www.mercadorpg.com.br/?parceiro=8445 Nossa loja parceira para miniaturas e acessórios de RPG. Toda loja com 5% de desconto no cupom GRUNTAR. Se for comprar dados, use o cupom PROMOCAODOTIOGRUNTARDADOS para ganhar 25% de desconto! Link de afiliado amazon: amzn.to/3nEvN8u
Mesmo mestrando desde 1999 sempre vejo vídeos assim pra tentar refinar minha técnica, sempre dá pra pescar umas dicas boas. Pra complementar a dica 2 eu só posso dizer que a diferença do mestre e do jogador é que sem o mestre a sessão não acontece. Então sejam mestres e façam o rpg acontecer
@@GruntarTV E foi assim que eu comecei a narrar. Minha irmã (que narrou pra mim e meus amigos) parou de narrar, e a gnt queria continuar. Então eu assumi o papel. Isso foi em 1999.
Excelente atitude. Infelizmente muita gente acha que já sabe tudo e para de evoluir e se aprimorar, acho muito importante sempre buscarmos ideias e experiências novas com outras pessoas
EU PRECISAVA DESSE VIDEO GRUNTAR!!! Eu tava me sentindo culpado por não querer mais mestrar a mesa para meus amigos, mas muita coisa que tu disse me ajudou, de fato, se não ouver vontade no jogo, ele fica meio dificil, ainda mais para mim, que não consigo focar nas coisas, mas quando foco, eu fico bravo de não dar continuidade, mas tudo bem, minha recompensa final foi dada quando eu revelei todos os plot twists e coisas que iriam aacontecer na campanha, e a reação dos meus amigos foi "Cara, tu precisa escrever um livro!"
Eu mestrava pra um grupo que nunca tinha jogado RPG, eu fiz um início de aventura fazendo como se fossem tutoriais de um jogo de videogame mesmo, com os básicos de combate e interação social. A galera se anima com RPG até hj
Me tornei Mestre na tentativa de inspirar um amigo meu, que é muito bom em narrativa, a se tornar Mestre de uma mesa pra gente jogar posteriormente. Deu certo. Agora eu e ele narramos aventuras.
eu acho fundamental trazer a lore dos PJs pra o mote da campanha. isso faz os PJs se apegarem muito aos personagens e isso leva a gostar do jogo, ter assiduidade, etc. muito bom
Essa é a melhor playlist de suporte a mestres de D&D em Português, de longe! Mesmo que seu jogo não seja D&D, tem muita coisa útil aqui, coisa que às vezes só vem com a experiência de anos mestrando. Muito bom!
Caramba bicho, muito obrigado pelo elogio. Minha intenção é realmente dar uma força para a galera que mestra. Eu sei as dificuldades, então acho que toda ajuda é bem vinda. Grande abraço,
Minha primeira mesa foi narrando aventuras prontas da Wizards, já que não sou bom em World building. Gostei bastante da experiência. A aventura foi The Lost MIne of Phandelver. Me introduziu de uma forma bem bacana e suave ao mundo dos Mestres de aventuras.
Poxa, achei muito interessante essa série! Vou acompanhar com certeza! A propósito, sobre esse lance de escutar os jogadores, acho isso algo tão importante que eu sempre começo esse passo antes mesmo da aventura começar! A primeira coisa que eu faço é criar os personagens dos jogadores com antecedência, ao lado deles, e separados. A partir daí, analisando a ficha deles, antecedentes dos personagens e tudo mais, eu crio a história ou adapto a ideia que já tenho para se encaixar nos interesses deles. Se vejo um jogador com uma ficha com status mais fracos, eu adapto os combates para serem mais fáceis, ou foco mais na questão de interpretação.
Espero que vc goste da série inteira, estamos com 4 vídeos e não vou descansar enquanto não tiver 10x isso!!! Muito legal esse teu trabalho ao lado dos jogadores, soma muito!!!
Bom demais! Certeza que vai ajudar muita gente a mestrar aventuras incríveis!!! Vídeos assim fazem toda a diferença. Tive muita dificuldade pra pegar o jeito no início e são esforços como NARRANDO COMO MESTRE que podem guiar a galera pra horizontes que não alcançavam antes. Valeu demais, Gruntar! Certeza que muitas dicas vão ser de grande proveito pra mim e muitos outros!!
Salve Gruntarzão, começando essa serie hoje vou ver todos os videos hehe Ja mestro a uns 4 anos e gosto muito, atualmente estou mestrando uma mesa que a galera ja ta pegando um nivel elevado e ta começaaaando a ficar mais dificil de balancear as paradas e mestrar de forma que as coisas não fiquem chatas, ai vim no canal do mestre que me inspirou em criar minhas proprias mesas depois de ver o SOMBRAS DA GUERRA, valeu Gruntar!
Perfeito!!! Tem um vídeo específico que fala sobre balanceamento de combate, tu vai chegar nele. Eu arrisco a dizer que essa é a melhor série para mestres do Brasil, então, bom conteúdo!!!
Excelente essa série Gruntar! Já mestrei jogos e acho que me saia bem porém sempre fui muito ruim de organização futura dos jogos e bom no improviso. Depois de anos sem mestrar to tentando me atualizar pra 5.0, só tenho que convencer o resto do grupo agora a sair da 3.5 hahah Quero usar essa série pra dar um gás a mais pra voltar a mestrar, preciso botar pra fora muitas aventuras que tenho na cabeça. Tu é foda man, teu jeito de mestrar é uma inspiração!
Valeu meu camarada!!! Fico feliz demais com esse feedback!! Começa a mestrar uma mesa de 5e, o sistema é bom Te falar que eu nem lembro mais direito das regras da 3.5 e olha que eu joguei muito... kkkkkkkkkk
Muito bom, gruntar! Dicas valiosas e muito bem explicadas, essa série promete. Gostaria muito de ver você falando sobre preparo de sessões e algumas dicas de leitura para ajudar a fixar os assuntos abordados. Valeu!!!
Muito bom o vídeo. Ajuda a esclarecer pontos importantes pra quem tá iniciando e também a lembrar pra gente que é mais experiente alguns conceitos básicos sobre mestrar que as vezes acabam passando batidos em alguns momentos.
Começei a mestrar depois de ver o Sombras da Guerra e como você vai tocando o jogo sem deixar se agarrar e improvisando coisas inexperadas. Acabou que a minha campanha foi muito divertida e os player adoraram meu estilo de mestrar mais despojado sem perder o ritmo. Principal aspecto que peguei nos teus jogos é usar o bom senso para manter o ritmo do game e fazer o game continuar.
Fiquei com o coração quentinho lendo seu comentário!!! Feliz demais em poder inspirar seu jogo e perceber que a ideia passada é muito como eu penso no jogo
Muito obrigado bicho. Tem muita coisa no canal pra acompanhar, desde reviews até campanhas de RPG Depois me diz se você curtiu outros conteúdos! Abração!
Cerca de 22 anos sem jogar RPG... Atualmente experimentei uma mesa de Tormenta20 e isso reacendeu uma vontade monstra de voltar a jogar. E por causa disso, estou relendo livros de D&D e com interesse em voltar a narrar. Cada partida é tem sido muito nostálgica pra mim.
