@@manuelbh6333 Minion é um termo usado para quem defende quem fala (e faz) besteiras. Mostra qual besteira o Lito falou aí. O cara tem 35 anos de carreira.
no trânsito brasileiro tudo é acochambrado. placas de pare e de velocidade são mera sugestoes; faixas de pedestres são icones que as vezes voce para, a depender se vier um caminhao chutado atrás não. ciclofaixa que são ciclovias e via de pedestre tudo junto e misturado. como esperam receber uma resposta válida de um especialista em aviação quando ele proprio tira o BRASILEIRO DA EQUAÇÃO??
Eu como engenheiro de risco e investigador de acidentes industriais fiquei analisando o teor das respostas que esse profissional iria dar no pod cast e ele está de parabéns. É um verdadeiro entendedor do assunto e responsável, percebendo que a resposta para eventos acidentais se dá com investigação e não com suposição e sensacionalismo. Muito top! Já recebi treinamentos de investigação com profissionais do CENIPA, são extremamente competentes e sérios no que fazem e em breve teremos informações mais sólidas a respeito desse triste evento, com a expectativa de solucionar problemas para que ele nunca mais volte a se repetir!
Essa questão de que os passageiros desse acidente possam ter desmaiado, ficaram inconscientes ou coisa parecida não pode ser comprovado. Isso é para diminuir o sofrimento dos familiares. Morreram instantâneamente com o impacto como o caso da cantora Marília Mendonça. Não houve incêndio. Mas nesse caso do ATR os corpos Já sem vida foram carbonizados. Muito triste.
Mas no relatório preliminar, eu vi o vídeo Lito. Fantástico a análise do voo poucos minutos antes da queda. Posso estar enganado, mas os alarmes de baixa velocidade e queda de performance não gerou ação do comandante, creio que houve algum erro operacional. Ao descer de altitude, a baixa velocidade gerou perda de estabilidade e falta de controle. Isso é um fato. Não entendi não comentar sobre essas questões. Embora, o relatório final certamente irá esclarecer essas decisões. Mas deixar um avião perder velocidade até ser crítica para vôo, e não ter ação para reverter me deixou com dúvidas sobre o momento do piloto nesse momento.
Sou psicóloga e sempre indico os vídeos do Lito para os meus pacientes qnd eles querem buscar por informações. Ele é o único, que conheço até o presente momento, que não traz os assuntos relacionados aos acidentes com sensacionalismo. uma vez eu trouxe um comissário para o manejo de um paciente, e ajudou MUITO! Estar com os profissionais que atuam diretamente com o "objeto" temido auxilia muito.
O medo de avião surge porq essa pessoa está em um meio de transporte q se acontecer algo de errado todos ali vão morrer das piores formas possível, ejetado do avião, queimado, desmaiado por falta de oxigênio, fora q boa parte iram ver q vão morrer sem ao menos poder fazer alguma coisa. Vc viu como ficou os corpos do mamomas? Áudio dos pilotos da gol... É o meio de transporte mais mortífero de todos, e evoluiu depois de milhares de mortes q teve em todos esses tempos... Todo mundo tem medo de avião, porém boa parte sabe esconder esses medos, já outros não...
@@leonardoyp4154 fica todos dentro do carro, motos uns 2 metros longe da moto. Mas tudo no final do dia é resolvido, nada de 1 semana pra reconhecer corpos. Como foi o acidente da gol q os corpos foram espalhados por um raio enorme dentro da floresta.
@@jader9291 sim, o medo é inato. ele serve para nos proteger, mas quando em excesso é um risco! há mais chances de você morrer num acidente de carro/moto/ônibus do que num avião. O último acidente registrado em solo brasileiro foi há anos atrás! agora carro? há todo instante...
Não tenho paciência para assistir vídeos por inteiro, mas quando se trata do Lito , ponto a ponto eu assisto pq tudo q fala, é com base real e fundamentada aos privilégios de informações de órgãos Aeronáuticos . E o melhor de tudo , explica para os leigos de forma simplificada para o ótimo entendimento
Ano passado houve um congresso no Canadá sobre segurança aérea. Pasmem, mas o Brasil é um dos 3 países com maior segurança e responsabilidade na aviação. O problema dos acidentes aéreos é que não dá pra salvar ninguém. Isso é raríssimo.
Não sei se é raríssimo, porque talvez não virem tanta notícia os casos de quase-morte na aviação. Porque há sim uma série de acidentes aéreos que a competência do piloto, seu conhecimento e experiência levaram a salvar todos os passageiros e tripulação, bastando citar o caso do pouso no rio Hudson em 2009 feito pelo comandante Chesley Burnett " Sully " Sullenberger III. Salvaram-se todos, mas bem podia acontecer que naquele dia todos tivessem morrido.
@@rsilva1287 não faz o menor sentido seu comentário. Cada caso é um caso e há muita diferença em um avião que está em condições de planar, pra um que perdeu parte essencial de controle, como o JAL 123 por exemplo. Nenhum caso é como o outro, por isso é extremamente primário fazer qualquer comparação.
@@Alinecms achei muito interessante seu comentário, e lamento que o meu não tenha feito sentido. Por isso, faço dois esclarecimentos: 1. entendo que esteja fora de moda pensar por meio de comparações, principalmente para certa intelectualidade pós-moderna que só enxerga casos singulares - e nunca o particular ou o universal -, mas eu mesmo não acho que comparar seja uma forma primária de pensar, muito pelo contrário. Quanto mais diferentes forem os casos singulares, tanto mais produtiva é a comparação (lembrando que só se pode comparar o que é diferente, pois o estapafúrdio mesmo seria tentar comparar coisas iguais). 2. eu não fiz nenhuma comparação. O que fiz foi tentar refutar uma afirmação forte de @Alice-ud9ec (que suponha seja uma outra Alice, não você): "O problema dos acidentes aéreos é que não dá pra salvar ninguém. Isso é raríssimo.". E tentei refutar mencionando um exemplo de acidente, que não vou repetir, pois ele não vale tanto pelo que mostra, pois foi um caso muito midiático, mas pelo que esconde: quantos outros acidentes não fatais deixaram de virar notícia? Será mesmo assim tão rara a quantidade de acidentes aéreos sem vítimas fatais. E mais: o que é um acidente aéreo? Qual o conceito embutido nessa palavra? Dependendo de como conceituamos a coisa, tudo pode mudar. Era isso.
Faz sentido o comentario da Alice. O último acidente fatal em aviação civil de grande porte tinha sido o da TAM, vindo de Porto Alegre, que vazou a pista de pouso de guarulhos. O CENIPA é o órgão brasileiro mais respeitado mundo afora, junto com a Polícia Federal. Voltei dos EUA recentemente, fiz um trabalho em uma base militar, e um dos militares responsável pela logística de operações citou a PF brasileira como referência mundial.
Parabéns Lito, grande profissional da aviação. Hoje estou aposentado mas lembro do Lito quando trabalhou na Varig. Lembro também da United. Grande abraço e muitas felicidades a todos. Na aviação o principal é o apoio uns dos outros e isso sempre foi o fator maior. A aviação sempre foi, é e será uma grande família. Paz e luz a todos os familiares desse trágico acidente.
Eu fiquei triste , é muito chocante 62 pessoas perder a vida assim , eu dou minha condolências à família e que Deus abençoe a todos nesse momento difícil
Esse acidente que o Lito falou da colisao do aviao com o jatinho executivo, mexeu tanto comigo. Ate hoje na verdade, e ao mesmo tempo me revolta, pois os responsáveis e ass!n0s estao vivendo a vida como se nada tivesse acontecido
Eu trabalho na aviação a 10 anos no aeroporto de GRU e sei como é levada a sério a questão de segurança da aviação, são várias camadas e processos a serem seguidos que passam por vários setores, é muito difícil burlar algo, e não é do interesse de nenhuma Cia voar com um equipamento duvidoso. Falo da aviação civil comercial, não da aviação privativa
Da uma pesquisada no CEO da Boeing que está sendo processado na corte dos Estados Unidos, tem vários vídeos atuais aqui no TH-cam sobre, mas realmente já trabalhei com aviação para a Azul e São muito chatos com todos os tipos de segurança
Eu consigo voar mais tranquila hoje em dia porque descobri o Lito. Ele deve ser terapeuta também porque com todo o conhecimento técnico que tem ainda acalma com o jeito que fala .
Já voei várias vezes de ATR e Focker 50 e 100. Continuo sem medo e seja o que Deus quiser! O Brasil é super seguro em aviação e o Lito, além de me dar muita segurança, sabe de tudo!
O Lito é o Cara! Para mim ele é o melhor, pois a gente entende sua linguagem juntamente com sua profissão e o dom da oratória firme. Ele conhece tudo de aviação!! Parabéns!!!
Tem gente que acha que o copiloto é tecnicamente inferior ao piloto, eles sabem as mesmas coisas, passam pelo mesmo treinamento, só estão assumindo posições de responsabilidades diferentes durante o voo
4 หลายเดือนก่อน +74
O que muda é a experiência mesmo, a quantidade de horas de voo exigidas para ser promovido a comandante é absurdamente maior que para copiloto. Fui tripulante comercial (comissária) por muitos anos e voei com o comandante Romano na Avianca muitas vezes e ele era um tripulante técnico excelente e um ser humano incrível. (ele voou na Avianca antes de ir para Europa). Ele começou a voar muito cedo, e se o copiloto mesmo sendo mais velho de idade começou a voar mais tarde, fica essa diferença mesmo.
Pois é,algumas pessoas não sabem dessa informação,que a meu ver é simples,e querem palpitar em termos técnicos,obviamente o relatório não saiu por questões óbvias,mas pelo o que foi relatado inicialmente,é que quem realmente percebeu o problema foi o copiloto!
