Quero compartilhar aqui uma dica sobre essas ignições GM que equipam muitos carros dessa faixa de produção. Sofri por anos com uma Ipanema, "queimando" módulo HEI, mas não era exatamente queimando, o que acontecia é que parava aleatoriamente, às vezes andando normalmente, cortava o motor, às vezes deixava o carro desligado quando ia fazer funcionar não pegava. Sem faísca na vela em todos os casos, bastava ir lá, arrancar o módulo e colocar outro o carro voltava a funcionar até nova pane aleatória. Um detalhe, apenas trocava um módulo que deixava de funcionar por outro que havia deixado de funcionar antes, durante o período de "sofrimento que durou uns seis ou sete anos eu tinha módulos para substituição, trocava um módulo na rua em sete minutos. Durante esse período apenas dois módulos se revelaram definitivamente queimados. Até que um dia encontrei um tutorial no YT de um sujeito que se apresenta com engenheiro automobilístico, só lamento que não anotei o nome para dar os créditos e não encontrei mais o clipe, a dica é ATERRAR A BASE DO DISTRIBUIDOR ONDE FICA PARAFUSADO O MÓDULO HEI, uma vez tomada essa providência nunca mais tive esse tipo de problema e lá se vão mais de seis anos. Resolvi o problema do aterramento preparando um cabo (2,5mm²) com um terminal de latão olhal em cada extremidade, um de bitola fina, para parafusar no parafuso que fixa a tampa do distribuidor o qual deve ficar bem apertado para garantir bom contato elétrico, outro de bitola maior que vai parafusado em algum parafuso no bloco do motor, usei o parafuso de fixação do suporte dos cabos de vela, com atenção para boa limpeza do local (lixamento) para garantir bom contato elétrico. Descobri que esse problema é recorrente em carros velhos, e tem explicação no fato que sendo a base do distribuidor em alumínio anodizado e sua base de fixação até o bloco de liga leve onde a primeira fica cravada se cria na junção do alumínio anodizado com a liga leve uma camada de óxido e folga pelas constantes variações de temperatura através dos anos, considerando que por ali circula a corrente da bobina de ignição, são gerados muito provavelmente transientes de alta tensão que tornam o módulo HEI inoperante. Como se sabe todas as junções elétricas entre motor e a parte eletro-eletrônica da ECU devem ser perfeitas sob pena de problemas se não o forem.
👍por isso é importante fazer medições, testes extra fora do carro, e somente após ter certeza do real problema efetuar a correção necessária. A experiência mostra que se vc efetua um reparo sem ter certeza do o causou fatalmente está sujeito a não ter resolvido o problema. Obrigado por compartilhar, muitos imploram por resolver seus problemas e não dão retorno para ajudar outros e sequer curtem o canal.
Vídeo muito bom, eu tinha um distribuidor do carburado e tava na duvida se o sinal indutivo era igual do distribuidor próprio do injetado, e o video me ajudo que sim o sinal indutivo de qualquer distribuidor funciona, agora e saber como acionar o bico injetor (injeção monomponto)
Nossa nunca vi uma explicacao igual a esta, nem tinha a ideia de como funcionava o modulo hey, tirei o chapeu hj pra vc Tomara que a GOLD CAR e Gardi veja isso .
Aprendendo muito com seus vídeos , estou descobrindo cada erro no meu carro .. kkkk , o último foi o aquecimento excessivo da bobina , verifiquei via osciloscópio que o tempo de carregamento estava em torno de 27ms ...
Muito bom o vídeo, o osciloscópio tektronix lindo, vamos ao meu problema, só para dar uma explicação de como começou o meu defeito. 1) dificuldade para pegar, causa duas velas com fuga, medindo o eleyrodo central com a carcaça da vela ( rosca) havia uma resistência de mais ou menos 1 megaohm, aprovetei e limpei o bico de injeção. Após isso pega de primeira e morre em seguida. Olhando o seu vídeo e o manual de serviço de injeçao do monza cap 53, fica evidente que o defeito esta em algum fio do sinal da ecm para o modulo hei. A ecm, não é, ppis, tenho uma de reserva e da o mesmo problema. A bomba, e a pressão da bomba, assim como o controlador de pressão estão ok. Vou verificar com o meu osciloscópio, se esta vindo o sinal da ecm para o módulo hei. Alguém do pedaço já pegou algum defeito no módulo hei parecido????? Se for o módulo hey, é melhor comprar o da delphi, ou outro qualquer também funciona bem, o meu se for o caso durou 24 anos e é original gm. Abraços. E obrigado pelo vídeo esclarecedor. Abraços.
@@AparecidoOliveira desliguei o conector que liga o modulo hey a ecm, o conector de 4 fios, pedi ao meu amigo para colocar gasolina no corpo de injeção, o monza pegou e não morreu, mad não acelerou. Pelo menos mudou o defeito. Ou seja passando dos 500 rpm, a ecm toma conta, só que ai o motor morre, mesmo colocando gasolina no corpo de injeção. Desligando o conector, o carro fica ligado, jogando gasolina no corpo de inj. Vou medir os fios do modulo hey para ecm, se tudo estiver ok, vou trocar o mod. Hey. Abraços.
