Uma dica para quem gosta de histórias reais bem contadas: confira a 3ª temporada do podcast 'Que História!', apresentado pelo Thomas Pappon: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO.html Os episódios (8 ao todo) também poderão ser ouvidos nas plataformas de podcast (Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, etc)
Tive que abandonar celular, tudo, de tanto maratonar filmes e séries quase perdi minha vista, desenvolvi uma sensibilidade tao grande a luz, que me desesperei, abandonei todas as telas e troquei por atividades tipo: ler bíblia, limpar quintal, pescar, andar. Graças a Deus recuperei minha vista.
Eu sou uma, só tenho Facebook e entro raramente, gosto TH-cam pq têm muitos vídeos com vários assuntos interessante, seja de política, conhecimentos de todo tipo....
Me peguei nesse mesmo pensamento, eu exclui Facebook,Instagram,desativei a notificação do WhatsApp ,só uso o TH-cam, será que eu joguei todo o vício no TH-cam? Me questiono isso, apesar de selecionar os conteúdos que eu gosto,passo de 2 a 3 horas por dia no TH-cam. Isso é mais um questionamento próprio mesmo.
Eu acho bem pior que televisão e computador. Na televisão, muitas vezes não assistia devido à programação ruim. Uma ou outra coisa que via, tudo no mesmo horário, seguindo a grade da emissora. Computador é viciante, mas tem a vantagem que só fica em casa. E com o smartphone, que é um computador portátil, o buraco ficou bem mais embaixo.
Passei a poucos meses a desligar o wifi durante a noite e tb a deixar o telefone na mesa e não do lado do meu travesseiro. VAMOS P NATUREZA P REARREGAR AS NOSSAS BATERIAS.
Olha, o que me ajudou bastante foi ter desativado minhas redes sociais, e isso tá sendo bem libertador pra mim. Diminuição da ansiedade, menos preocupação, mais foco nos estudos e nos treinos, qualidade de sono etc. E como eu não trabalho com mídias sociais, não faz diferença nenhuma na minha vida, a não ser saber um pouco da vida das pessoas e postar um pouco da minha 😅 isso já faz um mês, e os resultados estão sendo promissores, e assim conseguir vídeos mais longos tem me deixado bem contente, não só vídeos longos mas filmes tbm. Bom é isso, espero que esse comentário ajude alguém.
@@inesalmeidalima1447 ops, saiu um pouco estranho o que eu falei, eu quis dizer que tendo redes sociais eu sei um pouco da vida das pessoas e compartilho um pouco da minha, só isso! Mas parando pra pensar, isso já acontece fora das redes sociais, conversando pessoalmente com nossos familiares, amigos e colegas, né não?! Kkkkk
Não tenho redes sociais já faz uns 4 anos (tirando WhatsApp para comunicação) e não sinto falta nenhuma, e em ocasiões muito específicas minha namorada mostra o post de algo que ela queira me mostrar, como um restaurante, etc. Porém criamos outros hábitos, percebo que uso bastante o TH-cam e tento me "controlar"
Estou focando o tempo que gastava rolando a tela, em ler. Passei grande parte da minha vida lendo e sentindo prazer com isso. Quero retornar a esse costume que considero mais enriquecedor do que ficar caçando reels.
Removido o celular da minha filha de 12 anos, melhorou muito. Agora só vai ter celular com 18 anos. É preciso proteger nossos filhos, dar tempo para que eles se desenvolvam até ter capacidade de controlar esse vício do celular.
meus pais me deixaram sem celular até concluir o ensino médio em dezembro, com 16 anos. em março, completei 17. e acho que só me deram porque arrumei um namoradinho (hoje meu esposo) e eles queriam manter contato quando eu estivesse fora rsrsrs. por eles, segurariam mais a fase sem celular. eu era inteligentíssima, passava em todas as provas que me inscrevia! participava de olimpíadas de matemática, de astronomia e cheguei a ler 52 livros em um ano! hoje em dia, após o uso contínuo do celular, está sendo uma tortura manter uma disciplina diária até para estudar para concursos e sinto que "emburreci" também. e olhe que na minha época nem era esses smartphones de última geração, ainda peguei a transição do celular sem chip para com chip. imagina os danos no intelecto nos dias de hoje para uma criança, com os aparelhos com tantos estímulos! hoje, grávida, farei o possível para ter a mesma disciplina, em breve, com a minha filha! graças a Deus terei o privilégio de ser uma mãe do lar, então vai ser uma rotina com muitos livros, brinquedos, parquinhos...
Poupará sua filha, e vocês de muitos problemas. Resta ver se ela, após ter tido essa "diversão" vai aceitar bem esse corte. Deus abençoe vocês. Ore muito por sua filha, porque as tentações são imensas, dentro desse objeto tão pequeno. Quase perdi minha filha porque a madrinha dela fez o favor de dar a ela um telefone nessa idade da sua, sem me consultar. Além de entrar naquela neura da época, de se cortar e com certeza coisas inimagináveis, mais. Hoje ela já tem 23 anos está morando com um menino que Deus enviou pra vida dela, Ah e está lendo, livros que pego na biblioteca e que são inofensivos( leio e passo para ela)além da faculdade que está fazendo🙏
Nas últimas semanas eu monitorei e controlei meu tempo no celular. Nos primeiros dias foi difícil, mas depois que você nota os benefícios e vai querer ir fundo. Meu sono e meu foco melhoraram muito. Ansiedade diminuiu. Eu me sinto muito melhor. Uma dica é trocar o hábito de ficar no celular por algum hobby. Algo que goste de fazer, seja ler, jogos de tabuleiro, cozinhar, plantar etc.
Oi boa tarde. Como você conseguiu? Eu pretendo diminuir o uso no celular de início por 30 minutos. Quero ler, fazer ioga e escrever. você acha que diminuir o uso de início por 30 minutos uma boa? Pq tenho medo de sentir o baque logo de cara.
@@karinecarneiro5867não sou a pessoa a quem vc perguntou, mas primeiro passo é sair das redes sociais, principalmente instagram, tiktok, Facebook ou outra da qual vc se ache mais viciado.