Eu mestro a bastante tempo, mas ainda não co segui fazer um épico. Quero mestrar para pelo menos uns quatro jogadores, estou fazendo os mapas no Inkarnat e quero contratar a luz dinâmica no Roll20 para ficar bem bacana. Mas ainda preciso terminar a campanha que quero que seja um épico. Tio gruntar sempre trazendo belos conteúdos. Nosso eterno Baragor Revsholder.
Valeu pela moral meu camarada. Se me permite um comentário, preocupe-se menos com a criação de algo épico e mais com a diversão dos jogadores. Muito sucesso!!!
@@GruntarTV Muito, hoje vou usar muita coisa que aprendi na minha sessão. Uma pena eu ter visto a parte dos vilões 1 semana depois de eu terminar uma campanha de 3 meses, e cometer um desastre no balanceamento dos vilões (morreram muito rápido).
Estou montando meu primeiro RPG na vida. Tenho 16 anos e descobri que tenho um interesse gigante por mestrar e jogos de rpg de mesa… o único problema é que não me considero criativa, mas isso vou resolvendo pelo caminho. Obrigada pelas dicas, Gruntar!
Salve Tio Gruntar ! uma coisa que eu gostaria de ver na série é como tocar uma aventura pronta, tenho muito dificuldade em como fazer isso, certeza que essa série vai ser muito boa !!!!
@@GruntarTV A ideia é a seguinte:O projeto RPG na escola idealizado pelo professor Eduardo busca trazer a aventura dos jogos de RPG para o contexto educacional, unindo várias disciplinas em uma grande aventura. Além disso, o projeto visa trabalhar a confecção de cenários e personagens com materiais recicláveis, a fim de destacar a importância da sustentabilidade. Com essa abordagem, os alunos podem aprender de forma divertida e interativa, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade. A iniciativa também pode despertar o interesse dos alunos por disciplinas como história, literatura, matemática e ciências, além de incentivá-los a explorar sua imaginação e expressar sua criatividade.
@@GruntarTV Seu material é ótimo , e sua nova série está sendo um tremendo auxílio aos meus alunos para Mestrar nas aulas... Adicionei seu canal como parceiro 👍 será uma honra ter minha iniciativa TB parceira do seu canal🤜🤛🎲
Me tornei mestre em 2021, comecei narrando o sistema Star Wars Saga (sistema baseado no 3.5) e Império de Jade (rpg nacional de fantasia oriental, jogo irmão do Tormenta). Hoje além desses 2, narro agora D&D5e em um cenário próprio criado (que esta bem empolgante de acordo com meus jogadores). Hoje percebo que muitas das dificuldades de um narrador que achava, não necessariamente são vereditas. Um dos maiores mitos sobre narração que eu tinha por exemplo era que mestre tinha que conhecer quase tudo do sistema ou tudo dele. Mas não foi o que constatei como narrador, embora conhecer o sistema seja importante e o mestre provavelmente precisa de uma compressão maior, reparei que o principal mesmo é história e estar atento a seus jogadores. Outro mito tb é de que o mestre precisa de muito preparo, mas o que reparei é que não necessário ter tudo 100%, ate pq muitas coisas não saem como planejado (o que é de se esperar ja que jogadores podem encontrar outras soluções ou caminhos).
Dae bichão, valeu pelo depoimento! Esses mitos aí são muito comuns e junto com outros, precisam ser quebrados É um pouco do que eu queria fazer aqui no canal com essa série
Eu conheci o RPG de mesa através de uma edição da Turma da Mônica Jovem e logo de cara quis jogar com uns amigos. Mestro desde o dia 1 e tem sido a melhor experiência.
Comecei a procurar conteúdo sobre RPG e achei. Conhecia vc das transmissões do CBLOL. Aliás o RPG do LoL com o Leko, Daniels e o Pato e ficou muito maneiro
Animal Gruntar! Seria muito bacana acompanhar vc preparando uma mesa, no estilo pensamentos do mestre que vc faz, so que acompanhando a preparação: do criativo a mão na massa e poder ver depois a sessão ja editada aqui. Imagino que seja um baita TRAMPO mas!!! Tbm seria muito interessante acompanhar os bastidores enquanto vc narra, pra gente sacar como vc lida com todos os aparatos tecnológicos enquanto narra. Piro demais nas vozes, efeitos, música ambiente e imagens que vc usa, traz uma imersao incrível, mas confesso que quando eu estou conduzindo me sinto meio "Durão" kkk me inspiro demais nas suas mesas 👏👏👏 E claro, obrigado por todo conteúdo🙏
Eu já pensei muito sobre fazer vídeos com preparação das minhas aventuras. Não saiu até hoje por alguns motivos. Inicialmente pq minha preparação é muito caótica. Eu faço as coisas lavando louça e tal... kkkkkk Depois pq eu tenho receio dos spoilers... mas talvez seja de boa, sei lá...
excelente serie essa que vc esta começando Gruntar, como sugestão eu queria pedir um video de como conduzir uma aventura ou campanha para apenas 1 jogador, eu vi que em seu canal existem varias sessoes em que vc narrou para apenas uma pessoa. Da umas dicas ai pra gente kk
Dae cara! Espero poder ajudar Vou deixar sua sugestão anotada aqui! É uma boa pedida mesmo. Tanto as aventuras com o Malkhav quanto a do Pact of Streamers mano a mano são muito boas
Fala Mestreeeeeee... Como sempre o melhor conteúdo do YT Br sobre RPG. Fica aqui uma dica que eu acho importante, mas seria legal ver você falando. Sobre como criar enigmar e mistério em diferentes cenários (urbano, rural, reinados, nobreza, masmorras, montanhas, etc). Seria fantástico ter sua visão de como fazer isso. hehehe Abs
@@GruntarTV sim RPG raiz, rsrsrsrs. Quando vejo stranger things e os meninos jogando acho demais, relembro os velhos tempos, sem falar em ET que tinha tudo dos Nerds de antigamente, Atari, Star Wars e RPG. Ah, Meu nome é Márcio , Alice Braga é minha filha. O youtube fica logado na conta dela, rsrs. Tenho 52 anos e sou também um dos pioneiros no Magic the gathering aqui no RJ, comecei em 1993 no lançamento . Pena que tenha jogado fora as cartas do deck alpha, hoje valem uma fortuna, rsrsrsrs.
Gruntar, pausei o vídeo logo no início e já vim te falar que existe um terceiro tipo de pessoa que assiste esse seu vídeo: pra ver a sua opinião sobre, porque você é um cara muito foda! Inclusive, não importa se já existem assuntos amplamente abordados aqui, faça, por favor, faça, porque por mais que seja o mesmo tema, no seu vídeo você entrega o seu ponto de vista.
