É meio louco parar pra pensar que daqui a uns 30/40 anos, todos nós vamos ver o povo vendendo robôs empregados, soldados e pra relacionamento e vamos pensar "mano, eu estava lá, acompanhando cada evolução da robótica, e olha aonde chegamos", igual fazemos com os celulares hoje.
É o que eu digo, cada dia a gente tá mais perto de uma realidade estilo Detroit: Become Human, não dou muito tempo pra aparecer uma empresa como a fictícia CyberLife com a mesma proposta, mas na vida real
É aquilo né, queria uma IA que lavasse a louça e limpasse a casa pra eu fazer arte, literatura e música, não uma IA que fizesse música e arte enquanto eu limpo e lavo
@@nicolascools0238 pse, que valor tem uma pintura ultra realista de um robo? eh soh uma foto generica qualquer. mas e a pintura ultra realista de um humano?
Concordo super com a Nilce e o Leon! Estudar filosofia, sociologia, história e geografia é MUITO importante. Como que as pessoas querem eleger governos bons, questionar os seus direitos, criticar atitudes de pessoas ou as próprias atitudes, se elas não constroem o pensamento crítico desde cedo na escola, não aprendem a entender o papel delas na sociedade e como construir a própria moral. Esse novo modelo de ensino médio em que essas disciplinas não são mais obrigatórias ou valorizadas só tende a criar mais massa de manopla, mais gado, mais rebanho humano que só vai seguir o que lhes foi imposto sem levantar questionamentos se o que está acontecendo na sociedade é certo e justo.
Vida Inteligente no youtube? Aqui Tem! Mo orgulho do meu filho de 10 Anos gostar tanto de vcs!!! Ele me apresentou vcs, e agora aqui em casa todos acompanhamos vcs grande beijo no coração! Agradeço pelas boas influências que vcs passam pra ele.
“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” Pensamento crítico com base no estudo sociológico e histórico contextualizado é o que nos separa de sermos apenas mão de obra útil e barata. (enquanto for útil, é claro)
@@tecnoinfo.1488 O povo não tem memória curta, o povo não tem é educação mesmo. Um povo que não conhece de história é capaz de eleger um cara que tem como lema de campanha o bordão fascista, que tem todas as atitudes e discursos empregadas no fascismo, mas tem gente que ainda venera e apoia, justamente por não saber o que foi o fascismo, e o que ele fez com o mundo, vc seria um bom exemplo do que foi falado no vídeo.
@@tecnoinfo.1488 "um ou outro" não elegem um político, a grande massa sim. Existem os que tem mau caráter suficiente, e até gostam do discurso pra eleger um nazifascista, mas a massa é ignorante, e é essa massa quem realmente elege, não é à toa que estivemos no fundo do poço, praticamente virando párias do mundo, a ponto de sofrer um golpe, pagando 10 reais de combustível, gente na fila do osso, perdendo seus direitos trabalhistas, e mesmo assim tem muita gente iludida, ainda achando que aquilo era melhor, que ter a menor taxa de desemprego de todos os tempos, voltar a ter recordes de exportação, voltar a ser um país respeitado, voltar a ter aumento real do salário mínimo, voltar a ter inflação abaixo dos 5%, etc. Ter políticos conspirando contra o próprio povo, votando contra melhorias de vida pro trabalhador, e mesmo assim esses políticos são venerados, isso não é mau caratismo, é a pura e simples ignorância e alienação por falta de educação.
Eu sou professor de biologia e eu vivo defendendo a importância da matemática prós meus alunos, mesmo que eu não goste tanto dela 😅 mas é muito importante ❤
Aproveita a aula de biologia e relaciona o estudo da matemática ao desenvolvimento de certas partes do cérebro, acredito que eu como aluno adoraria ter tido essa aulakkkkkkkk
Leon e Nilce, sou muito fã de vocês, e aprendo muito com vcs, tenho 19 anos, me deparei com o impasse de escolher uma profissão. Mas nunca fui de 1 área específica gosto de estudar de tudo um pouco. Com 17 anos passei na UFMG para física, ciência que eu adoro, mas por questões psicológicas não consegui dar continuidade. Hoje tenho vontade de voltar pra faculdade em outras áreas. Queria estudar filosofia, sociologia, e me aprofundar nessa questão dos impactos da tecnologia na sociedade, e como minimizar os efeitos ruins. Por outro lado amo animais, e até cuido dos animais abandonados do meu bairro, queria muito também poder cuidar de mais animais, talvez como médica veterinária, criar uma ong para resgate e cuidado de animais tanto abandonado como animais silvestres que sofrem com as mudanças climáticas e as queimada... As vezes também queria esquecer tudo, ignorar esses problemas que não posso mudar mundo, e viver de forma simples no interior, viveria sem ansiedade e agonia pelo futuro, mas isso vai contra tudo que eu acredito. Me sinto perdida, vcs tem algum conselho???
Não sou Leon nem a Nilce, mas posso te dizer que você pode não mudar o mundo inteiro, mas cada indivíduo que você ajuda tem a perspectiva totalmente alterada sobre a caridade, seja um animalzinho em situação de rua que aprende a sentir amor e carinho por um ser humano, ou, um outro ser humano que ao se sentir acolhido pela compaixão, vai se sentir parte de algo e buscará ajudar outro em outra oportunidade. Jamais deixe de semear a caridade; pois se de 10 sementes que você plantou, apenas 2 deram bons frutos, lembre-se que essas 2 plantarão mais 20 "sementes do bem". "O mal vence quando os bons se calam" abraço!
Também não sou o Leon nem a Nilce, mas depois de algumas transições de vida e carreira, eu diria pra mim mesma com 19 anos que não é preciso ficar presa em 1 profissão só, pois todas as áreas de conhecimento e interesse vão se somar pra te levar a criar o seu próprio caminho. Você pode ter uma renda com um ofício e em paralelo dedicar algum tempo para um propósito, e o seu estilo de vida também pode ser alinhado aos seus valores. Não é só o profissão que muda o mundo, as comunidades e as pessoas; a sua vida inteira influencia o que está ao seu redor. Respire fundo, beba água e boa sorte!
Fui uma aluna que questionava isso de "vou usar pra que" e nenhum professor soube me explicar igual a a Nilce explicou. E isso era porque eu era uma boa aluna
Às vezes é porque quando adolescente nós não temos maturidade para entender mesmo. Tem tanta coisa que só hoje tenho interesse e maturidade para compreender, por isso não culpo mais os adultos que me criaram.
@@philipevicente5668 cara pode ser isso, mas eu não me lembro de nenhum deles parar para tentar explicar, se respondiam era algo como "você precisa saber" ou só ignoravam
Eu estava na escola e um amigo me disse "para que serve filosofia". Ai eu expliquei pra ele meio paia porque eu curto filosofia. E foi ai que eu percebi... a gente só vê utilidade naquilo que já "experimentamos" uma vez. Tipo, eu odiava história, mas depois que eu estudei comecei a gostar, mesmo não se aplicando de nenhum jeito "útil" é legal. Estou aprendendo japonês e outras coisas porque acho daora e pretendo trabalhar com isso, mas muita gente acha estranho eu aprender japonês já que já sei inglês. Inclusive, esses coachs que ficam falando que matemática é inútil, certeza que eles não fazem nada de "inútil" o dia todo😊(ironia, porque eles fazem)
Me identifiquei em vários niveis. Kkkk Só acrescentaria que as coisas não precisam ser úteis para você gostar delas. Arte, filosofia, idiomas são bons em si mesmo, não precisam de uma finalidade.
Eu sou estudante de História, e fazendo o estágio curricular eu percebi o quanto a geração de hoje ( sou Gen Z) é alienada em relação a sociedade e afins, e realmente triste ver os jovens se perdendo e defendendo coisas e pessoas que não estão com interesse na melhora de vida desses jovens, é incrível o quanto essa nova era está cada vez indo mais fundo no poço, fico triste em ver pessoas se perdendo por uma ignorância veleda.
Leon e Nilce, eu juro, chorei a partir do minuto 14 e a apologia da Nilce ao conhecimento. Sério, gente. Vou passar o vídeo de vocês em minhas aulas. Muito obrigado por isso, queridos. Como professor tenho me sentido derrotado todos os dias, mas jamais parei de lutar para que voltem a valorizar o conhecimento e nossa capacidade e necessidade de aprender cada vez mais.
1:07 eu já tive pavor na época que saiu o primeiro vídeo, aquele vídeo em que ele levanta do chão de um jeito ameaçador e depois se aproxima da câmera de um jeito extremamente ameaçador
Nilse, você foi no ponto do problema, acho que seria super interessante um vídeo de vocês abordando esse tema para tentar explicar e quem sabe colocar na cabeça de mais pessoas o quão é importante os estudos e a interdisciplinariedade. Adoro vocês sou muito fã do trabalho de vcs.