A diferença é somente posição na empresa. Chama-se senioridade na empresa e no equipamento. Eu sou comandante na aviação executiva (aviões particulares) há 13 anos. Se eu for pra linha aérea hoje serei copiloto pois a minha experiência é em outros equipamentos e eu entrarei na fila da senioridade da empresa, independente da idade. Tem copiloto entrando em empresa aérea com 45 anos e tem copiloto que entra com 20. Tudo depende não só de quando se formou mas também se o cara quis linha aerea ou não. Eu mesmo nunca fiz um processo seletivo em linha. Gosto da executiva e é onde eu cresci profissionalmente mas amanhã se eu resolver ir pra um linha aerea seguirei a senioridade da empresa e certeza voarei como copiloto ao lado de comandantes mais novos que eu de idade. A aviação na verdade que gera mais empregos no Brasil é a geral/ executiva. Os números de avioes executivos são muito maiores do que as linha aerea (hoje temos apenas 3 grandes no Brasil inteiro). Muita gente pensa que todo piloto quer voar numa linha aera ou que o piloto que não chegou na linha aerea é inferior aos que estão e não tem nada a ver. São oportunidades de emprego e pra cada empresa tem sua senioridade.
@@Lucas-h3s5yNão sei as motivações dele, mas posso dizer as minhas. Sai de uma das maiores linhas aéreas para voar carga: redução de 50% no salário no primeiro ano, segundo volta a ser o que eu ganhava antes, embora salário e aposentadoria nunca serão tão bons. Porque? Nunca tive ferias decentes, me sentia só um número entre 5000 pilotos lá e mal ficava em casa mais de 4 dias consecutivos. Na empresa atual o CEO me chama pelo nome, conheço quase todos os pilotos, voo um avião melhor e já tive mais de 90 dias de férias só no primeiro ano. Fico em casa 6 a 15 dias seguidos e as caixas não reclamam de nada 😂 Resumindo: qualidade de vida importa também.
Sou bombeiro de aeródromo, especialista em segurança e salvamento de acidente aéreo e confio muito na aviação civil e militar brasileiro. É o meio devtransporte mais seguro que temos no Brasil e até no mundo.
estão a viajar, ANAC mesmo que a imprensa nao fale, ela falará, nao exagerem que depois metem medo a pessoas que nao percebem de aviaçao e precisam viajar. voces parecem aquele grupo Hamas, toda gente faz os tipos de anjos, quando na verdade violaram mulheres e mataram quanto israel, mas depois querem PAZ e vao incluir o Hezbola agora , posso dizer vos um zumzum que anda na net que o IRAO andou a colocar Quimicos que tinha escondido naquelas montanhas deles, agora esta na Siria em damascu a ser preparado para atacarem Israel, DEPOIS QUEREM PAZ ? O que quero referir me com isto é, pessoal falar sem sabermos as certezas é perigoso estao a fazer o mesmo que terrorismo mais de modo mais soft e camuflado lol
Verdade. Até o cara conseguir identificar o que está acontecendo pode não dar tempo de resolver o problema, são visões diferentes de quem está lá dentro e quem está aqui fora vendo o avião cair .
Cara eu tenho uma profunda admiração pelo trabalho do Lito! Jamais fala baboseira a troco de like ou para pagar de especialista em áreas que ele não tem profundo conhecimento! Sempre assertivo e muito coerente em todas as suas entrevistas!
Interessante isso que que ele disse de que ficar imaginando possibilidades é diferente de viver na hora da crise me lembrou do filme do comandante philip, que ele pousa o avião no rio. Depois questionam a atitude dele dizendo que daria para chegar no aeroporto até provando por um simulador.. Porem sabendo exatamente o que fazer. Porem quando acrescentaram algum tempo de reação que seria o natural para tomar uma decisão, ficou claro mesmo no simulador que a chegada no aeroporto era impossível, e que ele fez a melhor escolha.
Confundiu dois filmes do Tom Hanks... rsrs Capitão Phillips é o do cargueiro atacado por piratas. Já o Sully é o comandante do avião "bombardeado" por gansos. Na dúvida, não viaje com o Tom Hanks.
Já assisti várias participações do Lito em diferentes ocasiões, acidentes... É impressionante o quanto ele é técnico e profissional nas respostas e nas análise! 👏👏 não faz juízo de valor!
O medo de voar pode vir por vários motivos. Minha mãe, por exemplo, tem um medo - que ela consegue administrar - relacionado à claustrofobia que ela tem. Tem gente que já tem ansiedade ou síndrome do pânico e o evento "voar de avião" pode se tornar um gatilho. Eu confesso que nunca tive tanto medo assim de voar, mas às vezes me bate um medo irracional e, pessoalmente, assistir aos vídeos do Lito falando da segurança da aviação comercial, além se buscar essa informação em outras fontes também, me ajuda bastante a permanecer calma.
Eu morro de medo de voar de avião.. nunca entrei em um. Faço terapia e estamos aos poucos trabalhando isso... Já consegui entrar em um aeroporto e ver pousos e decolagens... É um medo irracional. Paralisa...
Eu voei nesse ATR da VoePass 4 dias antes dessa tragédia, e retornei dia 18 para Cascavel. Fiquei chocada com o acidente, mas não tenho medo de voar… tenho PAVOR de embarcação , transporte em água( navio, lancha, barco, bote, jetski … o que for ) Acho que morri no Titanic. Cada qual com seu medo 😰
@@eduardasilvalahoucine9664 salva vidas em um mar infestado de tubarões, água viva ou oceano com temperaturas inferiores a 0 grau não serve a nada. Tu não dura 1 segundo. 😅
é impressionante o quão é midiático acidente de avião! Quando esse do ATR aconteceu, logo falei: pronto, vai maratonar reportagens por semanas. morre dezenas de pessoas todos os dias em acidentes de ônibus (sem falar nos carros de passeio) e no dia seguinte nem se fala mais. acho que seria interessante uma entrevista com foco psicanalítico para explicar isso.
Exatamente irmão! Em um feriado de carnaval morreu mais pessoas em acidentes de trânsito do que em 17 anos de aviação no BR! Qual é mais seguro? Aí a mídia condena uma máquina que voa à décadas no mundo inteiro e que tem índices baixíssimos de ocorrências!
Só depois so termino das investigações com auxilio principal das caixas pretas saberemos o que realmente causou o acidente não tem outro jeito. Que Deus continue abençoando as familias.
Há especialistas que dizem que os passageiros desmaiaram no momento da queda,não acredito,penso que defendem isso para tirar o entendimento de angústia e sofrimento na queda e assim de certa forma confortar a família. Houve relatos que pessoas mandaram sim mensagem no momento do acidente.
Não existe a menor possibilidade FÍSICA que a queda tenha feito as pessoas desmaiarem. Mas nem a mais remota possibilidade disso acontecer. Basta verificar a altura que o avião estava e o tempo até a queda. A velocidade de stol é de cerca de 200 km/hora e a queda foi a 300 km/ hora. Não houve aceleração brusca. Saiu de 200 km/ h e foi a 300 km/h. Até carro e trens andam nesta velocidade. Infelizmente todos estavam conscientes e sofreram a agonia até o impacto.
@@marcosbara6971inclusive os corpos foram achados em posição de proteção ( abaixados e protegendo a cabeca), inclusive por isso a identificação foi rápida, as impressões digitais estavam preservadas. Eles estavam conscientes.
É interessante observar como muitas vezes há uma tendência de comparar a complexidade de decisões críticas tomadas sob pressão com a nossa própria experiência cotidiana. Enquanto estamos confortavelmente em casa, com tempo e tranquilidade para pensar, é fácil supor que teríamos feito melhor em uma situação de emergência. No entanto, é importante lembrar que essas situações são imprevistas e exigem decisões instantâneas. Quando um piloto enfrenta uma emergência, ele está lidando com um cenário inesperado e precisa tomar decisões em questão de milésimos de segundos. Não há tempo para refletir, sair do cockpit para investigar o problema ou considerar diferentes opções com calma. A realidade é que ele não sabe exatamente o que está acontecendo com o avião e precisa agir rapidamente com base nas informações disponíveis e na sua experiência. Vamos reconhecer que a tomada de decisões em situações de alta pressão é muito diferente de avaliar uma situação a partir de um ambiente seguro e controlado. Antes de oferecer julgamentos ou opiniões sobre tais situações, é importante considerar a imensidão da responsabilidade e a pressão enfrentadas por aqueles que estão no comando. Um pouco de empatia e compreensão pode nos ajudar a refletir melhor sobre as realidades de quem está no campo de ação, em vez de simplificar essas experiências a partir da nossa própria perspectiva confortável.
Eu entendo e respeito muito o que o Lito tem a dizer, pois é um especialista com total propriedade no assunto, que merece ser ouvido e respeitado. Mas eu também não julgo as pessoas que demonizam o ATR 72 ou a Voepass. Isso vem de uma das características mais instintivas do ser humano, que é a capacidade de reconhecer padrões. Quando percebemos uma série de incidentes (ou acidentes) relacionados a uma mesma aeronave, ou diversas ocorrências que demonstram certa negligência da Voepass com relação a aspectos secundários dos voos, isso levanta um alerta de perigo e a associação negativa é inevitável. As pessoas estão apenas instintivamente tentando proteger suas vidas evitando um padrão que parece perigoso. Nada além disso.
e outra ele balança muito na descida, entre você saber que isso é normal e não saber, dá um medo danado. na minha região tem vôos com essa empresa, teve um vôo do meu marido que ele veio morrendo de calor, não chega a meia hora, mas com os procedimento dá uma hora dentro do avião, no mínimo desconfortável o serviço prestado pela companhia.
