Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c0jp9l8k8geo
O Brasil não deu certo seria por causa também dos genes da África? Não é preconceito, mas acho que as decisões brasileiras, se assemelham muito das africanas.
Há muitos anos atrás, meu primo e sua mulher adotaram uma bebê recém nascida e eles e a educaram muito bem, mas a menina nunca assimilou seus bons conselhos nem bons exemplos de vida. Finalmente, quando mulher adulta, a filha adotiva deles se revelou como sendo do tipo mau-caráter. Os ambientes social e familial influenciam muito, mas a genética também tem muito peso na formação do caráter.
Eu sou uma pessoa muito impulsiva porém tive uma educação primorosa nesse sentido de drogas e vícios. Hoje aos 28 nem beber eu bebo. E tenho pavor de drogas.
Minha família conseguiu mudar o destino estudando, já os antecessores não estudaram, mas conseguiram prosperar tbm. Todos muito esforçados conforme nossos pais e antepassados. Porém, graças a Deus, ninguém herdou problemas de saúde. Eu mesmo puxei minha avó sem conhecê-la, tinha hábitos iguais ao dela, minha ficava surpresa com isso.
Na realidade, o ditado é muito generalista. Eu sou muito diferente do que os meus pais foram e são atualmente. Mas, desde muito jovem, tenho consciência sobre a influência de fatores genéticos sobre a minha vida, então consegui mudar muitas coisas. O interessante é que na família materna, as mulheres seguem um padrão de relacionamento. No princípio, eu não entendia muito bem o que acontecia, mas depois quebrei o padrão. Na família paterna, também há padrões comportamentais dos quais não sigo também. Por isso sou diferente dos meus pares. Não sou "filha de peixe", mas uma construção de mim mesma. Com isso, se eu tivesse filhos, algo que decidi não ter, certamente, eles hedariam outros padrões. Não restariam condicionados às influências genéticas dos avós.
A gente não nasce peixinho, a gente se torna peixinho - Aquaman-. Brincadeira. A ciência não está validando o ditado popular, até porquê o peixinho é composto de muitas influências genéticas de outros peixes, mas claro, sapo não é.
@@PamelaAlves1de uma olhada nos seus gostos, na sua personalidade, e nos trejeitos, vê se não parece bastante com seus país. Tenho certeza que vai parecer.
@@beropiavaavuvsisa Hahaha! Ah, sou, sim. Tenho a mesma habilidade de desenho e escrita herdadas do meu pai. Sei desenhar muito bem sem nunca ter aprendido. Nem ele me ensinou. Somos os únicos da família que sabem desenhar. Minha letra é muito parecida com a dele, e do meu avô paterno. Além de traços físicos. É inegável. O fato de eu ter quebrado padrões comportamentais herdados geneticamente é mérito meu.
Desde nova ouvia dizer dos primos mais velhos e irmãs o quão nossa familia tem propensão a ter quadros altos de ansiedade, depressão e bipolaridade. Vários tem depressão, alguns já tentaram suicídio, outros suspeitamos ter transtorno de bipolaridade mas que se recusa a aceitar ajuda, a maioria tem ansiedade diagnosticado desde criança. E desde q me dei conta disso passei a mudar meus hábitos e falo pras minhas irmãs q tem mais propensão ainda, pois os dois lados da nossa família é assim. Tenho o privilégio de não ter o hereditário de doenças como do coração, diabete e coisas do tipo. Acho quando se trata de psicológico, mudando os hábitos e as pessoas ao nosso redor *ainda que cedo* podemos dar a volta para q n chegue no limite e assim ter uma vida mais tranquila
Minha família materna tb tem essa propensão, não que hj seja fácil de ver essa propensão já que tá todo mundo com esses transtorno, mas na minha família materna somos pelo menos 7. Já a família do meu pai propício a vícios
Na condição de leigo mas me auto observando quero dizer que sinto que meu comportamento é o resultado do comportamento dos meus pais dos quais no meu íntimo assumo. Assim: eu sinto que ora estou tomando atitudes e tenho um comportamento o qual me identifico do os da minha mãe e ora com o do meu pai. Obviamente e como leigo que sou não se esses comportamentos são genéticos ou da influência da convivência e orientações dos meus pais, mas sei que hoje já idoso sinto que me dei bem na vida com esses aprendizados recebidos pelos meus pais aos quais acrescentei minhas experiências de vida e meus objetivos. Finalmente, agradeço a Deus a boa genética dos meus pais, se assim o for, bem como a educação e orientações por eles recebidas.
Acho que temos um "espaço de manobra" ou seja, temos margem para esolhas, mas essa "margem" está intimamente ligado ao que somos. Nossas possibilidades se restringem às nossas predisposições. Somos o que podemos ser, quanto mais próximo do que gostaríamos de ser melhor.
""""Por isso a importância de olhara nossos ancestrais a fim de enxergar traços e tendências bem como cultura para encontramos nosso lugar natural no mundo. '"""""
Eu ia dizer que o pessoal dos comentários negligenciou o sentido de "influenciar", que consta no título, e substituiu o verbo por outro com sentido distinto, "determinar". O problema é que a reportagem, de fato, promove essa confusão ao intercambiar os dois termos.
Já ouviram falar em Epigenetica e Neuroplasticidade?Genética influência porem com mudanças de crenças podemos mudar praticamente tudo no nosso comportamento e isto irá refletir nos nossos. resultados.