@@karinecarneiro5867 Oi! Acho que você pode começar com pequenos passos, não precisa necessariamente limitar o tempo de maneira fixa. Primeiro tente entender seu consumo. Quanto tempo você gasta por dia no celular? Em quais apps? Agregam na sua vida? Você pode usar o "Bem-Estar" para analisar isto. Daí você decide em excluir os apps ou limitar o tempo de uso. Eu exclui alguns que acesso apenas pelo computador e limitei o tempo de outros. Depois, você cria uma "regra" de focar em apenas uma coisa. Por exemplo, quando eu vou assistir uma série o celular fica longe de mim, em outro cômodo. Precisa deixar ele longe porque você vai pegar e usar no hábito. Levar o celular quando for ao banheiro é fora de cogitação. Antes de dormir evitar utilizar ele também. Quando deixar o celular longe você vai perceber que terá o reflexo de pegar e desbloquear o aparelho O TEMPO TODO. É bem bizarro. Só nessa primeira mudança de deixar ele longe já vai dar um alívio mental. No começo vai ser difícil, mas depois vai ser recompensador. E logo você vai se pegar no tédio. Com tédio, você pode buscar outras coisas para fazer. Como falei, trocar um hábito por outro.
@@karinecarneiro5867 oxi, juro que respondi antes, mas por algum motivo não foi. Enfim, acho super válido tentar e ver como vai ser. Aqui está o que fiz: 1 - Primeiro, analisei quanto tempo estava gastando em cada aplicativo. O app 'Bem-estar' ajuda muito a identificar isso. 2 - Em seguida, excluí ou limitei o uso dos aplicativos que percebi não agregarem nada à minha vida. 3 - O passo mais importante foi ter foco total em cada atividade. Se vou assistir a um filme, por exemplo, o celular fica em outro cômodo. Qualquer coisa que eu decido fazer, o celular precisa ficar longe. Acredite, se ele estiver por perto, o hábito de desbloquear é automático, você nem percebe. Nada de levar o celular para o banheiro ou usá-lo antes de dormir. Comprei até um despertador para evitar ter o celular por perto à noite. 4 - Com o tempo, percebi que o tédio em alguns momentos me fez buscar atividades fora das telas, o que foi ótimo. Minha qualidade de vida melhorou muito!
Parabéns à BBC News Brasil pelo alerta. Os gestores dessas redes sociais sabem o quão prejudicial é o produto que oferecem, mas não divulgam por questões óbvias de interesse próprio.
Caramba man, só a BBC trás alguns conteúdos úteis, não conheço nenhuma outra mídia nesse nicho que trás algum conteúdo de valor. Valeu por ter trazido este tema, ja faz a gente refletir um pouquinho!
Quando não usamos o celular propositalmente parece que estamos fazendo algo errado. As pessoas ao redor ficam incomodadas porque estamos "incomunicáveis" nesses momentos
Colocar um limitador de tempo em redes sociais, a tela do dispositivo em preto e branco e desinstalar aplicativos que em nada agregam ajuda demais. Outra coisa que ajuda é colocar o telefone lá no canto da casa e só pegar devolta após acabar as tarefas do dia.
Obrigada pela sugestão, Maria Inês. Nós fizemos uma reportagem em 2022 que falava do assunto (Como uso excessivo de celular impacta cérebro da criança: www.bbc.com/portuguese/geral-60853962), mas vamos planejar algo mais focado ainda nos bebês.
Vi uma criança de 1.5 ano ter um frenezi, ao eu tirar, o celular da bolsa. Eu me apavorei e guardei. A mãe, imediatamente, deu à criança, o celular dela. E pediu prá bebê, me mostrar a "idala" dela no TH-cam. A bebê entrou no TH-cam em 3 segundos e buscou o vídeo prá me mostrar. 😮
Pura verdade o que diz esse vídeo. Estou totalmente dependente da rolagem de tela. Deixei a leitura, a tv, a diversão e qualquer outra atividade nos momentos de lazer.
@@Larissa16016 nem sempre precisamos manifestar nossa opinião, ainda mais quando ela tem o potencial de magoar outras pessoas. Se não tem uma palavra agradável para dar ao seu próximo, as vezes é melhor ficar calado pq vc não ganha nada criticando os outros.
Muito interessante esse estudo, eu particularmente não uso o celular quando estou acompanhada, eu gosto muito de conversar pessoalmente, utilizo também um relógio de pulso para evitar olhar o celular a toda hora e primeiramente realizo todas as minhas tarefas do dia a dia e depois vou cuidar e brincar muito com o meu cãozinho. Para mim, o celullar só trouxe benefícios, tudo tem sua hora e o seu momento.
Uso com moderação (tenho 59 anos kkkk) Acho que as novas gerações estão habituadas, ao extremo ,com essas tecnologias da comunicação virtual/visual. Para eu não, também, viciar, uso com bastante moderação. Não levo o celular ao fazer uma pedalada ou mesmo uma caminhada. Mesma coisa ao ir para o pilates. Só acho importante usar o celular ao sair de carro ou mesmo para resolver algum problema diário no centro da cidade ou outro local de suma importância. Gente, o uso frequente vicia mesmo e já é considerado um problema de saúde mundial. Revejam seus conceitos enquanto há tempo, depois, a ida frequente ao psiquiatra será obrigatório. Pensem nisso!
Nao costumo assistir videos logos,Mais consegui assistir a Esse e gostei muito,e tudo q EU precisava ouvir ,agora é colocar em pratica.muito obrigada pelo video
No insta tenho uma amiga que sempre envia pra mim vídeos que ela gosta, acho chato pq sou obrigada a ver😂 Se fosse 1 ou 2 tudo bem, mas é 5, 6... Insuportável. Odeio ficar vendo reels no insta, é uma perda de tempo
São mesmo! Uma dica que tem funcionado comigo é só assistir os shorts dos canais em que sou inscrita (são poucos e a maioria possui um conteúdo educacional) e só os recentemente lançados.
Desativa o histórico do yt e os recomendados. Fiz isso e meu tempo de tela reduziu drasticamente. Não aparecem mais vídeos recomendados e nem shorts, apenas vídeo de inscrições.
Eu também me sinto viciada no TH-cam. Porém, tenho excluído reportagem sobre politica, guerra, tragédias e tenho também evitado comentar. Procuro vídeos sobre filosofia, cinema e vídeos que melhore meu hobby que é costurar, fazer minhas próprias roupas.