Na minha opinião, qual eu participei quando eu servi a FAB em 2006 acidente com o boing da gol 1907 a qual 154 pessoas perderam a vida ali vi muita coisa corpos mutilados, uma cena de horror que até hoje não esqueço fiquei 58 dias na Amazônia próximo a Peixoto Azevedo MT inesquecível da minha memória carrego isso comigo como aprendizado mas no final missão cumprida força e honra 🇧🇷🫡👊
Fokker 100 - o primeiro avião que conheci presencialmente na infância. Entrei e conheci a tripulação, cabine etc. ATR - o primeiro avião que voei. Voo MOC - PLU em 2009.
Bom dia a todos… ; Parabéns pela entrevista e para o entrevistado, que é fera 🦾💪🥇 Sou analista agrário … agrimensor e advogado e morro de medo de avião ✈️ tive a oportunidade de conhecer o copiloto Humberto… se expressava como um Padre, tal a calma e a paciência para falar. Que Deus o tenha 🙏 e a todos que estavam naquela aeronave 😢… o conheci em 2015/2016 … trabalhava na Azul como piloto 🧑✈️ e me disse ter sido empresário do ramo Táxi Aéreo lah em Manaus… enfim … minha intuição diz que estava na poltrona errada 😢
Eu voei num Fokker 100 de SP pra Floripa 1 mês depois daquele q caiu no bairro. Eu lembro q embarcamos pela pista, pela remota, eram 06h30 da manhã e eu e outros passageiros caminhando em direção ao avião, tempo nublado...pensei: "Se cair , dane-se" 😂 Lembro como hoje.
Meu pai sobreviveu na queda desse Brasília em Rio Branco, Acre, 30 de agosto de 2002. Ele foi o único que saiu 100%, sem sequela, quebrou perna só. Eu tenho DVD da filmagem interna da record inteiro, cenas fortes, corpos sendo removidos, pesado.
Por favor guarde isso pra vc que é o verdadeiro interessado no acidente. Não divulgue pra ficar aplacando a sanha de gente degenerada que gosta de ver tragédias como essas pessoas desses comentários.
Parabéns Lito, sou apaixonado pela aviação. Você é o Cara mais coerente, cuidadoso que melhor comenta com respeito, dignidade e que mostra melhor conhecimento do assunto.
é o que eu penso: em uma empresa que não cuida das aeronaves, que não faz as devidas manutenções, até a aeronave mais segura do mundo passa a oferecer risco ....
e o treinamento e levantamento psicológico dos pilotos é muito importante e ninguem menciona. Tantos acidentes causados por erro humano. Na verdade eu confio mais no aviao e piloto automatico do que no ser humano, e inclui os tecnicos que fazem vistorias e pilotos.
Lito como sempre assertivo nas respostas... eu tbem voaria num ATR, se precisasse... sem problemas... é que nós que somos leigos, não temos muita idéia de como funcionam as cousas nessa área... às mídias só querem l8jes e ibope
Ninguém Desmaiou... Infelizmente viram o que tava acontecendo até o Impacto... " Gritos, Desespero, medo, angustia... " Infelizmente foi o que todos sentiram antes de suas mortes...
Em fevereiro deste ano eu vinha de Ponta Grossa para campinas era um ATR 72 da azul. O motor esquerdo parou aos 15minde voo. Levamos 1.30 min para eternizar de emergência em Curitiba que está a 100 km de distância. Eu fiquei assustado mesmo sabendo que se diz que esse avião pode voar com um motor só. A impressão que resta é até onde são confiáveis as manutenções das máquinas.
Não é só "esse avião" que pode voar com um motor só, todos os aviões com mais de 1 motor, podem voar com apenas 1 motor, em caso de falha do outro. No canal do Lito ele fala sobre isso, e também já simulou a perda dos 2 motores. Dá uma olhada lá.
Não adianta amigo aqui só tem doente que vai defender a Voepass e o atr pra poder “falar mal da Globo”, resumindo, só doente que não se importam com esses relatos, o que importa é que o lito (100% corporativista) está falando mal da “mídia” (leia-se Globo, a própria record fez ainda mais sensacionalismo mas tudo bem, o foco é a Globo)
Como o amigo acima disse, todo aviso com mais de um motor é certificado pra voar com apenas um motor, além disso, os pilotos de aviação comercial regular passam regularmente por treinamentos onde além de perda de motor, são treinadas outras falhas que, provavelmente, nunca passarão em situação real, mas que precisam saber.
Eu sonhei com esse acidente um mes antes 😢. No sonho eu estava em um lugar aberto e de repente o avião vinha caindo bem devagar mais ou menos uns 500 mts de onde eu estava, ele se chocou no chão lançando vários destroços. Eu sai correndo pra ver o local. Tinha varias pessoas, fogo, tinha um lago perto do acidente. Foi bem real. Isso foi de junho pra julho.
Vim completar amigos. Todos perdemos, perdemos irmãos em Cristo, perdemos pessoas que tinham sonhos, perdemos crianças adultos idosos ou seja afeta principalmente os parentes e familiares, mas no fundo todos perdemos.
Sou de Rio Branco Acre, lembro desse acidente, feio pra um caramba morreu todo mundo, na época morreu um político muito famoso daqui, hoje em dia quase não se lembra dessa tragédia.
1:46 acredito que não foi na mesma semana e sim no mesmo dia, foram dois incidentes em aviao da TAM no fokker 100 nesse dia e um terceiro avião a noite da rico linhas aereas
ATR é muito gostoso de voar, é rock and roll pra quem tem muito medo. Eu já tive muito medo, hoje só tenho menos, pq conheço um pouco mais sobre o que é normal na operação, agora lógico, estar lá em cima e perceber algo fora do normal deve ser terrível.
Teve um babaca que disse que o Lito era apenas um colocador de parafusos, o cara que disse isso com certeza veio ao mundo apenas para fazer peso pra Terra, parabéns Lito, seu conteúdo é de extrema importância!!!
Eu conheci um mecânico de aviões. Um carioca lotado na base de Santa María RS, só as ferramentas que o cara usa, custam mais que uma Ferrari. Daí cê imagina o nível de exigência para um cara viver disso.
Todo respeito ao Lito, mas ele é um mecânico, existem especialistas, engenheiros, investigadores que dizem que pode ter sido gelo ou uma turbulência muito intensa. Observem: mecânicos seguem diretrizes de um ENGENHEIRO que escreveu a documentação técnica e procedimentos de manutenção. Já existem diversos acidentes reportados do ATR-72 pelo mundo, ao menos uma investigação mais profunda das causas, como foi feito com o 737 Maxx, deve sim ser realizado. O Lito às vezes me parece ser muito pró-indústria para evitar atrito com o setor que ele fazia parte.
nessas horas a imprensa faz um péssimo trabalho criando um sensacionalismo em busca de mais audiência. O problema não é o avião ATR-72, mas sim da empresa aérea que mantinha aeronaves cheias de gambiarra e fazendo seus pilotos trabalharem a exaustão. Lito Souza, mais conhecido por Turbina segundo Milton Neves, faz um excelente trabalho.
Em 2006, eu era repórter do Diário da Manhã, em Goiânia, quando caiu o avião da Gol, aquele que vinha de Manaus pra Brasília. O jornal designou eu e outro colega pra cobrir o acidente. Uma das primeiras coisas que aprendi com esse trabalho foi, ao entrevistar especialistas, que nenhuma tragédia acontece por um motivo só. Sempre é uma cadeia de fatos, erros, esquecimentos, burrices, deixapralaísmos... Lito tem total razão. Por fim: eu tenho muito mais medo de andar de elevador do que de avião.
Lito e craque em ficar em cima do muro. Aviação é forte. Não adianta conversar, ele só fala algo depois de tudo resolvido. Gosto dele e de suas histórias. Ética dele e forte.
Há poucos dias, eu vi um cartaz pregado num poste, que dizia assim: “Procura-se duas irmãs desaparecidas no Brasil, desde 1500. Uma se chama Fiscalização e a outra Investigação. Qualquer noticia do paradeiro delas, entre em contato conosco.”
Contribuindo com o seu comentário. Penso que se as pessoas fossem sérias e tivessem caráter para fazer as coisas corretas, nem precisaria fiscalização. E não é só no Brasil, tem muito país do mundo que a gente pensa que tem pessoas sérias e não tem.
Esse acidente no Acre que o Lito fala foi em Agosto de 2002, se não me engano foram 23 ou 24 vítimas fatais. Foi na Rico Linhas Aéreas. Esse acidente foi pouco noticiado mas me marcou muito pois meu avô trabalhava na Rico em Tefé, AM, e o comandante e copiloto frequentavam nossa casa. Me traumatizou por.muito tempo
@verianosetembrino nunca entendi direito a causa do acidente, mas pelas reportagens da época foi um fluxo de ar que empurrou a aeronave pra baixo. Nunca li o relatório final...
@@kaliperabeloleite5699 Pois é, a proposta do avião turboélice é diferente da proposta do avião turbofan. Que bom que mencionou a "proposta". Obrigado.
Eu também tenho esse pensamento. É perturbador demais imaginar todos os detalhes de um acidente assim, então algumas coisas se tornam mais aceitáveis quando se cria um consenso que torne tudo menos perturbador. Eu acredito que algumas pessoas possam ter desmaiado durante a queda, talvez alguma tenha até morrido antes do impacto. Mas acho difícil acreditar que todas tenham ficado inconscientes. Nessa queda do ATR encontraram a maioria dos corpos na posição "brace", de acordo com o diretor do instituto RG, isso facilitou a identificação pelas digitais, pois as mãos ficaram preservadas. Posso estar enganado mas acho pouco provável que as pessoas se mantivessem nessa posição estando desmaiadas.
