Como evitar o comportamento de MESTRE contra JOGADORES na mesa de RPG - NARRANDO COMO MESTRE 03
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 13 ธ.ค. 2024
- Aprenda a jogar RPG com os vídeos da nova série, NARRANDO COMO MESTRE. Neste vídeo vamos apresentar como solucionar o grande e polêmico assunto de Mestre contra jogador .
Vídeo do Stranger things:
• 5 dicas do Stranger Th...
Nosso parceiro - Mercado RPG
www.mercadorpg...
Cupom 25% de desconto nos dados: PROMOCAODOTIOGRUNTARDADOS
Se você gosta do canal e quer / pode nos apoiar financeiramente, existem quatro formas principais abaixo!
Link de parceiro da Amazon
amzn.to/3nEvN8u
Apoio no financiamento coletivo do Catarse:
www.catarse.me...
Camisetas do tio Gruntar
www.stampartz....
PIX direto:
Chave aleatória: 4296e14a-5e2e-4ab8-b34b-cf7e2574069d
Ao comprar por esses links, você ajuda nosso trabalho e não paga nada a mais por isso:
D&D em português
amzn.to/3i8e8Vx
D&D em ingles
amzn.to/3bHFd0T
Vídeo do Stranger things:
th-cam.com/video/zjLoWO92y-w/w-d-xo.html
Nosso parceiro - Mercado RPG
www.mercadorpg.com.br/?parceiro=8445
Cupom 25% de desconto nos dados: PROMOCAODOTIOGRUNTARDADOS
Link de parceiro da Amazon
amzn.to/3nEvN8u
Só jogando minha pedra aqui, Gruntar. 🤣
Mas, de verdade, eu nunca alterei um resultado de dado.
Já alterei HP de monstros pra ficar mais desafiador ou mais fácil, já mudei número de monstros tbm, até já troquei os status de um Mamute para o de um elefante para ficar viável um combate, porque jogadores level 1 contra um Mamute seria impossível vencer, e mesmo assim uma barda morreu. Até hoje fico triste por aquela barda. 🥲
Mas, alterar o resultado de um dado, de fato, eu nunca fiz. Os dados são "soberanos" na minha mesa.
Só jogando minha pedrinha. 😂
Caramba, a metáfora do professor e a prova é fenomenal! 👏🏽👏🏽👏🏽
Te falar que isso estava fora do roteiro? Eu pensei na hora e saiu muito bem... tb adorei
Vamo junto!!!
Nunca deixei que nenhum jogador morresse sem antes rolar dados, por mais difícil o teste sempre tem um unica chance.
Mesmo que tenha um "save or suck" né?
@@GruntarTV 😂😂 bom não sei bem o que isso significa em termos de jogo, mas mesmo dando chances vários jogadores ja morreram por suas ações e decisões.
Ser Mestre é um exercício de controle de ego, um bom mestre é fã dos personagens, mostra que leu a história deles, vai montar aventuras pensando em que momento cada um vai agir, isso sem controlar, mas dando espaço as suas habilidsdes e quando se fala em controlar o mestre mais experiente vai saber diferenciar Planejamento x Controle e quando um jogador meu quer dica pra mestrar eu mando o seguinte pensamento:
Planeja oq existe sem ação dos personagens: o plano do vilão, oq o vilão faz e não pode ser impedido pq está fora do campo de ação dos personagens e principalmente tenha um geral da região que os personagens estão, é cidade? Tenha uns NPCs coringas prontos, as facções da cidade, os problemas e a história dela, tudo já feito. Por fim, planeje a situação que os jogadores vão ter a chance de alterar oq foi estabelecido previamente por vc, o Encontro (seja combate ou não), assim nem vc sabe onde as coisas vão dar e vc como mestre vai se surpreender, não vai existir Mestre x Jogador, vai ser "vamos imaginar como esses personagens reagiriam a essas situações"
Uso TODAS as técnicas citadas no vídeo. Mesmo assim, vez em quando brota um(a) Jogador(a) que cisma e microgerencia a função de mestre, tornando a sessão um inferno astral pra mim, destruir o ritmo e a imersão, um choro que parece que tô torturando a pessoa. Tem Jogador(a) que não entende, mesmo tu dizendo, explicando, mandando vídeos como esse pro sujeito assistir. Se qualquer coisa der errado pro PJ - qualquer coisa mesmo, qualquer coisinha, como uma armadilha que não deu certo na hora de desarmar ou um PdM que nao deu desconto - já é motivo pro sujeito acreditar irrevogavelmente que o mestre tá jogando contra os jogadores, e vai microgerenciar TODAS as ações do mestre dali pra frente. Vez em quando me aparece um desse tipo e me faz perguntar "por que eu aceito passar por isso ainda? Eu devia tá fazendo qualquer outra coisa..."