@@Maria-jb6ru mas o vídeos que vejo tbm são informativos, podcast, e coisas que agregam. Porém isso consome muito do meu tempo. Eu já escondi todas das outras redes sociais. Realmente não uso. Mas o TH-cam eu não consigo kkkkk vou começar a colocar limites de tempo.
Hoje, a sua adorada e linda Adriana precisa do seu amparo. Eu tive " câncer " por três dias e sei exatamente o que é ter esse diagnóstico. Imagino o que deve ser tratar essa encrenca. Continue cuidando dela, amparado seu filho e siga sua vida olhando pra frente. O wue passou já era .. escreva teu futuro
Eu percebi que estava muito viciado em Instagram. Só utilizava Instagram de rede social, aí decidi largar de vez. Já faz um mês. Agora estou me dedicando à leitura, que sempre gostei. Já estou terminando meu segundo livro do mês. Me ajudou MUITO!
Eu prefiro tablete, a melhor invenção foi os fone Bluetooth, eu ouço os vídeos limpando a casa, fazendo comida, etc, e não perturbo ninguém, já o celular eu levo nas caminhadas, ouvindo dance music, caminhadas aeróbicas, com fone de ouvido, vou no ritmo da música, 🎶, adoro esses vídeos da bbc só de áudio, assim posso ouvir fazendo outras coisas.
Segundo pesquisas médicas, os fones são prejudiciais pra nossa audição, ainda se vc usa o tempo todo como está dizendo. Aproveita a caminhada pra ouvir tudo que está ao seu redor, principalmente se vc caminha em lugar arborizado, vai se surpreender com os sons da natureza 😍
É importante que estejamos atentos aos jovens, pois já vi casos em que o jovem - menos de 14 anos - matou os pais só por eles terem tirado o celular dele por conta de nota baixa na escola. Não aconselho dar celulares às crianças, pois por mais que os pais digam que "estão atentos ao que os filhos estão acessando", uma vez ou outra pode acabar - mesmo que acidentalmente - ocorrendo o acesso aos conteúdos inadequados à faixa etária deles. Além do mais, qual a necessidade de usar redes sociais o tempo todo (descartando os casos em que é usado no trabalho)? Eu qnd vou ao centro da cidade, praticar exercício ou visitar algum parente/amigo, praticamente nem pego no meu celular, pois estou lá para dar atenção à pessoa que estou visitando. E nem me sinto incomodado ou com "vontade" de mexer no celular. Msm que pareça difícil, é apenas questão de hábito. Qlqr um consegue se adaptar a isso.
perfeita sugestão, precisamos de um vídeo explicativo com ilustrações e narração didática com palavras simples para mostrarmos para as crianças o pq não a deixamos ter celular
O bom uso dessa ferramenta exclui de forma determinante a ideia de que seja a tecnologia da informação , um mal, é um mecanismo indispensável no... e ,para o mundo moderno! O bom uso e a inclusão nas escolas em uma parceria com as famílias da maneira correta da utilização,é indispensável para a utilização e aperfeiçoamento do sistema!!!
Depois de ouvir a matéria, estou nesse instante comprando um semi dumphone. Vou voltar a pegar livros na biblioteca publica, usar meu relogio analógico ao inves do smartwatch e voltar a me informar por jornal. Essa reportagem foi luz.
Olha, simplesmente não dava muito pra esse vídeo mas tô gostando! A primeira dica eu até já tô fazendo, quando eu deixo meu celular carregando por alguns minutos.
Oi,falou um ponto importante eu diminui o tempo nas redes sociais adotei o TH-cam,mas a maneira que consumo,nos horários que eu não esteja fazendo algo,que demande minha mina atenção,então ponho os fones bluetooth e consumo conteúdos que agregam conhecimento ou reflexão,pois realmente o mundo está uma distração infinita,estamos fugindo da realidade para nós divertir infinitamente,como se fosse feio ficar triste as vezes,mas na verdade só ficamos felizes pois estávamos tristes anteriormente. Mas no entanto tentamos nós divertir o tempo todo sufocando, inclusive momentos em que precisaríamos não consumir nada para que houvesse um espaço para raciocinar,mas ficamos entediados e impedimos os pensamentos de acontecer 😢
Um problema mundial, sem dúvida. Ja fiquei viciado em conteúdos de viagem rs. Não tem um trem no mundo que os viajantes entram e os passageiros não estejam com a cara colada no celular.
2 หลายเดือนก่อน +1
Eu também gosto de assistir vídeos, sejam curtos e longos sobre viagem e lugares no mundo.
Sou eu e meu filho autista...o mundo digital é um companheiro...ciência...cultura política....medicina..atualidades...e só nada d fofocas de família...sou feliz assim...tenho pax
Eu já fui viciado em redes sociais.. e hj ainda tenho problema com excesso de uso do celular.. mas instalei jogos de matemática e caça palavras para usar o celular em casa vez de ficar vendo YT ou outra coisa viciante!
Começa com doses leves de cachorrinhos, amigos. Depois vai pra doses mais pesadas de notícias e coisas ruins: violências, agressão. Até culminância do vício em polêmicas, brigas, extremismos políticos. Isso atinge todas as idades. Muitos idosos não estão bem. Mas acham que estão. Passam horas vendo mentiras de whatsapp.
Por conta disso prefiro nem ficar vendo vídeos relacionados a políticas ou coisas agressivas. Tenho parentes que são do tipo que compartilha no Facebook mais de 20... 30 postagens "diárias" sobre política. E eu só pergunto: "Pra quê isso?" Tenho um amg que é daquele tipo "conversa pouco, mas manda mt reel" rsrs. Mas pelo menos os reels que ele manda (e que eu mando) são interativos - ou seja, cômicos, nostálgicos, reflexivos etc. Nunca foi de conteúdo tipo política, morte, violência ou coisa do tipo. E compartilhar assuntos assim é bem melhor!
Eu não tenho essa "secura" toda, não. Sério mesmo. Saio de casa sem celular tranquilamente. E quando estou em casa, uso mais o notebook, que inclusive é para estudos, trabalho e entretenimento (youtube, filmes que baixo).
