Eu saà do instagram hÃĄ 3/4 meses pq percebi que me tornei uma pessoa invejosa, recalcada, procrastinadora e consumista. Ainda tenho twitter para me informar sobre concursos pÚblicos, que ÃĐ o meu foco agora.
TambÃĐm me sinto assim , principalmente em relaçÃĢo a beleza fÃsica e estÃĐtica, fico me comparando , pra quem tem filho a cobrança ÃĐ pior ainda , sair do Instagram ajuda muito no psicolÃģgico. Por que 97% das pessoas que vejo na rua sÃĢo normais iguais a mim , culote , celulite , peito caÃdo e glÚteos com celulite tambÃĐm , conheço 1 ou 2 que ÃĐ muito malhado /fitnes , pois vive pra isto . Enfim , a realidade ÃĐ outra coisa bem diferente do que vemos na redes sociais . As mulheres se degladiam pra saber quem cria o filho melhor que a outra , sem tela , com tela , alimentaçÃĢo BWL ou papinha , ÃĐ uma guerra de julgamentos . triste demais ðĒ
Realmente a gente fica com um ressentimento da vida, parece que todo tem uma vida Ãģtima de conquistas e viagens, que sÃģ a gente tÃĄ demorando e faz tudo errado. Fora que agora virou febre jogarem histÃģrias de crime e coisas muito chocantes na sua cara igual o cidade alerta.
Como psicanalista tenho atendido pessoas que passaram a achar suas vidas terrÃveis, pois se comparam o tempo todo com o que veem nas redes. LÃĄ todo mundo ÃĐ feliz, viaja muito, tem roupa nova, tÊm excelentes trabalhos, um corpo perfeito. Bem, isso ÃĐ o que o algoritmo quer que pensemos ser verdade. Mas as pessoas sÃģ postam o que querem que vejamos. Sem contar que like nÃĢo ÃĐ afeto e seguidores nÃĢo sÃĢo amigos. Viva melhor. Cuide-se bem e com carinho ðĪðŧ
Aiii eu demonizo, acho que foi a pior invençÃĢo do sÃĐculo, eu lembro como vivia antes de ter Instagram , eu era tÃĢo mais leve e MENOS ansiosa. Conversava com as pessoas por SMS kkkkk saudades desse tempo. NÃĢo faço questÃĢo de usar mais insta.
Eu demonizo sim, desde que as blogueiras viraram influencer e as propagandas tomaram conta das redes sociais, tudo foi ladeira abaixo, pq nÃģs deixamos de ser âusuÃĄriosâ de redes sociais e viramos clientes em potencial. Quando a gente percebe que as redes estÃĢo ali a serviço do capitalismo e somente pra que nÃģs sintamos sempre aquÃĐm das tendÊncias, vira uma chave.
Esse vÃdeo ÃĐ de utilidade pÚblica, parabÃĐns pela a coragem de explicar. Realmente, principalmente o instagram ÃĐ sÃģ distraçÃĢo, perda de tempo, vitrine de egos. à local tÃģxico, se vocÊ quer crescer na vida precisa se afastar das redes sociais. Mandei esse vÃdeo pra minha namorada, pois ela ÃĐ viciada em instagram.
Eu fiquei 6 meses sem o Instagram. Usava apenas o TH-cam, e as vezes o Pinterest para inspiraçÃĢo. Foi o melhor 6 meses da minha vida. De inicio foi dificil, achava que meus amigos iriam sentir falta, as pessoas que eu interagia. E o que aconteceu? Nada haha. Duas pessoas me procuraram pra saber se estava tudo bem, e foi isso. Nesses 6 meses consegui ler livros que queria, sentia minha mente mais clara, limpa... Consegui fazer coisas produtivas que antes nÃĢo conseguia, por conta do tempo de tela. E entÃĢo, voltei para o Instagram apÃģs esse tempo e logo no primeiro dia, comecei a ter preocupaçÃĩes que antes nÃĢo tinha: Tirar uma foto bonita pra por no perfil, ir a academia e registrar nos stories, comecei a pesquisar no pinterest inspiraçoes de stories, mas, pra que? apenas pra ter curtidas e ''mostrar.'' Novamente me senti mal, e saÃ.
Eu tambÃĐm fiquei quase 4 meses completos completamente fora de todas as redes sociais, quando tive uma recaÃda, aquela pequena curiosidade de "Como serÃĄ que as pessoas estÃĢo, como as coisas vÃĢo, serÃĄ que sentiram minha falta?", e voltei novamente, ficando menos de 1 mÊs ativa. Mas desde o primeiro dia que voltei, a sensaçÃĢo de mal estar que as redes sociais me trouxe, foi imensa. Fiquei inundada numa onda de arrependimento por voltado, jÃĄ estava tÃĢo bem...
Eu tÃī me sentindo mal extremamente viciada e mal! Parece que eu saindo posso perder coisas, as pessoas nÃĢo irÃĢo ver meu trabalho. Que loucura! JÃĄ saà e voltei em poucas horas, mil vezes!
Gente! Como esses relatos de redes sociais sÃĢo parecidos com relatos de usuÃĄrios de drogas kkkkk olha o que estÃĄvamos fazendo com nossa mente! Eu parei no Instagram porque sentia que alimentava minha ansiedade e depressao tentando fugir dos meus sentimentos desta forma. E que bizarro ÃĐ entender que tudo isso realmente age como drogas, pois nÃĢo tem sido fÃĄcil lidar com o vÃcio ficando longe destas redes sociais ðŪ
NÃĢo ÃĐ que "parece"... ÃĐ porque Ã. Viciados em Instagram sÃĢo viciados em dopamina, o mecanismo e tudo que o envolve nÃĢo se difere em nada, fisiologicamente falando. Ã claro que ninguÃĐm vai vender todos os pertences pra usar o Instagram...mas a fissura pelo "shot de dopamina" ÃĐ igual.
Estou na luta novamente, jÃĄ passei 3 meses sem entrar foi uma maravilha, mais voltei e estou me sentindo no fundo do poço novamente, desativei mais estÃĄ sendo difÃcil
"A gente pensa que vai ser diferente, mas nÃĢo ÃĐ. à sÃģ vocÊ voltar a usar que sua energia boa some novamente, e a gente fica mal. Ali tem tanta energia negativa."
@@nicolealvess acho que o que for pra chegar atÃĐ nos , vira ... Sem redes sociais . Seja coisas boas com certeza. Hoje uma boa parte tÃĄ nas redes sociais pra namorar ou paquerar , conhecer alguÃĐm . Isso ÃĐ um perigo . Mexe com a mente . E dps vc fica bitolado querendo mendigar like e a busca de ser aprovado por aquela pessoa que vc admira . Como falei , o que for pra vir , vira de forma natural cm a permissÃĢo de Deus . Embora se souber usar , e sempre interessante saber aproveita a tecnologia de forma saudÃĄvel. Com limite
Faz 9 anos que nÃĢo assisto TV aberta. E uns bons meses sem redes sociais! Foi a porta pra um novo mundo. Um mundo onde a paz existe e eu tenho tempo pra fazer tudo que antes nÃĢo tinha.
@@rafaeloliveiraarruda2500 eu estou hÃĄ 6 anos, nÃĢo faz falta nenhuma. Quando ouço programa/novela de TV hoje, parece que estou no meio de uma galera gritando, ÃĐ muito estÃmulo. Me sinto mentalmente perturbada. SÃģ assisto jornal 2 ou 3x por ano "SEEEE" tiver acontecendo uma tragedia, como agora no RS
Sinto saudades de antigamente, era maravilhoso, as pessoas parecem que agora sÃģ valorizam o outro ser humano se tiver seguidores, lugares e fotos para rede social. MÊs passado chamei algumas pessoas que achavam que eram meus amigos para um passeio, todo mundo quis ir para tirar fotos, mas quando eu chamei para o meu aniversÃĄrio, faria algo simples aqui em casa mesmo, ninguÃĐm me respondeu ou demonstrou interesse, comemorei o aniversÃĄrio com a minha mÃĢe, e um amigo que ÃĐ um senhor como se fosse um pai meu. As pessoas estÃĢo muito estranhas, sÃģ visam interesse, sinceramente eu acho que vou me afastar de vez das redes sociais, apesar que nÃĢo uso muito, mas quando acesso parece que ÃĐ um espetÃĄculo de quem chama mais atençÃĢo, me assusta demais.
A parte do cÃĐrebro ser uma cidade com um monte de gente ÃĐ muito real,as redes sociais enchem a nossa cabeça de informaçÃĩes desnecessÃĄrias deixando-a sem espaço para as coisas que realmente importam.
LetÃcia, isso ÃĐ muito normal. Em 2021 eu quitei das Rede Sociais e fiquei sÃģ com o TH-cam. Foi a melhor ÃĐpoca da minha vida, li vÃĄrios livros, permaneci com minhas notas todas acima de 9,3. No curso de InglÊs pela UFG eu melhorei demais meu vocabulÃĄrio (speaking, listening e writing), entrei pra academia mudei meu corpo, foi sÃģ benefÃcio. LetÃcia, nunca acredite em alguÃĐm que diz que nÃĢo se compara usando redes sociais, isso ÃĐ normal do comportamento humano. A gente se compara e acabamos por julgar as coisas antes mesmo de saber. Eu voltei a usar o Instagram, e de coraçÃĢo, eu estou achando extremamente chato. O Instagram ÃĐ muito tÃģxico e ÃĐ completamente sem sentido, vocÊ ficar publicando sua vida inteira lÃĄ, nÃĢo tem propÃģsito nenhum. Vou deletar minha conta novamente em breve. Que todos nÃģs consigamos, melhorar como pessoa, e viver de verdade e esquecer essas Redes Sociais, parabÃĐns pelo ato. A propÃģsito, vocÊ ÃĐ de GoiÃĒnia?
Viver off-line ÃĐ outra vida nÃĐ? Muito legal a sua histÃģria e os benefÃcios que viver fora das redes te trouxe, obrigada por compartilhar! Sou de CuiabÃĄ, tem outro vÃdeo aqui no canal falando um pouco da minha cidade ð
Realmente, ÃĐ isso!!! a gente perde a nossa capacidade de pensar por si mesmo. Ficamos o tempo todo influenciadas por imagens e pensamentos dos outros!
Desinstalei o insta e tiktok e decidir ficar sem por um ano. Vou ler mais livros esse ano, melhorar minha saÚde fisica e mental, pq me dava muita ansiedade... sai das redes dia 1.01.24, hj ja quase terminei meu primeiro livro, n estou ansiosa, n sinto nem vontade de ver rede sociais, estou evoluindo muitooooo.
Que legal! Fico muito feliz com seu progresso. Depois que sai das redes li mais livros em 2 meses do que nos Últimos 3 anos e tenho aprendido muita coisa âšïļ
ParabÃĐns! Continue firme e verÃĄ que valerÃĄ a pena. Vc se tornarÃĄ uma pessoa mais inteligente e capaz de enfrentar novos desafios e se tornarÃĄ uma pessoa evoluÃda, mas lembre-se, nunca pare de estudar e adquirir novos conhecimentos. Sair das redes sociais foi a melhor coisa que vc fez na sua vida.
So tive rede social em 2011. Em 2018, me senti muito isolado e resolvi abrir uma conta numa plataforma social. NÃĢo aguentei uma semana. Uma energia muito pesada. So desinformaçÃĢo, polÊmicas verticais. Me senti emburrecendo. Quando olho pras pessoas q usam, bate em mim uma decepçÃĢo, ÃĐ como se tivessem ficado p tras sem volta. Meu pai usa, e percebo q ele emburreceu irreversivelmente. Nos idosos, ÃĐ algo fatal, sÃĢo os mais vulnerÃĄveis. NÃĢo existe informaçÃĢo em rede social. As discussÃĩes sÃĢo poluÃdas. O caminho mais fÃĄcil p quem quer aprender algo ÃĐ ler um livro. Paradoxalmente, quando o conteÚdo dos livros ÃĐ levado p rede social, ÃĐ profanado por um adolescente q deslegitima c uma simples pileria.
NÃĢo sÃģ em idosos, em adolescentes ÃĐ ainda pior, pois estÃĢo deixando de criar neurÃīnios. AlÃĐm de deixarem de criar essas ligaçÃĩes neurais ainda prejudicam a prÃģpria saÚde mental pois sÃĢo muito influenciÃĄveis.