@@GruntarTV Que nada... Sou muito seu fã. Até te conheci em um evento de jogos no Rio e você pessoalmente também é um cara incrível pra caralho! Mas você no vídeo pediu sugestão de tema, e a minha é a seguinte: eu gosto muito de narrar, mas não gosto de criar fichas de NPC. Como eu faço para criar NPCs que tenham personalidades e estilos de luta diferentes para os combates usando aquelas fichas prontas do livro dos monstros, ou outros recursos?
Então vamos lá. Em relação a inimigos eu devo fazer um vídeo, com modificações dos monstros e tal Se for em relação a NPCs mesmo, isso aqui pode te ajudar th-cam.com/video/yciM3aXK0dw/w-d-xo.html Futuramente eu devo trazer sim mais vídeos sobre o assunto
@@GruntarTV Opa! Muito obrigado! Eu quis dizer em relação à NPCs sim, mas mais em relação à combate. Por exemplo, imagina que o grupo de aventureiros conhece outro grupo, e em algum momento eles têm um combate. No livro dos monstros tem ficha genérica de elfo e tal, mas não é a mesma coisa, ele não possui uma personalidade combativa, entende?
quero começar a narrar uma série de one shot cheguei a comprar aquelas histórias prontas traduzidas da goodman games e gostaria de narra-las como one shots, para serem mais dinâmicas, além de ser mais fácil combinar uma one shot do que uma aventura com várias sessões quero acompanhar esse série de vídeos! vou ver os vídeos que já estão prontos e colocar algumas dúvidas no último publicado no momento
Na década de 90 , eu e os amigos jogávamos muito tinhamos um Dungeon Master do kct, o Eduardo era o melhor, ainda que ele era desenhista, desenhava as paradas , as cenas . Até desenvolveu um jogo novo com várias raças diferentes. Muito phda.
@@GruntarTV Já fiz umas poucas vezes na década de 90 hj não tem como eu jogar pois a vida é corrida. Muito pouca gente . Hj jogo mais no computador. Infelizmente.
Queria umas dicas de como criar traps que façam mais no jogo, sem gerar dois problemas principalmente: primeiro que n seja daquelas que ficamos 2-3h e os jogadores n tem nem ideia do que fazer, como dar dicas nessas horas para evitar o jogo ficar arrastado; segundo evitar traps sem consequência real, daquelas que só dão 6d6 de dano e tá, ou até mesmo mais dano, mas não muda nada, poderia ser almentar o dano e tal, mas queria umas ideias mais diferentes para que as traps sejam significativas nas sessões
BOA!!! Ótima pedida É difícil mesmo implementar armadilhas que sejam interessantes, com consequências legais, sem travar completamente o jogo. Anotado aqui no bloco de ideias
Salve Gruntar, beleza? Cara, recentemente minha mesa atual acabou, eu era jogador haha Estou a mais ou menos 4 meses sem jogar e queria jogar logo kkk Então de uns dias pra ca, eu pensei em começar a mestrar. A pricipio seria uma one shot pra ver como eu me sairia mestrando DND 5e. Se puder fazer um vídeo dando dicas pra isso, seria muito lega. Muito obrigado
Meu pedido são dicas sobre como conduzir uma campanha, talvez até mecanicamente falando, para personagens de nível alto, já que em se tratando da 5e, as aventuras oficiais terminam, normalmente, em níveis médios como 12, 13.
Eles terminam as aventuras nesses níveis justamente pq depois disso costuma ficar bem complicado de balancear e mestrar. Anotado a sugestão de vídeo, é uma boa mesmo!!!
@@GruntarTV obrigadooooo! Recentemente meu grupo terminou a aventura Baldur's Gate: Descida ao Avernus e a galera curtiu tanto que está pedindo pra continuar com os personagens, atualmente no nível 14. Estou estudando pra isso. 😅 Já tenho uns bons ganchos. Mas todas as dicas serão muito bem vindas e imagino que pra muitos mestres novatos e intermediários!
Que legal cara, muito bom quando a galera está animada assim Narrar pra nível mais alto é sempre um desafio Não só para balancear os combates, mas tb para entreter a galera. Pensa que eles acabaram de sair do inferno e salvar uma cidade inteira. Que tipo de assunto vai atrair o grupo? Tem que ser algo de grande magnitude tb, saca? Um deus maligno sendo invocado, uma região inteira sendo desolada por inimigos, um culto fazendo um ritual para transformar os dias em noite... sei lá... agora grande pra justificar o interesse dos seus personagens
Eu tenho uma grande dificuldade de criar NPCs, e uma trama envolvendo narrativa. Devido a jogar mts jogos desde criança, meus combates são mt legais, é o que me dão de feedback, mas sempre sinto que falta aquela sessão sem combate, um npc mais desenvolvido, etc. Se puder já adicionar aí Gruntar, Agradeço
Tenho nos planos um vídeo sobre NPCs sim, pode deixar. Enquanto isso, se quiser uma ajuda, esse vídeo aqui quebra um galho... eu sei que não é o que vc está pedindo... mas enquanto o específico não sai... th-cam.com/video/yciM3aXK0dw/w-d-xo.html
Gruntar video incrivel, aproveitando o embalo tenho 2 duvidas, como dosar os encontros eu realmente tenho bastante dificuldade para equilibrar os combates e como fazer o metodo de XP das aventuras
Valeu meu camarada. Sua sugestão pra balanceamento de encontros será coberta muito em breve. É um ponto de muita dúvida entre os mestres. Em relação ao XP das aventuras... esse assunto... tenho que pensar como fazer esse vídeo... pq eu mesmo parei de usar isso faz um tempo.. kkkkkk
Nunca mestrei, estou tentando organizar meus pensamentos para concluir uma história e mestrar para meus amigos, mas como nunca o fiz, bate medo e desespero "Será que vai ser bom? Eles vão gostar?" e eu acabo travando um pouco. Vou acompanhar a série com muito gosto, espero aprender um pouco S2
Salve @Gruntartv sou assinante novo já joguei RPG de mesa d&d e a Máscara faz alguns anos, infelizmente meus amigos de antigamente não tenho mais contato mas queria voltar jogar e também mestre! Mas a minha pergunta é consigo mestrar uma história totalmente minha?
@@GruntarTV curti, irei assistir o próximo! Algumas coisas eu já imaginava que teria no vídeo, mas acho que vc traz isso para quem tá chegando de um jeito leve e mais contemplativo do que em vídeos que já vi por aí, pretendo ver em algum momento o segundo e te direi o que achei no próximo, tmj meu velho!
Queria abordar o assunto de maneira um pouco diferente do que a maior parte dos vídeos aí pela internet. Vamos ver se consigo ser eficiente no resto da série
Tenho muita facilidade de criar boas histórias mas acabo não conseguindo conciliar com uma boa narrativa. Dois pontos me pegaram nesse vídeo: - a não responsabilidade do mestre de fazer o jogo divertido me lembrou dos meus primeiros grupos, eram jogadores totalmente inexperientes e dois deles não tinham muito compromisso com o jogo. - Improvisação, provavelmente meu maior calcanhar de Aquiles.