Gostei do aviso "Quem gosta de......" , pois eu ia perguntar se dá p/ usar num sistema convencional (carburado), entao continuei vendo e tirei minha conclusao: alteração no ponto de ignição, diminuir a largura da ponta do rotor. obrigado.
parabéns obrigado quando puder faça uma vídeo aula sobre o válvula egr as mangueiras do canister e do filtro de ar seu vídeos aulas são muito produtivos aprendi bastante
Boa noite! Como sempre só tenho a agradecer por doar o seu tempo e compartilhar conosco seus ensinamentos. Preciso de ajuda, se possível é claro. Mesmo com toda sua ótima aula esta acontecendo uma situação PRA MIM curiosa. Ipanema Multec 700. Não liga. Particularidades: tenho faísca, só pega quando dou um TRAGO. O bico não pulsa. Testes: tenho gasolina, a bomba esta com boa pressão, a linha esta regulada em 2 Bar, foi feito teste de bico na máquina, esta perfeito. Testei alimentação e aterramento da central, tudo ótimo. Fiz o teste de continuidade dos fios do módulo Hei até a central, tudo certo. Já que liga quando dou o TRAGO, fiz os testes de sinais do Hei lá na central. Tenho pulsos no D5 fio azul/verde da central, tenho pulsos no B5 violeta na central, e quando funciona tenho os 5V no pino D4 que a central envia para o módulo Hei. Mas NÃO TENHO PULSOS no D15 e D16 da central que vai para o bico injetor. Já que tenho todos os sinais, e mesmo assim o bico não pulsa, PRA MIM, tenho um problema no MÓDULO. O sr. tem algum outro teste ou dica para me auxiliar? Desde já, agradeço por sempre me dar atenção. Que Deus o abençoe. Angelo de Porto Alegre.
angelokethellyn vc testou o pulso do injetor com ociloscopio? o injetor pode ter pulso e não está abrindo por ter problemas na alimentação como: bateria baixa, massa do modulo defeituoso, mau contato no conector do injetor...
Bom dia ! Primeiro quero lhe agradecer de verdade por SEMPRE me dar atenção, e tentar me auxiliar, me ajudar de alguma forma. Lhe agradeço de verdade, de coração. Essa Ipanema na verdade é minha. Acaba chegando outros serviços e ia deixando para depois. Resumindo, o meu problema do bico não injetar foi em função do meu sensor MAP. Com a ignição ligada, ou dando um TRAGO para pegar, a leitura do MAP era 386mV. Por esse motivo o módulo bloqueava o SINAL PULSANTE DO BICO. Que Deus o abençoe. Um bom domingo e uma ótima semana. Ângelo de Porto Alegre.
Uma pena que hoje esses veiculos quase não aparecem mais na oficina. Caso não se colocasse um modulo original o paralelo queimava rapidinho.Obrigado por postar conteudo tão relevante.Abraço muita saúde.
Muito bom sua aula👏 Deu uma clariada no meu projeto de colocar uma injeção programável speedoino que ele só ler sinal de digital onda quadrada. E o o hei tipo converte o sinal indutivo em quadrado. Obrigado muito.
Explicações tecnicas sempre são muito instrutivas. E esse módulo HEI.. hehehe, como pode uma peça tão pequena dar tanta dor de kbça. quem tem um desse no carro sabe.
Pra o distribuidor eletrônico funcionar tem que alterar a posição da tampa e da aranha móvel com relação a aranha fixa da carcaça do distribuidor pra acertar o ponto da faísca.
não sei ao que se refere. Todo distribuidor possui uma posição fixa de montagem frequentemente possui marcas de referência. Alguns sistemas possuem ajuste de ponto inicial de ignição ajustado em marcha lenta feita com a retirada do short plug. Revise a montagem, ligação e possíveis danos no distribuidor.
Estou tentando instalar a injeção do kadett a alcool no voyage a álcool com motor ap, já fiz varios testes com o distribuidor aranha inclusive colocando só gasolina, os cabos de vela não aguentou a potência da bobina de injeção. Próximo ano vou ver a adaptação o distribuidor do kadett no bloco do motor do voyage. Pra mim compensa pois tenho chicote, uce, tbi, bomba de combustível e outras componentes da injeção de um bico do kadett.