Jogo rpg a 10 anos e eu juro, nunca alterei um resultado, já facilitei depois de um 20 ou dificultei em em criticou negativo, eu amo muito quando os meus jogadores conseguem e fico triste quando eles não conseguem
Já tive um mestre que alterava o resultado do dado na nossa frente, na cara dura
Ele só falava que 'não valeu' 😅
Puta merda... isso é BEM escroto...
Só passei por essa situação de mestre contra jogadores uma vez, era uma campanha de Tormenta, o mestre era dessa mentalidade que achava que ele precisava vencer o grupo, mas como todos do grupo eram jogadores muito experientes, nossa pt estava muito casca grossa, se derrubasse um o outro dava conta, aí ele começou a colocar inimigos cada vez mais apelativos além do nível do grupo e a ficar alterando os dados até que ele enfim conseguiu matar o grupo em um dia que precisei faltar...
Aí nós jogadores decidimos que não valia a pena jogar desse jeito estava muito frustrante e o mestre muito infantil.
Sinto muito que tenha passado por isso. Infelizmente acontece e muito...
Triste...
Que isso Tio, todo ancião do RPG sabe que mestre de verdade só tem uma função: rasgar fichas e beber lágrimas de jogadores. Muito bom o vídeo! Acho que é relevente você apontar duas coisas também: 1) sistemas muito desequilibrados tendem gerar problemas entre mestres x jogadores, principalmente em combates. 2) jogadores advogados de regras e/ou combeiros devem ser mantidos sobre observação, pois podem desequilibrar situações, tornando o jogo muito fácil, exigindo assim que o mestre aperte mais o cinto, potencializadno desequilibrio! Abraços!
Eu fui polindo meu personagem aos poucos e quando o mestre nem percebeu, meu personagem tava dando um dano mais do que absurdo. Na outra sessão perdi metade da minha força e ainda era o maior dano do grupo
jogo RPG ha quase 30 anos...Gosto mais de ser Mestre do que Jogador.
Sou um Mestre super justo, valorizo muito a interpretaçao e o RP.
Gosto de fazer os jogadores pensarem bastante e tem muita politicagem,
e cada lugar e regiao é um nivel de dificuldade, entao precisam tomar cuidado com suas açoes.
Uso muito a regra de ouro para deixar o jogo fluir.
Bem vindo ao clube do "prefiro ser mestre"
kkkkkk
Te entendo bastante
Excelente video, gruntar. Adoraria ter um bom Passo a passo de como preparar a sessao de uma Aventura pronta por exemplo.
Seu desejo é uma ordem... o próximo vídeo será exatamente esse... como preparar uma aventura
@@GruntarTV Excelente. mal posso aguardar
Nunca alterei resultado em dado, faço todas as rolagens abertas, mas já alterei estatísticas de monstros, principalmente em níveis mais altos, D&D é uma tortura para equilibrar acima do lvl 10.
Todo começo de aventura eu sempre narro uma cena de como um tarrasque aparece e simplesmente oblitera os jogadores logo antes da aventura começar. Faço isso mais como piada, e todo mundo que já jogou comigo já está acostumado com isso. Mas se tem uma coisa que me deixa puto é ouvir e ver sobre esse tipo de coisa, e me parece ser mais comum do que eu imaginava (nunca vi com meus próprios olhos, graças a Deus! Mas nos grupos de facebook vejo direto postagem sobre esse tipo de situação...)
