O Brasil é mesmo o país mais miscigenado do mundo? | Podcast
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 13 ธ.ค. 2024
- Projeto chamado DNA do Brasil busca mapear o genoma de milhares de brasileiros e aumentar a representatividade do país nas pesquisas globais sobre o tema. Além da origem genética do povo, o estudo também pretende se aprofundar em questões que envolvem doenças e o tratamento de enfermidades.
#dna #brasil #genoma #pesquisa #estudo #podcast #dwrevista
www.dw.com/brasil
dw_brasil
dw.brasil
dw.brasil
O brasileiro "médio" tem como base genes da Europa + América + África.
Obviamente variando de região para região. E adicionando ancestralidade do Levante e Leste Asiátco.
Eu tenho ancestralidade Portuguesa, Italiana, Indígena e da África Subsaariana. Algo comum para um brasileiro.
Médio seria oq exatamente? Uma pessoa com ascendência do período colonial no caso?
Pq eu sou br, mas não tenho o sangue africano.
@@RafaelaBittencourt-k3t médio = maioria
@@RafaelaBittencourt-k3t Deve ter por aí uns 25% de brasileiros que não têm nenhum sangue subsaariano (porque as estatísticas que eu conheço são sobre 75% terem "pelo menos algum" ancestral subsaariano), e muito provavelmente há entre 8% e 10% que são exclusivamente de origem europeia, são pessoas de certos lugares em SP, MS e região sul que são inteiramente de origem italiana, alemã, polonesa etc usw cujos antepassados chegaram aqui após o período colonial.
Acho que boa parte dos brasileiros tem sangue do norte da África, já que portugueses e espanhóis, foram um dos maiores grupos a imigrarem para o Brasil, e tinham uma população mista também.
@@RafaelaBittencourt-k3tEu disse "médio" pq metade da população brasileira é ao menos Bi ou Triracial por causa da miscigenação. Como eu disse antes, a "base" do dna do povo brasileiro vem de 3 continentes, isso varia de região para região.
Eu sou a mistura do Brasil com Egito
🎶 Tem que ter charme pra dançar bonito🎵- É o Tchan 😂🤣
@@clecio1055😂😂😂😂😂😂
@clecio1055 kkkkkk 😸
😂😂😂😂😂
Oxe...e o Japão?!?
Eu acho que todos deveriam fazer um exame de DNA, isso ajuda a descobrir até partes da história do Brasil e também de Portugal que foram ocultas ou esquecida. Eu fiz o meu teste e fiquei chocada com o resultado! Descobri partes da história que eu nem imaginava, por exemplo, a presença britânica em Minas, pois eu encontrei gens europeus, africanos e indígenas, os britânicos aparecem de diversos modos, pela marca genética e pela relação com países africanos dos quais também descendo. Me surpreendeu descobrir que tenho uma porcentagem alta da região entre a Rússia e a Ucrânia (que também é uma cuenca mineira), e na África predominam Serra Leoa (outra região ligada à mineração) entre outros, Nigéria, Kenia, da qual eu descobri que tinha muita influência de Portugal, que logo passou à Inglaterra. Como a minha família é toda mineira, concluo que o Ciclo do Ouro marcou uma forte presença britânica na região e arregimentou estrangeiros de várias partes do mundo, também especializados na extração do ouro. O DNA conta histórias…
Acredito que você se equivocou ao inferir que houve presença britânica na região. Muito provavelmente os genes "britânicos" são genes celtas presentes no norte de Portugal, e que foram trazidos pelos portugueses do Minho. Existe uma diferença entre os celtas e entre anglos, que habitavam o norte da Alemanha e o sul da Dinamarca, e entre os saxões, que habitavam o oeste da Alemanha. Anglos e saxões migraram para a Inglaterra no começo da idade média, onde os celtas estavam havia séculos.
Da mesma forma, acredito que os genes apontados originários da Rússia e da Ucrânia devem ter sido levados para península ibérica no início da idade média com as chamadas invasões bárbaras.
@@SantiagoMendes-m6y
a presença dos ingleses foi tão forte no ciclo do ouro que até existe informações na Wikipédia deles sobre o fato, onde detalham que contaram com a presença de mineiros ingleses e de outras nacionalidades, UAI!
en.m.wikipedia.org/wiki/Brazilian_Gold_Rush?fbclid=IwAR0G2Rb401SU9Ws_h8ByDZOW4fIhT_5S4dwo8Z2v4tveA9iKl0VTsq7FLS4
@@elizabethfirmino
Interessante o seu relato.
Se celta ou britânico eu não sei, mas em um teste que fiz, da parte europeia apareceram ilhas Britânicas, além de Países Baixos, França, Península Ibérica e Bálcãs (esse último me causou bastante surpresa). Tive um avô mineiro que era filho de português.
Eu fiz o exame de DNA e fiz também minha árvore genealógica. Sou mineiro e também tenho genes britânicos, porém não houve um fluxo significativo deles aqui em MG. O que apurei foi o seguinte: aqui no estado houve um grande fluxo de portugueses dos Açores e as ilhas também eram habitadas por outros europeus que se mesclaram com portugueses antes da grande imigração do ciclo do ouro. Descendo da família britânica Sudley. Depois de algumas gerações nos Açores, viraram Sodré rsrs. Também descendo de belgas que viviam lá e posteriormente aportuguesaram o sobrenome.
Oi, não recomendo a ninguém fazer esses exames privados.
Ao fazer o exame você potencialmente compromete a segurança da saúde de toda a sua árvore genealógica.
Esses dados são vendidos por um bom preço à empresas de seguro e planos de saúde e impacta diretamente na capacidade sua e de seus descendentes de contratarem um plano decente, que atenderá suas necessidades e por um custo justo
lembrem-se, os dados do seu DNA não são apenas seus
A família da minha mãe é de negros, portugueses e indígenas e a do meu pai é de italianos e portugueses ! Eu e meus irmãos somos totalmente miscigenados, daí meu irmão vai e casa com uma filha de japoneses 😂😂😂😂😂😂😂 minha sobrinha tem o sangue de todas a partes do mundo! Mais brasileira que isso, não existe.
90% dos brasileiros se resumi a isso : europeu + africano + indígena
Excelente entrevista. Parabéns ao repórter e a professora Lígia pela clareza nas informações.
Ótima reportagem, parabéns, e torço pelo sucesso do projeto de mapeamento
"Aiii uiiii me sinto mais eropeo do que brasileiro"
Calma Cleyton, teu sobrenome é estranho mas você cresceu vendo Faustão, dançando Sandy Júnior e almoçando mandioca com farofa 😂
Sim 😂😂
Assim como europeu cresce ouvindo gangsta rap sem ser negro ou pardo
Os cara das colônias europeias botam as roupas doidas lá e dançam um pouquinho por um dia no ano. De resto os caras assistem novela e futebol.