Vocês são muito essenciais para essa juventude que te segue . Espero que esses jovens se sintam ouvindo e pensem da mesma forma. História , filosofia, geografia, são matérias muito importante
Eu sempre achei a matéria de Geografia interessante porque as aulas não são apenas sobre coisas muito específicas tipo "o estudo das terras genéricas". Não. As aulas são sobre o mundo, sobre vegetação, clima, relevo, população, localização, meio ambiente, fluxos migratórios, atividades econômicas dos países, globalização, enfim, um pouco de tudo. E isso é ótimo porque você aprende muito.
Não devemos lutar contra o avanço da tecnologia mas sim lutar pra ela ser usada a favor da humanidade, hj o avanço tecnológico não representa melhoria de vida pros trabalhadores com redução de trabalho, mas sim uma economia pro patrão que irá demitir os funcionários
Fala isso pro Sesi/Senai com aquele novo ensino médio. Não sei como são os de outros estados, mas aqui em Goiás é ridículo o que eles fazem. Fica mais que descarado a total falta de compromisso com a educação visando formar trabalhadores de chão de fábrica para as indústrias parceiras da FIEG
Eu acompanhava e não era inscrito, mas depois dessa aula da Nilce que me fez bater palmas sozinho na frente da TV fui compelido a me inscrever e ativar o sininho ^^
A complementaridade de análises entre Leon e Nilce e Nilce e Leon é fenomenal. Ela fez uma análise curta e sensacional do impacto social na modificação da Educação paulista.
Olha, meu primeiro emprego foi em MC Donald's onde eu era tratado como lixo, depois eu trabalhei 20 dias em um restaurante onde fui feito de otário, meus próximos 3 empregos foram em call center onde eu era praticamente o escudo da empresa enquanto suportava as pessoas e fiquei com transtorno depressivo (esse ano descobri que tenho autismo e não tinha como ficar saudável mesmo), hoje sou servidor público que apesar de ter um mínimo de dignidade continuo sendo apenas uma ferramenta de produção, se antes era por lucro, agora é por interesse político. Muito eu escutava que o trabalho dignifica o homem e em contraponto sempre pensei que o trabalho objetifica o ser humano. Esse futuro que chegou agora eu sonhava há 10/15 anos atrás e vou dizer o que eu sempre disse: Que dêem trabalho às máquinas e dignidade às pessoas!
Olá meu nome é Apollo faz muito tempo que eu sigo vocês mas nunca parei pra ver tanto tempo assim vídeo seus né mas eu nunca vi uma informação crítica tão perfeita que nem vocês expor agora meus parabéns é isso que está acontecendo mesmo Pessoas lutando contra seus próprios direitos perfeitamente meus parabéns por vocês terem essa visão não é questão de ter partido nem seja de direito nem de esquerda mas sim tenho um senso crítico das coisas que vão ocasionar danos futuros para os próprias pessoas Que não param pra analisar quais são os fundamentos Meus parabéns
fui em uma reunião da minha filha do oitavo ano receber o boletim. a professora de português falou algo, fora do comum, alguns alunos, simplesmente não sabem ler ou interpretar texto, e uma turma vai pra aula matar a aula. passar o tempo inteiro sem entrar na sala de aula.
No oitavo ano! Como que pode uma coisa dessas? Não saber imterpreta texto no oitavo 😐 já era para saber a interpreta texto no 6 ano no minimo, e no máximo no 7 ano
@@kaynne0913... muitos jovens das Escolas Públicas ATUAIS, q concluíram o Ensino Médio, não sabem sequer Tabuada e nem tão pouco a Capital de Alguns dos Principais Países do Mundo!!! 😮... tudo isso pq não existe mais REPETÊNCIA, aprendendo OU NÃO, vc é Qualificado como um ALUNO EXEMPLAR!!! 😢 😢 😢... triste realidade
Conhecendo hoje o canal de vocês, e sinceramente o trabalho de vocês é de muito bom nível e utilidade pública. Vou acompanhar vocês, pois são pensadores equilibrados........inteligentes. Parabéns meninos❤
Acredito que o mundo se tornará mais humanizado com essa transição. Sou programador, mas meu verdadeiro sonho é trabalhar com artes plásticas. No entanto, devido às circunstâncias financeiras e sociais, escolhi ser Dev. Em um futuro onde tudo esteja automatizado, penso que profissões como filósofo, artista, humorista, pintor e cantor serão mais valorizadas e viáveis, possibilitando que as pessoas exerçam atividades que realmente lhes tragam satisfação, especialmente em áreas mais voltadas para as ciências humanas. O lado complicado dessa evolução é a questão financeira. Em um mundo sem muitos empregos administrativos e técnicos, talvez fosse necessária uma moeda universal, distribuída a todos, o que poderia implicar em um sistema de controle e monitoramento do consumo. Isso poderia limitar a liberdade individual, embora promovesse uma distribuição social de recursos. Fora essa preocupação financeira, vejo muitos aspectos positivos nessa transição para uma sociedade mais automatizada. Contudo, acho que quem realmente vai vivenciar essa realidade serão meus bisnetos kkkkk. Dito isso, ótimo video.. uhulll
Quanto ao segundo assunto, sobre a moralidade na comunicação… que reflexão poderosa! Concordo plenamente com essa visão e realmente espero que, um dia, o mundo entenda essa mensagem que a Nilce compartilhou. É uma contribuição enorme para a humanidade esse tipo de pensamento!
Penso que o problema é quantos professores de história e geografia realmente trabalham conhecimento crítico. Lembro das aulas que tive e das provas de vestibular/ENEM, e a grande maioria era sobre focar em dados decorados... isso a máquina já faz há muito tempo. Matemática, através do raciocínio lógico, e português, através da interpretação de texto, podem ser muito mais úteis para trabalhar o pensamento crítico do que a média das aulas de história e geografia. Não havia visto a notícia comentada por SP, mas, apesar de achar que também tem a questão ideológica (por abordagem de alguns professores da área), vejo também que há justificativa lógica na decisão.
Redação do Enem levantou essa discussão ao ser rotulado de lacrador justamente por exigir pensamento crítico e conhecimento histórico.
8 วันที่ผ่านมา +1
Extremamente relevante a discussão sobre as matérias que estão sendo retiradas das escolas. A questão da moralidade é definitivamente formada pela forma como o conhecimento é passado para o aluno, e isso forma e estrutura de toda uma sociedade. Se tiramos matérias importantes, estamos preparando jovens para serem massa de manobra de políticos, pois não têm o mínimo de pensamento crítico para rebaterem ideias que possam ser prejudiciais para a sociedade. Isso, sim, é absolutamente assustador, e não o novo robô Atlas.
Sobre a parte de robótica do vídeo, tem um lado bom onde vc pode empregar o robô para uma função perigosa onde você não se colocaria, por exemplo: entrar no fogo, num lugar apertado pra fazer um reparo, num lugar muito frio... O "robô braço" que o vídeo mostrou é algo desse tipo, que você coloca o robô para pegar um peso onde acabaria com a coluna de um funcionário, onde esse funcionário ficaria doente e processaria a empresa, mas eu vejo que colocar robôs para fazer tarefas genéricas, seria um tiro no pé, pq se vc manda o funcionário embora, vc causa desemprego, e pra quem vc vai vender seu produto se não tem gente pra poder comprar?
@@unclealma9907 As empresas trabalham em cima de uma demanda? Se eles estão produzindo é porque há demanda. Você acha que se descobrirem uma forma de viajar de forma ultra rápida com segurança, a empresa ta preocupada com veículos ? Ela simplesmente olha para a possibilidade de atender aquela área.
Meus queridos, amo o canal de vocês, mas esse vídeo, de longe um dos melhores, sou professor e irei mostrar, replicar, propor aos meus alunos do Ensino Médio um debate sobre todos os argumentos apresentados por vocês. Desde já, muito, muito obrigado pelo conteúdo que vocês transmitem.
Eu vi esse vídeo depois dos stories da Nilse no Instagram. Só tenho a dizer. Obrigada Nilse, obrigada Leon. Por vocês externamente todo meu pensamento e me representarem. A gente não precisa concordar com tudo, porém eu penso nesse caso exatamente como vocês. O que está acontecendo com a humanidade.