Vou compartilhar um pouco do meu pesadelo com essa peça. Tenho um Monza 93 2.0 EFI. Ele esta comigo a 12 anos já. Ate onde eu me lembro o primeiro módulo queimou depois de 10 ou 11 anos comigo. Levei num mecânico que substituiu o original por ums marca GBAA se não me engano. Bom a peça durou 1 ano no carro e queimou de novo. Nessa segunda vez apareceu a bobina rachada soltando faísca no motor. Ai nessa mini reforma foi feito troca da bobina, troca do módulo hei por um da marca DELPHIN e até o chicote do que dizia ser do sensor map do carro onde tinha um fio quebrado e fazia a luz da injeção acender além de oscilar a lenta e gastar muito combustível (a média dele com defeito era 5,5km ou menos por litro) depois de toda reforma o carro ficou bom e a média dele saltou para 6,4km por litro na cidade levando em conta wue onde moro tem muito morro e subidas. Agora pouco tempo deu defeito na bomba da água que estava vazando e novamente preparei uma reforma para ele com bomba da água, correia dentada e tensor tudo peças que vão ser tiradas na troca da bomba e resolvi aproveitar para fazer num serviço só e aproveitei e comprei mais um módulo reserva da Delphin. Estava feliz com tudo recebido e so esperando o mecânico dar OK para fazer o serviço ja que ele nao tinha vaga disponível na ocasião. E agora novamente para minha surpresa o carro falhou quase apagando mas consegui chegar ate o trabalho e la fui eu colocar a cupla novamente no módulo hei. Estava com o carro parado e ja muito bravo pois até o jogo de velas e cabos troquei pois tinha queimado uma vela e o restante estava deplorável as condições. O carro parecia bem a luz da injeção não acendia, mas do nada sofria uma queda a ponto de quase parar. Aí fui mexer onde fica o módulo e vi esses dois cabos conectores e pensei "SÓ ME FALTA UM DELES ESTAR COM MAL CONTATO" e para minha surpresa foi dito e feito o cabo de 2 pinos estava com folga na conexão pois ainda é original. Mexi nele e aparentemente e aparentemente era isso mesmo um conector muito velho que nunca foi trocado. Comprei um novo pelo mercado livre e chegou hoje e fui a diversos mecânicos ao redor do meu trabalho e ninguém queria pegar o serviço e so mandaram para eletricista e apenas um que duvidou muito de mim e dizia que poderia ser bobina e outras coisas me disse que se eu achasse que era folga no conector por causa da falta de uma borrachinha de vedação que eu poderia tirar da peça nova e colocar na velha. Depois de passar por uns 5 eletricista que nenhum quis pegar numa sexta-feira a tarde e mais 3 que eu liguei eu mesmo tirei a borrachinha de vedação e coloquei na peça velha e ela pegou mais firmeza e conexão e o carro voltou a andar normalmente ate agora, mas mesmo assim ainda vou trocar esses conectores pois o novo que comprei é adequado a marca Delphin pegando muita firmeza. A lição que tudo isso andou me trazendo foi a mesma que sua mensagem no vídeo FIO QUEBRA, FIO RACHA, FIO RESSECA então vai trocar uma peça pede para ver os fios e conector juntos e ja substituí também. Reparei que o conector novo que comprei parece mais longo também e o original mais curto fazendo talvez faltar conexão e ai ja pega um buraco ou lombada no caminho ja mexe com tudo e ja acusa falhas. Apesar de eu estar ja cansado do meu carro por ser muito velho também tenho que calar minha boca pois muitas vezes vou trocar peças nele e o mecânico so diz ESSA PEÇA AINDA ERA A ORIGINAL DELE e ai vou falar o que? Tem 30 anos o carro e agora esta estragando algumas coisas. O jeito é ou vender se nao quer manutenção ou calar a boca e mandar arrumar pois ele ja se pagou a muito tempo já.😅
🤔❤️É assim mesmo, a maioria não sabe lidar com manutenção de carro, trocar peça é fácil e só dá lucro para a fábrica e para a oficina. Poucos querem fazer um pente fino. Como já comentei, entrei neste ramo quando comprei meu primeiro carro, um gordini, sei muito bem o que é ser rejeitado pelos mecânicos. Restou estudar e consertar meu próprio carro, mas agradeço muito por isso, progredi muito e me sustentei disso. Revisa sua instalação, limpe e refaça as conexões, troque os conectores danificados, dificilmente uma oficina vai fazer este tipo de serviço bem feito.
Blz aparecido. Muito obrigado por responder. Entao o motor esta bom. Só que a 3 meses mandei o mecânico fazer a parte de cima porque queimou a junta cabeçote. A valvula termostatica tinha travado e no paineil marcava tudo normal. Mas blz. Vou perdir pra um eletricista vir fazer funcionar. Pois tenho que vender ele. Boa noite Aparecido...
Bom dia Aparecido. tudo bem então rapaz voltei aqui só pra dizer qual era o problema do monza ,pode ser que um dia alguém passe pelo mesmo defeito. O defeito estava na bubina impulsora que comprei, peça nova. Descobri atráves de um amigo que tem um monza e subistituimos a parte que segura modulo rey e bubina impulsora ,pegou na primeira. comprei outra bubina impulsora e pra resumir problema selecionado. bom dia a todos.
Comprei uma bobina impulsora e o carro não dava ponto, mesmo girando o distribuidor até o final,mais quando coloquei a bobina antiga o carro ficou show,na verdade eu ia trocar porque a outra está muito velhinha rsrs
Muito boa aula mas ficou uma dúvida. Qual a residência do primário dessa bobina que usa no módulo hei? Tenho essa dúvida pois fiquei com vontade de adaptar essa ignição em um motor AP carburado com distribuidor indutivo
Olá, boa noite. Bastante instrutivo parabéns. Gostaria de fazer uma pergunta. Existe alguns vídeos que mostram mudando o modulo hei de lugar, tirando-o de dentro do distribuidor, isso é válido, faz sentido, há algum ganho.
Boa noite, Aparecido acompanho o seu canal e você é um dos poucos que orienta a nós leigos com propriedade. Qual módulo seria adequado para usar esta bobina ,com este distribuidor indutivo?
O que ocasiona a queima desta peça, é o calor ao qual ela é exposta, que é maior ainda em carros com kit-gás, ela é parafusada praticamente no bloco do motor que já é quente, sendo assim não têm como o calor se dissipar! Ocasionando a queima do modulo rey e a bobina impulsora.
Muito bom seus vídeos ,explicação bem técnica,pelo que entendi após os 500 rpm,o módulo de ignição é quem faz o comando,aonde é feito o avanço controlando o tempo exato da faísca de acordo com o rpm É isso?