@@Guizambaldi exato
@@jorge_soro
Judeuzinhø igual jorge soros esta longe de ser um homem branco 😉
Tinha muita vontade de fazer meu mapeamento genético, é uma curiosidade de saber minhas origens familiares com mais contexto histórico. Mesmo sem saber sobre o lado do meu pai, pela minha mãe sei que metade veio da Espanha (minha avó nasceu no Brasil mas meus bisavós maternos eram espanhóis de Andaluzia. Sendo assim, só pelo lado da minha avó existe uma possibilidade enorme de termos uma pitada de celtibéricos (não sei se é assim que se fala no português), provavelmente parte bérbere (devido à longa ocupação "árabe"), e quase certo que minha bisavó era descendente de judeus sefarditas (sobrenome Simón). Sendo assim, se só o lado da minha avó materna já pode ser essa salada, imagine se eu também incluísse meu lado paterno e do meu avô materno.
Saber que empresas usam seu mapeamento genético como currency, moeda de troca, me deixou um tanto desconfiado de onde podem parar esses dados e como podem ser usados. E sim, a parte desconfiada vem do lado mineiro da família do meu pai. 🤣
Não acredito que o Brasil seja o mais já que existem países do mundo antigo, como Egito, que foram influenciados por séculos e séculos por diferentes populações, até que foram ''uniformizados'' pelo tempo. Já em termos de américas, temos o Panamá, que nos estudos genéticos quase sempre se mostra 1/3 europeu, 1/3 indígena e 1/3 africano, bem mais balanceado que o Brasil, onde os genes europeus são mais de 50%
Eu sou branco de olho verde, cabelo ruivo... Meu DNA: 8% Nigeriano, 10% Norte-Africano, 30% indígena (centro-américa), e cerca de 50% Europeu, sendo a maior parte português, mas com um pouco de grego, italiano, alemão etc.
Talvez isso explique certas doenças. Tem pessoa que estão felizes, vivendo bem e acordam com uma depressão sem entender o motivo. Alguns não adoecem por nada.
Eu sou negro bem retinto, meu DNA, 60% africano subssariano ( Angolano, Camaronês e Nigeriano), 9% indígena (Pataxó), 25 % Europeu Germânico (Alemão e Austríaco), 5% europeu Hiberico ( Português e Espanhol).
Eu sou da Bahia e do nada meu DNA deu italiano algo que não é tão frequente por aqui, a maior parte aqui de brancos são portugueses e espanhóis. Além também de ter ascendência Francesa.
Caramba! Pois eu sou pardo e tenho 60% Europeu, 15 África Subsaariana e 22% indígena 😅 fora 3% judeu
@@renatos.k2883qual exame vc fez?
É tanta Mistura que sou confundido com um monte de nacionalidades por onde passo. Assim é a vida de um mulato.
Eu também
Eu também 😅 Moro na Alemanha e aqui, além de brasileira, me passo por Turca, Árabe, e por Filipina também 😂
@@ysa8874 eu morei na Alemanha e hoje moro na Holanda. Já me confundiram com árabe, africano, europeu do sul, latino, e de tudo um pouco.. 😂 Eu AMO a nossa diversidade brasileira ❤️
tem cara ou de paquistanes ou de cearense
Umas três ou quatro pessoas gringas que viu minha foto na internet me falaram que eu teria cara de ser de algum país dos Bálcans (sudeste da Europa)... Curiosamente não sei de ninguém na minha família que tenha vindo desses lugares.
FIZ EXAME PELO GENERA E TENHO ACESSO A DOCUMENTAÇÃO GENEALÓGICA; FIQUEI ENCANTADO COM OS RESULTADOS 😅😅😅
Interessante. Tenho muita vontade de fazer.
Sou branco, esposa negra.
Quero entender onde essa mistura vai dar. rsrs
Tbm fiz Genera e deu uma boa variedade minha heranca genetica: 90%europeia (portugues, frsnces , italiano e nordico) e 8%de origem do oriente medio e norte da Africa e 2%de tupi. Adorei ser essa mistura toda😂😂😂
@@anajardimbr dependendo de onde você é, algumas misturas fazem parte de outra. É normal sair nórdico em Portugal e Espanha, por exemplo.) Italiano pode ser ancestralidade romana no ibérico ou italiana; Oriente Médio mesma coisa, Portugal e Espanha foram muito orientalizados, a ITália também foi. Mas pode ser origem nos libaneses e sírios.
Sou brasileiro da região Norte do Brasil, na minha família é possível identificar ancestralidade portuguesa, indígena ( Kokama e Satere Mawe) e judaica.
Gostaria que vocês escrevessem na descrição do vídeo o nome da cientista (dra Ligia da Veiga Pereira) que foi entrevistada. Assim como em outras matérias no canal com outras pessoas.
Bem lembrado, obrigada por comentar o nome dela
É uma pesquisa que pode ajudar não só no tratamento e prevenção de doenças como quem sabe nos unir mais como nação pois os brasileiros tem como características serem bem diferentes da maioria dos outros povos e também somos únicos
Agora vc falou tudo 👍amei seu comentario!
Ah! Sim, brasileiro é racista e se sente branco unico!
nos unir mais como nação kkk.. esse país tá com os dias contados pra se separar. salve sul livre.
@@shinjishinjs6060Salve Brasil Livre👊 Deus colocou o norte e sul no mesmo país porque quis propositalmente, para mostrar que tudo isso é Brasil 👊e também mostrar mais um pouco.
@@shinjishinjs6060 Salve Sul livre? kkkkkkkkkk boa sorte
Para mim, o Brasil tem sim o povo mais miscigenado do mundo, os gringos que pensam que nós somos iguais em fisionomia, mas somos bem diferentes. Os brasileiros não seguem um padrão de fisionomia e nem de cor de pele - é uma mistura de vários lugares. Por exemplo: coloca o menino do sotaque de Palmitos/SC ao lado de Tiringa, os gringos desinformados nunca que diriam que se trata de dois brasileiros.
@clecio é mesmo? Vixe. Gringo é desinformado mesmo né? Sabia que o espanhol moreno de Andaluzia não é nada igual ao loiro de Navarra ? Ou o alemão da fronteira com a Dinamarca com o Alemão junto á Rep.Checa? É tão ridícula a vossa ignorância. Achando que gringo é monocromático ou algo assim. Por esse nível de intelectualidade que nunca saíram do nível 3. Três de terceiro mundo. Entendeu?
@@nunodafonseca47isso é xenofobia
@nunodafonseca47 Pelo visto o senhor se acha um especialista no assunto, mas não passa de um falador de meia tigela. Você em nenhum momento desmentiu a minha informação, apenas disse que existe outros países também com miscigenação, mas não mais do que o Brasil - isso é histórico devido a várias imigrações. Onde está a minha ignorância? Faça o favor: não seja preguiçoso em interpretar um simples comentário.
@@nunodafonseca47E em que isso muda? Povos europeus são muito miscigenados entre si, isso todos sabemos, o fato é, aqui no Brasil há uma miscigenação ainda maior, visto que povos miscigenados vieram pra cá e se miscigenaram ainda mais, você citou um espanhol de Andaluzia e um de navarra, e advinha? Ambos vieram pra cá, eu tenho ancestrais da Andaluzia, navarra, Astúrias, Galícia e etc, assim como da parte portuguesa eu tenho ancestrais do porto e de loures, bem como alemães da Renânia, pomeranos, e de cidades fronteiras com a Dinamarca, junta tudo isso com povos de diferentes partes da África, com povos de diferentes partes da Europa, do oriente médio, Ásia e nativos indígenas, isso sou eu, e isso é o Brasil.