Interpretação de texto E na melhorar LUZ de honestidade, moral e respeito com o texto interpretado, sejamos contra ou a favor do texto original. Parabéns Leon e Nilce ! 🎉🎉🎉
Eu já vi esse filme: no futuro, os poucos humanos sobreviventes ao Armagedom, iniciado e orquestrado pela Inteligência Artificial que agora domina o mundo, recuperam o robô Atlas 1. Sua missão? Voltar ao passado para impedir a criação da IA que levará a humanidade à ruína. No entanto, a própria IA do futuro, prevendo essa ameaça, envia o Atlas 2 com um único objetivo: frustrar Atlas 1 e garantir que seu domínio seja inevitável. Obs: Eu criei esse texto no ChatGPT 😅
estamos sim caminhando para um futuro com robôs e inteligência artificial avançada, tipo alguns filmes que já vimos e achamos que aquela ficção talvez nunca iria vir a tona
o que me pega é que ao invés dessas tecnologias facilitarem a vida humana só aumenta o acúmulo de grana pra meia dúzia e rua pra quem fazia esse trabalho.
Eu me formei em automação industrial em 2008 e desde então a discussão sempre é essa: "ah, que a automação tira o emprego das pessoas". Bom, eu penso um pouco como vocês falaram, que devemos estudar e valorizar oq temos de humano, as "humanidades", o pensamento crítico, criatividade, multidisciplinariedade do conhecimento. E não o mecanicismo do homem. Serviços mecânicos feito por maquinas, nos permite fazer e desenvolver melhor as coisas que só nós humanos temos. Tudo parte do básico e o que ensinamos sobre nosso próprio pensar.
Esse negócio do teorema de pitágoras me lembrou da médica que publicou um artigo em que ela descobria integral na década de 90, falando como era útil pra gráficos metabólicos..
Pensa uma coisa... Se não tem consumidor, logo não tem empresários com robôs ricos. Vai vender pra quem? Vejo isso como vantagem, mas até lá realmente, quem ignorar vai ficar para trás.
Eu estudo em escola pública estadual e o novo ensino médio é bastante "fubanga". Eu tenho apenas uma aula de história na semana, enquanto eu tenho três de "inovação e tecnologia" e duas de "Projeto de vida". Projeto de vida a professora é a mesma de inglês e ela só passa inglês e fala de umas coisas da vida dela e algumas lições boas, e outras meio duvidosas. Sem falar no desrespeito que os professores sofrem dos alunos em sala de aula, e eles vão para diretoria e acontece nada com eles.
11:40 pra frente .. tio leon e tia nilce tocaram em pontos fortes sobre nossa criação como ser humano, poderiam trazer esse assunto, pois um grande problema de nós jovem é dialogo, interpretação do proximo e de si mesmo, é responsabilidade da escola ou da familia prover, acaba sendo parte de uma cadencia de ciclos de criação, constelação familiar
No meu ponto de vista, acredito que, no geral, os robôs serão semelhantes às IAs em relação a trabalhos maçantes e cansativos (ex.: IA que auxilia na edição de texto, vídeo e foto). Elas vão auxiliar em trabalhos "simples", nos quais é difícil encontrar mão de obra, ou em tarefas que as pessoas não desejam realizar. Por exemplo, hoje temos uma fábrica de blocos de concreto. Há alguns anos, a paletização era manual. Era preciso levar o palete vazio até os blocos, agachar, pegar o bloco e colocá-lo no palete 120 vezes para formar uma palete. Só então a empilhadeira pegava o palete, e o processo era repetido para uma produção de 4.000 blocos diários - um trabalho bastante cansativo. Hoje, um robô braço mecânico paletiza automaticamente. É preciso apenas colocar o palete vazio embaixo dele a cada 10 minutos, mais ou menos. Mesmo assim, é difícil encontrar um funcionário para realizar esse serviço, pois o ambiente da construção civil é sujo, barulhento e, nesse caso, o trabalho é bastante monótono.
Sobre essa frase do coach mirim de “pra que eu vou usar Pitágoras se eu vou ser médico?”: sou médica e te digo que é por causa de Pitágoras que a gente insere a agulha a 45° em procedimentos guiados por USG kkk Quando aprendi isso, lembro da felicidade de usar um conhecimento tão específico para entender algo de importância técnica do meu dia a dia. Todo conhecimento vale, é a base pro cérebro crescer, como a Nilce disse, e para sermos capazes de entender o mundo ao nosso redor, e não apenas executar algo.
Infelizmente, com a desvalorização da formação e do trabalho dos professores, além das péssimas condições de muitas escolas no nosso país, muitos de nós não tiveram boas experiências escolares, inclusive com essas matérias que são tão desprezadas. No entanto, sabemos como um bom professor consegue marcar nossa vida para sempre, independente da matéria. Quando a Nilce falou sobre a importância da matemática, lembrei que, na época da escola, eu amava as matérias de humanas e ia super mal em matemática. Apesar disso, tenho um ótimo raciocínio lógico que é super importante pra mim no meu dia a dia, ainda que eu trabalhe como professor de línguas, e muitas vezes não percebemos que quem somos hoje é fruto da nossa experiência escolar.
A curto prazo uma renda universal mínima é o básico que precisa ser discutido a fim de evitar uma catastrófe social mais a frente, a médio e longo prazo uma readequação das pessoas a nova realidade, as áreas humanas vão ter que dar conta de abrigar essa mão de obra porque o que abraange o trabalho manual e braçal só terá sentindo no aspecto artístico (e olhe lá)
Enquanto países como o Brasil continuarem a ter políticos de péssima qualidade, o nível educacional sempre vai ser baixo. Você tem excelentes professores por todo o país, mas sempre tem uma pedra no meio do caminho que atrapalha tudo.
Eu fiz um sistema autônomo de cobrança pra meus clientes, totalmente sem saber programar, com UI e sem gastar nada. Tudo escrevendo em português e pedindo pra IA reescrever na linguagem de programação que eu desejava. Ele tem qrcode, pix, conceitos de UX/UI animações, identidade visual, ao ponto de até uma profissional experiente elogiar o trabalho. Também desenvolvi um sistema de segurança de dados tão robusto, que só pode ser quebrado com computação quântica. Se vc não souber usar IA, vc vai ser engolido pelo mundo moderno.
Isso que a Nilce fala em 16:00 é algo complicado. Pelo menos onde eu estudei, o conteúdo de filosofia e sociologia era basicamente aquilo que vai cair no vestibular. Nunca aconteceu uma discussão, um debate, alguma coisa pra estimular o senso crítico em sala de aula, não. Era só aula expositiva atrás de aula expositiva. Não adianta ter matéria de filosofia, sociologia, e outras na área das humanidades se for só ficar nesse negócio de regurgitar matéria. Na minha opinião, isso vale também para biologia, a maior parte da química (em especial a orgânica), ... Não estou querendo dizer que sou a favor de ficar sem filosofia e outras matérias, apenas apresentando algo com base no que eu vivi, que é uma minoria se for levar em conta meu círculo social.
A 2 anos atrás foi investido tempo e dinheiro em peso para inteligencia artificial, e hoje ela é absurdamente util e estamos cada vez mais recebendo e vendo noticias de usos da propria. Eu coloco que em cerca de 5 anos vamos ter processadores melhores na tecnologia ARM, gpu dedicada para IA, que vai eventualmente acabar com o problema de excesso de enegia usado pra machine learning, e com o desenvolvimento disso junto com o desenvolvimento da robótica , vamos estar cada vez mais perto da proximo grande salto da humanidade.
Se eu fosse vocês buscaria me especializar de verdade na área de robotica e específicamente de machine learn, que gostando ou nao vai ser o proximo grande passo da programação atual
8:19 barato o suficiente é uma questão, se vc for dono ou não de uma fonte muito grande de capital, que não vai ser problema pra os "consumidores" dessa tecnologia pq eles tem esse capital. O problema maior é a produção, o quão rapido isso pode ser entregue pq todo essa tramite pode passar muito rapido por nos e não dar tempo de responder contra.
não discordo, mas sua forma de pensar q o BR como nação é o atraso, já desmonta de uma visão negativa e sem visão doq poderia ser. E não faz sentido, algo que transfere a força de trabalho para maquinas ia ser muito bem vindo nas industrias brasileiras (são poucas) que dependem de mão de obra humana para tarefas, dificil que seria proibido.
minha visão de mundo mudou quando fui ter sociologia e filosofia na graduação de Geografia. o senso critico se desenvolve de forma incrível com essas matérias. e esse é o motivo de governos e mercado estarem atacando tanto esses ensinos. gente que pensa menos é mais fácil de se controlar.
uma coisa que eu sinto falta de vocês comentarem sobre nesses casos é sobre a crise energética, porque cada robô desse vai consumir energia que um ser humano não consome, além da energia necessária para a fabricação. Além disso, ja vi a Nilce comentando sobre aumentar as matrizes energéticas renováveis, mas do ponto de vista de eficiência e da crescente demanda de hoje em dia é muito complicado depender de fatores externos como vento, água e luz solar. Por exemplo, em cerca de uma hora uma usina a gás funciona perfeitamente enquanto uma hidrelétrica demora quase 7 horas para entrar em operação.
tudo que Vocês estão dizendo vocês tem Noção que esta tudo apresentado para nós através do jogo ( Detroit: Become Human) a Historia que este jogo nos traz já nos deixa muito clara em nossos modos de pensar
Uma correção, aqui no Brasil a quantidade de serviços burocráticos feitos digitalmente já é impressionante. Inclusive somos, em termos de burocracia digital, mais eficientes do que Japão, Alemanha e a maioria dos países europeus. Inclusive serviços cartoriais.