O avanço é estático, mecânico, manual. O rotor é quem passa a centelha Para avançar tem que mover o corpo do distribuidor Existem outras maneiras para um "melhor acerto" com o carro em movimento, a central controla isso com o sensor Map/Maf Infelizmente avanço é o ponto fraco desse sistema.
Aparecido tudo bem ? Sempre estou vendo seus vídeos e aprendo bastante, gostaria de saber se consigo por um sensor indutivo no lugar da bobina impulsora no módulo hey se sim qual roda fônica seria melhor por exemplo a roda fônica 60-2
Se eu entendi sua ideia é adaptar uma roda impulsora no volante! Da ideia a solução é um brecha muito grande, creio que ninguém tem a receita pronta, depende de estudos, testes, e muito trabalho até chegar em algo possível ou descobrir que não dá. É muito mais fácil trabalhar na solução do sistema original. Uma dica: muitas vezes o impulsor do distribuidor original não funciona por haver perda do magnetismo do impulsor. Veja se não é seu caso e considere trocar a peça/distribuidor.
Parabéns pela aula Aparecido, nos dias atuais estamos tendo muito problema com as peças de reposição desse sistema principalmente quando o ima do distribuidor trinca e aí vc tem que trocar o distribuidor todo, minha pergunta é a seguinte posso instalar o distribuidor com bobina impulsora do carburado porém com os dois sistemas de avanço travado o modulo hei externo ao distribuidor? A idéia dessa adaptação é devido as bobinas impulsoras terem a mesma resistência e a do carburado não ter o problema de trinca o ima igual a do injetado, averia algum risco para ecu
Cara valeu por vc mostrar o porque que monza e kadet nenhum presta , agora sim talves seja possivel consertar esses carros , que perdesse dias mexendo e trocando tudo e nao fica bom , e claro a central tentando avancar o ponto mesmo em marcha lenta por isso essas merda ascelera sozinho do nada.
Falar de forma generalizada que os veículos em específico nao prestam é uma injustiça com os mesmos, todos os carros possuem defeitos, cabe ao proprietário manter a manutenção em dia, carro nao é so abastecer e trocar óleo.
muito bom, podemos fazer a experiência com sinal vindo de um sensor hall em vez deste pwm. Será que funcionaria, sabe algum modulo que faz isso sem precisar de modulo de injeção nem distribuidor?
Quero compartilhar aqui uma dica sobre essas ignições GM que equipam muitos carros dessa faixa de produção.
Sofri por anos com uma Ipanema, "queimando" módulo HEI, mas não era exatamente queimando, o que acontecia é que parava aleatoriamente, às vezes andando normalmente, cortava o motor, às vezes deixava o carro desligado quando ia fazer funcionar não pegava. Sem faísca na vela em todos os casos, bastava ir lá, arrancar o módulo e colocar outro o carro voltava a funcionar até nova pane aleatória.
Um detalhe, apenas trocava um módulo que deixava de funcionar por outro que havia deixado de funcionar antes, durante o período de "sofrimento que durou uns seis ou sete anos eu tinha módulos para substituição, trocava um módulo na rua em sete minutos. Durante esse período apenas dois módulos se revelaram definitivamente queimados.
Até que um dia encontrei um tutorial no YT de um sujeito que se apresenta com engenheiro automobilístico, só lamento que não anotei o nome para dar os créditos e não encontrei mais o clipe, a dica é ATERRAR A BASE DO DISTRIBUIDOR ONDE FICA PARAFUSADO O MÓDULO HEI, uma vez tomada essa providência nunca mais tive esse tipo de problema e lá se vão mais de seis anos.
Resolvi o problema do aterramento preparando um cabo (2,5mm²) com um terminal de latão olhal em cada extremidade, um de bitola fina, para parafusar no parafuso que fixa a tampa do distribuidor o qual deve ficar bem apertado para garantir bom contato elétrico, outro de bitola maior que vai parafusado em algum parafuso no bloco do motor, usei o parafuso de fixação do suporte dos cabos de vela, com atenção para boa limpeza do local (lixamento) para garantir bom contato elétrico.
Descobri que esse problema é recorrente em carros velhos, e tem explicação no fato que sendo a base do distribuidor em alumínio anodizado e sua base de fixação até o bloco de liga leve onde a primeira fica cravada se cria na junção do alumínio anodizado com a liga leve uma camada de óxido e folga pelas constantes variações de temperatura através dos anos, considerando que por ali circula a corrente da bobina de ignição, são gerados muito provavelmente transientes de alta tensão que tornam o módulo HEI inoperante.
Como se sabe todas as junções elétricas entre motor e a parte eletro-eletrônica da ECU devem ser perfeitas sob pena de problemas se não o forem.
👍por isso é importante fazer medições, testes extra fora do carro, e somente após ter certeza do real problema efetuar a correção necessária. A experiência mostra que se vc efetua um reparo sem ter certeza do o causou fatalmente está sujeito a não ter resolvido o problema. Obrigado por compartilhar, muitos imploram por resolver seus problemas e não dão retorno para ajudar outros e sequer curtem o canal.
Parabéns, e obrigado por compartilhar esse fato ocorrido contigo, vai ser muito últil para mim .
Boa noite , sou um mero eletricista com um curso técnico em eletrônica , nunca assisti aulas com conteúdo tão rico , muito obrigado
disponha!