Sem dúvida a genética influencia e é maravilhoso ver o quanto esse campo da ciência está avançando! Inclusive há um impacto na nutrição e as pessoas ainda desconhecem esse caminho. Se alguém deseja uma vida melher, poucos diriam "mudaria meus genes". Está na hora de derrubar as ideias rígidas e se abrir para essa cooperação que existe entre genética com a nutrição.
Genética 🧬🤓📚🪬🆕,causa de influência em nosso tempo ☀️...A CIÊNCIA contemporânea tem muito que aprender a aprender para afirmar situações ainda longe de definição, tudo é do Psiquismo de cada um, é urgentemente necessário 🪬 reabrir a questão...
@@luisaugustobonilha8210 Segundo meus estudos e experiências vívidas 🫲🏿 ainda é um campo obscuro aos céticos teimosos , que se acham Drs no assunto,em conversas com homens sérios sobre... Me afirmaram que nada sabem, ou seja, muito pouco,..ainda, mas estão se esforçando,.. sobre...🤓🪬📚
Aí que temos de refletir sobre aquele discurso que somos todos iguais e todo mundo pode tudo! Não é verdade, tem pessoas que vão ter uma habilidade inata para fazer análise e outros e não vão ter, da mesma forma que se mandarem eu esculpir madeira, mesmo treinando por anos não poderei chegar aos pés de quem tem habilidade inata para isso e desenvolve ela.
@@enediorezendeisto é óbvio tem pessoas que por questões bem perceptíveis como tamanho não vão desempenhar bem certas funções e tem outros exemplos mais complexos o triste e ver gente adulta que acredita nesses discursos
Parece simples né mas veja hoje em dia, vivemos a era da revanche. Um bando de infelizes ou em nome deles resolve moldar o mundo baseado nas injustiças cometidas ao longo dos tempos. A humanidade é resultado de uma sucessão de erros que a gente tenta não repetir mas não consegue. Aí vem esses caras e querem fazer "justiça" com as próprias mãos e o resultado disse é mais injustiças e um clima horrível. Isso é fruto dos iluministas menos iluminados que começaram com esse papo de igualdade, liberdade e fraternidade, 3 mitos que seduzem, invejosos, mentirosos e aproveitadores e coachs também.
Somos uma construção de inumeros fatores desde o genoma, genetica, gestação, nascimento, criação, educação, traumas, experiencias, personalidade, carater, ambiente, doencas, alegrias, sofrimentos, reações , crenças, etc ... As variáveis são infinitas. Mensurar o quanto cada uma das variáveis influenciam a formacao do ser em cada fase da vida é impossível. Mudamos o tempo todo.
Muita gente sendo racista de forma aberta aqui nos comentários hein, mas muito do que o povo fala mal aqui nos comentários desse vídeo não está relacionado a raiz genética dos brasileiros, mas sim as grandissimas limitações ARTIFICIAIS que uma parte da população sempre teve nesse país...
Ainda citando outro exemplo da família, por aqui a arte sempre falou mais alto na grande maioria desde cedo, mas infelizmente algo que todos somos iguais, temos "dom", "mãos de fada", "cabeça contemporânea" mas temos a "arte de desistir de algo pra tentar outro" e assim nunca prosperar kkkk esse é o que mais me dificulta a melhorar ta enraizado dmaais
Não viaja mulher, já parou para ver na arqueologia quem é jeová? Vai se surpreender e parar de passar vergonha postando coisas que nem existem, em pleno século 21 ainda acreditar nisso é preocupante!
Esse pessoal acha que a ciência refuta Deus haha são só estudantezinhos bem básicos que não suportam a sã doutrina, mas esses mesmos serão indesculpáveis quando o criador voltar, eu amo a ciência e concordo com muitas coisas dela, mas em nenhum momento isso faz mudar minha fé, a Criação é algo irrefutável no meu ponto de vista
ou seja, aquela historia de que você não herdou nada de seus pais (ou herdará) é incorreto. Você herda tendências fortes a problemas de saúde e pelo jeito escolhas...
@@fabianoingles7496verdade, mas muitos africanos nascidos e crescidos na Europa também não terão nenhum, para ficar no seu exemplo. A coisa não é simples como mostra a matéria.
Essa de quem prefere café do que o chá é porque gosta do amargo eu não concordo, porque tem gente viciada em café mas coloca um monte de açúcar pra não sentir o amargo, eu prefiro chá, e adoro bebida amarga, tanto o chá como o café eu só bebo puro sem nada de açúcar, não gosto de bebidas doces
Realmente incrível, a contextualização trás meus traços relacionados a família, rejeição e carência de aprovação! Na religião e senso comum social, a genética representa maldição espiritual, Karma e Dharma. kkk
Me lembrei da pesquisa social que fala sobre o fato de parentes próximos ficarem ofendidos quando algum parente deslancha na vida profissional e financeira enquanto eles estao estagnados…. Faz sentindo quando voce reflete sobre o dna ser parecido e todo mundo se dar bem na vida e voce (defeituoso) ficar fracassado
Sei que a pesquisa não está falando exatamente disso, mas pode ser ao contrário, se a família têm um padrão de fracasso e você consegue chegar a algum lugar, talvez o "defeituoso" com relação aos genes seja o que conseguiu, no sentido que havia um padrão genético e o invidividuo não aceitou os genes 😂
Acho que isso tem mais a ver com o fato de que a pessoa bem sucedida mostra que é possível. Só que os outros não estão dispostos ao sacrifício, porque sempre o há.