Tem outros países na América Latina que são muito mais
Fiz a pesquisa uma vez, deu:Deu oeste e leste da Africa , ibérica, Italiana, oriente médio, magrebe/norte da Africa , indigena e polonesa que nem sei de onde veio.
de que estado você é?
@YagaKimIsolda59 sou de Minas e você?
O professor ricardo de Oliveira é um cara de esquerda mais pé no chão e sem esse discurso simplório. Ele valoriza nossas raízes e entende e ensina que a genealogia traz mazelas como hierarquização, racismo etc
Ou seja, traz algo que sempre existiu.
Ja fiz meu DNA e sou 92% de Azores, 7% de Wales e 1% do Norte da Africa.
Minha avó e avô materna português com negro, minha mãe filha de parda com holandês, avós paternos italiano com espanhol , uma mistura grande na família temos pessoas com muitas características físicas diferentes, negros com cabelos lisos, brancos com cabelos crespos, pardos de olhos claros, baixos, altos, até os irmãos de mesmos pais totalmente diferentes até ruivos tem, acho muito legal, graças a Deus minha família é linda demais .🙏❤️
Eu tenho ancestralidade européia, indígena e africana.
Eu também
Fodase
A maioria dos brasileiros
@@ander6368 E o Kiko?
Maioria tem esses três , na minha família tem gente branca ,tem negra e tem índio 😮
Eu moro aqui no Reino Unido onde ha pessoas de todas partes do mundo. Um dia do nada me chegou a me te, sera' que um dia isso vai ser como o Brasil?
Ma's tudo indica q por mais q diferentes culturas/religioes e povos compartem o mesmo espacio, tem uma "Tolerancia" ma's nao uma aceitacao real!
O povo daqui nao se mistura facilmente com estrageiros em termos de relacaoes amorosas!
É bom morar em Londres? Aí faz frio quase o ano inteiro né?
@@Mateus-w6seu moro no Pais de Gales a 3 horas d Londres.
Faz frio no invierno, e no verano pode fazer calor e ter o ceu azul... ma's na maioria do tempo e' ceu nublado, chuva e vento. Agora mesmo estamos com uma tempestade!
Eu nao gosto muito d viver aqui poi's o sistema medical e educativo e' um desastre! Ha lugares melhores na Europa. Isso nao e' pra mim.
E como disse antes, e' muito dificil criar lacos com o povo daqui, podem ate rirem contigo, ir d festas... Ma's nao querem criar relacaoes com extrageiros. Tambem se acham superiores... Q sabem mais.. Enfim, e' outro mundo!
E' como se fosse Agua e azeite... Nao acho q sera' como o Brasil.
@@iracemaangenot7843não vai virar um Brasil ,os europeus não se mistura com outros povos...
Tomara que não, países do mundo antigo não podem perder sua identidade
Os mais miscigenados? Imagina, sou um pardo de Alagoas, de acordo com o Genera, sou:
65% Europa (Iberia 21%, Itália 16%, Europa Ocidental 8%, Bálcãs 8%, Judeu 7%, Sardenha 4%, Basco
quanto foi o custo dos testes?
Itália vem da época romana; Europa Ocidental: O Português é europeu ocidental; Bálcãs: O Português é Sul-Europeu; Sardenha: Mesma coisa; Judeu: pode ser falso positivo, pode ser positivo (Absorção de populações judaicas) e é muito forte no Nordeste. Basco: ancestralidade comum ibérica:
Senegâmbia: vieram muitos Escravos de Bissau e Guiné
Leste da África: Angola e/ou Moçambique ou só Angola
Costa da Mina:
Sou 54% europeu, 45% africano, 1% indígena. Saudações de um canadense com mãe caribenha.
Opa! Saudações
kkkkkkkkkkkk adoro!
O neguinho da beija-flor fez o exame da ancestralidade para saber a sua origem, ele achava que ia ser 90% de africano, mas foi totalmente ao contrário, ele quase caiu de costas com o resultado. Ele tem 63% de sangue europeu. A pele dele é negra.😲
MAS SERIA INTERESSANTE FALAREM DOS CUSTOS DESTES EXAMES...
eu acho sensacional como nós somos misturas de tudo ! saem pessoas tão interessantes! ❤
Olha eu trabalho em um laboratório de elite aqui em SP e o genera faz esse serviço. Custo cheio dele é de R$899. Promoção de 50% é bem comum. Black friday é a melhor época do ano pra comprar e estava R$ 267 em novembro 2024.
@debs.2 nossa q diferença pra black Friday! mas isso não elimina alguns testes para baratear ?
eu comprei por 200 numa promoção.
Como se voluntária pra doação de sangue pra pesquisa
E é importante salientar que a miscigenação não se revela apenas no fenotipo e no genotipo. Também encontra sua manifestação na cultura.
cultura e etnias no mundo pós-romano não andam nos mesmo ritmo.
Provavelmente países como a Colômbia ou Venezuela são mais. A prova de que não é tanto assim é que pelo menos fenotipicamente você vê mais pessoas de aparência branca no Brasil do que nesses outros países, e considerando que esses genes são recessivos, então a mistura não deve ter sido tão grande assim.
Cor de pele não define origens étnicas, há pessoas brancas no Brasil com descendência afro e indígena. Estude!
@@B.L.DStudioTV mas ele está falando de todos os traços. Existem muitas pessoas no Brasil que são 100% ou quase 100% europeias, há países na América Latina (como a Colômbia ou o México) que são mais homogeneamente mestiços.
@@marcomartins3563 exatamente
Duvido muito. Comlombia/venezuela não tem alemaes, ucranianos, chineses, japoneses, judeus, libaneses e etc na mesma quantidade do brasil.
A A.S toda é feita de quase 40% ou 50% indigena. Eles não tiveram imigração forte, ou escra* para ter tamanha diversidade.
O Brasil pode não ter a miicigenação mais homogênea do mundo, mas com certeza é uma das mais ricas em etnias. Colômbia e México, embora com miscigenação bem homogênea, possuem basicamente apenas a base étnica espanhola e indígena, com um pouco do DNA subsaariano.
Graças a este documentário, fiz um teste genealógico e descobri que tenho sangue alienígena.
Showwww
Recomendo cada um fazer sua genealogia genética, temos muito riqueza só vindo da Ibéria (Portugal e talvez alguns andaluzes) na época colonial, imagina com outros elementos adicionados (nativos, africanos e imigrantes). O municipalismo no Brasil é herança da multiplicidade étnica de Portugal e Espanhas (plural, pois são várias nações num Estado).
Claro era lugar de 3 religiões: Cristã, Muçulmana e Judaica. Os Cristãos de rito latino e priscilianista (Norte) e Moçárabes (Centro e Sul) de rito visigótico
Autossomicamente o Português é Celta, mas com significativo sangue Romano (se vier de grandes cidades), e Norte-Africano e Árabe. A população judaica é importante nas grandes cidades.
R1b-DF27: Galaicos (Celtas e não-celtas), Lusitanos, Túrdulos, Suevos, Visigodos, Romanos
R1b-L21: celtibéricos e galaicos celtas
R1b-U152: romana, franca, cruzados franceses; comerciantes de veneza e Gênova
J2: romana, fenícia, judaica, cartaginesa, grega, romana, alana
J1: árabe (síria e Marrocos), judaica, fenícia, cartaginesa
[ FEnícia (Tiro) = J1-YSC234 or J1-YSC76; Judaica = J1-L816; Árabe = J1-P858 --- Se for de Coimbra, o marcador é predominantemente Fenício (cidade de Tiro).
