O problema de alguns países da Europa, entre eles, França e Alemanha, é que detinham a vanguarda industrial e tecnológica do mundo, praticamente sem concorrência em seus setores, principalmente automotivo, químico e metalurgico. E para isso, como é o caso da França, exploravam suas Ex-Colonias na África, controlando monetariamente com a emissão e imposição do uso de moedas emitidas por Paris, e tendo acesso privilegiado a matérias primas muito abaixo do custo. Com a ascensão da China e a perda do acesso a energia barata da Russia, a situação da Alemanha vem piorando, pois, estão perdendo o baixo custo de produção do mercado chinês pela concorrência da própria industria chinesa em seu mercado interno e agora no mundo, aliado aos altos custos de mão de obra europeia para concorrer em outros mercados globais. E por fim, os altos subsidios agrícolas, as altas regulações e burocracias estão enterrando a Europa...que sempre agiu com soberba, hipocrisia e desdém em relação aos países em desenvolvimento da América Latina e Ásia.
Os EUA não tem esse problema pois os EUA é a "Policia" do mundo, ou seja toda guerra ativa o complexo industrial militar vide a guerra do Iraque em 2003 que fez reduzir o pib crescer, paises da europa praticamente dizimaram suas forças armadas.
Exato! E, pra cobrir essa necessidade pra sanar a fonte de energia, vão recorrer à energia nuclear, como vem ocorrendo em vários países da UE. Depois, vem com a arrogância típica e hipocrisia, pra apontar o dedo aos outros países do mundo, com essa "agenda verde", exigindo energia limpa e renovável e ecológicamente correta pra outros países, enquanto viram a cara pra o discurso e quando é conveniente.
O problema maior foi ficar sem o gás barato russo. Isso desestabilizou a indústria alemã e os custos explodiram. Foram fazer jogo dos americanos agora vão pagar caríssimo.
Totalmente os europeus achavam que não iriam entrar em atrito com a Rússia e que a energia verde iria se sobrepor a nuclear (que msm com os riscos ainda e melhor do que as outras fontes) Agora vai demorar anos até reativarem as centrais
@@jorge_soro Pra isso, estão procurando um novo pacto colonial, com países subdesenvolvidos, por meio de acordos econômicos com a UE, que amarram países que exportam basicamente commodities, e eles tem acesso à matérias primas com mais facilidades, enquanto exportas bens manufaturados e atrofiam a insipiente indústria desses países.
Ai, ai era só não ter desligado as usinas nucleares e não precisaria comprar energia nuclear da França, Suíça e Bélgica. Mas ficaram com medo da catástrofe no Japão e resolveram desligar tudo.
Porque os EUA deu na cara dos líderes Alemães Eles não fizeram nada. Alemanha é colônia dos EUA, infelizmente. E não tem forças armadas pra dizer o contrário.
Deixaram de comprar o gás barato da Rússia, pra pagar 5 vezes mais caro pelo gás norte-americano, que está resultando na quebra da indústria alemã, Parabéns pela inteligência!
A alternativa encontrada para o gás russo "quebrou" a economia alemã. Não apenas trouxe inflação mas encareceu os produtos alemãs e tirou competitividade destes. Esse assunto merece várias análises.
7:00 - "O principal motivo da inflação que não existia a muito tempo, foi o aumento de energia, que precisava ser combatida e ao mesmo tempo tentar se livrar do gás barato da Rússia." Que tipo de novilíngua é essa? Vcs querem contar ao público que o problema da quebra das empresas e demissões em massa na Alemanha é motivada pelo aumento da energia e que vcs mataram a galinha dos ovos de ouro da energia barata, e isso era o certo a se fazer???
No caso, a Alemanha tem sido verdadeiro capacho dos Estragos Unidos. Sancionar a Rússia e cortar a compra do gás russo foi l equivalente ao suicídio. Os neon4z|s estão vendo uma oportunidade.
@@dudu.cellos Às vezes, não sei se os Estados Unidos são fãs ou haters da Europa. Se os Estados Unidos pararem de desestabilizar o Oriente Médio para evitar uma crise de refugiados na Europa já ajudaria bastante o continente. Agora, os Estados Unidos envolveram a Europa em uma guerra para manter territórios separatistas que nem querem fazer parte da Ucrânia. A Ucrânia já estava em guerra civil com esses territórios desde 2013, mas só quando a Rússia se envolveu no conflito é que a situação se tornou uma crise global?
Ângela Merkel conseguia aglutinar as forças políticas numa coalizão a favor da nação...já olav sholl não teve esse dom da diplomacia de unir até os contrários......