Será que esses estudos analisaram o ambiente familiar para comparação? Fica complicado determinar, sem considerar comparar o ambiente em que o indivíduo foi introduzido, e se o comportamento foi adquirido, ou se vem de determinação genética. Por exemplo padrões alimentares. Se um núcleo familiar não possuí hábitos saudáveis de alimentação, as chances de uma criança inserida nele seguir os mesmos padrões é altíssima, por associação e por não ter capacidade de escolha.
A genetica define quase tudo relativo aos aspectos neurais e fisiologicos. Acredito que os fatores externos e o peso de sua influencia na vida do individuo o afetara ou nao de acordo com esses traços. Por isso que e perceptivel essas variaçoes em determinados grupos de pessoas quando observamos seus entes. Enfim, algo incrivelmente a ser estudo e sensivel para os profissionais nao serem acusados de "eugenismo".
@@rjmh3968 Quando a Eugenia for estudada de maneira como deve ser, a Ciência que estuda os fatores GENÉTICOS vai dar um salto no que se refere ao assunto...
Difícil dizer o que é genética e o que é cultural ou limitações autoimpostas em função das condições que a natureza nós dá. Uma coisa é certa, achar que alguém é melhor que alguém apenas por atributos genéticos, leva a muita crueldade, pois não lidamos com as diferenças com tolerância, mas sim com arrogância.
@Elrionegro-trsb negativo, é uma das piores qualidades, nosso povo é feio e sem inteligência, miscigenação não dá nenhuma vantagem. Sem falar que isso gera conflitos internos no país
Que materia maravilhosa, a minha familia por parte de pai as mulheres gostam de gastronomia e artes e eu não tive muito contato com eles ,mas eu desde de pequena ama artes e tambem conzinhar . Minha avo por parte de mae era magra e teve 11 filhos morreu aos 70 anos nao tinha uma estria na pele , nao sei se e porque passava muito oleo de mamona o famoso oleo de ricinio ou era a genetica .
Hoje se fala tambem na epigenetica, que seria a expressao ou NÃO de genes na pessoa segundo hábitos de vida, entao apenas ter determinado gene para uma doença não seria uma condenação a manifestar essa doenca ao longo da vida. Porem a forma como as sociedades modernas impoem habitos ruins de vida realmente vai "acordar" as herancas genéticas nas pessoas.
Então a ciência está validando a frase "a culpa é dos seus pais"? pior que fiquei inclinada a aceitar isso na parte do café kkkkkkk, brincadeira a parte, acho que faz sentido, dada as devidas proporções, a sua predisposição genética em conjunto ao meio em que você vive pode ser uma combinação tanto promissora como perigosa, espero mais estudos.
"Escolhas". Entre aspas. Se a gente não tem escolhas e nossas ações são quase totalmente determinadas pela genética e pelo que acontece com a gente, não temos muita liberdade. Não são escolhas de fato.
Sonhei com um lugar que nunca fui antes, dizem que vem de uma vida anterior que tive. Contei pra vovô e ele reconheceu o lugar, esteve lá na juventude e desde então se lenbra com saudade. Ou seja, herdei essa lembrança do DNA de vovô? Nunca fui de acreditar em espiritismo, acho a explicação genética mais real, será que herdamos mesmo algo de lembranças de nossos ascendentes?
Recomendo o documentário "Três estranhos idênticos" de 2018. Não vou dar spoiler.. História real de três gêmeos adotados por três famílias diferentes e com níveis socioeconômicos diferentes que se encontram por acaso
Genética não determina diretamente nada. Acho incrível essa necessidade de estabelecer um determinismo a todo custo, como se entre cérebro e mente não houvesse um abismo ainda inexplorado pela própria limitação humana. Uma necessidade absurda de ignorar a própria ignorância.
Eu sou a prova que a genetica influencia: Minha falecida mae era MUITO mao de vaca!!A mulher NUNCA gastava todo seu dinheiro, sempre guardava a metade, tinha uma inteligência finsnceira fora de série, usso tudo com apenas o ensino fundamental!! E eu sou a unica dos filhos EXATAMENTE como ela. Sinto muita felicidade por ter tido a " sorte" de ser como ela.
@@Vana_B Para o túmulo não levou nada, pois como eu disse ,ela era inteligente e sendo inteligente sabia que ninguém leva nada para o túmulo.So tem essa conclusão quem e uma idiota como tu.
Olha só eu vou dizer uma coisa tenham cuidado com genética na hora de ter filhos, eu nao sabia o quanto isso é importante e não tomei cuidado hoje meus filhos puxou parte da genética paterna e isso faz um deles sofrer bullyng, as crianças da minha parentela Materna e paterna são totalmente saudáveis, mas as da parentela de meu marido tem sempre um probleminha,probleminha esse q minha filha herdou. As vezes penso caramba aonde eu me meti, já pensou se os probleminhas genéticos deles fosse algo grave ?eu tbm não teria me ligado ,pq eu era bobina,não ia atrás de informações,a Dra me disse q minha filha puxou mais meu dna do q d meu marido pq se fosse mais dna dele a coisa ia ficar feia pq esse probleminha ela herdou do dna dele da mae deleee e tios(claro q ela disse isso em outras palavras) Hoje sei o quanto devemos olhar para genética antes de engravidar.e é isso o que eu irei ensinar para meus filhos,para que os filhos deles tenham um pouquinho mais de sorte. Não sei oq significa isso para vcs,eu não sou preconceituosa nem nada, eu sou negra e sou cristã mas afirmo com toda certeza,se eu soubesse a importância da genética antes de casar eu não teria casado com meu marido e nem sequer engravidado dele, apesar de todo amor q sinto por ele ,eu teria pensado nos meus futuros bebês e na saúde deles .minha nossa hj em dia eu entendo pq DEUS dificilmente aceitaca casamento de seu povo com outros povos nos tempos antigos, enfim é só um desabafo.