@@patriciaalencar7818 vdd. As vezes imagino eles quando envelhecerem e tiverem filhos... A geraçÃĢo criada Assist Teletubbies jÃĄ ÃĐ adulta... O tempo voa
Sou um mero anonimo, mas tambÃĐm nao tenho mais nenhuma rede social. E que alÃvio. Sou mais produtivo, menos ansioso. Primeiro foi o Facebook, que deletei faz anos jÃĄ, depois o Instagram que jÃĄ faz uns 2 anos tambÃĐm, fiz isso depois de um dia perceber que nada me agregava e nada de Útil ali existia, sÃģ futilidade e bobagem. Sem falar na guerra de ego e busca por aceitaçÃĢo. Outras redes como Twitter, TikTok eu nunca tive, entÃĢo foram sÃģ essas duas. Eu recomendo, no inÃcio ÃĐ estranho, mas depois ÃĐ maravilhoso e libertador.
as pessoas tendem a querer serem entretidas, mas nÃĢo querem entreter. por esse motivo fica um monte de gente apenas de bituca olhando o status dos outros. para enfatizar esse pensamento, certa vez, uma sÃĄbia pensadora disse, parafraseando: "Todo mundo gosta de ter um amigo palhaço. Mas quem maceta o palhaço? Quem faz o palhaço rir e gargalhar? NinguÃĐm. " uma das frases mais incrÃveis que jÃĄ vi.
Gente fiquei 1 ano sem redes socias, e muita coisa melhorou na minha vida. Passei a focar nos estudos, e com isso conclui um curso tÃĐcnico com as melhores notas da turma, consegui uma bolsa de 100% para faculdade e consegui consegui um estÃĄgio que estou adorando. SÃĐrio recomendo a todos ter essa experiÊncia! Depois disso ativei meu Instagram para ver como estava as coisas como eu ia me sentir e tal, e sinceramente nÃĢo consigo mais ficar lÃĄ, percebi que nÃĢo estava perdendo nada e sÃģ iria me fazer mal. Desativei novamente, maior paz!
Nossa, parece que eu sentei contigo e contei tudo que eu to sentindo nesse momento. VocÊ descreveu EXATAMENTE a forma como to em relaçÃĢo as redes e a influÊncia na minha vida. Obrigada por compartilhar seu relato, foi mt importante
Eu fiquei uns 3 meses sem usar redes sociais, apÃģs eu ter ficado chateado com algumas coisas... E melhorei muito, tanto no colÃĐgio quanto na minha vida pessoal.
Instagram e seu poder de mostrar que a grama do vizinho sempre ÃĐ mais verde parabÃĐns por ter saido desse mundo virtual tÃģxico e estar vivendo sua vida em off nada melhor que nossa paz e saÚde mental em dia
TambÃĐm sinto saudades, era maravilhoso, as pessoas parecem que agora sÃģ valorizam o outro ser humano se tiver seguidores, lugares e fotos para rede social. MÊs passado chamei algumas pessoas que achavam que eram meus amigos para um passeio, todo mundo quis ir para tirar fotos, mas quando eu chamei para o meu aniversÃĄrio, faria algo simples aqui em casa mesmo, ninguÃĐm me respondeu ou demonstrou interesse, comemorei o aniversÃĄrio com a minha mÃĢe, e um amigo que ÃĐ um senhor como se fosse um pai meu. As pessoas estÃĢo muito estranhas, sÃģ visam interesse, sinceramente eu acho que vou me afastar de vez das redes sociais, apesar que nÃĢo uso muito, mas quando acesso parece que ÃĐ um espetÃĄculo de quem chama mais atençÃĢo, me assusta demais.
Fiquei 2 anos sem Instagram, eu percebi que tudo ÃĐ fake, amizades e seguidores, no fundo eles nÃĢo se importam sÃģ sÃĢo meros curiosos.SÃģ voltei porque realmente foi preciso em questÃĢo de trabalho, mas nem me interesso ver as coisas dos outros, cada vez mais abusada. Ah vocÊ sem rede social ÃĐ vista como " anormal", doente...
Me vi em vocÊ nesses relatos, eu ja estou a quase 2 anos sem insta, a vida tem sido bem mais facil, tive depressao profunda por tanto comparar minha vida com a vida dos outros, me sentia sem valor algum, hoje estou fazendo terapia, e caminhando aos poucos à melhora. Queria que os jovens acordassem mais pra isso, e desativassem as redes. Ainda uso o tiktok e ÃĐ o Único app q eu vejo valer a pena (quando o conteÚdo agrega)
Redes sociais sÃĢo como uma doença nos dias de hoje. Vejo meninas na academia que no tempo de descanso de mais ou menos 1 minuto, tem a disposiçÃĢo pra destravar o celular e ficar rolando o feed do Instagram. Depois voltam a fazer o exercÃcio sem foco nenhum, obviamente. Isso quando nÃĢo treinam olhando pro celular (em exercÃcios que se ÃĐ possÃvel fazer isso, como cadeira extensora). NÃĢo olham pro lado, nÃĢo sabem nem o que estÃĄ acontecendo ao redor, fazem tudo no automÃĄtico. Uma vez vi uma menina que demorou mais de 1 hora tentando tirar a selfie perfeita em um clube, k k k k k. à rir pra nÃĢo chorar. Esse foi um dos melhores vÃdeos que eu vi sobre descrever o que realmente uma pessoa viciada em redes sociais sente. Apesar de praticamente nÃĢo utilizar (quando ainda tinha), eu jÃĄ imaginava que seria mais ou menos isso. NÃĢo ÃĐ fÃĄcil atingir esse nÃvel de percepçÃĢo e maturidade. ParabÃĐns!
Oi, Caio. Eu tenho uma regra: nÃĢo levar celular pra academia ð Mas tambÃĐm vejo muitas pessoas no telefone enquanto malham. Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiÊncia, ÃĐ nÃģs!
Me identifico muitoooo, desinstalei tik tok e instagram hoje porque estava acontecendo exatamente a mesma coisa comigo. Estava me atrapalhando muito nos estudos e diariamente porque estava muito viciada.
Autoconhecimento online tbÃĐm ÃĐ viciante. CaÃmos na teia sem querer porque ÃĐ conteÚdo bom, mas em excesso Ãą ÃĐ produtivo pois Ãą ÃĐ colocado em prÃĄtica, sÃģ ÃĐ acumulado.
Eu tbm sair das redes sociais desde novembro e foi instantÃĒnea a paz, tipo uma libertacao. Espero nao retornar mais. A sensacao ÃĐ que ad redes sociais te domina e tem gente que de fato nao consegue mais ficar sem, infelizmente .
Acho que a internet tambÃĐm impÃĩe muitos padrÃĩes, tanto que as vezes a gente perde o nosso âgostoâ, começa gostar do estilo que a maioria tem, das coisas que a maioria gosta, e causa um grande buraco no nosso autoconhecimento. E querer agradar tambÃĐm ÃĐ muito real, queremos pertencer aquilo, nao ser diferente.
Durante a pandemia, passei alguns meses sem Instagram, mas depois voltei e a diferença ÃĐ absurda na qualidade de vida, sobretudo na saÚde mental, lembro de ter reduzido muito a minha ansiedade, porÃĐm caà na besteira de retornar e agora estou no processo de me afastar novamente. Esse ano farei 30 anos, estou repensando muitos comportamentos, e o principal deles ÃĐ o porquÊ me mantenho conectada à s redes sociais sabendo dos prejuÃzos que trazem pra mim, seu relato sintetiza bastante tais prejuÃzos, esse vÃdeo ÃĐ de utilidade pÚblica, quem dera mais pessoas parassem para refletir sobre essas questÃĩes, nÃĢo que as redes sociais sejam a principal causa do adoecimento mental que vivemos na sociedade, mas sem dÚvida alguma ela potencializa bastante isso. Estou ouvindo relatos como o seu e ÃĐ unÃĒnime como as pessoas que consegueiram dar esse passo relatam o salto na qualidade de vida. Espero tambÃĐm conseguir esse propÃģsito, tenho apresentado vÃĄrios sintomas que vocÊ descreveu, como pensamento acelerado, ansiedade, falta de concentraçÃĢo/foco, dificuldade de ler livros, etc. ParabÃĐns pelo canal e por ter tido coragem de compartilhar conosco a sua vivÊncia de forma tÃĢo transparente. Um abraço âĪ
Seu vÃdeo me descreve 100% estou saindo das redes por estar adoecendo. Quero focar na minha evoluçÃĢo, acabei de formar e quero ser uma pessoa melhor para mim
Vou excluir minha conta do instagram para estudar para concursos. Sinto que me atrapalha bastante. Seu vÃdeo me ajudou a tomar essa decisÃĢo. Muito obrigado!
TambÃĐm saà esse ano e em 2019 fiquei praticamente 1 ano sem, foi a melhor coisa que fiz! Sou lÃder da mÃdia da igreja, tive que passar essa tarefa das redes sociais para outra pessoa e cuidar sÃģ dos cartazes etc.
Sensacional seu depoimento. Eu tb tinha os mesmos sentimentos de ansiedade, pensamento acelerado e sensaçÃĢo de nunca ter tempo de nada. Agora me sinto livre.
Ainda bem que vocÊ viu isso a tempo. Muitos jovens estragando a vida o futuro por ficar tanto tempo na Internet, sem cuidar da prÃģpria vida. Desperdiçando tempo e saÚde! ParabÃĐns!
Me conectei demais com o seu vÃdeo, estava passando pelas mesmas coisas. Terminei a faculdade recentemente e estou estudando para concurso e sair das redes sociais foi a melhor escolha que fiz.
Do jeito que eu me sinto! Sai do Instagram tbm.. estava me adoecendo. Vendo a vida das pessoas fluÃrem e a minha estando estagnada ðĒ. VÃdeo muito necessÃĄrio âĪ
primeira vez que vejo uma mulher falando e buscando mais coisas como vocÊ, parabÃĐns pela atitude. eu vejo muitas mulheres literalmente vidradas nas redes sociais pelo fato de terem muita atençÃĢo, recebem mais curtidas do que os homens, mais seguidores, mais mensagens. se vocÊ nÃĢo tomar cuidado, vocÊ realmente se tornarÃĄ viciada nisso e ÃĐ o que ocorre na maioria das pessoas
@@rogernv1681 sim, estava afetando minha saÚde. As vezes da vontade de voltar por hÃĄbito e curiosidade, mas nÃĢo sei AINDA se seria uma boa ideia haha
@@interestrelet cara, recomendar-te-ia usar novamente sÃģ quando vocÊ estivesse com uma situaçÃĢo boa de vida, no meu momento atual de vida, eu nÃĢo tenho motivos para ter o Instagram, entÃĢo eu nÃĢo o uso. o ideal ÃĐ vocÊ perceber quando estiver em uma situaçÃĢo legal, nÃĢo passa muito tempo no celular, ai acho que ÃĐ ideal de ter. mas se vocÊ for como eu, que ainda estou no meio da minha jornada,o uso sÃģ me atrapalha,logo nÃĢo hÃĄ vantagem alguma em usar certos aplicativos. boa sorte na sua vida, LetÃcia
Ja aconteceu cmg tbm de ler mais de uma vez o mesmo parÃĄgrafo de um livro e nÃĢo conseguir captar a informaçÃĢo/nÃĢo entender. Isso significa que estamos afetando negativamente nosso cÃĐrebro.
Estou a dois dias longe fas redes sociais, e pasmem apesar de dois dias estou me sentindo leve saindo desse mundo de redes. Pretendo ficar assim por tempos indeterminado so façam! ParabÃĐns LetÃcia pelo relato, isso inspira outras pessoasððū
Exatamente como venho me sentido nos Últimos tempos, sem foco e perdendo tempo nas redes sociais, tbm dei um tempo das minhas redes sociais pra tentar me encontrar e respirar novos ares. Ahhh, sdd desses nossos papos, amiga! âĪ
Meu Deus,super me identifiquei com esse vÃdeo. Principalmente da parte da identidade,eu queria ser tudo e nÃĢo era nada. E ÃĐ isso que as redes fazem,fazer com quer nos queiramos tudo do outro ðĨē. VÃdeo que fala tudoooo ððŧ
Ola , vim procura video de pessoas que estao sem rede social e seus relatos. Hoje eu estou sem elas a 1 mes e nao sinto falta tbm,e pra mim que sou cristao estava me afetando mais ainda ( me afastando mais de Deus) . Depois que deletei meus perfis, parece que ando mais leve e tranquilo sem preocupaçÃĢo! ð
Obrigada por compartilhar! Vc foi muito sincera no seu relato. Eu saà das redes a uns 75 dias e minha vida hoje ÃĐ outra. Eu tambÃĐm estava adoecendo, vendo as vida das pessoas e esquecendo de viver a minha vida! Sair daquele limbo ÃĐ LIBERTADOR.