E-M81: norte-africana (época romana, al-andalus)
E-V22: Levantina
E-V12: levantina
E-V13: visigodos e Saqalibas Eslavos ;comerciantes de veneza e Gênova?
I1: Suevos, Açorianos de origem flamenga
I2: Tartéssios (Társis do profeta São Jonas), Cônios, Galaicos celtas e não celtas, Lusitanos; Saqalibas
R1b-U106: origem franca, açorianos de origem flamenga
T :fenício, sírio, cartaginês, judaico
H: cigano
E1a: africano subsaariano
R1a: saqaliba eslavo
G: qualquer etnia portuguesa: nativa, celta...
Tudo depende do Histórico, região, cidade, família, lugar em Portugal
_______
outros:
Q: indígena ou japonês
R-M167 : catalão, basco
E-V13: italiano, polonês, russo, ucraniano, húngaro, alemão oriental
I1-Z138: alemão
R1b-DF19: alemão, suíço, francês
R1b-DF99: europeu ocidental
R1a-S2857: alemão oriental
I1-BY351 and I1-S2078: alemães orientais
G: italiano, alemão, cáucaso, asquenaz, sefardita
R1b-U152: suíço, francês
R1b-U106: francês, holandês, belga, inglês
Enfim, pesquisem aí. Haplogrupos requer maior cuidado no método, pois é algo muito intricado.
_____________
mtDNA
indígenas: A, B, C, D
africana: L2
Europeia: H, J, K etc
O estepes dos português es R1b..... Russia de 70%à 90 pour cento (Ukraine, Géorgia)
4%pour cento de outros português berbères /maures.
Estudo David reich de l université de Havard
@@teresasemanas5707 Obrigada, mas Haplogrupo e R1b não quer dizer muita coisa, houve e há muito judeu com R1b por exemplo. A maioria dos "mouros" eram ibéricos nativos e vários mesclados com árabes e Norte-africanos.
Muitos califas eram ruivas e louros de olhos azuis e se consideravam árabes em Toledo.
@@YagaKimIsolda59 o north africano, nao es "arabe" mas maghrébine.
Porque eles também forem arabisée e islamisée.
@@YagaKimIsolda59 o north africano, nao es "arabes" mas maghrébine...
@@teresasemanas5707 Desculpa, mas onde disse eu que eram a mesma coisa?
Interessante. Tomara que em breve tenhamos mais respostas.
Isso é verdade pra todo mundo. Certo que mais pra uns do que para outros. Eu sou brasileiro mas todos meus avós - todos quatro - vieram de Portugal. E no entanto, quando fiz o estudo genético, deu 74% Ibérico (Portugal e Espanha), 21% Itália, 4% Nórdico (Sueco, Norueguês e Dinamarquês) e 1% outros. Como assim se meus ancestrais diretos eram todos 100% Portugueses? E cadê a tão falada influência mourisca do norte de África? Meus avós eram todos da região Beirã entre Castelo Branco e Coimbra. Cadê a suposta grande influência celta dessa região? Estão somente naqueles pequenos 1%? Pois é... mesmo para um povo aparentemente tão homogêneo como os Portugueses, a variabilidade genética ainda é significativa. No fundo, todos nós - Humanos - viemos originalmente do leste de África.
É verdade que existe mistura em algum nível pra todo mundo, mas daí pra dizer que isso implica que não existem grupos claramente distintos em uma visão mais ou menos semi-objetiva ou que somos todos do leste da África, isso é um salto enorme que não faz muito sentido.
@@shinjishinjs6060 depende da escala temporal que tu quer aplicar. Eu creio que para a escala temporal curta vai até 100 gerações, ou seja cerca de um milhar de anos, e para a escala temporal longa, vai para os milhões de anos. Se tomarmos a escala curta, eu posso falar que a influência itálica no meu genoma provavelmente provém de antepassados romanos, que a porcentagem alta de genes nórdicos provavelmente se liga ou com as invasões vikings ou com a vinda dos visigodos, etc. Mas se tomarmos a escala longa, com a habitual deriva genética dos diversos continentes, então falar que todos humanos são do leste de África faz todo sentido.
Segundo estudos de Bycroft, o Português urbano tem de 5-20% de sangue itálico, por causa da Ocupação Romana
4% Nórdico por causa dos Suevos mais uma mistura antiga da Idade do Bronze (Galaicos e Lusitanos) e Ferro (Celtas) que formaram o Português.
1% ???
É raro, mas há alguns ibéricos que não têm sangue do Magrebe.
Os testes de DNA precisam ser interpretados. Todos os ibéricos pré-romanos possuíam ancestralidade de caçadores coletores ocidentais, de povos neolíticos que vieram da Anatólia e dos povos Yamnaya ou pseudo-Yamnaya, vindos do leste europeu, além de genética norte-africana pré-natufiana. Como é algo comum para todos os ibéricos, geralmente todos esse "caldo" é apontado como "Ibérico". Porém o povo Português (seus avós) não são descendentes puramente dos ibéricos pré-romanos, eles são descendentes, dependendo da região, de germânicos, de romanos, também de homens e mulheres do leste europeu e da Europa Central, e até galo-romanos que se juntaram aos suevos e aos visigodos durante todo o período migratório, mas também de alguns eslavos levados como escravos pelos muçulmanos. Além desses, a península Ibérica recebeu norte-africanos tanto no período romano, como no período islâmico, além de alguns árabes, e os norte-africanos pós expansão natufiana já carregavam genética do levante. Os teste muitas vezes aglutinam essa genética do levante como parte da genética norte-africana, mas as vezes colocam separado. Os testes muitas vezes interpretam erradamente genética do levante vinda via África do Norte, com genética de judeus sefarditas, que também possuem genética do levante, e vão atualizando conforme vão recebendo novos dados, vão aumentando o banco de dados e vão aperfeiçoando os mecanismos de cálculo. Falando sobre seus avós especificamente, não é nada incomum não ter como resultado genética norte-africana nos testes, pois essa genética norte-africana que aparece em outros resultados, veio com os berberes do período romano e islâmico, no caso da sua família, provavelmente vieram de uma região na qual nem berberes romanos nem berberes mouros habitaram, ou se habitaram, não habitaram por muito tempo e foram expulsos. É um mito que todos os ibéricos são descendentes de mouros. Você é descendente sem dúvida de norte-africanos pré-neolíticos (iberomaurusianos) que por sua vez são uma combinação aproximada de 65% proto norte-africanos, e 35% de uma população de pele mais escura. Curiosidade: Outro ramo desse população de pele escura (Ancestral West African), misturou-se com uma população fantasma e gerou a partir daí os povos chamados negros sub-saarianos (que possuem de 2 a 19% de genética dessa população fantasma), conforme os negros foram imigrando para o sul do continente africano, misturaram-se um pouco com os pigmeus e depois com os povos capóides. Quanto a genética Itálica e Nórdica do seu teste, isso é normal por conta da presença tardia de germânicos, itálicos e outros europeus na região da Península Ibérica. Você é 100% português, pois ser português não é o mesmo que ser "Ibérico pré-romano". Portugal surgiu mais tarde, a partir dessa mistura.
