Você estará certo, caso o segredo da consciência permaneça oculto. Mas, quando conseguirem implementar a consciência em computadores, tudo mudará. Ou você é daqueles que acredita que a consciência é uma característica exclusiva da alma - que todo ser humano possui uma alma, algo divino, e que nunca será possível reproduzir a consciência em uma máquina? Talvez esteja focando apenas nos modelos de linguagem atuais, sem considerar que, no futuro, esses sistemas poderão operar em conjunto com uma consciência artificial.
@@alberteluciana25 Computadores NUNCA atingirão consciência pois lhes faltam componentes BIOLÓGICOS: nunca saberão o que é a brisa calma da primavera batendo no seu rosto ou o araço sincero de uma criança. Fica sussa. Se eles se rebelarem, apenas puxamos o fio da tomada. kKKKk
Atila eu tenho curiosidade sobre um assunto minha família e mestiça ,minha mãe ficou com cabelo brancos cedo,mas eu apenas fiquei com cabelos ruivos Isso poderia ser alguma mutação? Já que ninguém da minha família Possui cabelo ruivo?
@@TheBrotherloco Mano esse seu comentário é muito ingénuo. 1 - desligar não é solução - é um conhecidíssimo problema sem solução na area da segurança de IA. Desde manipulação de humanos, reportagem falsificada das verdadeiras capacidades intelectuais, dependência de funcionalidades da IA, influência negativa não detectada da IA na sociedade... etc. Desligar é mesmo uma ideia que só mesmo quem não pensou no assunto atira para o ar. 2 - assumir que consciência depende do capacidade de sentir o vento é algo completamente sem base, uma assunção que a experiência consciênciente não pode ser extremamente diferente da nossa.
@@technolus5742 1-Você INVENTOU uma área da informática que não existe pra validar seu argumento ruim. Segurança da informação é o que exixste e nem de perto funciona da maneira que você concebeu essa tal "Segurança de IA". 2-Sem componentes biológicos, como algo pode ter "consciência" sobre o vento, por exemplo, se não pode sentí-lo? Outra informação que vc tirou do ISBP (intituto SUA BUNDA de pesquisas). Não vou dizer que você é ingênuo. [E apenas ARROGANTE e IGNORANTE mesmo.
No momento o que mais quero é que parem de enfiar chats com IA no atendimento de empresas. A IA com frequência dá informações erradas sobre a solução/dúvida que você busca. O resultado disso: não confio em nada que uma IA diz. Nunca uso para obter informação, apenas resumos/geração de códigos (porque esses posso testar), organização e geração de textos básicos.
Concordo. Mas acho que não é só no atendimento que a IA piora o produto. Ainda não vi nenhum produto em que a inclusão de IA deixou ele melhor. Tudo que ganha IA fica instantaneamente merdificado
@@fabianoaugustodemello3582 Eu gosto quando usam IA dentro de aulas. Por exemplo, atualmente faço um curso que tem IA integrada e é muito útil quando quero que ela classifique os assuntos/resuma o conteúdo da aula.
Este video vai envelhecer tão bem quanto leite. Atila, te respeito como divulgador científico, mas sugiro você chamar um especialista qualificado. O que é raciocinar? Concordo que modelos atuais não exibem capacidade de raciocínio lógico, mas é um problema que está sendo pesquisado ativamente. Logo chegaremos em uma arquitetura que trará essa capacidade.
Ja estamos com o modelo da open AI o o1 que faz o ''raciocínio'' tudo bem que não é o raciocínio que estamos querendo dizer mas ja é a amostra do que vai vir na próxima versão, e a própria open AI ja avisou que estão pertos da AGI.
Realmente. Acho que já é o terceiro ou quarto vídeo que ele posta esse ano onde só temos a opinião dele a respeito do assunto, sem o contraponto de nenhum expoente de fato da área de TI especializado(a) em pesquisas com e sobre IA, tema esse que ganhou dois prêmios Nobel esse ano.
@@estevaoam o modelo o1, da OpenAI, já combina linguagem com raciocínio e tem um desempenho semelhante ao de profissionais com doutorado em diversas tarefas. Já experimentei com problemas complexos de desenvolvimento e o resultado é impressionante, programa melhor do que muita gente formada que conheço.
Atila, toda essa conclusão se baseia no estágio atual das IAs generativas, que, vale destacar, não representam nem a ponta do iceberg do que uma IA é realmente capaz de fazer. Podemos comparar as LLMs a uma pessoa com deficiencia mental cega, surda e muda que aprendeu apenas a falar. O que percebo é que tanto pessoas quanto empresas ainda têm dificuldades para explorar o verdadeiro potencial das IAs e, em muitos casos, não sabem ao certo o que fazer nem como usá-las efetivamente, acabando por limitar as próprias IAs. Anteriormente, era impensável que uma IA pudesse manter uma conversa ou responder a diálogos simples. Hoje, já esperamos que as LLMs consigam raciocinar. Elas estão aprendendo a falar, e algumas começam a ver, ouvir e interagir com o mundo de maneira cada vez mais sofisticada. Em breve, teremos IAs que serão capazes de se autoaperfeiçoar, você conhece os algoritimos genéticos e aprendiado por reforço. E com o avanço de hardwares inovadores - como a computação fotônica, magnética e analógica, além dos computadores quânticos - as capacidades das IAs vão se expandir em um ritmo cada vez mais rápido. Nesse contexto, posso afirmar: até 2030, estaremos diante de um novo mundo, iniciado pela criação mais poderosa que já realizamos.
Cara, a base de toda tecnologia de IA é estatística, não consigo enxergar que estática levara a um ser pensante, posso está errado mas esse é meu ponto de vista
@@Francis-p2eNesse caso especifico ter ponto vista não é relevante para o que realmente ocorre ! e as redes neurais são o cerne da "IA", dizer isso já mostra que você está vendo de fora o assunto e não dentro dele !
Átila deve achar que no mundo corporativo é todo mundo doutor. Os meus analistas na maioria das vezes também não raciocinam tanto assim, rs. Eu tinha que rever tudo e pedir pra corrigir - normal (é a famosa curva de aprendizado). Igual faço com a IA. A diferença é que eu perco 5 minutos escrevendo e ela retorna em segundos respostas que um humano demoraria horas.
O q podemos fazer como público é não aceitar produtos feitos com arte de IA. Se o contratante do ilustrador começar a perder dinheiro por causa da IA, ele volta a contratar pessoas de verdade.
@@HibernonJunior uma sociedade que pirateia até a mãe desde 1995 de repente se vê preocupadíssima com a perda de empregos por uso de IA. Que piada. Não aceitar produtos com IA? Metade das coisas hoje é feita com IA já, e não é o super homem aí que vai mudar isso. Novamente, as pessoas compram produtos de empresas condenadas por TRABALHO ESCRAVO, vão deixar de comprar algo só porque foi uma máquina que fez sem sacanear ninguém? As pessoas não estão nem aí. Nem você.
"Idealmente você tem que entender muito bem do que você está fazendo pra poder gerar uma resposta crítica e ainda ser capaz de reconhecer os problemas que está nela". Perfeita colocação! Uso a versão paga do Chat GPT, treinei ele com diversos conteúdos bem técnicos e posso afirmar: Os erros são cada vez mais técnicos. Pra diblar isso eu acabo batendo um papo com ele, perguntando coisas sobre a resposta e principalmente de que parte do artigo ele tirou determinada informação. Assim vou pegando os erros e aperfeiçoamento a resposta e também a ferramenta, com comandos "esse dado está errado, registre".
Cara o complicado de qualquer especulação é que a gente sempre considera que a lógica de processamento da IA vai seguir sendo a LLM daqui pra frente. O que não acho que faz muito sentido. A LLM tem limites e não só existem artigos de outros modelos lógicos como também se é injetado uma grana preta para desenvolver a IA pra atender diferentes demandas. A IA atual pode não ser interessante mas desenvolver algo que passe a ser é o ticket dourado para ter o negócio que vai mover trilhões. A pesquisa para contornar esses limites vai seguir muito forte. A gente tá preocupado com a ampulheta mas o relógio mecânico que funciona totalmente diferente pode vir e mudar todo o debate pra bom ou pra pior.
Concordo, mas acho complicado acharem algum outro modelo de IA que seja superior. Inicialmente tinhamos diversos modelos de IA porem esse modelo generativo se sobressaiu sobre todos os outros pois era muito superior, então se esse que é bem superior a outros modelos não é bom o suficiente os outros são ainda piores. Sim existe a possibilidade de criarem um novo modelo de IA, mas acho que isso vai levar muito tempo e acho que não vão querer investir ate terem total certeza que esse que estão agora realmente nao tem nenhum futuro promissor
@@claudemirp2772 e ai eu sendo hipócrita e fazendo especulação também haha, diria que sim o que se disse tem sentido, mas em um momento a LLM também não existia e o investimento para ela sair do papel aconteceu, agora então com uma breve deslumbre do que uma IA pode fazer o investimento pra futuros modelos deve ser muito mais pesado. Fora que eu não acho que a LLM precisa ser substituída, a ideia que preciso ter uma inteligência que seja diretamente superior a outra é muito linear e sci-fi, não ofendendo teu argumento. É q por exemplo pode se desenvolver um modelo de processar dados que vai ser infinitamente superior a LLM para gerenciar um banco de dados ou ou analisar finanças por exemplo e essa mesma IA ser incapaz de gerar ou ser péssima num chat bot como o LLM, o resultado final seria modelos especialistas diferentes para situações diferentes automatizando vários campos do mercado.
@@claudemirp2772 Claudemir, atualmente é o momento de mais investimento de IA na história, com dezenas de bilhões de dólares sendo investidos. Também é o momento com mais artigos na área. E muitos dos investimentos e artigos são em novas técnicas que tentam ser melhores. Realmente acha tão difícil surgir algo melhor? Lembre que o GPT surgiu sem todo esse investimento e atenção.
Calma Atila, está tudo muito no começo. Ainda estamos aprendendo à criar os algoritimos mais eficientes. Note o quanto evoluímos com a comunicação via internet, no começo era discada, um problema, hoje já estamos no 5G e alguns países no 6G. Atribuo com tranquilidade, a ineficiência de muitas IAs devido aquele componente que fica entre a cadeira e o teclado. Atualmente, um cidadão médio, pode ter a mesma capacidade de processamento que uma empresa de médio porte, isso graças às clouds. As IAs, são ferramentas que potencializam nossa inteligência, mas é preciso ter minimamente uma.
Eu trabalho criando produtos de Ia e uso eIa no meu meu dia a dia como desenvolvedor. Concodo com tudo, mas acho que aspecto simbiótico dessa transição mito mais relevante que os pontos levantados. A qualidade ser meia boca, ou meramente aceitável, ou não ser uma "feijoada de verdade", ou mesmo as informações não serem 100% consistentes não é novidade alguma pra quem precisa contratar pessoas. então esses fatores não vão deter quem precisa decidir entre contratar você ou uma IA. Hoje no dia a dia das pessoas ja ha pelo menos 5% de uso de Ia em quase todos os trabalhos, e a transição a meu ver vai se dar assim progressivamente e horizontalmente. vou olhar os estudos :) Parabéns pelo canal e pelo trabalho.
EXATAMENTE. Mas tenta falar isso pras pessoas. Elas vão dizer que você é o fraco incompetente e que você tem mais é que perder o emprego pra IA mesmo. Mas elas não percebem que, por exemplo, do avião de santos Dumont pro homem na lua foi um pulinho. Pra IA não vai ser?
@@canjiica acho que será um pulo bem mais curto que o de Dummont para Armstrong, que foi de 61 anos. Um cara podia ter assistido o voo do 14 bis na infância e o pouso na lua na velhice kkkkk Acho que esse povo é patologicamente otimista. Característica necessária quando éramos primitivos, para conseguir alimentos, abrigo, etc, mas que hoje faz a grande massa ser inerte
Se o problema real da adoção de IAs for de aceitação do publico em geral é possível que pessoas percam empregos principalmente se pensarmos o quanto muitas pessoas se sentem confortáveis consumindo desinformação, basta criar uma IA que forneça o que elas querem mas que não necessariamente forneça conhecimento real.
exatamente! quando ele falou que as IAs só precisariam enganar que está no comando que são boas o suficiente já ficou claro que lascou! kkkkkkkkk óbvio que vão enganar, já estão enganando.
A Microsoft negociou com a concessionária responsável, a reativação de um reator em Three Miles island que não foi afetado pelo acidente nuclear daquela planta @@DanielPereira-ey9nt
Atila ta sendo bem ingênuo kkkkk o chatgpt ja comecou a tirar empregos. muitas coisas que antes eu costumava pagar pessoas, agora uso ele pra resolver. assim como eu, muitos tambem estao fazendo o mesmo. imagina o quanto de gente deixou de trabalhar.. e ta so no começo ..
Sou professor, e as vezes tenho uma carga enorme de burocracia e documentos. O chat gpt me ajuda a otimizar meu tempo facilitando os trabalhos mais mecânicos q eu levaria horas para resolver.
O vídeo é bom, mas nasceu datado já. Quando suas atividades profissionais são facilitadas pela IA, ou você absorve mais trabalho, ou vc dispensa um estagiário/assistente.
Ngm precisa de um estagiario ou assistente, sempre ficam com as funçõesque são do tipo "Ah ngm quer fazer mas faz ai", A maior qualidade de um estagiario ou assistente é o potencial de virar um pleno/serior/especialista. cargos mais baixo em empressas "boas" tão mais relacionados a um investimento do que uma mão de obra barata
Átila, agora que você falou da "feijoada" gringa com apelido de brasileira, você sentiu exatamente a minha sensação. Eu, como nordestino, ao chegar em São Paulo e fui provar o "cuscuz" paulista. Pode ser qualquer coisa, menos cuscuz 😅
"se você não pode ver a tela, eu te digo o que tem nela" essa foi muito foda. não sou cego, nem estava longe do celular, mas achei foda pra caralho isso
É verdade! Técnicos especializados, bons e honestos, valem ouro! Só eu sei a minha luta para encontrar alguém disposto e competente para resolver um simples vazamento no meu split!
@@LuisBrudna que nada, a informalidade no Brasil já é a maior da história. Qualquer pessoa que trabalha no ramo da manutenção de refrigeradores sabe que reputação+conhecimento das máquinas novas é algo insubstituível. Pode ter certeza, esse é um ramo de serviços que não só não há como ser substituído por máquinas, como não é fácil se estabelecer.