E só ver em brinquedo de parque de diversão, conforme o movimento tem pessoas q apagam sim,muitos voltam a consciência e já apagam de novo,,nesse caso aí com certeza teve pessoas q apagaram antes de cai n chao
@@cleversondias9609 sim, "tem pessoas que apagam" como você disse. Mas é um pouco difícil, e até mesmo um tanto ingênuo, acreditar que TODOS ali desmaiaram. Cada pessoa é de um jeito também, pode ter gente que desmaia mais fácil, outros não. Se tinha algum cardíaco pode ter tido um ataque e morrido já enquanto o avião caía. Mas nas próprias informações noticiadas sobre o áudio da cabine, extraído da caixa preta, foi dito que se ouviu som de gritos antes do barulho do impacto. Então só os passageiros desmaiaram todos? Acho que não dá para acreditar nisso.
Uma pergunta! Os pilotos do acidente da Gol com o Legacy, pq eles não desmaiaram? Na caixa preta eles ficaram conversando e gritando depois da colisão, até chegar em solo.
@@DS-yv3of não força, mano. Paraquedistas são treinados para manter a boa oxigenação no corpo, inclusive leigos que eles levam consigo, passa por uma instrução rápida e a força G e o ritmo de desaceleração é diferente de um voo em queda livre, onde as pessoas já estão em Pânico e nervosas ao extremo. E mais a força G que é enorme.
É quaaase uma queda livre de 4000 metros de altura. Tem relatos que uma queda livre a determinada altura faz o ser humano perder a consciência. De todo jeito, com consciência ou não, é uma morte instantânea no impacto.
Eu já senti um “quase desmaio” em um voo q o avião desceu abruptamente uns 100 metros. A pressão abaixa instantaneamente, mesmo sem ter sentido medo ou insegurança. Qm dirá uma queda mais abrupta e de milhares de metros como essa. Acho q mts desmaiaram
Voei em um Foker 100, é um FIAT 147 com asas. Indo para Belém, sobre a Serra do Cachimbo, uma tremedeira terrível, a tripulação apavorada, uma chuva com raios. Em um determinado momento, deu uma despencada, só via os copos voando no teto da aernova. Um detalhe, que quando você entra nesse avião, a impressão é que é um ônibus circular, os bancos são iguais do transporte coletivo, o piso de aluminio.
Continue assistindo a este episódio clicando aqui: th-cam.com/users/liveKyc3odJK_r8?si=7c-0JQyAknZazK5p&t=635
É impressionante como o Lito é respeitoso, habilidoso e humilde. Lito você é o cara!
Vdd
É incrivel como ele ainda responde à pergunta "por que os passageiros não usam paraquedas..."
Litominion
@@manuelbh6333 Minion é um termo usado para quem defende quem fala (e faz) besteiras. Mostra qual besteira o Lito falou aí. O cara tem 35 anos de carreira.
no trânsito brasileiro tudo é acochambrado. placas de pare e de velocidade são mera sugestoes; faixas de pedestres são icones que as vezes voce para, a depender se vier um caminhao chutado atrás não. ciclofaixa que são ciclovias e via de pedestre tudo junto e misturado. como esperam receber uma resposta válida de um especialista em aviação quando ele proprio tira o BRASILEIRO DA EQUAÇÃO??
Eu como engenheiro de risco e investigador de acidentes industriais fiquei analisando o teor das respostas que esse profissional iria dar no pod cast e ele está de parabéns. É um verdadeiro entendedor do assunto e responsável, percebendo que a resposta para eventos acidentais se dá com investigação e não com suposição e sensacionalismo. Muito top! Já recebi treinamentos de investigação com profissionais do CENIPA, são extremamente competentes e sérios no que fazem e em breve teremos informações mais sólidas a respeito desse triste evento, com a expectativa de solucionar problemas para que ele nunca mais volte a se repetir!
Essa questão de que os passageiros desse acidente possam ter desmaiado, ficaram inconscientes ou coisa parecida não pode ser comprovado. Isso é para diminuir o sofrimento dos familiares. Morreram instantâneamente com o impacto como o caso da cantora Marília Mendonça. Não houve incêndio. Mas nesse caso do ATR os corpos Já sem vida foram carbonizados. Muito triste.
Análise perfeita!
Também já investiguei acidentes e não há espaço para suposições ou achismos.
@@wandyrversiani9146é fácil imaginar. É a sensação de estar numa montanha russa! O frio na barriga de uma queda! 😢
não acredito que eles já tinham desmaiado antes do impacto.
Mas no relatório preliminar, eu vi o vídeo Lito. Fantástico a análise do voo poucos minutos antes da queda. Posso estar enganado, mas os alarmes de baixa velocidade e queda de performance não gerou ação do comandante, creio que houve algum erro operacional. Ao descer de altitude, a baixa velocidade gerou perda de estabilidade e falta de controle. Isso é um fato. Não entendi não comentar sobre essas questões. Embora, o relatório final certamente irá esclarecer essas decisões. Mas deixar um avião perder velocidade até ser crítica para vôo, e não ter ação para reverter me deixou com dúvidas sobre o momento do piloto nesse momento.
Sou psicóloga e sempre indico os vídeos do Lito para os meus pacientes qnd eles querem buscar por informações. Ele é o único, que conheço até o presente momento, que não traz os assuntos relacionados aos acidentes com sensacionalismo. uma vez eu trouxe um comissário para o manejo de um paciente, e ajudou MUITO! Estar com os profissionais que atuam diretamente com o "objeto" temido auxilia muito.
O medo de avião surge porq essa pessoa está em um meio de transporte q se acontecer algo de errado todos ali vão morrer das piores formas possível, ejetado do avião, queimado, desmaiado por falta de oxigênio, fora q boa parte iram ver q vão morrer sem ao menos poder fazer alguma coisa.
Vc viu como ficou os corpos do mamomas? Áudio dos pilotos da gol...
É o meio de transporte mais mortífero de todos, e evoluiu depois de milhares de mortes q teve em todos esses tempos... Todo mundo tem medo de avião, porém boa parte sabe esconder esses medos, já outros não...
@@jader9291isso é exclusivo de acidentes de avião? Vc já viu com ficam os corpos após uma acidente de moto? De carro?
Sem sentido seu comentário.
@@leonardoyp4154 fica todos dentro do carro, motos uns 2 metros longe da moto. Mas tudo no final do dia é resolvido, nada de 1 semana pra reconhecer corpos. Como foi o acidente da gol q os corpos foram espalhados por um raio enorme dentro da floresta.
@@jader9291 sim, o medo é inato. ele serve para nos proteger, mas quando em excesso é um risco! há mais chances de você morrer num acidente de carro/moto/ônibus do que num avião. O último acidente registrado em solo brasileiro foi há anos atrás! agora carro? há todo instante...
@@jader9291WTF
Impressionante o nível de conhecimento do lito. Uma das pouquissimas pessoas que você consegue escutar por horas.
Dããã muito impressionante!!!
@@Rodrigo-bv7uv Rs
@@welistondouglasnunesdebess4872 Sim! Qualquer coisa, chama o Lito! 👍🛩 👩✈️
Concordo
Não tenho paciência para assistir vídeos por inteiro, mas quando se trata do Lito , ponto a ponto eu assisto pq tudo q fala, é com base real e fundamentada aos privilégios de informações de órgãos Aeronáuticos . E o melhor de tudo , explica para os leigos de forma simplificada para o ótimo entendimento
Ano passado houve um congresso no Canadá sobre segurança aérea. Pasmem, mas o Brasil é um dos 3 países com maior segurança e responsabilidade na aviação. O problema dos acidentes aéreos é que não dá pra salvar ninguém. Isso é raríssimo.
Não sei se é raríssimo, porque talvez não virem tanta notícia os casos de quase-morte na aviação. Porque há sim uma série de acidentes aéreos que a competência do piloto, seu conhecimento e experiência levaram a salvar todos os passageiros e tripulação, bastando citar o caso do pouso no rio Hudson em 2009 feito pelo comandante Chesley Burnett " Sully " Sullenberger III. Salvaram-se todos, mas bem podia acontecer que naquele dia todos tivessem morrido.
@@rsilva1287 não faz o menor sentido seu comentário. Cada caso é um caso e há muita diferença em um avião que está em condições de planar, pra um que perdeu parte essencial de controle, como o JAL 123 por exemplo. Nenhum caso é como o outro, por isso é extremamente primário fazer qualquer comparação.
@@Alinecms achei muito interessante seu comentário, e lamento que o meu não tenha feito sentido. Por isso, faço dois esclarecimentos: 1. entendo que esteja fora de moda pensar por meio de comparações, principalmente para certa intelectualidade pós-moderna que só enxerga casos singulares - e nunca o particular ou o universal -, mas eu mesmo não acho que comparar seja uma forma primária de pensar, muito pelo contrário. Quanto mais diferentes forem os casos singulares, tanto mais produtiva é a comparação (lembrando que só se pode comparar o que é diferente, pois o estapafúrdio mesmo seria tentar comparar coisas iguais). 2. eu não fiz nenhuma comparação. O que fiz foi tentar refutar uma afirmação forte de @Alice-ud9ec (que suponha seja uma outra Alice, não você): "O problema dos acidentes aéreos é que não dá pra salvar ninguém. Isso é raríssimo.". E tentei refutar mencionando um exemplo de acidente, que não vou repetir, pois ele não vale tanto pelo que mostra, pois foi um caso muito midiático, mas pelo que esconde: quantos outros acidentes não fatais deixaram de virar notícia? Será mesmo assim tão rara a quantidade de acidentes aéreos sem vítimas fatais. E mais: o que é um acidente aéreo? Qual o conceito embutido nessa palavra? Dependendo de como conceituamos a coisa, tudo pode mudar. Era isso.
Imagina os 3 piores...