Na China eles dividem as pessoas por tipo sanguíneo, cada tipo de sangue tem suas particularidades , o mais raro e que se dá bem com quase todos é o tipo sanguíneo O negativo.
Gostou? Ouça mais de 300 episódios do BBC Lê nessa playlist: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTlB8KK68IQDWfiSMjqNwVmB.html Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/articles/c0jp9l8k8geo
As pessoas não têm nem ideia do quanto influencia. Pode ser uma verdadeira maldição. Quando se tem consciência disso, fica mais fácil lidar.
O Brasil não deu certo seria por causa também dos genes da África? Não é preconceito, mas acho que as decisões brasileiras, se assemelham muito das africanas.
@@YrinaViscotte Influencia, sim. Mas, o brasileiro é uma grande mistura de vários outros povos. É um povo muito diversificado geneticamente.
@@PamelaAlves1 Mas aqui predomina portugueses, africanos e indígenas no sangue, você acha estranho não?
@@YrinaViscotte os brasileiros tem mais descendência dos portugueses do q qualquer outro povo então creio que não tenha nada haver
@@leonardopinheironunes9794Não tem nada a ver? Pesquisa qual a ancestralidade da região mais pobre e a mais rica do Brasil.
Somos uma mistura de genética , meio ambiente ( meio em que vivemos ) e experiências.👏🏻👏🏻
Sendo que a genética é só a pitada de sal nessa receita.
@@SLP.5932exatamente.
A genética é o fundamental. Meio ambiente e experiências são secundárias ou terciárias. @@SLP.5932
@@SLP.5932É o bolo.
É aquilo, somos seres biopsicosociais
Genética, ambiente social, afeto, estimulo ❤
Há muitos anos atrás, meu primo e sua mulher adotaram uma bebê recém nascida e eles e a educaram muito bem, mas a menina nunca assimilou seus bons conselhos nem bons exemplos de vida. Finalmente, quando mulher adulta, a filha adotiva deles se revelou como sendo do tipo mau-caráter. Os ambientes social e familial influenciam muito, mas a genética também tem muito peso na formação do caráter.
Na gestação o feto passa por informações e traumas que só um hipinologo e psiquiatra pode detectar.
Então, por trás dessa adoção está a prova porque os pais biológicos não a cuidaram.
Eu sou uma pessoa muito impulsiva porém tive uma educação primorosa nesse sentido de drogas e vícios. Hoje aos 28 nem beber eu bebo. E tenho pavor de drogas.
Minha família conseguiu mudar o destino estudando, já os antecessores não estudaram, mas conseguiram prosperar tbm. Todos muito esforçados conforme nossos pais e antepassados. Porém, graças a Deus, ninguém herdou problemas de saúde. Eu mesmo puxei minha avó sem conhecê-la, tinha hábitos iguais ao dela, minha ficava surpresa com isso.
Qual era o destino?
DNA não é destino, mas é impressionante o quanto a genética influencia nosso comportamento. Excelente reportagem, parabéns!
Você tem razão não é destino. É predestino. Teu "pacote" de caracteres antes da reencarnação. Depois disso tudo pode ser reprogramado.
É destino, sim. Como mudá-lo? A não ser pela terapia gênica, que ainda está começando.
É a ciência aos poucos validando antigos ditados como "Filho de peixe, peixinho é", "A fruta nao cai longe do pé", "Puxou o sangue da familia"...
Na realidade, o ditado é muito generalista. Eu sou muito diferente do que os meus pais foram e são atualmente. Mas, desde muito jovem, tenho consciência sobre a influência de fatores genéticos sobre a minha vida, então consegui mudar muitas coisas. O interessante é que na família materna, as mulheres seguem um padrão de relacionamento. No princípio, eu não entendia muito bem o que acontecia, mas depois quebrei o padrão. Na família paterna, também há padrões comportamentais dos quais não sigo também. Por isso sou diferente dos meus pares. Não sou "filha de peixe", mas uma construção de mim mesma. Com isso, se eu tivesse filhos, algo que decidi não ter, certamente, eles hedariam outros padrões. Não restariam condicionados às influências genéticas dos avós.
A gente não nasce peixinho, a gente se torna peixinho - Aquaman-. Brincadeira. A ciência não está validando o ditado popular, até porquê o peixinho é composto de muitas influências genéticas de outros peixes, mas claro, sapo não é.
@@PamelaAlves1de uma olhada nos seus gostos, na sua personalidade, e nos trejeitos, vê se não parece bastante com seus país. Tenho certeza que vai parecer.
@@beropiavaavuvsisa Hahaha! Ah, sou, sim. Tenho a mesma habilidade de desenho e escrita herdadas do meu pai. Sei desenhar muito bem sem nunca ter aprendido. Nem ele me ensinou. Somos os únicos da família que sabem desenhar. Minha letra é muito parecida com a dele, e do meu avô paterno. Além de traços físicos. É inegável. O fato de eu ter quebrado padrões comportamentais herdados geneticamente é mérito meu.
Esse "puxou o sangue da família" eu ainda não tinha visto ou ouvido(por incrível que pareça!)..