Eu tenho uma teoria parecida com cyberpunk de que a tecnologia vai se desenvolver mas isso não vai mudar o conhecimento humano ou ter um pensamento crítico e interpretação, sendo otimista vamos continuar estagnados com nosso nível de conhecimento na grande maioria.
sobre a fala da nilce em 9:45, apesar de realmente achar um pouco estranho essa troca das matérias "de humanas" por mais matérias "de exatas", creio que matemática no colégio não se reflete apenas no trabalho "manual", matemática e algumas matérias de exatas ajudam a desenvolver um pensamento de resolução de problemas e não apenas de questionamento. Na minha visão, matemática é mais importante na formação de um indivíduo NO INÍCIO, resolver problemas me parece algo mais importante do que encontrar outros problemas. Matérias exatas ajudam a desenvolver um pensamento lógico e perceber que a maioria dos problemas tem solução as quais a máquina não consegue perceber muitas vezes que são problemas. Matérias humanas ajudam a enxergar os problemas mas não resolve-los. Belo vídeo, nilce sempre tem uma ótima visão crítica, nunca comento nada mas senti que poderia ser legal expor minha opinião EDIT 1. Nilce falou o que escrevi ali em cima depois KKKK
8:42 é essa a questão. A humanidade está rapidamente mudando o seu processo civilizacional. Tava vendo uma entrevista da Marilena pro demori na tv brasil sobre isso. A humanidade ta caminhando ao meu ver pra um mundo digital que não temos bases filosóficas pra entender e assimilar. O retrato disso é a quantidade de pessoas adoecidas mentalmente e agora viciadas em bet. E realmente o pensamento crítico ta indo de arrasta, é difícil fazer as pessoas pararem pra refletir sobre o mundo ao seu redor quem dirá o futuro. Nilce traga mais essas reflexões, é importante essa galera mais jovem que seguem vcs parar e pensar um poucos nas implicações que isso pode acarretar. Eu tenho filhos, e me angustia saber que não tenho ideia como será o futuro deles. Tento não pensar muito, porém é inevitável, todas as questões climáticas, esse futuro altamente tecnológico, a dificuldade com o sociabilidade das pessoas, o individualismo exacerbado, olha não é fácil, e não ta nada fácil.
É inevitável que, em um futuro próximo, muitas coisas mudem. Hoje, temos aplicativos financeiros que facilitam o controle de nossas finanças com base no nosso salário, algo que, antigamente, exigia a ajuda de um especialista. Os cartórios, por exemplo, estão perdendo espaço com o surgimento de sistemas digitais e assinaturas eletrônicas, reduzindo a necessidade de autenticações presenciais. Praticamente qualquer área pode ser transformada pelo avanço da tecnologia.
Outro filme interessante é O Preço do Amanhã... o Filme é de 2011 mas retrata uma Realidade Atual q vivemos hj, em relação ao PIX, quando naquela época NINGUÉM IMAGINAVA q o PIX um dia iria existir!!! 😮... chega a ser bizarro e assustador ao mesmo tempo, se um dia o PIX chegar no patamar demonstrado no Filme!!!
Essa discussão é inútil, se substituir pessoas por robôs, quem ira comprar a coisas das empresas se essas mesmas pessoas perderam seus empregos por causa dos robôs. Pode até ser inevitável, mas substituir passoas por robôs tambem será inevitável nao ter quem compre as coisas que as empresas fabricarem porque elas nao terão empregos.
Desde o ensino fundamental tive aulas de socioligia e filosofia. Porem nenhum dos professores se inportava em dar a aula ou em ensinar principios. Cursei em colégio privado de bairro.
Muita gente menciona o filme Idiocracy como um exemplo do futuro para o qual estamos caminhando. Mas eu acho que antes disso vai chegar um ponto em que os descendentes do Atlas vão pensar: "vamos dar um fim nesse bando de imbecis".
Quero ver esses robôs lidando com questões éticas, morais, fazer crítica social. Quero ver escrever literatura, traduzir literatura. Fazer arte. Que tipo de resultados teremos com relação a tópicos que não tem “certo e errado”, respostas únicas.
Acredito que em poucos anos o desenvolvedor vai poder configurar ele para ter varias bateria, usar 1 por vez, trocar sozinho a própria bateria sem carga enquanto usa a carga da segunda e demais, por carregar em intervalos fixos e criar um fluxo 24hrs fácil como criar um boot para games.
aí tem a galera que chora e defende CLT kkk Robô não tem CLT, não tem pausa pra refeições e não vai em banheiro e fica enrolando. Quando a durabilidade de um robô, com o custo, valer o investimento em relação ao salário do funcionário. Já era! Imagime que um robô, por estar começando, leve 6 horas para produzir o que um humano produz em 5h de trabalho. O humano ganha pela agilidade, mas as pausas, reduzem essa produtividade. A fábrica tem 2 turnos com humanos, mas com robô, pode funcionar 24h. Sem pausas, a não ser para manutenção. Se o valor do robô compensar, pode ter certeza que vão escolher os robôs.
É meio louco parar pra pensar que daqui a uns 30/40 anos, todos nós vamos ver o povo vendendo robôs empregados, soldados e pra relacionamento e vamos pensar "mano, eu estava lá, acompanhando cada evolução da robótica, e olha aonde chegamos", igual fazemos com os celulares hoje.
eu daria menos tempo. 20 anos
É o que eu digo, cada dia a gente tá mais perto de uma realidade estilo Detroit: Become Human, não dou muito tempo pra aparecer uma empresa como a fictícia CyberLife com a mesma proposta, mas na vida real
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
5-20 anos já chega a China tá bem avançada nos robos custo-beneficio.
Cada ano q passa wall-e deixa de ser um filme infantil de ficção científica para se tornar a previsão mais provável de nosso futuro....
É aquilo né, queria uma IA que lavasse a louça e limpasse a casa pra eu fazer arte, literatura e música, não uma IA que fizesse música e arte enquanto eu limpo e lavo
Arte humana vai ser única coisa que uma máquina não vai reproduzir isso te garanto.
@@nicolascools0238já reproduz, e muito melhor que humanos
@@nicolascools0238 pse, que valor tem uma pintura ultra realista de um robo? eh soh uma foto generica qualquer. mas e a pintura ultra realista de um humano?
@@igorsilvestre4082 oq muda é o sentimento... algo que um robô nunca terá.
@@igorsilvestre4082 esses robôs poderia ser usados em guerras?
Concordo super com a Nilce e o Leon! Estudar filosofia, sociologia, história e geografia é MUITO importante. Como que as pessoas querem eleger governos bons, questionar os seus direitos, criticar atitudes de pessoas ou as próprias atitudes, se elas não constroem o pensamento crítico desde cedo na escola, não aprendem a entender o papel delas na sociedade e como construir a própria moral. Esse novo modelo de ensino médio em que essas disciplinas não são mais obrigatórias ou valorizadas só tende a criar mais massa de manopla, mais gado, mais rebanho humano que só vai seguir o que lhes foi imposto sem levantar questionamentos se o que está acontecendo na sociedade é certo e justo.
Vida Inteligente no youtube? Aqui Tem! Mo orgulho do meu filho de 10 Anos gostar tanto de vcs!!! Ele me apresentou vcs, e agora aqui em casa todos acompanhamos vcs grande beijo no coração! Agradeço pelas boas influências que vcs passam pra ele.
Com certeza! Um dos únicos canais que dá pra deixar passando sem problemas.
R.i.p atlas 1, sempre será lembrado
Eu gostava daquele design retrô e pesado dele, não só dele como os dogs tb
Me desculpem mas viu o Robô Chinês?
Atlas n era o robo de portal 2 tbm? (do modo co-op)
Cara a mesma coisa vai acontecer com o Atlas 2, e por aí em diante, sempre irão lançar robos cada vez mais atualizados e tecnológicos.
“Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” Pensamento crítico com base no estudo sociológico e histórico contextualizado é o que nos separa de sermos apenas mão de obra útil e barata. (enquanto for útil, é claro)
@@tecnoinfo.1488 verdade, veja EUA, elegeram criminoso, deixaram promotora fora presidência. aqui brasil querem anistia para golpistaS
Observando a evolução, o futuro é das máquinas, porque a humanidade tem se tornado desumana por abandonar sua humanidade.
