr.3313 6 ปีที่แล้ว

    o vidro ta la até hj kkkkkk é zueira isso né?

  • @thiago-jf1517
    @thiago-jf1517 6 ปีที่แล้ว

    Quase não faço priming só quando não tenho barril vazio, cerveja com priming muda totalmente suas características na minha opinião e muda pra pior. A mesma cerveja dividida em dois lotes um com carbonataçao forçada e outro com priming, muda seu visual, aroma e sabor. Já fiz essa experiência várias vezes e tive sempre o mesmo resultado, por isso não faço priming.

    • @jesse.marques
      @jesse.marques 6 ปีที่แล้ว

      Nunca tive oportunidade de fazer carbonatação forçada. Em relação ao aroma e sabor, você sabe dizer o que fica ruim? imagino que apareça alguns off-flavors devido à fermentação em um ambiente já tóxico pra levedura, mas que poderiam ser contornados em um maior tempo de maturação...

    • @BeerSchool
      @BeerSchool  6 ปีที่แล้ว +2

      existe vantagens e desvantagens nas duas! O maior problema da carbonatação forçada é o oxigênio. Msm se vc fiz tudo muito certo, com o maior cuidado possível, vc pode ter fácil 100x a quantidade ideial de O2 dissolvido. Mesmo em cervejarias com sistema de vácuo não nas envasadoras, não é incomum ficar muito mais que o ideal. No primming, todo esse O2 é consumido pela levedura, e sobra praticamente zero. Por outro lado vc vai ter células na garrafa, pode ter problemas de turbidez, aroma, sabor.
      Na minha opinião, cervejas que vão ser tomadas frescas realmente tendem a ficar melhor com carbonatação forçada! agora cervejas que vão passar tempo muito longos na garrada podem ficar melhor com primming!

  • @leonardojosemellowilke4676
    @leonardojosemellowilke4676 6 ปีที่แล้ว

    ????

  • @thisilvino08
    @thisilvino08 6 หลายเดือนก่อน

    Se eu diluir 200g de açúcar em 200ml de água, (fazer uma solução) quantos ml devo usar em uma garrafa de 500ml, vou envasar uma IPA!