Vídeo muito bom, eu tinha um distribuidor do carburado e tava na duvida se o sinal indutivo era igual do distribuidor próprio do injetado, e o video me ajudo que sim o sinal indutivo de qualquer distribuidor funciona, agora e saber como acionar o bico injetor (injeção monomponto)
Aprecio muito pessoas que sabem tanto e ao mesmo tempo consegue passar pra frente o conhecimento. Muito bom mesmo. Obrigado Sr. Aparecido.
disponha!
Melhor explicação q já vi... Domínio total
Adorei sua aula Profº,aula muito técnica,já fiz vários curso de injeção mais nem um ensinou como funciona um módulo de potência,um abraço.
Rapaz, meus parabéns!!!
NUNCA vi uma explicação tão bem feita.
SENSACIONAL!!!!
Obrigado pelo elogio
Melhor explicação que já vi em toda minha vida. Quem ensina ,e não esconde está sempre aprendendo com qualidade.
Esses vídeos são muito importantes pra quem quer aprender mais
Muito obrigado pelo vídeo. É uma verdadeira aula sobre eletrônica automotiva de maneira simples e extremamente didática.
Parabéns meu amigo! Muito bem explicado até quem é leigo entende tua excelente aula!!
É mais do que uma aula; é uma supermega-aula!!!! Maravilha ter assistido a essa aula!!! Parabéns!!!!
Muitíssimo obrigado
Nossa nunca vi uma explicacao igual a esta, nem tinha a ideia de como funcionava o modulo hey, tirei o chapeu hj pra vc
Tomara que a GOLD CAR e Gardi veja isso .
Baita aula, parabéns pelo conhecimento técnico e didatica. 👏🏻
Bons estudos!
Vídeo que salvou meu caso. Meu Monza não pega na partida se der tranco na primeira marcha ele pega na segunda se deixar embalar muito pega tbm
Ótima explicação,, através deste vídeo consegui resolver um.problema é era no módulo de ignição e não no módulo hei grato !!!
Que bom que ajudou
Amigo estou sofrendo com um monza agora vai ficar bem mais fácil muito obrigado
Aprendendo muito com seus vídeos , estou descobrindo cada erro no meu carro .. kkkk , o último foi o aquecimento excessivo da bobina , verifiquei via osciloscópio que o tempo de carregamento estava em torno de 27ms ...
Muito obrigado pelo vídeo. É uma verdadeira aula sobre eletrônica automotiva.
Eu não tenho palavras para agradecer por seu vídeo! Muito obrigado.
Parabéns pelo vídeo, parabéns pela iniciativa, parabéns pela aula. Nada melhor do que explicações na prática !!! Me ajudou muito. Abraços.
disponha!
Mucha enseñanza en cada uno de sus vídeos Ingeniero, muchas gracias por compartir su información, un cordial saludo desde México.
Excelente explicação, melhor impossível. Parabéns e muito obrigado.
Muito bom o vídeo, o osciloscópio tektronix lindo, vamos ao meu problema, só para dar uma explicação de como começou o meu defeito. 1) dificuldade para pegar, causa duas velas com fuga, medindo o eleyrodo central com a carcaça da vela ( rosca) havia uma resistência de mais ou menos 1 megaohm, aprovetei e limpei o bico de injeção. Após isso pega de primeira e morre em seguida. Olhando o seu vídeo e o manual de serviço de injeçao do monza cap 53, fica evidente que o defeito esta em algum fio do sinal da ecm para o modulo hei. A ecm, não é, ppis, tenho uma de reserva e da o mesmo problema. A bomba, e a pressão da bomba, assim como o controlador de pressão estão ok. Vou verificar com o meu osciloscópio, se esta vindo o sinal da ecm para o módulo hei. Alguém do pedaço já pegou algum defeito no módulo hei parecido????? Se for o módulo hey, é melhor comprar o da delphi, ou outro qualquer também funciona bem, o meu se for o caso durou 24 anos e é original gm. Abraços. E obrigado pelo vídeo esclarecedor. Abraços.
uma coisa por vez, faça os testes primeiro.
@@AparecidoOliveira desliguei o conector que liga o modulo hey a ecm, o conector de 4 fios, pedi ao meu amigo para colocar gasolina no corpo de injeção, o monza pegou e não morreu, mad não acelerou. Pelo menos mudou o defeito. Ou seja passando dos 500 rpm, a ecm toma conta, só que ai o motor morre, mesmo colocando gasolina no corpo de injeção. Desligando o conector, o carro fica ligado, jogando gasolina no corpo de inj. Vou medir os fios do modulo hey para ecm, se tudo estiver ok, vou trocar o mod. Hey. Abraços.
Suas explicações são Fantásticas. Parabéns!!!!!!
Muito obrigado 😃
Gostei do aviso "Quem gosta de......" , pois eu ia perguntar se dá p/ usar num sistema convencional (carburado), entao continuei vendo e tirei minha conclusao: alteração no ponto de ignição, diminuir a largura da ponta do rotor. obrigado.
Isso mesmo
Parabéns pela aula! muito didático e técnico.
excelente vídeo, muito bom mesmo.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
O cara é bom, deve ser ótimo profissional.