Eu só saio "com o celular" por precaução (receber alguma ligação urgente, por exemplo). Mas qnd saio de casa, seja lá pra onde for, praticamente nem pego. Se vou visitar minha irmãzinha, a primeira coisa que faço é deixar o celular na estante pra dar TODA A MINHA ATENÇÃO A ELA, AO MEU PAI... e é a msm coisa qnd ando pelo parque da minha cidade, pelo centro. Não há necessidade de ficar grudado no celular o tempo todo.
Percebo bem como essa desregulação afeta os adolescentes, pois sou professora de ensino fundamental. É complicado competir. Temos que virar animadoras de torcida, sambar, dar salto mortal para conseguir prender a atenção dos alunos para eles engajarem nas atividades
Algo que tem funcionado pra mim é colocar um tempo limite, tipo 1 hora, e respeitar. E tbm tentar não entrar todos os dias, e isso que estou falando principalmente do TH-cam.
Tb sou viciado mas já tô conseguindo tirar esse mal Lendo 1 página 20 vezes pra entender 1 única página do livro Saia desse vício o quanto antes é isso q o governo quer Que sejamos controlados Edit(antes desse vício lia 10 livros em 1 mês
E essas observações todas são válidas em relação ao fato de pessoas terem chegado a esse vídeo? Porque eu cheguei a essa informação fazendo exatamente o que está sendo condenado e demonizado nas informações contidas nesse vídeo.
Pessoalmente qnd decido ligar o celular só depois do café da manhã, até esqueço e qnd percebo já estou terminando de fzr o almoço! O que tornam meus dias mt mais longos!🎉🏖🏕🌅🎠🎡⏳️🌞
Por incrível que pareça realmente é verdade, precisamos nos preocupar mais com isso, e deixar o celular mais de lado, pois é mais saudável pra mente e corpo
Uma dica para quem gosta de histórias reais bem contadas: confira a 3ª temporada do podcast 'Que História!', apresentado pelo Thomas Pappon: th-cam.com/play/PLCX5XjxKTpTmh19ipbvr6OACmBWczOLJO.html
Os episódios (8 ao todo) também poderão ser ouvidos nas plataformas de podcast (Spotify, Amazon Music, Apple Podcasts, etc)
.
Sistema de Recompensa do Cerebro
Tive que abandonar celular, tudo, de tanto maratonar filmes e séries quase perdi minha vista, desenvolvi uma sensibilidade tao grande a luz, que me desesperei, abandonei todas as telas e troquei por atividades tipo: ler bíblia, limpar quintal, pescar, andar. Graças a Deus recuperei minha vista.
Interessante é perceber nos comentários que algumas pessoas estão diminuindo o tempo nas redes sociais, mas aumentaram o tempo no TH-cam.
Eu sou uma, só tenho Facebook e entro raramente, gosto TH-cam pq têm muitos vídeos com vários assuntos interessante, seja de política, conhecimentos de todo tipo....
youtube tem uma proposta diferente das demais. só o uso pelo computador para informação.
O meu caso akakakakak
Me peguei nesse mesmo pensamento, eu exclui Facebook,Instagram,desativei a notificação do WhatsApp ,só uso o TH-cam, será que eu joguei todo o vício no TH-cam? Me questiono isso, apesar de selecionar os conteúdos que eu gosto,passo de 2 a 3 horas por dia no TH-cam. Isso é mais um questionamento próprio mesmo.
Eu exclui todas as redes, mais vicie no yotube, agora preciso me libertar daqui também 😂
Fico triste ao ver como o celular aproxima quem está longe. E afasta quem está tão perto, tentando conversar
Bela reflexão
Verdade
Essa "aproximação" não passa de uma ilusão.
Vc disse tudo! É o mau do século, geração de zumbis entre nós.
Celular é a nova televisão, não podemos ter dúvidas disso. E não podemos ser ingênuos em achar que estamos "no controle".
Eu acho bem pior que televisão e computador. Na televisão, muitas vezes não assistia devido à programação ruim. Uma ou outra coisa que via, tudo no mesmo horário, seguindo a grade da emissora. Computador é viciante, mas tem a vantagem que só fica em casa. E com o smartphone, que é um computador portátil, o buraco ficou bem mais embaixo.
É muito pior que televisão
Tv fica em casa não no bolso 😢
Celular é o novo cigarro
Passei a poucos meses a desligar o wifi durante a noite e tb a deixar o telefone na mesa e não do lado do meu travesseiro. VAMOS P NATUREZA P REARREGAR AS NOSSAS BATERIAS.
Olha, o que me ajudou bastante foi ter desativado minhas redes sociais, e isso tá sendo bem libertador pra mim. Diminuição da ansiedade, menos preocupação, mais foco nos estudos e nos treinos, qualidade de sono etc. E como eu não trabalho com mídias sociais, não faz diferença nenhuma na minha vida, a não ser saber um pouco da vida das pessoas e postar um pouco da minha 😅 isso já faz um mês, e os resultados estão sendo promissores, e assim conseguir vídeos mais longos tem me deixado bem contente, não só vídeos longos mas filmes tbm. Bom é isso, espero que esse comentário ajude alguém.
Se você não tem redes sociais, onde você sabe um pouco da vida das pessoas e partilha da sua?
@@inesalmeidalima1447 ops, saiu um pouco estranho o que eu falei, eu quis dizer que tendo redes sociais eu sei um pouco da vida das pessoas e compartilho um pouco da minha, só isso! Mas parando pra pensar, isso já acontece fora das redes sociais, conversando pessoalmente com nossos familiares, amigos e colegas, né não?! Kkkkk
🙌🏻❤️🙏🏻♥️
Não tenho redes sociais já faz uns 4 anos (tirando WhatsApp para comunicação) e não sinto falta nenhuma, e em ocasiões muito específicas minha namorada mostra o post de algo que ela queira me mostrar, como um restaurante, etc. Porém criamos outros hábitos, percebo que uso bastante o TH-cam e tento me "controlar"
Eu n tenho redes sociais e n sinto essa necessidade de saber da vida das pessoas e de compartilhar da minha@@inesalmeidalima1447
É necessário haver uma discussão séria sobre o tema, pois é uma questão de saúde pública. Basta ver o adoecimento dos jovens, afogados na ansiedade.
Verdade eu conheço muitos com ansiedades e viciados em celular. Isso é viver um vida que não é real
Fato!