Faz sentido o comentario da Alice. O último acidente fatal em aviação civil de grande porte tinha sido o da TAM, vindo de Porto Alegre, que vazou a pista de pouso de guarulhos.
O CENIPA é o órgão brasileiro mais respeitado mundo afora, junto com a Polícia Federal. Voltei dos EUA recentemente, fiz um trabalho em uma base militar, e um dos militares responsável pela logística de operações citou a PF brasileira como referência mundial.
Parabéns Lito, grande profissional da aviação.
Hoje estou aposentado mas lembro do Lito quando trabalhou na Varig.
Lembro também da United.
Grande abraço e muitas felicidades a todos.
Na aviação o principal é o apoio uns dos outros e isso sempre foi o fator maior.
A aviação sempre foi, é e será uma grande família.
Paz e luz a todos os familiares desse trágico acidente.
Trabalhamos juntos na inauguração do 14-Bis, tempos bons aqueles :)
Eu fiquei triste , é muito chocante 62 pessoas perder a vida assim , eu dou minha condolências à família e que Deus abençoe a todos nesse momento difícil
@Yarla-uj7dxDeus é o culpado de tudo? Ele é obrigado a interferir na vida de todo mundo?
@Yarla-uj7dxvocê não só verá o nosso Deus como ainda se ajoelhará diante dEle!
@Yarla-uj7dx lá vem o dodói, você :"AiiN Ele TEM umA crEnçA buaaa" kkkkkkk patético
@Yarla-uj7dx tanta coisa melhor pra se preocupar mas vc vem tomar conta da vida dos outros, isso é falta de amor, tá precisando conversar ?
@Yarla-uj7dx chora não pô, a vida é boa
O assunto com uma pessoa que entende sobre o que fala, se torna muito mais interessante. Ainda mais que o lito sabe explicar muito bem.
Vc não deve tá falando do Lito. Pois ele não entende NADA de aviação. Pergunta aos profissionais da aviação a fama dele...
Não respondeu quase nada
@@slashtr01Não é fácil ter que respeitar a fama do Lito, né...🙄
@@rosangelacampos3198 realmente tem fama. Pq ele se comunica bem e consegue um bom engajamento. Agora, da parte técnica, o que ele faz é uma aberração
@@slashtr01verdade, voce quem entende
Esse acidente que o Lito falou da colisao do aviao com o jatinho executivo, mexeu tanto comigo. Ate hoje na verdade, e ao mesmo tempo me revolta, pois os responsáveis e ass!n0s estao vivendo a vida como se nada tivesse acontecido
Eu trabalho na aviação a 10 anos no aeroporto de GRU e sei como é levada a sério a questão de segurança da aviação, são várias camadas e processos a serem seguidos que passam por vários setores, é muito difícil burlar algo, e não é do interesse de nenhuma Cia voar com um equipamento duvidoso. Falo da aviação civil comercial, não da aviação privativa
é uma pena que a massa das pessoas não entende isso, e acha que é igual uma cia de ônibus...
Da uma pesquisada no CEO da Boeing que está sendo processado na corte dos Estados Unidos, tem vários vídeos atuais aqui no TH-cam sobre, mas realmente já trabalhei com aviação para a Azul e São muito chatos com todos os tipos de segurança
@@jeffd.u.g3656 tem empresários gananciosos na aviação também...
Os "aviões são seguros" mas não imunes a negligências dos humanos.
Por isso eles tem que ter MAIS DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA, ISSO QUE NÃO FALAM.
A aviação geral tem outro regulamento, muito mais flexível.
Eu consigo voar mais tranquila hoje em dia porque descobri o Lito. Ele deve ser terapeuta também porque com todo o conhecimento técnico que tem ainda acalma com o jeito que fala .
Já voei várias vezes de ATR e Focker 50 e 100. Continuo sem medo e seja o que Deus quiser! O Brasil é super seguro em aviação e o Lito, além de me dar muita segurança, sabe de tudo!
O Lito é o Cara! Para mim ele é o melhor, pois a gente entende sua linguagem juntamente com sua profissão e o dom da oratória firme. Ele conhece tudo de aviação!! Parabéns!!!
Tem gente que acha que o copiloto é tecnicamente inferior ao piloto, eles sabem as mesmas coisas, passam pelo mesmo treinamento, só estão assumindo posições de responsabilidades diferentes durante o voo
O que muda é a experiência mesmo, a quantidade de horas de voo exigidas para ser promovido a comandante é absurdamente maior que para copiloto.
Fui tripulante comercial (comissária) por muitos anos e voei com o comandante Romano na Avianca muitas vezes e ele era um tripulante técnico excelente e um ser humano incrível. (ele voou na Avianca antes de ir para Europa).
Ele começou a voar muito cedo, e se o copiloto mesmo sendo mais velho de idade começou a voar mais tarde, fica essa diferença mesmo.
Pois é,algumas pessoas não sabem dessa informação,que a meu ver é simples,e querem palpitar em termos técnicos,obviamente o relatório não saiu por questões óbvias,mas pelo o que foi relatado inicialmente,é que quem realmente percebeu o problema foi o copiloto!
A diferença é somente posição na empresa. Chama-se senioridade na empresa e no equipamento. Eu sou comandante na aviação executiva (aviões particulares) há 13 anos. Se eu for pra linha aérea hoje serei copiloto pois a minha experiência é em outros equipamentos e eu entrarei na fila da senioridade da empresa, independente da idade. Tem copiloto entrando em empresa aérea com 45 anos e tem copiloto que entra com 20. Tudo depende não só de quando se formou mas também se o cara quis linha aerea ou não. Eu mesmo nunca fiz um processo seletivo em linha. Gosto da executiva e é onde eu cresci profissionalmente mas amanhã se eu resolver ir pra um linha aerea seguirei a senioridade da empresa e certeza voarei como copiloto ao lado de comandantes mais novos que eu de idade.
A aviação na verdade que gera mais empregos no Brasil é a geral/ executiva. Os números de avioes executivos são muito maiores do que as linha aerea (hoje temos apenas 3 grandes no Brasil inteiro). Muita gente pensa que todo piloto quer voar numa linha aera ou que o piloto que não chegou na linha aerea é inferior aos que estão e não tem nada a ver. São oportunidades de emprego e pra cada empresa tem sua senioridade.
Pq ele saiu de um avião de grande porte e foi trabalhar em uma empresa menor com aviões inferiores e concerteza salários menores?
@@Lucas-h3s5yNão sei as motivações dele, mas posso dizer as minhas. Sai de uma das maiores linhas aéreas para voar carga: redução de 50% no salário no primeiro ano, segundo volta a ser o que eu ganhava antes, embora salário e aposentadoria nunca serão tão bons. Porque?
Nunca tive ferias decentes, me sentia só um número entre 5000 pilotos lá e mal ficava em casa mais de 4 dias consecutivos. Na empresa atual o CEO me chama pelo nome, conheço quase todos os pilotos, voo um avião melhor e já tive mais de 90 dias de férias só no primeiro ano. Fico em casa 6 a 15 dias seguidos e as caixas não reclamam de nada 😂
Resumindo: qualidade de vida importa também.
Sou bombeiro de aeródromo, especialista em segurança e salvamento de acidente aéreo e confio muito na aviação civil e militar brasileiro. É o meio devtransporte mais seguro que temos no Brasil e até no mundo.
Grande impecável Lito
Se você é bombeiro deveria saber que é o elevador !
???? Não entendi!
Apresentação e aí...
Elevador é o meio de transporte mais eguro do mundo. Vc mentiu.
@@Marcos-su6nz Lula x bolsonaro. , corinthians x palmeiras , brasil x argentina , globo x sbt mimimimimi
É um prazer ouvir o Lito Souza nas redes sociais. Muita competência e tranquilidade para explicar os eventos ! Obrigada Lito!
“A imprensa é muito séria, se você pagar eles até publicam a verdade”
Juca Chaves
🤣🤣🤣🤣🤣🤣
kkkkk
estão a viajar, ANAC mesmo que a imprensa nao fale, ela falará, nao exagerem que depois metem medo a pessoas que nao percebem de aviaçao e precisam viajar.
voces parecem aquele grupo Hamas, toda gente faz os tipos de anjos, quando na verdade violaram mulheres e mataram quanto israel, mas depois querem PAZ e vao incluir o Hezbola agora , posso dizer vos um zumzum que anda na net que o IRAO andou a colocar Quimicos que tinha escondido naquelas montanhas deles, agora esta na Siria em damascu a ser preparado para atacarem Israel, DEPOIS QUEREM PAZ ?
O que quero referir me com isto é, pessoal falar sem sabermos as certezas é perigoso estao a fazer o mesmo que terrorismo mais de modo mais soft e camuflado lol
verdade.
A imprensa mostra a vdd, esses cara q ganha com aviação sempre fala q voar é seguro, sim agente ta vendo quao seguro é
Verdade. Até o cara conseguir identificar o que está acontecendo pode não dar tempo de resolver o problema, são visões diferentes de quem está lá dentro e quem está aqui fora vendo o avião cair .
cenipa ta ai pra isso querida, só aguardar daqui 12 meses
Parabéns, você escreveu o que o Lito falou no vídeo.
óbvio, nós temos o dia inteiro pra pensar em possibilidades, o comandante teve o que, 2 minutos?
Pi
Só sei que esse acidente me chocou demais!!! Eu nunca vi uma cena como aquela! Sim, da um aperto no coração quando a gente precisa de voar.
Imprensa no Brasil só é especializada em futebol, vida alheia e BBB... uma vergonha!
Especializada no que a população gosta
E carnaval. Na época do carnaval o que aparece de especialista é uma enormidade.
Melhor comentário!!!! Tem programa de outra emissora que só fala sobre fofocas de funcionários da globo e bbb.