Kkkkk tu acha mesmo q vc vai ser substituído por um robô? Kkkkkkkkk vai sonhando
@@tecnoinfo.1488 O povo não tem memória curta, o povo não tem é educação mesmo. Um povo que não conhece de história é capaz de eleger um cara que tem como lema de campanha o bordão fascista, que tem todas as atitudes e discursos empregadas no fascismo, mas tem gente que ainda venera e apoia, justamente por não saber o que foi o fascismo, e o que ele fez com o mundo, vc seria um bom exemplo do que foi falado no vídeo.
@@tecnoinfo.1488 "um ou outro" não elegem um político, a grande massa sim. Existem os que tem mau caráter suficiente, e até gostam do discurso pra eleger um nazifascista, mas a massa é ignorante, e é essa massa quem realmente elege, não é à toa que estivemos no fundo do poço, praticamente virando párias do mundo, a ponto de sofrer um golpe, pagando 10 reais de combustível, gente na fila do osso, perdendo seus direitos trabalhistas, e mesmo assim tem muita gente iludida, ainda achando que aquilo era melhor, que ter a menor taxa de desemprego de todos os tempos, voltar a ter recordes de exportação, voltar a ser um país respeitado, voltar a ter aumento real do salário mínimo, voltar a ter inflação abaixo dos 5%, etc. Ter políticos conspirando contra o próprio povo, votando contra melhorias de vida pro trabalhador, e mesmo assim esses políticos são venerados, isso não é mau caratismo, é a pura e simples ignorância e alienação por falta de educação.
Eu sou professor de biologia e eu vivo defendendo a importância da matemática prós meus alunos, mesmo que eu não goste tanto dela 😅 mas é muito importante ❤
Eu tambemmmm ❤ minha segunda paixão depois da bio ❤🥺
Aproveita a aula de biologia e relaciona o estudo da matemática ao desenvolvimento de certas partes do cérebro, acredito que eu como aluno adoraria ter tido essa aulakkkkkkkk
@@krossmoonshine Cara, ideia SENSACIONAL! Se tivesse mandado há 2 semanas, eu tinha aplicado na minha aula sobre sistema nervoso
@@gabisacheto6034 Pode aplicar na próxima. Matemática está em tudo que existe matéria.
@@WelingtonVieiradeSouza Realmente 🥰❤
Leon e Nilce, sou muito fã de vocês, e aprendo muito com vcs, tenho 19 anos, me deparei com o impasse de escolher uma profissão. Mas nunca fui de 1 área específica gosto de estudar de tudo um pouco. Com 17 anos passei na UFMG para física, ciência que eu adoro, mas por questões psicológicas não consegui dar continuidade. Hoje tenho vontade de voltar pra faculdade em outras áreas. Queria estudar filosofia, sociologia, e me aprofundar nessa questão dos impactos da tecnologia na sociedade, e como minimizar os efeitos ruins. Por outro lado amo animais, e até cuido dos animais abandonados do meu bairro, queria muito também poder cuidar de mais animais, talvez como médica veterinária, criar uma ong para resgate e cuidado de animais tanto abandonado como animais silvestres que sofrem com as mudanças climáticas e as queimada... As vezes também queria esquecer tudo, ignorar esses problemas que não posso mudar mundo, e viver de forma simples no interior, viveria sem ansiedade e agonia pelo futuro, mas isso vai contra tudo que eu acredito. Me sinto perdida, vcs tem algum conselho???
Não sou Leon nem a Nilce, mas posso te dizer que você pode não mudar o mundo inteiro, mas cada indivíduo que você ajuda tem a perspectiva totalmente alterada sobre a caridade, seja um animalzinho em situação de rua que aprende a sentir amor e carinho por um ser humano, ou, um outro ser humano que ao se sentir acolhido pela compaixão, vai se sentir parte de algo e buscará ajudar outro em outra oportunidade.
Jamais deixe de semear a caridade; pois se de 10 sementes que você plantou, apenas 2 deram bons frutos, lembre-se que essas 2 plantarão mais 20 "sementes do bem".
"O mal vence quando os bons se calam" abraço!
Também não sou o Leon nem a Nilce, mas depois de algumas transições de vida e carreira, eu diria pra mim mesma com 19 anos que não é preciso ficar presa em 1 profissão só, pois todas as áreas de conhecimento e interesse vão se somar pra te levar a criar o seu próprio caminho. Você pode ter uma renda com um ofício e em paralelo dedicar algum tempo para um propósito, e o seu estilo de vida também pode ser alinhado aos seus valores. Não é só o profissão que muda o mundo, as comunidades e as pessoas; a sua vida inteira influencia o que está ao seu redor. Respire fundo, beba água e boa sorte!
É verdade
@@ernestoalmeida5589 obrigado
@@HungryBaozi obrigado
Fui uma aluna que questionava isso de "vou usar pra que" e nenhum professor soube me explicar igual a a Nilce explicou. E isso era porque eu era uma boa aluna
Foi a primeira vez que alguém me respondeu certo essa pergunta também
os meus sempre souberam responder esse tipo de pergunta idiota
Nenhum professor soube te explicar, ou só hoje você tem sapiência pra entender as respostas que eles te deram?
Às vezes é porque quando adolescente nós não temos maturidade para entender mesmo. Tem tanta coisa que só hoje tenho interesse e maturidade para compreender, por isso não culpo mais os adultos que me criaram.
@@philipevicente5668 cara pode ser isso, mas eu não me lembro de nenhum deles parar para tentar explicar, se respondiam era algo como "você precisa saber" ou só ignoravam
que orgulho de ser inscrito neste canal.
''ele n vai pedir melhores condições de trabalho''
por enquanto
Até porque não serão besta de se humilhar igual humano, vão logo tomar o poder.
Eles não vão pedir, eles vão sair matando.
Vocês acreditam em cada coisa...
Detroit Become Human que o diga
@@helio1653 calma, não estou profetizando nada e só um comentário.
Eu estava na escola e um amigo me disse "para que serve filosofia". Ai eu expliquei pra ele meio paia porque eu curto filosofia. E foi ai que eu percebi... a gente só vê utilidade naquilo que já "experimentamos" uma vez. Tipo, eu odiava história, mas depois que eu estudei comecei a gostar, mesmo não se aplicando de nenhum jeito "útil" é legal. Estou aprendendo japonês e outras coisas porque acho daora e pretendo trabalhar com isso, mas muita gente acha estranho eu aprender japonês já que já sei inglês.
Inclusive, esses coachs que ficam falando que matemática é inútil, certeza que eles não fazem nada de "inútil" o dia todo😊(ironia, porque eles fazem)
Ou a gente acaba com o coach ou ele acaba com a gente
Me identifiquei em vários niveis. Kkkk Só acrescentaria que as coisas não precisam ser úteis para você gostar delas. Arte, filosofia, idiomas são bons em si mesmo, não precisam de uma finalidade.
Boa irmão, temos que ter mais conhecimento e sabedoria.
Eu sou estudante de História, e fazendo o estágio curricular eu percebi o quanto a geração de hoje ( sou Gen Z) é alienada em relação a sociedade e afins, e realmente triste ver os jovens se perdendo e defendendo coisas e pessoas que não estão com interesse na melhora de vida desses jovens, é incrível o quanto essa nova era está cada vez indo mais fundo no poço, fico triste em ver pessoas se perdendo por uma ignorância veleda.
Leon e Nilce, eu juro, chorei a partir do minuto 14 e a apologia da Nilce ao conhecimento. Sério, gente. Vou passar o vídeo de vocês em minhas aulas. Muito obrigado por isso, queridos. Como professor tenho me sentido derrotado todos os dias, mas jamais parei de lutar para que voltem a valorizar o conhecimento e nossa capacidade e necessidade de aprender cada vez mais.
1:07 eu já tive pavor na época que saiu o primeiro vídeo, aquele vídeo em que ele levanta do chão de um jeito ameaçador e depois se aproxima da câmera de um jeito extremamente ameaçador
Nilse, você foi no ponto do problema, acho que seria super interessante um vídeo de vocês abordando esse tema para tentar explicar e quem sabe colocar na cabeça de mais pessoas o quão é importante os estudos e a interdisciplinariedade. Adoro vocês sou muito fã do trabalho de vcs.
Vocês são muito essenciais para essa juventude que te segue . Espero que esses jovens se sintam ouvindo e pensem da mesma forma. História , filosofia, geografia, são matérias muito importante
Eu sempre achei a matéria de Geografia interessante porque as aulas não são apenas sobre coisas muito específicas tipo "o estudo das terras genéricas". Não. As aulas são sobre o mundo, sobre vegetação, clima, relevo, população, localização, meio ambiente, fluxos migratórios, atividades econômicas dos países, globalização, enfim, um pouco de tudo. E isso é ótimo porque você aprende muito.