Estou nesse time tambÃĐm! à muito difÃcil jogar limpo com algo que foi feito para te manipular, para te prender. Somos vacas leiteiras de atençÃĢo, esse ÃĐ o produto mais importante e mais caro da atualidade: Os seus olhos. E enquanto isso nossas relaçÃĩes vÃĢo ficando superficiais e fÚteis. NÃĢo precisamos acompanhar a vida de ninguÃĐm, isso como vocÊ disse sÃģ alimenta coisas negativas em nÃģs. Esse time precisa crescer, para adultos e crianças.
Menina! VocÊ chegou no momento certo. Acredito que ainda nÃĢo estou preparada pra sair das redes, ainda tenho um relacionamento saudÃĄvel, mas jÃĄ noto alguns traços das coisas que mencionei, alÃĐm de que, no instagram ÃĐ tudo rÃĄpido, vocÊ tem que passar conteÚdo rÃĄpido, ÃĐ tudo superficial. Aqui vocÊ pode nos contar tudo isso, que com ctz nÃĢo teria vez no insta. ParabÃĐns por compartilhar, e sucesso para o seu canal!!!
Estou passando por essa fase de desintoxicaçÃĢo das redes sociais. Eu nÃĢo tenho Twitter, nÃĢo tenho Tik Tok, mas usava o Facebook, Telegram, Instagram e TH-cam. De todas essas redes sociais, eu ainda mantenho sÃģ o Instagram e TH-cam, porque acho didÃĄtico e estou em contato com as pessoas da igreja. Mas, ainda assim, tenho planejado excluir o Instagram e deixar o celular em casa quando for sair. JÃĄ tenho na mente a ideia de comprar um relÃģgio de pulso, sÃģ para nÃĢo perder a noçÃĢo do tempo, e dessa forma acho que vou conseguir resgatar a minha vida, e potencializar a minha criatividade, atençÃĢo, foco na leitura e tempo de sobra para fazer coisas produtivas. ParabÃĐns pela iniciativa e decisÃĢo correta que vocÊ tomou. Abraços e tudo de bom. VocÊ ganhou mais um inscrito ðĪâĻ
Que bom que vocÊ chegou nessa reflexÃĢo, LetÃcia. HÃĄ uns 05 anos jÃĄ tinha percebido isso na minha vida e a melhor coisa que fiz foi diminuir o consumo dessas redes sociais que sÃģ geram comparaçÃĢo e enriquecem o "supremo" dono delas. A gente realmente vira um zumbi digital.
Moça primeiramente que cabelo lindo. E que vÃdeo bom de se ver. Eu gradualmente sigo me desligando, fiz uma mega limpa e fiquei com poucas pessoas e mesmo assim eu continuo querendo me afastar mais. Enfim incrÃvel seu conteÚdo.
Estou hÃĄ 3 meses off, a minha sensaçÃĢo era exatamente a sua, jÃĄ consegui ler 1 livro HÃĄbitos AtÃīmicos (super indico), e estou finalizando um curso de DP (ÃĄrea que trabalho), e minha ansiedade diminuiu tambÃĐm.
obrigado pelo video, ja estou desapegado um pouco das redes , sÃģ uso o wpp de forma rapida e foco no que ÃĐ importante . Continue assim , vc serÃĄ grande :)
Fico muito feliz que encontrou o equilÃbrio e esta no caminho do autoconhecimento . Tenho 42 anos e hÃĄ mais de 11 anos eu nao tenho mais Facebook pq eu perdia muito tempo da minha vida vendo a vida dos outros. Tenho Instagram pq foi do meu antigo trabalho. Mudei ele pra pessoal mas nao tenho hÃĄbito de mexer nele. Nao tenho costume de postar a minha vida nele e sim postagem de autoestima, autoconhecimento e expansÃĢo da consciÊncia ð pois sou terapeuta em barra de access. Confesso que tenho ranço desse mundo digital pq quase tudo ÃĐ superficial. Vivo minha vida, saio, pratico meus esportes e to bem feliz.
Leticia, super legal abrir seu depoimento aqui sobre as redes sociais, a gente perde o gosto quando percebe que quase tudo ali ÃĐ fake... e ainda por cima nos prejudica em diversos aspectos mentais. Estimula de mais o consumismo, perca de tempo, comparaçÃĩes, depressÃĢo e tal... a estrutura ÃĐ feita para viciar. O pior e que ÃĐ como droga mesmo, vc para por muito tempo e quando volta o vicio volta com força... tambÃĐm me livrei recentemente de usar o IG e ÃĐ uma liberdade mental
Eu tambÃĐm nÃĢo consigo assistir um filme. Mas isso ÃĐ desse que eu iniciei a primeira faculdade. Apesar de tudo, consegui fazer duas faculdades e passei na OAB. Foi um milagre, jÃĄ que eu perco muitas horas do meu dia no TH-cam, me afastei de todos os meus amigos e nÃĢo namoro. SÃģ fico no meu quarto e nÃĢo sinto a necessidade de me relacionar com ninguÃĐm, jÃĄ que tudo que eu preciso ouvir de opiniÃĩes diferentes eu encontro no TH-cam.
LetÃcia, vocÊ literalmente me descreveu no que foi dito em seu video! Estou na mesma situaçÃĢo que vocÊ! AmanhÃĢ, segunda-feira, farÃĄ 28 dias que estou sem as redes sociais, usando apenas o whatsapp.
Um benefÃcio para mim ÃĐ que eu voltei a me preocupar comigo, a cuidar de minha saÚde, a correr atrÃĄs do que me faz realmente bem. Passei a olhar pra mim e perceber o que me faz mal
O que eu percebi sobre esse assunto ÃĐ quÊ, quando a nossa vida se torna monotona, nosso cÃĐrebro busca um refÚgio de prazer e uma das fugas ÃĐ a rede social, ÃĐ como se vocÊ se realizasse ali olhando a tela, mas as consequÊncias sÃĢo exatamente essa, frustraçÃĢo e desequilÃbrio entre a vida real e a virtual. Eu percebi isso com uma experiÊncia que passei, teve um tempo da minha vida que eu nÃĢo lembrava nem de rede social, eu estava muito envolvida com as coisas legais que eu estava vivendo naquele certo momento. Hoje estou vivendo meio que no automÃĄtico e estou me refugiando novamente nas redes sociais, sei que isso ÃĐ muito ruim, e me culpo muito por isso. Mas tambÃĐm sei que estou assim pq a minha vida real tem sido muito sem graça. Infelizmente essa ÃĐ a realidade. Estou buscando melhorar, mas nÃĢo ÃĐ tÃĢo simples.
Amei o vÃdeo! Relato super real de como a maioria das pessoas estÃĢo se sentindo nos dias atuais com a superexposiçÃĢo nas redes e excesso informacional!
Que bom que vocÊ encontrou a realidade..o caminho ÃĐ aqui do lado de fora..a vida acontece do lado de fora...as redes sociais..ajudam a compartilhar ideias..divulgar e ganhar dinheiro..mas nÃĢo ÃĐ o fim ÃĐ apenas o meio...nÃĢo podemos fazer disso um trono e viver em torno disso.
VÃdeo muito bom! Obrigado por trazer esse conteÚdo, nÃĢo me sinto tÃĢo sozinho e desconectado. à bom saber que nÃĢo sou o Único e tem pessoas querendo viver a vida real sem tantos parafusos soltos na cabeça. Vai da tudo certo e vamos conseguir nos curar
Uau, eu tambÃĐm passei por isso, jÃĄ estou sem rede social a um bom tempo!! Exatamente pelos proprios motivos! Hoje em dia vivo super bem e se pÃĄ atÃĐ melhor!!
Eu adoro assitir vÃdeos sobre pessoas que pararam de usar as redes sociais pois estou tambÃĐm nesse processo de parar. NÃĢo uso mais facebook, nunca tive twitter, agora diminui meu tempo de instagram no celular para 30 minutos por dia e esta funcionando muito bem! Mas caramba, eu nunca vi um vÃdeo tÃĢo Útil falando sobre parar de usar redes sociais!!!! VocÊ falou tanta coisa que ninguÃĐm nunca tinha falado nos vÃdeos que jÃĄ vi por ai, sobre nÃĢo ser saudÃĄvel essa relaçÃĢo de chegar nos lugares e querer tirar fotos para criar um conteÚdo, sobre ficar rolando o feed e nem lembrar depois das informaçÃĩes que vimos...adorei as suas reflexÃĩes, Ãģtimo vÃdeo!!
Leticia, pode ter certeza. essa foi a melhor decisao que vc tomou em sua vida! esses dias uma garota veio pedir meu instagram, e eu disse a ela que nao usava redes sociais. ela olhou para minha cara e fez a seguinte pergunta. olha ate um bebe tem instagram, como vc consegue viver sem redes sociais? eu simplismente nao falei nada. isso e o impacto da internet na cabeça de um Jovem em 2024.
Eu, como nunca entrei nas redes sociais, sÃģ vejo TH-cam, isso confirma o meu sentimento do mal que as redes sociais trouxe pra vc e para outras pessoas que saÃram tambÃĐm. Essa paz que vc referiu que passou a ter, nunca perdi. Vejo, entÃĢo, que estou no caminho certo.
ParabÃĐns pela maturidade e sinceridade. Seu vÃdeo ÃĐ muito Útil, especialmente para a juventude que, por inexperiÊncia de vida e de emoçÃĩes, acaba caindo na parte "cilada" das redes sociais (ou seja, o uso abusivo e o uso sem filtros de entendimento de que as redes sÃģ mostram o irreal, como as "vidas perfeitas", que nÃĢo existem). ððŧâïļð
@@interestrelet Sim, demais! Acho que o comportamento das pessoas estÃĄ sendo extremamente influenciado pelas redes sociais de forma negativa. Fazer esse Detox ÃĐ extremamente necessÃĄrio e se todos se conscientizassem, talvez as pessoas que desenvolvem essas plataformas poderiam torna-las menos prejudiciais.
Perfeita explicaçÃĢo. Que bom que vocÊ conseguiu ser sincera e colocar de forma clara, objetiva e real o que as redes sociais podem causar nas pessoas. ParabÃĐns! Amei o vÃdeo e principalmente a sua sinceridade.
"Eu sei que tenho tempo de tudo, sei que tudo tem o seu tempo" foi uma das frases mais interessantes do vÃdeo, expressa resumidamente como a gente perdeu a noçÃĢo e a calma do tempo por causa do mundo moderno extremamente frenÃĐtico. Que vÃdeo lindo e real em tudo, obrigada por compartilhar com a gente!
Gente me indentifiquei tanto com tua historia... interessante tive a 4hrs atrÃĄs uma crise de ansiedade e pedi a Deus p entender o que estava acontecendo e por acaso achei vÃdeos falando sobre a qualidade de vida fora do uso das redes sociais
As redes sociais tem sido uma desg............ na minha vida. Sempre fui uma pessoa apaixonada pela leitura e fazer coisas que sempre gostei. Infelizmente devido a esse vÃcio de Instagram e X, comecei a ficar doente com bombardeio de informaçÃĩes, JÃĄ nÃĢo lia mais( coisa que sempre fui apaixonado). Passava 8 a 10h nas redes sociais a ponto de passar mal, coraçÃĢo acelerado, lapso de memÃģria, esquecia tudo, nÃĢo prestava mais atençÃĢo e isso estava atrapalhando no meu trabalho, tudo que ia fazer me sentia cansado e ofegante, a ponto de passar mal diante do computador ou celular, comecei a tomar remÃĐdios pq estava com TAG. O problema que ÃĐ eu nÃĢo sabia o pq dessa TAG, foi no psiquiatra que fui perguntado qual era esse gatilhos. Aparti dai excluir o instam e sair tbm do X/Twitter. Se Deus quiser vou poder fazer as coisas eu gosto . Agradeço por vocÊ ter gravado o vÃdeo, tem tudo a ver comigo. VocÊ sentiu melhora em termos concentraçÃĢo e leitura?
Salve, Luis! Eu tomei a decisÃĢo de sair porque as redes estavam me deixando muito ansiosa, questÃĢo de saÚde mesmo. E desde que saà me senti muito melhor! E sim, minha capacidade de concentraçÃĢo no geral melhorou MUITO atÃĐ na leitura. A leitura foi o que usei pra ocupar a cabeça em substituiçÃĢo à s redes sociais e costumo dizer que a leitura me salvou haha Tenho ctz que vai ficar tudo bem por aÃ, abraços!