Sônia Abraão, supostamente.
O que esperar de um povo que vota em mitos e aleijados
Futebol não é não. Em nada, pra falar a verdade
Cara eu tenho uma profunda admiração pelo trabalho do Lito! Jamais fala baboseira a troco de like ou para pagar de especialista em áreas que ele não tem profundo conhecimento! Sempre assertivo e muito coerente em todas as suas entrevistas!
Interessante isso que que ele disse de que ficar imaginando possibilidades é diferente de viver na hora da crise me lembrou do filme do comandante philip, que ele pousa o avião no rio. Depois questionam a atitude dele dizendo que daria para chegar no aeroporto até provando por um simulador.. Porem sabendo exatamente o que fazer. Porem quando acrescentaram algum tempo de reação que seria o natural para tomar uma decisão, ficou claro mesmo no simulador que a chegada no aeroporto era impossível, e que ele fez a melhor escolha.
Confundiu dois filmes do Tom Hanks... rsrs
Capitão Phillips é o do cargueiro atacado por piratas. Já o Sully é o comandante do avião "bombardeado" por gansos.
Na dúvida, não viaje com o Tom Hanks.
@@alvaroafduartekkkk sem contar O Náufrago.. definitivamente não viaje com Tom Hanks 😅
Já assisti várias participações do Lito em diferentes ocasiões, acidentes... É impressionante o quanto ele é técnico e profissional nas respostas e nas análise! 👏👏 não faz juízo de valor!
O medo de voar pode vir por vários motivos. Minha mãe, por exemplo, tem um medo - que ela consegue administrar - relacionado à claustrofobia que ela tem. Tem gente que já tem ansiedade ou síndrome do pânico e o evento "voar de avião" pode se tornar um gatilho. Eu confesso que nunca tive tanto medo assim de voar, mas às vezes me bate um medo irracional e, pessoalmente, assistir aos vídeos do Lito falando da segurança da aviação comercial, além se buscar essa informação em outras fontes também, me ajuda bastante a permanecer calma.
Que pode ser tratado com psicólogo. Eu já fiz e ou aqui no Brasil poderia ter cursos para pessoas com medo de voar.
Verdade . Eu sempre tive problema com altura , só superei na minha época de exército
Não como é muito seguro
Eu morro de medo de voar de avião.. nunca entrei em um. Faço terapia e estamos aos poucos trabalhando isso... Já consegui entrar em um aeroporto e ver pousos e decolagens... É um medo irracional. Paralisa...
@analuisa Um raro comentário muito bem escrito. Parabéns, você é professora de português ou algo assim?
Lito fala com tanta humildade q parece ate um leigo falando, mas quando a gente continua ouvindo, percebemos quanto conhecimento ele tem
Eu voei nesse ATR da VoePass 4 dias antes dessa tragédia, e retornei dia 18 para Cascavel. Fiquei chocada com o acidente, mas não tenho medo de voar… tenho PAVOR de embarcação , transporte em água( navio, lancha, barco, bote, jetski … o que for ) Acho que morri no Titanic. Cada qual com seu medo 😰
Mas no mar vc pode usar salva vidas ..no ar não 😅
@@eduardasilvalahoucine9664salva vidas não salvou a tripulação do Titanic. Morreram na água, esperando socorro.
@@eduardasilvalahoucine9664 salva vidas em um mar infestado de tubarões, água viva ou oceano com temperaturas inferiores a 0 grau não serve a nada. Tu não dura 1 segundo. 😅
kkkkkkk@@Marti0805
@@Marti0805E melhor no aviao mas se o avião cair no mar ai fudeu
é impressionante o quão é midiático acidente de avião!
Quando esse do ATR aconteceu, logo falei: pronto, vai maratonar reportagens por semanas.
morre dezenas de pessoas todos os dias em acidentes de ônibus (sem falar nos carros de passeio) e no dia seguinte nem se fala mais.
acho que seria interessante uma entrevista com foco psicanalítico para explicar isso.
Muito bem colocado
Acredito que seja porque no acidente aéreo morrem muitas pessoas de uma vez.
Exatamente irmão! Em um feriado de carnaval morreu mais pessoas em acidentes de trânsito do que em 17 anos de aviação no BR! Qual é mais seguro? Aí a mídia condena uma máquina que voa à décadas no mundo inteiro e que tem índices baixíssimos de ocorrências!
Muito triste. Lamento muito. Deus console as famílias. Estar em Cristo é o melhor e certeiro seguro de vida. Eterna.
Verdade cara
@RafaPosto 😁
Só depois so termino das investigações com auxilio principal das caixas pretas saberemos o que realmente causou o acidente não tem outro jeito. Que Deus continue abençoando as familias.
Cara como é bacana conhecer um pouco sobre aviacao com o LITO .
Que Deus abençoe e guarde não tem como mais eles voltar muito triste
Há especialistas que dizem que os passageiros desmaiaram no momento da queda,não acredito,penso que defendem isso para tirar o entendimento de angústia e sofrimento na queda e assim de certa forma confortar a família. Houve relatos que pessoas mandaram sim mensagem no momento do acidente.
Mas parece que já confirmaram que estavam conscientes .
Certeza é uma forma de conforto, se até o voo airfrance os pilotos estavam ativos até o momento do choque com o mar
Não existe a menor possibilidade FÍSICA que a queda tenha feito as pessoas desmaiarem. Mas nem a mais remota possibilidade disso acontecer. Basta verificar a altura que o avião estava e o tempo até a queda. A velocidade de stol é de cerca de 200 km/hora e a queda foi a 300 km/ hora. Não houve aceleração brusca. Saiu de 200 km/ h e foi a 300 km/h. Até carro e trens andam nesta velocidade. Infelizmente todos estavam conscientes e sofreram a agonia até o impacto.
@@marcosbara6971inclusive os corpos foram achados em posição de proteção ( abaixados e protegendo a cabeca), inclusive por isso a identificação foi rápida, as impressões digitais estavam preservadas. Eles estavam conscientes.
É interessante observar como muitas vezes há uma tendência de comparar a complexidade de decisões críticas tomadas sob pressão com a nossa própria experiência cotidiana. Enquanto estamos confortavelmente em casa, com tempo e tranquilidade para pensar, é fácil supor que teríamos feito melhor em uma situação de emergência. No entanto, é importante lembrar que essas situações são imprevistas e exigem decisões instantâneas.
Quando um piloto enfrenta uma emergência, ele está lidando com um cenário inesperado e precisa tomar decisões em questão de milésimos de segundos. Não há tempo para refletir, sair do cockpit para investigar o problema ou considerar diferentes opções com calma. A realidade é que ele não sabe exatamente o que está acontecendo com o avião e precisa agir rapidamente com base nas informações disponíveis e na sua experiência.
Vamos reconhecer que a tomada de decisões em situações de alta pressão é muito diferente de avaliar uma situação a partir de um ambiente seguro e controlado. Antes de oferecer julgamentos ou opiniões sobre tais situações, é importante considerar a imensidão da responsabilidade e a pressão enfrentadas por aqueles que estão no comando. Um pouco de empatia e compreensão pode nos ajudar a refletir melhor sobre as realidades de quem está no campo de ação, em vez de simplificar essas experiências a partir da nossa própria perspectiva confortável.
Eu entendo e respeito muito o que o Lito tem a dizer, pois é um especialista com total propriedade no assunto, que merece ser ouvido e respeitado. Mas eu também não julgo as pessoas que demonizam o ATR 72 ou a Voepass. Isso vem de uma das características mais instintivas do ser humano, que é a capacidade de reconhecer padrões. Quando percebemos uma série de incidentes (ou acidentes) relacionados a uma mesma aeronave, ou diversas ocorrências que demonstram certa negligência da Voepass com relação a aspectos secundários dos voos, isso levanta um alerta de perigo e a associação negativa é inevitável. As pessoas estão apenas instintivamente tentando proteger suas vidas evitando um padrão que parece perigoso. Nada além disso.
Vdd. Se vc eh mordido por um cão solto na rua, logo vc passa a ter um pé atrás com outros cães.
e outra ele balança muito na descida, entre você saber que isso é normal e não saber, dá um medo danado. na minha região tem vôos com essa empresa, teve um vôo do meu marido que ele veio morrendo de calor, não chega a meia hora, mas com os procedimento dá uma hora dentro do avião, no mínimo desconfortável o serviço prestado pela companhia.
@@sjack-yl4hgno que é que o ATR é ultrapassado e outras aeronaves seriam mais modernas?
Verdade. Já vi mais de um relato ruim sobre esse avião
Em casos de reações instintivas, o que deve ser feito é retornar à razão.
É sempre um aprendizado ouvir o Lito. 👍🏿 👏🏿 👏🏿 👏🏿 👏🏿
Na minha opinião, qual eu participei quando eu servi a FAB em 2006 acidente com o boing da gol 1907 a qual 154 pessoas perderam a vida ali vi muita coisa corpos mutilados, uma cena de horror que até hoje não esqueço fiquei 58 dias na Amazônia próximo a Peixoto Azevedo MT inesquecível da minha memória carrego isso comigo como aprendizado mas no final missão cumprida força e honra 🇧🇷🫡👊
Hoje você apoia o Mito?
Parabéns meu primo deve ter sido foda
Lito é especialista e sabe explicar. Qualquer pessoa entende.
Fokker 100 - o primeiro avião que conheci presencialmente na infância. Entrei e conheci a tripulação, cabine etc.
ATR - o primeiro avião que voei. Voo MOC - PLU em 2009.
Lito é simplesmente sensacional. Mestre do conhecimento! ❤❤❤
Eu também fiquei muito admirado . Avião voa em espaços mais altos e mais frios e nunca caíram .