Exemplo disso. Ê Exelente Trabalho .
parabéns obrigado quando puder faça uma vídeo aula sobre o válvula egr as mangueiras do canister e do filtro de ar seu vídeos aulas são muito produtivos aprendi bastante
Boa noite! Como sempre só tenho a agradecer por doar o seu tempo e compartilhar conosco seus ensinamentos. Preciso de ajuda, se possível é claro. Mesmo com toda sua ótima aula esta acontecendo uma situação PRA MIM curiosa. Ipanema Multec 700. Não liga. Particularidades: tenho faísca, só pega quando dou um TRAGO. O bico não pulsa. Testes: tenho gasolina, a bomba esta com boa pressão, a linha esta regulada em 2 Bar, foi feito teste de bico na máquina, esta perfeito. Testei alimentação e aterramento da central, tudo ótimo. Fiz o teste de continuidade dos fios do módulo Hei até a central, tudo certo. Já que liga quando dou o TRAGO, fiz os testes de sinais do Hei lá na central. Tenho pulsos no D5 fio azul/verde da central, tenho pulsos no B5 violeta na central, e quando funciona tenho os 5V no pino D4 que a central envia para o módulo Hei. Mas NÃO TENHO PULSOS no D15 e D16 da central que vai para o bico injetor. Já que tenho todos os sinais, e mesmo assim o bico não pulsa, PRA MIM, tenho um problema no MÓDULO. O sr. tem algum outro teste ou dica para me auxiliar? Desde já, agradeço por sempre me dar atenção. Que Deus o abençoe. Angelo de Porto Alegre.
angelokethellyn vc testou o pulso do injetor com ociloscopio? o injetor pode ter pulso e não está abrindo por ter problemas na alimentação como: bateria baixa, massa do modulo defeituoso, mau contato no conector do injetor...
Bom dia ! Primeiro quero lhe agradecer de verdade por SEMPRE me dar atenção, e tentar me auxiliar, me ajudar de alguma forma. Lhe agradeço de verdade, de coração. Essa Ipanema na verdade é minha. Acaba chegando outros serviços e ia deixando para depois. Resumindo, o meu problema do bico não injetar foi em função do meu sensor MAP. Com a ignição ligada, ou dando um TRAGO para pegar, a leitura do MAP era 386mV. Por esse motivo o módulo bloqueava o SINAL PULSANTE DO BICO. Que Deus o abençoe. Um bom domingo e uma ótima semana. Ângelo de Porto Alegre.
Parabéns... estou maravilhado com as aulas...
Fico feliz em saber
Uma pena que hoje esses veiculos quase não aparecem mais na oficina. Caso não se colocasse um modulo original o paralelo queimava rapidinho.Obrigado por postar conteudo tão relevante.Abraço muita saúde.
PARABÉNS PELA ÓTIMA E DETALHADA EXPLICAÇÃO.
Obrigado!
A melhor explicação de todos os tempos....e isso aí ..chow de bola
gostei de ver vc explica tudo certinho parabéns vídeo muito bom 👍👍👍👍
parabens gosto de estar por dentro ,ja que gosto de entender como tudo funciona
Eu me escrevi no seu canal eu sou mecânico vejo que vc é um ótimo professor parabéns Deus te abençoe sempre
Muito bom sua aula👏
Deu uma clariada no meu projeto de colocar uma injeção programável speedoino que ele só ler sinal de digital onda quadrada. E o o hei tipo converte o sinal indutivo em quadrado.
Obrigado muito.
Bacana
Explicações tecnicas sempre são muito instrutivas. E esse módulo HEI.. hehehe, como pode uma peça tão pequena dar tanta dor de kbça. quem tem um desse no carro sabe.
Muito interessante aparecido parabéns pela didática
Obrigado 👍
Uma aula de nível , excelente .
.
Rapaz bem na hora q dei que carro funciona sem distribuidor aí vc logo responde q não kkkk muito bom seu vídeo
O senhor é um ótimo professor
Melhor professor que já tive
Parabéns pela aula e recursos utilizados. Conhece muiiiiito !!!!
Muito satisfeito com essa explica ao parabéns
maravilhoso, esta aula nota 10...
to nem acreditando que eu entendi. parabens . boa aula
Pra o distribuidor eletrônico funcionar tem que alterar a posição da tampa e da aranha móvel com relação a aranha fixa da carcaça do distribuidor pra acertar o ponto da faísca.
não sei ao que se refere. Todo distribuidor possui uma posição fixa de montagem frequentemente possui marcas de referência. Alguns sistemas possuem ajuste de ponto inicial de ignição ajustado em marcha lenta feita com a retirada do short plug. Revise a montagem, ligação e possíveis danos no distribuidor.
Estou tentando instalar a injeção do kadett a alcool no voyage a álcool com motor ap, já fiz varios testes com o distribuidor aranha inclusive colocando só gasolina, os cabos de vela não aguentou a potência da bobina de injeção. Próximo ano vou ver a adaptação o distribuidor do kadett no bloco do motor do voyage. Pra mim compensa pois tenho chicote, uce, tbi, bomba de combustível e outras componentes da injeção de um bico do kadett.