Os Portugueses e Espanholes são o povo mais mestiço da Europa vocês acham que os portugueses e espanholes que foram para a América se misturar fizeram no a força? Os europeus do norte centro ect são bem diferentes de nós eles até nos chamam de árabes.
Esse país é praticamente uma arca de Noé, é uma região aonde qualquer pessoa do mundo pode vir e dizer que é brasileiro. Para nós isso parece meio piegas, muito poético, mas para um refugiado desesperado por um lugar aonde possa deixar seus filhos viverem em paz isso não tem preço. Tem um povo aí que diz que terra não tem importância, o importante é a família e Deus, eles realmente são importantes para o homem, mas tem só um lugar no planeta fora a terra deles onde eles podem dizer em voz alta "eu sou daqui! Essa é também a minha terra! Minha casa!" e é aqui. Só aqui.
não é tão simples assim. Temos etnias que dominam e repetem com mais frequência sobre outras, no caso o Ibérico. No geralzão o Sul-europeu e africano predominam, e no Norte , MS e Pampas se inverte: Indígena é 2º Lugar
eu tenho uma mistura de origens porem 70% da minha origem é da italia, meu bisavo era de lá. Mas eu nasci e cresci aqui, sou brasileiro. Tenho uma outra bisavó que sabia tupi era uma india mesmo. Impressionante.
Fez o teste genético por onde?
@@ysa8874 familia toda por parte de mae é a cara da italia meu amigo, pqp n tem como nao dizer que nao veio de la kkkkkk.
@@caiquecastro1910 interior de sp, porem hoje moro em praia grande.
@@caiquecastro1910acredito que tenho sangue misto entre português, espanhol (específicamente da Galícia), indígena (boa parte eu acho), e talvez um pouco de sangue árabe, norte da África... Minha família veio do interior da Bahia, descobri recentemente que talvez tenha tido alguma população árabe na época (o que fez sentido na minha cabeça pq tenho alguns traços árabes que sempre desconfiei).
Não fiz testes, mas "coletei" alguns sobrenomes da família e metade veio de Portugal ou da Espanha (Galícia)
@@iridium-x7i Itália não é exatamente isolada, né... que o Imperio Romano o diga
Tenho descendência alemã e austríaca, moro em uma cidade de colonização alemã no RS, a maioria tem olhos claros, azuis ou verde, eu tenho olhos verdes, uso óculos, e grande parte das pessoas aqui usa óculos, em lugares onde as pessoas tem outras etnias e olhos castanhos não se vê tanto assim pessoas usando óculos
Cidade pequena costuma ter doenças, mutações em comum. Pessoas com polidactilia, misturado com pessoas de polidactilia vai facilmente ter filhos com polidactilia.
Fonte? Ou só racismo seu ?
@@lucasbeserra8398 to falando que as pessoas aqui tem mais problemas de visão por terem olhos claros, isso é um fato, onde você viu racismo nisso????
Europeus brancos tem baixo percentual de miopia:
''Among British children exposed to the same schooling environment, the South Asians had the highest prevalence of myopia, followed by the black African Caribbeans compared with the white Europeans. A quarter of British South Asian children were myopic, which is strongly related to increased axial length.(...)
The ethnicity patterns of myopia showed a low prevalence in the *white Europeans (3%)* , moderate in the black African Caribbeans (10%) (as well as Asian Other and Other ethnic groups), and high in the South Asians (25%).''
Fonte:NIH I(National Library of Medicine, ''Prevalence of Vision Disorders by Racial and Ethnic Group among Children Participating in Head Start'').
Meu exame deu 73 por cento europa, sendo 38 por cento alemão e francês, 15 por cento português, 8 por cento norte da Itália, 6 por cento basco, 4 por cento sardenha, 2 por cento polonês, 2 por cento grego e croata. Oriente médio, 12 por centro Magrebe, 5 por cento Ásia central, Cazaquistão! Africa deu 9 por cento costa da mina, e 2 por cento indígena da amazonia
Isso me lembrou que foi feito algo igual no ceará e descobriu que a maioria da população tem descendência do norte da europa
E vc acreditou, no viking cearense
De norte para norte
Eita, tá prevendo o futuro? Tô zoando. Entendi o que vc quis dizer.
@@doutorclayton9706 a população do norte da Europa povoaram o norte de Portugal que depois veio esses descendentes para o ceará
Normal, mesmo as pessoas de tez escura tendem a ter mais genes europeus, como Neguinho da Beija-Flor, por exemplo.
Ótimo conteúdo.
Fascinante, muito obrigado DW! Eu já estava esperando por isso há muito tempo. Vou atrás da pesquisa porque é muito importante para mim.
*Fascinante.
@@samuelroveda9706 Corrigido, Obrigado!👍
Eu nunca fiz o teste do ADN, mais na familia sabemos bastante dos nossos ancestrais. O meu pai nasceu na Jamaica e é filho de hongknés(Hong Kong) e holandés. A minha mae nasceu no Brasil, é filha de italiano con indio brasileiro. O meu irmao que vive nos EUA encontrou muitos familiares no Canada, na Jamaica e nos EUA ademais do Brasil. Eu me casei com um espanhol e meu filho ademais da minha carga genética tem a carga dos seus avós que sao de partes diferentes da Espanha. Tendo a possibilidade de ter ADN marroquí já que minha sogra era do sul da Espanha perto do Marrocos, ademais España foi invadida pelos marroquis muitas vezes. O mais engraçado é que com toda a mistura de raças sigo tendo aparencia de asiática e o meu filho tem os traços asiático mais suaves. Penso que sou bem brasileira e seria interessante fazer o teste, talvez ser nòmade está no ADN da minha familia e encontramos mais misturas estranhas.
MAS!
Minha bisavó era bugre meu bisavô origem africana lado do pai lado da mãe origem italiana e francesa 😅
Obrigada!
Super interessante!🎉❤
Como faz pra fazer parte do projeto?
Eu por exemplo tenho ascendência branca (portuguesa e espanhola), negra, indígena, árabe e judaica. Eu sou praticamente mestiço por natureza. Além disso nasci em Belem/PA, mas moro no Rio de Janeiro/RJ.
árabe ou magrebino? ou os 2?
@@YagaKimIsolda59sim Afrique du Nord es maghrébine..
Sou 58% Nigeriano, 17% judeu séfarade, 8% ibérico, 6% britânico, 6% indígena e 5% do leste da Europa.
cê é de onde?
@ Salvador
@@hardcoremasterpiece legal, então os outros europeus são Português mesmo.
África Ocidental foi de onde mais vieram africanos no início. Pode have angolanos, mas depende da calculadora.
Português é europeu ocidental como os britânicos, além da ancestralidade celta
Leste da Europa: é comum sair nos resultados dos Ibéricos
17% Serafad: Bem alto; então é bem provável a ascendência judaica ou.. síria/libanesa se não for falso negativo
@ esses 17% me pegaram de surpresa. Eu ainda vou pedir pra algum de meus tios fazer o mesmo teste pra confirmar se vem da família do meu pai ou da minha mãe.