Desde o fim da segunda guerra mundial a Alemanha se acostumou com coalizões previsíveis e ordenadas mas isso foi mudando bem lentamente pois agora com novos blocos de poder emergindo fora a decadência da Europa o futuro para a política na Alemanha se tornou algo sombrio e incerto
Como assim a "sólida democracia alemã dificulta a acensão de extremistas populistas principalmente de direita mas tbm de esquerda" ? Só quem não está sabendo do avanço do fascismo na Europa e no mundo acreditam nisso, a democracia liberal é a antessala do fascismo. Vimos isso na República de Weimar, no Governo Jânio Quadros/João Goulart e estamos vendo isso mais uma vez se repetir enquanto vocês jornalistas da DW insistem em tentar fazer os trabalhadores pensarem como os donos dos veículos de comunicação quer que pensem.
@@BocaoZ Sim, chega ser engraçado de tão absurdo o quanto eles tentam enfiar justificativas descoladas da realidade goela a baixo à crise interminável do que eles chamam de "sólido"
@@MauroTriques pior que funciona até muito mais aqui no Brasil, é só olhar pra história e mais que isso, pra atualidade em que a fascistização da sociedade é ainda mais naturalizada, por exemplo, no senso comum de que bandido bom é bandido morto e da suposta “normalidade democrática” sendo que a ditadura NUNCA acabou pra maioria da população que é pobre. Isso tanto em termos de violência policial e repressão política quanto em termos de avanço da concentração da riqueza através de reformas anti-povo iniciadas no golpe de 1964 e intensificados na dita “redemocratização”
@@marcusoliveira1726pois é. A Ângela deveria ter arrumado um jeito de armazenar o gás produzido pelo consumo de repolhos e batatas, já que a Europa não possui esse tipo de recurso natural.
@@marcusoliveira1726 agora a Alemanha é dependente do gás 5 x + caro dos EUA, e ainda tem que continuar comprando gás russo, só que pagando mais caro que antes
Qualquer coisa no universo tem ciclos, o ciclo das democracias de centro parece estar em crise, alguns países passarão para o lado conservador ou liberal, dependendo das nomenclaturas, depois voltarão ao centro cedo ou tarde, com os possíveis fracassos econômicos advindos da política restritiva de investimentos e arrocho salarial, que trazem recessão e desemprego, aí se começa um novo ciclo e assim vai.
"Um democracia que não permite aventureiros" ,ou seja, um projeto hegemônico que não permite ser questionado. Entretanto aceita uma multiplicidade de partidos e ideologias políticas que se opõem simbolicamente, mas nenhum deles tem autonomia ou estão rivalizando de fato. O podcast aqui é serio.
Quem resiste às grandes crises não são os milionários nem mesmo os bilionários. São os mais pobres, acostumados a enfrentar adversidades de verdade. O resto é só frufru e medinho.
@@Andre.felipe84Não só isso. Essa crise tem grande chance de piorar, tendo em vista o Trump de volta ao poder, mas já mandando a Europa se virar. Saiu daqui para melhorar de vida na Europa, pra pouco tempo depois passar o mesmo ou pior que quando estava no Brasil - sem contar na onda anti imigração só crescendo.
O problema é que isso piora a situação pra todo mundo, porque é muito mais provável um movimento de massas que coopte a população ao fascismo como alternativa às crises que essa democracia de meia tijela gera pra população do que um movimento popular de alteração da estrutura em prol da classe trabalhadora
Embora existam alemães de atitude reprovável, é uma pena q tantos estejam em dificuldade. Infelizmente, os esteriótipos de arrogância e racismo não sejam falsos, quando me lembro de alemães penso em pessoas boas e gentis.
Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes. Para a Alemanha essa é uma esperança.
Acabou o dinheiro o amor acaba
Não acabou o dinheiro, mas acabou a paciência!
Sem mão de obra escrava o dinheiro acaba.
Hahaha jajá acontece no BR tb
Socialismo
O problema de alguns países da Europa, entre eles, França e Alemanha, é que detinham a vanguarda industrial e tecnológica do mundo, praticamente sem concorrência em seus setores, principalmente automotivo, químico e metalurgico. E para isso, como é o caso da França, exploravam suas Ex-Colonias na África, controlando monetariamente com a emissão e imposição do uso de moedas emitidas por Paris, e tendo acesso privilegiado a matérias primas muito abaixo do custo.
Com a ascensão da China e a perda do acesso a energia barata da Russia, a situação da Alemanha vem piorando, pois, estão perdendo o baixo custo de produção do mercado chinês pela concorrência da própria industria chinesa em seu mercado interno e agora no mundo, aliado aos altos custos de mão de obra europeia para concorrer em outros mercados globais. E por fim, os altos subsidios agrícolas, as altas regulações e burocracias estão enterrando a Europa...que sempre agiu com soberba, hipocrisia e desdém em relação aos países em desenvolvimento da América Latina e Ásia.