Vou compartilhar um pouco do meu pesadelo com essa peça. Tenho um Monza 93 2.0 EFI. Ele esta comigo a 12 anos já. Ate onde eu me lembro o primeiro módulo queimou depois de 10 ou 11 anos comigo. Levei num mecânico que substituiu o original por ums marca GBAA se não me engano. Bom a peça durou 1 ano no carro e queimou de novo. Nessa segunda vez apareceu a bobina rachada soltando faísca no motor. Ai nessa mini reforma foi feito troca da bobina, troca do módulo hei por um da marca DELPHIN e até o chicote do que dizia ser do sensor map do carro onde tinha um fio quebrado e fazia a luz da injeção acender além de oscilar a lenta e gastar muito combustível (a média dele com defeito era 5,5km ou menos por litro) depois de toda reforma o carro ficou bom e a média dele saltou para 6,4km por litro na cidade levando em conta wue onde moro tem muito morro e subidas. Agora pouco tempo deu defeito na bomba da água que estava vazando e novamente preparei uma reforma para ele com bomba da água, correia dentada e tensor tudo peças que vão ser tiradas na troca da bomba e resolvi aproveitar para fazer num serviço só e aproveitei e comprei mais um módulo reserva da Delphin. Estava feliz com tudo recebido e so esperando o mecânico dar OK para fazer o serviço ja que ele nao tinha vaga disponível na ocasião. E agora novamente para minha surpresa o carro falhou quase apagando mas consegui chegar ate o trabalho e la fui eu colocar a cupla novamente no módulo hei. Estava com o carro parado e ja muito bravo pois até o jogo de velas e cabos troquei pois tinha queimado uma vela e o restante estava deplorável as condições. O carro parecia bem a luz da injeção não acendia, mas do nada sofria uma queda a ponto de quase parar. Aí fui mexer onde fica o módulo e vi esses dois cabos conectores e pensei "SÓ ME FALTA UM DELES ESTAR COM MAL CONTATO" e para minha surpresa foi dito e feito o cabo de 2 pinos estava com folga na conexão pois ainda é original. Mexi nele e aparentemente e aparentemente era isso mesmo um conector muito velho que nunca foi trocado. Comprei um novo pelo mercado livre e chegou hoje e fui a diversos mecânicos ao redor do meu trabalho e ninguém queria pegar o serviço e so mandaram para eletricista e apenas um que duvidou muito de mim e dizia que poderia ser bobina e outras coisas me disse que se eu achasse que era folga no conector por causa da falta de uma borrachinha de vedação que eu poderia tirar da peça nova e colocar na velha. Depois de passar por uns 5 eletricista que nenhum quis pegar numa sexta-feira a tarde e mais 3 que eu liguei eu mesmo tirei a borrachinha de vedação e coloquei na peça velha e ela pegou mais firmeza e conexão e o carro voltou a andar normalmente ate agora, mas mesmo assim ainda vou trocar esses conectores pois o novo que comprei é adequado a marca Delphin pegando muita firmeza. A lição que tudo isso andou me trazendo foi a mesma que sua mensagem no vídeo FIO QUEBRA, FIO RACHA, FIO RESSECA então vai trocar uma peça pede para ver os fios e conector juntos e ja substituí também. Reparei que o conector novo que comprei parece mais longo também e o original mais curto fazendo talvez faltar conexão e ai ja pega um buraco ou lombada no caminho ja mexe com tudo e ja acusa falhas. Apesar de eu estar ja cansado do meu carro por ser muito velho também tenho que calar minha boca pois muitas vezes vou trocar peças nele e o mecânico so diz ESSA PEÇA AINDA ERA A ORIGINAL DELE e ai vou falar o que? Tem 30 anos o carro e agora esta estragando algumas coisas. O jeito é ou vender se nao quer manutenção ou calar a boca e mandar arrumar pois ele ja se pagou a muito tempo já.😅
🤔❤️É assim mesmo, a maioria não sabe lidar com manutenção de carro, trocar peça é fácil e só dá lucro para a fábrica e para a oficina. Poucos querem fazer um pente fino. Como já comentei, entrei neste ramo quando comprei meu primeiro carro, um gordini, sei muito bem o que é ser rejeitado pelos mecânicos. Restou estudar e consertar meu próprio carro, mas agradeço muito por isso, progredi muito e me sustentei disso. Revisa sua instalação, limpe e refaça as conexões, troque os conectores danificados, dificilmente uma oficina vai fazer este tipo de serviço bem feito.
Que boa aula. excelente trabalho... Obrigado
Disponha!
Deus abençoe sua vida.
Show de conhecimento. Parabéns.
Gostei. Explicação magnifica
Fico feliz
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Sem palavras. Excelente explicação.
boa... parabens identificou o funcionamento do modulo hey inimigo
Parabéns Cido ,bem esclarecido abraço
Parabéns! Aprendi bastante. Valeu
Muito bom! Ótima explicação amigo
Baita aula, grato pelo vídeo !
Blz aparecido.
Muito obrigado por responder.
Entao o motor esta bom.
Só que a 3 meses mandei o mecânico fazer a parte de cima porque queimou a junta cabeçote.
A valvula termostatica tinha travado e no paineil marcava tudo normal.
Mas blz.
Vou perdir pra um eletricista vir fazer funcionar.
Pois tenho que vender ele.
Boa noite Aparecido...
agora sim!!!!!!!!! tenho um kadett 95 efi ! e as vezes nao da centelha na partida!
principalmente quando esquenta o modulo hey!!
otima aula parabéns
Cara manja demais, troquei o meu estes dia...abracao
Parabéns professor muito obrigado
Disponha!
Parabéns pela explicação!!!
Bom dia Aparecido.
tudo bem
então rapaz voltei aqui só pra dizer qual era o problema do monza ,pode ser que um dia alguém passe pelo mesmo defeito.
O defeito estava na bubina impulsora que comprei, peça nova.