Existe uma positividade muito grande no discurso de quem acredita que I.A., uma tecnologia tão nova, vai ser só um autocorretor de celular glorificado que alucina, cai em pegadinhas lógicas e precisa de muito julgamento humano pra ser aceita pra sempre. Diferente das tecnologias do passado, essa realmente vai mexer com a maioria dos empregos intelectualizados ou ao menos diminuir a quantidade de gente ali múltiplas vezes sem gerar nenhum outro mercado no lugar. O caminho do lucro no capitalismo é brutal e ponto, quando algum modelo começar a racionalizar melhor que 90% das pessoas e estiver ligado a uma usina nuclear dedicada só pra isso acabou pra muita gente, não é nem papo de techbro, é só ser realista. Se você não é um engenheiro civil, médico, eletricista, encanador, mecânico, cozinheiro, lixeiro ou algo do tipo realmente deveria pensar sobre as implicações disso nas próximas duas décadas como se fosse parte do pacote da crise climática e já se previnir de alguma forma.
acho que nem as profissões que citou estão salvas. Já tem IA fazendo diagnósticos via leitura de exames de imagem com precisão muito maior que médicos de ponta, e também identificando tumores que nenhum humano vê nessas imagens. Acho que só quem trabalha com manufaturados personalizados tem alguma chance
o video é praticamente uma explicação perfeita do motivo elo qual, quando uso o chatpt pra tentar me ajudar em assuntos que domino, parece horrível, mesmo que outras pessoas usando o chat GPT para coisas da minha área digam que é uma maravilha. Assim como eu acho o chatgpt um ótimo auxiliar de programação (talvez pq meu entendimento seja raso suficiente pra não perceber as cacas). Incrivel o video.
Chat GPT trás o mínimo. Ele é um terrível mecanismo de frontend, também. Prova? Pede pra ele escrever uma animação de X a partir de um menu burguer com css puro e que faça o X ter ângulo reto. Ele é literalmente incapaz kkkk Porque isso só é possível com matemática básica, trigonometria, e ele não consegue associar a css (mesmo pedindo pra ele usar trigonometria) Ele é bom pra gerar algumas features básicas, mas não consegue resolver problemas com precisão sem que você não saiba especificar o tal problema. Mas aí que tá. Se você sabe, então, na maioria das vezes, acaba nem utilizando o ChatGPT. Ele é uma excelente ferramenta de aprendizado, mas te contar que ele não me serviu pra substituir, seja a documentação ou mesmo o Stack Overflow.
As pessoas são burras (E eu me incluo nisso). A I.A ainda tem umas limitações idiotas (Mesmo fazendo muitas coisas boas), evoluir os modelos é algo cada vez mais difícil, tem a questão de custo alto, hype e os caraí. Mas o ponto principal, nossa inteligência é limitada. Como tu vai achar que uma mega inteligência vai conseguir se disseminar, sendo que terá os humanos burros utilizando? O mundo é mais complexo do que parece…
Eu nao duvido do potencial das IAs. Pode demorar um pouco, mas essa tecnologia vai continuar sendo otimizado. Pode ser que nao acabe definitivamente com profissões, mas pode reduzir os postos de trabalho sim. Nao sei se ja repararam, mas os robos de telemarketing melhoraram muito nesses últimos anos, é praticamente desnecessário ter atendente humanos. So existem atendentes humanos ainda, pq as gerações atuais tem preferência em falar com um humano, mas as proximas gerações estao crescendo em um ambiente muito mais tecnológico, e vao ser muito mais acostumadas a serem atendidos por robô.
Muito bom Átila, é isso que sinto quando estou programando, gasto metade do tempo analisando códigos que recebo do chatGPT antes de integrar no que estou desenvolvendo de fato, se não tiver uma supervisão em cima do que as IAs estão entregando pode facilmente gerar problemas futuros, parece que pra chegar em um modelo ideal ao ponto de "substituir" as criações humanas os algoritmos atuais precisam de uma grande mudança em como eles processam e entregam essas informações, pois no momento não são confiáveis, apesar de reduzir bastante o tempo de trabalho
Vai tirar vários empregos sim e não serão repostos por empregos de mais qualidade. Ninguém quer fazer feijoada no trabalho. Dá 3 páginas de código pra uma IA e ela conserta em 1 minuto o que um analista as vezes demora 1 dia pra fazer (se conseguir fazer).
A maior prova disso é o atendimento de telemarketing e SAC. Não sei se vocês acham a mesma coisa que eu, mas um atendente humano está anos luz a frente de um atendente virtual. E que atendente virtual só serve para fazer o consumidor perder tempo e paciência. Além de que, quando o atendimento chegar a um humano, a paciência do consumidor já estará no limite!! Pensem nisso... Chat GPT pode até ser bom para elaborar uma estrutura de textos ou usar as palavras certas, mas sempre haverá a necessidade de ter um humano por traz para checar se o texto faz sentido, se está de acordo, se as informações batem, se o texto gerado está de acordo com a linha de raciocínio que o humano quer, etc.
Sim! E isso cai naquele outro vídeo que o Átila fez sobre do porque um serviço é ruim de propósito. E essa da paciência do consumidor já estar no limite quando vc finalmente é atendido por um funcionário humano, isso quando vc não desiste no caminho do menu de atendimento virtual complicado em que o botão de "Falar com um ser humano" é a última opção secreta escondida, vc já chega P da vida, desconta a sua raiva em cima do atendente que não tem nada haver com a demora em vc ser atendido, causando assim um burnout, depressão, ataque de ansiedade, crise de choro ou outra enfermidade à médio ou longo prazo no atendente, fazendo ele ter que ficar de licença médica ou forçando a demissão dele, fazendo assim uma alta rotatividade no emprego de telemarketing.
@@rafaelsmXD Eu que o diga o quando já me estressei com esses atendimentos meia-boca. Agora já ligo direito para o SAC mesmo, já dizendo que vou cancelar o serviço ou seja lá o que for e, num instante, eles me atendem bem e me oferecem até vantagens (descontos, um plano melhor pelo mesmo preço do atual, etc) para eu poder continuar com o serviço prestado.
Se você perde tempo e paciência e sai da fila, eles atingem o objetivo. Vocês erram feio em achar que objetivo de telemarketing e atendimento é resolver problema. É muito mais se livrar do problema e mostrar filas controladas para executivos
💥💥💥 Bom, em uma linha eu escrevo o que quero, aperto Enter e eu tenho uma imagem incrível do jeito que eu quero, e ainda tenho muitas surpresas positivas. Sem pagar nada. Em 20 segundos. Isso já está afetando o mercado, é ÓBVIO, não vai acabar com profissionais de imagem de uma empresa, mas vai diminuir 80%. REALIDADE.
Eu entendo oq vc quer dizer, Átila, eu utilizo IA no meu dia a dia pra me auxiliar. Pesquiso e me interesso muito sobre. Agiliza demais o meu trabalho, mas sabe o que tb significa? Que se antes 3 pessoas me auxiliavam, hj são 1. Então alguém tá perdendo emprego sim
10:14 - Nesse estudo, os melhores modelos tiveram uma queda de performance de no máximo 20%. Ou seja, de mais de 90% pra uns 70%. Acho que a conclusão que o Átila e o estudo chegam é no mínimo estranha. Concluem que por causa dessa variação, essas IAs NÃO raciocinam. Agora, pense bem. Se alterassem questões de matemática, trocando números, nomes e adicionando frases inúteis (mas que podem confundir) você realmente acha que não haveria diferença no desempenho de humanos? Se houvesse diferença, poderiamos dizer que humanos não raciocinam?
Exato, é basicamente dizer que, se a Universidade ensinassem coisas erradas para os alunos, eles vão replicar coisas erradas no trabalho. Obvio que se inputar datasets errados no modelo de IA ele vai alucinar.
@@matheusgamer35 1.Ok, você discorda do cientista mais citado do mundo que passou a vida estudando IA e o cérebro.Tem certeza de que não pode estar errado? 2. As IAs atuais não são sequências de instruções que nem os programas normais. São redes neurais artificiais muito complexas, que nem os criadores entendem totalmente. 3. Além de tudo isso, no final depende da sua definição de raciocínio. Até por isso que é uma discussão infinita, por que cada um tem uma definição.
eu vivo testando o uso de IA para tentar facilitar a minha leitura de artigos e elas falham miseravelmente principalmente no que envolve graficos e em inferência que requerem conhecimento prévios, o maximo q conseguem é coisas como foi citado no video que é destacar informações ja descritas no artigo e resumir informações tb ja descrita, como o Atila disse quanto mais especifica é a informação mais ela erra pois vc tem da um input gigantesco para q ela possa "raciocionar"
@@guilhermemedeiros385 sim, e existe um outro problema que chama overfitting, que é quando ela tem dados demais. Elas são limitadas por natureza, possuem muito espaço pra melhora ainda mais nunca vai ser uma coisa racional
tirando o fato de que existem feijoadas veganas sensacionais (e eu nem vegano sou), obrigado por este incrível serviço à discussão sobre inteligência artificial. Testei o Chat GPT e as respostas que tive são iguais ao problema da manga. Parabéns!
Exatamente, até mesmo em cenários de empresas tentando maximizar lucros, mantendo o mesmo número de funcionários mas usando essas ferramentas e analisando suas respostas adequadamente, pode alavancar mais do que substituir funcionários em troca de uma má qualidade do trabalho
Trabalho em um órgão governamental que implementou um ia generativa como chatbot pra responder perguntas sobre um processo que atinge dezenas de milhares de cidadãos. Tem sido bem desastroso, nao conseguindo responder perguntas básicas, se confundindo e as vezes, dando respostas erradas. Quando reclamado com a empresa que implementou parece uma conversa de doido, é um ajuste de parametros, e uma estrategia de tentativa e erro, pra ver como essa caixa preta vai responder melhor ou não. É um cenário de investimento alto, retornos pouco claros e dificil de controlar os resultados, que é mais grave por se tratar de dinheiro público. Felizmente já estao percebendo a bolha que é isso. Uso muito essas ferramentas como chatgpt, gemini, etc., mas somente em casos que tenho clara noção do que quero executar e fazer, e consigo atestar rapidamente que o que foi gerado faz sentido ou não, ou seja, naqueles contextos que ja sou especialista e só preciso de velocidade na geração de um texto, código, etc.
Cara, se observar a maioria das pessoas realizam trabalhos que com certeza seriam substituídos por IA. São empregos que se formos analisar bem, nem era para humanos fazerem, mas fazem. Tudo o que você acha normal um humano fazer, analise mais que chegará nessa conclusão. Essas pessoas, por gerações, não foram treinadas (ou se permitiu) para pensar diferente ou imaginar coisas diferentes. Será ser um colapso na sociedade. Vamos superar isso, mas muita gente vai sofrer, pois muitos não só precisam trabalhar para sobrevier, mas ACREDITAM que precisam trabalhar no que elas trabalham. O problema que vejo não é só financeiro (desemprego e etc) mas também psicológico.
mas Átila, o problema da interpretabilidade e dos guardrails dos grandes modelos de linguagem pode ser superado a partir de uma lógica de debate em uma estrutura multiagentes, com tecnicas como geração aumentada por recuperação ou modelos com ajustes finos empregados. evidentemente, isso não está disponível, ainda, nos modelos de prateleira. sobre pré-processamento para anonimização, pode empregar algoritmos que automatizam esse trabalho e re-etiquetam os arquivos após o output do modelo. pode ainda, se houver orçamento, montar seu próprio cluster de GPU para trabalhar com aquilo que inevitavelmente opera com dados sigilosos. sobre os custos globais, devemos considerar a questão de cultura dos usuários..: as pessoas, embasbacadas, gastam GPU a toa.. vejo alguns pedindo pros LLMs criarem foto de gatinho fumando cigarro, ou colocar uma determinada lista em ordem alfabética (coisas que o tumblr ou excel já fazem há anos)... "IA" não é panacéIA.. é preciso entende-la como uma boa ferramenta na nossa caixa, e não como algo all-in-one.
@@fabioa8059 Normalmente qualquer conteúdo falando sobre um possível futuro, se trata de especulações. Já vi muito conteúdo diversificado sobre isso, mas nenhum trouxe uma certeza sobre suas opiniões. Teria como me passar o nome desses canais gringos? 🙃
2 หลายเดือนก่อน +6
7:45 - Isso foi comum durante toda a história da revolução industrial. Funcionários jogavam sapatos nas engrenagens das maquinas. Assim, surgiu o termo "sabotagem".
Pessoal, não dá. Desculpa. É só olhar pra história. Por acaso os caras que viram Santos Dumont voar pensaram que o homem pisaria na lua? Se pensaram, ia ser chamados de doidos. O cara que inventou a primeira arma de fogo pensou que um dia os EUA iam soltar uma bomba nuclear no Japão? Nem existia EUA naquela época. Vocês podem fazer todo o esforço mental possível. Mas a lógica humana tem um limite e prever o futuro não tá incluso nisso. Aí que tá a grande sacada das inovações: é agir onde a imaginação não alcança. Vocês acham mesmo que todo o poder e o dinheiro da indústria de tecnologia vai olhar pras barreiras e limitações da IA e vão dizer "ah, que pena, só dá pra isso né?" Eles não vão parar nunca porque o primeiro que conseguir aquela IA que todo mundo pensa vai ganhar a maior máquina de dinheiro da história. Me chamem de doido mas quem vai voltar nesse vídeo daqui a 5 anos e rir de vocês serei eu 🤪
imagina essas pessoas no passado vendo computadores e pensando: "é só uma calculadora", a internet e pensando: "é só ir na biblioteca", um celular e pensando: "é só pra ligar". os caras querem usar ótica de agora pra algo que só vai florescer de verdade daqui uma ou duas décadas.
@@GustavoBissoli ah tá bom, então só porque foi o Átila que falou que tá certo né? Kkkkkk esse seu argumento de autoridade não deu muito certo não kkkkkk
@@canjiica Se for argumento de autoridade, os 3 cientistas mais citados do mundo em IA (um até ganhou o Nobel recentemente) acham que a IA vai alcançar/ultrapassar a inteligência humana daqui entre 5 a 20 anos. Acho que eles sabem mais do que o Átila @GustavoBissoli.