Eu nÃĢo parei de tudo, mas me restringi a ficar atÃĐ 45min por dia, com alarme de 10 min seguidos no app e tbm ao fim dos 45min. Estou conseguindo ser disciplinada e parando. Ja senti grandes mudanças, principalmente pq esta sendo mais intencional os poucos minutos que mexo, entao ja senti que minha ansiedade diminuiu, estou conseguindo ser mais produtiva, e por conta disso, estou dormindo melhor. SÃģ vantagens ððŧ Espero que mais pessoas percebam e tenham esse desejo de melhorar a si prÃģprio âĪ
incrivel como ficar horas fazendo algo produtivo ao inves de ficar horas rolando o feed ou fy de uma social ÃĐ extremamente saudavel. vc nÃĢo sÃģ aprende coisas novas como exerce o seu tempo com a realidade, vc se sente melhor, mais produtivo, sua mente ansiosa nÃĢo ta tÃĢo ansiosa pq vc ta fazendo algo pra destrair ela, vc dorme melhor, melhora a relaçÃĢo com a sua familia e o mais importante, vc começa a se conhecer.
Gostei do vÃdeo por abordar de forma leve algo muito sÃĐrio e cada vez mais relevante no nosso cotidiano. Eu mesma nÃĢo fico 1 dia longe das redes, quem dirÃĄ 30 dias rsrs
Realmente nÃĢo ÃĐ nada fÃĄcil, ainda mais quando as redes jÃĄ fazem parte da nossa rotina. Mas depois que acostuma, a gente nÃĢo quer nem voltar mais rsrsrs
Nossa LetÃcia, seu relato foi muito assertivo, muito real! Eu passei por isso, na realidade eu nÃĢo cheguei a me sentir aquÃĐm, ou fazendo comparaçÃĩes irreais com a vida do outro. Comigo foi uma situaçÃĢo muito peculiar. Eu via que minha melhor amiga de infÃĒncia começou a querer ser eu, de uma forma muito doentia. Se eu postava com uma roupa rosa, lÃĄ estava ela no dia seguinte com uma roupa rosa muito parecida, e outras diversas situaçÃĩes, inclusive dela ser agressiva comigo! Minha vida começou a dar pra trÃĄs de uma forma estÚpida. EntÃĢo eu vi que aquelas postagens estavam gerando pÃĐssimos sentimentos e energias para minha vida. Estou hÃĄ quase dois anos vivendo em off, sem barulhos, me escutando, me sentindo âĶ GratidÃĢo pelo seu relato ðĐ·
Oi, Leticia! Vim ouvir seu relato por estar pensando nas mesmas questÃĩes. JÃĄ passei uns perÃodos longos sem e me senti muito bem, mas sempre que volto (porque esqueço da toxicidade, com o tempo, e acredito que vou voltar à s redes sociais de uma "nova forma", mais saudÃĄvel), o mal-estar volta tambÃĐm. A vida ÃĐ bem melhor sem. Me senti totalmente contemplado com suas consideraçÃĩes e resolvi me inscrever. Belo trabalho!
Valeuuu! Ãs vezes a gente sÃģ precisa de um detox mesmo, dar uma respirada e pensar uma melhor maneira de usar essas ferramentas. Obrigada por compartilhar seu relato tambÃĐm! ð
Gente ðŪ... Quando vocÊ disse que nÃĢo tava mais prestando atençÃĢo nas coisas, nÃĢo ouvia o que as pessoas estavam dizendo, eu me identifiquei perfeitamente. Eu tava com medo de estar com esclerose mÚltipla jÃĄ. O Instagram tava consumindo minha vida. AtÃĐ agora eu sÃģ desinstalei, mas talvez eu exclua de vez em breve.
à muito doido quando a gente começa a perceber que nÃĢo somos os Únicos a se sentir assim, nÃĐ? Que tem mais pessoas. TambÃĐm fico feliz em saber que vocÊ gostou do meu vÃdeo, obrigada!
Eu sai mesmo perfil com grande e parte do meu trabalho lÃĄ. Adoro esses videos de relato, ÃĐ unanime como todo mundo se sente melhor. O livro Dez argumentos para vocÊ deletar agora suas redes sociais, ÃĐ muito bom e mostrar como as redes sociais mexem (tÃĢo negativamente) com as pessoas.
Realmente! Os relatos dÃĢo a sensaçÃĢo de que nÃĢo estamos sozinhos e que viver bem no modo off-line ÃĐ completamente possÃvel! Eu tambÃĐm li o livro sobre os dez argumentos para deletar as redes sociais, o que me trouxe alguns pontos de reflexÃĢo. ð
Eu me identifiquei bastante. Estou desempregado, atÃĐ com probleminha digestivo. NÃĢo consegui mais me concentrar pra estudar pra concurso, etc. Rede social ÃĐ literalmente uma droga. Desinstalei o Instagram ontem. O relatÃģrio me mostra que eu gasto em mÃĐdia 10 horas diÃĄrias em redes sociais
Sim, elas podem causar uma dependÊncia absurda feito drogas. Que legal que voce conseguiu identificar o que pode estar te fazendo mal. Aqui no canal tenho outros vÃdeos falando sobre, caso vc se interesse :)
Relato claro e real. Me lembrou daquele livro "O poder do agora" que fala exatamente das coisas que vc percebeu e estÃĄ vivenciando. ParabÃĐns pela mudança
Eu saà do Instagram hÃĄ 15 dias. Gente, que alivio. Eu nÃĢo me comparava com ninguÃĐm. Mas comecei a perceber uma atençÃĢo muito estranha de algumas pessoas, isso estava me deixando desconfortÃĄvel. Fora o tanto de fake que tenta adicionar, isso era irritante demais.
QuÃĢo importante foi o seu relato! Que mais pessoas, principalmente as novas geraçÃĩes possam identificar e de alguma for reestruturar o seu modo de ver a vida, pq ela ÃĐ bem melhor e mais completa do que atualmente a gente finge que ÃĐ!
Eu saà do instagram hÃĄ 3/4 meses pq percebi que me tornei uma pessoa invejosa, recalcada, procrastinadora e consumista. Ainda tenho twitter para me informar sobre concursos pÚblicos, que ÃĐ o meu foco agora.
Logo mais a aprovaçÃĢo vem!
ParabÃĐns pela sua honestidade em assumir esses sentimentos que todos escondemos . Tbm me sinto igual por isto vou sair
TambÃĐm me sinto assim , principalmente em relaçÃĢo a beleza fÃsica e estÃĐtica, fico me comparando , pra quem tem filho a cobrança ÃĐ pior ainda , sair do Instagram ajuda muito no psicolÃģgico. Por que 97% das pessoas que vejo na rua sÃĢo normais iguais a mim , culote , celulite , peito caÃdo e glÚteos com celulite tambÃĐm , conheço 1 ou 2 que ÃĐ muito malhado /fitnes , pois vive pra isto . Enfim , a realidade ÃĐ outra coisa bem diferente do que vemos na redes sociais . As mulheres se degladiam pra saber quem cria o filho melhor que a outra , sem tela , com tela , alimentaçÃĢo BWL ou papinha , ÃĐ uma guerra de julgamentos . triste demais ðĒ
Eu desativei meu Instagram e meu Twitter ontem
Realmente a gente fica com um ressentimento da vida, parece que todo tem uma vida Ãģtima de conquistas e viagens, que sÃģ a gente tÃĄ demorando e faz tudo errado. Fora que agora virou febre jogarem histÃģrias de crime e coisas muito chocantes na sua cara igual o cidade alerta.
NÃģs vivemos em tempos tÃĢo doentes, tanta ostentaçÃĢo, tanta falsidade. O que pudermos excluir pra manter nossa saÚde mental vale a pena.
à importante sempre preservarmos nossa paz e saÚde nÃĐ?
sair atÃĐ do Whatsapp
fez bem@@Santiago.........
â@@Santiago.........Eu tambÃĐm, saà do Instagram, Facebook, X(Twitter), e tambÃĐm do whatsapp.
â@@danielferreirademelo9177zap ÃĐ tÃģxico tambÃĐm?
Como psicanalista tenho atendido pessoas que passaram a achar suas vidas terrÃveis, pois se comparam o tempo todo com o que veem nas redes. LÃĄ todo mundo ÃĐ feliz, viaja muito, tem roupa nova, tÊm excelentes trabalhos, um corpo perfeito. Bem, isso ÃĐ o que o algoritmo quer que pensemos ser verdade. Mas as pessoas sÃģ postam o que querem que vejamos. Sem contar que like nÃĢo ÃĐ afeto e seguidores nÃĢo sÃĢo amigos. Viva melhor. Cuide-se bem e com carinho ðĪðŧ
Que comentÃĄrio incrÃvel.
Like nÃĢo ÃĐ afeto mas, eu vou dar um pra seu excelente comentÃĄrio! : )
ComentÃĄrio incrÃvel (2)
Aiii eu demonizo, acho que foi a pior invençÃĢo do sÃĐculo, eu lembro como vivia antes de ter Instagram , eu era tÃĢo mais leve e MENOS ansiosa. Conversava com as pessoas por SMS kkkkk saudades desse tempo. NÃĢo faço questÃĢo de usar mais insta.
hahahahaha e a ÃĐpoca de MSN entÃĢo? era mais legal ainda, sÃģ entrava pelo PC.
Vdd, gente vivia mais
A Única que prestou foi o finado Orkut depois foi sÃģ porcaria com esse Facebook e Instagram. TerrÃvel
Eu demonizo sim, desde que as blogueiras viraram influencer e as propagandas tomaram conta das redes sociais, tudo foi ladeira abaixo, pq nÃģs deixamos de ser âusuÃĄriosâ de redes sociais e viramos clientes em potencial. Quando a gente percebe que as redes estÃĢo ali a serviço do capitalismo e somente pra que nÃģs sintamos sempre aquÃĐm das tendÊncias, vira uma chave.
â@@lorenparconcordo
Esse vÃdeo ÃĐ de utilidade pÚblica, parabÃĐns pela a coragem de explicar. Realmente, principalmente o instagram ÃĐ sÃģ distraçÃĢo, perda de tempo, vitrine de egos. à local tÃģxico, se vocÊ quer crescer na vida precisa se afastar das redes sociais. Mandei esse vÃdeo pra minha namorada, pois ela ÃĐ viciada em instagram.
Que legal! Fico feliz em ter contribuÃdo com o meu relato.
VÃdeo de utilidade pÚblica. Excelente observaçÃĢo.
Baita comentÃĄrio mano e ÃĐ isso tudo mesmo!!
O instagram ÃĐ a rede da perfeiçÃĢo. Foto perfeita, story perfeito,reels perfeito,bio perfeita, destaques perfeito. Tanta perfeiçÃĢo estraga,cansa
Eu fiquei 6 meses sem o Instagram. Usava apenas o TH-cam, e as vezes o Pinterest para inspiraçÃĢo. Foi o melhor 6 meses da minha vida. De inicio foi dificil, achava que meus amigos iriam sentir falta, as pessoas que eu interagia. E o que aconteceu? Nada haha. Duas pessoas me procuraram pra saber se estava tudo bem, e foi isso. Nesses 6 meses consegui ler livros que queria, sentia minha mente mais clara, limpa... Consegui fazer coisas produtivas que antes nÃĢo conseguia, por conta do tempo de tela. E entÃĢo, voltei para o Instagram apÃģs esse tempo e logo no primeiro dia, comecei a ter preocupaçÃĩes que antes nÃĢo tinha: Tirar uma foto bonita pra por no perfil, ir a academia e registrar nos stories, comecei a pesquisar no pinterest inspiraçoes de stories, mas, pra que? apenas pra ter curtidas e ''mostrar.'' Novamente me senti mal, e saÃ.
Bastante gente falando que se sente mal ao retornar. Mas a verdade ÃĐ que viver em off parece tÃĢo mais tranquilo, nÃĐ?
Eu tambÃĐm fiquei quase 4 meses completos completamente fora de todas as redes sociais, quando tive uma recaÃda, aquela pequena curiosidade de "Como serÃĄ que as pessoas estÃĢo, como as coisas vÃĢo, serÃĄ que sentiram minha falta?", e voltei novamente, ficando menos de 1 mÊs ativa. Mas desde o primeiro dia que voltei, a sensaçÃĢo de mal estar que as redes sociais me trouxe, foi imensa. Fiquei inundada numa onda de arrependimento por voltado, jÃĄ estava tÃĢo bem...
Eu tÃī me sentindo mal extremamente viciada e mal! Parece que eu saindo posso perder coisas, as pessoas nÃĢo irÃĢo ver meu trabalho. Que loucura! JÃĄ saà e voltei em poucas horas, mil vezes!