Bom dia a todos… ; Parabéns pela entrevista e para o entrevistado, que é fera 🦾💪🥇 Sou analista agrário … agrimensor e advogado e morro de medo de avião ✈️ tive a oportunidade de conhecer o copiloto Humberto… se expressava como um Padre, tal a calma e a paciência para falar. Que Deus o tenha 🙏 e a todos que estavam naquela aeronave 😢… o conheci em 2015/2016 … trabalhava na Azul como piloto 🧑✈️ e me disse ter sido empresário do ramo Táxi Aéreo lah em Manaus… enfim … minha intuição diz que estava na poltrona errada 😢
Eu voei num Fokker 100 de SP pra Floripa 1 mês depois daquele q caiu no bairro. Eu lembro q embarcamos pela pista, pela remota, eram 06h30 da manhã e eu e outros passageiros caminhando em direção ao avião, tempo nublado...pensei: "Se cair , dane-se" 😂 Lembro como hoje.
hahahahaahah
Lito Souza,muita admiração por vc.
Amo seu canal ❤❤
Meu pai sobreviveu na queda desse Brasília em Rio Branco, Acre, 30 de agosto de 2002. Ele foi o único que saiu 100%, sem sequela, quebrou perna só. Eu tenho DVD da filmagem interna da record inteiro, cenas fortes, corpos sendo removidos, pesado.
Man, sou do Ac e não tenho muita lembrança desse evento por ser criança ainda, sabe dizer se tem essas filmagens aqui no TH-cam?
consegue esse vídeos pra nós amigo
Por favor guarde isso pra vc que é o verdadeiro interessado no acidente. Não divulgue pra ficar aplacando a sanha de gente degenerada que gosta de ver tragédias como essas pessoas desses comentários.
Partilha comigo amigo
Quanta gente doente
Lito é sensacional em suas explicações. Que maravilha.
2 gênios fã incondicional, adorava 100% aviação pouco entendia antes do lito aparecer, agora entendo mais amando 100% rrs❤😂
@AntonioJoaquim-wc8gm onde que ele diz que entende o suficiente para pilotar um avião?
Parabéns Lito, sou apaixonado pela aviação. Você é o Cara mais coerente, cuidadoso que melhor comenta com respeito, dignidade e que mostra melhor conhecimento do assunto.
O X da questão não é se a aeronave é segura, e sim se a empresa realmente fazia a manutenção corretamente.
é o que eu penso: em uma empresa que não cuida das aeronaves, que não faz as devidas manutenções, até a aeronave mais segura do mundo passa a oferecer risco ....
Já voei de ATR da Azul e foi muito agradável. Confio nas operações da Azul. Não digo o mesmo da VoePass.
@@frncnlyyx toda empresa tem fiscalizacao
e o treinamento e levantamento psicológico dos pilotos é muito importante e ninguem menciona. Tantos acidentes causados por erro humano. Na verdade eu confio mais no aviao e piloto automatico do que no ser humano, e inclui os tecnicos que fazem vistorias e pilotos.
Lito como sempre assertivo nas respostas... eu tbem voaria num ATR, se precisasse... sem problemas... é que nós que somos leigos, não temos muita idéia de como funcionam as cousas nessa área... às mídias só querem l8jes e ibope
Ninguém Desmaiou... Infelizmente viram o que tava acontecendo até o Impacto... " Gritos, Desespero, medo, angustia... " Infelizmente foi o que todos sentiram antes de suas mortes...
Como que você sabe ?
@@kalixtao61lkkkkk tá bom do CENIPA capturar esse cara é levar ele pro laboratório kkkk. Ta melhor do que a caixa preta 😂😂😂😂
Fonte: Times New Roman
Pq ninguém filmou nada???
@@kalixtao61 Duvido muito, a força G ali não era o suficiente pra desmair ninguém
Esse Lito é fera...acompanho daz tempo !!!
Em fevereiro deste ano eu vinha de Ponta Grossa para campinas era um ATR 72 da azul. O motor esquerdo parou aos 15minde voo. Levamos 1.30 min para eternizar de emergência em Curitiba que está a 100 km de distância. Eu fiquei assustado mesmo sabendo que se diz que esse avião pode voar com um motor só. A impressão que resta é até onde são confiáveis as manutenções das máquinas.
Não é só "esse avião" que pode voar com um motor só, todos os aviões com mais de 1 motor, podem voar com apenas 1 motor, em caso de falha do outro.
No canal do Lito ele fala sobre isso, e também já simulou a perda dos 2 motores.
Dá uma olhada lá.
Não adianta amigo aqui só tem doente que vai defender a Voepass e o atr pra poder “falar mal da Globo”, resumindo, só doente que não se importam com esses relatos, o que importa é que o lito (100% corporativista) está falando mal da “mídia” (leia-se Globo, a própria record fez ainda mais sensacionalismo mas tudo bem, o foco é a Globo)
Como o amigo acima disse, todo aviso com mais de um motor é certificado pra voar com apenas um motor, além disso, os pilotos de aviação comercial regular passam regularmente por treinamentos onde além de perda de motor, são treinadas outras falhas que, provavelmente, nunca passarão em situação real, mas que precisam saber.
ATR é ótimo bi motor
voa com um motor só até o local da queda
Lito é técnico e muito ético 😊 além de ser uma simpatia tbem😊
Concordo demais com Lito, de certa forma a mídia existe mais para prejudicar do que ajudar.
O Lito é extremamente lúdico ao falar sobre aviões. Perfeito!! Qualquer leigo entende super bem!
A vaca atropelada foi entre Araçatuba e Birigui, eu lembro do dia! Eu morava do lado do aeroporto de Araçatuba, foi um bafafá do cão
Eu Gosto de Ouvir suas palestras. Boa tarde. Parabéns Um Ótimo final de semana pra vc
Eu sonhei com esse acidente um mes antes 😢. No sonho eu estava em um lugar aberto e de repente o avião vinha caindo bem devagar mais ou menos uns 500 mts de onde eu estava, ele se chocou no chão lançando vários destroços. Eu sai correndo pra ver o local. Tinha varias pessoas, fogo, tinha um lago perto do acidente. Foi bem real. Isso foi de junho pra julho.
Sonhou, mas nada avisou? Você não vale nada, mentiroso!
Lito é um excelente profissional, admiro muito ele, parabéns!!!
Uma mentira dita mil vezes se torna uma verdade, o Lito tá certo!
E quando dita por veículos de massa o negócio fica pior
No fim, vc mesmo ficaria com medo de entrar nesses voos
sinceramente , eu não entraria em um avião que já caiu 12 modelos iguais a esse , quase todos devido a gelo
@@divulgandocasasfakes Eu entraria de boa, quero morrer mesmo não vejo a hora, entraria sem problemas.
Sim, vemos isso com a biblia
O LITO, SEMPRE MUITO RESPONSÁVEL EM SUAS RESPOSTAS.PARABÉNS...
Só perde quem morre. Meus pêsames a todas as famílias.
*Só perde quem fica…*
Só perde quem morre ou quem fica ? Quem morre, faz é descansar. Nós que ficamos que sofremos.
Só perde quem fica....
Que nada, só perde quem fica
Vim completar amigos.
Todos perdemos, perdemos irmãos em Cristo, perdemos pessoas que tinham sonhos, perdemos crianças adultos idosos ou seja afeta principalmente os parentes e familiares, mas no fundo todos perdemos.
Sempre pedagógica as explicações e a postura do senhor Lito.
Sou de Rio Branco Acre, lembro desse acidente, feio pra um caramba morreu todo mundo, na época morreu um político muito famoso daqui, hoje em dia quase não se lembra dessa tragédia.
teve 8 sobreviventes, pelo que pesquisei aqui
Não morreu todo mundo conheço 2 sobreviventes sou de cruzeiro do sul no interior do Acre.
Esse acidente em Rio Branco AC foi em 30 de agosto de 2002 (sexta-feira)
Lito é o melhor! o Canal dele Aviões e música é o top no seguimento
1:46 acredito que não foi na mesma semana e sim no mesmo dia, foram dois incidentes em aviao da TAM no fokker 100 nesse dia e um terceiro avião a noite da rico linhas aereas
Bom, não deixa de ter sido na mesma semana kkkkkkkkkk. Faltou o Lito lembrar desse detalhe
No acidente da Rico, morreu o meu vizinho, o avião caiu perto do aeroporto.
Sim, esses três acidentes ocorreram no dia 30 de agosto de 2002 (sexta-feira)
Melhor podcast do Brasil.... entrevistas só com especialistas.
Desmaiaram pra sempre. Deus dê conforto às famílias 🙏🙏🙏🙏
ATR é muito gostoso de voar, é rock and roll pra quem tem muito medo.
Eu já tive muito medo, hoje só tenho menos, pq conheço um pouco mais sobre o que é normal na operação, agora lógico, estar lá em cima e perceber algo fora do normal deve ser terrível.
Teve um babaca que disse que o Lito era apenas um colocador de parafusos, o cara que disse isso com certeza veio ao mundo apenas para fazer peso pra Terra, parabéns Lito, seu conteúdo é de extrema importância!!!
Eu conheci um mecânico de aviões. Um carioca lotado na base de Santa María RS, só as ferramentas que o cara usa, custam mais que uma Ferrari.
Daí cê imagina o nível de exigência para um cara viver disso.
Exatamente! Lito é show! Maravilhoso!
@@tigreinfernal6661melhor piloto é o que foi mecânico!
Babaca mesmo!
Todo respeito ao Lito, mas ele é um mecânico, existem especialistas, engenheiros, investigadores que dizem que pode ter sido gelo ou uma turbulência muito intensa.
Observem: mecânicos seguem diretrizes de um ENGENHEIRO que escreveu a documentação técnica e procedimentos de manutenção.