Principalmente qnd o acesso a esses aparelhos começa na infância.
Fora os problemas de visão por conta do uso excessivo de telas
Estou com ansiedade estou até tomando remédio 😢
O BBC lê é um primeiro passo genial para tirar o foco da tela
Estou focando o tempo que gastava rolando a tela, em ler. Passei grande parte da minha vida lendo e sentindo prazer com isso. Quero retornar a esse costume que considero mais enriquecedor do que ficar caçando reels.
Idem... lia muito e amava... com essas tecnologias acabei perdendo um pouco a atenção para ler, mas vou retomar.
Eu comprei um Kindle, só no 1° mês eu li 6 livros. Qto mais tempo lendo, menos tempo nas redes. Foi ótimo
O que é um Kindle?@@BrunaSoares-xu2vx
eu conseguir ler 2 livros em um mês reduzindo o tempo de uso do reels em uma hora por dia, mas infelizemente é muito dificil parar de usar
Essa matéria é praticamente utilidade pública 👏🏽👏🏽👏🏽
Removido o celular da minha filha de 12 anos, melhorou muito. Agora só vai ter celular com 18 anos.
É preciso proteger nossos filhos, dar tempo para que eles se desenvolvam até ter capacidade de controlar esse vício do celular.
com certeza aos 14 já vai ter um celular. impossível ficar ate os 18 por motivos de segurança e contato.
meus pais me deixaram sem celular até concluir o ensino médio em dezembro, com 16 anos. em março, completei 17. e acho que só me deram porque arrumei um namoradinho (hoje meu esposo) e eles queriam manter contato quando eu estivesse fora rsrsrs. por eles, segurariam mais a fase sem celular. eu era inteligentíssima, passava em todas as provas que me inscrevia! participava de olimpíadas de matemática, de astronomia e cheguei a ler 52 livros em um ano! hoje em dia, após o uso contínuo do celular, está sendo uma tortura manter uma disciplina diária até para estudar para concursos e sinto que "emburreci" também. e olhe que na minha época nem era esses smartphones de última geração, ainda peguei a transição do celular sem chip para com chip. imagina os danos no intelecto nos dias de hoje para uma criança, com os aparelhos com tantos estímulos!
hoje, grávida, farei o possível para ter a mesma disciplina, em breve, com a minha filha!
graças a Deus terei o privilégio de ser uma mãe do lar, então vai ser uma rotina com muitos livros, brinquedos, parquinhos...
Poupará sua filha, e vocês de muitos problemas. Resta ver se ela, após ter tido essa "diversão" vai aceitar bem esse corte. Deus abençoe vocês. Ore muito por sua filha, porque as tentações são imensas, dentro desse objeto tão pequeno. Quase perdi minha filha porque a madrinha dela fez o favor de dar a ela um telefone nessa idade da sua, sem me consultar. Além de entrar naquela neura da época, de se cortar e com certeza coisas inimagináveis, mais. Hoje ela já tem 23 anos está morando com um menino que Deus enviou pra vida dela, Ah e está lendo, livros que pego na biblioteca e que são inofensivos( leio e passo para ela)além da faculdade que está fazendo🙏
Muito bom
Nas últimas semanas eu monitorei e controlei meu tempo no celular. Nos primeiros dias foi difícil, mas depois que você nota os benefícios e vai querer ir fundo. Meu sono e meu foco melhoraram muito. Ansiedade diminuiu. Eu me sinto muito melhor.
Uma dica é trocar o hábito de ficar no celular por algum hobby. Algo que goste de fazer, seja ler, jogos de tabuleiro, cozinhar, plantar etc.
Oi boa tarde. Como você conseguiu? Eu pretendo diminuir o uso no celular de início por 30 minutos. Quero ler, fazer ioga e escrever. você acha que diminuir o uso de início por 30 minutos uma boa? Pq tenho medo de sentir o baque logo de cara.
@@karinecarneiro5867não sou a pessoa a quem vc perguntou, mas primeiro passo é sair das redes sociais, principalmente instagram, tiktok, Facebook ou outra da qual vc se ache mais viciado.
@@karinecarneiro5867 Oi! Acho que você pode começar com pequenos passos, não precisa necessariamente limitar o tempo de maneira fixa. Primeiro tente entender seu consumo. Quanto tempo você gasta por dia no celular? Em quais apps? Agregam na sua vida? Você pode usar o "Bem-Estar" para analisar isto. Daí você decide em excluir os apps ou limitar o tempo de uso. Eu exclui alguns que acesso apenas pelo computador e limitei o tempo de outros.
Depois, você cria uma "regra" de focar em apenas uma coisa. Por exemplo, quando eu vou assistir uma série o celular fica longe de mim, em outro cômodo. Precisa deixar ele longe porque você vai pegar e usar no hábito. Levar o celular quando for ao banheiro é fora de cogitação. Antes de dormir evitar utilizar ele também.
Quando deixar o celular longe você vai perceber que terá o reflexo de pegar e desbloquear o aparelho O TEMPO TODO. É bem bizarro.
Só nessa primeira mudança de deixar ele longe já vai dar um alívio mental. No começo vai ser difícil, mas depois vai ser recompensador. E logo você vai se pegar no tédio. Com tédio, você pode buscar outras coisas para fazer. Como falei, trocar um hábito por outro.
@@karinecarneiro5867 oxi, juro que respondi antes, mas por algum motivo não foi. Enfim, acho super válido tentar e ver como vai ser. Aqui está o que fiz:
1 - Primeiro, analisei quanto tempo estava gastando em cada aplicativo. O app 'Bem-estar' ajuda muito a identificar isso.
2 - Em seguida, excluí ou limitei o uso dos aplicativos que percebi não agregarem nada à minha vida.
3 - O passo mais importante foi ter foco total em cada atividade. Se vou assistir a um filme, por exemplo, o celular fica em outro cômodo. Qualquer coisa que eu decido fazer, o celular precisa ficar longe. Acredite, se ele estiver por perto, o hábito de desbloquear é automático, você nem percebe. Nada de levar o celular para o banheiro ou usá-lo antes de dormir. Comprei até um despertador para evitar ter o celular por perto à noite.
4 - Com o tempo, percebi que o tédio em alguns momentos me fez buscar atividades fora das telas, o que foi ótimo. Minha qualidade de vida melhorou muito!