Desde nova ouvia dizer dos primos mais velhos e irmãs o quão nossa familia tem propensão a ter quadros altos de ansiedade, depressão e bipolaridade. Vários tem depressão, alguns já tentaram suicídio, outros suspeitamos ter transtorno de bipolaridade mas que se recusa a aceitar ajuda, a maioria tem ansiedade diagnosticado desde criança. E desde q me dei conta disso passei a mudar meus hábitos e falo pras minhas irmãs q tem mais propensão ainda, pois os dois lados da nossa família é assim.
Tenho o privilégio de não ter o hereditário de doenças como do coração, diabete e coisas do tipo. Acho quando se trata de psicológico, mudando os hábitos e as pessoas ao nosso redor *ainda que cedo* podemos dar a volta para q n chegue no limite e assim ter uma vida mais tranquila
Pesquiso sobre o que o espiritismo diz sobre genética
Minha família materna tb tem essa propensão, não que hj seja fácil de ver essa propensão já que tá todo mundo com esses transtorno, mas na minha família materna somos pelo menos 7. Já a família do meu pai propício a vícios
“isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além" Paulo Leminski
Na condição de leigo mas me auto observando quero dizer que sinto que meu comportamento é o resultado do comportamento dos meus pais dos quais no meu íntimo assumo. Assim: eu sinto que ora estou tomando atitudes e tenho um comportamento o qual me identifico do os da minha mãe e ora com o do meu pai.
Obviamente e como leigo que sou não se esses comportamentos são genéticos ou da influência da convivência e orientações dos meus pais, mas sei que hoje já idoso sinto que me dei bem na vida com esses aprendizados recebidos pelos meus pais aos quais acrescentei minhas experiências de vida e meus objetivos.
Finalmente, agradeço a Deus a boa genética dos meus pais, se assim o for, bem como a educação e orientações por eles recebidas.
Acho que temos um "espaço de manobra" ou seja, temos margem para esolhas, mas essa "margem" está intimamente ligado ao que somos. Nossas possibilidades se restringem às nossas predisposições. Somos o que podemos ser, quanto mais próximo do que gostaríamos de ser melhor.
Exatamente. Predisposiçoes todos temos para algo, e é incrivel quando isso bate com o que gostamos ou desenvolvemos
Não. Sua personalide é moldada na infância. O meio ambiente te influencia muito mais que fatores genéticos.
""""Por isso a importância de olhara nossos ancestrais a fim de enxergar traços e tendências bem como cultura para encontramos nosso lugar natural no mundo. '"""""
Está escrito; O Criador procura a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração e a bondade até a milésima é o mesmo com outras palavras
Nada a ver, não viaja na maionese, não misture mito com ciência!
Volta para o colo do seu padre... Não deveria sair de lá !!
@@robsoncavalodisse o rapaz que joga no tigrinho e é astrólogo . 😅
A voz do Thomas é aconchegante 😊
Verdade! Nunca sei qual a motivação maior de ouvir...😂
Obrigada por postarem esta matéria, queridos.
Assunto interessante que torna mais facil de compreensão pra quem já teve aula de genética básica tipo: dna , rna, genótipo, fenótipo, genoma etc.
Eu ia dizer que o pessoal dos comentários negligenciou o sentido de "influenciar", que consta no título, e substituiu o verbo por outro com sentido distinto, "determinar". O problema é que a reportagem, de fato, promove essa confusão ao intercambiar os dois termos.
Na verdade, a galera subestima muito a genética. Influenciar é muito pouco.
Sensacional esse estudo. E quantas informações podem ser retiradas nele. 👏👏👏👏
Já ouviram falar em Epigenetica e Neuroplasticidade?Genética influência porem com mudanças de crenças podemos mudar praticamente tudo no nosso comportamento e isto irá refletir nos nossos. resultados.
E o que é isso?
Exatamente.
Com certeza!
Sem dúvida a genética influencia e é maravilhoso ver o quanto esse campo da ciência está avançando! Inclusive há um impacto na nutrição e as pessoas ainda desconhecem esse caminho. Se alguém deseja uma vida melher, poucos diriam "mudaria meus genes". Está na hora de derrubar as ideias rígidas e se abrir para essa cooperação que existe entre genética com a nutrição.
Achei uma reportagem muito interessante.
Incrível!!!!!!!!🎉🎉 Obrigada por mais um ano de informações e entretenimento 😊💓💋🎊 Curtido e compartilhado 🎉
🎉🎉🎉
Ótima reportagem,vale a pena pensar : quem somos?como seremos? o que fazer para descobrir nosso futuro?
@carlos
Fantástica sua observação, também digo : DE ONDE VIEMOS,E DE QUI JEITO CHEGAMOS ATÉ AQUI 👻🪬🤓📚🆕💌💡🫲⏩
A ciência é fundamental, mas tentar reduzir toda experiência humana a uma disciplina não parece um bom caminho.
Que aula BBC
Faz o B amado. Tu tá lá no Impávido defendendo o Brasil desse seu governo.
Muito curioso! Excelente reportagem!
Excelente matéria. Gratidão a equipe da BBC.
Genética 🧬🤓📚🪬🆕,causa de influência em nosso tempo ☀️...A CIÊNCIA contemporânea tem muito que aprender a aprender para afirmar situações ainda longe de definição, tudo é do Psiquismo de cada um, é urgentemente necessário 🪬 reabrir a questão...
O que vc. chama de psiquismo também é genético!