Olha, pelo menos os programadores que antes eram ameaçados pelas as IAs, agora estão se dando muito bem com a ferramenta. Não acho que um robô sem alma vai conseguir substituir um artista, talvez um designer ou quem trabalha em gráfica. Aré pq o consumidor vai notar que aquilo não é arte. O problema mesmo é os artistas estão tendo seus trabalhos roubados e alguns pessoas estão tendo suas vozes ou rostos usados sem autorização nenhuma. O que realmente ta sendo ameaçado aqui é o direito autoral e o direito de imagem.
Claro, o paper da pesquisa da Apple é público e as empresas sempre atualizam os guardrails dos LLMs para aprenderem com os erros. Tente essa em qualquer língua: 3 últimas letras da cor da camisa do Pelé em 1958 na final da Copa do Mundo. Qualquer um sabe que o Brasil jogou de azul aquela final. Resposta correta: zul Algumas respostas vão vir "ver", "ama", "elo" e etc. No inglês pode vir "llow" (4 ao invés de 3). Essa daí nenhum funcionário da OpenAI atualizou.
Então meu amigo, certamente isso iria acontecer, as respostas em momentos podem resultar em alucinação, e em outros momentos em uma resposta correta (como foi dito nesse mesmo vídeo). Eu imaginei um autor (Makhebleku), que não existe, de uma obra imaginária (Impacto da Tecnologia), e pedi para o chat contar mais sobre ele, no que em certo momento o chatgpt mencionou que ele era um autor menos conhecido, do qual não havia informações em fontes convencionais, no que em outro momento ele menciona que o mesmo seria autor de 4 livros famosos, os descrevendo (ainda, em outro momento, ele descreve como um estrategista indígena que lutou contra a colonização portuguesa). O que indica que quanto menor o banco de dados referente a uma certa informação, ao invés do chat especificar e deixar claro que não tem informações que fazem sentido sobre esse input, ele alucina (como foi dito nesse vídeo).
O destino que o movimento ludista teve ja da uma ideia do que tá por vir 😅 Não é a queda da qualidade do serviço geral por IA que vai impedir esse serviço de ser realizado...
Num vídeo tu tá dizendo pra diminuir o consumo de carne pra mitigar as mudanças climáticas, no outro tá aí falando q feijoada tem q ter porco e outros bichos mortos.
Há casos e casos de uso. Os problemas apontados existem, mas há empresas sim que estão se beneficiando de visão computacional por exemplo. Que tal identificar um criminoso em meio a uma multidão de milhares de pessoas e direcionar a polícia?
É fácil falar quando seu trabalho ainda não foi prejudicado pela IA. Mas vai ser "engraçado" quando essas IAs como a Sora começarem a substituir os youtubers por aqui, como o próprio Átila, derrubando as suas visualizações... Enquanto artista digital, mais especificamente na Fotografia, estou voltando aos meios químicos, pois a porcaria da IA ainda não pode criar uma fotografia a partir de um filme. Mas, vai chegar o momento em que um robô vai poder fazer isso, e só espero que isso aconteça o mais tarde possível...
@@foxdequintal principalmente com a fotografia digital, se não forem criados métodos de autenticidade para comprovar que a foto foi feita por uma máquina fotográfica operada por um ser humano.
Sim.... o terremoto já começou e não são artigos de investidores como os apresentados pelo Átila que irão mudar a realidade do impacto. Nem motorista vai escapar.
Toda classe de dubladores olhando o titulo do video e pensando: to invisível. A IA do jeito que a maioria a conhece hoje tem um pouco mais de 1 ano. É só olhar o inicio da internet, o da telefonia e como elas evoluiram até hoje. Imagine como sera entre 5, 10, 15 anos em termoa de IA. Há estudos, como um do FMI, que diz que cerca de 60% serao fortemente impactados pela nova tecnologia.O impacto será profundo e irreversível.
Não dá para comparar o telefone, internet e os computadores com a IA, que por sua vez tem uma tecnologia bem mais complexa que essas três. Ninguém sabe como e quando tempo vai levar para a IA ser bem mais desenvolvida do que como está hoje. Ela existe desde os anos 1950, e levou cerca de 60-70 anos para chegar ao que conhecemos hoje. Sobre o estudo do FMI, quando diz "ser afetado pela IA" não significa necessariamente que vai substituir os empregos, significa que essa tecnologia também possa ser complementar aos empregos. E por ultimo, essa porcentagem de 60 % se aplica a paises desenvolvidos como EUA e Europa, na qual metade dos empregos a IA possa ser complementar, enquanto a outra metade tem risco de substituir a mão de obra. No Brasil 41 % dos trabalhos pode ser afetado pela IA.
Eu vejo que ainda está longe de dubladores serem substituídos. Mesmo que a IA já consiga traduzir a voz original dos atores, ainda falta traduzir a emoção. Aliás, recentemente dubladores começaram a ser requisitados para dublar jogos, uma indústria que está crescendo mais do que nunca. Imagino que futuramente dubladores profissionais irão negociar suas vozes com empresas de IA. E olhando com otimismo, a IA poderá ainda reviver muitas vozes de saudosos dubladores (pagando os direitos à família, é claro).
@@BrunaAracellesou de Portugal, quando era pequeno, os desenhos animados em VHS (aladin, bambi, ...) eram dobrados por atores brasileiros. A qualidade do seu trabalho era excepcional.
Na minha opinião, IA pode até não substituir todos os trabalhos, mas irão substituir muitos. Uns dias atrás fui em uma papelaria e percebi que alguns cadernos mais baratinhos já tinham capas ilustradas por IA (dava para perceber por causa de uns detalhes sem sentido). Já são trabalhos que artistas perderam.
Átila, muito do que você disse não se confirma mais com o modelo o1 (pós modelo 4-o). Os estudos não acompanham a velocidade com que a tecnologia está avançando.
É verdade, pra mim, que sou uma programadora véia, as IAs são como uma equipe trabalhando pra mim... já para amigos menos experiências, alguns até desistiram de usar as ferramentas, já que mais atrabalharam do que ajudaram. Ou seja, ainda será necessário estudar muito. As IAs não vão roubar o emprego das pessoas, mas as pessoas que usam melhor as IAs vão.
Eu acho que a afirmação de que LLMs "não raciocinam" é muito complicada, pq o próprio conceito do que é raciocinar não é algo exato. Quando falam que LLMs "estão só prevendo palavras e ações que fazem sentido no contexto" eu me pergunto: E nós, humanos, também não estamos? Atualmente, estou trabalhando desenvolvendo softwares que usam LLMs para desenvolver outros softwares de forma autônoma, usando o paradigma de múltiplos agentes. A conclusão que cheguei até agora é de que LLMs tem capacidade sim de raciocinar sobre um determinado problema, buscar soluções, testá-las e se readequar ao ambiente que está analisando, apesar de fazer isso muito pior que um ser humano e de serem péssimas em regras objetivas (como se atentar a sempre usar um determinado padrão). A luta agora está em mesclar regras de negócio objetivas com o raciocínio automatizado que as LLMs conseguem fazer hoje. Ou seja: Juntar a inteligência natural, que define as regras objetivas do que precisa ser feito, com a inteligência artificial, que pode ser automatizada. Isso já funciona (conseguimos gerar softwares de forma autônoma, por exemplo), mas ainda é preciso muito refinamento para valer a pena comercialmente.
Mas é literalmente mostrado no vídeo um teste cujo o resultado demostra que elas não raciocinam. Se há raciocínio, mesmo que mínimo, não há como errar respostas tão básicas e variar tanto. Não é comparável a um ser humano. Nós não somos uma máquina de estatística e nem perto disso. Fazer isso é reduzir a consciência a nada
@@osunboy o que eu quis dizer é que fizeram estudos para um conceito específico do que é "raciocinar". Com relação a erros, depende muito do modelo. Os que eu uso aqui (gpt-4o e gemini pro) responderam sempre corretamente a questão específica falada no video. As coisas estão andando rááápido
@@osunboy Nesse estudo, os melhores modelos tiveram uma queda de performance de no máximo 20%. Ou seja, de mais de 90% pra uns 70%. Acho que a conclusão que o Átila e o estudo chegam é no mínimo estranha. Concluem que por causa dessa variação, essas IAs NÃO raciocinam. Agora, pense bem. Se alterassem questões de matemática, trocando números, nomes e adicionando frases inúteis (mas que podem confundir) você realmente acha que não haveria diferença no desempenho de humanos? Se houvesse diferença, poderiamos dizer que humanos não raciocinam?
@@vallewillian O conceito "raciocinar" não é tão abstrato assim. E todos os modelos erram, e erram muito. Esse teste é desse ano e os modelos testados são atuais. Há pouco tempo atrás mesmo havia um "meme" sobre o ChatGPT, que respondia que a palavra "strawberry" tinha dois R. Como um modelo que raciocina dá essa resposta? E não era sempre que ele dava essa resposta, às vezes ele acertava, mas essas respostas variáveis também são um problema. Consertaram isso no 1o, mas ainda falta muito. Resumindo: não é nem perto um raciocínio, pelo menos não por enquanto. No futuro quem sabe, mas ainda não
@@Um_Interlocutor Amigo, de onde você tirou esses números? Fui buscar no artigo e não é o que você afirmou. Há casos que o estudo consta que a performance caiu 65%. Esse número está no artigo na íntegra, assim como o porquê dele. Onde você viu que 20% foi máximo?
Ele não vai retirar seu emprego enquanto não aprender como fazê-lo. E o mais interessante, é que quem o está ensinado, é você!... Olha que interessante!...
Uso muito o Chat GPT para analisar documentos, resumir textos para leitura própria, obter sugestões do que posso incluir etc, porém percebo muitos equivocos, muita "suposição" de coisas ditas que ele responde de forma incisiva, que para um leitor distraido ou leigo se passa como verdade. Reconheço isso, e só uso a ferramenta como um auxiliar, porém o ponto levantado com o paralelo da feijoada é perfeito: muita gente usa as "verdades" do chat gpt no dia a dia sem questionar. Esse é o perigo. De modo geral acho que tem mais risco das AI causarem problemas do que de roubarem empregos... pelo menos por enquanto.
Pensei nisso. Me parece que o Átila fez um deserviço ao passar a impressão p a maioria de que não deve se preocupar. Pelo tamanho dos investimentos na IA e com as projeções que são feitas sobre a Inteligência geral artificial em que teremos IAs com nível Phd em todas as áreas do conhecimento humano fica difícil de acreditar que o Chat GPT não irá tomar milhões de empregos.
Nossa, me senti tão contemplado por esse vídeo! Acredito que em algum momento as IAs vão se desenvolver e ter capacidades incríveis; mas hoje considero elas completamente limitadas, servindo no máximo pra atividades de apoio, mas não chega nem perto do que um humano especialista é capaz.
e de videos para idosos com jesus e uma narração bizarra: "Jesus viu um homen com seu cordeirinho passando fome, ele foi lá e alimentou o cordeirinho, Lição, Ajude o proximo. Dê um like e compartilhe." - Esses videos do tik tok são claramente o arauto do apocalipse tecnologico.
13:59 Acho que mesmo em areas que vc domina as LLM acabam atrapalhando, pois vc acaba virando um revisor de um trabalho mal feito em vez de fazer o bem feito. Eh a mesma coisa que pedir pro seu primo mais novo de 8 anos fazer seu trabalho, vc vai perder mais tempo tentando explicar pra ele o que tem que ser feito e corrigindo o trabalho dele do que indo la e fazendo vc mesmo. Pelo menos essa eh minha experiencia com LLM na programação.
Isso é tanto verdade mesmo quando lançaram as cameras digitais em celulares com uma qualidade horrível, o público aceitou pois era barato e era mais prático que carregar filme e mandar revelar uma camera analógica. Até hoje é assim, o pessoal fica disputando se o Samsung S24 Ultra tem melhor camera que um iPhone 16, mas uma camera profissional tem qualidade centenas de vezes melhor.
É diferente. No seu exemplo estamos falando da democratização de algo que antes só era possível ao contratar um fotografo profissional. Mesmo com qualidade inferior, todos podemos registrar as coisas atualmente em qualidade entre razoável e ótima. Agora se você quer qualidade excelente, de fato precisa contratar um profissional.
@@LMDynamis mas esse é o ponto do vídeo, as pessoas vão tolerar a baixíssima qualidade, seja das LLMs como chatgpt respondendo com erros e redundâncias assim como ocorreu com as cameras, que bastou ser barato para ignorarem a qualidade. As primeiras cameras em celulares tinham resolução de uns 350x300, chegou até a ter uma de 640x480 popular no Brasil, acho que samsung, ou sony-ericson, parecia um sabonete, tive um, e ainda tenho algumas gravações de vídeo em 3gp, de 320x200, da época. E lembro da sensação de ser uma ótima qualidade. (mas de fato não era). Logo se as LLMs continuarem de graça, as pessoas vão passar a mão nos erros e faz parte. O "ter" é mais costuma ser mais relevante que "ter o melhor".
O mais interessante é que a explicação da feijoada se aplica a própria ferramenta de IA, para quem entende a aplicação e o potencial para tarefas muito especializadas, quando vê essas ferramentas mais gerais que o objetivo é apenas se manter no hype do mercado, se decepciona tanto quando a feijoada de legumes.
Coloquei a questão da pergunta das mangas e o o chat respondeu corretamente. Não tem sequer um único exemplo que o Átila podia inserir no vídeo para mostrar que as IAs não raciocinam?
@@clubedodesign Lê o artigo. Vai na página 7. De acordo com o próprio artigo, o chatgpt só errou 1% das vezes. Os outros modelos, em torno de 10%, e são LLMs minusculas, com 7 bilhões de parametros, enquanto o chatgpt tem 1 trilhão.
@@clubedodesign Tá, mas qual prompt que falhou?Esse estudo é replicável?Dê um único exemplo onde o chatpg não consiga responder. O artigo é pre print: nem revisão por pares teve. Longe de uma prova "definitiva", portanto.
@@clubedodesign Sim, mas o contexto influencia na resposta do prompt subsequente. Por exemplo a IA pode identificar que você está apenas variando a fruta da pergunta e responder a você exatamente a mesma resposta substituindo a fruta. Ela vai continuar a não calcular a resposta, mas ainda vai entregar a resposta correta.
@@Turututu-Tconcordo com vc. Ontem tava testando a Meta IA ,do whatsapp e perguntei qual o objetivo/ finalidade da Meta em criar a IA e uma das respostas foi: aumentar a eficiência,melhorar processos internos e REDUZIR CUSTOS! Oras,oq significa reduzir custos se não ,reduzir não de obras?!!