Parabéns à BBC News Brasil pelo alerta. Os gestores dessas redes sociais sabem o quão prejudicial é o produto que oferecem, mas não divulgam por questões óbvias de interesse próprio.
Caramba man, só a BBC trás alguns conteúdos úteis, não conheço nenhuma outra mídia nesse nicho que trás algum conteúdo de valor. Valeu por ter trazido este tema, ja faz a gente refletir um pouquinho!
Que comentário tão generoso! Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso esforço!
Não generoso, real. ❤@@BBCNewsBrasil
Quando não usamos o celular propositalmente parece que estamos fazendo algo errado. As pessoas ao redor ficam incomodadas porque estamos "incomunicáveis" nesses momentos
Sim, ocorreu comigo. Pretendia ficar um tempo sem o celular, mas não gostaram, falaram até que não tinha maturidade por fazer isso
Sim...ja falaram isso pra mim...@@Tami21
Ngm se importa comigo o dia todo...é só eu estar sem celular que o mundo inteiro vem falar que eu não gosto de ngm pq quero ficar sem.
Colocar um limitador de tempo em redes sociais, a tela do dispositivo em preto e branco e desinstalar aplicativos que em nada agregam ajuda demais. Outra coisa que ajuda é colocar o telefone lá no canto da casa e só pegar devolta após acabar as tarefas do dia.
Queria q a BBC fizecem um vídeo falando sobre as mães darem celular pra criança tão pequena ainda bebês sobre o perigo que é isso
Obrigada pela sugestão, Maria Inês. Nós fizemos uma reportagem em 2022 que falava do assunto (Como uso excessivo de celular impacta cérebro da criança: www.bbc.com/portuguese/geral-60853962), mas vamos planejar algo mais focado ainda nos bebês.
@@BBCNewsBrasil estão de parabéns pelas reportagem
@@BBCNewsBrasil esse link não está mais funcionando
Vi uma criança de 1.5 ano ter um frenezi, ao eu tirar, o celular da bolsa. Eu me apavorei e guardei. A mãe, imediatamente, deu à criança, o celular dela. E pediu prá bebê, me mostrar a "idala" dela no TH-cam. A bebê entrou no TH-cam em 3 segundos e buscou o vídeo prá me mostrar. 😮
@@rodrigocarlosmc verdade mesmo
Pura verdade o que diz esse vídeo. Estou totalmente dependente da rolagem de tela. Deixei a leitura, a tv, a diversão e qualquer outra atividade nos momentos de lazer.
Os textos lidos por Silvia Salek tornam as matérias agradáveis, prazerosas.
Eu amo a voz dela 🥰
Ô, gente! Assim vocês iluminam minha manhã cinzenta aqui em Londres! Muito obrigada por acompanhar a gente aqui no BBC Lê!
Eu já acho a voz dela irritante.
@@Larissa16016 nem sempre precisamos manifestar nossa opinião, ainda mais quando ela tem o potencial de magoar outras pessoas. Se não tem uma palavra agradável para dar ao seu próximo, as vezes é melhor ficar calado pq vc não ganha nada criticando os outros.
@@Limonada12163 Você também está me criticando.
Aconselho o Livro: (O foco) Autor "Daniel Goleman". esse livro mudou minha vida.
E uma ótima dica eu assisto os vídeos de economia mas não fico vendo vídeo bobo ou para pesquisar alguma coisa gratidão por esse vídeo maravilhoso
Adivinha?! Para ouvir esse vídeo, eu precisei rolar a tela do celular 😂
😂
Nos comentários também kkk
Inferno!!!!!😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂 Eu desativei minhas redes sociais , e por esses dias até o zap zap !!! Graças a Deus tem me ajudado muito
@@andreiaoliveira9970 acho que vou fazer isso também
Excenlente exposição recomendada que devemos colocar em prática. Obrigado.
Muito interessante esse estudo, eu particularmente não uso o celular quando estou acompanhada, eu gosto muito de conversar pessoalmente, utilizo também um relógio de pulso para evitar olhar o celular a toda hora e primeiramente realizo todas as minhas tarefas do dia a dia e depois vou cuidar e brincar muito com o meu cãozinho. Para mim, o celullar só trouxe benefícios, tudo tem sua hora e o seu momento.
Esse vídeo é de utilidade pública !!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente BBC News ❤...
Vou levar pra vida essas pesquisas!
Uso com moderação (tenho 59 anos kkkk) Acho que as novas gerações estão habituadas, ao extremo ,com essas tecnologias da comunicação virtual/visual. Para eu não, também, viciar, uso com bastante moderação. Não levo o celular ao fazer uma pedalada ou mesmo uma caminhada. Mesma coisa ao ir para o pilates. Só acho importante usar o celular ao sair de carro ou mesmo para resolver algum problema diário no centro da cidade ou outro local de suma importância. Gente, o uso frequente vicia mesmo e já é considerado um problema de saúde mundial. Revejam seus conceitos enquanto há tempo, depois, a ida frequente ao psiquiatra será obrigatório. Pensem nisso!
Muito bom.
Muita gente necessita urgentemente observar essas informações.
📚⚖️🖋️
Nao costumo assistir videos logos,Mais consegui assistir a Esse e gostei muito,e tudo q EU precisava ouvir ,agora é colocar em pratica.muito obrigada pelo video
Eu so vejo videos do tik tok quando alguém me marca, mas eu evito ao máximo, os shorts do yt ja são viciantes.
Saudade quando o TH-cam não tinha essa 💩 de shorts,ta parecendo um tik tok.
No insta tenho uma amiga que sempre envia pra mim vídeos que ela gosta, acho chato pq sou obrigada a ver😂 Se fosse 1 ou 2 tudo bem, mas é 5, 6... Insuportável. Odeio ficar vendo reels no insta, é uma perda de tempo
Vídeos curtos são uma bomba
São mesmo! Uma dica que tem funcionado comigo é só assistir os shorts dos canais em que sou inscrita (são poucos e a maioria possui um conteúdo educacional) e só os recentemente lançados.
Desativa o histórico do yt e os recomendados. Fiz isso e meu tempo de tela reduziu drasticamente. Não aparecem mais vídeos recomendados e nem shorts, apenas vídeo de inscrições.