Descobri atráves de um amigo que tem um monza e subistituimos a parte que segura modulo rey e bubina impulsora ,pegou na primeira.
comprei outra bubina impulsora e pra resumir
problema selecionado.
bom dia a todos.
Comprei uma bobina impulsora e o carro não dava ponto, mesmo girando o distribuidor até o final,mais quando coloquei a bobina antiga o carro ficou show,na verdade eu ia trocar porque a outra está muito velhinha rsrs
No caso com base na referência de rotaçao,a central eletrônica comando o avanço
Muy buen vídeo, 1000 gracias
Sou teu fã meu irmão parabéns
obrigado Thiago.
Blz cara deus te ama muito
Show de aula obrigado
Que aula!!! Vlw professor!
muito obrigado bela aula
Rapaz show de bola
Parabéns excelente.
Ótima explicação!!!
Muito boa aula mas ficou uma dúvida. Qual a residência do primário dessa bobina que usa no módulo hei?
Tenho essa dúvida pois fiquei com vontade de adaptar essa ignição em um motor AP carburado com distribuidor indutivo
Muito boa a intro a outra doi no ouvido quando estamos com headphone
Olá, boa noite. Bastante instrutivo parabéns.
Gostaria de fazer uma pergunta. Existe alguns vídeos que mostram mudando o modulo hei de lugar, tirando-o de dentro do distribuidor, isso é válido, faz sentido, há algum ganho.
nenhum, mas precisa perguntar a quem fez.
Parabéns pela sua esplicao
Que aula maravilhosa. Parabens...me diga uma coisa: O Modulo HEy é responsável é enviou de combustivel???
sem ele não funciona nada, nem ignição ou injeção.
excelente aula!!!
Boa noite, Aparecido acompanho o seu canal e você é um dos poucos que orienta a nós leigos com propriedade. Qual módulo seria adequado para usar esta bobina ,com este distribuidor indutivo?
bobina 067 veja o video do sistema
Top demais, parabéns!
Que aula top👏🏼👏🏼👏🏼
O que ocasiona a queima desta peça, é o calor ao qual ela é exposta, que é maior ainda em carros com kit-gás, ela é parafusada praticamente no bloco do motor que já é quente, sendo assim não têm como o calor se dissipar! Ocasionando a queima do modulo rey e a bobina impulsora.
Bom.Dia valeu mesmo pela explicação
Disponha!
Voce é o cara parabéns
👍😉
Mt boa a explicação 👍🏻 vlw
Muito bom este vídeo para bens
Muito bom seus vídeos ,explicação bem técnica,pelo que entendi após os 500 rpm,o módulo de ignição é quem faz o comando,aonde é feito o avanço controlando o tempo exato da faísca de acordo com o rpm
É isso?
O avanço é estático, mecânico, manual.
O rotor é quem passa a centelha
Para avançar tem que mover o corpo do distribuidor
Existem outras maneiras para um "melhor acerto" com o carro em movimento, a central controla isso com o sensor Map/Maf
Infelizmente avanço é o ponto fraco desse sistema.
Aparecido tudo bem ? Sempre estou vendo seus vídeos e aprendo bastante, gostaria de saber se consigo por um sensor indutivo no lugar da bobina impulsora no módulo hey se sim qual roda fônica seria melhor por exemplo a roda fônica 60-2
Se eu entendi sua ideia é adaptar uma roda impulsora no volante! Da ideia a solução é um brecha muito grande, creio que ninguém tem a receita pronta, depende de estudos, testes, e muito trabalho até chegar em algo possível ou descobrir que não dá. É muito mais fácil trabalhar na solução do sistema original. Uma dica: muitas vezes o impulsor do distribuidor original não funciona por haver perda do magnetismo do impulsor. Veja se não é seu caso e considere trocar a peça/distribuidor.
Parabéns pela aula Aparecido, nos dias atuais estamos tendo muito problema com as peças de reposição desse sistema principalmente quando o ima do distribuidor trinca e aí vc tem que trocar o distribuidor todo, minha pergunta é a seguinte posso instalar o distribuidor com bobina impulsora do carburado porém com os dois sistemas de avanço travado o modulo hei externo ao distribuidor? A idéia dessa adaptação é devido as bobinas impulsoras terem a mesma resistência e a do carburado não ter o problema de trinca o ima igual a do injetado, averia algum risco para ecu
não vejo problema.
Muito bom ......sabe dizer sensor de rotação com roda fonica funcionária????? Abraço
funciona, muitos carros a usam, só não foi feito para este sistema.
@@AparecidoOliveira COLOCAR UMA RODA FONICA NO SISTEMA EFI monoponto do monza ....SERA Q VIRA?
BOM DIA P VC ....ABRAÇO
Super aula 👏👏
Cara valeu por vc mostrar o porque que monza e kadet nenhum presta , agora sim talves seja possivel consertar esses carros , que perdesse dias mexendo e trocando tudo e nao fica bom , e claro a central tentando avancar o ponto mesmo em marcha lenta por isso essas merda ascelera sozinho do nada.
Falar de forma generalizada que os veículos em específico nao prestam é uma injustiça com os mesmos, todos os carros possuem defeitos, cabe ao proprietário manter a manutenção em dia, carro nao é so abastecer e trocar óleo.
muito bom, podemos fazer a experiência com sinal vindo de um sensor hall em vez deste pwm.
Será que funcionaria, sabe algum modulo que faz isso sem precisar de modulo de injeção nem distribuidor?