Eu sempre prezo pela diversão acima de tudo dentro de uma campanha, e se eu tiver que deixar regras de lado pelo bem do momento, eu faço tranquilamente. Inclusive já criei várias regras para garantir que a aventura fosse mais divertida também.
Geralmente, uma coisa que eu sempre faço para evitar que a campanha fique muito maçante para os jogadores, é, a partir de certo ponto do combate, rolar os dados sempre escondidos. Assim eu posso dar aquela manipulada básica caso um jogador esteja tendo mais dificuldade que outros ou caso ele esteja se saindo bem demais e etc.
Pra mim, a parte mais divertida de mestrar é justamente ver os jogadores resolvendo e superando os desafios apresentados durante a aventura. E geralmente eu sempre foco mais na parte de roleplay em minhas mesas, assim eu crio muitos desafios como enigmas e tudo mais.
Eu gostei muito da parte da informação que você falou, aprendi muita coisa nesse trecho do vídeo. Eu realmente não tinha pensado sobre como essa parte da informação era importante. Vou ficar muito mais atento a isso a partir de agora.
Muito obrigado pelo depoimento e pelo feedback. Feliz demais de saber que o vídeo foi útil!!
Vamo junto!!!
Massa demais, Gruntar!!!! Já tive experiência de narradores contra jogadores. Essa galera não entende que RPG é diversão para todos. Isso inclui os jogadores também.
No meu ver o mestre vence quando ele consegue contar a história que está propondo. Se ele mata os player ele não consegue contar sua história, mas se no fim os player vencem ou perder de maneira justa a história foi contada, pode ser um final doce ou amargo, mas necessário as vezes.
Eu tenho personagem arrogantes, outros inseguros. Se eu conseguir ensinar humildade pro primeiro e valor pro segundo para mim o rpg já foi sucesso. Evoluir os personagens através da história. Se no final o vilao vencer, qual lição fica? Se eles vencerem, qual foi o resultado dessa vitória para eles e para o mundo?
Se liga nessa frase que eu escutei
"Como mestre eu dou o meu pior, para meus jogadores poderem dar o melhor deles"
Fodão!!!
kkkkkkkkk
Seus vídeos são bons demais mestre! Parabéns pelo seu trampo! Indico demais os vídeos para os amigos do RPG! Abraços!
@@MVitu1 valeu demais pela moral e pelas indicações!
Eu narro uma mesa presencial que eu sempre dou os msms recados no inicio da sessão. E um deles é exatamente esse "RPG não é eu vs vcs, e sim nós juntos" justamente pra eles entenderem q eu não to ali pra prejudicar ngn, e q eu tb posso falhar em interpretar uma regra ou uma situação. Por enquanto não tive nenhum problema, e eles já se meteram em algumas confusões por causa disso kkkkkkk, dou as pistas mas msm assim eles vao por esse caminho kkkkkk
É isso meu camarada!!!
O pensamento é exatamente esse
mestre, se possível, preciso de uma dica de como lidar com jogadores difíceis, que ficam procurando, a todo momento, uma brecha nas regras do jogo e acabam contestando cada ação do mestre no mundo.
Cara, esse tipo de comportamento vai além do jogo. Na minha cabeça precisa ser conversado em OFF.
Ou assim, quando estiver acontecendo, levanta a mão, fala que vai pausar o jogo e conversa com o jogador, exemplificando o comportamento dele que está incomodando. Se achar mais apropriado, faz isso em conversa particular enquanto o pessoal come uma pizza...
Não tente resolver dentro do jogo um problema que é fora do jogo, saca?
@@GruntarTV Valeu demais, mestre. sempre me ajudando bastante a aprimorar as mesas. E só pra frisar, D&D das antigas está excelente. Muito obrigado pelo conteúdo e pelo excelente trabalho em prol da comunidade de RPG.
Vamo junto!!!
Eu mestrei ontem pra um grupo no Discord e foi com dados abertos pra não dá essa impressão de que era mestre contra jogador. Quando eu não jogava dado aberto eu falava a CD.