@@hardcoremasterpiece a história dos ibéricos muçulmanos e judaicos nos é escondida, de fato. e ainda tem africanos muçulmanos (hauçás, fulas e mandingas)
Conheço parte da minha descendência, italiana por parte de pai, mas pela minha mãe que é negra não sei nada como pais, língua e cultura, essa parte foi arrancada através da escravidão, espero conseguir essas informações um dia
O Brasileiro majoritariamente tem DNA europeu e muitos dos componentes africanos que aparece no DNA BR são do povo norte africano de Marrocos, o sul da Europa tem muito desse componente, outros tem composto do DNA da herança do povo escravo colonial, e temos uma grande população também japonesa.
sim foi feito um estudo e se relatou que os brasileiros, todos, tem um DNA europeu de 80%. 80%!!
é mais forte o sangue marroquino no Português de longe. Tribos: Masmuda, Gumara, Nafza e Sanhaja.
@@YagaKimIsolda59R1b, os estepes dos português... Es de 70%à 90 pour cento da russia (Ukraine, Géorgia) e 4%pour cento outros português...
E no north do portugal, ficaram la pouco tempo... "royaume suevos :
IBÉRIA, Avia là muitos povos e estava entre eles.. Pouco mixtura
Catolicos e islao... Nessa époCa (nao Avia poucos, eram muitos catholicos.
Onde fivaca foi na Andalousie (mouros, judeus, catholicos) mas so Avia bathalas... Entre eles !
O estepes, nao ce pode... Modifiar asim...
@@YagaKimIsolda59porque somos todos différentes.. Os cabelos, nao querem dizer nada.
E os Portugueses também ficarem 350anos no maroc, espagna 500anos, françia mais de 200anos..
Nao es por isso que os Moroccos tem todos olhos azuls !
E os test adn, nos laboratoires.. Nao vale nada, porqué muita gente, fez 2 ou 3 vezes.. E o resultado, nao era o mesmo 😮attençao
Excelente!
O Brasil é um país recente demais para se ter um povo brasileiro geneticamente coeso. É diferente de países europeus, africanos ou asiáticos que foram fundados por tribos que migraram para uma certa região há maus de 1000 anos ou eram originários de lá.
Eu mesmo sou brasileiro mas filho de pai e mãe portugueses, que por sua vez devem ter somente ancestrais portugueses por pelo menos uns 1000 anos. Mesmo Portugal que é um dos países europeus mais miscigenados, o país tem mais de 1000 anos sem uma nova leva de povos invasores.
Há 1000 anos Portugal nem existia.
@@caioaco1493Portugal foi fundado oficialmente em 1143, porém já existem povos lá desde a pré-história. Em 29 AC já existia lá o povo lusitano.
Cara, vc viajou hein. A Península Ibérica passou por dominio mouro por 8 séculos...e mesmo após a Reconquista, passou por variações genéticas resultantes do contato com outros povos.
@rogerio.castro Portugal foi fundado por volta de 1100, então tem mais do que o dobro da existência do Brasil inteiro, onde a população nos 100 primeiros anos era muito pequena e onde houve imigração em massa nos últimos 150 anos. Nenhum país é 100% fechado e claro que houve alguns imigrantes em Portugal depois da independência mas nada significativo.
@@ManoelPinho1 o lusitano é importante, mas por causa da Reconquista o Galaico prevalece.
Uma possível explicação da pequena participação do cromossomo Y de ancestralidade indígena pode ser a confirmação do que é mencionado no livro "Casa Grande & Senzala" de Gilberto Freyre
Essa mistura é muito boa, só falta o DNA indiano e do sudeste asiático, pra termos praticamente o DNA de todo o mundo em nossa população
@@Kaio_INCEL acredita que eu ainda não tenho certeza qual a minha cor?tem fotos que eu tiro com a pele queimada igual doce de leite e tem fotos que eu saiu muito branco e eu já tive que responder isso umas 3 vezes no posto de saúde
@@Junior-zr9dl Isso é mais normal do que vc pensa
@@Junior-zr9dl Nós brasileiros somos os famosos "Caramelos" do mundo.
Não é boa não, é só ver a estetica do povo bostileiro
Em um estudo sobre o DNA do cearense tinha em pequenas quantidades DNA de Bangladesh. Fico me perguntando como isso foi parar lá. O Brasil, e principalmente o Ceará não receberam gente do sul da Ásia.
Boa tarde. Explicação sobre a maioria dos cromossomos europeus no Brasil. No período colonial os imigrantes europeus eram em sua maioria homens e os chefes indígenas locais em busca de favores e influência davam as índias para os colonos. As mulheres europeias dificilmente iam devido ser uma viagem perigosa e era muito perigoso para as mulheres devido às condições do país da época.
Olá boa noite, os Portugueses já haviam fundado cidades aqui, bem no inicio da colonização como Olinda e Salvador essas condições perigosas eram por causa da expansão do sertão adentro, foi um erro Português, eles queriam burlar o tratado de tordesilhas e ocupar todo o território por meio das capitanias hereditárias. A PRIMEIRA coisa que os Portugueses deviam entender é que a natureza e o clima do Brasil são muito perigosos e bastante hostis. Ainda mais naquela época. Era mais seguro o Brasil ser povoado como a foi a Australia, apenas no litoral, assim as mulheres européias podiam vim sem problemas para as vilas e cidades que já existiam, porém não adentrando o território que sim era cheio de animais perigosos, doenças, calor escaldante, incerteza contante de recursos e a ameça dos índios sem falar dos demias problemas.
E o Brasil de hoje é reflexo do que foi a dificuldade do povoamento do território. No interior do país as brasileiras mesmo as brancas tendem a ter a morfologia fisiológica das nativas e escravas africanas ao passo que nas capitais litorâneas as brasileiras tem toda a morfologia das mulheres européias ou seja pra mim uma brasileira de qualquer capital do litoral é quase uma européia, sou do interior.😊
Exato. Os "acordos" dos portugueses com os indígenas era por meio de casamento. O bandeirante deixava em cada aldeia que passava uma esposa indígena com filhos, claro.
@@ligiaguedes77 é muito mais complexo, havia mouriscos e moçárabes no brasil, que tratavam escravos como família, o que brutalizava e violentava eram os Conquistadores da extirpe do Norte da Reconquista Ibérica ou Sefarditas..
@@Em.cada.rosto.igualdade Essa generalização interior/verdade não é verdade, varia muito de região e estado.
Sou do interior de Minas e meus avos eram primos primeiros, familia so casava dentro da familia, descendentes de portugues.
Muito comum
vc provavelmente é descendente de judeu
@@adsonchristopher4984 não necessariamente, o casamento entre primos é algo comum no Oeste Ibérico. Só ver os galegos.
Eu tenho sangue italiano, tupi, africano e português
Fiquei surpresa quando fiz aquele exame genético para identificar a origem do seu DNA. Tinha até vikings na minha linhagem.
Eu descobri que o meu DNA africano é de praticamente toda a costa daquele continente. E realmente, são nações onde dificilmente ocorreria isso, até por questões geográficas. Esses povos se encontraram aqui no Brasil no que é uma chaga da nossa história.
@@lucianapinheiro da sua história 🙄
Como vc descobriu sobre seu DNA?