Não devemos lutar contra o avanço da tecnologia mas sim lutar pra ela ser usada a favor da humanidade, hj o avanço tecnológico não representa melhoria de vida pros trabalhadores com redução de trabalho, mas sim uma economia pro patrão que irá demitir os funcionários
Vocês são excelentes comunicadores e eu enquanto mero estudante de jornalismo queria apenas parabenizar o trabalho incrível e extremamente necessário.
Fala isso pro Sesi/Senai com aquele novo ensino médio. Não sei como são os de outros estados, mas aqui em Goiás é ridículo o que eles fazem. Fica mais que descarado a total falta de compromisso com a educação visando formar trabalhadores de chão de fábrica para as indústrias parceiras da FIEG
Imagina esse robô na obra, mexendo concreto e carregando bloco
Nem precisa pensar, já tem impressão 3D de residencia
Vamos ter que inventar algo muito bom pra maioria do pessoal fazer sentido viver 😂😂😂😂
Vai sonhando kkkkkkkkkkkk
Oq vai ter é impressora 3D de casa.
@@NeuroDimension626pensar? filosofia é a unica coisa que os robôs não tocariam
Eu acompanhava e não era inscrito, mas depois dessa aula da Nilce que me fez bater palmas sozinho na frente da TV fui compelido a me inscrever e ativar o sininho ^^
A complementaridade de análises entre Leon e Nilce e Nilce e Leon é fenomenal. Ela fez uma análise curta e sensacional do impacto social na modificação da Educação paulista.
Olha, meu primeiro emprego foi em MC Donald's onde eu era tratado como lixo, depois eu trabalhei 20 dias em um restaurante onde fui feito de otário, meus próximos 3 empregos foram em call center onde eu era praticamente o escudo da empresa enquanto suportava as pessoas e fiquei com transtorno depressivo (esse ano descobri que tenho autismo e não tinha como ficar saudável mesmo), hoje sou servidor público que apesar de ter um mínimo de dignidade continuo sendo apenas uma ferramenta de produção, se antes era por lucro, agora é por interesse político. Muito eu escutava que o trabalho dignifica o homem e em contraponto sempre pensei que o trabalho objetifica o ser humano. Esse futuro que chegou agora eu sonhava há 10/15 anos atrás e vou dizer o que eu sempre disse: Que dêem trabalho às máquinas e dignidade às pessoas!
Olá meu nome é Apollo faz muito tempo que eu sigo vocês mas nunca parei pra ver tanto tempo assim vídeo seus né mas eu nunca vi uma informação crítica tão perfeita que nem vocês expor agora meus parabéns é isso que está acontecendo mesmo Pessoas lutando contra seus próprios direitos perfeitamente meus parabéns por vocês terem essa visão não é questão de ter partido nem seja de direito nem de esquerda mas sim tenho um senso crítico das coisas que vão ocasionar danos futuros para os próprias pessoas Que não param pra analisar quais são os fundamentos Meus parabéns
fui em uma reunião da minha filha do oitavo ano receber o boletim. a professora de português falou algo, fora do comum, alguns alunos, simplesmente não sabem ler ou interpretar texto, e uma turma vai pra aula matar a aula. passar o tempo inteiro sem entrar na sala de aula.
No oitavo ano! Como que pode uma coisa dessas? Não saber imterpreta texto no oitavo 😐 já era para saber a interpreta texto no 6 ano no minimo, e no máximo no 7 ano
@@kaynne0913 verdade, que futuro esses alunos vão ter. e tamos falando de alunos com idade entre 13 a 16 anos. parte dessa culpa está sendo o covid.
@@kaynne0913... muitos jovens das Escolas Públicas ATUAIS, q concluíram o Ensino Médio, não sabem sequer Tabuada e nem tão pouco a Capital de Alguns dos Principais Países do Mundo!!! 😮... tudo isso pq não existe mais REPETÊNCIA, aprendendo OU NÃO, vc é Qualificado como um ALUNO EXEMPLAR!!!
😢 😢 😢... triste realidade
Conhecendo hoje o canal de vocês, e sinceramente o trabalho de vocês é de muito bom nível e utilidade pública. Vou acompanhar vocês, pois são pensadores equilibrados........inteligentes. Parabéns meninos❤
Acredito que o mundo se tornará mais humanizado com essa transição. Sou programador, mas meu verdadeiro sonho é trabalhar com artes plásticas. No entanto, devido às circunstâncias financeiras e sociais, escolhi ser Dev. Em um futuro onde tudo esteja automatizado, penso que profissões como filósofo, artista, humorista, pintor e cantor serão mais valorizadas e viáveis, possibilitando que as pessoas exerçam atividades que realmente lhes tragam satisfação, especialmente em áreas mais voltadas para as ciências humanas.
O lado complicado dessa evolução é a questão financeira. Em um mundo sem muitos empregos administrativos e técnicos, talvez fosse necessária uma moeda universal, distribuída a todos, o que poderia implicar em um sistema de controle e monitoramento do consumo. Isso poderia limitar a liberdade individual, embora promovesse uma distribuição social de recursos.
Fora essa preocupação financeira, vejo muitos aspectos positivos nessa transição para uma sociedade mais automatizada. Contudo, acho que quem realmente vai vivenciar essa realidade serão meus bisnetos kkkkk.
Dito isso, ótimo video.. uhulll
Quanto ao segundo assunto, sobre a moralidade na comunicação… que reflexão poderosa! Concordo plenamente com essa visão e realmente espero que, um dia, o mundo entenda essa mensagem que a Nilce compartilhou. É uma contribuição enorme para a humanidade esse tipo de pensamento!
e quando esse dia chegar, a arte humana passará a ser valorizada.
Penso que o problema é quantos professores de história e geografia realmente trabalham conhecimento crítico. Lembro das aulas que tive e das provas de vestibular/ENEM, e a grande maioria era sobre focar em dados decorados... isso a máquina já faz há muito tempo. Matemática, através do raciocínio lógico, e português, através da interpretação de texto, podem ser muito mais úteis para trabalhar o pensamento crítico do que a média das aulas de história e geografia. Não havia visto a notícia comentada por SP, mas, apesar de achar que também tem a questão ideológica (por abordagem de alguns professores da área), vejo também que há justificativa lógica na decisão.
Só eu que achei o robo fofo? Kkkkk
Inúteis, agente somos inúteis...
O problema do Planeta Terra sempre foi a existência da humanidade.
Essa Guerra Moral só tende a piorar.
Redação do Enem levantou essa discussão ao ser rotulado de lacrador justamente por exigir pensamento crítico e conhecimento histórico.
Extremamente relevante a discussão sobre as matérias que estão sendo retiradas das escolas. A questão da moralidade é definitivamente formada pela forma como o conhecimento é passado para o aluno, e isso forma e estrutura de toda uma sociedade. Se tiramos matérias importantes, estamos preparando jovens para serem massa de manobra de políticos, pois não têm o mínimo de pensamento crítico para rebaterem ideias que possam ser prejudiciais para a sociedade. Isso, sim, é absolutamente assustador, e não o novo robô Atlas.
Sobre a parte de robótica do vídeo, tem um lado bom onde vc pode empregar o robô para uma função perigosa onde você não se colocaria, por exemplo: entrar no fogo, num lugar apertado pra fazer um reparo, num lugar muito frio... O "robô braço" que o vídeo mostrou é algo desse tipo, que você coloca o robô para pegar um peso onde acabaria com a coluna de um funcionário, onde esse funcionário ficaria doente e processaria a empresa, mas eu vejo que colocar robôs para fazer tarefas genéricas, seria um tiro no pé, pq se vc manda o funcionário embora, vc causa desemprego, e pra quem vc vai vender seu produto se não tem gente pra poder comprar?
As empresas só pensam em lucrar a curto prazo, não pensam em médio/longo prazo a merda que isso ia gerar, talvez sendo insustentável kkkkkkk
@@unclealma9907 As empresas trabalham em cima de uma demanda? Se eles estão produzindo é porque há demanda. Você acha que se descobrirem uma forma de viajar de forma ultra rápida com segurança, a empresa ta preocupada com veículos ? Ela simplesmente olha para a possibilidade de atender aquela área.
Meus queridos, amo o canal de vocês, mas esse vídeo, de longe um dos melhores, sou professor e irei mostrar, replicar, propor aos meus alunos do Ensino Médio um debate sobre todos os argumentos apresentados por vocês. Desde já, muito, muito obrigado pelo conteúdo que vocês transmitem.
Eu sendo um estudante em 2024, percebo agora o quão importante são as outras áreas, e espero que outros precebam. Obrigado Leon e Nilce 🙏
Eu vi esse vídeo depois dos stories da Nilse no Instagram. Só tenho a dizer. Obrigada Nilse, obrigada Leon. Por vocês externamente todo meu pensamento e me representarem. A gente não precisa concordar com tudo, porém eu penso nesse caso exatamente como vocês. O que está acontecendo com a humanidade.