Se tu consegue criar boas histórias, já está com meio caminho andado. Mas como você já sabe, rpg não é só feito de histórias. Você como mestre precisa conduzir elas. A boa notícia é que você vai melhorar nessas coisas que entende ter dificuldade. Vai vendo os vídeos, absorvendo as ideias, mas principalmente, o mais importante. Continue mestrando. Só com prática você fica realmente bom nessas coisas. Tem uns macetes pra improvisar, mas também é algo que você vai ficando bom com o tempo
Gruntar, eu vou metrar minha primeira seção de RPG presencial, será a primeira experiência de todo um grupo jogando sua primeira vez, e gostaria de algumas dicas, já assisti um monte de vídeos do seu canal e me sinto bem preparado, fiz já toda uma preparação e etc. No entanto minha preocupação é fazer eles terem um boa primeira experiência para que gostem desse universo e possamos fazer, mais e mais seções. Inicialmente eles não querem gastar nada, tanto que eu comprei um kit, com 7 conjuntos de dados, por conta própria para eles jogarem, e pelo menos um deles esta animado com a ideia de montarmos um cenário tipo o que eles viram em Stranger Things. Nossa campanha será em um RGP de mundo e Sistema Próprio que é bem simplificado e muito amigável, para uma primeira experiência. Então, em resumo gostaria de dicas para proporcionar uma boa experiência pra eles, e depois caso eles gostem e queiram seguir, gostaria de utilizar o mundo de Fhantyr, você acha um bom mundo pra eles ? ( Jovens de 15 a 17 anos, Eles são minha Tropa Sênior do Movimento Escoteiro )
Grande William Eu diria que já está tudo certo e você já tem e sabe o que precisa pra ter essa primeira sessão de maneira bem satisfatória. Como já está tudo preparado e você já viu os vídeos, só tem uma coisa extra que eu posso dizer aqui, sendo essa o seguinte: Relaxa!!! Só vai de boa, sem pressão e aproveite o tempo com os seus amigos, aplicando os conhecimentos que você adquiriu. De maneira natural vocês vão ter um jogo maneiro, pode ter certeza. Por último, claro que o mestre tem uma certa responsabilidade em relação ao jogo. Mas o fato das pessoas gostarem ou não, depende um pouco de cada um. Pode ser que seus amigos não tenham essa cancha pro RPG. Se esse for o caso, nada que vc faça vai fazer eles ficarem viciados, entende? Faz seu jogo de boa, quem quiser continuar vai... não se preocupe muito Abração!!! Depois me conta como foi...
Eu não gosto muito de jogar. Quando conheci o rpg, não encontrava nenhum mestre por morar em cidade pequena (e não existiam opções online). Então eu já conheci rpg mestrando e me apaixonei por montar histórias e npcs marcantes e jogar, apesar de divertido, não tem o mesmo gosto.
www.mercadorpg.com.br/?parceiro=8445
Nossa loja parceira para miniaturas e acessórios de RPG. Toda loja com 5% de desconto no cupom GRUNTAR. Se for comprar dados, use o cupom PROMOCAODOTIOGRUNTARDADOS para ganhar 25% de desconto!
Link de afiliado amazon: amzn.to/3nEvN8u
Mesmo mestrando desde 1999 sempre vejo vídeos assim pra tentar refinar minha técnica, sempre dá pra pescar umas dicas boas. Pra complementar a dica 2 eu só posso dizer que a diferença do mestre e do jogador é que sem o mestre a sessão não acontece. Então sejam mestres e façam o rpg acontecer
Boa meu camarada!
Vamo fazer um coro aqui... SEJAM MESTRES!!!
@@GruntarTV E foi assim que eu comecei a narrar. Minha irmã (que narrou pra mim e meus amigos) parou de narrar, e a gnt queria continuar. Então eu assumi o papel. Isso foi em 1999.
E vamos descobrindo como o pessoal começou a narrar
Excelente atitude. Infelizmente muita gente acha que já sabe tudo e para de evoluir e se aprimorar, acho muito importante sempre buscarmos ideias e experiências novas com outras pessoas
Eu tenho visto muitos vídeos no youtube sobre narração e como melhorar o jogo
Ganho inspiração e experiência pros videos e pros jogos
Boa. Iniciativa!
EU PRECISAVA DESSE VIDEO GRUNTAR!!! Eu tava me sentindo culpado por não querer mais mestrar a mesa para meus amigos, mas muita coisa que tu disse me ajudou, de fato, se não ouver vontade no jogo, ele fica meio dificil, ainda mais para mim, que não consigo focar nas coisas, mas quando foco, eu fico bravo de não dar continuidade, mas tudo bem, minha recompensa final foi dada quando eu revelei todos os plot twists e coisas que iriam aacontecer na campanha, e a reação dos meus amigos foi "Cara, tu precisa escrever um livro!"
Sensação boa né? quando a gente percebe que os jogadores curtiram a parada.
Não deixa morrer não... bora mestrar!!!
Eu mestrava pra um grupo que nunca tinha jogado RPG, eu fiz um início de aventura fazendo como se fossem tutoriais de um jogo de videogame mesmo, com os básicos de combate e interação social. A galera se anima com RPG até hj
Tu fez um trabalho sensacional meu camarada!!
Parabéns!!!
Me tornei Mestre na tentativa de inspirar um amigo meu, que é muito bom em narrativa, a se tornar Mestre de uma mesa pra gente jogar posteriormente. Deu certo. Agora eu e ele narramos aventuras.
Next level esse pensamento heim?
kkkkkkkkk
Muito bom ter uma série assim gruntar! Eu ao pensar em mestrado sinto muito essa barreira invisível!
Não sinta não bicho... mestrar é fácil!!! Só demanda um pouco de esforço
Vídeo muito bom, o RPG me salva na madrugada da portaria kkkkkk obrigado ❤
Valeu!!!
Depois mediz se curtiu os outros da série
eu acho fundamental trazer a lore dos PJs pra o mote da campanha. isso faz os PJs se apegarem muito aos personagens e isso leva a gostar do jogo, ter assiduidade, etc. muito bom
Essa é a melhor playlist de suporte a mestres de D&D em Português, de longe! Mesmo que seu jogo não seja D&D, tem muita coisa útil aqui, coisa que às vezes só vem com a experiência de anos mestrando. Muito bom!
Caramba bicho, muito obrigado pelo elogio. Minha intenção é realmente dar uma força para a galera que mestra. Eu sei as dificuldades, então acho que toda ajuda é bem vinda.
Grande abraço,
Contribuição sensacional Gruntar!!! Valeu demais 👏👏👏👏👏 🤩🤩🤩🤩🤩
Eu que agradeço o carinho!!
Só quero ajudar
algoritomo pra espalhar a serie!
Ajuda demais!!!
Obrigado amigo!
Jogo RPG a uns 28 anos e mestro a um bom tempo também. Mas me identifico e sempre aprendo contigo, Gruntar. Sou teu fã, cabra.
Temos que representar o RPG raiz e acolher os novos jogadores!!!
Muito boa a introdução, fica a sugestão de vídeo, escolhendo cenário, escolhendo sistema, abraços!