@BRASILEIRO-BrasilBR
Com esse nome de perfil não dá pra esperar que o sujeito fale algo que preste ou se aproveite. Terminamos por aqui. Por favor, me ignore e suma!
@@CortesBSMobile
Fiz teste de genealogia. Os mais conhecidos são o Genera e o Meu DNA.
@@lucianapinheiroNossa você é linda 😘😘😘
Eu fiz o teste da Genera e tenho 90% de ancestralidade europeia, 37% ibérica, 32% norte da Italia, 12% da região da França, Alemanha e Países Baixos, além de judeus Sefarditas, Ashkenazim e Teimanim que nunca tinha ouvido falar, e 3% tupi, nada de africano o que me surpreendeu,achava que seria um pouco mais “brasileira “, geneticamente falando.
Você sabia que ter várias misturas Europeia também é incomum no mundo isso é uma realidade muito mais comum no Brasil do que em outros lugares da mesma forma em que vc provavelmente nunca vai ver um senegalês se misturar com um Moçambicano pq são lugares muito distantes com religiões e culturas praticamente opostas um dos outros Também não é comum encontrar alguém com genética irlandesa, armênia e russa são lugares muito longe um dos outros com religiões nem diferentes e história muito diferentes.
Incrível como no Brasil a gente reúne povos que seriam muito improváveis de se encontrar lá fora.
Essa mistura de português com italiano é bem brasileira.
@@luizgarcialuizgarcia3386 interessante 🤔. Quando vemos a dinâmica de genes na Europa,por exemplo, vemos que todos esses povos circularam muito durante os milênios, e isso levou a uma variedade muito grande nos genomas da população europeia. Os testes que fazemos abarcam cerca de oito gerações,então com certeza a variedade que observei no meu teste tem muito a ver com o período após a Europa invadir as Américas
Fiz o teste genera também, 100% europeu
@@johnnyjoestar7769 Lá vem.
Eu sou Neto de libaneses e açorianos e graças a Deus sou gaúcho.
Tenho ascendência sefardita(cristão novo),malê (africana) e goitacá (indígena).Me identifico como negro e gostaria de fazer o teste participando do projeto.
e o português?
@YagaKimIsolda59 é o cristão novo,deram a opção :fogueira ou catolicismo.
Sou descendente de portugueses, espanhóis, alemães, sírios, libaneses, turcos, japoneses, africanos, indianos e russos.
O Brasil é muito é homogêneo: 60% Europeu (especialmente Português), 25% africano e 15% nativo sul-americano e há variação de 10% entre eles dependendo da região. Obs: genes do Magreb e Oriente Médio estão inclusos no europeu.
Tá errado , Achismo não é argumentação.
Tem muitos brasileiros apenas com sangue europeu, ou são descendentes de italianos e alemãs. Tem mestiços apenas com sangue indígena e branco.
Brasil mestiço, Clara Nunes
Ótima pesquisa, realmente eu fui para 42 países e moro no Chile, tirando Escandinávia o mundo inteiro tem cara de brasileiro hehe
É mesmo? Sabia não. Será por isso que BR's sofre exclusão em todos esses países com os quais se parece? Inusitado né não?
@nunodafonseca47 Tás com raivinha, mouro português?
Pense nisso!: Apenas 0,01% é a diferença externa entre todos nós. Como pode existir racismo e tantas outras discriminações?
Racismo e outras discriminações são influenciadas de outros paises e políticos de outros paises ate nosso pais.
A maioria das pessoas NAO SABE DISTO! Daí a importância da educação para a paz e convivência!
0,01% em genética é muita coisa kkkk você tem 50% de DNA compartilhado com uma bananeira..
Você se acha 50% bananeira por isso?
Sou do sudeste e sou de ascendência direta de italianos, fisicamente tenho entre 1,80 e 1,90 e loiro oq eu sou ?
Homo sapiens
Assim como o Brasil, não existe um "DNA italiano". Italiano não é uma etnia, e sim uma nacionalidade. Eles também tem uma grande mistura de etnias. Por causa de sua localização geográfica, as etnias da península itálica se misturam por milênios.
A Nacionalidade é uma invenção artificial
Um primata? ...
Um ser vivo, ser humano, brasileiro, loiro.
9:40 temos direito à histórias dos imigrantes europeus, mesmo que esses nos barrem ,além da nativa, claro, e africana e oriental e leste asiática.
Meus ancestrais estavam em Portugal, Espanha, Inglaterra, nos Balcãs, norte da África, Nigéria e Andes.
Nesses bancos genéticos não há apuração adequada do sangue tupi, provavelmente o sangue andino é o tupi (até pq teoriza-se q algumas tribos "proto-tupi" surgiram no sopé dos Andes)
nem sempre outros europeus são certeza, o Português por ser parecido com outros europeus dão margem a outros, além disso. exemplo>
Inglaterra: mesmo estrato europeu ocidental e celtas
Bálcãs: sul-europeu, o ibérico o é
Norte da África: período romano/cartaginês e Al-Andalus
Itália: período romano, nem sempre aparace.
Não querendo corrigir ninguém, mas o correto é dizer "eu ascendência X" e não descendência.
Tenho sangue de português, judeu sefardita, norte africano, holandes, negro e indígena
holandês? pode ser açoriano...
Hoje em dia a maior parte dos países europeus e desenvolvidos tem cruzamentos genéticos, sejam com africanos, asiáticos e indígenas. A grande diferença está na relação maior com o % europeu e a concentração europeia ou não, e assim por diante, exemplo, na Ásia, há maior concentração % de asiáticos e cruzamentos entre os países da Ásia comparados a América e a Europa.
Se não há brasileiros natos, então por que utilizamos os termos teuto-brasileiros, nipo-brasileiros, sino-brasileiros, ítalo-brasileiros, franco-brasileiros, entre outros? Não podemos afirmar que a miscigenação entre os seguintes grupos étnicos - indígenas, africanos e portugueses - formou o que viria a ser chamado de brasileiro nato ou original, tendo por base a concepção histórica da formação do Brasil?
Se somos todos miscigenados, ou seja, possuímos DNA de diversos grupos étnicos, por que algumas pessoas conseguem obter uma dupla nacionalidade europeia e outras não, mesmo comprovando ancestralidade familiar europeia? Além disso, por que, mesmo quando o país de origem dos avós ou bisavós adota o modelo jus sanguinis, essa nacionalidade não é reconhecida para todos?
Claro que há brasileiros natos mas esses grupos por viverem em maioria à margem da sociedade não possuem pesquisadores de relevância que estude o tema e defenda este ponto de vista, o que comprova mais uma vez comprova os efeitos da época colonial e das políticas eugenistas nos dias de hoje.
Eu queria fazer um exame, mas é muito caro, esses exames da Genera são caros para nós classe baixa, assim como qualquer exame genético para mapeamento.
tem promoções
Vc provavelmente tem sangue de libanês e sírio pois já vi algumas mulheres sírias igual a vc no centro de SP
Somos muito genetically mixed com certeza. Minha grande familia tem gente com antecedentes de toda parte: portugues, frances, italiano alemao, indigena, preto, japones e chines..😅😅😅
Tomara que não encontrem anomalias nesses sequenciamentos, como por exemplo algo "não-humano', pouco provável, mas possível.