Já existem diversos acidentes reportados do ATR-72 pelo mundo, ao menos uma investigação mais profunda das causas, como foi feito com o 737 Maxx, deve sim ser realizado.
O Lito às vezes me parece ser muito pró-indústria para evitar atrito com o setor que ele fazia parte.
Lito é fera explica muito bem parabéns
nessas horas a imprensa faz um péssimo trabalho criando um sensacionalismo em busca de mais audiência. O problema não é o avião ATR-72, mas sim da empresa aérea que mantinha aeronaves cheias de gambiarra e fazendo seus pilotos trabalharem a exaustão. Lito Souza, mais conhecido por Turbina segundo Milton Neves, faz um excelente trabalho.
Isso que você está fazendo de acusar a Voepass também é sensacionalista.
Exatamente e tudo mundo especialista… ficam falando coisas sem sentido!
Diego, e em 2018 eu voei num ATR na minha primeira viagem de avião.
Mas no 72-600, da Azul.
Em 2006, eu era repórter do Diário da Manhã, em Goiânia, quando caiu o avião da Gol, aquele que vinha de Manaus pra Brasília. O jornal designou eu e outro colega pra cobrir o acidente. Uma das primeiras coisas que aprendi com esse trabalho foi, ao entrevistar especialistas, que nenhuma tragédia acontece por um motivo só. Sempre é uma cadeia de fatos, erros, esquecimentos, burrices, deixapralaísmos... Lito tem total razão. Por fim: eu tenho muito mais medo de andar de elevador do que de avião.
Lito e craque em ficar em cima do muro. Aviação é forte. Não adianta conversar, ele só fala algo depois de tudo resolvido. Gosto dele e de suas histórias. Ética dele e forte.
O nome disso é responsabilidade na informação, ficar em cima do muro é outra coisa .
Como ele pode afirmar algo que não tem certeza? Kkk
eu acho q ele já sabe… porém não pode dizer sem antes sair o resultado da análise
Melhor pod da vida ...não perco um desde o dia que me inscrevi no canal 😊😊
Há poucos dias, eu vi um cartaz pregado num poste, que dizia assim: “Procura-se duas irmãs desaparecidas no Brasil, desde 1500. Uma se chama Fiscalização e a outra Investigação. Qualquer noticia do paradeiro delas, entre em contato conosco.”
Já ganhou sua notoriedade !
Faltou a 3ª irmã: responsabilização
@@andrenazo. Verdade! A Responsabilização é irmã bastarda! Kkk
Querem esconder ate os áudios
Contribuindo com o seu comentário.
Penso que se as pessoas fossem sérias e tivessem caráter para fazer as coisas corretas, nem precisaria fiscalização.
E não é só no Brasil, tem muito país do mundo que a gente pensa que tem pessoas sérias e não tem.
Lito é fantástico!!!! Parabéns pela entrevista!!! Muito Sucesso!!!!!!
Esse acidente no Acre que o Lito fala foi em Agosto de 2002, se não me engano foram 23 ou 24 vítimas fatais. Foi na Rico Linhas Aéreas. Esse acidente foi pouco noticiado mas me marcou muito pois meu avô trabalhava na Rico em Tefé, AM, e o comandante e copiloto frequentavam nossa casa. Me traumatizou por.muito tempo
e teve sobreviventes nesse voo também, né?
@@cecilianovais212 se não me engano, 8 pessoas sobreviveram. Um milagre!!!
@verianosetembrino nunca entendi direito a causa do acidente, mas pelas reportagens da época foi um fluxo de ar que empurrou a aeronave pra baixo. Nunca li o relatório final...
Tavares e Gonçalves, não eram?
Conheço 2 sobreviventes seu João Félix e Manu Cameli
Eu viajei para Fernando de Noronha fui de ATR achei bastante seguro no começo dá um medo por ser a hélice mas eu gostei
Ninguém reclama de hélice de helicóptero. 😂
@@fabriciooterohelicóptetero cabe quantas pessoas mesmo? São proporções diferentes l, aerodinâmica totalmente diferente do avião
@@kaliperabeloleite5699 Pois é, a proposta do avião turboélice é diferente da proposta do avião turbofan. Que bom que mencionou a "proposta". Obrigado.
Por quê o mede de avião a hélice????😂😂
@@sidOkinawa Se as pessoas soubessem que é mais fácil uma ave danificar um turbofan que um turboélice, isso diminuiria.
Admiro muito esse Lito!! ❤ Tô aprendendo a me interessar e gostar da aviação por causa dos seus videos.
Acho que contam essa história que as pessoas desmaiam para ser mais reconfortante
Tem áudio da caixa preta do acidente da Gol que mostra os passageiros gritando.
Eu também tenho esse pensamento. É perturbador demais imaginar todos os detalhes de um acidente assim, então algumas coisas se tornam mais aceitáveis quando se cria um consenso que torne tudo menos perturbador. Eu acredito que algumas pessoas possam ter desmaiado durante a queda, talvez alguma tenha até morrido antes do impacto. Mas acho difícil acreditar que todas tenham ficado inconscientes. Nessa queda do ATR encontraram a maioria dos corpos na posição "brace", de acordo com o diretor do instituto RG, isso facilitou a identificação pelas digitais, pois as mãos ficaram preservadas. Posso estar enganado mas acho pouco provável que as pessoas se mantivessem nessa posição estando desmaiadas.
E só ver em brinquedo de parque de diversão, conforme o movimento tem pessoas q apagam sim,muitos voltam a consciência e já apagam de novo,,nesse caso aí com certeza teve pessoas q apagaram antes de cai n chao
@@cleversondias9609 sim, "tem pessoas que apagam" como você disse. Mas é um pouco difícil, e até mesmo um tanto ingênuo, acreditar que TODOS ali desmaiaram. Cada pessoa é de um jeito também, pode ter gente que desmaia mais fácil, outros não. Se tinha algum cardíaco pode ter tido um ataque e morrido já enquanto o avião caía. Mas nas próprias informações noticiadas sobre o áudio da cabine, extraído da caixa preta, foi dito que se ouviu som de gritos antes do barulho do impacto. Então só os passageiros desmaiaram todos? Acho que não dá para acreditar nisso.
@@eduardopadua5654 só se for no seu sonho
Lito que explicação clara e fácil! Parabéns
Lito tem sido a voz do bom senso
Sensacional a explicação sobre o paraquedas!! O tanto de gente que deveria assistir este vídeo... 👏🏻👏🏻👏🏻
Uma pergunta! Os pilotos do acidente da Gol com o Legacy, pq eles não desmaiaram? Na caixa preta eles ficaram conversando e gritando depois da colisão, até chegar em solo.
O acidente que ele disse que desmaiaram foi devido a uma forte rotação, não deve ter sido o caso no acidente da gol
@@DS-yv3of não existe isso amigo, independente de rotação, numa queda livre vc desmaia, for fatores de temperatura e velocidade
@@Guedesss verdade, por isso que todos paraquedistas morrem porque desmaiam durante a queda livre 👍🏻
@@DS-yv3of não força, mano. Paraquedistas são treinados para manter a boa oxigenação no corpo, inclusive leigos que eles levam consigo, passa por uma instrução rápida e a força G e o ritmo de desaceleração é diferente de um voo em queda livre, onde as pessoas já estão em Pânico e nervosas ao extremo. E mais a força G que é enorme.
@@Guedesss vai estudar física, só falou besteira
Parabéns...muito cauteloso e sábio nas considerações 👏👏👏👏
Esse cara é importantíssimo para a aviação.
Essas explicações do Lito sao show
Aconselho ao Lito o canal do Magnar instrutor do ATR.
Muito sensato nas respostas 👏🏻
Da onde que tiram que as pessoas desmaiam? É só escutar a caixa preta, os pilotos sempre ficam acordados até o impacto.
Pode acontecer com algumas pessoas, nunca saberemos
@@pedrolotti45 acontece sim, mas é uma pequena parcela, assim como algumas pessoas desmaiam ao receber uma noticia muito tragica, a maioria nao apaga.
É quaaase uma queda livre de 4000 metros de altura. Tem relatos que uma queda livre a determinada altura faz o ser humano perder a consciência. De todo jeito, com consciência ou não, é uma morte instantânea no impacto.
Eu já senti um “quase desmaio” em um voo q o avião desceu abruptamente uns 100 metros. A pressão abaixa instantaneamente, mesmo sem ter sentido medo ou insegurança. Qm dirá uma queda mais abrupta e de milhares de metros como essa. Acho q mts desmaiaram
@@Igor19779 Aquele zagueiro neto da chapecoense também desmaiou, parece que ainda antes ou durante o impacto quando o avião caiu
Lito vc é um profissional top
Voei em um Foker 100, é um FIAT 147 com asas. Indo para Belém, sobre a Serra do Cachimbo, uma tremedeira terrível, a tripulação apavorada, uma chuva com raios. Em um determinado momento, deu uma despencada, só via os copos voando no teto da aernova. Um detalhe, que quando você entra nesse avião, a impressão é que é um ônibus circular, os bancos são iguais do transporte coletivo, o piso de aluminio.
Lito vou pra Portugal agora esses dias me tranquiliza meu irmão te agradeço muito
Vc vai num avião tecnológico, fique absolutamente tranquilo….
É mais viável ter mais manutenção e treinos rigorosos ...
Ótima entrevista !! Parabéns ao entrevistador e entrevistado.
Quando eu tiver fazendo engenharia, vou vir aqui nos comentários tirar dúvidas porque é cada engenheiro...
Pior. Inclusive os que vem com a famigerada pergunta: "porque não equipam os aviões com para-quedas?"
@@cultfriend KKKK
Lito Souza um fenômeno no assunto 🎉🎉❤✈️