Topzera!!!
Muito bom! Já aguardando o próximo!
Maravilhoso vídeo já compartilhei
Rapaz, como mestre, eu entendo o jogo assim: a história é dos jogadores, a narrativa é minha. Eu crio uma linha, mas quem escreve a própria história são eles, enquanto escrevo o cenário.
Já joguei em mesas que foram muito frustrantes justamente pq o mestre queria escrever a história dele, não dos jogadores.
Como sempre cheio de razão tio!!
Perfeito!!!!
O mestre vai apresentando as cenas... os jogadores construindo junto... tudo lindo!!!
Eu tive um mestre que fazia as coisas absurdas, mas não era pra dar TPK, era pra matar simplesmente o meu personagem mesmo. Saí da mesa por conta disso, era uma perseguição tremenda, mas só comigo. Preferi parar de jogar do que estragar a amizade.
Infelizmente isso acontece. Eu acredito ser bem mais comum do que a gente imagina, por isso queria começar a série logo com esse vídeo
Tio Gruntar, Seria muito top se tivesse um sobre criação de itens, balancear itens existentes!!!
Cara, a série tá muito boa, e é muito necessária. A forma q vc tem explicado é bem clara e de fácil entendimento.
Valeu meu camarada!
É realmente o foco fazer a série interessante!!
Queremos mais vídeos por favor hehehehe
Estou programando o próximo, fique tranquilo que já chega!
Obrigado 🙏🏻 Curtindo demais a série
Espero estar sendo útil!!!
14:58 "O que faz sentido é você continuar assistindo nossa série".
HAHAHAHAH
Ótimo gancho. ótimo jabá
Temos que aproveitar... a pergunta que não quer calar é se vc clicou no vídeo do lado
kkkkkkkkk
@@GruntarTV O vídeo do lado, sugerido, é aquele do Stranger Things que você publicou há um tempo, correto?
Esse eu vi quando lançou hahahaha
Sim, esse mesmo... depois vai entrar o próximo da série, mas deixei esse do stranger things que eu acho bonzão e a galera não assistiu...
@@GruntarTV Eu acho muito bom também. É uma pena a galera não ter visto.
Vou entrar lá e comentar mais um pouco pra impulsionar e ver se aparece pra mais gente.
GOD!!!
Mais EP do RPG por favor
Perdão pela demora, tentando editar o conteúdo todo...
Gruntar, essa série de vídeos tá demais! Continua que tá ótima! Show!
Muito obrigado meu camarada!!
Dando tudo de mim pra fazer uma série maneira
Hoje em dia eu só rolo na frente deles. Eu já fiz isso de alterar várias vezes, é legal. Mas dps que eu parei, meus jogadores começaram a morrer mais. kkkkk
seria interessante um video de como lidar com jogadores desagradaveis
Sò não mestro o ano inteiro por causa disso.
Geralmente eu só tiro dado ruim (gruntagem monstra minha kkkkk) então quando vou de mestre eu fico tranquilo com os combates, mas passo mal quando do nada eu só tiro dados espetaculares e meus amigos nem acertam os monstros kkkk excelente vídeo Tio
O verdadeiro inimigo do RPG! O grande vilão de todas as mesas, para mestres e jogadores. Aqueles que estão sempre trazendo nossa desgraça!
Os dados de RPG...
Kkkkkkkk
Seja fã dos jogadores. Pbta 👀
Não sei se eu sei o que é Pbta?
Apocalipse?
@@GruntarTV Sim, é o sistema do Apocalypse World, ele se tornou muito popular entre o pessoal indie por ser um sistema aberto, em todos os jogos dele tem essa frase pro Mestre, "seja fã dos jogadores", em alguns tem ideia pra mestres bem legais tipo barganhar com Mestre em vez de ficar fazendo rolagem, exemplo: um jogador que seduzir uma pessoa extremamente linda e influente, em vez de rolar o dado o Mestre permite o susseso mas o jogador se apaixona perdidamente pelo ncp.