@@luisaugustobonilha8210
Segundo meus estudos e experiências vívidas 🫲🏿 ainda é um campo obscuro aos céticos teimosos , que se acham Drs no assunto,em conversas com homens sérios sobre... Me afirmaram que nada sabem, ou seja, muito pouco,..ainda, mas estão se esforçando,.. sobre...🤓🪬📚
@@luisaugustobonilha8210
Vc tem o dever de não acreditar em mim... Vejo eu que tudo,mas tudo mesmo,vem de o Psiquismo...💡🫲⏩🆕💌
@@luisaugustobonilha8210siim, mas criaram uma falsa ideia de que somos livres pra ser o que quiser.
Doce ilusão!
Aí que temos de refletir sobre aquele discurso que somos todos iguais e todo mundo pode tudo! Não é verdade, tem pessoas que vão ter uma habilidade inata para fazer análise e outros e não vão ter, da mesma forma que se mandarem eu esculpir madeira, mesmo treinando por anos não poderei chegar aos pés de quem tem habilidade inata para isso e desenvolve ela.
Se todos fossem iguais não haveria evolução, melhoria ou o contrário também.
@@ainzbelmont5510 Eu concordo, quem não concorda é o discurso da sociedade...
@@enediorezendeisto é óbvio tem pessoas que por questões bem perceptíveis como tamanho não vão desempenhar bem certas funções e tem outros exemplos mais complexos o triste e ver gente adulta que acredita nesses discursos
Parece simples né mas veja hoje em dia, vivemos a era da revanche. Um bando de infelizes ou em nome deles resolve moldar o mundo baseado nas injustiças cometidas ao longo dos tempos. A humanidade é resultado de uma sucessão de erros que a gente tenta não repetir mas não consegue. Aí vem esses caras e querem fazer "justiça" com as próprias mãos e o resultado disse é mais injustiças e um clima horrível. Isso é fruto dos iluministas menos iluminados que começaram com esse papo de igualdade, liberdade e fraternidade, 3 mitos que seduzem, invejosos, mentirosos e aproveitadores e coachs também.
Muito esclarecedor
Muito bom!
Excelente matéria, pena que não faz menção à Epigenética, teria sido a cereja do bolo.
Genética é facinante!
Muito interessante!
Somos uma construção de inumeros fatores desde o genoma, genetica, gestação, nascimento, criação, educação, traumas, experiencias, personalidade, carater, ambiente, doencas, alegrias, sofrimentos, reações , crenças, etc ... As variáveis são infinitas. Mensurar o quanto cada uma das variáveis influenciam a formacao do ser em cada fase da vida é impossível. Mudamos o tempo todo.
Gratidão 🙏❤️🙏
A genética determina tudo
nao!
@@moisesfernando9067 A genética determina TUDO!
Apoiado. O ADN é tudo.@@morty_blackpill
Não
@@morty_blackpillnão tudo, o meio em que estamos inseridos tem um peso maior.
Definitivamente minha genética falha bastante em minhas escolhas, eu praticamente já desisti.
Eu também.
Já ouviu falar de Epigenetica? Neuroplasticidade?
@@maralina1158 Não, me conte.
@@paulobarros9690 pesquise aqui mesmo no TH-cam
Muita gente sendo racista de forma aberta aqui nos comentários hein, mas muito do que o povo fala mal aqui nos comentários desse vídeo não está relacionado a raiz genética dos brasileiros, mas sim as grandissimas limitações ARTIFICIAIS que uma parte da população sempre teve nesse país...
Ainda citando outro exemplo da família, por aqui a arte sempre falou mais alto na grande maioria desde cedo, mas infelizmente algo que todos somos iguais, temos "dom", "mãos de fada", "cabeça contemporânea" mas temos a "arte de desistir de algo pra tentar outro" e assim nunca prosperar kkkk esse é o que mais me dificulta a melhorar ta enraizado dmaais
Uau! Realmente não conheco esquizofrenico nao criativo! Que aula!!
Amo dançar ,como minha mãe e ne fui criada com ela.
Eu tinha 35 anos qdo a conheci.
Gosto de cantar,como meu pai, que nunca conheci.
Muito bom amei o conteúdo,tudo isso é vdd me identifiquei muito com esse vídeo
Que matéria maravilhosa
Sensacional❤
De fato, o ser humano é uma máquina que so seu criador Jeová Deus, conhece detalhadamente! 👍👍👍
Mas foram os cientistas que vem descobrindo coisas, e não Jeová.....
Não viaja mulher, já parou para ver na arqueologia quem é jeová? Vai se surpreender e parar de passar vergonha postando coisas que nem existem, em pleno século 21 ainda acreditar nisso é preocupante!
Esse pessoal acha que a ciência refuta Deus haha são só estudantezinhos bem básicos que não suportam a sã doutrina, mas esses mesmos serão indesculpáveis quando o criador voltar, eu amo a ciência e concordo com muitas coisas dela, mas em nenhum momento isso faz mudar minha fé, a Criação é algo irrefutável no meu ponto de vista
@@wp3647 O doente das faculdades mentais querendo refutar um argumento com sua crença estupida !!!
@@Yucatán2falou a astróloga
Está tudo no nosso ADN.
Obrigada pela matéria
Algumas "programações" já vem PRÉ-determinadas pela Criação e conforme as percepções individuais são feitas as escolhas.
Sei que o tema não é reservado somente para o fitness, mas Bons treinos a todos 🦾
🎅🎁🎄🦌☃️
ou seja, aquela historia de que você não herdou nada de seus pais (ou herdará) é incorreto.
Você herda tendências fortes a problemas de saúde e pelo jeito escolhas...
Muiito bão para todas as postagens históricas e 👍🏽
Acredito qu genes explicam claramente as capacidades humanas. Só a família de Marie Curie tem 5 Nobeis.