Valeu meu camarada, assuntos anotados na minha coletânea de vídeos necessários
Minha primeira mesa foi narrando aventuras prontas da Wizards, já que não sou bom em World building. Gostei bastante da experiência. A aventura foi The Lost MIne of Phandelver. Me introduziu de uma forma bem bacana e suave ao mundo dos Mestres de aventuras.
Essa aventura é um clássico!!! Faz muito bem o papel de introduzir a galera
Mestro Tormenta20 há quase 2 anos, sempre bom ter mais dicas!
Estou tentando fazer as dicas o mais genéricas possíveis... assim ajuda todo mundo independente do sistema
10:12 eu vi esse mapa sendo feito ao vivo kkkkkkkkk MT bom o vídeo
kkkkk
Ainda não está pronto, mas queria colocar ele no vídeo
Poxa, achei muito interessante essa série! Vou acompanhar com certeza!
A propósito, sobre esse lance de escutar os jogadores, acho isso algo tão importante que eu sempre começo esse passo antes mesmo da aventura começar! A primeira coisa que eu faço é criar os personagens dos jogadores com antecedência, ao lado deles, e separados. A partir daí, analisando a ficha deles, antecedentes dos personagens e tudo mais, eu crio a história ou adapto a ideia que já tenho para se encaixar nos interesses deles. Se vejo um jogador com uma ficha com status mais fracos, eu adapto os combates para serem mais fáceis, ou foco mais na questão de interpretação.
Espero que vc goste da série inteira, estamos com 4 vídeos e não vou descansar enquanto não tiver 10x isso!!!
Muito legal esse teu trabalho ao lado dos jogadores, soma muito!!!
Excelente vídeo, vida longa a série, sugiro os temas sensação de perigo em jogo, letalidade e ilusionismo do mestre.
Opa!!!
Tudo anotado aqui, assuntos bem interessantes
Vlw gruntar, eu quero muito começar a mestrar e vou usar esses seus vídeos para aprender :)
Só vai meu camarada!!! Não tem mistério, só demanda um pouco de esforço.
Vou soltar os vídeos com as dicas o mais rápido possível
Bom demais! Certeza que vai ajudar muita gente a mestrar aventuras incríveis!!!
Vídeos assim fazem toda a diferença. Tive muita dificuldade pra pegar o jeito no início e são esforços como NARRANDO COMO MESTRE que podem guiar a galera pra horizontes que não alcançavam antes.
Valeu demais, Gruntar! Certeza que muitas dicas vão ser de grande proveito pra mim e muitos outros!!
Muito feliz de ter um pequeno espaço e oportunidade pra ajudar a galera!!
Salve Gruntarzão, começando essa serie hoje vou ver todos os videos hehe
Ja mestro a uns 4 anos e gosto muito, atualmente estou mestrando uma mesa que a galera ja ta pegando um nivel elevado e ta começaaaando a ficar mais dificil de balancear as paradas e mestrar de forma que as coisas não fiquem chatas, ai vim no canal do mestre que me inspirou em criar minhas proprias mesas depois de ver o SOMBRAS DA GUERRA, valeu Gruntar!
Perfeito!!!
Tem um vídeo específico que fala sobre balanceamento de combate, tu vai chegar nele.
Eu arrisco a dizer que essa é a melhor série para mestres do Brasil, então, bom conteúdo!!!
Excelente essa série Gruntar! Já mestrei jogos e acho que me saia bem porém sempre fui muito ruim de organização futura dos jogos e bom no improviso. Depois de anos sem mestrar to tentando me atualizar pra 5.0, só tenho que convencer o resto do grupo agora a sair da 3.5 hahah Quero usar essa série pra dar um gás a mais pra voltar a mestrar, preciso botar pra fora muitas aventuras que tenho na cabeça.
Tu é foda man, teu jeito de mestrar é uma inspiração!
Valeu meu camarada!!! Fico feliz demais com esse feedback!!
Começa a mestrar uma mesa de 5e, o sistema é bom
Te falar que eu nem lembro mais direito das regras da 3.5 e olha que eu joguei muito...
kkkkkkkkkk
Muito bom, gruntar!
Dicas valiosas e muito bem explicadas, essa série promete.
Gostaria muito de ver você falando sobre preparo de sessões e algumas dicas de leitura para ajudar a fixar os assuntos abordados.
Valeu!!!
VaLEUzão!!!!
Um dos vídeo que virá em breve é sobre preparação de aventuras!
Muito massa a serie!
Que bom que você gostou!!!
Muito bom o vídeo. Ajuda a esclarecer pontos importantes pra quem tá iniciando e também a lembrar pra gente que é mais experiente alguns conceitos básicos sobre mestrar que as vezes acabam passando batidos em alguns momentos.
Valeu meu camarada!
Próximo video será sobre preparação de aventura. Acho que vai ajudar bastante também!
Hora de fazer algo mais focado na prática...
Top
Valeu!!!
Começei a mestrar depois de ver o Sombras da Guerra e como você vai tocando o jogo sem deixar se agarrar e improvisando coisas inexperadas. Acabou que a minha campanha foi muito divertida e os player adoraram meu estilo de mestrar mais despojado sem perder o ritmo. Principal aspecto que peguei nos teus jogos é usar o bom senso para manter o ritmo do game e fazer o game continuar.
Fiquei com o coração quentinho lendo seu comentário!!!
Feliz demais em poder inspirar seu jogo e perceber que a ideia passada é muito como eu penso no jogo
Muito bom!!!
Valeu meu querido!!!
Video muito massa Gruntar!
Valeu meu camarada!!!
Excelente conteúdo tio !!
Ansioso pelo próximo 😅
Mano que canal show de bola o seu. Parabéns mesmo pelo trabalho
Muito obrigado bicho. Tem muita coisa no canal pra acompanhar, desde reviews até campanhas de RPG
Depois me diz se você curtiu outros conteúdos! Abração!
Obrigado Gruntar !! Quero começar a mestrar e tu tá me ajudando bastante !!
Valeu meu camarada!
Feliz demais em poder ajudar!!!
Cerca de 22 anos sem jogar RPG... Atualmente experimentei uma mesa de Tormenta20 e isso reacendeu uma vontade monstra de voltar a jogar. E por causa disso, estou relendo livros de D&D e com interesse em voltar a narrar. Cada partida é tem sido muito nostálgica pra mim.
E isso meu camarada... igual a andar de bicicleta
kkkkkkkkk
Seja bem vindo de volta... tu já foi mordido pelo bichinho do RPG
Aconteceu algo bem parecido comigo. Fiquei anos sem jogar e voltei, animadíssimo!
Eu mestro a bastante tempo, mas ainda não co segui fazer um épico.
Quero mestrar para pelo menos uns quatro jogadores, estou fazendo os mapas no Inkarnat e quero contratar a luz dinâmica no Roll20 para ficar bem bacana.
Mas ainda preciso terminar a campanha que quero que seja um épico.
Tio gruntar sempre trazendo belos conteúdos.
Nosso eterno Baragor Revsholder.
Valeu pela moral meu camarada.
Se me permite um comentário, preocupe-se menos com a criação de algo épico e mais com a diversão dos jogadores.