Que maneiro, eu não conheço o sistema
Pareceu bem interessante pelo que você está falando
@@GruntarTV Ele é mais narrativista, se algum dia for pesquisar eu recomendo começar pelo Dungeon World, ele é um quase D&D Narrativista.
Ano que vem eu devo fazer uns sistemas diferentes. Valeu por indicar, to de olho!!
Nunca tive um mestre que jogou umas coisas absurdas assim de insta TPK, mas uma parada que já aconteceu algumas vezes, e me deu a mesma sensação, foi a do mestre proibir você de fazer coisas só porque ele ia "perder" ou porque não era oque ele planejava, tipo, KRL DEIXA A GENTE JOGAR TBM VEY (gif de um bonequinho virado no carai chei de ódio)
Sinto muito bichão!!!
Não deixar o jogador fazer as coisas é um dos principais problemas nos jogos de rpg
KKKKKKKKK
Algo semelhante é quando o mestre apresenta um problema que tem apenas uma forma de solucionar (a forme que ele acha mais conveniente pro plot), e ignora outras soluções criativas que os jogadores bolem.
Particularmente, uma das coisas mais satisfatórias pra mim enquanto mestre é ver os players resolvendo os problemas de forma criativa kkkk
Perfeito!!
Por isso eu falei bastante no segundo vídeo da série sobre abraçar as ideias dos jogadores, pq esse ponto é mesmo tenso..
Seu vídeo ficou incrível!
Muito obrigado meu camarada!!!
Excelente vídeo... O mestre não é o inimigo dos jogadores 100% do tempo, mas não pode ser amigo 100% do tempo, do contrário é mais contar uma história junto.
Valeu bichão!!
Foi o que eu falei... precisa desafiar... se não o jogo é chato
É uma entrega mútua, ceder com justiça para ter autoridade quando negar
Outra bela frase!!
Excelente vídeo, essa é uma daquelas situações que pra mim é meio mitológica, nunca vivi algo assim e nem vi acontecer, só ouvi falar.
Caviar!!
kkkkkkkkkk
Pior que tem umas mesas terríveis, complicadas...
Mas pelo menos o vídeo serve como dicas pra jogar, mesmo sem o problema de mestre x jogador
Otimo video! Essa questão das informações é super importante mesmo, pois ajuda ao jogadores a se prepararem para os desafios. Teve uma mesa que joguei que estamos enfrentando um grupo de vilões que quer a destruição de um reino e chegamos num ponto onde começamos pesquisar sobre esse grupo e suas motivações, junto a alguns npcs
Além de ajudar no andamento do jogo, a troca de informação ainda gera aventuras e momentos bem legais!!!
Alterar resultado eu não alterei (no mínimo não me lembro mesmo tentando kkk), mas pra ser justo já fiz o inimigo ser momentaneamente mais "tapato" e não tomar a decisão mais otimizada.
Outra pedra na minha cara. Mas será que nunca, nunca? Não senti firmeza...
kkkkkkkkkk
Esse esquema de não usar o inimigo no máximo tb é comum... e os jogadores nunca vão saber... é de boa
@@GruntarTV Fui honesto pô, tentei lembrar e não consegui kkk. Acho que o número de jogadores influência nisso tbm, tipo eu tô acostumado a mestrar pra pouca gente, então mecher em uma rolagem pode ser irrelevante. Sendo melhor deixar o monstro todo tapado de uma vez.
Relaxa
kkkkkkkk
Antigamente meu azar não permitia acertar nenhum ataque, eu precisava usar de artimanhas
kkkkkkk
Agora só rolo em aberto, então é de boa, não tem mistério
Nunca alterei um resultado de dado escondido. O dado é sagrado. A Agência do Jogador é sagrada; O que eu acho que deveria acontecer, por melhor que sejam minhas intenções, não é sagrado.
OTIMO VIDEO GRUNTAR
MAS FIQUEI UMA DUVIDA
EM UMA CAPANHA OS AVENTUREIROS DEIXARAM UM COMPANHEIRO MORRER POR TODOS ESTAVAM QUERENDO MATAR O BOSS E DEIXANDO ELE COM OS GUARDAS COSTAS
COMO EU DEVERIA CONTUNUAR
PQ ELE MORREU PQ OS OUTROS JOGADORES N AJUDARAM ELE
E EU QUERIA DAR UM CHOQUE UM IMPACTO
Eu não acho que tem muito o que fazer nesse caso não, pra ser sincero...