Se tivessem nascido e vividos na África teriam nenhum.
@@fabianoingles7496verdade, mas muitos africanos nascidos e crescidos na Europa também não terão nenhum, para ficar no seu exemplo. A coisa não é simples como mostra a matéria.
😮 poxa, que interessante. Poderia dizer quem são?
A família de Marie Curie escolheu nascer na Europa? Os africanos escolheram nascer na África?@@fabianoingles7496
@@liliancalo3518 perdeu uma chance de ficar calado, heim! Ela não falou prêmio Nobel, referiu-se a Nobel apenas, e o plural é sim Nobéis, s.m.j.!
Essa de quem prefere café do que o chá é porque gosta do amargo eu não concordo, porque tem gente viciada em café mas coloca um monte de açúcar pra não sentir o amargo, eu prefiro chá, e adoro bebida amarga, tanto o chá como o café eu só bebo puro sem nada de açúcar, não gosto de bebidas doces
Sensacional
Realmente incrível, a contextualização trás meus traços relacionados a família, rejeição e carência de aprovação! Na religião e senso comum social, a genética representa maldição espiritual, Karma e Dharma. kkk
O AMOR QUE ANTES DE SER JÁ ERA .CANTOR FALCÃO
Intankavel
Legal Perfeito
Sinto muito sessa reportagem não falar de autores das ciências sociais que já descobriram isso como Bourdieu
Muito bem lembrado
Me lembrei da pesquisa social que fala sobre o fato de parentes próximos ficarem ofendidos quando algum parente deslancha na vida profissional e financeira enquanto eles estao estagnados…. Faz sentindo quando voce reflete sobre o dna ser parecido e todo mundo se dar bem na vida e voce (defeituoso) ficar fracassado
Sei que a pesquisa não está falando exatamente disso, mas pode ser ao contrário, se a família têm um padrão de fracasso e você consegue chegar a algum lugar, talvez o "defeituoso" com relação aos genes seja o que conseguiu, no sentido que havia um padrão genético e o invidividuo não aceitou os genes 😂
Você lembra o nome dessa pesquisa?
Acho que isso tem mais a ver com o fato de que a pessoa bem sucedida mostra que é possível. Só que os outros não estão dispostos ao sacrifício, porque sempre o há.
28/12/2023
Grata!
Será que esses estudos analisaram o ambiente familiar para comparação? Fica complicado determinar, sem considerar comparar o ambiente em que o indivíduo foi introduzido, e se o comportamento foi adquirido, ou se vem de determinação genética.
Por exemplo padrões alimentares. Se um núcleo familiar não possuí hábitos saudáveis de alimentação, as chances de uma criança inserida nele seguir os mesmos padrões é altíssima, por associação e por não ter capacidade de escolha.
A genetica define quase tudo relativo aos aspectos neurais e fisiologicos. Acredito que os fatores externos e o peso de sua influencia na vida do individuo o afetara ou nao de acordo com esses traços.
Por isso que e perceptivel essas variaçoes em determinados grupos de pessoas quando observamos seus entes.
Enfim, algo incrivelmente a ser estudo e sensivel para os profissionais nao serem acusados de "eugenismo".
Não entendo porque se critica tanto a eugenia. O que ela tem de errado?
@@rjmh3968
Quando a Eugenia for estudada de maneira como deve ser, a Ciência que estuda os fatores GENÉTICOS vai dar um salto no que se refere ao assunto...
@@rjmh3968 É sério essa pergunta ou tá de e zueira???!!!
@@rjmh3968pq Eugênia é matar aqueles que não possuem os genes aceitáveis, é acepção de pessoas
É, é sério sim. Que tem de errado em melhorar uma pessoa?@@sandrodpaula3843
Sua personalidade é moldada na infância. O meio ambiente influencia muito mais que fatores genéticos.
Sim, o meio em que estamos inseridos, ou seja, família, país, época, escolaridade, classe social, educação escolar, experiências pessoais...
Heraldo
Xique - xique BA
Boa matéria
Não somos iguais, e a miscigenação só piora tudo
As vezes penso isso viu...
Difícil dizer o que é genética e o que é cultural ou limitações autoimpostas em função das condições que a natureza nós dá. Uma coisa é certa, achar que alguém é melhor que alguém apenas por atributos genéticos, leva a muita crueldade, pois não lidamos com as diferenças com tolerância, mas sim com arrogância.
Ahh para com isso eu não gostaria de ter que morar na África só pq sou negra
Eu heim
@Elrionegro-trsb negativo, é uma das piores qualidades, nosso povo é feio e sem inteligência, miscigenação não dá nenhuma vantagem. Sem falar que isso gera conflitos internos no país
Nasci gostando de cantar e de dançar!
Viiiiiish...
A historia mostou que esse papo especifico de genetica comecou assim...
So que na época so tinha radio.
Somos animais, afinal. Às vezes esquecemos disso.
Escolher alguém com semelhanças físicas, não digo. Com semelhanças de pensamento e comportamento, aí sim, tem mais lógica.
Que materia maravilhosa, a minha familia por parte de pai as mulheres gostam de gastronomia e artes e eu não tive muito contato com eles ,mas eu desde de pequena ama artes e tambem conzinhar .
Minha avo por parte de mae era magra e teve 11 filhos morreu aos 70 anos nao tinha uma estria na pele , nao sei se e porque passava muito oleo de mamona o famoso oleo de ricinio ou era a genetica .