@@baridanessasaber o que te faz mal jÃĄ ÃĐ um passo muito importante. De pouco em pouco a gente chega lÃĄ. Fique bem âĪ
Ah, mas ÃĐ assim mesmo, no mÃnimo 2 ou no mÃĄximo 4 pessoas vÃĢo atrÃĄs pra saberem de vocÊ. ð
Gente! Como esses relatos de redes sociais sÃĢo parecidos com relatos de usuÃĄrios de drogas kkkkk olha o que estÃĄvamos fazendo com nossa mente! Eu parei no Instagram porque sentia que alimentava minha ansiedade e depressao tentando fugir dos meus sentimentos desta forma. E que bizarro ÃĐ entender que tudo isso realmente age como drogas, pois nÃĢo tem sido fÃĄcil lidar com o vÃcio ficando longe destas redes sociais ðŪ
à exatamente isso que rola no nosso cÃĐrebro mesmo, causa dependÊncia igual drogas.
Verdade pura!
O efeito, infelizmente, ÃĐ o mesmo.
NÃĢo ÃĐ que "parece"... ÃĐ porque Ã. Viciados em Instagram sÃĢo viciados em dopamina, o mecanismo e tudo que o envolve nÃĢo se difere em nada, fisiologicamente falando. Ã claro que ninguÃĐm vai vender todos os pertences pra usar o Instagram...mas a fissura pelo "shot de dopamina" ÃĐ igual.
Exatamente parece que estamos no AA. Kk. Mas, de fato ÃĐ uma droga. Tbm me liberei disso, graças a Deus.
"Passei 8 meses sem usar o Instagram, mas hoje tentei voltar, mas foi como se estivesse sugando minha energia, entÃĢo saà novamente."
Estou na luta novamente, jÃĄ passei 3 meses sem entrar foi uma maravilha, mais voltei e estou me sentindo no fundo do poço novamente, desativei mais estÃĄ sendo difÃcil
"A gente pensa que vai ser diferente, mas nÃĢo ÃĐ. à sÃģ vocÊ voltar a usar que sua energia boa some novamente, e a gente fica mal. Ali tem tanta energia negativa."
Eu desativei ontem meu Instagram e o meu Twitter
à como uma droga. à estranho , vc volta , e fica mais difÃcil ainda sair... Espero conseguir sair disso .ðĒ
@@nicolealvess acho que o que for pra chegar atÃĐ nos , vira ... Sem redes sociais . Seja coisas boas com certeza. Hoje uma boa parte tÃĄ nas redes sociais pra namorar ou paquerar , conhecer alguÃĐm . Isso ÃĐ um perigo . Mexe com a mente . E dps vc fica bitolado querendo mendigar like e a busca de ser aprovado por aquela pessoa que vc admira . Como falei , o que for pra vir , vira de forma natural cm a permissÃĢo de Deus . Embora se souber usar , e sempre interessante saber aproveita a tecnologia de forma saudÃĄvel. Com limite
Faz 9 anos que nÃĢo assisto TV aberta. E uns bons meses sem redes sociais! Foi a porta pra um novo mundo. Um mundo onde a paz existe e eu tenho tempo pra fazer tudo que antes nÃĢo tinha.
TambÃĐm tive essa sensaçÃĢo , Amanda! Um novo mundo cheio de possibilidades.
9 anos sem TV...meu respeito. Tiro o chapÃĐu
@@rafaeloliveiraarruda2500 eu estou hÃĄ 6 anos, nÃĢo faz falta nenhuma. Quando ouço programa/novela de TV hoje, parece que estou no meio de uma galera gritando, ÃĐ muito estÃmulo. Me sinto mentalmente perturbada. SÃģ assisto jornal 2 ou 3x por ano "SEEEE" tiver acontecendo uma tragedia, como agora no RS
@@gwterres caramba. Um exemplo ÃĐ um estÃmulo pra mim entrar nessa caminhada..nessa jornada de paz.
Que moça linda e inteligente pela atitude
Sinto saudades de antigamente, era maravilhoso, as pessoas parecem que agora sÃģ valorizam o outro ser humano se tiver seguidores, lugares e fotos para rede social. MÊs passado chamei algumas pessoas que achavam que eram meus amigos para um passeio, todo mundo quis ir para tirar fotos, mas quando eu chamei para o meu aniversÃĄrio, faria algo simples aqui em casa mesmo, ninguÃĐm me respondeu ou demonstrou interesse, comemorei o aniversÃĄrio com a minha mÃĢe, e um amigo que ÃĐ um senhor como se fosse um pai meu.
As pessoas estÃĢo muito estranhas, sÃģ visam interesse, sinceramente eu acho que vou me afastar de vez das redes sociais, apesar que nÃĢo uso muito, mas quando acesso parece que ÃĐ um espetÃĄculo de quem chama mais atençÃĢo, me assusta demais.
Oi Carla, tambÃĐm sinto saudade da ÃĐpoca em que os contatos eram mais reais e verdadeiros. Fique bem, um abraçÃĢo âĻ
Triste heim.. amigos sÃģ se for da onça ð . Leia livros , veja sÃĐries , filmes com bom conteÚdo . Isole de amizades falsas. Ignora TB . Seja fria .
Fiquei muito tocado com o seu relato.
A parte do cÃĐrebro ser uma cidade com um monte de gente ÃĐ muito real,as redes sociais enchem a nossa cabeça de informaçÃĩes desnecessÃĄrias deixando-a sem espaço para as coisas que realmente importam.
Sim, ÃĐ exatamente isso!
Falou tudo!
Que Ãģtima analogia!
Estou hÃĄ 7 anos sem Instagram e Facebook. Uma das melhores decisÃĩes que tomei na vida.
LetÃcia, isso ÃĐ muito normal. Em 2021 eu quitei das Rede Sociais e fiquei sÃģ com o TH-cam. Foi a melhor ÃĐpoca da minha vida, li vÃĄrios livros, permaneci com minhas notas todas acima de 9,3. No curso de InglÊs pela UFG eu melhorei demais meu vocabulÃĄrio (speaking, listening e writing), entrei pra academia mudei meu corpo, foi sÃģ benefÃcio. LetÃcia, nunca acredite em alguÃĐm que diz que nÃĢo se compara usando redes sociais, isso ÃĐ normal do comportamento humano. A gente se compara e acabamos por julgar as coisas antes mesmo de saber. Eu voltei a usar o Instagram, e de coraçÃĢo, eu estou achando extremamente chato. O Instagram ÃĐ muito tÃģxico e ÃĐ completamente sem sentido, vocÊ ficar publicando sua vida inteira lÃĄ, nÃĢo tem propÃģsito nenhum. Vou deletar minha conta novamente em breve. Que todos nÃģs consigamos, melhorar como pessoa, e viver de verdade e esquecer essas Redes Sociais, parabÃĐns pelo ato. A propÃģsito, vocÊ ÃĐ de GoiÃĒnia?
Viver off-line ÃĐ outra vida nÃĐ?
Muito legal a sua histÃģria e os benefÃcios que viver fora das redes te trouxe, obrigada por compartilhar!
Sou de CuiabÃĄ, tem outro vÃdeo aqui no canal falando um pouco da minha cidade ð
O Instagram ÃĐ bom sÃģ pra chamar pÚblico para o seu negÃģcio, fora isso ÃĐ um ambiente tÃģxico mesmo.
ChegarÃĄ o tempo que as redes sociais nÃĢo serÃĢo tÃĢo desejadas assim.
Eu nÃĢo tenho mais redes sociais e nÃĢo tenho falta.
Estou feliz demais
Sucesso moça. VocÊ saiu do vazio e voltou para a realidade e hj tÃĄ aqui mostrando o caminho para vÃĄrios saÃrem tbm.
a sensaçÃĢo ÃĐ de voltar para realidade mesmo!
Realmente, ÃĐ isso!!! a gente perde a nossa capacidade de pensar por si mesmo. Ficamos o tempo todo influenciadas por imagens e pensamentos dos outros!
@@interestreletsim parece que a pessoa volta a se sentir viva!
Desinstalei o insta e tiktok e decidir ficar sem por um ano. Vou ler mais livros esse ano, melhorar minha saÚde fisica e mental, pq me dava muita ansiedade... sai das redes dia 1.01.24, hj ja quase terminei meu primeiro livro, n estou ansiosa, n sinto nem vontade de ver rede sociais, estou evoluindo muitooooo.
Que legal! Fico muito feliz com seu progresso. Depois que sai das redes li mais livros em 2 meses do que nos Últimos 3 anos e tenho aprendido muita coisa âšïļ
@@interestrelet eu imagino !!
ParabÃĐns! Continue firme e verÃĄ que valerÃĄ a pena. Vc se tornarÃĄ uma pessoa mais inteligente e capaz de enfrentar novos desafios e se tornarÃĄ uma pessoa evoluÃda, mas lembre-se, nunca pare de estudar e adquirir novos conhecimentos. Sair das redes sociais foi a melhor coisa que vc fez na sua vida.
NÃĢo entra nem um pouco?
Muito bem! ð
So tive rede social em 2011.
Em 2018, me senti muito isolado e resolvi abrir uma conta numa plataforma social. NÃĢo aguentei uma semana. Uma energia muito pesada. So desinformaçÃĢo, polÊmicas verticais. Me senti emburrecendo.
Quando olho pras pessoas q usam, bate em mim uma decepçÃĢo, ÃĐ como se tivessem ficado p tras sem volta. Meu pai usa, e percebo q ele emburreceu irreversivelmente. Nos idosos, ÃĐ algo fatal, sÃĢo os mais vulnerÃĄveis.
NÃĢo existe informaçÃĢo em rede social. As discussÃĩes sÃĢo poluÃdas. O caminho mais fÃĄcil p quem quer aprender algo ÃĐ ler um livro. Paradoxalmente, quando o conteÚdo dos livros ÃĐ levado p rede social, ÃĐ profanado por um adolescente q deslegitima c uma simples pileria.
NÃĢo sÃģ em idosos, em adolescentes ÃĐ ainda pior, pois estÃĢo deixando de criar neurÃīnios. AlÃĐm de deixarem de criar essas ligaçÃĩes neurais ainda prejudicam a prÃģpria saÚde mental pois sÃĢo muito influenciÃĄveis.
@@patriciaalencar7818 vdd. As vezes imagino eles quando envelhecerem e tiverem filhos... A geraçÃĢo criada Assist Teletubbies jÃĄ ÃĐ adulta... O tempo voa
@@adrianocostacabral vdd
Sou um mero anonimo, mas tambÃĐm nao tenho mais nenhuma rede social. E que alÃvio. Sou mais produtivo, menos ansioso. Primeiro foi o Facebook, que deletei faz anos jÃĄ, depois o Instagram que jÃĄ faz uns 2 anos tambÃĐm, fiz isso depois de um dia perceber que nada me agregava e nada de Útil ali existia, sÃģ futilidade e bobagem. Sem falar na guerra de ego e busca por aceitaçÃĢo. Outras redes como Twitter, TikTok eu nunca tive, entÃĢo foram sÃģ essas duas. Eu recomendo, no inÃcio ÃĐ estranho, mas depois ÃĐ maravilhoso e libertador.
TÃī pensando em excluir o Facebook pq sÃģ compartilham pornografia lÃĄ ,romÃĒntizam coisas erradas e tbm chegar muita mensagem sem noçÃĢo pra mim.
Definitivamente o insta suga a nossa energia vital, vc falando sobre alma, acredito muito nisso.
Nesse outro video explico melhor a sensaçÃĢo sobre isso: th-cam.com/video/mK4aaSN18XU/w-d-xo.htmlsi=lAG73cHazIz74m_k
as pessoas tendem a querer serem entretidas, mas nÃĢo querem entreter.
por esse motivo fica um monte de gente apenas de bituca olhando o status dos outros.
para enfatizar esse pensamento, certa vez, uma sÃĄbia pensadora disse, parafraseando:
"Todo mundo gosta de ter um amigo palhaço. Mas quem maceta o palhaço? Quem faz o palhaço rir e gargalhar? NinguÃĐm. "
uma das frases mais incrÃveis que jÃĄ vi.
Amei essa reflexÃĢo. Vou anotar no meu diÃĄrio, pq bem ou mal eu me sintia a palhaça que buscava entreter os demais. Mas no fundo queria conexÃĩes!
Gente fiquei 1 ano sem redes socias, e muita coisa melhorou na minha vida. Passei a focar nos estudos, e com isso conclui um curso tÃĐcnico com as melhores notas da turma, consegui uma bolsa de 100% para faculdade e consegui consegui um estÃĄgio que estou adorando. SÃĐrio recomendo a todos ter essa experiÊncia! Depois disso ativei meu Instagram para ver como estava as coisas como eu ia me sentir e tal, e sinceramente nÃĢo consigo mais ficar lÃĄ, percebi que nÃĢo estava perdendo nada e sÃģ iria me fazer mal. Desativei novamente, maior paz!
Que legal seu relato, Joyce. Obrigada por compartilhar âĻ
VocÊ estÃĄ fazendo estÃĄgio de que?