Interpretação de texto E na melhorar LUZ de honestidade, moral e respeito com o texto interpretado, sejamos contra ou a favor do texto original.
Parabéns Leon e Nilce ! 🎉🎉🎉
Adoro as discussões que vocês trazem.
OBRIGADO POR EXISTIREM! Muito grato por contribuírem com a nossa formação de caráter enquanto indivíduos racionais!
Eu já vi esse filme: no futuro, os poucos humanos sobreviventes ao Armagedom, iniciado e orquestrado pela Inteligência Artificial que agora domina o mundo, recuperam o robô Atlas 1. Sua missão? Voltar ao passado para impedir a criação da IA que levará a humanidade à ruína. No entanto, a própria IA do futuro, prevendo essa ameaça, envia o Atlas 2 com um único objetivo: frustrar Atlas 1 e garantir que seu domínio seja inevitável.
Obs: Eu criei esse texto no ChatGPT 😅
😂😂😂
estamos sim caminhando para um futuro com robôs e inteligência artificial avançada, tipo alguns filmes que já vimos e achamos que aquela ficção talvez nunca iria vir a tona
o que me pega é que ao invés dessas tecnologias facilitarem a vida humana só aumenta o acúmulo de grana pra meia dúzia e rua pra quem fazia esse trabalho.
A robotica mais uma vez irá refutar a teoria marxista.
caramba!! esse video ficou muito bom! parabens a ambos!
Excelente vídeo. Reflexão importantíssima neste momento que estamos vivendo (e vamos viver). Um grande abraço aos dois.
O melhor vídeo que vocês já fizeram por causa das considerações sobre a educação. Parabéns! Vou divulgar.
Melhor canal de cortes. Ótima reflexão.
Eu me formei em automação industrial em 2008 e desde então a discussão sempre é essa: "ah, que a automação tira o emprego das pessoas". Bom, eu penso um pouco como vocês falaram, que devemos estudar e valorizar oq temos de humano, as "humanidades", o pensamento crítico, criatividade, multidisciplinariedade do conhecimento. E não o mecanicismo do homem. Serviços mecânicos feito por maquinas, nos permite fazer e desenvolver melhor as coisas que só nós humanos temos.
Tudo parte do básico e o que ensinamos sobre nosso próprio pensar.
Nilce como sempre dando uma aula de como ser alguém melhor
Que bom que estudo no IFRJ, e lá é bem difícil alguma mudança no ensino afetar. Lá a gente tem Sociologia, filosofia, história, e são aulas muito boas
Esse negócio do teorema de pitágoras me lembrou da médica que publicou um artigo em que ela descobria integral na década de 90, falando como era útil pra gráficos metabólicos..
obrigado por ter um conteudo top gosto de escuta voces enquanto estou fazendo minhas tarefas ❤️
Estava em uma grande guerra mental comigo msm, sobre qual rumo deveria tomar acho que com esse vídeo tenho a certeza
Pensa uma coisa... Se não tem consumidor, logo não tem empresários com robôs ricos. Vai vender pra quem? Vejo isso como vantagem, mas até lá realmente, quem ignorar vai ficar para trás.
Eu estudo em escola pública estadual e o novo ensino médio é bastante "fubanga". Eu tenho apenas uma aula de história na semana, enquanto eu tenho três de "inovação e tecnologia" e duas de "Projeto de vida". Projeto de vida a professora é a mesma de inglês e ela só passa inglês e fala de umas coisas da vida dela e algumas lições boas, e outras meio duvidosas. Sem falar no desrespeito que os professores sofrem dos alunos em sala de aula, e eles vão para diretoria e acontece nada com eles.
vcs dois possuem uma paciência pra dialogar com a galera negacionista que eu não tenho.
Parabéns!!!
Vcs são maravilhosos!
A Nilce detonou em palavras no final, arrasou diva ❤
11:40 pra frente .. tio leon e tia nilce tocaram em pontos fortes sobre nossa criação como ser humano, poderiam trazer esse assunto, pois um grande problema de nós jovem é dialogo, interpretação do proximo e de si mesmo, é responsabilidade da escola ou da familia prover, acaba sendo parte de uma cadencia de ciclos de criação, constelação familiar
Todo robô autônomo devia ter como objetivo principal preservar a vida saudável no planeta quem. concorda dá like
Sempre vai ter um maluco pra dizer "morre um emprego nasce outros" MEU AMIGO MORRE 200 CARGOS PRA 4 ENGENHEIROS, A MATEMÁTICA NÃO BATE CARALHO
No meu ponto de vista, acredito que, no geral, os robôs serão semelhantes às IAs em relação a trabalhos maçantes e cansativos (ex.: IA que auxilia na edição de texto, vídeo e foto). Elas vão auxiliar em trabalhos "simples", nos quais é difícil encontrar mão de obra, ou em tarefas que as pessoas não desejam realizar.
Por exemplo, hoje temos uma fábrica de blocos de concreto. Há alguns anos, a paletização era manual. Era preciso levar o palete vazio até os blocos, agachar, pegar o bloco e colocá-lo no palete 120 vezes para formar uma palete. Só então a empilhadeira pegava o palete, e o processo era repetido para uma produção de 4.000 blocos diários - um trabalho bastante cansativo.
Hoje, um robô braço mecânico paletiza automaticamente. É preciso apenas colocar o palete vazio embaixo dele a cada 10 minutos, mais ou menos. Mesmo assim, é difícil encontrar um funcionário para realizar esse serviço, pois o ambiente da construção civil é sujo, barulhento e, nesse caso, o trabalho é bastante monótono.
Sobre essa frase do coach mirim de “pra que eu vou usar Pitágoras se eu vou ser médico?”: sou médica e te digo que é por causa de Pitágoras que a gente insere a agulha a 45° em procedimentos guiados por USG kkk Quando aprendi isso, lembro da felicidade de usar um conhecimento tão específico para entender algo de importância técnica do meu dia a dia.
Todo conhecimento vale, é a base pro cérebro crescer, como a Nilce disse, e para sermos capazes de entender o mundo ao nosso redor, e não apenas executar algo.
Acho que algo assim vai demorar de 5 a 10 anos pra ser implementado lá no exterior. Brasil é de 10-20. Por hora acho que os empregos estão safes
Infelizmente, com a desvalorização da formação e do trabalho dos professores, além das péssimas condições de muitas escolas no nosso país, muitos de nós não tiveram boas experiências escolares, inclusive com essas matérias que são tão desprezadas. No entanto, sabemos como um bom professor consegue marcar nossa vida para sempre, independente da matéria. Quando a Nilce falou sobre a importância da matemática, lembrei que, na época da escola, eu amava as matérias de humanas e ia super mal em matemática. Apesar disso, tenho um ótimo raciocínio lógico que é super importante pra mim no meu dia a dia, ainda que eu trabalhe como professor de línguas, e muitas vezes não percebemos que quem somos hoje é fruto da nossa experiência escolar.
O vídeo ganhou meu like depois do minuto 9:00.. 👏🏻
A curto prazo uma renda universal mínima é o básico que precisa ser discutido a fim de evitar uma catastrófe social mais a frente, a médio e longo prazo uma readequação das pessoas a nova realidade, as áreas humanas vão ter que dar conta de abrigar essa mão de obra porque o que abraange o trabalho manual e braçal só terá sentindo no aspecto artístico (e olhe lá)
Vantagem: eles não precisam dormir
Desvantagem: eles não precisam dormir
@sandersonnabarro8161 Ele não precisam dormir, você sim
Legal a reflexão de vcs sobre as humanidades.
VIVA A TECNOLOGIA!!! VIVA AS IAs!!!
Enquanto países como o Brasil continuarem a ter políticos de péssima qualidade, o nível educacional sempre vai ser baixo. Você tem excelentes professores por todo o país, mas sempre tem uma pedra no meio do caminho que atrapalha tudo.
Eu fiz um sistema autônomo de cobrança pra meus clientes, totalmente sem saber programar, com UI e sem gastar nada.
Tudo escrevendo em português e pedindo pra IA reescrever na linguagem de programação que eu desejava.
Ele tem qrcode, pix, conceitos de UX/UI animações, identidade visual, ao ponto de até uma profissional experiente elogiar o trabalho.
Também desenvolvi um sistema de segurança de dados tão robusto, que só pode ser quebrado com computação quântica.
Se vc não souber usar IA, vc vai ser engolido pelo mundo moderno.
Viciada em vcs desde o início ❤😂
Excelente vídeo para reflexão
Isso que a Nilce fala em 16:00 é algo complicado. Pelo menos onde eu estudei, o conteúdo de filosofia e sociologia era basicamente aquilo que vai cair no vestibular. Nunca aconteceu uma discussão, um debate, alguma coisa pra estimular o senso crítico em sala de aula, não. Era só aula expositiva atrás de aula expositiva. Não adianta ter matéria de filosofia, sociologia, e outras na área das humanidades se for só ficar nesse negócio de regurgitar matéria. Na minha opinião, isso vale também para biologia, a maior parte da química (em especial a orgânica), ...