Os EUA não tem esse problema pois os EUA é a "Policia" do mundo, ou seja toda guerra ativa o complexo industrial militar vide a guerra do Iraque em 2003 que fez reduzir o pib crescer, paises da europa praticamente dizimaram suas forças armadas.
Muito bom comentário...parabéns!
Exato! E, pra cobrir essa necessidade pra sanar a fonte de energia, vão recorrer à energia nuclear, como vem ocorrendo em vários países da UE. Depois, vem com a arrogância típica e hipocrisia, pra apontar o dedo aos outros países do mundo, com essa "agenda verde", exigindo energia limpa e renovável e ecológicamente correta pra outros países, enquanto viram a cara pra o discurso e quando é conveniente.
Otima análise muito direta e mostra a situação de uma maneira realista
O problema maior foi ficar sem o gás barato russo. Isso desestabilizou a indústria alemã e os custos explodiram. Foram fazer jogo dos americanos agora vão pagar caríssimo.
e a Alemanha é um país meio dramático... as coisas não costumam caminhar muito normal quando a crise aparece... Oremos.
Respeito à Alemanha! Os direitos adquiridos por cidadãos e tudo mais que funciona muito bem. A Alemanha supera qualquer crise.
@@ima6258 A Ultima vez que a Alemanha teve crise surgiu um bigodudo.
_''Respeito à Alemanha!''_
[deram um migué de 30 anos sobre a responsabilidade na Segunda Guerra]
Hoje, olhando para trás, a decisão de desativar as centrais nucleares me pareceu precipitada.
Totalmente os europeus achavam que não iriam entrar em atrito com a Rússia e que a energia verde iria se sobrepor a nuclear (que msm com os riscos ainda e melhor do que as outras fontes)
Agora vai demorar anos até reativarem as centrais
Acabou o milho, acabou a pipoca
A Eropa não sobrevlve sem as coIonias para parasitar recursos naturais 😂😂😂
@@jorge_soro Pra isso, estão procurando um novo pacto colonial, com países subdesenvolvidos, por meio de acordos econômicos com a UE, que amarram países que exportam basicamente commodities, e eles tem acesso à matérias primas com mais facilidades, enquanto exportas bens manufaturados e atrofiam a insipiente indústria desses países.
O GOVERNO FEZ UMA OTIMA ESCOLHA , DEIXOU DE COMPRAR GAS BARATO DA Rússia E AGORA COMPRA GAS 4 X MAIS CARO DOE EUA, MARAVILHA....
igual a mim com minha esposa: quando acabou o dinheiro, começaram as brigas.
Força guerreiro
Ai, ai era só não ter desligado as usinas nucleares e não precisaria comprar energia nuclear da França, Suíça e Bélgica. Mas ficaram com medo da catástrofe no Japão e resolveram desligar tudo.
E nem tem terremoto aqui
Alemanha entrando em crise... Acho que já vi esse filme antes.
Claro. Esse filme passa em todos os países várias vezes. Tudo é cíclico.
Porque os EUA deu na cara dos líderes Alemães
Eles não fizeram nada.
Alemanha é colônia dos EUA, infelizmente.
E não tem forças armadas pra dizer o contrário.
Deus salve o Brasil!
Deixaram de comprar o gás barato da Rússia, pra pagar 5 vezes mais caro pelo gás norte-americano, que está resultando na quebra da indústria alemã, Parabéns pela inteligência!
A alternativa encontrada para o gás russo "quebrou" a economia alemã. Não apenas trouxe inflação mas encareceu os produtos alemãs e tirou competitividade destes. Esse assunto merece várias análises.
7:00 - "O principal motivo da inflação que não existia a muito tempo, foi o aumento de energia, que precisava ser combatida e ao mesmo tempo tentar se livrar do gás barato da Rússia."
Que tipo de novilíngua é essa? Vcs querem contar ao público que o problema da quebra das empresas e demissões em massa na Alemanha é motivada pelo aumento da energia e que vcs mataram a galinha dos ovos de ouro da energia barata, e isso era o certo a se fazer???
Mais do que tiros nos pés a mando dos EUA, cortar o gás russo equivale a um lento suicídio considerando que a economia já não estava boa.
Só os alemães estão preocupados com o futuro? Spoiler: Quem abraça os "Estragos Unidos" sempre se lasca.
Sempre? Por que?
Boa!