Muito sucesso!!!
esse não é o primeiro video que vejo dessa sério, mas é a primeira vez que comento!
Boa meu camarada, obrigado demais pelo apoio!!!
Está aproveitando a série?
@@GruntarTV Muito, hoje vou usar muita coisa que aprendi na minha sessão. Uma pena eu ter visto a parte dos vilões 1 semana depois de eu terminar uma campanha de 3 meses, e cometer um desastre no balanceamento dos vilões (morreram muito rápido).
Putz... cara, sinto muito... ess esquema do boss... D&D 5e é complicado com essas coisas...
Estou montando meu primeiro RPG na vida. Tenho 16 anos e descobri que tenho um interesse gigante por mestrar e jogos de rpg de mesa… o único problema é que não me considero criativa, mas isso vou resolvendo pelo caminho. Obrigada pelas dicas, Gruntar!
Tem bastante tempo que eu mestro ja, mas em breve pretendo começar uma campanha presencial.
Momento perfeito pra umas dicas ! Vlw mestre !
Valeu cara
A ideia é fazer uns vídeos parrudos, com conteúdo top que vai ajudar mesmo a galera já experiente
conteúdo muito bom!
Muito obrigado bicho
Obrigado!
Tudo nosso meu amigo. Depois me diz o que achou dos vídeos da série
Salve Tio Gruntar ! uma coisa que eu gostaria de ver na série é como tocar uma aventura pronta, tenho muito dificuldade em como fazer isso, certeza que essa série vai ser muito boa !!!!
Perfeito!
Esse está na minha lista de coisas pra abordar
Valeu demais pelo feedback
Muito ótimo o vídeo ... Parabéns !!! Me auxiliou muito no projeto que desenvolvo cm meus alunos.
Valeu meu camarada!!
Que projeto é esse? Viu os outros vídeos?
@@GruntarTV A ideia é a seguinte:O projeto RPG na escola idealizado pelo professor Eduardo busca trazer a aventura dos jogos de RPG para o contexto educacional, unindo várias disciplinas em uma grande aventura. Além disso, o projeto visa trabalhar a confecção de cenários e personagens com materiais recicláveis, a fim de destacar a importância da sustentabilidade. Com essa abordagem, os alunos podem aprender de forma divertida e interativa, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade. A iniciativa também pode despertar o interesse dos alunos por disciplinas como história, literatura, matemática e ciências, além de incentivá-los a explorar sua imaginação e expressar sua criatividade.
Nossa cara, muuuuuuito maneiro.
Feliz demais de ajudar nem que só um pouquinho em algo assim
Parabéns pela iniciativa
@@GruntarTV Seu material é ótimo , e sua nova série está sendo um tremendo auxílio aos meus alunos para Mestrar nas aulas... Adicionei seu canal como parceiro 👍 será uma honra ter minha iniciativa TB parceira do seu canal🤜🤛🎲
Vamo junto!!!
Me tornei mestre em 2021, comecei narrando o sistema Star Wars Saga (sistema baseado no 3.5) e Império de Jade (rpg nacional de fantasia oriental, jogo irmão do Tormenta). Hoje além desses 2, narro agora D&D5e em um cenário próprio criado (que esta bem empolgante de acordo com meus jogadores). Hoje percebo que muitas das dificuldades de um narrador que achava, não necessariamente são vereditas.
Um dos maiores mitos sobre narração que eu tinha por exemplo era que mestre tinha que conhecer quase tudo do sistema ou tudo dele. Mas não foi o que constatei como narrador, embora conhecer o sistema seja importante e o mestre provavelmente precisa de uma compressão maior, reparei que o principal mesmo é história e estar atento a seus jogadores.
Outro mito tb é de que o mestre precisa de muito preparo, mas o que reparei é que não necessário ter tudo 100%, ate pq muitas coisas não saem como planejado (o que é de se esperar ja que jogadores podem encontrar outras soluções ou caminhos).
Dae bichão, valeu pelo depoimento!
Esses mitos aí são muito comuns e junto com outros, precisam ser quebrados
É um pouco do que eu queria fazer aqui no canal com essa série
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Espero poder ajudar com sua carreira de mestre!
Eu conheci o RPG de mesa através de uma edição da Turma da Mônica Jovem e logo de cara quis jogar com uns amigos. Mestro desde o dia 1 e tem sido a melhor experiência.
Nossa cara, que maneiro!!
Caramba, não fazia ideia que vc fazia conteúdo de RPG, muito legal
Dae bichão!!!
Como vc descobriu o canal?
Comecei a procurar conteúdo sobre RPG e achei. Conhecia vc das transmissões do CBLOL. Aliás o RPG do LoL com o Leko, Daniels e o Pato e ficou muito maneiro
Maneiro demais! Feliz que tenha encontrado nosso humilde canal e espero que esteja aproveitando.
Essa mesa aí foi uma comédia, kkkkkk
ótimo vídeo como sempre Gruntar, espero aprender mto
Vamo junto!
Depois me diz se curtiu as dicas do segundo vídeo
Animal Gruntar! Seria muito bacana acompanhar vc preparando uma mesa, no estilo pensamentos do mestre que vc faz, so que acompanhando a preparação: do criativo a mão na massa e poder ver depois a sessão ja editada aqui.
Imagino que seja um baita TRAMPO mas!!! Tbm seria muito interessante acompanhar os bastidores enquanto vc narra, pra gente sacar como vc lida com todos os aparatos tecnológicos enquanto narra. Piro demais nas vozes, efeitos, música ambiente e imagens que vc usa, traz uma imersao incrível, mas confesso que quando eu estou conduzindo me sinto meio "Durão" kkk me inspiro demais nas suas mesas 👏👏👏
E claro, obrigado por todo conteúdo🙏
Eu já pensei muito sobre fazer vídeos com preparação das minhas aventuras.
Não saiu até hoje por alguns motivos. Inicialmente pq minha preparação é muito caótica.
Eu faço as coisas lavando louça e tal...
kkkkkk
Depois pq eu tenho receio dos spoilers... mas talvez seja de boa, sei lá...
excelente serie essa que vc esta começando Gruntar, como sugestão eu queria pedir um video de como conduzir uma aventura ou campanha para apenas 1 jogador, eu vi que em seu canal existem varias sessoes em que vc narrou para apenas uma pessoa. Da umas dicas ai pra gente kk
Dae cara! Espero poder ajudar
Vou deixar sua sugestão anotada aqui! É uma boa pedida mesmo.
Tanto as aventuras com o Malkhav quanto a do Pact of Streamers mano a mano são muito boas
Fala Mestreeeeeee... Como sempre o melhor conteúdo do YT Br sobre RPG. Fica aqui uma dica que eu acho importante, mas seria legal ver você falando. Sobre como criar enigmar e mistério em diferentes cenários (urbano, rural, reinados, nobreza, masmorras, montanhas, etc). Seria fantástico ter sua visão de como fazer isso. hehehe Abs
Enigma é algo complicado... complicado...