Ele se sacrificou pra segurar os capangas certo? Exalte esse aspecto...
Foi falha na equipe não ter ajudado? Com certeza... mas só podemos agir como mestres até certo ponto.
Você poderia ter feito algo pra ajudar o jogador, mas cai naquela situação de que se vc ajudar demais, o senso de perigo termina e seus jogadores nunca vão se sentir realmente ameaçados.
Vale uma conversa em off com o grupo pra ver se esse comportamento de "abandonar" os amigos é legal ou o padrão.
Enfim, pega esse episódio como aprendizado para o grupo e segue a história. Talvez os sobreviventes fiquem ressentidos e tristes pq o companheiro morreu, se sentindo culpados. Talvez isso se transforme em um trauma para o curandeiro do grupo... sei lá... tenta algo assim pra dar peso a morte do personagem
Eu ja sai de uma campanha depois que eu passei por 3 testes na tecelã cd15 e em seguida fui pra uma guilda antes de ir encontrar o rei e na primeira falha de dado eu perdi a roupa que tinha acabado de comprar pq o cara me jogou no chão e destruiu toda a minha roupa
Edit: bem, eu n sai de imediato, fiquei puto mas continuei mas depois de um tempo sai pq ja tava ficando desconfortável qualquer dado negativo eu me ferrar muito
É cara, infelizmente tem isso no RPG
Não deixa essa experiência ruim afetar sua percepção do jogo...
É como tudo na vida... tem alguns bons e outros ruins...
@GruntarTV isso ja faz tempo ja, tenho quase 3 anos de rpg apesar que ainda sou um "novato veterano" kkkk, to até mestrando uma campanha autoral e é muito mais difícil do que parece... mas seus vídeos tem me ajudado muito
BOA!!!
Eu particularmente adoro mestrar. É um pouco mais difícil sim porque precisa de preparação... mas é muito mais engajante
Ótimo vídeo tio!
Já vivi mestre x jogador logo nos meus primordios no RPG quase larguei mão do meu hobby favorito kkkkk
Mestre x Jogador é complicado
=/
Talvez eu devesse inclusive ser mais incisivo...
O exemplo inicial é um otimo final de mesa macabro... Tipo, cancei de mestrar e vou matar geral, F, kkkkk
Tive uma mesa de 6 joagores, 3 sairam da mesa após eu ter feito uma bomba sonifera com CD30, o objetivo era por pra dormir para por eles dentro da DG Prisão... Mas 3 ficaram putos, pq perderam seus itens e sairam da mesa reclamando que CD30 é sacanagem, ninguem passaria e tal... Bem, era esse o intuito, ninguem passar, para todos serem presos e a aventura iniciar... Para entenderem, meus mundos são abertos, odeio jogo linear, então pra eu conduzir os jogadores para algumas aventuras tenho que assumir uma "linearidade temporaria" e empurrar os jogadores para a aventura... Percebo que mundo aberto alguns jogadores se perdem e não sabem oq fazer e empacam... Outros jogadores "criam" suas próprias aventuras, no minimo "cria" o inicio da mesma e eu toco a partir dali... rsrsrsrs
Raramente mudo dados, mas já mudei pra situações de "lineariedade temporaria" funcionar e tacar os jogadores para algum lugar que quero, mas caso eles consigam fazer algo diferente do que quero naquela situação especifica, eu improviso de boa, ate pq meu jogo são 30% planejado e 70% improviso, o mundo aberto esta pronto, o ambiente esta pronto, os NPCs estão no mapa/ambiente e cada ambiente e NPC tem sua historia e função... O resto é improviso... rsrsrsr
É a famosa mão peluda...
kkkkkkkkkkkkk
Muito maneiro seu depoimento bicho
Obrigado demais!!!
Vamos juntos com o RPG!!!