Hoje se fala tambem na epigenetica, que seria a expressao ou NÃO de genes na pessoa segundo hábitos de vida, entao apenas ter determinado gene para uma doença não seria uma condenação a manifestar essa doenca ao longo da vida. Porem a forma como as sociedades modernas impoem habitos ruins de vida realmente vai "acordar" as herancas genéticas nas pessoas.
Por isso afirmo que não existe livre arbítrio!
Então a ciência está validando a frase "a culpa é dos seus pais"? pior que fiquei inclinada a aceitar isso na parte do café kkkkkkk, brincadeira a parte, acho que faz sentido, dada as devidas proporções, a sua predisposição genética em conjunto ao meio em que você vive pode ser uma combinação tanto promissora como perigosa, espero mais estudos.
"Nicola, piras tu!" Que pira! 😂
"Escolhas". Entre aspas. Se a gente não tem escolhas e nossas ações são quase totalmente determinadas pela genética e pelo que acontece com a gente, não temos muita liberdade. Não são escolhas de fato.
Preciso lutar contra isso
Ninguém escapa da Biologia.
boa
Pensamentos podem ser transmitidos?
Por que insistem com isso? Para q vc não assuma o controle de sua vida e nunca assuma o seu verdadeiro poder.
Meu avô foi apicultor, hoje sou eu que sou apaixonada pelas abelhas.
Sonhei com um lugar que nunca fui antes, dizem que vem de uma vida anterior que tive. Contei pra vovô e ele reconheceu o lugar, esteve lá na juventude e desde então se lenbra com saudade. Ou seja, herdei essa lembrança do DNA de vovô? Nunca fui de acreditar em espiritismo, acho a explicação genética mais real, será que herdamos mesmo algo de lembranças de nossos ascendentes?
Genética! Genes!
Eu sou um coletor
Sou louco, mas aprendi a lidar com minha loucura...
Por isso tenha cuidado ao se relacionar com famílias onde as mulheres são quengas você tem uma grande chance de levar chifre.
Informo que o QrCode posto na imagem o parece estar incorreto, pois nos remete a outra reportagem.
Recomendo o documentário "Três estranhos idênticos" de 2018. Não vou dar spoiler..
História real de três gêmeos adotados por três famílias diferentes e com níveis socioeconômicos diferentes que se encontram por acaso
Onde está disponível, por favor?
Genética não determina diretamente nada. Acho incrível essa necessidade de estabelecer um determinismo a todo custo, como se entre cérebro e mente não houvesse um abismo ainda inexplorado pela própria limitação humana. Uma necessidade absurda de ignorar a própria ignorância.
Determina sim. Amigo e como.
O universo é determinista, apenas se conforme
@@fernando4885 deixem de ser preguiçosos e vão estudar. Comecem por sistemas epigenéticos. Bons estudos
Eu sou a prova que a genetica influencia: Minha falecida mae era MUITO mao de vaca!!A mulher NUNCA gastava todo seu dinheiro, sempre guardava a metade, tinha uma inteligência finsnceira fora de série, usso tudo com apenas o ensino fundamental!!
E eu sou a unica dos filhos EXATAMENTE como ela. Sinto muita felicidade por ter tido a " sorte" de ser como ela.
Quanto dinheiro ela levou consigo para o túmulo?
@@Vana_B Para o túmulo não levou nada, pois como eu disse ,ela era inteligente e sendo inteligente sabia que ninguém leva nada para o túmulo.So tem essa conclusão quem e uma idiota como tu.
Não. Vc apenas copiou o comportamento dela. A genética define comportamentos mais elementares.
@@Vana_Bnão te interessa
@@heraldo623não concordo, pois ser econômico e um comporta elementar
Olha só eu vou dizer uma coisa tenham cuidado com genética na hora de ter filhos, eu nao sabia o quanto isso é importante e não tomei cuidado hoje meus filhos puxou parte da genética paterna e isso faz um deles sofrer bullyng, as crianças da minha parentela Materna e paterna são totalmente saudáveis, mas as da parentela de meu marido tem sempre um probleminha,probleminha esse q minha filha herdou. As vezes penso caramba aonde eu me meti, já pensou se os probleminhas genéticos deles fosse algo grave ?eu tbm não teria me ligado ,pq eu era bobina,não ia atrás de informações,a Dra me disse q minha filha puxou mais meu dna do q d meu marido pq se fosse mais dna dele a coisa ia ficar feia pq esse probleminha ela herdou do dna dele da mae deleee e tios(claro q ela disse isso em outras palavras)
Hoje sei o quanto devemos olhar para genética antes de engravidar.e é isso o que eu irei ensinar para meus filhos,para que os filhos deles tenham um pouquinho mais de sorte.
Não sei oq significa isso para vcs,eu não sou preconceituosa nem nada, eu sou negra e sou cristã mas afirmo com toda certeza,se eu soubesse a importância da genética antes de casar eu não teria casado com meu marido e nem sequer engravidado dele, apesar de todo amor q sinto por ele ,eu teria pensado nos meus futuros bebês e na saúde deles .minha nossa hj em dia eu entendo pq DEUS dificilmente aceitaca casamento de seu povo com outros povos nos tempos antigos, enfim é só um desabafo.
Narcisismo pode ser genético tb, assim como homossexualidade, tudo esta relacionado com a genética.
❤❤❤❤❤❤
O nome dessa influência é Cultura!
Incrível
Na China eles dividem as pessoas por tipo sanguíneo, cada tipo de sangue tem suas particularidades , o mais raro e que se dá bem com quase todos é o tipo sanguíneo O negativo.
Que adquirimos ao acaso? Não acredito em acaso