@@sara_sibalde fazia de departamento pessoal, fui efetivada!! ððž
Nossa, parece que eu sentei contigo e contei tudo que eu to sentindo nesse momento. VocÊ descreveu EXATAMENTE a forma como to em relaçÃĢo as redes e a influÊncia na minha vida. Obrigada por compartilhar seu relato, foi mt importante
VocÊ nÃĢo estÃĄ sÃģ! Tamo junto, Mari
Sim! Eu pensei a mesma coisa. Ela falou tudo que eu tambÃĐm estava passando
@@Rytalmaroli considerem entÃĢo que estamos em um bar ou cafÃĐ virtual com amigas hahaha
@@interestrelet ameið
Eu fiquei uns 3 meses sem usar redes sociais, apÃģs eu ter ficado chateado com algumas coisas... E melhorei muito, tanto no colÃĐgio quanto na minha vida pessoal.
que legal! melhorar no colÃĐgio e na vida sÃĢo pontos muito positivos! ð
TambÃĐm estou no colÃĐgio e quero sair pra estudar mais
Instagram e seu poder de mostrar que a grama do vizinho sempre ÃĐ mais verde parabÃĐns por ter saido desse mundo virtual tÃģxico e estar vivendo sua vida em off nada melhor que nossa paz e saÚde mental em dia
@@Janinho_1994 sim a Única coisa que posso dizer ÃĐ que a paz ÃĐ real!
saudades da epoca em que viviamos sem redes sociais, ou quando ela era rede social apenas, e nÃĢo a vida, como ÃĐ hoje para muitas pessoas.
quem viveu essa ÃĐpoca sabe, nÃĐ?
TambÃĐm sinto saudades, era maravilhoso, as pessoas parecem que agora sÃģ valorizam o outro ser humano se tiver seguidores, lugares e fotos para rede social.
MÊs passado chamei algumas pessoas que achavam que eram meus amigos para um passeio, todo mundo quis ir para tirar fotos, mas quando eu chamei para o meu aniversÃĄrio, faria algo simples aqui em casa mesmo, ninguÃĐm me respondeu ou demonstrou interesse, comemorei o aniversÃĄrio com a minha mÃĢe, e um amigo que ÃĐ um senhor como se fosse um pai meu.
As pessoas estÃĢo muito estranhas, sÃģ visam interesse, sinceramente eu acho que vou me afastar de vez das redes sociais, apesar que nÃĢo uso muito, mas quando acesso parece que ÃĐ um espetÃĄculo de quem chama mais atençÃĢo, me assusta demais.
Fiquei 2 anos sem Instagram, eu percebi que tudo ÃĐ fake, amizades e seguidores, no fundo eles nÃĢo se importam sÃģ sÃĢo meros curiosos.SÃģ voltei porque realmente foi preciso em questÃĢo de trabalho, mas nem me interesso ver as coisas dos outros, cada vez mais abusada. Ah vocÊ sem rede social ÃĐ vista como " anormal", doente...
algumas pessoas acham mesmo estranho nÃĢo ter redes sociais.
Ser anormal ÃĐ um ato de coragem tambÃĐm, sempre Bom lembrar...
Me vi em vocÊ nesses relatos, eu ja estou a quase 2 anos sem insta, a vida tem sido bem mais facil, tive depressao profunda por tanto comparar minha vida com a vida dos outros, me sentia sem valor algum, hoje estou fazendo terapia, e caminhando aos poucos à melhora. Queria que os jovens acordassem mais pra isso, e desativassem as redes. Ainda uso o tiktok e ÃĐ o Único app q eu vejo valer a pena (quando o conteÚdo agrega)
SÃģ temos que ter nas nossas vidas aquilo que nos faz bem, e que nos agregue em algo verdadeiramente importante e de valor.
Com toda certeza! Nossa vida ÃĐ muito preciosa
Redes sociais sÃĢo como uma doença nos dias de hoje. Vejo meninas na academia que no tempo de descanso de mais ou menos 1 minuto, tem a disposiçÃĢo pra destravar o celular e ficar rolando o feed do Instagram. Depois voltam a fazer o exercÃcio sem foco nenhum, obviamente. Isso quando nÃĢo treinam olhando pro celular (em exercÃcios que se ÃĐ possÃvel fazer isso, como cadeira extensora). NÃĢo olham pro lado, nÃĢo sabem nem o que estÃĄ acontecendo ao redor, fazem tudo no automÃĄtico. Uma vez vi uma menina que demorou mais de 1 hora tentando tirar a selfie perfeita em um clube, k k k k k. à rir pra nÃĢo chorar.
Esse foi um dos melhores vÃdeos que eu vi sobre descrever o que realmente uma pessoa viciada em redes sociais sente. Apesar de praticamente nÃĢo utilizar (quando ainda tinha), eu jÃĄ imaginava que seria mais ou menos isso. NÃĢo ÃĐ fÃĄcil atingir esse nÃvel de percepçÃĢo e maturidade. ParabÃĐns!
Oi, Caio. Eu tenho uma regra: nÃĢo levar celular pra academia ð Mas tambÃĐm vejo muitas pessoas no telefone enquanto malham. Obrigada por compartilhar um pouco da sua experiÊncia, ÃĐ nÃģs!
Me identifico muitoooo, desinstalei tik tok e instagram hoje porque estava acontecendo exatamente a mesma coisa comigo. Estava me atrapalhando muito nos estudos e diariamente porque estava muito viciada.
tmj!!
Autoconhecimento online tbÃĐm ÃĐ viciante. CaÃmos na teia sem querer porque ÃĐ conteÚdo bom, mas em excesso Ãą ÃĐ produtivo pois Ãą ÃĐ colocado em prÃĄtica, sÃģ ÃĐ acumulado.
à sempre bom tomarmos todo cuidado com excessos
Eu tbm sair das redes sociais desde novembro e foi instantÃĒnea a paz, tipo uma libertacao. Espero nao retornar mais.
A sensacao ÃĐ que ad redes sociais te domina e tem gente que de fato nao consegue mais ficar sem, infelizmente .
a sensaçÃĢo de paz e liberdade ÃĐ uma das coisas mais boas!
Eu percebi que tirava conclusÃĢo sobre as pessoas que eu via no cotidiano pelo que elas postavam no storys...as pessoas sÃĢo mais do que storys
realmente, existe toda uma vida e pessoas reais por fora dos stories e das redes nÃĐ?
Acho que a internet tambÃĐm impÃĩe muitos padrÃĩes, tanto que as vezes a gente perde o nosso âgostoâ, começa gostar do estilo que a maioria tem, das coisas que a maioria gosta, e causa um grande buraco no nosso autoconhecimento.
E querer agradar tambÃĐm ÃĐ muito real, queremos pertencer aquilo, nao ser diferente.
Sim, isso acontece muito mesmo.
Oi LetÃcia, seu relato ÃĐ muito surpreendente. Seu coraçÃĢo aberto e humildade pra expor a sua situaçÃĢo aqui ÃĐ incrÃvel e inspirador! ParabÃĐns!
Oi, Leonardo. Muito obrigada!
Durante a pandemia, passei alguns meses sem Instagram, mas depois voltei e a diferença ÃĐ absurda na qualidade de vida, sobretudo na saÚde mental, lembro de ter reduzido muito a minha ansiedade, porÃĐm caà na besteira de retornar e agora estou no processo de me afastar novamente. Esse ano farei 30 anos, estou repensando muitos comportamentos, e o principal deles ÃĐ o porquÊ me mantenho conectada à s redes sociais sabendo dos prejuÃzos que trazem pra mim, seu relato sintetiza bastante tais prejuÃzos, esse vÃdeo ÃĐ de utilidade pÚblica, quem dera mais pessoas parassem para refletir sobre essas questÃĩes, nÃĢo que as redes sociais sejam a principal causa do adoecimento mental que vivemos na sociedade, mas sem dÚvida alguma ela potencializa bastante isso. Estou ouvindo relatos como o seu e ÃĐ unÃĒnime como as pessoas que consegueiram dar esse passo relatam o salto na qualidade de vida. Espero tambÃĐm conseguir esse propÃģsito, tenho apresentado vÃĄrios sintomas que vocÊ descreveu, como pensamento acelerado, ansiedade, falta de concentraçÃĢo/foco, dificuldade de ler livros, etc. ParabÃĐns pelo canal e por ter tido coragem de compartilhar conosco a sua vivÊncia de forma tÃĢo transparente. Um abraço âĪ
Obrigada por compartilhar seu relato! VocÊ levantou pontos muito importantes no seu comentÃĄrio. Outro abraço ðĨ°
Seu vÃdeo me descreve 100% estou saindo das redes por estar adoecendo. Quero focar na minha evoluçÃĢo, acabei de formar e quero ser uma pessoa melhor para mim
Se cuidar ÃĐ muito importante, um abraço!
Estou no colÃĐgio e quero focar mais nos estudos
Vou excluir minha conta do instagram para estudar para concursos. Sinto que me atrapalha bastante. Seu vÃdeo me ajudou a tomar essa decisÃĢo. Muito obrigado!
Tamo junto, Henrique! Desejo sucesso nos estudos âš
TambÃĐm saà esse ano e em 2019 fiquei praticamente 1 ano sem, foi a melhor coisa que fiz! Sou lÃder da mÃdia da igreja, tive que passar essa tarefa das redes sociais para outra pessoa e cuidar sÃģ dos cartazes etc.
Sensacional seu depoimento. Eu tb tinha os mesmos sentimentos de ansiedade, pensamento acelerado e sensaçÃĢo de nunca ter tempo de nada. Agora me sinto livre.
Ainda bem que vocÊ viu isso a tempo. Muitos jovens estragando a vida o futuro por ficar tanto tempo na Internet, sem cuidar da prÃģpria vida. Desperdiçando tempo e saÚde! ParabÃĐns!
o impacto ÃĐ ainda maior para os jovens
Me conectei demais com o seu vÃdeo, estava passando pelas mesmas coisas. Terminei a faculdade recentemente e estou estudando para concurso e sair das redes sociais foi a melhor escolha que fiz.
Logo a aprovaçÃĢo vem, muito foco!! ð
Boa, meu amigo. VocÊ vai conseguir ser aprovado! ððŧ
Do jeito que eu me sinto! Sai do Instagram tbm.. estava me adoecendo. Vendo a vida das pessoas fluÃrem e a minha estando estagnada ðĒ. VÃdeo muito necessÃĄrio âĪ
as vezes a gente nem percebe o quanto isso pode nos fazer mal, nÃĐ? tmj, Anna!
Moça, ÃĐ exatamente como me sinto. à horrÃvel!!!
primeira vez que vejo uma mulher falando e buscando mais coisas como vocÊ, parabÃĐns pela atitude.
eu vejo muitas mulheres literalmente vidradas nas redes sociais pelo fato de terem muita atençÃĢo, recebem mais curtidas do que os homens, mais seguidores, mais mensagens.
se vocÊ nÃĢo tomar cuidado, vocÊ realmente se tornarÃĄ viciada nisso e ÃĐ o que ocorre na maioria das pessoas
@@rogernv1681 sim, estava afetando minha saÚde. As vezes da vontade de voltar por hÃĄbito e curiosidade, mas nÃĢo sei AINDA se seria uma boa ideia haha
@@interestrelet cara, recomendar-te-ia usar novamente sÃģ quando vocÊ estivesse com uma situaçÃĢo boa de vida, no meu momento atual de vida, eu nÃĢo tenho motivos para ter o Instagram, entÃĢo eu nÃĢo o uso.
o ideal ÃĐ vocÊ perceber quando estiver em uma situaçÃĢo legal, nÃĢo passa muito tempo no celular, ai acho que ÃĐ ideal de ter.
mas se vocÊ for como eu, que ainda estou no meio da minha jornada,o uso sÃģ me atrapalha,logo nÃĢo hÃĄ vantagem alguma em usar certos aplicativos.
boa sorte na sua vida, LetÃcia
Ja aconteceu cmg tbm de ler mais de uma vez o mesmo parÃĄgrafo de um livro e nÃĢo conseguir captar a informaçÃĢo/nÃĢo entender.
Isso significa que estamos afetando negativamente nosso cÃĐrebro.
Imagino mesmo!
Estou a dois dias longe fas redes sociais, e pasmem apesar de dois dias estou me sentindo leve saindo desse mundo de redes. Pretendo ficar assim por tempos indeterminado so façam!
ParabÃĐns LetÃcia pelo relato, isso inspira outras pessoasððū
tambÃĐm me senti muito mais leve e em paz.