Vídeo muito bom e super explicativo, seu conteúdo é sempre muito bom Gruntar parabéns por tudo =D
Acho que na minha vida só joguei no máximo umas 2 sessões de RPG, ano que vem quero muito embarcar e jogar bastante, talvez como mestre com toda essa aula que está dando, mas confesso que sou horrível pra criar histórias hahaha
Parabéns de novo =D
Muito obrigado pela moral bichão!
Ser mestre é muito bom! Jogar tb, kkkkkkk
Na real eu recomendo fazer os dois
kkkkkkkkkk
Crie problemas para os jogadores resolverem, a história surgirá da resolução que eles criarem.
@@jefersonlopes9463 quando finalmente conseguir uma mesa de amigos pra jogar, posso tentar ser mestre :), obrigado pelo conselho ^^
É isso!!
quando comecei a mestrar eu alterava varios resultados dos dados que eu rolava, pq eu n sabia balancear o combate kkkkkkkkkk
Isso é muito normal, acontece bastante com praticamente todos os mestres.
Aliais, tu viu o vídeo que fiz sobre balanceamento?
@@GruntarTV ainda não vi, to maratonando a série de vídeos agora, ja ja eu chego nele
Espero que você goste deles!!
❤
Grandes dicas Gruntar. To mestrando uma campanha e aplicando estes conceitos. Usei as backstories dos personagens para incrementar a campanha o tá ficando show.
Boa meu camarada!!
Satisfação do youtuber é ver a galera utilizando as coisas que ele fala
kkkkkkkkkk
12:40 Gruntar conhece um monstro chamado Molydeus? Rsrsrs
kkkkkk
Essa veio do Azecos gringo na real...
@@GruntarTV Não duvido, mas o bicho é brabo. Inclusive até para os seus padrões, lá do Tome of Foes.
Depois vou dar um confere nesse bicho
@@GruntarTV "AzeCos gringo" kkkkkkkk
Tá ligado quem é?
Kkkkkkkk
Muito igual ao Azecos
Eu já alterei os dados, certamente. KKKKKKKKKKKK
A maior satisfação de um mestre é ver os jogadores felizes com o desenvolvimento dos próprios personagens. É bem o que você falou Gruntar, a jornada do herói é uma das maiores magias do RPG
Tudo pro nosso Luke sobreviver, kkkkkkkkkkkk
@@GruntarTV a mão peluda gosta de agir rapaz kkkkkkkkk
A melhor coisa é um entendimento comum, uma cumplicidade, onde a diversão e a narrativa estão acima das vontades individuais, é sobre construir algo junto e ver onde vai dar, querer controlar isso(seja player ou DM) é não deixar o jogo fluir. A magia tá nos dados e nas surpresas, na imersão, e quando acabar a partida, morrendo ou vencendo tudo, os momentos memoráveis são os imprevisíveis, seja falha ou acerto, é o encontro inimaginável que faz você querer dar mais do seu tempo pra mais uma aventura. A sua metáfora do professor foi perfeita, é esse equilíbrio sublime de ser verossímil, guiar sem impor. Onde a confiança vai se construindo e essas banalidades de 'jogo' ficam de lado e a imersão é completa.
Exemplo: Pedrok em Skyfall, os players entregaram tudo a ele e ele dá liberdade total, pq ninguém abusa, pq isso quebraria o jogo e tiraria a graça de todos (incluindo público)...
Adendo: morrer não é problema, a questão é dar uma morte com sentido, deixar o char brilhar até se extinguir, mas deixar pairando uma luz eterna... E bora fazer outra ficha, kkkkk.
Adendo 2: o planejamento é muito importante pra dar um esqueleto a trama, mas a regra é nunca segui-lo, porque vai ser muito melhor se perder e deixar a história contar a si mesma, com um pedacinho de cada um...
Adendo 3: e tem uns mestres mão peludas brabas igual o Azecos, que inventa coisa na hora pra f0der c tudo, mas ao mesmo tempo ele compensa isso ao seu modo, afinal, cada qual com seu estilo, ele meio que suga tudo pra no final dar uma colher de chá, kkkkkkk.