@@anjinhadaasaquebrada9175 Isso! Não existe o substantivo "amor" nas empresas. Os funcionários são apenas ferramentas, mas com necessidades. Humano: - Salário todo mês. - Vale transporte, refeição e odontológico. - Despesas com necessidades dos funcionários. Exemplo: banheiro, encanamento e Bebedouro. IA: Manutenção.
Comparando maçã com laranja às vezes, um vídeo q do ponto de vista técnico certamente deixa a desejar. Muitas das críticas presentes não são novas, os investidores podem estar em frenesi mas quem estuda IA sabe q há bastante nuance. A começar pelo fato que imagens e linguagem não são o mesmo problema, fundamentalmente. Quando se realiza geração de imagens ou pior vídeos há um espaço subjacente contínuo de possibilidades de dimensão muito maior que o problema da linguagem. Para nós parece enorme, mas ainda é discreto, uma das coisa q as LLMs mostram é que as técnicas relativamente simples são capazes de efetivamente associar ao next token, "próxima palavra" uma função de probabilidade. Muita pesquisa, hardware especializado, dados pra chegar nesse "simples", mas no fim são poucas centenas de linhas de código, algo lisível. Mais, não é de hoje que sabemos desses problemas sobre "reasoning", pensar das LLMs. Esperar que os modelos atuais pensem é não entender para o que esses modelos estão sendo treinados. Desde 2018 se não me engano existe ARC-AGI, tarefas bobas mas q temos dificuldade de resolver. É o que Yoshua Bengio, um dos patronos do Deep learning chama de "sistema 2", como em "rápido e devagar". Esse é um problema a princípio mais complicado e se não houver progresso na área acredito que o frenesi com IA vai diminuir... Bom, como descrever esse problema, em poucas palavras é o problema da abstração hierárquica, composicional. Usando o exemplo de Yann le Cun: Como descrever Jupiter ? É um corpo de massa colossal, composto de diferente elementos químicos que podemos descrever no nível de detalhe que quisermos. Porém, basta estimar sua massa, distância ao sol e algums outros parâmetros para compreender sua trajetória celeste. Esse tipo de abstração não somos capazes de realizar com IAs generalistas/ LLMs, por enquanto. Agora contínuo com minha visão: Porém, e se usarmos uma IA adaptada ao problema ? Precisamos de dados relevantes, observações, mas podemos incluir informação inútil, conseguimos descobrir essas leis de forma automática ? A resposta é sim. Para tanto use a livraria PySR, é um experimento que pode ser reproduzido. Essa é uma livraria que faz uso de IAs baseadas em técnicas evolutivas, tem suas desavantagens mas não deixa ser uma das formas de aprender abstrações e representar hierarquia. Yann le Cun propõe as JEPA, existem os modelos de difusão (cuja concepção pode ser análoga aos sistemas evolutivos), aprendizagem por reforço... Um perigo iminente a partir do momento que tenhamos mínima capacidade de abstração é que existem fortes razões para acreditar que planejar algo é ligado a desejar algo. Pronto, se avançarem na área, se prepare! Pois, chatGPT vai ter intenção própria. Suponhamos q nenhuma dessas técnicas dê certo à nível de LLMs, ou seja, não sejamos capazes de desenvolver algoritmo capaz de calcular a inteligência. E daí ? O "papagaio estocástico" que é o chatGPT vai continuar a melhorar e vai mudar nossas vidas. Olhe para o seu celular, computadores existem a quantas décadas ? Rádios ? Internet ? Todas são técnologias de antes dos anos 2000, foram desenvolvidas, simplificadas e olha só: Um aparelho q decide democracias, milhões dependem pra trabalhar e efetivamente pode definir nossa identidade. Pode não ser nos próximos 5 anos, mas a IA não precisa de outra revolução pra mudar o mundo. Dormir no ponto é muito perigoso.
Acho que não, pode dizer se quiser ksks E pode dizer pra mim também se quiser, gosto de elogios 😊 Você é incrível Monica! Te desejo muito sucesso e saúde na sua vida!
Não adianta lutar contra, ela vai evoluir com muita rapidez e vai resolver esses pontos que foram abordados no vídeo, não dou 1 ano pra esse vídeo estar defasado.
Adorei o vídeo! O problema é que a métrica de qualidade das pessoas ta bem baixa também né kkkkkkkk realmente, a maioria não está sendo exigente com qualidade. E além disso, o que também me preocupa é a evolução exponencial né. Hoje você falou de um limite que está sendo enfrentado, mas me questiono se isso realmente vai ser uma trava por décadas, por muito tempo.
Eles vão fazer dar certo, mesmo que isso custe bilhões. não importa. quantos anos uber, amazon e diversas outras empresas de tech ficaram no prejuízo até darem lucro? quando a industria e o mercado se movem pra uma direção ela simplesmente vai dar certo na marra...
Valeu Átila, está difícil encontrar vídeos que realmente discutem os problemas da IA, a grande maioria enaltece e cada vez mais produtos acrescentam o recurso, não pq de fato eles tem uma utilidade, mas sim pq se tornou competitivo acrescentar a IA, pois a opinião pública já está condicionada a achar que se tem IA é pq é MELHOR.
@@ceconilp Na verdade meu amigo minha opinião ainda está em construção e sempre deve ter uma abertura pra se modificar com o tempo(para não ficar cristalizada) . Assim como você minha opinião é construída a partir de muitas fontes de conhecimento como no meu caso o Átila e como no seu caso esse tal de Sandeco. Eu podia dizer o mesmo de você, dizer que você adota opinião dele pois concorda com a sua, viu como é complicado? Mas de qualquer forma agradeço a referência vou dar uma conferida. Abraços. Edit: Fico preocupado com comentários que colocam "verdadeiro" e "único caminho", ao meu ver isso sim é fechar ou cristalizar uma opinião.
O problema não é a substituição, mas com tecnologia mais complexa surgem mais barreiras para as minorias participarem do "mercado de trabalho". A caixista do mercado mais velha não vai se adaptar com a mesma facilidade que o caixa mais jovem que sabe e entende a tecnologia digital. Acelera, complexifica, intensifica o trabalho e isso gera mais filtros para as pessoas serem aceitas nos trabalhos. Exigem mais currículo, mais competição desnecessária é instaurada. Pelas IAs serem filhas de grandes corporações, parece que vão tentar fazer-nos engolir a seco essas tecnologias, o que pode acelerar essa transição, com base no poder político e econômico destas. Mas, aí é só hipótese.
Não tem essa de "engolir a seco", pois em pouco tempo, TODOS vão querer usufruir da tecnologia, todos vão querer ter o seu robô-mordomo... em algumas décadas, a IA produzirá tantos bens que tudo será acessível a todos. Dinheiro pode deixar de existir.
@@tradutorajuliana vai não, quem é ruim sem ia vai continuar sendo ruim, quem é bom vai entregar mais mas já está entre a camada mais rica da população. O que vai impactar na desigualdade vai ser os robôs operários eles vão pegar o pessoal operacional
Mais o que estou entendendo é que o modelo de I.A é um modelo que tera versões fechadas e vendida como pacote para as empresas.. Eai a propria empresa ira incluir todos os dados suficientes que existem e produzem para a I.A responder com toda assertividade.
Achei o conteúdo excelente como sempre, uso IA no meu dia a dia e realmente, ainda é algo bem incipiente e pouco confiável, com usos limitados. Só uma observação, a analogia com a feijoada de vegetais foi bem infeliz, pra um canal que fala tanto sobre mudanças climáticas e senciencia animal, taxar como pior ou melhor uma feijoada vegetal é algo incoerente. Na verdade a vegetal é bem melhor considerando sustentabilidade, bem estar animal e mudanças climáticas. Um abraço
Atlia... Faz um teste... Envia esse mesmo texto sobre as mangas e vê quantas pessoas populares do centro acertam... Faz a mesma pergunta adicionando esse detalhes que não fazem sentido mas que são adicionados apenas para confundir e faz o mesmo teste... Com certeza a % de acerto do chatgpt vai ser maior que a % de pessoas populares no centro... kkkkkk
bom vídeo! mas sobre a analogia da feijoada, essa gringa parece bem ruim, mas tem muita feijoada brasileira sem carne que parece tanto com a feijoada de porco que só faz sentido chamar de feijoada. Se é parecido, qual o problema de ter um nome parecido?
Nossa, que analogia foda a da feijoada vegana! Eu tava chegando intuitivamente a mesma conclusão sobre as IAs, sem ter as referências desses estudos que o Átila apresentou. Sou programador e vejo que a IA serve mais pra auxiliar em problemas pontuais e comuns que encontramos diariamente, do que substitui integramente o trampo de um ser humano. Espero que os tomadores de decisão continuem preferindo a feijoada original.
ainda acho q minha area vai passar por mt diferença, programadores virarao engenheiros de prompt, concordo sobre o erro pois cada vez mais presencio erros em metodos matematicos qnd peço reavaliações do gpt(uso o pago), recentemente foram mais de 8 inputs pra ele entender q tava errando algo basico, ele falava q entendia aonde tava errado, se eu separesse o problema ele fazia parte a parte mt bem, mas qnd juntava td ele errava a msm coisa, eu apontava, ele dizia q ia refazer certo e errava dnv, isso demorou bastante ate ele acertar
É um debate inútil, quando surge uma tendência forte com inteligência artificial, como foi a internet e tantas outras invenções, não importa o que se pensa, são tecnologias que chegam para ficar, inclusive, estamos falando sempre em investimento na casa dos bilhões de dólares, com empresas na casa dos trilhões de dólares, com poder financeiro de comprar usinas nucleares para alimentar seu poder computacional. A corrida pelo melhor modelo é insana, estão usando todos os recursos para cruzar a linha de chegada, porém, por se tratar de uma fronteira desconhecida será desafiador saber quem cruzou primeiro.
Proteja sua privacidade com o Surfshark! Insira o código do cupom ATILA por mais 4 meses grátis em surfshark.com/atila
Você estará certo, caso o segredo da consciência permaneça oculto. Mas, quando conseguirem implementar a consciência em computadores, tudo mudará. Ou você é daqueles que acredita que a consciência é uma característica exclusiva da alma - que todo ser humano possui uma alma, algo divino, e que nunca será possível reproduzir a consciência em uma máquina? Talvez esteja focando apenas nos modelos de linguagem atuais, sem considerar que, no futuro, esses sistemas poderão operar em conjunto com uma consciência artificial.
@@alberteluciana25 Computadores NUNCA atingirão consciência pois lhes faltam componentes BIOLÓGICOS: nunca saberão o que é a brisa calma da primavera batendo no seu rosto ou o araço sincero de uma criança. Fica sussa. Se eles se rebelarem, apenas puxamos o fio da tomada. kKKKk
Atila eu tenho curiosidade sobre um assunto minha família e mestiça ,minha mãe ficou com cabelo brancos cedo,mas eu apenas fiquei com cabelos ruivos
Isso poderia ser alguma mutação?
Já que ninguém da minha família
Possui cabelo ruivo?
@@TheBrotherloco Mano esse seu comentário é muito ingénuo.
1 - desligar não é solução - é um conhecidíssimo problema sem solução na area da segurança de IA. Desde manipulação de humanos, reportagem falsificada das verdadeiras capacidades intelectuais, dependência de funcionalidades da IA, influência negativa não detectada da IA na sociedade... etc. Desligar é mesmo uma ideia que só mesmo quem não pensou no assunto atira para o ar.
2 - assumir que consciência depende do capacidade de sentir o vento é algo completamente sem base, uma assunção que a experiência consciênciente não pode ser extremamente diferente da nossa.
@@technolus5742 1-Você INVENTOU uma área da informática que não existe pra validar seu argumento ruim. Segurança da informação é o que exixste e nem de perto funciona da maneira que você concebeu essa tal "Segurança de IA". 2-Sem componentes biológicos, como algo pode ter "consciência" sobre o vento, por exemplo, se não pode sentí-lo? Outra informação que vc tirou do ISBP (intituto SUA BUNDA de pesquisas). Não vou dizer que você é ingênuo. [E apenas ARROGANTE e IGNORANTE mesmo.
Não tem como elas roubarem meu emprego se eu não tenho emprego desde 2017.
Um gênio a frente de seu tempo
No momento o que mais quero é que parem de enfiar chats com IA no atendimento de empresas. A IA com frequência dá informações erradas sobre a solução/dúvida que você busca.
O resultado disso: não confio em nada que uma IA diz. Nunca uso para obter informação, apenas resumos/geração de códigos (porque esses posso testar), organização e geração de textos básicos.
Concordo. Mas acho que não é só no atendimento que a IA piora o produto. Ainda não vi nenhum produto em que a inclusão de IA deixou ele melhor. Tudo que ganha IA fica instantaneamente merdificado
@@fabianoaugustodemello3582 Eu gosto quando usam IA dentro de aulas. Por exemplo, atualmente faço um curso que tem IA integrada e é muito útil quando quero que ela classifique os assuntos/resuma o conteúdo da aula.
Pois bem, eu sou moderador de conteúdo (vídeos) e meu time inteiro e eu fomos demitidos e substituídos por IA (outubro 2024).
Puta merda cara, que tipo de plataforma era pode dizer ?
Este video vai envelhecer tão bem quanto leite. Atila, te respeito como divulgador científico, mas sugiro você chamar um especialista qualificado. O que é raciocinar? Concordo que modelos atuais não exibem capacidade de raciocínio lógico, mas é um problema que está sendo pesquisado ativamente. Logo chegaremos em uma arquitetura que trará essa capacidade.
Ja estamos com o modelo da open AI o o1 que faz o ''raciocínio'' tudo bem que não é o raciocínio que estamos querendo dizer mas ja é a amostra do que vai vir na próxima versão, e a própria open AI ja avisou que estão pertos da AGI.
Realmente. Acho que já é o terceiro ou quarto vídeo que ele posta esse ano onde só temos a opinião dele a respeito do assunto, sem o contraponto de nenhum expoente de fato da área de TI especializado(a) em pesquisas com e sobre IA, tema esse que ganhou dois prêmios Nobel esse ano.