Mas aí é que a gente vê o valor!!
kkkkkkk
Anotado
Comecei a jogar RPG em 1985, meu pai trouxe os livros do D&D dos EUA. Até a galera aprender as regras em inglês levou um tempinho, rsrsrs.
NOOOOOOSSA!! Que maneiro!
Achei alguém que joga a mais tempo aqui pelo youtube!
Um prazer enorme!!!
@@GruntarTV sim RPG raiz, rsrsrsrs. Quando vejo stranger things e os meninos jogando acho demais, relembro os velhos tempos, sem falar em ET que tinha tudo dos Nerds de antigamente, Atari, Star Wars e RPG. Ah, Meu nome é Márcio , Alice Braga é minha filha. O youtube fica logado na conta dela, rsrs. Tenho 52 anos e sou também um dos pioneiros no Magic the gathering aqui no RJ, comecei em 1993 no lançamento . Pena que tenha jogado fora as cartas do deck alpha, hoje valem uma fortuna, rsrsrsrs.
Vamo algoritimo, faz teu trabalho aí.
Eu fiz o meu e vc fez o seu... só falta o youtube ajudar agora
kkkkkkkkkkk
Já faz um tempo que não mestro e estou começando a sentir falta kkk
Então vamo junto com a gente e bora tocar essas aventuras!
2:17 Muitos Mestres excepcionais nunca foram jogadores RPG kkkk
Tu acha que não?
@@GruntarTV eu demorei uns 2 anos e meio pra ser jogador kkkkkk, sempre tive vontade, e gostei muito, conheço gente que demorou quase isso também
As vezes o mestre sofre
kkkkkkkkkkkk
Gruntar, pausei o vídeo logo no início e já vim te falar que existe um terceiro tipo de pessoa que assiste esse seu vídeo: pra ver a sua opinião sobre, porque você é um cara muito foda!
Inclusive, não importa se já existem assuntos amplamente abordados aqui, faça, por favor, faça, porque por mais que seja o mesmo tema, no seu vídeo você entrega o seu ponto de vista.
Nossa cara, que feedback maneiro!
Muito obrigado de coração. Significa muito pra mim
@@GruntarTV Que nada... Sou muito seu fã. Até te conheci em um evento de jogos no Rio e você pessoalmente também é um cara incrível pra caralho!
Mas você no vídeo pediu sugestão de tema, e a minha é a seguinte: eu gosto muito de narrar, mas não gosto de criar fichas de NPC. Como eu faço para criar NPCs que tenham personalidades e estilos de luta diferentes para os combates usando aquelas fichas prontas do livro dos monstros, ou outros recursos?
Então vamos lá. Em relação a inimigos eu devo fazer um vídeo, com modificações dos monstros e tal
Se for em relação a NPCs mesmo, isso aqui pode te ajudar
th-cam.com/video/yciM3aXK0dw/w-d-xo.html
Futuramente eu devo trazer sim mais vídeos sobre o assunto
@@GruntarTV Opa! Muito obrigado!
Eu quis dizer em relação à NPCs sim, mas mais em relação à combate. Por exemplo, imagina que o grupo de aventureiros conhece outro grupo, e em algum momento eles têm um combate. No livro dos monstros tem ficha genérica de elfo e tal, mas não é a mesma coisa, ele não possui uma personalidade combativa, entende?
@@GruntarTV OBS: Eu já vi esse seu vídeo também. Muito bom!
quero começar a narrar uma série de one shot
cheguei a comprar aquelas histórias prontas traduzidas da goodman games e gostaria de narra-las como one shots, para serem mais dinâmicas, além de ser mais fácil combinar uma one shot do que uma aventura com várias sessões
quero acompanhar esse série de vídeos!
vou ver os vídeos que já estão prontos e colocar algumas dúvidas no último publicado no momento
Como te falei... próximo vídeo será pra ajudar a preparar as aventuras... vai te servir como luva
amei
salve
Vamo junto
Na década de 90 , eu e os amigos jogávamos muito tinhamos um Dungeon Master do kct, o Eduardo era o melhor, ainda que ele era desenhista, desenhava as paradas , as cenas . Até desenvolveu um jogo novo com várias raças diferentes. Muito phda.
Caraca, que experiência maneira!!!
Tu nunca teve vontade de mestrar uma aventura?
@@GruntarTV Já fiz umas poucas vezes na década de 90 hj não tem como eu jogar pois a vida é corrida. Muito pouca gente . Hj jogo mais no computador. Infelizmente.
Tu conhece a iniciativa do Clã do machado?
@@GruntarTV Não conheço.
Se liga
th-cam.com/video/76XawzcxAHo/w-d-xo.html
Queria umas dicas de como criar traps que façam mais no jogo, sem gerar dois problemas principalmente: primeiro que n seja daquelas que ficamos 2-3h e os jogadores n tem nem ideia do que fazer, como dar dicas nessas horas para evitar o jogo ficar arrastado; segundo evitar traps sem consequência real, daquelas que só dão 6d6 de dano e tá, ou até mesmo mais dano, mas não muda nada, poderia ser almentar o dano e tal, mas queria umas ideias mais diferentes para que as traps sejam significativas nas sessões
BOA!!! Ótima pedida
É difícil mesmo implementar armadilhas que sejam interessantes, com consequências legais, sem travar completamente o jogo.
Anotado aqui no bloco de ideias
Salve Gruntar, beleza? Cara, recentemente minha mesa atual acabou, eu era jogador haha Estou a mais ou menos 4 meses sem jogar e queria jogar logo kkk Então de uns dias pra ca, eu pensei em começar a mestrar. A pricipio seria uma one shot pra ver como eu me sairia mestrando DND 5e. Se puder fazer um vídeo dando dicas pra isso, seria muito lega. Muito obrigado
Meu pedido são dicas sobre como conduzir uma campanha, talvez até mecanicamente falando, para personagens de nível alto, já que em se tratando da 5e, as aventuras oficiais terminam, normalmente, em níveis médios como 12, 13.
Eles terminam as aventuras nesses níveis justamente pq depois disso costuma ficar bem complicado de balancear e mestrar.
Anotado a sugestão de vídeo, é uma boa mesmo!!!
@@GruntarTV obrigadooooo! Recentemente meu grupo terminou a aventura Baldur's Gate: Descida ao Avernus e a galera curtiu tanto que está pedindo pra continuar com os personagens, atualmente no nível 14. Estou estudando pra isso. 😅 Já tenho uns bons ganchos. Mas todas as dicas serão muito bem vindas e imagino que pra muitos mestres novatos e intermediários!
Que legal cara, muito bom quando a galera está animada assim
Narrar pra nível mais alto é sempre um desafio
Não só para balancear os combates, mas tb para entreter a galera.
Pensa que eles acabaram de sair do inferno e salvar uma cidade inteira.
Que tipo de assunto vai atrair o grupo? Tem que ser algo de grande magnitude tb, saca? Um deus maligno sendo invocado, uma região inteira sendo desolada por inimigos, um culto fazendo um ritual para transformar os dias em noite... sei lá... agora grande pra justificar o interesse dos seus personagens
Salve tio
Salve, salve!!!