Cara eu sou viciado no TH-cam, se deixar eu fico o dia inteiro rolando video. Um saco isso
Eu também me sinto viciada no TH-cam. Porém, tenho excluído reportagem sobre politica, guerra, tragédias e tenho também evitado comentar. Procuro vídeos sobre filosofia, cinema e vídeos que melhore meu hobby que é costurar, fazer minhas próprias roupas.
@@Maria-jb6ru mas o vídeos que vejo tbm são informativos, podcast, e coisas que agregam. Porém isso consome muito do meu tempo. Eu já escondi todas das outras redes sociais. Realmente não uso. Mas o TH-cam eu não consigo kkkkk vou começar a colocar limites de tempo.
@@victorsenna3780 reserve as horas vagas para isto. O problema é quando vc deixa de fazer trabalho necessário para ficar no celular.
Coloca temporizador
Não tem limite. Eu só consigo se for zero uso. É como uma droga potente, não dá pra usar só um pouco.
A voz que narra estas reportagens é excelente. A cadência da voz traz nitidez para o texto.
This is
The BBC. ❤
Essa matéria ganhou minha inscrição no canal. Parabéns
Obrigado amigos. Pelas valiosas orientações abraços!😊
Esse conteúdo é lindo na vida de muitas pessoas, muitas palavras verdadeiras.
Hoje, a sua adorada e linda Adriana precisa do seu amparo. Eu tive " câncer " por três dias e sei exatamente o que é ter esse diagnóstico. Imagino o que deve ser tratar essa encrenca. Continue cuidando dela, amparado seu filho e siga sua vida olhando pra frente. O wue passou já era .. escreva teu futuro
As melhores reportagens BBC ❤️🙌🏻
Excelente matéria. Recomendo.
Muito útil!
Exelente explicação
Uma coisa legal que me ajuda, é não deixar o celular perto de mim ao dormir e ao acordar. Ao invés disso, eu deixo um livro
Parabéns, uma ótima ideia 🙂
Excelente matéria! Gratidão.
Eu percebi que estava muito viciado em Instagram. Só utilizava Instagram de rede social, aí decidi largar de vez. Já faz um mês. Agora estou me dedicando à leitura, que sempre gostei. Já estou terminando meu segundo livro do mês. Me ajudou MUITO!
Tudo que usamos provoca efeitos colaterais 😢. Principalmente as situações que nos dá prazer 🫣
Desativar notificações é a melhor escolha
Isso não resolve, fico umas 6 ou mais horas por dia, mesmo desativadas as notificações, ando, inclusive, vom dor nos olhos 👀 ...
Eu prefiro tablete, a melhor invenção foi os fone Bluetooth, eu ouço os vídeos limpando a casa, fazendo comida, etc, e não perturbo ninguém, já o celular eu levo nas caminhadas, ouvindo dance music, caminhadas aeróbicas, com fone de ouvido, vou no ritmo da música, 🎶, adoro esses vídeos da bbc só de áudio, assim posso ouvir fazendo outras coisas.
Segundo pesquisas médicas, os fones são prejudiciais pra nossa audição, ainda se vc usa o tempo todo como está dizendo. Aproveita a caminhada pra ouvir tudo que está ao seu redor, principalmente se vc caminha em lugar arborizado, vai se surpreender com os sons da natureza 😍
@@eliane8355 entao eu uso o fone so de um lado, tanto em casa como nas caminhsdas, um lado eu ouço a musica e do outro a natureza
@@vanmene9376 👏👏👏😊
amei esse conteúdo. Super útil!
Gratidão pelos ensinamentos!
Hoje em dia uso pouco a Internet não tenho rede social e não me faz falta.
É importante que estejamos atentos aos jovens, pois já vi casos em que o jovem - menos de 14 anos - matou os pais só por eles terem tirado o celular dele por conta de nota baixa na escola. Não aconselho dar celulares às crianças, pois por mais que os pais digam que "estão atentos ao que os filhos estão acessando", uma vez ou outra pode acabar - mesmo que acidentalmente - ocorrendo o acesso aos conteúdos inadequados à faixa etária deles.
Além do mais, qual a necessidade de usar redes sociais o tempo todo (descartando os casos em que é usado no trabalho)? Eu qnd vou ao centro da cidade, praticar exercício ou visitar algum parente/amigo, praticamente nem pego no meu celular, pois estou lá para dar atenção à pessoa que estou visitando. E nem me sinto incomodado ou com "vontade" de mexer no celular. Msm que pareça difícil, é apenas questão de hábito. Qlqr um consegue se adaptar a isso.
Ótima matéria e narração incrivel🎉🎉
Por favor, façam um vídeo explicativo para crianças sobre esse assunto. O futuro é sombrio
Faremos, Bruno! Obrigada pela sugestão
perfeita sugestão, precisamos de um vídeo explicativo com ilustrações e narração didática com palavras simples para mostrarmos para as crianças o pq não a deixamos ter celular
Eu tenho uma filha de 6 anos e nunca dei celular sinto cada vez mais que fiz a escolha certa.
Dica maravilhosa parabéns
Obrigada pelo conteúdo.
ótima matéria! obrigado.
Muito bom. Realmente já deixei de ter conversas sérias com colegas por causa desse mau hábito.
O bom uso dessa ferramenta exclui de forma determinante a ideia de que seja a tecnologia da informação , um mal, é um mecanismo indispensável no... e ,para o mundo moderno! O bom uso e a inclusão nas escolas em uma parceria com as famílias da maneira correta da utilização,é indispensável para a utilização e aperfeiçoamento do sistema!!!
Excelente reportagem! Obrigada pelas dicas práticas
Fantástico!!
Parabéns!!
Eu não perco tempo vendo videos de cachorrinhos, mas sim de gatinhos e porquinhos da índia.
😂😂😂
Acho justo kkk
😂
beleza, mas vc já viu vídeos de mini cabrinhas pulando? 😊
Trocou o Certo pelo duvidoso, Kkkkkk
Depois de ouvir a matéria, estou nesse instante comprando um semi dumphone. Vou voltar a pegar livros na biblioteca publica, usar meu relogio analógico ao inves do smartwatch e voltar a me informar por jornal. Essa reportagem foi luz.