Não estou querendo dizer que sou a favor de ficar sem filosofia e outras matérias, apenas apresentando algo com base no que eu vivi, que é uma minoria se for levar em conta meu círculo social.
A 2 anos atrás foi investido tempo e dinheiro em peso para inteligencia artificial, e hoje ela é absurdamente util e estamos cada vez mais recebendo e vendo noticias de usos da propria. Eu coloco que em cerca de 5 anos vamos ter processadores melhores na tecnologia ARM, gpu dedicada para IA, que vai eventualmente acabar com o problema de excesso de enegia usado pra machine learning, e com o desenvolvimento disso junto com o desenvolvimento da robótica , vamos estar cada vez mais perto da proximo grande salto da humanidade.
Se eu fosse vocês buscaria me especializar de verdade na área de robotica e específicamente de machine learn, que gostando ou nao vai ser o proximo grande passo da programação atual
Ótimo vídeo, ótima abordagem! Parabéns!
8:19 barato o suficiente é uma questão, se vc for dono ou não de uma fonte muito grande de capital, que não vai ser problema pra os "consumidores" dessa tecnologia pq eles tem esse capital. O problema maior é a produção, o quão rapido isso pode ser entregue pq todo essa tramite pode passar muito rapido por nos e não dar tempo de responder contra.
não discordo, mas sua forma de pensar q o BR como nação é o atraso, já desmonta de uma visão negativa e sem visão doq poderia ser. E não faz sentido, algo que transfere a força de trabalho para maquinas ia ser muito bem vindo nas industrias brasileiras (são poucas) que dependem de mão de obra humana para tarefas, dificil que seria proibido.
minha visão de mundo mudou quando fui ter sociologia e filosofia na graduação de Geografia. o senso critico se desenvolve de forma incrível com essas matérias. e esse é o motivo de governos e mercado estarem atacando tanto esses ensinos. gente que pensa menos é mais fácil de se controlar.
uma coisa que eu sinto falta de vocês comentarem sobre nesses casos é sobre a crise energética, porque cada robô desse vai consumir energia que um ser humano não consome, além da energia necessária para a fabricação. Além disso, ja vi a Nilce comentando sobre aumentar as matrizes energéticas renováveis, mas do ponto de vista de eficiência e da crescente demanda de hoje em dia é muito complicado depender de fatores externos como vento, água e luz solar. Por exemplo, em cerca de uma hora uma usina a gás funciona perfeitamente enquanto uma hidrelétrica demora quase 7 horas para entrar em operação.
tudo que Vocês estão dizendo vocês tem Noção que esta tudo apresentado para nós através do jogo
( Detroit: Become Human) a Historia que este jogo nos traz já nos deixa muito clara em nossos modos de pensar
O susto pareceu eu quando abro o aplicativo do banco.
Uma correção, aqui no Brasil a quantidade de serviços burocráticos feitos digitalmente já é impressionante. Inclusive somos, em termos de burocracia digital, mais eficientes do que Japão, Alemanha e a maioria dos países europeus. Inclusive serviços cartoriais.
Eu tenho uma teoria parecida com cyberpunk de que a tecnologia vai se desenvolver mas isso não vai mudar o conhecimento humano ou ter um pensamento crítico e interpretação, sendo otimista vamos continuar estagnados com nosso nível de conhecimento na grande maioria.
com o satelite dakol a estrutura de construção de maquinas e tal ficaram muita mais humanas e praticas, mt bom
Adorei esse video. Ótima reflexão, obg Nilce
sobre a fala da nilce em 9:45, apesar de realmente achar um pouco estranho essa troca das matérias "de humanas" por mais matérias "de exatas", creio que matemática no colégio não se reflete apenas no trabalho "manual", matemática e algumas matérias de exatas ajudam a desenvolver um pensamento de resolução de problemas e não apenas de questionamento. Na minha visão, matemática é mais importante na formação de um indivíduo NO INÍCIO, resolver problemas me parece algo mais importante do que encontrar outros problemas. Matérias exatas ajudam a desenvolver um pensamento lógico e perceber que a maioria dos problemas tem solução as quais a máquina não consegue perceber muitas vezes que são problemas. Matérias humanas ajudam a enxergar os problemas mas não resolve-los.
Belo vídeo, nilce sempre tem uma ótima visão crítica, nunca comento nada mas senti que poderia ser legal expor minha opinião
EDIT 1. Nilce falou o que escrevi ali em cima depois KKKK
8:42 é essa a questão. A humanidade está rapidamente mudando o seu processo civilizacional. Tava vendo uma entrevista da Marilena pro demori na tv brasil sobre isso.
A humanidade ta caminhando ao meu ver pra um mundo digital que não temos bases filosóficas pra entender e assimilar.
O retrato disso é a quantidade de pessoas adoecidas mentalmente e agora viciadas em bet. E realmente o pensamento crítico ta indo de arrasta, é difícil fazer as pessoas pararem pra refletir sobre o mundo ao seu redor quem dirá o futuro.
Nilce traga mais essas reflexões, é importante essa galera mais jovem que seguem vcs parar e pensar um poucos nas implicações que isso pode acarretar. Eu tenho filhos, e me angustia saber que não tenho ideia como será o futuro deles.
Tento não pensar muito, porém é inevitável, todas as questões climáticas, esse futuro altamente tecnológico, a dificuldade com o sociabilidade das pessoas, o individualismo exacerbado, olha não é fácil, e não ta nada fácil.
Não sou muito de comentar, mas esse foi um dos melhores eps!
Eu assisti idiocracia ontem, e realmente parece que vai virar realidade.
É inevitável que, em um futuro próximo, muitas coisas mudem. Hoje, temos aplicativos financeiros que facilitam o controle de nossas finanças com base no nosso salário, algo que, antigamente, exigia a ajuda de um especialista. Os cartórios, por exemplo, estão perdendo espaço com o surgimento de sistemas digitais e assinaturas eletrônicas, reduzindo a necessidade de autenticações presenciais. Praticamente qualquer área pode ser transformada pelo avanço da tecnologia.
Ontem eu assisti "Exterminador do Futuro" pela primeira vez na vida. Excelente timing pra se estar vendo esse vídeo agora.
O Exterminador do Futuro 2 é o melhor da Série... além dos excelentes Efeitos Especiais a história é surpreendente!!!
Outro filme interessante é O Preço do Amanhã... o Filme é de 2011 mas retrata uma Realidade Atual q vivemos hj, em relação ao PIX, quando naquela época NINGUÉM IMAGINAVA q o PIX um dia iria existir!!!
😮... chega a ser bizarro e assustador ao mesmo tempo, se um dia o PIX chegar no patamar demonstrado no Filme!!!
Essa discussão é inútil, se substituir pessoas por robôs, quem ira comprar a coisas das empresas se essas mesmas pessoas perderam seus empregos por causa dos robôs. Pode até ser inevitável, mas substituir passoas por robôs tambem será inevitável nao ter quem compre as coisas que as empresas fabricarem porque elas nao terão empregos.
Desde o ensino fundamental tive aulas de socioligia e filosofia. Porem nenhum dos professores se inportava em dar a aula ou em ensinar principios. Cursei em colégio privado de bairro.
Muita gente menciona o filme Idiocracy como um exemplo do futuro para o qual estamos caminhando. Mas eu acho que antes disso vai chegar um ponto em que os descendentes do Atlas vão pensar: "vamos dar um fim nesse bando de imbecis".
Quero ver esses robôs lidando com questões éticas, morais, fazer crítica social. Quero ver escrever literatura, traduzir literatura. Fazer arte. Que tipo de resultados teremos com relação a tópicos que não tem “certo e errado”, respostas únicas.
Acredito que em poucos anos o desenvolvedor vai poder configurar ele para ter varias bateria, usar 1 por vez, trocar sozinho a própria bateria sem carga enquanto usa a carga da segunda e demais, por carregar em intervalos fixos e criar um fluxo 24hrs fácil como criar um boot para games.
aí tem a galera que chora e defende CLT kkk
Robô não tem CLT, não tem pausa pra refeições e não vai em banheiro e fica enrolando.
Quando a durabilidade de um robô, com o custo, valer o investimento em relação ao salário do funcionário. Já era!
Imagime que um robô, por estar começando, leve 6 horas para produzir o que um humano produz em 5h de trabalho. O humano ganha pela agilidade, mas as pausas, reduzem essa produtividade.
A fábrica tem 2 turnos com humanos, mas com robô, pode funcionar 24h.
Sem pausas, a não ser para manutenção. Se o valor do robô compensar, pode ter certeza que vão escolher os robôs.