No seu é bem provável
A única anomalia no mundo é você!
Nunca fiz teste, mas sendo um gaucho médio penso que tenho sangue espanhol ou português misturado com indígenas charruas ou minuanos e posteriormente com um pouco de italiano.
Muito bom
Pior que eu nunca tive curiosidade de saber meus antepassados. Sou brasileiro, o que importa é o resultado
COMO TODO BRASILEIRO PARTE DE PAI ITALIANO E MOURO, PARTE DE MÃE PORTUGAL E INDÍGENAS BRASILEIRO, EU NASCI COM CARA DE EUROPEU MINHA OUTRA IRMÃ PARECE UMA INDÍGENA E SEMPRE FOI LINDA MEUS OUTROS IRMÃOS UM MAIS MORENO E A OUTRA BEM BRANCA E SOMOS TODOS DA MESMA MÃE E PAI SEM FALAR NOS MEUS PRIMOS TENHO PRIMO NEGRO E RUIVOS
Deus me livre, não tenho sangue italiano
Minha familia materna e paterna, muitos parecem pouco arabes/indianos. Mas ninguem tem nome, so os silva e correia 😂 e Gonçalves
Mentira sempre tem pernas curtas kkkkk, no estudo tá mais que claro que 3/5 da população brasileira é de origens europeias, ou seja uma população muito homogênea, muito diferente da falácia da miscigenação, quanto as origens maternas em qualquer população do mundo a variedade é muito maior, porque geralmente as populações são conquistadas por homens e os conquistadores além das suas próprias mulheres, também ficam com as mulheres dos conquistados que não tem mais acesso as fêmeas, por isso geralmente usam o Y DNA como padrão de homogeneidade pra estudos genéticos de populações
Rh negativo que imigrou do norte da Espanha / Galícia
Acho que 6%… ?
Ctz é
Tem como se purificar?
não
Sim, basta tomar banho com água e sabão. Não se esqueça de escovar os dentes.
@@anamanoeladasilva1188 se eu ter um filho com algum puro e meu filho com alguém puro e assim por diante... vai chegar uma hora que a impureza some
Toma um banho, usa bastante sabão e escova bem os dentes
Sal grosso 😂😂😂😂😂
Será mesmo que a subrepresentação de cromossomo Y de matriz indígena tem a ver mesmo com a tese colonialista ou haveria na verdade uma questão de gênero e de preferências sexuais como fator preponderante? Acho que a discussão deve ser mais ampla e abranger visões diferentes, a fim de se evitar a politização da ciência.
Ótima Entrevista !!!
Minha vó era portuguesa meu avô acho QER era africano?
Acho q faltou mencionar os cristãos novos q vieram para cá fugindo da Santa Inquisição, ou seja tem uma ancestralidade judaica muito forte
Não é muito forte, mas realmente existe
Muito forte não, e por que não mencionam os mouriscos, muladis e moçárabes, que vieram em maior quantidade? pura agenda só mencionar sefarditas.
Apesar das conquistas da medicina de precisão, esse tipo de pesquisa pode abrir brechas para retorno de discussões eugenistas, sobre o que consideram indígenas "de verdade" ou quilombolas "de verdade" num país historicamente marcado pela miscigenação. Me surpreende também logo a TV estatal da Alemanha, país berço de ideologias racistas baseadas na hereditariedade, divulgar esse tipo de pesquisa sem abordar as questões éticas por trás...
Calma lá, isso é dado científico, antes de mais nada, isso é ciência, e o que é feito com ela é o que define a índole, o caráter de a usa!
é que para além desse lenga lenga de sempre existem estudos científicos de fato importantes para as políticas de saúde pública nacional
Ainda bem. Somos brasileiros, temos que acabar com esse papo racista de considerar índios de pele mais escura como "negro".
@@Caligo92 Por isso destaquei o "Apesar das conquistas da medicina de precisão". O comentário é para que não nos esqueçamos para que e para quem a ciência foi criada.
@@ver_inicius "Antes de mais nada isso é ciência". Esquecemos que a ciência deve servir à humanidade e não o contrário. Essa visão é resquício dos moldes positivistas da ciência moderna e que, epistemologica e ontologicamente falando, devemos considerar as relações materiais e históricas entre todos os elementos presentes na produção científica.
Somos Negros 😢😢😢
@@Дуглас-о4ш negros são 10% da população.
Com orgulho ❤
Resumindo, o programa precisa de verba pra andar. Número muito baixo de genomas sequenciados para falar qualquer coisa. Deveriam esperar mais para começar a publicar conclusões.
Tenho genes indígena, afro e europeu...
Muito boa matéria
Quando entro no mêtro aqui em São Paulo vejo o quanto brasileiro é micigenado raro vêr branco ou negro retinto é igual aquela musica do premeditando o brec a nordestina moura a japonesa loira de Sâo Paulo
Eu sou mistura de português com turco
Mano, fiz um teste de ancestralidade e apareceu ONZE NAÇÕES DIFERENTES (Africano, Árabe, Eslavo, Europeu, Indígena e até Judeu).
alguns são falsos negativos.. tem que estudar o país de origem e tua genealogia, e tua região, que países migraram pra aí e tal... (incluindo subsaarianos)
Ou seja tá fazendo ativismo, tal qual o IBGE
Como assim?
essas pesquisas genéticas são adoradas em 3 estados do Brasil.
Quais? Por que?
@@johnnyjoestar7769 provavelmente cutucando os sulistas metidos a europeus rs
Excelente matéria , porém fico pensando. No Brasil temos ainda quase 60 % da população sem saneamento básico. O que leva um estado a ter interesse nos genes dos brasileiros, ou mais ter sob o poder um banco de dados?
Só me leva a pensar em interesse não nobre.
Vai ser bonito, com a identidade digital, moeda digital e mapeamento genético. Só faltara a alma dos que ainda tem. Fui
É pq quando se faz um mapeamento genético não é so saber sobre uma questão histórica de ancestralidade e sim um teste pode revelar sobre doenças genéticas sobre sua família por exemplo ou caso de doenças futuras que vc ou alguém da sua família pode vir à ter.
Talvez faltou um desenho no vídeo, pois mesmo ela explicando a finalidade você não entendeu. Um dia você chega lá!
@@geraldofernandes4481exato, os brasileiros de QI 80 acham que a diferença é só da cor da pele…
Medicina do futuro. Genética ajudará na prevenção de muitas doenças; Não sabes pensar a longo prazo?
@ não rapaz, meu ponto não é o avanço genético como desenvolvimento científico. Um caminho natural e sem volta eu acredito. Meu ponto aqui é a política de “estado” (governo) . Não sei se você leu eu me referia ao saneamento básico, que causa problemas epigenético no mínimo é um problema de saúde pública muito maior que uma possível prevenção ou desistência do tratamento de doença devido ao mapeamento genético. Oposto que aprovaram a PEC do plasma e você nem soube.
Repito, a matéria é excelente e o avanço científico é nobre.
A diversidade brasileira é um ativo da sociedade, com a amplitude do SUS isso seria de fato mais valia. Porém eu sei e você sabe que tudo menos o ativo humano no nosso país é o mais importante. Vide ao 60 mil por ano na maca do legista, com corpo cheio de serragem.
Minha parente "Da Veiga"