Exatamente como venho me sentido nos Últimos tempos, sem foco e perdendo tempo nas redes sociais, tbm dei um tempo das minhas redes sociais pra tentar me encontrar e respirar novos ares. Ahhh, sdd desses nossos papos, amiga! âĪ
fazer um detox ÃĐ Ãģtimo! saudades tambÃĐm! ðĨ°
Meu Deus,super me identifiquei com esse vÃdeo. Principalmente da parte da identidade,eu queria ser tudo e nÃĢo era nada. E ÃĐ isso que as redes fazem,fazer com quer nos queiramos tudo do outro ðĨē.
VÃdeo que fala tudoooo ððŧ
A sensaçÃĢo que dÃĄ ÃĐ que a gente vai se perdendo nÃĐ, Ana?
Depois que eu assisti o filme âO dilema da redesâ eu entendi muita coisa. Se nÃĢo assistiram ainda, assistam. Ã surreal.
Realmente, vale muito a pena assistir!
Parei o vÃdeo e fui assistir o filme, muito bom
Onde tem?
@@andressayara Netflix
@@interestrelet obrigada ðĨ°
Ola , vim procura video de pessoas que estao sem rede social e seus relatos. Hoje eu estou sem elas a 1 mes e nao sinto falta tbm,e pra mim que sou cristao estava me afetando mais ainda ( me afastando mais de Deus) . Depois que deletei meus perfis, parece que ando mais leve e tranquilo sem preocupaçÃĢo! ð
TambÃĐm me senti muito mais leve e tranquila.
14:10 simmmmm exatamente isso! vc fica atÃĐ com vontade de ligar pra eles, de se encontrar presencialmente! ÃĐ Ãģtimo
Obrigada por compartilhar! Vc foi muito sincera no seu relato. Eu saà das redes a uns 75 dias e minha vida hoje ÃĐ outra. Eu tambÃĐm estava adoecendo, vendo as vida das pessoas e esquecendo de viver a minha vida! Sair daquele limbo ÃĐ LIBERTADOR.
tmj, Karla! Ã muito importante a gente identificar o que nÃĢo estÃĄ nos fazendo bem.
Estou nesse time tambÃĐm! à muito difÃcil jogar limpo com algo que foi feito para te manipular, para te prender. Somos vacas leiteiras de atençÃĢo, esse ÃĐ o produto mais importante e mais caro da atualidade: Os seus olhos.
E enquanto isso nossas relaçÃĩes vÃĢo ficando superficiais e fÚteis. NÃĢo precisamos acompanhar a vida de ninguÃĐm, isso como vocÊ disse sÃģ alimenta coisas negativas em nÃģs. Esse time precisa crescer, para adultos e crianças.
Tmj!! ð
Menina! VocÊ chegou no momento certo.
Acredito que ainda nÃĢo estou preparada pra sair das redes, ainda tenho um relacionamento saudÃĄvel, mas jÃĄ noto alguns traços das coisas que mencionei, alÃĐm de que, no instagram ÃĐ tudo rÃĄpido, vocÊ tem que passar conteÚdo rÃĄpido, ÃĐ tudo superficial. Aqui vocÊ pode nos contar tudo isso, que com ctz nÃĢo teria vez no insta.
ParabÃĐns por compartilhar, e sucesso para o seu canal!!!
saber identificar que estÃĄ fazendo um bom uso ÃĐ um ponto positivo tambÃĐm. Obrigada! ðĨ°
Estou passando por essa fase de desintoxicaçÃĢo das redes sociais. Eu nÃĢo tenho Twitter, nÃĢo tenho Tik Tok, mas usava o Facebook, Telegram, Instagram e TH-cam.
De todas essas redes sociais, eu ainda mantenho sÃģ o Instagram e TH-cam, porque acho didÃĄtico e estou em contato com as pessoas da igreja.
Mas, ainda assim, tenho planejado excluir o Instagram e deixar o celular em casa quando for sair. JÃĄ tenho na mente a ideia de comprar um relÃģgio de pulso, sÃģ para nÃĢo perder a noçÃĢo do tempo, e dessa forma acho que vou conseguir resgatar a minha vida, e potencializar a minha criatividade, atençÃĢo, foco na leitura e tempo de sobra para fazer coisas produtivas.
ParabÃĐns pela iniciativa e decisÃĢo correta que vocÊ tomou. Abraços e tudo de bom. VocÊ ganhou mais um inscrito ðĪâĻ
Valeu! E jÃĄ adianto que a vida fica muito mais produtiva, criativa e interessante longe das mÃdias sociais. ð
A melhor escolha q qualquer pessoa possa fazer. As redes estÃĢo modulando nosso pensamento e minando nossa capacidade de concentraçÃĢo.
Realmente, Fernando! Modulam nosso comportamento, a forma como pensamos, vestimos.
Que bom que vocÊ chegou nessa reflexÃĢo, LetÃcia. HÃĄ uns 05 anos jÃĄ tinha percebido isso na minha vida e a melhor coisa que fiz foi diminuir o consumo dessas redes sociais que sÃģ geram comparaçÃĢo e enriquecem o "supremo" dono delas. A gente realmente vira um zumbi digital.
Moça primeiramente que cabelo lindo.
E que vÃdeo bom de se ver. Eu gradualmente sigo me desligando, fiz uma mega limpa e fiquei com poucas pessoas e mesmo assim eu continuo querendo me afastar mais.
Enfim incrÃvel seu conteÚdo.
Obrigada! Aproveita para se inscrever ð
Estou hÃĄ 3 meses off, a minha sensaçÃĢo era exatamente a sua, jÃĄ consegui ler 1 livro HÃĄbitos AtÃīmicos (super indico), e estou finalizando um curso de DP (ÃĄrea que trabalho), e minha ansiedade diminuiu tambÃĐm.
obrigado pelo video, ja estou desapegado um pouco das redes , sÃģ uso o wpp de forma rapida e foco no que ÃĐ importante . Continue assim , vc serÃĄ grande :)
Fico muito feliz que encontrou o equilÃbrio e esta no caminho do autoconhecimento . Tenho 42 anos e hÃĄ mais de 11 anos eu nao tenho mais Facebook pq eu perdia muito tempo da minha vida vendo a vida dos outros. Tenho Instagram pq foi do meu antigo trabalho. Mudei ele pra pessoal mas nao tenho hÃĄbito de mexer nele. Nao tenho costume de postar a minha vida nele e sim postagem de autoestima, autoconhecimento e expansÃĢo da consciÊncia ð pois sou terapeuta em barra de access. Confesso que tenho ranço desse mundo digital pq quase tudo ÃĐ superficial. Vivo minha vida, saio, pratico meus esportes e to bem feliz.
Esse equilÃbrio ÃĐ realmente muito importante.
Leticia, super legal abrir seu depoimento aqui sobre as redes sociais, a gente perde o gosto quando percebe que quase tudo ali ÃĐ fake... e ainda por cima nos prejudica em diversos aspectos mentais. Estimula de mais o consumismo, perca de tempo, comparaçÃĩes, depressÃĢo e tal... a estrutura ÃĐ feita para viciar. O pior e que ÃĐ como droga mesmo, vc para por muito tempo e quando volta o vicio volta com força...
tambÃĐm me livrei recentemente de usar o IG e ÃĐ uma liberdade mental
tambÃĐm tive muito a sensaçÃĢo de liberdade!
Eu tambÃĐm nÃĢo consigo assistir um filme. Mas isso ÃĐ desse que eu iniciei a primeira faculdade. Apesar de tudo, consegui fazer duas faculdades e passei na OAB. Foi um milagre, jÃĄ que eu perco muitas horas do meu dia no TH-cam, me afastei de todos os meus amigos e nÃĢo namoro. SÃģ fico no meu quarto e nÃĢo sinto a necessidade de me relacionar com ninguÃĐm, jÃĄ que tudo que eu preciso ouvir de opiniÃĩes diferentes eu encontro no TH-cam.
O TH-cam ÃĐ outro vÃcio que precisamos falar. Eu por exemplo gasto 50h por semana no TH-cam.
ââ@@guilhermefnreisconcordo, porÃĐm o TH-cam ÃĐ menos nocivo que o Instagram. Mas realmente, aquilo que ÃĐ demais faz mal
LetÃcia, vocÊ literalmente me descreveu no que foi dito em seu video!
Estou na mesma situaçÃĢo que vocÊ!
AmanhÃĢ, segunda-feira, farÃĄ 28 dias que estou sem as redes sociais, usando apenas o whatsapp.
à bom sentir que nÃĢo estamos sozinhos nÃĐ?
Meu ano sem rede social de fato foi o melhor, passei em concursos, tive foco pra estudar, tudo fluiu. Voltei pro Instagram e a ansiedade ÃĐ real.
Pra mim tambÃĐm as coisas fluÃram bem melhor. As vezes penso em voltar por curiosidade, mas a maioria da galera aqui fala que bate ansiedade de novo.
Um benefÃcio para mim ÃĐ que eu voltei a me preocupar comigo, a cuidar de minha saÚde, a correr atrÃĄs do que me faz realmente bem. Passei a olhar pra mim e perceber o que me faz mal
O que eu percebi sobre esse assunto ÃĐ quÊ, quando a nossa vida se torna monotona, nosso cÃĐrebro busca um refÚgio de prazer e uma das fugas ÃĐ a rede social, ÃĐ como se vocÊ se realizasse ali olhando a tela, mas as consequÊncias sÃĢo exatamente essa, frustraçÃĢo e desequilÃbrio entre a vida real e a virtual. Eu percebi isso com uma experiÊncia que passei, teve um tempo da minha vida que eu nÃĢo lembrava nem de rede social, eu estava muito envolvida com as coisas legais que eu estava vivendo naquele certo momento. Hoje estou vivendo meio que no automÃĄtico e estou me refugiando novamente nas redes sociais, sei que isso ÃĐ muito ruim, e me culpo muito por isso. Mas tambÃĐm sei que estou assim pq a minha vida real tem sido muito sem graça. Infelizmente essa ÃĐ a realidade. Estou buscando melhorar, mas nÃĢo ÃĐ tÃĢo simples.
Oi Cyntia, concordo que à s vezes realmente nÃĢo ÃĐ tÃĢo simples, mas ÃĐ possÃvel! Um dia de cada vez a gente chega lÃĄ. Fique bem
Amei o vÃdeo! Relato super real de como a maioria das pessoas estÃĢo se sentindo nos dias atuais com a superexposiçÃĢo nas redes e excesso informacional!
dÃĄ pra perceber que nÃĢo estamos sozinhos nessa
Que bom que vocÊ encontrou a realidade..o caminho ÃĐ aqui do lado de fora..a vida acontece do lado de fora...as redes sociais..ajudam a compartilhar ideias..divulgar e ganhar dinheiro..mas nÃĢo ÃĐ o fim ÃĐ apenas o meio...nÃĢo podemos fazer disso um trono e viver em torno disso.
exatamente, Sheila!
VÃdeo muito bom! Obrigado por trazer esse conteÚdo, nÃĢo me sinto tÃĢo sozinho e desconectado. à bom saber que nÃĢo sou o Único e tem pessoas querendo viver a vida real sem tantos parafusos soltos na cabeça. Vai da tudo certo e vamos conseguir nos curar
sim, ÃĐ muito legal saber que tem outras pessoas nessa. AtÃĐ hoje nÃĢo voltei pra lÃĄ. tmj!!
Uau, eu tambÃĐm passei por isso, jÃĄ estou sem rede social a um bom tempo!! Exatamente pelos proprios motivos! Hoje em dia vivo super bem e se pÃĄ atÃĐ melhor!!
Que legal, Lara! A sensaçÃĢo que dÃĄ ÃĐ que a gente estÃĄ vivendo melhor mesmo!
Eu adoro assitir vÃdeos sobre pessoas que pararam de usar as redes sociais pois estou tambÃĐm nesse processo de parar. NÃĢo uso mais facebook, nunca tive twitter, agora diminui meu tempo de instagram no celular para 30 minutos por dia e esta funcionando muito bem!
Mas caramba, eu nunca vi um vÃdeo tÃĢo Útil falando sobre parar de usar redes sociais!!!! VocÊ falou tanta coisa que ninguÃĐm nunca tinha falado nos vÃdeos que jÃĄ vi por ai, sobre nÃĢo ser saudÃĄvel essa relaçÃĢo de chegar nos lugares e querer tirar fotos para criar um conteÚdo, sobre ficar rolando o feed e nem lembrar depois das informaçÃĩes que vimos...adorei as suas reflexÃĩes, Ãģtimo vÃdeo!!