Já tá velho, o o1 já demonstrou capacidade de resolver problemas nível doutorado
@@estevaoam o modelo o1, da OpenAI, já combina linguagem com raciocínio e tem um desempenho semelhante ao de profissionais com doutorado em diversas tarefas. Já experimentei com problemas complexos de desenvolvimento e o resultado é impressionante, programa melhor do que muita gente formada que conheço.
Teleologismo né? Os únicos que que vendem essa ideia como uma certeza são os que ativamente estão lucrando com isso
Atila, toda essa conclusão se baseia no estágio atual das IAs generativas, que, vale destacar, não representam nem a ponta do iceberg do que uma IA é realmente capaz de fazer. Podemos comparar as LLMs a uma pessoa com deficiencia mental cega, surda e muda que aprendeu apenas a falar. O que percebo é que tanto pessoas quanto empresas ainda têm dificuldades para explorar o verdadeiro potencial das IAs e, em muitos casos, não sabem ao certo o que fazer nem como usá-las efetivamente, acabando por limitar as próprias IAs. Anteriormente, era impensável que uma IA pudesse manter uma conversa ou responder a diálogos simples. Hoje, já esperamos que as LLMs consigam raciocinar. Elas estão aprendendo a falar, e algumas começam a ver, ouvir e interagir com o mundo de maneira cada vez mais sofisticada. Em breve, teremos IAs que serão capazes de se autoaperfeiçoar, você conhece os algoritimos genéticos e aprendiado por reforço. E com o avanço de hardwares inovadores - como a computação fotônica, magnética e analógica, além dos computadores quânticos - as capacidades das IAs vão se expandir em um ritmo cada vez mais rápido. Nesse contexto, posso afirmar: até 2030, estaremos diante de um novo mundo, iniciado pela criação mais poderosa que já realizamos.
Cara, a base de toda tecnologia de IA é estatística, não consigo enxergar que estática levara a um ser pensante, posso está errado mas esse é meu ponto de vista
@@Francis-p2e O que você acha da hipótese de que o cérebro já use estatística para funcionar? É muito absurda?
@@Francis-p2eeu acredito que nem precisa avançar muito. É que as empresas ainda não entenderam a usar a AI, mas logo elas vão descobrindo devagar.
@@Francis-p2eNesse caso especifico ter ponto vista não é relevante para o que realmente ocorre ! e as redes neurais são o cerne da "IA", dizer isso já mostra que você está vendo de fora o assunto e não dentro dele !
Átila deve achar que no mundo corporativo é todo mundo doutor. Os meus analistas na maioria das vezes também não raciocinam tanto assim, rs. Eu tinha que rever tudo e pedir pra corrigir - normal (é a famosa curva de aprendizado). Igual faço com a IA. A diferença é que eu perco 5 minutos escrevendo e ela retorna em segundos respostas que um humano demoraria horas.
Acabei de ver uma reportagem onde ilustradores estão perdendo serviços pra IA.
O q podemos fazer como público é não aceitar produtos feitos com arte de IA. Se o contratante do ilustrador começar a perder dinheiro por causa da IA, ele volta a contratar pessoas de verdade.
@@HibernonJunior
Verdade
@@HibernonJuniorcomo público vc pode nem saber que foi feito por AI. logo vai estar cheio de músicas feito assim em jogos....
@@VandreBorba Talvez, mas tem gente versada na internet que consegue encontrar e denunciar, então é mais uma questão de se informar, mesmo.
@@HibernonJunior uma sociedade que pirateia até a mãe desde 1995 de repente se vê preocupadíssima com a perda de empregos por uso de IA. Que piada. Não aceitar produtos com IA? Metade das coisas hoje é feita com IA já, e não é o super homem aí que vai mudar isso. Novamente, as pessoas compram produtos de empresas condenadas por TRABALHO ESCRAVO, vão deixar de comprar algo só porque foi uma máquina que fez sem sacanear ninguém? As pessoas não estão nem aí. Nem você.
02:01. Aêêê! Incluiu os cegos na conversa! Garantiu meu like. Isso é raro por aqui, meus amigos. Deve-se valorizar.
será que virão vídeos com audiodescrição no futuro? Aguarde os próximos capítulos!
Isso me lembrou os coach, geralmente dão "soluções mágica" mas na prática só diz aquilo que seu público gostaria de ouvir
Valeu! Conteúdo muito pertinente, raro de encontrar e muito valioso!
Na verdade vai tirar o emprego de todo mundo pode ser que demore mais de 100 anos mas é só uma questão de tempo.
"Idealmente você tem que entender muito bem do que você está fazendo pra poder gerar uma resposta crítica e ainda ser capaz de reconhecer os problemas que está nela". Perfeita colocação! Uso a versão paga do Chat GPT, treinei ele com diversos conteúdos bem técnicos e posso afirmar: Os erros são cada vez mais técnicos. Pra diblar isso eu acabo batendo um papo com ele, perguntando coisas sobre a resposta e principalmente de que parte do artigo ele tirou determinada informação. Assim vou pegando os erros e aperfeiçoamento a resposta e também a ferramenta, com comandos "esse dado está errado, registre".
Cara o complicado de qualquer especulação é que a gente sempre considera que a lógica de processamento da IA vai seguir sendo a LLM daqui pra frente. O que não acho que faz muito sentido.
A LLM tem limites e não só existem artigos de outros modelos lógicos como também se é injetado uma grana preta para desenvolver a IA pra atender diferentes demandas. A IA atual pode não ser interessante mas desenvolver algo que passe a ser é o ticket dourado para ter o negócio que vai mover trilhões. A pesquisa para contornar esses limites vai seguir muito forte.
A gente tá preocupado com a ampulheta mas o relógio mecânico que funciona totalmente diferente pode vir e mudar todo o debate pra bom ou pra pior.
Concordo, mas acho complicado acharem algum outro modelo de IA que seja superior.
Inicialmente tinhamos diversos modelos de IA porem esse modelo generativo se sobressaiu sobre todos os outros pois era muito superior, então se esse que é bem superior a outros modelos não é bom o suficiente os outros são ainda piores.
Sim existe a possibilidade de criarem um novo modelo de IA, mas acho que isso vai levar muito tempo e acho que não vão querer investir ate terem total certeza que esse que estão agora realmente nao tem nenhum futuro promissor
@@claudemirp2772 e ai eu sendo hipócrita e fazendo especulação também haha, diria que sim o que se disse tem sentido, mas em um momento a LLM também não existia e o investimento para ela sair do papel aconteceu, agora então com uma breve deslumbre do que uma IA pode fazer o investimento pra futuros modelos deve ser muito mais pesado.
Fora que eu não acho que a LLM precisa ser substituída, a ideia que preciso ter uma inteligência que seja diretamente superior a outra é muito linear e sci-fi, não ofendendo teu argumento. É q por exemplo pode se desenvolver um modelo de processar dados que vai ser infinitamente superior a LLM para gerenciar um banco de dados ou ou analisar finanças por exemplo e essa mesma IA ser incapaz de gerar ou ser péssima num chat bot como o LLM, o resultado final seria modelos especialistas diferentes para situações diferentes automatizando vários campos do mercado.
@@claudemirp2772 Claudemir, atualmente é o momento de mais investimento de IA na história, com dezenas de bilhões de dólares sendo investidos. Também é o momento com mais artigos na área. E muitos dos investimentos e artigos são em novas técnicas que tentam ser melhores. Realmente acha tão difícil surgir algo melhor? Lembre que o GPT surgiu sem todo esse investimento e atenção.
@@valterluiz8862isso não é previsão, é oq já está acontecendo
Porque nenhuma ia vai aguentar a humilhação que passamos... 😅
Calma Atila, está tudo muito no começo. Ainda estamos aprendendo à criar os algoritimos mais eficientes. Note o quanto evoluímos com a comunicação via internet, no começo era discada, um problema, hoje já estamos no 5G e alguns países no 6G. Atribuo com tranquilidade, a ineficiência de muitas IAs devido aquele componente que fica entre a cadeira e o teclado. Atualmente, um cidadão médio, pode ter a mesma capacidade de processamento que uma empresa de médio porte, isso graças às clouds. As IAs, são ferramentas que potencializam nossa inteligência, mas é preciso ter minimamente uma.
Eu trabalho criando produtos de Ia e uso eIa no meu meu dia a dia como desenvolvedor. Concodo com tudo, mas acho que aspecto simbiótico dessa transição mito mais relevante que os pontos levantados.
A qualidade ser meia boca, ou meramente aceitável, ou não ser uma "feijoada de verdade", ou mesmo as informações não serem 100% consistentes não é novidade alguma pra quem precisa contratar pessoas. então esses fatores não vão deter quem precisa decidir entre contratar você ou uma IA.
Hoje no dia a dia das pessoas ja ha pelo menos 5% de uso de Ia em quase todos os trabalhos, e a transição a meu ver vai se dar assim progressivamente e horizontalmente.
vou olhar os estudos :)
Parabéns pelo canal e pelo trabalho.
- Por que o Chat GPT não vai tirar o seu emprego
- Porque eu sou pedreiro.
Robô da tesla: 👀
Kkkkk tu não viu as últimas aplicações da impressora 3D nas empreiteiras? Levantam as paredes da casa toda... já era.
@@MWolf-BR relaxa, isso é muito específico e pequeno, o pedreiro continuará ali.
@@the.ben.johnson Você está certo. Será o lhama guiando um robô. Kkk
Tentar "analisar" o impacto da IA hoje é como dizer, em 2001, que os smartphones nunca seriam essenciais para a sociedade.
EXATAMENTE. Mas tenta falar isso pras pessoas. Elas vão dizer que você é o fraco incompetente e que você tem mais é que perder o emprego pra IA mesmo. Mas elas não percebem que, por exemplo, do avião de santos Dumont pro homem na lua foi um pulinho. Pra IA não vai ser?
@@canjiica acho que será um pulo bem mais curto que o de Dummont para Armstrong, que foi de 61 anos. Um cara podia ter assistido o voo do 14 bis na infância e o pouso na lua na velhice kkkkk
Acho que esse povo é patologicamente otimista. Característica necessária quando éramos primitivos, para conseguir alimentos, abrigo, etc, mas que hoje faz a grande massa ser inerte
Se o problema real da adoção de IAs for de aceitação do publico em geral é possível que pessoas percam empregos principalmente se pensarmos o quanto muitas pessoas se sentem confortáveis consumindo desinformação, basta criar uma IA que forneça o que elas querem mas que não necessariamente forneça conhecimento real.
exatamente! quando ele falou que as IAs só precisariam enganar que está no comando que são boas o suficiente já ficou claro que lascou! kkkkkkkkk óbvio que vão enganar, já estão enganando.
Atila o que você acha do consumo de energia para manter essa novas IA?
Acha que vale um vídeo?
Up
Ouvi dizer que Google e Microsoft estão investindo em mini reatores nucleares para sustentar esse consumo
A Microsoft negociou com a concessionária responsável, a reativação de um reator em Three Miles island que não foi afetado pelo acidente nuclear daquela planta @@DanielPereira-ey9nt
Atila ta sendo bem ingênuo kkkkk o chatgpt ja comecou a tirar empregos. muitas coisas que antes eu costumava pagar pessoas, agora uso ele pra resolver. assim como eu, muitos tambem estao fazendo o mesmo. imagina o quanto de gente deixou de trabalhar.. e ta so no começo ..
Estranhamente mais recentemente ele tem caído em algumas ingenuidades que não fazem nem sentido.
Sou professor, e as vezes tenho uma carga enorme de burocracia e documentos. O chat gpt me ajuda a otimizar meu tempo facilitando os trabalhos mais mecânicos q eu levaria horas para resolver.
O vídeo é bom, mas nasceu datado já.
Quando suas atividades profissionais são facilitadas pela IA, ou você absorve mais trabalho, ou vc dispensa um estagiário/assistente.
Ngm precisa de um estagiario ou assistente, sempre ficam com as funçõesque são do tipo "Ah ngm quer fazer mas faz ai", A maior qualidade de um estagiario ou assistente é o potencial de virar um pleno/serior/especialista. cargos mais baixo em empressas "boas" tão mais relacionados a um investimento do que uma mão de obra barata
Átila, agora que você falou da "feijoada" gringa com apelido de brasileira, você sentiu exatamente a minha sensação. Eu, como nordestino, ao chegar em São Paulo e fui provar o "cuscuz" paulista. Pode ser qualquer coisa, menos cuscuz 😅
MDS SIMMMMMM Eu tomei um susto quando descobri essa atrocidade. Agora eu sei o que os japoneses devem se sentir vendo as receitas curisas de "sushi"
"se você não pode ver a tela, eu te digo o que tem nela" essa foi muito foda. não sou cego, nem estava longe do celular, mas achei foda pra caralho isso
É claro que não vai tirar, nenhuma inteligência artificial aceitaria tanto humilhação e um salário tão ridículo quanto o meu.
eh, eh. eh! Isso é verdade! O ser humano tem paciência que a IA ainda não pode explicar... Nem sei se um dia vai coneguir ter....?
Com certeza alguns setores vão ser afetados, é igual falar que as fotografias de filme não seriam substituído por fotografia digital.
Quem trabalha com manutenção de refrigeração jamais vai perder o emprego.
É verdade! Técnicos especializados, bons e honestos, valem ouro! Só eu sei a minha luta para encontrar alguém disposto e competente para resolver um simples vazamento no meu split!
@@LuisBrudna que nada, a informalidade no Brasil já é a maior da história. Qualquer pessoa que trabalha no ramo da manutenção de refrigeradores sabe que reputação+conhecimento das máquinas novas é algo insubstituível. Pode ter certeza, esse é um ramo de serviços que não só não há como ser substituído por máquinas, como não é fácil se estabelecer.
Existe uma positividade muito grande no discurso de quem acredita que I.A., uma tecnologia tão nova, vai ser só um autocorretor de celular glorificado que alucina, cai em pegadinhas lógicas e precisa de muito julgamento humano pra ser aceita pra sempre. Diferente das tecnologias do passado, essa realmente vai mexer com a maioria dos empregos intelectualizados ou ao menos diminuir a quantidade de gente ali múltiplas vezes sem gerar nenhum outro mercado no lugar.