Valeu demais pelo comentário. Queria eu ter falado assim no vídeo!!!
Próximo da série será justamente sobre preparação da aventura
Eu já dei umas tiltadas com a mão peluda do Azecos
kkkkkkkkkkkkk
@@GruntarTV você falou, da sua forma, eu só escrevi isso pela inspiração do vídeo, oras... E eu já presenciei inúmeras vezes isso, mas é a exceção que confirma a regra, o azecos pode, kkkkkk. E tu é o mestre mais mãe, pai, avó, avô, madrinha, de todo yt, sempre estendendo ao máximo a mão pra galera sacar a trama e se dar bem (sem metagame, claro), é muito nobre essa generosidade!
é normal na vida de um heroi morrer? hmmm n sei hein
Essa é uma questão complexa. Porque se o jogo não tiver desafio, qual a graça?
Ao mesmo tempo, passar a faca direto nos personagens, é complicado.
Então é necessário equilibrar um pouco as coisas...
@@GruntarTV sim concordo. mas a morte não é algo comum para um heroi, ela acontece 1 vez... acredito que o desafio quanto mais dificil melhor a recompensa mas morte, não é comum, não almejado, nem pra mestre nem pra player. acredito que deixar claro que é mortal, perigoso, deve se tomar cuidado, isso sim faz sentido. em uma campanha, one shot é outra coisa.
Eu acho que isso é muito estilo de jogo. Eu já matei muito personagens... Mas muito menos do que poderia, se é que você me entende.
Eu prefiro um jogo perigoso do que heroico...
Eu estou numa fase em que eu estou compelido a mestrar pela primeira vez mas não estou me sentindo plenamente preparado. Eu estou acompanhando dicas e essas aí foram preciosas, me fizeram refletir bastante. Parabéns, muito bom o vídeo.
Essa sensação é normal e nunca vai realmente sair de você...
Tem que se preparar um pouco e vai... não precisa esperar o momento ideal... esse momento já chegou... é o agora
No meu estilo de jogo eu aviso os jogadores que vou dar toda informação que eles se esforçarem pra conseguir e ela será valiosa mas manter e lembrar das informações é responsabilidade dos jogadores.
Quanto aos desafios jogando a 5e eu já não usei todo o potencial do inimigo para que os jogadores vencessem (me arrependo) mas nunca adultério dado.
Sou a favor da justiça por parte do mestre do que de estar do lado dos jogadores, decisão/consequência.
BOA!!! A primeira pedra na minha cara
kkkkkkkkkk
Não usar todo o potencial de um inimigo também é normal, você não está sozinho. Essas coisas fazem parte... pro bem ou pro mal...
11 dias... 11 dias sem rpg dos streamers gruntar 😔
Pior que ainda vai demorar uns dias, mas o próximo episódio já vem...
Minha visão desse assunto é que pra evitar um dos dois lados tem que dar o braço a torcer, e claro que sempre vão se perguntar "porque e não ele?"
Nota: E verdade seja dita, é muito mais fácil e sem pressão um DM fincar o pé e não ceder nunca. Porque ele tem outros jogadores.
Mas alguém só precisa ceder se for algo escroto...
Não acho que precisa ter situação assim no RPG
Mas... pessoas...
kkkkkkkkk
É...vou ter que atirar a tal pedra...
Nunca menti o resultado do dado pq sempre rolei aberto asushuas
Mas as vezes o monstro ia dar aquele ataque mais poderoso de todos e muda de ideia e usa um mais comum pq critou 2x seguidas aushasu ou o contrario né... depois de errar todos os ataques em 4 turnos seguidos, o que acerta tem q valer apena aushuahsu
Mais uma pedrada na minha cara!!!
kkkkkk
Modificar as habilidades ou eficiência dos monstros é algo comum pra ajustar os confrontos...
Eis aqui um tema relevante, porque no rpg um jogador\mestre destoante destrói a mesa
Valeu bichão!!
Eu não estava confortável com o roteiro que escrevi... espero que a galera tenha aproveitado o vídeo