Leticia, pode ter certeza. essa foi a melhor decisao que vc tomou em sua vida! esses dias uma garota veio pedir meu instagram, e eu disse a ela que nao usava redes sociais. ela olhou para minha cara e fez a seguinte pergunta. olha ate um bebe tem instagram, como vc consegue viver sem redes sociais? eu simplismente nao falei nada. isso e o impacto da internet na cabeça de um Jovem em 2024.
realmente o impacto ÃĐ muito maior nos jovens!
Eu, como nunca entrei nas redes sociais, sÃģ vejo TH-cam, isso confirma o meu sentimento do mal que as redes sociais trouxe pra vc e para outras pessoas que saÃram tambÃĐm.
Essa paz que vc referiu que passou a ter, nunca perdi. Vejo, entÃĢo, que estou no caminho certo.
ParabÃĐns pela maturidade e sinceridade. Seu vÃdeo ÃĐ muito Útil, especialmente para a juventude que, por inexperiÊncia de vida e de emoçÃĩes, acaba caindo na parte "cilada" das redes sociais (ou seja, o uso abusivo e o uso sem filtros de entendimento de que as redes sÃģ mostram o irreal, como as "vidas perfeitas", que nÃĢo existem). ððŧâïļð
Hoje as redes sociais fazem mais mal que bem, infelizmente. TambÃĐm estou sem hÃĄ alguns meses e tem me feito muito bem em vÃĄrios aspectos.
depois que a gente vÊ os benefÃcios ÃĐ outra vida, nÃĐ?
@@interestrelet Sim, demais! Acho que o comportamento das pessoas estÃĄ sendo extremamente influenciado pelas redes sociais de forma negativa. Fazer esse Detox ÃĐ extremamente necessÃĄrio e se todos se conscientizassem, talvez as pessoas que desenvolvem essas plataformas poderiam torna-las menos prejudiciais.
@@JonathanRobertoo concordo, vale a pena essa reflexÃĢo.
152 escritos, olha, tenho certeza que vocÊ vai crescer muito rÃĄpido, seu canal ÃĐ muito bom
Fico muito feliz em saber, aproveita para se inscrever tambÃĐm!
TambÃĐm adorei o canal dela
Perfeita explicaçÃĢo. Que bom que vocÊ conseguiu ser sincera e colocar de forma clara, objetiva e real o que as redes sociais podem causar nas pessoas. ParabÃĐns! Amei o vÃdeo e principalmente a sua sinceridade.
Obrigada, Cibeli! Tamo juntos nessa ðFique a vontade para se inscrever no meu canal.
ParabÃĐns pela sua iniciativa! O instagram ÃĐ a pior rede social jÃĄ criada em todos os tempos.
Tmj, Hugo!! Depois que sai do insta, percebi que melhorei bastante minha qualidade de vida.
"Eu sei que tenho tempo de tudo, sei que tudo tem o seu tempo" foi uma das frases mais interessantes do vÃdeo, expressa resumidamente como a gente perdeu a noçÃĢo e a calma do tempo por causa do mundo moderno extremamente frenÃĐtico. Que vÃdeo lindo e real em tudo, obrigada por compartilhar com a gente!
@@helena7835 âšïļâšïļâšïļ
Gente me indentifiquei tanto com tua historia... interessante tive a 4hrs atrÃĄs uma crise de ansiedade e pedi a Deus p entender o que estava acontecendo e por acaso achei vÃdeos falando sobre a qualidade de vida fora do uso das redes sociais
E encontrei seu vÃdeo, muito obrigada!!!
Que massa, fico feliz em poder ajudar com meu relato. Nessa jÃĄ estou hÃĄ mais de 1 ano sem insta, twitter, tk tok, etc.. e tÃī bemzona :)
Nada como a gente se libertar...te admiro muito ðĨ°ððŧððŧððŧððŧððŧ
Viver offline realmente dÃĄ uma sensaçÃĢo de liberdade gigantesca!
As redes sociais tem sido uma desg............ na minha vida.
Sempre fui uma pessoa apaixonada pela leitura e fazer coisas que sempre gostei. Infelizmente devido a esse vÃcio de Instagram e X, comecei a ficar doente com bombardeio de informaçÃĩes, JÃĄ nÃĢo lia mais( coisa que sempre fui apaixonado). Passava 8 a 10h nas redes sociais a ponto de passar mal, coraçÃĢo acelerado, lapso de memÃģria, esquecia tudo, nÃĢo prestava mais atençÃĢo e isso estava atrapalhando no meu trabalho, tudo que ia fazer me sentia cansado e ofegante, a ponto de passar mal diante do computador ou celular, comecei a tomar remÃĐdios pq estava com TAG. O problema que ÃĐ eu nÃĢo sabia o pq dessa TAG, foi no psiquiatra que fui perguntado qual era esse gatilhos.
Aparti dai excluir o instam e sair tbm do X/Twitter.
Se Deus quiser vou poder fazer as coisas eu gosto .
Agradeço por vocÊ ter gravado o vÃdeo, tem tudo a ver comigo.
VocÊ sentiu melhora em termos concentraçÃĢo e leitura?
Salve, Luis! Eu tomei a decisÃĢo de sair porque as redes estavam me deixando muito ansiosa, questÃĢo de saÚde mesmo. E desde que saà me senti muito melhor!
E sim, minha capacidade de concentraçÃĢo no geral melhorou MUITO atÃĐ na leitura.
A leitura foi o que usei pra ocupar a cabeça em substituiçÃĢo à s redes sociais e costumo dizer que a leitura me salvou haha
Tenho ctz que vai ficar tudo bem por aÃ, abraços!
@@interestrelet Agradeço pelo FeedBack.
Eu nÃĢo parei de tudo, mas me restringi a ficar atÃĐ 45min por dia, com alarme de 10 min seguidos no app e tbm ao fim dos 45min. Estou conseguindo ser disciplinada e parando. Ja senti grandes mudanças, principalmente pq esta sendo mais intencional os poucos minutos que mexo, entao ja senti que minha ansiedade diminuiu, estou conseguindo ser mais produtiva, e por conta disso, estou dormindo melhor. SÃģ vantagens ððŧ
Espero que mais pessoas percebam e tenham esse desejo de melhorar a si prÃģprio âĪ
incrivel como ficar horas fazendo algo produtivo ao inves de ficar horas rolando o feed ou fy de uma social ÃĐ extremamente saudavel. vc nÃĢo sÃģ aprende coisas novas como exerce o seu tempo com a realidade, vc se sente melhor, mais produtivo, sua mente ansiosa nÃĢo ta tÃĢo ansiosa pq vc ta fazendo algo pra destrair ela, vc dorme melhor, melhora a relaçÃĢo com a sua familia e o mais importante, vc começa a se conhecer.
simm, tudo isso! a sensaçÃĢo ÃĐ boa nÃĐ?
Gostei do vÃdeo por abordar de forma leve algo muito sÃĐrio e cada vez mais relevante no nosso cotidiano. Eu mesma nÃĢo fico 1 dia longe das redes, quem dirÃĄ 30 dias rsrs
Realmente nÃĢo ÃĐ nada fÃĄcil, ainda mais quando as redes jÃĄ fazem parte da nossa rotina. Mas depois que acostuma, a gente nÃĢo quer nem voltar mais rsrsrs
Nossa LetÃcia, seu relato foi muito assertivo, muito real! Eu passei por isso, na realidade eu nÃĢo cheguei a me sentir aquÃĐm, ou fazendo comparaçÃĩes irreais com a vida do outro. Comigo foi uma situaçÃĢo muito peculiar. Eu via que minha melhor amiga de infÃĒncia começou a querer ser eu, de uma forma muito doentia. Se eu postava com uma roupa rosa, lÃĄ estava ela no dia seguinte com uma roupa rosa muito parecida, e outras diversas situaçÃĩes, inclusive dela ser agressiva comigo! Minha vida começou a dar pra trÃĄs de uma forma estÚpida. EntÃĢo eu vi que aquelas postagens estavam gerando pÃĐssimos sentimentos e energias para minha vida. Estou hÃĄ quase dois anos vivendo em off, sem barulhos, me escutando, me sentindo âĶ GratidÃĢo pelo seu relato ðĐ·
que legal que voce conseguiu identificar o que te fazia mal e agora estÃĄ tudo bem! Obrigada por compartilhar seu relato tambÃĐm :)
Oi, Leticia! Vim ouvir seu relato por estar pensando nas mesmas questÃĩes. JÃĄ passei uns perÃodos longos sem e me senti muito bem, mas sempre que volto (porque esqueço da toxicidade, com o tempo, e acredito que vou voltar à s redes sociais de uma "nova forma", mais saudÃĄvel), o mal-estar volta tambÃĐm. A vida ÃĐ bem melhor sem. Me senti totalmente contemplado com suas consideraçÃĩes e resolvi me inscrever. Belo trabalho!
Valeuuu! Ãs vezes a gente sÃģ precisa de um detox mesmo, dar uma respirada e pensar uma melhor maneira de usar essas ferramentas.
Obrigada por compartilhar seu relato tambÃĐm! ð
Gente ðŪ... Quando vocÊ disse que nÃĢo tava mais prestando atençÃĢo nas coisas, nÃĢo ouvia o que as pessoas estavam dizendo, eu me identifiquei perfeitamente. Eu tava com medo de estar com esclerose mÚltipla jÃĄ. O Instagram tava consumindo minha vida. AtÃĐ agora eu sÃģ desinstalei, mas talvez eu exclua de vez em breve.
Largue em quanto ÃĐ tempo
Te amo em nÃveis absurdos! VocÊ ÃĐ uma inspiraçÃĢo pra mim! Saudades, migs!
ÃĐ muito recÃproco! voce tambÃĐm me inspira demais e te amo muito, obrigada
Muito bom o seu video, me sentir representado com seu depoimento... ParabÃĐns pelo canal....
à muito doido quando a gente começa a perceber que nÃĢo somos os Únicos a se sentir assim, nÃĐ? Que tem mais pessoas.
TambÃĐm fico feliz em saber que vocÊ gostou do meu vÃdeo, obrigada!
Eu sai mesmo perfil com grande e parte do meu trabalho lÃĄ. Adoro esses videos de relato, ÃĐ unanime como todo mundo se sente melhor. O livro Dez argumentos para vocÊ deletar agora suas redes sociais, ÃĐ muito bom e mostrar como as redes sociais mexem (tÃĢo negativamente) com as pessoas.
Realmente! Os relatos dÃĢo a sensaçÃĢo de que nÃĢo estamos sozinhos e que viver bem no modo off-line ÃĐ completamente possÃvel! Eu tambÃĐm li o livro sobre os dez argumentos para deletar as redes sociais, o que me trouxe alguns pontos de reflexÃĢo. ð
Sensacional!!! Eu fiz a mesma coisa, infelizmente voltei a ter o Instagram mas pretendo excluà de vez!! Te admiro muito, abraço.
Valeu Rafael. Abraços!
Eu me identifiquei bastante. Estou desempregado, atÃĐ com probleminha digestivo. NÃĢo consegui mais me concentrar pra estudar pra concurso, etc. Rede social ÃĐ literalmente uma droga. Desinstalei o Instagram ontem. O relatÃģrio me mostra que eu gasto em mÃĐdia 10 horas diÃĄrias em redes sociais
Sim, elas podem causar uma dependÊncia absurda feito drogas. Que legal que voce conseguiu identificar o que pode estar te fazendo mal. Aqui no canal tenho outros vÃdeos falando sobre, caso vc se interesse :)
ParabÃĐns por esta sÃĄbia escolha e decisÃĢo. Espero que vocÊ consiga continuar assim. Siga firme nessa missÃĢo.
depois que a gente começa a ver os benefÃcios e a tranquilidade que ÃĐ, nem dÃĄ vontade de voltar :)
Relato claro e real. Me lembrou daquele livro "O poder do agora" que fala exatamente das coisas que vc percebeu e estÃĄ vivenciando. ParabÃĐns pela mudança
eu ainda nÃĢo li esse livro, mas tmj Douglas!
Eu saà do Instagram hÃĄ 15 dias. Gente, que alivio.
Eu nÃĢo me comparava com ninguÃĐm.
Mas comecei a perceber uma atençÃĢo muito estranha de algumas pessoas, isso estava me deixando desconfortÃĄvel. Fora o tanto de fake que tenta adicionar, isso era irritante demais.
Que massa!
QuÃĢo importante foi o seu relato! Que mais pessoas, principalmente as novas geraçÃĩes possam identificar e de alguma for reestruturar o seu modo de ver a vida, pq ela ÃĐ bem melhor e mais completa do que atualmente a gente finge que ÃĐ!
vale a pena a gente refletir sobre algo tÃĢo presente na nossa rotina, nÃĐ?
LetÃcia, o que vocÊ conquistou saindo das redes sociais ÃĐ a sabedoria e a verdadeira arte de viver. Sucesso.