O caminho do lucro no capitalismo é brutal e ponto, quando algum modelo começar a racionalizar melhor que 90% das pessoas e estiver ligado a uma usina nuclear dedicada só pra isso acabou pra muita gente, não é nem papo de techbro, é só ser realista. Se você não é um engenheiro civil, médico, eletricista, encanador, mecânico, cozinheiro, lixeiro ou algo do tipo realmente deveria pensar sobre as implicações disso nas próximas duas décadas como se fosse parte do pacote da crise climática e já se previnir de alguma forma.
acho que nem as profissões que citou estão salvas. Já tem IA fazendo diagnósticos via leitura de exames de imagem com precisão muito maior que médicos de ponta, e também identificando tumores que nenhum humano vê nessas imagens.
Acho que só quem trabalha com manufaturados personalizados tem alguma chance
Ele já resolve problemas que 90% das pessoas não sabe resolver, faltou testes pela parte do autor do vídeo
o video é praticamente uma explicação perfeita do motivo elo qual, quando uso o chatpt pra tentar me ajudar em assuntos que domino, parece horrível, mesmo que outras pessoas usando o chat GPT para coisas da minha área digam que é uma maravilha. Assim como eu acho o chatgpt um ótimo auxiliar de programação (talvez pq meu entendimento seja raso suficiente pra não perceber as cacas). Incrivel o video.
Chat GPT trás o mínimo. Ele é um terrível mecanismo de frontend, também. Prova? Pede pra ele escrever uma animação de X a partir de um menu burguer com css puro e que faça o X ter ângulo reto. Ele é literalmente incapaz kkkk
Porque isso só é possível com matemática básica, trigonometria, e ele não consegue associar a css (mesmo pedindo pra ele usar trigonometria)
Ele é bom pra gerar algumas features básicas, mas não consegue resolver problemas com precisão sem que você não saiba especificar o tal problema. Mas aí que tá. Se você sabe, então, na maioria das vezes, acaba nem utilizando o ChatGPT.
Ele é uma excelente ferramenta de aprendizado, mas te contar que ele não me serviu pra substituir, seja a documentação ou mesmo o Stack Overflow.
Atila como sempre mesquinho só com previsões catastróficas!
As pessoas são burras (E eu me incluo nisso). A I.A ainda tem umas limitações idiotas (Mesmo fazendo muitas coisas boas), evoluir os modelos é algo cada vez mais difícil, tem a questão de custo alto, hype e os caraí. Mas o ponto principal, nossa inteligência é limitada. Como tu vai achar que uma mega inteligência vai conseguir se disseminar, sendo que terá os humanos burros utilizando? O mundo é mais complexo do que parece…
É bem melhor ler a Wikipédia do que ver as respostas do ChatGPT
Embora também possa haver erros na Wikipédia, porém estes são menores que o ChatGPT
Eu nao duvido do potencial das IAs. Pode demorar um pouco, mas essa tecnologia vai continuar sendo otimizado. Pode ser que nao acabe definitivamente com profissões, mas pode reduzir os postos de trabalho sim. Nao sei se ja repararam, mas os robos de telemarketing melhoraram muito nesses últimos anos, é praticamente desnecessário ter atendente humanos. So existem atendentes humanos ainda, pq as gerações atuais tem preferência em falar com um humano, mas as proximas gerações estao crescendo em um ambiente muito mais tecnológico, e vao ser muito mais acostumadas a serem atendidos por robô.
Depois que ias generativas de imagem começaram eu senti um impacto bem grande sim no meu faturamento. Não sei os outros artistas.
Vi ontem uma reportagem da BBC News Brasil sobre o tema, com o relato de uma ilustradora a respeito da situação.
Muito bom Átila, é isso que sinto quando estou programando, gasto metade do tempo analisando códigos que recebo do chatGPT antes de integrar no que estou desenvolvendo de fato, se não tiver uma supervisão em cima do que as IAs estão entregando pode facilmente gerar problemas futuros, parece que pra chegar em um modelo ideal ao ponto de "substituir" as criações humanas os algoritmos atuais precisam de uma grande mudança em como eles processam e entregam essas informações, pois no momento não são confiáveis, apesar de reduzir bastante o tempo de trabalho
Vai tirar vários empregos sim e não serão repostos por empregos de mais qualidade. Ninguém quer fazer feijoada no trabalho. Dá 3 páginas de código pra uma IA e ela conserta em 1 minuto o que um analista as vezes demora 1 dia pra fazer (se conseguir fazer).
A maior prova disso é o atendimento de telemarketing e SAC. Não sei se vocês acham a mesma coisa que eu, mas um atendente humano está anos luz a frente de um atendente virtual. E que atendente virtual só serve para fazer o consumidor perder tempo e paciência. Além de que, quando o atendimento chegar a um humano, a paciência do consumidor já estará no limite!!
Pensem nisso...
Chat GPT pode até ser bom para elaborar uma estrutura de textos ou usar as palavras certas, mas sempre haverá a necessidade de ter um humano por traz para checar se o texto faz sentido, se está de acordo, se as informações batem, se o texto gerado está de acordo com a linha de raciocínio que o humano quer, etc.
Sim! E isso cai naquele outro vídeo que o Átila fez sobre do porque um serviço é ruim de propósito. E essa da paciência do consumidor já estar no limite quando vc finalmente é atendido por um funcionário humano, isso quando vc não desiste no caminho do menu de atendimento virtual complicado em que o botão de "Falar com um ser humano" é a última opção secreta escondida, vc já chega P da vida, desconta a sua raiva em cima do atendente que não tem nada haver com a demora em vc ser atendido, causando assim um burnout, depressão, ataque de ansiedade, crise de choro ou outra enfermidade à médio ou longo prazo no atendente, fazendo ele ter que ficar de licença médica ou forçando a demissão dele, fazendo assim uma alta
rotatividade no emprego de telemarketing.
@@rafaelsmXD Eu que o diga o quando já me estressei com esses atendimentos meia-boca. Agora já ligo direito para o SAC mesmo, já dizendo que vou cancelar o serviço ou seja lá o que for e, num instante, eles me atendem bem e me oferecem até vantagens (descontos, um plano melhor pelo mesmo preço do atual, etc) para eu poder continuar com o serviço prestado.
Quando inicio um atendimento e é chatbot eu já sei que vou me estressar
Se você perde tempo e paciência e sai da fila, eles atingem o objetivo. Vocês erram feio em achar que objetivo de telemarketing e atendimento é resolver problema. É muito mais se livrar do problema e mostrar filas controladas para executivos
💥💥💥 Bom, em uma linha eu escrevo o que quero, aperto Enter e eu tenho uma imagem incrível do jeito que eu quero, e ainda tenho muitas surpresas positivas. Sem pagar nada. Em 20 segundos. Isso já está afetando o mercado, é ÓBVIO, não vai acabar com profissionais de imagem de uma empresa, mas vai diminuir 80%. REALIDADE.
Não dêem ouvidos a este homem. Dêem orelhas.
E óculos.😂
Eu entendo oq vc quer dizer, Átila, eu utilizo IA no meu dia a dia pra me auxiliar. Pesquiso e me interesso muito sobre.
Agiliza demais o meu trabalho, mas sabe o que tb significa? Que se antes 3 pessoas me auxiliavam, hj são 1.
Então alguém tá perdendo emprego sim
10:14 - Nesse estudo, os melhores modelos tiveram uma queda de performance de no máximo 20%. Ou seja, de mais de 90% pra uns 70%. Acho que a conclusão que o Átila e o estudo chegam é no mínimo estranha. Concluem que por causa dessa variação, essas IAs NÃO raciocinam. Agora, pense bem. Se alterassem questões de matemática, trocando números, nomes e adicionando frases inúteis (mas que podem confundir) você realmente acha que não haveria diferença no desempenho de humanos? Se houvesse diferença, poderiamos dizer que humanos não raciocinam?
Exato, é basicamente dizer que, se a Universidade ensinassem coisas erradas para os alunos, eles vão replicar coisas erradas no trabalho. Obvio que se inputar datasets errados no modelo de IA ele vai alucinar.
Cara, é uma sequência de instruções. Não tem raciocínio, é um programa igual qualquer outro, só uma sequência de instruções.
@@matheusgamer35 1.Ok, você discorda do cientista mais citado do mundo que passou a vida estudando IA e o cérebro.Tem certeza de que não pode estar errado?
2. As IAs atuais não são sequências de instruções que nem os programas normais. São redes neurais artificiais muito complexas, que nem os criadores entendem totalmente.
3. Além de tudo isso, no final depende da sua definição de raciocínio. Até por isso que é uma discussão infinita, por que cada um tem uma definição.
eu vivo testando o uso de IA para tentar facilitar a minha leitura de artigos e elas falham miseravelmente principalmente no que envolve graficos e em inferência que requerem conhecimento prévios, o maximo q conseguem é coisas como foi citado no video que é destacar informações ja descritas no artigo e resumir informações tb ja descrita, como o Atila disse quanto mais especifica é a informação mais ela erra pois vc tem da um input gigantesco para q ela possa "raciocionar"
@@guilhermemedeiros385 sim, e existe um outro problema que chama overfitting, que é quando ela tem dados demais.
Elas são limitadas por natureza, possuem muito espaço pra melhora ainda mais nunca vai ser uma coisa racional
tirando o fato de que existem feijoadas veganas sensacionais (e eu nem vegano sou), obrigado por este incrível serviço à discussão sobre inteligência artificial. Testei o Chat GPT e as respostas que tive são iguais ao problema da manga. Parabéns!
Se a IA for mais matematizada, os padrões se tornarão muito mais precisos. Eu acho que no futuro elas poderão, sim, automatizar muitas dessas coisas.
ainda mantenho a minha opnião de que há muito mais potencial o trabalho em conjunto com as ferramentas de IA do que depender totalmente delas
Concordo. Estas tecnologias são fabulosas como complemento do trabalho humano, mas não como substituto.
Exatamente, até mesmo em cenários de empresas tentando maximizar lucros, mantendo o mesmo número de funcionários mas usando essas ferramentas e analisando suas respostas adequadamente, pode alavancar mais do que substituir funcionários em troca de uma má qualidade do trabalho
Trabalho em um órgão governamental que implementou um ia generativa como chatbot pra responder perguntas sobre um processo que atinge dezenas de milhares de cidadãos. Tem sido bem desastroso, nao conseguindo responder perguntas básicas, se confundindo e as vezes, dando respostas erradas. Quando reclamado com a empresa que implementou parece uma conversa de doido, é um ajuste de parametros, e uma estrategia de tentativa e erro, pra ver como essa caixa preta vai responder melhor ou não. É um cenário de investimento alto, retornos pouco claros e dificil de controlar os resultados, que é mais grave por se tratar de dinheiro público. Felizmente já estao percebendo a bolha que é isso. Uso muito essas ferramentas como chatgpt, gemini, etc., mas somente em casos que tenho clara noção do que quero executar e fazer, e consigo atestar rapidamente que o que foi gerado faz sentido ou não, ou seja, naqueles contextos que ja sou especialista e só preciso de velocidade na geração de um texto, código, etc.
Cara, se observar a maioria das pessoas realizam trabalhos que com certeza seriam substituídos por IA. São empregos que se formos analisar bem, nem era para humanos fazerem, mas fazem. Tudo o que você acha normal um humano fazer, analise mais que chegará nessa conclusão. Essas pessoas, por gerações, não foram treinadas (ou se permitiu) para pensar diferente ou imaginar coisas diferentes. Será ser um colapso na sociedade. Vamos superar isso, mas muita gente vai sofrer, pois muitos não só precisam trabalhar para sobrevier, mas ACREDITAM que precisam trabalhar no que elas trabalham. O problema que vejo não é só financeiro (desemprego e etc) mas também psicológico.
mas Átila, o problema da interpretabilidade e dos guardrails dos grandes modelos de linguagem pode ser superado a partir de uma lógica de debate em uma estrutura multiagentes, com tecnicas como geração aumentada por recuperação ou modelos com ajustes finos empregados. evidentemente, isso não está disponível, ainda, nos modelos de prateleira.
sobre pré-processamento para anonimização, pode empregar algoritmos que automatizam esse trabalho e re-etiquetam os arquivos após o output do modelo.
pode ainda, se houver orçamento, montar seu próprio cluster de GPU para trabalhar com aquilo que inevitavelmente opera com dados sigilosos.
sobre os custos globais, devemos considerar a questão de cultura dos usuários..: as pessoas, embasbacadas, gastam GPU a toa.. vejo alguns pedindo pros LLMs criarem foto de gatinho fumando cigarro, ou colocar uma determinada lista em ordem alfabética (coisas que o tumblr ou excel já fazem há anos)...
"IA" não é panacéIA.. é preciso entende-la como uma boa ferramenta na nossa caixa, e não como algo all-in-one.
Vai ser muito interessante acompanhar como esse vídeo irá envelhecer. Espero que vc esteja certo, Atila 😆
Tá não, sugiro você acompanhar os TH-camrs gringos, brasileiro fora da bolha de marketing digital é difícil encontrar conteúdo bom
@@fabioa8059 Normalmente qualquer conteúdo falando sobre um possível futuro, se trata de especulações. Já vi muito conteúdo diversificado sobre isso, mas nenhum trouxe uma certeza sobre suas opiniões.
Teria como me passar o nome desses canais gringos? 🙃
7:45 - Isso foi comum durante toda a história da revolução industrial. Funcionários jogavam sapatos nas engrenagens das maquinas. Assim, surgiu o termo "sabotagem".
Pessoal, não dá. Desculpa. É só olhar pra história. Por acaso os caras que viram Santos Dumont voar pensaram que o homem pisaria na lua? Se pensaram, ia ser chamados de doidos.
O cara que inventou a primeira arma de fogo pensou que um dia os EUA iam soltar uma bomba nuclear no Japão? Nem existia EUA naquela época.
Vocês podem fazer todo o esforço mental possível. Mas a lógica humana tem um limite e prever o futuro não tá incluso nisso. Aí que tá a grande sacada das inovações: é agir onde a imaginação não alcança.
Vocês acham mesmo que todo o poder e o dinheiro da indústria de tecnologia vai olhar pras barreiras e limitações da IA e vão dizer "ah, que pena, só dá pra isso né?" Eles não vão parar nunca porque o primeiro que conseguir aquela IA que todo mundo pensa vai ganhar a maior máquina de dinheiro da história.
Me chamem de doido mas quem vai voltar nesse vídeo daqui a 5 anos e rir de vocês serei eu 🤪
imagina essas pessoas no passado vendo computadores e pensando: "é só uma calculadora", a internet e pensando: "é só ir na biblioteca", um celular e pensando: "é só pra ligar".
os caras querem usar ótica de agora pra algo que só vai florescer de verdade daqui uma ou duas décadas.