Eu tenho uma grande dificuldade de criar NPCs, e uma trama envolvendo narrativa. Devido a jogar mts jogos desde criança, meus combates são mt legais, é o que me dão de feedback, mas sempre sinto que falta aquela sessão sem combate, um npc mais desenvolvido, etc. Se puder já adicionar aí Gruntar, Agradeço
Tenho nos planos um vídeo sobre NPCs sim, pode deixar.
Enquanto isso, se quiser uma ajuda, esse vídeo aqui quebra um galho... eu sei que não é o que vc está pedindo... mas enquanto o específico não sai...
th-cam.com/video/yciM3aXK0dw/w-d-xo.html
Gruntar video incrivel, aproveitando o embalo tenho 2 duvidas, como dosar os encontros eu realmente tenho bastante dificuldade para equilibrar os combates e como fazer o metodo de XP das aventuras
Valeu meu camarada.
Sua sugestão pra balanceamento de encontros será coberta muito em breve. É um ponto de muita dúvida entre os mestres.
Em relação ao XP das aventuras... esse assunto... tenho que pensar como fazer esse vídeo... pq eu mesmo parei de usar isso faz um tempo..
kkkkkk
Nunca mestrei, estou tentando organizar meus pensamentos para concluir uma história e mestrar para meus amigos, mas como nunca o fiz, bate medo e desespero "Será que vai ser bom? Eles vão gostar?" e eu acabo travando um pouco. Vou acompanhar a série com muito gosto, espero aprender um pouco S2
Gruntar!!! Manda um vídeo modificando monstros!!! Estamos precisando 5e não é intuitiva nisso!
Precisa e precisa muito.
Eu quero fazer um vídeo sobre combates balanceados e aí depois desse o gancho é como modificar os monstros do D&D
Salve @Gruntartv sou assinante novo já joguei RPG de mesa d&d e a Máscara faz alguns anos, infelizmente meus amigos de antigamente não tenho mais contato mas queria voltar jogar e também mestre!
Mas a minha pergunta é consigo mestrar uma história totalmente minha?
Com certeza consegue. Qualquer um pode ser mestre de RPG
Só ter vontade e preparar o jogo...
Essa série aí vai te ajudar bastante a preparar tudo
up
Valeu!!!
Opa!
Curtiu?
@@GruntarTV curti, irei assistir o próximo! Algumas coisas eu já imaginava que teria no vídeo, mas acho que vc traz isso para quem tá chegando de um jeito leve e mais contemplativo do que em vídeos que já vi por aí, pretendo ver em algum momento o segundo e te direi o que achei no próximo, tmj meu velho!
Queria abordar o assunto de maneira um pouco diferente do que a maior parte dos vídeos aí pela internet. Vamos ver se consigo ser eficiente no resto da série
Tenho muita facilidade de criar boas histórias mas acabo não conseguindo conciliar com uma boa narrativa.
Dois pontos me pegaram nesse vídeo:
- a não responsabilidade do mestre de fazer o jogo divertido me lembrou dos meus primeiros grupos, eram jogadores totalmente inexperientes e dois deles não tinham muito compromisso com o jogo.
- Improvisação, provavelmente meu maior calcanhar de Aquiles.
Se tu consegue criar boas histórias, já está com meio caminho andado.
Mas como você já sabe, rpg não é só feito de histórias. Você como mestre precisa conduzir elas.
A boa notícia é que você vai melhorar nessas coisas que entende ter dificuldade. Vai vendo os vídeos, absorvendo as ideias, mas principalmente, o mais importante.
Continue mestrando. Só com prática você fica realmente bom nessas coisas.
Tem uns macetes pra improvisar, mas também é algo que você vai ficando bom com o tempo
Gruntar, eu vou metrar minha primeira seção de RPG presencial, será a primeira experiência de todo um grupo jogando sua primeira vez, e gostaria de algumas dicas, já assisti um monte de vídeos do seu canal e me sinto bem preparado, fiz já toda uma preparação e etc.
No entanto minha preocupação é fazer eles terem um boa primeira experiência para que gostem desse universo e possamos fazer, mais e mais seções.
Inicialmente eles não querem gastar nada, tanto que eu comprei um kit, com 7 conjuntos de dados, por conta própria para eles jogarem, e pelo menos um deles esta animado com a ideia de montarmos um cenário tipo o que eles viram em Stranger Things.
Nossa campanha será em um RGP de mundo e Sistema Próprio que é bem simplificado e muito amigável, para uma primeira experiência.
Então, em resumo gostaria de dicas para proporcionar uma boa experiência pra eles, e depois caso eles gostem e queiram seguir, gostaria de utilizar o mundo de Fhantyr, você acha um bom mundo pra eles ?
( Jovens de 15 a 17 anos, Eles são minha Tropa Sênior do Movimento Escoteiro )
Grande William
Eu diria que já está tudo certo e você já tem e sabe o que precisa pra ter essa primeira sessão de maneira bem satisfatória.
Como já está tudo preparado e você já viu os vídeos, só tem uma coisa extra que eu posso dizer aqui, sendo essa o seguinte:
Relaxa!!! Só vai de boa, sem pressão e aproveite o tempo com os seus amigos, aplicando os conhecimentos que você adquiriu. De maneira natural vocês vão ter um jogo maneiro, pode ter certeza.
Por último, claro que o mestre tem uma certa responsabilidade em relação ao jogo. Mas o fato das pessoas gostarem ou não, depende um pouco de cada um. Pode ser que seus amigos não tenham essa cancha pro RPG. Se esse for o caso, nada que vc faça vai fazer eles ficarem viciados, entende?
Faz seu jogo de boa, quem quiser continuar vai... não se preocupe muito
Abração!!! Depois me conta como foi...
@@GruntarTV Vlw, deu uma aliviada aqui. Em breve lhe mando o Feedback de como foi.
Boa, fico no aguardo
Eu não gosto muito de jogar. Quando conheci o rpg, não encontrava nenhum mestre por morar em cidade pequena (e não existiam opções online).
Então eu já conheci rpg mestrando e me apaixonei por montar histórias e npcs marcantes e jogar, apesar de divertido, não tem o mesmo gosto.
Eu sei exatamente como vc se sente!
kkkkkkkk
Podia ter uma dica para criar mistério queria dicas para paranóia RPG
Opa!! Anotado!
Boas sugestões, essas não estavam no meu radar
pro algoritmo.
Ajuda demais!!
Muito obrigado
Eu assistindo DOMINIO RPG pensando... po queria que tivesse uma série do Gruntar ensinando a mestrar bixu... né que tem
Quero jogar, porém os livros são muito caros :(
quero é achar gente pra jogar quem sabem um dia tentar mestrar kkkkkkk
Já ouviu falar na iniciativa Clã do Machado?
th-cam.com/video/76XawzcxAHo/w-d-xo.html
like pelo pato papaolo
Aí fortalece demais
Comentário🥚
God demais!!!
po, escutar os jogadores é a pior dica que tem, só tem maluco Kappa
kkkkkkkkkkk