Legal gostei muito dessa dicas 😊😊😊
Olha, simplesmente não dava muito pra esse vídeo mas tô gostando! A primeira dica eu até já tô fazendo, quando eu deixo meu celular carregando por alguns minutos.
Oi,falou um ponto importante eu diminui o tempo nas redes sociais adotei o TH-cam,mas a maneira que consumo,nos horários que eu não esteja fazendo algo,que demande minha mina atenção,então ponho os fones bluetooth e consumo conteúdos que agregam conhecimento ou reflexão,pois realmente o mundo está uma distração infinita,estamos fugindo da realidade para nós divertir infinitamente,como se fosse feio ficar triste as vezes,mas na verdade só ficamos felizes pois estávamos tristes anteriormente.
Mas no entanto tentamos nós divertir o tempo todo sufocando, inclusive momentos em que precisaríamos não consumir nada para que houvesse um espaço para raciocinar,mas ficamos entediados e impedimos os pensamentos de acontecer 😢
Obrigada pela dicas .isso é real...triste 😢
Muito útil essa reportagem 😊
Um problema mundial, sem dúvida. Ja fiquei viciado em conteúdos de viagem rs. Não tem um trem no mundo que os viajantes entram e os passageiros não estejam com a cara colada no celular.
Eu também gosto de assistir vídeos, sejam curtos e longos sobre viagem e lugares no mundo.
Parabéns pela ótima reportagem
BBC era o que procurava
Sou eu e meu filho autista...o mundo digital é um companheiro...ciência...cultura política....medicina..atualidades...e só nada d fofocas de família...sou feliz assim...tenho pax
Eu já fui viciado em redes sociais.. e hj ainda tenho problema com excesso de uso do celular.. mas instalei jogos de matemática e caça palavras para usar o celular em casa vez de ficar vendo YT ou outra coisa viciante!
Começa com doses leves de cachorrinhos, amigos. Depois vai pra doses mais pesadas de notícias e coisas ruins: violências, agressão. Até culminância do vício em polêmicas, brigas, extremismos políticos. Isso atinge todas as idades. Muitos idosos não estão bem. Mas acham que estão. Passam horas vendo mentiras de whatsapp.
Por conta disso prefiro nem ficar vendo vídeos relacionados a políticas ou coisas agressivas. Tenho parentes que são do tipo que compartilha no Facebook mais de 20... 30 postagens "diárias" sobre política. E eu só pergunto: "Pra quê isso?"
Tenho um amg que é daquele tipo "conversa pouco, mas manda mt reel" rsrs. Mas pelo menos os reels que ele manda (e que eu mando) são interativos - ou seja, cômicos, nostálgicos, reflexivos etc. Nunca foi de conteúdo tipo política, morte, violência ou coisa do tipo. E compartilhar assuntos assim é bem melhor!
Exatamente! essa é a tática deles.
Ótima dica:usar relógio pra ver as horas,sem acessar o celular!deixar em casa pra ir caminhar, excelente matéria!
👏👏👏Top, muito bom o conteúdo.
Excelente reportagem. Vou compartilhar com meus contatos.
Obrigada pelo conteúdo
O X ter ficado desativado foi muito bom p mim....😅
Antes era a primeira coisa que eu fazia quando acordava....agora perdi esse hábito. .
Muito bom!
Vamos viver a vida no mundo real!
Voz muito clara, topp!
Eu não tenho essa "secura" toda, não. Sério mesmo.
Saio de casa sem celular tranquilamente. E quando estou em casa, uso mais o notebook, que inclusive é para estudos, trabalho e entretenimento (youtube, filmes que baixo).
Eu só saio "com o celular" por precaução (receber alguma ligação urgente, por exemplo).
Mas qnd saio de casa, seja lá pra onde for, praticamente nem pego. Se vou visitar minha irmãzinha, a primeira coisa que faço é deixar o celular na estante pra dar TODA A MINHA ATENÇÃO A ELA, AO MEU PAI... e é a msm coisa qnd ando pelo parque da minha cidade, pelo centro. Não há necessidade de ficar grudado no celular o tempo todo.
Excelente matéria!
É MUITO SÉRIO! MISERCÓRDIA SENHOR JESUS CRISTO.
LIBERTA OS SEUS DESSE VÍCIO, QUE ESTÁ DESTRUINDO AS ALMAS.
Percebo bem como essa desregulação afeta os adolescentes, pois sou professora de ensino fundamental. É complicado competir. Temos que virar animadoras de torcida, sambar, dar salto mortal para conseguir prender a atenção dos alunos para eles engajarem nas atividades
BBC A MELHOR
Algo que tem funcionado pra mim é colocar um tempo limite, tipo 1 hora, e respeitar. E tbm tentar não entrar todos os dias, e isso que estou falando principalmente do TH-cam.
Eu me sinto viciada em shorts vídeos.
Também 😢
Tenta desinstalar as atualizações do TH-cam. Se precisar ver algum vídeo pesquisa no navegador normal
Tb sou viciado mas já tô conseguindo tirar esse mal
Lendo 1 página 20 vezes pra entender 1 única página do livro
Saia desse vício o quanto antes é isso q o governo quer
Que sejamos controlados
Edit(antes desse vício lia 10 livros em 1 mês
Somos 4
Excelente!
Ótimo podcast
Ótimo texto!
Ótimo áudio.
Nestes minutos nao rolei a tela.
Gracas a vocês Obrigado..
Excelentes dicas! 🎸😎👍
E essas observações todas são válidas em relação ao fato de pessoas terem chegado a esse vídeo? Porque eu cheguei a essa informação fazendo exatamente o que está sendo condenado e demonizado nas informações contidas nesse vídeo.
Claro que sim
Pessoalmente qnd decido ligar o celular só depois do café da manhã, até esqueço e qnd percebo já estou terminando de fzr o almoço! O que tornam meus dias mt mais longos!🎉🏖🏕🌅🎠🎡⏳️🌞
Muito bom 👏💎
Caraca, muito verdade isso
Tremendo explicação
Por incrível que pareça realmente é verdade, precisamos nos preocupar mais com isso, e deixar o celular mais de lado, pois é mais saudável pra mente e corpo
BBC News Parabéns ❤🎉
Eu confesso estou viciado em celular todos os dias ,gosto de olhar informações sobre, plantas e política
Excelente