O "canjica" entende mais de tecnologia que o Átila. 😂
@@GustavoBissoli ah tá bom, então só porque foi o Átila que falou que tá certo né? Kkkkkk esse seu argumento de autoridade não deu muito certo não kkkkkk
@@saturnodevorou é esse o ponto!!
@@canjiica Se for argumento de autoridade, os 3 cientistas mais citados do mundo em IA (um até ganhou o Nobel recentemente) acham que a IA vai alcançar/ultrapassar a inteligência humana daqui entre 5 a 20 anos. Acho que eles sabem mais do que o Átila @GustavoBissoli.
O atual chat gpt não está. Mas o futuro da IA irá.
Olha, pelo menos os programadores que antes eram ameaçados pelas as IAs, agora estão se dando muito bem com a ferramenta. Não acho que um robô sem alma vai conseguir substituir um artista, talvez um designer ou quem trabalha em gráfica. Aré pq o consumidor vai notar que aquilo não é arte. O problema mesmo é os artistas estão tendo seus trabalhos roubados e alguns pessoas estão tendo suas vozes ou rostos usados sem autorização nenhuma. O que realmente ta sendo ameaçado aqui é o direito autoral e o direito de imagem.
Ou seja, as pessoas que não forem um gênio e realmente muito boas no que fazem serão substituídas. Mais de 90% da população?
No Brasil, 99% a média é bem baixa
Antes de falar que aquilo não era feijoada o Átila teve que se desculpar 3x
É o medo de ser cancelado pelos veganos autoritários malucos do X/Twitter.
Algumas empresas já demitiram a equipe de atendimento, por uma IA treinada com as conversas de atendimentos dos funcionários :)
postei os testes lógicos citados no vídeo no chatgpt e ele acertou ambos
Claro, o paper da pesquisa da Apple é público e as empresas sempre atualizam os guardrails dos LLMs para aprenderem com os erros.
Tente essa em qualquer língua: 3 últimas letras da cor da camisa do Pelé em 1958 na final da Copa do Mundo.
Qualquer um sabe que o Brasil jogou de azul aquela final.
Resposta correta: zul
Algumas respostas vão vir "ver", "ama", "elo" e etc. No inglês pode vir "llow" (4 ao invés de 3).
Essa daí nenhum funcionário da OpenAI atualizou.
Então meu amigo, certamente isso iria acontecer, as respostas em momentos podem resultar em alucinação, e em outros momentos em uma resposta correta (como foi dito nesse mesmo vídeo). Eu imaginei um autor (Makhebleku), que não existe, de uma obra imaginária (Impacto da Tecnologia), e pedi para o chat contar mais sobre ele, no que em certo momento o chatgpt mencionou que ele era um autor menos conhecido, do qual não havia informações em fontes convencionais, no que em outro momento ele menciona que o mesmo seria autor de 4 livros famosos, os descrevendo (ainda, em outro momento, ele descreve como um estrategista indígena que lutou contra a colonização portuguesa). O que indica que quanto menor o banco de dados referente a uma certa informação, ao invés do chat especificar e deixar claro que não tem informações que fazem sentido sobre esse input, ele alucina (como foi dito nesse vídeo).
O destino que o movimento ludista teve ja da uma ideia do que tá por vir 😅
Não é a queda da qualidade do serviço geral por IA que vai impedir esse serviço de ser realizado...
Muito bom! Um amigo que trabalha com IA fala exatamente o mesmo, quem sabe o que é uma boa "feijoada" reconhece na hora.
Num vídeo tu tá dizendo pra diminuir o consumo de carne pra mitigar as mudanças climáticas, no outro tá aí falando q feijoada tem q ter porco e outros bichos mortos.
e dai?
Entendi a ideia do Átila, mas o exemplo foi ruim. É como dizer que não se pode fazer lasanha de legumes somente de carne por que é a original
Há casos e casos de uso. Os problemas apontados existem, mas há empresas sim que estão se beneficiando de visão computacional por exemplo. Que tal identificar um criminoso em meio a uma multidão de milhares de pessoas e direcionar a polícia?
É fácil falar quando seu trabalho ainda não foi prejudicado pela IA. Mas vai ser "engraçado" quando essas IAs como a Sora começarem a substituir os youtubers por aqui, como o próprio Átila, derrubando as suas visualizações... Enquanto artista digital, mais especificamente na Fotografia, estou voltando aos meios químicos, pois a porcaria da IA ainda não pode criar uma fotografia a partir de um filme. Mas, vai chegar o momento em que um robô vai poder fazer isso, e só espero que isso aconteça o mais tarde possível...
As IAs estão perto de acabar com a fotografia
@@foxdequintal principalmente com a fotografia digital, se não forem criados métodos de autenticidade para comprovar que a foto foi feita por uma máquina fotográfica operada por um ser humano.
Sim.... o terremoto já começou e não são artigos de investidores como os apresentados pelo Átila que irão mudar a realidade do impacto. Nem motorista vai escapar.
Toda classe de dubladores olhando o titulo do video e pensando: to invisível. A IA do jeito que a maioria a conhece hoje tem um pouco mais de 1 ano. É só olhar o inicio da internet, o da telefonia e como elas evoluiram até hoje. Imagine como sera entre 5, 10, 15 anos em termoa de IA. Há estudos, como um do FMI, que diz que cerca de 60% serao fortemente impactados pela nova tecnologia.O impacto será profundo e irreversível.
Não dá para comparar o telefone, internet e os computadores com a IA, que por sua vez tem uma tecnologia bem mais complexa que essas três. Ninguém sabe como e quando tempo vai levar para a IA ser bem mais desenvolvida do que como está hoje. Ela existe desde os anos 1950, e levou cerca de 60-70 anos para chegar ao que conhecemos hoje.
Sobre o estudo do FMI, quando diz "ser afetado pela IA" não significa necessariamente que vai substituir os empregos, significa que essa tecnologia também possa ser complementar aos empregos. E por ultimo, essa porcentagem de 60 % se aplica a paises desenvolvidos como EUA e Europa, na qual metade dos empregos a IA possa ser complementar, enquanto a outra metade tem risco de substituir a mão de obra. No Brasil 41 % dos trabalhos pode ser afetado pela IA.
Eu vejo que ainda está longe de dubladores serem substituídos. Mesmo que a IA já consiga traduzir a voz original dos atores, ainda falta traduzir a emoção. Aliás, recentemente dubladores começaram a ser requisitados para dublar jogos, uma indústria que está crescendo mais do que nunca. Imagino que futuramente dubladores profissionais irão negociar suas vozes com empresas de IA. E olhando com otimismo, a IA poderá ainda reviver muitas vozes de saudosos dubladores (pagando os direitos à família, é claro).
@@BrunaAracellesou de Portugal, quando era pequeno, os desenhos animados em VHS (aladin, bambi, ...) eram dobrados por atores brasileiros. A qualidade do seu trabalho era excepcional.
Na minha opinião, IA pode até não substituir todos os trabalhos, mas irão substituir muitos.
Uns dias atrás fui em uma papelaria e percebi que alguns cadernos mais baratinhos já tinham capas ilustradas por IA (dava para perceber por causa de uns detalhes sem sentido).
Já são trabalhos que artistas perderam.
Átila, muito do que você disse não se confirma mais com o modelo o1 (pós modelo 4-o). Os estudos não acompanham a velocidade com que a tecnologia está avançando.
O que entendi pelo video é que vai haver substituição de empregos, mas que não será tão rápida quanto espalham por ai...
É verdade, pra mim, que sou uma programadora véia, as IAs são como uma equipe trabalhando pra mim... já para amigos menos experiências, alguns até desistiram de usar as ferramentas, já que mais atrabalharam do que ajudaram. Ou seja, ainda será necessário estudar muito.
As IAs não vão roubar o emprego das pessoas, mas as pessoas que usam melhor as IAs vão.
Eu acho que a afirmação de que LLMs "não raciocinam" é muito complicada, pq o próprio conceito do que é raciocinar não é algo exato. Quando falam que LLMs "estão só prevendo palavras e ações que fazem sentido no contexto" eu me pergunto: E nós, humanos, também não estamos?
Atualmente, estou trabalhando desenvolvendo softwares que usam LLMs para desenvolver outros softwares de forma autônoma, usando o paradigma de múltiplos agentes. A conclusão que cheguei até agora é de que LLMs tem capacidade sim de raciocinar sobre um determinado problema, buscar soluções, testá-las e se readequar ao ambiente que está analisando, apesar de fazer isso muito pior que um ser humano e de serem péssimas em regras objetivas (como se atentar a sempre usar um determinado padrão). A luta agora está em mesclar regras de negócio objetivas com o raciocínio automatizado que as LLMs conseguem fazer hoje. Ou seja: Juntar a inteligência natural, que define as regras objetivas do que precisa ser feito, com a inteligência artificial, que pode ser automatizada. Isso já funciona (conseguimos gerar softwares de forma autônoma, por exemplo), mas ainda é preciso muito refinamento para valer a pena comercialmente.
Mas é literalmente mostrado no vídeo um teste cujo o resultado demostra que elas não raciocinam. Se há raciocínio, mesmo que mínimo, não há como errar respostas tão básicas e variar tanto. Não é comparável a um ser humano. Nós não somos uma máquina de estatística e nem perto disso. Fazer isso é reduzir a consciência a nada
@@osunboy o que eu quis dizer é que fizeram estudos para um conceito específico do que é "raciocinar". Com relação a erros, depende muito do modelo. Os que eu uso aqui (gpt-4o e gemini pro) responderam sempre corretamente a questão específica falada no video. As coisas estão andando rááápido
@@osunboy Nesse estudo, os melhores modelos tiveram uma queda de performance de no máximo 20%. Ou seja, de mais de 90% pra uns 70%. Acho que a conclusão que o Átila e o estudo chegam é no mínimo estranha. Concluem que por causa dessa variação, essas IAs NÃO raciocinam. Agora, pense bem. Se alterassem questões de matemática, trocando números, nomes e adicionando frases inúteis (mas que podem confundir) você realmente acha que não haveria diferença no desempenho de humanos? Se houvesse diferença, poderiamos dizer que humanos não raciocinam?
@@vallewillian O conceito "raciocinar" não é tão abstrato assim. E todos os modelos erram, e erram muito. Esse teste é desse ano e os modelos testados são atuais. Há pouco tempo atrás mesmo havia um "meme" sobre o ChatGPT, que respondia que a palavra "strawberry" tinha dois R. Como um modelo que raciocina dá essa resposta? E não era sempre que ele dava essa resposta, às vezes ele acertava, mas essas respostas variáveis também são um problema. Consertaram isso no 1o, mas ainda falta muito. Resumindo: não é nem perto um raciocínio, pelo menos não por enquanto. No futuro quem sabe, mas ainda não
@@Um_Interlocutor Amigo, de onde você tirou esses números? Fui buscar no artigo e não é o que você afirmou. Há casos que o estudo consta que a performance caiu 65%. Esse número está no artigo na íntegra, assim como o porquê dele. Onde você viu que 20% foi máximo?
Ele não vai retirar seu emprego enquanto não aprender como fazê-lo. E o mais interessante, é que quem o está ensinado, é você!...
Olha que interessante!...
Os inocentes gostam de se iludir, eu acho graça. Vai substituir e não vai ser pouca gente não.
Uso muito o Chat GPT para analisar documentos, resumir textos para leitura própria, obter sugestões do que posso incluir etc, porém percebo muitos equivocos, muita "suposição" de coisas ditas que ele responde de forma incisiva, que para um leitor distraido ou leigo se passa como verdade.
Reconheço isso, e só uso a ferramenta como um auxiliar, porém o ponto levantado com o paralelo da feijoada é perfeito: muita gente usa as "verdades" do chat gpt no dia a dia sem questionar. Esse é o perigo. De modo geral acho que tem mais risco das AI causarem problemas do que de roubarem empregos... pelo menos por enquanto.
Que vídeo estranho. Toda aquela raiva com feijoada
Em 5 anos esse vídeo vai ficar um pouco datado e isso me deixa triste
Pensei nisso. Me parece que o Átila fez um deserviço ao passar a impressão p a maioria de que não deve se preocupar. Pelo tamanho dos investimentos na IA e com as projeções que são feitas sobre a Inteligência geral artificial em que teremos IAs com nível Phd em todas as áreas do conhecimento humano fica difícil de acreditar que o Chat GPT não irá tomar milhões de empregos.
@fdscoworking né
Nossa, me senti tão contemplado por esse vídeo! Acredito que em algum momento as IAs vão se desenvolver e ter capacidades incríveis; mas hoje considero elas completamente limitadas, servindo no máximo pra atividades de apoio, mas não chega nem perto do que um humano especialista é capaz.
a criação de fakie news será alavancada eu tenho a impressão.
e de videos para idosos com jesus e uma narração bizarra: "Jesus viu um homen com seu cordeirinho passando fome, ele foi lá e alimentou o cordeirinho, Lição, Ajude o proximo. Dê um like e compartilhe." - Esses videos do tik tok são claramente o arauto do apocalipse tecnologico.
13:59 Acho que mesmo em areas que vc domina as LLM acabam atrapalhando, pois vc acaba virando um revisor de um trabalho mal feito em vez de fazer o bem feito. Eh a mesma coisa que pedir pro seu primo mais novo de 8 anos fazer seu trabalho, vc vai perder mais tempo tentando explicar pra ele o que tem que ser feito e corrigindo o trabalho dele do que indo la e fazendo vc mesmo. Pelo menos essa eh minha experiencia com LLM na programação.
Tá usando o modelo errado, tenta o o1, ou o claude sonnet, é incrível a qualidade do código
Isso é tanto verdade mesmo quando lançaram as cameras digitais em celulares com uma qualidade horrível, o público aceitou pois era barato e era mais prático que carregar filme e mandar revelar uma camera analógica. Até hoje é assim, o pessoal fica disputando se o Samsung S24 Ultra tem melhor camera que um iPhone 16, mas uma camera profissional tem qualidade centenas de vezes melhor.
centenas é um bom exagero eih kkk
É diferente. No seu exemplo estamos falando da democratização de algo que antes só era possível ao contratar um fotografo profissional. Mesmo com qualidade inferior, todos podemos registrar as coisas atualmente em qualidade entre razoável e ótima. Agora se você quer qualidade excelente, de fato precisa contratar um profissional.