"Ser um inimigo dos Estados Unidos é perigoso, ser um aliado é fatal"
No caso, a Alemanha tem sido verdadeiro capacho dos Estragos Unidos. Sancionar a Rússia e cortar a compra do gás russo foi l equivalente ao suicídio. Os neon4z|s estão vendo uma oportunidade.
@@dudu.cellos Às vezes, não sei se os Estados Unidos são fãs ou haters da Europa. Se os Estados Unidos pararem de desestabilizar o Oriente Médio para evitar uma crise de refugiados na Europa já ajudaria bastante o continente. Agora, os Estados Unidos envolveram a Europa em uma guerra para manter territórios separatistas que nem querem fazer parte da Ucrânia. A Ucrânia já estava em guerra civil com esses territórios desde 2013, mas só quando a Rússia se envolveu no conflito é que a situação se tornou uma crise global?
O problema foi ser capacho dos E U.A
Ângela Merkel conseguia aglutinar as forças políticas numa coalizão a favor da nação...já olav sholl não teve esse dom da diplomacia de unir até os contrários......
Toda vez que a Alemanha peita a Rússia ela se dá mal
Apoio incondicional a Ucrânia,daí pipocou
Procuraram, acharam.
A realidade é dura. Nao ha como mover um pais de um local, tem que aceitar a realidade. A vida nao termina aqui.
Agenda woke, ficou broke
EU ACHO É POUCO!
Acabou o gás russo, acabou a alegria
Entre outras trapalhadas perderam, por iniciativa própria, o gás barato russo que era o pilar da indústria alemã.
Só rests chorar agora! 😂😂😂😂😂
O Brasil não tem futuro!! Taí um ensinamento pra Alemanha!! Nós não temos medo!!
Vivaldi no background 🌷🌹🌷🌷👏🏼🌹🌷🌷🌷🌷👏🏼👏🏼
O Estado sempre fazendo vários nadas, impactando a vida de todos.
Pior somos nós aqui que temos medo do presente.
Entendo vc, mas quem mandou vcs orarem para pneus e tentarem um golpe de Estado. Têm mais é que sentir medo mesmo, pois vão todos para a cadeia.
Acabou o Gás barato da Rússia, agora vao sentir na Pele.
Desde o fim da segunda guerra mundial a Alemanha se acostumou com coalizões previsíveis e ordenadas mas isso foi mudando bem lentamente pois agora com novos blocos de poder emergindo fora a decadência da Europa o futuro para a política na Alemanha se tornou algo sombrio e incerto
Falta de competitividade devido a mudanca dos centros tecnologicos e indystriais
Como assim a "sólida democracia alemã dificulta a acensão de extremistas populistas principalmente de direita mas tbm de esquerda" ?
Só quem não está sabendo do avanço do fascismo na Europa e no mundo acreditam nisso, a democracia liberal é a antessala do fascismo. Vimos isso na República de Weimar, no Governo Jânio Quadros/João Goulart e estamos vendo isso mais uma vez se repetir enquanto vocês jornalistas da DW insistem em tentar fazer os trabalhadores pensarem como os donos dos veículos de comunicação quer que pensem.
DW é o suprassumo da propaganda
@@BocaoZ Sim, chega ser engraçado de tão absurdo o quanto eles tentam enfiar justificativas descoladas da realidade goela a baixo à crise interminável do que eles chamam de "sólido"
É o DW falando
@@sartori1451 deve funcionar com os alemães. Eles não são muito espertos
@@MauroTriques pior que funciona até muito mais aqui no Brasil, é só olhar pra história e mais que isso, pra atualidade em que a fascistização da sociedade é ainda mais naturalizada, por exemplo, no senso comum de que bandido bom é bandido morto e da suposta “normalidade democrática” sendo que a ditadura NUNCA acabou pra maioria da população que é pobre. Isso tanto em termos de violência policial e repressão política quanto em termos de avanço da concentração da riqueza através de reformas anti-povo iniciadas no golpe de 1964 e intensificados na dita “redemocratização”
Caramba! Não sabia disso.
Se a Alemanha que sempre foi o mais mais estavel do mundo desde a segunda guerra esta assim imagine o resto do mundo!
Os estadunidenses derramaram dinheiro na Alemanha no pós-guerra. Desde então é uma nação capacho dos estadunidenses.
Pagando o gás caro né meu filho, quem manda ser trouxa é ir atrás dos EUA!
Saudades da Angela!
😂🤣😅
Culpa da Ângela em deixar o país dependente da Rússia para o Gás vc quer dizer né?
@@marcusoliveira1726pois é. A Ângela deveria ter arrumado um jeito de armazenar o gás produzido pelo consumo de repolhos e batatas, já que a Europa não possui esse tipo de recurso natural.