@@LMDynamis mas esse é o ponto do vídeo, as pessoas vão tolerar a baixíssima qualidade, seja das LLMs como chatgpt respondendo com erros e redundâncias assim como ocorreu com as cameras, que bastou ser barato para ignorarem a qualidade. As primeiras cameras em celulares tinham resolução de uns 350x300, chegou até a ter uma de 640x480 popular no Brasil, acho que samsung, ou sony-ericson, parecia um sabonete, tive um, e ainda tenho algumas gravações de vídeo em 3gp, de 320x200, da época. E lembro da sensação de ser uma ótima qualidade. (mas de fato não era).
Logo se as LLMs continuarem de graça, as pessoas vão passar a mão nos erros e faz parte. O "ter" é mais costuma ser mais relevante que "ter o melhor".
O q ele ta dizendo é basicamente que é o fim dos empregos pra programadores iniciantes.
O mais interessante é que a explicação da feijoada se aplica a própria ferramenta de IA, para quem entende a aplicação e o potencial para tarefas muito especializadas, quando vê essas ferramentas mais gerais que o objetivo é apenas se manter no hype do mercado, se decepciona tanto quando a feijoada de legumes.
Coloquei a questão da pergunta das mangas e o o chat respondeu corretamente. Não tem sequer um único exemplo que o Átila podia inserir no vídeo para mostrar que as IAs não raciocinam?
@@clubedodesign Dá um exemplo aí
@@clubedodesign Ele também não pode usar o prompt do chat chamando em sequência, já que o contexto da conversa vai ser impactada.
@@clubedodesign Lê o artigo. Vai na página 7. De acordo com o próprio artigo, o chatgpt só errou 1% das vezes. Os outros modelos, em torno de 10%, e são LLMs minusculas, com 7 bilhões de parametros, enquanto o chatgpt tem 1 trilhão.
@@clubedodesign Tá, mas qual prompt que falhou?Esse estudo é replicável?Dê um único exemplo onde o chatpg não consiga responder. O artigo é pre print: nem revisão por pares teve. Longe de uma prova "definitiva", portanto.
@@clubedodesign Sim, mas o contexto influencia na resposta do prompt subsequente. Por exemplo a IA pode identificar que você está apenas variando a fruta da pergunta e responder a você exatamente a mesma resposta substituindo a fruta. Ela vai continuar a não calcular a resposta, mas ainda vai entregar a resposta correta.
Não vai substituir, já está substituindo.
Sim. E em 2025 isso vai aumentar em 30%. Há uma reportagem da BBC e G1 sobre.
Não adianta amenizar o que é inevitável .
@@Turututu-Tconcordo com vc.
Ontem tava testando a Meta IA ,do whatsapp e perguntei qual o objetivo/ finalidade da Meta em criar a IA e uma das respostas foi:
aumentar a eficiência,melhorar processos internos e REDUZIR CUSTOS!
Oras,oq significa reduzir custos se não ,reduzir não de obras?!!
@@anjinhadaasaquebrada9175 Isso! Não existe o substantivo "amor" nas empresas. Os funcionários são apenas ferramentas, mas com necessidades.
Humano:
- Salário todo mês.
- Vale transporte, refeição e odontológico.
- Despesas com necessidades dos funcionários. Exemplo: banheiro, encanamento e Bebedouro.
IA:
Manutenção.
Comparando maçã com laranja às vezes, um vídeo q do ponto de vista técnico certamente deixa a desejar.
Muitas das críticas presentes não são novas, os investidores podem estar em frenesi mas quem estuda IA sabe q há bastante nuance. A começar pelo fato que imagens e linguagem não são o mesmo problema, fundamentalmente. Quando se realiza geração de imagens ou pior vídeos há um espaço subjacente contínuo de possibilidades de dimensão muito maior que o problema da linguagem. Para nós parece enorme, mas ainda é discreto, uma das coisa q as LLMs mostram é que as técnicas relativamente simples são capazes de efetivamente associar ao next token, "próxima palavra" uma função de probabilidade. Muita pesquisa, hardware especializado, dados pra chegar nesse "simples", mas no fim são poucas centenas de linhas de código, algo lisível.
Mais, não é de hoje que sabemos desses problemas sobre "reasoning", pensar das LLMs. Esperar que os modelos atuais pensem é não entender para o que esses modelos estão sendo treinados. Desde 2018 se não me engano existe ARC-AGI, tarefas bobas mas q temos dificuldade de resolver. É o que Yoshua Bengio, um dos patronos do Deep learning chama de "sistema 2", como em "rápido e devagar". Esse é um problema a princípio mais complicado e se não houver progresso na área acredito que o frenesi com IA vai diminuir...
Bom, como descrever esse problema, em poucas palavras é o problema da abstração hierárquica, composicional. Usando o exemplo de Yann le Cun: Como descrever Jupiter ? É um corpo de massa colossal, composto de diferente elementos químicos que podemos descrever no nível de detalhe que quisermos. Porém, basta estimar sua massa, distância ao sol e algums outros parâmetros para compreender sua trajetória celeste. Esse tipo de abstração não somos capazes de realizar com IAs generalistas/ LLMs, por enquanto.
Agora contínuo com minha visão: Porém, e se usarmos uma IA adaptada ao problema ? Precisamos de dados relevantes, observações, mas podemos incluir informação inútil, conseguimos descobrir essas leis de forma automática ? A resposta é sim. Para tanto use a livraria PySR, é um experimento que pode ser reproduzido. Essa é uma livraria que faz uso de IAs baseadas em técnicas evolutivas, tem suas desavantagens mas não deixa ser uma das formas de aprender abstrações e representar hierarquia. Yann le Cun propõe as JEPA, existem os modelos de difusão (cuja concepção pode ser análoga aos sistemas evolutivos), aprendizagem por reforço...
Um perigo iminente a partir do momento que tenhamos mínima capacidade de abstração é que existem fortes razões para acreditar que planejar algo é ligado a desejar algo. Pronto, se avançarem na área, se prepare! Pois, chatGPT vai ter intenção própria.
Suponhamos q nenhuma dessas técnicas dê certo à nível de LLMs, ou seja, não sejamos capazes de desenvolver algoritmo capaz de calcular a inteligência. E daí ? O "papagaio estocástico" que é o chatGPT vai continuar a melhorar e vai mudar nossas vidas. Olhe para o seu celular, computadores existem a quantas décadas ? Rádios ? Internet ? Todas são técnologias de antes dos anos 2000, foram desenvolvidas, simplificadas e olha só: Um aparelho q decide democracias, milhões dependem pra trabalhar e efetivamente pode definir nossa identidade. Pode não ser nos próximos 5 anos, mas a IA não precisa de outra revolução pra mudar o mundo. Dormir no ponto é muito perigoso.
Eu uso tanto IA que eu tenho certeza que ela não quer meu trabalho, sou eu que tô dando ele pra ela a força
5:47 Sobre a "Costura home office":
Moro na zona leste de São Paulo, aqui tem muitos bolivianos que trabalham de casa costurando.
Atila, já te disse q vc é incrível?!
Acho que não, pode dizer se quiser ksks
E pode dizer pra mim também se quiser, gosto de elogios 😊
Você é incrível Monica!
Te desejo muito sucesso e saúde na sua vida!
Não adianta lutar contra, ela vai evoluir com muita rapidez e vai resolver esses pontos que foram abordados no vídeo, não dou 1 ano pra esse vídeo estar defasado.
Q nem o último dele, ele falou tanto a open ai foi lá e lançou o o1 que acerta praticamente a prova toda do ita.
Adorei o vídeo! O problema é que a métrica de qualidade das pessoas ta bem baixa também né kkkkkkkk realmente, a maioria não está sendo exigente com qualidade. E além disso, o que também me preocupa é a evolução exponencial né. Hoje você falou de um limite que está sendo enfrentado, mas me questiono se isso realmente vai ser uma trava por décadas, por muito tempo.
Não concordo em diversos aspectos, mas a discussão com Átila é sempre muito proveitosa.
“Ninguém vai pegar meu celular 😡”
“Pegaram meu celular 😢”
É mais ou menos isso que vai acontecer.
Excelente reflexão 👏👏👏
Eles vão fazer dar certo, mesmo que isso custe bilhões. não importa. quantos anos uber, amazon e diversas outras empresas de tech ficaram no prejuízo até darem lucro?
quando a industria e o mercado se movem pra uma direção ela simplesmente vai dar certo na marra...
Porque eu não tenho emprego 😅
Valeu Átila, está difícil encontrar vídeos que realmente discutem os problemas da IA, a grande maioria enaltece e cada vez mais produtos acrescentam o recurso, não pq de fato eles tem uma utilidade, mas sim pq se tornou competitivo acrescentar a IA, pois a opinião pública já está condicionada a achar que se tem IA é pq é MELHOR.
@@ceconilp Na verdade meu amigo minha opinião ainda está em construção e sempre deve ter uma abertura pra se modificar com o tempo(para não ficar cristalizada) . Assim como você minha opinião é construída a partir de muitas fontes de conhecimento como no meu caso o Átila e como no seu caso esse tal de Sandeco. Eu podia dizer o mesmo de você, dizer que você adota opinião dele pois concorda com a sua, viu como é complicado? Mas de qualquer forma agradeço a referência vou dar uma conferida. Abraços.
Edit: Fico preocupado com comentários que colocam "verdadeiro" e "único caminho", ao meu ver isso sim é fechar ou cristalizar uma opinião.
Esse não é um bom vídeo sobre o assunto, o autor não testou os modelos, sugiro se balizar nos vídeos gringos
O problema não é a substituição, mas com tecnologia mais complexa surgem mais barreiras para as minorias participarem do "mercado de trabalho". A caixista do mercado mais velha não vai se adaptar com a mesma facilidade que o caixa mais jovem que sabe e entende a tecnologia digital. Acelera, complexifica, intensifica o trabalho e isso gera mais filtros para as pessoas serem aceitas nos trabalhos. Exigem mais currículo, mais competição desnecessária é instaurada.
Pelas IAs serem filhas de grandes corporações, parece que vão tentar fazer-nos engolir a seco essas tecnologias, o que pode acelerar essa transição, com base no poder político e econômico destas. Mas, aí é só hipótese.
Não tem essa de "engolir a seco", pois em pouco tempo, TODOS vão querer usufruir da tecnologia, todos vão querer ter o seu robô-mordomo... em algumas décadas, a IA produzirá tantos bens que tudo será acessível a todos. Dinheiro pode deixar de existir.
Uso ias no meu trabalho todos os dias já.
resumindo, vai aumentar a desigualdade que já existe...
@@tradutorajuliana vai não, quem é ruim sem ia vai continuar sendo ruim, quem é bom vai entregar mais mas já está entre a camada mais rica da população.
O que vai impactar na desigualdade vai ser os robôs operários eles vão pegar o pessoal operacional
@@tradutorajuliana Mas é justamente o oposto! Automação sempre barateou tudo, e aumentou eficiências. As pessoas só se beneficiam. As bolhas piram!
Mais o que estou entendendo é que o modelo de I.A é um modelo que tera versões fechadas e vendida como pacote para as empresas.. Eai a propria empresa ira incluir todos os dados suficientes que existem e produzem para a I.A responder com toda assertividade.
Parabéns pelo vídeo, Átila.
Achei o conteúdo excelente como sempre, uso IA no meu dia a dia e realmente, ainda é algo bem incipiente e pouco confiável, com usos limitados. Só uma observação, a analogia com a feijoada de vegetais foi bem infeliz, pra um canal que fala tanto sobre mudanças climáticas e senciencia animal, taxar como pior ou melhor uma feijoada vegetal é algo incoerente. Na verdade a vegetal é bem melhor considerando sustentabilidade, bem estar animal e mudanças climáticas. Um abraço
Acho que a questão aí não era se a feijoada era vegetariana ou não, mas se aquilo, nem de longe, era de fato feijoada, mesmo numa versão vegetariana.
Atlia... Faz um teste... Envia esse mesmo texto sobre as mangas e vê quantas pessoas populares do centro acertam... Faz a mesma pergunta adicionando esse detalhes que não fazem sentido mas que são adicionados apenas para confundir e faz o mesmo teste... Com certeza a % de acerto do chatgpt vai ser maior que a % de pessoas populares no centro... kkkkkk
Tem estudo fazendo essa comparação, e pessoas ainda se saem melhor
Porém ninguém busca informação com as "pessoas do centro" né
@@Panqueroso12 Duvido, diz o nome do estudo. Realmente gostaria de ler, se existir.
@@pombapombosa6512 gostaria de ler também
1 etapa: ter emprego.
bom vídeo! mas sobre a analogia da feijoada, essa gringa parece bem ruim, mas tem muita feijoada brasileira sem carne que parece tanto com a feijoada de porco que só faz sentido chamar de feijoada. Se é parecido, qual o problema de ter um nome parecido?
Nossa, que analogia foda a da feijoada vegana! Eu tava chegando intuitivamente a mesma conclusão sobre as IAs, sem ter as referências desses estudos que o Átila apresentou. Sou programador e vejo que a IA serve mais pra auxiliar em problemas pontuais e comuns que encontramos diariamente, do que substitui integramente o trampo de um ser humano. Espero que os tomadores de decisão continuem preferindo a feijoada original.
ainda acho q minha area vai passar por mt diferença, programadores virarao engenheiros de prompt, concordo sobre o erro pois cada vez mais presencio erros em metodos matematicos qnd peço reavaliações do gpt(uso o pago), recentemente foram mais de 8 inputs pra ele entender q tava errando algo basico, ele falava q entendia aonde tava errado, se eu separesse o problema ele fazia parte a parte mt bem, mas qnd juntava td ele errava a msm coisa, eu apontava, ele dizia q ia refazer certo e errava dnv, isso demorou bastante ate ele acertar
É um debate inútil, quando surge uma tendência forte com inteligência artificial, como foi a internet e tantas outras invenções, não importa o que se pensa, são tecnologias que chegam para ficar, inclusive, estamos falando sempre em investimento na casa dos bilhões de dólares, com empresas na casa dos trilhões de dólares, com poder financeiro de comprar usinas nucleares para alimentar seu poder computacional. A corrida pelo melhor modelo é insana, estão usando todos os recursos para cruzar a linha de chegada, porém, por se tratar de uma fronteira desconhecida será desafiador saber quem cruzou primeiro.
There is no war in Ba Sin Se