@@marcusoliveira1726 não. Nisso ela acertou. Não era dependência, era ótimo negócio. Para de ler mídia corporativa
Sim, saudades de quem deixou o país nas mãos russas, você é muito inteligente!
@@marcusoliveira1726 agora a Alemanha é dependente do gás 5 x + caro dos EUA, e ainda tem que continuar comprando gás russo, só que pagando mais caro que antes
Reclamam de barriga cheia. O que diriam os que viveram a guerra desse povo de hj?
Imigração descontrola e ecoterrorismo que causaram a crise energética
Qualquer coisa no universo tem ciclos, o ciclo das democracias de centro parece estar em crise, alguns países passarão para o lado conservador ou liberal, dependendo das nomenclaturas, depois voltarão ao centro cedo ou tarde, com os possíveis fracassos econômicos advindos da política restritiva de investimentos e arrocho salarial, que trazem recessão e desemprego, aí se começa um novo ciclo e assim vai.
Que narrativa tensa de entender.
Ich stimme zu.
Os Alemães não gostam de Vivalde eles gostam de Johann Sebastian Bach.
Mas Vivald era Austriaco veneto!
Richard Wagner🎶
Ja!Perfekt
"Um democracia que não permite aventureiros" ,ou seja, um projeto hegemônico que não permite ser questionado. Entretanto aceita uma multiplicidade de partidos e ideologias políticas que se opõem simbolicamente, mas nenhum deles tem autonomia ou estão rivalizando de fato.
O podcast aqui é serio.
Interessante o sistema eleitoral da Alemanha.
Quem mandou a alemanha gastar o gás de maneira errada durante a segunda guerra
chega a ser poético o motivo de crise ser justamente isso
Não é uma Reportagem, é uma propaganda "OTAN'ista!
Vixe.
Atlas Shrugged
Quem resiste às grandes crises não são os milionários nem mesmo os bilionários. São os mais pobres, acostumados a enfrentar adversidades de verdade. O resto é só frufru e medinho.
😮Eu guardando meus Euros 😂😂😂quando chega la guerra mi piro 😊agora para Onde ?😮são 10 anos na Alemanha o frio conpesa mas a coisa anda duvidosa 😮
Vai lá, aposte dinheiro alto em uma guerra contra a segunda maior potência militar do planeta, deixe seu amigo cortar seu gás.
País em crise?.... Hum hum....
Vim pra Alemanha há 2anos, não me arrependo tá uma maravilha pra mim KKK, Brasil que tá tenso
Eu também estou aqui e acho até cômico, o que é crise para os alemães, para nós é tudo que sempre vivemos no Brasa. 😂😂😂
Né kkkk. O brasileiro estaria no céu com uma “crise” dessa.
Por enquanto. Deixe só a Alemanha virar um país árabe para você não vê se não vai se arrepender.
alemanha é um pais que mesmo em crise ainda é muito superior ao brasil. Com todos os fatores favoraveis ainda sim o brasil nao melhora.
@@Andre.felipe84Não só isso. Essa crise tem grande chance de piorar, tendo em vista o Trump de volta ao poder, mas já mandando a Europa se virar. Saiu daqui para melhorar de vida na Europa, pra pouco tempo depois passar o mesmo ou pior que quando estava no Brasil - sem contar na onda anti imigração só crescendo.
Acabou o gás acabou amor
Conversa, apostaram numa egua paraguaia.
Vocês são tão ridiculamente esquerdistas, que conseguem chamar o Grün de "centro" e o CDU de "direita".... ridículo. Vergonha...
a Alemanha merece, e muito, passar por maus bocados! que essa porqueira exploda!
O problema é que isso piora a situação pra todo mundo, porque é muito mais provável um movimento de massas que coopte a população ao fascismo como alternativa às crises que essa democracia de meia tijela gera pra população do que um movimento popular de alteração da estrutura em prol da classe trabalhadora
@@sartori1451 agora volte ao planeta Terra
Schadenfreude
Embora existam alemães de atitude reprovável, é uma pena q tantos estejam em dificuldade. Infelizmente, os esteriótipos de arrogância e racismo não sejam falsos, quando me lembro de alemães penso em pessoas boas e gentis.
disse o brasileiro de Xique-Xique Bahia
Entrevistado fala baixo...fala enrolada.
Excesso de comunismo?
kkkkkk Em pleno seculo XXI ainda tem esse papo
Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes. Para a Alemanha essa é uma esperança.
Em 2014 com a invasão da Crimeia o mundo continuou a tratar a Rússia com panos quentes.